Anda di halaman 1dari 89

PRINCPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTRIO PBLICO

Professor: Cladio Tenrio

Aula 01 Preferncia ao nome Instituies do MP. Bibliografia: a) Hugo Nigro Mazzilli, Regime Jurdico do Ministrio Pblico, Editora Saraiva, 7 edio; b) Carlos Roberto de Castro Jataly, Princpios Institucionais do MP; c) Emerson Garcia, Organizao, Atribuies e Regime Jurdico do MP; Acompanhar o site do CNMP: controle externo da atividade policial; investigao civil; regimento interno. Ver o site do MP para o qual est concorrendo. Exemplo de notcia: todos os crimes praticados por vereadores do Municpio do Estado do RJ tm como rgo de execuo do PGJ, exceo de crime doloso contra a vida, o qual ser de atribuio do promotor de justia. Roteiro: 1) Evoluo histrica do MP brasileiro; 2) estrutura legislativa; 3) estrutura organizacional do MP; 4) CNMP; 5) princpios institucionais; 6) estatuto funcional dos membros do MP; 7) funes institucionais do MP; 8) estrutura orgnica do MP.

1) Evoluo histrica do MP brasileiro a) Origem remota Tipo de atividade desempenhada. Exemplos dos livros: quem se preocupava com a parte que envolvesse famlia, rfos, penal, mediao, representao do governante? foros, em Esparta; Censores, em Roma; Magia, no Egito. Tem um filme que fala sobre o foros que o 300. Seria uma atuao independente; no havia fora institucional.

b) Origem prxima Aponta-se o ano de 1032, na Frana, ano em que teria sido produzida uma Ordenao com referncia ao Rei Felipe IV, o belo. Essa ordenao teria formalizado a atuao dos procuradores do rei (vo defender interesses do rei). Vai surgir o carter

institucional, semblante de instituio. Mais do que isso: com garantias para os seus integrantes. Colocaram os procuradores dos reis em p de igualdade com os magistrados. Ganharam na sala de audincia um local prprio para manifestaes. Eram chamados de magistrados de p. Faziam ajuntamento de tbuas, cuja traduo para o francs o termo Parquet. Parquet seria assoalho, ajuntamento de tbuas, em referncia a um local prprio na sala de audincias em que atuavam em p de igualdade com os magistrados. Com a revoluo francesa, passaram de procuradores do rei para procuradores da sociedade. No Brasil, at 1946 o MP representava interesses da Unio. Hoje (a partir de 1988), quem representa os interesses do Governo so os procuradores, advogados pblicos. O MP no faz mais isso, tambm no pode fazer, est proibido.

c) MP nas Constituies Brasileiras 1824, Constituio do Imprio, nesse momento havia quatro poderes (o quarto, poder moderador). No havia referncia ao MP. Em 1890 acontece um fato relevante, a gente tem o governo provisrio no Brasil. Nesse momento, vai acontecer um fato relevante para o MP que so dois decretos: 848 e 1030. H uma primeira feio institucional do MP no Brasil. A exposio de motivos desses decretos fala algo como: o MP uma instituio necessria em todo o regime democrtico. Qual o texto hoje da CF? Art. 127, caput. Os textos se parecem. O Ministro da Justia na poca, Campos Sales, tornou-se o patrono nacional do MP. Por que ele foi isso? Porque era o Ministro da Justia na poca em que foram produzidos esses dois decretos dando cariz institucional ao MP brasileiro, formalizandoo. 1891, primeira Constituio da Repblica. H a apario do PGR, mas nada do MP. 1934, temos uma Constituio democrtica, e nesse momento o MP aparece na Constituio. Em 1937 h um golpe e, ainda que haja MP na CF, isso uma mera formalidade. MP no convive com regime de exceo. Em 1946 volta-se democracia e aparecem algumas garantias: inamovibilidade e estabilidade. Esse tema chegou a ser discutido no caso de Demstenes Torres, porque ele escolheu o regime anterior a 1988 e queriam tirar o cargo dele porque ele no teria vitaliciedade. Por uma votao apertada, decidiu-se que mesmo escolhendo o regime

anterior, o CNMP entendeu que a vitaliciedade uma garantia to grande que no do membro, mas sim da sociedade, ento, mesmo escolhendo o regime anterior, tem essa garantia. O MP era representante da Unio. Isso incompatvel com a viso atual do MP. Tem-se um fato relevante: EC 16/65. Essa emenda, j no regime militar, depois do golpe de 1964, cria o chamado controle concentrado de constitucionalidade. J havia antes a representao interventiva, controle de constitucionalidade em concreto, mas aqui se cria o controle de concentrado em abstrato, ADI. O nico legitimado para propor ADI era o PGR, algum escolhido pelo Presidente da Repblica, que poderia ser de fora da carreira. Ento, a ADI criada para ser um instrumento de governabilidade. Chega-se ao regime de 1967: o MP est na CF, no captulo do Judicirio, mas no funciona bem, porque no existe democracia. Muita gente dessa poca, que ainda est viva, acha que o MP integra o Judicirio, ainda mais porque em outros pases o MP chamado de magistrado. Em 1969, tem-se o MP no captulo do Executivo, motivo pelo qual muita gente faz referncia ao MP como parte do Executivo. A EC 7/1977, chamada de pacote de abril do governo Geisel, trouxe a previso para a edio de uma lei complementar para o MP brasileiro, de iniciativa do Presidente da Repblica. Isso aconteceu com a LC 40/81. Essa lei no est mais em vigor, mas um marco na histria do MP. Influenciou o trabalho pr-CF/1988. Passou a vigorar a partir de 14/12/1981. 14 de dezembro o dia nacional do MP no Brasil (importncia da lei). Em 1985 o MP se mobilizou e se reuniu formulando a chamada Carta de Curitiba. Discutiu-se o que deveria constar no texto da CF/1988.

d) MP brasileiro da CRFB/1988 Como o MP na CF/1988? A resposta est no art. 127, caput, da CF. Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Dentro da CF, o MP est do art. 127 ao art. 130-A. Isso no esgota, todavia. Por que o nome do cargo promotor de justia? No Brasil no se chama de promotor pblico. O objetivo promover justia, o que no significa sempre pleitear uma condenao. Hoje, qual o lugar do MP na sala de audincia? Deve sentar direita do magistrado e, no rgo colegiado, direita do presidente do colegiado. Essa prerrogativa

no s pela lei, mas pela origem, que diz respeito prpria funo do MP que promover a justia. No como o advogado de defesa que quer a absolvio seu cliente. O MP uma parte imparcial. O MP defende a justia do caso e no da parte, da sentarse direita do juiz. Reclamao 12011 do STF: objetivou-se tratamento isonmico entre a defesa e a acusao em relao ao lugar em que sentam na audincia. Natureza jurdica do MP? 1 resposta) Ministrio d a ideia de ofcio/trabalho pblico, o que evidencia que no privado. J se visualiza que o MP no pode exercer a advocacia. O MP uma instituio. Instituio se traduz em uma organizao administrativa e funcional voltada para a realizao de determinadas atividades. Estrutura administrativa encontrada nos arts. 5, 6 e 8 da Lei 8.625/93. E a estrutura funcional? Art. 7. Funcional tem a ver com atividade fim. A primeira resposta possvel, ento, que tem natureza institucional.

2 resposta) Mazzilli: MP rgo do Estado. rgo do Estado, mas no rgo do Governo. O compromisso do MP com a sociedade. O MP defende o chamado interesse pblico primrio, que se confunde com o interesse da sociedade. A advocacia pblica defende o interesse pblico secundrio. Essa previso pode ser extrada do art. 129, II e IX da CF. Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; Posso dar como exemplo aqui o art. 2da LC 75/93. Art. 2 Incumbem ao Ministrio Pblico as medidas necessrias para garantir o respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados pela Constituio Federal. IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. O inciso II e o inciso IX isolam o MP do Governo, fazem com que o MP no possa ser chamado para defender o Governo.

3 resposta) rgo constitucional dotado de autonomia. Por que autnomo? Art. 127, 2 a 6 e art. 128, 5, CF. 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Referncia autonomia administrativa e financeira. Com o art. 128, 5, tem a autonomia legislativa. 3 - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias. 5 Se a proposta oramentria de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do 3, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 4 Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do 3. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Exemplo com a Lei Orgnica do MPRJ, art. 2, caput: Art. 2 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente: Aparece o financeira que no est na CF. 6 Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a

abertura de crditos suplementares ou especiais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) O MP autnomo em relao a essas reas todas e o MP autnomo em relao aos poderes. Tambm o MP autnomo em relao a um e a outro. No h vinculao hierrquica do MP com os poderes. A nica exceo em relao aos ramos do MPU: h ramos com um chefe nico, PGR. O MP est inserido no captulo das funes essenciais justia.

4 resposta) Emerson Garcia: posio intermediria entre a teoria do rgo e a teoria da pessoa jurdica. Teoria do rgo quer dizer um rgo criado para cumprir tarefas, sendo um conjunto de atribuies. O MP recebeu um conjunto de tarefas: defesa da ordem jurdica, regime democrtico e defesa dos interesses difusos e coletivos. Ento, enquadra-se no conceito de conjunto de atribuies. Os rgos de execuo tm independncia funcional; no h possibilidade de avocao. Nesse ponto finalstico, no h a interferncia de um chefe. No h interferncias externas em questes administrativas, exceto com a autorizao constitucional do CNMP. Em relao teoria da pessoa jurdica, o MP no tem personalidade jurdica. um ente despersonalizado, como a massa falida e o esplio. Apesar disso, o MP tem personalidade judiciria, como tem a massa falida e o esplio. Pode estar em juzo para defender os seus direitos. Art. 2 da Lei do MPRJ tem vrios exemplos: Art. 2 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente: I - praticar atos prprios de gesto; II - praticar atos e decidir sobre a situao funcional e administrativa do pessoal, ativo e inativo, de carreira e dos servios auxiliares, organizados em quadros prprios; III - elaborar suas folhas de pagamento e expedir os competentes demonstrativos; IV - adquirir bens e contratar servios, efetuando a respectiva contabilizao;

V - propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus membros; VI - propor ao Poder Legislativo a criao e extino dos cargos de seus servios auxiliares, bem como a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus servidores; VII - prover, em carter originrio ou mediante promoo e demais formas de provimento derivado, os cargos a que se referem os incisos anteriores; VIII - editar atos de aposentadoria, exonerao e outros que importem em vacncia de cargos da carreira ou dos servios auxiliares, e atos de disponibilidade de membros do Ministrio Pblico e de seus servidores; IX - compor seus rgos de administrao e organizar suas secretarias, reparties administrativas e servios auxiliares das Procuradorias de Justia e Promotorias de Justia; X - elaborar seus regimentos internos;

O MP uma instituio permanente. H duas vises: defesa contra a extino e defesa contra a descaracterizao. H possibilidade de uma EC tirar a palavra permanente e a haver o fim do MP. Todavia, h estudos no sentido de que o MP seria uma clusula ptrea implcita ao regime democrtico (palestra proferida pelo Ministro Carlos Ayres Britto). Ento, no se pode permitir que essa palavra seja suprimida do texto constitucional. At que ponto pode mexer e mudar o MP? O limite a descaracterizao. Quanto a acabar com a vitaliciedade, talvez seja a ponto de discutir no STF, porque pode descaracterizar o MP. O que houve at hoje? Com a EC 45/2004, houve uma mudana que afetou a garantia da inamovibilidade. Mudou de 2/3 para maioria absoluta. Pode ser considera descaracterizao a ponto de dificultar a misso constitucional do MP? No. No RJ, o conselho superior que decide isso. O CS do RJ tem 10 componentes; 2/3 de 10 seria igual a 7 votos e mudou para maioria absoluta, hoje, 6. Ento, no houve uma mudana significativa. Se a mudana fosse acabar com a inamovibilidade, deve haver uma ADI porque a emenda seria inconstitucional.

essencial funo jurisdicional do Estado.

Aqui est em juzo. O MP no atua somente em juzo, mas tambm extrajudicialmente. Embora essencial funo jurisdicional do Estado, o MP no atua em todas as causas judiciais. Idoso, por exemplo, s se tiver em situao de risco. Exceo: PGR atua em todas as causas em curso no STF, art. 103, 1. Atuao extrajudicial do MP: a ideia que a ao seja a ltima medida a ser tomada. Instrumentos de atuao fora do juzo: a) Recomendao; b) Audincia pblica (art. 108 da LC 106/2003); c) Termo de ajustamento de conduta; d) Inqurito civil pblico; e) Notificao; f) Requisio; g) Mediao; h) Conciliao; i) Acordo extrajudicial (art. 13 do Estatuto do Idoso);

O que o MP resolutivo e o que o MP demandista? O MP resolutivo aquele que vai esgotar os meios extrajudiciais para resolver o problema. Uma viso mais tradicional e, a outra, a mais moderna. Uma do promotor de gabinete e a outra o promotor que vai rua e se coloca ao lado da sociedade.

Finalidades (misso/dever) Defesa da ordem jurdica, o que equivalente ao direito. O direito maior do que a lei. Defesa (custos) da lei (legis) e do direito (iuris). O MP sempre custos iuris, porque ele tem o compromisso com o direito em qualquer hiptese. A atuao do MP pode ser judicial ou extrajudicial. Quando judicial, o MP pode ser rgo agente ou rgo interveniente. A atuao como rgo interveniente o

que todo mundo chama de custos legis, mas isso no legal, porque o MP sempre defende o direito. Em termos prticos, o MP funciona como instrumento de garantia da ordem jurdica, da Constituio e dos direitos fundamentais. Sem o MP, os direitos fundamentais estariam muito fragilizados. Defesa do regime democrtico. O MP eleitoral no um ramo, mas sim uma funo do MP. Onde h as especificaes dessa atuao? Art. 72 ao art. 80 da LC 75/93. Defesa dos interesses sociais: direitos difusos, coletivos e individuais homogneos.

Aula 02 Continuao da evoluo histrica do MP brasileiro. Qual a legitimidade do MP para atuar na defesa do contribuinte? Contribuinte sob a tica coletiva. Art. 129, III, da CF c/c art. 34, VI, a da LC 106/2003. Mazzilli: se o MP pode defender o consumidor, pode o contribuinte. Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; Art. 34. VI - promover o inqurito civil e propor a ao civil pblica, na forma da Lei: a) para a proteo, preveno e reparao dos danos causados criana e ao adolescente, ao idoso e pessoa com deficincia, ao meio ambiente, ao consumidor, ao contribuinte, aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico e a outros interesses difusos, coletivos e individuais indisponveis e homogneos. Problema: art. 1, pargrafo nico, da LACP. Pargrafo nico. No ser cabvel ao civil pblica para veicular pretenses que envolvam tributos, contribuies previdencirias, o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS ou outros fundos de natureza institucional cujos beneficirios podem ser individualmente determinados. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

REsp. 914.234/RN, julgado em 9 de dezembro de 2008, rel. Luiz Fux: o MP no tem legitimidade para propor ACP para impedir cobrana de taxa. Arguio de inconstitucionalidade, rgo especial do TJRJ, 200701700016, julgado em 17 de maro de 2008, tambm no mesmo sentido. Sobre contribuinte, o panorama este. O MP tem legitimidade para atuar/demandar em causa tributria? STF: a proibio que o MP no pode defender o contribuinte, mas defender o errio possvel. Nesse sentido, RE 576.155, julgado em 12/08/2010, Pleno. STJ, 1 Turma, 935.862/DF, julgado em 19/03/2013. Se enquadrar como tarifa, e no como taxa, h legitimidade do MP para defender. REsp. 1.010.130 de 9/11/2010.

Parte final do art. 127: defender os interesses individuais indisponveis. A defesa dos interesses individuais indisponveis torna a atuao do MP necessria. Ver a resoluo 1778 de 25 de outubro de 2012 (GPGJ/RJ). Essa resoluo vai instaurar o controle da obrigatoriedade da interveno do MP.

2) Estrutura legislativa do MP a) Legislao em espcie Art. 127 ao art. 130-A da CF; art. 52. II; art. 93, III; art. 102, I, b e a; art. 29, 3, do ADCT. Segundo lugar, LC 75/93, LOMPU. Dois motivos para conhecer a lei do MPU. Primeiro, uma parte trata do MP eleitoral, art. 72 ao 80. Tambm, est autorizada a utilizao da LC 75/93 subsidiariamente aos MPs estaduais. Lei 8.625/93, Lei Orgnica do MP, substituiu a LC 40/81. Essa lei s se aplica aos MPs estaduais. Como uma lei ordinria revogou uma lei complementar? Antes exigia lei complementar e, agora, exige lei ordinria. A LC 40/81 teria sido recepcionada como lei ordinria. Trs pontos relevantes da Lei 8.625/93.

Art. 80. Aplicam-se aos Ministrios Pblicos dos Estados, subsidiariamente, as normas da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio. Art. 75. Compete ao Procurador-Geral de Justia, ouvido o Conselho Superior do Ministrio Pblico, autorizar o afastamento da carreira de membro do Ministrio Pblico que tenha exercido a opo de que trata o art. 29, 3, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para exercer o cargo, emprego ou funo de nvel equivalente ou maior na Administrao Direta ou Indireta. Pargrafo nico. O perodo de afastamento da carreira estabelecido neste artigo ser considerado de efetivo exerccio, para todos os efeitos legais, exceto para remoo ou promoo por merecimento. ltimo ponto: no previso de matria disciplinar. Isso gera a possibilidade de normas diferenas entre os Estados. Lei complementar do Estado para o qual vai fazer o concurso. A Lei 106/2003 do RJ revogou a LC 28/82. Ateno para o art. 175. Art. 175 - Os artigos da Lei Complementar n. 28, de 21 de maio de 1982, que cuidam das atribuies dos rgos de execuo do Ministrio Pblico, permanecero em vigor at a edio das Resolues que dispuserem sobre as novas atribuies. A lei nova manteve artigos da lei velha que disciplinassem sobre atribuies de execues. Quais so esses artigos da lei velha? Do art. 23 ao art. 43. Para o art. 175, h uma perda da aplicabilidade e no revogao. Pode entender tambm que esse pedao da lei antiga foi recepcionado pela nova CF como atos que podem ser resolvido por resolues, interna corporis, ento podem ser revogados. Ver tambm os atos normativos do CNMP, principalmente as resolues sobre inqurito civil, controle externo da atividade policial, investigao penal do MP, prtica jurdica, atuao do MP na matria eleitoral, regimento interno etc. O CNMP tem tambm recomendaes. O ltimo item da legislao em espcie so os atos normativos produzidos no mbito daquele MP para o qual est estudando. No MP do RJ, por exemplo, h resolues importantssimas, deliberaes do rgo especial do colgio de procuradores de justia, enunciados, avisos, recomendaes. A deliberao 30/2011 deve ser conhecida.

b) Iniciativa legislativa Quem pode (legitimidade) apresentar projeto de lei (complementar/ordinria) para dispor sobre organizao, atribuies e regime jurdico (estatuto) do MP? Art. 61, 1, II, d, da CF c/c art. 128, 5, CF c/c (Constituio do Estado, regra simtrica) art. 112, 1, II, c da CERJ. Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: II - disponham sobre: d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; Presidente da Repblica com iniciativa privativa para a organizao do MPU e normas gerais para a organizao do MP dos Estados. 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: Desses artigos, h trs concluses. Uma, tanto o PGR, quanto o Presidente da Repblica, possuem iniciativa legislativa para a apresentao de projeto de lei complementar para organizao do MPU. A LC 75/93, que trata de atribuies e estatuto, foi apresentada pelo PGR. Teoricamente tambm poderia ser o Presidente. Senador e deputado poderiam? No. Poderia ser por lei ordinria? S LC. Segunda concluso: somente o Presidente da Repblica possui iniciativa legislativa para a apresentao de projeto de lei ordinria para estabelecer normas gerais para os MPs estaduais. Foi o que aconteceu com a Lei 8.625/93. Quem apresentou foi Itamar Franco.

Terceira concluso: com base na ideia da simetria, onde for PGR, PGJ; onde for Presidente, governador. Teoricamente, pode o governador mexer na LC 106/2003 do MPRJ. Exemplo dessa ocorrncia na vida prtica: ADI 4203, a qual estava combatendo a Lei 5388/2009 da assembleia do RJ. A lei estabelecia obrigatoriedade para declarao de rendas e impunha obrigaes aos membros do MP, os quais teriam que mandar declarao de seus bens ALERJ. Ao proposta pela CONAMP. Vrios vcios, como, por exemplo, formal, de iniciativa, pois foi proposta por deputado. Deputados e senadores no podem apresentar projeto de lei nessa matria.

c) Limites s emendas legislativas. Limites s emendas que sero propostas da apresentao do projeto de lei que trata das atribuies e estatuto do MP. Primeira, impossibilidade de aumento de despesa. Outra, impossibilidade de inovao temtica. Por fim, impossibilidade de mudana substancial na proposta original. Essas restries decorrem da limitao quanto iniciativa, restrita ao PGJ e ao chefe do Executivo, seno seria desvirtuada a ideia de iniciativa privativa. Exemplos em que essas limitaes no foram cumpridas. Um, informativo 479 do STF, ADI 3946, 12/09/2007: o Poder Legislativo de MG se insurge contra o MP e demonstra a sua insatisfao por via de emenda legislativa. Outro exemplo, ADI 4062/MC de SC julgado em 04/06/2008.

3) Estrutura organizacional do MP brasileiro Art. 128 I e II da CF. Esse Ministrio Pblico chamado pelo STF de MP comum. O que o MP eleitoral? As doutrinas dizem que em 1988 existia o pensamento de se criar uma justia especfica com concurso e carreira prprios para eleitoral. E esse raciocnio foi levado para o MP, mas no foi esse o caminho adotado para a CF. O MP seguiu o modelo do Judicirio. O MP eleitoral no um ramo do MPU, o qual tem quatro subdivises apenas. O MP eleitoral uma das funes institucionais do MP.

