Anda di halaman 1dari 8

PEAS PROCESSUAIS PENAIS

I. RECURSOS
1.1. Razes de Embargos de Declarao

EXCE EN!"SSI#O$A% SEN&OR$A% DOU!OR$A% 'UI($A% DE DIREI!O DA )))))) *ARA CRI#INA DA CO#ARCA DE )))))))))))))))))+))))))

PROCESSO N, ))))))))))))))) E#-AR.AN!E/ 0U ANO DE !A E#-AR.ADO/ #INIS!1RIO P2- ICO DO ES!ADO DE #INAS .ERAIS

0U ANO DE !A , j qualificado s fls. 02/03, nos autos do processo-crime que lhe move o Ministrio !"lico do #stado de Minas $erais, por seu advo%ado, vem respeitosamente perante &ossa #'cel(ncia, dentro do pra)o le%al, com fulcro no art. 3*2, do +,di%o de rocesso enal, interpor os presentes #M-./$01 2# 2#+3./.450 em face da r. senten6a de fls. **/78, pelas ra)9es a se%uir e'postas. 0 ru foi condenado pena de um ano de reclus:o pela prtica de furto simples, em re%ime a"erto, e o douto jul%ador n:o fe) qualquer men6:o, na decis:o, a respeito da via"ilidade de concess:o de penas alternativas ou, pelo menos, da suspens:o condicional da pena. 1

1e%undo o disposto no art. ;7, <&, do +,di%o enal, ap,s a fi'a6:o do montante e do re%ime, deve o jui) pronunciar-se acerca da su"stitui6:o da pena privativa de li"erdade aplicada por outra espcie de pena. 1e tal n:o se der, fundamental que o ma%istrado, e'pressamente, manifestese a respeito da possi"ilidade de aplica6:o da suspens:o condicional da pena =art. >>, <<<, + ?. @o caso presente, o MM. Aui), ao fi'ar a pena no mBnimo le%al, "em como optar pelo re%ime a"erto, dei'ou de se pronunciar com rela6:o aos "enefBcios supra descritos, caracteri)ando hip,tese de omiss:o, tal como descrito no referido art. 3*2 do + . ortanto, antes de in%ressar com eventual recurso de apela6:o, imperioso o"ter provimento jurisdicional disciplinando a concess:o ou n:o dos "enefBcios penais aventados. .nte o e'posto, requer o em"ar%ante se di%ne &ossa #'cel(ncia esta"elecer, e'pressamente, se o ru tem direito su"stitui6:o da pena privativa de li"erdade por restritiva de direitos ou, ao menos, suspens:o condicional da pena. @esses termos, ede deferimento.

CCCCCCCCCCCC =local?, CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC =data?.

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC .2&0$.20 D 0.-/M$ nE CCCCCCC

1.3. Pe45o de 564er7os5o e razes de Car4a !es4em869:;el

I US!R"SSI#O SEN&OR ESCRI*<O=DIRE!OR DO ))))) O0"CIO CRI#INA DA CO#ARCA )))))))+))))))) PROCESSO N, )))))))))

0U ANO DE !A , qualificado s fls. 02/03, nos autos do processo-crime que lhe move o Ministrio !"lico do #stado de Minas $erais, por seu advo%ado infra-assinado, vem respeitosamente perante &ossa #'cel(ncia, dentro do pra)o le%al, inconformado com a decis:o de fls. 222/230, que n:o admitiu o processamento do recurso em sentido estrito, interpor +./F. F#1F#MG@HI&#3, com fundamento no art. 837, <, do +,di%o de rocesso enal, para que seja devidamente rece"ida, processada e encaminhada ao #%r%io Fri"unal de Austi6a. 2esde lo%o, apresenta as ra)9es em ane'o e a lista das pe6as indicadas para a forma6:o do trasladoJ certid9es de intima6:o do defensor e do ru acerca da senten6a de pron!ncia, o"jeto do recurso em sentido estrito que n:o foi admitido, "em como a decis:o de rejei6:o. @esses termos, ede deferimento.

CCCCCCCCCCCC =local?, CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC =data?.

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC 0.-/M$ nE CCCCCCC )))))) *ARA DO '2RI DA CO#ARCA ))))))+))))))) PROCESSO N, )))))))) !ES!E#UN&AN!E/ 0U ANO DE !A !ES!E#UN&ADO/ #INIS!1RIO P2- ICO DO ES!ADO DE #INAS .ERAIS

RA(>ES RECURSAIS

#$/K$<0 F/<-G@.3, +03#@2. +LM./., 20GF0 /0+G/.20/ 2# AG1F<4..

0 ru MG3.@0 2# F.3 foi pronunciado, como incurso no art. N2N, caput, do +,di%o enal, com direito de a%uardar o jul%amento pelo Fri"unal do A!ri em li"erdade. 0 defensor constituBdo, tomando ci(ncia da decis:o de pron!ncia em cart,rio, dei'ou de interpor recurso em sentido estrito, por achar conveniente a pronta reali)a6:o do jul%amento pelo Fri"unal do A!ri e, conseqOentemente, a anlise definitiva acerca do mrito.

#ntretanto, o MM. Aui) determinou a e'pedi6:o de mandado para que o acusado fosse cientificado da senten6a pessoalmente. @o ato da intima6:o, o testemunhante assinou termo de recurso, por entender que seria conveniente a revis:o do jul%ado pelo Fri"unal de Austi6a.

