Anda di halaman 1dari 15

ALTITUDES E GEOPOTENCIAL1

S. R. C. de Freitas1 & D. Blitzkow2 Universidade Federal do Paran, Curso de Ps-Graduao em Cincias Geodsicas, Cx. Postal 19011, 81531-990, Curitiba, PR, Brasil, e-mail: sfreitas@ufpr.br 2 Universidade de So Paulo, Escola Politcnica, EPUSP PTR, Cx Postal 61548 05424-970, So Paulo, SP, Brasil, e-mail: dblitzko@usp.br

Resumo: O objetivo do presente trabalho, no contexto da resoluo n 4 do GT III SIRGAS, promover uma reflexo a respeito do significado fsico da altitude, dos fatores limitantes sua obteno e das solues de ordem prtica passveis de serem adotadas para a obteno de uma grandeza unvoca e com significado fsico. Para tanto, so apresentados na seqncia: o conceito de geopotencial e a sua vinculao com as medidas de desnvel; os conceitos de altitude ortomtrica e normal. So apresentadas as altitudes cientficas como solues prticas para dotar as altitudes de significado fsico e de unicidade. Para uma diversidade de formas propostas, so discutidas as vantagens e limitaes de cada forma de determinao. Como elementos para discusso, so tecidas consideraes a respeito da validade dos conceitos envolvidos, de suas implicaes de ordem prtica, de adequao ao problema especfico da Amrica do Sul e das limitaes. Tambm so discutidos os aspectos relacionados com a definio e realizao da superfcie de referncia e do Datum.

1. Introduo: A Geodsia tem sido definida como a cincia que estuda a forma e as dimenses da Terra. A Era Espacial, entretanto, ampliou o campo de atuao da geodsia alm da definio tradicional. Neste sentido, a modelagem do campo de gravidade da Terra, entre outras aplicaes importantes, desperta no momento um grande interesse para a Geodsia. A forma atribuda Terra a do geide. Este limitado pela superfcie geoidal, entendida at o momento como sendo materializada pela superfcie equipotencial melhor ajustada com o nvel mdio no perturbado dos mares. Em ltima instncia, a Geodsia est preocupada com o estudo do geide e com a sua determinao. Estes so feitos via o campo de gravidade que modela a distribuio de massa e efeito rotacional da Terra e, consequentemente, permite deduzir a sua forma. A determinao da funo potencial envolve o que se denomina "Problema de Valor de Contorno da Geodsia (PVCG)." Um modelo do geopotencial contribui decisivamente no PVCG. Os modelos mais recentes, como por exemplo o EGM96 (Earth Gravity Model 1996), resolveram satisfatoriamente os longos e mdios comprimentos de onda do campo gravitacional. Porm, uma outra alternativa estudar diretamente a forma ao invs do potencial. Isto feito obtendo-se as irregularidades da superfcie geoidal relativamente a um modelo terico, o elipside de revoluo. Este limitado por uma superfcie de nvel, a superfcie elipsoidal. A separao entre as duas superfcies so as chamadas alturas geoidais. Elas so calculadas no contexto da geodsia fsica com a combinao de um modelo do geopotencial com dados gravimtricos de superfcie ou de sensores remotos, utilizando a integral modificada de Stokes. Uma soluo local pode ser obtida a partir de observaes sobre satlites artificiais (GPS) quando conduzidas sobre uma referncia de nvel.

Trabalho publicado no IGeS Bulletin N.9 International Geoid Service, June 1999, 47 62, Milan.