O art. 72 da LC 75/93 detalha isso. Art. 72. Compete ao Ministrio Pblico Federal exercer, no que couber, junto Justia Eleitoral, as funes do Ministrio Pblico, atuando em todas as fases e instncias do processo eleitoral. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico Federal tem legitimao para propor, perante o juzo competente, as aes para declarar ou decretar a nulidade de negcios jurdicos ou atos da administrao pblica, infringentes de vedaes legais destinadas a proteger a normalidade e a legitimidade das eleies, contra a influncia do poder econmico ou o abuso do poder poltico ou administrativo. uma tarefa-funo atribuda ao MPF. A matria tem natureza federal. Por impossibilidade fsica do MP, na justia de 1 grau a atividade do MP do Estado, por mais que no seja originariamente sua. Exemplo: art. 43, III, da LC 106/2003 do RJ. Art. 43 - Alm de outras funes cometidas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e demais leis, compete aos Promotores de Justia, dentro de sua esfera de atribuies: III - oficiar perante a Justia Eleitoral de primeiro grau, com as atribuies do Ministrio Pblico Eleitoral previstas na Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, que forem pertinentes, alm de outras estabelecidas na legislao eleitoral e partidria. A distribuio das atribuies disciplinada pelos arts. 72 ao 80 da LC 75/93. O que o MP junto ao Tribunal de Contas? No primeiro momento, o MP junto do Tribunal de Contas foi tratado como uma funo do MPF, em relao ao TCU, ou do MP dos Estados, em relao ao TCE. Exemplo: art. 39, III, b e art. 42, caput, ambos da LC 106/2003. Art. 39 - Alm das atribuies previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis, compete ao Procurador-Geral de Justia: III - oficiar, como rgo do Ministrio Pblico, inclusive assistindo s respectivas sesses e fazendo uso da palavra, para intervir em qualquer assunto ou feito: b) no Plenrio do Tribunal de Contas do Estado;

Art. 42 - Cabe aos Procuradores de Justia exercer as atribuies do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Justia e ao Tribunal de Contas do Estado, desde que no cometidas ao ProcuradorGeral de Justia. Essa ideia foi questionada e foi desaguar no STF. O art. 130 da CF deveria ser lido de outra forma. Art. 130. Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura. No Estado do RJ foi proposta a ADI 2884/RJ, julgada pelo STF em 02/12/04. Segundo momento: o MP junto ao Tribunal de Contas no o MP que se conhece do art. 128. Ler-se-ia como ofcio pblico junto ao Tribunal de Contas com concurso especfico de ingresso. O STF chamou de MP especial. A natureza jurdica de parte no autnoma integrante de uma estrutura maior que o Tribunal de Contas. O art. 130 da CF est deslocado; deveria estar junto ao captulo que trata do Tribunal de Contas. Chefia MPU PGR Integrante da carreira (do MPU) maior de 35 anos. MP estadual PGJ Integrante da carreira na forma da lei respectiva (vai variar de Estado para Estado). No RJ, arts. 8 e 9 da LC 136 (mais de 2 anos de atividade; at promotor substituto pode virar PGJ). Lista trplice pelo voto dos membros ativos da carreira. S h participao do Executivo.

Escolha

Destituio

Presidente da Repblica indica; Senado aprova por maioria absoluta; Presidente da Repblica nomeia. H participao do Executivo e do Legislativo. Presidente da Repblica e Senado por maioria absoluta.

Perodo de investidura por prazo certo (doutrina prefere, embora a CF fale em mandato) LC 75/93 MPF

2 anos, admitida a reconduo. Pode ficar vrios anos seguidos.

Maioria absoluta do Legislativo na forma da lei complementar respectiva. No RJ est no art. 12 e art. 17, II. 2 anos, admitida uma reconduo. Pode voltar de novo, mas no seguido.

MPT

MPM

MPDFT

Chefe

PGR (art. 45 da LC 75/93)

Escolha

PGR

Destituio

PGR

Perodo de investidura por prazo certo Para lembrar.

PGR

Lista trplice e escolha do Presidente da Repblica Conselho Igual ao MPT Presidente da superior e o Repblica e PGR Senado por maioria absoluta 2 anos admitida 2 anos admitida 2 anos admitida uma uma uma reconduo reconduo reconduo

PGT. Integrante com mais de 35 anos de idade e mais de 5 anos de carreira. Lista trplice e escolha do PGR

PGJM (igual ao MPT).

PGJ. Mais de 5 anos de exerccio e integrante da carreira.

Igual ao MPT

CNMP: MP junto ao Tribunal de Contas no integra os ramos do MP comum, no integra o art. 128. Portanto, no tem atribuio. ADI 3727/RN e ADI 2838/RO, julgadas pelo STF em 12/05/2010. Alteraram as Constituies dos Estados para prever que a escolha do PGJ deveria contar com a aprovao do legislativo estadual. Tentaram copiar o modelo do MPF. O STF disse que isso inconstitucional, porque a CF no previu a participao do legislativo na escolha do chefe do MP local. ADI 2622/RO: tentaram colocar na destituio a presena do Governador, mas da assembleia legislativa. O STF declarou inconstitucional. A atribuio do MP estadual residual, em geral. A atribuio dos outros vem na Lei do MPU: art. 37. Isso no exclusivo, porque hoje, por exemplo, j se admite o MPE no STF e STJ, na justia eleitoral...

Aula 03 4) CNMP

I) Introduo ao tema Veio pela EC 45/2004 intitulada de reforma do Judicirio, mas que tambm reformou o MP.

Foi previsto o prazo de 180 dias para que entrasse em funcionamento, previsto para junho de 2005. Houve uma ADI para discutir a validade desse conselho. Os argumentos so com foco no Judicirio, mas vale para o CNMP: a) Violao da separao de Poderes: haveria pessoas de fora do Poder Judicirio. Em relao ao MP, violao da autonomia do MP. b) Violao da independncia funcional. O STF entendeu que a criao dos conselhos foi vlida. No por que existem pessoas de fora que isso significa violao separao dos Poderes. A maioria de integrantes da instituio. Em relao aos que so de fora, possvel existir o controle externo, o que significa uma possibilidade de equilibrar, fazer uma convivncia harmnica entre os Poderes. Quanto violao da independncia funcional, o STF deixou claro o que o CNMP pode fazer e o que ele no pode fazer. O que pode fazer est escrito no art. 130A, 2, da CF (controle da atuao administrativa e financeira do MP). Ou seja, os Conselhos no podem interferir na atividade-fim. Lembrar o que foi a gota dgua na criao do CNJ: desvio de verba no TRT de SP numa obra.

II) Natureza jurdica do CNMP Art. 130-A da CF. O MPU e o MP dos Estados esto apresentados no art. 138 da CF. O CNJ vem apresentado no art. 92 da CF e no art. 130-B. O CNJ est dentro do Poder Judicirio. O CNJ seria o rgo de cpula do Poder Judicirio no mbito administrativo, com o STF acima. J se decidiu que o CNJ no fiscaliza ministros do STF; fiscaliza dali para baixo. Sob a tica de localizao da CF, pode-se supor que o CNJ pertence ao Poder Judicirio. Mas tem que lembrar que ele tem membros de fora do Poder Judicirio. Surge a discusso: o CNJ faz controle interno ou externo? Do ponto de vista das pessoas, externo; da localizao, interno. O CNMP no foi colocado dentro do art. 128 da CF. O melhor entendimento o de que ele faz o controle externo do MP, tanto pela localizao, quanto pela sua composio. Sua natureza jurdica de rgo constitucional dotado de autonomia. Autonomia em relao aos Poderes. rgo de natureza administrativa e no jurisdicional. No pode, por exemplo, determinar o fim da vitaliciedade de um membro do MP.

Tambm podemos dizer que um rgo de controle externo do MP.

III) Composio A composio do CNMP vem prevista no art. 130-A, caput, I a VI, e o 1, todos da CF. Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compese de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo, sendo: (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Ento, os conselheiros vo ser nomeados pelo Presidente da Repblica aps a aprovao de seus nomes pela maioria absoluta do Senado. E vo trabalhar por dois anos nesse papel, admitida uma reconduo. Admite-se que fiquem por 2 anos, mais 2, saia e depois volte. No h uma regra proibitiva. Lembrar que, na reconduo, todos os procedimentos precisam ser repetidos. No automtica. I o Procurador-Geral da Repblica, que o preside; II quatro membros do Ministrio Pblico da Unio, assegurada a representao de cada uma de suas carreiras; Aqui obrigatoriamente um de cada ramo: MPT, MPDFT, MPF e MPM. III trs membros do Ministrio Pblico dos Estados; Existe discusso para aumentar para 5 e elevar o nmero total para 16. Ento, total so 8 originrios da carreira do MP. Os outros 6 vm de outros setores. IV dois juzes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia; V dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. Procedimento de escolha para os membros dos MPEs: cada MP estadual vai fazer uma eleio interna e escolher trs nomes, os quais vo para o PGJ que ento escolher um dos 3 nomes. Quando houver 26 membros elegveis, os procuradores-gerais iro se reunir e deliberar sobre a escolha desses 3.

MS 26715, julgado pelo STF, cujo objeto foi a vaga do cidado. Questionou-se a possibilidade de se indicar na vaga do cidado integrantes do MP. Entendeu-se que no pode, porque seria desatender ao comando constitucional da heterogeneidade. 1 Os membros do Conselho oriundos do Ministrio Pblico sero indicados pelos respectivos Ministrios Pblicos, na forma da lei. Essa lei a Lei 11.372/2006. Quais as prerrogativas dos conselheiros? Na CF, no art. 52, existe a previso de que os conselheiros do CNMP sero julgados, pelos crimes de responsabilidade, no Senado. Alm disso, aquela lei confere aos conselheiros as prerrogativas dos membros do MP, alm das prerrogativas que os juzes e advogados, por exemplo, j tm. Art. 10. Aos Conselheiros so asseguradas as prerrogativas conferidas em lei aos membros do Ministrio Pblico.

IV) rgo jurisdicional competente para julgar os atos e decises do CNMP o STF o responsvel, na forma do art. 102, I, r, da CF.

V) Competncias do CNMP Automaticamente, estar-se- respondendo o que o CNMP no pode fazer, que o que d problema. Essas competncias so apresentadas no art. 130-A, 2, da CF. 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo lhe: Atuao administrativa controle de gesto, atividade-meio. Segundo papel do CNMP o controle do cumprimento dos deveres funcionais. Deveres funcionais de quem? Engloba membros, rgos e servidores. O que o CNMP no pode interferir na atividade-fim. Atividade-fim o exerccio funcional que s pode fazer o rgo de execuo autorizado. Exemplo de uma deciso do STF no MS 28028, em 30 de outubro de 2012: deciso do CNMP que anulou deciso do conselho superior do MP capixaba envolvendo

anulao de termo de ajustamento de conduta. Isso atividade-fim do CNMP e s interessaria ao conselho superior do MP capixaba. Inqurito civil pblico, por exemplo, embora no seja atividade jurisdicional, no cabe ao CNMP. Enunciado 6 do CNMP de 2009 que reconhece no poder se meter nessas matrias. Os atos relativos atividade fim do Ministrio Pblico so insuscetveis de reviso ou desconstituio pelo Conselho Nacional do Ministrio Pblico. Os atos praticados em sede de inqurito civil pblico, procedimento preparatrio ou procedimento administrativo investigatrio dizem respeito atividade finalstica, no podendo ser revistos ou desconstitudos pelo Conselho Nacional do Ministrio Pblico, pois, embora possuam natureza administrativa (palavra que d problema), no se confundem com aqueles referidos no art. 130-A, 2, inciso ... O CNMP tem atividade administrativa que diz respeito atividade-fim. Outros exemplos que poderiam ser imaginados: resoluo do CNMP que diz que uma vez proposta uma ao de paternidade pelo MP, no possvel a sua desistncia. No importa se essa resoluo correta ou errada. O que importa que isso uma deciso que cada membro do MP dever tomar de acordo com a sua independncia funcional. Para cumprir essas competncias, o CNMP recebeu instrumentos de atuao. 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo lhe: I zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; Primeiro deles, poder regulamentar (poder normativo, nome melhor). De que maneira? Duas formas previstas. Primeira, recomendao, que no vincula o destinatrio. O CNMP v uma boa prtica em funcionamento, por exemplo, e resolve recomendar para os outros MPs. O ato regulamentar, de outro lado, tem carter de vinculao. O poder normativo do MP aparece, ento, no art. 103-A, 2, I, da CF. Ato regulamentar o que d problema.

Qual a sua natureza jurdica? Pode inovar com carter geral e abstrato? uma espcie normativa primria ou secundria? Ato infraconstitucional ou ato infralegal? Em 2006 houve um primeiro momento em que se enfrentou isso. No caso, era a ADC 12 que se referia Resoluo 7 do CNJ, a qual estipulava que estava proibido o nepotismo dentro do Poder Judicirio. Quando o STF recebeu, foi proferido um voto de Ayres Britto, no qual foi reconhecido que o ato produzido pelo CNJ deveria ser considerado como uma entidade normativa primria. Quais os argumentos para esse reconhecimento? O poder normativo do CNJ decorre diretamente da CF e na matria de sua competncia ele poderia legislar. Essa matria acabou superada com a smula vinculante 13 que vedou o nepotismo. O STF tambm entendeu que possvel ao direta de inconstitucionalidade perante ato normativo do CNJ, reconhecendo o seu carter primrio. Se fosse secundrio, no poderia. Na ADI 4220, Eros Grau disse que o entendimento da Suprema Corte era o de que no caberia controle de constitucionalidade perante atos regulamentares. Pode dar uma olhada tambm na ADI 4263, que envolveu um questionamento sobre resoluo do CNMP falando sobre controle das interceptaes telefnicas. E a doutrina? Colocou-se contra o que foi decidido pelo STF na ADC 12, por mais que houvesse uma justificativa naquela histria. Uma ADC no poderia versar sobre ato infralegal. Houve um caso envolvendo o MPRJ que impetrou um MS contra a resoluo 14 do CNMP, a qual versava sobre regras de concurso pblico. A CF diz que esse ato normativo do CNMP deve ser exercido para reforar a autonomia do MP e no para violar a autonomia. Foi o MS 26440-3. O argumento que a resoluo 14 estava ferindo a autonomia do MP para fazer do jeito que achasse correto ao determinar que a primeira prova fosse de mltipla escolha. O MPRJ sempre fez as fases discursivas, do 1 ao 31. No concurso 32, mudou e acrescentou uma etapa de mltipla escolha. A liminar foi deferida no concurso 28 para que o MP pudesse fazer o seu concurso sem seguir a resoluo do CNMP. No concurso 32 fez com prova objetiva por causa da gesto na poca. No concurso 33, no h previso para essa primeira fase de mltipla escolha. Segundo instrumento de atuao do CNMP est no art. 130-A, 2, II da CF, controle da legalidade do ato administrativo. Esse controle da legalidade no pode alcanar a discricionariedade. Certa feita o fato de que o MP optou em dar tablete e no notebook. Ora, o controle de legalidade e no da discricionariedade. Agora, contempla anlise da razoabilidade. II zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos

praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia dos Tribunais de Contas; Esse controle alcana atos administrativos praticados por membros ou rgos do MP (ex: conselho superior do MP, PGJ ou colgio de procudaores de justia). Na LC 106/2003 o RJ, vamos encontrar as tarefas do conselho superior no art. 22. Se encontrar ato normativo extrapolando o que diz o art. 22, ser um ato ilegal. O mesmo acontece com o colgio de procuradores de justia, arts. 17 e 19. A primeira possibilidade, em se constatando uma ilegalidade, desconstituir, rever ou fixar prazo para a adoo de providncias. No MS 28.149, o STF entendeu (MS contra deciso do CNMP pelo MPRJ) que no havia ilegalidade em se aumentar o nmero de cargos em confiana, mas mantendo os mesmos salrios. O que se deve guardar que, havendo um ato administrativo, qualquer que seja ele, poder o CNMP verificar a sua legalidade. H um questionamento que envolve o ato administrativo do vitaliciamento. Para ser vitalcio, h dois requisitos, objetivo e subjetivo. O objetivo o de ter cumprido 2 anos de efetivo exerccio. Alm disso, preciso passar uma anlise subjetiva, cujas leis orgnicas entregaram aos conselhos superiores, aprovando ou reprovando no estgio probatrio/confirmatrio. Se o sujeito foi vitaliciado com menos de 2 anos, o ato ilegal. Nesse caso, o CNMP poderia atuar? Entende-se que sim. Nesse caso, ele no quebra a vitaliciedade, s reconhece que no existe porque no teve o requisito objetivo. Ento, o CNMP pode determinar o afastamento da vitaliciedade? Claro que no, s por deciso judicial transitada em julgado. E no caso de uma vitaliciedade concedida a quem no pode t-la? A no quebrar a vitaliciedade, mas s desfazer um ato que no legal. Terceiro instrumento de atuao do CNMP, previstos nos incisos III e IV da CF, os quais se referem ao controle disciplinar/correcional. III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa;

Quanto primeira orao, alcana membros, rgos e servidores. Sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio: deve-se lembrar que h a corregedoria-geral, que alcana os membros, e a secretaria-geral, que alcana os servidores. Essa atribuio se faz pela corregedoria-nacional, pelo CNMP, em Braslia. A atuao do CNMP nessa parte deve ser direta ou subsidiria? Essa pergunta caiu no concurso 30 do MPRJ. O examinador queria que voc defendesse que a atuao era subsidiria. O CNJ teve discusses maiores sobre isso. Essa discusso foi travada na ADI 4638, informativo 654 do STF, se a atuao do CNJ seria direta ou subsidiria. Essa questo foi resolvida por 6 a 5. Entenderam que estaria autorizada a atuao direta. Entendo que deveria ser subsidiria: permitir que a corregedoria primeiro apure e, constatada a sua omisso, que o CNJ/CNMP avoque. Antes dessas decises, juzes que foram punidos pelo CNJ diretamente tiveram essa deciso invalidada. MS 7899, 28801 e 28802, 2 de agosto de 2010. Se cair no concurso 33, voc no pode esquecer o que foi decidido na ADI 4638. Avocar procedimentos disciplinares em curso e determinar a remoo, disponibilidade ou aposentadoria, recebendo proporcionalmente o subsdio ou provento ao tempo de servio. De que maneira vai funcionar isso? No h um cdigo disciplinar nico para os membros e servidores do MP. Mesmo a CF autorizando, por exemplo, a Lei do MPRJ no pune ningum com aposentadoria compulsria. Ento, no pode punir assim. Existe doutrina que sustenta que quando a CF expressamente tratou de trs punies e o resto enquadrou em outras, por interpretao, se mencionou aquelas trs, porque essas sanes so graves e as outras consideradas necessariamente mais brandas. A concluso seria que o CNMP no poderia aplicar nenhuma sano alm dessas. Excluir-se-ia a demisso, por exemplo, que grave, mas no est expressa. Vou dar um exemplo: MS 28450, STF. Puniram com 45 dias de suspenso um promotor que s poderia se punido com, por exemplo, 30 dias. IV rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; rever o que foi julgado h menos de um ano. Em avocar falou em servidor. Aqui, em rever, no. Essa questo chegou ao STF atravs do MS 28827 de 28 do 8 de 2012, informativo 677. Interpretou-se literalmente o dispositivo para entender que s

membros esto passveis da competncia de reviso. Servidor no se insere na hiptese do inciso IV. A corregedoria-nacional vem no 3. 3 O Conselho escolher, em votao secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministrio Pblico que o integram, vedada a reconduo, competindo-lhe, alm das atribuies que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes: I receber reclamaes e denncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministrio Pblico e dos seus servios auxiliares; II exercer funes executivas do Conselho, de inspeo e correio geral; III requisitar e designar membros do Ministrio Pblico, delegando-lhes atribuies, e requisitar servidores de rgos do Ministrio Pblico. O corregedor-nacional vai ser escolhido em uma votao secreta pelos componentes do conselho, mas ele deve sair por um daqueles 8 que sejam originrios das carreiras do MP, excludo o PGR. Poder haver um corregedor-nacional que seja um promotor de justia, embora dentro de cada MP estadual o corregedor s pode ser procurador de justia. Certa incongruncia no raciocnio. Ele vai exercer a funo pelo perodo de 2 anos, s que aqui est vedada a reconduo. No papel de conselheiro, pode ser reconduzido. 4 O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiar junto ao Conselho. 5 Leis da Unio e dos Estados criaro ouvidorias do Ministrio Pblico, competentes para receber reclamaes e denncias de qualquer interessado contra membros ou rgos do Ministrio Pblico, inclusive contra seus servios auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico. Eu recomendo que vocs faam a leitura do regimento interno do CNMP. Para encerrar o tema, a seguinte pergunta sobre o CNMP: o CNMP tem poder correcional ou disciplinar em relao ao PGJ? Dentro do MP, pode a corregedoria-geral fiscalizar o PGJ? Dentro do MP estadual, no, porque a corregedoria no superior hierarquicamente ao PGJ.

Ele fica sem controle? No. A lei orgnica prev a destituio antecipada do PGJ. Em que momento? A LC 106/2003 do MP do RJ prev no art. 17, II, o que justifica a instaurao do procedimento e que vai culminar com a destituio antecipada do PGJ. Art. 17 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, na sua composio plena: II - propor ao Poder Legislativo a destituio do ProcuradorGeral de Justia, pelo voto de dois teros (2/3) de seus membros e por iniciativa da maioria absoluta de seus integrantes, em caso de abuso de poder, conduta incompatvel ou grave omisso dos deveres do cargo, observando-se o procedimento para tanto estabelecido no seu regimento interno e assegurada ampla defesa; O que o STF j decidiu sobre o tema? Envolvia o CNJ com uma medida extrema contra o presidente do TJ de RO na operao domin. Ele, inconformado, impetrou o MS 26249 no STF questionando a possibilidade de o CNJ fazer isso. Essa deciso foi considerada vlida pelo STF. Ento, no caso do CNMP, eu acho difcil aceitar que o CNMP no poderia fazer igual... E o que o prprio CNMP acha disso? O CNMP teve um caso onde teve que enfrentar essa questo. Foi um procedimento que teve incio no DF e foi avocado pelo CNMP, envolvendo a operao caixa de pandora. O CNMP entendeu que poderia decidir se mantinha ou afastada o PGJ do MPDFT no exerccio de suas funes. Ento, a partir do momento em que o CNMP firma a sua competncia para decidir se mantm ou no o PGJ do MPDFT na sua funo, sinal que entende que pode fazer esse controle disciplinar. Melhores informaes, PAD 1515 de 2009-73. Notcia do site do CNMP publicada em abril de 2013. A primeira informao vem de outubro de 2012, envolvendo Demstenes Torres. O CNMP aqui resolveu avocar o processo disciplinar e decidiu pelo afastamento do procurador de justia, exsenador. Ele foi afastado por 60, de acordo com a lei do MP de Gois, e houve a prorrogao por mais 60 dias. S que eles no concluram o julgamento e foi necessrio fazer uma terceira prorrogao, mas no havia previso. Decidiu-se prorrogar por mais 60, por causa de previso na Lei Orgnica do MPU, aplicvel subsidiariamente. Outro dado relevante da notcia que, como ele optou pelo direito ao regime jurdico anterior, no teria direito vitaliciedade, porque l seria estabilidade. Por 7 votos a 5 decidiu-se que tem vitaliciedade, por se tratar de uma garantia da sociedade e no individual.

