Anda di halaman 1dari 56

Universidade Anhanguera-Uniderp Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes

NORMA MARTINS MELO DE ARAJO

DIREITO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDVEL COMO DIREITO FUNDAMENTAL

Braslia 2010

NORMA MARTINS MELO DE ARAJO

DIREITO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDVEL COMO DIREITO FUNDAMENTAL


Monografia apresentada ao Curso de PsGraduao lato sensu TeleVirtual em Trabalho e Processo do Trabalho, na modalidade Formao para o Mercado de Trabalho, como requisito parcial obteno do grau de especialista em Trabalho e Processo do Trabalho.

Braslia 2010

FICHA CATALOGRFICA

Arajo, Norma Martins Melo de Direito ao Meio Ambiente do Trabalho Saudvel como Direito Fundamental / Norma Martins Melo de Arajo.-- Braslia [S.n], 2010. 55 f. Trabalho de Concluso de Curso da Anhanguera-Uniderp. Curso de PsGraduao em Trabalho e Processo do Trabalho. 1. Meio ambiente do trabalho, saudvel, proteo e sade do trabalhador. I. Ttulo. CDU XXX.XX
Proibida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrnico ou mecnico, inclusive atravs de processos xerogrficos, sem permisso expressa do Autor. (Artigo 184 do Cdigo Penal Brasileiro, com a nova redao dada pela Lei n. 8.635, de 16-03-1993).

TERMO DE ISENO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de direito e que se fizerem necessrios, que isento completamente a Universidade Anhanguera-Uniderp, a Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes, e os professores indicados para compor o ato de defesa presencial de toda e qualquer responsabilidade pelo contedo e idias expressas na presente monografia. Estou ciente de que poderei responder administrativa, civil e criminalmente em caso de plgio comprovado.

Braslia, 19 de dezembro de 2010.

Norma Martins Melo de Arajo

AGRADECIMENTOS

Agradeo a DEUS, ao esprito santo e a nossa senhora, por fazerem parte de minha vida, da vida de meus filhos e de toda a famlia, por sermos merecedores de seu amor e nos concederem tantas graas.

RESUMO

Trata-se de um estudo sobre a importncia do meio ambiente do trabalho saudvel, como direito fundamental da pessoa humana, bem como, do direito ambiental, cujo objeto a proteo do meio ambiente, a preservao da sade, a higiene e a segurana do trabalhador. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliogrfica, atravs de livros correntes e de referncias jurisprudenciais, monografias, internet e impressos diversos, com o objetivo de buscar na doutrina e nas publicaes tcnicas posies e entendimentos a respeito desse instituto. Palavras-chave: Meio ambiente do trabalho, saudvel, proteo e sade do trabalhador.

ABSTRACT

This is a study about the importance of the healthy working environment as a human person fundamental right, and as an environment right. Its object is the protection of the environment and the workers preservation, healthy, hygiene and security. The work has been realized through a bibliographic research, by referential and corrent books, jurisprudence, monographies, internet and different printed matters, which objective is search in doctrine and technic publications positions and understandings of this institute. Key-words: Working environment, healthy, protection and workers healty.

SUMRIO INTRODUO ........................................................................................................... 9 1 A INTERDISCIPLINARIEDADE DO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE ..................10 2 ORIGEM DA PROTEO JURDICA DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO SAUDVEL ...........................................................................................................14 3 TEORIAS SOBRE PROTEO DO MEIO AMBIENTE: ANTROPOCENTRISMO E BIOCENTRISMO ................................................................................................17 4 O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO .........................................21 5 A TUTELA JURDICA DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO ............................26 6 DIREITO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDVEL COMO DIREITO FUNDAMENTAL ...................................................................................................32 7 A TEORIA DE ROBERT ALEXY APLICADA AO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO HGIDO .........................................................37 7.1 DIREITO PROTEO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO .......................39 7.2 DIREITO ORGANIZAO E AO PROCEDIMENTO QUANTO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO ...............................................................................40 7.3 DIREITO FUNDAMENTAL AO AMBIENTE DO TRABALHO HGIDO: PRESTAO EM SENTIDO ESTRITO ..............................................................43 8 PROPOSTA DE CONTEDO ESSENCIAL DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO EQUILIBRADO .............................................45 8.1 DIGNIDADE HUMANA DO TRABALHADOR ......................................................45 8.2 TRABALHO DECENTE .......................................................................................47 8.3 DIREITO ADAPTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO ............49 CONCLUSO ............................................................................................................53 REFERNCIAS .........................................................................................................55

INTRODUO

Trata-se de um estudo sobre o meio ambiente do trabalho como direito fundamental inserido no bojo da Teoria Constitucional. O ambiente do trabalho se insere no ambiente global e isso repercute na forma como o direito estabelece sua proteo. Como essa proteo tem carter estrutural e se posiciona como um dos objetivos do Estado, na ordem jurdica que coordena, apia, fiscaliza, decide e serve de instrumento para o bem comum, igualdade de oportunidades para todos no exerccio das liberdades pblicas, est normatizada na Constituio como direito fundamental. O modelo jurdico de proteo do trabalhador no seu ambiente de trabalho, adotado no Brasil, est aqum do ideal moderno e mais consistente, enviesado pelo reconhecimento de um direito ambiental do trabalho. A proposta aqui contribuir para a emergncia desse paradigma no cenrio brasileiro. Tal contribuio, como proposta, de garantia do contedo essencial do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho equilibrado e em termos positivos, a assertiva poder ser a efetiva proteo jurdica do meio ambiente do trabalho que proporcionar a qualidade de vida da pessoa humana do trabalhador, com asseguramento de sua integridade fsica e mental. Tutelar o meio ambiente do trabalho como corolrio de um direito fundamental proteger a sade e segurana do trabalhador.

1 A INTERDISCIPLINARIEDADE DO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Segundo Adelson Silva dos Santos,1 o Direito uma cincia que objetiva o estudo das normas jurdicas, que dispem sobre padres de comportamento em vista de proibir, autorizar ou permitir que seus destinatrios ajam ou se abstenham de agir de certo modo considerado relevante para a existncia da sociedade. O homem enquanto animal gregrio necessita do Direito, porque este possibilita a manuteno da ordem social. O ser humano no apenas vive, mas tambm convive e essa convivncia denomina-se comunidade. Se h comunidade porque os homens esto organizados e o que organiza a comunidade a norma e em ltima instncia, porque vinculante, obrigatria sob pena de sano, a norma jurdica. A produo normativa e a aplicao das normas so influenciadas ou condicionadas por idnticos comportamentos sociais disciplinares, o que implica a necessidade da interdisciplinaridade. Dessa forma, quando se trata de direito ambiental, cujo objetivo estudar normas que visam assegurar a higidez e equilbrio do meio ambiente em vista das presentes e futuras geraes, como o direito vida, sob todos os modos, inclusive ao ser humano potencial, necessria uma viso interdisciplinar. Estudar juridicamente o meio ambiente um desafio posto ao estudioso desse ramo da cincia do direito, porque mais do que outro exige essa interdisciplinaridade, caso contrrio no lograria xito em ser socialmente operacionalizada, pois dever de todos, porque a todos interessa.

