Anda di halaman 1dari 91

LUIZ CESAR DE LIMA

CLASSE, CULTURA E EXPERINCIA: E. P. Thompson e o culturalismo nas Cincias Sociais.

Dissertao apresentada Programa de Ps-graduao em Sociologia Poltica, Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial obteno do ttulo de Mestre em Sociologia. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Gaspar Mller.

FLORIANPOLIS 2008

A Isabelle, pelo amor e estmulo constante

AGRADECIMENTOS

Ricardo Gaspar Muller, pela orientao, pela amizade e confiana.

Maria Clia Marcondes de Moraes, pela colaborao decisiva de seus comentrios, pela amizade, pelo estmulo intelectual e pela leitura cuidadosa e crtica da dissertao em sua fase de qualificao.

Mario Duayer, pelas fundamentais contribuies tericas que vo alm das funes da banca, pelo incentivo e pelas crticas e sugestes.

Minha famlia, pelo apoio, compreenso, amor e carinho.

Colegas do curso de ps-graduao, pela amizade e mtuo incentivo.

Maria Soledad Etcheverry Orchard e Mrcia Grisotti, pela discusso das primeiras arestas do projeto em sala de aula.

Fernando Ponte de Sousa e Janice Tirelli Ponte de Sousa, pelas contribuies e comentrios na discusso da dissertao na ocasio dos seminrios de pesquisa.

Professores do Programa de Ps-Graduao em Sociologia Poltica da UFSC, pelo instigante ambiente de estudo proporcionado. Secretaria do PPGSP/UFSC, pela simpatia, pelo suporte e pela orientao administrativa. Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES, pelo decisivo apoio financeiro, sem o qual no seria possvel a realizao desses estudos. Agradeo a todos os que, a seu modo, contriburam para que eu alcanasse este objetivo.

RESUMO

A proposta da pesquisa indicar as conseqncias tericas presentes nas concepes de classe, cultura e experincia em E. P. Thompson por meio de critrios ontolgicos do objeto de estudo da Sociologia e do instrumental terico do Realismo Crtico. Dessa forma, identificamos as possibilidades de um intercmbio/dilogo entre as categorias de cultura e experincia no mbito da Antropologia, da Sociologia e da Histria. Destacamos nesse processo a categoria cultura em relao quilo que no cultura, i.e., relacionando as condies materiais de existncia com as perspectivas de transformao social fundadas na luta, conscincia e experincia de classe. Para tanto, analisamos o desenvolvimento terico de algumas proposies do culturalismo e sua insero no debate sobre o ser social, bem como o conceito de cultura para Thompson. Abrimos assim a possibilidade do estudo cientfico do ser social, relacionando as implicaes tericas de sua obra com o modelo transformacional de sociedade delimitado pelo Realismo Crtico de Roy Bhaskar Para contextualizar os debates, sistematizamos as crticas de Thompson s tendncias funcionalistas das Cincias Sociais e discutimos alguns crticos de sua obra. Como concluso, apontamos as contribuies de Thompson ao amplo debate das Cincias Sociais no campo dos estudos sobre cultura e sociedade, sem perder de vista ou abandonar os referenciais marxistas de sua obra no intuito de afast-lo da corrente culturalista psmoderna a que , por vezes, impropriamente vinculado.

PALAVRAS-CHAVE: classe, cultura, ontologia, sociedade, marxismo

ABSTRACT

The aim of this research is to indicate the theoretical consequences within the categories of class, culture and experience in E. P. Thompson by relating them with the ontological criteria of sociologys subject of study and the achievements of Critical Realism theory. Doing that we hope to help to identify the possibilities of an exchange/dialog between the categories of culture and experience within Anthropology, Sociology and History.

KEYWORDS: class, culture, ontology, society, marxism

En el centro de la pampa vive un pimiento. Sol y viento pa' su vida, sol y viento. Coronado por la piedra vive el pimiento. Luna y viento lo vigilan, luna y viento. Cuando sus ramas florecen es un incendio, tanto rojo que derrama, rojo entero. Rojo entero. Nadie lo ve trabajar debajo del suelo cuando busca noche y da su alimento. Pimiento rojo del norte, atacameo, siento el canto de tus ramas en el desierto. Debes seguir floreciendo como un incendio porque el norte es todo tuyo, todo entero. Todo entero.

Pimiento (1965) (Victor Jara)

SUMRIO

1 Introduo......................................................................................................................... Captulo I - A Histria do Culturalismo enquanto tendncia terica e as mazelas do ps-modernismo......................................................................................................................

15

Captulo II - Classe, Cultura e Experincia: a inarbitrariedade do ser social.................. Captulo III - Consideraes Ontolgicas Sobre o Modelo Transformacional de Sociedade................................................................................................................................. Captulo IV - Cultura e os pomares da discrdia: a desmarxizao de Thompson.........

32

54 70

Concluso................................................................................................................................. 83 Bibliografia.............................................................................................................................. 87

INTRODUO

Em prvio estudo elencamos as propostas de dilogo entre algumas Cincias Sociais (Histria, Sociologia e Antropologia, fundamentalmente) estabelecidas por E. P. Thompson ao longo de sua produo intelectual focada nas sociedades de classe1. Para isso, delimitamos os conceitos de cultura e experincia, como pensados por Thompson em parte de sua obra, alm de incorporar crticas de alguns autores em relao a esses conceitos thompsonianos, no intuito de contextualizar a discusso em que se desenvolveram. Nessa pesquisa anterior levantamos questionamentos que exploramos agora um pouco mais, avanando no tratamento sistemtico de indagaes tais como: Quais as principais linhas de dilogo que Thompson estabelece entre

a Histria, a Sociologia e a Antropologia? Quais as conseqncias ontometodolgicas dessas propostas? Que correntes tericas, sociolgicas e/ou antropolgicas, podem ser

mais bem aproximadas s propostas thompsonianas2? Como Thompson entende a relao entre transformao social,

cultura e agir humano? Quais as questes metodolgicas da produo do conhecimento

social, propostas por Thompson, mais relevantes para a Sociologia e a Antropologia? De que maneira e por que essas questes so relevantes para a Sociologia e a Antropologia? Em que termos possvel estabelecer o dilogo entre Sociologia,

Antropologia e Histria, sem deixar de delimitar a particularidade de cada disciplina? Que premissas devem ser adotadas na efetivao desse dilogo?
1

Lima, Luiz C. (2005). Costuras em Comum: os conceitos de cultura e experincia em E. P. Thompson. Florianpolis: Curso de Cincias Sociais, CFH/UFSC. Monografia de concluso de bacharelado, sob orientao do Prof. Dr. Ricardo G. Muller. Para isso, delimitamos os fundamentos ontolgicos das propostas de Thompson e tambm suas crticas ao funcionalismo, ao estruturalismo e ao voluntarismo, para ento apontar as congruncias possveis de se trabalhar dentro da Sociologia e Antropologia (cf. cap. II).

Quais os fundamentos do conceito de cultura em Thompson que o

definem no como um culturalista, mas como um importante colaborador para o desenvolvimento do materialismo histrico? Utilizamos como hiptese que os conceitos de cultura e experincia propostos por Thompson sugerem um ponto de partida para um intercmbio crtico, plural, democrtico e de carter humanista e emancipatrio no campo das Cincias Sociais, sobretudo ao constiturem condio de crtica s anlises tanto funcionalistas como estruturalistas, sem cair em um relativismo estril no estudo do papel da cultura nas transformaes e movimentos sociais enquanto processo imbudo de materialidade histrica. Para Thompson, o materialismo histrico constitui um modo de anlise em que as idias e valores situam-se em circunstncias materiais e as necessidades materiais inseremse em um contexto de normas e expectativas. A anlise que propomos volta-se, principalmente, para a dialtica entre essas relaes mtuas, suas mediaes e na experincia vivida de conjunturas histricas especficas. Fred Inglis (1982, p. 199), ao comentar a obra de Thompson, observou que ele recuperou para ns um novo passado para viver, transformando a memria social, de tal forma que as pessoas puderam definir novas perspectivas de luta, na medida em que passaram a compreender de maneira mais precisa o conjunto de conflitos que formaram o presente3. Em 1963, com a publicao de The Making of the English Working Class4, Thompson contribuiu de forma inovadora para os estudos de formao de classe. Seu estudo demonstrou como a classe trabalhadora estava no s presente, mas incisivamente ativa na criao de sua prpria organizao e, ao mesmo tempo, no processo de produo cultural de sua conscincia. Mantinha, portanto, um olhar firme na dinmica das contradies materiais e sociais da ao coletiva na apropriao e metamorfose de sua cultura e conscincia5.

Cf. Inglis, F. (1982). Radical Earnestness. Oxford: Martin Robertson; apud Moraes, M. C. M. e Mller, R. G. (2003, p. 4).
4 5

Editado a primeira vez no Brasil em 1987. Cf. Steinberg, Marc. W. (1999). Fighting Words. Ithaca: Cornell, p. xiv.

Para Thompson, produo cultural de classe a forma pela qual as pessoas compartilham entre si, e enfrentam, os problemas que as une; o que no caso ingls representava, muitas vezes, uma apaixonada oposio burocratizao e desumanizao sistemtica das relaes sociais6 impostas pelas transformaes causadas pela expanso do capitalismo. Esse sistema sustentado no princpio de satisfao das necessidades da lgica de acumulao, no s impunha novas desumanidades, como tambm buscava erradicar antigas conquistas, sem deixar de constituir tambm, como diria Marx, as condies de sua superao. A prtica do materialismo histrico para Thompson foi, como concepo ontolgica e metodolgica, fonte renovadora para uma teoria da emancipao humana, para a histria escrita a partir de baixo que representava a constante renovao dos valores de uma cultura de dissidncia, como lembra Mller (2002, p. 5). Ao afirmar que o que costumava ser histria operria pode, de fato, constituir excelente terreno de teste para a sociologia histrica, Thompson sublinha o cuidado a ser tomado para que isso no signifique a desajeitada retomada de uma terminologia mal digerida e de categorias de uma determinada escola sociolgica impondo-as ao conhecimento histrico existente. Ele sugere (2001a, p. 191) que seja praticada uma interpretao mtua das disciplinas por meio da qual o historiador, por exemplo, encontre novas indagaes para a pesquisa sociolgica, simultaneamente fertilizando sua prpria pesquisa com uma concepo prenhe de conceitos caractersticos da sociologia, sem deixar de ser arredia diante de categorias sociolgicas, obtendo, enfim, resultados que (espera-se) possam, por sua vez, adicionar uma dimenso histrica teoria sociolgica7. Em relao tendncia ao dilogo entre as disciplinas das Cincias Sociais, encontrada em estudos recentes sobre a classe trabalhadora, por exemplo, Thompson (2001a, p. 199-200) afirma que h uma preocupao crescente em investigar as

Cf. Mller, R. G. (2002, p. 5). notvel, por exemplo, a contribuio de Thompson no desenvolvimento do conceito de Economia Moral. Ver Sayer, Andrew (2000) e (2005).

Segundo Thompson, exemplos desse tipo de trabalho podem ser encontrados nos peridicos: Comparative Studies in Society and History, Le Mouvement Social, Sociologie et Travail e Economic Development and Cultural Change.

manifestaes polticas e sociais no includas na linha oficial da evoluo do movimento operrio. De um lado, h toda uma gama de diferentes questionamentos e abordagens que sugerem o intercmbio entre Sociologia, Histria e Antropologia. De outro, o estudo histrico impe-se para que a idia de processo e transformao/reproduo se torne mais evidente nos estudos sociolgicos, sem o que se esvazia a noo de prxis8. Segundo Ellen Wood (2002, p. 61), o que interessa a Thompson so as relaes do processo em que as relaes de produo relaes de explorao, dominao e apropriao do forma a todos os aspectos da vida social em conjunto e o tempo todo, ou exercem presso sobre eles. Ao frisar a simultaneidade das expresses culturais e econmicas enfatiza a idia do trabalho como a caracterstica fundadora, e ontolgica, do ser social9. A importncia que Thompson atribui ao estudo da cultura, porm, no o transforma em um culturalista10. A noo de cultura figura na teoria thompsoniana como uma das condies materiais e de identidade que permeiam o processo de formao da conscincia, das necessidades e dos interesses de classe. Thompson no substitui a ortodoxa primazia do econmico por uma igualmente vulgar primazia do cultural; pelo contrrio, articula de forma dialtica as relaes entre o econmico e o cultural para oferecer uma explicao mais crtica sobre a dinmica da luta de classe. Pretendemos demonstrar as conseqncias ontolgicas presentes nas concepes de E. P. Thompson para ento estabelecer os critrios ontolgicos do objeto de estudos da

A idia de filosofia da prxis em Gramsci alm de equivaler a materialismo histrico, como forma de burlar a censura na poca de seu perodo em crcere estabelece a ligao teoria/prtica, conferindo ao lao dialtico que os une, a materialidade de um movimento de copenetrao de uma na outra, que se realiza pela manifestao de um discurso/ao filosfico. Cf. Grisoni, Dominique e Maggiori, Robert (1973). Lire Gramsci. Paris: Universitaires/Citoyens, p. 242. No captulo sobre os conceitos de classe, cultura e experincia em Thompson trataremos desse ponto ao discutir a relao entre o cultural e o econmico, para ento avanar s proposies ontolgicas levantadas por Roy Bhaskar. Um detalhado resumo do atual debate em torno da centralidade da categoria trabalho pode ser encontrado em Antunes, Ricardo (2000). Adeus ao Trabalho?. Campinas: Unicamp, 7 edio. Numa resumida definio do Culturalismo, conceitua-lo-amos como a escola filosfica principalmente desenvolvida por Boas que d nfase determinncia dos fatores culturais no desenvolvimento do indivduo, da sociedade e dos conflitos sociais. No primeiro captulo desta pesquisa demonstraremos como esta linha de pensamento teve forte influncia no desenvolvimento do discurso ps-moderno.
10 9

Sociologia, a partir do Realismo Crtico, identificando as possibilidades de um intercmbio/dilogo entre as categorias de cultura e experincia no mbito da Antropologia, da Sociologia e da Histria, ao discutir cultura em relao quilo que no cultura, i.e., em relao s condies materiais, onde a transformao passa pela luta, conscincia e experincia de classe; sistematizamos tambm as crticas de Thompson s tendncias funcionalistas das Cincias Sociais como referncia para o dilogo e as aproximaes que propunha. Para isso, buscamos apontar as contribuies de Thompson ao amplo debate das Cincias Sociais no que se refere ao estudo da cultura e da sociedade, sem perder de vista, esvaziar ou abandonar, os referenciais marxianos de sua obra, separando-o da corrente culturalista na qual muitos dos crticos superficiais de sua obra o vinculam. Estudamos os fundamentos dos conceitos thompsonianos de experincia, cultura e classe, e seu percurso, identificando-os em suas diferentes relaes, e especificando de que maneira, enquanto categorias de anlise, oferecem alternativas para o entendimento da dinmica sociedade/transformao/concreto. Sistematizamos os artigos em que Thompson prope algumas aproximaes entre a Histria e a Antropologia, como tambm o carter de suas crticas sociologia funcionalista e s influncias do estruturalismo, a seu ver, algumas vezes perversas, para definir um campo de articulao conceitual entre experincia, cultura e classe e criar uma plataforma de sustentao para um estudo do lugar da cultura nos movimentos sociais que contemple a materialidade histrica desse processo. O que guiou nosso trabalho no foi a tentativa de uma justaposta reconstruo de um esquema conceitual que pudesse ser compartilhado pelas diferentes disciplinas que se dedicam ao estudo das vicissitudes das relaes sociais, mas o intuito foi o de sublinhar os fundamentos ontolgicos que tornam possvel a efetivao do ser social via reproduo/transformao da sociedade. Por exemplo, para estudarmos um autor marxiano, preciso trabalhar com conceitos desenvolvidos a partir da relao com e o estudo da realidade que dessem conta de expressar as relaes e contradies existentes nas manifestaes reais do objeto de pesquisa, portanto necessrio de comeo um realismo ontolgico.

Thompson procurou ordenar o uso de conceitos de maneira coerente com a prtica do materialismo histrico, delimitando-os de forma a estabelecer pontes tericas entre as diversas disciplinas das Humanas, muitas vezes na forma de um dilogo aberto entre as Cincias Sociais. Nesse sentido, quando Thompson (2001b, p. 228-229) se refere controvrsia levantada por Hildred Geertz sobre o trabalho de Keith Thomas11, ele afirma:
Estudos antropolgicos sobre feitiaria (ou sobre outras crenas e rituais) nas sociedades primitivas, ou em sociedades africanas contemporneas mais avanadas, no precisam nos prover com todas as categorias explicativas necessrias para as crenas de bruxaria na Inglaterra elisabetana ou na ndia do sculo XVIII, onde podemos encontrar sociedades mais complexas e plurais, com vrios nveis de credulidade, sofisticao e ceticismo. Categorias ou modelos derivados de um contexto precisam ser testados, refinados e, talvez, redefinidos no curso da investigao histrica.

Por isso a importncia do cuidado de no se combinar, sem a devida comparao/delimitao, os diferentes modos como este ou aquele autor emprega esta ou aquela categoria. Para que sejam confrontados e a posteriori relacionados12 , pois, necessrio realizar um levantamento prvio de como cada autor entende determinada categoria e com relao a quais referenciais cada um a concebe. Buscamos efetuar uma comparao cuidadosa, desenvolvendo uma pesquisa bibliogrfica que contemplasse os conceitos desenvolvidos por Thompson (e em comparao com outros autores), esquematizando-os e articulando-os de maneira crtica a cada um dos eixos de discusso. Foi definida uma bibliografia especfica para a reviso de literatura pertinente ao projeto e para a pesquisa das categorias no conjunto da obra de E. P. Thompson, acompanhado de uma panormica introdutria sobre como Thompson foi lido erroneamente por correntes tericas relativistas e ps-modernas. A articulao conceitual aqui efetuada passa pela tentativa de propor uma fundamentao terica que possibilite um dilogo interdisciplinar que no se contradiga

11

Em um debate publicado no Journal of Interdisciplinary History (Summer, 1975, vol. 6, n. 1, p. 71-89), Geertz adverte Keith Thomas por ter lanado mo em Religio e Declnio da Magia (1971) de enfoques de escolas antropolgicas distintas, ao passo que deveria ter se posicionado mais especificamente, buscando, assim, maior rigor terico.

Principalmente para que no haja contradies ontolgicas que comprometam a pertinncia de uma determinada elaborao terica.

12

ontologicamente e que seja vivel dentro da tradio marxiana nas Cincias Sociais. A perspectiva metodolgica utilizada para a seleo dos autores foi definida a partir da idia da crtica como ponto de partida necessrio para desenvolver um dilogo interdisciplinar; os autores foram escolhidos por debaterem questes centrais da argumentao de Thompson. No captulo I, contextualizamos o desenvolvimento das proposies do culturalismo e sua insero nas discusses acerca do ser social a partir das crticas de Thompson, Raymond Williams, Terry Eagleton e Ellen Wood em relao ao debate sobre cultura e sociedade. No captulo II, efetuamos a discusso pormenorizada dos conceitoschave de classe, cultura, experincia em Thompson, abrindo para o captulo III que trata da discusso ontolgica da possibilidade do estudo cientfico da sociedade a partir das conseqncias gnosiolgicas das propriedades ontolgicas do ser social delimitadas pelo Realismo Crtico. O captulo IV a reviso bibliogrfica das crticas dirigidas parte da obra de Thompson que serviu de referncia para o presente estudo.

CAPTULO I 1. CULTURA, CULTURALISMO E AS CONTRADIES DA PSMODERNIDADE.

A gnese de uma pesquisa que se proponha ao estudo crtico de qualquer conceito\categoria deve contemplar de forma satisfatria o histrico no s da definio, mas tambm dos usos e aplicaes correntes e passadas que constituram formalmente a construo intelectual de sua pertinncia. Em nosso caso, essa necessidade se faz ainda mais premente, dada a conturbada histria dos conceitos-chave de que trataremos: sociedade e cultura. A trajetria destes dois termos e suas inter-relaes est na raiz do desenvolvimento das cincias sociais e por isso capaz de nos delimitar a prpria especificidade de cada uma das disciplinas envolvidas no debate de sua constituio, bem como apontar as congruncias necessrias para a efetivao de um dilogo interdisciplinar efetivo, ou seja, que no fique na pura e simples relativizao dos objetos de pesquisa. Esperamos, portanto, demonstrar o quo de perto esses conceitos se desenvolveram. Raymond Williams (1979, p. 17), em seu estudo Marxismo e Literatura, aponta que o conceito de cultura figura no centro mesmo de uma importante rea do pensamento e da prtica modernos, ao incorporar atravs [de sua] variao e complicao... no s as questes, mas tambm as contradies atravs das quais [esse pensamento] se desenvolveu. Para o autor, o conceito de cultura particularmente funde e confunde as experincias e tendncias radicalmente diferentes de sua formao, o que torna impossvel realizar uma anlise cultural sria sem chegarmos a uma conscincia do prprio conceito.13 Vale ressaltar que o autor prope no uma conscincia qualquer, mas uma conscincia que deve ser histrica. Isso porque, segundo ele, mesmo os conceitos mais bsicos, aqueles dos quais partimos, no so conceitos, mas problemas, e no problemas analticos, mas movimentos histricos ainda no definidos nem definitivos, mas nexais e

13

Vale lembrar a proposta bhaskariana de que uma ontologia sempre necessria, mesmo que inconsciente de si mesma, visto que o prprio postulado que afirma que ela no necessria j em si uma grande proposta ontolgica plena de conseqncias.

cheios de possibilidades e estmulos para um contnuo entendimento post festum da realidade.14 Cada uma das reas encerradas pelos conceitos de sociedade, economia e cultura tm, segundo Williams (1979, p. 17-18), uma formulao histrica relativamente recente e interpenetrada. O termo Sociedade, antes de se tornar a descrio de um sistema ou ordem geral significava companheirismo, associao e realizao comum, ao passo que Economia, antes de tornar-se a descrio de um determinado sistema de produo, distribuio e troca significava a administrao de uma casa e depois a administrao de uma comunidade e a palavra Cultura, antes de todo esse processo, era o crescimento e cuidado de colheitas e animais, que por extenso foi significando o crescimento e cuidado das faculdades humanas. Williams (1979, p. 18) sustenta que no desenvolvimento recente, moderno, estes conceitos no se moveram no mesmo ritmo, mas cada um deles, num ponto crtico, foi afetado pelo movimento dos outros. Mas isto, segundo ele, s pode ser percebido agora, em retrospectiva no necessariamente sincrnica, mas histrica, porque no momento em que se concretizavam as verdadeiras transformaes o que estava dando contedo s novas idias, e at certo ponto estava sendo fixado nelas, era uma experincia sempre complexa e em grande parte sem precedente. O conceito de Sociedade, segundo Williams (1979, p. 18) foi adquirindo o carter de alternativa consciente rigidez formal de uma ordem herdada, e posteriormente considerada como imposta em um estado por causa de sua nova nfase sobre as relaes imediatas. A Economia, calcada na proposta de administrao de recursos naturais e humanos, foi uma atitude consciente na busca de compreenso e controle de uma seqncia de atividades consideradas no s como necessrias, mas como naturais. Com o desenvolvimento do debate, novas descries se fizeram necessrias, tais como indivduo que anteriormente significava indivisvel, um membro de um grupo e agora precisava ser no s um termo separado, mas oposto, na dicotomia indivduo\sociedade muito comum na formulao da experincia que hoje resumimos como sociedade burguesa. Em constante paralelo, a racionalidade de economia, como meio de compreender e controlar um sistema de produo, distribuio e troca, em relao
14

Apontamos aqui para o debate a ser trabalhado mais adiante no terceiro captulo, via Bhaskar, sobre as conseqncias intrnsecas da possibilidade de conhecimento.

direta com a instituio prtica de um novo tipo de sistema econmico, persistiu. Williams (1979, p. 18-19) comenta que o prprio produto da instituio e controle racionais foi aceito como natural, como uma economia natural, dotada de leis semelhantes s leis do (imutvel) mundo fsico. Mesmo que muito dessas antigas imbricaes tenha sido descartado, em geral, a maior parte do moderno pensamento social15 no contempla o fato de que suas formas partem, na prtica, dos problemas no-solucionados dos conceitos modeladores iniciais, no raras vezes por carecerem de uma proposta ontolgica coerente e bem definida. Por exemplo, uma definio de cultura que no traga bem desenvolvida em sua articulao terica uma definio congruente de sociedade no poder ir muito longe em sua anlise,16 sem esbarrar na mesma problemtica deixada de lado logo atrs. Afinal, indaga Williams (1979, p. 19):
devemos compreender cultura como as artes, como um sistema de significados e valores, ou como todo um modo de vida? E como relacion-los com a sociedade e a economia?

