Anda di halaman 1dari 8

In TRANS. arts. cultures. Media, Vol. 1, no. 2, 1966. Passim, inc., New York; pp. 73-82.

In Ncleo Histrico: Antropofagia e Histrias de Canibalismos, So Paulo: Fundao Bienal de So Paulo, 1998; pp. 456-467

Por um estado de arte


a atualidade de Lygia Clark

Suely Rolnik

So Paulo, domingo, 15 de maio de 1994 1 . Deitada no cho, olhos vendados, alvoro de corpos annimos agitando-se em torno de mim; no sei o que pode vir a se passar. Perda total de referncias, apreenso, desassossego. Estou entregue. Pedaos de corpos sem imagem destacam-se, ganham autonomia e comeam a agir sobre mim: bocas annimas abrigam carretis de mquina de costura, cujas linhas lambuzadas de saliva so ruidosamente desenroladas por mos igualmente annimas, para em seguida deposit-las sobre meu corpo. Coberta pouco a pouco dos ps cabea por um emaranhado de linhas, composio improvisada de bocas e mos que me cercam, vou perdendo o medo de diluir a imagem de meu corpo, diluir meu rosto, minha forma, me diluir: comeo a ser este emaranhado-baba. O som dos carretis girando nas bocas parou. As mos agora se embrenham nesta espcie de molde mido e quente que me envolve para retir-lo de mim; umas, mais nervosas, arrancam tufos; outras erguem fios com a ponta dos dedos como se temessem esgar-los - e assim vai indo at que nada mais reste. Meus olhos so desvendados. Volto ao mundo visvel. No fluxo do emaranhado-baba plasmou-se um novo corpo, um novo rosto, um novo eu. Estou atordoada. O que isto que me aconteceu? Sinto-me convocada a enfrentar o enigma.

O relato que se segue descreve a experincia que fiz da obra de Lygia Clark Baba Antropofgica (fig.1), no contexto de um grupo de trabalho que visava inicialmente a preparao da retrospectiva de sua obra na 22a Bienal Internacional de So Paulo.

2 Procuro pistas nos textos da prpria Lygia, que sempre me soaram como os mais precisos para dizer o indizvel de sua obra. Embora eu no disponha neste momento de acesso a seus dirios 2 , posso contar com seus textos publicados e alguns inditos, suas entrevistas, sua correspondncia. Detenho-me especialmente na fase que se inicia logo aps o Trepante (1964; fig.2), ltimo de seus famosos Bichos - aquele que, segundo Lygia, levou um chute de Mrio Pedrosa 3 quando ele o viu pela primeira vez, acompanhado em seguida de um comentrio entusiasmado: "at que enfim se pode chutar uma obra de arte" 4 . A partir do momento em que este chute torna-se possvel, concretiza-se uma virada na obra de Lygia que j vinha se anunciando. A nova fase inaugura-se com o Caminhando (1964; fig.3 e 4) e encerrase com as sesses dos Objetos Relacionais (fig.5 e 6), obra que ela realiza de 1976 a 1981, e bem mais esporadicamente at 1984. este perodo que me interessa pesquisar, pois a que Lygia cria a "obra" que me aconteceu, qual deu o nome Baba Antropofgica (1973). So os vinte e quatro ltimos anos de sua produo, quando torna-se (deliberadamente) invivel expor seus objetos isolados em museus, galerias, salas ou sales. Que sentido teria expor carretis, por exemplo, sem esta experincia que descrevi? Chama minha ateno a repetio insistente de algumas palavras e expresses, verdadeiros ritornelos. Decido ento tom-los como linhas de minha investigao. Comeo por um deles que menciona o corpo, j que foi a que algo de inquietante comigo se passou: "memria do corpo". De que corpo e de que memria Lygia estaria falando? Apelo para a memria das sensaes que vivi na Baba Antropofgica. Descubro que o corpo em que fui lanada e do qual Lygia tanto fala no nem o corpo orgnico, nem a imagem do corpo, nem o envlucro de uma suposta interioridade imaginria, que constituiria a unidade de meu eu. E mais ainda, so exatamente estes corpos que foram se desmanchando em mim, diluindo-se na
2