Para Arlindo Philippi Jr. e Jos Eduardo Ramos Rodrigues,2 a implementao do Direito Ambiental uma questo sria, eis que em jogo no s sobrevivncia fsica, com qualidade, da espcie humana como de todo o planeta. O direito deve estar harmonicamente com as demais cincias ambientais, de modo a respaldar diante da sociedade aplicaes de tcnicas e modos de vida mais aceitveis e menos impactantes, que garantam a sustentabilidade da vida na terra, caso contrrio, ter-se-o normas jurdicas meramente formais, incuas ou mesmo inaplicveis. Isso s possvel com a utilizao de uma linguagem comum entre as cincias ambientais, a qual no se pode furtar o direito ambiental. O operador da cincia jurdica ambiental dever agir se integrando aos domnios lingsticos dos diversos ramos da cincia do ambiente, em busca do desenvolvimento sustvel que a principal meta do estudo e aplicao cientfica desse objeto de conhecimento.3 Para Milar,4 o direito ambiental autnomo, mas no independente, congrega o conhecimento de outras cincias jurdicas ou no, sendo fundamentalmente multidisciplinar. Se assim, para ele, trata-se de travar contrato com outras cincias, buscar aquilo para autonomizar o direito ambiental. Porm, no parece acertada essa noo exclusiva de multidisciplinaridade do estudo do direito ambiental. De qualquer modo no tem idntico significado multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, no fazer cientfico. A primeira significa que cada especialista com sua competncia que se soma a outros, sem interpenetrao. A viso interdisciplinar integrativa e visa alm do holismo, ou seja, tudo est implicado em tudo, quando o assunto meio ambiente, a procura de uma linguagem comum, para uma atuao eficaz e crvel para o destinatrio do conhecimento.

Quanto ao modo interdisciplinar o estudioso deve saber de tudo um pouco. Ao contrrio, o pouco que sabe ter fundamento na viso conjunta das vrias cincias. O alcance dessa interdisciplinaridade bem traado por Philippi Jr. e Rodrigues,5 que dizem tratar-se de um enfrentamento que demanda o concurso do conhecimento de diversas disciplinas no isoladamente, mas articuladas e que para isso exige o envolvimento de profissionais capacitados e abertos ao dilogo de saberes, formados em novas bases, em novos paradigmas que colocam a interdisciplinaridade como fundamental para identificao, entendimento e compreenso dos problemas ambientais e seus rebatimentos econmicos e sociais e conseqente para a formulao, definio e implementao de suas solues. Disso decorre que o entendimento da matria meio ambiente s possvel, para ter relevncia, no desenvolvimento de uma metalinguagem, em que os elementos e requisitos fundamentais das cincias ambientais se envolvam, coordenadamente com resultado de que a sistematizao seja imune a falcias e cumpra o papel de lavar a srio o ambiente sadio e equilibrado, porque questo de vida ou morte para todas as formas de vida na terra. Por conta da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, que se constri o direito ambiental e na relao com os outros ramos do direito, as normas ambientais assumem um carter de transversibilidade. Ou seja, tema que no est no corpo normativo nico, perpassa e se incorpora em vrios ramos do direito, dando-lhe um enfoque diferente. A responsabilidade civil informada por normas ambientais tem natureza objetiva, independentemente da caracterizao de culpa, art. 927, p.u., Cdigo Civil. O direito de propriedade exercido de modo que se preserve o meio ambiente, art. 1.228, 1, CC, cumprindo uma funo socioambiental.

No Direito Penal, a responsabilizao criminal da pessoa jurdica, como corolrio da mxima proteo ambiental, Lei 9.605/1998, e assim o trema vai se incorporando a outros ramos do Direito porque o meio ambiente termo necessariamente de abordagem interdisciplinar. O homem o interessado imediato com sua qualidade de vida, umbilicalmente ligada ao equilbrio ambiental. Sem respeito ao meio ambiente o homem se coloca numa situao de risco da prpria sobrevivncia e isso interessa a todos e cincia toda, meta da interdisciplinaridade. Por outro lado, o meio ambiente um sistema, isto , um conjunto de diversas partes concatenadas, organicamente articuladas, um todo complexo e auto-implicada. E a categoria bsica que informa todo o sistema ambiental justamente seu carter difuso j que interessa toda e qualquer forma de vida. Por isso no possvel seu estudo meramente setorizado sem carter interdisciplinam, porque se cairia em reducionismos e sua compreenso seria distorcida.

2 ORIGEM DA PROTEO JURDICA DO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO SAUDVEL

O marco inicial da transformao profunda do meio ambiente de trabalho deuse atravs da Revoluo Industrial. Com ela, necessariamente, surgiu uma nova classe de operrios, classificados como proletrios, e, conjuntamente, houve a degradao do meio ambiente de trabalho. Com efeito, o crescimento da populao e as instalaes das unidades produtivas provocaram uma concentrao desordenada dos espaos que resultou na construo de prdios, casas e galpes. A formao do meio ambiente urbano gerou a imediata necessidade de criao de novas formas de produo e distribuio de gua, alimentos, energia e transporte. Dessa maneira, o resultado global foi um grave desequilbrio ecolgico no planeta. Comprova-se a degradao ambiental desenfreada com o seguinte

pensamento dominante, na poca, tpico do capitalismo que se instalava, o qual adotava a (infeliz) tese de que o desenvolvimento de um pas era medido, e muitas vezes registrado pelas cmeras fotogrficas e de filmagens, pela quantidade de chamins e fumaa que delas saam, ou seja, quanto mais fumaa, mais desenvolvimento. E, diante desse quadro capitalista-expansionista, o meio ambiente de trabalho e a conscincia para a preservao ambiental ficaram esquecidos pelos lderes empregadores e, tambm, pela populao trabalhadora no caso, os proletrios, justificada, talvez, pela preocupao em ter um salrio ao fim do ms, sujeitando-se, na grande maioria, a condies desumanas (e por que no, anlogas condio de escravos), tendo, inclusive, que preocupar-se com a preveno aos acidentes de trabalho, leses e demais enfermidades ocasionadas no ambiente de trabalho, uma vez que a responsabilidade na preveno desses eventuais acidentes era exclusivamente do operrio e no do empregador.

Cresceu, portanto, a classe operria, os doentes e mutilados, os rfos e vivas e a misria da populao em contraposio com o aparecimento da nova classe dominante, qual seja, a burguesia industrial, detentora do poder econmico e preocupada com o conceito de lucro cessante decorrente de seus investimentos e jamais com a sade, a famlia e a vida de um pobre operrio. O pensamento reinante era de que o desenvolvimento tecnolgico e econmico seria a soluo para combater a crescente misria da populao, e, erroneamente, que os recursos naturais seriam infinitos, sendo a natureza subjugada pelo homem. As doenas ocupacionais, o envenenamento por agrotxicos, os sombrios ambientes de trabalho, os acidentes fatais na construo civil e nas fbricas decorrentes da falta de qualificao tcnica no manuseio das mquinas e a falta de proteo por parte dos trabalhadores, eram o preo que a sociedade pagava pelo desenvolvimento desordenado. Tal quadro nos revela, ainda, que a produo em srie trouxe margem toda a fragilidade do homem na competio desleal com a mquina. Verificou-se, posteriormente, que tal pensamento reinante estava totalmente equivocado, uma vez que a misria e o desemprego cresceram e todos empregadores e trabalhadores sofreram as conseqncias da degradao ambiental. O aspecto positivo da Revoluo Industrial, corroborada pelo avano desenfreado do capitalismo, foi o desenvolvimento tecnolgico significativo, o qual desencadeou o surgimento das cidades e incorporou a cincia e a tecnologia ao processo produtivo, assim como a adoo de novas bases materiais de produo, novas formas de gesto e organizao do trabalho; despertou-se para a questo social envolvida e a sua finalidade tutelar, ou seja, a promoo da dignidade dos seres humanos, no caso, de todos os operrios (homens, mulheres e crianas) que sacrificavam suas vidas nas indstrias. Atualmente, com o advento da globalizao, os trabalhadores transformaramse em atores ou personagens num palco de transformaes histricas radicais no que

tange mo-de-obra, notadamente a industrial, decorrentes da automao e da informatizao. Acrescenta-se a essa nova realidade, um crescente desemprego, decorrente do dumping social, no qual a sociedade mostra-se descontente diante das possibilidades de uma democracia poltica terica e ineficaz. Diante do quadro formado, prolifera, a cada dia, o trabalho informal, em todos os centros urbanos, nos quais a segurana, a sade e o meio ambiente de trabalho digno so relegados a um plano totalmente secundrio.