Essas perguntas no s tm de ser feitas, como s podem ser respondidas se reconhecermos os problemas inerentes aos conceitos sociedade e economia que graas abstrao e limitao destes termos se estenderam a conceitos como cultura. Da mesma forma, o conceito de cultura, quando considerado no contexto amplo do desenvolvimento histrico, exerce uma forte presso contra os termos limitados de todos os outros conceitos. De descrio de um processo objetivo (a cultura de alguma coisa), cultura passa a desenhar via influncia de outro termo, civilizao o corpus de boa parte de sua atual significao. Para Williams (1979, p. 19-20) civilizao expressava dois sentidos que estavam historicamente unidos: um Estado realizado, que se podia contrastar com a barbrie e um estado realizado de desenvolvimento, que implicava processo histrico e progresso
Inclusive as reas mais recentes, como "a psicolgica e a cultural, afirma Williams. Motivo este, inclusive, que nos move a estabelecer detalhadamente o entendimento thompsoniano de cultura de acordo com a tradio marxista, para que sua contribuio no corra o risco de escorrer ralo baixo como mais um culturalismo. Nossa principal problemtica situar criticamente o debate proposto por Thompson em seus prprios termos, em firme recusa vulgarizao de sua obra proposta por autores como Stedman Jones, Joyce e Scott, ora pelo esvaziamento da ampla influncia que o materialismo histrico teve em sua pesquisa, ora pela imprpria, qui mal-intencionada, atribuio de limitaes (como a da tradicional metfora base-superestrutura, por exemplo) que no lhe cabem.
16 15

que se auto-proclamava a encarnao do refinamento e ordem. Houve tal paralisao efetiva da racionalidade insistente que explorou e informou todas as fases e dificuldades desse processo que chegou-se ao ponto de se dizer que a civilizao havia sido alcanada e que na verdade, tudo o que se podia projetar racionalmente era a extenso e o triunfo desses valores realizados. Tal posio, que j vinha sofrendo severo ataque dos sistemas religiosos e metafsicos mais antigos passou a ser confrontada tambm por duas reaes decisivas da modernidade: a idia de cultura, oferecendo um senso diferente de crescimento e desenvolvimento humanos, associada idia de socialismo, oferecendo uma crtica social e histrica da civilizao e sociedade civil, e uma alternativa a elas. Tanto civilizao como cultura padeciam desse sentido duplo de um estado realizado e de um estado de desenvolvimento realizado. Foi desse embate, desde Rousseau at o Romantismo, que se constituiu a base de um importante sentido alternativo de cultura como um processo de desenvolvimento ntimo, distinto do desenvolvimento externo. O efeito mais imediato dessa perspectiva foi associar cultura com religio, arte, famlia e vida pessoal, inclusive como oposio s idias de civilizao, em seu sentido imperialista, e sociedade em seu novo sentido abstrato e geral, incutindo no conceito uma metafsica da subjetividade e do processo imaginativo (Williams, 1979, p. 20-21). Simultaneamente, o conceito passava por outro desenvolvimento especialmente sociolgico e antropolgico que abordava a cultura pelas suas caractersticas sociais. Williams (1979, p. 22) afirma que a origem desse segundo sentido fruto da crtica ambigidade de civilizao tanto como estado realizado quanto como estado de desenvolvimento realizado. Para esta narrativa das Histrias Universais da Civilizao a razo como uma compreenso esclarecida de ns mesmos e do mundo que permitiria criar formas superiores de ordem social e natural, supostamente superando a ignorncia e superstio e as formas sociais e polticas correspondentes ao atraso de sua patolgica irracionalidade funcional era a propriedade caracterstica central. Por ser permeado pela fora da razo iluminista esse novo senso secular de civilizao confundvel com um senso igualmente secular de cultura como uma interpretao do desenvolvimento humano, por ambos ressaltarem a capacidade humana no s de compreender, mas de construir uma ordem social humana. Esta foi a caracterstica fundadora da diferena entre

tais idias e a derivao anterior de conceitos sociais e ordens sociais sustentadas a partir de estados religiosos ou metafsicos pressupostos, o que no evitou que houvesse diferenas radicais de opinio quando diferentes abordagens se engajaram na tentativa de identificar as foras constituintes do processo secular do homem que faz a sua prpria histria. De Vico (1725) em A Nova Cincia a Herder em Idias Sobre a Filosofia da Histria da Humanidade (1784-91) foi sendo forjada a origem efetiva do sentido social geral de cultura que, como um modo de evoluo que era ao mesmo tempo a formao das sociedades e a formao das mentes humanas e a sua interao, era por demais complexo para ser reduzido evoluo de um nico princpio to abstrato quando a razo, alm de ser demasiado varivel para ser reduzido a um desenvolvimento progressivo unilinear que culminasse na civilizao europia. J em tal contexto era preciso falar de culturas, e no de cultura, levando-se em conta... a complexidade e variabilidade das foras que dariam forma a qualquer cultura. efetivamente na idia de um processo social fundamental que modela modos de vida especficos e distintos que se origina o sentido social comparativo de cultura e seu plural, j agora necessrio, de culturas. Ao frisar a complexidade adquirida pelo conceito, Williams (1979, p. 23) comenta que em tal processo o termo:
Tornou-se um nome do processo ntimo, especializado em suas supostas agncias de vida intelectual e nas artes. Tornou-se tambm um nome de processo geral, especializado em suas supostas configuraes de modos de vida totais. Teve um papel crucial em definies de artes e humanidades, a partir do primeiro sentido. Desempenhou papel igualmente importante nas definies das Cincias Humanas e Cincias Sociais, no segundo sentido. Cada tendncia se inclina a negar o uso do conceito outra, apesar de muitas tentativas de reconciliao.

Sobre essas imbricaes, Terry Eagleton (2000, p. 1-2) comenta que cultura tida como uma das duas ou trs mais complexas palavras de sua lngua materna e que o termo que algumas vezes considerado como seu oposto natureza comumente agraciado com o ttulo de mais complexo de todos. Antes de ser considerada entidade era, muito antes, entendida como atividade. Em princpio, cultura referia-se a um processo sumamente material que foi em seguida transposto metaforicamente para os assuntos do esprito. Palavra esta que traz em seus desdobramentos semnticos a prpria mudana histrica da humanidade de uma existncia rural para urbana, da criao de porcos

Picasso, da preparao do solo diviso do tomo. uma das idias centrais tanto para polticas de esquerda quanto de direita, o que torna sua histria social excepcionalmente e emaranhada e ambivalente. Ao mesmo tempo em que a retrospectiva do conceito de cultura delimita toda uma transio histrica, ela tambm codifica um nmero de assuntos-chave da filosofia. Nesse nico termo questes de liberdade e determinismo, agir e resistncia, mudana e identidade, o dado e o criado vm tona. Cultura uma noo epistemologicamente realista por implicar que existe uma natureza ou matria bruta alm de ns mesmos ao mesmo tempo que carrega uma dimenso construtivista, uma vez que essa matria bruta deva ser trabalhada em uma forma humanamente significante. Para Eagleton (2000, p. 24), o problema seria menos o de desconstruir a oposio entre cultura e natureza do que de reconhecer que o termo cultura j tal desconstruo, pois se natureza sempre de alguma forma cultural, ento culturas so construdas naquele trfego incessante a que chamamos trabalho17. A dimenso cultural o cambivel onde o cambiante tem sua prpria existncia autnoma... na recalcitrncia da natureza, mas tambm uma questo de seguir regras o que envolve uma inter-relao entre o regulado e o no-regulado18, isto porque seguir uma regra no simplesmente obedecer a uma lei fsica, j que envolve uma aplicao criativa da regra em questo. No s no pode haver regras sobre a aplicao de regras, como sem tal abertura, regras no seriam regras, como palavras no seriam palavras. Tanto regras quanto culturas, por no serem nem puramente randmicas nem rigidamente determinadas envolvem a idia de liberdade. Eagleton (2000, p. 4-5) aponta que algum que fosse inteiramente expurgado de convenes sociais no seria mais livre que algum que fosse escravo delas. Se cultura um conceito antideterminista, ele igualmente avesso ao voluntarismo, ao conter uma tenso entre fazer e ser feito, racionalidade e espontaneidade, que repreende o intelecto desencarnado do Iluminismo tanto quanto desafia o reducionismo cultural de muito do pensamento contemporneo. Dividimos com a natureza a caracterstica de que somos tambm remodelados, mas nos diferenciamos dela ao poder fazer isto com ns mesmos, introduzindo ento ao
17 18

Cf. Para a Ontologia do Ser Social de Lukacs, 1981. E entre normas e expectativas, acrescenta Thompson, cf. cap. II.

mundo um grau de auto-reflexividade que o resto da natureza no pode aspirar19. Enquanto seres auto-cultivadores, somos barro em nossas prprias mos, simultaneamente redentor e degenerado, padre e pecador no mesmo corpo (Eagleton, 2000, p. 6). Em complemento retrospectiva etimolgica de cultura, Eagleton (2000, p. 9) analisa mais pormenorizadamente os trs principais sentidos modernos da palavra distinguidos por Williams: civilizao, auto-cultivo e modos de vida distintos. O conceito de civilizao foi construdo como o processo geral de progresso intelectual, espiritual e material que rapidamente adquiriu um eco imperialista inevitvel, suficiente para desacredit-lo aos olhos de alguns liberais, fato que demandava uma nova expresso para denotar como a vida social deveria ser ao invs de como ela era. Foi quando os alemes emprestaram a cultura do vocabulrio francs para este fim. Esta foi a gnese da crtica romntica e pr-marxista do incio do capitalismo industrial (Eagleton, 2000, p. 10). desse sentido de auto-cultivo que se deriva boa parte do sentido moderno de cultura como um modo distinto de vida, isto porque a origem da idia de cultura como uma forma distinta de vida distintivamente ligada a uma queda anticolonialista por sociedades exticas reprimidas. Mais tarde esse exoticismo vai reaparecer em ps-modernos disfarces na romantizao da cultura popular, que agora cumpre o papel expressivo, espontneo e quasi-utpico que as culturas primitivas haviam cumprido antes. Para esses exoticistas o tribal mais constitutivo que o cosmopolita, em uma realidade vivida aos pulsos em um nvel muito mais profundo do que a mente, portanto fechado critica racional (Eagleton, 2000, p 12-13). Eagleton (2000, p. 13-14) sustenta que essa fuso entre descritivo e normativo, to familiar idia de civilizao como idia de cultura em seu vis universalista, se estendeu contemporaneidade, desta vez sob a forma de um relativismo cultural que por mais ps-moderno que se proclame permeado, ironicamente, pelas mesmas ambigidades da modernidade que prope solucionar. Por exemplo, para este tipo de proposta analtica, tal como para os romnticos, a idia cultura como civilizao execrada ao passo que cultura como modo de vida... que brota autenticamente das pessoas, sejam elas quem for adquire dimenses cannicas e inviolveis, ao presumir que
Como acrescentaria Lukacs, a teleologia no est presente no mundo a no ser no ser social, fator inclusive essencial de sua ontologia.
19

o simples fato de ser uma cultura de algum tipo um valor em si. Se por um lado cultura como civilizao havia emprestado suas distines entre inferior e superior do vocabulrio evolucionista do incio da antropologia, foi exatamente o decorrer do debate antropolgico que deu ao termo caractersticas mais descritivas que valorativas, ao afirmar que eleger a superioridade de determinadas culturas em detrimento a outras no faria mais sentido que alegar que a gramtica catal fosse superior rabe. Porm, a diferena crucial entre o radicalismo romntico e o ps-moderno que para os psmodernistas modos de vida distintos ho de ser ou celebrados se pertencentes a grupos dissidentes ou minoritrios ou castigados se pertencentes a maiorias, ao contrrio do pr-humanismo da universalista romntica de kultur, de forma que a poltica de identidade ps-moderna capaz de incluir o lesbianismo, mas no o nacionalismo, desdobramento terico que soaria ilgico at para seus antecessores mais voluntaristas. O cerne da questo que, para Eagleton (2000, p. 14-15) a pluralizao do conceito de cultura no facilmente compatvel com a manuteno de sua carga positiva. mais fcil sermos entusiastas da idia de cultura como um

autodesenvolvimento humanstico ou mesmo simpatizantes da cultura de outros pases, pois afinidades podem facilmente ser estabelecidas, j que formaes complexas como as culturas exticas s nossas, e as nossas para os outros, tm grande chance de incluir em seu emaranhado de relaes atividades que nos inspirem alguma virtude. Tal relativismo se complica quando, seguindo um esprito de generoso pluralismo, comea a esmerilhar a idia de cultura para incluir atividades como a cultura de cantina de polcia, a cultura do psicopata sexual ou a cultura da Mfia, o que acaba tornando menos evidente que essas so formas culturais a serem aprovadas apenas porque elas so formas culturais... ou simplesmente porque elas so parte de uma rica diversidade de tais formas. Um bom exemplo a rica diversidade de culturas de tortura, ainda bem contemporneas,20 de nossa recente histria que mesmo euroos mais devotos pluralistas sentir-se-iam pouco impelidos a afirmar como mais uma instncia da colorida tapearia da experincia humana.

20

Algumas das mais abominveis inclusive logo ali na esquina histrica do sculo XX.

por causa dessas discrepncias que Eagleton (2000, p. 15) sustenta que aqueles que tm a pluralidade como um valor em si mesmo so puros formalistas e obviamente no notaram a surpreendente variedade imaginativa das formas que, por exemplo, o racismo pode assumir em um contexto em que o pluralismo estranhamente cruzado com a autoidentidade, aonde ao invs de dissolver identidades discretas e pontuais as multiplica em uma infindvel gama de possibilidades que as desarticulam. A maior fragilidade do pluralismo corrente que ele totalmente dependente da idia de identidade da mesma forma em que o conceito de hibridizao cultural depende da idia de pureza cultural, j que s poderamos hibridizar uma cultura que fosse pura. Como crtica a esse processo, Edward Said21 afirma que todas as culturas esto envolvidas umas nas outras, nenhuma singular e pura, todas so hbridas, heterogneas, extraordinariamente diferenciadas e nomonolticas. Eagleton recomenda que devemos nos lembrar que at a atualidade nenhuma cultura foi mais heterognea do que o capitalismo. Estabelecido que a primeira importante variante da palavra cultura uma crtica anticapitalista e que a segunda uma estreitante pluralizao do termo que o torna sinnimo de um modo de vida completo e heterogneo, a terceira estabelece-se como a gradual especializao das artes que tambm marca um srio desenvolvimento histrico ao trazer na bagagem de seu sentido a idia que a arte poderia agora modelar a boa vida no a representando, mas simplesmente por ela mesma, pelo que mostrava ao invs do que dizia, oferecendo o escndalo de sua prpria existncia sem sentido reificante e autojustificadora como uma crtica silenciosa do valor de troca e da racionalidade instrumental. Era caracterstica inevitvel dessa arte em servio da humanidade ser autocontraditria ao emprestar ao artista romntico um status transcendental em discrepncia com a sua significao poltica. Essa autocontradio tambm partilhada pela idia de cultura feita crtica do capitalismo industrial pela afirmao da completude, simetria e desenvolvimento generalizado das capacidades humanas, fundadora do humanismo que se prope contrrio aos efeitos nocivos22 de uma diviso social do trabalho que anula e cerceia as potencialidades humanas (Eagleton, 2000, p. 16-17).

Cf. Said, Edward (1993), Culture and Imperialism, p. xxix, apud Eagleton (2000, p. 15). Como bem aponta Michel Lwy (1970, 1990, 1992) em algumas oportunidades, o marxismo tem essa tradio humanista-romntica como uma de suas colaboradoras diretas, principalmente porque um dos pontos
22

21

Se a cultura se torna um antdoto neutro para a poltica exatamente nessa recusa de partidarismo que ela se torna mais partidria, mais cruel em sua indiferena arbitrria, como se esta no fosse em si uma posio poltica e terica cheia de conseqncias que combina muito mais com os maneirismos das classes mdias moderadas do que com as massas em fria. Onde o equilbrio se torna palavra de ordem por si s, fica difcil estabelecermos porque algum no deveria contrabalanar uma objeo ao racismo com seu oposto, isto porque ser inequivocamente oposto ao racismo pareceria distintivamente no-pluralista. No reino onde a moderao em si mesma sempre uma virtude... um leve desgosto pela prostituio infantil pareceria mais apropriado do uma veemente oposio prtica. Pelo fato de que aes concretas implicam inevitavelmente uma seleo de escolhas razoavelmente definitivas a conseqncia dessa autofagocitose antropofgica da cultura a restrio de seu campo de atuao a posturas mais contemplativas do que engajadas, tornando-a incapaz... de dizer algo sem correr o risco de no dizer nada, vtima aguda tanto da eloqncia quanto da mudez.(Eagleton, 2000, p. 17-19). Eagleton (2000, p. 19-20) nos lembra que a afirmao de Raymond Williams de que o complexo de sentidos abarcados por cultura insinua um argumento complexo sobre as relaes entre o desenvolvimento humano geral e um modo de vida particular e entre ambos e os trabalhos e prticas da arte e da inteligncia delimita de forma clara o principal elemento do iderio da verso inglesa da kulturphilosophie europia: o casamento entre antropolgico e esttico. Foi s a partir de William Morris que a Inglaterra viu esse crculo vicioso semntico ser quebrado pela transformao dessa kulturphilosophie em uma fora poltica efetiva: o movimento da classe trabalhadora. O autor aponta uma questo que se impe ao escrutnio da crtica epistemolgica: o que que conecta cultura como crtica utpica, com cultura como um modo de vida, com cultura como criao artstica? Em face desse problema, a preocupao do ps-modernismo se concentra no fato formal da pluralidade das culturas, ignorando da melhor forma que possa seus contedos e conseqncias intrnsecas. Qualquer julgamento de valor nesse contexto de
de partida de Marx foi crtica ao socialismo utpico. Cf. tambm Wood (2000), em seu timo estudo sobre a incompatibilidade ontolgica entre democracia e capitalismo.

pluralidade poderia soar indesejavelmente etnocntrico e culturalmente determinado, em um movimento onde o conceito de cultura ento ganha em especificidade o que perde em capacidade crtica23. Eagleton (2000, p. 21) afirma que para esta concepo de cultura podemos repetir a pergunta de Marx feita religiosidade: para que doloroso estranhamento tal transcendncia uma pobre compensao?. Em suas imbricaes, estes trs distintos sensos de cultura no podem ser facilmente separados j que se cultura enquanto crtica serve para algo mais do que pura fantasia abstrata, ela deve rumar em direo quelas prticas no presente que prefiguram algo da realizao a qual aspira. Alternativas coerentes de transformao social devem encontrar a ponte entre o presente e o futuro naquelas foras do presente que so potencialmente capazes de transform-lo. por isso que para Marx bem outra fora, muito menos pavoneada e exaltada, a da energia criativa da classe trabalhadora24 que traz em si o potencial para transfigurar a prpria ordem social de que produto. Afirmao cujo contedo no tem nada de teleologia histrica, como gostava de insinuar equivocadamente Weber25 (Eagleton, 2000, p. 22). Eagleton (2000, p. 23) defende que cultura vai aparecer com esse sentido no momento em que a idia de civilizao comea a parecer autocontraditria. Essas contradies chegam a um ponto em que fica cada vez mais difcil de se ignorar o fato de que a civilizao, em seu mesmo ato de realizar alguns potenciais humanos estava tambm danosamente suprimindo outros. Segundo o autor o pensamento dialtico foi de fundamental importncia para o entendimento de cultura como uma possvel crtica do presente fortemente enraizada nele, passando de uma vaga fantasia de realizao para um conjunto de potenciais nutridos pela histria, subversivamente operando nela. Foi nesse severo contexto de transformao social que a idia de socialismo ganhou fora, ao afirmar que:
A represso, a explorao e similares no funcionariam a no ser que existisse seres humanos razoavelmente autnomos, reflexivos e talentosos para se explorar ou serem explorados. No h necessidade de se reprimir capacidades criativas que no
Mais adiante (cap. III) trataremos sobre a necessidade da crtica para a possibilidade de existncia do conhecimento. 24 Cf. a Tese 11 de Marx em sua inverso da dialtica de Hegel, o Manifesto...e A Questo Judaica. Cf. tambm o doutoramento de Lowy que mais tarde aparece em livro (1970). 25 Ver Wood (2000) e Lowy (2002).
23

existem. Estas nem sempre so as mais sonoras razes para o regozijo. Parece estranho nutrir a f nos seres humanos pelo motivo de que eles so capazes de ser de ser explorados. Mesmo assim, verdade que aquelas prticas mais benignas que buscamos alimentar esto implcitas na prpria existncia da injustia. S algum que foi cuidado como um infante pode ser injusto, j que de outra forma ele no poderia estar nas redondezas para nos abusar. Todas as culturas devem incluir tais prticas como o cuidado com as crianas, a educao, a assistncia social, a comunicao, o suporte mtuo, de outra forma elas seriam incapazes de reproduzir a si mesmas e portanto incapaz entre outras coisas de engajar-se em prticas expropriativas. Claro que o cuidado com crianas pode ser sdico, a comunicao adulterada e a educao brutalmente autocrtica. Mas nenhuma cultura pode ser inteiramente negativa, uma vez que s para atingir seus fins viciosos ela deve fomentar capacidades sempre sujeitas a usos virtuosos. A tortura requer o tipo de julgamento, iniciativa e inteligncia que tambm pode ser usada para aboli-la. Nesse sentido, todas as culturas so autocontraditrias. Mas isso substrato tanto para esperana como para o cinismo, j que significa que elas mesmas criam as foras que podero transform-las. Isso no uma questo de aterrissar tais foras de algum espao sideral metafsico (Eagleton, 2000, p. 23).

