Anda di halaman 1dari 2

Mamferos (Classe Mammalia)

Os mamferos constituem o grupo mais evoludo do Reino Animal. Receberam este nome devido presena deglndulas mamrias, que nas fmeas fornecem leite para os filhotes, mais ntida na espcie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e tm uma dieta muito diversificada. A pele coberta por plos, presena de glndulas sebceas e sudorparas ajudam a regular a temperatura tornando possvel o desenvolvimento de mecanismos fisiolgicos mais complexos e eficientes. O aumento do crebro permitiu que os mamferos se tornassem mais geis e inteligentes. Tegumento A pele mole, fina, pluriestratificada e coberta por plos. Nela esto presentes glndulas sebceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os plos. As glndulas sudorparas secretam gua e sais para a regulao da temperatura corporal. A pele o maior rgo do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes: - Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e extremamente importante para proteo. Alguns vertebrados possuem glndulas e plos associados. - Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. uma camada estrutural, composta de fibras colgenas, clulas produtos de pigmentos e vasos sanguneos. - Hipoderme: Tecido subcutneo fica entre a pele e os msculos. o local onde a gordura das aves e mamferos fica depositada. Tambm contm fibras colgenas e elsticas.

Musculatura Os mamferos possuem uma diviso muscular, o diafragma, que separa a cavidade torcica da cavidade abdominal. E essa uma caracterstica que distingue os mamferos dos outros animais. Digesto O sistema digestrio dos mamferos completo, comeando pela boca, cheia de dentes e terminando no nus. Possuem as mais variadas dietas e estratgias de captura de alimento. Circulao O corao completamente dividido em 4 cmaras: 2 trios e 2 ventrculos. A circulao dupla, fechada e completa. As hemcias so anucleadas e esfricas. O pigmento respiratrio a hemoglobina.

Sistema nervoso O crebro dos mamferos proporcionalmente maior que dos outros animais, possibilitando uma inteligncia e uma agilidade maior. Possuem 12 pares de nervos cranianos. Respirao apenas pulmonar. Exceto nas girafas, a laringe possui cordas vocais. Reproduo Os mamferos so diicos, com fecundao interna e desenvolvimento direto. A grande maioria das espcies vivpara, existindo espcies ovparas (ornitorrinco) e ovovivparas (canguru). Ovparos: os ovos se desenvolvem fora do corpo da fmea Ovovivparos: parte do desenvolvimento dentro do corpo da me, o restante no ambiente; Vivparos: todo o desenvolvimento do embrio dentro do corpo da fmea.

Anda mungkin juga menyukai