Anda di halaman 1dari 12

1

SERMO
1.

TEMA: DEVEMOS TRAZER MEMRIA O QUE NOS D ESPERANA

2.

TEXTO BBLICO: LAMENTAES- 3:21-24

- VERSO REVISTA E ATUALIZADA:


21: Quero trazer memria o que me pode dar esperana. 22: As misericrdias do Senhor so a causa de no sermos consumidos, porque as suas misericrdias no tem fim; 23: Renovam-se a cada manh. Grande a tua fidelidade. 24: A minha poro o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. - NOVA VERSO INTERNACIONAL: 21 Todavia, lembro-me tambm do que pode me dar esperana: 22 Graas ao grande amor do SENHOR que no somos consumidos, pois as suas misericrdias so inesgotveis. 23 Renovam-se cada manh; grande a sua fidelidade! 24 Digo a mim mesmo: A minha poro o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperana. 3.

INTRODUO
A Sociedade vive uma era de evoluo tecnolgica e cientfica.

As pesquisas direcionadas s diversas reas das necessidades humanas tem tornado a vida do ser humano mais confortvel, mais longnqua, mais prazerosa.

Se fizssemos uma retrospectiva, ou se pudssemos voltar ao passado, constataramos que a vida do ser humano era muito mais difcil, ns soframos muito mais, vivamos menos, nos desgastvamos mais. Imaginar as condies de vida no sculo passado, coisas simples como cozinhar, se locomover, se comunicar, tratar de uma doena era uma grande dificuldade. Esta gerao, no entanto, presencia um Pas em ascenso, os pequenos empreendedores crescendo economicamente, mais oportunidades para empregos, salrios melhores, qualidade de vida, acessibilidade. A classe C tem a possiblidade de comprar um carro ou programar uma viagem internacional com sua famlia, possuir um bom celular, um computador, residncia prpria, enfim... conquistar os bens materiais que sempre sonhou. Diante disso, de tantas facilidades, eu gostaria muito de a afirmar que a sociedade do sculo vigente composta de pessoas mais felizes, tranquilas, realizadas e portanto, satisfeitas. Isso porque a sociedade secular do Sculo XXI no tem motivos, para tristezas, desnimos, abatimentos, ... consideremos ento, ns Cristos, pessoas to abenoadas, prximas de Deus... ns que no temos motivos mesmo! No irmos? At porque as circunstncias, as dificuldades no abalam a nossa f e a nossa esperana no nosso Criador! No irmos? A verdade queridos, mesmo diante de tanta FACILIDADE, a humanidade, a cada dia, SE TORNA MAIS TRISTE, SOLITRIA, DEPRESSIVA, logo SEM ESPERANA. Os dados cientficos podem ser conferidos rapidamente na internet... a sociedade do sculo XXI tambm marcada pelo grande

aumento da tristeza, da ansiedade, da solido, da depresso... e do suicdio, que como podemos perceber aparenta estarem, de certa forma, vinculados. Todos ns j ouvimos falar no ditado que a esperana a ltima morre? Por isso, quando no h mais esperana, o que resta? O Profeta Jeremias queridos, vivia em um contexto duas ou trs vezes pior do que qualquer um aqui j passou quando, segundo a tradio judaica, foi escrito o livro de lamentaes e o texto que lemos,... e este momento na histria do Profeta Jeremias tem muito a nos ensinar essa noite. 4.

ELUCIDAO
Primeiro irei fazer um pequeno resumo, para que os irmos

possam adentrar um pouco na histria de Israel e compreenderem a dimenso do que Jeremias estava passando. Davi se torna rei de Israel, e consegue colocar ordem naquela nao, tornando um bloco slido, e o povo judeu unido, sendo esta sua maior conquista. Desde Abrao, foram os nicos anos em que Israel se estabeleceu com uma nao e usufruiu de verdadeira paz em todo Israel. Depois de Davi, quando o seu filho Salomo assumiu o reinado, comeou o processo de desintegrao de Israel, pois Salomo se corrompeu com a suas inmeras mulheres, e deixou um reino arruinado nas mos de seus filhos. J havia levantes polticos, divises politicas, guerras politicas internas intensas dentro de Israel, e os filhos de Salomo, ao assumirem o reinado se dividem, e Israel fica dividido em dois reinos: O Reino do Norte foi chamado de Israel e o Reino do Sul de Jud;

