Anda di halaman 1dari 13

Madame Rivail (Sra.

Allan Kardec) nasceu em Thiais, cidade do menor e mais populoso Departamento francs - o Sena, aos 2 do Frimrio do ano IV, segundo o Calendrio Republicano ento vigente na Frana, e que corresponde a 23 de Novembro de 1795.

Filha de Julien-Louis Boudet, proprietrio e antigo tabelio, homem portanto bem colocado na vida, e de Julie-Louise Seigneat de Lacombe, recebeu, na pia batismal o nome de Amlie-Gabrielle Boudet.

A menina Amlie, filha nica, aliando desde cedo grande vivacidade e forte interesse pelos estudos, no foi um problema para os pais, que, a par de fina educao moral, lhe proporcionaram apurados dotes intelectuais.

Aps cursar o colgio primrio, estabeleceu-se em Paris com a famlia, ingressando numa Escola Normal, de onde saiu diplomada em professora de 1a. classe.

Revela-nos o Dr. Canuto de Abreu que a senhorinha Amlie tambm foi professora de Letras e Belas Artes, trazendo de encarnaes passadas a tendncia inata, por assim dizer, para a poesia e o desenho. Culta e inteligente, chegou a dar luz trs obras, assim nomeadas: "Contos Primaveris", 1825; "Noes de Desenho", 1826; "O Essencial em Belas Artes", 1828.

Vivendo em Paris, no mundo das letras e do ensino, quis o Destino que um dia a Srta. Amlie Boudet deparasse com o Professor Hippolyte Denizard Rivail.

De estatura baixa, mas bem proporcionada, de olhos pardos e serenos, gentil e graciosa, vivaz nos gestos e na palavra, denunciando inteligncia admirvel, Amlie Boudet, aliando ainda a todos esses predicados um sorriso terno e bondoso, logo se fez notar pelo circunspecto Prof. Rivail, em quem reconheceu, de imediato, um homem verdadeiramente superior, culto, polido e reto.

Em 6 de Fevereiro de 1832, firmava-se o contrato de casamento. Amlie Boudet, tinha nove anos mais que o Prof. Rivail, mas tal era a sua jovialidade fsica e espiritual, que a olhos vistos aparentava a mesma idade do marido. Jamais essa diferena constituiu entrave felicidade de ambos.

Pouco tempo depois de concluir seus estudos com Pestalozzi, no famoso castelo suo de Zahringen (Yverdun), o Prof. Rivail fundara em Paris um Instituto Tcnico, com orientao baseada nos mtodos pestalozzianos. Madame Rivail associou-se ao esposo na afanosa tarefa educacional que ele vinha desempenhando no referido Instituto havia mais de um lustro.

Grandemente louvvel era essa iniciativa humana e patritica do Prof. Rivail, pois, no obstante as leis sucessivas decretadas aps a Revoluo Francesa em prol do ensino, a instruo pblica vivia descurada do Governo, tanto que s em 1833, pela lei Guizot, que oficial e definitivamente ficaria estabelecido o ensino primrio na Frana.

Em 1835, o casal sofreu doloroso revs. Aquele estabelecimento de ensino foi obrigado a cerrar suas portas e a entrar em liquidao. Possuindo, porm, esposa altamente compreensiva, resignada e corajosa, fcil lhe foi sobrepor-se a esses infaustos acontecimentos. Amparando-se mutuamente, ambos se lanaram a maiores trabalhos. Durante o dia, enquanto Rivail se encarregava da contabilidade de casas comerciais, sua esposa colaborava de alguma forma na preparao dos cursos gratuitos que haviam organizado na prpria residncia, e que funcionaram de 1835 a 1840.

noite, novamente juntos, no se davam a descanso justo e merecido, mas improdutivo. O problema da instruo s crianas e aos jovens tornara-se para Prof. Rivail, como o fora para seu mestre Pestalozzi, sempre digno da maior ateno. Por isso, at mesmo as horas da noite ele as dividia para diferentes misteres relacionados com aquele problema, recebendo em todos a cooperao talentosa e espontnea de sua esposa. Alm de escrever novas obras de ensino, que, alis, tiveram grande aceitao, o Prof. Rivail realizava tradues de obras clssicas, preparava para os cursos de Lvi-Alvars, freqentados por toda a juventude parisiense do bairro de So Germano, e se dedicava ainda, em dias certos da semana, juntamente com sua esposa, a professorar as matrias estatudas para os j referidos cursos gratuitos.

