Anda di halaman 1dari 14

Sacrifcios, sonhos, indstria cultural: retratos da educao do corpo no esporte escolar

Danielle Torri Beatriz Staimbach Albino Alexandre Fernandez Vaz


Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Correspondncia: Alexandre Fernandez Vaz Ncleo de Estudos/Pesq.Educao e Sociedade Contempornea MEN/CED/UFSC CP 476 Campus Universitrio (Trindade) 88040-900 Florianpolis SC e-mail: alexfvaz@pq.cnpq.br

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou investigar aspectos da educao do corpo, focando um programa de Esporte Escolar para meninos e meninas de uma escola pblica de Florianpolis. Foram realizadas observaes sistemticas do contexto das sesses de treinamento e das competies, alm de entrevistas narrativas e levantamento de alguns dados da instituio. Os resultados foram organizados em trs grandes categorias de anlise. Nomeamos a primeira de Castigos, punies e sacrifcios. Ela diz respeito forma encontrada pelos treinadores para lidar com a dinmica de repreenso e emulao de sua equipe. A segunda categoria, batizada de Formao humana X sonho de profissionalizao, discorre sobre o papel das representaes e expectativas sobre o futebol para as crianas em contraposio formao que a escola e o esporte prometem lhes proporcionar. A escolha da terceira categoria se deu pela presena constante dos rituais nas prticas corporais organizadas, com especial ateno, nesse caso, ao esporte. Ela foi denominada Rituais como tcnica. As consideraes finais sugerem uma interpenetrao entre rituais, expectativas de futuro e questes moralistas envolvidas no esporte, apontando a prevalncia do interesse de controle como central. Alm disso, sugerem o mimetismo das prticas do esporte convencional pela mediao da indstria cultural.
Palavras-chave

Educao do corpo Indstria cultural Teoria crtica e Educao Esporte escolar Educao Fsica Escolar.

O texto apresenta parte dos resultados do projeto integrado Teoria Crtica, racionalidades e Educao, financiado pelo CNPq (Bolsas PIBIC, Auxlio Pesquisa, Bolsa de Produtividade em Pesquisa), FAPESC (Auxlio Pesquisa) e UFSC (Bolsas PIBIC, Programa Funpesquisa).

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

499

Sacrifices, dreams, culture industry: portraits of bodily education in school sports*


Danielle Torri Beatriz Staimbach Albino Alexandre Fernandez Vaz
Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Contact: Alexandre Fernandez Vaz Ncleo de Estudos/Pesq.Educao e Sociedade Contempornea MEN/CED/UFSC CP 476 Campus Universitrio (Trindade) 88040-900 Florianpolis SC e-mail: alexfvaz@pq.cnpq.br

This article presents results of a research that sought to investigate aspects of bodily education, focusing in a program of School Sports for boys and girls from a public school in Florianpolis, Brazil. Systematic observations were made of the contexts of training sessions and competitions, apart from discursive interviews and some data gathering about the institution. Results were organized in three major analysis categories. The first of them was called Punishments, penalties and sacrifices. It relates to the way found by coaches to deal with the dynamics of reprehension and encouragement of their teams. The second category, entitled Human formation versus The dream of professionalization, describes the role of representations and expectations about football (soccer) for children, in contrast to the formation that school and sport promise to afford them. The choice of the third category was a consequence of the constant presence of rituals in the organized bodily practices, with special attention here to sport. It was denominated Rituals as technique. The final considerations of the article suggest an interpenetration of rituals, future expectations and moralist questions involved in sport, pointing to the prevalence of interests of control. Additionally, they suggest the mimetism of the conventional sport practices with the mediation of the culture industry.
Keywords

Bodily education Culture industry Critical theory and sport School sports School physical education.

The text presents part of the results of the Integrated Project Critical Theory, Rationalities and Education, sponsored by CNPq (PIBIC scholarships, Research Grant, Productivity in Research scholarship), FAPESC (Research Grant) and UFSC (PIBIC scholarships, Funpesquisa Program). The authors wish to thank the referees from Research and Education for their encouragement and the suggestions offered to the first version of this article.

500

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

Introduo 1

O esporte tradicionalmente uma atividade considerada positiva na educao de crianas e jovens e sua presena nos estabelecimentos formais de ensino, assim como em projetos que procuram a incluso social, bastante conhecida e pouco questionada. Disciplina, solidariedade e aprendizado com as derrotas so valores sempre lembrados para destacar a importncia das prticas esportivas na formao de crianas e jovens. Um dos espaos privilegiados de realizao do esporte so as aulas de Educao Fsica. Parte dos programas e currculos escolares formais, as aulas dessa disciplina encontram no esporte, via de regra, sua realizao mais freqente, mesmo que sejam elas, muitas vezes, uma caricatura do esporte formal, dadas as condies materiais precrias de nossas escolas. Um outro modelo da presena do esporte nos ambientes escolares o Esporte Escolar, oferecido a crianas e jovens por meio de aprendizagem e treinamento sistemticos de uma ou mais modalidades esportivas, inclusive com a pretenso de desempenho em competies. Trata-se de projeto em correspondncia e/ou concorrncia com a Educao Fsica Escolar, conforme as dimenses que a disciplina encontra na escola e de acordo com a carga simblica que o esporte carrega freqentemente ele , na cultura escolar, considerado mais organizado e atraente, destinado aos melhores e mais talentosos alunos (Bassani; Torri; Vaz, 2003). O objetivo deste artigo apresentar resultados de uma pesquisa que procurou analisar aspectos de um programa de Esporte Escolar de uma escola da regio central de Florianpolis, Santa Catarina. Trata-se de uma grande instituio pblica com departamento especfico para o trato do Esporte Escolar e com um clube associado a ele que leva o nome da instituio. A prtica desse programa substitui a obrigatoriedade da Educao Fsica. Inspiramo-nos em nossa pesquisa na crtica indstria cultural , conceito crtico e irnico apresentado por Theodor W. Adorno e

