Anda di halaman 1dari 3

24/3/2014

Como entender o exame de sangue

418 mil
Curtir

2.730

Faa a sua busca no site

Bulas

Remdios Caseiros

Dieta e Nutrio

Emagrecer

Fertilidade

Gravidez

Clnica Geral

Mais Categorias

Tua Sade Exames de Diagnstico Como entender o exame de sangue

Como entender o exame de sangue


Curtir Com partilhar 735 15 Tw eetar

Para entender o exame de sangue, preciso estar atento ao tipo de exame que o mdico solicitou, aos valores de referncia do laboratrio onde foi realizado o exame e o resultado obtido. No entanto, o mdico que solicitou o exame o mais indicado para avaliar estes resultados. Aps o hemograma, os exames de sangue que so mais solicitados so: VHS, CPK, TSH, PCR, exames para o fgado e o PSA, e por isso indicamos na tabela a seguir, os possveis resultados para estes exames. Os valores de referncia dos exames de sangue podem variar de um laboratrio para o outro, e por isso, no so citados aqui.

Exame de sangue VHS


publicidade

Avalia se h inflamao

Alto : resfriado, amigdalite, infeco urinria, artrite reumatide, lpus. Baixo : insuficincia heptica.

Veja Tambm
Jejum para exame de sangue Exame CA-125 Exame da Glicose

Exame de sangue CPK


Avalia a funo cardaca Alto : infarto, AVC, hipotireoidismo, choque ou queimadura eltrica, alcoolismo cronico, edema pulmonar, embolia, distrofia muscular, exerccio extenuantes, polimiosite, dermatomiosites, injees intramusculares recentes e aps crises convulsivas, uso de cocana.

Populares de Exames de Diagnstico


Teste caseiro de gravidez cido rico Teste caseiro de HIV Eosinfilos Linfcitos

Exame de sangue TSH


TSH - hormnio estimulador da tireide Alto : hipotireoidismo primrio no tratado, devido a retirada de parte da tireide. Baixo : hipertireoidismo T3 - triiodotironina total Baixo : Doenas graves em geral, ps operatrio, em idosos, jejum, uso de medicamentos como propranolol, amiodarona, corticoides. T4 - Tiridoxina total Alto : miastenia grave, gravidez, pr eclampsia, doena de grave, hipertireoidismo, anorexia nervosa, uso de medicamentos como amiodarona e propranolol. Baixo : hipotireoidismo, nefrose, cirrose, doena de Simmonds, pr eclmpsia ou insuficincia renal crnica. Alto : Em tratamento com T3 ou T4.

publicidade

Exame de sangue PCR


Indica se h inflamo. Alto : Inflamao arterial, infeces bacterianas como apendicite, otite mdia, pielonefrite, doena inflamatria plvica; cncer, doena de Crohn, infarto, pancreatite, febre reumtica, artrite reumatide, obesidade.

Ns aderimos aos princpios da carta HONcode. Verifique aqui.

http://www.tuasaude.com/como-entender-o-exame-de-sangue/

1/3

24/3/2014

Como entender o exame de sangue

Exame de sangue para o fgado


TGO - transaminase glutmico-oxaloactica Alto : morte celular, infarto, cirrose aguda, hepatite, pancreatite, doena renal, cncer, alcoolismo, queimaduras, trauma, injria por esmagamento, distrofia muscular, gangrena. Baixo : diabetes no controlado, beribri. TGP - transaminase Alto : hepatite, ictercia, cirrose, cncer heptico, infarto, queimaduras severas, trauma, choque, mononucleose, pancreatite, obesidade.

Exame de sangue PSA


PSA Alto : Prstata aumentada, prostatite, reteno de urina aguda, bipsia prosttica por agulha, resseco trans-uretral da prstata, cncer de prstata.

Outros parmetros que tambm podem ser avaliados pelo exame de sangue so: Hemograma completo: serve para avaliar os glbulos brancos e vermelhos do sangue, sendo til para o diagnstico da anemia, por exemplo; Colesterol: serve para avaliar o HDL, LDL e o VLDL, relacionando com o risco de doena cardiovascular; Ureia e creatinina: serve para avaliar o grau do comprometimento dos rins; Glicose: serve para diagnosticar a diabetes; cido rico: serve para avaliar o funcionamento dos rins, mas deve ser associado a outros exames; Albumina: serve para ajudar a medir o estado nutricional do indivduo. O exame de sangue de gravidez o Beta hCG, que pode confirmar a gravidez mesmo antes do atraso da menstruao. Links teis: Jejum para exame de sangue Exame CA - 125 Exame de glicose

Mais sobre este assunto


Exame de sangue Exame da Glicose Sintomas de Colesterol Reumatismo no Sangue Exame da Curva Glicmica Exame de sangue para saber o sexo do beb Alimentos ricos em vitamina D Exame de Prstata sem Toque Retal

Eliminar Queda Cabelo


slnoventa.com.br

Informe-se, Saiba Mais. Eliminar Queda Cabelo Possvel.


publicidade

Ateno: O Tua Sade um espao informativo, de divulgao e educao sobre de temas relacionados com sade, nutrio e bem-estar, no devendo ser utilizado como substituto ao diagnstico mdico ou tratamento sem antes consultar um profissional de sade.
ltima data de atualizao do site: 23/03/2014 ltima data de atualizao da pgina: 10/12/2013

http://www.tuasaude.com/como-entender-o-exame-de-sangue/

2/3

24/3/2014
2007 - 2014 Tua Sade - Todos os direitos reservados.

Como entender o exame de sangue


Termos de Uso Quem Somos Privacidade Bibliografia Contato RSS

http://www.tuasaude.com/como-entender-o-exame-de-sangue/

3/3

Anda mungkin juga menyukai