Anda di halaman 1dari 22

www.blitz.lfg.com.

br

TRIBUTARIO Art. 151 e MODERECOPA MOratorio Deposito do montante integral Reclamao Concesso de medida liminar Parcelamento

Iseno e anistiaclausulas que excluem o crdito 2) decadncia e prescrio extingue o crdito Decadncia um lanamento estemporanea fora de hora Prescrio execuo fiscal estemporanea 05 anos significa lustro 3) interpretao da legislao tributria Interpretao literal art. 111 CTN, 03 incisos, falam as situaes em que tem que interpretar literalmente

04) Integrao o preenchimento de lacuna art. 108 CTN - a analogia; II - os princpios gerais de direito tributrio; III - os princpios gerais de direito pblico; IV - a eqidade. Lfgcomenta.com.br PROCESSO CIVIL Alternativa for mandado de segurana provvel que no seja a resposta. Em todas as reas. Cautelares Arresto apreenso de bens indeterminados. Apreende qualquer coisa. Seqestro apreenso so bens determinados.

Busca e apreenso apreender pessoas. Arrolamento o meio termo entre busca e apreenso. determinvel. Versa sobre uma universalidade de bens. No se sabe qual o bem, mas sabe-se que tem vrios. Ex: vc ganha todos os bens de uma coisa mas sem saber quais so, ento quando vai buscar no deixam entrar na casa. Ingressa com um arrolamento para conseguir entrar e buscar o que seu.

Art. 518, pargrafo primeiro Art. 518 - Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder.326 1 O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal.

Art. 285-A CPC MATRIA IGUAL DO QUAL O JUIZ J JULGOU Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada.174

Em regra juiz no pode se retratar, mas no caso do art. 285-A, poder sim se retratar.

PROCESSO PENAL

De acordo com o pargrafo nico do art. 20 do CPP, as certides emitidas pelo delegado s podero consignar decises com transito em julgado Art. 20. A autoridade assegurar no inqurito o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Pargrafo nico. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade

policial no poder mencionar quaisquer anotaes referentes a instaurao de inqurito contra os requerentes. 4

Segundo o STF, as sumula 524 o arquivamento do inqurito no faz coisa julgada material, tanto que SE SURGIREM NOVAS PROVAS ENQUANTO O CRIME NO ESTIVER PRESCRITO, o promotor ter condies de denunciar.

COMPETENCIA SEMPRE CAI Competncia territorial em regra definida pelo local da consumao do crime, salvo nas hipteses de tentativa onde a competncia se estabelece pelo local da ao. OBS: no se sabendo onde o crime ocorreu competncia se estabelece pelo domiclio ou residncia do ru.

PRISES IMPORTANTE Priso em flagrante

Foi alterado o procedimento. Ler art 310 CPP Lavrado o flagrante remeteremos o ato ao juiz, e se a priso ilegal ser, por sua vez se a priso legal o indivduo pode ser libertado por meio da liberdade provisria, consolidada no art. 310 do CPP, que cabvel inclusive para crime hediondo e assemelhado.

DIREITO TRIBUTRIO

Poder de tributrio ou competncia tributria

Pode cair a diferena entre competncia tributria xe capacidade tributria ativa

Quem tem competncia unio, estados,DF etc recebe um kit de competncia, podendo fazer 3 coisas: Legislar;

Fiscalizar; Arrecadar;

Para quem tem capacidade tributria ativa pode fazer no mximo duas atividades: Fiscalizao; Arrecadao;

A outra diferena que somente capacidade tributria ativa pode se delegada. Pode ser emprestada. A competncia tributria indelegvel. No pode ser emprestada.

A OAB VAI COBRAR O IPR (imposto territorial rural), ele pode ser arrecadado pelos Municipio, mas no pode legislar, pois est recebendo apenas a capacidade tributria. No o autoriza a poder legislar sobre o tributo.

Art. 150, pargrafo primeiro CF e sumula 669 STF, redefinir a data de pagamento do tributo, no necessita observar a anterioridade.

IMUNIDADE CAI EM TODA PROVA

Imunidade de imprensa ou cultural. Ela protege os livros, jornais, papeis destinados a impresso. A distribuio dos jornais, livros no est imune ao ISS.