Max Horkheimer (1997) e desenvolvido principalmente pelo primeiro (Adorno, 1997a, entre tantos outros trabalhos) e por toda uma tradio que o tem sucedido. A fecundidade do conceito, cuja radicao o projeto de crtica racionalidade instrumental proposto nos fragmentos filosficos de Dialtica do esclarecimento, apresenta-se tanto porque remete produo e reproduo da cultura sob forma de mercadoria, quanto porque indica a forja de subjetividades sob o comando dessa ordem. Exemplo desse processo a presena notvel do esporte tal como produzido em sua condio de espetculo que passa, por sua vez, a ser a referncia primeira para as aulas de Educao Fsica Escolar. na escola que as culturas de uma sociedade, de forma dinmica, se reforam ainda que eventualmente se fragmentem , no deixando escapar o corpo de forma ilesa. Dito de outra forma, a escola, por meio da Educao Fsica, mas no somente dela, absorve, interpreta e trabalha concepes e prticas corporais presentes em outros tempos e espaos da sociedade. No ambiente em questo, o corpo no est exposto somente nas aulas de Educao Fsica e no programa de Esporte Escolar. Ele est presente nas aulas de Cincias e de Biologia que tm no corpo humano um dos contedos principais, mas no somente no que diz respeito grade curricular, e sim por vezes em atividades extraclasses, como palestras e seminrios que se ocupam em discorrer sobre inmeros temas relacionados quele. Isso ocorre, na instituio, freqentemente a partir de solicitao dos pais ou dos prprios alunos como, por exemplo, no sempre valorizado tema da sexualidade. A escolha do grupo pesquisado, a ser logo abaixo detalhado, se deu em funo dos resultados da investigao de Bassani, Torri e Vaz (2003) que tratou de um grupo de esporte escolar de faixa etria imediatamente inferi1. Agradecemos aos pareceristas da Revista Pesquisa e Educao pelas palavras encorajadoras e sugestes apresentadas primeira verso do artigo.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

501

or quela que pesquisamos e da ampliao do foco para um grupo feminino. Segundo esses autores, haveria uma ambigidade no Esporte Escolar, manifesta na oscilao entre uma conformao pedaggica que ensina a perseguir, antes de tudo, a vitria, e outra, de carter pretensamente formativo, que acentuaria os valores do esporte, algo presente no discurso (oscilante) do treinador, das mes e dos pais dos alunos. Trabalhvamos com a hiptese de que, com o avano da idade, o carter agonstico se acentuaria, o que, de fato, parece ser verdadeiro. Procuramos ter o grupo feminino como uma baliza comparativa, algo que se tornou bastante til para o trabalho, sobretudo ao identificarmos as prticas masculinas como modelo esportivo idealizado, tanto no que se refere ao padro tcnico a ser alcanado, quanto no que diz respeito educao para a dureza. Nas pginas a seguir, expomos brevemente algumas questes terico-metodolgicas que nortearam a realizao da pesquisa, destacando, sobretudo, os procedimentos para coleta e anlise dos dados, para logo ento apresentar os principais resultados e concluses por ns alcanados.
Da centralidade do corpo algumas questes metodolgicas

O corpo , nos tempos contemporneos, definidor de condutas e de normas, portador de valores, suporte e disseminador de signos, mensageiro de significados que provoca, simultaneamente, admirao e repulsa. Ele resultado do cruzamento entre natureza e cultura e, como tal, passa por processos de incitamento e potencializao para fins especficos de controle nos ambientes educacionais. Enquanto h uma educao do corpo em todos os espaos e tempos sociais conformando mesmo, em algumas circunstncias, pedagogias corporais , na escola que isso se cristaliza de forma mpar. Isso no acontece apenas nas aulas de Educao Fsica, discipli-

na que de modo mais explcito toma o corpo como objeto. Ele , sobretudo, educado na sala de aula, pelas outras disciplinas que tratam diretamente ou no de questes relacionadas a ele (como Cincias e Religio), e pelas restries impostas por suas disposies no espao, pelas regras implcitas ou explcitas quando e como se pode levantar da carteira, sair da sala, beber gua, ir ao banheiro, ser vtima de punies etc. Em uma palavra, alunos e professores so catequizados pelos castigos, pelos interditos, pelos hbitos alimentares, pelos cuidados com seu corpo e com os dos outros nos corredores, nos portes, nas carteiras e nas quadras. Nesse quadro, deparamo-nos com outro elemento educador e civilizador do corpo nos ambientes educacionais: o esporte. Se ele tem na escola importncia destacada porque se apresenta, como poucos outros fenmenos, como definidor de sucesso, de superao, de beleza e, segundo alguns, como Welsch (2001), at mesmo como expresso de arte. H um enorme reforo para que ele seja, freqentemente, o elemento central das aulas e o contedo principal das prticas na Educao Fsica. O campo investigado foi, como dito, um grande colgio pblico da regio central de Florianpolis que dispe, no que se refere aos espaos diretamente ligados s prticas corporais, de condies materiais distintivas: quadras poliesportivas, materiais diversos, ginsio coberto, sala de danas e artes marciais. Tambm se diferencia por possuir dois departamentos que esto diretamente vinculados educao do corpo: O Departamento de Educao Fsica e o Departamento de Esporte Escolar, este tratando de promover o aprendizado de modalidades esportivas e o treinamento para competies federativas oficiais, possibilitando aos alunos a substituio das aulas de Educao Fsica curricular obrigatrias pela prtica do treinamento esportivo. Observamos, orientados por um roteiro especfico, duas turmas/equipes de futsal. Trata-se da modalidade que sucede o antigo futebol de salo, reconhecida e oficializada pela FIFA (Federao Internacional de Futebol),