Lygia Clark escreveu dois dirios: um dirio clnico (notas das "sesses" com os Objetos Relacionais, sua ltima obra) e um dirio pessoal (trs volumes de textos que vo de 1955 a 1973). Pesquisei este material em duas ocasies. Uma primeira vez, em 1978, em resposta a um pedido de Lygia: tomar seu ltimo trabalho como tema de minha dissertao (Mmoire du corps, defendida na Universidade de Paris VII), bem como ajud-la na elaborao do texto "Objeto Relacional" para o livro que a Funarte consagrou sua obra. Voltei a trabalhar nos dirios para um projeto de edio de seus textos que desenvolvemos juntas em 1987. Este projeto foi interrompido por sua morte, assim como o acesso a seus dirios. 3 Mrio Pedrosa uma das figuras mais importantes da histria da crtica de arte no Brasil. Responsvel pela atualizao da arte moderna e defensor das vanguardas, foi um intrprete privilegiado da obra de Lygia Clark. 4 Extrado de um trecho do dirio pessoal de Lygia Clark, que compe a capa do livro Artes de Sonia Lins, sua irm (Nova Fronteira, 1995).

3 mistura das babas. O corpo vivido nesta experincia est para alm deles todos, embora paradoxalmente os inclua: o corpo do emaranhado-fluxos/baba onde me desfiz e me refiz. Penso no "corpo sem rgos", expresso de Antonin Artaud retomada e expandida por Gilles Deleuze e Flix Guattari, no mesmo momento em que Lygia fazia sua Baba Antropofgica. O corpo sem rgos esta matria aformal de fluxos/babas, que experimentei num plano totalmente distinto daquele onde se delineia minha forma, tanto objetiva quanto subjetiva. Eu disse matria "aformal" e no "informe", porque o que vivi ali no foi simplesmente uma ausncia ou indefinio de minha forma, mas sim um alm da forma. Um plano habitado por uma fervilhante agitao de fluxos de saliva, de linhas, de bocas, de mos, em movimentos de atrao e repulsa, produzindo constelaes - uma pletora de vida onde um feixe desconhecido de sensaes foi germinando, impossvel de ser expresso na forma em que eu me reconhecia. Foi quando me estranhei: algo em mim deixara de fazer sentido. S fui me apaziguar quando senti ganhando consistncia um novo corpo, um novo eu, encarnao daquelas sensaes produzidas pela mistura dos fluxos/baba. Vislumbro ento que o corpo sem rgos dos fluxos-baba uma espcie de manancial de mundos - modos de existncia, eus, corpos, como acontecimentos, como aquilo que sempre est por aparecer, por ser produzido . 5 um fora de mim, mas que curiosamente me habita e ainda por cima me faz diferir de mim mesma como diz Lygia: "o dentro o fora" (fig.7). Este paradoxo me leva a uma nova pergunta: se no dentro de mim, onde que tal fora me habita? Lembro-me de um comentrio de Lygia sobre uma obra do perodo que estou investigando: "O homem quando pe essas mscaras (fig.8 e 9) vira um bicho autntico, pois a mscara um apndice dele" 6 . Encontro uma pista: o fora o corpo sem rgos do autntico bicho - um alm de mim enquanto forma dada, com seu contorno, seu dentro, sua estrutura, sua psicologia. O fora o vivo no-humano que me habita: matria feita de babas misturando-se ao infinito, produzindo dobras e mais dobras, cujos contornos circunscrevem dentros. E os dentros vo sendo deglutidos no emaranhado das babas, bicho antropofgico que os devora tornandoos contingentes e finitos. Cada dentro uma dobra do fora, uma dobra do autntico bicho.
Extrado da fala de Carlos Bosualdo numa das mesas-redondas promovidas pela 22 a Bienal Internacional de So Paulo, em 14/10/1994. 6 Carta a Hlio Oiticica de 14/11/68, in Lygia Clark e Hlio Oiticica. RJ, Funarte, 1987(?).
5