TAXAS

145, PARAGRAFO 2 CF Taxas no podem ter faturador nem base de clculos idnticos aos dos impostos. Uma taxa sendo calculada de acordo com a rea do imvel. Idntico no pode, mas parecido sim. Poder sim. Sumula vinculante 29. DIREITO INTERNACIONAL

Tratados 1) o tratado nasce com o presidente assinando o tratado. Art. 84 Se o presidente no puder assinar, ele manda um outro assinar, dando-lhe uma carta, e qualquer pessoa pode assinar o tratado, desde que tenha poder para isso. 2) Assinado o tratado, ele vem pro Brasil em forma de decreto, vai para o congresso e o mesmo emite um decreto legislativo. Se o CONGRESSO NO ACEITAR O TRATADO ele ser extinto.

3) SUPER IMPORTANTE: Presidente da republica tem que publicar um decreto executivo. S quando o presidente promulgar o decreto executivo que ele estar valendo.

Regra geral qualquer matria penal, processo, trabalho, o TRATADO SER VISTO COMOC lei ordinria. Em TRIBUTRIO, no art. 98CTN, nenhuma lei tributria pode ir contra um tratado. Se o tratado for como direitos humanos, e a lei tbm, une-se as duas.

TERRITRIO IMPORTANTE:So de 12 milhas, depois das 12, tem a zona econmica exclusiva, que vai at 200 milhas. Tudo que ocorrer nessas 200 milhas ser a ordem da bandeira do navio. Se for um avio que cair, ser tambm a bandeira do avio. Um PAS para ter soberania: Territrio; Pessoas; Nacionalidade, art. 12 CF; Governo independente; OBS: A Palestina pode acompanhar as reunies da ONU, no pode votar, nem tem ainda uma soberania. ESTRANGEIRO 03 formas: Deportao quando o cara comete uma infrao administrativa. Ex: passaporte vencido, visto expirado, entrou de forma irregular. Expulso crime e a medida ser expulso.

Extradio o crime foi cometido l fora. DIREITO CONSTITUCIONAL Controle Quando for a deciso do STF, no sentido da inconstitucionalidade pode haver modulao temporal, no difuso ou concentrado. Na concesso da cautelar os processos vo ficar suspensos e tambm a norma. A lei anterior se existir volta a produzir efeitos. EFEITO REPRESTINATRIO. Se a lei anterior for muito pior o STF veda o seu retorno. Cautelar concedida o efeito da deciso ser herga homenes. Efeito herga homenes tem efeito vinculante. Em regra na cautelar tem efeito EX NUNC, e excepcionalmente ser o efeito EX TUNC. PARTIDOS POLTICOS O partido que perde a representao parlamentar no curso da ao no torna a ao prejudicada. Territrio Federal Territrio federal no ente federado, logo no tem autonomia. Territrio federal como se fosse um estado beb, logo quem toma conta dele a unio e o sonho dele se tornar um estado. Todo territrio tem um GOVERNADOR (Tem que ter um governador). Territrio Federal pode ter municpios, somente o DF que no pode ser distribudos por municpios. Competncias Estaduais Os estados que so filhos do meio, ficam com a competncia remanescente ou residual. No entanto os Estados possuem algumas competncias expressas. MEGA IMPORTANTE: Gs canalizado local, quem legisla sobre isso o Estado. Estado pode editar medida provisria sim se houver previso na Constituio Federal.

O vereador no tem imunidade formal nem referente a priso e ao processo. Tem imunidade material (poder falar e ter opinio) e no ser responsabilizado dentro do Municpio. Presidente da Repblica Presidente se cometer crime comum quem vai julga-lo ser o STF. CRIME de responsabilidade no crime propriamente, mas sim infrao poltica e quem ir julgar ser o SENADO. O Presidente s poder ser processado em crime comum ou por crime de responsabildiade, ser A CAMARA POR DOIS TEROS TRS QUINTOS s servem para aprovar PEC. Projeto de lei de iniciativa popular 1% do eleitorado nacional, 5 estados 03% do numero total dos eleitores Vetar projeto Quem cala sanciona. O prazo para o presidente se manifestar ser de 15 dias teis, e ficando em silencio sanciona a lei. Mas ele tambm pode vetar, sendo motivado pela inconstitucionalidade ou pela contrariedade do projeto ao interesse pblico. Veto baseado na inconstitucionalidade veto jurdico e exemplo de controle preventivo. O presidente quando VETAR precisa justificar ao presidente do Senado, EM 48 horas.