3 TEORIAS SOBRE PROTEO DO MEIO AMBIENTE: ANTROPOCENTRISMO E BIOCENTRISMO

O objeto conceitual do meio ambiente amplo, de modo que difcil exprimir sua essncia. A extenso do conceito de meio ambiente decorre do fato de envolver a vida em todas as suas formas. Para Jos Afonso da Silva,6 meio ambiente a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento da vida em todas as suas formas. Esse conceito aceitvel e se foca no carter unitrio do meio ambiente. Entretanto, para efeito de uma metalinguagem, revela-se problemtico. O conceito descreve o que meio ambiente de um ponto de vista, descentrado do ser humano, com pretenso de objetividade (ob jactum = aquilo que est lanado para fora do ser cognoscente). Nessa verso, ambiente o que envolve e condiciona todas as formas de vida inclusive a humana. Nisso est o ponto da questo: se o conceito envolve a forma de vida humana, para ser relevante, deve explicitar o papel do homem no ambiente. No pode o conceito de meio ambiente ser unicamente objetivista (explicitar os bens que o compem) ou s subjetivista (a partir dos sujeitos que o integram). Parece ser ideal uma soluo mista. A descrio conceitual do meio ambiente decorre de conhecimento prtico, no sentido de no poder ser meramente especulativo (o conhecer por conhecer), mas que tenha relevncia com todos os elementos implicados, em especial, com o lhe empresta a vida e significado.

SILVA, Jos Afonso da Direito ambiental constitucional. 5. ed., So Paulo: Malheiros, 2004, p. 20.

Quando as vises das outras das outras cincias se encontram com o direito este tem um enfoque que vai fornecer em um elemento a se integrar na linguagem comum das cincias ambientais, a necessria viso antropocntrica. O Direito feito pelo homem e para o homem e isso no pode faltar interdisciplinaridade com as demais cincias ambientais. Na perspectiva antropocntrica o conceito de meio ambiente o processo internacional que influencia e condiciona as formas de vida na terra, tendo o homem como agente pr-ativo, cuja conduta pode significar o equilbrio ou no do conjunto de seres abrigados no espao-meio-comum. Meio ambiente a condio da existncia humana, determinada pela implicao com os elementos naturais, biticos do globo terrestre, em vista da preservao do ser humano, que por ter conscincia, o nico que pode se propor a relao de cuidado com o todo. As regras de direito podem ser sobre condutas referentes a coisas e animais a cargo do homem, no porque tenham direitos, mas sim porque interessam qualidade de vida humana, seja patrimonial (pelo uso sustentvel e sustentado), ou moral (a vida humana tem um sentido, que se encontra entre outros valores, na beleza). Pode inclusive haver lei preservando o respeito de certa forma de vida, mas isso no significa que tenha direito. No a destinatria real da proteo porque ao final o que se assegura que o homem desfrute do meio ambiente ecologicamente equilibrado. O homem o centro das preocupaes ambientais, como consta no primeiro princpio da declarao de Estocolmo/1972, na qual fala que os seres humanos constituem o centro das preocupaes relacionadas com o desenvolvimento sustentvel. Tem direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com o meio ambiente.

Entretanto, por no se constituir o ser humano como necessrio, mas contingente porque tem comeo e fim nesta existncia e alm disso, no apenas existe, mas coexiste, ser centro das preocupaes no significa poder fazer tudo, inclusive destruir a natureza. Sua relatividade a tudo o condiciona. Se destruir a fonte de sua manuteno, se autodestri, o que no conduz com sua forma de via mais elevada (por pensar), a qual deve se expandir e no se retrair. O que no se admite, por falta de consistncia lgica a viso biocentrista, isto , considerar a flora, a fauna e a biodiversidade independente de sua utilidade ou centralidade para o homem. O biocentrismo atribui coisa aquilo que s pode ser aproprivel ao homem: a subjetividade (jurdica ou no). Segundo Luis Paulo Sirvinskas,7 do ponto jurdico, antropocentrismo e biocentrismo no se excluem, mas atuam de modo complementar. Basicamente sustenta que no direito a natureza tem sido considerada ora bem, ora sujeito. Enquanto objeto a proteo da biodiversidade, no caso do direito ambiental, independentemente de sua utilidade para o homem. A natureza pode ser sujeito de direito (biocentrismo) ou ser protegida para a utilizao humana (antropocentrismo-puro ou mitigado), como noes complementares no direito ambiental. No parece ser assim, as vises no so complementares, pois assim como o mal nunca transmuda em bem, pois o que , o que no no , nenhuma forma de vida, ou bem, exceto o ser humano, sujeito. No existe, do ponto de vista lgico, biodiversidade como sujeito, muito menos do direito, sem referncia ao homem. A proteo ambiental se exterioriza quando a degradao se torna ameaa ao bem-estar, qualidade de vida ou mesmo sobrevivncia do homem.8 O direito vai reger as condutas humanas degradadoras e no os movimentos da natureza.9
7 8

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de direito ambiental. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 9. SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. 5. ed., So Paulo: Malheiros, 2004, p. 54. 9 SADY, Joo Jos. O direito do meio ambiente de trabalho. So Paulo: LTr, 2000, p.16.

Para Sandro Nahmias Melo,10 a idia de desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas, transmitida pelo art. 225, CF/1988, reala a necessidade de interao Dio homem com o mundo natural, para que, num dado ecossistema, no se perca de vista que o ser humano ali radicado tem tanto direito vida quanto a fauna e flora ali ocorrentes. Sucintamente, a regio do pas, deve ser gerenciada de modo a que haja igual preocupao com o homem ali vivente. O fato de haver preocupao jurdica com a vida no humana ou um bem no significa que estes se transformaram em sujeitos de direito. Pode-se dar tratamento jurdico que se quer aos bens ambientais, a condio do norte de proteo normativa, porm, sempre o homem.

10

MELO, Sandro Nahmias. A problemtica da eficcia das normas constitucionais programticas. Revista da Associao de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, ano 8, n. 17, maio 1999.

4 O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

A ttulo de definio e enquadramento doutrinrio, o meio ambiente considerado como um direito fundamental de terceira gerao, que so os direitos de solidariedade e fraternidade, como a paz no mundo, o desenvolvimento econmico dos pases, a preservao do meio ambiente, do patrimnio comum da humanidade e da comunicao, os quais so imprescindveis condio humana e merecem a proteo do Estado e da sociedade em geral. A saber, os direitos de primeira gerao so os direitos civis e polticos. Os direitos de segunda gerao, para Leonardo BOFF,11 so os sociais, econmicos e culturais, os quais servem para dotar o ser humano das condies materiais necessrias ao exerccio de uma vida digna. O conceito meio ambiente foi definido, pela primeira vez, legalmente, atravs da o artigo 3, inciso I, da Lei n 6.938/91, esta trouxe vrios conceitos referentes ao meio ambiente em si, a sua definio legal e instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, o qual prescreve que meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Observao se faz para o fato de que a Constituio Federal, de 05 de outubro de 1988, no definiu o que meio ambiente, mas a primeira Constituio, dentre as outras sete anteriores, que dispe de um captulo destinado exclusivamente ao meio ambiente, conforme se denota do Captulo VI Do Meio Ambiente, art. 225, CF, o qual est inserido no Ttulo VIII, Da Ordem Social. Tal definio bem ampla, uma vez que o legislador optou por um conceito jurdico aberto, criando um espao positivo de incidncia da normal legal, o qual est em harmonia com a Constituio Federal, a qual em seu art. 225, tutela os aspectos do meio ambiente compreendido como natural, artificial, cultural e do trabalho, definindo, ainda, o

11

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da terra, grito dos pobres. 2. ed., So Paulo: Ed. tica, 1996, p. 109.

direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. A Constituio Federal de 1988 adotou dois objetos para tutelar no que tange questo ambiental, quais sejam: um imediato que a qualidade do meio ambiente em todos os seus aspectos, e outro mediato que a sade, a segurana e o bem estar do cidado, expresso nos conceitos de vida em todas as suas formas, prescrito no artigo 3, inciso I, da Lei n 6.938/91, e em qualidade de vida, predisposto no artigo 225, caput, da CF. A definio de meio ambiente de trabalho em tela no se limita apenas ao trabalhador que possui uma carteira profissional de trabalho CTPS, devidamente assinada e registrada. A definio geral do meio ambiente de trabalho deve ser ampla e irrestrita, vez que envolve todo trabalhador que desempenha uma atividade, remunerada ou no, e porque todos esto protegidos constitucionalmente de um ambiente de trabalho adequado e seguro, necessrio digna e sadia qualidade de vida. Para o ilustre doutrinador, Jos Afonso da Silva,12 o meio ambiente do trabalho corresponde ao complexo de bens imveis e mveis de uma empresa e de uma sociedade, objeto de direitos subjetivos privados, e de direitos inviolveis da sade e da integridade fsica dos trabalhadores que o freqentam. Amauri Mascaro Nascimento,13 entende que o meio ambiente de trabalho , exatamente, o complexo mquina-trabalho; as edificaes, do estabelecimento, equipamentos de proteo individual, iluminao, conforto trmico, instalaes eltricas, condies de salubridade ou insalubridade, de periculosidade ou no, meios de preveno fadiga, outras medidas de proteo ao trabalhador, jornadas de trabalho e

12 13

SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. 5. ed., So Paulo: Malheiros, 2004, p. 20. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 15. ed., So Paulo: Saraiva, 2003; 22. ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 33.

horas extras, intervalos, descansos, frias, movimentao, armazenagem e manuseio de materiais que formam o conjunto de condies de trabalho etc. A definio do doutrinador, Julio Cesar de S da Rocha14, de que o meio ambiente do trabalho caracteriza-se como a ambincia na qual se desenvolvem as atividades do trabalho humano. Diante das modificaes por que passa o trabalho, o meio ambiente laboral no se restringe ao espao interno da fbrica ou da empresa, mas se estende ao prprio local de moradia ou ao ambiente urbano. Para Rodolfo de Camargo Mancuso,15 o meio ambiente do trabalho conceituase habitat laboral, isto , tudo que envolve e condiciona, direta e indiretamente, o local onde o homem obtm os meios para prover o quanto necessrio para a sua sobrevivncia e desenvolvimento, em equilbrio com o ecossistema. Portanto, o meio ambiente de trabalho pode ser considerado como o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou no, cujo equilbrio baseia-se na salubridade do meio e na ausncia de agentes que comprometam a incolumidade fsico-psquica dos trabalhadores, independente da condio que ostentam (homens ou mulheres, maiores ou menores de idade, celetistas, servidores pblicos, autnomos etc. Diante das definies supra citadas, temos que o tema meio ambiente de trabalho um ramo autnomo, sendo o seu objeto a salvaguarda do homem no seu ambiente de trabalho contra as formas de degradao da sua sadia qualidade de vida. E, assim, esse conceito deve ser considerado nos campos doutrinrio, legal e constitucional. O conceito de meio ambiente envolve, sempre, a existncia de ecossistemas, que, por sua vez, implicam na circulao, transformao e acumulao de energia e
14

ROCHA, Julio Cesar de S da. Direito ambiental e meio ambiente do trabalho: dano, preveno e proteo jurdica. So Paulo: LTr, 2002, p. 13. 15 MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ao civil pblica trabalhista: anlise de alguns pontos controvertidos. Revista do Processo, So Paulo, ano 24, n. 93, p. 59, jan/mar, 1999.

matria atravs da inter-relao das coisas vivas e de suas atividades. No caso do meio ambiente do trabalho, nessa linha de raciocnio, o ecossistema que envolve as interrelaes da fora do trabalho com os meios e formas de produo e sua afetao no meio ambiente em que gerada, sendo, assim, o relacionamento da fora do trabalho humano energia e sua atividade no plano econmico atravs da produo matria afetando diretamente o seu meio ecossistema. Uma vez que o habitat laboral se revela inidneo a assegurar condies mnimas para uma razovel qualidade de vida do trabalhador, tem-se uma leso ao meio ambiente do trabalho e esse complexo de bens materiais e imateriais pode ser agredido e lesado tanto por fontes poluidoras externas como internas, decorrentes de outros empreendimentos. Surge, assim, a noo da responsabilidade sobre o dano, uma vez que os danos ao meio ambiente do trabalho no so restritos ao ambiente em que o trabalhador exerce seu ofcio, mas, sim, perpetuam-se toda a coletividade e natureza com resultados, na maioria das vezes, irreversveis. relevante destacar que o meio ambiente do trabalho est enquadrado na seara comum do Direito do Trabalho e ao Direito Ambiental, sendo distintos os bens tutelados juridicamente por ambos, enquanto aquele ocupa-se com as relaes jurdicas existentes entre empregado e empregador, nos limites da relao contratual, e este busca a proteo do ser humano trabalhador contra qualquer forma de degradao do ambiente onde exerce sua atividade laborativa. O cerne da questo protecionista da tese desenvolvida o homem trabalhador, enquanto ser vivo, das formas de degradao e poluio desenfreadas do meio, ambiente onde exerce seu ofcio dirio, que essencial sua qualidade de vida, alm de ser um direito fundamental. Atualmente, o homem no busca apenas a sade no sentido estrito, mas anseia por qualidade de vida e, como profissional, no deseja apenas condies higinicas para desempenhar sua atividade; pretende, sim, qualidade de vida no trabalho.

As primeiras preocupaes no campo do meio ambiente do trabalho foram com a segurana do trabalhador, reflexo da prpria degradao da sade do trabalhador poca da Revoluo Industrial, com o intuito de afastar a agresso dos acidentes do trabalho. Posteriormente, preocupou-se com a medicina do trabalho para curar as doenas e, assim, ampliou-se a pesquisa para a higiene pessoal, visando a sade do trabalhador, na busca do bem-estar fsico, mental e social. Atualmente, a pretenso avanar alm da sade do trabalhador, em vista da integrao deste com o ser humano dignificado, que tem vida dentro e fora do ambiente do trabalho. No obstante, a Constituio Federal de 1988, pela primeira vez, destinou um captulo especfico ao meio ambiente. A questo ambiental, anteriormente comportava apenas uma fundamentao terica e, atualmente, foi erigida condio de norma de direito fundamental, sendo irrelevante o fato de no se encontrar includa no captulo que trata dos direitos e garantias fundamentais. O ambiente de trabalho est inserido no meio ambiente, sim, como supra afirmado, o que perfeitamente compreendido na anlise do art. 225, CF, em harmonia com as demais normas constitucionais que disciplinam a sade do trabalhador, por exemplo, o artigo 200, inciso VIII, o qual dispe sobre o dever do Sistema nico de Sade SUS em colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

5 A TUTELA JURDICA DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

O meio ambiente do trabalho objeto da tutela jurdica e por isso, reclama alternativas de carter preventivo e repressivo, atravs do direito para efetivao do objeto mediato de sua proteo: a sade do trabalhador.16 A legislao ambiental recepcionada pela Constituio vigente, foi elaborada, dentre outros motivos, porque as normas vigentes no estavam dando conta dessa terceira gerao de direitos, entre os quais o ambiental. No se trata de direito de vizinhana, no basta falar da funo social da propriedade. todo um direito que deve dar conta da proteo ao meio ambiente com referibilidade a toda a sociedade. A degradao e destruio do meio ambiente um mal moral to intrnseco que pode levar extino de todas as formas de vida, inclusive a humana. A proteo do meio ambiente do trabalho d suporte proteo do meio ambiente unitrio e como o fim do direito a vida do homem, proteger a sade do trabalhador atender a esse carter protetivo do direito ao meio-espao ambiental laboral seguro. Trata-se de proteo setorizada como estratgia ao cuidado com o ambiente em geral. A Constituio tem como um dos fundamentos da Repblica a dignidade da pessoa humana e assegura a vida de qualidade, inclusive com direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, no pode ser interpretada ou explicada por outra lei para tolerar atividade que coloque em risco a vida, a integridade e a segurana dos cidados, entre estes, os trabalhadores. Destaca-se que a proteo jurdica ao meio ambiente do trabalho, quando o tema meio ambiente debatido na seara jurdica, parece natural tratar-se de proteo da
16

