Anda di halaman 1dari 49

1

SOCIEDADE DE EDUCAO DO VALE DO IPOJUCA FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA - FAVIP COORDENAO DE ADMINISTRAO CURSO DE ADMINISTRAO COM HABILITAO EM GESTO DE NEGCIOS

JARDENILDES XAVIER AZEVEDO

A IMPORTNCIA DE UM APOIO ESPECIALIZADO NA ADMINISTRAO DE CONDOMNIO

CARUARU 2010

JARDENILDES XAVIER AZEVEDO

A IMPORTNCIA DE UM APOIO ESPECIALIZADO NA ADMINISTRAO DE CONDOMNIO

Monografia apresentada ao curso de Administrao com Habilitao em Gesto de Negcios da Faculdade do Vale do Ipojuca, como requisito parcial para a obteno do grau em Bacharel em Administrao, sob a orientao da Prof Myrna Loreto, no semestre de 2010.2.

CARUARU 2010

Catalogao na fonte Biblioteca da Faculdade do Vale do Ipojuca, Caruaru/PE

A994i

Azevedo, Jardenildes Xavier. A importncia de apoio especializado na administrao de condomnio / Jardenildes Xavier Azevedo. -- Caruaru : FAVIP, 2010. 47 f. Orientador(a) : Myrna Loreto. Trabalho de Concluso de Curso (Administrao com habilitao em Gesto de Negocios) -- Faculdade do Vale do Ipojuca. Inclui apndice. 1. Apoio especializado. 2. Administrao de condomnio. I. Ttulo.
CDU 658[11.1]

Ficha catalogrfica elaborada pelo bibliotecrio: Jadinilson Afonso CRB-4/1367

JARDENILDES XAVIER AZEVEDO

A IMPORTNCIA DE UM APOIO ESPECIALIZADO NA ADMINISTRAO DE CONDOMNIO

Monografia apresentada ao curso de Administrao com Habilitao em Gesto de Negcios da Faculdade do Vale do Ipojuca, como requisito parcial para a obteno do grau em Bacharel em Administrao, sob a orientao da Prof Myrna Loreto, no semestre de 2010.2.

Aprovada em ______ / ______ / ______

BANCA EXAMINADORA __________________________________________________________________ MYRNA LORETO (ORIENTADORA)

__________________________________________________________________ PRIMEIRO AVALIADOR

__________________________________________________________________ SEGUNDO AVALIADOR

CARUARU 2010

edico esta monografia a Deus em primeiro lugar, pois sem ele nada seria possvel; a minha

famlia, em especial, minha me e a minha irm pelo apoio que sempre me deram; a mim mesma, que me esforcei para concluir mais uma etapa da minha vida.

Agradecimentos

A Deus em primeiro lugar, pela fora e coragem que me deu, sem o apoio dele eu no teria conseguido. Aos dois amores da minha vida, minha querida me e a minha irm pelo apoio e confiana que sempre me deram e pelo investimento feito na minha educao. Aos colegas e professores que me ajudaram de alguma forma. A professora Anne Karine, pela grande fora que me deu na orientao deste trabalho. A professora Myrna Loreto, pela orientao deste trabalho.

O objeto da administrao bem explcito, ou seja, as organizaes, porm sua finalidade ltima no o conhecimento pelo conhecimento nem explicao de fenmeno e sim as realizaes concretas que busquem satisfazer necessidades sociais tanto de clientes quanto de participantes (DRUCKER, 1981, p.10)

RESUMO

O objetivo do presente estudo mostrar a importncia de uma Administradora de Condomnio para os condomnios, ou seja, a interao de um apoio especializado com profissionais capacitados, observando o antes e o depois da contratao da administradora, identificando as mudanas feitas e suas conseqncias, levando em considerao que para administrar um condomnio assim como qualquer outra empresa necessrio o conhecimento administrativo para que os objetivos almejados sejam alcanados sem riscos. Para alcanar tais objetivos foram feitas pesquisas bibliogrficas, entrevistas com os sndicos dos condomnios estudados, como tambm foram estudados conceitos do que uma administradora de condomnio o que faz e teorias administrativas. PALAVRA-CHAVE: Apoio especializado Administrao de Condomnio

ABSTRACT

The objective of the present study is to show the importance of an Administrator of Condominium for the condominiums, that is, the interaction of a support specialized with enabled professionals, observing before and after the act of contract of the administrator, identifying the done changes and its consequences, leading in consideration that stops managing a condominium as well as any another company is necessary the administrative knowledge so that the longed for objectives are reached without risks. To reach such objectives bibliographical research had been made, interviews with syndics of the studied condominiums, as well as concepts had been studied of what she is a condominium administrator what makes and administrative theories. WORD-KEY: Support Specializing Administration Condominium

10

Lista de Figuras FIGURA 1 Qualidades principais de uma administrao eficaz. ......................23

11

SUMRIO 1 INTRODUO.............................................................................................. 1.1 OBJETIVOS............................................................................................... 1.1.2 Objetivo Geral......................................................................................... 2.2 Objetivos Especficos.............................................................................. 2 REFERENCIAL TERICO..................................................................... 2.1 Conceitos de Administrao.................................................................. 2.1.2 O Administrador.................................................................................. 2.2 Conceitos de Condomnio........................................................................ 2.3 Tipos de Condomnios................................................................................ 2.4 Viver em Grupo.................................................................................... 2.5 Vantagens e Desvantagens de Morar em Condomnio.............................. 2.5.1 Condomnio Horizontal......................................................................... 2.5.2 Condomnio Vertical........................................................................ 2.6 A importncia do representante legal do Condomnio o sndico.......... 2.7 A Importncia do Auxilio das Administradoras de Condomnio............. 2.8 As funes de uma Administradora de Condomnio 3 METODOLOGIA.................................................................................. 3.1 Tipos de Pesquisa................................................................................ 3.2 Objeto do estudo.................................................................................. 3.3 Instrumentos de coleta de dados......................................................... 3.4 Interpretao e Anlise dos dados............................................................. 4 ANLISE DOS RESULTADOS.................................................................... 4.1 Caractersticas e Histrico da Empresa..................................................... 4.1.1 Caractersticas da Empresa Administradora........................................... 4.2 Anlises dos dados coletados.................................................................... 4.3 Os principais impactos aps a contratao da Administradora de Condomnios..................................................................................................... 5 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................... REFERNCIAS................................................................................................ APNDICES I - ENTREVISTA COM OS SNDICOS....................................... APNDICES II- FOTOS DOS CONDOMNIOS............................................... 10 12 12 12 13 13 13 14 14 16 17 17 18 19 21 22 25 25 25 26 26 27 27 27 29 38 39 41 44 45

12

1 INTRODUO Os seres humanos sempre viveram em grupos, as tarefas eram definidas para cada membro do grupo onde existia um indivduo responsvel pela "gerncia" daquela comunidade. Hoje, preserva-se o hbito de viver em conjunto, o homem aperfeioou a sua forma de administrar as comunidades. Sob forma de condomnio e sem a caracterstica de ser uma simples tarefa de um dos membros do grupo, a administrao de condomnio surge como uma atividade que sofre profundas transformaes, tornando-se cada dia mais profissional, transformando-se em um negcio.1 Rachkorsky (2010, p. 2) afirma que:
Morar em condomnio representa a opo mais moderna, segura, completa e economicamente vivel, morar em condomnio uma arte, exerccio mximo e dirio de cidadania e democracia. Os condomnios so notveis exemplos de sociedades organizadas. Quem opta por morar em condomnio, precisa estar bem preparado para participar da vida coletiva, colaborando para o convvio harmonioso, equilibrado e pacfico entre as famlias.