Priso do Presidente da Repblica O presidente s pode ser preso em decorrncia de sentena penal condenatria. TICA A OAB no autarquia federal nem faz parte do poder pblico. A OAB um servio pblico independente. A OAB uma instituio suigenere e tem personalidade jurdica.

O conselho federal pode propror ao de inconstitucionalidade.

04 rgos: Federais Seccionais Subseo Caixas de assistncia O NICO QUE NO TEM PERSONALIDADE JURDICA PRPRIA SO AS SUB SEO NO Mnimo 15 advogados para se montar uma sub seo. Mais de 1.500 advogados para montar uma Caixa de Assistncia dos advogados. Eleio art. 128 at 137 C do Regulamento geral Sequnda quinzena do ms de novembro, ocorrem as eleies para sub seo, para seccionais e caixa de assistncia. O conselho federal ser eleito em 31 de janeiro, s 20:00h do ano seguinte das eleies, pelos presidentes das seccionais. IMPORTANTE: O presidente da OAB Nacional no conselheiro federal. Conselheiros Federais so 03 membros de cada estado. Na votao seccional se vota em chapas, no em um nico candidato. No sendo possvel urna eletrnica na OAB, se far a votao ento em cdula nica. Votao nas eleies obrigatrio, e no se no ser multado em 20% do valor da anuidade. No conselho Federal quem tem direito a voto e tem direito a voz. Qualquer assunto envolvendo a delegao do conselho seccional, este conselho no vota. Ex presidente do conselho federal tambm pode ir votao, mas no poder votar.

Advogado tem acesso ao processo No importa onde o processo tramita, tem direito a olhar os processos.

O advogado pode obte cpias do processo; o advogado pode ter acesso restrito somente se o processo estiver em sigillo. Todo inqurito sigiloso, pode qualquer advogado ter acesso, mas se correr em segredo ele precisa de procurao. Atraso de processo Se atrasar a entrega dos autos no poder mais fazer carga do processo.

Processo disciplinar De ofcio ou mediante provocao, e esta no poder ser annima, art. 57 tica. Conselho seccional quem competente para julgar. Se a sub seo tiver conselho poder ter conselho, e isso no caso se ela tiver mais de 100 advogados nelas, nesse caso, ela poder instaurar e instruir processo. Competncia para julgar o processo disciplinar Ser o conselho seccional do lugar da infrao. O conselho federal pode julgar processo disciplinar: Quando for cometido o ato no conselho federal; Quando tiver foro privilegiado, ou seja, presidente do conselho seccional ou membro do congresso nacional. O advogado tem 15 dias apresentar a pea de defesa, podendo o prazo ser prorrogado a critrio do relator se tiver um motivo relevante.

DIREITOS HUMANOS Conveno internacional sobre discriminao racial Aes afirmativas so medidas especiais de carter temporrio que estabelecem uma diferena jurdica entre determinados grupos sociais com a finalidade que se alcance igualdade de fato entre eles. Conveno internacinal contra a mulher Tortura: Dores ou sofrimentos agudos;

