Anda di halaman 1dari 36

Mtodo de Teste Padro para a realizao de testes de eroso por impacto de partculas slidas usando jatos de gs

Baseado na Norma ASTM G76 - 13

Robert Cruzoaldo Maria Thiago Augusto de Sousa Moreira

Introduo
Eroso: a perda progressiva de material de uma superfcie slida devido interao mecnica entre a superfcie e um fluido, ou um fluido multicomponente ou partculas lquidas ou slidas impactantes. Valor da eroso (erosion value): perda de volume de material da amostra dividida pela massa total de partculas abrasivas que impactaram a amostra (mm3g-1). Taxa de eroso normalizada (Normalized Erosion Rate): valor da eroso (mm3g-1) de material da amostra dividido pelo valor eroso (mm3g-1) do material de referncia.

Introduo

Diferentes tipos de eroso Suski (2004)

Representao esquemtica dos mecanismos de eroso por partculas slidas: (a) microcorte e/ou microsulcamento - baixos ngulos de incidncia, (b) fadiga altos ngulos e baixa velocidade, (c) deformao plstica alto ngulo e mdia velocidade e (d) fratura frgil (Stachowiak e Batchelor apud Silva 2008).

Parmetros que Influenciam o Processo de Eroso


Velocidade de impacto ngulo de Impacto Tamanho da partcula Dureza da partcula Forma da partcula Densidade da partcula Concentrao de partculas (fluxo) Dureza do material alvo Microestrutura do material alvo Propriedades termofsicas do material alvo Temperatura

Eroso sobre as chapas dos dutos do trocador de calor de uma usina termoeltrica

Desgaste erosivo na tampa de fechamento de uma turbina de uma usina hidreltrica

Simulador de desgaste erosivo

Procedimento Experimental
Este mtodo de ensaio abrange a determinao de perda de material por eroso por impacto de partcula slida arrastada por um gs. O teste envolve tamanhos de partcula, velocidades, ngulos de ataque, ambiente e assim por diante, que podem variar ao longo de um largo intervalo.

Resumo do Teste
Este mtodo de ensaio utiliza uma abordagem eroso por impacto repetido envolvendo um pequeno bocal de fornecimento de um fluxo de gs contendo partculas abrasivas que so impactadas superfcie de uma amostra.

Viso geral do equipamento

Vacumetro

Diferena de presso

Funil para entrada do abrasivo

Reservatrio do abrasivo
Dimetro maior do reservatrio: 91,1 mm Dimetro menor do reservatrio: 26,6 mm

Cmara
Dimetro: Externo: 128,8 mm Interno: 124,4 mm Espessura: 4,45mm Altura: 290mm At o furo: 205 mm Dimetro do furo: 22,4 mm Janela de visualizao: 110x80mm

Amostras e ngulos de impacto

30

45 60

Venture

Compressor

Coletor de Partculas

A calibrao do aparelho
Caractersticas do ao 1020 de referncia

Microestrutura do ao 1020 de referncia

A calibrao do aparelho

Fotomicrografia das partculas de Al2O3 de 50 m usadas no teste de referncia

A calibrao do aparelho

Resultados do teste de laboratrio

Procedimento Experimental
1 - Estabelecer e medir a velocidade das partculas e fluxo de partculas especificado. 2 - Preparar a superfcie da amostra, se necessrio, para alcanar uniformidade e acabamento adequado. 3 - Limpe a superfcie da amostra com cuidado (leos ou gorduras, ferrugem...). 4 - Pesar em balana analtica 5 - Colocar a amostra no local e na orientao adequada no aparelho .

Procedimento Experimental
6 - Submeta a amostra ao choque com as partculas durante um intervalo de tempo selecionado. 7 - Retire a amostra, limpe-a com cuidado, pese-a novamente e calcule a perda de massa. 8 - Repetir este processo para determinar pelo menos quatro pontos para um tempo total de pelo menos 600s e traar em um grfico os valores de perda de massa em funo do tempo decorrido. Tempos apropriados seriam 120, 240, 480 e 960 segundos para um material tal como ao 1020. 9 - O valor mdio de eroso calculada dividindo-se taxa de eroso (mg/s) pela taxa de fluxo de abrasivo (g/s) e, em seguida, dividindo-se pela densidade da amostra (gcm- 3) .

Os principais fatores responsveis pelo processo de eroso.


a) Operacionais: velocidade da partcula; ngulo de impacto; temperatura; nmero de partculas por unidade de rea por unidade de tempo; corrosividade do meio;

b) Propriedades das partculas: tipo de material, tamanho, forma; densidade; dureza. c) Propriedades da superfcie: tipo de material, morfologia; nvel de tenses; dureza; rugosidade; tamanho de gro; porosidade.

A velocidade de impacto das partculas erodentes tem um significativo efeito sobre a taxa de eroso (E) de um material. O valor de E dado pela razo entre a quantidade de material perdido no desgaste e sua quantidade original. A dependncia da velocidade caracterizada por um expoente p e dada pela Equao a seguir (Sundararajan et al., 1997).

A eroso varia com a velocidade, e tambm com o ngulo de impacto, de acordo com a Equao:

A influncia do ngulo de impacto nas taxas de eroso se d em funo da natureza do material alvo. Em materiais dcteis como metais e ligas, a mxima taxa de eroso acontece com ngulos entre 15 e 30. Em contraste, para materiais frgeis, a taxa mxima de eroso se d em ngulos normais (90).

A taxa de eroso aumenta em funo do aumento do tamanho de partculas. Esta relao se d com partculas de tamanho entre de 50 a 100m. A partir de 100m, a taxa de eroso no depende mais do tamanho de partcula. A taxa de eroso aumenta conforme a Equao seguinte, onde m aproximadamente 3.

Propostas de melhoria
Melhorar o mtodo para medir a velocidade da partcula como a utilizao da fotografia de alta velocidade ou velocmetro a laser. Necessita-se ainda de vedar o coletor de partculas utilizando tubo corrugado nas articulaes do equipamento, melhorando tambm o manusei do mesmo.

Referncias
ASTM G40-92, Annual Book of ASTM Standards, Vol.3, 02, p.160, 1992. ASTM G76-13 Standard Test Method for Conducting Erosion Tests by Solid Particle Impingement Using Gas Jets. ASTM Standards, 2013. GEREMIA, Leonardo. Anlise do Desgaste Erosivo em Revestimentos Aspergidos Termicamente. Trabalho de Concluso apresentado Universidade do Vale do Rio dos Sinos como requisito parcial para obteno do ttulo de graduado em Engenharia Mecnica, 2006. HUTCHINGS, I.M. Tribology: Friction and Wear of Engineering Materials. Butterworth, Boston, 1992. SILVA, Flvio Jos da. Eroso, corroso, eroso-corroso e cavitao do ao ABNT 8550 nitretado a plasma. Tese apresentada ao Programa de Ps-graduao em Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Uberlndia, como parte dos requisitos para a obteno do ttulo de doutor em engenharia mecnica. Uberlndia MG, 2008. SUSKI, Cssio Aurlio. Estudo do Efeito de Tratamentos de Revestimentos Superficiais na Vida de Ferramentas de Conformao Mecnica Frio. Dissertao submetida Universidade Federal de Santa Catarina para a obteno do grau de mestre em cincia e engenharia de materiais. Florianpolis, 2004. WHEELER, D.W., WOOD, R.J.K. Erosion of hard surface coatings for use in offshore gate valves. Wear 258, p. 526-536, 2005.

Anda mungkin juga menyukai