5) Princpios institucionais do MP Assunto to importante que d nome disciplina.

Quais so esses princpios? O art. 127, 1, da CF, apresenta os expressos: unidade, indivisibilidade e independncia funcional. Pergunta na prova especfica do MPRJ foi esmiuar o princpio do promotor natural. Vamos comparar dois julgados, HC 39708/RJ, STJ, em 9 de junho de 2009, e HC 112793/ES, de 6 de maio de 2010, STJ. O resultado dos julgamentos foi diferente, mas a hiptese a mesma. O primeiro caso foi uma denncia indicando trfico de drogas. Nas alegaes finais, o MP entendeu que no se mantinha essas hipteses e se desclassificou para o uso de entorpecentes. O juiz sentenciou na forma pleiteada pelo MP nas alegaes finais. No momento da vista, trocou o promotor. O novo promotor analisa o fato e entende que h trfico de drogas. Pelo princpio da continuidade, ele resolve apelar pedindo para condenar no trfico. O tribunal julga e condena no acrdo pelo trfico. O julgamento do HC foi 3 a 3. O voto que entendeu que no poderia acontecer disse que o MP no teria interesse recursal. Os trs outros entenderam que no h nada de errado porque cada membro do MP tem sua independncia funcional. No houve violao ao princpio do promotor natural, tambm, porque o sujeito entrou de frias e o outro que chegou foi o que teria que ir mesmo. A ideia de indivisibilidade tambm est presente: o trabalho no foi interrompido e no existe vinculao do membro do MP ao processo, pois quem est presente o MP. E a unidade? Se se entender sob a tica da atuao em si, ter sido fragilizado, porque vinha num caminho e foi para outro. Mas tudo bem. Princpio isso a. Como empatou, favoreceu o ru. O outro foi o informativo 433 do STJ. Aqui confundiu porque falou em autonomia funcional, quando poderia falar em independncia funcional. Autonomia funcional costuma ser falada para tratar do MP como instituio, autonomia oramentria etc. Nesse caso, priorizou-se o princpio da independncia funcional. a) Princpio da unidade. Como os demais princpios, no tem um conceito prvio. A ideia buscada no direito comparado, por exemplo, o francs adaptado ao brasileiro. A viso administrativa que em cada MP haver uma autoridade responsvel por dar seguimento instituio em um determinado perodo. A figura que representa a unidade o PGJ, o qual est eleito para conduzir a instituio pelo perodo de 2 anos. Ento, inicialmente a unidade avaliada numa viso administrativa, a qual levar a uma ideia de hierarquia administrativa representada na figura do PGJ. No caso do MPRJ, o PGJ tem as suas tarefas como chefe do MP indicadas no art. 11 da LC 106. Existe hierarquia funcional? De jeito nenhum, porque ali vigora a sua independncia funcional.

Exemplos do art. 11 da LC 106/2003. XIII - designar membros do Ministrio Pblico para: a) oferecer denncia ou propor ao civil pblica, nas hipteses de no confirmao de arquivamento de inqurito policial ou civil, bem como de quaisquer peas de informao; b) assegurar a continuidade dos servios, em caso de vacncia, afastamento temporrio ou ausncia do titular do rgo de execuo ou, ainda, com o consentimento deste; c) integrar organismos estatais relacionados com as reas de atuao do Ministrio Pblico; d) aditar a denncia, quando couber o aditamento, na forma do pargrafo nico do art. 384 do Cdigo de Processo Penal, e o membro do Ministrio Pblico que funciona na ao penal recusar-se a faz-lo; e) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da Instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico; XIV - designar, com a concordncia do titular do rgo de execuo, outro membro do Ministrio Pblico para funcionar em feito determinado de atribuio daquele; XV - conferir atribuio a membro do Ministrio Pblico para atuar em caso de suspeio ou impedimento, atendendo, na medida do possvel, correspondncia entre os rgos de execuo; Em muitos desses incisos h o verbo designar, o qual a expresso dessa hierarquia administrativa. Na viso funcional da unidade, se olhar para o art. 127, caput, qual o MP que deve fazer isso? Todos. Na viso funcional, todos os MPs tm a mesma misso, o que vai proporcional, inclusive, a atuao concorrente em litisconsrcio ativo. O CNMP fala muitas vezes em unidade com autonomia. O MP brasileiro tem carter nacional e unitrio? Posso olhar para o MP brasileiro sabendo que existem vrios MPs estaduais e quatro MPs da Unio? Eu preciso mostrar que sim, que os pontos que unem os MPs so importantes. Vou responder na prxima aula.

Aula 04 O MP brasileiro tem ou no tem carter nacional e unitrio? bom que a concluso diga sim resposta. Primeiro, vou falar argumentos para voc pensar de forma negativa. Como se falar de unidade quando ns temos 28 leis orgnicas? O modelo de escolha e destituio do PGR diferente dos modelos do PGJ. Jos Afonso da Silva deu um parecer identificando os pontos de aproximao. Primeiro argumento, o CNMP aparece como rgo comum de controle administrativo e financeiro, alm do controle dos deveres funcionais, de todos os Ministrios Pblicos. Um segundo argumento olhar para o regime jurdico constitucional dos membros do MP. Nesse ponto, qual a concluso? Mesmas garantias e vedaes; foro especial por prerrogativa da funo; dever de residir na comarca de lotao. Ns estamos apresentando caractersticas comuns a todo e qualquer MP brasileiro. Pode haver diferenas, mas o que principal entre os MPs comum. Outro exemplo a atuao do MP estadual na justia federal e atuao do MPF na justia estadual. Essa possibilidade j existe automaticamente ao se admitir litisconsrcio entre os MPs ou atuao concorrente. Na matria eleitoral h previso para a atuao do MP do Estado na justia federal. O MPF no Estado vamos encontrar no art. 37, II e pargrafo nico, da LC 75/93. Art. 37. O Ministrio Pblico Federal exercer as suas funes: II - nas causas de competncia de quaisquer juzes e tribunais, para defesa de direitos e interesses dos ndios e das populaes indgenas, do meio ambiente, de bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, integrantes do patrimnio nacional; Pargrafo nico. O Ministrio Pblico Federal ser parte legtima para interpor recurso extraordinrio das decises da Justia dos Estados nas representaes de inconstitucionalidade. Ento, terceiro argumento do Jos Afonso da Silva: possvel a atuao cruzada, sem falar da atuao concorrente. Ainda possvel se colocar a atuao sucessiva dos MPs. H causas em que se iniciam na justia estadual e vo parar no STJ ou STF com atuao de membros de outros MPs. O artigo da Lei do MPU que restringe temporalmente o prazo para a escolha do regime jurdico antes de 1988 no se aplica aos MPs dos Estados (STF). Algumas hipteses prticas de aplicao do princpio da unidade.

Um caso muito conhecido o conflito de atribuies que pode ser positivo ou negativo. a) Conflito entre um membro de um MP estadual e outro membro do MP estadual, promotor do MPRJ de Bzios em conflito com outro promotor do MPRJ de Cabo Frio. matria no eleitoral ou matria eleitoral? Vamos imaginar que na matria no eleitoral existe um conflito. Quem resolve? PGJ com base no princpio da unidade. A previso est no art. 11, XVI, da LC 106/2003. A matria eleitoral federal, ento est tratada numa lei da Unio. Ns vamos encontrar nos arts. 72 ao 80 da LC 75/93 que a Lei do MPU. Existe um artigo especial que o art. 77, caput, parte final.
Art. 77. Compete ao Procurador Regional Eleitoral exercer as funes do Ministrio Pblico nas causas de competncia do Tribunal Regional Eleitoral respectivo, alm de dirigir, no Estado, as atividades do setor. E se tiver um conflito entre o promotor de Bzios e o de Cabo Frio em matria eleitoral? O Procurador Regional Eleitoral seria o responsvel. Se incumbir a ele, no d para falar em unidade institucional, porque ele integrante do MPF. Admite-se uma segunda resposta: o PGJ, porque a unidade tem base constitucional e deve prevalecer sobre qualquer norma infraconstitucional. Qual a que voc vai escolher? A primeira corrente conta com a maioria dos adeptos. No RJ melhor ficar com a primeira corrente. merson Garcia figura no polo debaixo, mas se diz minoritrio na matria. Vamos ver os dois outros casos que a gente tem para ratificar que melhor o primeiro caminho. Quem designa membro do MPRJ para desempenhar atividade de promotor eleitoral? A quem deve o juiz eleitoral remeter os autos de um inqurito policial eleitoral cujo arquivamento no tenha confirmado? A palavra designa, do verbo designar, dentro do MP a expresso da hierarquia administrativa que vincula os membros ao PGJ: o PGJ pode dizer para atuar, mas nunca como atuar. Agora a gente vai colocar o art. 79, pargrafo nico, da LC 75/93. Pargrafo nico. Na inexistncia de Promotor que oficie perante a Zona Eleitoral, ou havendo impedimento ou recusa justificada, o Chefe do Ministrio Pblico local indicar ao Procurador Regional Eleitoral o substituto a ser designado. Na verdade, o PGJ recebe a tarefa de indicar e o PRE de designar. Isso uma flexibilizao de poder do PGJ. No DOE do RJ sai assim: o PGJ indica e o PRE designa. Hoje h

em vigor a resoluo conjunta entre o MPRJ e o MP eleitoral 10/2009 que, no art. 3, opta por esse caminho. Art. 3 As designaes dos Promotores de Justia para atuao na Justia Eleitoral sero feitas pelo Procurador Regional Eleitoral, aps indicao do Procurador-Geral de Justia, observando-se o prazo ininterrupto de 2 anos de investidura. Pargrafo nico O binio de investidura ser contado ininterruptamente, nele includos os perodos de frias, licenas e afastamentos, admitindo-se a reconduo apenas quando houver um nico membro do Ministrio Pblico na respectiva circunscrio eleitoral. A quem deve o juiz eleitoral remeter os autos de um inqurito policial eleitoral cujo arquivamento no tenha confirmado? Se fosse para aplicar o art. 28 do CPP, ele mandaria para o PGJ. S que aqui h o art. 357, 1, do CE, o qual manda enviar ao procurador regional. Art. 357. Verificada a infrao penal, o Ministrio Pblico oferecer a denncia dentro do prazo de 10 (dez) dias. 1 Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento da comunicao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa da comunicao ao Procurador Regional, e ste oferecer a denncia, designar outro Promotor para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. b) Um membro do MPU com outro membro do MPU, do mesmo ramo ou ramos diversos. Quando dentro do mesmo ramo, a Lei do MPU atribui Cmara de Coordenao e Reviso essa tarefa. No caso do MPF, art. 62, VII; MPT, art. 103, VI; MPM, art. 136, VI; MPDFT, art. 171, VIII. E se for entre ramos diversos do MPU? A soluo est no art. 26, VII, da Lei do MPU: o PGR no papel de chefe do MPU. c) ltimo passo, conflito de atribuies entre membro do MP estadual contra membro de ramo do MPU ou membro de MP estadual em relao a membro de MP de outro Estado. Imaginar um conflito de atribuio entre um membro do MP da Bahia e membro do MPF. STF julgou isso exatamente em 2005. O outro caso so membros dos MPs diferentes, MP do RJ frente ao MP de SP, julgado na ACO 889/RJ, julgado em 11 de setembro de 2008. Qual foi o artigo que aproveitaram para resolver esse problema? Art. 102, I, f da CF. O Mazzili e o Paulo Csar Pinheiro Carneiro usaram esse artigo, porque ele diz que cabe ao STF resolver conflitos de natureza administrativa entre entidades da federao.

Num primeiro momento, o STF disse que esse artigo foi criado para evitar a secesso, algo que pe em risco a federao. Quando h discusso entre MPs, a federao corre algum risco? Claro que no. Alm disso, falou que se h conflito entre MPs estaduais, muito provvel que quando judicializar, haver conflito de competncia, e o problema est resolvido porque o art. 105, I, d, da CF resolve. Com esses dois argumentos, o STF mandou para o STJ. A petio 35/2004 da Bahia, em 28/09/2005, o STF mudou, porque no pde aplicar o conflito virtual de competncia. Nesse caso, o STF passou a julgar a causa. Inclusive, h o enunciado da assessoria de assuntos institucionais do PGJ, n. 18, que confirma isso: o Supremo Tribunal Federal dispe de competncia originria para dirimir conflitos de atribuies, positivos ou negativos, entre rgos de diferentes ramos do MP, quando no configurado virtual conflito de jurisdio entre juzes vinculados a tribunais diferentes. Se tiver conflito virtual de competncia, manda para o STJ. ACO 889/RJ. No informativo 707 do STF, ACO 924/PR, o STF est novamente discutindo essa matria. Ou seja, no foi sedimentada. Chegaram ao STF ministros do STJ que entendiam que o STF no deve se manter nisso. O Zavascki diz que vai para o PGR. Fux tambm diz que no problema do STF. Marco Aurlio decidiu que problema do STF. Joaquim Barbosa pediu vista. Vamos trabalhar com o litisconsrcio entre MPs. Ele mencionado na doutrina como sendo ativo e facultativo. H quem vislumbre que uma atuao concorrente, o que me parece melhor. No h norma proibitiva da atuao conjunta. No h proibio da atuao de um MP no juzo do outro. Ao contrrio, art. 210, 1, do ECA; art. 81, 1, do Estatuto do Idoso; art. 5, 5 da LACP. Qual o fundamento que est por trs disso? A unidade sob a tica funcional no exerccio da atividade-fim de defender a sociedade. Tem gente que diz que isso viola a unidade: se tem um MP atuando, o outro no pode atuar. Esse raciocnio no bom para prova do MP. Em vez de dizer que a unidade est violada, voc vai dizer que a unidade est reforada.

b) Princpio da indivisibilidade. A gente conceitua indivisibilidade como a possibilidade de substituio dos membros, uns pelos outros, no mesmo MP, na mesma instncia, sem soluo de continuidade do trabalho, respeitados os critrios previamente definidos em atos normativos. No h vinculao do membro do MP ao processo. Todos os integrantes do MP presentam (tornam presente) a instituio quando atuam. Atribuio do rgo de execuo pressuposto processual de validade do processo. Existe possibilidade de conflito de atribuio de um rgo de execuo com o seu PGJ? Nesse caso, o que h a declarao de atribuio do PGJ em detrimento da atribuio do promotor de justia.

Foi encaminhado uma pergunta que mostrou uma deciso do CNMP que diz que cabe a ele, CNMP, fazer o controle externo, administrativo e financeiro do MP junto ao tribunal de contas. Mas isso no muda o que o STF disse sobre o tribunal de contas. Um caso concreto que j foi questo de prova e hoje tem um ato normativo resolvendo o tema. O novo promotor da causa no tem a mesma viso do colega que antecedeu e, contra a sentena de absolvio pedido pelo outro, interpe recurso para condenar por roubo. Depois, troca de promotor e volta o anterior e ele se depara com o art. 576 do CPP que probe a desistncia do recurso. O que esse promotor vai fazer? Agora hora das razes. A resoluo do PGJ 151/2009 do MPRJ diz o seguinte: se um promotor recebe os autos para apresentar razes e no concorda com a interposio do recurso, ele est autorizado a fazer esse processo chegar ao colega anterior que interps o recurso, o qual ter a sua atribuio prorrogada. O que h a possibilidade de prorrogao da atribuio. Essa resoluo trata de recurso em matria penal. Imagine um processo em curso em uma vara cvel, na qual o promotor oferece as suas alegaes finais. O juiz analisa o processo e declina da competncia para o juiz da vara de fazenda pblica. Aqui o juiz sentencia. Nesse caso, o juiz no poderia sentenciar; deveria abrir ao MP que ali oficia com ele na vara de fazenda pblica. A atribuio pressuposto processual de validade. O mesmo raciocnio se leva em conta quando o promotor oferece uma denncia contra o vereador, que tem foro no TJ. Isso tem que ser novamente realizado pelo PGJ. Mas ele pode pegar o processo e ratificar a denncia. H quem admita ratificao entre MPs diferentes, mas a comea a complicar um pouco. No processo civil, onde est a justificativa de interveno do MP? Aparece no art. 82. Olhem a deliberao nmero 30 do rgo de colgio do PJ que trata da interveno do MP no processo civil, hipteses obrigatrias ou no. Qual a ateno quando chega no art. 246 do CPC? Nas hipteses de atuao do MP, a falta de intimao causa de nulidade do processo. absoluta ou relativa? Os tribunais olham para o caso e verificam: houve prejuzo para o motivo que levou o MP ao processo? sinal de que estamos diante de uma nulidade relativa. Isso enfraquece a atuao do MP, porque est deixando de oficiar em uma hiptese em que o CPC obriga a interveno. J foi perguntado em prova: o MP tinha que oficiar desde o comeo e no oficiou. Os tribunais olham para o motivo. Qual a manifestao do MP quando toma cincia desse processo para o qual no foi intimado e que deveria ser? Defender a sua posio de interveno no processo. A atuao do MP em segundo grau supre a falta de atuao no primeiro grau? No primeiro grau se produzem as provas. A atuao do segundo grau no pode suprir.

c) Princpio da independncia funcional Esse princpio totalmente ligado atividade-fim. Vai servir como uma proteo para uma atuao independente, livre, mas com responsabilidade, atravs de manifestaes fundamentadas no prprio convencimento do agente e da ordem jurdica. Isso vai gerar um sistema prprio de inviolabilidade. Outra coisa importante no primeiro momento no confundir independncia funcional com autonomia funcional. Autonomia do MP, da instituio; independncia dos membros do MP no exerccio da funo. Vamos colocar aqui limites independncia funcional Primeiro, conflitos de atribuio. Na ACO 889/RJ, que eu j mencionei, que envolvia conflito entre MP do RJ e de SP, o que ficou em jogo? Conflito de atribuio entre o MP RJ e SP, o de SP entendendo que o caso da ligao (dizendo que estava com o filho) era ameaa e, o do RJ, extorso. O STF disse que extorso, abstratamente, num caso como esse, e mandou para o MPSP. Ele vai atuar como quiser, mas tem que atuar. Ele pode promover o arquivamento e dizer que no extorso; independncia funcional. No pode chegar ao ponto de atingir o mrito. Segundo caso apontado pela doutrina a declarao de atribuio. Acontece em duas hipteses. Primeira hiptese, quando o rgo se nega a atuar. Hoje, o ato normativo que disciplina o tema a deliberao n. 22 de 2009 do rgo especial do colgio de procuradores de justia do MPRJ. Aplica-se o art. 28 do CPP esfera cvel, quando houver divergncia entre o juiz e o promotor sobre a necessidade de atuao. Diferentemente do art. 28 do CPP, no caso cvel, o mesmo promotor tem que dar a manifestao de mrito e no o outro. No processo penal, o cara j promoveu o arquivamento e disse que no crime. No cvel diferente. O outro caso da deliberao n. 22 pode ocorrer no caso em que envolve a atribuio do PGJ. Terceiro caso trata de diligncias e vai indicar imprescindibilidade das diligncias requeridas no inqurito policial. A devoluo do inqurito policial para a delegacia s para diligncias imprescindveis. Esse controle fica mais fcil de visualizar no APF. A investigao j foi pronta para o juiz criminal, o qual d uma numerao de processo e vai mandar para o MP. Na maioria dos casos, o MP j se d por satisfeito com os elementos que ele tem. Em algumas hipteses, ele pode entender que h necessidade de diligncia adicional. Se o juiz achar que as diligncias no so imprescindveis, aplica o art. 28 do CPP e o PGJ vai decidir se so ou no. Se achar que sim, o juiz vai ter que cumprir. Se ele entender que h justa causa, ele mesmo oferece a denncia ou designa algum para fazlo.

Quarto limite independncia funcional apontado pela doutrina: diante da no confirmao do arquivamento do inqurito policial e correlatos ou do inqurito civil e similares. O que acontece nessa hiptese? Primeiro a gente lembra quem faz o controle do arquivamento em matria penal e em matria civil. Quando h arquivamento em matria penal, h duas hipteses. A comum o promotor que promove o arquivamento, manda para o juiz criminal, o qual, se concordar, manda para o arquivo e se discorda manda para PJG. O PJG pode concordar com o promotor e mandar para o arquivo ou designar outro promotor para denunciar ou ele mesmo poder faz-lo. O outro lado quando estamos diante da atribuio originria em matria penal, art. 39, VI, da LC 106, quando ele entende que caso de arquivamento, ele no manda para ningum, ele determina o arquivamento. No tem controle judicial, no tem nada disso. possvel que o legtimo interessado faa uma solicitao ao rgo especial do colgio de procuradores de justia. Procurador de justia no oferece denncia em face de ningum, porque ele atua em segundo grau nas causas que no forem do PGJ e cabe ao PGJ oferecer denncia contra todas as autoridades com foro no TJ estadual. No caso do art. 28, diante da no confirmao, o outro sujeito que designado para oferecer a denncia obrigado a faz-lo? Jos dos Santos Carvalho Filho, l em 1995, olhou para o CPP e leu que onde est escrito designar delegar. Essa soluo aceita pelo JI e pelo Mazzili, mas no aceita por Emerson Garcia. Emerson diz que delegar no pode ser de que forma vai atuar; ele visualiza violao independncia funcional. Uma entende pela unidade e outra pela independncia funcional. Emerson Garcia diz que quando o PGJ entender isso, ele escreve a denncia, coloca um assessor dele para fazer e assina junto. Se no tiver assessor para resolver, a LC 106 no art. 11, XIII, a, parece ter escolhido um caminho. XIII - designar membros do Ministrio Pblico para: a) oferecer denncia ou propor ao civil pblica, nas hipteses de no confirmao de arquivamento de inqurito policial ou civil, bem como de quaisquer peas de informao; Parece que esse critrio foi o da unidade constitucional, de que est o sujeito sendo chamado para escrever a pea. Como se d o arquivamento do inqurito civil (ou similares)? Tem que mandar para o conselho superior do MP, seu ou do PGJ, qualquer um. A o conselho superior pode pedir mais diligncias, confirmar o arquivamento ou ser caso de ACP. Aplica o art. 11, XIII, a.

