Anda di halaman 1dari 31

Laudo Tcnico de Avaliao da Instalao eltrica da Escola Estadual Efignia Alves

1. Objetivo: Elaborao de Laudo Tcnico de Avaliao apresentando a situao atual na qual se encontra a instalao eltricadaEscola Municipal Efignia Alves Pereira, medio das grandezas eltricas e deteco de problemas nas Caixas de Distribuio de energia eltrica, apontando solues tcnicas para os problemas eltricos encontrados, aferindo sua conformidade com as normas tcnicas aplicveis. A Escola Municipal Efignia Alves Pereira est situada na Rua Levy Ribeiro, 52, Itabira - MG, 35900-152, com funcionamento no turno da manh, tarde e noite, sob direo de Juliana Matos Martins Nunes.

2. Normas Aplicveis: Norma Tcnica Brasileira NBR-5410 (instalaes eltricas em baixa tenso), NBR 5444 (Smbolos grficos para instalaes eltricas prediais), NR10 Portaria 3214 Lei 6514/TEM e ND-5.1 (Regulamentao para Fornecimento de Energia a Consumidores em Baixa Tenso).

3. Generalidades: 3.1. A Escola Municipal Efignia Alves Pereira composto por 30 salas, divididos em 2 prdios, sendo o primeiro prdio com 22 salas salas de aula, cozinha e banheiros - e o segundo prdio com 8 salas, sendo atendido pela concessionria CEMIG em 127/220 Volts, tendo entrada de Fora Trifsica do tipo Subterrnea. O Painel de Fora est localizada no 1 piso da entrada do prdio, no lado do bloco 1, com frente para a rua Levy Ribeiro. Dentro da cabine de fora temos o ramal de ligao CEMIG composto por 3 conjuntos de cabos de 16 acoplada ao disjuntor geral de 100 A. Na sada do disjuntor geral tem barramentos que alimentam as salas do prdio1 e 2. 3.2. Ao lado do painel de fora tem uma sala com os disjuntores da secretaria. 3.3. Os disjuntores das salas de aula, cantina e cozinha encontram-se na sala de computadores no prdio 1. 3.4. Tambm no 1 piso prximo a quadraencontra-se um quadro de distribuio de alimentao da iluminao da quadra e vestirio, composta por 2 disjuntores bipolares de 40 A. 3.5. No prdio 2 encontra-se um painel de alimentao por andar, faltando um geral para o mesmo.

4. Metodologia: O procedimento utilizado na elaborao deste Laudo Tcnico foi o de registrar atravs de imagens todos os componentes do sistema, bem como efetuar medies de grandezas eltricas. No ato da vistoria, foram registrados todos os detalhes observados pela equipe, identificando e qualificando todos os componentes apontando as necessidades de correo das inconformidades apuradas. O laudo Tcnico foi elaborado identificando cada componente atravs de imagem e comentando as inconformidades segundo as Normas Tcnicas aplicveis.

5. Locais Auditados e Situao encontrada: O presente trabalho foi realizado seguindo o fluxo normal de energia eltrica: - Entrada de fora CEMIG, vindo do painel de fora, disjuntor geral; - Painel eltrico da secretaria; - Painel eltrico do prdio 1; - Painel geral da Quadra e vestirio; - Painel eltrico do prdio 2. - Tomadas e interruptores.

5.1. Painel de entrada de fora CEMIG

Inspeo do painel geral de Fora Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel Dever ser realizada manuteno preventiva e corretiva. Aferio com teste Disjuntor Geral NBR 5316 e ensaios de bancada. Retirada da oxidao dos barramentos e bornes de entrada. Possvel troca dos disjuntores.

Cabos de Entrada NR10

Dever ser realizada manuteno preventiva e corretiva, isolao e reaperto das conexes. Vedao da caixa dos condutores.

Falta de identificao dos disjuntores NBR 5410 e NR10

Instalao de placas de identificao.

Pontos de corroso nos terminais dos disjuntores NBR 5410 e NR10

Retirada da oxidao dos terminais e bornes de entrada. Reaperto geral dos cabos e acessrios

5.2. Painel eltrico da secretaria.

Inspeo do painel da secretaria Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel Identificaoerrada dos disjuntores NBR Instalao de identificao correta. 5410 e NR10

Equipamento de proteo acima da capacidade de corrente dos condutores gerais.