502

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

rgo que administra o futebol. Embora com estatuto prprio, o futsal ainda visto como uma escola para o futebol, fato reforado pelo nmero expressivo de destacados jogadores com sucesso no campo que, quando crianas ou jovens, freqentaram a quadra. Essa mesma expectativa no confirmada pelos atletas j formados e com grande desempenho no futsal, que no encontram o mesmo sucesso no campo. A primeira turma observada era da categoria infantil masculina, na qual treinavam crianas de 12 a 14 anos. Esses treinamentos aconteciam noite, todos os dias da semana, durante hora e meia. Um professor ligado ao Departamento de Esporte Escolar era o treinador do grupo2. Acompanhamos quinze sesses de treinamento da equipe, durante sete semanas. Nesse perodo, tambm observamos trs partidas pelos campeonatos municipal e estadual. O segundo grupo escolhido foi uma turma/ equipe feminina de faixa etria superior masculina que participava das atividades esportivas em substituio s aulas regulares de Educao Fsica no Ensino Mdio. Elas treinavam trs vezes na semana, por hora e meia no perodo da tarde, treinadas tambm por um professor pertencente ao Departamento de Esporte Escolar. Observamos oito sesses de treinamento dessa equipe, durante trs semanas, e tambm assistimos a uma partida do campeonato estadual de futsal em que tomaram parte. Foram tambm realizadas entrevistas narrativas com alguns alunos e com os professores das turmas observadas. Saliente-se que nossas observaes no se restringiram apenas aos momentos de treinamento propriamente dito, mas tambm a muito do entorno e das situaes que permeavam o contexto observado. A atuao dos pais dos atletas, ao assistirem aos treinamentos ou torcerem por seus filhos e filhas nas partidas, enriqueceram nossos dados. Tambm momentos que antecediam os treinamentos ou os jogos, em que tivemos a oportunidade de observar e conversar com as crianas e jovens, ajudaram-nos a formular e repensar algumas questes, assim como as entrevistas que realizamos com jogadores e tcnicos.

Durante o acompanhamento das sesses, o treinamento dos meninos teve uma pausa de trs semanas em funo do recesso escolar entre os semestres letivos e de uma reforma no ginsio coberto. Esse ltimo fator atrapalhou muito o trabalho do tcnico, que em funo do clima frio, impedindo atividades externas ou dos espaos ocupados por outras modalidades, no conseguia treinar sua equipe da forma como julgava conveniente. Isso fez com que ele freqentemente conduzisse o grupo para praticar em outros lugares, fora da escola, o que dificultou, por vezes, tambm nossas observaes. Os resultados foram analisados qualitativamente. Formulamos as categorias de anlise cruzando os objetivos da pesquisa e as expresses do objeto investigado. Uma premissa foi considerada em todo o transcorrer da investigao e se refere ao que chamamos prioridade do objeto (Adorno, 1997b), que justifica a necessidade de permitir que as vozes do objeto, sua multivocalidade, se manifestem. Selecionamos para este artigo trs categorias que condensam vrios dos aspectos resultantes das observaes e que permitem expressar algo da produo de conhecimentos estruturados pela educao (esportiva) do corpo no ambiente em questo. Nomeamos a primeira categoria de Castigos, punies e sacrifcios. Ela diz respeito forma encontrada pelos treinadores para lidar com a dinmica de repreenso e emulao de sua equipe. A segunda categoria, batizada de Formao humana X sonho de profissionalizao, discorre sobre o papel das representaes sobre o futebol para as crianas em contraposio formao que a escola e o esporte prometem lhes proporcionar. A escolha da terceira categoria se deu pela presena constante dos rituais nas prticas corporais organizadas, com especial ateno, nesse caso, ao esporte. Ela foi denominada Rituais como tcnica.
2. Alunos e atletas assim como professor e tcnico so empregadas aqui, dado o contexto estudado, como sinnimos.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

503

Castigos, punies e sacrifcios : frmulas de emulao da educao para a dureza

Embora o professor da turma masculina salientasse que sua prtica no podia ser denominada realmente como treinamento no sentido que Weineck (1999) e outros estudiosos atribuem a essas prticas corporais , pois ele no tinha controle sobre todas as variveis que a compem como, por exemplo, a alimentao de seus atletas, sua figura como treinador parecia ser algo familiar: aquele que simultaneamente duro, que exige o mximo de seus atletas, mas que tambm pode ser condescendente e paternalista quando mais bem lhe convm em ambos os casos est suposta a heteronomia, a submisso e a menoridade dos atletas. Foi freqente observar o uso de tcnicas de disciplinamento para validar as aes do treinador que, por sua vez, incidiam diretamente sobre o corpo e a vontade das crianas. A importncia que o professor reservava disciplina ficou explcita j no primeiro momento em que conversvamos e ele nos falava que j dissera aos seus atletas que o jogo comearia no vestirio e que a partir do momento que entrassem em quadra estariam proibidos de olhar para arquibancada onde pais e mes se colocavam, como observamos, como guardies do desempenho das crianas, fiscais do trabalho da arbitragem e linha de apoio verbal a favor da equipe dos filhos e contra o adversrio. Disse ainda que felizmente ele nunca tivera problema com nenhum pai ou atleta, mas que se os alunos em casa no tinham disciplina, na quadra, seu lugar de atuao e domnio, no abriria mo disso. Para ele, seu papel como educador era o do disciplinamento dos atletas. complexa a relao entre os processos de formao na escola e no seio da famlia. Apenas para tomarmos um exemplo de um grande pensador contemporneo, vale a pena citar que Adorno (1971) defendia que a escola deveria oferecer s crianas experincias formativas que, no limite, pudessem at mesmo rivalizar