A determinao das alturas geoidais no interior dos continentes envolve uma dificuldade fundamental: o conhecimento de um modelo de distribuio de densidades no interior da crosta entre a superfcie fsica e a geoidal. A razo a necessidade de reduzir os valores da gravidade, observados sobre a superfcie fsica, ao geide. A impossibilidade de conhecer adequadamente a distribuio de massa torna a proposta de Stokes para a soluo do PVCG impraticvel. Mais recentemente Molodenskii props a superfcie fsica como superfcie de contorno. Com esta alternativa foge-se do problema com as densidades. O resultado a determinao da anomalia de altura ao invs da altura geoidal. A superfcie que se vincula ao elipside atravs da anomalia de altura o quase-geide. Contrariamente ao geide, o quasigeide no uma superfcie equipotencial. A definio da altitude2, com base em uma superfcie equipotencial, decorre do fato de que desta coordenada exigido um significado fsico. A realizao deste sistema de referncia pressupe a obteno da altitude bruta (ou nivelada) dos pontos da rede materializada na superfcie fsica da Terra, desde um ou mais pontos iniciais (Datum), com a altitude definida segundo algum critrio, sendo esta determinao denominada de nivelamento. A operao de nivelamento do ponto pode ser conduzida por diferentes processos, sendo os mais comuns: baromtrico, trigonomtrico, geomtrico e por tcnicas espaciais. Os pontos nivelados com significado para redes geodsicas verticais fundamentais, so usualmente obtidos com nivelamento geomtrico e, mais recentemente, com a aplicao de tcnicas espaciais, tal como a por GPS. No entanto, as redes atuais, tais como aquelas de pases da Amrica do Sul, ainda so predominantemente baseadas em nivelamento geomtrico. O problema de obteno das altitudes, ou do estabelecimento de um sistema de altitudes, est intimamente ligado com a alternativa abordada na soluo do PVCG. De modo genrico, pode-se definir altitude como sendo a distncia que separa duas superfcies, de nvel ou no, segundo uma determinada direo. Conforme a escolha das superfcies e da direo ter-se- uma altitude especfica: altitude geomtrica (h), altitude ortomtrica (H), altura geoidal (N), a anomalia de altura () e, finalmente, a altitude normal (HN). A figura 1 elucida todas estas grandezas e as respectivas superfcies envolvidas.

Figura 1 Grandezas envolvidas no PVCG e no sistema de altitudes.

O termo altitude, consagrado no Brasil com significado diferente de altura, traz algumas dificuldades na sua aplicao, uma vez que a tendncia nos pases de lngua espanhola e, por conseguinte, na maior parte dos pases que participam do projeto SIRGAS, o do uso da palavra altura, de idntica grafia em Portugus, com o abandono do termo altitud. Deve tambm ser enfatizado que s existe um termo em Ingls para exprimir qualquer tipo medida vertical: height.

Alm das superfcies fsica, elipsoidal e geoidal tradicionalmente conhecidas em Geodsia, o problema de Molodenskii envolve duas outras: o teluride e o quasi-geide. A primeira definida como sendo a superfcie onde o potencial de gravidade da Terra real em P igual ao potencial de gravidade da Terra normal em Q. Em outros termos, a superfcie que se separa da superfcie fsica pela anomalia de altura. Esta mesma grandeza plotada a partir do elipside determina a superfcie do quasi-geide. Devem ainda ser destacadas a superfcie do Nvel Mdio dos Mares (NMM) e tambm a sua altitude em relao ao geide Topografia do NMM (TNMM) como elementos a serem considerados. 2. Redes de controle vertical As redes clssicas de controle vertical so estabelecidas, em geral, mediante o nivelamento geomtrico e materializadas atravs de marcos de alvenaria ou chapas metlicas colocadas em local estvel. No entanto, tambm podem ser obtidas atualmente via tcnicas espaciais, por exemplo o GPS, desde que certos requisitos sejam satisfeitos. O processo clssico de medio utiliza um aparelho denominado nvel, cujo eixo horizontal da luneta tangente superfcie equipotencial ao longo do eixo ptico e cujo eixo vertical coincide com a direo do vetor fora da gravidade. As leituras realizadas nas miras (r e vante) permitem obter os desnveis os quais refletem as variaes topogrficas do terreno bem como as alteraes gravitacionais da Terra. O efeito destas alteraes sobre as altitudes obtidas podem ser quantificado e tratado em conformidade com conceitos fsicos considerados no processamento. Assim, as altitudes utilizadas em Geodsia podem ser classificadas segundo sua determinao, sua aplicao e o modelo fsico considerado em sua definio. Neste sentido, podem-se distinguir altitudes de tipo geomtrico (niveladas e elipsoidais), altitudes de tipo fsico (ortomtricas e dinmicas) e altitudes de tipo misto (normais).