"Aquele que encontrar uma mulher boa, encontrar o bem e achar gozo no Senhor" disse Salomo. Amlie Boudet era dessas mulheres boas, nobres e puras, e que, despojadas das vaidades mundanas, descobrem no matrimnio misses nobilitantes a serem desempenhadas. Nos cursos pblicos de Matemticas e Astronomia que o Prof. Rivail bi-semanalmente lecionou, de 1843 a 1848, e aos quais assistiram no s alunos, que tambm professores, no "Liceu Polimtico" que fundou e dirigiu at 1850, no faltou em tempo algum o auxilio eficiente e constante de sua dedicada consorte.

Todas essas realizaes e outras mais, a bem do povo, se originaram das palestras costumeiras entre os dois cnjuges, mas, como salientou a Condessa de Sgur, deve-se principalmente mulher, as inspiraes que os homens concretizam. No que toca Madame Rivail, acreditamos que em muitas ocasies, alm de conselheira, foi ela a inspiradora de vrios projetos que o marido ps em execuo. Alis, o que nos confirma o Sr. P. J. Leymarie ( que com ambos privara ) ao declarar que Kardec tinha em grande considerao as opinies de sua esposa.

Graas principalmente s obras pedaggicas do professor Rivail, adotadas pela prpria Universidade de Frana, e que tiveram sucessivas edies, ele e senhora alcanaram uma posio financeira satisfatria.

O nome Denizard Rivail tornou-se conhecido nos meios cultos e alm do mais bastante respeitado. Estava aberto para ele o caminho da riqueza e da glria, no terreno da Pedagogia. Sobrar-lhe-ia, agora, mais tempo para dedicar-se esposa, que na sua humildade e elevao de esprito jamais reclamara coisa alguma.

A ambos, porm, estava reservada uma misso, grandiosa pela sua importncia universal, mas plena de exaustivos trabalhos e dolorosos espinhos.

O primeiro toque de chamada verificou-se em 1854, quando o Prof. Rivail foi atrado para os curiosos fenmenos das "mesas girantes", ento em voga no Mundo todo. Outros convites do Alm se seguiram, e vemos, em meados de 1855, na casa da Famlia Baudin, o Prof. Rivail iniciar os seus primeiros estudos srios sobre os citados fenmenos, entrevendo, ali, a chave do problema que durante milnios viveu na obscuridade.

Acompanhando o esposo nessas investigaes, era de se ver a alegria emotiva com que ela tomava conhecimento dos fatos que descerravam para a Humanidade novos horizontes de felicidade. Aps observaes e experincias inmeras, o professor Rivail ps mos maravilhosa obra da Codificao, e ainda de sua cara consorte, ento com 60 anos, que ele recebe todo o apoio moral nesse cometimento. Tornou-se ela verdadeira secretria do esposo, secundando-o nos novos e bem mais rduos trabalhos que agora lhe tomavam todo o tempo, estimulando-o, incentivando-o no cumprimento de sua misso.

Sem dvida, os espritas, muito devemos a Amlie Boudet e estamos de acordo com o que acertadamente escreveu Samuel Smiles: os supremos atos da mulher geralmente

permanecem ignorados, no saem luz da admirao do mundo, porque so feitos na vida privada, longe dos olhos do pblico, pelo nico amor do bem.

O nome de Madame Rivail enfileira-se assim, com muita justia, entre os de inmeras mulheres que a Histria registrou como dedicadas e fiis colaboradoras dos seus esposos, sem as quais talvez eles no levassem a termo as suas misses. Tais foram, por exemplo, as valorosas esposas de Lavoisier, de Buckland, de Flaxman, de Huber, de Sir William Hamilton, de Stuart Mill, de Faraday, de Tom Hood, de Sir Napier, de Pestalozzi, de Lutero, e de tantos outros homens de gnio. A todas essas Grandes Mulheres, alm daquelas muito esquecidas pela Histria, a Humanidade devedora eterna!