O reino do Norte, Israel, os reis que governaram os nortes de Israel, foram todos mpios, no teve nenhum Rei bom, todos foram ruins e corrompidos, nenhum rei foi bom. Deus ento prometeu a Israel que iria RISCAR Israel do Mapa e que iria preservar somente o Reino de Jud, em virtude da aliana de que Deus havia feito com Davi. Ento Deus preserva Jud. No anos seguintes - Josias assumiu o reino, foi um rei bom e reto perante o Senhor; foi pra uma guerra sem autorizao do Senhor e morre. Sucede o lugar de Josias JOACAZ, que somente reina por trs meses e foi sucedido por outro rei chamado JOAQUIM. JOAQUIM ASSUME o trono e junto com ele vieram orgias de grande maldio e perseguio e de grande dor para Israel, pois ele trouxe a corrupo e a idolatria para Israel. Deus ento comea a advertir pelos profetas que Israel, ou seja, o reino do Norte se acabaria, e o reino do sul, JUDA seria invadido, no pelos assrios, mas pela babilnia, pelas mos do Rei Nabucodonosor. E eles comeam a resistir, Juda comea a perder terreno porque o Judeu queria preservar a Cidade Santa que era Jerusalm, e eles sendo acuados e sitiados com os exrcitos ao redor. -E os profetas alertavam, no adianta a guerrear com arma de fogo, no adianta guerrear com lana, s existe uma maneira dos exrcitos retrocederem, se o povo se converter dos seus maus caminhos, s existe uma maneira do povo ser preservado. Arrependei-vos! Arrependei-vos! Dizia JEREMIAS, mas nem os reis e nem o povo dava ouvido a Jeremias. Suas crticas eram feitas em discursos acalorados em plena praa pblica e dirigidos classe dominante os sacerdotes, profetas,

governantes e a todos aqueles que seguiam o legalismo do proceder popular. Jeremias no era populista nem popular; no era obcecado por ndices de aceitao. Seu objetivo era agradar ao Senhor. Finalmente Nabucodonosor o rei invade Jerusalm e coloca tudo por terra, o templo acabado, destrudo. Ele era os profetas das lagrimas, pois ele se sentia incapaz, pois o povo no se arrependia e continuava com o corao duro. E Jeremias ento contempla o inevitvel, v as profecias se cumprindo... a destruio de Jerusalm. Nabucodonosor entra e a primeira coisa que ele fez foi derrubar o templo que Salomo tinha edificado, ps ao cho. Pegou os vasos sagrados e levou embora para a babilnia, destruiu os muros da cidade. Pegou os melhores homens da poca, forte, sbios e ricos e levou todos para babilnia. Lamentaes um livro s de tristeza, de lgrimas, de remorso, de dor, um cntico fnebre, poesias fnebre, vem descrevendo a misria de Israel, a destruio de Jerusalm. -Queridos o Profeta olhava e via: -Desolao (o povo suspirando buscando po, j havia trocado todos os pertences por mantimento); -Fome (os meninos e as crianas desfaleciam perambulando com fome pelas ruas); -Sede (A lngua do que mama fica pegada pela sede ao seu paladar; dos meninos pedem po e ningum lho d); -Desespero: As mos das mulheres piedosas cozeram seus prprios filhos; serviram-lhes de alimento na destruio da filha do meu povo (Lm. 4:10);

-Horror (Nossa pele enegreceu como um forno, por causa do ardor da fome. Foraram as mulheres em Sio; as virgens; os prncipes foram enforcados, no reverenciava os velhos, e os jovens foram escravizados). Jeremias j havia quase desistido de sua esperana no Senhor; Ento disse eu: J pereceu a minha fora, como tambm a

minha esperana no Senhor (Lm. 3:18).