3. Altitudes do tipo geomtrico 3.1 Altitudes niveladas As altitudes niveladas so obtidas pelo processo de nivelamento geomtrico via mtodos pticos ou opto/eletrnicos de medio (figura 2). As diferenas de altitudes medidas variam de acordo com o campo de gravidade na regio, alm das irregularidades topogrficas. As quantidades observadas (H) correspondem s distncias existentes entre as superfcies equipotenciais do campo de gravidade terrestre. O somatrio dos desnveis permite conhecer a diferena de altura entre os pontos extremos de interesse. Entretanto, devido forma elipsoidal e a outras irregularidades menores na distribuio de massa, as superfcies equipotenciais no so paralelas, observando-se diferentes valores de desnvel entre elas, dependendo do local considerado (H1 H2 figura 2). Conclui-se ento que o desnvel depender do trajeto percorrido, obtendo-se diferentes valores de desnvel, entre dois pontos, para diferentes trajetos. Neste sentido, a simples operao de nivelamento s pode ser aplicada em regies pequenas com extenso mxima de 10 km onde o achatamento possa ser desprezado.

Figura 2 Altitudes niveladas. 3.2 Altitudes elipsoidais A altitude elipsoidal representa a separao entre a superfcie fsica e a superfcie elipsoidal ao longo da normal (figura 3). A altitude elipsoidal de um ponto pode ser calculada a partir das coordenadas cartesianas convenientemente referidas ao centro do elipside de referncia. Atualmente muito usual obter as coordenadas cartesianas atravs de observaes GPS. Em funo disso, a altitude elipsoidal passa a ser uma coordenada importante nos registros relativos a informaes de um ponto de referncia. Entretanto, como este tipo de altitude no tem vinculao com o campo de gravidade da Terra, pode ocorrer valores iguais para esta grandeza em pontos situados em diferentes nveis, ou vice-versa, valores desiguais da altitude podem ocorrer sobre a mesma superfcie equipotencial do campo de gravidade. Assim sendo, do ponto de vista da engenharia esta altitude utilizada com restries. No obstante, quando o interesse pela variao temporal, a altitude elipsoidal pode ser muito til tanto para a engenharia como para a geodinmica.

Fig. 3 Elementos elipsoidais

4. Nivelamento geomtrico e o geopotencial O problema mais usual a ser considerado no nivelamento geomtrico o de que o desnvel entre dois pontos, obtido com preciso compatvel com a operao, no unvoco, pois depende do trajeto seguido entre os dois pontos. Num circuito fechado, mesmo que o nivelamento tenha sido conduzido com todo o rigor possvel, existir uma diferena no fechamento. Isto decorre do fato de que as linhas de colimao dos nveis so, nas posies niveladas, tangentes superfcie equipotencial do campo da gravidade no local e diferentes superfcies equipotenciais no so paralelas entre si. Na figura 2, sendo W o trabalho para conduzir uma unidade de massa da superfcie i at a i' (ou seja, igual variao do potencial), vale para pequenos desnveis, de forma aproximada, a igualdade:
W gH i g H i A

(1)

onde g a gravidade na estao de nivelamento Q e g' a gravidade na mesma superfcie equipotencial em um ponto determinado pela interseco com a linha vertical que passa em A. O sinal negativo decorre do sentido do vetor gravidade ser oposto ao do incremento das altitudes. Como g g', ento, da (1), Hi HiA. Associando-se Hi com os incrementos medidos ao longo de uma linha de nivelamento, conclue-se que:

H H
i O A'

iA

= HA

(2)

Hi no unvoco, uma vez que depende do trajeto seguido entre O e A, no existindo relacionamento geomtrico direto entre o resultado do nivelamento e o desnvel contado sobre a vertical do ponto nivelado A. Se em conjunto com o nivelamento medida a gravidade, tem-se de forma aproximada:
W0 WA = C A gH i
O A