Apesar do vocabulrio ps-moderno se laurear do garbo que faz do uso do conceito de cultura, as fontes mais importantes do termo permanecem pr-modernas. Eagleton (2000, p. 25-27) aponta que o conceito comeou a ganhar em pertinncia em quatro pontos de crise histrica: a partir do momento que se torna a nica alternativa aparente a uma sociedade degradada; quanto a prpria idia de arte/criatividade posta em cheque, ao se constatar que sem uma mudana social radical ela possa no ser mais possvel; quando ela proporciona os termos nos quais um grupo ou pessoas procuram sua emancipao poltica e quando um poder imperialista forado chegar aos termos com o modo de vida daqueles que subjuga. Deste elenco, os dois mais influentes que ajudaram a colocar a cultura no centro das preocupaes do sculo foram provavelmente os ltimos. Muito do legado do termo vem das polticas de nacionalismo e colonialismo que nutria o crescimento de uma antropologia a servio do poder imperial, em semelhana ao papel que anteriormente a economia poltica (em seu ilustrado aparato apologtico das recentes transformaes sociais) e o positivismo (em sua afirmao das leis evolucionrias que levavam a sociedade industrial a se tornar inexoravelmente mais corporativa, leis estas que um proletariado rebelde deveria reconhecer como no mais violveis que as foras que formam as ondas) haviam interpretado to bem. Para o pensamento ps-moderno nada mais desagradvel do que a idia de uma cultura estvel, pr-moderna e organizadamente unificada, tamanho o valor dado por tal corrente pregao do hibridismo e da liquidez intangvel da matria social. Apesar dessa

distncia terica muito significativa, pr e ps dividem um alto, algumas vezes extravagante respeito cultura como tal, pois o que une as ordens pr-moderna e psmoderna que para ambas, por razes bem diferentes, a cultura um nvel dominante da vida social de tal forma que entendida como uma dimenso global dentro da qual outros tipos de atividade acontecem a poltica, a sexualidade e a produo econmica estariam sempre vinculadas em alguma extenso uma ordem simblica e significado (Eagleton, 2000, p. 29-30). Ao contrapor a afirmao de Marshall Sahlins de que em culturas tribais a economia, a poltica, o ritual e a ideologia no aparecem como sistemas distintos26 com a idia de Andrew Miller de que somente nas democracias industriais modernas que cultura e sociedade se tornam excludas tanto da poltica como da economia isto porque ao ser entendida como incomum e distintivamente a-social a sociedade moderna afirma a suposta inevitabilidade de que sua vida econmica e poltica seja sem regras e livre de valores, ou seja inculta Eagleton (2000, p. 30-31) busca sustentar que a tendncia culturalista ps-moderna se apia em uma alienao peculiarmente moderna do social em relao ao econmico, os meios para a vida material. na exacerbao do pluralismo das identidades que o individualismo cumpre o importante papel de pretender fundar na diferena, hoje, o que antigamente se buscava na luta contra um nefasto destino irremediavelmente comum27. Para o autor importante entendermos que cultura o sintoma da diviso que oferece superar ou a prpria doena a qual prope uma cura. O fato de sermos forados a ter que escolher entre noes abrangentemente paralizadoras ou descabidamente rgidas de cultura fortalece o eixo ps-moderno de afirmao de uma identidade especfica nacional, sexual, tnica, regional em detrimento transcendncia dessa particularizao, ocupando um terreno outrora reservado ao consenso, agora tomado pela multiplicao generalizada dos conflitos
Cf. Sahlins (1976) Culture and Practical Reason, p. 6, apud Eagleton 2000, p. 30. Outras crticas da noo de base/superestrutura elaboradas por Sahlins podem ser encontradas em (1994), como veremos no captulo IV, se no pelo seu rigor filosfico, ao menos pela sua exemplar abordagem do debate no que diz respeito concepo antropolgica da metfora. 27 Vide o uni-vos do manifesto comunista e a inexistncia do indivduo atomista da tese de doutoramento, de Marx, ambas idias desenvolvidas por ele e sustentadas por boa tarde do marxismo contemporneo, cujos maiores expoentes so Callinicos, Bhaskar, Wood, Meszaros, Postone, Kurz, Foster, Sawyer, alm dos prprios integrantes da velha guarda da new left, principalmente Thompson, Williams e Hobsbawn e tambm Lukacs.
26

pontuais, ao se tornar o prprio lxico do conflito poltico. Em seu protesto contra as alienaes da modernidade o isolamento da pluralidade28 ps-moderna acaba as reproduzindo em sua prpria fragmentao culturalista (Eagleton, 2000, p. 38 e 43). Eagleton (2000, p. 78) acrescenta que se tomarmos as contribuies de Marx sobre assuntos correlatos como ponto de partida veremos que j ele era to hostil abstrao da universalidade pela diferena como era ao divrcio entre o cidado abstrato e o indivduo concreto, ou abstrao do valor-de-troca em relao especificidade sensvel do valor-de-uso. Muito da incoerncia lgica do caso culturalista fica aparente quando aplicamos os postulados dessa tendncia terica para tentar entender as delimitaes ontolgicas entre natureza e cultura. Para o culturalismo, afirma Eagleton (2000, p. 92), no h questo sobre uma dialtica entre a natureza e a cultura, uma vez que a natureza cultural de qualquer forma. Em seu estudo intitulado What is Nature? Kate Soper trabalha as conseqncias autocontraditrias do pensamento culturalista ps-moderno que na prpria afirmao de seus preceitos forado a endossar as prprias realidades de que nega. Isto porque para esse antinaturalismo metafsico natureza, sexo e o corpo so somente produtos das convenes, o que torna difcil de sabermos como poderemos esperar que algum possa julgar que um determinado conjunto de tabus e prticas sexuais mais emancipado que outro. Dizer que tudo redutvel cultura como se afirmssemos uma verdade momentnea estabelecida pelos meios culturais soa muito parecido com o estabelecimento inequvoco da verdade religiosa a qual sabemos porque a lei de Deus nos disse. Outro flanco do argumento sua contradio meta-crtica: seria a crena que tudo culturalmente relativo apenas mais uma dentre tantas outras? Se a resposta for afirmativa no h necessidade de a aceitarmos como a verdade sagrada; se negativa, o argumento mina seus prprios postulados ao aspirar por uma validade universal que ela mesma insiste em pragmaticamente negar. Esse pragmatismo promovido por muitos relativistas culturais que julga a verdade das teorias pelo que podemos aproveitar delas contrai um casamento estranho, j que o relativismo tende a no fazer diferena prtica em sua inrcia auto-canceladora que
28

Cf. Eagleton, 2000, p. 48: So aqueles que fetichizam as diferenas sociais que so os reacionrios aqui.

deixa tudo como estava. As contradies do culturalismo so to profundas que quando o relativismo afirma que todas as culturas so relativas, o etnocentrismo se generaliza29 (Eagleton, 2000, p. 93). A filosofia de Richard Rorty um bom exemplo desse pragmatismo culturalista no endosso da contingncia simples e pura de qualquer posio. como afirmar que j que tudo poderia ser diferente, mas no que assim seja, ento. Rorty tenta, segundo Eagleton (2000, p. 57), elevar a contingncia universalidade sem apagar sua contingncia, reconciliando seu historicismo com sua absolutizao da ideologia ocidental. O fato que se nenhuma cultura pode ser metafisicamente julgada ento no pode haver bases racionais para como escolher entre elas. Mesmo escolher seria irrelevante, pois se no h motivo racional para essa escolha ela se torna, como o acte gratuit existencial, um tipo de absoluto em si mesma. Essa elevao da contingncia ao universal, para o autor, no passa de uma fuga de um sentido modernista de ideologia, onde algum no est em posse da verdade para um sentido ps-modernista, onde algum sabe que o que est fazendo falso sem parar de faz-lo. a epistemologia da iluso dando lugar epistemologia do cinismo. O Culturalismo, para Eagleton (2000, p. 94-95) uma compreensvel reao exagerada a um naturalismo que tradicionalmente viam a humanidade em termos virulentamente anticulturais como um mero agrupamento dos fixos apetites corporais. No entanto, ele no s uma crena suspeitamente auto-alimentadora para intelectuais da cultura, mas em alguns aspectos uma crena inconsistente, uma vez que tende a depreciar o natural enquanto o reproduz ao mesmo tempo em que insiste que todas as culturas so em certo sentido arbitrrias30. Supor que ns somos criaturas inteiramente culturais absolutiza a cultura ao mesmo tempo em que relativiza o mundo. Depois de tantos ataques sua natureza, o conceito de natural torna-se simplesmente o cultural congelado, preso, consagrado, des-historizado, convertido em senso comum espontneo de tal forma que o uso pejorativo ps-moderno de natural interessantemente dspar do reconhecimento ecolgico ps-moderno da grave fragilidade da natureza. Inclusive, acusa Eagleton (2000, p. 94), so os apologistas profissionais da
29 30

Cf. Eagleton, 2000, p. 57: no devemos ser etnocntricos sobre a etnocentria . Trataremos pormenorizadamente da inarbitrariedade do ser social no cap. III.

cultura, no os exploradores da natureza, que insistem em caricaturar a natureza como inerte e imvel. Mesmo dentro da antropologia a relao entre natureza e cultura ser representada de maneira muito diferente dependendo do pressuposto de subjetividade ou objetividade que se adote. Leach (1985, p. 69) sugere que essas posies antropolgicas, a subjetivista e a objetivista, so representadas nas suas formulaes mais radicais, por um lado, pelo estruturalismo de Lvi-Strauss e, por outro lado, pelo funcionalismo de Malinowski e Raymond Firth. Acontece que na prtica, muitos dos antroplogos contemporneos adotaram uma posio intermediria entre o radicalismo subjetivista e o radicalismo objetivista oscilando entre as barreiras conceituais de ambas, sem se dar conta das conseqncias epistemolgicas dessa instabilidade ontolgica. O autor enfatiza a necessidade de que no nos esqueamos de que as diferentes peripcias da oposio destas correntes de idias se desenrolaram num contexto poltico, e no apenas no quadro da histria das idias. O que soa como boa dica para procurarmos entender porque cultura foi por muito tempo sinnimo de civilizao31 (Leach, 1985, p. 70-71). inevitvel que no desenvolver do debate todo o problema da relao entre natureza e cultura se apresente como uma questo ligada categorizao do conhecimento32. Isto porque ao passo que a imagem que temos do mundo em que vivemos feita pelo ser humano e por isso, prxico-dependente e cultural as distines categoriais do mundo humano so em grande medida plasmadas a partir de distines de fato existentes no mundo real at porque de outra forma o conhecimento seria se no impossvel no mnimo redundante. (Leach, 1985, p. 81 e 87). Uma das conseqncias intelectuais dessa deriva ontolgica o caso exemplar da agressividade com que muitos antroplogos recebem as contribuies marxianas no campo da cultura, ocasionada com certa razo pelo trauma do exagero da metfora base/superestrutura. Geralmente desse ponto que partem as acusaes mais severas. Nessa
A celebre definio de cultura de Tylor, em Primitive Culture deixa ainda mais claro: a cultura ou civilizao, entendida no seu sentido etnogrfico amplo, o conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenas, a arte, a moral, o direito, o costume e todas as demais capacidades ou hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. 32 Cf. Bhaskar (1977) em seus argumentos sobre a maior capacidade analtica de uma ontologia consciente de si mesma, ou seja, explcita ao invs de implcita, como veremos no captulo sobre o modelo transformacional de sociedade proposto pelo Realismo Crtico.
31

recusa condio da cultura de mero reflexo das condies materiais, a teoria marxista taxada inclusive de funcionalista (Leach, 1985, p. 95-96):
Para um certo nmero de doutrinadores autorizados... o mundo material fora de ns, externo em relao ao homem, existe tal como o percebemos. A histria humana a histria do crescimento da capacidade tecnolgica do homem. Atravs da tecnologia, o homem tornou-se senhor da natureza, quando originalmente era dela escravo. Um sistema tecnolgico deve, porm, ser considerado como uma totalidade social: no constitudo apenas por um sistema de instrumentos e pela utilizao dos instrumentos como meio de reproduo primria, mas tambm por um sistema de distribuio da atividade produtiva entre os membros da populao que goza dos benefcios da tecnologia e por um mecanismo atravs do qual a populao se reproduz enquanto organizao produtiva real. At aqui a anlise marxista da integrao dos elementos sociais e tcnicos que se encontram em qualquer sistema de produo e de reproduo socioeconmico em nada diverge da anlise funcionalista. No entanto, os marxistas desenvolvem a seguir a tese, distinguindo entre estrutura e superestrutura. A estrutura refere-se ordem total do sistema socioeconmico de reproduo; em princpio, essa ordem determinada pela lgica interna s exigncias do sistema tecnolgico enquanto tal, as foras produtivas. Pelo termo superestrutura se referem s instituies de tipo religioso, jurdico e poltico, que no se ligam de modo imediato e direto ao sistema produtivo, mas constituem uma espcie de florescncia secundria, cuja origem est mais na ideologia do que na necessidade econmica. Tambm aqui no subsiste partida qualquer divergncia fundamental entre as concepes marxista e funcionalista. Por exemplo, a verso malinowskiana do funcionalismo antropolgico distingue as instituies ligadas a necessidades primrias das que refletem necessidades secundrias, mais ou menos do mesmo modo como os marxistas distinguem a estrutura da superestrutura.

Na pressa defensiva de validar a pertinncia inequvoca de seu objeto de pesquisa, a antropologia acaba elevando a cultura critrio de definio do prprio ser humano, correndo assim o risco de tornar o termo redundante, incapaz de dizer absolutamente nada nem sobre a cultura nem sobre a humanidade33. Como veremos no prximo captulo, Thompsom tinha a preocupao constante de tentar reverter essa situao de isolamento dos estudos culturais de esquerda em relao ao debate antropolgico. Da mesma forma que em momento algum se limitava ao reducionismo, Thompson no abria mo da capacidade analtica dos princpios ontolgicos da teoria marxista presente nos conceitos de classe, cultura e experincia.

Cf. cap II, p. 36 e 49 onde Thompson afirma que cultura h de ser entendida exatamente atravs de suas relaes com o que no cultura.

33

CAPTULO II

2. CLASSE, CULTURA E EXPERINCIA: A INARBITRARIEDADE DO SER SOCIAL


O nico autntico portador do movimento social o homem no processo de produo e reproduo da prpria vida social. Karel Kosik

Neste captulo demonstraremos como os conceitos de cultura, classe e experincia, e suas relaes, tal como pensados por E. P. Thompson, o inserem de forma inequvoca no ncleo ontolgico da teoria marxiana de autores como Gyorgy Lukacs, em seu Para a Ontologia do Ser Social, e Roy Bhaskar, em suas discusses acerca do ser social que culminam em seu modelo transformacional de sociedade desenvolvido a partir da perspectiva do Realismo Crtico. O legado thompsoniano, de crtica rigorosa validao muitas vezes precipitada de uma determinada teoria ou hiptese34, envolveu-o em diversas polmicas no mundo acadmico. no contexto desses debates que identificaremos e articularemos as relaes entre os conceitos de cultura e experincia desenvolvidos em suas investigaes, para de uma vez por todas desvincul-lo do rtulo de culturalista que alguns autores coincidentemente no simpticos sua obra insistem em lhe impor, na tentativa de esvaziar o campo de ao das contribuies metodolgicas de Thompson para o debate interdisciplinar dos estudos sobre cultura. Como destacado por Moraes e Mller (2003, p. 16) o pensamento thompsoniano contraponto ao ceticismo epistemolgico corrente, viso relativista que nega a possibilidade do conhecimento objetivo e ao atual antirealismo que impera na prtica cientfica das cincias sociais como um todo, acima de tudo com o desenvolvimento e reproduo massiva da falcia ntica do ps-modernismo35.
Validao esta que cumpriria a funo especfica da lumpenintelligentsia, apoiando-se principalmente em discursos de autocomprovao em seus psicodramas revolucionrios imaginrios. Cf. Thompson (1981, p. 11 e 195). Thompson recorre categoria lumpenintelligentsia pensada por Rodney Hilton, sem responsabiliz-lo, porm, por seus usos do termo. Cf. tambm Moraes e Mller (2003, p. 2-3), onde os autores comentam a tentativa de aviltamento da pesquisa em cincias sociais praticada pela fragmentao psmoderna. 35 Cf. Bhaskar (1977).
34

Em crtica ao reducionismo econmico, Thompson (2001c, p. 207) comenta que apesar de herdar uma dialtica legtima, a anlise da base material/superestrutura no pode perder de vista a autonomia dos acontecimentos polticos ou culturais mesmo que estes sejam, em ltima anlise condicionados pelos acontecimentos econmicos. Ainda que seja estabelecida uma relao causal entre acontecimentos especficos (superestrutura) e os interesses de determinada conjuntura, segundo Thompson (2001c, p. 208-209), no podemos nos dar por satisfeitos em termos de uma explicao histrica das relaes entre esses agentes particulares porque s a relao causal propriamente dita no exaure a rede de relaes existente entre eles. Em Modos de Dominao e Revolues na Inglaterra,36 Thompson (2001c, p. 204) critica o modelo cataclsmico de estudo da evoluo histrica por meio de grandes crises e rupturas, como tambm uma representao hegemnica da dominao de classe e um determinado economicismo (marxista e no marxista) porque estes modelos e representaes do real tendem, segundo o autor, a negligenciar a anlise da cultura popular, resultando em uma anlise histrica desprovida de uma sociologia das classes e das conscincias de classe, reduzindo os atores envolvidos a entidades meramente metafricas. A partir de seu estudo sobre os motins da fome do sculo XVIII e fins do sculo XIX, Thompson (1998, p. 150) aponta que o fruto de tal economicismo conduz a redues e explicaes esquemticas, desconsiderando o papel fundamental de outras motivaes scio-culturais. No referido estudo, Thompson (1998, p. 150) introduz o problema do emprego vago de alguns termos como turba e motim,37 que ilustra o que ele chama de uma viso espasmdica da histria popular, na qual dificilmente se pode tomar a gente comum como agente histrico antes da Revoluo Francesa. As intromisses da turba na cena histrica no passam de reaes ocasionais, compulsivas e repentinas dada a conjuntura dos estmulos econmicos propcios revolta. simples meno nos documentos histricos de uma m colheita ou de uma baixa no mercado do-se por contemplados os requisitos da explicao histrica para esse tipo de anlise.
36 37

Cf. Thompson (2001c, p. 203-226). Do ingls mob e riot, respectivamente.

Thompson (1998, p. 151) afirma que um grande nmero de historiadores incorre nesse tipo de erro impulsionado pelo reducionismo econmico que desconsidera as complexidades da motivao, comportamento e funo das manifestaes populares que, por via reducionista, ao invs de serem relacionadas tambm com os acontecimentos polticos e scio-culturais so tidas como espasmos causados por esta ou aquela tenso econmica. Para Thompson (1998, p. 151-152), o motivo de maior surpresa dentro dessa lgica do menor esforo relacional:
o clima intelectual esquizide, que permite a coexistncia (nos mesmos lugares e s vezes nas mesmas inteligncias) dessa historiografia quantitativa com uma antropologia social que deriva de Durkheim, Weber ou Malinowski. Sabemos tudo a respeito do delicado tecido de normas e reciprocidades sociais que regula a vida dos ilhus de Trobiand, e conhecemos as energias psquicas envolvidas nos cultos das cargas na Melansia; mas, em algum ponto, essa criatura social infinitamente complexa, o homem melansio, torna-se (em nossas histrias) o mineiro de carvo da Inglaterra do sculo XVIII, que espasmodicamente bate a mo na barriga e reage a estmulos econmicos elementares.

O comportamento esquizide a que Thompson se refere o de se utilizar apenas questes quantitativas para explicar os motins, sem levar em considerao a noo legitimadora da ao popular que encontrava, em sua economia moral, o respaldo da crena de que estavam defendendo direitos ou costumes tradicionais, muitas vezes endossados pelas autoridades que sofriam forte presso do consenso popular, no que diz respeito legitimidade ou no de determinadas prticas econmicas.38 O cunho tradicional desses pressupostos morais preenchia a comunidade com normas e obrigaes sociais que regulavam, geralmente pelo hbito, a gama das relaes sociais. No era apenas em momentos de crise ou privao que esta lgica operava. A economia moral incidia de forma muito geral sobre o governo e o pensamento do sculo XVIII (Thompson, 1998, p. 153). Thompson (1998a, p. 15) defende a tese de que a conscincia e os usos costumeiros eram particularmente fortes no sculo XVIII. Entre os costumes, alguns eram de prtica recente e representavam diretamente a luta por direitos. Ele observa que h uma tendncia a se acreditar que foi exatamente naquele sculo que esses costumes comearam a cair em desuso, juntamente com a magia, a feitiaria e supersties semelhantes. Isso

38

Cf. Thompson (1998, p. 152).

porque as presses exercidas pelos estratos superiores da sociedade visavam padronizar e reformar os costumes. Era na resistncia a esse tipo de reformulaes que a conscincia popular encontrava fora. A observao investigativa da suposta Pequena Tradio Plebia39 deu origem aos primeiros estudos de folclore, os quais encaravam essas prticas como antiguidades, resduos do passado ou mesmo sobrevivncias (utilizando um termo mais antropolgico) que passavam ao largo da marcha do progresso na nossa agitada existncia humana.40 Esse tipo de anlise dava ao costume a condio no de uma conseqncia ou resposta determinada situao real, mas categorizava-o como simples resqucio de uma mentalit41 ultrapassada. Com o desenvolvimento dos estudos folclricos, o termo costume passou a significar, em grande parte, o que hoje chamamos de cultura. O costume aparecia como a segunda natureza do homem (Thompson, 1998a, p. 14). Evidencia-se aqui a mesma crtica de Thompson s interpretaes espasmdicas, sustentada na categoria de experincia como resposta mental e emocional de um indivduo ou grupo social a muitos acontecimentos inter-relacionados ou a muitas repeties do mesmo tipo de acontecimento. Fruto dessa concepo de costume, como a conduta inercial, habitual e induzida, o argumento ideolgico de Bernard Mandeville sustentava que na ignorncia e na pobreza que reside a condio sumamente importante para que a multido fosse mantida em calma servil, pois sem instruo e meios o povo habitua mais facilmente seu corpo ao trabalho, tanto em seu prprio benefcio como para sustentar o lazer, o conforto, e os prazeres dos mais afortunados. Quanto mais distante o acesso educao, porm, mais fortalecida a tradio de transmisso oral desses indivduos. Muitos desses costumes transmitidos oralmente pelos trabalhadores, camponeses e demais oprimidos eram derivados diretos e racionais das rotinas do trabalho dirio e semanal (Thompson, 1998a, p. 15).

Tradio entendida como o conjunto de costumes, hbitos e ritos. Brand, John e Ellis, Henry (1813). Observations on popular antiquities, vol. I, p. xxi, apud Thompson (1998a, p. 14). 41 Mantivemos aqui o termo mentalit mais para que no fosse perdida a continuidade do argumento, em Thompson, do que para entrarmos no mrito de toda a discusso presente no campo das Cincias Sociais sobre o lugar, e a formao, de mentalidades e discursos. Nesse contexto, a noo de mentalidade aparece vinculada s duas facetas do costume: cultura e direito consuetudinrio.
40

39

Segundo Thompson, o costume retratava no s boa parte do que hoje chamaramos de cultura do povo, como tambm representava o direito consuetudinrio, presente na tradio, que fazia frente tentativa de ampliao do impulso explorador que buscava aproveitar qualquer oportunidade de expropriao. Era baseando-se na lei, os usos e os costumes de tempos imemorveis que os trabalhadores se apoiavam na tentativa de frear o juggernaut ideolgico da Revoluo Industrial (1998a, p. 15). Nesse contexto, o costume, antes de ser uma sobrevivncia cunhada pela tradio, era um campo para a mudana e a disputa, uma arena na qual interesses opostos apresentavam reivindicaes conflitantes sempre merc da influncia transformadora das experincias vividas ao longo das trajetrias dos agentes sociais (Thompson, 1998a, p. 1617). Thompson (1981a, p. 398) afirma que uma teoria de cultura deve contemplar o conceito de uma interao dialtica entre cultura e outra coisa que no cultura. Segundo ele:
Devemos supor a matria-prima42 da experincia de vida em uma extremidade e todas as outras disciplinas e sistemas humanos infinitamente complexos, articulados e inarticulados, formalizados em instituies ou dispersos nas maneiras menos formais, que lidam, transmitem ou distorcem essa matria-prima na outra.

Ao enfatizar o processo ativo atravs do qual o ser humano faz sua histria, Thompson (1998a, p. 17) aponta o cuidado que devemos tomar ao generalizarmos a cultura como um sistema de atitudes, valores e significados compartilhados, e as formas simblicas (desempenhos, artefatos) em que se acham incorporados porque43:
Cultura tambm um conjunto de diferentes recursos, em que h sempre uma troca entre o escrito e o oral, o dominante e o subordinado, a aldeia e a metrpole; uma arena de elementos conflitivos, que somente sob uma presso imperiosa por exemplo, o nacionalismo, a conscincia de classe ou a ortodoxia religiosa predominante assume a forma de um sistema. E na verdade o prprio termo cultura, com sua invocao confortvel de um consenso, pode distrair nossa ateno das contradies sociais e culturais, das fraturas e oposies existentes dentro do conjunto.

