Anda di halaman 1dari 14

NOMES PRPRIOS 1 ms Por que trabalhar com os nomes prprios?

As crianas que esto se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes prprios da classe. Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens: Diferenciar letras e desenhos; Diferenciar letras e nmeros; Diferenciar letras, umas das outras; A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; Funo da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presena na sala de aula (funo de memria da escrita) etc; Orientao da escrita: da esquerda para a direita; Que se escreve para resolver alguns problemas prticos; O nome das letras; Um amplo repertrio de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); Habilidades grafo-motoras; Uma fonte de consulta para escrever outras palavras. O nome prprio tem uma caracterstica: fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipteses no alfabticas sobre a escrita no escreve seu prprio nome segundo suas suposies, mas, sim, respeitando as restries do modelo apresentado. As atividades com os nomes prprios devem ser seqenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetizao, aquela que visa formar leitores e escritores, e no mero decifradores do sistema, no pode pensar em atividades para nvel 1, nvel 2, nvel 3...

O Os grau As

preciso conhecimentos de habilidade no prvios uso do dos sistema do

considerar: alunos. alfabtico. grupo. individuais.

caractersticas As

concretas diferenas

Seqncia

de

atividades

1. Selecione situaes em que se faz necessrio escrever e ler nomes. Alguns exemplos:

Escrever o nome de colegas para identificar papis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe.

Ler cartes com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem so os ajudantes do dia, etc.

2.

Pea

leitura

interpretao

de

nomes

escritos.

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianas, se necessrio, qual o nome a ser escrito dependendo da situao. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.

4. Seja bem claro nas recomendaes: explicite o que dever ser escrito, onde faz-lo e como, que tipo de letra usar, etc 5. Pea a escrita dos nomes: com e sem modelo. Ao final das atividades, o aluno deve: Reconhecer as situaes onde faz sentido utilizar nomes prprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presena em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. Identificar a escrita do prprio nome. Escrever com e sem modelo o prprio nome. Ampliar o repertrio de conhecimento de letras. Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. Utilizar o conhecimento sobre o prprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras ,etc e interpretao de escritas. Folhas de papel sulfite com os nomes das crianas da classe impressos Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachs) Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3 Cada tipo de atividade exige uma determinada organizao: Atividades de identificao das situaes de uso dos nomes:

trabalho com a sala toda. Identificao do prprio nome: individual. Identificao de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos. Identificao de situaes onde se faz necessrio escrever e ler nomes Aproveite todas as situaes para problematizar a necessidade de escrever nomes. Situao 1- Recolhendo material. Questione os alunos como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Oua as sugestes. Distribua etiquetas para os alunos e pea que cada um escreva seu nome na sua presena. Chame ateno para as letras usadas, a direo da escrita, a quantidade de letras, etc.

Situao 2 - Construindo um crach Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o nome de todos os alunos nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a funo do uso de crachs. Distribua cartes com a escrita do nome de cada um que dever ser copiado nos crachs. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiscula (mais fcil de reproduo pelo aluno). Solicite o uso do crach diariamente. Situao 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para no esquecer quem falta na aula?

Observaes: todas essas situaes e outras tm como objetivo que os alunos recorram escrita dos nomes como soluo para

problemas

prticos

do

cotidiano.

Identificao

do

prprio

nome

D para cada aluno um carto com o nome do aluno.

Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiscula. Este tipo de letra mais fcil para o aluno grafar e os limites de uma letra (quando a criana deve contar o nmero de letras) mais observvel. Pea que localizem na lista da sala o prprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visvel. Pea para cada um montar o prprio nome, usando letras mveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crach com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificao de outros nomes da classe

Apresente uma lista com os nomes das crianas da classe.

Cada aluno poder receber uma lista impressa ou colocar na

classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Voc poder, tambm, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Atividade

1-

Ditado

Dite um nome da lista. Cada aluno dever encontr-lo na lista que tem em mos e circul-lo. Em seguida, pea a um aluno que escreva aquele nome na lousa. Pea aos alunos que confiram se circularam o nome certo.

Para que essa atividade seja possvel a todos importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo.