Viver em condomnio no uma tarefa fcil, requer muito bom senso, esprito de grupo e respeito ao prximo, alm de disciplina e atendimento as normas e regras de convivncia. O condmino deve ficar sempre preparado para debater e resolver questes bastante complexas e delicadas tais como barulho, vazamento, festas, cachorros, vagas de garagens, inadimplncias, segurana, previso oramentria, rateios extraordinrios, dentre outras situaes. Por todos esses problemas citados, observa-se a necessidade do condomnio contar com um apoio de uma equipe de profissionais especializados, tais como uma administradora de condomnio que ir fornecer pessoal capacitado para todas as reas que o condomnio necessitar. As administradoras de condomnio abrangem uma grande rea de atuao desde a parte jurdica a contratao de pessoal, sempre lembrando que um condomnio uma empresa e precisa ser bem administrada para se obter sucesso desejado. Diante disso, se percebeu a possibilidade de estudar alguns condomnios da cidade de Caruaru por ser um municpio brasileiro do estado de Pernambuco, mais
1

Informaes disponveis no site: http// dadomoura.com/2007/03/15/o-desafio-de-ser-diferente> Acesso em 12 de Outubro de 2010.

13

populoso do interior do estado, localizado na regio do agreste, com uma populao residente de 298.501 habitantes segundo o IBGE/2006 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Ou seja, o desenvolvimento econmico de Caruaru, faz dela uma cidade plo para os outros municpios da regio. Entre os segmentos em maior ascenso na Capital do Agreste est o de construo civil, que de janeiro a dezembro deste ano de 2010 ter um crescimento efetivo de 10%, um nmero que se mantm acima da mdia nacional, que no passa dos 8%. 2 A relevncia deste estudo baseia-se na prerrogativa de que os condomnios precisam analisar criteriosamente a viabilidade de um apoio administrativo especializado, pois toda a estrutura do condomnio pode ser abalada se no tiver uma boa administrao frente, dando suporte para os seus condminos. O presente estudo bastante importante para todos que moram e administram condomnios conhecer como e quais so os mtodos utilizados pelas administradoras de condomnios para melhor gerir os condomnios junto com os seus representantes. Sendo assim, a justificativa prtica deste estudo tem como objetivo auxiliar os condminos e sndicos para que, possam conhecer sistematicamente o processo de como se deve administrar corretamente os condomnios e, desta forma, planejar melhor o processo de crescimento e desenvolvimento, visando gerar fluxo de benefcios futuros. Portanto, este tipo de gesto de administrao de condomnio especializado de grande importncia para qualquer condomnio. Por esses e outros motivos, torna-se necessrio estudar as empresas Administradoras de condomnios e os condomnios, para identificar a importncia de um apoio profissional na administrao de condomnio interagindo com os sndicos. Para esse estudo foi analisados condomnios administrados por uma empresa de Administrao de Condomnios, localizados na Cidade de Caruaru-PE, considerando fatores como crescimento populacional, aumento da marginalizao com isso o aumento de construes civis verticalizadas e de condomnios fechados afastados do centro da cidade.

Informaes disponveis no site: http//www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2006/tab08.pdf>Acesso em 15 de Outubro de 2010.

14

Este trabalho buscar com a teoria auxiliar as pessoas que lidam com determinados tipos de problemas dentro do seu condomnio, e em busca de soluo para estes conflitos existentes nos condomnios o trabalho esclarecer e tirar dvidas que so freqentes entre os sndicos e os condminos. As informaes contidas neste estudo sero de grande valor para todos que vivem em condomnio, seja vertical ou horizontal. Dessa forma, o presente estudo tem como finalidade averiguar se os condomnios esto sendo administrados de forma eficiente e eficaz com relao prestadora de servio administradora do condomnio buscando identificar a sua importncia para o condomnio. Tendo como foco principal a importncia de um apoio especializado na administrao de condomnio que, por ventura necessrio para o crescimento e desenvolvimento do condomnio, ou melhor, de qualquer empresa que anseia competitiva no mercado. Pelo o que foi exposto a pesquisa ser direcionada pela seguinte indagao: Qual a importncia de um apoio especializado na administrao de condomnio em Caruaru/PE?

1.1 OBJETIVOS 1.1.1 Objetivo Geral Verificar se h importncia um apoio especializado na administrao de condomnio.

1.1.2 Objetivos Especficos 1. Identificar algumas vantagens e desvantagens de morar em condomnio. 2. Expor minuciosamente o conceito de administrao de condomnio. 3. Definir as funes da administradora de condomnio. 4. Verificar se os condomnios estudados esto satisfeitos com a administradora do condomnio atravs da viso do sndico.

15

2 REFERENCIAL TERICO

2.1 Conceitos de Administrao

Administrao definida como trabalho com recursos humanos; financeiros e materiais, para atingir objetivos organizacionais atravs dos desempenhos e das funes de planejar, organizar, liderar e controlar. Deve-se observar que a funo da administrao alcanar o objetivo ou os objetivos da organizao (BERNARDES E MARCONDES, 2006).

2.1.2 O Administrador

Os administradores sempre existiram, porm com caractersticas diferentes ao longo da histria, mudando proporo que as organizaes se alteravam at chegar ao profissional dos dias atuais. No sentido amplo e coloquial, o termo administrador usado para designar todo aquele que administra algo, toma conta dos recursos envolvidos, cuida do seu funcionamento, tendo em vista os objetivos estabelecidos (TACHIZAWA E SCAICO, 2007). No entanto, no sentido estrito e tcnico, o termo administrador utilizado em associao como entidade objeto do ato de administrar, isto ele o administrador de uma organizao de grande porte. Isto ocorre, ainda no contexto das organizaes, qualquer que seja sua natureza (TACHIZAWA, 2006). O administrador possui dois grupos de funes: as sequenciais e as contnuas. Segundo Bernardes e Marcondes (2006): as funes seqenciais

dirigidas para organizao como um todo so: planejar: planejar o mercado, decidir sobre os servios a serem prestados e prever a estrutura exigida em termos local, equipamentos; capital etc. Implantar: concretizar os planos; Operar: por em prtica os processos da empresa; Avaliar: analisar se esta tudo bem; do contrrio repetir o processo. As funes continuas voltadas para as pessoas so: estimular os

membros da organizao; coordenar: dirigir, comandar; controlar: verificar e corrigir. O ideal para o administrador que ele atinja o nvel de excelncia que a obteno da eficincia e eficcia na utilizao dos recursos da organizao.

16

2.2 Conceitos de Condomnio

Segundo Quadros (1998, p. 124), condomnio quer dizer domnio exercido juntamente com outrem. A propriedade, portanto, possui vrios donos, que so chamados de condminos ou co-proprietrios, que formam um grupo. O condomnio uma propriedade em comum; co-propriedade, na qual proprietrio pode usar livremente a coisa conforme seu destino, e exercer todos os seus direitos compatveis com a indiviso, reinvidic-la de terceiros e alhear ou gravar a respectiva parte dividida (SOUZA, 2007) Schwatrz (2009, p.15) diz que condomnio uma extenso do nosso lar, uma pequena clula da sociedade, onde temos direitos e deveres e ocupamos um espao quer sejamos atuantes ou no. Segundo Pereira (2001, s/p):
O condomnio ocorre quando existe um domnio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem. Tecnicamente, e segundo a legislao brasileira, temos expressado que a idia do direito exercido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto. No Brasil tem-se o condomnio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas tem igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes. Sendo assim, o poder jurdico atribudo a todos na sua integralidade. Cada condmino tem assegurada uma frao, ou quota da coisa.

No condomnio todos os condminos tm direitos e obrigaes mesmo que estes no sejam atuantes. Muitos perdem o seu espao deixando que outros ocupem no cobrando o que de direito como tomada de decises em reunies extraordinrias do condomnio, tendo que aceitar o que os outros determinaram devido ausncia do mesmo, tendo que aceitar sem nenhum poder de questionamento, pois, no regimento interno do condomnio tem uma clusula que diz que o que for decidido em reunio pelos presentes dever ser cumprido por todos.

