Anda di halaman 1dari 29

Curso de Montagem e Manuteno de Computadores

INTRODUO A MONTAGEM E MANUTENO

GUILHERME DE ALMEIDA

TCNICO/ESPECIALISTA EM MONTATEM E MANUTENO

FUNES - O Profissional apto a realizar:


Instalaes de equipamentos (HARDWARE) e SOFTWARE; Configuraes de equipamentos (HARDWARE) e SOFTWARE; Atualizaes (UPGRADES) de HARWARE e SOFTWARE; Manuteno de HARDWARE e SOFTWARE.

TCNICO/ESPECIALISTA EM MONTATEM E MANUTENO

ONDE ATUAR?

Em empresas especializadas no ramo de montagem e manuteno de computadores; Empresas que possuem um grande parque de mquinas, normalmente no setor de TIC. Como profissional autnomo, prestando os diversos tipos de servios que a rea exige, tais como, consultoria, instalaes, montagem, manuteno e configuraes dos mais variados tipos de equipamentos.

TCNICO/ESPECIALISTA EM MONTATEM E MANUTENO

Na maioria dos casos, manuteno de um computador consiste em identificar as peas defeituosas e fazer a substituio das mesmas. As peas (hardware) que mais trocamos de um computador so: Fontes de alimentao Placa-me Memria RAM Cooler do Processador Unidade de armazenamento como HD Leitor e gravador de DVD ou CD

DEFINIO DE COMPUTADOR

O termo Computador tem sua origem do latim Computare (contar, calcular) e um equipamento composto por uma srie de circuitos eletrnicos (HARDWARE) e programas (SOFTWARE), sendo capaz de:

Receber;
Armazenar; Comparar; Combinar; Processar; Exibir uma determinada informao.

Basicamente tem a funo de receber dados atravs de dispositivos de entrada, processar e retornar estes dados, agora denominados como Informao atravs de algum dispositivo de sada.

DEFINIO DE COMPUTADOR

DADOS E INFORMAES
DADOS
ENTRADA

PROCESSAMENTO

SADA

INFORMAES

Dados: consistem em smbolos (nmeros, palavras ou imagens) obtidos atravs de medies e observaes de um conjunto de variveis. Informao: o resultado da organizao, interpretao, manipulao e processamento de dados. Os dados so agrupados e correlacionados, obtendo-se assim, algo til para um determinado fim.

TIPOS DE COMPUTADORES

Microcomputador - tambm conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) o tipo mais popular.

A IBM lanou o primeiro. Hoje h inmeras marcas de PCs.


Alm dos PCs existe ainda outra famlia de microcomputadores, chamada Macintosh, fabricada pela Apple.

PC

MACINTOSH

TIPOS DE COMPUTADORES

Portteis - os modernos microcomputadores portteis ( tablets, netbooks, ultrabooks, notebooks, laptops) reproduzem praticamente todos os aspectos do funcionamento dos modelos de mesa (desktops). A principal vantagem a mobilidade, pode se trabalhar com eles em qualquer lugar, como no caso de viagens, por exemplo. Existem notebooks compatveis com a famlia IBM PC e com a Apple Macintosh.

Notebook IBM -PC

Ultrabook - Apple

TIPOS DE COMPUTADORES

Mainframes - computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prdios inteiros. No passado, muitas aplicaes requeriam o uso de mainframes, j que os primeiros microcomputadores eram fracos e pouco confiveis. Com os avanos tecnolgicos, os micros ficaram cada vez mais poderosos, tomando a maior parte do mercado. Mas os mainframes ainda tm sua importncia: algumas aplicaes, como sistema bancrios, previso de tempo e controle voos espaciais, requerem computadores de grande porte. Hoje em dia so chamados de supercomputadores.

TIPOS DE COMPUTADORES

GadGet - Utilitrios A ltima tendncia em computao so os computadores que se podem vestir ("computadores usveis"). So essencialmente aplicaes de computadores comuns (e-mail, banco de dados, multimdia, calendrio/agenda) integradas em relgios, celulares, viseiras e at mesmo em roupas!

MP3 Player

Celulares

CONHECENDO O COMPUTADOR

Para existncia de um sistema computacional ou computador, faz-se necessrio trs componentes, so eles:
HARDWARE
SISTEMA COMPUTACIONAL

SOFTWARE

USURIO

HARDWARE parte fsica do computador, ou seja, o conjunto de componentes eletrnicos, circuitos integrados e placas.

SOFTWARE - parte lgica, ou seja, o conjunto de instrues e dados processado pelos circuitos eletrnicos do hardware. Tambm, podemos chamar software de programas.
USURIO quem utiliza o computador. Pode ser uma pessoa ou outro sistema computacional.