Atividade

Fazendo

chamada

Entregue a lista de chamada dos alunos da sala. Pea que as crianas digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientaes da atividade 1, no tocante s ajudas necessrias para a realizao da tarefa.

Atividade

Separando

nomes

de

meninas

meninos

Apresente a lista da chamada da classe. Pea para os alunos separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.

Obs.: em todas estas atividades importante chamar a ateno para a ordem alfabtica utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeao das letras do alfabeto importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianas chegam escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que no associando o nome da letra aos seus traados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relao entre o nome da letra e o respectivo traado.

importante observar e registrar os avanos dos alunos na aquisio do prprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informao social - a escrita dos nomes -, preciso observar se os alunos fazem uso dessa informao para escrever outras palavras. A escrita dos nomes uma informao social, porque uma aprendizagem no escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele j entra na escola com este conhecimento: como se escreve o prprio nome e quais as situaes sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos

que no tiveram acesso a essa informao a escola deve cumprir esse papel.

Sugerimos

uma

planilha

de

observao:

PLANILHA DE OBSERVAO DO TRABALHO COM NOMES PRPRIOS ALUNOS NOMES PRPRIOS OUTROS NOMES

1. Escreve sem modelo? Usa grafias convencionais Utiliza a ordem das letras? Conhece os nomes das letras? Reconhece outros nomes da classe? Escreve outros nomes sem modelo? Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes? Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras? 2. 2. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

10.

Observao: A partir do registro na planilha acima possvel ter uma viso das necessidades de investimento com cada aluno e tambm das necessidades coletivas de trabalho com a classe.

O trabalho com nome pode ser realizado junto com rea de Histria atravs de atividades de:

Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares) Anlise da certido de nascimento da criana (trabalho com documento) Montagem Anlise de de uma fotos rvore antigas genealgica e atuais da da famlia. criana.

Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidas.

Mais atividades para trabalhar com o nome prprio...

Material que o professor dever fazer: Carto de cartolina com o nome do aluno; Lista com o nome de todos os alunos que ser afixado na parede;

Atividades com carto de nomes: Chamar o aluno entregando seu carto; Chamar o aluno pelo nome e mostrar o carto para a classe; Mostrar o carto sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconhea; Mostrar o carto sem ler, mas dando uma caracterstica do dono. Os alunos devem identificar quem . Embaralhar os cartes, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu; Embaralhar os cartes, entregar um para cada aluno que dever entregar ao dono; Dispor os cartes sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu; Separar os cartes por fileira. Colocar o monte de cartes referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno dever pegar seu carto passando os demais para trs at que todos peguem o seu; Deixar os cartes sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um carto que no seja o seu e entregue ao dono; Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu carto. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartes mais

rapidamente; Entregar os cartes e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu carto com essas letras mveis; Passar Contar o as dedo sobre letras as do letras; nome;

O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu carto dever descobrir onde est escrito seu nome; Separar os cartes pelo nmero de letras e pedir que descubram qual o critrio que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc

Separar 3 cartes, mostrar e ler para a classe. Mistur-los e retirar um. Os alunos devero descobrir qual o carto que foi Separar 3 cartes, mostrar e ler para a classe. Mistur-los e retirar um. Os alunos devero descobrir qual o carto que foi retirado. O dono do nome dever escrev-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;

Separar os cartes dos alunos que faltaram naquele dia. Atividades em folhas: Pintar de amarelo o quadrado ou retngulo com seu nome; Pintar de azul o nome da professora;

Pintar de vermelho o nome do amigo mais prximo, ou que

comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um nmero X de letras...

Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser; Circular a 1 letra de seu nome, ou a ltima, ou outra que a professora O mesmo acima em todos os pedir; nomes;

Pintar de laranja o nome do amigo que senta sua esquerda, de verde o que senta direita ( frente, atrs);

Recortar os nomes e separ-los por sexo. Colar em fileiras contando quando h em cada uma;

Recortar os nomes e col-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes h em cada fileira anotando o numeral.

Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critrios * * * * * Nomes Nome Nomes dos alunos dados com de uma dos das mais de 6 pela 5 determinada professora: letras; fileira; homens; mulheres; letras;

Nomes Nomes com

* Nomes com menos de 5 letras.

Anda mungkin juga menyukai