O promotor que recebe esse processo tem que oferecer a ACP em consonncia com o art. 11, XIII, a. Observao: dvida de atribuio. Na lei anterior do RJ havia esse procedimento. Voc recebe um processo e no sabe se para atuar e manda para o PGJ. um instituto em extino. Voc mandar para o PGJ seria violar a sua autonomia funcional. Voc que tem que apreciar. Precisamos tratar aqui na independncia funcional sobre as inviolabilidades. A gente vai trabalhar com o art. 85 do CPC, art. 125, 2, da LC 106/2003, e art. 82, IV, da LC 106/2003. A primeira tica vai ter reflexo na incidncia do art. 37, 6, da CF. A segunda vai ter consequncia relevante na anlise das prestaes de contas sociedade quando da atuao do MP.

Aula 05 Apenas uma observao em relao dvida de atribuio. Essa hiptese no tem mais previso na Lei Orgnica do MPRJ. Estava prevista na LC 28/82, lei orgnica antiga. Prevalece o entendimento de que deve o membro do MP decidir o que vai fazer, atuando ou declinando de sua atribuio. No pode submeter sua deciso a outra pessoa, o PGJ. Vamos tratar das inviolabilidades. A independncia funcional vai criar uma proteo para que o membro do MP possa exercer a sua atividade. uma ligao direta com o exerccio funcional, com a atividade-fim. O art. 79, caput, da LC 106/2003 fala desse regime jurdico diferenciado do membro do MP. Duas formas de existncia: art. 85 do CPC e art. 125, 2, da LC 106/2003. Nesses dois artigos, vamos perceber o tratamento diferenciado dos membros do MP que esto no exerccio funcional sob a tica da responsabilizao civil. A responsabilizao civil do membro do MP s pode ocorrer em caso de dolo ou fraude. O que se exclui aqui? A culpa. Art. 125 - Pelo exerccio irregular de suas funes, o membro do Ministrio Pblico responde penal, civil e administrativamente. 1. - A atividade funcional dos membros do Ministrio Pblico sujeita a inspeo permanente, na forma dos arts. 24, I e II, 30, II, e 42, 2., desta Lei. 2. - O membro do Ministrio Pblico ser civilmente responsvel somente quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude.

A culpa somente est excluda no plano civil. Se agir com culpa, pode ser responsabilizado, por exemplo, no plano disciplinar. Exemplo de Mazzili: se o membro do MP deixa a janela aberta, cai chuva e estraga o computador, ele no est no exerccio funcional, mas sim na atividade-meio administrativa. Ele pode ter agido com culpa e ser chamado a se responsabilizar. Nesse caso, a culpa no tirou a responsabilizao civil porque ele no est no exerccio funcional. Ele est agindo, nesse momento, como um servidor pblico comum. O segundo dispositivo importante o art. 82, IV, da LC 106. Art. 82 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: IV - gozar de inviolabilidade pelas opinies que emitir ou pelo teor de suas manifestaes, podendo ainda pronunciar-se livremente sobre os processos e procedimentos sob sua atribuio, ressalvadas as hipteses de sigilo legal; O membro do MP tem inviolabilidade quanto s suas manifestaes. Igualmente, ele age em nome e para defender a sociedade. Ele tem obrigao de informar o que est fazendo. Ento, mais do que uma possibilidade, entendo eu que dever do membro informar o que est acontecendo, porque ali ele est falando pelo Ministrio Pblico. Aqui procuraram em algum momento fazer a mordaa, que significaria no prestar informaes enquanto no houvesse uma condenao, em primeiro grau ou definitiva. Isso no tem sentido no nosso estado democrtico e no dever de informar sociedade o que est acontecendo. Essa chamada responsabilizao civil do membro do MP de natureza indenizatria. Contra quem o suposto lesado pela atuao do MP deve direcionar sua demanda indenizatria? As opes so: ele pode entrar contra o membro, contra o MP ou contra o Estado/Unio. Essa questo , no mnimo, controvertida. Ele s poderia entrar contra um membro do MP se narrasse que a conduta foi dolosa ou fraudulenta e provasse isso no curso do processo. Se ele atribuir culpa, no pode entrar com essa demanda indenizatria contra o membro do MP. E contra o MP, qual o problema? O MP tem autonomia financeira, realmente. As verbas destinadas ao MP so verbas que vo permitir o cumprimento da misso constitucional. Ento, no tem verba prevista para fazer verba frente s despesas de atuao dos membros decorrentes. Alm disso, o MP no tem personalidade jurdica. O que sobre o Estado/Unio, que, aqui, no tem problema.

Em relao ao regresso, esse mitigado em relao aos membros do MP, porque s cabe em caso de dolo e no em caso de culpa. Logo, se for o caso de indenizar, o direito de regresso do Estado face o membro s cabe em caso de dolo. E a consequncia a aplicao parcial do art. 37, 6, da CF. H quem veja nas mos do suposto lesado a escolha. Essa no uma boa posio para sustentar nas provas do MP. Se voc permitir uma atuao indenizatria contra o membro do MP, significa uma presso contra a independncia funcional. A melhor soluo restringir que essa demanda seja proposta contra o Estado e contra a Unio. REsp. 731.746: nesse julgado, o STJ decidiu, atravs da 4 Turma, em 15 de agosto de 2008, entendeu-se que o membro do MP pode responder civilmente (Estado, servidor pblico ou ambos). O segundo julgado o REsp 759.272/GO, julgado em 18/08/2005: deciso ruim. Essa deciso do STF, boa, envolve servidor pblico, RE 344.133/PE, 9/9/2008, 1 Turma: ilegitimidade passiva do servidor, pois o ato praticado foi personificando a pessoa jurdica de direito pblico. Dois julgados favorveis citados por Mazzili: RE 327.904/SP, informativo 436 do STF e RE 228.977/SP, informativo 259 do STF. A LC 106 permite a possibilidade do ingresso do MP como assistente. O art. 81, 2, diz que o MP pode ser admitido como assistente simples. O interesse jurdico que o MP defender o interesse institucional em no ver o membro responsvel. 2. - O Ministrio Pblico, representado pelo Procurador-Geral de Justia, poder habilitar-se como assistente em ao civil ajuizada em face de membro do Ministrio Pblico em virtude de ato praticado no exerccio das suas funes. Alm dessa previso, h o enunciado 17 da assessoria de recursos constitucionais do PGJ do MP/RJ. Autoriza a interveno do MP em uma demanda como essa. D a entender que, alm do MP como assistente, vai ter um membro do MP para dar um parecer do promotor junto vara. Esse enunciado faz referncia ao art. 82, III, do CPC. Pergunta numa prova recente do MPRJ: possibilidade de convocao do membro do MP numa CPI para prestar declarao sobre a atuao irregular de um membro do MP. O STF j analisou um caso envolvendo juiz, HC 96549/MC, relator Czar Peluso, deciso de 21/10/2008. Se no pode um juiz convocar um parlamentar para dizer como votou, no pode um parlamentar convocar um juiz para falar sobre a sua deciso. Caso haja alguma irregularidade, que leve o caso para as corregedorias. d) Princpio do promotor natural Ele no est escrito.

Conceitualmente, o princpio do promotor natural vai dar a ideia de ver atuando no processo quem tem atribuio previamente definida. At mesmo por substituio de licena, frias, promoo, tem que ter um ato sobre isso. Vai ser encontrado no HC 67759/RJ, Pleno do STF, em 6/8/92. Celso de Mello consignou, nesse julgado, que o promotor natural imanente, est implcito em nossa ordem jurdica, e vai funcionar como uma dupla garantia: garantia da sociedade e do membro do MP. A sociedade fica garantida que, em respeito ao processo devido, vai atuar na causa aquele que tem atribuio previamente designada. Fica vedada a designao casustica. E por que garantia para o membro do MP? Porque o membro do MP que vai oficiar naquela demanda sabe que ele previamente designado e, portanto, pode agir no seu melhor. Esse foi o primeiro julgado em que o Pleno do STF teve que se manifestar sobre esse princpio e o julgado foi por 5 a 4. Os votos favorveis foram assim: 3, 1 e 1. Houve voto que disse que existe; outro, que no autoaplicvel; outro, que existe, mas pode ser regulamentado por legislao infraconstitucional. Isso gera dvida e j fez que o prprio STF dissesse depois que esse princpio no foi reconhecido pelo STF. O STF j disse que indivisibilidade e unidade conflitam com o promotor natural. Qual a sua base legal? Art. 5, LIII, da CF. Aqui tem o princpio do juiz natural. Aproveitando: ningum ser investigado ou processado sem a autoridade com atribuio. Outro, art. 5, LIV da CF, devido processo legal: respeito s formalidades processuais, separao de funes, ver atuando no processo quem tem atribuio. A atribuio para oficiar, assim como a competncia do juzo, um pressuposto processual de validade. Outros fundamentos: art. 128, 5, I, b, da CF. Aqui, o sujeito que inamovvel no pode ser retirado do processo. Aqui uma tranquilidade para aquele que vai oficiar como promotor natural da causa, porque ele sabe que a atuao sua e no de outro. Art. 127, 1: aqui a gente pode destacar a independncia funcional e a indivisibilidade. Na independncia, o promotor tem garantida a sua livre atuao de acordo com a sua conscincia e na indivisibilidade eu tenho a substituio dos membros, com a continuidade do trabalho, mas respeitados os critrios prvios de substituio. Tudo isso est muito interligado. Como est o STF? possvel encontrar decises isoladas onde esse princpio no foi considerado existente. Exemplo: informativo 511 do STF, HC 90277/DF de 17/6/2008. Nesse julgado, o STF faz uma leitura do HC 977659 diferente da leitura que fez o Mazzili, o Paulo Csar Carneiro, o JI, o Emerson Garcia. Ele faz uma leitura que no foi 5x4, mas 4x3x1x1. Faz referncia a um outro HC em que diz que tambm no se reconheceu esse princpio, HC 84468/ES. Mas nesse HC se diz que o princpio no foi defendido, ento se disse isso, ele existe. J houve tambm julgamentos (relatoria Ellen Gracie e Carlos Veloso) do STF em 2004 em que diz que o promotor natural colidente com unidade e indivisibilidade do MP. Eles no so colidentes, podem conviver de modo harmnico.

Vamos comentar agora o que a doutrina chama de mitigao ao princpio do promotor natural. HC 92885/CE, aqui o STF reconheceu o princpio. Imagine que em um ms cheguem muitos processos, inquritos e procedimentos e voc se v na impossibilidade de fazer tudo isso. Voc pede ao PGJ auxlio e, se ele entender que o caso, defere auxlio. Ento, primeira mitigao o chamado de auxlio consentido e ele vem para evitar que haja um caos com a atuao demorada do MP. Mas veja que esse auxlio consentido, no pode ser imposto. Para que acontea, tem que ter um acordo de vontades. Quem entra em acordo o que pede, titular da atribuio, e o PGJ vai decidir se d ou no o auxlio. Na lei orgnica, encontra-se no art. 11, XIV da LC 106/2003. (compete ao PGJ) XIV - designar, com a concordncia do titular do rgo de execuo, outro membro do Ministrio Pblico para funcionar em feito determinado de atribuio daquele; Segundo caso que a doutrina conta a maior cautela e aqui a doutrina d o nome de avocatria. Aqui esse termo tem que ser visto com cautela e saber us-la para no trocar os nomes. O que acontece aqui e est previsto no art. 11, XIII, e, da LC 106, um ato que no s do PGJ. XIII - designar membros do Ministrio Pblico para: e) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da Instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico; Aqui um acordo de vontades de novo. Nessa avocatria, o PGJ primeiro obtm a autorizao do Conselho Superior, porque ele est tirando a atribuio de um rgo de execuo e passando para outro sem o seu consentimento. No comum ver isso acontecer. Provavelmente, isso vai acontecer em caso de desdia, abandono da promotoria, caos completo. Eu acrescentaria aqui um terceiro caso que a doutrina no fala, mas aqui no RJ trata do tema, que eu chamo de prorrogao da atribuio. Est prevista na resoluo do gabinete do PGJ do MPRJ n. 1521/2009. Prorrogar a atribuio nos casos em que h recurso, troca de promotor e o que chega no quer apresentar as razes por que no concorda com o recurso interposto. No vinculao ao processo, mas sim uma prorrogao da atribuio. diferente dos juzes que esto vinculados para a sentena quando produzem a prova. ltimo assunto do promotor natural: antiga possibilidade de nomeao de promotor ad hoc. A CF foi clara nesse assunto no art. 129, 2, primeira parte, ao dizer que as funes do MP s podem ser exercidas por membros da carreira.

2 As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Os atos normativos dos tribunais que autorizavam isso foram sendo declarados inconstitucionais: ADI 2958, MC em SC, 28/08/2003. ADI 2874/GO, mesma data e mesma coisa. O que o juiz faz, ento? Audincia de ru preso, prazo esgota hoje, e no tem promotor para fazer a audincia. O que faz? Adia o ato, relaxa a priso, comunica corregedoria, etc. Se for processo civil, corre para frente... O que gera nulidade a falta de intimao.

6) Funes institucionais do MP Vamos passar pelo art. 129 da CF, o qual apresenta uma lista de funes institucionais do MP. Aqui existem funes institucionais e instrumentos de atuao para as funes institucionais. Essa lista meramente exemplificativa. IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. Vamos comear com os incisos I e III. I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; Faa uma remisso ao art. 34, VI, a da LC 106/2003. Aqui h vrios exemplos do que seriam interesses difusos e coletivos outros. O inciso III no fala em privativamente. 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. uma legitimao concorrente e disjuntiva. O MP entra em conflito de atribuio com a defensoria? Melhor pensar em uma hiptese de atuao concorrente.

Esses dois dispositivos do azo a vrias comparaes: atuao privativa e o outro concorrente; um falou em fase pr-processual e o outro no. II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; Esse dispositivo coloca o MP lado a lado da sociedade. IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; Complementa o art. 127, caput, quando fala em defender a ordem jurdica. V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; Essa tarefa foi deferida ao MPF. VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; Aqui eu encaro como instrumentos de atuao. A notificao de pessoas e as requisies so de pessoas pblicas ou privadas. Para exercer regularmente desses instrumentos, dever haver procedimento administrativo instaurado. Dever ser cumprido o requisito de ser na forma da lei complementar respectiva. Se na forma da lei complementar, a lei ordinria 8625 eu vou excluir. Vou olhar para a Lei do MPU e para a LC 106/2003. Observao: o encaminhamento de notificao e requisio para determinadas autoridades deve ser feito pelo PGJ. Na Lei Orgnica do MPRJ isso est previsto no art. 35, 1. 1. - As notificaes e requisies previstas neste artigo, quando tiverem como destinatrios o Governador do Estado, os Ministros de Estado, os membros do Poder Legislativo Federal e Estadual, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os membros dos Tribunais Federais e Estaduais, os membros do Ministrio Pblico junto aos referidos Tribunais e os membros dos Tribunais de Contas, sero encaminhadas pelo Procurador-Geral de Justia. Isso no converte o PGJ em promotor natural da causa.

Notificao de pessoa que no comparece vai levar a conduo coercitiva. A LO do RJ fala no art. 35, I, a. A consequncia, alm da conduo coercitiva, responder pela desobedincia. Art. 35, I, b e d, uma alnea para matria pblica e outra para privada. l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los:15 b) requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades e outros rgos federais, estaduais e municipais, bem assim das entidades da administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e das entidades sem fins lucrativos que recebam verbas pblicas ou incentivos fiscais ou creditcios; d) requisitar informaes e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processos em que atue; No campo privado, argumenta-se que determinadas questes esto ligadas ideia de privacidade como direito fundamental e que, por isso, precisaria de uma deciso judicial justificando a sua obteno. O primeiro caso interceptao telefnica. Segundo caso, priso. Busca e apreenso judicial durante o dia. Ainda poderamos acrescentar o poder geral de cautela. Esses casos foram reserva de jurisdio. Art. 35, 2, da LC 106. 2. - O membro do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, inclusive nas hipteses legais de sigilo. 6. - S podero ser requisitadas informaes de carter sigiloso para instruir procedimentos em curso, de atribuio do requisitante, que dever indicar o nmero do procedimento e, quando for o caso, o motivo da requisio.

A CF remete forma da lei; a lei autoriza a requisio de documentos sigilosos; a CF s remete reserva de jurisdio algumas matrias. Com isso tudo, pode o MP determinar a quebra do sigilo bancrios, fiscal e telefnico? A CF no colocou esses assuntos sob reserva de jurisdio. A LO no proibiu. A concluso lgica que pode. Na prtica, pacfico que no pode, de acordo com os tribunais.

O argumento do STF para dizer que no que o MP no teria imparcialidade necessria para ponderar a quebra desse sigilo. Ento, deveria pedir ao juiz. Em relao a esses sigilos, preciso lembrar das excees. O STF j entendeu vlido que o MP determinasse quebra de sigilo bancrio em caso envolvendo dinheiro pblico. A no h que se falar em privacidade. Na parte fiscal, o MP no pode requisitar declarao de imposto de renda de ningum. Mas e se a receita constatar crime tributrio, pode remeter ao MP? Pode, mas o STF decidiu que se fosse muito detalhada essa remessa, seria quebra de sigilo indireto. O STF no consegue separar quebra de sigilo com transferncia de sigilo, ligada teoria dos poderes implcitos. Ns j tivemos casos de obter informao no exterior, envolvia a igreja universal. possvel obter informaes no exterior pelo Ministrio da Justia. Acontece que nesse caminho no passa pela via judicial. No adianta tratado internacional de cooperao jurdica, lei ordinria, o STF no vai deixar, porque vale mais a CF... melhor pedir pela via judicial. Sobre esse tema, suspenso de segurana 2382 de 27/09/2010, STJ. Tambm, HC 160.646/SP, 5 Turma do STJ, 1/9/2011. O art. 35, I, a, b e d da LC 106 do RJ que permite essas coisas est inserido em investigao na esfera civil. Como fica na esfera penal? Combinem no seu papel que est retificando com o art. 80 da Lei 8.625/93 e com o art. 8, I, II e IV da Lei do MPU (aqui fala que notificar e requisitar nos procedimentos do MP, no fala civil ou penal). VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; Como seria o controle externo da atividade policial? Atividade policial, leia-se, atividade-fim. O controle do MP sobre a atividade policial finalstico, visa a melhorar a atividade da policial, porque a atividade da polcia vai desaguar no MP. Ento, o membro do MP no pode punir um delegado, por exemplo. Esse controle externo do MP em relao s polcias diferente do controle do CNMP sobre os MPs, porque aqui no finalstico, mas sim administrativo, financeiro e disciplinar. por isso que no vejo a impossibilidade de se criar um conselho nacional para as polcias. O MP do RJ tem a resoluo do gabinete do PGJ 154/2009. Essa resoluo disciplina o controle externo da atividade policial efetivado pelo MP. A gente tem ainda, nessa matria, a resoluo 20/2007 do CNMP. Tem que dar uma lida nessa resoluo e ver como o MP pretende implementar isso. Nas leis orgnicas, a gente ainda pode somar com o art. 9 da Lei do MPU e Lei do MPRJ aparece o art. 34, XIV, como uma das funes do MP.

VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. Vamos tratar agora do regime jurdico dos membros do MP.

7) Regime jurdico Membros do MP podem ser considerados para a maioria como agente poltico e para outros que adotam outro critrio, o da investidura, servidor pblico especial. Melhor ficar com o conceito dos agentes polticos. Esse regime vai apresentar garantias para assegurar a independncia na atuao do MP. Junto com as garantias preciso equilibrar e fazer vedaes, as quais buscam uma imparcialidade. Esses dois grupos so to importantes que esto previstos na CF; s podem ser mexidos por EC. Hoje parece que as vedaes superam em muito as garantias e em alguns pontos no se justificam. O estudo do regime jurdico ainda vai percorrer as prerrogativas. As prerrogativas so em dois grupos. Um tem relao com independncia, mas tem outro grupo que existe apenas em razo da relevncia da funo. Eu preciso destacar aqui o foro especial, porque ele sim tem previso na CF. Os deveres vo buscar uma atuao regular, no s uma atuao imparcial. Prerrogativas e deveres esto previstos na lei orgnica, mas tem um dever especfico previsto na CF, a residncia, onde o membro do MP vai residir: onde ele trabalha. Tem mais um item que a parte disciplinar. Ela est tratada dentro de cada lei orgnica. Vamos comear com as garantias dos membros do MP. Esto estabelecidas no art. 128, 5, I, a, b e c da CF. Elas esto no art. 79, I, II e III da LC 106/2003.

