Anda di halaman 1dari 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia
3 Srie Didtica e Prtica de Ensino
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Denise F. Bagne Marquesin


Faculdade Anhanguera de Jundia

Pedagogia - 3 Srie - Didtica e Prtica de Ensino

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianas do Ensino Fundamental, assim como daqueles que no tiveram oportunidade de escolarizao na idade prpria. Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinaes legais que lhe caiba implantar. Executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliao s instncias competentes. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo dilogo entre a rea educacional e as demais reas do conhecimento. Utilizar, com propriedade, instrumentos prprios para construo de conhecimentos pedaggicos e cientficos.

Produo Acadmica

Realizao de um projeto multidisciplinar. Produo de textos com as discusses das pesquisas realizadas. Elaborao de narrativa. Produo de relatrio final.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Denise F. Bagne Marquesin

Pedagogia - 3 Srie - Didtica e Prtica de Ensino

Pg. 3 de 3

nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Elaborar um relatrio contendo compreenses e reflexes sobre os desafios da prtica docente reflexiva. O relatrio ser um exerccio prtico para estudo reflexivo sobre as questes inerentes s dimenses do processo didtico: ensinar, aprender e avaliar. Logo, este desafio busca possibilitar a construo de conhecimentos didticopedaggicos, estabelecendo um dilogo entre a formao e a docncia, assim como favorecer uma gama de reflexes terico-prticas em relao docncia.

Objetivo do Desafio
Elaborao de relatrio reflexivo.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc construa conhecimentos didticopedaggicos sobre a prtica de ensino. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Pesquisar, em livros, jornais, revistas e sites, sobre uma temtica que voc, pessoalmente, considere interessante em relao aos desafios cotidianos da prtica docente, e aprofundar seus conhecimentos. Passo 2 (Individual) Desenvolver um texto crtico-reflexivo sobre a temtica escolhida, de acordo com a pesquisa realizada. Passo 3 (Equipe) 1 2 Compartilhar as pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo e escolher uma temtica para ser aprofundada. Elaborar um projeto de ensino-aprendizagem para ser desenvolvido em um determinado ano de escolaridade. Para a elaborao do projeto, a equipe dever observar o seguinte roteiro: 1) Nome do projeto: Dar um nome ao projeto, de acordo com o que pretendem desenvolver. 2) Pblico-alvo: Segmento da educao bsica ano de escolaridade. 3) Justificativa / fundamentao terica : Justificar a importncia do projeto, ou seja, por que ele deve ser desenvolvido, e fundamentar o trabalho teoricamente. 4) Objetivos gerais e especficos: O que se pretende alcanar.

Denise F. Bagne Marquesin

Pedagogia - 3 Srie - Didtica e Prtica de Ensino

Pg. 4 de 4

5) 6)

Cronograma: qual o perodo em que o projeto deve ser desenvolvido, e o tempo de durao das atividades propostas. Desenvolvimento / aes: Estabelecer os passos do projeto. O que ser desenvolvido? A partir de que aes? O que ser feito inicialmente e posteriormente? Quais leituras? Que materiais utilizar?

Passo 4 (Equipe) Discutir a viabilidade do projeto desenvolvido e prevendo as situaes didticas para a sua realizao. Este material compor o relatrio final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc reflita sobre as relaes de ensino produzidas/realizadas/compartilhadas no cotidiano da escola e, mais especificamente, em sala de aula. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Frequentar um espao de aprendizagem infantil (sala de aula, creches, projetos educacionais, etc.) e produzir registro reflexivo sobre: 1) A relao estabelecida entre o professor e as crianas; destes com o ensino, com os pares e com o prprio estagirio. 2) A rotina do grupo observado: a chegada na classe, os gestos e manifestaes de afeto e vnculos, a organizao do cotidiano, o uso de recursos didticos. 3) O comportamento dos alunos: a participao nas atividades propostas, as reaes frente a conflitos, o envolvimento com a rotina. 4) A conduo do trabalho pedaggico por parte do professor, suas orientaes e comandos aos alunos; a mediao exercida nos momentos de aprendizado, suas estratgias didticas mais utilizadas. Passo 2 (Equipe) Realizar uma roda de conversa, para debater sobre as vivncias construdas nestes espaos educativos e compartilhar os sentimentos/observaes/inquietaes que se fizeram presentes. Passo 3 (Equipe) Produzir um texto mostrando as distintas percepes dos componentes da equipe, em suas vivncias nos espaos escolares, descrevendo o ambiente e a relao pedaggica vivenciada. Em at trs pginas construir um texto coeso que ressalte os aspectos relacionados ao aprender e ao ensinar; aos estranhamentos; s posturas docentes e ao cotidiano da sala de aula. Esta narrativa dever compor o relatrio final.

Denise F. Bagne Marquesin

Pedagogia - 3 Srie - Didtica e Prtica de Ensino

Pg. 5 de 5

ETAPA 3
Esta etapa importante para que voc desenvolva uma proposta de atividade considerando a faixa etria das crianas, os contedos da aprendizagem e situaes didticas a serem desenvolvidas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Escolher uma rea do conhecimento e um ano de escolaridade para propor uma atividade. Preparar a estrutura do que deseja ensinar s crianas, descrevendo a metodologia abordada e a contextualizao da atividade. Passo 2 (Individual) Descrever as etapas de desenvolvimento da proposta, elencando os conhecimentos desejveis do professor e dos alunos para a realizao da atividade proposta. Atentar-se para os contedos que sero apropriados/compartilhados pelos alunos no decorrer da atividade. Passo 3 (Equipe) Reunir-se e socializar as atividades propostas pelos integrantes da equipe, verificando novas possibilidades de atuaes didticas para essas atividades.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc pesquise e discuta outras formas de apresentao do contedo letivo para os alunos, tentando articular diversas maneiras de propor o aprendizado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler a entrevista do pesquisador Pedro Demo, no site indicado a seguir:

DEMO, Pedro. A criana um grande pesquisador. 2009. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iQ RJWKpWlNDcwYmQyZWItNDA1Ni00NGFmLTkzMjctZWFkMGY0MGJlODJi&hl=pt_ BR>. Acesso em: 24 set. 2012.

Denise F. Bagne Marquesin

Pedagogia - 3 Srie - Didtica e Prtica de Ensino

Pg. 6 de 6

Passo 2 (Equipe) Produzir um texto sobre os aspectos evidenciados em relao articulao entre teoria/prtica, e a contextualizao do ensino enriquecido e sustentado pela ao crtica e reflexiva, tanto do aluno quanto do professor. Passo 3 (Equipe) 1 Produzir um relatrio sobre as vivncias realizadas na disciplina, incorporando as visitas ao espao de aprendizagem infantil, as discusses no coletivo e as leituras realizadas. 1.1 Confeccion-lo, em at seis pginas, observando atentamente as orientaes do item Padronizao desta ATPS, quanto sua estrutura. 1.2 Indicar a bibliografia utilizada como referncia para elaborao do trabalho. 2 Postar o relatrio na plataforma virtual, em um nico arquivo de formato .doc, dentro do prazo estipulado, para avaliao do tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
HAYDT, Regina Celia Cazaux. Curso de Didtica Geral. 8. ed. So Paulo: tica, 2010.

Critrios de Avaliao
Sugere-se como critrio de avaliao que o aluno tenha: Realizado as leituras indicadas e desenvolvido reflexes acerca do tema. Redigido os textos parciais. Identificado/problematizado a importncia da didtica para a prtica de ensino. Organizado o relatrio demonstrando suas consideraes, reflexes e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades.

Denise F. Bagne Marquesin

Anda mungkin juga menyukai