SOFTWARE

a parte lgica do computador, ou seja, um conjunto de instrues passo-a-passo que orientam o computador a executar determinadas funes para produzir um resultado desejado. Tambm so chamados de Programas. Software, normalmente, so divididos em:

SOFTWARE BSICO SOFTWARE APLICATIVO

SOFTWARE BSICO SISTEMA OPERACIONAL

o programa principal do computador. o SOFTWARE com a funo de gerenciar todas as funcionalidades do computador e possibilitar a interao entre o usurio e a mquina. Responsvel por controlar o Hardware e demais Sofwares existentes no computador. O SO funciona como uma plataforma para a instalao de outros Softwares Aplicativos, ou seja, sem o SO no possvel o manuseio do equipamento em suas funcionalidades plenas. Exemplos de Sistemas Operacionais: MS-DOS; Windows (XP, Vista, Seven, 8); Linux (Ubuntu, Mandriva); Solaris; iOS, MACOS, Android.

SOFTWARE APLICATIVO

So programas desenvolvidos especificamente para executar uma determinada tarefa, por exemplo, editor de texto, planilha eletrnica, geradores de PDF, editores de udio, vdeo, anti-vrus.

HARDWARE

Parte fsica da mquina, formada por componentes eletrnicos como peas. Podemos dividi-lo em trs partes principais:

CPU Processador Memria Perifricos

CPU - Processador

A Unidade central de processamento - UCP (em ingls, usamos a sigla CPU, que abreviatura de Central Processing Unit) a parte de um sistema de computador que executa as instrues de um software (programa de computador), e o elemento primordial na execuo das funes de um computador. Tambm conhecido como o crebro do computador

CPU - Processador

Obs.: Nos microprocessadores a CPU nada mais que o processador.

MEMRIA

Responsvel por armazenar os dados e as informaes. Pode ser dividida em:

Memria Principal Armazena os dados e as informaes que esto sendo processados. Tudo que estiver em execuo armazenado pela memria principal.
Memria Secundria Armazena todos os dados existentes no computador.

MEMRIA PRINCIPAL

Caractersticas:

Voltil necessrio energia para os dados sejam armazenados. Caso falte energia, os dados so perdidos. Alta Performance a comunicao entre processador e memria feita de forma rpida. Baixa Capacidade armazena pouca quantidade de dados. Alto Custo preo elevado.

Exemplo: Memria RAM

MEMRIA SECUNDRIA

Caractersticas:

Persistente no necessrio energia para os dados sejam armazenados. Caso falte energia, os dados no so perdidos. Baixa Performance a comunicao entre processador e memria feita de forma lenta. Alta Capacidade armazena grande quantidade de dados. Todos os dados existentes no computador.

Baixo Custo preo reduzido.

PERIFRICOS

HARWARE utilizados para realizar a interao entre usurio e computador. Podem ser divididos em:

Dispositivos de Entrada utilizados para entrada de dados/informaes no computador. A interao parte do Usurio para o Computador. Dispositivos de Sada utilizados para sada de dados/informaes do computador. A interao parte do Computador para o Usurio. Dispositivos de Entrada/Sada utilizados tanto para entra quanto para sada de dados/informaes. A interao parte de ambos os sentidos Usurio >> Computador e Computador >> Usurio.

PERIFRICOS ENTRADA

PERIFRICOS SADA

PERIFRICOS ENTRADA/SADA

EXERCCIOS

Classifique os perifricos em: 1 Dispositivos de entrada.

2 Dispositivos de sada.
3 Dispositivos de entrada e sada. ) Impressora ) Mouse ) Teclado ) Monitor ) SCANNER ( ( ( ( ( ) Caixa de Som ) Multifuncional ) Microfone ) CD ) Kit Multimdia ( ( ( ( ( ) DVD ) Joystick ) Touch Screen ) Leitor tico ) Pendrive

( ( ( ( (

PRINCIPAIS COMPONENTES DO GABIENTE


Classifique os perifricos em: 1 Dispositivos de entrada.

2 Dispositivos de sada.
3 Dispositivos de entrada e sada. ) Impressora ) Mouse ) Teclado ) Monitor ) SCANNER ( ( ( ( ( ) Caixa de Som ) Multifuncional ) Microfone ) CD ) Kit Multimdia ( ( ( ( ( ) DVD ) Joystick ) Touch Screen ) Leitor tico ) Pendrive

( ( ( ( (

TABELA TECNOLOGIA X CUSTO


Alta Tecnologia & Alto Custo Baixa Tecnologia & Alto Custo

Alta Tecnologia & Baixo Custo

Baixa Tecnologia & Baixo Custo

SISTEMA BINRIO

bit representa os dois possveis estados de um circuito eltrico:


Ligado com corrente representa-se com o nmero 1. Desligado sem corrente representa-se com o nmero 0.

Byte unidade utilizada para representar um dado ou smbolo (letra, nmero ou sinal). Abreviao B. Formado a partir de 8 bits.

SISTEMA BINRIO

Mltiplos do Byte: KiloByte (KB)


MegaByte (MB) GigaByte (GB) TeraByte (TB) 1.000 Byte 1.000.000 Byte 1.000.000.000 Byte 1.000.000.000.000 Byte

Anda mungkin juga menyukai