Jeremias se lembrou de algo que o fez interromper o seu momento de lamento e tristeza e o trouxe sua esperana de volta, fazendo mudar o discurso, afirmando: Quero trazer memria o que me pode dar esperana; S. I: O que veio memoria de Jeremias, que trouxe de volta a sua esperana? S. T: A primeira recordao que veio memria de Jeremias 1. DEUS MISERICORDIOSO (3:22): Graas ao grande amor do SENHOR que no somos consumidos, pois as suas misericrdias so inesgotveis. 23 Renovam-se cada manh.

(As misericrdias do Senhor, so a causa de no sermos consumidos... Revista e Corrigida)


A palavra misericrdia que aqui se refere no incio do primeiro captulo vem do hebraico HESED, e pode ser traduzida como conserto de amor ou amor imutvel. Est ligada diretamente: a COMPAIXO, VERDADE. TUDO PARECIA SEM ESPERANA MAS A HESED DE DEUS PERMANECIA. A esperana de Jeremias no estava baseada em circunstancias, mas nas misericrdias do Senhor.

Nesse versculo podemos substituir misericrdia por compaixo. uma palavra interessante. Significa piedade, pena, d, condolncia. Sua compaixo sempre a mesma. Se colocar no lugar do outro. E sabe o que melhor? Essas misericrdias no tem fim, ELAS SE RENOVAM A CADA MANH. Irmos, reflita bem sobre isso.... Jeremias est aqui em meio a toda a devastao que se encontra e consegue lembrar que o amor de Deus imutvel, que Deus compassivo e verdadeiro. Se ns consegussemos lembrar dessa verdade, nossa esperana estaria firmada em uma amor imutvel, incondicional e por isso, no momento certo, Deus ir agir e ir nos resgatar do cativeiro. A destruio de Jerusalm revelou um fato surpreendente a respeito de Deus: Ele sempre estava disposto a fazer o que fosse necessario para restaurar a comunhao de Seu povo com Ele. Existe ainda, uma segunda caracterstica de Deus que nos d esperana. S. T: A SEGUNDA caracterstica de nosso Deus que devemos sempre trazer memria: I.

DEUS FIEL (3:23b):

grande a sua fidelidade

Mesmo quando voc a despreza mesmo quando tomamos decises estupidas mesmo quando seu casamento fracassa mesmo quando voc acha que sabia mais Sua fidelidade sempre grande.

Grande a fidelidade de Deus, Deus no muda no seu carter; As pessoas mudam no seu carter. De repente j no so as mesmas; As durezas as dificuldades modificam o carter de uma pessoa. Pessoas que eram amveis se tornam duras, Pessoas que eram sinceras depois de tradas se tornam cnicas Pessoas que eram dadas, depois de explorada se tornam amargas, insipidas. Mas o Senhor fiel, ainda que no sejamos fieis. Ainda podemos verificar no texto uma terceira caracterstica de Deus. S. T: A TERCEIRA caracterstica de nosso Deus que devemos sempre trazer memria: II.

DEUS A NOSSA PORO (3:24):


Digo a mim mesmo: A minha poro o SENHOR;

portanto, nele porei a minha esperana. Diante do trgico e do inexplicvel, o profeta olha para Deus. A minha poro o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Jeremias, bem como o povo de Jud no tinha mais nada, nem paz, nem prosperidade, mas a poro dele, o quinho dele estava no Senhor. A herana era o Senhor Deus, ento somos fortalecidos por aquilo que no pode ser consumido nem destrudo. Queridos, ainda que voc tenha perdido todas as coisas que neste mundo, inclusive a sua liberdade, o seu sustento e quase a prpria vida ainda assim o interesse no Senhor Deus no deve se perder.