Lanado O Livro dos Espritos, da lavra de Allan Kardec, pseudnimo que tomou o Prof. Rivail, este, meses depois, a 1o. de Janeiro de 1858, com o apoio to somente de sua esposa, deu a lume o primeiro nmero da "Revue Spirite", peridico que alcanou mais de um sculo de existncia grandemente benfica ao Espiritismo.

Havia cerca de seis meses que na residncia do casal Rivail, ento situada Rua dos Mrtires n. 8, se efetuavam sesses bastante concorridas, exigindo da parte de Madame Rivail uma srie de cuidados e atenes, que por vezes a deixavam extenuada. O local chegou a se tornar apertado para o elevado nmero de pessoas que ali compareciam, de sorte que em Abril de 1858 Allan Kardec fundava, fora do seu lar, a "Sociedade Parisiense de Estudos Espritas". Mais uma obra de grave responsabilidade!

Tomar tais iniciativas naquela recuada poca, em que o despotismo clerical ainda constitua uma fora, no era tarefa para muitos. Havia necessidade de larga dose de devotamento, firmeza de vistas e verdadeiro esprito de sacrifcio.

Ao casal Rivail que coube, apesar de todos os escolhos e perigos que se lhe deparariam em a nova estrada, empreender, com a assistncia e proteo do Alto, a maior revoluo de idias de que se teve notcia nos meados do sculo XIX.

Allan Kardec foi alvo do dio, da injria, da calnia, da inveja, do cime e do despeito de inimigos gratuitos, que a todo custo queriam conservar a luz sob o alqueire.

Intrigas, traies, insultos, ingratides, tudo de mal cercou o ilustre reformador, mas em todos os momentos de provas e dificuldades sempre encontrou, no terno afeto de sua nobre esposa, amparo e consolao, confirmando-se essas palavras de Simalen: "A mulher a estrela de bonana nos temporais da vida."

Com vasta correspondncia epistolar, proveniente da Frana e de vrios outros pases, no fosse a ajuda de sua esposa nesse setor, sem dvida no sobraria tempo para Allan Kardec se dedicar ao preparo dos livros da Codificao e de sua revista.

Uma srie de viagens ( em 1860, 1861, 1862, 1864, etc, ) realizou Kardec, percorrendo mais de vinte cidades francesas, alm de vrias outras da Sua e da Blgica, em todas semeando as idias espritas. Sua veneranda consorte, sempre que suas foras lhe permitiam, acompanhou-o em muitas dessas viagens, cujas despesas, cumpre informar, corriam por conta do prprio casal. Parafraseando o escritor Carlyle, poder-se-ia dizer que Madame Allan Kardec, pelo espao de quase quarenta anos, foi a companheira amante e fiel do seu marido, e com seus atos e suas palavras sempre o ajudou em tudo quanto ele empreendeu de digno e de bom.

Aos 31 de Maro de 1869, com 65 anos de idade, desencarnava, subitamente, Allan Kardec, quando ultimava os preparativos para a mudana de residncia. Foi uma perda irreparvel para o mundo espiritista, lanando em consternao a todos quantos o amaram. Madame Allan Kardec, quer partilhara com admirvel resignao as desiluses e os infortnios do esposo, agora, com os cabelos nevados pelos seus 74 anos de existncia e a alma sublimada pelos ensinos dos Espritos do Senhor, suportaria qualquer realidade mais dura. Ante a partida do querido companheiro para a Espiritualidade, portou-se como verdadeira esprita, cheia de f e estoicismo, conquanto, como natural, abalada no profundo do ser.

No cemitrio de Montmartre, onde, com simplicidade, aos 2 de Abril se realizou o sepultamento dos despojos do mestre, comparecia uma multido de mais de mil pessoas. Discursaram diversos oradores, discpulos dedicados de Kardec, e por ltimo o Sr. E. Muller, que logo no princpio do seu elogio fnebre ao querido extinto assim se expressou: "Falo em nome de sua viva, da qual lhe foi companheira fiel e ditosa durante trinta e sete anos de felicidade sem nuvens nem desgostos, daquela que lhe compartiu as crenas e os trabalhos, as vicissitudes e as alegrias, e que se orgulhava da pureza dos costumes, da honestidade absoluta e do desinteresse sublime do esposo; hoje, sozinha, ela quem nos d a todos o exemplo de coragem, de tolerncia, do perdo das injrias e do dever escrupulosamente cumprido."