Instalao de disjuntor geral compatvel com os condutores de entrada e sada.

5.3. Painel eltrico do prdio 1 sala dos computadores.

Inspeo do painel eltrico do prdio 1 Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel Foram encontrados disjuntores sem identificao do circuito que protege. NBR 5410 / NR10

Efetuar a identificao dos disjuntores.

Equipamento de proteo acima da capacidade de corrente dos condutores gerais.

Instalao de disjuntor geral compatvel com os condutores de entrada e sada.

Em um mesmo disjuntor circuito de tomada e iluminao. NBR 5410

Diviso dos circuitos de iluminao e tomadas de acordo com a norma vigente.

O disjuntor 3 est subdimensionado, ocorrendo o seu desarme freqentemente. Falta de identificao dos disjuntores NBR 5410 e NR10 Falta de espao para disjuntor, para uma futura ampliao.

Diviso dos circuitos de iluminao e tomadas de acordo com a norma vigente.

Instalao de identificao

Troca do QD

5.4. Painel geral da Quadra e vestirio

Inspeo do Painel geral da quadra e vestirio Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel Foram encontrados disjuntores sem identificao do circuito que protege. NBR 5410 / NR10

Efetuar a identificao dos disjuntores.

Equipamento de proteo acima dacapacidade de corrente dos condutores gerais.

Instalao de disjuntor geral compatvelcom os condutores de entrada e sada.

Circuitos eltricos de servio desabrigados Instalao de um novo quadro de deproteo mecnica, disjuntores sem distribuio. identificao e sem segurana quanta a sua manipulao por pessoas no credenciadas.

Pontos de corroso nos terminais dos disjuntores NBR 5410 e NR10

Retirada da oxidao dos terminais e bornes de entrada. Reaperto geral dos cabos e acessrios

5.5. Painel eltrico do prdio 2.

Inspeo do Painel eltrico do prdio 2. Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel A falta de um painel com disjuntor geral NBR 5410 Instalao de um QD.

Foram encontrados disjuntores sem identificao do circuito que protege. NBR 5410 / NR10

Efetuar a identificao dos disjuntores.

Fiao exposta

Efetuar passagem dos cabos por eletrodutos por dentre a parede ou canaletas externamente.

5.6. Tomadas e interruptores.

Inspeo das tomadas e interruptores Irregularidades Levantadas e Norma Recomendaes Aplicvel A falta de espelhos nos interruptores e tomadas dos corredores do 1 e 2 andar do prdio 2 NBR 5410 Instalao de novas tomadas e interruptores de acordo com a norma.

Fiao exposta.

I Efetuar a instalao de espelhos nas tomadas e interruptores.

6. Recomendaes: 6.1.Como recomendao primordial, sugere-se a implantao de um programa de manuteno anual que estabelea uma rotina especfica para cada componente do sistema eltrico, de maneira que se mantenha a integridade da instalao e a adequao da mesma s normas tcnicas, em especial as NBR 5410 e NR-10. 6.2. Dever ser realizada manuteno nos painis de fora e distribuio de energia eltrica do prdio1 e 2, realizar limpeza dos conectores, substituir quadros danificados, organizao dos condutores, substituio dos disjuntores danificados, instalar proteo de acrlico (ou metlica aterrada) para os barramentos e partes energizadas, para que os mesmos no fiquem expostos, colocando em risco a vida humana. Verificar e instalar aterramentos nas portas e nas protees dos quadros. Dever ser realizada a retirada dos condutores eltricos que no esto sendo utilizados 6.3. Os quadros de distribuio devem possuir espao reserva para ampliaes futuras, com base no nmero de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado. A capacidade de reserva deve ser considerada no clculo do alimentador do respectivo quadro de distribuio. 6.4. Todos os condutores eltricos devem ser identificados, de acordo com sua finalidade, em caso de identificao por cor, o fio neutro (N) dever ser identificado com a cor azul-clara na isolao, o fio de proteo (PE) dever ser identificado com a cor verde-amarela ou verde na isolao, o fio do condutor PEN dever ser identificado com a cor azul-clara na isolao com anilhas verde amarela, e o fio fase devero ser identificados com qualquer cor na isolao, com exceo das cores utilizadas para os condutores N, PE e PEN. 6.5. Os cabos do Quadro Geral de energia devem ser reinstalados, de modo que a isolao dos cabos no fique em contato direto com a carcaa ou com outro cabo, pois uma falha da isolao (causada por rachaduras ou ressecamento) podendo resultar emcurto-circuito fasefase. 6.6. A documentao e a identificao local dos disjuntores do quadro de distribuio de energia foram atualizados segundo as normas vigentes. Todos os disjuntores de um quadro devem ser identificados de forma que a correspondncia entre disjuntor e respectivo circuito possa ser prontamente reconhecida. Essa identificao deve ser legvel, indelvel, posicionada de forma a evitar qualquer risco de confuso e,corresponder notao adotada no projeto.