2.3 Tipos de Condomnios

Para Schwartz (2009), os condomnios podem ser de estrutura horizontal ou vertical, tem sua estrutura legal baseada na escritura pblica ou na conveno particular, referentes ao imvel em que se pretende construir edifcios ou em conjuntos de casas com unidade autnoma, classificadas pela prefeitura como habitacionais ou agrupadas verticalmente.

17

Souza (2007 p.22) afirma que:


Condomnios horizontais so os condomnios formados por uma ou mais construes com vrios planos horizontais. Outras formas de condomnios horizontais so os de casas ou unidades isoladas, como se fossem um loteamento fechado, onde h vias de circulao interna para se chegar s unidades (s quais so reservadas geralmente uma rea de quintal, como se fosse parte do seu "lote"). Esses so chamados de condomnios deitados ou de casas assobradadas. Ambas as formas de condomnio so reguladas pela Lei Federal n 4.591, de 1964.

O autor acima ainda ressalta que condomnio em edifcio ou vertical so divididos em andares ou apartamentos. Souza (2007), Esse tipo de edificao assumiu uma maior proporo por volta do sculo XIX, o que tudo indica que resultou de uma crise habitacional que se difundiu entre as populaes urbanas, depois da primeira guerra mundial. Monteiro (1998. p. 212) corrobora afirmando que:
Essa modalidade especial de condomnio surgiu depois da guerra de 19141918, em conseqncia da crise habitacional, que desapareceu entre a oferta e procura e se agravou com a legislao de emergncia sobre o inquilinato, indefinidamente prorrogada, restringindo-se o nmero de construo.

No entanto, talvez date da o crescimento das grandes construes urbanas na posio vertical, mais tarde, culminando com os arranhas cus. Braga (2006) faz algumas observaes com relao identificao e interpretao dos condomnios horizontais e verticais. De acordo com Braga (2006), Muitos leigos e at juzes, advogados, engenheiros e principalmente os Corretores de Imveis confundem quando um Condomnio do tipo horizontal ou vertical, dizendo ser aquele (o horizontal) o de casas construdas no mesmo plano, ou seja, uma ao lado da outra ou com pouca distncia entre elas, mas dentro de um mesmo terreno, enquanto este (o vertical) seria o de edifcios ou prdios de apartamentos ou salas comerciais, pois as unidades esto construdas uma sobre as outras, alguns o denominam condomnio por andares. Braga (2006 s/p) afirma que:
O condomnio, quando usado para indicar o tipo de edificao , se foi construda para cima (Edifcio) ou uma casa ao lado da outra, tem por objeto identificar qual o elemento que separa as unidades habitacionais. Se a parede que as separa for horizontal, o condomnio vertical; se a parede for vertical, o condomnio ser horizontal, pois o que importa saber qual plano dividida a edificao: se horizontal, vertical o condomnio; se vertical, horizontal o condomnio.

18

Portanto, o que se pode concluir que o formato geomtrico das construes no tem o mesmo significado jurdico para identificar o tipo de obra, a posio das paredes que separa os apartamentos ou os andares que vai identificar se o condomnio vertical ou horizontal, no caso dos edifcios o que separa um apartamento do outro o piso ou o teto, que esto no plano horizontal ento, se observar por esse lado, o condomnio em edifcio ele horizontal e o que se pode chamar de condomnio horizontal que so as casas uma do lado da outra so condomnios verticais, pois, a parede que a s separam verticalizada. No entanto, esse mais um caso onde o sentido de uma palavra para o direito distinta da utilizada na lngua portuguesa. 2.4 Viver em Grupo Schwartz (2009) afirma que, viver em grupo no fcil, mas devido falta de segurana para a populao, as pessoas esto optando pela moradia em condomnios fechados seja ele vertical ou horizontal, porque alm de fornecer segurana, comodidade a qualidade de vida oferecida pelos condomnios so estonteantes, ou seja, o homem sempre est em busca de atender as suas necessidades e desejos. Aristteles (2009 p.18), afirma que:
O homem um animal poltico onde sua caracterstica principal a sociabilidade, porque o homem consegue abstrair e aprender com os seus experimentos anteriores. E, mais do que aprender, consegue reproduzir e ampliar as aplicaes das experincias adquiridas. Isso porque aprendeu a raciocinar. Alm disso, poltico porque vive, sobrevive e explora as relaes sociais. Embora, goste do isolamento, prefere viver em grupo. O grupo, portanto, no essencial, mas uma opo para satisfazer suas necessidades, seus desejos, superar seus medos, e para superar suas fraquezas.

No entanto, o que realmente o homem poltico, como relata o autor, ele esta a procura de um lugar que seja socivel que atenda as suas necessidades e que lhe oferea uma maior segurana. As pessoas esto cada vez mais preocupadas com a sua segurana e dos seus familiares em decorrncia do aumento populacional o ndice de marginalidade se expande sendo esse um dos maiores motivos para as pessoas procurarem locais fechados para habitarem que o caso dos condomnios fechados, ou seja esto sempre em busca de uma maior segurana.

19

Schwartz (2009 p.15), afirma que:


O desenvolvimento populacional sempre crescente as pessoas esto ficando cada vez mais exigentes. Esse aumento traz com ele fatores positivo e negativos. Um dos fatores negativos da superpopulao o crescimento da marginalidade nas grandes cidades e como conseqncia um fator positivo que o aumento da construo civil, com isso, as construtoras esto investindo em construes de condomnios mais afastados da cidade grandes garantindo segurana e comodidade para as pessoas.

Um dos efeitos do crescimento e desenvolvimento das cidades o aumento da demanda por moradia, que, por falta de espao nos centros das cidades e segurana, as pessoas esto preferindo morar em condomnios sejam eles verticais ou horizontais.

2.5 Vantagens e Desvantagens de Morar em condomnio

Morar em condomnio - seja ele horizontal ou vertical - possui suas vantagens e desvantagens. A seguir esto algumas delas, de acordo com Mariz (2005, s/p):3

2.5.1 Condomnio Horizontal - Vantagens Crianas podem brincar na rua com muito mais liberdade. O risco de atropelamento bem menor. Maior rea verde, organizao e estrutura de lazer, cujos custos tambm so muito menores Geralmente os condomnios so mais silenciosos, Em relao segurana, os muros altos e a guarita com segurana treinado. O compartilhamento dos custos do sistema de proteo possibilita usar mtodos mais sofisticados;

Informaes disponveis no site: http// veja.abril.br/vejasp/especial_guia_imobiliario/p_080.shtml > Acesso em 08 de Maro de 2010.

20

A probabilidade de um bandido render os moradores quase nula,

porque o acesso vigiado 24 horas. - Desvantagens O isolamento um problema. Geralmente os condomnios ficam em reas afastadas, o que cria transtornos de deslocamento Numa emergncia, s vezes mais complicado chegar a um pronto-socorro Alguns psiclogos acreditam que morar em condomnio cria um mundo irreal para as crianas e as tornam menos preparadas para o contato com a vida real Do ponto de vista da segurana, condomnios costumam inspirar excessiva confiana. Acaba-se ignorando procedimentos mais corriqueiros de

precauo, como trancar portas e janelas

2.5.2 Condomnio Vertical - Vantagens A manuteno de apartamento muito mais barata que a de casa. Tambm menos trabalhoso, porque os funcionrios cuidam da manuteno e da limpeza. Normalmente, a possibilidade de vista bonita maior e, em muitos casos, conta-se com infra-estrutura de servios. A segurana tambm ganha. Dificilmente um nico homem consegue praticar um assalto. So necessrias pelo menos trs pessoas para o xito numa ao em edifcio. A presena do porteiro, mesmo que no seja do tipo atltico, inibe o ladro Num edifcio, todos os custos se reduzem porque so divididos entre os moradores.