Em ingls: raw material. Essa afirmao conduz a outro pressuposto do materialismo histrico: a investigao histrica como processo, como sucesso de acontecimentos e por isso acarreta noes de causao, contradio, mediao e da organizao da vida social, poltica, econmica e intelectual. Essas noes, inclusive a de lgica histrica em Thompson (1981, p. 54), pertencem teoria, mas surgem de engajamentos empricos.
43

42

A cultura popular de uma poca, por exemplo, s pode ser entendida se contextualizada nos momentos histricos especficos a que pertencem. Situando a cultura no lugar material que lhe corresponde, podemos entend-la como agente formador, ao mesmo tempo em que conseqncia, da luta e conscincia de classe. nesse tempo/espao material especfico que cultura e experincia se entrecruzam, na consolidao e defesa de interesses e direitos, unindo fragmentos de antigas estruturas e expectativas em relao luta contra a intruso verticalizada de novas formas de desapropriao. A dimenso histrica desse cruzamento aparece em cores vvidas quando analisamos as queixas de uma larga parcela da populao inglesa do sc. XVIII, indignada com as prticas do mercado, prticas que, comenta Thompson (1998, p. 158), tendemos a admitir como inevitveis e naturais. O argumento dos que se opunham s prticas exercidas pelos fazendeiros e produtores de gros daquela poca apoiava-se na idia de que, mesmo que fosse mais ou menos bvio ou natural o direito livre manipulao de algo que lhe pertence, este exerccio no era cvico. O cunho moral de tais reclamaes reiterava-se no costume e na tradio simblica de uma vida em sociedade regrada por um modelo paternalista em franca decadncia. Partindo da lgica de que uma reao ou prtica especfica de determinada cultura no pode ser explicada apenas por seu estmulo primordial (concluso apressada, muitas vezes imposta por estudos estatsticos praticados por vertentes mais conservadoras da Histria e da Sociologia), Thompson (1998, p. 208) afirma que no h uma nica reao simples, animal fome, por exemplo. As evidncias tornam-se inteligveis se articuladas s especificidades de cada caso. Utilizando ainda o exemplo da revolta causada pela fome, o motim... no uma resposta natural ou bvia, mas antes consiste em um padro sofisticado de comportamento coletivo, uma alternativa coletiva a estratgias

individualistas e familiares de sobrevivncia. Ter fome, comenta, no impe que eles devam se rebelar nem determina as formas da revolta. a experincia humana forjada nos

laos scio-culturais que determina, em ltima instncia, o resultado, seja do estmulo ou do malogro em questo44. A pergunta metodolgica levantada por Thompson (1998, p. 151) em relao a esse tipo de problema , em gnero e grau, bastante antropolgica: estando com fome (ou sendo sensuais45), o que que as pessoas fazem? Pode-se a acrescentar uma pergunta complementar: diante da fome, ou da sensualidade eminente, que tipo de relaes podem ser estabelecidas entre o estmulo material e os desdobramentos das atitudes levadas a cabo em tal situao quando comparados s conseqncias e reverberaes na cultura e nos costumes de seus praticantes? Thompson (2001, p. 229) reconhece a influncia que herda da inquietao antropolgica quando a descreve como um estmulo que
se traduz primordialmente no na construo do modelo, mas na identificao de novos problemas, na visualizao de velhos problemas em novas formas, na nfase em normas (ou sistemas de valores) e em rituais, atentando para as expressivas funes das normas de amotinao e agitao, assim como para as expresses simblicas de autoridade, controle e hegemonia.

Porm, a forma com que Thompson se aproxima dessa problemtica cautelosa. Ele comenta (2001, p. 243) que dificuldades tericas aparecem quando se coloca a histria social em relao direta com disciplinas mais sofisticadas como a Antropologia. suposto, segundo ele, que as descobertas antropolgicas referentes a sociedades particulares podem ser transpostas, em termos estruturais, s sociedades em geral, quando a mesma desnuda funes ou estruturas bsicas da sociedade que, mesmo mascaradas nas sociedades modernas, ainda cumprem determinado papel fundamental no corpo de relaes simblicas inerentes s condies prprias da vida social, dado que o ser humano existe em sociedade46. J a Histria uma disciplina que se funda a partir dos contextos e dos processos, onde todo significado um significado-dentro-de-um-contexto e, enquanto as estruturas mudam, velhas formas podem expressar funes novas, e funes velhas podem achar sua expresso em novas formas (Thompson, 2001, p. 243).

44 45

Devemos enfatizar aqui novamente o conceito de experincia a ser tradado mais adiante no captulo III. Em ingls: sexy. 46 Cf. Thompson, 1981, p. 55, sobre a relao da histria com as outras disciplinas das cincias humanas.

A esse respeito, Thompson lembra o livro de Gareth Stedman Jones,47 Outcast London, sobre a periferia londrina no fim do sc. XVIII. No captulo A deformao do dom, Stedman Jones utiliza conceitos de Max Weber e Marcel Mauss para analisar as atitudes da classe mdia ante caridade e em relao ao significado social da doao caritativa. O dom aparece no estudo como eixo central do status social. So contempladas as idias da ddiva como sacrifcio, smbolo de prestgio e reprodutora de um elo de obrigao entre o doador e o destinatrio da mesma. O carter genuno porm no sem cuidados da tentativa de Thompson de estabelecer pontes concretas entre as disciplinas fica claro nas crticas que tece em relao anlise de Stedman Jones sobre os traos estruturais inerentes, em maior ou menor medida, ao ato da doao. Stedman Jones estuda as atividades da classe mdia relacionadas pobreza como uma deformao da ddiva causada pela separao das classes, que destri a integridade original da relao da ddiva, ao acrescentar seus prprios elementos de prestgio, subordinao e obrigao. Thompson (2001, p. 244-245) argumenta que entre os traos estruturais estudados por Stedman Jones, pelo menos um transposto ou deslocado da Antropologia sem os necessrios cuidados. As noes de sacrifcio, ou ato de graa, revestem-se de expresses muito diversas no interior de contextos religiosos ou ideolgicos distintos, mesmo nas sociedades tradicionais, para que se possa consider-las automaticamente como pertencentes estrutura dessa manifestao. J os outros aspectos prestgio e obrigao se enquadram de forma mais plena, em termos estruturais (Thompson, 2001, p. 245):

Gareth Stedman Jones Diretor do Centre for History and Economics, do Kings College, Cambridge University, desde 1991. Foi membro do Editorial Board da New Left Review de 1986 a 1997. Desde 1976 membro do Editorial Board do History Workshop Journal. Os comentrios positivos de Thompson em relao ao trabalho de Stedman Jones so anteriores ao enlace deste com o linguistic turn, ou virada lingstica. Evidncias claras do abandono da perspectiva marxista efetuada por Stedman Jones no decorrer de sua vinculao com a teoria ps-moderna podem ser encontradas em seu estudo sobre o cartismo. Dick Geary (2000, p. 40) comenta que Stedman Jones em seu estudo pioneiro sobre o movimento Cartista, examina cuidadosamente a linguagem de seus adeptos e conclui que sua ideologia estava enraizada em um discurso de populismo e radicalismo, no especfico de classe. Ele afirma tambm, categoricamente, o primado da linguagem na construo da realidade social: para esta perspectiva a linguagem no produto da experincia, mas de fato (a) constitui, d origem experincia.

47

Haja vista que prestgio, subordinao, obrigao e controle social acarretam uma coincidncia entre as relaes envolvidas no ato de doar e o contexto de estruturas sociais particulares que, apesar de grandes mudanas, ainda poderiam conservar traos universais.

Thompson indaga (2001, p. 245), ainda, se o motivo desses traos serem tratados com prioridade heurstica no o de sugerir a existncia de um nvel estrutural mais profundo, revelado pelos achados antropolgicos no estudo das sociedades tradicionais e que precede qualquer funo a ser subseqentemente descoberta. Sem muito esforo, por exemplo, outros traos inerentes ddiva poderiam ser facilmente apresentados caso a proposta de pesquisa venha a partir de baixo das manifestaes concretas da sociedade ao invs de descer bruscamente de uma concepo estrutural transplantada de outro contexto.48 Thompson afirma (2001, p. 246) que para estudarmos esses traos de forma mais acurada preciso consider-los de modo dialtico. A estrutura, segundo ele, em qualquer relao entre ricos e pobres subentendendo-se a diviso de classes sempre corre em mo dupla. O ato de inverter49 a perspectiva dessa mesma relao capaz de expor uma heurstica alternativa. Relacionar as complexas formas de doaes dos ricos aos pobres no contexto dos motins da fome do sculo XVIII, por exemplo, abre frtil campo de estudo sobre as mediaes de conflito, disciplina e protesto. Experincias limtrofes entre o estabelecido e a insurreio so peas-chave para o entendimento tanto do status quo quanto da dinmica da revolta. No processo dinmico da Histria, segundo Thompson (2001b, 248), novos fenmenos50 acontecem, e sua organizao estrutural se transforma medida que muda a estrutura das sociedades. Transpor concluses de uma disciplina a outra, sem as devidas ressalvas metodolgicas, compromete o exerccio da anlise dialtica. Assim sendo, h de se encontrar a estrutura na particularidade histrica do conjunto de relaes sociais e no em um ritual ou em uma forma particular fora dessas relaes, por serem estes advindos,
Cf. Thompson, 1981, p. 54, sobre a dialtica do conhecimento histrico. A idia de inverso aqui proposta pressupe que ao ato de doar est inequivocamente vinculado o ato de receber e assim por diante. 50 Cf. Thompson (1994, p. 214), em ingls: new features, no sentido de novas formas e caractersticas que se desenvolvem no decorrer da dinmica histria da complexificao do ser social.
49 48

muitas vezes, de um outro contexto histrico, portadores de uma outra conjuntura sciocultural. Entretanto, a utilizao de tipologias sincrnicas (tipos ideais, funes constantes, estruturas universais e, principalmente, legalidades) ferramenta til seja para trazer tona seja para discutir o mago de um contexto particular, ao auxiliar a elaborao de uma problemtica ou contribuir para o entendimento de tal contexto. Nesse sentido, a elaborao de legalidades (via conhecimento cientfico) cumpre o papel de instrumentalizar o ser social em sua relao com a dimenso intransitiva da existncia, relao esta que Bhaskar define como o limite transitivo da possibilidade de produo do conhecimento51. Para Thompson (2001b, p. 249), essas tipologias so importantes no por serem estruturas universais, mas particularmente pelo fato de as funes imediatas do ritual que definem serem dinmicas. Como exemplo, Thompson utiliza o estudo da rough music52, ou charivari cerimnias que expem os infratores das normas da comunidade s formas mais pblicas de insulto, humilhao e, algumas vezes, ostracismo. A dificuldade de aceitar esse tipo de cerimnia como uma funo, ou significado, constante e transcultural passa pelo fato de que os infratores submetidos a rough music no so os mesmos de um pas para outro, ou de um sculo para o prximo. na dinmica das funes imediatas do ritual, e no em sua estrutura, que so identificados os tipos de conduta (sexual, marital, pblica) que ofendem a comunidade, revelando tambm suas normas e expectativas. O dilogo com a Antropologia se faz, segundo Thompson (2001b, p. 250), insistentemente preciso, porque mesmo com a mudana e a variao dentro das formas, estas continuam importantes, pois, em sua constncia (2001b, p. 249), informam o simbolismo derivado do sistema cognitivo oculto pertencente a uma comunidade. Thompson (2001, p. 251) comenta que, em uma primeira aproximao, o dilogo da histria com a antropologia pode ser equacionado de maneira mais ou menos fcil:
Assim como a histria econmica pressupe a disciplina da economia, a histria social (no seu exame sistemtico das normas, expectativas e valores) deve pressupor a disciplina da antropologia social. No podemos pesquisar rituais,

51 52

Cf. Bhaskar (1977, p. 185). Cf. Thompson (1998b, p. 249-250).

costumes, relaes de parentela53 sem interromper o processo histrico de tempos em tempos, submetendo-os a uma anlise estrutural sincrnica e esttica.

Porm, segundo ele, essa equao comparativa precipitada porque a economia e a histria econmica se desenvolveram em estreita parceria intelectual, ao passo que a uma histria social emergente oferecida uma parceria com disciplinas sociais que so, em parte, explicitamente anti-histricas.54 Alm disso, da mesma forma, uma parcela da antropologia social antieconmica, ou, para ser mais preciso, inocente de categorias econmicas avanadas por ser, muitas vezes, ativamente resistente ao econmico, mesmo quando leva em considerao as condies da vida material (Thompson, 2001, p. 251). Thompson (2001, p. 252) afirma que no podemos esperar que seja alcanado um avano sistemtico na histria social se a mesma fizer ouvidos moucos para a histria econmica. Isso porque a histria socioeconmica elaborou seus conceitos e categorias a partir da anlise de processos diacrnicos, de comportamentos regularmente repetitivos ao longo do tempo que por esse motivo sofrem a resistncia e mesmo total incompreenso... das disciplinas sincrnicas55. Para Thompson (2001, p. 252) necessrio que a relao entre histria e antropologia seja mediada pela filosofia56, de modo que esta regule os enlaces a serem estabelecidos e no se tenha a pretenso de falar pelo conjunto da disciplina, mas apenas faz-lo a partir de uma posio especfica, para que os resultados da aproximao no sejam contraditrios.57

Observamos que, ao traduzir o termo kinship como parentela, no houve a adequao necessria a um conceito prevalente na antropologia: parentesco. 54 Cf. Thompson, (2001, p. 251), onde ele ressalta a influncia de Durkheim, Radcliffe-Brown, Talcott Parsons e Lvi-Strauss. importante notar que Thompson faz referncia a esses autores de forma indiferenciada, mais para ilustrar a variedade das influncias do que associar tradies to distintas. 55 Ver Thompson, 1981, p. 57, sobre os conceitos de capitalismo e classe social como conceitos histricos e seu tratamento em outras disciplinas. 56 No qualquer filosofia, mas uma filosofia dialtico-histrica. Ernst Bloch comenta que: A verdadeira novidade da filosofia marxista consiste na mudana radical de seu fundamento, assim como em sua misso de carter proletrio-revolucionrio; portanto, ela no nova por considerar que a nica filosofia apta e destinada mudar o mundo no seria mais uma filosofia. Pois ela o mais do que nunca, o que explica o triunfo do conhecimento tal como se conclui na segunda parte da T. 11, relativa transformao do mundo; o marxismo no seria uma transformao no sentido verdadeiro do termo, se ele no reconhecesse antes dela e nela a prioridade terica-prtica da verdadeira filosofia. Cf. Bloch (1976, p. 337), apud Labica (1990, p. 175). 57 Nessa mesma passagem, Thompson, como exemplo, comenta uma aproximao provavelmente fadada esterilidade: histria economtrica positivista ao estruturalismo levi-straussiano (sic!). Isso porque, para um

53

Ao definir sua posio como pertencente tradio marxiana, Thompson (2001, p. 252) reitera que para valer-se de conceitos sociolgicos necessrio que antes os mesmos sejam revestidos com uma ambivalncia58 dialtica:
Um ato de doar deve ser simultaneamente visto como um ato de ganhar; o consenso social, como hegemonia de classe; o controle social (muito freqentemente) como controle de classe; e algumas (ainda que nem todas) regras como necessidades.

Em contrapartida, para estabelecermos um vnculo entre a histria e a antropologia social preciso, segundo ele, abandonar a perspectiva de base e superestrutura, pela qual, dentro da tradio marxista mais ortodoxa, o econmico vem sempre antes das normas e sistemas de valores. Nesse contexto, a idia de vir antes esvazia ou

compromete a lgica histrica e a idia de processo porque se contrape idia dialtica de determinao, pois denota uma ordem, uma evoluo e uma irreversibilidade. Ao invs de adotarmos a noo de primazia do econmico, devemos dar nfase para a simultaneidade da manifestao de relaes produtivas particulares em todos os sistemas e reas da vida social. posta em dvida a idia (Thompson, 2001, p. 254)
de ser possvel descrever um modo de produo em termos econmicos, pondo de lado, como secundrias (menos reais), as normas, a cultura, os decisivos conceitos sobre os quais se organiza um modo de produo.

As nuances particulares constituintes dessa ou daquela sociedade no se encaixam na analogia esttica base e superestrutura que, no seu determinismo ou reducionismo econmico, classifica atividades e atributos humanos ou como pertencentes superestrutura (lei, arte, religio, moralidade) ou base (tecnologia, economia, cincias aplicadas), deixando outros ainda a flanar no meio (lingstica, disciplina de trabalho), de forma a pender mais para o pensamento positivista e utilitarista, isto , com posies centrais no do marxismo, mas da ideologia burguesa59 (Thompson, 2001, p. 256).

vnculo terico ser estabelecido, necessrio haver uma afinidade entre a problemtica das disciplinas a serem aproximadas. 58 Apesar do pouco cuidado de Thompson com o uso do termo ambivalncia, aqui ele no significa ambigidade, mas uma relao de duas vias, entre positivo e negativo, como em o ato de doar e o ato de receber supracitado. 59 Cf. a crtica de Thompson (1981) s idias de estrutura/superestrutura discutidas por Althusser.

Pensar o econmico como determinante, mesmo que apenas em ltima instncia, das relaes sociais dos indivduos, resignar o estudo das sociedades inrcia do ideal do homem econmico da Economia Poltica. Em alguns contextos homens e mulheres, ao se confrontar com as necessidades de sua existncia, formulam seus prprios valores e criam sua cultura prpria, intrnsecos a seu modo de vida (Thompson, 2001, p. 261). Na tradio marxista, h uma categoria histrica que descreve as pessoas em relao ao decurso do tempo e s maneiras pelas quais se tornam conscientes de suas relaes, como se separam, unem, entram em conflito, formam instituies e transmitem valores: classe (Thompson, 2001, p. 260). Partindo dessa definio, Thompson afirma que classe uma formao to econmica quanto cultural. As relaes produtivas e o modo de produo, assim como os costumes, as necessidades e expectativas das pessoas, no so estticos, esto sempre em franco dilogo e mudana. Para entendermos esse conjunto de relaes, congruncias e contradies, necessrio lanar mo de outro conceito histrico: experincia. Ao entrecruzar o vocabulrio estrutural analtico da Economia Poltica antiestrutura de Marx, Thompson (1981, p. 180-185) utiliza a analogia de Engels de que as proposies do Manifesto destinavam-se a fazer pela histria o que a teoria de Darwin havia feito para a biologia. Darwin, segundo Thompson (1981, p. 182), prope e demonstra um processo... que se desenvolveu por meio de uma transmutao hipottica de espcies, mas continuou sem especificar os meios genticos reais dessa transmisso e transmutao, da mesma forma que o materialismo histrico, como hiptese, ficou sem sua gentica prpria. O autor levanta a questo: se fosse possvel propor uma correspondncia e, em parte, demonstr-la entre um modo de produo e o processo histrico, como, e de que maneira, isso se daria?. Na opinio de Thompson (1981, p. 182) existem algumas solues prontas para este importante problema: ou deixa-se de lado e sem resposta tal indagao; ou parte-se para a manifestao da vontade divina; ou pode-se, atravs da prtica terica, concluir que a histria manifesta o desenvolvimento das formas do capital. H ainda, como possvel

resposta, o termo ausente no vocabulrio analtico dessa gentica (segundo a tradio de Mendel e do materialismo histrico e cultural60): experincia humana. A conseqncia imediata da utilizao do conceito de experincia nos estudos da sociedade encarar homens e mulheres no apenas como sujeitos autnomos, individualizados e separados de um contexto nem consider-los como simples turba ou massa, mas acima de tudo como (Thompson, 1981, p. 182):
Pessoas que experimentam suas situaes e relaes produtivas determinadas como necessidades e interesses e como antagonismos, e em seguida tratam essa experincia em sua conscincia e sua cultura (...) das mais complexas maneiras (sim, relativamente autnomas) e em seguida (muitas vezes, mas nem sempre, atravs das estruturas de classe resultantes) agem, por sua vez, sobre sua situao determinada.

Thompson (1981, p. 188) afirma que ao explorarmos, seja na teoria ou na prtica, os conceitos de juno (necessidade, classe e determinao) entre o modo capitalista de produo e o capitalismo como formao social utilizando o conceito de experincia possvel transmutar a estrutura em processo, reinserindo assim o sujeito na histria. Thompson (1981, p. 188-189) comenta que por meio da experincia que podemos reexaminar:
Todos esses sistemas densos, complexos e elaborados pelos quais a vida familiar e social estruturada e a conscincia social encontra realizao e expresso (sistemas que o prprio rigor da disciplina, em Ricardo ou no Marx de O Capital, visa excluir): parentesco, costumes, as regras visveis e invisveis da regulao social, hegemonia e deferncia, formas simblicas de dominao e de resistncia, f religiosa e impulsos milenaristas, maneiras, leis, instituies e ideologias tudo o que, em sua totalidade, compreende a gentica de todo o processo histrico, sistemas que se renem todos, num certo ponto, na experincia humana comum, que exerce ela prpria (como experincias de classe peculiares) sua presso sobre o conjunto.

A relao existente entre experincia e vida material especificamente dialtica no sentido de que a primeira gerada na segunda s que, em contrapartida, est sempre merc das conseqncias ulteriores da ltima. A experincia (como agir humano) reifica, mas tambm transforma. As pessoas, na avaliao de Thompson (1981, p. 189-190), no experimentam61 sua prpria experincia apenas como idias, no mbito do pensamento e de seus
Raymond Williams (1979, p. 12) define materialismo cultural como: uma teoria das especificidades da produo cultural e literria material, dentro do materialismo histrico.
60

procedimentos, ou (como supem alguns praticantes tericos) como instinto proletrio, etc. Alm disso, elas tambm experimentam sua experincia como sentimento e lidam com esses sentimentos na cultura, como normas, obrigaes familiares e de parentesco, e reciprocidades, como valores, ou (atravs de formas mais elaboradas) na arte ou nas convices religiosas. O autor (p. 190) descreve essa parcela da cultura como conscincia afetiva e moral. Com isso, ele prope que a moral no seja alguma regio autnoma da escolha e vontades humanas, que surge independentemente do processo histrico, mas sim que toda contradio um conflito de valor, tanto quanto um conflito de interesse. Para cada necessidade, h um afeto, ou vontade, a caminho de se transformar num dever (e vice-versa); j que toda a luta de classe ao mesmo tempo uma luta acerca de valores. Os interesses caminham de mos dadas tanto com as condies materiais como com as necessidades face permanncia material da cultura: o modo de vida, e acima de tudo, as relaes produtivas e familiares das pessoas (Thompson, 1981, p. 195). Thompson norteia sua noo de experincia tendo em vista, principalmente, a idia de classe (Thompson, 1987, p. 9-10):
Por classe, entendo um fenmeno histrico, que unifica uma srie de acontecimentos dspares e aparentemente desconectados, tanto na matria-prima da experincia como na conscincia. Ressalto que um fenmeno histrico. No vejo a classe como uma estrutura, nem mesmo como uma categoria, mas como algo que ocorre efetivamente (e cuja ocorrncia pode ser demonstrada) nas relaes humanas. Ademais a noo de classe traz consigo a noo de relao histrica. Como qualquer outra relao, algo fluido que escapa anlise ao tentarmos imobiliz-la num dado momento e dissecar sua estrutura. A mais fina rede sociolgica no consegue nos oferecer um exemplar puro de classe, como tampouco um do amor ou da submisso. A relao precisa estar sempre encarnada em pessoas e contextos reais.

A classe vista como um processo no qual as pessoas, enfrentando o mesmo contexto material de explorao e opresso imposto por um sistema de relaes de produo que elas nem escolheram, nem criaram ou aprovam,62 dividem a mesma cultura e modo de vida. A partir desta perspectiva, as relaes produtivas so todas as relaes materiais e sociais pelas quais a vida social produzida e reproduzida e, dessa maneira, a experincia vivida de classe necessariamente se intersecciona e influenciada por outros
Em ingls: experience. Ao agir humano proporcionada a chance de contrapor-se inevitabilidade da explorao eminente de dada conjuntura material, quando mediado pela experincia dessa situao espoliativa involuntria.
62 61

sistemas de poder e dominao, sejam eles culturais, ideolgicos ou materiais (como, por exemplo, modo de produo, gnero, raa, etnia, afiliao partidria, religio). A formao de classe um processo histrico de pessoas que partilham a mesma experincia vivida, produzindo uma conscincia e uma cultura comum em resposta a essa experincia. o resultado, e condio, da luta de classes e desse modo um produto das maneiras pelas quais as pessoas se organizam, resistem e agem coletivamente para transformar o sistema de explorao que to poderosamente molda suas vidas. Thompson afirma que no comeo da dcada de 1830 os trabalhadores ingleses tinham produzido uma identidade e uma cultura compartilhadas, forjada em experincias anlogas de explorao econmica e opresso poltica, capaz de os munir de uma viso nacional tanto do seu sofrimento como das melhoras ocorridas. Essa identidade e essa cultura foram forjadas por diversas lutas. Como ele descreve (1987, p. 23-27):
Para a maioria dos trabalhadores, a experincia crucial da Revoluo Industrial foi percebida com uma alterao na natureza e na intensidade da explorao. Essa no uma viso anacrnica, imposta sobre a realidade. Podemos [ver] alguns aspectos do processo de explorao, (...) [para] um singular operrio algodoeiro em 1818 (...). O relato uma declarao feita por um Oficial Fiandeiro de Algodo ao pblico de Manchester, s vsperas de uma greve [descreve] patres e trabalhadores como duas classes distintas de pessoas. Sua declarao relaciona (...) as injustias sofridas pelos trabalhadores com as mudanas ocorridas no carter da explorao capitalista: a ascenso de uma classe de mestres, sem qualquer autoridade ou obrigaes tradicionais; a distncia crescente entre os mestres e os outros homens; a transparncia da explorao na mesma fonte da sua nova riqueza e poder; a perda do status e, acima de tudo, da independncia do trabalhador, reduzido total dependncia dos instrumentos de produo do mestre; a parcialidade da lei; a ruptura da economia familiar tradicional; a disciplina, a monotonia, as horas e as condies de trabalho; a perda do tempo livre e do lazer; a reduo do homem ao status de instrumento.

