Anda di halaman 1dari 2

Dalton estudou em uma escola da comunidade quacre at os 11 anos, e aos incrveis 12 anos de idade ele comeou a lecionar Matemtica

nessa mesma instituio. Como seu salrio era simblico e ele vinha de uma famlia pobre, ele teve que tambm trabalhar no cultivo da horta de seu pai. John Dalton foi um grande estudioso da constituio da matria. Por exemplo, ele estudou diferentes reaes qumicas, medindo as massas dos reagentes antes e depois das reaes. Assim, em 1808, depois de muitas pesquisas e experimentos cientficos, Dalton publicou um livro com o tema Novo sistema filosfico da qumica, no qual apresentava a teoria de que a matria constituda de tomos, que eram, segundo ele, minsculas partculas indivisveis e indestrutveis. Alm disso, ele dizia tambm que cada elemento qumico era formado por tomos idnticos e nicos, que os tomos eram imutveis, que os elementos qumicos podiam se combinar para formar compostos diferentes e que as reaes qumicas eram rearranjos dos tomos em diferentes compostos, mas no mudavam o nmero total de tomos que tomavam parte na reao. O seu trabalho foi amplamente debatido pela comunidade cientfica e fsicos famosos da poca o criticaram. Mas a partir da segunda metade do sculo XIX, os qumicos comearam a se convencer, pelas inmeras evidncias, de que tal modelo era bastante plausvel. Assim, diferente de muitos cientistas que tiveram de esperar muitos anos para verem suas ideias aceitas, Dalton assistiu a comunidade cientfica abraar suas teorias. Teorias essas que explicaram muitas leis que j tinham sido observadas (como, por exemplo, a lei das propores constantes ou mltiplas de Proust). Hoje sabemos que nem tudo proposto por Dalton era verdade, por exemplo: os tomos no so indivisveis; mas sua ideia sensacional transformou nossa compreenso da matria e suas premissas bsicas continuam fundamentais para a nossa compreenso atual da Qumica e da Fsica. John Dalton foi tambm o cientista que introduziu o conceito de massa atmica, descobriu uma importante lei da Fsica, que a Lei das presses parciais dos gases, atuou como meteorologista e manteve registros meteorolgicos por quase 60 anos, tendo feito suas ltimas anotaes no dia de sua morte. Outra faceta importante da vida de Dalton que ele foi o primeiro cientista a descrever de maneira minuciosa e cientfica, em 1794, em seu livro Fatos extraordinrios relativos viso das cores, uma deficincia visual que ele mesmo portava, que ficou sendo conhecida como Daltonismo, em sua homenagem. John Dalton, em 1803, props uma teoria que explicava as leis da conservao de massa e da composio definida, a chamada Teoria Atmica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos experimentos e apontou as seguintes concluses: 1. Toda matria formada de partculas fundamentais, os tomos.

2. Os tomos no podem ser criados e nem destrudos, eles so permanentes e indivisveis. 3. Um composto qumico formado pela combinao de tomos de dois ou mais elementos em uma razo fixa. 4. Os tomos de um mesmo elemento so idnticos em todos os aspectos, j os tomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os tomos caracterizam os elementos. 5. Quando os tomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um rearranjo so indcios de uma transformao qumica. Resumindo: Dalton acreditava que o tomo era uma esfera macia, homognea, indestrutvel, indivisvel e de carga eltrica neutra. Se fizermos uma comparao, os tomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: macias e esfricas. Muitas dessas teorias so aceitas at hoje, mas algumas j so ultrapassadas, vejamos porque: - Os elementos qumicos so formados por pequenas partculas denominadas tomos Vlido at hoje. - Os tomos so partculas macias e indivisveis - Incorreto, pois o tomo descontnuo e divisvel. - Os tomos de um mesmo elemento tm massas iguais e os tomos de elementos diferentes tm massas diferentes - Incorreto, devido existncia de istopos, todos os tomos de um elemento no tm a mesma massa. - Os tomos dos elementos permanecem inalterados nas reaes qumicas - Vlido at hoje. Inclusive essa definio explica bem porque a massa conservada nas reaes qumicas. - Os compostos so formados pela ligao dos tomos dos elementos em propores fixas - Correto. Essa a Lei da composio definida, ela explica porque cada composto caracterizado por propores fixas. Cada tomo de um dado elemento presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composio deve ser sempre a mesma.

http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-atomica-dalton.htm http://www.brasilescola.com/quimica/john-dalton.htm

Anda mungkin juga menyukai