21

- Desvantagens O barulho dos vizinhos s vezes incomoda; incompatvel com o gosto pela criao de animais; O espao externo de lazer e a rea verde so menores que em casa trrea e em condomnio; Pessoas de diferentes culturas; Nem sempre a convivncia com outros moradores harmoniosa. So freqentes os desentendimentos sobre como gerir o prdio; A segurana se fragiliza quando maior a circulao de visitantes e prestadores de servio. Isso pode facilitar a entrada e a ao de assaltantes. O risco de descuidos aumenta; Uma vez dentro do edifcio, os bandidos esto livres para promover um arrasto, roubando vrios apartamentos de uma s vez sem despertar a ateno da polcia Os conflitos existentes, as desavenas so comuns entre os condminos justamente por existir pessoas de diferentes culturas e valores distintos uma das outras. Mas, devido falta de segurana nas cidades as pessoas esto cada vez mais procurando este tipo de moradia e at pela comodidade e as despesas que so rateadas entre os condminos. Por isso, as pessoas esto ficando cada vez mais juntas garantindo a segurana, comodidade e lazer para si mesmo e de seus familiares. No pargrafo acima, observar-se que os conflitos sempre iro existir, por isso, necessrio uma pessoa para administrar essas situaes entre os condminos deixando ambas as partes satisfeitas. Sendo assim, faz-se necessrio a existncia de um representante tanto dos condminos como do prprio condomnio, esse chamado de sndico.

2.6 A importncia do representante legal do Condomnio o sndico

Na administrao de condomnio assim, todos os condminos em votao estipulam uma pessoa para que possa represent-los em nome de todos, denominado este de sndico, responsvel por tudo que acontece dentro do

22

condomnio. Para Schwartz (2009, p.21), Esse grupo possui como representante legal o sndico. Esse lder chega a um ponto de no conseguir mais atender todas as necessidades dos condminos devido ser a ele atribuda vrias funes desde a contratao de pessoal ao financeiro do condomnio, sendo a partir desse pressuposto que se v a necessidade de um apoio especializado na administrao de condomnio. Com o apoio especializado fica bem mais fcil entender, planejar, controlar e executar todas as aes que iro gerar para todos os condminos. A administradora estar presente em todos os momentos, facilitando a identificao das necessidades e desejos dos condminos. Schwartz (2009 p.15), afirma que:
A responsabilidade do sndico muito importante, pois ele ir exercer funes administrativas, podendo deleg-las a outrem e, inclusive ser contratado externamente. O sndico, tambm denominado mandatrio, o representante legal do condomnio e poder ser acionado judicialmente quando no cumprir com os seus deveres. O prazo do mandato de dois anos, com direito de reeleio, mais estudiosos dizem que o ideal que mude de sndico para que no se forme uma nica forma de administrar, ou seja, no vire um vcio no possibilitando novas idias e conhecimentos inovadores.

O grupo sendo eficaz proporcionar ao sndico e aos seus auxiliares, maior tranqilidade e segurana nas decises. Os resultados sero evidentes: maior transparncia para a gesto e uma grande satisfao para os moradores que se sentiro parte importante do grupo. Como foi visto, para que haja uma administrao eficaz necessria e fundamental a participao dos condminos no processo decisrio. Para que uma gesto tenha um bom desempenho, fundamental que seja conduzida com integridade, transparncia e competncia.
Integridade

Competncia

Administrao De Condomnio Co

Transparncia

Figura 1 Qualidades principais de uma administrao eficaz Fonte: Schwartz, Rosely(2009. p .150).

23

Para Schwartz (2009 p.150), o significado para uma administrao eficaz: A integridade indispensvel para um bom administrador que dever escolher como guia a conveno de condomnio aplicando com igualdade para todos no havendo favorecimento para nenhum grupo. A transparncia Quando h a integridade provavelmente os administradores buscaro a transparncia, ou seja, possibilitar que os condminos tenham informaes atualizadas sobre a realidade do condomnio. A competncia - um conjunto de habilidade, atitude e conhecimento a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decises para agir de modo pertinente numa determinada situao). Schwartz (2009 p.15), afirma que:
o grupo possui como representante legal o sndico, que, dependendo do modo como desempenha o seu papel e de seu relacionamento com o grupo, estar determinando o sucesso ou fracasso da gesto, e conseqentemente contar com a satisfao e hostilidade dos condminos.

Segundo Souza (2007), uma organizao pode ter um planejamento adequado um controle e procedimentos, mas no sobreviver falta de um lder apropriado. O lder essencial para a sobrevivncia de qualquer empresa. Existem muitas organizaes que so extremamente desorganizadas, mas, que sobrevivem devido presena de um lder esforado. No entanto, o que se pode concluir que uma das principais tarefas do sndico que busca uma administrao eficaz canalizar os esforos e criar no condomnio um ambiente que propicie o alcance dos objetivos traados.

2.7 A Importncia do Auxilio das Administradoras de Condomnio

Administradora de Condomnios funciona como um auxlio dos sndicos e dos condminos para os diversos campos relativos rea: administrao financeira, controle de saldo bancrio, aplicaes financeiras, pagamento de despesas. O que significa que uma empresa de administrao de condomnios gerencia questes funcionais a partir de direcionamentos de seus clientes que so os sndicos e os condminos (SOUZA, 2007). A administrao do condomnio esta centralizada na figura do sndico, que, por causa do aumento das exigncias legais, precisa de cada vez mais conhecimento para exercer, de forma eficaz, as atividades inerentes ao cargo. O

24

problema que muitas vezes o sndico no uma pessoa preparada para a funo, o que resultar em aes arbitrrias, falta de controle financeiro e

conseqentemente a elevao da taxa de condomnio (SOUZA, 2007). Schwartz (2009 p.15), afirma que:
A funo de sndico consome muito tempo e energia, de forma que so cada vez mais comuns os casos em que parte das tarefas atribudas a ele transferida para uma empresa especializada na administrao de condomnios. O papel da administradora de condomnio cuidar das partes administrativas e jurdicas, como a documentao do condomnio e o auxlio ao sndico nas funes burocrticas. Algumas tm departamento de engenharia, responsvel pela vistoria da edificao e dos equipamentos de segurana.

Com apoio especializado, fica mais fcil entender, planejar e executar as aes que iro gerar melhorias para o grupo de moradores como um todo. A administradora, desde que valorize a proximidade, relacionamento e esteja presente em todas as etapas do processo, ter sem dvida o know-how para realmente entender com profundidade as necessidades do condomnio.4 Para Schwartz (2009, p.39), o sndico e os condminos podero escolher a forma de administrar o condomnio, levando em conta as suas expectativas tanto de ordem financeira como funcional . A administradora de Condomnios anda lado a lado com o condomnio, por isso, a necessidade de uma administradora auxiliando o condomnio, o que significa que uma empresa de administrao de condomnios gerencia tanto as questes funcionais a partir de direcionamentos de seus clientes (que so os sndicos e os condminos) como as questes financeiras.

2.8 As funes de uma Administradora de Condomnio

Segundo Rachkorsky (2010 p.30), a administrao de condomnio atua em diversas reas no condomnio que so:

- Setor Administrativo Fornecer resposta de todos os questionamentos em tempo hbil;


4

Informaes disponveis no site: http// licitamais.com.br/noticias/news/2586.>Acesso em 30 de Maio de 2010.