Finalidade do agente obter informao, confisso ou qualquer outra forma discriminatria. Proibio do regresso ou vedao do processo Uma vez concedido reconhecido um interesse fundamental pelo estado ele no poder retroceder. No poder diminuir a sua proteo aos direitos humanos em relao ao estgio em que essa tutela se encontra. DIREITO PENAL Concurso de crimes: LER MATERIAL DE PENAL DIREITO CIVIL A personalidade se inicia com a criana nascendo cmo vida, e j adquire direitos. Passados 10 anos que o cara desaparece, ai sim ter a morte presumida com decretao de ausncia. Aspectos do negcio jurdico Tem 06 vcios e todos geram anulabilidade do negcio jurdico. O prazo decadencial ser de 04 anos. O prazo passa a contar a partir do negcio jurdico. EXCEO:Vcio de coao o prazo passa a contar quando cessar a coao. Conseqncia da SIMULAO: Nulidade do negcio jurdico. Ingressa com ao declaratrio de nulidade, sendo ela imprescritvel. Prescrio e decadncia Prazo de prescrio do CCB est no art. 205 e 206, o restante tudo decadncia. 10 anos prazos gerais Prazo especial LER ARTIGO 206: Prazos em dias, meses, anos so decadncia Ao condenatria o prazo de prescrio. Obrigao regra no solidaria, nunca se presumo, pois resulta da lei e da vontade das partes.

Responsabilidade civil A responsabilidade civil em regra subjetiva. Exceo: Responsabilidade objetiva Contratos Vcios redibitrios no os vcios ou defeitos ocultos da coisa que a torna imprpria ou que diminui o seu valor. Evico a perda do bem por fora de deciso judicial findada por motivo justificada. O evicto tem direito de regresso contra quem lhe vendeu o bem. A responsabilidade pode se aumentada, diminuda ou excluda. Art. 448 at 450 CCB Os dois so garantias legais, a ttulo oneroso. Das coisas A ttulo gratuito ou oneroso. Direito real sobre imvel atravs do registro do contrato. Famlia O casamento um ato jurdico solene. Tem instante para comear e para terminar. O vinculo matrimonial se extingue pelo divrcio ou pela morte. Em exceo se nulo ou anulvel. A unio estvel tem que ser duradoura, pblica, e estvel, e tem que ter o sexo. No precisa de dois anos piorou cinco anos, basta que seja continua e sem interrupo. Concubinato a relao no eventual duradoura de pessoas impedidas de se casarem. Exceo: pessoa separada judicialmente no pode casar, mas pode viver em unio estvel. Alimentos Alimento depende de ser renunciados. Em parentescos so irrenunciveis. Alimentos devidos de casamento ou unio estvel podem ser renunciveis. Sucesses LER: O que mais cai so ordem de vocao hereditria art. 1790 CCB O Artigo 1829 CBB

DIREITO EMPRESARIAL Nome empresarial personalssimo, e uma empresa vender todos os bens para outra, no vai o nome empresarial. TITULOS DE CRDITO Tem tempo que no caiu na prova. Duplicata d para saber sempre quem emitiu. Sempre ser compra e venda mercantil. Duplicata no aceita permite o protesto com o comprovante de entrega das mercadorias. O termo inicial da pretenso executiva do cheque ser de seis meses e comear no dia que terminar o prazo de apresentao. 30 dias ou 60 dias. Na prova estar expirao do prazo final o cheque. S-A Temos sociedade de capital aberto e fechado. Capital aberto ao pblico qualquer um dens poder entrar e adquirir as ases; exige autorizao da CVN (comisso de valores mobiliarios); transaciona aes da bolsa de valores. Capital fechado ao publico a capital fechada toda oposta da aberta e no transaciona da bolsa de valores. Governana coorporativa 03 coisas importantes: I. II. III. tica Transparncia; Proteo aos minoritrios;

TEG ALONG As aes de poder de controle forem se transferir, o ofertante tambm precisa fazer uma oferta nas aes dos minotrios, sendo o mnimo para compra de 80%. Empresas desestatizadas: Poder de veto do Estado. Propriedade industrial Os bens protegidos pela lei de propriedade industrial so:

Falncia e recuperao judicial 1) Uma das possibilidades que se tem para ajuizar ao de falncia ta no art. 94, inciso I. Tem que ser ttulo executivo. 2) No pode ser pago. Tem que ter impontualidade. 3) Tem que ter protesto. Tem que ser superior acima de 40 salrio mnimos. Prazo de contestao falncia 10 dias no mbito empresarial o prazo de contestao da falncia. Ordem de classificao dos crditos: 150 salrios mnimos por credor. Garantia real Acidente de trabalho no tem limites. O que exceder a 450 ser crdito quirografrio. Multas Crditos subordinados;