(3)

ou de forma exata

W0 WA = C A = gdH
O

(4)

onde CA denominado de nmero geopotencial de A, constituindo-se em uma grandeza fsica a qual independe do trajeto entre O e A e que pode ser determinada a partir de medidas sobre qualquer trajeto seguido. Tal grandeza unvoca e tem significado fsico real na definio da altitude de A relativamente superfcie de referncia, o que no acontece com o desnvel medido. Observe-se ainda que: 1) Na realidade as superfcies equipotenciais do campo de gravidade terrestre (geopes) no so paralelas entre si, aproximando-se com o aumento absoluto da latitude; 2) A distncia entre geopes afetada por potenciais anmalos (ou por anomalias locais da gravidade); 3) WO UO, i. e., o geopotencial da superfcie geoidal definido como sendo igual ao esferopotencial na superfcie do elipside do Sistema Geodsico de Referncia Internacional (SGRI). Tabela 1: Esferopotencial na Superfcie dos Principais Elipsides de Referncia

SISTEMA GEODSICO DE REFERNCIA INTERNACIONAL Elipside de Hayford (1909), SGR 1932 SGR 1967 SGR 1980 WGS 1984

ESFEROPOTENCIAL U0 Gal.m x 103= 1 u.g.p. = 10m2/s2 6263977 6263703 6263686,1 6263686,08497

Este sistema implica num elipside de revoluo e em constantes geodsicas fundamentais definidas por convenes internacionais. Assim, so definidas quatro constantes fundamentais (semi-eixo maior a; constante gravitacional geocntrica GM; o coeficiente harmnico de segundo grau J2; e a velocidade angular da Terra ). A partir das constantes fundamentais outras podem ser derivadas, tais como a gravidade normal, o achatamento do elipside e o esferopotencial. Usualmente define-se como Terra Normal, o modelo baseado no elipside de referncia internacional, considerado como homogneo, com massa e velocidade angular iguais da Terra. Suas superfcies equipotenciais so denominadas de esferopes de esferopotencial U, sendo sua superfcie limitante o esferope UO. 5. Altitudes Ortomtrica e Elipsoidal A distncia contada desde a superfcie do geide at o ponto na superfcie fsica da Terra ao longo da linha vertical definida como altitude ortomtrica do ponto. A linha vertical perpendicular a todas as superfcies equipotenciais entre P e P, conforme mostrado na figura 4.

Figura 4: Altitudes Ortomtrica e Elipsoidal de um Ponto na Superfcie da Terra Da figura 4 e da equao (4) tem-se:
P ' gdz = g dH P
'

(5)

e pelo teorema do valor mdio:


O O

gdz = g m gdh = g m H P
P
'

(6)

donde:
P

gdz gm

HP=

(7)

e pela (4), tem-se a altitude ortomtrica definida como:

HP=

CP gm

(8)

sendo gm o valor mdio da gravidade entre P e P. O valor de gm depende, entre outros fatores, da estrutura da crosta entre P e P, sendo de obteno praticamente impossvel. A distncia N, de P at P, contada sobre a normal, denominada de altura geoidal. A partir da figura 4 conclui-se pela seguinte relao aproximada entre as grandezas N, HP , hP :

hP HP + N

(9)

sendo hP a altitude elipsoidal e HP a altitude ortomtrica. A altitude elipsoidal, que pode ser obtida facilmente do posicionamento com GPS, tem somente significado geomtrico e, em princpio, pode ser convertida em ortomtrica pelo conhecimento de N, a partir de cartas geoidais.

6. Altitudes Normais A altitude normal do ponto P na superfcie fsica da Terra definida de forma similar altitude ortomtrica, entretanto, o campo de gravidade o normal, ou seja, substituindo g por (gravidade normal), e W por U. Desta forma,
H NP = CP

(10) sendo:

m =

1 d H N H NP O

(11) No entanto, como considerado o campo da gravidade normal, em geral, o ponto onde U = W(P), est assinalado como Q na figura 1. Isto implica na prtica, que a altitude normal de P nada mais do que a altitude elipsoidal de Q, conforme ser discutido na seqncia. A distncia = QP denominada de anomalia de altitude. A distncia PePq = define a superfcie denominada de quasi-geide. 7. Altitudes Cientficas

Na realidade, a altitude ortomtrica s pode, de forma geral, ser obtida mediante hipteses simplificativas quanto composio da litosfera ou estrutura do geopotencial. Na prtica, adota-se como aproximao as altitudes cientficas definidas por:
C HP =