Vamos comear com a vitaliciedade. 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: a) vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; Ela apresentada sob a tica da aquisio e, depois, da perda. A aquisio se d aps dois anos de efetivo exerccio, na forma dos arts. 61 a 63 da LC 106/2003. Esse perodo chamado de estgio confirmatrio, conforme a lei orgnica, e no estgio probatrio como os servidores ou mesmo na Lei do MPU. A gente tem, de cara, um requisito objetivo: tempo. Tem um segundo elemento que o procedimento previsto nos arts. 61, 62 e 63, requisito subjetivo. Na carreira do MPRJ, o ingresso se d como promotor de justia substituo, depois promotor de justia e, depois, procurador de justia. A vitaliciedade no tem nada a ver com isso. O tempo de aquisio da vitaliciedade no tem nada a ver com o grau da carreira em que voc est. Em que momento o sujeito adquire a vitaliciedade? Automaticamente com os 2 anos de efetivo exerccio ou somente quando sai uma deciso no DOE anunciando o vitaliciamento? Foi levada a efeito no MS 23441, julgado pelo STF em 2008. Nesse MS, no houve unanimidade. Houve ministro que disse que o ato meramente declaratrio com os 2 anos e outros que disseram que deve haver um ato de vitaliciamento. O MPRJ no quer proporcionar essa controvrsia para o promotor. Ele resolveu esse problema no art. 61 ao 63. O relatrio final de acompanhamento dever estar pronto at 90 dias antes desse binio.

Aula 6 Agora vamos tratar da perda da vitaliciedade. Difere-se da estabilidade por ser um vnculo que se rompe somente com uma deciso judicial transitada em julgado. H ideia de permitir que tambm os conselhos nacionais afastem a vitaliciedade. uma ideia em discusso, uma PEC.

Qual o procedimento previsto em lei para que essa perda acontea? As leis orgnicas acrescentaram um requisito ao que a CF trouxe: deve ser uma deciso judicial transitada em julgado proferida em ao prpria. Art. 38 da Lei Nacional. 1 O membro vitalcio do Ministrio Pblico somente perder o cargo por sentena judicial transitada em julgado, proferida em ao civil prpria, nos seguintes casos: Na LO do MPRJ, art. 134, I. Art. 134 - A demisso do cargo ser aplicada: I - ao membro vitalcio do Ministrio Pblico, mediante ao civil prpria, nos casos de: O procedimento do RJ prev o PGJ ingressando com ao civil prpria. Antes ele precisa de uma autorizao a ser concedida pelo rgo especial do colgio de procuradores de justia por maioria simples. Essa provocao ser pelo PGJ ou 1/4 dos integrantes do rgo especial do colgio de procuradores de justia. 1. - A ao civil para decretao da perda do cargo do membro vitalcio do Ministrio Pblico, ser proposta pelo ProcuradorGeral de Justia, perante o Tribunal de Justia deste Estado, aps autorizao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, por maioria simples. No MPU, est no art. 259, IV. Art. 259. O Conselho do Ministrio Pblico, apreciando o processo administrativo, poder: IV - propor ao Procurador-Geral da Repblica o ajuizamento de ao civil para: a) demisso de membro do Ministrio Pblico da Unio com garantia de vitaliciedade; Esse procedimento tambm ser exigido para a cassao da aposentadoria ou disponibilidade, art. 134, 2, da LC 106/2003. 2. - A mesma ao ser proposta para cassao da aposentadoria ou da disponibilidade, nos casos de falta punvel com demisso, praticada quando o membro inativo do Ministrio Pblico se achava em exerccio. A atribuio do PGJ aparece no art. 39, XIII, da LC 106/2003, e a autorizao do rgo especial no art. 19, VIII, da LC 106/2003. O art. 136, II, d, deixa claro o seguinte:

Art. 136 - Compete: II - ao Procurador-Geral de Justia: d) editar os atos de disponibilidade punitiva e de demisso de membro vitalcio do Ministrio Pblico, aps o trnsito em julgado da ao civil para perda do cargo. Quais so as hipteses que justificam a perda do cargo pelo membro vitalcio? A ideia que sejam hipteses restritas. O rol no tem indicao de que meramente exemplificativo. A lei nacional apresenta trs causas; a lei do MPRJ apresenta quatro. Na lei do MPRJ, art. 134, I, a at d. Art. 134 - A demisso do cargo ser aplicada: I - ao membro vitalcio do Ministrio Pblico, mediante ao civil prpria, nos casos de: a) prtica de crime incompatvel com o exerccio do cargo, aps deciso judicial condenatria transitada em julgado; Esse efeito da condenao no pode ser aplicado pela sentena penal, pois necessria a outra ao. Quais so os crimes incompatveis com o exerccio do cargo? Art. 134, 3 e 4. Um apresenta uma lista taxativa e o outro pargrafo no faz referncia a nenhum tipo de crime. 3. - Para os fins deste artigo, consideram-se incompatveis com o exerccio do cargo os crimes dolosos contra o patrimnio, contra a administrao e a f pblica, os que importem em leso aos cofres pblicos, dilapidao do patrimnio pblico ou de bens confiados guarda do Ministrio Pblico, e os previstos no art. 5., inciso XLIII, da Constituio da Repblica. 4. - Alm das hipteses previstas no pargrafo anterior, so considerados incompatveis com o exerccio do cargo os crimes, cuja prtica, no caso concreto, venha a ser assim considerada na deliberao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia que autorizar a propositura da ao civil.

Segunda hiptese. b) exerccio da advocacia;

possvel encontrar membros ativos do MP autorizados ao exerccio da advocacia, desde que no regime anterior isso estivesse previsto e eles tivessem optado por esse regime anterior. c) abandono do cargo por prazo superior a 30 (trinta) dias corridos; d) prtica de improbidade administrativa; Aqui no h indicao ao trnsito em julgado. Essa hiptese foi lapidada pela insero de um pargrafo no art. 134 aps alterao legislativa. Eu estou mencionando aqui o art. 134, 6, da LC 106/2003. 6 - A atribuio prevista no 1 aplica-se a todas as aes civis de que possa resultar a perda do cargo do membro vitalcio do Ministrio Pblico, qualquer que seja o foro competente para o respectivo processo e julgamento. Temos que ver o 1 para compreender esse 6. 1. - A ao civil para decretao da perda do cargo do membro vitalcio do Ministrio Pblico, ser proposta pelo ProcuradorGeral de Justia, perante o Tribunal de Justia deste Estado, aps autorizao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, por maioria simples. Para que qualquer ao civil que tenha como possibilidade a perda do cargo pelo membro vitalcio seja proposta, ela deve ser proposta pelo PGJ. No fica claro se tem que passar pelo procedimento inteiro, mas parece que no. Resumindo, com base no 6, se tivermos um membro vitalcio para perder o cargo com base nesse inciso, quem tem que propor a ao o PGJ. O 6 tirou a atribuio do promotor do local do dano para que um colega no tenha que propor uma ao contra ele, e sim o PGJ. O 6 um caso de exemplo de atuao do PGJ em 1 grau, porque atualmente o foro da ao de improbidade no 1 grau. Isso j foi perguntado em prova. Agora, se o membro do MP no vitalcio, no se enquadra no 6 e no atrai a atribuio do PGJ. , ento, a atribuio do promotor que tem atribuio naquela localidade. Se o PGJ quem praticou a improbidade, quem vai entrar com a ao contra ele? A opo usar o art. 11, pargrafo nico, da LO que diz que no caso de impedimento do PGJ o procurador mais antigo na classe dos procuradores de justia. Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar

e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. O juiz de primeiro grau pode decretar a perda do cargo do membro vitalcio, uma vez que o 1 diz que a ao deve ser proposta no TJ? No, porque estaramos criando um foro diferenciado para uma ao de improbidade. Mazzili diz que s o TJ pode determinar a perda do cargo do membro do MP. Agora, o Emerson Garcia diz que a lei de improbidade um sistema prprio e que ela seria especial em relao s leis orgnicas do MP e ento poderia o juiz de primeiro grau determinar a perda do cargo de um membro vitalcio. Houve um julgado em que um juiz aposentado procurou manter o seu foro especial por prerrogativa da funo usando o argumento da vitaliciedade. Isso no teve sucesso no STF. RE 549.560, informativo 585.

A prxima garantia, da inamovibilidade, no pode ser vista apenas no ponto espacial, onde voc exerce as suas funes. Ela deve ser vista sob a tica das atribuies do rgo de execuo. A inamovibilidade uma proteo contra a remoo ou promoo compulsria e, ainda, contra a retirada indevida das atribuies dos rgos de execuo. Essa discusso surgiu no informativo 614 envolvendo um juiz substituto, MS 27958. Designao temporria: pode ser, por exemplo, durante um ano. Voc no titular, mas inamovvel naquela atribuio que lhe foi entregue. Como regra, ento, a inamovibilidade tem essa proteo. Ela alcana tambm os substitutos, mas de uma maneira adaptada. Uma segunda viso da inamovibilidade encontrada no RMS 20.400, julgado pelo STJ em 29/9/2009. Mudar uma promotoria de endereo, o promotor continuar sendo o mesmo e as atribuies as mesmas, uma questo de gesto administrativa. No tem nada a ver com a inamovibilidade. A inamovibilidade guarda a preocupao com a atribuio do rgo de execuo, que no pode ser retirada de maneira indevida, sem justificativa. De maneira devida, pode ser retirada. Agora vamos identificar as hipteses de afastamento dessa garantia. O primeiro caso de seu afastamento o art. 128, 5, I, b da CF. b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;

A primeira hiptese de afastamento da inamovibilidade o interesse pblico a ser tomada pelo rgo colegiado do MP. Duas opes: conselho superior do MP e colgio de procuradores de justia. A opo da Lei do MP, 22, V, foi do conselho superior, pelo voto da maioria absoluta dos seus membros. Antes da EC 45/2004, o qurum era de 2/3. As leis orgnicas podem estar desatualizadas. Compare com o art. 79, II, da LOMPRJ. Na LOMPRJ a gente ainda encontra o art. 74, pargrafo nico. Pargrafo nico - A remoo compulsria ocorrer quando o exigir o interesse pblico, a juzo do Conselho Superior do Ministrio Pblico e assegurada ao interessado ampla defesa, na forma que dispuser o regimento interno daquele rgo, cabendo recurso da deciso para o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, no prazo de 5 (cinco) dias. Imagine que um promotor que nasceu no interior trabalhe l e em muitos casos ele se mostra suspeito ou impedido porque conhece todo mundo. Isso pode justificar o interesse pblico legitimador da retirada dele daquele local. A segunda hiptese de afastamento tem previso no art. 130-A, 2, III, da CF. 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo lhe: III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; a possibilidade disciplinar de o CNMP efetivar pena de remoo compulsria. Terceira hiptese, quando o rgo de execuo se torna desnecessrio, a ocorre a extino do rgo de execuo. encontrada no art. 80 da LOMPRJ. Art. 80 - Nos casos de extino do rgo de execuo ou da Comarca, ou ainda de mudana de sede, como for definida em deliberao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, ser facultado ao membro do Ministrio Pblico remover-se para outro rgo de execuo de igual classe, observando-se nesses casos o disposto no artigo 71, pargrafo nico desta Lei.

Art. 71, p. nico. Pargrafo nico A disponibilidade prevista neste artigo cessar com o aproveitamento obrigatrio na primeira vaga que venha a ocorrer na classe. hiptese de entrar em disponibilidade e a se discute se haveria remunerao proporcional ou no, por causa da garantia da irredutibilidade de subsdio. Se uma vara da famlia acaba, no consequncia obrigatria o ofcio do MP acabar, seno seria vinculao do MP ao Poder Judicirio. O que seria vivel para manter esse rgo de execuo? Dividir com outros ofcios de famlia, por exemplo. Ato normativo do rgo especial do colgio de procuradores de justia, enunciado 02 de 2008: extinto o rgo jurisdicional perante o qual oficia o rgo de execuo do MP, tambm este ser extinto sem necessidade de manifestao expressa de rgo superior do MP. No segundo momento, o que o titular vai para disponibilidade e quando aparecer vaga ele obrigatoriamente tem que ir. Ele pode no querer isso e continuar trabalhando por designao do PGJ. Mudana nas atribuies do rgo de execuo seria uma quarta hiptese, art. 19, I, b da LOMPRJ. Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: I aprovar: d) por maioria absoluta, proposta do Procurador-Geral de Justia de excluso, incluso ou outra alterao nas atribuies das Promotorias de Justia e Procuradorias de Justia ou dos cargos que as integrem;

Fechando as garantias vem a irredutibilidade dos subsdios. A Lei Nacional tem o art. 47 que diz o seguinte: Art. 47. Os vencimentos dos membros do Ministrio Pblico sero fixados com diferena no excedente a dez por cento de uma para outra entrncia ou categoria, ou da entrncia mais elevada para o cargo de Procurador-Geral de Justia, garantindose aos Procuradores de Justia no menos de noventa e cinco por cento dos vencimentos atribudos ao Procurador-Geral. No RJ, a resoluo em vigor determinou 5% de diferena. A ideia foi substituir vencimento por subsdio.

Vamos tratar das vedaes, as quais vo apresentar uma lista de proibies para garantir uma atuao imparcial. Algumas vedaes tm passado por uma discusso mais contundente. A lista de vedaes aumentou com a CF/88 em quantidade e qualidade. Enrijeceu-se o regime jurdico do MP a fim de aproximar do regime da magistratura. As vedaes so listadas no art. 128, 5, II, a, b, c, d e f. A correlao est no art. 119, I, II, III, IV e pargrafo nico, e inciso V, sem correspondncia com a alnea f. Alm dessa lista, tem o art. 128, 6, da CF, tambm uma vedao nova. Assim como a alnea f, essa tambm foi criada pela EC 45/2004. A CF apresentou o art. 29, 3, do ADCT, dispositivo que deu aos membros do MP uma opo pelo regime jurdico anterior ou atual. Esse um dispositivo aplicvel apenas aos membros ingressos antes de 5 do 10 de 1988. A CF de 1988 no indicou o prazo. A Lei do MPU fixou um prazo no seu art. 281, pargrafo nico, de 2 anos para optar e de 10 anos para a retratao, contados de quando (1995 e 2005, respectivamente)? Pargrafo nico. A opo poder ser exercida dentro de dois anos, contados da promulgao desta lei complementar, podendo a retratao ser feita no prazo de dez anos. E os membros do MP estadual? O STF decidiu isso e o TSE referendou: se no tem prazo, ou usa o prazo da Lei do MPU ou faz a opo a qualquer tempo. Duas opes surgiram. O entendimento de que uma regra restritiva e, portanto, no pode ser levada para outras situaes. Ento, podem optar pelo regime anterior a qualquer tempo. Exemplos: RO 1070, TSE, 12 do 12 de 2006 e ADI 2836/RJ, STF. Sempre que vier uma pergunta envolvendo vedao ou regime jurdico, lembre-se do art. 29, 3, do ADCT. 3 - Poder optar pelo regime anterior, no que respeita s garantias e vantagens, o membro do Ministrio Pblico admitido antes da promulgao da Constituio, observando-se, quanto s vedaes, a situao jurdica na data desta. No caso do Demstenes, decidiu que, mesmo tendo optado pelo regime anterior, ele teria vitaliciedade. O CNMP no poderia demiti-lo. Isso foi votado por 7 a 5. Vamos analisar as vedaes em espcie. 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: II - as seguintes vedaes:

a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; Esse vrgula na forma da lei abre a possibilidade de o membro do MP participar de sociedade comercial, desde que na forma da lei. Art. 119, III, da LOMPRJ. Art. 119 - Aos membros do Ministrio Pblico se aplicam as seguintes vedaes: III - exercer atividade empresarial ou participar de sociedades empresrias, exceto como quotista ou acionista; Como cotista ou acionista, tudo bem. d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; Essa vedao caiu no ltimo concurso do MPRJ. Muitos contestam. Impede que o MP seja secretrio de Estado ou ministro, por exemplo. A no ser que tenha optado pelo regime jurdico anterior, se entrou no MP aps 1988, no pode exercer nenhuma outra funo pblica, salvo magistrio. H limitao de magistrio a 20 horas semanais. Essa vedao precisa ser estudada em conjunto com alguns outros dispositivos. A gente vai olhar o art. 119, IV, e pargrafo nico da LC 106/2003. Art. 119 - Aos membros do Ministrio Pblico se aplicam as seguintes vedaes: IV - exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; Pargrafo nico - Constituem funes do Ministrio Pblico, no se lhes aplicando o inciso IV deste artigo, as atividades exercidas em organismos estatais afetos a rea de atuao da Instituio e o exerccio de cargos e funes de confiana na sua administrao e nos rgos auxiliares. Organismos estatais afetos rea de atuao do MP pode, porque prevalece a ideia de que uma atuao funcional. Que organismos estatais so esses? Art. 34, XVI. XVI - deliberar sobre a participao em organismos estatais de defesa do meio ambiente, do consumidor, de poltica penal e penitenciria e outros afetos s suas reas de atuao; Ainda: atividade dentro da instituio em funo de confiana tambm no tem problema.

Membro do MP estadual com regime jurdico antes da CF de 1988 pode, por exemplo, aceitar um convite para participar do governo. preciso analisar o art. 75 da Lei 8625 de 1993. Essa deciso do PGJ que antes vai ouvir o conselho superior e s vai autorizar a sada daquele que pode ser se for atividade equivalente ou superior... Art. 75. Compete ao Procurador-Geral de Justia, ouvido o Conselho Superior do Ministrio Pblico, autorizar o afastamento da carreira de membro do Ministrio Pblico que tenha exercido a opo de que trata o art. 29, 3, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para exercer o cargo, emprego ou funo de nvel equivalente ou maior na Administrao Direta ou Indireta. Pargrafo nico. O perodo de afastamento da carreira estabelecido neste artigo ser considerado de efetivo exerccio, para todos os efeitos legais, exceto para remoo ou promoo por merecimento. Essa proibio vem encontrando muita resistncia dentro das instituies, porque esse afastamento poderia colocar os membros do MP a frente de matrias pblicas de polticas relevantes onde atua o MP. Aqui recomendo que voc leia a Resoluo 05 do CNMP que expressamente proibia essa possibilidade e deixou de proibir a partir do estudo feito pelo Jos Afonso da Silva com base no art. 129, IX, da CF, que permite ao membro do MP receber outras funes compatveis com as suas atividades. A prxima vedao a de atividade poltico-partidria, a qual est pronta para cair em prova e ainda no caiu. O art. 128, 5, II, d, foi alterado pela EC 45/2004. So dois marcos importantes: 5 do 10 de 1988 e dezembro de 2004. Ns temos o antes, o durante e o depois. Com a nova redao dada pela EC 45, no existe nenhuma possibilidade para que o membro do MP ativo desempenhe atividade poltico-partidria. Quem entrar depois da reforma do Judicirio, no pode desempenhar atividade poltico-partidria. Quem entrou antes da CF e optou pelo regime anterior pode. E quem est no meio? A vedao no criou um sistema de transio e quando no cria regime de transio, segundo o STF, atinge todos os que esto na ativa, porque no h direito adquirido a regime jurdico. Ento, durante tambm no pode. Qual a consequncia prtica dessa proibio? Com o passar do tempo, os membros do MP vo ficar sem representao no Congresso Nacional. Quem que vai defender os interesses do MP? A tendncia enfraquecer a instituio e por isso que as vedaes pioram. At dezembro de 2004 era permitido que o membro do MP se afastasse da carreira, vincula-se a um partido, participasse da campanha e quando quisesse voltava ao MP. Isso no mais permitido a partir de dezembro de 2004. Se quiser faz-lo, o membro do MP ter que sair em definitivo da instituio.