com aquelas que partilham no seio familiar, freqentemente vinculadas ao aprendizado do preconceito. O exemplo por ns citado se refere a uma involuntria stira da assertiva de Adorno, ao reforar o carter autoritrio do disciplinamento corporal. Ao observarmos as sesses, essa disposio do professor ficou ainda mais clara, pois acompanhamos o modo como conduzia o treinamento, tendo sido ele sempre aquele que determinava as atividades, as pausas e a durao das atividades ao exigir que seus alunos abandonassem as brincadeiras e que se dedicassem ao mximo quele momento. O professor fazia uso inclusive de clichs do mundo esportivo para reafirmar suas orientaes que freqentemente estavam associadas ao asceticismo do esporte. Em um dos treinos, por exemplo, ao ministrar atividades de condicionamento fsico, tendo escutado reclamaes e para justificar sua vontade e a atividade proposta, proferiu: Nada se consegue sem sacrifcio! Trata-se aqui de ter presente que o esporte sugere uma pedagogia que se associa tolerncia dor, que passa a ser um componente normal e mesmo desejado na preparao esportiva (Vaz, 1999), fenmeno que no deve ser negligenciado se considerarmos que pode ser um sintoma da conscincia reificada, uma relao patognica com o corpo, realada pela educao pela dureza que ensina, em ltima instncia, uma indiferena em relao dor, a prpria e quela sentida pelos outros (Adorno, 1997b). Um outro aspecto que emerge, talvez com mais fora ainda, refere-se aos momentos em que o professor parecia necessitar de algo que o apoiasse no sentido de que as crianas percebessem a importncia da disciplina e que dela fizessem uso. Isso se concretizava quando os atletas no realizavam o que era esperado ou estavam dispersos, rindo ou conversando. O professor ento fazia uso do castigo, que se localizar diretamente sobre o corpo dos alunos, proibindo-os de beber gua, de sentar quando terminada a srie de exerccios proposta ou ainda exigindo a repetio de uma atividade como forma de pagamento pela falta de

504

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

disciplina. Destaque-se que o uso dos castigos como ferramenta pedaggica praxe na histria da escolarizao e est presente tanto na sala de aula quanto nas quadras e nos ptios. Um bom exemplo pode ser encontrado em Dalabrida (2001) que, ao discorrer sobre como a maquinaria escolar jesutica funcionava, demonstra o constante uso dos incitamentos, da vigilncia panptica e tambm dos castigos, cuja funo era sobretudo normalizar. Se a inspirao em Foucault (1988) evidente, vale lembrar, ento, uma passagem da Genealogia da moral, de Nietzsche (2001), ao fazer um certo catlogo de castigos:
Castigo como neutralizao, como impedimento de novos danos. Castigo como pagamento de um dano ao prejudicado, sob qualquer forma (tambm na compensao afetiva). Castigo como isolamento da perturbao do equilbrio, para impedir o alastramento da perturbao. Castigo como inspirao de temor queles que determinam e executam o castigo. Castigo como espcie de compensao pelas vantagens que o criminoso at ento desfrutou [...]. Castigo como segregao de um elemento que degenera [...]. (p. 69)

Tambm chama a ateno como os discursos sobre o sacrifcio e a dedicao eram incorporados pelos atletas. Os adolescentes entendiam como verdade o fato de que, para poderem no duplo sentido da palavra: capacidade e tambm autorizao vencer, era necessrio uma carga grande de treinamento, mesmo que no a desejassem ou que ficassem cansados. Vale citar a fala de um dos meninos entrevistados ao ser indagado sobre a grande nfase dada pelo tcnico ao treinamento e sobre a fadiga por treinar todos os dias da semana e jogar futebol de campo no domingo: respondeu que sim, que ficava muito cansado, que no sbado fazem fsico , correm todo o campo, s vezes jogavam no domingo e na segunda havia treino novamente, mas que ele sabia que isso era bom para ele.

Essa questo ganha dois contornos relevantes. Um deles se relaciona ao fato de que o processo civilizador pode ser lido como um constante e progressivo avanar das atividades mimticas para a racionalidade (Horkheimer, 1996). Disso expresso o esporte, uma vez que ele mesmo , em grande medida, uma sistematizao dos jogos populares estruturados no sentido da racionalizao, da universalidade de formas e regras, no desempenho e na explorao mximos dos corpos. Esse pareceu ser um iderio importante para os meninos que treinavam, como se ver adiante. Um outro elemento importante que algumas vezes os jovens aceitavam e reforavam a idia de que nem sempre o mais importante seria aquilo que eles prefeririam fazer no momento, diferenciando gosto de utilidade, algo tambm encontrado nos resultados de pesquisa de Lovisolo (1995) e Vaz, Bassani e Silva (2002). Para as meninas, esses sacrifcios e punies ganham ainda um outro alcance. A condio originalmente masculina e secundariamente feminina do esporte ganha expresso decisiva no futsal delas, tornando-o menos prestigiado, exigindo-lhes a reafirmao constantemente de sua condio de atleta. Elas pareciam ter de sempre assegurar essa qualidade. Isso nos lembra que todo o etos esportivo por natureza masculino e que as mulheres parecem ainda no ter alcanado fora suficiente para sustentar suas prticas esportivas, ainda que freqentemente o discurso do establishment esportivo seja outro. Essa necessidade das meninas em provarem que tambm sabem jogar futebol reconhecida por elas:
Eu no agento mais, chego em casa tarde, tenho que tomar banho, comer e caio na cama... Isso sem contar ter que agentar os meninos. A quadra sempre pra eles.