CP Gm

(12)

onde Gm um valor aproximado de gm entre P e P, determinado com base em alguma forma de reduo aproximada ou estimativa a partir do esferopotencial. No entanto, cabe destacar, que esta equao tem a mesma estrutura das equaes (8) e (10) e, alm disso, que o carter unvoco da determinao da altitude e seu significado fsico so garantidos pela determinao do nmero geopotencial de P (CP) e as grandezas gm, m e Gm so parmetros que estabelecem uma escala mtrica ou sistema de altitude. Desta forma, mesmo que estes sistemas possuam escalas diferentes (na prtica estas diferenas so de pequena ordem), todos os sistemas estabelecidos com estes critrios podem ser utilizados com segurana para a realizao de uma rede geodsica vertical de referncia. Diversos sistemas de altitudes so definidos, ora utilizando o geopotencial ora o esferopotencial, cada qual apresentando algumas vantagens e limitaes, conforme discutido na seqncia, onde so apresentados os sistemas mais usuais. 7.1. Altitude de Helmert Na (12), considerando-se
H Gm = g S = g P + CF A

(13)

com H'P = z (desnvel bruto medido) H'S = H'P / 2 (altitude de um ponto S ao longo da linha de reduo) CF = 0,3086 H'S (correo free-air) A = 0,1118 H'S (componente vertical da atrao do plat de Bouguer com = 2,67 g/cm3 ). ento

H P

C g

P H

+ 0,0848H

P ' S

(14)

A (14) equivale a considerar a gravidade mdia como obtida no ponto com altitude igual metade do desnvel bruto e a eliminar o plat de Bouguer entre P e S.

7.2. Altitude de Vignal Na (12), adotando-se

HP V G m = g S = P" 0,3086 2

'

(15)

onde P" a gravidade normal no elipside para a latitude de P, que pode ser calculada pelo teorema de Clairaut, obtm-se a altitude de Vignal, sendo a gravidade normal dada por:

P" = e (1 + sen 2 + 1 sen 2 2 )

com:

= m 1 =
e m= a 2

5 2

17 m 14

2
8

5m 8

3 m2 2

(16)

SGR SGR 1930 SGR 1967 SGR 1980 WGS84 sendo ento :

Tabela 3 Parmetros para o Clculo da Gravidade Normal a (m) e (m.s-2) (rd.s-1 x 10-11) -1 9,78049 6378388 7292115 297 9,780318 6378160 7292115 298,247 9,7803267715 6378137 7292115 298,25722 9,7803253359 6378137 7292115,8553 298,257223563

HV P =

CP P 0,1543H P

(17)

Na determinao desta altitude implica, de forma aproximada, a se considerar nula a ondulao do geide para efeitos do clculo da gravidade mdia.
7.3. Altitude de Baranov Na (12), considerando-se:
B Gm = gS =

g P + P 2

(18)

tem-se a altitude de Baranov


B H P =

2C P g P + P

(19)

onde existe um relacionamento de valor medido de g e da gravidade normal, o que equivale adoo de outra superfcie de referncia entre o elipside e o geide e desconsiderao de parte da anomalia da gravidade em P.

7.4. Altitude Ortomtrica Free-Air ou do Ar-Livre Na (12), considerando-se:


F Gm = g S = g P + 0,3086

HP 2

(20)

tem-se ento a altitude ortomtrica free-air:


F HP =

CP g P + 0 ,1543 H P

(21)

onde considera-se apenas a reduo free-air de P at S.


7.5. Altitude Dinmica: Na (12), fazendo Gm = o , onde o a gravidade normal para uma latitude padro (usualmente 45) ou um valor constante da gravidade (tal como a gravidade mdia da regio), ento tem-se a altitude dinmica de P dada por :
C P D H P =

(22)

Neste caso, com um nico valor de Gm, qualquer que seja o ponto, a considerao da influncia da crosta apenas aplicada na determinao de CP .Tal o sistema de altitude de mais simples aplicao para as redes altimtricas modernas. Como fato notvel, deve-se assinalar que a altitude dinmica apresenta valor constante ao longo de um gepe. No entanto, cabe ser destacado que se a regio muito extensa, podem aparecer distores acentuadas de escala, tal que esta deva ser subdividida em blocos e estes ajustados posteriormente entre si.
7.6. Altitude Normal ou de Molodenskii Retomando as definies anteriores, j apresentadas, na (12) e de acordo com a figura 1, considerando-se:
Gm = m = 1 ( P ' + Q ) 2

