Anda di halaman 1dari 5

Primeira Lista de Exerccios TA431

Fevereiro 2014

1. O parafuso tipo gancho da figura abaixo est sujeito a duas foras F 1 e F2. Determine a intensidade (mdulo) e a direo da fora resultante.

2. A luminria de 80 kg suportada por duas hastes AB e BC como mostra o esquema abaixo. Determine a fora aplicada em cada uma das hastes

3. O sistema de roldanas para um elevador mostrado na figura abaixo. Este sistema mecnico composto de 5 polias e dois motores eltricos. O peso mximo permitido para o elevador de 500 kg.

a) Qual a fora mnima necessria em cada motor para que o sistema permanea em equilbrio? b) Se um dos motores removido e o cabo for ligado diretamente parede, qual ser a fora mnima necessria para o motor remanescente?

4. Duas caixas so penduradas a partir do teto e da parede de uma sala, como mostrado no diagrama. Cada caixa apoiada por dois cabos que esto interligados atravs de anis. Qual a fora mxima aplicada em qualquer um dos cabos, alm daqueles ligados diretamente s caixas?

5. A biblioteca est usando uma nova escada para alcanar livros em prateleiras acima de 6 ps. A fora normal nas paredes no pode exceder 200 lb ou escada ir danificar a parede ou os livros. Qual o peso mximo permitido, W, na escada. O atrito entre a escada e a parede desprezvel, enquanto o atrito com o cho grande o suficiente para no deixar a escada deslizar.

6. Um rapaz montou uma gangorra conforme a figura abaixo para que seu filho mais novo (20 kg) pudesse brincar com as crianas maiores.

Os braos da alavanca tm 1,0 e 3,0 m. a) Qual dos lados da gangorra deve estar a criana? Justifique. b) Qual a maior massa que as outras crianas podem ter para que a menor consiga brincar? Neste caso, qual a fora exercida sobre a gangorra no ponto de apoio?

7. Na figura abaixo, o bloco D tem uma massa de 300 lb e o bloco B de 275 lb. Determine a massa do bloco C e o ngulo para que o sistema permanea em equilbrio.

8. Uma caixa de 200 kg suspensa usando as cordas AB e AC. Cada corda pode suportar uma fora mxima de 10 kN antes de se romper. Se AB se mantm sempre na posio horizontal, determine o menor ngulo no qual a caixa pode ser suspensa sem que alguma corda se rompa.

9. O telefrico um sistema de transporte onde os vages so sustentados por cabos. Determine as traes nos cabos que sustentam um vago de 10 ton, com a configurao mostrada na figura e descrita a seguir. O telefrico simtrico em relao ao eixo vertical, com os cabos separados por 60 ; O cabo da direita da articulao possui um ngulo de 20 em relao ao eixo horizontal, enquanto que o cabo da esquerda apresenta um ngulo de 5 .

Obs: Nos exerccios 4 e 5, lb se refere libra-fora (lbf), que uma unidade de fora. J no exerccio 7, lb representa uma unidade de medida de massa.

Anda mungkin juga menyukai