O prprio tcnico, como j dissemos, parecia por prova, constantemente, a capacidade das meninas. Para estimul-las a provar suas habilidades no futsal, fazia uso dos mes-

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

505

mos clichs que o professor da turma masculina, mas adicionando, entretanto, a aluso condio feminina como correspondente menoridade na presteza esportiva: Ns temos chance de lutar de igual pra igual com os outros times, s que isso depende de vocs e no de mim. Se vocs resolverem se preocupar com as unhas e com o celular, a gente t arrombado! Dizia ainda que no querer moleza, que aquela seria a hora que elas teriam para mostrar que sabiam jogar futebol, pois andar no shopping sim, elas sabiam e faziam bem.
Formao humana X sonho de profissionalizao

radoxal. Sua funo parecia ser preparar os menores ao torn-los visveis para despontarem no esporte. Entretanto, muitas vezes, negava-se a executar tal funo, fazendo questo de advertir os meninos quanto ao exagero do sonho, do carter enganoso que o futebol poderia ter, agindo como, talvez se possa dizer, um mestre na tradio do iluminismo ao esclarecer e desmistificar. No raras foram as ocasies em que se dirigiu aos atletas para expor essas preocupaes, como numa fala dirigida em um momento de tenso em um dos treinos, quando a me de um dos atletas discutia com seu filho por considerar que a carga de treino a que ele era submetido seria exagerada tratava-se de um menino que tambm jogava futebol de campo:
No se iludam com o campo, que o campo iluso. Estudem porque, se para aparecer a oportunidade, vai aparecer l com 16, 17 anos. A vo estar mais maduros para escolher. Pelas minhas mos, j passaram uns dez mil meninos e eu conto nos dedos das mos quem chegou l. E a acontece de querer ajudar pai e me e se iludem. Estudem porque isso certo, o resto sonho, futebol sonho.

Como algumas pesquisas que se dedicaram a estudar o esporte como fenmeno social para crianas e jovens demonstram (Zaluar, 1991; Bassani; Torri; Vaz, 2003; Gonalves, 2003), fica claro o papel que a expectativa de profissionalismo exerce no imaginrio, nos sonhos e nas expectativas de muitos praticantes. Isso tambm aconteceu, conforme verificamos na anlise de nossos dados, no apenas em relao aos alunos, mas tambm aos pais e, de modo especial, ao tcnico dos meninos. As crianas tinham como exemplo o futebol profissional que em nosso pas, de forma muito peculiar, possui importncia singular, um tema talvez mais mobilizador do que a economia, a desigualdade social e a educao. Os pequenos atletas desejavam e esperavam tornarse jogadores, talvez para ganharem os prometidos milhes em moeda estrangeira e para andar em carros importados, doadores de alto prestgio social entre ns. Seus pais pareciam esperar assistir a seus filhos na televiso jogando no time pelo qual tm simpatia, vendo assim seus esforos e incentivos recompensados. Tratava-se, de certa forma, daquilo que Zaluar (1991) identificou como um investimento de toda a famlia na formao do jogador, algo que supostamente poder, no futuro, gerar vantagens para todos. Nesse contexto, o tcnico do grupo masculino acompanhado exercia um papel pa-

Inmeras vezes, o treinador recorreu suposta superioridade que o futsal teria sobre o futebol de campo, contrariando, portanto, todo o iderio de sonhos brasileiro, acentuando que o primeiro seria dirigido por professor de Educao Fsica e o segundo por aqueles que so comumente chamados de boleiros, exatletas que desempenhariam um trabalho incompleto com as crianas. Essa fantasia futebolstica foi sempre reforada nas crianas, mas tambm em seus pais, em parte, provavelmente, pela visibilidade cada vez maior que o futebol profissional de Florianpolis encontra na mdia esportiva, no somente no estado, mas em todo pas, com equipes na primeira e segunda divises nacionais. possvel que se deva tambm ao lugar que o futsal catarinense alcana no cenrio

506

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

nacional, contando com estrelas de grandeza internacional e jogos de seus times televisionados pelos canais esportivos de TV a cabo. A proximidade com essa cultura pode permitir que as crianas fiquem mais propensas a se deixar influenciar pelo sonho de se tornar um astro do futebol. Nesse ponto, o tcnico acredita que tanto seu trabalho quanto os de outros professores que ministram aulas de futsal seriam uma prtica privilegiada, pois alm de ensinarem um esporte s crianas, trabalhariam com a integralidade do ser humano3. Em suas palavras:
Quem trabalha com o futsal professor de Educao Fsica, com especializao, que sabe trabalhar, e l no futebol acontece de muito ex-jogador estar dando treino. Jogar no Canto do Rio [tradicional equipe do futebol amador de Florianpolis] no sbado, no domingo, no tem problema. Mas eu conheo o trabalho de base do Ava 4, por exemplo, e sei que no tem qualidade, eles s matam os guris fazendo eles correrem pela praia e dando treino forte. No nem para falar do trabalho dos outros, mas que geralmente acontece de colocarem sonhos loucos na cabea de vocs.

Esse discurso apoiado pelos pais, tambm de forma paradoxal, pois com sua constante presena nos treinos e nas competies, suas discusses com os rbitros, seu freqente apoio por vezes financeiro para que a equipe tomasse parte dos campeonatos, demonstravam interesse concreto no sucesso esportivo, atual e talvez futuro, dos filhos. Entretanto, seus discursos acompanhavam as assertivas do professor ao dizerem respeito ao aspecto de formao total pelo esporte, como nessa fala do pai de um aluno: no tem que pensar s no futebol e sim como gente, como ser humano, porque se no jogo trata os outros na porrada, na vida vai tratar os outros assim tambm. Destaque-se que esse tipo de discurso tambm est presente nos programas de governo que promovem o esporte como meio de socializa-

