Anda di halaman 1dari 7

PROVAS DE FISCAL AGROPECURIO COM GABARITO (http://www.ebah.com.

br/content/ABAAAA1uAAI/provas-fiscal-agropecuario-com-gabaritos)

Prova do estado do maranho fiscal agropecurio 2005 Prova Cargo J11 , Tipo 1 MODELO CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Receiturio agronmico (A) a prescrio de um agrotxico, mencionando o nome comercial, com recomendao de leitura do manual de uso e de sua adequada aplicao; e orientao sobre o uso obrigatrio de EPI. (B)) um diagnstico sobre a situao fitossanitria de uma cultura, com indicao de uso adequado de agrotxico; emitido por engenheiro agrnomo legalmente habilitado; emitido para o usurio com recomendao de leitura de rtulo e bula. (C) um instrumento de orientao ao usurio quanto ao produto a ser aplicado na cultura e que contm informaes sobre a tecnologia de aplicao. (D) um diagnstico sobre a situao fitossanitria de uma cultura, com indicao de qualquer produto qumico a ser aplicado; indicao de cuidados de aplicao; e emitido por engenheiro agrnomo. (E) a indicao de um agrotxico comercial; mencionando dose, forma de aplicao e intervalo de segurana; e com nome da propriedade rural e identificao do engenheiro agrnomo

22. Servio Quarentenrio tem como finalidade manter as plantas importadas, com permisso do MAPA, (A) em instalaes especialmente designadas e por perodo determinado, para prevenir a entrada de pragas exticas no pas e impedir a disseminao das pragas existentes. (B) sob fiscalizao do MAPA por perodo determinado, para verificar a presena ou no de pragas exticas no pas. (C) sob fiscalizao do MAPA ou rgo oficial designado para esta finalidade, na propriedade importadora, para detectar a ocorrncia de doena extica. (D) em instalaes especialmente designadas e por perodo de 40 dias, para prevenir a entrada de pragas exticas no pas e impedir a disseminao das pragas existentes. (E) em estao quarentenria oficial ou da propriedade importadora e por um perodo de 40 dias, para detectar precocemente a ocorrncia de doena extica ou endmica.

Instrues: Para cada questo, numeradas de 23 a 24, assinale a alternativa que contm a resposta correta em relao ao assunto apresentado. correto afirmar que na 23. endemia 24. epidemia a ocorrncia de uma praga (A) est limitada a determinada rea e no se encontra em expanso. (B) est aumentando em intensidade e extenso. (C) est restrita a uma determinada rea e est em expanso. (D) epidmica e atinge vasta rea geogrfica. (E) est aumentando em intensidade em determinada rea geogrfica.

Instrues: Para cada questo, numeradas de 25 a 26, assinale a alternativa que contm a resposta correta em relao ao assunto apresentado. Defina os conceitos: 25. Prevalncia (A) 26. Incidncia (B) o nmero de casos (A) de determinada praga existente em uma populao conhecida em um certo perodo. (B) de determinada praga surgidos em um certo perodo de tempo em uma populao conhecida. (C) existentes em uma populao de plantas expostas ao risco de adquirir a praga. (D) de plantas mortas por determinada praga na rea geogrfica considerada. (E) de determinada praga existente em certo perodo de tempo em estudo.

27. A Mosca Branca uma das pragas mais comuns no Brasil, podendo atacar diversas culturas agrcolas. Em relao ao uso de agrotxicos e afins, visando ao controle qumico da referida praga, correto afirmar: (A) Considerando que a aplicao do produto para o controle qumico depende da poca de aplicao e da dose do produto, qualquer inseticida considerado passvel de uso, uma vez