SANTOS, Adelson Silva dos. Fundamentos do direito do trabalho. So Paulo: LTr, 2010, p. 39.

fauna e da flora, conservao dos recursos naturais, proteo das obras artsticas e paisagsticas, entre outras temticas. Os grandes tratadistas do Direito Ambiental do Trabalho, fazem pouca ou nenhuma meno ao meio ambiente laboral. No entanto, o meio ambiente do trabalho dimenso importante para a proteo do meio ambiente global. Nele homens e mulheres passam grande parte do tempo disponvel e obviamente, so influenciados por esse meio, inclusive quando degradado. Nesse sentido, Jos Afonso da Silva,17 evidenciando a pertinncia de considerar o ambiente unitrio em seus aspectos, reala a importncia do meio ambiente do trabalho. Para o autor, no conceito de meio ambiente, enquanto interao da totalidade de elementos que propicia o desenrolar da vida em todas as suas formas, sobressai a existncia de trs aspectos: o meio ambiente artificial (espao urbano construdo), o meio ambiente cultural (tambm artificial, tem tomo referncia ltima o valor agregado , como o patrimnio artstico) e o meio ambiente natural ou fsico. Esses aspectos se integram numa viso unitria ao bem da vida humana com qualidade. Merece referncia em separado o meio ambiente do trabalho, como o local em que se desenrola boa parte da vida do trabalhador, cuja qualidade de vida est em ntima dependncia da qualidade daquele ambiente. O ambiente de trabalho protegido por uma srie de normas constitucionais e legais destinadas a garantir-lhe condies de salubridade e de segurana. Proteger o meio ambiente do trabalho proteger o meio ambiente unitrio, j que um ambiente interno poludo e inseguro expele poluio e insegurana externa.18 O direito ambiental tem necessria viso antropocntrica, porque a proteo da vida em todas as suas formas visa satisfao das necessidades humanas, desde as bsicas, como alimentao e moradia, bem como a de autotranscendncia, como a arte.
17 18

SILVA, Jos Afonso da. Direito ambiental constitucional. 5. ed., So Paulo: Malheiros, 2004, p. 20. Ibidem

Dessa forma, a vida que no seja humana s poder ser tutelada pelo direito ambiental na medida em que sua existncia implique garantia da sadia qualidade de vida do homem, j que numa sociedade organizada este o destinatrio de toda e qualquer norma. Sendo o destinatrio final do direito o ser humano e este para grande parte de sua vida exposto no habitat laboral, segue-se que a proteo do meio ambiente do trabalho efetiva mais e melhor os objetivos do cuidado jurdico do prprio ambiente considerado na sua unidade. Desconsiderar o meio ambiente do trabalho deixar de lado a finalidade da proteo ambiental que a vida e a satisfao humana. Por sua importncia, a proteo do meio ambiente do trabalho colocada em perspectiva e relacionada ao paradoxo da tutela ambiental e crescimento econmico. A atividade humana, por mais harmoniosa que seja com o meio ambiente natural, sempre degradadora, isto , altera o equilbrio do ecossistema. No h problema quando a ao humana traz impactos ambientais absorvveis pelo ecossistema. Segundo Raimundo Simo de Melo,19 o meio ambiente do trabalho adequado e seguro um dos mais importantes e fundamentais direitos do cidado trabalhador, o qual, se desrespeitado, provoca agresso a toda a sociedade que, no final das contas, quem custeia a previdncia social, que por inmeras razes, corre o risco de no poder mais oferecer proteo at mesmo aos seus segurados do prximo sculo. Como do conhecimento dos que acompanham os meios de comunicao, as estatsticas oficiais, cujos dados, como tambm se sabe, no so reais, mostram que os nmeros de acidentes de trabalho e de doenas profissionais e do trabalho so assustadores, destacando-se entre estas ltimas, a surdez profissional, LER (leses por esforos repetitivos), doenas de coluna, silicose e intoxicao por chumbo e manuseio com agrotxico na lavoura. Em consequncia disso, o Brasil continua a figurar nos anais
19

MELO, Raimundo Simo de. Meio ambiente do trabalho: preveno e reparao juzo competente. Rerpertrio IOB de Jurisprudncia, n. 113/97, caderno, p. 250.

mundiais como recordista em acidentes do trabalho, perdendo para pases da Amrica Latina como a Argentina. Sendo o meio ambiente do trabalho particularmente afetado pelo modelo de desenvolvimento econmico, proteger tal ambiente ingrediente indispensvel da resoluo do contraste da necessria proteo ambiental e do imprescindvel desenvolvimento econmico. Nessa direo, os mesmos instrumentos de preveno e proteo do meio ambiente unitrio so aplicveis na tutela do meio ambiente do trabalho. Por ser um aspecto do meio ambiente, algumas especificidades processuais e procedimentais esto mais afeitas proteo do ambiente laboral do que outras. possvel classificar os instrumentos de tutela em judiciais e extrajudiciais. Aqueles dependem da interveno do Judicirio e so: ao civil pblica, a ao popular, o mandado de segurana coletivo, o mandado de injuno e o dissdio coletivo; os demais so extrajudiciais, como a autodefesa, no caso de greve ambiental; autocomposio, como a negociao coletiva e a heterocomposio, dependente da interveno de terceiros, colidente ou no com a vontade dos envolvidos e aqui tambm entram os instrumentos de preveno: estudo prvio de impacto ambiental, embargo e interdio, inqurito civil, Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, Programa de Preveno de Riscos Ambientais-PPRA, Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional-PCMSO, etc. O Estudo Prvio de Impacto Ambiental-EPIA, segundo o art. 225, 1, IV, CF, obrigatrio para a instalao de atividades ou outra obra potencialmente impactante do meio ambiente e tem por finalidade identificar e avaliar criteriosamente as consequncias ambientais na implantao e na implantao e na operao de obra ou atividade. Segundo o art. 160, CLT, nenhum estabelecimento poder iniciar suas atividades sem prvia inspeo e aprovao das respectivas instalaes pela autoridade

regional competente em matria de segurana e medicina do trabalho. Nas novas instalaes sempre que ocorrer modificao substancial, as empresas so obrigadas a comunicar as alteraes delegacia regional do trabalho, alm de providenciarem a aprovao prvia dos projetos de construo e instalao das fbricas no rgo de fiscalizao trabalhista. Desse modo o EPIA aplicado, tambm ao meio ambiente do trabalho como instrumento de busca da higidez do habitat laboral para favorecer a qualidade de vida do trabalhador. A efetiva proteo ao meio ambiente do trabalho tem o preciso significado de garantir a sade e a segurana do trabalhador. Essa efetividade significa que a norma (dever de sancionar) est produzindo efeitos na realidade social e assegurando a higidez do trabalhador no local da prestao de servio. Segundo Sebastio Geraldo de Oliveira,20 o habitat laboral, ao invs de significar o encontro do trabalhador com a vida, apresenta-se como lugar sinistro para encontrar a morte, por conta do elevado nmero de acidentes de trabalho fatais, segundo dados da Organizao Internacional-OIT. Com base nos dados oficiais do Brasil, que de modo algum refletem toda a realidade acidentria laboral por no levar em conta a informalidade, o autor verificou a oscilao dessas ocorrncias do pas. Isso amostra de como anda mal o cuidado com a sade e segurana do trabalhador, considerando que nem tudo vai a conhecimento dos rgos de fiscalizao e defesa do meio ambiente do trabalho. O objetivo demonstrar que mesmo aplicando todas as normas, o trabalhador sofre riscos no ambiente do trabalho, e somente a tutela jurdica desse meio ambiental

20

OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Indenizaes por acidente do trabalho ou sade ocupacional. 2. ed., So Paulo: LTr, 2006, p.28-32, passim.

pode minimizar ou eliminar os danos sade do obreiro, real objetivo estampado na Constituio Federal.