Pores na terra so todas perecveis, mas o Senhor poro por toda a eternidade. Quando Deus minha poro eu tenho aquilo que suficiente para contrabalanar todas as minhas aflies e compensao por todas as minhas perdas. Deus, como nossa poro, no pode jamais ser tirado de ns. Que isto em que eu dependo e descanso satisfeito. Portanto "esperarei nele". Vou me lanar sobre Ele completamente, e vou me encorajar em Deus quando todos os outros apoios que me sustentavam desabarem. Note bem: nossa obrigao fazer do Senhor a poro das nossas almas e receb-lo como Consolador no meio das nossas lamentaes. DIANTE DAS CINZAS E CACOS, ESTERCO, JEREMIAS LEMBROU AS MISERICORDIAS DO SENHOR NO TEM FIM. E DEUS amado irmo, ELE O MESMO! O MESMO DEUS DE COMPAIXAO E MISERICORDIA QUE ABRAOU A ISRAEL NA SUA MISRIA, IRA ABRAAR VC EM SUA MISERIA TAMBM. TRAZ A MEMORIA O QUE NOS DA ESPERANA. E ASSIM queridos, DEUS LEVANTOU ESDRAS QUE CONDUZIU O POVO PARA JERUSALEM INCLUSIVE COM OS ITENS QUE HAVIAM SIDO SAQUEADOS DO TEMPLO DE SALOMAO... VOLTOU PARA JERUSALEM E REEDIFICOU O TEMPLO; NEEMIAS RECONSTRUIU AS MURALHAS DA CIDADE E A ALEGRIA; Quero assim citar trs artigos de revistas e jornais eletrnicos que fundamentam minha afirmao: 1. Um artigo publicado pela Revista Ultimato edio 342 07.03.2013 que tinha como ttulo: Choro chorava sozinho,... fazendo

10

referncia a um cantor que tinha centenas de fs, dinheiro e fama e sucumbido na solido e na tristeza contribuiu para sua prpria destruio com uma mistura de drogas e lcool. A solido existe; ela real, mortal e est perto. 2. Nao Rivotril Superinteressante - O Brasil o maior consumidor de Rivotril do mundo. Saiba como um calmante tarja preta tem sido usado para aplacar os sentimentos ruins de jovens, trabalhadores e donas de casa. A estimativa que os brasileiros gastaram cerca de R$ 92 milhes em caixas de Rivotril em 2010. Mesmo depois do forte controle do governo, o Rivotril ainda o sexto medicamento consumido no Brasil. 3 Revista exame 02.03.2012 - Segundo dados da OMS (Organizao Mundial da Sade), a enfermidade afeta cerca de 340 milhes de pessoas e causa 850 mil suicdios por ano em todo o mundo. Somente no Brasil, so cerca de 13 milhes de depressivos. 5. CONCLUSO: DEUS A NOSSA FONTE ETERNA DE FORA, ESPERANA E BENO. NOSSAS CIRCUNSTANCIAS MUDAM, BEM CMOMO NOSSOS SENTIMENTOS SOBRE ELAS, MAS DEUS SEMPRE BOM E AMOROSO, MISERICORDIOSO, O NOSSO SENHOR NUNCA MUDA. NO IMPORTA O MODO COMO NOS SENTIMOS OU O QUE VEMOS, DEUS CHEIO DE GRAA GRANDE EM SUA FIDELIDADE E BOM. DE ACORDO COM UM DITADO POPULAR: A ESPERANA A LTIMA QUE MORRE. TODAVIA PELO CONTEXTO BBLICO NO QUAL CREMOS, A ESPERANA FOI A PRIMEIRA A MORRER E RESSUSCITAR NO TERCEIRO DIA POR NS, PARA TERMOS A FIRME ESPERANA DE QUE JAMAIS MORREREMOS. FINALIZAR: Contar histria de Horatio G. Spafford