que, para a praga em questo, no so considerados parmetros relativos cultura, perodo de carncia ou limite mximo de resduo permitido, conforme disposto em legislao especfica complementar. (B) Em se tratando de praga extremamente agressiva, independentemente da cultura que possa atacar, pode ser aplicado todo e qualquer produto que proporcione resultados satisfatrios num curto intervalo de tempo. (C) Em funo da agressividade, facultado ao usurio de agrotxicos e afins, a aplicao de qualquer produto que, na prtica, seja reconhecidamente eficaz, ainda que no apresente indicaes de uso aprovadas em rtulos e bulas, conforme disciplinado em legislao especfica. (D) So passveis de serem aplicados todos e quaisquer produtos que proporcionem controle eficaz, mesmo que no apresentem indicaes nos rtulos e bulas, por se tratar de praga polfaga, desde que respeitado o intervalo de segurana ou perodo de carncia. (E)) Devem ser aplicados apenas os produtos prescritos na receita agronmica e de acordo com as instrues de uso aprovadas e disponibilizadas no rtulo e na bula. 28. A Lei no 9.712, de 20/11/98 (publicada no Dirio Oficial da Unio em 23/11/98), que altera a Lei no 8.171, de 17/01/91, dispe sobre a Poltica Agrcola e estabelece a organizao das aes de Vigilncia e Defesa Sanitria Animal e Vegetal sob a coordenao do Poder Pblico, nas vrias instncias federativas no mbito de sua competncia. Em um sistema unificado de Ateno Sanidade Agropecuria, compete instncia central e superior: I. A vigilncia de portos, aeroportos e postos de fronteiras internacionais. II. A execuo de campanhas de controle de doenas. III. A coordenao das aes de educao sanitria. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e III, apenas. (C) I, II e III. (D) II e III, apenas. (E) III, apenas.

29. Com o objetivo de regulamentar o trnsito de produtos agrcolas, potenciais veculos de disseminao de pragas quarentenrias A2 e no quarentenrias regulamentadas, o MAPA editou a Instruo Normativa no 11 de 27/03/00, que estabelece o modelo nico de permisso de trnsito e os procedimentos que devero ser utilizados pelos organismos

responsveis pela defesa fitossanitria em todas as Unidades de Federao. Com base nessa Instruo Normativa, considere: I. Poder ser delegada a emisso da Permisso de Trnsito a qualquer organismo estadual que atue na rea de assistncia tcnica ou extenso rural. II. A Permisso de Trnsito dever ser emitida para todos os vegetais potenciais veculos das pragas presentes na lista de pragas Quarentenrias A2 e no quarentenrias regulamentadas, sempre que um produto sair da Unidade de Federao onde ocorra a praga para outra indene. III. No poder ser exigida a emisso de Permisso de Trnsito, nos casos das Unidades de Federao onde a praga est presente para outra onde ocorra a mesma praga e no haja programa oficial de controle aprovado pelo Departamento de Defesa e Inspeo Vegetal. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I, II e III. (D) II e III, apenas. (E) III, apenas.

30. A Instruo Normativa no 11, de 27/03/00, estabelece que o modelo nico de Permisso de Trnsito para todas as Unidades de Federao deve ser emitido em 3 (trs) vias e com prazo mximo de validade, a partir da data de emisso, de (A) 7 (sete) dias. (B) 15 (quinze) dias. (C) 30 (trinta) dias. (D) 60 (sessenta) dias. (E) 90 (noventa) dias.

31. Para impedir a introduo e a disseminao de pragas e doenas que possam Comprometer o patrimnio fitossanitrio nacional e para manter a competitividade da agricultura brasileira, tanto em nvel nacional como internacional, o MAPA publicou a Instruo Normativa no 38/99, estabelecendo a lista de pragas quarentenrias A1, A2 e no quarentenrias regulamentadas. Com relao a essas pragas e a essa instruo normativa, considere:

I. Pragas quarentenrias A2 so aquelas j presentes e amplamente distribudas no pas, sem um Programa Oficial de Controle. II. Pragas quarentenrias no regulamentadas so aquelas cuja presena em plantas ou, em partes de plantas para plantio, influi no uso proposto com impactos econmicos inaceitveis e no h programa oficial de controle. III. Pragas quarentenrias A1 so aquelas no presentes no pas, porm, se introduzidas, so potenciais causadoras de importantes danos econmicos. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

32. De acordo com a Instruo Normativa no 38/99, que estabelece a lista de pragas quarentenrias A1, A2 e no quarentenrias regulamentadas, so consideradas como pragas quarentenrias A2: (A) Ralstonio solanacearum (batata) e Rhizoctonio solani (batata). (B) Mycosphaerella fijiensis (banana) e Fusarium spp (batata). (C) Xanthomonas axonopodis pv. citri (citros) e Meloidogyne spp (batata e caf). (D) Xylella fastidiosa (citros) e Fusarium spp (batata). (E) Guignardia citricarpa (citros) e Mycosphaerella fijiensis (banana).