25

Fazer cumprir a Conveno e o Regimento Interno do Condomnio; Elaborar comunicados, circulares e solicitaes para reservas do salo de festas e demais reas comuns; Acompanhar constantemente as contas do condomnio para possveis redues de custos; Analisar o livro de ocorrncias e as possveis insatisfaes dos condminos, com ouvidoria permanente e respostas imediatas; Convocar e auxiliar as assemblias gerais por meio de cartas protocoladas ou de relaes de assinaturas, alm de transcrio e divulgao da ata em livro prprio e seu registro em Cartrio; Inspecionar periodicamente o condomnio, verificando as condies de segurana, higiene, limpeza e obrigaes dos empregados, mantendo o Sndico ou seu representante legal informado, auxiliando na resoluo; Manter atualizadas as certides necessrias para regularidade condominial; Representar o condomnio junto aos poderes pblicos e seus

concessionrios. - Setor Contbil Emitir, receber e controlar as cotas condominiais; Utilizar a rede bancria na resoluo das questes financeiras de interesse do condomnio; Gerenciar toda e qualquer obrigao pecuniria (receitas/despesas) do condomnio inclusive taxas, impostos e outros tributos de qualquer natureza, com pontualidade; Realizar a prestao de Contas mensal, apresentando-a ao sndico at o dcimo dia til do ms subseqente; Elaborar previses de rateios mensais e trimestrais, a critrio do condomnio, submetendo-os aprovao do Sndico, Conselho Fiscal ou Assemblia Geral do Condomnio; Elaborar balancetes mensais e conciliaes bancrias; Identificar a inadimplncia e adotar medidas cabveis.

26

- Setor de RH (Gesto de Pessoas) Gerir as relaes empregatcias dos empregados, contratar e registrar, demitir e quitar dbitos, bem como os acordos trabalhistas a eles relativos, com a participao do contador do condomnio; Elaborar escalas de horrios dos empregados do condomnio, fiscalizando seu fiel cumprimento; Capacitar e treinar os empregados em suas respectivas reas, a fim de formar uma equipe coesa e comprometida; Elaborar e executar a folha de pagamento, acompanhar as relaes sindicais e efetuar recolhimentos dos encargos sociais;

- Setor de Gesto de Materiais Identificar no mercado as condies mais vantajosas para atender o condomnio na resoluo dos problemas que envolvam a compra dos insumos necessrios; Arquivar, controlar e analisar os documentos envolvidos na gesto do condomnio como um todo;

- Setor Jurdico Manter o condomnio permanentemente informado sobre a Legislao especfica e suas atualizaes; Assessorar na elaborao da Conveno de Condomnio e eventuais alteraes, bem como instituir e fazer cumprir o regimento interno; Analisar previamente os contratos a serem firmados pelo condomnio e sugerir alteraes, se necessrias; Diligenciar cobrana extrajudicial dos inadimplentes.

27

3 METODOLOGIA 3.1 Tipos de Pesquisa

De acordo com Vergara (2003), a pesquisa pode ser classificada quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, a pesquisa explicativa e descritiva. Explicativa porque, tem como principal objetivo tornar algo inteligvel justifica lhe o motivo. Visa, portanto, esclarecer quais so os fatores que contribui de alguma forma, para ocorrncia de determinado fenmeno. Por exemplo: as razes do sucesso de determinado empreendimento e descritiva, porque expe caractersticas de determinadas populao ou de determinado fenmeno. Pode tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza. No tem compromisso de explicar o fenmeno que descreve, embora sirva de base para tal explicao. Quanto aos meios, a pesquisa ser bibliogrfica e de Campo. Bibliogrfica porque, um estudo sistematizado e desenvolvido com base em materiais publicados e de Campo por ser uma investigao emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu o fenmeno ou que dispe de elementos para explic-lo. Pode incluir entrevistas; aplicao de questionrios, como por exemplo, a percepo que o cliente tem sobre o atendimento prestado. O objetivo deste estudo gerar conhecimento para aplicaes prticas dirigidos a solues de problemas especficos e ter caracterstica de um estudo qualitativo. Nas Entrevistas Individuais em Profundidade, um entrevistador aborda as pessoas individualmente, motivando-as a falarem de suas idias, conceitos e sentimentos. Segundo, Lakatos (2004), o estudo qualitativo por possibilita a investigao de conceitos, sentimentos e motivaes que antecedem ou esto presentes no comportamento do indivduo e na formao das representaes sociais.

3.2 Objeto do estudo O estudo ocorre com foco na administradora de condomnios Ativas Administrao e Negcios Imobilirios, localizada na Cidade de Caruaru-PE. Sendo utilizado como amostra 6 (seis) condomnios dos 8 (Oito) que a empresa presta

28

servios, que so: Condomnio do Edifcio Lcia Helena, Edifcio Monalisa,Edifcio Aquarius, Edifcio So Matheus, Edifcio Gregrio Monteiro e o Condomnio Santa Cristina, localizados em Caruaru-PE. A escolha dos seis Condomnios foi por no ter conseguindo entrevistar os representantes dos outros dois condomnios devido incompatibilidade de horrios, mas, os dados coletados com os demais condomnios foram suficientes para identificar a relevncia dos servios prestados pela administradora do condomnio. 3.3 Instrumentos de coleta de dados O mtodo de coleta de dados utilizado consistiu em uma entrevista padronizada ou semi - estruturada que aquela que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas ao individuo so

predeterminadas. Onde o objetivo ser mensurar qual a importncia de uma administradora de condomnio para os condminos e sndicos. Segundo Lakatos (2002, p.92), A entrevista um encontro entre duas pessoas, afim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional . 3.4 Interpretao e Anlise dos dados Os dados coletados foram tratados sob uma anlise qualitativa de forma que identifique os fatores positivos e negativos, fatores esses obtidos atravs de anlise dos dados conseguidos, o estudo foi realizado com base na teoria utilizada nessa pesquisa.

29

4 ANLISE DOS RESULTADOS 4.1 Caractersticas e Histrico da Empresa 4.1.1 Caractersticas da Empresa Administradora - CNPJ: 11.214.2999/0001-01 - Razo Social Ativas Administrao e Negcios Imobilirios LTDA. - Nome Fantasia Ativas - Ramo de Atuao Gesto e Administrao da propriedade imobiliria; Corretagem no Aluguel de Imveis - Endereo Avenida Agamenon Magalhes, n 444, Empresarial Difusora, 9 andar salas412/413/429/430, Bairro - Maurcio de Nassau, Caruaru-PE. CEP: 55.012-290. - E-mail: ativasadm@hotmail.com - Servios Oferecidos A Administradora presta servios de assessoria a condomnios nas reas administrativa, contbil, gesto de pessoas e jurdica. O princpio da empresa pautar o trabalho com foco na transparncia, economicidade e eficincia.

30

- Misso Realizar a gesto da administrao de condomnios com transparncia, economicidade e eficincia, visando satisfazer s necessidades dos clientes e a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

- Viso Consolidar-se no setor administrativo de condomnios, como lder em inovao e prestao de servios com excelncia, como uma organizao que respeita seus colaboradores e que alm de prestar servios, soluciona os problemas dos seus clientes.

- Histrico Os scios identificaram em Caruaru, uma oportunidade no ramo de administrao de condomnio e nos negcios imobilirios, justamente devido ao crescimento populacional que ocasiona o aumento de procura tanto por compra de imveis como de condomnio fechados para garantir uma maior segurana. Percebendo assim, a necessidade de se ter um apoio especializado na administrao de condomnios garantindo a comodidade e segurana para os condminos. A Ativas Administrao e Negcios Imobilirios atua na gesto e administrao da propriedade imobiliria e na corretagem no aluguel de imveis. A organizao presta servios de assessoria a condomnios nas reas administrativa, contbil, gesto de pessoas e jurdica. O princpio da empresa pautar o trabalho com foco na transparncia, economicidade e eficincia. Sua misso realizar a gesto da administrao de condomnios com transparncia, economicidade e eficincia, visando satisfazer s necessidades dos clientes e a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Pensando em um longo prazo, a Ativas tem como viso consolidar-se no setor administrativo de condomnios, como lder em inovao e prestao de servios com excelncia, como uma organizao que respeita seus colaboradores e que alm de prestar servios, soluciona os problemas dos seus clientes.