Entre si, as pessoas sentem e articulam a identidade de seus interesses, a partir de uma experincia comungada, contra os interesses dos seus opositores. Os conflitos aparecem nas experincias vividas, (sendo, portanto), a experincia de classe determinada em grande medida pelas relaes de produo em que os homens nasceram ou entram involuntariamente (Thompson, 1987, p.10). Sobre essa dinmica, Thompson (1987, p. 10) chama a ateno para a diferena da gnese da experincia e da conscincia de classe. A primeira dada, fator ditado pela conjuntura j que a espelha; a segunda traduo dialtica da experincia como

manifestao cultural e tambm tradies, sistemas de valores, idias e formas institucionais. necessrio, ento, que o processo de interao entre experincia e conscincia seja avaliado no de forma esttica, mas dinmica, j que, segundo Thompson (1987, p. 11-12),
se detemos a histria num determinado ponto, no h classes, mas simplesmente uma multido de indivduos com um amontoado de experincias. Mas se examinarmos esses homens durante um perodo adequado de mudanas sociais, observaremos padres em suas relaes, suas idias e instituies. A classe definida pelos homens enquanto vivem sua prpria histria e, ao final, est a sua nica definio. (...) Pois estou convencido de que no podemos entender a classe a menos que a vejamos como uma formao social e cultural, surgindo de processos que s podem ser estudados quando eles mesmos operam durante um considervel perodo histrico.

Para Thompson (2001a, p. 107 e 169, respectivamente):


Classes no existem como categorias abstratas platnicas , mas apenas medida que os homens vm a desempenhar papis determinados por objetivos de classe, sentindo-se pertencentes a classes, definindo seus interesses tanto entre si mesmos, como contra outras classes. (...) Classe uma formao social e cultural (freqentemente adquirindo expresso institucional) que no pode ser definida abstrata ou isoladamente, mas apenas em termos de relao com outras classes. Em ltima anlise, a definio s pode ser feita no tempo - isto , ao e reao, mudana e conflito. Quando falamos de uma classe, estamos pensando em um corpo de pessoas, definido sem grande preciso, que compartilha as mesmas categorias de interesses, experincias sociais, tradio e sistema de valores, que tem disposio para se comportar como classe, para se definir, em suas aes e em sua conscincia em relao a outros grupos de pessoas, em termos de classe. Mas classe, ela mesma, no uma coisa, um acontecimento.

Como categoria, classe no representada por este ou aquele grupo de pessoas e instituies com interesses dispares; antes o modo pelo qual a relao dialtica entre os sujeitos opera. No a mquina, mas sim a maneira pela qual a mquina trabalha uma vez colocada em movimento (Thompson, 2001a, p. 169). No atrito dessa movimentao, formam-se as condies materiais que, por sua vez, influenciam a experincia que, aqui, aparece como um termo mdio, necessrio na articulao entre ser social e conscincia social. Por isso no h sentido de se pensar classe como categoria de anlise se no for levada em conta a mediao entre o agir humano e a realidade a ser acionada no processo histrico de reproduo e transformao da sociedade rumo a condies materiais menos desfavorveis ao pleno desenvolvimento das faculdades humanas.

Segundo Thompson (1981, p. 112), a experincia (muitas vezes a experincia de classe) que d cor cultura, aos valores e ao pensamento. pela mediao da experincia que o modo de produo exerce uma presso determinante sobre outras atividades e regula a prtica pela qual a produo mantida e reproduzida. Thompson (1981, p. 125 e 181) delimita os conceitos de juno como: (1) a necessidade, que na antropologia aparece como norma e na histria como vontades ou valores; (2) modo de produo, como uma presso determinante dentro de um complexo processo histrico; (3) classe, como a estruturao de um modo de produo... materializando-se de maneiras que nunca podem ser predeterminadas; (4) determinismo, quando considerado como fechamento ou presso. Thompson (1981, p. 405) afirma que a experincia exatamente aquilo que faz a juno entre a cultura e a no-cultura, estando metade dentro do ser social, metade dentro da conscincia social.63 tambm a influncia do ser social sobre a conscincia social, na medida em que exerce presses64 sobre a conscincia social existente, propondo novas questes e proporcionando grande parte do material sobre o qual se desenvolvem. (Thompson, 1981, p. 12 e 16). A experincia executa o dilogo65 entre o ser social e a conscincia social uma vez que assim como o ser pensado, tambm o pensamento vivido (Thompson, 1981, p. 17). Segundo Thompson (1981, p. 16) mudanas no ser social do origem experincia
Cf. Steinberg, Marc W. (1996). Culturally Speaking: finding a commons between post-structuralism and the Thompsonian perspective, in Social History, vol. 21, n. 2, May, p. 193-214, onde ele comenta essa passagem: o papel da linguagem (relacionada com a experincia) seria o de solidificar as caractersticas das culturas de classe, sendo a contra-hegemonia um processo de engajamento sempre maior contra os opressores, geralmente dentro da prpria linguagem dominante. Cf. tb. Lima, L. C. (2003). 64 Cf. Thompson (2001e, p. 262): A presso do ser social sobre a conscincia social se revela... no tanto por meio da clivagem horizontal base e superestrutura, mas por meio de a) congruncias, b) contradio, c) mudana involuntria. Por congruncias, entendo as regras necessrias, as expectativas e os valores segundo os quais as pessoas vivem relaes produtivas particulares.... Por contradio quero dizer, primeiro, o conflito entre o modo de viver e as normas da comunidade local e ocupacional daqueles da sociedade envolvente. Em segundo lugar, conflito so as maneiras pelas quais o carter essencialmente explorador das relaes produtivas se torna uma experincia vivida, dando origem manifestao de valores antagonistas e a uma ampla crtica do senso comum do poder. Por mudana involuntria me refiro s mudanas ulteriores na tecnologia, demografia e por a vai... cujas involuntrias repercusses afetam o modo de produo em si, alterando, perceptivelmente, o equilbrio das relaes produtivas. 65 Cf. Thompson (1981, p. 17) onde ele afirma que esse dilogo se processa em ambas as direes. Como o ser social no inerte, tampouco a conscincia social um recipiente passivo, pois atua de volta sobre o ser. Cf. tambm Thompson (1981, p. 42): sobre o dilogo entre o ser social e a conscincia social, que d origem experincia.
63

que, por sua vez, tem o papel determinante de mediar o processo de transformao da conscincia social. atravs desse dilogo que podemos estabelecer uma correspondncia entre o conhecimento e as propriedades inscritas na realidade material (Thompson, 1981, p. 26). Nesse sentido a experincia fator indispensvel na anlise seja da histria, seja de qualquer disciplina que abrace uma perspectiva diacrnica e/ou dialtica porque um conceito que compreende a resposta mental e emocional de um indivduo ou determinado grupo social a muitos acontecimentos inter-relacionados ou a muitas repeties do mesmo tipo de acontecimento (Thompson, 1981, p. 15). Em termos conceituais, Thompson divide a experincia em dois momentos: (I) experincia vivida e (II) experincia apreendida pela percepo. O autor (1981a, p. 406) comenta que, ao ser mencionada, ela entendida mais comumente como a percebida (II) o que , segundo ele, ir direto ao que Marx chamou conscincia social. Dessa perspectiva, a experincia (II) aparece contaminada por predefinies culturais, sociais e ideolgicas. Porm, dentro da tradio do materialismo histrico e em algumas outras partes da historiografia, esse conceito vem sendo utilizado de forma diferente. Moraes e Mller (2003, p. 13) apontam que:
Thompson observa que as regularidades no interior do ser social, com freqncia, resultam de causas materiais que ocorrem de forma independente da conscincia ou da intencionalidade. Tais causas inevitavelmente do ou devem dar origem experincia vivida, experincia I, mas no penetram como reflexos na experincia II. No entanto, a presso dessas causas sobre a totalidade do campo da conscincia no pode ser adiada, falsificada ou suprimida indefinidamente pela ideologia.

Experincia, no sentido thompsoniano, o contato primeiro com a dada realidade material que entra sem bater na porta e sem portar credenciais ideolgicas (obtidas em um segundo momento), anunciando mortes, crises de subsistncia e toda uma gama de imposies materiais que independem do discurso, da ideologia e da interpretao. Se pessoas morrem de fome, os sobreviventes comeam a ter pensamentos diferentes sobre o mercado; se postas na priso, comeam a repensar o sistema judicirio; se exploradas at a ltima gota de sangue, a propriedade comea a lhes aparecer aos olhos de novas maneiras e rubras cores (Thompson, 1981, p. 17). Entender o processo pelo qual as normas e expectativas mudam tendo em vista as condies materiais em determinado perodo contemplando as contradies envolvidas,

assim como as idias e os vocabulrios ligados s prticas sociais estudar a dinmica da experincia e do agir humano (agency) no contexto dialtico e contraditrio de sua formao. Stuart Hall (1981, p. 384) argumenta que a forma pela qual Thompson define experincia em dois momentos no adequada porque combina coisas que... na realidade (na experincia vivida) ocorrem juntas, mas que tm que ser, analiticamente, distinguidas. Hall comenta que a tentativa de Thompson de sobrepujar esse problema falando de duas experincias experincia I (condies) e experincia II (como estas so anexadas na conscincia) teoricamente insatisfatria. Segundo Hall, no se facilita o difcil processo de pensar a relao entre dois termos nomeando-os com o mesmo conceito, porque isso simplesmente confundiria distines que tm que ser mantidas conceitualmente separadas. O argumento de Hall, porm, falha em considerar que a diviso de Thompson da experincia em I e II feita mais no sentido de delimitar em sua pesquisa a que aspectos do mesmo fenmeno ele se refere (separando experincia de conscincia social), em um cuidado de no aport-las como uma coisa s. Acusaes mais graves so efetuadas por Richard Johnson (1981, p. 386-396), ao definir a atitude revisionista de Thompson em relao a Althusser como um absolutismo terico que mais subtrai do que acrescenta para a construo de posies slidas dentro da tradio marxista. Nessa empreitada, Johnson atua mais como poltico do que cientista. Se na poltica desejvel que um comum acordo seja estabelecido, na cincia o objetivo refinar os mtodos de pesquisa e de produo de conhecimento atravs da crtica e do questionamento, s custas do sacrifcio de quantos ogros66 forem necessrios. Nosso maior interesse, ao delimitarmos os conceitos de experincia, cultura e classe em Thompson, o de caminhar no sentido de estabelecer relaes mais pontuais quanto s imbricaes entre o meio material e o cultural. Para que esse estudo relacional seja fecundo, necessrio que seja articulado e mediado pela categoria da experincia, a encruzilhada onde a cultura segue reto como tal tradio ou toma rumo e traos que a distingue da conscincia de classe, da ideologia, do agir humano. A cultura, pela experincia, se
66 Na traduo para portugus de A Misria..., o captulo XIII foi intitulado Os Ogros de Althusser, termo jocosamente cunhado por Thompson para criticar as formulaes de Althusser sobre historicismo, empirismo, humanismo e moralismo.

distingue, pois o elo material que transforma e dinamiza as conscincias, as ideologias, as aes. Ela constituda na vida material, a estrutura ainda a domina, mas s em ltima instncia: a hora filosfica morta que nunca chega67. Thompson (2001, p. 263) afirma que para lidar com as congruncias e com as contradies do processo histrico mais profundo, necessrio que se observem as contribuies da antropologia e da sociologia. Por isso no deveramos nos apoiar nem elevar ltima potncia um dos termos (estrutura) de uma equao sempre aberta que freqentemente nos d resultados, mas teima em no caber em frmulas. Vale notar a nfase dada pelo autor (1998a, p. 17) s contradies sociais e culturais e s fraturas e oposies existentes da sociedade que se estuda. Logo em seguida, afirma ainda a importncia de situar determinado conjunto de manifestaes no lugar material que lhe corresponde. Cultura, para Thompson, antes de tudo um campo para a mudana e a disputa, uma arena na qual interesses opostos apresentavam reivindicaes conflitantes, por isso, argumenta, deve-se tomar cuidado com generalizaes ultraconsensuais que esvaziam os contextos histricos especficos em que se encontram. Assim entendida, cultura assim como classe um conceito sumariamente relacional. Isto porque o ser social no arbitrrio, mas tambm no indeterminado, pois se impe em sua concretizao intransitiva a cada dia, a cada interao, a cada tentativa de transformao, de organizao e de luta. Basta lembra que em nenhum momento Thompson afirma a primazia nem ontolgica, nem determinante do espectro cultural sobre o material, at porque isso seria retroagir de Marx a Hegel de uma maneira deveras inocente. No estamos aqui, porm, isentando Thompson de silncios muitas vezes mais graves dos quais ele prprio apontou em Marx em seu clssico antiestruturalista A Misria da Teoria, mas o que buscamos firmar a incompatibilidade do pensamento thompsoniano com as afirmativas culturalistas de premncia do grande orbe em si estril e tautolgico da cultura.

Thompson (1981, p. 130-132) ironiza a proposta de Althusser para a noo de ltima instncia, bem como seus usos.

67

importante sublinhar novamente as diferenas gritantes entre a conceituao thompsoniana de cultura e a do culturalismo que tornam a leitura culturalista da obra de Thompson redondamente equivocada, pois ela difere, j de partida, em termos ontolgicos e dialtico-relacionais, em seu dilogo incessante com as proposies fundamentais do materialismo histrico. Contra o voluntarismo culturalista, h a noo de experincia, que remete s questes da formao da conscincia de classe e da instrumentalizao da possibilidade de emancipao humana. Onde h uma arbitrariedade espontnea da cultura, Thompson assinala para a importncia do sentido histrico de nexo entre geraes e a dinmica da transformao dos elos que as unem em sua concatenao material e histrica. Veremos agora como Thompson, ao enfatizar a importncia da cultura na formao da conscincia de classe e ao frisar a possibilidade de resistncia e transformao presentes nas prticas sociais sem ter descartado, porm, o vir antes ontolgico do econmico no s contribui de forma mpar para a prtica do materialismo histrico, como tambm traz em sua pesquisa e obra proposies metodolgicas importantssimas, sobretudo para a Sociologia e a Antropologia.

CAPTULO III 3. CONSIDERAES ONTOLGICAS SOBRE O MODELO

TRANSFORMACIONAL DE SOCIEDADE

Discute-se... se esta ou aquela tendncia reflete a realidade de maneira adequada... mas sempre se pressupe tacitamente que a coisa mais evidente, a coisa mais notria e, portanto, aquela que menos exige pesquisa e exame, justamente a realidade. Mas que a realidade? Karel Kosik

O Realismo Crtico de Roy Bhaskar prope os limites de uma Cincia Social possvel, onde a crtica adquire o papel importantssimo de ponto de partida privilegiado na prtica cientfica consciente de si mesma (ontologia*1)68, pois para ele a perspectiva histrica e crtica do desenvolvimento do conhecimento cientfico que nos instrumentaliza (enquanto seres sociais) a capacidade emancipatria de transformao social em um tom muito consoante com as proposies de Thompson. Para Bhaskar, uma cincia possvel (ou seja, que no negue e contradiga a si e a reproduo de si mesma, nem se autopatrocine tautologicamente) requer, portanto, uma (1) ontologia, uma (2) epistemologia, uma (3) metafsica e uma (4) substantiva sociologia histrica do conhecimento, porque ao passo que a distino entre (1) e (2) se faz necessria ao implicar a diferenciao entre os objetos reais do conhecimento intransitivos, normalmente independentes do conhecimento, e os processos de produo do conhecimento de tais objetos, estes sim, transitivos, scio-histricos o que Bhaskar vai chamar de a dimenso intransitiva [DI] e a dimenso transitiva [DT] na filosofia da cincia a necessidade de (3) se d pelo fato de que, bem ou mal, uma metafsica estar sempre intrnseca em qualquer teoria e (4) justifica-se como proposta porque capaz de adicionar uma dimenso complementar DI e DT, a dimenso metacrtica [DM] na qual

Bhaskar (1986, p. 21, parte 4) distingue, para este propsito, ontologia1, ou seja, proposies na teoria geral do ser, de ontologia2, i.e., proposies na teoria transcendental constituda pela reflexo sobre os pressupostos das atividades cientficas, podendo a ontologia1 ser explcita (*1) ou implcita (1), entendida autoconscientemente enquanto tal ou no, respectivamente.

68

os pressupostos sociolgicos e filosficos das explicaes da cincia so critica e autoreflexivamente escrutinizados. (Bhaskar, 1986, p. 13-15) Em Societies, Bhaskar (1998, p. 1) detalha suas reflexes e esclarecimentos ontolgicos sobre as Cincias Sociais, ao perguntar-se que tipos de propriedades tm as sociedades para que estas sejam capazes de se tornarem possveis objetos de conhecimento para ns? Na busca de uma resposta, o autor vai centrar-se primeiramente na questo ontolgica das propriedades que as sociedades possuem para em seguida trabalhar a questo epistemolgica de como estas propriedades tornam as sociedades possveis objetos de conhecimento para a Cincia. Esta ordem, segundo Bhaskar, no arbitrria, mas reflete a condio que, para o Realismo Crtico, a natureza dos objetos que determina suas possibilidades cognitivas para ns, e que, na natureza, a humanidade que contingente, e o conhecimento... acidental, da mesma forma que o potencial teleolgico especfico e prxico-dependente do ser social. Bhaskar (1998, p. 1) sustenta que as sociedades so irredutveis s pessoas, que as formas sociais so uma condio necessria para qualquer ato intencional, que a preexistncia dessas formas sociais estabelece sua autonomia como possveis objetos de investigao cientfica e que seu poder causal estabelece sua realidade. Este requisito de preexistncia, por sua vez, requer um modelo transformacional da atividade social, do qual pode ser imediatamente derivado um certo nmero de limites ontolgicos de qualquer possvel naturalismo (epistemolgico e relacional). O modelo transformacional de atividade social desenvolvido por Bhaskar (1998, p. 1) requer uma concepo relacional do objeto da cincia social. Relacional porque a linha de raciocnio do realismo transcendental estreitamente compatvel e tributria da noo marxiana de que a sociedade no consiste de indivduos [ou grupos], mas expressa a soma das relaes dentro das quais os indivduos [e os grupos] se situam69. Bhaskar (1998, p. 1) chama a ateno para o fato de que o movimento essencial de uma cincia social possvel consiste no movimento desde os fenmenos manifestos da vida social, tal como conceituados na experincia dos agentes sociais em questo, s relaes essenciais que os implicam como resultados necessrios, estando ou no os
69

Cf. Marx, K. (1973), Grundrisse. Harmondsworth, p. 265, apud Bhaskar, 1998, p. 1.

agentes envolvidos cientes dessas relaes. em virtude de sua capacidade de iluminar tais relaes que as cincias sociais tm a possibilidade de virem a se tornar emancipatrias. Esse potencial emancipatrio, porm, contingente em relao ao, e completamente uma conseqncia do, poder explanatrio contextual do conhecimento cientfico. A sociologia, enquanto ramo da cincia com um objeto de estudo especfico, no est interessada em comportamento de grande escala, de massa ou de grupo, mas pelo contrrio, est interessada, ao menos paradigmaticamente, nas relaes persistentes entre indivduos (e grupos) e nas relaes entre estas relaes (e entre tais relaes e natureza e os produtos de tais relaes) porque todos os predicados que designam propriedades especiais das pessoas pressupem um contexto social para seu emprego ao mesmo tempo que a explicao dessas propriedades sempre envolve predicados irredutivelmente sociais. As relaes sociais tm de ser entendidas, nesse contexto, como sendo gerais e relativamente duradouras, sem necessariamente envolver o comportamento coletivo ou de massa enquanto tal, como uma greve ou uma demonstrao, muito embora entender esses processos ajuda a explic-las, mas nunca prev-las (Bhaskar, 1998, p. 4). Por exemplo, dizer que os seres humanos so racionais no explica o que fazem mas, no melhor dos casos, como o fazem. O problema que a racionalidade, tendo a inteno de explicar tudo, acaba muito facilmente no explicando nada, porque explicar uma ao humana pela referncia a sua racionalidade como explicar algum evento natural pelo fato de ser causado, ou seja, a racionalidade aparece ento como um pressuposto a priori da investigao, destituda de contedo explicativo e quase certamente falsa (Bhaskar, 1998, p. 5). Do mesmo modo, no se pode dizer que os seres humanos criam a sociedade, muito pelo contrrio, deve-se dizer: eles a reproduzem ou transformam. Em conseqncia disso a sociedade est para os indivduos, ento, como algo que eles nunca fazem, mas que existe apenas em virtude de sua atividade, pressuposto este fundamental do pensamento marxiano tambm compartilhado por Thompson. A sociedade definida assim, como preexistente ao indivduo, faz com que a objetivao do ser social assuma uma significao muito diferente, pois sendo ela a atividade humana consciente,

consiste no trabalho sobre objetos dados e no pode ser concebida ocorrendo na ausncia dos mesmos. Logo os sujeitos no podem se comunicar a no ser pela utilizao da mdia existente, nem produzir a no ser lanando mo de materiais que j estejam formados, nem tampouco agir se no for em um ou outro contexto. Bhaskar brinca que at mesmo a espontaneidade tem como sua condio necessria a preexistncia de uma forma social com a qual (ou por meio da qual) o ato espontneo realizado. Se ficar claro que o social no pode ser reduzido ao (e no o produto do) indivduo, subentende-se como conseqncia que a sociedade uma condio necessria para todo e qualquer ato humano intencional, o que descarta qualquer concepo de individualismo metodolgico (Bhaskar, 1998, p. 8). Essa necessria preexistncia das formas sociais supracitada sugere uma concepo da atividade social radicalmente diferente daquela que tipicamente informa a discusso da [inter]conexo sociedade/pessoa. Bhaskar acrescenta que tal caracterstica das formas sociais tambm sugere uma concepo essencialmente aristotlica, na qual o paradigma o escultor trabalhando, dando forma a um produto a partir do material e com as ferramentas disponveis. O autor vai denominar essa concepo de modelo transformacional da atividade social. Modelo este que se aplica tanto a prticas

discursivas como a no-discursivas; cincia e poltica, bem como tecnologia e economia. Na cincia, por exemplo, as matrias-primas utilizadas na construo de novas teorias incluem os resultados reconhecidos e idias semi-esquecidas, o estoque de paradigmas e modelos disponveis, mtodos e tcnicas de pesquisa, de forma to acentuada que, retrospectivamente considerado, o inovador cientfico chega a parecer um tipo de bricoleur cognitivo (Bhaskar, 1998, p. 8-9). A sociedade assim impe-se tanto como condio (causa material) sempre presente como o resultado continuamente reproduzido da ao humana, onde a prxis tanto trabalho, produo consciente, como reproduo (normalmente inconsciente) das condies de produo, ou seja, a sociedade, de onde podem ser separados analiticamente os conceitos de dualidade da estrutura e de dualidade da prxis, importantes para a articulao do modelo transformacional de sociedade. Assim como Thompsom sempre fez questo de apontar a relevncia do agir (agency), Bhaskar frisa a importncia da ao humana ao afirmar que ela ontologicamente caracterizada pelo notvel fenmeno da intencionalidade. Segundo ele (Bhaskar, 1998, p. 9)

Tal fenmeno parece depender da caracterstica de que as pessoas so coisas materiais dotadas de um certo grau de complexidade neurofisiolgica que as possibilita, como os demais animais superiores, no apenas iniciar mudanas de maneira intencional, monitorar e controlar suas atuaes, mas tambm monitorar a monitorao de tais atuaes e serem capazes coment-las. Esta capacidade para monitorao de segunda ordem torna possvel tambm um comentrio retrospectivo sobre as aes, o que confere um estatuto especial explicao da pessoa sobre seu prprio comportamento, fato que reconhecido na melhor prtica de todas as cincias psicolgicas.

