Anda di halaman 1dari 3

A ceia do Senhor

TEXTO: 1 CORINTIOS 11.23-30 INTRODUO: 1. A Ceia do Senhor, uma ordenana dada Igreja pelo prprio Senhor Jesus, e visa manter a unidade dos membros do Corpo de Cristo. 2. Nesta noite, estaremos participando da Ceia do Senhor. QUEREMOS VER ALGUNS ENSINOS SOBRE A CEIA DO SENHOR, COM BASE NO TEXTO LIDO: I A CEIA UMA ORDENANA DE CRISTO PARA SUA IGREJA VS. 23 Porque eu recebi do Senhor o que tambm vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi trado, tomou o po 1. Temos a instituio em Mt 26.26-30, 26 Enquanto comiam, tomou Jesus um po, e, abenoando-o, o partiu, e o deu aos discpulos, dizendo: Tomai, comei; isto o meu corpo. 27 A seguir, tomou um clice e, tendo dado graas, o deu aos discpulos, dizendo: Bebei dele todos; 28 porque isto o meu sangue, o sangue da nova aliana, derramado em favor de muitos, para remisso de pecados. 29 E digo-vos que, desta hora em diante, no beberei deste fruto da videira, at aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. 30 E, tendo cantado um hino, saram para o monte das Oliveiras. 2. Evidentemente que a Ceia no foi uma ideia de Paulo ou de qualquer outro apstolo, mas uma criao de Cristo para sua Igreja. II A CEIA UM SIMBOLISMO VS. 24-25 24 e, tendo dado graas, o partiu e disse: Isto o meu corpo, que dado por vs; fazei isto em memria de mim. 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tambm o clice, dizendo: Este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memria de mim. 1. H dois elementos importantes, Po e Vinho: a. Po, Jo 6.48-51, 48 Eu sou o po da vida. 49 Vossos pais comeram o man no deserto e morreram. 50 Este o po que desce do cu, para que todo o que dele comer no perea. 51 Eu sou o po vivo que desceu do cu; se algum dele comer, viver eternamente; e o po que eu darei pela vida do mundo a minha carne.

Jesus o Po da Vida. Isto simboliza o sustento espiritual. Quando o Po partido, significa que o Corpo de Cristo foi partido por ns. Isto deve ser feito em memria de mim, ou seja em lembrana a tudo quanto Jesus fez. b. Vinho. O vinho, neste caso, representa o sangue de Cristo: - Rm 3.25, 25 a quem Deus props, no seu sangue, como propiciao, mediante a f, para manifestar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; - A expiao no V.T., era por meio do sangue de animais, Hb 10.1-5, 1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, no a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifcios que, ano aps ano, perpetuamente, eles oferecem. 2 Doutra sorte, no teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, no mais teriam conscincia de pecados? 3 Entretanto, nesses sacrifcios faz-se recordao de pecados todos os anos, 4 porque impossvel que o sangue de touros e de bodes remova pecados. 5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifcio e oferta no quiseste; antes, um corpo me formaste. Na nova aliana, houve mudana. O sangue de Cristo cumpriu todo ritual de sacrifcio. III A CEIA DO SENHOR UM ATO SRIO VS. 27 Por isso, aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. 1. No podemos participar dela indignamente: a. Participar indignamente, participar da mesa do Senhor e da mesa dos demnios, 1 Co 10.14-21, 14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a criteriosos; julgai vs mesmos o que digo. 16 Porventura, o clice da bno que abenoamos no a comunho do sangue de Cristo? O po que partimos no a comunho do corpo de Cristo? 17 Porque ns, embora muitos, somos unicamente um po, um s corpo; porque todos participamos do nico po. 18 Considerai o Israel segundo a carne; no certo que aqueles que se alimentam dos sacrifcios so participantes do altar? 19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao dolo alguma coisa? Ou que o prprio dolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, a demnios que as sacrificam e no a Deus; e eu no quero que vos torneis associados aos demnios. 21 No podeis beber o clice do Senhor e o clice dos demnios; no podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demnios. b. Participar indignamente, faltar com o respeito, reverncia, I Co 11.17-23, 17 No primeiro dia da Festa dos Pes Asmos, vieram os discpulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te faamos os preparativos para comeres a Pscoa? 18 E ele lhes respondeu: Ide cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre

manda dizer: O meu tempo est prximo; em tua casa celebrarei a Pscoa com os meus discpulos. 19 E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Pscoa. 20 Chegada a tarde, ps-se ele mesa com os doze discpulos. 21 E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vs me trair. 22 E eles, muitssimo contristados, comearam um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? 23 E ele respondeu: O que mete comigo a mo no prato, esse me trair. c. Participar indignamente, estar com problemas com outro irmo do Corpo de Cristo, Mt 5.23-24, 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmo; e, ento, voltando, faze a tua oferta. 2. Por isto necessrio fazer um exame interior, Vs. 28, Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do po, e beba do clice. Caso no haja um concerto diante do Senhor, o participante indigno estar sujeitos s seguintes conseqncias: a. Torna-se culpado do Corpo de Cristo. Isto eqivale dizer que esta pessoa profanou, violou, pecou contra, o Corpo do Senhor, Vs. 27, Por isso, aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. b. Cai na prpria condenao. Temos aqui a idia de punio, um veredicto judicial com sentena condenatria, Vs. 29, pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si. Este juzo visto no vs. 30. c. Ficar fraco em seu corpo fsico, Eis a razo por que h entre vs muitos fracos. d. Ficar doente, e doentes e. Acabar sendo morto, e no poucos que dormem. CONCLUSO: 1. H muita responsabilidade para aqueles que participam da Mesa do Senhor. necessrio que voc faa um exame introspectivo, antes de comer o Po e beber o Clice. 2. Caso voc no est disposto a perdoar seu irmo e insistir em tomar a Ceia do Senhor, todas as maldies citadas podero cair sobre sua vida. 3. O melhor no deixar de participar da Ceia do Senhor, pois quem assim faz, Jesus disse que no tem parte com Ele, Jo 6.53, Este o po que desceu do cu, em nada semelhante quele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este po viver eternamente.

Anda mungkin juga menyukai