Anda di halaman 1dari 3

8.

3 CARACTERSTICAS DAS PELCULAS PROTETORAS As pelculas formadas em corroso qumica podero ser protetoras ou no, dependendo das seguintes caractersticas: Volatilidade: as protetoras devem ser no volteis; Resistividade eltrica: as pelculas de maior resistividade eltrica oferecem maior dificuldade difuso inica e logicamente so mais protetoras por imporem maior restrio passagem destes ons; Impermeabilidade da rede cristalina: quanto mais compacta a rede cristalina maior ser a dificuldade para a difuso e, portanto, mais protetora; Aderncia: as pelculas mais finas so, de modo geral, mais aderentes quando a rede cristalina do produto de corroso semelhante a do metal tem-se normalmente maior aderncia da pelcula. Pelculas mais aderentes so mais protetoras; Refratariedade: as pelculas para serem protetoras no devem fundir a baixas temperaturas; Elasticidade: as pelculas muito duras fraturam com facilidade, tendendo a ser menos protetoras; Porosidade: est intimamente ligada impermeabilidade da rede cristalina. Quanto menos porosa mais protetora a pelcula; Relao entre o volume do xido e do metal que originou o xido:

Para a pelcula formada sob compresso podendo ser protetora; Para a pelcula formada sob trao, porosa e no protetora. Estas relaes foram estabelecidas por Pilling e Bedworth (1923) para alguns metais e esto citados na Tabela 8.1. Tabela 8.1 - Relao de Pilling e Bedworth METAL METAL XIDO RELAO K K2O 0,41 Na Na2O2 0,57 Ca CaO 0,64 Ca MgO 0,79 Al Al2O2 1,275 Pb PbO 1,29 Sn SnO2 1,34 Zn ZnO 1,58 Ni NiO 1,60 Cu Cu2O 1,71 Cr Cr2O2 2,03 Fe Fe2O3 2,16 Mo MoO3 3,3 W WO3 3,6 Das propriedades mencionadas e da relao de Pilling e Bedworth podem ser tiradas as seguintes concluses relacionadas s pelculas protetoras:

a. K, Na, Ca, Mg formam pelculas porosas e, no protetoras, que apresentam crescimento linear; b. Fe, Ni, Cu formam pelculas compactas, porm fraturam e perdem aderncia com facilidade apresentando um crescimento parablico; c. Al e Cr formam pelculas compactas, aderentes, plsticas, impermeveis, logo so muito protetoras apresentando um crescimento logartmico; d. O W e Mo formam pelculas compactas porm so volteis e apresentam um crescimento linear.

8.4 MEIOS CORROSIVOS Os principais meios corrosivos a altas temperaturas so: Oxignio e gases contendo enxofre: presentes em fornos, caldeiras, unidades de processo, nas chamadas atmosferas sulfurosas. O enxofre e o H2S formam sulfetos de metal que no so protetores e agravam o processo corrosivo por formarem eutticos de baixo ponto de fuso com os xidos de metal. Em ligas contendo nquel o sulfeto localiza-se nos contornos de gro formando um euttico Ni3S2 - Ni que funde a 645 oC tornando estas ligas pouco resistentes a atmosferas sulfurosas; Vapor d'gua: em temperatura elevada o vapor d'gua pode atacar certos metais formando xido e liberando hidrognio que pode provocar fragilizao pelo hidrognio; Cinzas: a queima de combustvel em fornos, caldeiras, turbinas a gs, etc., pode provocar srios problemas de corroso devido a cinzas contendo vandio e sulfato de sdio.

O vandio presente no combustvel oxida-se a V2O5 e forma eutticos de baixo ponto de fuso com os xidos do metal destruindo as pelculas protetoras das superfcies metlicas. O sulfato de sdio origina-se de reaes de SO2 com o NaCl presente no combustvel. Este sulfato de sdio reage posteriormente com os xidos formados destruindo tambm, as pelculas protetoras. A ao combinada do vandio e sulfato de sdio muito mais acentuada sobretudo em cinzas contendo cerca de 85% de V2O5 e 15% de Na2SO4. 8.5 CASOS ESPECIAIS DE CORROSO EM ALTAS TEMPERATURAS 8.5.1 CORROSO CATASTRFICA um tipo de corroso que se manifesta em alguns aos e outras ligas onde ocorre uma oxidao extremamente rpida, conduzindo destruio da liga. A corroso ou oxidao catastrfica ocorre, particularmente em aos contendo molibdnio e aos com alto teor de vandio devido ao baixo ponto de fuso de seus xidos. 8.5.2 CORROSO POR METAIS LQUIDOS Este tipo de corroso ocorre em situaes em que se trabalha com um metal lquido em contato com outro slido, como por exemplo em reatores nucleares. A corroso pode ocorrer devido a dissoluo do metal slido no lquido ou a penetrao intergranular do metal lquido no slido do recipiente. Em ambos os casos h a formao de uma liga com a perda de material do recipiente.

8.5.3 CARBONETAO E DESCARBONETAO Consiste na entrada de carbono (carbonetao) ou sada daquele elemento (descarbonetao). O primeiro caso ocorre quando ligas ferrosas so aquecidas em atmosferas contendo hidrocarbonetos ou monxido de carbono. O carbono vai se difundindo para o interior do metal, formando uma camada rica em carbono na superfcie. O segundo caso ocorre quando ligas, principalmente o ao baixa liga so colocados em ambientes com agentes descarbonetante como o H2 e o CO2. Neste caso a liga vai se deteriorando e perdendo a dureza superficial. A carbonetao e a descarbonetao podem ser causa importante de falhas em alta temperatura com perda de material e por esta razo podem ser associadas corroso.

Anda mungkin juga menyukai