Isto garante que as propriedades possudas pelas formas sociais podem ser muito diferentes das possudas pelos indivduos de cujas atividades elas dependem, podendo-se admitir, sem paradoxo ou tenso, que a intencionalidade e, por vezes, a autoconscincia caracterizam as aes humanas, mas no as transformaes na estrutura social. Com essa idia, Bhaskar defende que as pessoas, em sua atividade consciente, na maior parte das vezes reproduzem inconscientemente (e ocasionalmente transformam) as estruturas que governam suas atividades substantivas de produo porque quando as formas sociais mudam, a explicao normalmente no residir nos desejos dos agentes de modific-las daquele modo, muito embora isso possa ocorrer enquanto um limite poltico e terico. Fica assim, nitidamente marcada a distino entre, de um lado, a gnese das aes humanas, que repousam nas razes, intenes e planos das pessoas, e, de outro, as estruturas que governam a reproduo e a transformao das atividades sociais porque quando a prxis vista sob o aspecto de processo, a escolha humana torna-se necessidade funcional70 (Bhaskar, 1998, p. 9-10). Esta concepo, afirma Bhaskar (1998, p. 10), preserva o estatuto da ao humana, ao mesmo tempo que acaba com o mito da criao (lgica ou histrica), que depende da possibilidade de uma reduo individualista, permitindo-nos ver que a necessidade na vida social opera em ltima instncia por intermdio da atividade intencional dos seres humanos. O modelo da relao sociedade/indivduo proposto por Bhaskar pode ser simplificado assim: as pessoas no criam a sociedade, pois a sociedade sempre preexistente ao indivduo, alm de ser uma condio necessria para a sua atividade, por isso deve ser encarada como um conjunto de estruturas, prticas e convenes que os indivduos reproduzem ou transformam, mas que no existiria a menos que eles assim o fizessem. A sociedade, para Bhaskar, no existe independentemente
70

Cf. as discusses de Thompson sobre agency, principalmente em 1981, 1987 e 1998.

da atividade humana ao mesmo tempo em que no o produto da atividade humana71. Para o autor, os processos pelos quais so adquiridos e mantidos os estoques de habilidades, competncias e hbitos apropriados a determinados contextos sociais, e necessrios para a reproduo e/ou transformao da sociedade devem ser genericamente referidos como o cerne da socializao. Vale lembrar que Bhaskar (1998, p. 10) chama ateno ao fato de que a reproduo e/ou transformao da sociedade, embora na maioria dos casos seja inconscientemente alcanada, ainda assim, no obstante, uma realizao, uma realizao competente de sujeitos ativos e no uma simples conseqncia mecnica de condies materiais antecedentes, nem tampouco um espasmo espontneo de uma peculiaridade culturalmente arbitrria. Assim delimitada, a sociedade fornece as condies necessrias para a ao humana intencional e a ao humana intencional aparece como condio necessria para a sociedade, estando a sociedade presente apenas na ao humana ao passo que a ao humana sempre expressa e utiliza uma ou outra forma social, nenhuma das duas podendo ser identificada com, nem reduzida a, explicada em termos de, nem tampouco reconstruda a partir da outra. Sociedade e indivduo diferem qualitativamente em termos ontolgicos, pois, dialeticamente, h um hiato ontolgico entre sociedade e pessoas, bem como um modo de conexo entre elas, que outros modelos que no o transformacional tipicamente ignoram ou fazem questo de ignorar. O horizonte ontolgico de uma sociologia capaz de se tornar emancipadora deve conceber a sociedade como o lcus no qual as pessoas transformam autoconscientemente suas condies sociais de existncia (a estrutura social) de modo a maximizar as possibilidades para o desenvolvimento e exerccio espontneo de suas capacidades naturais. Da a nfase na continuidade material da relao sociedade/ser social; alternativa esta capaz de sustentar um conceito genuno de mudana e, portanto, de histria72 (Bhaskar, 1998, p. 11). Isto porque se a atividade social consiste, analiticamente, da produo, ou seja, do trabalho sobre e da transformao de objetos dados, e se tal trabalho constitui um anlogo dos eventos naturais, necessrio estabelecer um anlogo para os mecanismos que o

71 O que Bhaskar vai chamar, respectivamente, de erro da reificao, comum em Durkheim, e erro do voluntarismo, comum em Weber. 72 Cf. o conceito thompsoniano de lgica histrica em A Misria da Teoria, 1981.

geram. Bhaskar (1998, p. 12) sustenta que para as estruturas sociais serem utilizadas de forma apropriada como um anlogo do mecanismo, essencial que de imediato se aponte o fato de que diferentemente dos mecanismos naturais, as estruturas sociais existem apenas em virtude das atividades que governam e no podem ser empiricamente identificadas de forma independente destas atividades, razo pela qual as prprias estruturas devem ser consideradas produtos sociais. Como conseqncia, os seres humanos em sua atividade social realizam uma dupla funo: no somente produzem produtos sociais, mas produzem as condies de sua produo, ou seja, reproduzem (ou, em maior ou menor medida, transformam) as estruturas que governam suas atividades substantivas de produo. Logo, as prprias estruturas sociais so produtos sociais, o que as torna possveis objetos de transformao, portanto elas podem ser apenas relativamente duradouras (Bhaskar, 1998, p. 12). A sociedade assim concebida um conjunto articulado de tais estruturas generativas relativamente independentes e duradouras que deve ser entendida como uma totalidade complexa sujeita mudana tanto em seus componentes quanto em suas interrelaes. Pelo fato de existirem somente em virtude das atividades que governam, as estruturas sociais no existem independentemente das concepes que os agentes possuem do que fazem em sua atividade, ou seja, de alguma teoria destas atividades, ou seja, como em Thompson (1987), dependem da conscincia que os portadores da capacidade teleolgica deles tm. Bhaskar afirma que como as prprias teorias so produtos sociais, os quais so possveis objetos de transformao, elas s podem ser apenas relativamente duradouras (e autnomas), de modo que se as prprias estruturas sociais so produtos sociais, a atividade social deve receber uma explicao social, no podendo ser explicada por referncia a parmetros no sociais j que o carter social que ontologicamente a define e funda, muito embora esses parmetros possam impor restries s possveis formas de atividade social (Bhaskar, 1998, p. 12). A partir desse elenco de propriedades sociais emergentes Bhaskar (1998, p. 12) prope as limitaes ontolgicas de um possvel naturalismo, sob a hiptese de que... a sociedade sui generis real:
1. As estruturas sociais, diferentemente das estruturas naturais, no existem independentemente das atividades que governam.

2. As estruturas sociais, diferentemente das estruturas naturais, no existem independentemente das concepes dos agentes acerca do que estejam realizando em sua atividade. 3. As estruturas sociais, diferentemente das estruturas naturais, podem ser apenas relativamente duradouras (de modo que as tendncias sobre as quais elas se baseiam podem no ser universais no sentido de invarincia espaotemporal).

Bhaskar (1998, p. 13) vai tratar do estatuto ontolgico das sociedades argumentando que os seres vivos determinam as condies de aplicabilidade das leis fsicas a que esto sujeitos, de modo que suas propriedades no podem ser reduzidas fsica, da mesma forma que o inorgnico parte constituinte do orgnico que por sua vez parte constituinte do social, em um complexo de complexos que de nenhuma forma pode ser reduzido e/ou explicado um em relao ao outro73. O nexo que diferencia qualitativamente estes objetos tambm, porm, o elo que os une ontologicamente. Isso consistente, afirma Bhaskar, com o que pode ser denominado de uma reduo explanatria diacrnica, ou seja, uma reconstruo dos processos histricos de sua formao a partir de coisas mais simples. Portanto, se a ao intencional... uma condio necessria para certos estados determinados do mundo fsico, ento so reais as propriedades e poderes que as pessoas possuem, em virtude das quais a intencionalidade corretamente atribuda a elas. Percorrendo o caminho das conseqncias ontolgicas das propriedades constituintes da sociedade pode ser mostrado que, se no fosse pela sociedade, certas aes fsicas no seriam realizadas o que justifica afirmar que a sociedade real (Bhaskar, 1998, p. 13). Estabelecido que a srie de fatos sociais depende da (embora seja irredutvel ) atividade intencional dos seres humanos devemos manter a idia individualista de que as pessoas so as nicas foras moventes na histria no sentido de que nada acontece...sem seu conhecimento ou consentimento onde tudo o que acontece, acontece nas e atravs de suas aes e podemos tambm afirmar que as estruturas sociais devem ser concebidas em princpio como habilitadoras, no apenas coercitivas, j que a sociedade uma estrutura irredutvel , porm presente apenas nos seus efeitos. Junte-se isso s conseqncias decorrentes do fato do mundo ser um sistema aberto e a autonomia terica da sociologia s

Um detalhado estudo das necessidades scio-metablicas do ser social pode ser encontrado em Ontologia do Ser Social de Lukacs, em seu captulo sobre a centralidade ontolgica do trabalho.

73

poder ser definitivamente assegurada... se um objeto no emprico for para ela especificado (Bhaskar, 1998, p. 13). Para isso, argumenta Bhaskar (1998, 13-14), necessrio buscar as conexes entre o modelo transformacional de atividade social e a concepo relacional de sociologia. Para ele, a concepo relacional... no nega que fbricas e livros sejam formas sociais, nem ao menos insiste que os complexos generativos funcionando em outras esferas da vida social so ou deveriam ser concebidos como relaes, mas
sustenta que o ser social, medida que distinto dos (ou, mais exatamente, em adio aos) objetos materiais, e suas regras consistindo em regras sociais, distintas das puramente ananksticas, (que dependem unicamente da operao das leis naturais), depende essencialmente de, e na verdade, em certo sentido, consiste inteiramente de, relaes entre as pessoas e entre tais relaes e a natureza (e dos produtos e funes de tais relaes) que tais objetos e regras causalmente pressupem ou envolvem.

Portanto, as estruturas sociais so continuamente reproduzidas (ou transformadas) e existem apenas em virtude da e so somente exercidas na ao humana. Para abarcar esse conjunto de necessidades em um sistema de conceitos faz-se necessrio que o mesmo possa combinar e abranger ambos os aspectos da dualidade da prxis, designando as aberturas, por assim dizer, na estrutura social nas quais os sujeitos ativos devem deslizar a fim de reproduzi-la, i.e, que o sistema seja capaz de determinar o ponto de contato entre ao humana e estruturas sociais. Tais posies e prticas da prxis humana s podem, ento, ser de algum modo individualizadas... relacionalmente (Bhaskar, 1998, p. 14). A possibilidade de uma explanao social concreta deve sempre incluir ou tacitamente pressupor, como condio inicial, referncia a uma ou outra relao social. Bhaskar sugere que o interesse terico distintivo da sociologia est na (explicao da) diferenciao e estratificao, produo e reproduo, mutao e transformao... das relaes relativamente duradouras pressupostas por formas e estruturas sociais particulares porque na vida social, somente as relaes duram. (Bhaskar, 1998, p. 14). Bhaskar (1998, p. 14-15) salienta que do ponto de vista das cincias sociais... as relaes que interessam... devem ser conceituadas como relaes entre as posies e prticas j que os indivduos que as ocupam ou nelas esto engajados apenas o esto de fato, em termos relacionais, ocupando-se de uma funo social. Essa abordagem relacional permite que se focalize uma srie de questes que tm a ver com a distribuio das

condies estruturais da ao e, em particular, com as alocaes diferenciais dos recursos produtivos em relao a pessoas e de pessoas em relao a funes e papeis. Ao habilitar esse tipo de delimitao, a concepo relacional torna possvel situar a possibilidade de interesses diferentes (e antagnicos), de conflitos dentro da sociedade, e portanto, de transformaes na estrutura social motivada por interesse74. Grande parte dos fenmenos sociais (assim como os eventos naturais) determinada por sua conjuntura, a qual tem de ser sempre explicada em termos de uma multiplicidade de causas. Bhaskar (1998, p. 16) ressalva que porm, dada a contingncia gnosiolgica de seu carter relacional essa conjuntura permanece em aberto a medida em que sua explicao requer referncia a uma totalidade de aspectos que mantm relaes internas recprocas. A abertura do sistema universo (ou seja, da realidade) nos presenteia com a possibilidade de podermos sempre desvendar uma potencialmente nova totalidade em decorrncia do nexo ontolgico que explica a qualidade mimtica e configuracional de um objeto de estudo que no s se transforma continuamente, como pode ser continuamente redescrito. Mesmo que o processo de totalizao seja um processo no pensamento, as totalidades so reais (Bhaskar, 1998, p. 16-17). A concepo relacional de sociedade sustenta que as condies sociais para as atividades substantivas de transformao atravs das quais os sujeitos se engajam s podem ser entendidas enquanto relaes estabelecidas por essas estas atividades, as quais, por sua vez, devem ser entendidas essencialmente como produes. Bhaskar afirma que (1998, p. 17) o objeto de uma cincia da sociedade que se proponha como totalizante e histrica precisamente as relaes de produo que esto elas prprias internamente relacionadas e sujeitas transformao. A capacidade teleolgica do ser social torna a sociedade, enquanto objeto de estudo, absolutamente teortica, ou seja, como um campo magntico, necessariamente imperceptvel e tambm impossvel de ser empiricamente identificada independentemente dos seus efeitos, podendo ser apenas afirmada, mas no demonstrada, como existente, no diferindo nesse particular de muitos objetos da pesquisa cientfica da natureza. A nica diferena da cincia da natureza para com a cincia da sociedade que a sociedade
74

Cf. p. 62 e 65 sobre a capacidade teleolgica do ser social e a necessidade de uma concepo de conhecimento que seja capaz de explicar a existncia e a reproduo de ideologias.

[ultrapassando qualitativamente as necessidades da natureza] no somente no pode ser identificada independentemente de seus efeitos, como tambm no existe independente deles. Esta peculiaridade ontolgica idiossincrtica, porm, no suscita qualquer dificuldade epistemolgica especial, pelo contrrio, o principal limite epistemolgico do Realismo Crtico suscitado pelo fato de que os objetos da investigao cientfico-social... somente se manifestam em sistemas abertos... onde regularidades empricas invariantes no ocorrem, o que torna os sistemas sociais impossveis de serem fechados seja espontnea ou experimentalmente (Bhaskar, 1998, p. 18). Bhaskar (1998, p. 18-19) aponta que a importncia metodolgica real da ausncia de sistemas fechados estritamente limitada:
consiste em que s cincias sociais so negadas, em princpio, decisivas situaes-teste para suas teorias. Isso significa que os critrios para o desenvolvimento racional e substituio das teorias na cincia social deve ser explanatrio e nopreditivo. Particularmente importante aqui ser a capacidade de uma teoria (ou programa de pesquisa) ser desenvolvida de modo no-ad hoc para situar, e preferencialmente explicar, sem tenso, uma possibilidade uma vez (e, talvez, at mesmo antes) esta se realize, posto que, dada a abertura do mundo social, jamais a poderia ter predito. Deve ser ressaltado que essa diferena no tem em si mesma nenhuma significncia ontolgica. Ela no afeta a forma das leis, que tambm na cincia natural devem ser analisadas como tendncias; afeta apenas a forma do nosso conhecimento delas. Alm do mais, uma vez que o modo de aplicao das leis o mesmo em sistemas abertos e fechados, no h razo para supor que o modo de aplicao das leis sociais ser diferente do modo de aplicao das leis naturais. E embora a necessidade de depender exclusivamente de critrios explanatrios possa afetar a confiana subjetiva com a qual as crenas so entretidas, se uma teoria ou hiptese cientfica social foi independentemente validada (em bases explanatrias), ento em princpio to garantido aplic-la transfactualmente como o aplicar uma teoria cientfica natural.

Juntando o fato de que o objeto das cincias sociais intrinsecamente histrico e estruturado por relaes de interdependncia tanto internas quanto externas com a dependncia explanatria do mesmo, temos uma forte restrio aos tipos de construo terica permissveis. Isto porque enquanto no mundo natural os objetos do conhecimento em geral existem e atuam independentemente do processo de produo de conhecimento do qual so objetos, em sociedade diferente pois o processo de produo de conhecimento pode ser causalmente, e internamente, relacionado ao processo de produo dos objetos em questo. Vale a pena distinguir, porm, interdependncia causal, que uma caracterstica

contingente dos processos envolvidos e intransitividade existencial, que uma condio a priori de qualquer investigao e aplica-se do mesmo modo na esfera social e na natural. Ontologicamente, o conceito de existncia unvoco: ser significa o mesmo no mundo humano e no natural, ainda que os modos de ser possam diferir radicalmente. O conhecimento produzido pelas cincias humanas trata de objetos intransitivos como qualquer outra cincia, diferindo apenas as propriedades categoriais de tais objetos. Bhaskar (1998, p. 20) sustenta que dentre as mais importantes dessas diferenas est a caracterstica de que as cincias humanas so em si mesmas um aspecto do, e agentes causais no, que procuram explicar. muito importante clarear esse ponto pois se o erro caracterstico do positivismo ignorar (ou subestimar) a interdependncia, o erro caracterstico da hermenutica dissolver a intransitividade do objeto de estudo das cincias sociais. Estes erros, em conjunto, produzem o mesmo efeito, impedindo a possibilidade de critica cientifica e de produo do conhecimento dos quais o projeto da auto-emancipao humana depende (Bhaskar, 1998, p. 19-20). Tomem-se as relaes de valor, por exemplo, que para Marx so reais, mas s o so por serem realidades sociais historicamente especficas. O fetichismo criticado por Marx consiste exatamente em sua transformao no pensamento em qualidades naturais, ou seja, uma concepo aistrica das coisas. Ao tecer sua proposta metodolgica Bhaskar percebe a homologia entre estes dois tipos de mistificao substantiva e os erros metatericos da reificao e voluntarismo, bem visvel no problema levantado por Marx sobre o conceito de mistificao, no qual o fundador do materialismo histrico empreende o que se poderia denominar crtica de primeira-ordem da conscincia na qual demonstra que um certo conjunto de categorias de modo algum propriamente aplicvel experincia. Na tradio de pensamento marxiana, esta mistificao est fundada em um erro categorial caracterstico... de reduzir capacidades a seu exerccio, comparvel a confundir mquinas com o seu uso (Bhaskar, 1998, p. 24). Eis um dos requisitos da ideologia: o erro da hipstase. Dizer que um conjunto de idias ideolgico, porm, requer um pouco mais: necessita que seja demonstrada a relevncia emprica das idias, ou seja, elas precisam ser explicadas e criticadas dentro da lgica de suas condies de efetivao, i.e., preciso ser capaz de explicar as razes pelas quais as crenas falsas ou superficiais so entretidas, reproduzidas enquanto objetos

sociais. Firmada essa necessidade a crtica e mudana conceituais transmutam-se em crtica e mudana sociais, uma vez que... o objeto que torna necessrias crenas ilusrias (ou superficiais) vem a ser criticado ao ser explicado... de forma que a questo passa a ser..., ceteris paribus, mudar o objeto. Para o pleno desenvolvimento do conceito de ideologia preciso fundir teoria e prtica, medida que fatos sobre valores, mediados por teorias sobre fatos, so transformados em valores sobre fatos. Bhaskar sustenta que a regra de neutralidade axiolgica, o ltimo slogan na filosofia das cincias sociais, colapsa quando passamos ver que os prprios valores podem ser falsos (Bhaskar, 1998, p. 24). Uma das caractersticas da sociedade que ela no dada na, mas pressuposta pela, experincia75. exatamente seu estatuto particular ontolgico, seu carter transcendentalmente real que a torna um possvel objeto de conhecimento. Conhecimento este que no-natural, mas ainda assim efetivo. O modelo transformacional de sociedade implica que as atividades sociais so histricas, interdependentes e interconectadas e que as proposies legais das cincias sociais iro tipicamente designar tendncias historicamente restritas operando num nvel nico de estrutura social. Essas proposies s podem ser definidas por componentes relativamente autnomos da estrutura social, e por isso designam tendncias... que podem nunca ser manifestas, mas que so essenciais para a compreenso (e mudana) das diferentes formas de vida social, s porque elas so realmente produtos dessas tendncias. A sociedade no uma massa de eventos separados nem um conjunto de seqncias arbitrrias, mas tambm no constituda pelos conceitos que ns associamos aos nossos estados fisiolgicos. Ela um complexo e um todo causalmente eficiente uma totalidade, que est sendo continuamente transformada na prtica, que como objeto de estudo no pode ser lida imediatamente num mundo dado, nem reconstruda de acordo nossas experincias subjetivas (Bhaskar, 1998, p. 25). A dimenso transcendental da possibilidade de conhecimento em Bhaskar, definida j em For a Realist Theory of Science, condiciona o conhecimento em termos realistas ao afirmar que se o conhecimento possvel ele s o , em termos gnosiolgicos, porque o mundo cognoscvel: se podemos perceb-lo e, atravs da experincia dessas percepes,

75

Como diria Thompson (1987), em seu fazer-se.

adquirir instrumentos cognitivos que nos modifiquem a interao com a realidade s porque as caractersticas da realidade nos permitem a interao teleolgica76 com o meio. Por isso, inclusive, que para Bhaskar o conhecimento s pode se mostrar efetivo na ao. Como conseqncia, para ele, uma cincia social explanatria deve ser necessariamente dotada de explicaes emancipatrias77 (Bhaskar, 1998, p. 27). O argumento de Bhaskar no permite somente uma simples inferncia de fatos para valores, pelo contrrio, tal argumento trabalha a capacidade de uma teoria de explicar a falsa conscincia, e em particular para a capacidade de uma teoria de permitir a satisfao dos critrios mnimos para a caracterizao de um sistema de crenas como ideolgico. Para caracterizar um conjunto de idias como ideolgico, este primeiramente dever ser falso, ou seja, incompatvel com uma explicao superior para o fenmeno em questo e tambm mais ou menos contingentemente (conjecturalmente) necessrio para a efetivao de alguma modalidade especfica de prtica que explique sua reproduo social. Afirmar que um conjunto de idias falso ipso facto no somente criticar qualquer ao ou prtica informada ou sustentada por aquela crena, mas tambm qualquer coisa que dela necessite (Bhaskar, 1998, p. 32). Ao se instituir uma teoria que explique porque tal falsa conscincia necessria, podemos avanar imediatamente, sem a adio de quaisquer julgamentos exgenos de valor, para uma valorao negativa do objeto, ou estrutura generativa, sistema de relaes sociais em questo, que torna aquela conscincia necessria (e, ceteris paribus, para uma valorao positiva da ao racionalmente direcionada para a mudana das fontes [e das condies de reproduo e existncia] da falsa conscincia). O fato de a verdade ser no somente uma condio do discurso moral, mas uma condio de qualquer discurso, faz com que a distino fato/valor se rompa mesmo no estando comprometida com a valorao a priori de que a verdade boa, no precisando assim derivar de um julgamento de valor de premissas inteiramente factuais (naturais) (Bhaskar, 1998, p. 33). Fica evidente que no pode haver ao sem crenas, e nem crenas salvo pelo trabalho em ou com outras crenas, de forma que julgamentos de falsidade so
76 Teleologia esta que no existe no universo em si, mas que caracterstica ontolgica fundamental do ser social. 77 Cf. tambm cap. III, p. 62.

transcendentalmente necessrios. somente quando um agente pode explicar uma crena que ele/ela pode racionalmente ter a inteno de mud-la. Por isso, se s crenas no para ser dada uma explicao totalmente voluntarista; se elas so de qualquer modo recalcitrantes como o resto da estrutura social e se uma sociologia do conhecimento possvel e necessria... ento a forma da explanao ideolgica esquematizada pelo Realismo Crtico uma condio de qualquer prxis racional, ou seja, a possibilidade de vir a dizer para outro ou para si mesmo agora isso porque voc erroneamente acredita tal e qual uma pressuposio de qualquer discurso racional ou autntico ato de auto-reflexo. Mantidas estas condies, as noes de verdade, consistncia, coerncia, racionalidade aparecem como ontologicamente boas (ou desejveis), ao passo que seus opostos aparecem como ontologicamente maus (ou indesejveis), precisamente porque o comprometimento com as noes desejveis condio da possibilidade do discurso em geral (Bhaskar, 1998, p. 33). Nas palavras de Bhaskar (1998, p. 34) criticar uma crena ou teoria ipso facto criticar qualquer ao informada, ou prtica sustentada, por aquela crena ou teoria, de forma que... passamos, assim agindo, diretamente para imperativos prticos. Um sistema de crenas s pode ser caracterizado como ideolgico... se e somente se trs tipos de critrios crtico, explanatrio e categorial forem satisfeitos. Os critrios crticos dizem respeito ao fato de que para delimitar uma idia como ideolgica deve-se estar de posse de uma teoria (ou conjunto consistente de teorias) que possa tanto explicar a maioria dos, ou os mais significantes, fenmenos sob suas prprias descries, explicados por essa idia alm de explicar em adio um conjunto significante de fenmenos no explicados por ela. Para cumprir os critrios explanatrios, ela deve estar apta a explicar a reproduo da idia, ou seja, as condies para sua aceitao contnua pelos agentes, apontando os limites da idia e suas condies (endgenas) para sua transformao especificamente em termos de uma estratificao ou conexo real... descrita na teoria, mas inteiramente ausente de ou obscurecida na idia criticada, alm de explic-la, ou ao menos situ-la, dentro de si prpria. Os critrios categoriais exigem que a idia seja incapaz de satisfazer tanto o critrio de cientificidade, especificando as condies mnimas necessrias para a caracterizao de uma produo cientfica, quanto o critrio de domnio-adequao, especificando as condies mnimas necessrias para a

teoria sustentar a natureza histrica ou social... dos seus objetos de estudo ao passo que a teoria da qual parte a crtica deve ser capaz de satisfazer ambos (Bhaskar, p. 36-37). Vimos aqui que a dimenso intransitiva da realidade difere qualitativamente da dimenso transitiva da mesma porque a discrepncia ontolgica de uma com a outra torna a primeira independente e extrnseca e a segunda dependente e intrnseca da e efetividade prxico-teleolgica do ser social (1977, p. 45-56). Uma teoria realista da cincia, porm, mesmo ao incluir a capacidade do ser social de pr-se ontologicamente no mundo via teleologia transformada socialmente em prxis no nega o carter objetivo de tal influncia reprodutor-transformadora, descartando assim o subjetivismo das teorias ps-moderno-relativistas78.