(23)

Da figura 1, sendo QP = PPq, , ento a altitude normal de P dada por C N HP = P (24)

sendo Q obtido de P por correo free-air rigorosa como: 2 N N HP HP 2 (1 + 2 sen + m ) + Q = P " 1 a a

(25)

Mesmo que a gravidade normal mdia dependa da altitude normal de P, a sua dependncia no forte, tal que a equao (25) pode ser resolvida por iterao para um valor inicial de H igual altitude nivelada de P, sem qualquer outra hiptese simplificativa. A separao do quasi-geide com o elipside advm do clculo com a frmula geral de Molodenskii para a S. F. da Terra, da qual a frmula de Stokes que fornece a altura geoidal N, um caso particular (aplicvel somente quando inexistem massas exteriores superfcie de reduo). N pode ser obtido pela expresso:
N = + g
m

(26)

8. Correo Ortomtrica Uma outra forma de correo parcial aplicada ao desnvel medido, buscando a considerao de ordem fsica em um nivelamento, a aplicao da denominada "Correo Ortomtrica", a qual elimina o efeito da variao da distncia entre gepes, devida a variao de latitude. Cabe ser destacado que esta denominao embora usual, nada tem a ver com a definio precisa de altitude ortomtrica. o tipo de correo mais extensamente aplicada nas redes de nivelamento e tambm adotada no Brasil. Este tipo de correo independe de observaes gravimtricas, sendo aplicada diretamente ao desnvel bruto medido. Esta correo pode ser dada por:

h = 1542 x10 9 H m sen ( 2 )


onde

(27)

h' => correo ortomtrica num trecho de nivelamento geomtrico; ' => desenvolvimento em latitude da linha de nivelamento, em minutos
de arco; => latitude mdia do trecho; Hm => altitude bruta mdia do trecho, dada ponderadamente por

H o s o + H n s n 1 +
n 1 i=0

n 1 i =1

H i ( s i 1 + s i )
(28)

2 si

onde

so => distncia do ponto inicial ao 2 ponto da linha; s i-1 => distncia do ponto i-1 ao ponto i. Usualmente a amplitude assumida (') decorre da extenso de trecho de nivelamento e contranivelamento em seqncia. Na seqncia, apresenta-se outra forma de aproximao da altitude ortomtrica. A equao (8) expressa, de forma exata, a definio da altitude ortomtrica. No obstante, a diferena de altitude nivelada entre dois pontos 1 e 2 pode ser transformada com o objetivo de obter a diferena de altitude ortomtrica atravs da chamada correo ortomtrica:
C ort =
45 45 2 g 45 g1 o g2 o m o dh + m H1 H2 45 45 45 o o 1 o

(29)

O segundo e terceiro termos dependem do valor mdio de g relativo aos pontos 1 e 2 respectivamente. O primeiro termo da (29) transforma a diferena de altitude nivelada em diferena de altitude dinmica e atinge valores da ordem de cm para dm. A correo ortomtrica total apenas da ordem de mm para cm.
9. Altitude Ortomtrica-Esferoidal

O conceito de altitude cientfica pode ser aplicado considerando-se somente os parmetros do esferopotencial e a superfcie elipsoidal como referncia. Neste caso, com base na equao (12) pode-se escrever:
E = HP N CP

(30)

sendo m a gravidade normal mdia entre P e P, conforme a figura 1 e 3, sendo o nmero esferopotencial dado por:
N CP = dn i n j P" j P

(31)

sendo nj os desnveis nivelados. Cabe notar que um sistema de altitudes gerado desta forma basicamente conveniente para o estabelecimento de desnveis referidos ao elipside de referncia, no caso de ausncia de dados gravimtricos. No entanto, solues compostas de nivelamento geomtrico com tcnicas GPS podem ser concebidas neste sistema e posteriormente ajustadas ao geopotencial, onde existam valores disponveis. O fato importante o de que tambm fornecem solues unvocas para as redes.
10. Outras Consideraes 10.1. Preciso Decorrente da Adoo de Gm Da (12) por diferenciao obtm-se:

CP HP G m = G m G m2 Gm

(32)

Abstraindo-se o sinal e supondo valores numricos para melhor compreenso, sendo a altitude nivelada na ordem de 1000m, Gm na ordem de 980 Gal e Gm na ordem de 1mGal, ento HP = 1 mm.
10.2. Preciso Decorrente da Adoo de =constante Sendo a gravidade mdia pode ser definida em funo da densidade como: 1 gm = gP + 2 hP (33) 2h por diferenciao e omitindo-se o sinal negativo, obtm-se:

g m = 2 h P

(34)

Supondo hP = 1km e = 0,1 g/cm3 , ento gm = 4,2 mGal, o que produz um erro em hP de 4 mm. Um erro extremo de 0,6 g/cm3 , falseia hP com cerca de 1000 m de somente 25 mm.
10.3. Freqncia das Medidas Gravimtricas O nivelamento geomtrico pode ser conduzido com preciso dada por

hmm = 1mm K

(35)

onde K a mdia da distncia nivelada e contra-nivelada em km. Se a preciso com a qual CP pode ser determinado de + 0,1 Gal.m por km, ento isto corresponder a 1 mm na altitude medida. Para que isto seja alcanado, existem as recomendaes para a freqncia das observaes gravimtricas, conforme expresso na tabela 4. Tabela 4: Sugestes para a freqncia das observaes gravimtricas em redes altimtricas Recomendaes Regies Extremas Planas Onduladas Montanhosas BONFORD 2 a 3 km 1 a 2 km 0,3 a 1,5 km RAMSAYER 15 a 25 km 10 a 15 km 5 a 10 km

10.4. O Nivelamento como Pura Operao Geomtrica A conduo da operao de nivelamento, considerando somente aspectos geomtricos, conduz ao aparecimento de diferenas no fechamento dos circuitos muito maiores do que as esperadas, conforme dado pela equao (35). Tais diferenas apresentam um comportamento acentuadamente sistemtico se repetido o mesmo trajeto. As diferenas so mais acentuadas se o nivelamento segue por regies montanhosas, atravessa limites de estruturas geolgicas ou desenvolve-se muito em latitude. Normalmente desconsidera-se a diferena de fechamento, como tendo natureza sistemtica, tratando-a como erro acidental. 11. Consideraes Finais A obteno das altitudes foi sempre uma necessidade da engenharia entre outras reas de aplicao. No Brasil a rede de referncia altimtrica oficial estabelecida pelo IBGE que conduz o nivelamento geomtrico ao longo das principais rodovias. Em geral o IBGE aplica aos desnveis observados a correo do no paralelismo das superfcies equipotenciais segundo o modelo da Terra normal (equao 27). Nas ltimas dcadas tm sido realizadas determinaes gravimtricas sobre as referncias de nvel (RNs) de modo sistemtico. Esta inciativa permite que se obtenha o nmero geopotencial em cada RN. Entretanto, a converso dos mesmos em altitudes ortomtricas ainda necessitaria do valor mdio de g entre a superfcie topogrfica e o geide. Isto na prtica invivel. O fato do Brasil, bem como os demais pases da Amrica do Sul, adotarem a altitude derivada dos desnveis corrigidos somente do no paralelismo das superfcies, conduz a um sistema de altitudes que no consistente. Esta caracterstica tem poucas conseqncias em termos locais, mas acarreta dificuldades em termos regionais, nacionais e, com maior nfase, continentais. Um soluo pleiteada para o problema adotar um outro sistema de altitude que atenda com o mnimo de inconvenincias a todas as aplicaes e que tenha consistncia em todas as escalas. A alternativa apresentada um sistema de altitudes normais. Com este objetivo continuar-se-ia procedendo s operaes de nivelamento geomtrico ou equivalente bem como ao estabelecimento de medidas gravimtricas sobre as RNs. Com isso seriam obtidos os