FILOSOFIA Tudo que for objetivo pode provar direito objetivo so as leis escritas. Tudo que for subjetivo pode sentir direito subjetivo s pode sentir e produz o sentimento. A soma dos dois ser o direito positivo, que junta os dois direito. Coero usa a coao, usa a lei. Coao Rahls esse sujeito escreve a justia como equidade. Justia comutativa a justia que tratam iguais. Dois empresrios. Justia distributiva a justia que se usa para distribuir. Justia do trabalho. Justia vindicativa sujeito desestabiliza uma situao. Fato + valor = a norma. Justia em Miguel Reale. Histria do telegrama social 1) Histria - a pessoa somente olha para o passado para fazer um comparativo com o passado. 2) Telegrama teleolgica de acordo com a finalidade da lei. 3) Desconsiderao inversa se a lei permite desconsiderar a personalidade, o inverso tamvm pode ser feito. Interpretao de acordo com a finalidade da lei

4) Sociolgio tem que atingir os fins sociais. ECA Ato infracional a conduta definida como crime ou infrao penal comedita por criana e adolescente. Esses mesmo no podem praticar crime. Para a criana no se aplica medidas scio educativa. Medida scio educativa so as nicas medidas que vo privar a liberdade do adolescente. Medidas que pode cair: Advertncia a advertncia verbal. Obrigao de reparar os danos as vezes quando adolescente pratica o ato infracional ele pratica o dano a algum e o juiz o obriga a reparar o dano. O adolescente nem sempre responde pelo ato que pratica, os pais respondem pelos danos causados pelos seus filhos menores, pois este exerce sobre os filhos menores. DICA: Prazo da prestao do servio a comunidade: no pode ser superior a 06 meses. isso porque em caso de liberdade assistida o prazo no pode ser inferior a 06 meses. Na prova eles costumam inverter. Semi liberdade privativa da liberdade. Sem prazo. Internao restritiva da liberdade. Os prazos da internao so: Quando o juiz determinar a internao antes da sentena: mximo de 45 dias; Internao por reiterao por medida imposta: prazo mximo 03 meses; Internao por prazo indeterminado: no tem prazo mas tem que ser revista de 06 em 06 meses e no pode supera 03 anos; PROCESSO DO TRABALHO Organizao da justia do trabalho Para que se possa instituir um TRT ser necessrio de no mnimo 07 desembargadores. Os tribunais so comporto por turmas e cada turma composta de 05 desembargadores. Mas desses 05 somente 03 que atuam em casa processo.

Desembargador relator; Desembargador reviisor; Desembargador presidente; e este s vota para desempatar

O TST voltou a ser composto por 27 Ministros e estess se subdividem em vrios rgos. Temos o pleno; turmas; SDI (seo de dissdios individuais e so 02) e SDC. Competncia material da justia do trabalho Acidente de trabalho art 643, pargrafo 2 CLT As aes de dano moral ou material decorrentes do acidente do trabalho so de competncia da justia do trabalho. Qualquer coisa relacionada a sindicato a competncia ser da justia do trabalho; Audincias obrigatria porque tem o princpio da conciliao. O juiz no obrigado a homologar acordo. No cabe nenhum recurso contra o juiz que no quer homologar o acordo. Se homologado o acordo as partes no pode mais recorrer, mas o INSS pode recorrer como terceiro prejudicado e as partes podem se defender por meio de ao rescisria, smula 259 TST. Smula 268, diz que o processo arquivado interrompo a prescrio.LER ESSA SMULA. Recursos Recurso ordinrio dois cabimentos pelo 895 CLT Cabe das decises proferidas da justia do trabalho; PROCESSO PENAL Crime contra a dignidade sexual em regra a ao penal pblica condicionada. Incondicionada se for menor de 18 anos ou vulnervel. Sentena condenatria Politica ser atacada por recurso ordinrio constitucional ao STF. Smula 704 do STF