78

Vide a idia de falcia epistmica e falcia ntica articulada por Bhaskar.

CAPTULO IV 4. CULTURA E OS POMARES DA DISCRDIA: A DESMARXIZAO DE THOMPSON


Mentes que anseiam por um

platonismo asseado logo se tornam impacientes com a histria real. E. P. Thompson

No so poucos os autores que reconhecem o peso da influncia que o trabalho acadmico e poltico de Thompson teve e gradualmente foi adquirindo desde o lanamento de The Making of The English Class. Em retrospectiva, podemos apontar como marca registrada de sua obra a crtica geralmente radical79 a postulados tericos que no dessem conta das caractersticas qualitativas especficas e dos potenciais transformadores do agir humano. Buscaremos no decorrer de nosso argumento demonstrar que exatamente por isso que a leitura desmarxizada de Thompson redundante, seno impossvel, em razo do forte elo que as categorias por ele utilizadas estabelecem com a base ontolgica crucial do marxismo: o ser social80. Thompson fazia parte de um grupo de intelectuais que formava a velha guarda da Nova Esquerda inglesa, junto com nomes que marcaram em maior ou menor grau os estudos culturais do marxismo britnico, como Eric Hobsbawn, Christopher Hill, Stuart Hall, John Saville e Raymond Williams81. Ao ter em sua pauta as relaes entre cultura e sociedade, estrutura e agir humano, experincia e ideologia, o grupo buscava estimular o dilogo entre as problemticas da histria e dos estudos culturais. Em seu estudo sobre a New Left, Dennis Dworkin descreve que (1997, p. 3-4):

E por vezes polmica. Dividindo inclusive a problemtica e o uso, quando no consoante, informado dos conceitos da teoria marxista. 81 Na definio de Gareth Stedman Jones, eles formavam um grupo que foi muito bem sucedido em efetuar o casamento entre suas perspectivas marxistas e a tradio nacional fortemente emprica da ctedra histrica. Em um primeiro momento fcil que isso passe batido como um elogio, mas particularmente estranho o fato de esse autor defini-los assim nos pargrafos iniciais, cujo clima de louvor, para logo adiante repreender-los de um modo geral exatamente por causa disso. importante lembrar que em nenhum momento ele fundamenta satisfatoriamente nem a veracidade nem mais a pertinncia dessa acusao travestida de descrio. Cf. Jones, Gareth Stedman, (1997, p. 151).
80

79

O marxismo cultural britnico nasceu de um esforo em criar um entendimento socialista da Gr-bretanha que levasse em considerao as transformaes do psguerra que pareciam minar as tradicionais suposies marxistas sobre a classe trabalhadora e que questionasse a tradicional confiana exclusiva da esquerda em categorias econmicas e polticas. Os marxistas culturais estavam, acima de tudo, preocupados em redefinir a relao entre estrutura e agir humano, por que era o agir do socialismo tradicional, a classe trabalhadora industrial, que estava sendo questionada. Eles tentaram identificar os contornos do terreno ps-guerra, redefinir a luta social e articular novas formas de resistncia apropriadas para uma poltica democrtica e socialista em uma sociedade capitalista avanada. No corao desse projeto estava cultura. Ela significava ao mesmo tempo o terreno em que tal poltica deveria ser reconsiderada e o reconhecimento de que esse terreno era stio de luta poltica. Sob esse aspecto, o marxismo cultural britnico distanciou-se da tradio marxista predominante especialmente em seu aspecto stalinista, mecanicista e economicista.

Por definio, a abordagem adotada por esses estudos culturais da esquerda ingleses era permeada de contedo antieconomicista; o que no a fazia perder, porm, o horizonte da luta de classes. Para o grupo a dimenso cultural era tratada como uma arena de contestao entre as classes dominantes e as subservientes em relao aos valores e significados cultura como todo um modo de luta, em contestao naturalizao estrutural das relaes histricas que l esto nem pela mo invisvel nem pelo acaso, mas pelo agir humano do qual toda e qualquer relao social depende para ser reproduzida e materializada adiante. O tom humanista das reflexes do grupo pode estabelecer os termos de uma agenda original de estudos culturais que causou grande impacto nas abordagens histricas do marxismo (Dworkin, 1997, p. 5-8). Dworkin (1997, p. 27-28) sustenta que a concepo macroscpica de histria dividida pelo grupo era pautada nas proposies programticas do Marx de Contribuio Crtica da Economia Poltica, ou seja, todos comungavam a idia de que o objetivo do processo histrico era a liberao das foras produtivas, realizao esta que s poderia nascer de uma severa transformao social. A histria assim pensada era vista como o registro da apropriao progressiva da natureza pelos seres humanos, da sua crescente liberao da escassez e da sua sempre expansiva habilidade de se elevar acima das contingncias. O projeto intelectual desses autores assumia como princpio que as foras produtivas no poderiam ser analisadas em isolamento e que as foras produtivas deveriam ser consideradas a partir das relaes sociais de produo historicamente

especficas e das complexas superestruturas que essas relaes do vida, pois para eles tanto a histria como a sociedade devem ser vistas como uma totalidade82. A influncia do grupo alcanou seu pice nos estudos de cultura, literatura, linguagem e histria, deixando sua marca sobre a metodologia e as categorias explanatrias de novas linhas de pesquisa que comearam a se desenvolver nas dcadas de 1960 e 1970. A obra de Thompson, por exemplo, causou um impacto to forte na consolidao de idias como economia moral e histria a partir de baixo a ponto de que em 1970 uma larga aceitao da determinao da conscincia pelo ser social... havia quase se tornado parte do senso comum da profisso; fator este que a tornou ao mesmo tempo referncia e alvo de uma variada gama de debates (Jones, 1997, p. 152-153). As polmicas mais substantivas que envolveram Thompson, porm, no foram as crticas que recebeu, mas as que ele mesmo elaborou, principalmente em seu livro A Misria da Teoria, contra o althusserianismo que ganhava fora em solo ingls em grande parte graas ao apoio da nova gerao de intelectuais frente da revista New Left Review. Aproveitando o ataque de Thompson a Althusser, Stedman Jones (1997, p. 170) defende a invalidade das proposies thompsonianas porque no final das contas ou bem se aceitava uma teoria cujas premissas se mantinham inseparavelmente ligadas a um conjunto de suposies metafsicas ou se modernizava o marxismo sob o custo de tornlo irreconhecvel a seus interlocutores mais clssicos. Para ele, o colapso do althusserianismo demonstrava que por mais hercleas que fossem as concesses feitas pelo marxismo no intuito de se modernizar, elas nunca seriam suficientes para solver os problemas de traduo entre um sculo e outro; o que fadaria a teoria marxista a ser irreversivelmente anacrnica e impassvel a reformulaes. O autor atesta que, na confiana de estarem imunes a essas crises dentro do pensamento marxista, os historiadores vinculados tradio marxista inglesa achavam que fosse suficiente se manter em um credo que enfatizasse seu respeito pelo emprico na imaginao de que com isso pudessem evitar seu envolvimento em um confuso debate filosfico. Por causa dessa suposta dificuldade da tradio marxismo de se adaptar s novas necessidades histricas da psmodernidade j no final da dcada de 1970:
82

Em concomitncia com o conceito de totalidade em Lukacs, 1981.

...suas posies iam se tornando visivelmente mais vulnerveis. O crescimento do movimento das mulheres acompanhado pelo surgimento de um renovado interesse pela histria a partir de uma perspectiva feminista levou a um crescente interesse em formas de experincia que no podiam ser recontadas satisfatoriamente em termos de classe e levantou crescentes dvidas sobre o valor explanatrio de classe em si. Alm do mais, enquanto feministas levantavam inconfortveis questes sobre quem era includo em narrativas histricas particulares e sob quais justificativas, tericos literrios comearam a levantar questes sobre o carter tpico e artefatual83 de todas as narrativas histricas. Esse ponto foi somente reforado pelos achados locais de historiadores sociais e do trabalho que comearam a revelar as rachaduras e fraturas crescentemente visveis na verso recebida da histria da classe trabalhadora do sculo XIX e XX.

A agenda terica e poltica desse processo pode ser exemplificada pela veemncia com que uma de suas vertentes, o chamado giro lingstico84, se ops aos estudos que tinham no conceito de classe o alicerce de seu recorte epistemolgico e aproximao investigativa (Mller, 2002, p. 28-29). o que faz Stedman Jones (1983) em Languages of Class, estudo cujo objetivo era, em suas palavras, desafiar diretamente a abordagem anglo-marxista uma vez que classe no era mais tratada como uma realidade fundacional, mas como um artefato do discurso. Na ontologia do giro lingstico a linguagem entendida como um sistema autocontido de signos cujos significados so determinados pelas suas relaes entre si ao invs de serem impostos por algum terreno extralingstico primordial ou transcendental. (Jones, 1997 p. 172). Mller (2002, p. 35) afirma que a anlise de Stedman Jones ressalta o primado da linguagem na construo da realidade social ao mesmo tempo que utiliza a idia ps-estruturalista do salto da realidade para a linguagem para definir classe como uma realidade discursiva e no realidade ontolgica. partindo desse princpio que Stedman Jones (1997, p. 175) vai criticar a noo pr-lingustica e unvoca da experincia entendida como o processo no qual o ser social passou a se expressar em conscincia e atravs do qual as dissonncias na base se fizeram sentir por meio de uma infinidade de mediaes culturais, nas tenses da superestrutura propondo a alternativa de que na verdade experincia resultado constantemente sob disputa de um contnuo desafio entre uma pluralidade de discursos concorrentes e intersectados que coexistiriam e competiriam na esfera poltica. Ele admite que seu intuito dissipar a iluso da independncia e primazia da histria social para
83 84

Em ingls: Artifactual. Um resumo das implicaes tericas do linguistic turn pode ser encontrado em Muller, 2002, p. 23-50.

ento restaurar a posio central da histria poltica, delimitando as preocupaes do historiador social a um conjunto de preocupaes abrangidas na prpria esfera poltica. Para Jones (1997, p. 197) at mesmo fenmenos complexos como instituies, eventos polticos ou prticas econmicas no podem ser entendidos como entidades no-discursivas uma vez que na verdade eles representariam concentrados de significao, arenas nas quais um grande nmero de prticas discursivas muitas vezes heterogneas de diferente peso, diferente temporalidade e diferente procedncia se entrecruzam e intersecionam. Para esta linha de pensamento esses fenmenos nunca poderiam ter primazia em relao linguagem estritamente pelo fato de que de princpio esses espaos so susceptveis de ser sobrecarregados de significados diferentes e geralmente incompatveis, o que atestaria a impossibilidade de significao livre de ambigidades. A soluo proposta por Stedman Jones (1997, p, 196 e 203-205) para o entendimento dessas ambigidades est na decifrao da mirade de sentidos gerados pelas aes que pode ser alcanado atravs da justaposio de tais sentidos a outros sentidos dentro de um vasto e praticamente infinito campo semiolgico, por vezes independentes at mesmo de interlocuo, dada a ocorrncia de significados sem autoria, mas de importncia poltica e histrica, que algumas vezes produzido inocentemente atravs de desentendimento ou conflitualmente atravs da desconfiana. Essa dependncia da ao em relao ao discurso assegurada pela idia de que interesses so somente articulados atravs do discurso. O autor sugere que somente quando consideramos que a poltica ocorre totalmente por dentro do discurso e recusamos a contrapor o discurso com uma realidade extradiscursiva que possvel chegar a um sentido historicamente sustentado do lugar da lei, da autoridade e da legitimidade no desenvolvimento histrico. Stedman Jones (1997, p. 205), afirma que a insistncia de alguns sistemas de pensamento como o do marxismo em justapor prticas discursivas a domnios extradiscursivos leva os mesmos a reduzir a lei violncia ritualizada e a definir autoridade, legitimidade e justia a formas post hoc de justificao ideolgica. Para ele, a fraqueza mais franca desse tipo de anlise estaria sua falta de explicao dos meios pelos quais as normas e instituies so historicamente formadas, sustentadas e conectadas atravs de formas de internalizao s formas bsicas da emoo humana.

O ataque fica ainda mais explcito quando o assunto o que sobrou do marxismo enquanto pesquisa histrica em um mundo ps-URSS:
A queda do comunismo em 1989 confirmou o que estava se tornando cada vez mais aparente nos vintes anos precedentes: que no havia uma forma auto-sustentvel de economia alm da sociedade comercial, apenas regimes centralizados e autoritrios nos quais a direo burocrtica substitua os processos de troca comercial. Ainda existem tericos sociais radicais que tm se mantido relutantes em aceitar as implicaes de 1989; alguns ainda se comportam como se a sobrevivncia do capitalismo e seu triunfo sobre o mundo comunista fossem meramente uma falha tcnica no argumento de Marx; outros imaginam que a concepo marxista de classe se mantm vlida, se suplementada por uma ateno igual a questes de raa e gnero. Portanto preciso que se repita que a falha quase total tanto da critica da economia poltica marxiana quanto de sua teoria da histria requer algo mais drstico do que pequenos reajustes de avaliaes ultrapassadas da teoria. Na prtica necessria a demolio de seu status de explanans para explanandum... Se a sociedade comercial no pode mais ser tratada como um mero preldio de algum modo de produo ps-capitalista, ento novas ferramentas so necessrias para entender as fontes do conflito social e poltico no mais os sintomas da superfcie da disfuno peculiar a um modo especfico de produo (Jones, 1997, p. 207-208).

As falhas da argumentao de Stedman Jones ficam ntidas quando analisamos o conjunto de proposies ontolgicas implcitas nas alternativas de entendimento por ele elaboradas. Ele naturaliza o capitalismo ao afirm-lo como horizonte em dois momentos: na suposta derrota ao socialismo e na negao da afirmao do materialismo histrico de que uma determinada conjuntura social traz em si os elementos para a sua superao85. O entendimento da sociedade proposto por esse tipo de argumento to frgil que os fundamentos da pluralidade discursiva que sustenta podem ser rastreados at suas origens na Economia Poltica e o fim da histria de Hegel, pois se no h mais possibilidade de transio, atingimos absolutamente o fim da histria, aps o que s se pode pensar em ajustes mnimos na ordem do Esprito do Mundo, a que finalmente se chegou (Meszaros, 2002, p. 64). Ao propor que os conflitos polticos inclusive os de classe ocorrem somente em um contexto de linguagem, o autor assume que as contradies constituintes do suposto fim da histria no tm qualquer potencial de agitao fora do campo do discurso. Pelos mesmos motivos Patrick Joyce (1994, p. 2) vai afirmar que h um poderoso sentido no qual se poderia afirmar a queda do conceito de classe: ao invs de ser uma categoria mestre da explanao histrica ele passa a ser um termo entre muitos, dividindo uma rudimentar igualdade com uma infinidade de outros termos. As questes de
85

Cf. discutido no cap. I e III.

classe, como as de qualquer outro sujeito coletivo social, devem ser entendidas como formas imaginadas e no como algo dado em um mundo real alm dessas formas. Como alternativa, um entendimento diferente se torna possvel quando a cultura posta no comeo e no no fim da equao discurso-realidade e quando nos tornamos cientes do fato de que a experincia e as relaes produtivas no podem ser entendidas fora do discurso e do imaginrio que esse discurso cria (Joyce, 1994, p. 4). Qualquer perspectiva que se insinue realista logo descartada como um fundamentalismo filosfico que separa o real do imaginrio (Joyce, 1994, p. 7):
a maior parte das formas de fundamentalismo filosfico esto relacionadas com idias sobre o real. O real o duro, o imaginrio o flexvel... O real a garantia ltima de que h um centro ou base para o conhecimento. A representao descansa sobre suas firmes fundaes, refletindo-o no domnio secundrio do imaginrio.

Para Joyce (1994, p. 7 e 11), o impacto do ps-modernismo foi encarado como um ataque histria porque o principal objetivo dessa postura era de questionar essas distines, distines to firmemente ligadas histria como a qualquer outra disciplina, negando a ela o estatuto de guardi do real pela demonstrao de que enquanto se afirmava que eram os sujeitos os construtores de significados na verdade eram os significados que construam os sujeitos. Joyce (1994, p. 12) questiona a centralidade atribuda s identidades de classe em seu estudo de narrativas cujo intuito demonstrar como a noo de experincia no pode ser utilizada para a defesa do real, uma vez que cultura e experincia no podem ser separadas porque sentidos no podem ser derivados de uma experincia originria a determinar a esfera cultural. Pelo contrrio, o que importa a maneira pela qual as pessoas organizam essa experincia em primeiro lugar...os seus sentidos so feitos e no achados, pois ao lidar com o a realidade elas inevitavelmente os constroem. A estratgia de se passar da representao ontologia no entendimento da narrativa tem por objetivo afirmar a centralidade da narrativa na formao da identidade social (Joyce, 1994, p. 153-154 e 161):
Seja qual for o entendimento terico que temos da narrativa, ela nos convida a dissolver as tradicionais dicotomias de uma epistemologia realista na qual a representao e o real so mantidos ao alcance dos braos, aquela sendo entendida como representando ou refletindo este. Pelo contrrio... a constituio do real

vista como inseparvel da representao; a narrativa nos convida a pensar... sobre o agir da representao, o contedo da forma... que tem sua prpria fora na histria. A concepo de narrativa particularmente relevante para a questo de classe. Estudos recentes sobre o vocabulrio de classe sugerem que ela no emana principalmente das novas condies econmicas...O contexto poltico parece ter sido crucial... As identidades de classe foram, por isso, um produto de argumentos sobre significados, argumentos que eram primariamente polticos em seu carter. A classe no parece ter sido a experincia cultural coletiva de novas classes econmicas produzidas pela Revoluo Industrial...a linguagem de classe, e portanto a identidade de classe, indubitavelmente s veio a ter poder real quando foi transposta em forma narrativa.

Apesar de Thompson ter sido ele mesmo um crtico ferrenho da metfora base/superestrutura, seus crticos no entravam em um consenso sobre em que parte da equao ele se encaixava86. Ellen Wood (1982, p. 46) chama ateno para o fato de que ele foi comumente acusando de mergulhar as determinantes objetivas ou condies estruturais de classe em uma noo de experincia essencialmente subjetiva e historicamente contingente. atribuda noo thompsoniana de classe uma unidade entre teoria e prtica na qual um populismo socialista romntico sustentado por uma fundamentao (a)terica de indiscriminado empirismo, subjetivismo e voluntarismo. De um lado, acusam-no de materialista, do outro, criticam sua definio de classe por ela ser elaborada em termos de conscincia de classe e cultura ao invs de reconhecer o princpio materialista fundamental de que classes so constitudas pelos modos de produo que objetivamente distribuem as pessoas em classes. Para os ltimos, a definio de classe a que ele chega por demais voluntarista e subjetivista (Wood, 1982, p. 47-48). Para Wood (1982, p. 48-49), acusar Thompson de definir classe em referncia a ou em termos de conscincia de classe ao invs de relaes de produo simplesmente no perceber o sentido exato da discusso, pois a preocupao dele no definir classes em referncia a conscincia de classe ao invs de relaes de produo, mas sim investigar os processos pelos quais as relaes de produo do origem s formaes de classe e disposio para se comportem como tal. Segundo a autora, o projeto histrico que d a base ontolgica s concepes de Thompson pressupe que relaes de produo distribuem as pessoas em situaes de classe e que essas situaes

Um resumo cronolgico das discusses tericas que envolveram Thompson pode ser encontrado em Mller, Ricardo, 2002, cap. I.

86

implicam antagonismos objetivos essenciais e conflitos de interesse e que, portanto criam condies de luta. Esse projeto fica claro quando observamos as ressalvas de Thompson em relao idia de cultura como todo um modo de vida de Raymond Williams. Dworkin (1997, p. 102) comenta que Thompson havia percebido que Williams usava o termo para evitar o reducionismo marxista e para expressar que o processo social era uma totalidade irredutvel. Porm, em termos prticos o conceito freqentemente negligenciava as relaes de desigualdade, explorao e poder e ainda por cima enfraquecia sua capacidade analtica ao expressar inadequadamente as questes de conflito e processo, ou seja, lhe faltava um senso de histria. Thompson foi acusado de ser voluntarista e subjetivista no porque chegasse a negar as determinaes de classe objetivas e estruturais, mas porque pelo contrrio se recusava a relegar o processo de formao de classe que a sua preocupao central a uma esfera de pura contingncia e subjetividade separada da esfera da determinao material objetiva (Wood, 1982, p. 50). Para que a proposta de materialismo histrico desenvolvida por Thompson seja entendida necessrio reconhecer que objetivo e subjetivo no so entidades dualisticamente separadas e relacionadas entre si apenas externamente e mecanicamente, uma em seqncia outra como estmulo objetivo e resposta subjetiva. imprescindvel tambm que o efetivo papel de seres histricos conscientes e ativos seja incorporado anlise social, uma vez que eles so ao mesmo tempo sujeito e objeto dos processos objetivos de transformao social (Wood, 1982, p. 59). A fonte das crticas que acusam Thompson de idealismo est na nfase com que ele utiliza o conceito de experincia para tentar delimitar as caractersticas dos processos que do origem conscincia de classe. Wood (1982, p. 62) atesta que o uso que ele fazia do termo certamente no pretendia romper o elo entre ser social e conscincia social, nem mesmo negar a primazia que o materialismo histrico d ao ser social em relao conscincia. Ao contrrio, afirma ela, seu principal uso do termo como o meio termo necessrio entre ser social e conscincia social, o meio pelo qual o ser social determina a conscincia: a experincia de estar sob o jugo de um determinado modo de produo que

exerce uma presso determinante sob outras atividades. Sendo assim entendida, experincia justamente a experincia da determinao. Mesmo o conceito marxista de ser social no se refere simplesmente ao modo de produo como uma estrutura objetiva impessoal, pois o que importa para Marx como as pessoas o vivem e, assim vivendo, o transformam, de maneira que possvel afirmar, segundo Wood, que a experincia de Thompson coincide substancialmente com o ser social da ontologia implcita em Marx. por causa dessa coincidncia que o conceito de experincia se torna uma afirmao de que as estruturas objetivas tm conseqncias na vida das pessoas. Se na sociedade temos classes e no somente relaes de produo, a tarefa de compreend-la requer o estudo de como essas estruturas afetam a totalidade social, ou seja, necessrio investigar como as pessoas experimentam87 e lidam com as presses determinantes dos processos estruturados da vida material. Conforme a interpretao de Wood (1982, p. 62-63):
Nem Marx nem Thompson nem ningum mais divisou um rigoroso vocabulrio terico para expressar o efeito das condies materiais em seres conscientes e ativos seres cuja atividade consciente ela mesma uma fora material ou para abranger o fato de que esses efeitos assumem uma infinita variedade de formas empricas historicamente especficas. Contudo, certamente no pode fazer parte do rigor terico ignorar essas complexidades meramente em prol do asseio conceitual ou um conjunto de definies estruturais que pretendem resolver todas as questes histricas importantes no plano terico. Nem bastante meramente conceder a existncia dessas complexidades em alguma outra ordem da realidade na esfera da histria em distino da esfera das estruturas objetivas que pertence a um diferente nvel de discurso, o emprico em oposio ao terico.