7. Consideraes:

7.1. Encontramos alguns quadros onde os disjuntores esto mal dimensionados para proteo geral dos circuitos. Exemplo: Na sala de computador temos o painel de alimentao do prdio 1 onde temos 3 disjuntores , um de 40 e dois 30A como proteo para condutores gerais de sada em 2,5 . Sendo esses disjuntores de proteo de iluminao e tomadas simultaneamente, totalmente em no conformidade com a NBR5410. 7.2. No foram identificados sistema de pra-raios e aterramento nos prdios. 7.3. Alguns ventiladores das salas e da cantina no funcionam. 7.4. No existi planta civil e eltrica do Prdio1, sendo o necessrio a sua confeco. 7.5. Iluminao da Quadra no funciona. 7.6. No vestirio a iluminao no funciona. 7.7. Vrias fiaes expostas na escola, necessitando o uso de espelho e plafons.

8. Diretrizes Gerais: 8.1. Contratar servio para executar manuteno no prdio. 8.2. Execuo das obras de modernizao. 8.3. Adequao das instalaes existentes, de acordo com item 6 recomendaes e de acordo com o projeto proposto.

9. Concluso O presente Laudo Tcnico apresentou a anlise da instalao eltrica indicando as inconformidades e sugerindo recomendaes para que sejam implementadas a fim de fazer com que o sistema eltrico da Escola Efignia Alves funcione perfeitamente. Como recomendao primordial, sugere-se a implantao de um programa de manuteno semestral que estabelea uma rotina especfica para cada componente do sistema eltrico,de maneira que se mantenha a integridade da instalao e a adequao da mesma s normas tcnicas, em especial as NBR 5410, NBR5419, NR-10 e ND-5.1.

Memorial de Clculo

TABELA DE PREVISO DE CARGAS


Tabela de previso de cargas Iluminao Tomadas de uso geral Potncia (VA) 266,67 266,67 266,67 266,67 266,67 266,67 133,33 200,00 133,33 66,67 66,67 800,00 66,67 66,67 66,67 266,67 266,67 266,67 400,00 Pontos Qte 5 5 5 5 5 5 3 2 3 3 1 10 2 2 3 3 2 4 4 Potncia (VA) 100 100 100 100 100 100 100 100 100 100 600 100 600 100 100 600 100 100 100 Pot.total Pontos (VA) 500 500 500 500 500 500 300 200 300 300 600 1000 1200 200 300 1800 200 400 400 17 Computadores* 300 Qte

Dimenses Recinto Sala 01 Sala 02 Sala 03 Sala 04 Sala 05 Sala 06 Pedagogia Sala de computadores Sala dos professores Escritrio Banheiro escritrio Refeitrio Banheiro refeitrio Quartinho Despensa Cozinha Sala 07 Sala 08 Sala 09 rea (m) 29,75 30,52 33,28 31,54 28,56 28,56 12,91 22,29 13,79 9,24 2,73 139,05 9,22 7,17 7,43 28,78 24,53 24,06 49,06 Permetro (m) 21,86 22,16 23,16 22,50 21,50 21,50 14,98 19,72 15,16 14,36 6,80 48,90 12,32 10,72 11,02 21,5 20,35 20,2 28,2

Tomadas de uso especfico Aparelho tipo Potncia (W)