Com a reforma do Judicirio, o texto constitucional mudou. Antes tinha uma vrgula e dizia na forma da lei, ento no era uma vedao absoluta. A lei possibilitava isso. Retiraram essa vrgula na forma da lei e a proibio se tornou absoluta, sem ressalva. Muitas leis orgnicas ainda esto com o texto defasado, compatvel com a viso anterior. Como era antes? Vamos pegar o art. 80 da LC 75/93. Art. 80. A filiao a partido poltico impede o exerccio de funes eleitorais por membro do Ministrio Pblico at dois anos do seu cancelamento. Esse artigo cria um prazo de dois anos dentro do qual aquele que volta para o MP depois de exercer mandato eletivo no pode exercer a atividade eleitoral. Esse artigo foi revogado? No, porque ainda existe a possibilidade dos membros antes de 1988 e escolherem esse regime, art. 29, 3, do ADCT. Outro artigo, art. 3, 2, da LC 64/90, Lei das Inelegibilidades, estipula que quem volta ao MP durante quatro anos no pode participar de impugnao ao mandato eletivo. Vamos olhar a redao da LOMPRJ, art. 119, V. Art. 119 - Aos membros do Ministrio Pblico se aplicam as seguintes vedaes: V - exercer atividade poltico-partidria, ressalvada a filiao e o direito de afastar-se para exercer cargo eletivo ou a ele concorrer. Ele continua ainda em vigor, embora tenha a sua redao defasada, para um grupo restrito de membros. Vou mostrar um caso interessante que aconteceu com uma promotora do Par. Ela resolveu concorrer ao cargo de prefeita de Santarm e a veio o ano de 2004 da eleio. Prefeito tem que se afastar em alguns meses antes da eleio e em abril de 2004 ela se afastou do MP e filiou-se a um partido poltico. Nesse caso ainda no tinha a EC 45. Em outubro de 2004 ela foi eleita prefeita e em dezembro de 2004 ela foi diplomada. Depois da diplomao que veio a reforma do judicirio. Ela entrou no MP do Par depois da CF 1988 e ento ela no poderia usar o ADCT. Houve um pedido de providncia do CNMP e o que ele falou? Ato jurdico perfeito. Ela foi diplomada quando ainda podia ser diplomada e com esse ato foi concludo o processo de eleio. Ento, ela desempenhou o mandato eletivo de prefeita de Santarm. No STF, o RE 597994, julgado em junho de 2009, decidiu-se, por 6 a 4, que ela poderia prosseguir no mandato eletivo de prefeita. Em 2012, se ela quiser outro mandato eletivo, vai ter que sair do MP.

e) exercer atividade poltico-partidria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) A EC 45/2004 criou a alnea f e o 6, que caiu na penltima prova do MPRJ. 6 Aplica-se aos membros do Ministrio Pblico o disposto no art. 95, pargrafo nico, V. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Pargrafo nico. Aos juzes vedado: V - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) uma ideia de moralizao. Voc pode advogar em qualquer lugar, menos no tribunal ou juzo onde voc oficiava. Na prova, muita gente se confundiu porque falava de um procurador de justia aposentado. Se aposentado, ele est fora do MP. Se est fora do MP e viola essa regra, onde ele vai ser punido? Na OAB. A corregedoria-geral do MP no poder puni-lo. S se for cassao de aposentadoria por ato cometido no exerccio funcional. A lei estadual, alm de seguir as linhas de vedaes da CF, trouxe novidade no art. 120. Art. 120 - Alm das vedaes decorrentes do exerccio de cargo pblico, aos membros do Ministrio Pblico , ainda, vedado especialmente: I - valer-se de sua condio funcional para desempenhar atividade estranha s suas atribuies ou para lograr vantagem de qualquer natureza, que no decorra de previso legal; Essa para evitar a chamada carteirada. II - ausentar-se do Pas sem autorizao do Procurador-Geral de Justia, salvo nos casos de frias e licenas, sem prejuzo do disposto no inciso XVI do art. 118. O prximo assunto prerrogativas. As prerrogativas no tm previso constitucional. S para relembrar, art. 164 da LC 106/2003, que indica o seguinte:

Art. 164 - Os membros do Ministrio Pblico aposentados conservaro as prerrogativas e as honras do cargo e tero porte de arma, independentemente, neste caso, de qualquer ato formal de licena ou autorizao. J comentei que no d para estender ao aposentado uma prerrogativa, j que est ligada ao exerccio da funo. Ento, de constitucionalidade duvidosa. Quanto ao porte de arma, no haveria problema. As prerrogativas esto em trs grupos: arts. 81, 82 e 83. Na Lei 8.625, arts. 40, 41 e 42 e art. 18 da LC 75/93. Uma prerrogativa tratada na CF, o foro especial. Vrios artigos tratam desse tema na CF. O PGR tem um tratamento especfico: crime comum vai para o STF, art. 102, I, b da CF. Crime de responsabilidade ele vai para o Senado, art. 52, II, da CF. No h indicao de quem vai propor essa ao contra ele no STF. Isso resolvido pelo art. 51 da Lei do MPU. Art. 51. A ao penal pblica contra o Procurador-Geral da Repblica, quando no exerccio do cargo, caber ao Subprocurador-Geral da Repblica que for designado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico Federal. Segundo caso, vamos para os membros do MPU que oficiam em tribunais, art. 105, I, a, da CF, STJ: Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - processar e julgar, originariamente: a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; Aqui entre crime comum e de responsabilidade. Membros do MPU que no oficiam em tribunais, art. 108, I, a da CF. Art. 108. Compete aos Tribunais Regionais Federais:

I - processar e julgar, originariamente: a) os juzes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade, e os membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; TRF para crime comum e de responsabilidade e TRE para crime eleitoral. Quarto grupo, membros do MP estadual, art. 96, III, da CF. Diz que sero julgados nos crimes comuns e de responsabilidade pelo Tribunal de Justia, ressalvado matria eleitoral, que vai para o TRE. No tem distino se oficia no TJ ou no. E o PGJ? A nica coisa que muda o crime de responsabilidade. Ele, no crime de responsabilidade, por simetria ao PGR, vai ser julgado na Assembleia Legislativa. Isso tem previso na Constituio do Estado do RJ, art. 99, XIV. Tem que levar a CE para a prova. E crime comum? TJ. Eleitoral, TRE. Todo esse tratamento est em sede constitucional, admitindo-se caso de simetria ao PGR. Quem vai julgar o membro do MPDFT? O TJ do DF ou o TRF da 1 regio? O STF vendo que tem dois artigos, o art. 96, III, e o art. 108, I, a, optou pelo art. 108, I, a, pelo critrio da especialidade. Se fez assim, porque entendeu que cabe ao TRF julgar. Outro aspecto relevante: se voc tem que propor um HC contra um membro do MP, prevalece que o local para impetrar esse HC o mesmo juzo, no necessariamente o mesmo rgo. Quem julga um membro do MPRJ que pratica crime o rgo especial do TJ. Mas o HC contra membro do MP no vai para o rgo especial do TJ, mas sim para cmara criminal ou seo criminal. Isso vai estar no cdigo de organizao judiciria do Estado e isso tem que ser levado para a prova. Promotor no exerccio da funo eleitoral investigando: HC no TRE que entendeu que ele pode investigar. Promotor de justia com crime conexo com desembargador: um tem foro no TJ e o outro no STJ. Divide o julgamento? O STF entendeu por bem manter o julgamento unido no STF usando como critrio a conexo que no est na CF, mas sim no CPP. Um MS contra membro do MP do RJ julgado onde? Numa cmara cvel do TJRJ. Continuar com as prerrogativas fazendo uma anlise a partir do art. 81 da LOMPRJ, que so as prerrogativas do membro do MP que no exigem exerccio funcional, apenas vinculao carreira.

Art. 81 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: I - ser ouvido, como testemunha ou ofendido, em qualquer processo, procedimento ou inqurito, em dia, hora e local previamente ajustados com o juiz ou a autoridade competente; Essa prerrogativa quando o membro do MP est na condio de testemunha ou ofendido. II - no estar sujeito a intimao ou convocao para comparecimento, exceto se expedida pela autoridade judiciria ou por rgo Superior competente do Ministrio Pblico, ressalvadas as hipteses constitucionais; Aqui se insere o poder de convocao de uma CPI que j falei sobre isso e defendi que o membro do MP no pode ser convocado perante a CPI para falar sobre a atividade-fim. Se for para outro auxlio, tem que ir, mas no para explicar o contedo de uma manifestao. III - no ser preso ou detido seno por ordem escrita do Tribunal competente (lembrar do foro especial para saber qual a autoridade competente), salvo em flagrante delito de crime inafianvel, caso em que a autoridade far imediata comunicao e apresentao do membro do Ministrio Pblico ao Procurador-Geral de Justia, sob pena de responsabilidade e relaxamento da priso; IV - no ser indiciado em inqurito policial, observando-se o disposto no pargrafo 1. deste artigo; Quem investiga o MP o PGJ, o seu chefe. V - ser processado e julgado originariamente pelo Tribunal de Justia deste Estado, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; Mesmo se o membro do MP praticar um crime de homicdio no Acre, ser julgado pelo TJ do RJ. VI - ser custodiado ou recolhido a priso domiciliar ou sala especial de Estado Maior, por ordem e disposio do Tribunal competente, quando sujeito a priso antes do julgamento final; A Lei do MPU fala que a priso definitiva tambm tem que ser segregada, no pode ficar junto com os demais presos.

VII - ter assegurado o direito de acesso, retificao e complementao dos dados relativos sua pessoa, nos rgos da instituio. Agora, segundo grupo, prerrogativas que dependem do exerccio funcional, art. 82. Tem duas que eu vou destacar que j levaram a uma manifestao do STF. III - receber intimao pessoal em qualquer processo ou procedimento, atravs da entrega dos autos com vista ao membro do Ministrio Pblico com atribuio; Aqui se alcanam os procedimentos pr-processuais. Tudo que disser respeito a processo ou procedimento que ter intimao pessoal. H discusso no que tange matria eleitoral por causa da celeridade eleitoral e as leis eleitorais dizem que os autos ficam disponveis no cartrio. Existem decises do TSE que dizem que a lei eleitoral especial e prevalece sobre a do MP. Outros autores dizem que a justia eleitoral que tem que se organizar sobre isso. Outra questo, se eu recebo uma intimao e percebo que no minha, mas de outro colega, o que cabe eu devolver ao juiz dizendo que no tenho atribuio para oficiar no feito e no assumir a responsabilidade por remessa interna corporis porque a vai se discutir se perdeu o prazo ou no, o MP um s, unidade, etc. Em que momento se d por intimado o MP? Antes valia a data que o promotor escreveu no processo, mesmo que os autos tivessem chegado antes. Isso gerou um inconformismo muito grande e o STF, chamado a decidir, entendeu que o termo inicial se d com a entrada dos autos no setor administrativo do MP. A segunda prerrogativa que eu quero mostrar o inciso IV que guarda relao com a independncia funcional. Fala em inviolabilidade. IV - gozar de inviolabilidade pelas opinies que emitir ou pelo teor de suas manifestaes, podendo ainda pronunciar-se livremente sobre os processos e procedimentos sob sua atribuio, ressalvadas as hipteses de sigilo legal; H aqui uma proteo para o desempenho do exerccio funcional e essa proteo alcana as opinies, manifestaes, e o dever de informar. Essa prerrogativa foi combatida por alguns setores do Congresso Nacional para criar uma lei da mordaa para fazer com que membros do MP no se manifestassem seno depois do trnsito em julgado ou de julgada em primeiro grau. O MP precisa informar sociedade o que est fazendo; mais do que possibilidade, dever. Se o membro do MP est falando uma notcia publica e verdadeira, quem fala ali o MP, no existe ilegalidade nesse ato. Chamo ateno para o pargrafo nico do art. 82.

Pargrafo nico - As garantias e prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico previstas nesta Lei Complementar so inerentes ao exerccio de suas funes e irrenunciveis, no excluindo as estabelecidas em outras leis. No se pode dispor de suas prerrogativas, porque elas so suas, de seu cargo. Inclusive, no exercer as prerrogativas pode ensejar numa violao funcional (art. 118, II, um dos deveres do membro do MP zelar pelas prerrogativas; o art. 127, II, indica que descumprir um dever funcional infrao disciplinar). O terceiro grupo vai tratar da arma de fogo e da carteira funcional, art. 83 da LC 106/2003. Art. 83 - Os membros do Ministrio Pblico tero carteira funcional, expedida na forma de Resoluo do Procurador-Geral de Justia, valendo em todo o territrio nacional como cdula de identidade e porte de arma, independentemente, neste caso, de qualquer ato formal de licena ou autorizao. Pargrafo nico - Sero consignadas na cdula de identidade as prerrogativas constantes do caput e dos arts. 81, III, IV e VI, e 82, V, c, e XI, desta Lei. A carteira do MP serve como cdula de identidade dentro do territrio nacional e no fora, nem no Mercosul. Quanto ao porte de arma, deve-se verificar a aptido, fsica ou psicolgica. O porte de arma decorre de lei, o que significa que ele no se submete a nenhuma anlise de autoridade em conceder ou no. Passou no concurso, tem porte de arma. O STF diferencia porte de arma de registro de arma. O registro seria o momento para demonstrao da aptido tcnica. Ento, seria exigida sim aptido tcnica. O porte de arma que o membro tem decorrente da lei. Qual o tipo de arma deferido ao membro do MP? Sobre esse tema h um primeiro entendimento que vai tomar como base o Estatuto do Desarmamento. L no art. 6 h disposio que leis especficas deve conceder porte de arma. Isso indiscutvel. Qual a arma? De acordo com o Estatuto do Desarmamento, as armas seriam as de uso permitido. H um segundo entendimento, oposto a esse, indicando que as leis orgnicas que so especiais e a gente tem que olhar para o que est l dentro. As leis orgnicas no tm restrio, ento qualquer arma poderia ser manuseada pelo membro do MP. H uma posio intermediria que conjuga a primeira com um dado da realidade. Muitas vezes o membro do MP participa de atividades especiais com o pessoal da segurana pblica e, assim, ele poderia usar as mesmas armas dessas pessoas.

Em SP se entendeu que o uso seria de qualquer arma. O PGJ de SP no denunciou um membro do MP que estaria com uma arma de 9mm, entendo que a lei de SP no fazia essa restrio. Vamos olhar para os deveres, os quais so dados comuns. Art. 118 da LC 106. Vou destacar o inciso X, o nico dever que est na CF, no art. 129, 2, parte final. 2 As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. Ento, o membro deve residir na comarca da lotao, salvo autorizao do chefe. A ideia a de que o membro esteja prximo da sociedade que vai atender; que ele no seja um visitante. X - residir, se titular, na Comarca ou Regio correspondente sua lotao, observado o disposto em Resoluo do ProcuradorGeral de Justia; Aqui se fala em comarca ou regio e quem vai disciplinar uma resoluo, que aqui j existe, resoluo do gabinete do PGJ 1427/2008. Ento, essa resoluo alcana os membros titulares; os substitutos esto fora. O procurador de justia, como atua no tribunal, pode ter residncia em qualquer lugar.

Aula 07 Agora hora de tratar sobre a parte final do regime jurdico diferenciado, dando enfoque parte disciplinar. A parte disciplinar est tratada em cada lei orgnica. Est faltando uma legislao nacional em termos disciplinares. Eu vou escolher a parte disciplinar que consta na lei do MPRJ. A parte disciplinar na LC 106/2003 vem apresentada nos arts. 125 ao 161. Temos dois artigos sobre disposies gerais. Art. 125 - Pelo exerccio irregular de suas funes, o membro do Ministrio Pblico responde penal, civil e administrativamente. Aqui ns temos a responsabilizao do membro do MP em todas as esferas. 1. - A atividade funcional dos membros do Ministrio Pblico sujeita a inspeo permanente, na forma dos arts. 24, I e II, 30, II, e 42, 2., desta Lei. Esses artigos apontam para os procuradores de justia, membros do MP que atuam em 2 grau nas causas que no so de atribuio do PGJ.

2. - O membro do Ministrio Pblico ser civilmente responsvel somente quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude. Somente dolo ou fraude para a responsabilizao civil. No alcana a esfera penal e a esfera administrativa. Art. 126 - A responsabilidade administrativa do membro do Ministrio Pblico apurar-se- sempre atravs de procedimento instaurado pela Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, observado o disposto no inciso V do artigo 19 desta Lei. Essa remisso a resposta que j caiu em prova sobre o tratamento diferenciado de membros do MPRJ em matria disciplinar. Contra procurador de justia precisa de aprovao prvia do rgo especial para se instaurar procedimento disciplinar; contra o promotor, no precisa. Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: V decidir representao do Corregedor-Geral para o fim de instaurao de sindicncia ou processo disciplinar contra Procurador de Justia; Procurador de justia s; promotor, no. A partir do art. 127 vamos ter o tratamento das chamadas faltas e penalidades. No art. 127 ns vamos ter as infraes disciplinares; no art. 128, as sanes disciplinares. E a vamos ter do art. 129 ao art. 135 a relao infrao x sano. Depois, um artigo para indicar quem aplica a punio, art. 136, e depois temos dois artigos tratando da prescrio da infrao disciplinar, arts. 137 e 138. No art. 136 est o segundo tratamento diferenciado em matria disciplinar envolvendo promotores e procuradores. Art. 127 - Constituem infraes disciplinares: I - negligncia no exerccio das funes; II - descumprimento de dever funcional; III - infringncia de proibio ou vedao; IV - procedimento reprovvel ou conduta que importe em desrespeito s leis em vigor, s autoridades constitudas ou prpria Instituio; V - revelao de segredo que conhea em razo de cargo ou funo;

VI - abandono de cargo; VII - prtica de crime incompatvel com o exerccio do cargo; VIII - prtica de improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4., da Constituio da Repblica. Eu chamo a ateno para o art. 132 que fala da pena de disponibilidade. Eu acrescentaria o art. 132 para lembrar que a disponibilidade aparece como pena no art. 132. Ns no temos na nossa lei orgnica previso de aposentadoria compulsria. Na CF voc acha. O CNMP no pode aplicar a aposentadoria compulsria porque no tem previso na lei orgnica, falta hiptese de incidncia. Quais so as duas autoridades indicadas para punir o membro do MP? O PGJ e o corregedor-geral. O Mazzili, quando comenta a lei nacional (que no tem parte disciplinar, mas fala da corregedoria), o artigo que diz que o corregedor pode punir, diz que quando ele participa da investigao, no pode punir, sob pena de confundir os papeis. O corregedor no RJ s est autorizado a aplicar duas punies, as mais brandas, e somente aos promotores: advertncia e censura a promotor. Somente aos promotores, o que significa dizer que qualquer outra punio deve ser aplicada pelo procurador-geral de justia. Nos arts. 137 e 138 ns temos a prescrio. Agora outra etapa que o processo disciplinar. Ele vem em trs grupos de artigos. Vou dar ateno somente ao primeiro grupo. Vamos agora s disposies gerais do processo disciplinar, arts. 139 ao 142. Art. 139 - A apurao das infraes disciplinares ser feita mediante processo de natureza administrativa, instaurado pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico, asseguradas as garantias da ampla defesa e do contraditrio, observado sempre o sigilo, salvo se o indiciado a ele renunciar. 1. - O processo disciplinar ser: I - ordinrio, quando cabveis as penas de suspenso, demisso ou cassao da aposentadoria ou da disponibilidade; II - sumrio, nos casos de faltas apenadas com advertncia ou censura. 2. - Independe de processo disciplinar a propositura da ao civil para perda do cargo, na hiptese de condenao irrecorrvel

pela prtica de crime incompatvel com o exerccio do cargo, prevista nos 3. e 4. do art. 134. Quanto ao 2, nessa hiptese, daquelas que justificam a ao civil para a perda do cargo, nessa no necessrio aguardar o desfecho da ao disciplinar. Isso d a entender que para as outras hipteses necessrio. Art. 140 - O processo disciplinar ser precedido de sindicncia, de carter investigatrio, quando insuficientemente instruda a notcia de infrao imputvel a Promotor de Justia, e depender de autorizao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, quando imputvel a Procurador de Justia. Mais uma vez o art. 140 refora a necessidade de autorizao do rgo especial para tocar para frente um processo disciplinar envolvendo procurador de justia. O art. 141 trata do afastamento do membro do MP do exerccio funcional. O primeiro afastamento se d quando h estgio confirmatrio, quando o parecer contrrio, o membro do MP se afasta do exerccio funcional e suspenso o prazo para o vitaliciamento, art. 62. Tem um outro caso de natureza penal, art. 134, 5. 5. - Respondendo o membro do Ministrio Pblico a processo criminal pela prtica dos crimes descritos no 3., ou a qualquer outro crime que possa ser considerado incompatvel com o exerccio do cargo, deliberar o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, mediante provocao do ProcuradorGeral de Justia, sobre o afastamento do membro do Ministrio Pblico de seu rgo de execuo at o trnsito em julgado da deciso, permanecendo o mesmo disposio do ProcuradorGeral de Justia nesse perodo. Somente as infraes mdias e graves que justificam o afastamento do membro do MP do exerccio funcional. Ento, ns temos trs hipteses de afastamento do membro do MP de suas funes. Art. 62, durante o estgio confirmatrio, durante o chamado de incidente ao vitaliciamento; o art. 134, 5, quando responde a processo penal por crime incompatvel com as funes; e art. 141 quando responde a processo administrativo disciplinar ordinrio, ou seja, relacionado s sanes mais graves. Art. 141 - Ao instaurar processo disciplinar ordinrio, ou no curso deste, o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico poder representar ao Procurador-Geral de Justia para o afastamento provisrio do imputado de suas funes, se necessria a medida para garantia da regular apurao dos fatos.

1. - O afastamento, sem prejuzo dos vencimentos e vantagens do imputado, ter durao de at 60 (sessenta) dias, prorrogvel, no mximo, por mais 30 (trinta) dias. 2. - Tratando-se de falta punvel com as sanes previstas nos incisos III a V do art. 128, imputada a membro do Ministrio Pblico ainda no vitaliciado, o afastamento importar na imediata suspenso do exerccio funcional e do prazo para vitaliciamento, na conformidade do disposto no art. 62, 2. e 4., desta Lei. Lembrar, ento, que so trs artigos sobre a hiptese de afastamento do exerccio funcional. Depois, rito ordinrio do art. 143 ao art. 153; e o rito sumrio, art. 154 e 155. Uma ltima etapa a reviso do processo disciplinar, arts. 156 ao art. 161. Art. 156 - Admitir-se-, a qualquer tempo, salvo na hiptese de decretao de perda do cargo, a reviso do processo disciplinar de que tenha resultado imposio de sano, sempre que forem alegados vcios insanveis no procedimento ou prova nova que justifique o reexame da deciso. 1. - No constituir fundamento para reviso a simples alegao de injustia da penalidade imposta. 2. - No ser admitida a reiterao do pedido de reviso pelo mesmo motivo. Art. 157 - A reviso poder ser pleiteada pelo punido ou, se falecido, desaparecido ou interdito, por seu curador, cnjuge ou companheiro, ascendente, descendente ou irmo. Art. 158 - O pedido de reviso ser dirigido ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, que, se o admitir, determinar seu processamento, na forma regimental, em apenso aos autos originais e designar Comisso Revisora composta por trs Procuradores de Justia que no tenham participado do processo disciplinar. Art. 161 - O membro do Ministrio Pblico punido com advertncia ou censura poder requerer ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia o cancelamento das respectivas notas em seus assentamentos, decorridos 5 (cinco) anos da deciso final que as aplicou, desde que no tenha sofrido, no perodo, nova punio, nem esteja respondendo a sindicncia ou processo disciplinar.

Fechamos a parte disciplinar.