4 A associao com os Bichos em suas mltiplas dobras imediata. Mas tambm com o Caminhando que vem logo em seguida, inaugurando esta ltima fase da obra de Lygia: uma iniciao do espectador ao dobrar do fora, formando dentros efmeros que se desdobram para diluir-se novamente no fora. Palavras da prpria Lygia: o caminhando permite... a transformao de uma virtualidade em um empreendimento concreto 7 . Uma virtualidade produzida no fora que se concretizar na criao de uma nova forma. Volto Baba Antropofgica: deste fora que foi se produzindo um novo dentro de mim. E d para imaginar que se repetisse esta experincia em outros contextos, constitudos por outros fluxos, outras misturas, outros dentros de mim iriam se produzir. Se este o corpo que habitei na Baba, em que consiste a memria deste corpo? Que espcie de memria tal experincia ativou em mim? bvio que o que se ativou no foi uma memria cronolgica, depsito/arquivo de uma sequncia biogrfica que minha conscincia teria acessado; tampouco um esconderijo de representaes reprimidas deste passado. De novo Lygia quem responde. O que a Baba ativou foi a memria do "arcaico", mais um de seus ritornelos: o tal bicho - o no-humano no homem e seus afetos - paradoxalmente sempre contemporneo. Memria do corpo dos emaranhados-baba, campo de experimentao de uma cronognese: engendramento de linhas de tempo espacializando-se em novos mundos. Memria prospectiva, acessada por reativao (do bicho) e no por regresso (ao passado humano e seus conteudos recalcados). A uma outra pergunta vem impor-se a mim, a ltima que tenho que enfrentar para apreender minimamente o que me aconteceu naquele domingo: o que Lygia pretende inventando objetos cuja visada acessar a memria do corpo? Se a memria a ser acessada a cronogentica, a funo dos objetos de Lygia no a sensibilizao ou a liberao catrtica do corpo prprio como fonte de prazer, nem a expresso ou a constituio de uma imagem do corpo como fonte de unidade psquica, nem o resgate das tais representaes reprimidas que se encontrariam num arquivo secreto. Ao contrrio, a funo destes objetos promover a abertura na subjetividade para um alm do humano: o autntico bicho (o vivo). a prpria Lygia quem afirma que o ritual que convoca esta memria no visa buscar uma forma a ser encontrada seja no passado, seja no futuro, mas a
7

"1964: Caminhando", in Lygia Clark. RJ, Funarte, 1980 (col. Arte Brasileira Contempornea); p.25.

5 vivncia experimental do particpio presente da evoluo incessante das formas. Ritual que servir de ponte para atravessar da terra pseudo-firme de sua alienao para as guas instveis e to inesgotveis de sua liberdade de ao e do "precrio como novo conceito de existncia" 8 . Ritual que devolve ao "pulmo csmico" (outro ritornelo de Lygia) a potncia de respirar os ares do fora. Lygia no quer apenas abrir o acesso ao informe (o negativo da forma, sua ausncia), nem capacidade de mudar de forma (metamorfose), propostas bastante comuns na gerao de artistas qual pertence, geralmente tomadas como um valor em si. O que ela quer criar condies para conquistar ou reconquistar na subjetividade um certo estado no qual seja possvel suportar a contingncia das formas, desgrudar de um dentro absolutizado vivido como identidade, navegar nas guas instveis do corpo aformal e adquirir a liberdade de fazer outras dobras, toda vez que um novo feixe de sensaes no bicho assim o exigir. como resposta a esta exigncia que mudar de forma ganha sentido e valor, impondo-se como necessrio para a aventura vital. Lygia chamou isto de "atingir o singular estado de arte sem arte": ltimo de seus ritornelos que evocarei, pois ele define a experincia que me interessa problematizar aqui. Uma pergunta logo se impe: porque "sem arte"? Este um detalhe essencial: para Lygia experimentar o estado de arte - corporificar um novo feixe de sensaes, singular por definio - no se d somente na criao de um assim chamado "objeto de arte", mas tambm na criao da existncia objetiva e/ou subjetiva. O que Lygia quer resgatar a vida em sua potncia criadora, seja qual for o terreno onde se exera tal potncia. Atingir o estado de arte na subjetividade do prprio artista no tem nada de novo, pois de dentro deste estado que o artista cria. Lygia sempre viveu verdadeiras convulses durante a gestao de cada fase de sua obra. Suas turbulncias no eram um mero detalhe biogrfico pitoresco, peculiaridade de sua "estrutura psicolgica", mas sim parte de seu processo de criao, no qual ganhava corpo uma proposta ao mesmo tempo artstica e existencial. Ating-lo na obra, sacudindo sua reificao no objeto - reificao que encontra poderosa sustentao no mercado de arte - um passo sem dvida importante, mas se fosse s esta a questo de Lygia no constituiria novidade alguma em sua poca.

"1966: Ns recusamos..."; in Lygia Clark. RJ, Funarte, 1980 (col. Arte Brasileira Contempornea); p.30.