o de crianas e jovens (Bracht; Almeida, 2003). Na verdade, em que pese todas as crticas que o esporte tradicional sofreu e sofre como modelo de educao do corpo e do movimento (Taborda de Oliveira, 2000; Vaz, 1999; Kunz, 1989; entre outros), continua a crena em seu poder civilizador, regenerador, de incluso social (Bassani; Torri; Vaz, 2003). As meninas no ficam alheias ao sonho de profissionalizao por meio do esporte, entretanto, em funo do futebol feminino ainda possuir pouca visibilidade na mdia nacional embora cada vez mais venha aparecendo com a medalha olmpica da seleo de futebol em 2004, o recente ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e, principalmente, por Santa Catarina possuir atualmente as equipes campe e vice-campe adultas de futsal esse peso para elas aparece de forma diferente. Sonham em se profissionalizar, mas tm antes de provar a todos que sabem jogar bola. A presena contempornea das mulheres no esporte fruto ou conquista de um longo processo histrico, algo ainda mais complexo quando se pensa no futebol. Se sua prtica hoje mais aceita, talvez seja vtima de um outro tipo de preconceito, do que aquele comumente relacionado a sua suposta menor habilidade tcnica. Referimo-nos aqui discusso sobre sua feminilidade, por vezes posta em prova nas atividades esportivas. Para os homens, qualidades como ser macho, forte, vigoroso so naturalmente explicitadas e confirmadas pelo esporte. Rial (1998) mostra como o rgbi e o jud so prticas que aceleram, do ponto de vista de gnero, a confirmao de caractersticas tidas como eminentemente masculinas, como a resistncia dor e o reconhecimento da virilidade pelos pares homens e pelas mulheres. As pesqui3. O discurso de formao integral do ser humano utilizado muitas vezes pela Educao Fsica, e tambm por outras disciplinas, para legitimar sua atuao numa perspectiva pedaggica progressista ou crtica, contrria idia inicial de que a Educao Fsica preocupar-se-ia somente com o corpo fsico e orgnico. 4. Refere-se ao Ava Futebol Clube, agremiao tradicional do futebol catarinense, vrias vezes campe do estado de Santa Catarina e atualmente na segunda diviso do futebol brasileiro.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

507

sas de Wacquant (2002), Cecchetto (2004) e Turelli e Vaz (2006) mostram como a masculinidade se acentua como reafirmao nas lutas. Na literatura brasileira, encontramos um tratamento exemplar da temtica no livro Perseguio e cerco a Juvncio Gutierrez, de Tabajara Ruas (1992) e no conto de Cintia Moscovich (2002). As mulheres, no entanto Vocs esto parecendo umas moas jogando, diz-se aos rapazes, como a confirmar os esteretipos de gnero , tm de constantemente provar que no perdem sua feminilidade praticando esporte. Essa feminilidade aquela que associa as mulheres com a proximidade do curso que leva maternidade, docilidade, enfim, condio de objeto da natureza e, portanto, passvel de ser dominada. As atletas pesquisadas parecem no sofrer tanta influncia dos pais, diferentemente dos meninos, que tinham seus treinos observados pelos seus maiores. Estas, talvez por serem mais crescidas e porque a prtica esportiva certamente no se coloca com tanta fora como opo de profissionalizao5 , no eram acompanhadas de perto. Entretanto, nos momentos dos jogos oficiais, os pais se faziam presentes e de forma enftica participavam da partida, no apenas torcendo, mas at mesmo chorando ou discutindo com as filhas, com os tcnicos adversrios e com os rbitros, da mesma forma que os pais dos meninos ou ainda como a imprensa esportiva apresenta o comportamento das torcidas como show de exacerbao pessoal e coletiva. Adelman (2003), em estudo com mulheres atletas de voleibol e de equitao, considera que o esporte hoje um dos mais importantes espaos de conflitos relativos definio da corporalidade feminina (p. 449). Se por um lado o esporte possibilita mulher a idia da igualdade de gnero, a possibilidade em realizar a mesma prtica esportiva que o homem, de transgresso da idia de corpo frgil, por outro, o esporte talvez a enquadre em um outro tipo de controle: aquele que outorga ao corpo das atletas um novo modelo de feminilidade. Corpo que deve ser saudvel, atltico, ativo, firme, mas no com msculos demais. Ele

tem de ser construdo por meio de dietas e exerccios intensivos e segundo padres de beleza que se aproximam daqueles predicados e perseguidos em academias de ginstica e musculao (Sabino, 2000; Hansen; Vaz, 2006). Apoiada em Susan Bordo, Adelman (2003) sugere que no esporte haveria uma esttica da limitao: A feminilidade construda atravs da aceitao de restries, da limitao, da viso, ou da escolha de uma rota indireta (p. 451). Como expresso de resistncia, pela simples prtica, mas tambm pela profissionalizao, o esporte poderia representar uma empowered femininity (Adelman, 2003) a transgredir essa esttica da limitao, ainda que tambm a possibilidade de um incremento adaptao feminilidade normativa e aos atuais padres da cultura do corpo feminino, to extensamente difundidos pelos veculos porta-vozes dos esquemas da indstria cultural: televiso, revistas ilustradas femininas, cadernos femininos de jornais, entre tantos outros. Verificou-se no campo estudado a confirmao de uma certa esttica da limitao, uma vez que o padro de sucesso tcnico e esttico do jogo das meninas se refere ao masculino, tomado como modelo a ser seguido e, por isso, ganha ares problemticos jogar como moas e torna-se um elogio ao feminino jogar como homem ou lutar como homem, como destacam Turelli e Vaz (2006). Isso em nada difere do curso geral da esportivizao do feminino: considerada uma conquista a prtica de esportes e eventos em modalidades consideradas masculinas, como o futebol, o boxe e o lanamento de martelo no atletismo, prticas antes vedadas s mulheres, mas no se admite a possibilidade de meninos praticarem ginstica rtmica ou nado sincronizado, esportes historicamente femininos.
Rituais como tcnica

O trabalho dos dois tcnicos pouco se diferenciava de uma imagem mimetizada da5. Zaluar (1991) mostra como a expectativa de profissionalizao por parte de freqentadores de programas sociais com prticas esportivas eminentemente dos meninos.