Sala 10 Corredor Escritrio 01 Escritrio 02

49,53 38,31 13,51 7,35

28,35 42,42 14,82 11,02

400,00 266,67 133,33 66,67

6 6 9 3

100 100 100 100

600 600 900 300

CLCULO DE ILUMINAO
Segundo a NBR 5413, tabela 02 Fatores determinantes da iluminncia adequada Idade: inferior a 40 anos (-1) Velocidade e preciso: Sem importncia (-1) Refletncia do fundo da tarefa: 30 a 70% (0) Total = -2 Ento segundo o item 5.3.13 da mesma norma a iluminncia para salas de aulas ser igual a 200. Exemplo de clculo para sala de aula 01 =A. E = 29,75 * 200 = 5950 lumens Para clculo foram consideradas lmpadas fluorescentes tubulares de 20W da Philips (TLRS 20/54, Luz do dia, fluxo luminoso de 1000 lm) Nmero de lmpadas: 5950/1000= 5,95 6 lmpadas Para melhor distribuio usar 04 luminrias com 02 lmpadas cada, reator para 2 lmpadas de 40W cada, partida rpida, perdas de 20W, fator de potncia de 0,9

A Iluminao externa no dispe de norma ou critrios especficos. Foram utilizadas lmpadas de vapor de mercrio de 80W, 220V

Recinto Sala 01 Sala 02 Sala 03 Sala 04 Sala 05 Sala 06 Pedagogia Sala de computadores Sala dos professores Escritrio Banheiro escritrio Refeitrio Banheiro refeitrio Quartinho Despensa Cozinha Sala 07 Sala 08 Sala 09 Sala 10 Corredor Escritrio 01 Escritrio 02

rea (m2) Lumens (lm) 29,75 30,52 33,28 31,54 28,56 28,56 12,91 22,29 13,79 9,24 2,73 139,05 9,22 7,17 7,43 28,78 24,53 24,06 49,06 49,53 38,31 13,51 7,35 5950 6104 6656 6308 5712 5712 2582 4458 2758 1848 273 27810 1844 1434 1486 5756 4906 4812 9812 9906 7662 2702 1470

Lmpadas Calculadas 6 6 7 6 6 6 3 5 3 2 1 28 2 1 2 6 5 5 10 10 8 3 2

Lmpadas usadas 8 8 8 8 8 8 4 6 4 2 2 24 2 2 2 8 8 8 12 12 8 4 2

Luminrias 4 4 4 4 4 4 2 3 2 1 1 12 1 1 1 4 4 4 6 6 4 2 1

Potncia [VA] 266,67 266,67 266,67 266,67 266,67 266,67 133,33 200,00 133,33 66,67 66,67 800,00 66,67 66,67 66,67 266,67 266,67 266,67 400,00 400,00 266,67 133,33 66,67

CLCULO DE TOMADAS
Atravs do critrio definido pela NBR 5410 , item 9.5.2.2.1, ser previsto: a) em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, prximo ao lavatrio, atendidas as restries de 9.1; b) em cozinhas, copas, copas-cozinhas, reas de servio, cozinha-rea de servio, lavanderias e locais anlogos, deve ser previsto no mnimo um ponto de tomada para cada 3,5 m, ou frao, de permetro, sendo que acima da bancada da pia devem ser previstas no mnimo duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos; e) em cada um dos demais cmodos e dependncias de habitao devem ser previstos pelo menos: um ponto de tomada, se a rea do cmodo ou dependncia for igual ou inferior a 2,25 m2. Admite-se que esse ponto seja posicionado externamente ao cmodo ou dependncia, a at 0,80 m no mximo de sua porta de acesso; um ponto de tomada, se a rea do cmodo ou dependncia for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2; um ponto de tomada para cada 5 m, ou frao, de permetro, se a rea do cmodo ou dependncia for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaados to uniformemente quanto possvel.

Tomadas de Uso Geral Permetro Potncia Recinto Pontos Potncia (m) Total (qtde) (VA) (VA) Sala 01 21,86 5 100 500 Sala 02 22,16 5 100 500 Sala 03 23,16 5 100 500 Sala 04 22,50 5 100 500 Sala 05 21,50 5 100 500 Sala 06 21,50 5 100 500 Pedagogia 14,98 3 100 300 Sala de computadores 19,72 2 100 200 Sala dos professores 15,16 3 100 300 Escritrio 14,36 3 100 300 Banheiro escritrio 6,80 1 600 600 Refeitrio 48,90 10 100 1000 Banheiro refeitrio 12,32 2 600 1200 Quartinho 10,72 2 100 200 Despensa 11,02 3 100 300 3 600 1800 Cozinha 21,5 2 100 200 Sala 07 20,35 4 100 400 Sala 08 20,2 4 100 400 Sala 09 28,2 6 100 600 Sala 10 28,35 6 100 600 Corredor 42,42 9 100 900 Escritrio 01 14,82 3 100 300 Escritrio 02 11,02 3 100 300 * potncia do computador obtida na ND5.1 Cemig