Procedimento em crime funcional Crimes praticados por funcionrio pblico O MP oferece denuncia e funcionrio pblico ser notificado para apresentar defesa preliminar. Os Autos vo para o juiz e analise se rejeio ou no. Defesa preliminar no procedimento de crimes funcionais no prazo de 15 dias. CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Clusula abusiva sempre nula. Princpio da preservao do negcio jurdico; nula a clusula do plano de sade que limita o tempo de internao; Tem que ter um acidente que causa dano ao consumidor para ter fato. Se no causar dano ao consumidor vcio. Primeiro o cliente tem que reclamar e o fornecedor tm 30 dias para poder sanar o vcio, no o fazendo somente depois disso que poder reclamar o dinheiro de volta. Vcio do servio Tem que fazer exigncia quando constatar; No servio pede pra fazer novamente; Fato do produto Um comerciante no responde pelo fato do produto. Porque a responsabilidade do comerciante pelo fato do produto subsidiaria e no solidria.] Ajuza contra o comerciante: Quando no h informao ou quando a mesma ruim; Responde por no conservar adequadamente o armazenamento de produto no perecvel; Prazo para fato prazo de prescrio e ser de 05 anos, contado do conhecimento do fato. Vcio prazo decadencial. Vcio aparente ou de fcil constatao se compra um cel com visor quebrado; Vcio oculto -

O prazo ser o mesmo para os dois. 30 dias para bens durveis e 90 dias para bens no durveis. Se for vcio aparente ou de fcil constatao inicia a contagem do prazo no momento que pega o produto. Se for vcio oculto inicia a contagem do prazo da cincia do vcio. DIREITO ADMINISTRATIVO Dentro do poder hierrquico tem conseqncias; o chefe fiscaliza o seu subordinado; No pode delegar: I. II. III. Edio de ato normativo; Matria de competncia exclusiva; Desciso de recurso administrativo;

O administrador usa o poder de policia para que possa limitar, restringir, condicionar, frenar. Frenar direitos de liberdade, propriedade, exerccio de atividades, atos particulares adequando a direitos coletivos. Contratos Tem caractersticas diferentes dos contratos que se estuda no direito civil. Em contrato administrativo tem a presena de clusulas exorbitantes; so prerrogativas da administrao pblica. Fiscalizar Alterar Reincidir unilateralmente Aplicar sanes Organizar bens Teoria da impreviso Se acontecer ir desequilibrar o contrato. O particular contratado pode pedir reviso contratual. Fato do prncipe Fato da administrao Interfencia ou sujeies Casos fortuitos ou fora maior

Existem muitos contratos, mas o que aparece sempre : PPP (Parceria Publica Privada) ela no pode ser feito se o valor do contrato for inferior h 20 milhes. No pode usar PPP se o prazo for menor que 05 anos; PPP administrativa PPP patricinada Consrcio pblico em que as partes tem que ser entes da federao. Unio, estados, municpios e DF. Formas de extino do contrato de concesso Encampao o contrato extinto por interesse pblico. Caducidade a razo da extino o inadimplemento do contratado.

Licitao deserta ningum aparece para a licitao Licitao fracassada tem gente, mas as propostas so desclassificadas e os participantes so fracos. Nenhum chega at o final. DIREITO DO TRABALHO Pessoalidade Empregado no pode mandar ningum ir trabalhar no seu lugar Habitualidade No precisa ir todo dia, basta que v freqentemente. Subordinao Tem que aceitar receber ordem Dois tipos que mantm estabilidade de trabalho: Gestante da confirmao da gravidez at 05 meses aps o parto. 28 dias antes e 98 depois do parto. Acidente do trabalho; Salrio e remunerao Base de calculo

Remunerao no integra: gratificao, vale transporte, dirias at 50% do salrio, gorjetas integram (salrio para adicional noturno, aviso prvio, horas extras e descanso semanal remunerado). DIREITO AMBIENTAL A responsabilidade civil no direito ambiental objetiva e solidria. Pode ser poluidor direto e Poluidor indireto Todos os entes podem licenciar, desde que cumpram dois requisitos:. O ente tem que ter orgao ambiental capacitado Conselho de meio ambiente

Atuao supletiva um ente substitutivo e outro Atuao subsidiria um ente ajuda o outro

APP incide em imveis pblicos e privados Em imveis urbanos e rurais Em regra na pode cortar vegetao Exceo: utilidade publica, interesse social e baixo impacto ambiental