31

- Histrico dos Condomnios Os condomnios em estudo sero caracterizados pelas mudanas ocorridas em conseqncia da interferncia de um apoio especializado na administrao de condomnio. O desenvolvimento dessa pesquisa contribuir para observarmos as contribuies apresentadas ao condomnio quando so implantadas as teorias administrativas necessrias. Os condomnios administrado pela Ativas so prdios novos tendo em mdia 2 (dois) anos de construdos, portanto todos tem uma estrutura fsica considerada boa, sendo assim o trabalho maior da administradora manter e acrescentar benfeitorias aos prdios.

4.2 Anlise dos dados coletados Tendo em vista que em Caruaru est crescendo o nmero de construes de condomnios, como dito anteriormente, a cidade est se desenvolvendo cada dia mais e, infelizmente, ocorre um aumento considervel da marginalizao decorrente do crescimento populacional e falta de segurana que o governo no proporciona a populao. Como forma de atingir os objetivos dessa pesquisa, foram feitas entrevistas com 6 (seis) representantes de 8 (oito) condomnios que a empresa administra,que so os condomnios: Santa Cristina; Gregrio Monteiro; Aquarius; Monalisa; Lcia Helena; So Matheus e os condomnios que ficaram de fora deste estudo foram os condomnios: Flamboyant e o Professor Rubem de Lima Barros, pois no foi possvel a realizao da entrevistas devido a incompatibilidade de horrios por parte dos possveis entrevistados. Nota-se nas entrevistas feitas com os representantes dos condomnios estudados que a falta de tempo e de conhecimento para administrar o condomnio um dos fatores principais para a contratao de uma Administradora de Condomnio, para dar suporte e melhor gerir o condomnio em busca de atender e suprir as necessidades que os condminos necessitam. Primeiramente, foi analisado o histrico da empresa administradora, onde se verificou a rpida expanso dos servios prestados pela empresa, considerando o

32

tempo de atuao da mesma no mercado. Ao fazer as entrevistas com os representantes dos condomnios, se identificou que uma administradora de condomnio fundamental, para o bom funcionamento do condomnio, pois uma administradora de condomnio disponibiliza de pessoal capacitado para operar em determinadas reas no condomnio como zeladoria e portaria do prdio sendo capaz de atender a expectativas dos clientes os condminos. Os Sndicos dos condomnios estudados em relao entrevista

posicionaram-se da seguinte forma:

Pergunta 1: Porque o condomnio escolheu uma administradora para dar suporte?

Porque o Sindico anterior apesar de ter experincia em outros condomnios no era um profissional da rea e apresentava falha na administrao do condomnio. ( Entrevistado 1) Porque o condomnio assim como qualquer empresa precisa ter conhecimento em vrias reas, como contratao de pessoal, treinamento, contbil e at a parte jurdica. (Entrevistado 2) Para Administrar as despesas, Cobranas, Melhorias para o Condomnio e Eventuais servios. (Entrevistado 3) Por ser um condomnio pequeno com apenas 7 andares e 14 unidades e as pessoas so muito ocupadas e desde o inicio a construtora decidiu ter uma administradora de condomnio, justamente pelo conhecimento que tem . (entrevistado 4) Por necessitar de profissionais capacitados cada um na sua rea, por ser mais cmodo e eficiente para todos por se tratar de pessoas ocupadas. ( Entrevistado:5) Para dar o suporte necessrio, ajudando na parte financeira e contratual do condomnio, pois, mesmo sendo sndico no disponibilizo de tempo suficiente para resolver problemas do condomnio . (Entrevistado 6)

33

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que todos os sndicos que responderam a entrevista, dizem que um dos principais fatores para contratao de uma administradora para dar suporte o conhecimento que a empresa tem na rea administrativa e tambm a falta de tempo que as pessoas no tm para atender todas as necessidades exigidas pelo condomnio. Souza (2007) corrobora afirmando que, Administradora de condomnio funciona como um auxlio dos sndicos e condminos para os diversos campos relativos as reas de:Administrao financeira, Controle de saldo bancrio, Aplicaes financeiras, pagamentos de despesas, o que significa que uma empresa de administrao de condomnio

gerencia questes funcionais a partir de direcionamento dos seus clientes que so os sndicos e os condminos.

Pergunta 2: Qual a viso que o condomnio tem em relao ajuda que a administradora pode oferecer?

A viso de um trabalho profissional que oferece suporte tcnico e jurdico fe maneira transparente. (Entrevistado 1) O condomnio ciente da importncia da administradora, pois, todos sabem quanto ela oferece de comodidade e tranqilidade tanto se tratando de pessoal qualificado, segurana e do caixa do condomnio que o ponto chave para o condomnio fluir bem.( Entrevistado 2) A viso de que hoje vivemos em mundo globalizado e que as pessoas esto cada vez mais ocupadas necessitando de um apoio especializado (Entrevistado 3) A viso de segurana, primeiro porque como se sabe condomnio uma coisa complicada de se dar, por serem famlias diferentes, culturas diferentes e a viso q o condomnio tem justamente de dar suporte em todas as reas . (Entrevistado 4) Todos sabem a importncia de uma administradora, principalmente pelo respaldo financeiro, sabendo como e quando utilizar o dinheiro do condomnio. (Entrevistado 5)

34

O Condomnio em geral sabe a relevncia que tem uma administradora de condomnio para o prdio, pois sabemos que no teramos conhecimento suficiente para fazer o que necessrio, seguindo normas e sabendo quais os direitos e obrigaes e a administradora tem o conhecimento de todas as reas. (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas dos entrevistados, foi possvel perceber que todos sabem e reconhecem a tamanha importncia de uma administradora para o condomnio, pois eles tm a prestadora de servio como um eixo principal para o sucesso do condomnio. Com base nas respostas obtidas dos entrevistados a principal importncia da Administradora de condomnio o suporte que ela d para o sndico. Frazol confirma ao informar que com um apoio especializado fica mais fcil entender, planejar e executar as aes que iro gerar melhorias para o grupo de condminos5.

Pergunta 3: O condomnio j teve alguma administradora antes? Porque resolveu mudar?Porque escolheu a Administradora atual?

No,era apenas o sndico e resolveu mudar porque o trabalho realizado pelo sndico no havia transparncia na prestao de contas para suprir as necessidades do condomnio como suporte tcnico, jurdico e de pessoal capacitado. (Entrevistado1) No, o prdio novo e a Ativas nossa primeira administradora, e escolhemos a mesma em reunio de condomnio, sendo a empresa indicada pela construtora. ( Entrevistado 2) No, essa a nossa primeira administradora, escolhemos a Ativas em reunio de condomnio, onde uma moradora conhecia os servios prestad os pela empresa. (Entrevistado 3)
5

Informaes disponveis no site: http// licitamais.com.br/noticias/news/2586.>Acesso em 30 de Maio de 2010.

35

J teve sim uma administradora, resolveu mudar justamente por causa do suporte, porque eles no estavam resolvendo os problemas em tempo hbil e administradora atual foi escolhida em votao em reunio de condomnio . (Entrevistado: 4) J tivemos sim, resolvemos mudar porque a empresa anterior no estava tendo controle financeiro e administrativo, Escolhemos a administradora atual porque o prdio em geral estava necessitando de melhorias e os moradores no estavam satisfeitos com os servios prestados. (Entrevistado 5) No, devido ser um prdio novo onde a primeira administradora contratada foi a Ativas, foi decidido em reunio de condomnio contratao da administradora onde um dos moradores conhecia os servios da administradora contratada. (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que todos os sndicos que j tiveram uma administradora antes no condomnio, um dos principais motivos da mudana de administradora foi falta de ateno da administradora para com os condminos e escolheu a administradora atual, por j estarem saturados com os servios anteriores e a nova administradora se props a atender todas as necessidades do condomnio. A administradora desde que valorize a proximidade e o relacionamento e esteja presente em todas as etapas do processo, ter sem dvida o know-how pra atender as necessidades do condomnio em geral.