Madame Allan Kardec recebeu da Frana e do estrangeiro, numerosas e efusivas manifestaes de simpatia e encorajamento, o que lhe trouxe novas foras para o prosseguimento da obra do seu amado esposo.

Desejando os espiritistas franceses perpetuar num monumento o seu testemunho de profundo reconhecimento memria do inesquecvel mestre, consultaram nesse sentido a viva, que, sensibilizada com aqueles desejos humanos mas sinceros, anuiu, encarregando desde logo uma comisso para tomar as necessrias providncias. Obedecendo a um desenho do Sr. Sebille, foi ento levantado no cemitrio do PreLachaise um dlmen, constitudo de trs pedras de granito puro, em posio vertical, sobre as quais se colocou uma quarta pedra, tabular, ligeiramente inclinada, e pesando seis toneladas. No interior deste dlmen, sobre uma coluna tambm de pedra, fixou-se um busto, em bronze, de Kardec.

Esta nova morada dos despojos mortais do Codificador foi inaugurada em 31 de Maro de 1870 , e nessa ocasio o Sr. Levent, vice-presidente da "Sociedade Parisiense de Estudos Espritas", discursou, a pedido de Madame Allan Kardec, em nome dela e dos amigos.

Cerca de dois meses aps o decesso do excelso missionrio de Lyon, sua esposa, no desejo louvvel de contribuir para a realizao dos plano futuros que ele tivera em mente, e de cujas obras, revista e Livraria passou a ser a nica proprietria legal, houve por bem, no interesse da Doutrina, conceder todos os anos certa verba para uma "Caixa Geral do Espiritismo", cujos fundos seriam aplicados na aquisio de propriedades, a fim de que pudessem ser remediadas quaisquer eventualidades futuras.

Outras sbias decises foram por ela tomadas no sentido de salvaguardar a propaganda do Espiritismo, sendo, por isso, bastante apreciado pelos espritas de todo o Mundo o seu nobre desinteresse e devotamento.

Apesar de sua avanada idade, Madame Allan Kardec demonstrava um esprito de trabalho fora do comum, fazendo questo de tudo gerir pessoalmente, cuidando de assuntos diversos, que demandariam vrias cabeas. Alm de comparecer reunies, para as quais era convidada, todos os anos presidia belssima sesso em que se comemorava o Dia dos Mortos, e na qual, aps vrios oradores mostrarem o que em verdade significa a morte luz do Espiritismo, expressivas comunicaes de Espritos Superiores eram recebidas por diversos mdiuns.

Se Madame Allan Kardec - conforme se l em Revue Spirite de 1869 - se entregasse ao seu interesse pessoal, deixando que as coisas andassem por si mesmas e sem preocupao de sua parte, ela facilmente poderia assegurar tranqilidade e repouso sua velhice. Mas, colocando-se num ponto de vista superior, e guiada, alm disso, pela certeza de que Allan Kardec com ela contava para prosseguir, no rumo j traado, a obra moralizadora que lhe foi objeto de toda a solicitude durante os ltimos anos de vida, Madame Allan Kardec no hesitou um s instante. Profundamente convencida da verdade dos ensinos espritas, ela buscou garantir a vitalidade do Espiritismo no futuro, e, conforme ela mesma o disse, melhor no saberia aplicar o tempo que ainda lhe restava na Terra, antes de reunir-se ao esposo.

Esforando-se por concretizar os planos expostos por Allan Kardec em "Revue Spirite" de 1868, ela conseguiu, depois de cuidadosos estudos feitos conjuntamente com alguns dos velhos discpulos de Kardec, fundar a "Sociedade Annima do Espiritismo".

Destinada vulgarizao do Espiritismo por todos os meios permitidos pelas leis, a referida sociedade tinha, contudo, como fito principal, a continuao da "Revue Spirite", a publicao das obras de Kardec e bem assim de todos os livros que tratassem do Espiritismo.

Graas, pois, viso, ao empenho, ao devotamento sem limites de Madame Allan Kardec, o Espiritismo cresceu a passos de gigante, no s na Frana, que tambm no Mundo todo.