508

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

quele realizado pelos seus congneres do futebol de campo profissional. O treinamento acontece nos esportes de alta competio para aumentar e potencializar o desempenho. Dele faz parte o registro moral do esforo como movimento socialmente positivo para a formao humana. Nos treinamentos observados, no foi diferente. Pelo contrrio, professores/tcnicos constantemente se dirigiam aos seus alunos para reafirmar o papel pedaggico positivo do esforo requerido. As atividades observadas eram quase sempre muito parecidas, chegando inclusive a no se diferenciar em nada de uma sesso de treino a outra. Percebemos, no entanto, que o discurso do professor mudava dependendo do momento em que o grupo se encontrava, o que sugere a fora do ritual como suporte para discursos de adequao. Ora o treinamento procurava prepar-los fisicamente, ora deveria servir para manter o padro de jogo da equipe. Contudo, as atividades propostas eram as mesmas em ambas situaes. A pouca variada dinmica se constitua de atividades de alongamento muscular, corrida de aquecimento, procedimentos tcnicos e o chamado coletivo, que a simulao de um jogo propriamente dito. Quando da iminncia de alguma partida pelos campeonatos do qual participava a equipe, as atividades tcnicas ganhavam mais espao. Os alunos reclamavam muito das atividades recorrentes, entretanto continuavam a repeti-las porque sabiam que como recompensa no final das sries haveria o coletivo, uma atividade-fim que coincidia com os objetivos de propriamente jogar futsal. Caso o esperado no acontecesse, o professor era alvo de reclamaes, mas com ar de quem sabia o que estava fazendo, as ignorava. Isso nos leva a observar que tais atividades no teriam importncia para o desempenho dos atletas se levadas em considerao as premissas do treinamento no que diz respeito, por exemplo, supercompensao a relao entre estmulo e descanso necessria para a ob-

teno da forma fsica e periodicidade organizao da estimulao corporal conforme o tempo disponvel para o treinamento , princpios bsicos constituintes da teoria do treinamento desportivo (Weineck, 1999). As atividades possuam, entretanto, um valor ritualstico, que muitas vezes servia ao professor para validar seu trabalho frente aos pais e aos prprios alunos, j que talvez ele soubesse, ou ao menos intusse, que certas atividades seriam desnecessrias. importante notar que os rituais exercem um papel aglutinador importante no esporte, ele mesmo sendo uma grande atividade ritualstica. Em outras ocasies, os prprios alunos questionavam a legitimidade das atividades, no somente pela falta do coletivo, mas tambm quando se tratava de outras prticas. Isso ficou claro por ocasio de um treinamento no dia anterior a uma partida pelo campeonato estadual. Nele o professor os fazia aquecer com muitas voltas pela quadra e um dos alunos questionou em voz baixa a legitimidade do exerccio: Tem estadual amanh, do que adianta a gente correr isso hoje? curioso verificar que a funo exercida pouco tinha a ver com o objetivo facilmente identificvel do treinamento, a preparao para a competio. Parece ser que est muito mais envolvida a a crtica de Adorno (1997b) crena de que uma educao para a severidade traria benefcios pedaggicos. Essa educao proporia o aprendizado de ser duro consigo mesmo, intolerante prpria dor, para tambm o ser com os outros e, final das contas, ser indiferente ao sofrimento em geral, estando associada conscincia reificada. Esse parece ser um elemento importante na constituio da lgica da pedagogia esportiva, sempre vinculada ao fascnio pela maximizao e pelos exemplos de superao dos limites e da dor. O aparente paradoxo ainda mais bem se coloca se considerarmos que os alunos, por j treinarem h muito tempo, reconheciam que atividades de preparao fsica antes de uma partida pouco ou nada tm de relevante, seno

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

509

para aumentar o cansao. Esses elementos pedaggicos no so, no entanto, unidirecionais, uma vez que, em outra ocasio, tambm estando os atletas a um dia de uma partida, o prprio professor pediu a eles que no corressem ou no se cansassem muito.
Consideraes finais

Algumas questes permanecem em aberto. Seria necessrio, por exemplo, estudar com mais profundidade como os atletas interpretam o possvel carter funcional de uma atividade que no tem valor preparatrio para a competio, mas que pode ser reconhecida como importante para um certo tipo de (de)formao. Est em jogo a a relao entre as atividades rituais que atualizam uma certa tradio da pedagogia esportiva e o carter pretensamente cientfico do treinamento, ambos vinculados, no entanto, aos mesmos mecanismos de controle do corpo. As categorias articuladoras sugerem a idia de que o corpo na escola, por meio das prticas esportivas, um forte elemento definidor de condutas e de comportamentos. Nossos resultados indicam ainda uma inter-relao estreita entre as trs categorias desenvolvidas. Os rituais, fundamentalmente atualizadores de uma tradio, conformam as expectativas para um possvel futuro profissional vislumbrado no futebol-espetculo profissional e ambos emolduram um imaginrio que considera o esporte um poderoso dispositivo de formao que legitima e justifica o sacrifcio, algo ainda hoje inquestionvel pelo discurso espraiado na dinmica da indstria cultural e confirmado pelos atores investigados por ns. Os resultados demonstram ainda, como havamos sugerido, a centralidade do corpo como elemento fundamental para pensarmos a educao das crianas nas escolas. O esporte como signo civilizador potencializa esse mosai-

co de preocupaes com o corpo, que parecem configurar, juntamente com outros projetos, uma possvel pedagogia do corpo na sociedade contempornea. Se no novidade a brutal hegemonia do esporte como tema de ensino nas aulas de Educao Fsica, freqentemente trabalhado como modalidade nica, o futebol ou, como indicaram Vaz, Bassani e Silva (2002), como uma pardia do esporte, dada a falta de condies tcnicas e materiais para que ele seja de fato reproduzido na escola - agrava se pensarmos que as aulas de Educao Fsica, uma disciplina do conhecimento, de ensino obrigatrio nas escolas e com amplo espectro possvel de contedos, substituda pela prtica da competio e pela monocultura esportiva. Essa substituio das aulas de Educao Fsica por outras prticas e com outros sentidos que no o da formao escolar faz eclipsar a preocupao formativa da escolarizao, reduzindo o ensino dos esportes mera prtica e reforando dois dos impasses que as aulas de Educao Fsica enfrentam: 1) transforma a riqueza de elementos culturais importantes como o esporte em prticas de adestramento corporal, celebrao da dor e fomento de preconceitos diversos, inclusive de gnero; 2) reproduz a idia de que o esporte praticado com fins competitivos superior quele das aulas de Educao Fsica, uma vez que nessa ltima o contedo esvaziado em favor da mera ocupao do tempo, conforme os prprios alunos afirmam. Por fim, vale destacar a importncia da indstria cultural nos processos de conformao das prticas esportivas no ambiente estudado: normas, expectativas, vocabulrio e prticas esto fortemente referenciadas no esporte-espetculo, tal como o conhecemos por meio da indstria do entretenimento que no apenas o divulga, mas o desenvolve como produto largamente consumido at mesmo nas prticas escolares.