Pergunta 4: Na viso do sndico quais as vantagens e as desvantagens de ter uma administradora? As vantagens so vrias, como por exemplo, a transparncia nos trabalhos efetuados e quanto s desvantagens no foi percebida ainda. (Entrevistado1) As vantagens so muitas o condomnio uma empresa e precisa de pessoas capacitadas para administr-lo que tenha conhecimento em diversas reas que o

36

condomnio necessite e uma desvantagem que eu vejo a de ter que pagar. (Entrevistado 2) As vantagens so inmeras, no precisamos nos preocupar com pagamentos e cobranas a serem feitas, contratao de pessoal, demisso entre outros fatores. E a desvantagem que eu vejo a de ter que pagar a uma pessoa de fora para administrar o condomnio. (Entrevistado 3)

As vantagens ta sempre bem informado sobre a parte jurdica e financeira e a principal desvantagem e ter que pagar uma pessoa de fora, alm de ter que dar um desconto ao sndico quando ele exige. (Entrevistado 4) So muitas as vantagens, devido o conhecimento terico e prtico que a administradora de condomnio, sabendo como proceder e a administradora sabe o momento certo para agir, e uma desvantagem que eu vejo a burocracia, pois demora um pouco para os resultados serem con cretizados. (Entrevistado 5) As vantagens so muitas, pois com uma administradora capacitada podemos ter um controle sobre a movimentao financeira e contratual de pessoal qualificado e desvantagem no se v nenhuma a no ser o valor que tem que ser pago mensalmente que no um valor alto. (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que para os sndicos entrevistados no se tem nenhuma desvantagem em se ter uma administradora de condomnio, apenas o valor que tem que ser pago, mas que com a contratao de uma administradora gera mudanas que, comprovadamente, reduzem as despesas, aumentam a transparncia, geram mais tranqilidade e melhores chances de sustentabilidade dos condomnios.

Pergunta 5: O condomnio est satisfeito com os servios prestados pela administradora?

37

Sim, todos esto elogiando a nova administrao do condomnio. (Entrevistado 1) Sim, encontro os moradores e eles elogiam a administradora. ( Entrevistado 2) Sim, pois a administradora esta sendo capaz de resolver todos os problemas e atender as necessidades do condomnio , mesmo fazendo pouco tempo de atuao. (Entrevistado 3) A administradora atual faz pouco tempo que esta atuando no condomnio, na minha viso de sndica estou muito satisfeita, pois, estou tendo uma reciprocidade por parte da administradora.( Entrevistado:4) Muito, o condomnio saio de uma crise financeira, e todos os moradores esto reconhecendo o trabalho da Ativas, pois hoje o condomnio tem dinheiro em caixa . ( Entrevistado 5) Sim, Todos comentam que o prdio esta em boas mos, pois a limpeza do prdio muito boa os funcionrios so pessoas qualificadas todo final de ms enviado para todos os moradores a prestao de contas isso faz com que todos fiquem satisfeitos. (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que todos os sndicos assim como todos moradores esto totalmente satisfeitos com os servios prestados pela atual administradora. A Administradora presta servios de assessoria a condomnios nas reas administrativa, contbil, gesto de pessoas e jurdica. O princpio da empresa pautar o trabalho com foco na transparncia, economicidade e eficincia.

Pergunta 6:Aps a contratao da administradora j foram percebidas algumas melhorias? Quais?

38

Sim, umas delas a clareza na prestao de contas, e a limpeza geral do Condomnio. (Entrevistado 1) Sim, a limpeza do prdio os funcionrios contratos so capacitados e treinados. ( Entrevistado 2) Sim, Pessoal qualificado, jardim pront o, nome do Edifcio, cadeiras para piscina compradas.( Entrevistado 3) Sim, pois antes o condomnio no tinha zelador e o condomnio se mantinha sujo e hoje o prdio se encontra limpo. ( Entrevistado 4) Sim, todas as mudanas o prdio vivia no estado de abandona, hoje temos a presena da administradora dentro do condomnio, temos dinheiro em caixa, Vidros do salo de festa, nome do edifcio, melhoria no quadro de funcionrio e o jardim do Edifcio que esta pronto. (Entrevistado 5) Sim, o condomnio foi entregue sem jardim e sem o nome hoje j temos o jardim e o nome do Edifcio, sem falar no caixa, que esta sempre positivo. ( Entrevistado 6)

Foi possvel perceber que todos os entrevistados afirmam que aps a contratao da administradora j foram feita vrias benfeitorias nos condomnios, mostrando-se satisfeitos com o trabalho oferecido pela administradora. V tabela p.41.

Pergunta 7: H quanto tempo ocupa a funo de sndico deste condomnio? 90 dias (trs meses). ( Entrevistado 1) 150 dias (Cinco meses) (Entrevistado 2) 240 dias (Oito meses) (entrevistado 3)

39

420 dias (Um ano e dois meses) (Entrevistado 4) 30 dias (Um Ms) (Entrevistado 5) 210 dias (Sete meses) (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que todos ocupam a funo de sndico h pouco tempo apenas uma das entrevistadas tem mais de um ano que representa o condomnio. Rachkorsky (2010) diz que exercer o cargo de sndico uma misso extremamente rdua e complexa, com gigantescas responsabilidades e obrigaes legais. Por tudo isso, h a necessidade de o condomnio contar com uma equipe de profissionais especializados, tais como administradores, advogados e engenheiros.

Pergunta 8: Quanto tempo o condomnio tem um apoio especializado dando suporte? Tem de apoio especializado 3 meses. (Entrevistado 1) Tem de apoio especializado desde a entrega do edifcio 5 meses. (Entrevistado 2) Tem de apoio especializado desde a entrega do Edifcio 3 meses. (Entrevistado 3) Tem de apoio especializado desde a entrega do Edifcio 6 anos. (Entrevistado 4) Tem de Apoio especializado desde a entrega de Edifcio 2 anos. (Entrevistado 5) Tem de apoio especializado desde a entrega do Edifcio 7 meses. (Entrevistado 6)

Ao observar essas respostas, foi possvel perceber que a maioria dos prdios estudados so novos que tem uma mdia de dois anos de construdos, apenas um tem 6 (seis) anos, e que desde o incio todos optaram por contratar um apoio especializado, com exceo do primeiro entrevistado que, mesmo o condomnio tendo dois anos de construdo s fazem trs meses que foi contratada uma administradora. Caruaru est crescendo cada dia mais o nmero de construes de condomnios, hoje comum se v construes de edifcios na cidade, isso demonstra que a cidade est se expandindo aumentando o nmero de condomnios.

40

No geral os entrevistados falaram que uma administradora de condomnio tem pessoal capacitado em vrias reas, desde a contratao de funcionrios, contbil, Gesto de material sendo capaz de pesquisar preo de mercado e na rea jurdica sabendo quais os direitos e obrigaes dos condminos um exemplo o regimento Interno do Condomnio que so normas que devem ser cumpridas seguindo a legislao, isso se faz necessrio o conhecimento das leis. Ento o que se pode observar que a Administradora o ponto chave para o condomnio crescer de forma rpida e correta suprindo e atendendo as necessidades que os condomnios precisam.

4.3 Os principais impactos aps a contratao da Administradora de Condomnios Dando continuidade a essa pesquisa, perguntou-se aos entrevistados quais as principais mudanas aps a contratao da administradora. Diante dessas respostas, obtivemos os seguintes resultados: Antes Nenhum controle financeiro. Depois Todos os meses so enviados as prestaes de contas para todos os condminos. No tinha pessoal Qualificado. Todos foram treinados conforme a

exigncia de cada condomnio. No tinha o nome do Edifcio na parede. Hoje, a maioria j se encontra com o nome fixado na parede. No tinha Jardim A limpeza do Edifcio no era boa. No tinha supervisor. No se conseguia falar com Todos os Jardins foram providenciados. So fiscalizados todos os dias. Tem um supervisor. o O supervisor fica com o telefone 24h ligado.

responsvel.