Estafantes eram os afazeres dessa admirvel mulher, cuja idade j lhe exigia repouso fsico e sossego de esprito. Bem cedo, entretanto, os Cus a socorreram. O Sr. P. G. Leymarie, um dos mais fervorosos discpulos de Kardec desde 1858, mdium, homem honesto e trabalhador incansvel, assumiu em 1871 a gerncia da Revue Spirite e da Livraria, e logo depois, com a renncia dos companheiros de administrao da sociedade annima, sozinho tomou sob os ombros os pesados encargos da direo. Da por diante, foi ele o brao direito de Madame Allan Kardec, sempre acatando com respeito as instrues emanadas da venervel anci, permitindo que ela terminasse seus dias em paz e confiante no progresso contnuo do Espiritismo.

Parecendo muito comercial, aos olhos de alguns espritas puritanos, o ttulo dado Sociedade, Madame Allan Kardec, que tambm nunca simpatizara com esse ttulo, mas que o aceitara por causa de certas convenincias, resolveu, na assemblia geral de 18 de Outubro de 1873, dar-lhe novo nome: "Sociedade para a Continuao das Obras Espritas de Allan Kardec", satisfazendo com isso a gregos e troianos.

Muito ainda fez essa extraordinria mulher a prol do Espiritismo e de todos quantos lhe pediam um conselho ou uma palavra de consolo, at que em 21 de Janeiro de 1883, s 5 horas da madrugada, docemente, com rara lucidez der esprito, com aquele mesmo gracioso e meigo sorriso que sempre lhe brincava nos lbios, desatou-se dos ltimos laos que a prendiam matria.

A querida velhinha tinha ento 87 anos, e nessa idade, contam os que a conheceram, ainda lia sem precisar de culos e escrevia ao mesmo tempo corretamente e com letra firme.

Aplicando-lhe as expresses de clebre escritor, pode-se dizer, sem nenhum excesso, que "sua existncia inteira foi um poema cheio de coragem, perseverana, caridade e sabedoria".

Compreensvel, pois, era a consternao que atingiu a famlia esprita em todos os quadrantes do globo. De acordo com o seus prprios desejos, o enterro de Madame Allan Kardec foi simples e espiriticamente realizado, saindo o fretro de sua residncia, na Avenida e Vila Sgur n. 39, para o Pre-Lachaise, a 12 quilmetros de distncia.

Grande multido, composta de pessoas humildes e de destaque, compareceu em 23 de Janeiro s exquias junto ao dlmen de Kardec, onde os despojos da velhinha foram inumados e onde todos os anos, at sua desencarnao, ela compareceu s solenidades de 31 de maro.

Na coluna que suporta o busto do Codificador foram depois gravados, esquerda, esses dizeres em letras maisculas: AMLIE GABRIELLE BOUDET - VEUVE ALLAN KARDEC - 21 NOVEMBRE 1795 - 21 JANVIER 1883.

No ato do sepultamento falaram os Srs. P.G. Leymarie, em nome de todos os espritas e da "Sociedade para a Continuao das Obras Espritas de Allan Kardec", Charles Fauvety, ilustre escritor e presidente da "Sociedade Cientfica de Estudos Psicolgicos", e bem assim representantes de outras Instituies e amigos, como Gabriel Delanne, Cot, Carrier, J. Camille Chaigneau, poeta e escritor, Lecoq, Georges Cochet, Louis Vignon, que dedicou delicados versos querida extinta, o Dr. Josset e a distinta escritora, a Sra. Sofia Rosen-Dufaure, todos fazendo sobressair os reais mritos daquela digna sucessora

de Kardec. Por fim, com uma prece feita pelo Sr. Warroquier, os presentes se dispersaram em silncio.

A nota mais tocante daquelas homenagens pstumas foi dada pelo Sr. Lecoq. Leu ele, para alegria de todos, bela comunicao medinica de Antonio de Pdua, recebida em 22 de Janeiro, na qual esse iluminado Esprito descrevia a brilhante recepo com que elevados Amigos do Espao, juntamente com Allan Kardec, acolheram aquele ser bem aventurado.