Tomadas de Uso Especfico Potncia Pontos Aparelho (W) (qtde)

17

Computadores*

300

DIVISO DE CIRCUITOS
Circuito 01: Iluminao das salas 01, 02, 03, 04, escritrio 1 e escritrio 2 Circuito 02: Iluminao das salas 05, 06, sala da Pedagogia, sala de computadores, sala dos professores, escritrio, banheiro do escritrio. Circuito 03: Iluminao do refeitrio, banheiro do refeitrio, quartinho, despensa, cozinha. Circuito 04: Iluminao das salas 07, 08, 09 e 10 Circuito 05: Iluminao do Corredor. Circuito 06: Tomadas das salas 01, 02, 03 e 04 Circuito 07: Tomadas das salas 05 e 06, escritrio 01 e 02. Circuito 08: Tomadas da sala da Pedagogia, sala dos professores, escritrio, banheiro do escritrio e corredor. Circuito 09: Tomadas do refeitrio e banheiro do refeitrio. Circuito 10: Tomadas do quartinho e despensa. Circuito 11: Cozinha Circuito 12 e 13: Tomadas da sala de computadores Circuito 14: Salas 07, 08, 09, 10. Circuito 15: Iluminao Externa

QUADRO DE CARGAS Prdio Antigo Lmpadas e reatores Lmpada Vapor de Mercrio 80 (W) + Lmpadas Reatores Reator 80 Circuito 20(W) 20(W) W 1 38 19 2 34 17 3 38 19 4 40 20 5 8 4 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 14 16 17 18 19 TUG TUG TUE

100

20 16 18 10 5 2 2 20

Potncia Potncia Potncia Ativa Reativa Aparente Tenso Fases Corrente Proteo Tipo Cabo 600 (w) (Var) (VA) (V) RST (A) (A) Proteo mm2 1140 557 1267 127 R 9,98 20 Disjuntor 2,5 1020 498 1133 127 S 8,92 20 Disjuntor 2,5 1140 557 1267 127 T 9,97 20 Disjuntor 2,5 1200 587 1333 127 R 10,5 20 Disjuntor 2,5 240 117 267 127 R 2,1 20 Disjuntor 2,5 2000 0 2000 127 S 15,75 25 Disjuntor 4 1600 0 1600 127 T 12,6 25 Disjuntor 4 1 1900 0 1900 127 R 14,96 25 Disjuntor 4 2 2200 0 2200 127 S 17,32 25 Disjuntor 4 500 0 500 127 R 3,94 25 Disjuntor 4 3 2000 0 2000 127 T 15,75 25 Disjuntor 4 8*300W 2600 1259,24 2888,89 127 S 22,75 30 Disjuntor 6 9*300W 2700 1307,66 3000 127 T 23,62 30 Disjuntor 6 2000 0 2000 127 R 15,75 25 Disjuntor 4 1260 2182,38 2520 220 RT 11,45 25 Disjuntor 4 RESERVA R 20 Disjuntor S 20 Disjuntor T 20 Disjuntor T 20 Disjuntor

DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES E PROTEO Caractersticas para todos os circuitos: Temperatura Ambiente = 30 Mtodo de Instalao = B1 Corrente de Curto Circuito = 2 kA Tempo de abertura = 1 ciclo Foi utilizado os 5 mtodos para dimensionamento dos condutores: a) Mtodo da mnima seo b) Mtodo da mxima corrente c) Mtodo da queda de tenso d) Mtodo de Sobrecarga e) Mtodo de Curto-Circuito

Circuito 01 a) Mnima seo Circuito de fora = 2,5 mm2 Iz=24 [A] b) Mxima Corrente Ip=9,98 [A] Nmero de circuitos no mesmo eletroduto= 6 (max) Fator de correo de agrupamento = 0,57

Seo=2,5 mm2 Iz=24 [A] c) Queda de tenso V=127 [V] l=30 m

Seo= 1,5 mm2 d) Sobrecarga Quadro no ventilado - Fator de correo de temperatura = 0,87

Seo = 2,5 mm2 Disjuntor = 20 A e) Curto-Circuito


Resultado: Seo = 2,5 mm2 e disjuntor de 20 [A]

O mesmo cabo e proteo ser usado para todos os circuitos de iluminao.