nmeros geopotenciais atravs da (3). A altitude normal seria dada pela (24) com o valor mdio da gravidade normal dada pela (25). O resultado seria um sistema consistente de altitudes permitindo comparaes entre valores obtidos em diferentes regies ou pases. Tem sido ventilada e almejada a perspectiva de uso do GPS na determinao da altitude. Com efeito, atravs de observaes simultneas chega-se s coordenadas cartesianas (X,Y,Z) de um ponto relativo a outro pr-determinado. Estas coordenadas so ento transformadas em (,,h). h pode ser convertido em H, desde que conhecida a altura geoidal N. Na prtica a grandeza N obtida atravs da integral modificada de Stokes. Para isso, se utiliza a anomalia da gravidade calculada sobre o geide; isto exige a aplicao da "continuao para baixo" com o objetivo de reduzir o valor da gravidade g observada na superfcie fsica para o valor resultante go na superfcie geoidal. Na prtica isto feito utilizando o gradiente ar livre: 0,3086 mGal/m, que constitui o gradiente da Terra normal. Portanto, estritamente falando, o resultado no a altura geoidal, que separa o elipside do geide, mas a anomalia de altura , que separa o elipside do quase-geide (fig. 1). A adoo de um sistema de altitudes normais juntamente com um modelo do quase-geide, tal que a altitude normal pode ser definida na seguinte forma:

HN = h -

(36)

Por ltimo, ainda pode restar uma pergunta: e como fica o controle altimtrico numa obra de engenharia? No passado foi muito comum se adotar um valor arbitrrio para um ponto na rea de um empreendimento e a partir do mesmo conduzir um nivelmento geomtrico obtendo-se os desnveis em relao quela referncia em tantos pontos quantos necessrios. Mais recentemente a moderna tecnologia permitiu realizar obras de conexo entre diferentes empreendimentos. O estudo de viabilidade destas iniciativas esbarrou inmeras vezes na inconvenincia das referncias relativas para a altimetria. Isso tem levado os responsveis pela execuo das obras a vincular a altimetria a um sistema oficial e consistente de altitudes, de tal modo que uma necessidade poterior possa ser atendida sem dificuldade. Estabelecendo-se um sistema de altitudes normais, os novos valores altimtricos sero atribudos s RNs a partir dos nmeros geopotenciais. A engenharia poder adotar uma de duas alternativas: a) simplesmente medir os desnveis atravs do nivelamento geomtrico entre os pontos de interesse a partir de uma RN oficial. Em uma rea reduzida (~ 10km) este procedimento no dever acarretar grandes dificuldades. b) implementar observaes da gravidade nos pontos materializados do nivelamento geomtrico (RN) para calcular a altitude normal. Este procedimento levar obteno de valores consistentes com um sistema de referncia altimtrico de altitudes normais, o que permitir realizar um controle ou fechamento numa RN distinta daquela de partida. Para distncias grandes (> 10km) com certeza esta segunda opo ser obrigatria.
12. Agradecimento Os autores querem externar o agradecimento em especial ao Prof. Dr. Camil Gemael, que continua sendo nosso mestre em todos estes anos de nossas vidas profissionais e felizmente continua a nos ensinar. Agradecem tambm a valiosa contribuio trazida pelo Dr. Hermann Drewes e Dra. Laura Sanchez com o texto oficial da Resoluo n 4 do GT III SIRGAS, o qual tambm fundamenta aspectos apresentados neste texto.

13. Bibliografia Recomendada

Blitzkow D. (1996). O Problema de Valor de Contorno da Geodsia Resultados prticos para a Amrica do Sul. De Freitas, S.R.C & Luz, R.T. (1995). Altimetria de Preciso com GPS: Possibilidades Fsicas e Limitaes. 4 CISBGF, Rio de Janeiro, v1: 135-139. Gemael C. (1988). Introduo Geodsia Fsica. Curso de Ps-graduao em Cincias Geodsicas. Universidade Federal do Paran. Curitiba. Heiskanen W. A.& Moritz H. (1979) Physical Geodesy. Institute of Physical Geodesy. University of Graz. Reprint. Graz. Torge W. (1991). Geodesy. 2nd edition. Walter de Gruyter. Berlin. Vanicek, P. & Krakiwsky, E. (1986). Geodesy: The Concepts. North-Holland, 2 ed..

Anda mungkin juga menyukai