510

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

Referncias bibliogrficas ADELMAN, M. Mulheres atletas: re-significaes da corporalidade feminina. Estudos Feministas Feministas. Florianpolis, v. 11, n 2, p. 445465, julho/dezembro de 2003. ADORNO, T. W. Zur Bekmpfung des Antisemitismus heute. In: ______ Kritik Kritik: kleine Schriften zur Gesellschaft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971, p. 105-133. ______. Negative Dialektik. In: ______. Gesammelte Schriften 6 6. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. ______. Das Schema der Massenkultur. In: ______. Gesammelte Schriften 3 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997a. ______. Erziehung nach Auschwitz. In: ______. Gesammelte Schriften 10-2 10-2. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997b. BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presena do esporte na escola: paradoxos e ambigidades. Movimento Movimento. Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 89-112, maio/agosto de 2003. BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. A poltica de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorizao da Educao Fsica. Revista brasileira de cincias do esporte esporte. Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, maio 2003. CECCHETTO, F. R. Violncia e estilos de masculinidade masculinidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. DALABRIDA, N. A fabricao escolar das elites elites: o Ginsio Catarinense na Primeira Repblica. Florianpolis: Cidade Futura, 2001. iar e punir FOUCAULT, M. Vig Vigiar punir: histria das prises. Petrpolis: Vozes, 1988. GONALVES, M. A. R. A vila olmpica da verde-e-rosa verde-e-rosa. Rio de Janeiro: FGV, 2003. HANSEN, Roger, VAZ, A. F. Sarados e gostosas entre alguns outros: aspectos da educao de corpos masculinos e femininos Movimento. Porto Alegre, v. 12, p.133-152, 2006. em academias de ginstica e musculao. Movimento HORKHEIMER, M. Eclipse of reason reason. New York: Continuum, 1996. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialektik der Afklrung: philosophische Fragmente. In: ADORNO, T. W. Gesammelte Schriften 3 . Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997a. KUNZ, E. O esporte enquanto fator determinante na Educao Fsica. Contexto e Educao Educao, Iju, ano IV, n. 15, 1989. p. 63-73. LOVISOLO, H. A Educao Fsica como arte da mediao mediao. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. MOSCOVICH, C. Sheine meidale. In: ______. O reino das cebolas cebolas: contos e narrativas. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 48-65. ia da moral NIETZSCHE, F. Genealog Genealogia moral. Uma polmica. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. RIAL, C. S. M. Rgbi e jud: esporte e masculinidade. In: PEDRO, M. J.; GROSSI, M. P. Masculino, feminino, plural plural: gnero na interdisciplinariedade. Florianpolis: Ed. Mulheres, 1998. p. 229-258. RUAS, T. Perseguio e cerco a Juvncio Gutierrez Gutierrez. Porto Alegre: L&PM, 1992. SABINO, C. Musculao: expanso e manuteno da masculinidade. In: GOLDENBERG, M. (Org.). Os novos desejos desejos: das academias s agncias de encontro. Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 61-103. TABORDA DE OLIVEIRA, M. Educao Fsica escolar: formao ou pseudoformao. Educar em Revista Revista. Curitiba, n. 16, 2000, p. 11-26. VAZ, A. F. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma anlise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES CEDES. Campinas, ano XIX, n. 48, ago. 1999. p. 89-106.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.33, n.3, p. 499-512, set./dez. 2007

511

VAZ, A. F.; BASSANI, J. J. ; SILVA, A. S. Identidades e rituais na educao do corpo na escola: um estudo em aulas de Educao Fsica no ensino fundamental. Motus Corporis Corporis. Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 23-39, 2002. WACQUANT, Loc. Corpo e alma alma: notas etnogrficas de um aprendiz de boxe. Traduo de Angela Ramalho. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002. WEINECK, J. Treinamento ideal ideal. So Paulo: Manole, 1999. WELSCH, W. Esporte visto esteticamente e mesmo como arte? In: ROSENFIELD, D. L. tica e esttica esttica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 142-165. ZALUAR, A. M. O esporte na educao e na poltica pblica. Educao e Sociedade Sociedade. Campinas, n. 38, p 19-45, abril/1991.

Recebido em 09.09.05 Aprovado em 29.08.07

Danielle Torri, ex-bolsista PIBIC/CNPq/UFSC, licenciada em Educao Fsica, mestranda pelo Programa de Ps-graduao em Educao da UFSC e bolsista da CAPES, professora substituta do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC. Beatriz Staimbach Albino, ex-bolsista PIBIC/CNPq/UFSC, licenciada em Educao Fsica, mestranda pelo Programa de Ps-graduao em Educao Fsica da UFSC. Alexandre Fernandez Vaz, doutor pela Universidade de Hannover, professor do Programas de Ps-Graduao em Educao e Educao Fsica da UFSC e pesquisador CNPq (Nvel 2 Fundamentos da Educao).

512

Danielle TORRI; Beatriz S. ALBINO e Alexandre F. VAZ. Sacrifcios, sonhos, indstria cultural:...

Anda mungkin juga menyukai