Circuito 06 f) Mnima seo Circuito de fora = 2,5 mm2 Iz=24 [A] g) Mxima Corrente Ip=15,75 [A] Nmero de circuitos no mesmo eletroduto= 6 (max) Fator de correo de agrupamento = 0,65

Seo=4 mm2

Iz= 32 [A]

h) Queda de tenso V=127 [V] l=30 m

Seo= 4 mm2 i) Sobrecarga Quadro no ventilado - Fator de correo de temperatura = 0,87

Seo = 4 mm2 j) Curto-Circuito

Disjuntor = 25 A

Resultado: Seo = 4 mm2 e disjuntor de 25 [A]

O mesmo cabo e proteo ser usado para todos os circuitos de tomadas.

Circuito 13 k) Mnima seo Circuito de fora = 2,5 mm2 Iz=24 [A] l) Mxima Corrente Ip=23,62 [A] Nmero de circuitos no mesmo eletroduto= 6 (max) Fator de correo de agrupamento = 0,65

Seo=6 mm2

Iz= 41 [A]

m) Queda de tenso V=127 [V] l=20 m

Seo= 4 mm2 n) Sobrecarga Quadro no ventilado - Fator de correo de temperatura = 0,87

Seo = 6 mm2 o) Curto-Circuito

Disjuntor = 30 A

Resultado: Seo = 6 mm2 e disjuntor de 30 [A] O mesmo cabo e disjuntor ser usado para o circuito 12 e 13.

DIMENSIONAMENTO DE ELETRODUTOS

As sees e reas dos condutores e eletrodutos, foram obtidos nas tabelas 11.3 e 11.4, da pgina 136 do livro Instalaes Eltricas (Cavalim,2006) Todos os eletrodutos foram dimensionados para possuir 40% de ocupao.

Ramal Circuito Seo rea Total N de condutores Total da rea Resultado

Do QD At a sala 10 4 14 2,5 mm2 4 mm2 9,1 mm2 11,9 mm2 2 2 18,2 mm2 23,8 mm2 ou dimetro interno de 16 mm

41,8 mm2

Ramal Circuito Seo rea Total N de condutores Total da rea Resultado

Do QD at a cozinha/refeitrio (Tomadas) 6 7 8 9 2 2 2 4 mm 4 mm 4 mm 4 mm2 11,9 mm2 11,9 mm2 11,9 mm2 11,9 mm2 2 2 2 2 23,8 mm2 23,8 mm2 23,8 mm2 23,8 mm2 3/4 ou dimetro interno de 21 mm

11 4 mm2 11,9 mm2 2 23,8 mm2

119 mm2

Ramal Circuito Seo rea Total N de condutores Total da rea Resultado

Do QD at a cozinha/refeitrio (Iluminao) 1 2 3 2 2 2,5 mm 2,5 mm 2,5 mm2 9,1 mm2 9,1 mm2 9,1 mm2 2 2 2 18,2 mm2 18,2 mm2 18,2 mm2 ou dimetro interno de 16 mm

5 2,5 mm2 9,1 mm2 2 18,2 mm2 72,8 mm2

TABELA DE PREVISO DE CARGAS


Tabela de previso de cargas Quadra e vestirios Dimenses Iluminao Tomadas de uso geral Tomadas de uso especfico Recinto rea Permetro (m) Vestirio 1 18,92 Vestirio 2 18,92 Quadra 1000 (m) 17,4 17,4 130 Potncia (VA) 66,67 66,67 1852,174 Pontos Potncia Pot.total Pontos Aparelho Potncia Qte 3 3 (VA) 100 100 (VA) 300 300 Qte 2 2 tipo chuveiros chuveiros (W) 4000 4000

Iluminao da Quadra Lmpadas de vapor de mercrio de 400 W de vapor de sdio mais reator.