6 DIREITO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDVEL COMO DIREITO FUNDAMENTAL

O direito ao meio ambiente do trabalho saudvel, essencial sadia qualidade de vida do trabalhador, pode ser reconhecido como materialmente um direito fundamental. Segundo o que dispe o art. 225, CF, todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, trata a Constituio Federal do meio ambiente como um todo e por sua extenso abrange igualmente a prerrogativa fundamental a um ambiente laboral hgido. Quando a Constituio menciona a expresso todos, assegura a

interpretao, na qual os direitos fundamentais tm caracterstica de universalidade, imprescindibilidade e inalienabilidade que lhe emprestam a necessidade de sua mxima efetividade. Todos, no exclui ningum, diz respeito, inclusive aos estrangeiros, no traz distino, mesmo porque mediato para a tutela da sade do trabalhador. A proteo ao meio ambiente do trabalho de qualquer forma, reconhecida textualmente pela Constituio da Repblica como consequncia e expresso do direito sade. Reza o art. 200, VIII, CF, que entre as competncias do Sistema nico de SadeSUS, se inclui colaborar com a defesa do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. A sade a qual se vincula a proteo ao meio ambiente do trabalho, um direito de todos, art. 196, CF, tendo natureza jurdica predominantemente difusa, mas que pode tomar feio de interesse coletivo, ao se vincular com determinadas relaes de trabalho. Decerto, tambm um direito fundamental. No art. 170, VI, CF, a defesa do meio ambiente um dos princpios em que se funda a ordem econmica, para que seja assegurada a existncia digna para todos, nos

termos da justia social. Quer dizer, tanto o meio ambiente natural, integrado por recursos naturais (gua, solo, ar, flora e fauna), como o cultural, constitudo pelo patrimnio no qual o homem agrega um valor, em especial os estticos, tais como, o histrico, o artstico e arqueolgico; ou ainda como o artificial, composto do espao construdo pelos prdios, ruas, praas e reas urbanas construdas, so todos dimenses de um bem que uno, o meio ambiente e como tais devem ser protegidos e por agregamento aos direitos fundamentais, compatibilizados com o desenvolvimento econmico. Tambm se inclui nessas dimenses do meio ambiente do meio ambiente e com os mesmos efeitos o meio ambiente do trabalho. Enquanto aspecto do meio ambiente geral, tudo que se aplica a este pode ser cometido ao meio ambiente do trabalho. Para o art. 225, CF, o meio ambiente ecologicamente equilibrado bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. bem que no se pode alienar e constitui direito fundamental, por dizer respeito a todos e essencial sadia qualidade de vida. De igual modo, o meio ambiente do trabalho bem de uso comum dos trabalhadores e essencial a sua qualidade de vida. Portanto, constitui um direito fundamental dos trabalhadores. A Lei 6.938/1981, art. 3, quando menciona a poltica nacional do meio ambiente, prescreve que meio ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e intervenes de ordem fsica, qumica e biolgica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Para Robortella,21 um complexo de fatores fsicos, qumicos ou biolgicos que atuam sobre o trabalho humano, em todas as suas formas. Com esse conceito o ambiente do trabalho se funde no s com espao interno do estabelecimento empresarial, mas tambm para a abranger a moradia e o espao urbano, ou seja, qualquer habitat laboral, pouco importando o tipo de vinculao na relao de trabalho.
21

ROBORTELLA, Luiz C. Amorim. Direito do trabalho e meio ambiente. In: SILVESTRE, Rita Maria; et al. SoPaulo: LTr, 1997, p. 193.

O dano ao meio ambiente acarreta sanes de natureza civil, administrativa e penal. O mesmo ocorrer se a infrao se referir s normas de preservao da sadia qualidade de vida do trabalhador no meio ambiente do trabalho, tambm se aplicando o que dispe o art. 225, CF, 3, CF. O doutrinador Romita,22 expressa com muita propriedade que o meio ambiente do trabalho seguro constitui direito fundamental dos trabalhadores. As normas aplicveis a ele so dotadas de congncia absoluta e asseguram aos trabalhadores direitos indisponveis, ante o carter social que revestem e o interesse pblico que as inspira. No podem sofrer derrogao nem mesmo pela via negocial coletiva. O interesse pblico est presente quando se trata de meio ambiente do trabalho, cujo alcance ultrapassa o interesse meramente individual de cada trabalhador envolvido, embora seja ele o destinatrio imediato da aplicao da norma. Qual o significado de se considerar o meio ambiente do trabalho como direito fundamenta? o mesmo que qualquer direito fundamental, ou seja, direitos subjetivos de defesa do particular diante das intervenes ilegtimas do Estado ou contra atos lesivos ao ambiente e patrimnio pblico, bem como configurar a interveno estatal (direitos fundamentais como finalidade do Estado), direitos prestao. Configurar no s a que o Estado impea comportamentos de terceiros lesivos ao ambiente, proibindo e restringindo comportamentos, mas tambm que assegure o acesso de todos fruio do bem ambiental, resguardando sua higidez. Segundo Anzio Pires Gavio Filho,23 que o direito fundamental ao ambiente apresenta carter duplo, configurando, ao mesmo tempo, um direito subjetivo e um carter de ordem objetivo. O direito fundamental ao ambiente configura um direito subjetivo no sentido de que todos os indivduos podem pleitear o direito de defesa contra aqueles atos lesivos ao ambiente. Isso pode ser demonstrado pela norma contida no art.

22 23

ROMITA, Arion Sayo. Direitos fundamentais nas relaes de trabalho. So Paulo: LTr, 2005, p. 386. GAVIO FILHO, Anzio Pires. Direito fundamental ao ambiente. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 39.

5, LXXIII, da Constituio, que legitima o cidado a promover ao popular para anular ato lesivo ao ambiente. O direito fundamental ao ambiente como um elemento de ordem objetiva tem seu contedo expressados nas incumbncias, a cargo do Estado, tendentes a assegurar a todos a realizao do direito ao ambiente ecologicamente equilibrado. exatamente disso que tratam as normas do art. 225, 1, da CF, fixando objetivos estatais para a realizao do direito ao ambiente juridicamente vinculantes para o legislador, em primeiro lugar, para o Executivo e para o Judicirio. Dessa integrao da dimenso objetiva com a dimenso subjetiva que o direito fundamental ao ambiente tem a sua conformao jurdico-constitucional completa, conforme as normas da disposio do art. 225 da Constituio. Entretanto, como os direitos fundamentais no so absolutos, o direito ao meio ambiente do trabalho hgido pode ser relativizado, quando conflitar ou tornar inoperantes outros direitos de igual modo fundamental.24 At onde tal direito pode ser relativizado? Que limite intransponvel, a partir do qual tal direito fundamental no pode ser relativizado? Essa problemtica aponta para outra que lhe serve de resposta: Qual o contedo ou ncleo essencial do direito ao meio ambiente do trabalho ecologicamente equilibrado? Antes, o que tal ncleo essencial? Nas letras de Sandro Nahmias Melo,25 o contedo essencial dos direitos fundamentais assinala uma fronteira que o legislador no pode ultrapassar, delimitando um terreno que a lei a qual pretende limitar-regular um direito no pode invadir sem incorrer em inconstitucionalidade. Vieira de Andrade, por sua vez, com base na doutrina alem absoluta, assevera que o contedo essencial consistiria em um ncleo fundamental, determinvel em abstrato, prprio de cada direito e que seria, por isso, intocvel. Referir-se-ia a um

24

MELO, Sandro Nahmias. A problemtica da eficcia das normas constitucionais programticas. Revista da Associao de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, ano 8, n. 17, maio 1999. 25 Ibidem, p. 81.

espao de maior intensidade valorativa (o corao do direito) que no poderia ser afetado sob pena de o direito deixar realmente de existir. O exerccio do direito fundamental flexibiliza outro, dentro de certo limite. em seu contedo essencial que os direitos fundamentais atuam como limite dos limites, garantindo a manuteno da ordem jurdica. Nesse sentido, tambm Sandro Nahmias Melo,26 assevera que o ncleo essencial constituiria o contedo mnimo de um direito insuscetvel de ser violado, sob pena de aniquilar-se o prprio direito. O legislador ao restringir direitos, estaria limitado pelo ncleo essencial do direito a ser restringido, ou seja, o legislador de forma alguma pode ultrapassar o limite do contedo essencial mesmo que justificado pela proteo de outro bem constitucional.