Concordamos com a inteno de Wood em sugerir a existncia dessa lacuna de vocabulrio terico mais rigoroso e por isso que propomos a utilizao do vocabulrio do Realismo Crtico para defender as possveis ambivalncias thompsonianas dos ataques que desconsiderem a ontologia implcita em Thompson influenciada por Marx88. Vale lembrar, com Wood (1982, p. 63), que Thompson insistem na idia de classe como processo, o que contesta mais uma vez a acusao de que ele equipara classe com conscincia de classe, i. e., que que ele confunde o fenmeno de classe em si com as condies que fazem da classe um sujeito histrico ativo.
Em ingls: experienced. Cf. a funo ontolgica realista da pergunta transcendental que inicia a argumentao de Bhaskar em A Realist Teory of Science: como deve ser o mundo para que o conhecimento seja possvel?
88 87

Como vimos no segundo captulo, a noo de experincia em Thompson no uma tentativa de reduzir a dimenso objetiva das condies materiais de classe dimenso subjetiva da conscincia de classe. Acusam-no disso, mas na prtica ele utiliza o conceito para investigar como as oposies de classe objetivas afetam a experincia social mesmo quando as pessoas ainda no esto conscientes de sua identidade de classe. Suas investigaes buscavam entender como a classe-em-si estruturava uma complexa realidade histrica mesmo na ausncia da conscincia de classe, fenmeno que ele intitulava de luta de classe sem classe (Wood, 1982, p. 66). Em seu argumento de que a luta de classe precede a idia de classe, Thompson nega a determinao da estrutura althusseriana e salienta a centralidade da resistncia poltica e do agir das classes populares89. Para ele, mudanas culturais no podem ser inferidas dos fatos da mudana econmica da mesma forma que a hegemonia de uma classe no pode ser resumida como o equivalente de dominao ideolgica, pois no primeiro caso as relaes sociais no so meras reaes espasmdicas a estmulos e no segundo a dominao de uma classe implica sempre na reao de contestao e resistncia de outra (Dworkin, 1994, p. 212-213 e 206). Segundo Dworkin (1994, p. 182-183) a apaixonada recuperao das aspiraes e radicais e das resistncias dos trabalhadores alcanada por Thompson foi uma das mais importantes contribuies para o avano da perspectiva metodolgica de uma histria frow below90. As vvidas histrias de dissenso e resistncia por ele retraadas so como o testemunho contra a besta proferido por atores humanos que no so vtimas passivas das circunstncias histricas, mas sujeitos carregados de potencial transformador, criativos criadores das condies de seu prprio destino. Mller (2002, p. 145) aponta que foi a nfase dada por Thompson s idias de agir humano, conscincia de classe e experincia em sua abordagem historiogrfica que fez com que a ele fossem atribudas inmeras avaliaes, favorveis e contrrias. Fica visvel o quo complicado abrir dilogo entre os estudos culturais marxistas, como os de Thompson, e a antropologia quando analisamos a descrio que se faz da teoria utilitarista-marxista da metfora base/superestrutura (Sahlins, 1994, p. 413):
89 90

Cf. Bess (2003), em seu captulo sobre a atuao poltica de Thompson. Cf. Mller, 2002, 145-149.

...a idia de cultura como um reflexo do modo de produo, um conjunto de aparncias sociais assumidas por foras materiais que de alguma forma possuem sua prpria necessidade e racionalidade instrumental. da que vem a contradio que neutraliza todas as boas intenes antropolgicas.

Marshall Sahlins (1994, p. 413) considera que uma formulao terica que ressalta o papel histrico ativo das pessoas na maneira pela qual eles moldam as circunstncias materiais postas de acordo com suas prprias concepes para em seguida defender uma teoria cultural que supe que as concepes das pessoas so uma funo de suas circunstncias materiais no mnimo corre o risco de no dizer nada. Apesar de descartar o realismo ontolgico do materialismo histrico, Sahlins (1994, p. 413) considera que se deve levar mais a srio a compreenso de Marx da produo como apropriao da natureza dentro e atravs de uma determinada forma de sociedade. O que o autor pretende aqui descartar as conseqncias ontolgicas do argumento, sem perder as virtudes da estreiteza de vnculos a idia estabelece entre o material e o cultural, s que re-invertendo a determinao: segue-se que um modo de produo em si mesmo no vai especificar nenhuma ordem cultural a no ser at que sua prpria como produo seja culturalmente especificada. Ele se apia na concepo de Marx de que a produo a reproduo de um modo de vida definido para afirmar que um sistema de produo a forma relativa de uma necessidade absoluta, uma maneira histrica particular de suprir necessidades humanas. As condies materiais so relativizadas expresso da necessidade absoluta de intercmbio entre o ser humano e a natureza, em outras palavras, trabalho. O problema dessa preposio no contemplar como desdobramento que isso muito prximo a afirmar que so as necessidades humanas que justificam e definem o modo de produo de uma sociedade. como afirmar que somos o que fazemos de ns mesmos, de maneiras particulares, ao invs de dizer que somos o que fazemos com aquilo que fizeram da gente. Isso se no quisermos ir alm e concluir que, portanto, dividimos o mesmo e comum destino91. na articulao, proposta por Thompson, entre experincia e cultura que se constitui a possibilidade de entendimento da relao entre as determinaes objetivas do ser social e as possibilidades de transformao presentes no agir humano, sem que se confunda o nexo ontolgico da dependncia de prxis que as formas sociais tm com o
91

Cf. Sahlins, Marshall, 2003b, p. 7: a cultura historicamente reproduzida na ao.

voluntarismo puro da autodeterminao cultural. Da mesma forma que no a linguagem que faz o ser humano, mas o ser humano que faz linguagem. At porque para que haja linguagem preciso haver mais do que linguagem.

CONSIDERAES FINAIS Para entendermos completamente as proposies e conseqncias tericas dos estudos culturais de Thompson necessrio que no desvinculemos a base de sua metodologia pautada no materialismo histrico do centro da discusso filosfica da tradio marxista: as conseqncias gnosiolgicas das propriedades ontolgicas do ser social. A proposta de nosso estudo foi, em um primeiro momento, elencar e contextualizar os questionamentos e propostas de E. P. Thompson que dizem respeito ao desenvolvimento metodolgico das cincias sociais, no debate dos conceitos de classe, cultura e experincia, para ento confronta-los com os questionamentos e as solues encontradas por Roy Bhaskar no corpo terico do Realismo Crtico Dialtico que, de forma elaborada, no s habilita as cincias sociais a terem a capacidade de exercer um papel significativo nas questes scio-polticas que dizem respeito busca de uma efetiva produo de conhecimento, como tambm funda uma metodologia radical voltada emancipao humana total. A principal contribuio do Realismo Crtico para o debate dessas categorias, a nosso ver, resolver o campo ontolgico tanto da produo quando da reproduo do conhecimento social possvel. Essa caracterstica, levada s suas ltimas conseqncias, instrumentaliza o sujeito da cincia a buscar exatamente aquilo a que Marx se referia em sua nova proposta de prxis. Thompson, por sua vez, em sua aguada anlise sobre o histrico das lutas de classe perpetradas contra a reproduo e transformao da lgica de explorao presente nas relaes sociais de um determinado status quo, nos chama ateno para o fato de que necessrio compreender a especificidade histrica dos momentos de embate scio-cultural para que se possa entender a singularidade das relaes que nos formam a contemporaneidade, bem como para estabelecer estratgias e limitaes da presente e da futura luta. O grande aspecto comum de ambas preocupaes intelectuais o importante papel que delegam ao agir humano na constituio dos horizontes de reproduo/transformao da realidade social. Esse papel no uma simples atribuio espontnea, mas uma fora constitutiva da materialidade do ser humano que, bem ou mal, reproduz ou transforma as condies

sociais que o delimitam, mas que ao mesmo tempo depende da prxis humana tanto para existir, como para se manter e se perpetuar. Defendemos que o Realismo Crtico alcana respostas expressivas questo levantada por Wood (1982, p. 62-63) e comentada no quarto captulo desta dissertao, ao propor um vocabulrio terico realista que d conta da possibilidade de produo de conhecimento ao propor uma ontologia capaz de abranger a transformao sem que se perca nem o nexo histrico nem a inteligibilidade do ser social como objeto de estudo. Sero necessrias memrias pstumas como as do personagem de Machado de Assis para que percebamos que o no comprometimento com as transformaes sociais necessrias, na melhor das hipteses, colabora para a manuteno ad infinitum das mesmas contradies que nos afligem a contemporaneidade? A alternativa conformista ps-moderna, em semelhana com a tcnica do avestruz, no prima pela excelncia de seus horizontes. Como possvel que uma doutrina seja capaz de se pretender pragmtica, se na sua contemplao propositiva no faz mais do que passar adiante, revigorando e reproduzindo, a lgica de sua prpria inrcia? na perspectiva de uma cincia que prope no s o entendimento, mas tambm a elaborao de projetos e anlises que sirvam como contraponto s prticas dos sistemas dominantes os quais tornam-se hegemnicos por meio da reificao de seus modus operandi que a abordagem from below de Thompson faz-se atual e necessria. A elaborao de uma histria a partir de baixo, vinculada ao estudo das prticas scioculturais de seus representantes, revela-se coerente com a mxima de Marx6, na Tese 11 sobre Feuerbach: Os filsofos apenas interpretaram o mundo de forma diferente, [porm] o que importa mud-lo. Uma Sociologia que no contemple de maneira firme, em sua reflexo, a idia de processo, agency e transformao fadada a ser uma sociologia onde os fenmenos sociais aparecem como j estabelecidos, funcionais e uniformes em sua variedade contingente porque, em lugar de relacionar o conjunto de normas, prticas, interesses e condies materiais de determinada sociedade em sua dinmica, parte de um pressuposto sincrnico. O papel da dimenso histrica nesse conjunto de relaes (em uma perspectiva processual, diacrnica, dialtica, comparativa e crtico-realista) o de estudar as transformaes e

rupturas nas instituies sociais e nos sistemas de organizao social, levando em considerao suas possveis contradies internas e suas necessidades ontolgicas de reproduo e transformao. Estabelecida a centralidade ontolgica do trabalho no processo de reproduo e transformao da sociedade, um dos meios de se inquirir sobre os limites e necessidades do atual modo de produo capitalista perguntar quais so os limites da contradio capitaltrabalho para que sejam transformadas as condies sociais necessrias para a manuteno da lgica intrnseca de acumulao de capital?. Em Repensar a Base e a Superestrutura Ellen Wood (2002a, p. 59) nos relembra o desafio proposto pelo materialismo histrico de Marx: abranger a especificidade histrica, bem como a ao humana, enquanto se reconhece dentro delas a lgica dos modos de produo. Uma formulao terica que em sua tentativa de explicar a realidade almeje desvincular a especificidade histrica da idia de processo e causalidade to fadada ao fracasso quanto outra que tente aambarcar o real atravs das determinaes da estrutura em detrimento ao agir humano. No estudo das peculiaridades acabam sendo discutidas as especificidades histricas da particularidade s custas do entendimento das condies histricas e da totalidade dos processos de transformao social. E. P. Thompson chama ateno para este fato em A Peculiaridades dos Ingleses92, ao criticar um conjunto de artigos de Perry Anderson e Tom Nairn93 que tenta sustentar a idia de que a revoluo burguesa na Inglaterra havia sido no mnimo incompleta, a partir da tese de Anderson de que na Inglaterra, uma burguesia aptica produziu um proletariado subordinado94, sendo ambas mantidas a rdeas curtas pela aristocracia vitoriosa. Sobre a particularidade da revoluo burguesa na Inglaterra em comparao com os Outros Pases Thompson (2001, p. 79) comenta que:

92 93

THOMPSON, E. P. (2001), p. 75-179.

Perry Anderson: Origins of the Present Crisis, in NLR, 23 e Tom Nairn: The English Working Class, NLR, 24; The British Political Elite, NLR, 23; The Anatomy of the Labour Party 1, NLR, 27; The Anatomy of the Labour Party 2, NLR 28.
94

Perry Anderson: Origins of the Present Crisis, in NLR, 23, p. 40 e 43, apud Thompson, E. P. (2001).

Toda experincia histrica obviamente, em certo sentido, nica. Muito protesto contra isso coloca em questo no a experincia (que permanece por ser explicada), mas a relevncia do modelo contra o qual ela est sendo julgada.

A forma com que Thompson constri teoricamente os conceitos de classe, cultura e experincia o faz partilhar de maneira inequvoca a mesma ontologia da qual parte Bhaskar para a elaborao do vocabulrio ontolgico do Realismo Crtico. Nenhuma das crticas feitas a Thompson no sentido de desmarxiz-lo se sustentam quando levamos em considerao os pontos coincidentes entre esses autores95. importante salientar mais uma vez que ao lermos Thompson no podemos nos afastar do espectro da luta de classes, ainda mais partindo de um ponto de vista culturalista onde as contradies so enviesadas como irrupes sociais e a capacidade transformadora do agir humano reduzida ao simples eco de oportunidades perdidas e derrotas acumuladas. A histria da luta de classes se mostra para aqueles que se propem a entend-la com vistas concretizao da emancipao humana como um nexo no s de derrotas, mas de muitas conquistas e farta articulao combativa. Lembrando Roberto Schwarz (1992, p. 60) o ser humano no um boi, e para conserv-lo na condio de boi [estritamente] necessria a violncia... enquanto a fora de trabalho for mercadoria, haver explorao capitalista, haver conflito e necessidade de transformao.

95

A recusa ao rtulo de culturalista que os autores mencionados tentam impor Thompson fortalece-se ainda mais quando recuperamos a argumentao de Sahlins (1994). Isto porque ele chega a mesma concluso de Thompson, apoiando-se em argumentao muito parecida com a idia thompsoniana de economia moral. A diferena, aqui, novamente que Thompson no perde a conotao de luta de classes, enquanto Sahlins se restringe a apontar que em muitas culturas diferentes da capitalista ocidental, a existncia social no fragmentada nas esferas poltica, religiosa, econmica, etc...

BIBLIOGRAFIA

AHMAD, Aijaz (2004). On Communalism and Globalization. Delhi: Three Essays. ANTUNES, Ricardo (2000). Adeus ao Trabalho?. Campinas: Unicamp, 7 edio. ASHPLANT, T. G. e SMYTH, Gerry (2001). Explorations in Cultural History. Londres: Pluto Press. BESS, Michael (1993). Realism, Utopia and the Mushroom Cloud. Chicago: University of Chicago Press. BHASKAR, Roy (1977). A Realist Theory of Science. London: Verso. Verso Preliminar: Rodrigo Leito (Economia/UFF). Traduo: Rodrigo Moerbeck (Economia/UFF). Reviso/Superviso: Mrio Duayer (UFF). BHASKAR, Roy (1986). Scientific Realism and Human Emancipation. London: Verso. Traduo: Celso Tumolo. Reviso Tcnica: Maria Clia M. Moraes (UFSC) e Mario Duayer (UFF). BHASKAR, Roy (1993). Reclaiming Reality: a critical introduction to Contemporary Philosophy. London: Verso. Traduo: Astrid Bcker vila (UFPR). Reviso Tcnica: Maria Clia M. Moraes (UFSC) e Mario Duayer (UFF). BHASKAR, Roy (1998). Societies, in ARCHER et al. (eds.) Critical Realism: Essential Readings. London: Routledge. Traduo preliminar: Herman Mathow/ Thais Maia. Reviso: Bruno Moretti / Lilian Paes. Superviso/Reviso Tcnica: Prof. Mario Duayer, UFF. BURKE, Peter (1980). Sociologia e Histria. Porto: Afrontamento. BURKE, Peter (1992). History and Social Theory. London: Cornell. CALLINICOS, Alex (2006). The Resources of Critique. Cambridge: Polity Press. DIRKS, Nicholas, ELEY Geoff and ORTNER, Sherry B. (eds.) (1994). Culture, Power, History. Princeton: Princeton University Press.

DWORKIN, Dennis (1997). Cultural Marxism in Postwar Britain. Durham: Duke University Press. EAGLETON, Terry (1996). The Illusions of Postmodernism. Oxford: Blackwell. EAGLETON, Terry (2000). The Idea of Culture. Oxford: Blackwell. FAUSTINO, Rosngela C. (2006). Poltica Educacional nos Anos de 1990: o multiculturalismo e a interculturalidade na educao escolar indgena. Tese de doutorado defendida no Programa de ps-graduao em Educao, Universidade Federal de Santa Catarina, mimeo. HALL, Jonh R. (ed.) (1997). Reworking Class. Ithaca: Cornell. JONES, Gareth Stedman (1997). Anglo-Marxism, Neo-Marxism and the Discursive Approach to History, in LDTKE, Alf (et alli) (1997). Was bleibt von marxistischen Perspektiven in der Geschichtsforschung?. Wallstein Verlag. JOYCE, Patrick (1994). Democratic Subjects: the self and the social in nineteenth-century England. Cambridge: Cambridge University Press. KOSIK, Karel (1986). Dialtica do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra. LABICA, Georges (1990). As Teses sobre Feuerbach de Karl Marx. Rio de Janeiro: Zahar. LEACH, E. (1985a). "Anthropos" in Enciclopdia Einaudi, V.5: Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. LEACH, E. (1985b). "Cultura/Culturas" in Enciclopdia Einuadi, V.5: Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. LEACH, E. (1985c). "Cultura/Culturas" in Enciclopdia Einuadi, V.5: Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. LIMA, Luiz Csar (2005). Costuras em Comum: os conceitos de cultura e experincia em E. P. Thompson. Florianpolis: Curso de Cincias Sociais, UFSC. LWY, Michael (1970). A Teoria da Revoluo no Jovem Marx. Petrpolis: Vozes.

LWY, Michael (1990). Romantismo e Messianismo: ensaios sobre Lukcs e Benjamin. So Paulo: Perspectiva / Edusp. LWY, Michael e SAYRE, Robert (1992). Revolta e Melancolia: o Romantismo na contramo da modernidade. Petrpolis: Vozes. LWY, Michael (2002). "Marx, Weber and The Critique of Capitalism," Logos, vol. 1, issue 3, summer, no site: http://www.logosjournal.com/issue_1.3.pdf LDTKE, Alf (et alli) (1997). Was bleibt von marxistischen Perspektiven in der Geschichtsforschung? Gotinga: Wallstein Verlag. LUKACS, Gyorgy (1981). Para a Ontologia do Ser Social: o trabalho, traduo Prof. Ivo Tonet (UFAL), a partir do texto Il Lavoro, primeiro captulo do segundo tomo de Per una Ontologia dellEssere Sociale. Roma: Editori Riuniti. MESZAROS, Istvan. (2002). Para Alm do Capital. Campinas: Boitempo. MORAES, Maria Clia M. e MLLER, Ricardo G. (2003). Tempos em que a razo deve ranger os dentes: E. P. Thompson, Histria e Sociologia, mimeo. MLLER, Ricardo G. (2002). Razo e Utopia: Thompson e a Histria. So Paulo: USP, mimeo. Tese de doutoramento em Histria Social. NIELD, Keith e SEED, John (1979). Theoretical Poverty or the Poverty of Theory, Economy and Society, vol. 8, no. 4, p. 383-416. PALMER, Bryan D. (1990). Descent into Discourse: the reification of language and the writing of social history. Philadelphia: Temple University Press. PALMER, Bryan D. (1996). Edward Palmer Thompson: objees e oposies. So Paulo: Paz e Terra. SAHLINS, Marshall (1994). Cosmologies of Capitalism: the trans-pacific sector of the world system, in DIRKS, Nicholas, ELEY Geoff and ORTNER, Sherry B. (eds.) (1994). Culture, Power, History. Princeton: Princeton University Press, p. 412-455. SAYER, Andrew (2000). Valuing Culture and Economy, publicado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Lancaster. Lancaster: Lancaster University, no site http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/Sayer-Valuing-Culture-and-Economy.pdf

SAYER, Andrew (2005). Moral Economy, publicado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Lancaster. Lancaster: Lancaster University, no site

http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/sayer-moral-economy.pdf STEINBERG, Marc. W. (1999). Fighting Words. Ithaca: Cornell. TERTULIAN, N. (1971). Lvolution de la Pense de Georg Lukacs, in LHomme et la Societ, n. 20, Paris: Anthropos, P. 15-25. THOMPSON, E. P. (1981). A Misria da Teoria ou um planetrio de erros. Rio de Janeiro: Zahar. THOMPSON, E. P. (1987). A Formao da Classe Operria Inglesa. Vol. II, 2 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra. THOMPSON, E. P. (1993). Witness Against the Beast: William Blake and the Moral Law. Cambridge: Cambridge University Press. THOMPSON, E. P. (1994). Making History: writings on history and culture. New York: The New Press. THOMPSON, E. P. (1998). Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras. THOMPSON, E. P. (1998a). Introduo: costume e cultura, in THOMPSON, E. P. (1998) Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, p. 13-24. THOMPSON, E. P. (1998b). Rough music, in THOMPSON, E. P. (1998) Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Companhia das Letras, p. 353-397. THOMPSON, E. P. (2001). As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. NEGRO, Antonio Luigi e SILVA, Sergio (orgs.). Campinas: Unicamp. THOMPSON, E. P. (2001a). A histria vista de baixo, in NEGRO, Antonio Luigi e SILVA, Sergio (orgs.) (2001) As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, p. 185-201.

THOMPSON, E. P. (2001b). Folclore, antropologia e histria social, in NEGRO, Antonio Luigi e SILVA, Sergio (orgs.) (2001) As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, p. 227-267. THOMPSON, E. P. (2001c). Modos de Dominao e Revoluo na Inglaterra, in NEGRO, Antonio Luigi e SILVA, Sergio (orgs.) (2001) As Peculiaridades dos Ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, p. 203-226. VELHO, Otvio G., PALMEIRA, Moacir G. S. E BERTELLI, Antnio R. (1981). Estrutura de Classes e Estratificao Social. Rio de Janeiro: Zahar, 9 ed. WILLIAMS, Raymond (1969). Cultura e Sociedade 1780-1950. So Paulo: Companhia Editora Nacional. WILLIAMS, Raymond (1976). Keywords. Londres: Fontana. WILLIAMS, Raymond (1977). Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press. WILLIAMS, Raymond (1979). Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar. WILLIAMS, Raymond (1995). The Sociology of Culture. Chicago: The University of Chicago Press. WOOD, Ellen Meiksins (1982). The Politics of Theory and the Concept of Class: E. P. Thompson and his critics, Studies in Political Economy, n. 9, fall. WOOD, Ellen Meiksins (1994). E. P. Thompson: Historian and Socialist, Monthly Review, n. 8. WOOD, Ellen Meiksins e FOSTER, John Bellamy (orgs.) (1999). Em Defesa da Histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. WOOD, Ellen Meiksins. (2002). Democracia Contra Capitalismo. So Paulo: Boitempo.

Anda mungkin juga menyukai