33. A Instruo Normativa no 41/02 estabelece os procedimentosa serem adotados pelo rgo executor da Defesa Agropecuria na Unidade da Federao onde for detectada a presena da praga Sigatoka Negra. Com base nessa legislao, considere: I. permitido o trnsito de plantas e partes de plantas de bananeiras, oriundas de reas infestadas, para reas ou locais de produo livre de Sigatoka Negra, desde que acompanhada de Permisso de Trnsito emitida pelo rgo executor de Defesa Sanitria Vegetal. II. Os rgos estaduais de defesa sanitria vegetal devero garantir, nas reas infestadas, a eliminao dos bananais infestados ou abandonados, no cabendo aos proprietrios indenizao pelas plantas eliminadas.

III. obrigatria a emisso de Permisso de Trnsito de vegetais para o trnsito de plantas e partes de plantas de bananeira entre todas as Unidades de Federao, ou mesmo internamente nas Unidades, naquelas em que exista rea ou local de produo livre oficialmente reconhecidos. correto o que se afirma em (A) I, II e III. (B) III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, apenas.

34. A Sigatoka Negra, causada pelo fungo Mycosphaerellafijiensis, uma doena agressiva, Disseminada atravs do vento, da chuva, do transporte de mudas, frutas e partes de plantas. Infecta tanto folhas novas como velhas, provocando sua rpida decomposio, induzindo-as morte em at 3-4 semanas. O MAPA, visando impedir a disseminao dessa doena, editou em 21/06/02, a Instruo Normativa no 41, que estabelece os procedimentos para caracterizao de rea ou local de produo livre de Sigatoka Negra. Considerando tais procedimentos mencionados nessa legislao, analise: I. A rea onde a praga no est presente, com ausncia demonstrada por evidncias cientficas e condio mantida oficialmente, considerada livre de Sigatoka Negra. II. Na rea onde no se tem relato de ocorrncia da Sigatoka Negra, com ausncia no demonstrada por evidncia cientfica e onde no ocorre um efetivo controle da praga pelo rgo executor de Defesa Agropecuria da Unidade de Federao, considera-se rea indene. III. O local onde a praga no est presente; as propriedades ou grupo de propriedades vizinhas aplicam medidas similares de manejo e controle fitossanitrio, sendo este fato demonstrado por evidncias cientficas e esta condio mantida oficialmente por um tempo definido, considerado local de produo livre de Sigatoka Negra. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

35. Considerando o recente registro da ocorrncia da Mosca Negra dos citros na regio Metropolitana de Belm e municpios vizinhos do Estado do Par, e a grande possibilidade de disperso desta praga para outras Unidades de Federao, analise os itens abaixo, de acordo com a Instruo Normativa no 20, de 21/02/02: I. Fica restrito o trnsito de plantas e suas partes, incluindo sementes e material in vitro, das espcies hospedeiras da Mosca Negra dos citros, oriundas de Unidade de Federao onde foi constatada, por laudo laboratorial, a presena da praga. II. Fica restrito o trnsito de plantas e suas partes, exceto sementes e material in vitro, das espcies hospedeiras da Mosca Negra dos citros, oriundas de Unidade de Federao onde no foi constatada, por laudo laboratorial, a presena da praga. III. As plantas e materiais de propagao vegetal das espcies hospedeiras podero transitar para fora da Unidade de Federao quando procedentes de rea livre ou zona de produo livre, aprovada pelo Departamento de Defesa e Inspeo (DDIV). INCORRETO o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

Anda mungkin juga menyukai