No improviso do Sr. P.G. Leymarie, este relembrou, em traos rpidos, algo da vida operosa da veneranda extinta, da sua nobreza d'alma, afirmando, entre outras coisas, que a publicao tanto de O Livro dos Espritos, quanto da Revue Spirite, se deveu em grande parte firmeza de nimo, insistncia, perseverana de Madame Allan Kardec.

No deixando herdeiros diretos, pois que no teve filhos, por testamento fez ela sua legatria universal a "Sociedade para Continuao das Obras Espritas de Allan Kardec". Embora uma parenta sua, j bem idosa, e os filhos desta intentassem anular essas disposies testamentrias, alegando que ela no estava em perfeito juzo, nada, entretanto, conseguiram, pois as provas em contrrio foram esmagadoras.

Em 26 de Janeiro de 1883, o conceituado mdium parisiense Sr. E. Corduri recebia espontaneamente uma mensagem assinada pelo Esprito de Madame Allan Kardec, logo seguida de outra, da autoria de seu esposo. Singelas na forma, belas nos conceitos, tinham ainda um sopro de imortalidade e comprovavam que a vida continua...
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nasceu em Thiais, zona suburbana ao sul de Paris, em 22 de novembro de 1795, filha nica de Julien Louis Boudet e de Julie Louise Saigne de La Combe. Segundo Henri Sausse, foi professora com diploma de primeira classe e se formou na primeira Escola Normal Leiga, de orientao pestalozziana, situada no Boulevard SaintGermain, em Paris, cidade onde viveu toda sua vida. Foi poetisa e artista plstica, com domnio das tcnicas tradicionais. Foi professora de Letras e Belas Artes. No meio cultural, nos saraus artsticos e literrios, muito comuns na poca, tornou-se conhecida como Amlie Boudet.

Escreveu trs livros: Contos Primaveris (1825), Noes de Desenho (1826) e O Essencial em Belas Artes (1828). Casou em 9 de fevereiro de 1832 com o professor Hippolyte-Lon-Denizard Rivail que depois ficou conhecido sob o pseudnimo de Allan Kardec. Colaborou permanentemente com o marido, tornando-se grande incentivadora do trabalho de codificao e difuso do Espiritismo. Assumiu efetivamente todos os encargos necessrios ao gerenciamento do Espiritismo, na Frana e no mundo, depois do desencarne do esposo em 1869. Sua existncia pode ser dividida em quatro fases: como a senhorita Amlie Gabrielle Boudet (1795-1832); como a senhora Rivail (1832-1857); como a senhora Allan Kardec (1857-1869) e como a viva Allan Kardec (1869-1883), sendo conhecida na intimidade familiar pelo diminutivo Gaby. Desencarnou em 21 de janeiro de 1883, em sua residncia.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

AMLIE GABRIELLE BOUDET

A FIEL COMPANHEIRADE KARDEC Conhecida em sua poca como a Madame Rivail, esposa de Allan Kardec (Hypolite Lon Denizard Rivail) nasceu em Thiais, Sena, em 23 de novembro de 1795. Filha de Julien-Louis Boudet, proprietrio e antigo tabelio, e de Julie-Louis Seat de Lacommbe. Aps cursar o colgio primrio, mudou-se com a famlia para Paris, continuando seus estudos na Escola Normal, onde diplomou-se professora de primeira classe. Professora de Letras e Belas Artes, culta e inteligente, demonstrando muita vivacidade e interesse pelos estudos desde a infncia, foi autora de trs obras: "Contos Primaveris", 1825, "Noes de Desenho", 1826, "O Essencial em Belas Artes", de 1828.