7) Funes institucionais do MP So apresentadas no art. 129 da CF. Ns temos do inciso I ao IX um rol no taxativo, que abre a possibilidade de acrscimos. Eu j acrescento desde logo aqui, numa remisso importante, os arts. 34 ao 38 na LC 106/2003. Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; Claro que, na hiptese de inrcia do MP, h a ao penal privada subsidiria da pblica. interessante aqui fazer uma comparao do inciso I e do inciso III. III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; Aqui a CF exemplificou muito pouco. Esses coletivos so lato sensu ou stricto sensu? Vamos ver o art. 134, VI, a, da LOMPRJ (promover o inqurito civil e propor a ao civil pblica, na forma da lei, para a proteo, preveno e reparao dos danos causados a criana ou a adolescente, a idoso, pessoa com deficincia fsica, meio ambiente, consumidor, contribuinte, bens com valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico e a outros interesses difusos, coletivos e individuais indisponveis e homogneos). 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. H referncia nesse 1 a uma legitimidade concorrente e disjuntiva. Aqui a gente traz como exemplo a defensoria pblica, a qual tem autorizao para defender direitos difusos e coletivos. II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia;

IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; Essa tarefa do MPF, art. 37, II, LC 75/93. VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; Temos aqui a notificao e a requisio. A notificao de pessoas; requisio, de informaes. A requisio de informaes pblicas ou privadas. Deve haver respeito lei complementar e devem ser feitas em procedimento administrativo da sua atribuio. Sendo assim, pressupe-se que esse procedimento administrativo j tenha sido instaurado. Pode ser de natureza civil ou penal. H instrumento de coero para o cumprimento disso? Art. 35, I, a da LC do RJ. Art. 35 - No exerccio de suas funes, cabe ao Ministrio Pblico: l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los: a) expedir notificaes para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de no comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela Polcia Civil ou Militar, sem prejuzo do processo por crime de desobedincia, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei; Temos a conduo coercitiva; crime de desobedincia. Esse dispositivo faz referncia a quando o MP atua na investigao civil. E na penal? Pode subtender, mas combina ele com o art. 80 da Lei Nacional e com o art. 8, I, da LC 75/93. Quem a autoridade destinatria da requisio e da notificao? Eu preciso ficar atento ao art. 35, 1, da Lei Estadual. 1. - As notificaes e requisies previstas neste artigo, quando tiverem como destinatrios o Governador do Estado, os

Ministros de Estado, os membros do Poder Legislativo Federal e Estadual, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os membros dos Tribunais Federais e Estaduais, os membros do Ministrio Pblico junto aos referidos Tribunais e os membros dos Tribunais de Contas, sero encaminhadas pelo Procurador-Geral de Justia. Aqui como se fosse criada uma burocracia em respeito funo que ela exerce e a a notificao ou requisio vai partir da autoridade mxima do Ministrio Pblico. A requisio de informaes talvez seja o maior problema. Na requisio, assim como na notificao, a CF mandou respeitar a lei complementar dentro do procedimento administrativo previamente instaurado pelo MP. Onde est na lei estadual? Art. 35, I, b e d c/c art. 80 da Lei Nacional c/c art. 8, II e IV da Lei do MPU. Por que duas alneas e dois incisos? Porque estamos falando de informaes pblicas e privadas. A informao pblica no h como negar. O problema est na informao privada. A informao privada deveria ser entregue ao MP, art. 35, I, d. Art. 35 - No exerccio de suas funes, cabe ao Ministrio Pblico: l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los:15 d) requisitar informaes e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processos em que atue; 2. - O membro do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, inclusive nas hipteses legais de sigilo. 6. - S podero ser requisitadas informaes de carter sigiloso para instruir procedimentos em curso, de atribuio do requisitante, que dever indicar o nmero do procedimento e, quando for o caso, o motivo da requisio. Esses pargrafos do a entender que qualquer informao privada pode ser requisitada pelo membro do MP, porque h preocupao da lei orgnica de estabelecer a proteo desse sigilo. Onde est o limite de requisio de informaes privadas? At o ponto em que haja uma reserva de jurisdio. E a quebra do sigilo bancrio, fiscal e telefnico, como fica? O MP pode determinar a quebra do sigilo bancrio, fiscal e telefnico? Quem no Brasil pode

determinar sem nenhuma dvida? O juiz e a CPI. No final do seu trabalho a CPI entrega o resultado para quem? Para o MP, o qual poder receber uma quebra de sigilo bancrio ou telefnico quando a CPI determinou. A resposta, atualmente, no Brasil, que o MP no pode determinar a quebra. O STF enquadrou sigilo bancrio, fiscal e telefnico como algo muito importante relacionado privacidade. E ao conceituar dessa maneira, entendeu que o MP no teria a imparcialidade necessria para ponderar a necessidade de manuteno ou de quebra desses sigilos. Ento, como membro do MP, para no semear uma nulidade, devo dirigir o pedido ao juiz. Existem excees? Envolvendo sigilo bancrio, o STF j entendeu vlida a requisio direta do MP a um banco quando a conta corrente recebia verba pblica. Dinheiro pblico no pode ter privacidade. E o sigilo fiscal? O MP no pode requisitar sigilo fiscal. Mas o fisco pode, no desempenho de sua atuao, se verificar irregularidade, informar o MP. O STF teve deciso recente dizendo que se o fisco mandar tudo estaria quebrando o sigilo fiscal sem ordem judicial. O caminho seria um convnio entre o MP e o fisco para que o MP, sabendo da irregularidade, faa o pedido de quebra ao juzo. Sigilo bancrio o extrato da conta; o fiscal, o imposto de renda; o telefnico o extrato da conta de telefone. E os dados cadastrais, somente eles? Tem gente que diz que pode, outros no; tem gente que diz que no privacidade, um tangenciamento da privacidade. Eu tenho alguns exemplos de julgados sobre essa matria: HC 160646/SP, 5 Turma, STJ, 1/9/2011; HC 175.930/PE, 5 Turma, STJ, 7/10/2010; Suspenso da Segurana 2382, 27/9/2010: o Brasil se comprometeu por tratados internacionais a combater o crime organizado. Por esses tratados, pode ser que o Brasil, por essa via cooperativa de natureza administrativa, obtenha acesso a dados bancrios que esto no exterior. Esse caminho no tem previso de participao do Judicirio. O Presidente do STJ decidiu que a autoridade brasileira no pode obter no exterior, por essa via, o que est vedado na via interna do seu pas.

VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais;

IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas.

8) Estrutura orgnica do MPRJ Os assuntos que estudamos at aqui poderiam ser tratados com base em quaisquer leis orgnicas. possvel ser aplicado a qualquer MP brasileiro, mas usei a Lei Orgnica do RJ. O nosso foco agora o MP do RJ e sua estrutura orgnica. Lembro que a estrutura dos MPs so parecidas. Ns temos quatro estrutura orgnicas: rgo da administrao superior; rgos da administrao; rgos de execuo; e rgos auxiliares. A lista dos rgos da administrao superior est no art. 4; o art. 5 lista os rgos da administrao; o 6, de execuo; o 7, os auxiliares. S nos rgos de execuo que est a atividade-fim. Somente os rgos de execuo que podem praticar a chamada atividade-fim. Voc pode encontrar membros do MP nos outros rgos. rgos da administrao superior: Procuradoria-Geral de Justia, Colgio de Procuradores de Justia, Conselho Superior, Corregedoria-Geral. Os rgos de administrao: Procuradorias de Justia e Promotorias de Justia. rgos de execuo: Procurador-Geral de Justia, Colgio de Procuradores de Justia, Conselho Superior, Procuradores de Justia, Promotores de Justia, Grupos Especializados de Atuao Funcional. rgos auxiliares: Centro de Apoio Operacional, Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional, Comisso de Concurso, Centro de Estudos Jurdicos, Servios Auxiliares e Estagirios. Os mais importantes so os rgos de execuo, eles que esto autorizados a desempenhar a atividade-fim. O Colgio de Procuradores e o Conselho Superior podem estar na atividademeio e na atividade-fim; so rgos da administrao superior e execuo. A Corregedoria-Geral no tem nenhuma funo no rgo de execuo.

Vamos olhar agora s para os rgos de administrao superior. A Procuradoria-Geral de Justia est apresentada no art. 8 ao 15.

Ela chefiada pelo Procurador-Geral, eleito a cada dois anos. A estrutura interna organizada por resoluo expedida pelo Procurador-Geral de Justia, para dar mais dinamismo. Ele comea sempre pelo dia 17 de janeiro de um ano mpar. Isso significa que nessa data provavelmente saia uma resoluo. A presente resoluo a 1796 de 2013. Tem que levar essa resoluo. O art. 8 est preocupado com a escolha do PGJ. O art. 9 trata da escolha do PGJ ao tratar das inelegibilidades. Vamos ver as hipteses de substituio do PGJ pelo procurador de justia mais antigo nessa classe de procurador de justia (no necessariamente o decano, o mais antigo da instituio). A primeira hiptese o art. 9, 2, quando o PGJ resolve novamente se candidatar a PGJ e a necessria a sua desincompatibilizao. 2. - O Procurador-Geral de Justia que estiver concorrendo reeleio ser substitudo, no perodo de desincompatibilizao, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. Nesses dias antes da eleio o PGJ sai, provavelmente vai fazer uma campanha, e entra o mais antigo procurador de justia. A segunda hiptese vem no art. 10, chamada hiptese de vacncia. Art. 10 - Vagando, no curso do binio, o cargo de ProcuradorGeral de Justia, ser investido interinamente no cargo o Procurador de Justia mais antigo na classe, convocando-se obrigatoriamente, nos 15 (quinze) dias subseqentes, nova eleio para elaborao de lista trplice, observado, no que couber, o disposto nos arts. 8. e 9., desta Lei. No h um vice-procurador-geral de justia, nem existe um mandato tampo. A terceira hiptese est no art. 11, pargrafo nico, o qual trata das ocasies de impedimento e suspeio do PGJ. Tem duas partes, o que interessa a segunda parte. Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. A ltima hiptese o art. 46, 1. Art. 46 - A Comisso de Concurso, rgo auxiliar da Procuradoria-Geral de Justia de natureza transitria, presidida pelo Procurador-Geral de Justia, integrada por Procuradores de Justia e constituda na forma do art. 22, X, desta Lei e do que

dispuser o Regimento Interno do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 1. - Nos casos de impedimento ou suspeio do ProcuradorGeral de Justia, caber a presidncia da Comisso ao Procurador de Justia mais antigo na classe. O art. 11 muito importante porque vai listar vrias tarefas do PGJ no papel de chefe do MP. No art. 39 voc tambm vai encontrar atividades do PGJ. No art. 11, o PGJ como dentro da administrao superior e, no art. 39, o PGJ como rgo de execuo. Faa uma comparao entre o art. 11, pargrafo nico, com o art. 25, pargrafo nico, porque um fala do PGJ e o outro do corregedor-geral sobre impedimento e suspeio. S que no art. 25, impedimento e suspeio no leva mesma soluo que o art. 25, pargrafo nico. Art. 11. Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. Art. 25. Pargrafo nico - O Corregedor Geral, nos seus impedimentos, frias, licenas e afastamentos, ser substitudo pelo Subcorregedor-Geral mais antigo e, em caso de suspeio, por membro do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia por este indicado, vedada, em qualquer caso, a substituio nos rgos colegiados. O que diz o art. 12 da Lei Estadual? a etapa da destituio antecipada do PGJ. Art. 12 - A destituio do Procurador-Geral de Justia , por iniciativa do Colgio de Procuradores, dever ser precedida de autorizao de 1/3 dos membros da Assemblia Legislativa. E o art. 13? Art. 13 - O Procurador Geral de Justia nomear, dentre os Procuradores de Justia, 04 (quatro) Subprocuradores-Gerais de Justia com funes de substituio e auxlio, a serem definidas em Resoluo. J houve Estado que mudou a CE para que o Governador nomeasse o PGJ e os sub-PGJs e isso foi declarado inconstitucional pelo STF como violao autonomia do MP. O que est na Constituio que o Governador escolha apenas o PGJ. Depois, art. 14.

Art. 14 - O Procurador-Geral de Justia poder ter em seu Gabinete, no exerccio de cargos e funes de confiana, Procuradores de Justia e Promotores de Justia vitalcios, por ele designados. Aqui um dos poucos lugares em que aparece a palavra vitalcio. Art. 15, ltimo dessa verificao, foi revogado e voltou novamente. um artigo moralizador, coloca para o PGJ e os subprocuradore-gerais para que no possam concorrer ao quinto constitucional e ao STJ. Para o PGJ ainda se estende mais um ano depois que ele deixa de ser PGJ. Art. 15 - O Procurador-Geral de Justia e os SubprocuradoresGerais no podero integrar as listas sxtuplas a que se refere o art. 22, XIII, desta Lei durante o perodo em que ocuparem os referidos cargos, permanecendo o impedimento para o Procurador-Geral de Justia nos doze meses subseqentes ao trmino do mandato. Fechamos os artigos da Procuradoria-Geral de Justia. O Colgio de Procuradores de Justia vai encontrar sua disciplina no art. 16 ao art. 19. De cara, o Colgio pode operar na forma de pleno ou plenrio ou na forma de rgo especial. Nesse ponto, a Lei Nacional indica, no seu art. 13, o seguinte: Art. 13 Para exercer as atribuies do Colgio de Procuradores de Justia com nmero superior a quarenta Procuradores de Justia, poder ser constitudo rgo Especial, cuja composio e nmero de integrantes a Lei Orgnica fixar. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica s hipteses previstas nos incisos I, IV, V e VI do artigo anterior, bem como a outras atribuies a serem deferidas totalidade do Colgio de Procuradores de Justia pela Lei Orgnica. No obrigatrio que exista um rgo especial no Colgio de Procuradores de Justia, mas est autorizado, no MP que tenha mais de 40 Procuradores, a sua criao. No RJ, o pleno est no art. 16; o rgo especial, no art. 18. Art. 16 - O Colgio de Procuradores de Justia, rgo de Administrao Superior e de Execuo do Ministrio Pblico, integrado por todos os Procuradores de Justia em exerccio e presidido pelo Procurador Geral de Justia.

Ento, o plenrio formado por procuradores de justia em exerccio presidido pelo PGJ. E o rgo especial, como composto? Art. 18. Art. 18 - Para exercer as funes do Colgio de Procuradores de Justia, no reservadas, no artigo anterior, sua composio plena, constituir-se- um rgo Especial, composto pelo Procurador-Geral de Justia, que o presidir, pelo CorregedorGeral do Ministrio Pblico, pelos 10 (dez) Procuradores de Justia mais antigos na classe e por 10 (dez) Procuradores de Justia eleitos em votao pessoal, plurinominal e secreta, nos termos do inciso V (eleitos pelo Colgio) do caput do artigo anterior. O total de 22 componentes e, desse total, 12 so membros natos e 10 so eleitos. O art. 17 elenca as tarefas do pleno e o art. 19 as tarefas do rgo especial. O art. 19 trata das tarefas do rgo especial do Colgio na atividade-meio; compare ele com o art. 40 que apresenta a atividade-fim. Outra comparao que voc pode fazer so os arts. 17 e 19 com o art. 22; nos primeiros esto as tarefas do Colgio, pleno e rgo especial, na administrao superior; e no art. 22 esto as atividades do Conselho Superior como rgo da administrao superior que o outro rgo colegiado. Geralmente as tarefas do Pleno ou do rgo especial so mais institucionais; geralmente quando envolver um membro do MP, se vai para o exterior ou no, por exemplo, do Conselho Superior. Eu comentei que os integrantes eleitos do rgo especial, que so 10, podero ficar por 2 anos, admitida a reconduo. Nessa reconduo admitida, com esse a, no h limitao de s um perodo sucessivo. Prximo rgo da administrao superior o Conselho Superior do MP. O Conselho Superior est apresentado nos arts. 20 e 22. A composio do Conselho Superior de 10 integrantes, diferente do rgo especial do Colgio de Procuradores de Justia: PGJ e corregedor-geral tm presena certa, 2 membros natos. Alm deles, temos 4 procuradores de justia eleitos pelo Colgio de Procuradores de Justia; e temos 4 procuradores de justia eleitos pelos promotores. Aqui os eleitos so para 2 anos, admitida uma reconduo sucessiva. As tarefas esto distribudas no art. 22, so tarefas do Conselho Superior como rgo da administrao. O art. 41 trata das tarefas do Conselho Superior como rgo de execuo.

ltimo rgo da administrao do Conselho Superior, Corregedoria-Geral. A Corregedoria-Geral no desempenha atividade-fim, s atividade administrativa; art. 23 ao art. 26. importante comparar a Corregedoria-Geral com a Corregedoria-Nacional e lembrar que um um rgo interno e o outro um rgo externo do CNMP. Quando voc for fazer essa comparao, tem que estar atento ao art. 130-A, 3, e incisos, da CF. Para que serve a Corregedoria-Geral do MP? Art. 24. Art. 24 - A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico, incumbindo-lhe, entre outras atribuies: A gente vai ver no art. 24 e no art. 25 que a Corregedoria vai mexer com estagirios, mas ela no envolve servidores, os quais so tratados pela Secretria, que est dentro daquela resoluo que organizada a PGJ. Agora, l no CNMP a CorregedoriaNacional alcana os servidores. O art. 23 diz quem pode ser o Corregedor-Geral.

Art. 23 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito pelo Colgio de Procuradores de Justia, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. necessariamente um procurador de justia; 2 anos, admitida uma reconduo. O Corregedor-Nacional fica 2 anos e no pode ser reconduzido, art. 130-A, 3; o corregedor-nacional pode ser membro do MP, promotor de justia, e no necessariamente procurador de justia. A corregedoria interna no pode fiscalizar o PGJ, nem de seus assessores. Voc tem o corregedor e dois subcorregedores e, embaixo, voc tem no mnimo 4 (quatro) promotores de justia vitalcios. Art. 26 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser assessorado por dois Procuradores de Justia, que exercero as funes de Subcorregedor-Geral, e por, no mnimo, quatro Promotores de Justia vitalcios, por ele indicados e designados pelo Procurador-Geral de Justia. Art. 25, pargrafo nico.

Pargrafo nico - O Corregedor Geral, nos seus impedimentos, frias, licenas e afastamentos, ser substitudo pelo Subcorregedor-Geral mais antigo e, em caso de suspeio, por membro do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia por este indicado, vedada, em qualquer caso, a substituio nos rgos colegiados. E se o corregedor indica membros e o PGJ no quer designar? Art. 26, 1. 1. - Recusando-se o Procurador-Geral de Justia a designar os Promotores de Justia que lhe forem indicados, o CorregedorGeral poder submeter a indicao deliberao do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, cuja aprovao suprir o ato de designao.

Os demais rgo auxiliares, ns temos como rgo da administrao puro simplesmente as Procuradorias de Justia e as Promotorias de Justia. A gente deve entender elas como uma unidade administrativa dentro da qual existem servidores, equipamento, luz, ar-condicionado etc. Os artigos so do 27 ao 30. Os rgos auxiliares a gente tem que ter um cuidado adicional. Ns temos uma lista de seis rgos auxiliares. Centro de Apoio Operacional, CAO ou CAOP, art. 44. Esses rgos auxiliares no podem desempenhar atividade-fim. Esse centro por matria e, sendo assim, tem que ter um membro do MP como coordenador. Vai ter um membro MP na frente do CAO, mas ele no est no desempenho da atividade-fim, mas sim em atividade administrativa de apoio. O outro rgo auxiliar o Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional que ganhou o art. 45. O CRAAI por regio. Tem o objetivo, por exemplo, de aproximar a administrao do interior. mais um apoio de estrutura. No est habilitado para desempenhar atividade-fim. Depois vem a Comisso de Concursos, Centro de Estudos Jurdicos para aperfeioar o conhecimento dentro da instituio, servios auxiliares e os estagirios oficiais. Isso fecha toda a estrutura administrativa do MP que vai apoiar a atividade-fim que o foco principal do MP. No grupo dos rgos de execuo, a distribuio das tarefas foi feita comeando pelo PGJ. Isso d a ideia de que as atribuies dos rgos posteriores so residuais. O PGJ, como rgo de execuo, suas tarefas sero listadas no art. 39. No confundam que, ainda que a atribuio originria for do PGJ, ele pode delegar a tarefa (inciso XVII). Ele pode delegar qualquer funo sua a qualquer membro do MP.

A primeira atividade do PGJ propor ADI. Para entender esse inciso I, a gente precisa ver o art. 34, II. Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: II - propor ao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais, face Constituio Estadual; Aqui eu vou entender que esse controle que est autorizado um controle que o PGJ vai fazer atravs da chamada representao de inconstitucionalidade dirigida ao TJRJ, tendo como parmetro a CERJ, tendo por base leis ou atos normativos estaduais ou municipais. O art. 103 da CF s coloca o PGR como legitimado na ADI. Se o PGJ quiser chegar ao STF, hoje, tem que representar ao PGR. Isso pode mudar. Olha o que admite o art. 37, pargrafo nico, da LC 75. Pargrafo nico. O Ministrio Pblico Federal ser parte legtima para interpor recurso extraordinrio das decises da Justia dos Estados nas representaes de inconstitucionalidade. Segunda hiptese do art. 39. II - representar para fins de interveno do Estado em Municpio, com o objetivo de assegurar a observncia de princpios inscritos na Constituio Estadual ou promover a execuo de lei, de ordem ou de deciso judicial; III - oficiar, como rgo do Ministrio Pblico, inclusive assistindo s respectivas sesses e fazendo uso da palavra, para intervir em qualquer assunto ou feito: a) no Tribunal Pleno, no rgo Especial e no Conselho da Magistratura do Tribunal de Justia; b) no Plenrio do Tribunal de Contas do Estado (declarada inconstitucional); Aqui cabe ao PGJ oficiar no rgo especial, no pleno ou no conselho da magistratura do TJ. Nos outros rgos do TJ no com o PGJ. Isso no significa que o PGJ atue apenas no segundo grau. Remisso ao art. 134, 6; art. 39, VIII e ao art. 39, V, art. 28 do CPP, RGPJG 1521/2009, todos exemplos de atuao do PGJ no primeiro grau.