6 Penso que a principal visada de Lygia est na subjetividade do espectador: a que ela quis atingir o que chamou de estado de arte - sacudir a posio de espectador, desreific-la radicalmente. Isto vai muito alm da simples proposta de participao, comum em sua gerao, redutvel a um democratismo 9 politicamente correto. Aqui encontra-se a originalidade e a fora maior da obra de Lygia. isto que a fz deslocar-se paulatinamente do pblico de museus e galerias, por demais reificado em sua identidade de espectador, para ir buscar seus "espectadores" entre jovens estudantes da Sorbonne ps-68, depois entre transeuntes annimos nas ruas de Paris e, no final, um a um, de preferncia borderlines, no contexto daquilo que ela prpria chamou de "consultrio experimental", instalado em seu apartamento na rua Prado Junior de Copacabana. O acesso do espectador aos objetos passa a depender de sua entrega a uma iniciao: a abertura de sua subjetividade para o estado de arte. Como escreve Guy Brett a excluso de Lygia de uma audincia, no seria de fato um modo paradoxal de procurar a "audincia criativa"? 10 O que Lygia busca provocar no espectador pode confundir-se com propostas contraculturais que lhe so contemporneas: liberar o corpo; desenvolver a criatividade - seja usando os objetos ldicamente como num playground, seja encarnando o clich do artista que haveria em cada um, Belas (Artes) Adormecidas que se pode e deve despertar. No nada disso o que Lygia busca: de espectador em espectador o que ela pretende que se possa fazer da existncia uma obra de arte. verdade que como proposta esttica isto no tem nada de novo; poderia-se dizer que ela acompanha a arte moderna desde o incio. Mas Lygia vai mais longe: ela quer a desreificao da existncia individual e coletiva, a descoagulao das formas, a conquista de uma fluidez nos processos de subjetivao - um plasmar-se, como ela diz, deixar-se descosturar e costurar 11 pelo fervilhar do trabalho subterrneo das foras/fluxos de nosso bicho, germinao que se opera em silncio e que pede um corpo que venha encarn-la, um corpo de pensamento, de arte, de existncia, etc. Lygia nos prope um modo antropofgico de subjetivao: o bicho devorando o homem, outro homem nascendo desta devorao e assim ao infinito. tambm verdade que tampouco nova a proposta de rasgar as figuras para deixar entrever as foras em ao, esta se formula junto com a modernidade na arte e
cf. Paulo Srgio Duarte, "Depoimento a Glria Ferreira", in Lygia Clark e Hlio Oiticica. Funarte/Inape, Rio de Janeiro, 1987(?). 10 "Lygia Clark. The borderline between art and life". Third Text, London, (1), 1987; p. 94. 11 "Objeto Relacional", in Lygia Clark. RJ, Funarte, 1980 (col. Arte Brasileira Contempornea); pp. 49 e 50.
9

7 j com Czanne atinge seu mais alto grau de refinamento. Mas cada artista tem um procedimento prprio para faz-lo concretamente. O que singular no mtodo de Lygia ating-lo no corpo do espectador: coloc-lo on-line com as foras, rente vida; lan-lo no devir. Para chegar a isso Lygia tve que ir apurando o objeto at um quase-nada. Isto poderia ser entendido como um "no-objeto", conceito forjado por Malvitch no comeo do sculo, em voga nos anos sessenta. Foi assim que Ferreira Gullar pensou os Bichos, mas j em relao aos Bichos Lygia discordou totalmente. H um "quase" que resta, e este quase o que de essencial no objeto mobiliza o que descrevi atravs da Baba - aquilo que opera, no corpo do espectador, uma experincia de desestabilizao de sua subjetividade, permitindo-lhe viver a forma no momento de seu naufrgio, momento que tambm o de uma germinao. Lygia quis e conseguiu reduzir a mediao do objeto ao mnimo necessrio, o quase-nada que promove este efeito. Assim so seus Objetos Relacionais, sua ltima obra. Produzir este efeito , a meu ver, a marca mais significativa do trabalho de Lygia e no apenas no perodo ps-Bichos: o que acontece com esta marca a partir de ento que ela se radicaliza, ganha maior visibilidade, revelando-se sua presena da primeira ltima obra de Lygia. Como toda marca da memria de nosso corpo bicho de fluxos/baba ela eterna, sempre virtual, podendo ser reativada a qualquer momento. S tem sentido trazer Lygia de volta se for para reativar esta sua marca, reatualizar sua potncia de abertura para o estado de arte na subjetividade de modo a contaminar a cultura contempornea: uma prospectiva que tal marca venha a desencadear e no uma retrospectiva de suas formalizaes. Este o desafio que se coloca, a meu ver, para qualquer tentativa de expor a arte de Lygia Clark - sobretudo quando se pretende incluir seus objetos ps-virada de 64 ousando enfrentar seu mistrio, o que indispensvel para a inteligibilidade de sua obra como um todo. Como reativar hoje e num ambiente de museu ou galeria sua fora de proliferao? Como fazer emergir em cada "visitante" a voz disruptora do bicho que Lygia nos legou? O desafio por enquanto permanece em aberto...

Anda mungkin juga menyukai