#m face disso, possuindo o ru le%itimidade para recorrer das decis9es que n:o lhe forem favorveis, o defensor apresentou as ra)9es, mas o ilustre ma%istrado indeferiu o processamento, so" o ar%umento de que havia decorrido o pra)o, levando em considera6:o, apenas, a intima6:o da defesa tcnica.

+om essa decis:o n:o se pode aquiescer. K preciso ressaltar que, em homena%em ao princBpio constitucional da ampla defesa, pode o ru e'erc(-la diretamente =autodefesa? e por meio do seu defensor. .lis, justamente por tal motivo o MM. Aui) determinou que am"os fossem intimados da pron!ncia. @:o ca"Bvel, portanto, o indeferimento do recurso apresentado pelo acusado, at por que a defesa tcnica com ele concordou e apresentou as devidas ra)9es.

@:o h diver%(ncia entre autodefesa e defesa tcnica, devendo haver o processamento do recurso em sentido estrito desta feita. /essalte-se que, havendo dupla intima6:o, o pra)o somente se es%otaria se am"os tivessem permitido o trPnsito em jul%ado da decis:o.

.nte o e'posto, a%uarda o testemunhante seja dado provimento ao presente recurso, determinando-se o processamento do recurso em sentido estrito, possi"ilitando a nova anlise da

senten6a de pron!ncia, pois assim fa)endo estar esse #%r%io Fri"unal reali)ando a t:o a%uardada AG1F<4.. @esses termos, ede deferimento.

CCCCCCCCCCCC =local?, CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC =data?.

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC .2&0$.20 D 0.-/M$ nE CCCCCCCC

1.?. Pe45o de 564er7os5o e razes de Corre5o Parc5al

EXCE EN!"SSI#O SEN&OR DOU!OR 'UI( DE DIREI!O DA )))))) *ARA CRI#INA DA CO#ARCA )))))))+)))))))

PROCESSO N, )))))))))

0U ANO DE !A , qualificado s fls. 02/03, por seu advo%ado, nos autos do processocrime que lhe move o Ministrio !"lico, inconformado com a desi%na6:o de audi(ncia em continuidade para a inquiri6:o das testemunhas de acusa6:o faltantes, finda a colheita da prova da defesa, vem respeitosamente perante &ossa #'cel(ncia interpor +0//#<450 ./+<.3, com as ra)9es ane'as, requerendo, desde lo%o, seja revista a decis:o proferida, com o fim de ser refeita a prova testemunhal, nos termos e na ordem esta"elecida em lei. @esses termos, ede deferimento.

CCCCCCCCCCCC =local?, CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC =data?.

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC 0.-/M$ nE CCCCCCC

))))))) *ARA CRI#INA DA CO#ARCA ))))))+))))))) PROCESSO N, )))))))) RECORREN !E/ 0U ANO DE !A RECORRIDO/ #INIS!1RIO P2- ICO DO ES!ADO DE #INAS .ERAIS

RA(>ES RECURSAIS

#$/K$<0 F/<-G@.3, +03#@2. +LM./., 20GF0 /0+G/.20/ 2# AG1F<4..

0 MM. Aui), invocando a celeridade processual, determinou a reali)a6:o de audi(ncia de colheita da prova testemunhal da acusa6:o, ainda faltante, j tendo ouvido as testemunhas de defesa, invertendo, portanto, o rito procedimental previsto no art. Q00, caput, do +,di%o de rocesso enal.

0 procedimento ordinrio prev( a colheita da prova testemunhal apresentada pela acusa6:o antes das testemunhas arroladas pela defesa. Fal situa6:o deve-se oportunidade de conhecimento pleno do conte!do da imputa6:o feita e das provas oferecidas pelo ,r%:o acusat,rio, a fim de permitir que a ampla defesa se reali)e efetivamente, propiciando ao ru a produ6:o de contraprova.

.r%umentou o ilustre ma%istrado com o princBpio processual da economia processual, sustentando que al%umas testemunhas de acusa6:o, n:o locali)adas, n:o podem deter o andamento da instru6:o, muito em"ora o Ministrio !"lico tenha insistido na sua "usca e intima6:o. K "em verdade que a celeridade do processo um o"jetivo a ser alcan6ado n:o somente pelo oder Audicirio, mas por todos os envolvidos no processo, o que n:o si%nifica a"rir m:o dos direitos e %arantias fundamentais primordiais, como ocorre com a ampla defesa.

0 ru n:o pode ser prejudicado, na sua linha defensiva, so" o prete'to de se asse%urar uma justi6a clere, invertendo o rito procedimental, aut(ntica %arantia para as partes de que o condutor do processo promover atos processuais previsBveis, lo%o, sem %erar surpresa e prejuB)o.

. correi6:o parcial o recurso ca"Bvel para rever atos judiciais que tumultuem o correto andamento da instru6:o, conforme o rito le%almente previsto, voltando-se, pois, ao error in procedendo.

.nte o e'posto, a%uarda o recorrente que esse #%r%io Fri"unal d( provimento ao recurso para o fim de determinar que a colheita da prova testemunhal seja refeita, ouvindo-se todo o rol da acusa6:o, antes de se iniciar a oitiva das testemunhas de defesa. @esses termos, ede deferimento.

CCCCCCCCCCCC =local?, CCCCCCCCCCCCCCCCCCCC =data?. 7

CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC .2&0$.20 D 0.-/M$ nE CCCCCCCC

Anda mungkin juga menyukai