Aula 08

IV - interpor recurso ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justia; Isso uma decorrncia natural do trabalho. A gente tem que encontrar um motivo pelo qual a lei trouxe essa previso. Essa possibilidade de recorrer ao STF e ao STJ a gente vai dividir em duas formas: na atribuio originria junto ao rgo especial e ao pleno do TJRJ, art. 39, III, da LC 106/2003. A outra hiptese pode ser a seguinte: uma atribuio recursal subsidiria. Em que hiptese vai ocorrer? Dentro do MP, no primeiro grau atuam os promotores de justia, assim como os promotores de justia substitutos. No segundo grau, oficiam os procuradores de justia. O PGJ tem atribuio como rgo de execuo tanto no primeiro grau, como no segundo grau. Se a gente pega o segundo grau, o PGJ vai oficiar no pleno, no rgo especial e no conselho da magistratura. O que sobrou? As cmaras e a seo. Vamos supor que uma causa que est sendo julgada pela cmara envolve um assunto de interesse institucional. Ns temos uma lista de enunciados, ainda em vigor, produzidos em 2009 pela assessoria de recursos constitucionais do PGJ. Esses enunciados refletem o chamado pensamento institucional. Imagine que saia uma deciso contrariando um enunciado desse e o procurador de justia entende que esse enunciado no est certo e ele no quer recorrer dessa deciso. E a surge essa forma de encontrar no inciso IV uma forma de autorizao para que o PGJ venha aqui e recorre, mesmo sem oficiar aqui. Isso acabou corroborado por uma resoluo que eu recomendo a leitura, pequena, publicada junto com essa lista de enunciados, Resoluo 1506/2009. Vou destacar o art. 2, IV e pargrafo nico. O que vai fundamentar isso? A ideia de unidade sob a tica do exerccio funcional. V - ajuizar mandado de injuno; No Estado do RJ, a CE colocou na competncia do TJRN a responsabilidade por julgar as omisses da legislao estadual apenas, e no municipal, como em SP. Caberia ao primeiro grau, ento, julgar as omisses da legislao municipal. Se dessa forma, atribuio do PGJ impetrar mandado de injuno em primeiro grau quando o problema for decorrente de falta de legislao municipal. VI - ajuizar ao penal de competncia originria do Tribunal de Justia, bem como medidas cautelares a ela conexas, em todas oficiando; Ns estamos aqui resumindo a falar das autoridades com foro especial junto ao TJRJ: prefeito, juiz, membro do MP, vereadores e por a vai.

VII - determinar o arquivamento de representao, notcia de crime, peas de informao, concluses de Comisses Parlamentares de Inqurito ou inqurito policial, nas hipteses de suas atribuies legais, inclusive em procedimento visante ao de que trata o inciso anterior; Quando a matria chega ao PGJ, estamos diante de dois cenrios possveis: na sua atribuio originria ele pode determinar o arquivamento, conforme o inciso VI. Nesse caso, no submete a sua deciso a nenhuma autoridade judicial. A segunda forma de o PGJ determinar o arquivamento quando o assunto chega para ele na via do art. 28 do CPP. Nesse momento, est esgotada a questo. Quando ele determina o arquivamento com base no art. 28, s com provas novas pode desarquivar. Agora, quando determina o arquivamento com base na sua atribuio originria, ns temos que ter previso de algum mecanismo que controle a obrigatoriedade tambm do PGJ como rgo de execuo. Esse mecanismo aparece no art. 40 da LC 106. Art. 40 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, atravs de seu rgo Especial, rever, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, mediante requerimento de legtimo interessado, deciso de arquivamento de Inqurito Policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de Justia, nos casos de sua atribuio originria. Pargrafo nico - Sendo revista a deciso, o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia designar um de seus membros para oferecer a denncia. Inciso VIII. VIII - exercer as atribuies previstas no art. 129, II e III, da Constituio da Repblica, quando a autoridade reclamada for o Governador do Estado, o Presidente da Assemblia Legislativa ou os Presidentes de Tribunais, bem como quando contra estes, por ato praticado em razo de suas funes, deva ser ajuizada a competente ao; Esse inciso no fala dos desembargadores e dos secretrios de Estado. As autoridades so s essas que esto previstas. Pergunta que caiu na ltima prova em constitucional: a lei estadual pode ampliar o que est a? Exemplo: botar todos os deputados estaduais e todos os conselheiros do Tribunal de Contas... Se voc faz isso, est aumentando muito a atribuio do PGJ. A gente tem que olhar para a lei nacional.

Art. 29. Alm das atribuies previstas nas Constituies Federal e Estadual, na Lei Orgnica e em outras leis, compete ao Procurador-Geral de Justia: VIII - exercer as atribuies do art. 129, II e III, da Constituio Federal, quando a autoridade reclamada for o Governador do Estado, o Presidente da Assemblia Legislativa ou os Presidentes de Tribunais, bem como quando contra estes, por ato praticado em razo de suas funes, deva ser ajuizada a competente ao; A lei nacional estipulou o mnimo e a lei estadual pode acrescer? Essa matria foi discutida na ADI 1916/MS. Dentro do julgamento houve uma diviso de pensamento. Alguns entenderam que essa questo era de competncia da Unio porque se tratava de legislar sobre processo civil. Outros entenderam que se tratava de distribuir as atribuies que so do MP. O embate entre o art. 22, I, da CF e o art. 128, 5, tambm da CF. Essa ADI entendeu que possvel sim ao Estado ampliar o rol porque matria de autonomia do MP. Os incisos IX, X, XI e XII so hipteses de natureza disciplinar. XIII - propor ao civil de decretao de perda do cargo de membro vitalcio do Ministrio Pblico, observado o disposto no art. 19, VIII, desta Lei; Tratamentos quando falamos da vitaliciedade. XIV - oferecer denncia ou representao, designar outro rgo do Ministrio Pblico para faz-lo ou insistir em promoo por arquivamento, nos casos previstos em lei; Quando ele entende que no para arquivar, ele passa a ser o promotor natural da causa. E a ns j falamos sobre isso se designao ou delegao e a entende a doutrina que caso de delegao. XV - requisitar autos arquivados, relacionados prtica de infrao penal, ou de ato infracional atribudo a adolescente, promover seu desarquivamento e, se for o caso, oferecer denncia ou representao, ou designar outro rgo do Ministrio Pblico para faz-lo; O desarquivamento, que exige fato novo, passa pelo PGJ. Isso no muito bom para o promotor natural. Existe at um texto do Marcellus Polastris em que ele diz que a regra deve ser que o prprio promotor natural desarquive e que s na inrcia em faz-lo, quando h um motivo que justifique, com base na obrigatoriedade da ao penal pblica, que o PGJ vem e faz. Ento, tem dois entendimentos, o literal e o do Marcellus Polastris.

XVI - exercer ou delegar a membro da Instituio qualquer funo atribuda ao Ministrio Pblico nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis, quando no conferida, expressamente, a outro rgo; XVII - delegar a membro do Ministrio Pblico suas funes de rgo de execuo; O procurador de justia e o promotor de justia no esto autorizados a delegar suas funes; mas o PGJ est autorizado a delegar. XVIII - designar administrador provisrio para as fundaes de direito privado, desde que no tenham sido criadas por lei e no sejam mantidas pelo Poder Pblico, sempre que inexistir administrador regularmente investido e tal se fizer necessrio. Fechamos aqui as atividades de rgo de execuo do PGJ. A gente vai analisar agora o colgio de procuradores de justia. Ns vimos na ltima aula que o colgio de procuradores de justia vai funcionar ou como pleno ou como rgo especial. Essa tarefa do colgio est previsto no art. 40 e foi entregue ao seu rgo especial. Eu chamo uma remisso lei nacional e ela pode induzir a erro. No incio da lei nacional, no art. 7 que fala sobre os rgos de execuo do MP, ela no coloca o colgio de procuradores de justia. Mas mesmo assim, ela colocou a atividade dele como rgo de execuo no art. 12, XI. Art. 12. O Colgio de Procuradores de Justia composto por todos os Procuradores de Justia, competindo-lhe: XI - rever, mediante requerimento de legtimo interessado, nos termos da Lei Orgnica, deciso de arquivamento de inqurito policial ou peas de informaes determinada pelo ProcuradorGeral de Justia, nos casos de sua atribuio originria; Art. 40 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, atravs de seu rgo Especial, rever, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, mediante requerimento de legtimo interessado, deciso de arquivamento de Inqurito Policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de Justia, nos casos de sua atribuio originria. Pargrafo nico - Sendo revista a deciso, o rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia designar um de seus membros para oferecer a denncia.

Essa atividade do rgo especial de reviso, vai rever. Esse rever precisa, para ser realizado, do requerimento do legtimo interessado. Essa reviso no automtica, mas sim provocada. O legtimo interessado, segundo Mazzili, seria aquele que poderia se habilitar no processo penal como assistente de acusao ou legitimado para ao popular, nos casos que tenha a ver com isso (cidado). Onde esto os casos de atribuio originria do PGJ em matria penal? Art. 39, VI. Isso um caso de controle extrajudicial de arquivamento na matria penal. Nesse caso, segundo o pargrafo nico, o corregedor poder subscrever uma denncia, mesmo sem ser rgo de execuo. Quem realizar a denncia o rgo especial, ele s foi o escolhido, no exemplo, para escrever. Vamos para o prximo rgo de execuo que o Conselho Superior do MP. O Conselho Superior tem as suas atividades de rgo de execuo previstas no art. 41. Art. 41 - Cabe ao Conselho Superior do Ministrio Pblico: I Decidir: a) os recursos interpostos dos atos dos Promotores com atribuio em matria de fundaes; b) o desarquivamento, por provocao de rgo do Ministrio Pblico, de inqurito civil, peas de informao ou procedimento preparatrio de inqurito civil. II Rever: a) o arquivamento de inqurito civil, peas de informao e procedimento preparatrio a inqurito civil; b) a deciso de indeferimento de representao de instaurao de inqurito civil; II Exercer as demais atribuies que lhe so conferidas em Lei. A atividade que mais acontece rever o arquivamento do inqurito civil. Essa reviso do arquivamento automtica, incluindo at mesmo o PGJ. um controle que, por ser obrigatrio, ele torna evidente que aqui tambm teremos a incidncia do princpio da obrigatoriedade da ao civil pblica. Quando o conselho superior entende que o arquivamento no deve ocorrer, ele vai chamar o PGJ para designar outro membro do MP.

E se o PGJ mandar arquivar e o Conselho entender que no caso de arquivamento, quem o tabelar dele? A gente vai ter que recorrer ao art. 11, pargrafo nico. Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. Eu destacaria tambm a atividade do inciso II, b. Poderia trazer aquela discusso do desarquivamento do inqurito penal para c? Poderia e aqui com um acrscimo. O Mazzili critica a atribuio do Conselho Superior porque, por estar na lei nacional, replicada nas leis estaduais. Isso porque na matria de ACP a legitimidade do MP concorrente e disjuntiva. Um membro do MP determina um arquivamento e, para desarquivar, tem que fazer esse pedido e os outros colegitimados no precisam fazer nada disso. Sobre o desarquivamento, voc tem que ver a Resoluo 1769 de 2012, a qual trata do inqurito civil. Ela substituiu a 1522 de 2009. Tambm tem que ver aqui a Resoluo 23 do CNMP e eventuais alteraes que tenham sido produzidas. O inciso II, c, foi revogado, o qual mandava o Conselho Superior rever os arquivamentos da investigao oficiosa de paternidade. Isso acabou. Por outro lado, a gente passou a ter uma resoluo nova indicando a necessidade de atuao do Conselho Superior na anlise dos arquivamentos envolvendo procedimentos voltados tutela individual de direito indisponvel, Resoluo 1778 de 2012. Os prximos rgos de execuo so os procuradores de justia e os promotores de justia, arts. 42 e 43. O ltimo rgo de execuo so os grupos especializados de atuao funcional (art. 6, VI e pargrafo nico). Art. 6. - So rgos de execuo do Ministrio Pblico: VI os Grupos Especializados de Atuao Funcional. Pargrafo nico - Os rgos de execuo referidos no inciso VI sero providos por tempo certo e disciplinados em resoluo do Procurador-Geral de Justia, aprovada pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. Os procuradores de justia tm as suas atribuies previstas no art. 42 da LC 106. Art. 42 - Cabe aos Procuradores de Justia exercer as atribuies do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Justia e ao Tribunal

de Contas do Estado, desde que no cometidas ao ProcuradorGeral de Justia. 1. - obrigatria a presena de Procurador de Justia nas sesses de julgamento dos processos em que oficie o Ministrio Pblico. 2. - Incumbe aos Procuradores de Justia correio permanente da atuao dos membros do Ministrio Pblico em exerccio nos rgos de execuo junto ao primeiro grau de jurisdio, sem prejuzo do disposto no art. 30, II, desta Lei. 3. - A atribuio a que se refere o art. 39, IV, poder ser exercida, concorrentemente, pelo Procurador de Justia que oficie no feito. Essa parte do Tribunal de Contas do Estado j foi declarada inconstitucional. A previso de atuao dos procuradores de justia judicial, o que no impede a possibilidade de atuao extrajudicial, no TJ. Isso nas hipteses que no so de atribuio do PGJ. Por atribuio prpria, o procurador de justia no pode, por exemplo, deflagrar uma ao penal ou uma ao civil pblica. Quando no comeam no primeiro grau, atraem a atuao do PGJ. Lembre do art. 39, XVII, que o PGJ pode delegar a um procurador de justia inclusive uma atuao junto ao primeiro grau. Os promotores, no art. 43, no h referncia expressa de que atuem no primeiro grau, mas residualmente foi o que sobrou. Art. 43 - Alm de outras funes cometidas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e demais leis, compete aos Promotores de Justia, dentro de sua esfera de atribuies: I - impetrar habeas-corpus e mandado de segurana e oferecer reclamao, inclusive perante os Tribunais competentes; II - atender a qualquer do povo, tomando as providncias cabveis; III - oficiar perante a Justia Eleitoral de primeiro grau, com as atribuies do Ministrio Pblico Eleitoral previstas na Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, que forem pertinentes, alm de outras estabelecidas na legislao eleitoral e partidria. O art. 43, III, est tratando dos promotores, inclusive substitutos, na matria eleitoral de primeiro grau.

O inciso I importante, o qual diz que nas suas esferas de atribuio os promotores ingressaro com essas medidas inclusive nos tribunais competentes. Podemos ter um promotor impetrando HC ou MS no tribunal, por exemplo. Inclusive, poder fazer uma reclamao diretamente no STF. O STJ j admitiu o MP estadual l, em mudana de jurisprudncia. No incio, dizia que era s o MPF; depois, exigiu ratificao do MPF; depois, passou a admitir o MP estadual diretamente l. Inclusive, j tivemos MS no STJ de MP estadual. H autores, como Zavascki, que dizem que o MP deve atuar na sua justia correspondente, mas no a posio de autores como Mazzili que sustentam que no h proibio de atuao cruzada; alis, existem previses legais em relao a isso. Podem perguntar, ainda envolvendo promotor de justia na atividade de rgo de execuo, se eles tm alguma condio para oficiar no segundo grau, no TJ. E a qual a resposta? Primeiro lembrar que no RJ o PGJ pode ser promotor junto ao segundo grau. A gente tem outro caso, a delegao do PGJ de tarefa de rgo de execuo a qualquer membro, promotor, que vai exerc-la no segundo grau. H uma terceira hiptese prevista na lei em trs artigos que a chamada convocao do promotor para oficiar no segundo grau: arts. 54, 22, IV e 30, I. Art. 54 - Os Promotores de Justia integrantes do primeiro quinto da classe, em caso de incontornvel necessidade de servio e quando impossvel a redistribuio do trabalho na forma do art. 29 ou o suprimento da carncia de pessoal por outro meio, podero ser convocados para oficiarem, em substituio, nas Procuradorias de Justia, observado o inciso IV do art. 22 desta Lei. Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: IV - indicar ao Procurador-Geral de Justia Promotor de Justia para substituio ou auxlio por convocao na forma dos arts. 30, I, e 54, desta Lei; Art. 30 - s Procuradorias de Justia compete, entre outras atribuies: I - solicitar ao Procurador-Geral de Justia, em caso de licena de Procurador de Justia ou afastamento de suas funes, a convocao de Promotor de Justia para substitu-lo, na forma dos arts. 22, IV, e 54 desta Lei; Fechamos os rgos de execuo do MP. De forma sistematizada, vamos fazer breves comentrios sobre a atribuio do MP no penal e no cvel, em pontos relevantes.

No crime, eu vou destacar desde logo uma parte que muito especfica do MPRJ, a forma como o MPRJ decidiu trabalhar a matria penal. A gente sabe que o PGJ o promotor natural de todas as autoridades que tenham foro no segundo grau. Na capital, ns temos promotor de justia junto investigao penal, junto ao JECRIM, junto ao juizado de violncia domstica e familiar contra a mulher, junto ao tribunal do jri, junto vara criminal, junto auditoria militar, junto execuo penal e junto aos crimes falimentares. Essa diviso no acontece em todos os municpios do RJ, mas na capital acontece isso. As promotorias de investigao penal vo trabalhar com os inquritos policiais. O trabalho aqui diretamente com as delegacias. Para cada delegacia, tem pelo menos uma promotoria de investigao vinculada. Aqui no tem quase nenhuma audincia judicial para fazer. Trabalha at o momento em que a investigao est concluda. Quando a investigao se inicia com APF, diferente. Geralmente o APF j vem pronto ou com a justa causa necessria para o exerccio do direito de ao. Ento, aqui vai direto para o promotor com atribuio que atua na vara devida. A auditoria militar vai trabalhar com os crimes militares praticados por bombeiros ou PMs. Eu vou colocar algumas resolues do MPRJ que so importantes e distribuem essa matria penal: 1468/2008; 1537/2009; 786/1997, antiga, mas que ainda tem importncia, voc tem que ler depois; cautelar em violncia domstica, tem que pegar o nmero dessa. Exemplo que caiu em prova: imagine que tenhamos um inqurito policial instaurado pela 14 DP e nesse inqurito policial o delegado representa pela busca e apreenso domiciliar. E a isso vai chegar na 32 Vara Criminal da capital. Imagine que estamos apurando aqui uma extorso. O que o juiz faz? Ele conhece no MP o promotor que trabalha com ele. O que o promotor fala para esse juiz? No comigo, eu s trabalho aqui nos APFs e nos inquritos que a denncia j tenha sido recebida. Essa investigao est em curso e quem deve atuar o promotor de justia junto investigao penal. Alm desse assunto, no MP no crime a gente costuma falar em investigao penal diretamente realizada pelo MP. Aqui voc ter a possibilidade de ser contra, a favor ou uma posio intermediria. Quem diz que contra usa o art. 144, 1, IV, da CF, por causa da palavrinha exclusividade. Essa previso est no captulo da segurana pblica e no pode afetar o MP que est em captulo anterior. Quando para investigar algo da Unio, da Polcia Federal e o resto da Polcia Civil. nesse sentido que est essa palavra exclusividade.

A posio intermediria na verdade a posio que acontece na prtica. O membro do MP no vai concentrar os seus esforos para apurar um furto contra uma bicicleta, por exemplo. Em relao ao controle externo da atividade policial, o problema no fundo o mesmo. Est previsto no art. 129, VII, da CF. O MP faz o controle externo porque depende desse trabalho para fazer o seu. O nico jeito desse controle externo como funo institucional do MP acabar se acabar a polcia e ela fazer parte do MP, porque a no vai ser controle externo e sim interno. Esse controle externo da atividade policial finalstico, diferente do controle que o CNMP e o CNJ fazem. O MP no cvel tem foco nos arts. 81 e 82 do CPC. O art. 81 o MP como rgo agente; o art. 82, como rgo interveniente. Um exemplo do art. 81, como rgo individual, uma ao de investigao de paternidade. Outro exemplo uma ao de interdio. Nesse tempo que temos, vamos nos concentrar no MP como rgo interveniente. Art. 81. O Ministrio Pblico exercer o direito de ao nos casos previstos em lei, cabendo-lhe, no processo, os mesmos poderes e nus que s partes. Art. 82. Compete ao Ministrio Pblico intervir: I - nas causas em que h interesses de incapazes; II - nas causas concernentes ao estado da pessoa, ptrio poder, tutela, curatela, interdio, casamento, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade; III - nas aes que envolvam litgios coletivos pela posse da terra rural e nas demais causas em que h interesse pblico evidenciado pela natureza da lide ou qualidade da parte. No inciso I, tendo interesse de incapaz, a presena do MP obrigatria. O MP tem que se manifestar livremente, no tem que ser necessariamente a favor do incapaz. O incapaz j ter um advogado ou defensor. O MP vem para ficar de olho que no haver nenhum acerto a fim de prejudicar o interesse do incapaz. Se a deciso for contrria ao incapaz, o MP, mesmo atuando como rgo interveniente, poder recorrer. Agora, se a deciso for favorvel ao incapaz, o MP pode recorrer? Alguns autores, Paulo Csar Pinheiro Carneiro e Robson Godinho, vo dizer que falta interesse recursal e, para o Robson, falta legitimidade recursal. Isso porque o incapaz, ao vencer essa demanda, tornou o direito que era indisponvel como disponvel.

O art. 246 diz que so nulos os processos quando a interveno do MP no respeitada. Os tribunais s tm anulado o processo, aqui, quando constatam que h prejuzo para o incapaz. As matrias do inciso II esto hoje tambm flexibilizadas. O MP vem atuando nessas matrias quando haja interesse de incapaz. O inciso III diz que o MP deve intervir em todas as causas, dependendo da natureza da lide ou qualidade da parte. A posio institucional hoje est prevista na Deliberao 30 de agosto de 2011 do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia do MPRJ. Ela fala sobre interveno obrigatria e facultativa do MP e importantssima. No CNMP est na Recomendao 16 de 2009. Imagine o caso em que uma ambulncia do Estado do RJ colide com um veculo estacionado. Na ao indenizatria, num lado est uma parte maior e capaz e, do outro, o Estado do RJ. Esse caso demanda a interveno do MP? Eu teria que integrar na natureza da lide e qualidade da parte. Vamos ver se a Deliberao 30 ajuda. Aqui no tem MP. Agora, se uma ambulncia transporta um doente que chega no hospital morto, o que acontece? Demanda indenizatria. Esposa de um lado e o Estado do RJ do outro. Em tese, uma demanda igual primeira que exemplifiquei. Mas se nessa demanda a causa de pedir descrever uma falha no servio pblico, isso poderia justificar a interveno do MP por conta de uma prestao defeituosa do servio pblico de sade. Art. 175 - Os artigos da Lei Complementar n. 28, de 21 de maio de 1982, que cuidam das atribuies dos rgos de execuo do Ministrio Pblico, permanecero em vigor at a edio das Resolues que dispuserem sobre as novas atribuies. Aqui a gente est falando dos arts. 23 ao 43 dessa lei antiga. Muitos desses artigos no servem mais para nada, mas alguns podem ajudar.

Anda mungkin juga menyukai