Reserva legal = imveis rurais DIREITO PROCESSO CIVIL Defesa do ru I) Contestao:

Preliminar discute matria processual; so 11 e esto o art. 301 CPP Mrito discute direito. II) Exceo

Exceo de incompetncia erro de comarca. Impedimento art. 134 e o cara suspeito, pois pode levar sua vida pessoa; Suspeio 135 precisar fazer prova

Reconveno reconveno contra ataque. Reconveno uma ao, tem que contestar e reconvir na mesma hora, ou seja, simultaneamente. Se os dois processos terminarem juntos cabe apelao. Litisconsorte multitudinrio existe um poder que o juiz tem para poder limitar o litisoncorte. Se o juiz entender que excessivo o nmero de pessoas ele pode cortar o litisconsorte. DIREITO ADMINISTRATIVO Interveno do Estado na Propriedade, existem 03 formas: Interveno ilcita se chama desapropriao indireta; o esbulho possessrio sem pagar indenizao; A desapropriao indireta gera uma ao indenizatria

Supressivos de domnio o estado intervem na propriedade particular e transforma em bem pblico. Desapropriao indeniza, o confisco no. Formas de interveno no supressiva de domnio So aquelas em que o estado intervm, mas no deixa de ser um bem particular. Poder de policia sempre geral, pois atinge todos os bens simultaneamente. O poder de policia indelegvel a particulares. A servido atinge somente bens imveis. Ex: servido para passagens de dutos da Petrobras embaixo de imveis particulares. NO INDENIZA Tombamento o tombamento atinge tanto bens mveis quanto imveis. Pode tombar um terreno particular ou um bonde. NO INDENIZA O tombamento sempre visa a preservao e conservao do prprio bem. Obs: tombamento no desapropriao, o bem tombado continua com o particular. Direito de preempo primeiro oferece a unio,depois estado, depois municpio e depois terceiro, NO INDENIZA Direito de requisio eminente perigo publica requisio. Situao de urgncia. A viatura pega o carro de algum.

Ocupao temporria tem um terreno parado e a prefeitura usa pra deposito temporariamente. EXCETO: SE CAUSAREM DANOS. Teoria objetiva: Para indenizar tem que primeiro comprovar o nexo causal. Ato, dano e nexo. Teoria da imputao volitiva eu s posso indenizar se a pessoa estiver no exerccio da funo. Se a pessoa tiver na funo do estado somente o estado poder ser processado. Prazo de 03 anos para mover ao indenizatria vitima contra estado; Ao contra o agente que cometeu o crime sem estar a servio do estado 03 anos; Quando o estado tem que pagar indenizao o estado tem que processar o agente causador, no tem prescrio. A responsabilidade dos concessionrios dos servios pblicos ser sempre objetiva. No importa se a vtima usurio do servio ou terceiro. Quando o dano por omisso ser teoria subjetiva. Tem que ter prova de culpa ou dolo pelos danos por omisso. O risco administrativo Culpa exclusiva da vtima, o estado no indeniza. Particular avana sinal vermelho e bate em uma viatura. O estado no tem que indenizar. Fora maior exemplo: erupo de um vulco. Se o preso morre na cadeia vtima da ao de outro detento o Estado tem que INDENIZAR. Criana em escola pblica vtima de atirador, o Estado tem que indenizar. A lei de improbidade no tipifica crme, pois no so restritivas de liberdade e tem tipos abertos. Pode condenar por improbidade Agencia reguladora so autarquias com regime especial. So duas caractersticas que as autarquias comuns no tm: Dirigentes estveis e com mandatos fixos.

Em quarentena aps o agente se desligar da funo ele no pode trabalhar por 04 meses na mesma rea que trabalhava.

A quarentena remunerada; A quarentena setorial; A quarentena temporria; Poder normativo das agencias O agente ingressa na diretoria colegiada da agencia por um ato normativo complexo pois tem nomeao pelo presidente da republica mas aprovao do senado. Autarquias e fundaes so de direito publico e empresas publicas e sociedade de economia mista so de direito privado

Anda mungkin juga menyukai