1 - CASAMENTO Em 6 de fevereiro de 1832 casou-se com Allan Kardec. Nove anos mais jovem que Amlie, Kardec em momento algum preocupou-se com essa diferena, que em Amlie passava desapercebida, tal sua jovialidade fsica e espiritual. Associando-se ao esposo, Amlie dedicou-se tambm a apoi-lo no trabalho desenvolvido no Instituto Tcnico fundado por Kardec logo aps concluir seus estudos com Pestalozzi, em Iverdum. importante observar que foi somente em 1833 que instituiu-se na Frana o ensino primrio, por fora da Lei Guizot. 2 - DIFICULDADES No ano de 1835, Amlie e Kardec, diante de srias dificuldades, so obrigados a encerrar as atividades do Instituto Tcnico. Enquanto Kardec trabalhava como contador para empresas comerciais, Amlie dedicava-se, durante o dia, preparando os cursos gratuitos que passaram a ministrar - de 1835 a 1840 - na prpria residncia, por falta de recursos para implant-los em outro local. Apoiando Kardec em seus empreendimentos, Amlie colaborou para que sua obra pedaggica ganhasse volume e qualidade, sendo adotada pela prpria Universidade da Frana, reproduzindo-se em dezenas de edies. Com esse trabalho, foi possvel ao casal alcanar uma posio financeira satisfatria, dando respaldo a Kardec para iniciar, em 1855, sua pesquisa sobre os fenmenos sobrenaturais das mesas girantes, que transformou-se na poca, em verdadeira celeuma continental. Aps o lanamento de "O Livro dos Espritos", ern 18 de abril de 1857, Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, sediada em sua prpria residncia. Envolvido em tramas de dio e calnia, Kardec a todos os Obstculos enfrentou, sempre contando com o apoio de Amlie compreensiva e meiga para com ele, certa da imensa grandeza e responsabilidade que representava o trabalho de Kardec. No dia 31 de maro de 1869, quando Kardec aos 64 anos partia para o mundo espiritual, Amlie foi capaz de manter a serenidade e a dignidade que se espelharam em sua face. 3 - DESPEDIDA Diante de uma multido de mais de mil pessoas, no dia dos funerais de Allan Kardec, manteve-se serenamente contemplativa, observando com respeito e admirao as palavras daqueles que se despediam - segundo Camille Flammarion - do "bom senso encarnado". Comparecendo a

todas reunies para as quais convidada, aps a desencarnao de Kardec, Amlie cantinuou presidindo a belssima sesso realizada anualmente no Dia dos Mortos, durante a qual vrios oradores transmitiam ensinamentos sobre a desencarnao e a vida espiritual. 4 - TRANSFORMAES Tomando para si os encargos do esposo desencarnado, empenhou-se junto aos fiis discpulos de Kardec para criar - segundo os planos do Codificador - a "Sociedade Annima do "Espiritismo", entidade que levou adiante a divulgao doutrinria, a administrao da Revista Espirita e da livraria. Em 1871, P. G. Leymarie - mdium e colaborador incansvel - assumiu , essas tarefas, diante da necessidade de repouso que a idade avanada exigia de Amlie. Em 18 de outubro de 1873, a razo social da entidade alterada para "Sociedade para a Continuao das Obras Espritas de Allan Kardec", atendendo sugestes daqueles que entendiam que assim caracterizavam melhor o objetivo proposto inicialmente. 5 - DEDICAO At o final de sua vida Amlie atendia em particular aqueles que a ela recorriam em busca de uma palavra de consolo e de esclarecimento. Em 21 de janeiro de 1883, s cinco horas da madrugada, ainda lcida e amvel aos 87 anos de idade, Amlie retornou ptria espiritual. Sem contar com herdeiros diretos, Amlie e Kardec no tiveram filhos, os bens do casal foram destinados, em testamento, para a "Sociedade para a Continuao das Obras Espritas de Allan Kardec". No obstante o empenho de uma parenta, e de seus filhos, no sentido de anular sua vontade, nada conseguiram, em virtude da deciso da justia, que considerou soberana a deciso de Amlie, destinando para a entidade o patrimnio acumulado nessa existncia. No dia de seu sepultamento, no cemitrio de Pere-Lachaise, h 12 km, de sua residncia, durante cerimnia simples e despojada, Leymarie falou de improviso, lembrando o grande valor de Amlie, afirmando que a publicao de "O Livro dos Esprtos" e da "Revista Esprita" se deveu, em grande parte ao seu esforo pessoal, insistncia e perseverana. certo que o encontro de Amlie com Allan Kardec deve-se a compromisso assumido na espiritualidade, em funo de sua misso grandiosa que caberia aos dois empreender. Esse encontro de almas foi a aliana abenoada que reforou em ambos a disposio e a f para sobrepujarem inmeros obstculos, servindo para a posteridade de exemplo de firmeza e determinao.

Afonso Moreira Jr. - Jornal Esprita - setembro/08

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

Anda mungkin juga menyukai