41

5.

CONSIDERAES FINAIS

A importncia de uma administradora de condomnio de grande valor para o condomnio, pois a administradora controla diversas reas do condomnio, o condomnio uma pessoa jurdica e assim como qualquer empresa demite e admite funcionrios, tem que ter dinheiro no caixa para fazer benfeitorias necessrias no Edifcio, por isso de tamanha importncia um apoio especializado para planejar,controlar e liderar, tanto o capital como o pessoal. A excelncia no atendimento ao cliente alm de ser uma exigncia uma questo de sobrevivncia no mercado, isso faz com que as empresas busquem a qualidade total no atendimento para reteno dos clientes atuais. Com as administradoras de condomnio no diferente, as pessoas esto ficando cada vez mais exigentes, pois tem acesso as informaes que lhe permite tomar decises cada vez mais fundamentadas, sabem o querem e tem poder de ditar regras, por isso que se deve colocar o cliente como foco principal nas atenes, se no for desta forma corre um grande risco de ficar de fora do mercado. Visando a importncia da administradora de condomnio foi elaborado esse trabalho onde se buscou responder qual a importncia de um apoio especializado ao dar suporte para o condomnio. Foi visto que a administrao essencial devido o conhecimento necessrio para o progresso do condomnio e por ser uma empresa direcionada para esse tipo de servio. Justifica-se esse trabalho por se tratar de um ramo de atividade que est crescendo cada vez mais juntamente com as construes civis e com isso aumentando o nmero de condomnios na cidade de Caruaru-PE. Com relao ao objetivo exposto no trabalho em identificar a importncia de um apoio especializado na administrao de condomnio, afirma-se que a questo identificada como alcanada, onde foram identificadas as vantagens e desvantagens de se ter uma administradora e a verificao se os condomnio esto satisfeitos com a empresa administradora e juntamente foi exposto no trabalho o que uma administradora de condomnio e as suas funes. Dessa forma, de acordo com o trabalho realizado, pode-se sugerir estudos sobre a importncia de um apoio especializado na administrao de condomnio. Considerando que a administradora prioriza a satisfao do cliente e estes

42

apresentam um nvel de significncia elevada para a sua permanncia no mercado, recomenda-se que seja adotada as seguintes medidas: - Primar pela qualidade no atendimento como todo, garantindo que os clientes atuais sejam fiis e que os novos sejam atrados, dando ateno e sendo prestativo na resoluo dos problemas. -Desenvolver o sentimento de empatia entre o funcionrio e o cliente com um bom atendimento acompanhando em todo perodo do contrato, orientando e surpreendendo as suas expectativas. -Treinar os funcionrios de modo que as atividades solicitadas sejam realizadas de forma rpida, simples e fcil, num intuito de obter melhores resultados. Treinando a equipe para que fiquem conhecendo passa a passo as funes que compete a cada um. -Demonstrar interesse em esclarecer qualquer dvida dos condminos, sendo transparente, e objetivo fornecendo todas as informaes necessrias. Neste sentido, as idias e desejos se transformam em realidade concreta, numa combinao adequada e harmnica, entre a administradora e condomnios em geral.

43

REFERNCIAS

ARISTOTELES, M. Claret. tica a Nicmaco. 3 Ed. So Paulo: Edipro, 2009.

BERNARDES,Cyro, MARCONDES C. Reynaldo. Teoria Geral da Administrao: gerenciando Organizao. 3 Ed.. So Paulo: Saraiva,2006.

BRAGA, Jorge Luiz. Condomnio horizontal e vertical-Diferenas Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8931> Acesso em 30 de mai de 2010. PUBLISHERS, H. Collins. Administrao Conceitos e Aplicaes , 4 Ed. So Paulo: Harbra, 1998. DRUCKER, Peter. Liderana para o Sculo XXI. Traduzido por Cynthia Azevedo. So Paulo: Futura, 2000. FRANZOL, Sabrina A importncia de um apoio na administrao de condomnios <http://licitamais.com.br/noticias/news/2586.html > Acessado em 30de mai de 2010.

IBGE,2006<http//www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2006/tab 08.pdf>Acessado em 15 de Outubro de 2010.

MARCONI, Marina e LAKATOS, Eva. Tcnicas de pesquisa. 7. Ed. So Paulo: Atlas, 2009.

MARIZ, Juliana. Viver em Condomnio, Revista vejinha Online, Ano, 2006. Disponvel em:< HTTP://veja.abril.br/vejasp/especial_guia_imobiliario/p_080.shtml> Acesso em 08 de mar de 2010.

MONTEIRO, Washington. Curso de Direito Civil, direito das coisas. 34. Ed. So Paulo: Saraiva,1998.

44

MOURA, Dado. Viver em Grupo, Ano, 2007. Disponvel em: <http://dadomoura.com/2007/03/15/o-desafio-de-ser-diferente/ > Acesso em 12 de Outubro de 2010.

PEREIRA, Caio. Instituies do Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, ano 2001. Disponvel em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Condom%C3%ADnio > Acesso em 30 de mai de 2010.

QUADROS, Jnio. Novo Dicionrio Prtico da Lngua Portuguesa. 6.Ed. So Paulo: Rideel LTDA, 1998.

RACHKORSKY, Marcio. Tudo o que voc precisa saber sobre condomnios. 1. Ed. 2 tiragem. So Paulo: Saraiva 2010.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de Estgio e de Pesquisa em Administrao: Guia para estgio, trabalhos, concluses e dissertaes e estudo de caso. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 2005.

SCHWARTZ, Rosely Benevides de Oliveira. Revolucionando Condomnio. 12. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

SOUZA, Agnaldo Celino. Condomnio em Edifcio: Manual do Condmino: Convenes, Administrao; modelo de Atas e Editais. 5 Ed. So Paulo: Atlas, 2007.

TACHIZAWAA, T. Organizaes no Governamentais e Terceiro Setor: criao de INGA e Estratgias de atuao. 3 Ed. Revista e ampliada. So Paulo: Atlas 2006;

TACHIZAWAA, T., SCAICO, O. Organizao Flexvel: Qualidade na Gesto por Processo. 2 Ed. Revista e ampliada. So Paulo. Atlas,2007.

45

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Administrao; 4 Ed. So Paulo: Atlas, 2003.

Relatrios

de

Pesquisa

em

46

Apndices I

Administrao de Condomnio Entrevista semi-estruturada com os Sndicos

1. Porque o condomnio escolheu uma administradora para dar suporte? 2. Qual a viso que o condomnio tem em relao ajuda que a administradora pode oferecer? 3. O condomnio j teve alguma administradora antes? Porque resolveu mudar?Porque escolheu a Administradora atual? 4. Na viso do sndico quais as vantagens e as desvantagens de ter uma administradora? 5. O condomnio est satisfeito com os servios prestados pela administradora? 6. Aps a contratao da administradora j foram percebidas algumas melhorias? Quais? 7. H quanto tempo ocupa a funo de sndico deste condomnio? 8. Quanto tempo o condomnio tem um apoio especializado dando suporte?

47

Apndices II

Fotos dos Condomnios estudados

- Condomnio do Edifcio Monalisa

Foto- 1 Fonte: Prpria

Foto-2 Fonte: Prpria

- Condomnio do Edifcio Gregrio Monteiro

Foto- 1 Fonte: Prpria

Foto-2 Fonte: Prpria

48

- Condomnio do Edifcio Lcia Helena

Foto- 1 Fonte: Prpria

Foto-2 Fonte: Prpria

- Condomnio do Edifcio Aquarius

Foto- 1 Fonte: Prpria

Foto-2 Fonte: Prpria

49

- Condomnio do Edifcio So Matheus

Foto- 1 Fonte: Prpria

- Condomnio Santa Cristina

Foto- 1 Fonte: Prpria

Foto-2 Fonte: Prpria

Anda mungkin juga menyukai