26

Ibidem, p. 83.

7 A TEORIA DE ROBERT ALEXY APLICADA AO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO HGIDO

A tica jurdica do alemo Robert Alexy,27 na adaptao de Anzio Pires Gavio,28 o direito ao ambiente do trabalho saudvel foi constitucionalizado na ordem jurdica brasileira. Combinando as disposies do art. 7, XXII e XXIII; art. 200, VIII, e art. 225, tosos da Constituio Federal/1988, constata-se que o meio ambiente do trabalho recebeu tratamento jurdico de for constitucional, ainda mais se admitindo ser tal noo um dos aspectos do meio ambiente geral. A consequncia disso, por certo a configurao do meio ambiente do trabalho saudvel como direito fundamental, tanto como direito subjetivo, como de comando objetivo a informar e vincular o Estado, com ampla repercusso na autorregulao no setor privado. As normas vinculantes garantem direitos subjetivos definitivos, conferindo maior proteo. As no vinculantes apenas fundamentam uma obrigao objetiva do Estado prima facie de conferir prestaes, ensejando menor proteo. As normas que veiculam o direito fundamental ao ambiente saudvel com prestaes impem ao legislador um dever claro de dar expresso a essa proteo. Caso seja simples enunciado, letra no papel, mera diretriz legiferante, sem constituir direito subjetivo definitivo, a proteo jurdica ser insignificante. Ao contrrio, essas normas devem ser vista como um mnimo eficacial29, pois fixam um dever de legislar ao legislador ordinrio e condicionam materialmente a legislao prospectiva. Alm disso, servem de norte interpretativo, de integrao e

27 28

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamenales. Traduccin E.G.Valdez. Madrid.2001.p.420. GAVIO FILHO, Anzio Pires. Direito fundamental ao ambiente. Porto alegre: Livraria do Advogado, 2005. 29 SILVA, Jos Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. 3. ed., So Paulo: Malheiros, 1998.

aplicao da norma jurdica na subsuno aos fatos. Condicionam a Administrao Pblica e a Jurisdio e criam situaes subjetivas de vnculo ou vantagem.30 qualitativamente mais vantajoso assentar, que as normas citadas configuram direitos fundamentais prestao que vinculam juridicamente os Poderes do Estado. Ou seja, o que relevante, enquanto direito fundamental configura posio jurdica definitiva passvel de exigncia judicial. Na ordem objetiva se expressa nas incumbncias, pelo Estado, no sentido de assegurar a todos a realizao o direito de trabalhar num ambiente hgido. Trata-se dessa maneira de objetivo do Estado, art. 225, 1, CF, ou seja, os procedimentos e a tecnocracia estatal esto alinhados a uma finalidade fundamental que proteger, no caso, a sade e a segurana do trabalhador no seu habitat de trabalho. Sendo direito fundamental, probe-se o retrocesso da proteo do ambiente. No se pode reduzir aquelas posies jurdicas normalizadas, da a inteligncia da clusula ptrea estampada no art. 60, 4, CF. Isto , realiza-se ou como prestao material de fato, ou na concepo das norma jurdicas, com o bjetivo de assegurar coletividade de trabalhadores um ambiente laboral sadio.31 De qualquer forma, reconhecer esse direito fundamental como direito a algo implica reconhec-lo como direito prestao. Versa de todo modo acerca de aes positivas que quando a cargo do Estado significa proteo do indivduo perante outros indivduos por meio de normas de direito penal, passando por edio de normas de organizao e de procedimento, at as prestaes em dinheiro e outros bens32. Para Alexy, ao meio ambiente do trabalho esses direitos prestao podem ser divididos em trs grupos: direitos proteo ao meio ambiente do trabalho; direitos

30 31

GAVIO FILHO, Anzio Pires. Direito fundamental ao ambiente. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 32. ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamenales. Traduccin E.G.Valdez. Madrid.2001p. 50. 32 Ibidem, p. 430.

organizao e ao procedimento quanto ao meio ambiente do trabalho e direito prestao em sentido estrito como direito fundamental ao ambiente do trabalho hgido.33

7.1 DIREITO PROTEO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO Quanto ao direito proteo ao meio ambiente do trabalho, o trabalhador tem direito ao ambiente de trabalho saudvel ante o Estado no sentido de direito proteo. desse modo que o Estado se acha racionalmente justificado a normalizar condutas e atividades lesivas ao ambiente laboral como infraes, sejam penais, sejam

administrativas, cominando as respectivas sanes. Tambm pode limitar o direito de propriedade, como dever de adotar medidas positivas a assegurar de modo efetivo o trabalho em ambiente sadio. Isso decorre do fato de que no lcito ao Estado permitir comportamento de terceiros lesivos ao direito fundamental ao ambiente do trabalho equilibrado. Ou seja, quando a instalao de uma fbrica no atender s exigncias das normas de sade e segurana di trabalhador, o Estado tem o dever de interdit-la ou embargar a obra. Essa atuao estatal constitui alternativa de concretizao do direito fundamental proteo ao meio ambiente hgido. Independente do tipo de classe de trabalhadores, eles tm direito ao ambiente de trabalho equilibrado, no somente diante do Estado, como tambm perante os tomadores de servios e empregadores, a fim de que sejam protegidos contra intervenes lesivas quele ambiente. Esse direito proteo autoriza o Estado a elaborar normas penais ou de direito administrativo sancionador que tipificam condutas lesivas ao ambiente do trabalho como crimes ou infraes administrativas. O Estado em ao positiva deve garantir PE modo efetivo, que o trabalhador labore num ambiente saudvel, proibindo ou limitando condutas de terceiros lesivas a esse direito.
33

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamenales.Traduccin E.G.Valdez.Madrid.2001,p. 430.

O modo de realizao do direito proteo no somente por imposio de normas, o Estado deve atuar concretamente por seus rgos para que seja assegurado ao trabalhador o efetivo desfrute do trabalho num ambiente equilibrado. Se o direito proteo se caracteriza no asseguramento aos trabalhadores de um ambiente de trabalho no lesivo, normalizar e coibir comportamentos desagregadores cumprem esse objetivo. Por se tratar de direito ambiental do trabalho, essa perspectiva tambm pode ser exercida perante o empregador e o tomador de servios, com legitimidade, por parte dos trabalhadores, ao direito de resistir, de requerer reparao de dano e exigir caso inobservada a proteo fundamental ao ambiente do trabalho perpetradas por aqueles. um posicionamento mais avanado, pois esse tipo de direito a proteo no se constitui apenas direitos subjetivos constitucionais, a que o Estado intervenha no ordem jurdica e ftica para delimitar as esferas de atuao dos empresrios e trabalhadores, no sentido de respeito ao habitat laboral nas relaes de trabalho. tambm direito subjetivo em face do empregador e do tomador de servio, para que haja respeito, nas relaes recprocas de trabalho de sujeitos de hierarquia desiguais. Tratando-se de sade e segurana do trabalhador no meio ambiente do trabalho, a interveno do Estado necessria e obrigatria, no havendo espao para a discricionariedade. Isto , no poder optar discricionariamente pelos meios que considerar mais adequados em determinado momento, opor ser possvel exigir-lhe o dever especfico de agir com base no ncleo essencial do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho seguro. No se pode lesar a sade e a segurana dos trabalhadores e isso que deve ser assegurado com sanes penais e administrativas, bem como pela efetiva fiscalizao e garantir posies definitivas e prima facie dos que labutam num ambiente de trabalho.