11
-Contar a histria "It is well with my soul" (Estou bem com minha alma) Horatio G. Spafford e sua esposa, Anna, eram muito bem conhecidos na Chicago da dcada de 1860. E isso no apenas por causa da carreira de advogado e dos esforos nos negcios. Os Spafford eram tambm proeminentes apoiadores e amigos prximos de D. L. Moody, o famoso pregrador. Em 1870, contudo, as coisas comearam a ir mal. O filho nico dos Spafford morreu de escarlatina (doena contagiosa) com quatro anos de idade. Um ano depois, foi o fogo em vez da febre que golpeou. Horatio investiu pesado em propriedades nas margens do Lago Michigan. Em 1871, cada um desses investimentos foi varrido pelo grande Incndio de Chicago. Ciente do impacto que esses desastres causaram na famlia, Horatio decidiu levar sua esposa e quatro filhas pra passar frias na Inglaterra. E no s eles precisavam descansar D. L. Moody precisava de ajuda. Ele estava viajando pela Britnia em uma de suas grandes campanhas evangelsticas. Horatio e Anna planejaram se juntar a Moody no final de 1873. Assim, os Spafford viajaram para New York em Novembro, de onde seguiriam no vapor francs Ville de Havre atravs do Atlntico. Assim que iam subir a bordo, um negcio de ltima hora forou Horatio a se atrasar. Sem querer arruinar as frias da famlia, Spafford persuadiu sua famlia a continuar a viagem como o planejado. Ele seguiria posteriormente. Decidido isto, Anna e suas quatro filhas navegaram para leste em direo a Europa enquanto Spafford retornou para oeste, para Chicago. S nove dias mais tarde, Spafford recebeu um telegrama de sua esposa em Wales. Ele dizia: Sobrevivi sozinha. No dia 2 de Novembro de 1873, o Ville de Havre colidiu com O Lochearn, uma embarcao inglesa. Ele afundou em apenas 12 minutos, ceifando a vida de 226 pessoas. Anna Spafford permaneceu bravamente no convs, com suas filhas Annie, Maggie, Bessie e Tanetta se agarrando desesperadamente a ela. Sua ltima lembrana foi de seu beb sendo arrancado violentamente de seus braos pela fora das guas. Anna s escapou do destino de suas filhas por causa de uma prancha de madeira que flutuou sob seu corpo inconsciente e a manteve na superfcie. Quando os sobreviventes do naufrgio foram resgatados, a primeira reao da Sra. Spafford foi de completo desespero. Ento ela ouviu uma voz lhe dizendo: Voc foi poupada por um propsito. E ela imediatamente se lembrou das palavras de um amigo: fcil ser agradecido e bom quando voc tem tanto, mas cuidado pra no ser um amigo -detempo-bom de Deus. Ao ouvir a notcia terrvel, Horatio Spafford embarcou no primeiro navio pra New York pra se juntar a sua esposa enlutada. Bertha Spafford (a quinta filha de Horatio e Anna, nascida depois) explicou que durante a viagem do seu pai, o capito do navio o chamou para a sala de controle. Um clculo cuidadoso foi feito, ele disse, e eu creio que estamos agora passando pelo lugar onde o de Havre naufragou. A gua tem trs milhas (4,82 km) de profundidade. Horatio ento retornou sua cabine e redigiu a letra desse grande hino. As palavras que Spafford escreveu naquele dia vm de 2 Reis 4:26. Elas ecoam a resposta da mulher sunamita morte repentina de seu nico filho. Embora ns saibamos que sua alma estava em amargura, ela ainda mantm seu tudo est bem. E a cano de Spafford revela um homem cuja confiana no Senhor era to prova de oscilaes como a dela. Nem sua adorao se centra nele mesmo. Ele focaliza o que Deus j fez e o que Deus far no futuro.

12
De fato, a adorao de Spafford nos traz de volta ao resultado final: ao fim do dia, venha o inferno ou o dilvio, essa bendita segurana que nos mantm firmes!

Quando a paz, como um rio, visitar meu caminho, Quando tristezas agitarem como vagas do mar, Qualquer que seja minha poro, Tu me ensinaste a dizer: Tudo est bem, tudo est bem em minha alma! Tudo est bem (tudo est bem), Em minha alma (em minha alma). Tudo est bem, tudo est bem em minha alma. Embora Satans possa me esbofetear, embora provaes possam vir, Deixo essa bendita segurana me controlar: Que Cristo considerou meu estado desamparado, E verteu Seu Prprio sangue por minha alma. Meu pecado oh, bno deste glorioso pensamento Meu pecado, no em parte, mas totalmente, Est pregado na cruz, e eu no o carrego mais: Louva ao Senhor, louva ao Senhor, oh, minha alma! E, Senhor, vem o dia quando minha f ser vista. As nuvens sero enroladas como um pergaminho, A trombeta ressoar e o Senhor descer, E mesmo ento, tudo est bem em minha alma.

Anda mungkin juga menyukai