QUADRO DE CARGAS Quadra e Vestirios Lmpadas e reatores Lmpada de Vapor Lmpadas Reatores de Sdio Circuito 20(W) 20(W) 400 (W) 1 4 4 0 2 0 0 0 3 0 0 0 4 0 0 4 5 6 TUG TUG TUE Potncia Potncia Potncia Ativa Reativa Aparente Tenso Fases Corrente Proteo Tipo Cabo (w) (Var) (VA) (V) RST (A) (A) Proteo mm2 733,34 64,59 748,16 127 R 5,89 20 Disjuntor 2,5 4000 0 4000 220 RS 18,18 30 Disjuntor 6 4000 0 4000 220 ST 18,18 30 Disjuntor 6 1600 681,6 1739,13 220 RT 7,905 20 Disjuntor 2,5 20 Disjuntor RESERVA 20 Disjuntor

100 6 0 0 0

600 0 0 0 0

0 1 1 0

DIMENSIONAMENTO DE ELETRODUTOS Ramal Circuito Seo rea Total N de condutores Total da rea Resultado Vestirio 1 2 3 4 2 2 2 2,5 mm 6 mm 6 mm 2,5 mm2 9,1 mm2 15,2 mm2 15,2 mm2 9,1 mm2 2 2 2 2 18,2 mm2 30,4 mm2 30,4 mm2 18,2 mm2 97,2 mm2 3/4 ou dimetro interno de 21 mm

DIMENSIONAMENTO DO QUADRO DE DISTRIBUIO Prdio antigo: Quadro para 14 disjuntores mais 04 disjuntores reserva Disjuntor Geral trifsico de 90 [A]

Quadra Quadro para 04 disjuntores mais 02 disjuntores reserva Disjuntor Geral trifsico de 32 [A]

CATEGORIA DE ATENDIMENTO DO CONSUMIDOR

De acordo com o 3.19 da ND 5.1, a carga instalada o somatrio das potncias nominais dos equipamentos eltricos de uma unidade consumidora que, aps a concluso dos trabalhos de instalao, estaro em condies de entrar em funcionamento. Instalao de fornecimento tipo C: 4 fios (3 fases + neutro) 127 V/220 V Carga instalada entre 15,1 kW a 75,0 kW No possui motor ou mquina de solda.

Potncia Instalada = 22,240 kW (prdio antigo) + 7,86 kW (prdio novo) + 10,33 kW= 40,43 kW Demanda da carga instalada a (iluminao) = (7139,47 + (3260/0,9))*1= 10761,7[VA] a (tomadas) = (13500 + 1500)*1= 15000 [VA] b (aparelhos eletrodomsticos) = b1 = 8000*0,92=7360 [VA] b5 = 5666,67* 1 =5666,67 [VA] Demanda total = 38788,37 [VA]

Fornecimento Tipo C, faixa C5 (38,1 a 47,0 kVA), 4 fios, 03 fases


Condutor por fase Cobre PVC 70 3 x 50 mm2 Eletroduto (mm) PVC 50 Ao 40 Proteo

Condutor de proteo das caixas

Disjuntor termo-magntico 3 x 120 A

25 mm2

Lista de Material Item Descrio 1 Tomada 2P+T, 10A, 250 V~ 2 Tomada 2P+T, 20A, 250 V~ 3 Interruptor simples 4 Lmpada Fluorescente Tubular 20W, T8, 1000lm, Luz do dia 5 Reator eletrnico 2x20W 6 Lmpada de Vapor de Mercrio 80W 7 Reator para lmpada de vapor de mercrio 80W, 220 V 8 Lmpada de Vapor de Sdio 400W 9 Reator para lmpada de vapor de sdio 400W, 220 V 10 Cabo flexvel 2,5 mm 750V com 100m 11 Cabo flexvel 4,0 mm 750V com 100m 12 Cabo flexvel 6,0 mm 750V com 100m 13 Quadro de distibuio para 19 disjuntores 14 Quadro de distribuio para 06 disjuntores 15 Disjuntores Unipolar de 20A, 2KA 16 Disjuntores Unipolar de 25A, 2KA 17 Disjuntores Unipolar de 30A, 2KA 18 Chuveiro Tradicional 220V~ 4000W 19 Eletroduto de PVC 1/2 ou 20 mm ( 3m cada) 20 Eletroduto de PVC 3/4 ou 20 mm ( 3m cada) 21 Luminria de sobrepor para 02 lmpadas fluorescentes tubulares T-8

Qtde 72 6 30 162 81 14 14 4 4 8 8 4 1 1 13 8 4 2

81

Anda mungkin juga menyukai