7.2 DIREITO ORGANIZAO E AO PROCEDIMENTO QUANTO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

O direito organizao e ao procedimento quanto ao meio ambiente do trabalho, na passagem da norma de proteo aos fatos, do dever ser fundamental ao ser, o direito ao ambiente de trabalho equilibrado depende, de igual forma, da fixao de modos de organizao, bem como da elaborao de instrumentos normativos de procedimento. Para o autor, essas estruturas de organizao e procedimento so postas pelo Estado e devem ser conformadas desde uma interpretao conforme o direito fundamental vinculado. H uma relao dialtica entre o direito fundamental e as normas de organizao e de procedimento. Dessa maneira, numa viso pluralista do direito, na qual o Estado no detm o monoplio da produo jurdica, normativa, se o direito proteo tambm tarefa do empregador ou do tomador de servios, igualmente tambm eles podem estabelecer normas de procedimento e organizao, em termos de autoregulamentao em estreita ligao com a tutela estatal. Caso o empregador ou tomador de servios se comprometa, em regulamento empresarial, ampliar a proteo de seus empregados, no que se refere s normas mais protetivas ao ambiente do trabalho, autorizado est e obrigado a estabelecer formas de organizao e normas de procedimento para efetivar a funo do direito fundamental que conformou. Alm do mais, sendo correto que o direito ai ambiente do trabalho seguro, por sua fundamentabilidade e as normas de organizao e procedimentos implicam duas consequncias que devem ser consideradas. A primeira a organizao e o procedimento, enquanto meios diretos concretizao do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho saudvel, devem necessariamente conduzir a resultados colimados ao contedo material desse direito

fundamental. Ou seja, devem assegurar um ambiente do trabalho seguro, essencial sadia qualidade de vida do trabalhador. A outra consequncia que a organizao e o procedimento devem ser, nas relao de trabalho, garantidores o equilbrio entre as partes desiguais, de forma que compensem o recuo de posies jurdicas fundamentais dos trabalhadores, por ingerncia dos empregadores e tomadores de servio, assegurando que as limitaes decorrentes no signifiquem a eliminao do direito fundamental ao ambiente do trabalho hgido. Nesse sentido servem como meio de resoluo de conflitos de direitos, como os decorrentes da garantia do contedo material do direito fundamental ao ambiente do trabalho saudvel frente o poder de direo e organizao do empregador, contedos do direito fundamental livre iniciativa. Como exemplo, o Sindicato de determinada categoria de trabalhadores pode exigir que a autoridade de fiscalizao do trabalho exera o poder de polcia em relao instalao de uma fbrica para avaliao da conformidade com as normas de sade e segurana do trabalhador. Tem-se nisso, de incio, direito organizao e procedimento, e depois a ponderao de bens (tutelar o direito sade e segurana do trabalhador ou autorizar a instalao industrial, como corolrio do direito livre iniciativa). Para Anzio Pires Gavio Filho, sob o marco do direito fundamental ao ambiente, os direitos organizao e ao procedimento podem configurar posies jurdicas ambientais fundamentais tanto ao estabelecimento de determinadas normas procedimentais quanto a uma determinada interpretao e aplicao concreta dessas mesmas normas de organizao e procedimento. No primeiro caso, o objeto do direito organizao e ao procedimento a expedio de normas de organizao e de procedimentos necessrios realizao do direito fundamental ao ambiente, tendo como destinatrio o legislador; no segundo caso, o objeto do direito organizao e ao procedimento a interpretao e aplicao das normas de organizao e procedimento

no sentido de uma efetiva proteo jurdica do direito fundamental ao ambiente, tendo com o destinatrios o administrador e o juiz. Sendo os direitos organizao e ao procedimento mais abrangentes, no enfoque do direito fundamental ao ambiente do trabalho equilibrado, podem ser concebidos como direitos de exigir do Estado, dos tomadores de servios e empregadores, tanto a emisso de medidas normativas e administrativas (no setor privado, organizacionais) destinadas a criar rgos (ou comisses) e estabelecer procedimentos, quanto a adoo de meios que assegurem aos trabalhadores a participao efetiva em procedimentos e estruturas organizacionais j existentes, inclusive as decorrentes do poder de direo de organizao dos empregadores.

7.3 DIREITO FUNDAMENTAL AO AMBIENTE DO TRABALHO HGIDO: PRESTAO EM SENTIDO ESTRITO O direito ao ambiente do trabalho saudvel como direito a prestao em sentido estrito conforma posio jurdica fundamental dos trabalhadores a exigir do Estados34 e dos empregadores ou tomadores de servio, algo que corresponda s prestaes materiais. Significa que os trabalhadores, seja coletiva, seja individualmente, podem exigir e obter algo atravs do Estado, ou dos empregadores e tomadores de servio, que garantam a sua sade e segurana no ambiente de trabalho, em prestaes materiais. As disposies que estabelecem normas de direito fundamental ao meio ambiente do trabalho equilibrado, configuram posies fundamentais jurdicas definitivas a prestaes em sentido estrito. Havendo necessidade de fiscalizao no ambiente laboral, pode o Sindicato dos trabalhadores requerer a medida junto aio rgo competente. Caso o rgo de fiscalizao no promova a medida, o Judicirio trabalhista tem a
34

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamenales.Traduccin E.G.Valdez Madrid.2001,p. 482.

competncia para determinar que aquele rgo estatal promova o requerido, pois nessa hiptese no caberia juzo administrativo de discricionariedade, alegar que no fiscalizou por falta de auditores do trabalho; que haviam outras fiscalizaes. Ou seja, possvel exigir comportamento ativo do Estado, em prestaes em sentido estrito, para que garanta a implantao da poltica de tolerncia zero, quando o assunto for sade e segurana no ambiente laboral, embora haja custos financeiros e muitos questionamentos pendentes. Adotar o posicionamento de que a efetivao do direito a prestao em sentido estrito fica condicionada a reserva do financiamento possvel fundamentar defesa com no fluxo de caixa. Ou seja, argumentar juridicamente com base na falta de dinheiro, o que de fato no argumento jurdico. O Estado e os empresrios devem buscar formas de financiamento para satisfazer as necessidades em sentido estrito na proteo ao meio ambiente do trabalho. Quer dizer que resta admitida a existncia do princpio da proibio do retrocesso social. Uma vez concretizado o direito sade e segurana do trabalhador, assegurando-lhe prestaes materiais, seja pelo Estado, seja pelo empregador ou tomador de servio, estas no podem ser suprimidas, para que no haja retrocesso na rea social afetada. Restando proibida, por exemplo, a utilizao de amianto nos processos industriais e estabelecida indenizao s vtimas desse processo, no pode haver autorizao posterior para funcionamento desse tipo de industrializao e nem negativa do pagamento das indenizaes por falta de fluxo de caixa. Ou seja, criada uma instituio para aprimorar a sade do trabalhador no ambiente laboral, em autorregulao empresarial, no pode mais ser abolida, a no ser em caso de ampliao de seus objetivos de direito fundamental, no havendo atrelamento disponibilidade de caixa.

8 PROPOSTA DE CONTEDO ESSENCIAL DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO EQUILIBRADO

8.1 DIGNIDADE HUMANA DO TRABALHADOR Segundo o autor, o rtulo trabalhador remete a pessoa humana ao conceito de trabalho. A dignidade humana tem uma qualificao que torna o homem especial no seio da sociedade e para a proteo jurdica. O trabalho dignifica o homem e o homem dignifica o trabalho, mas isso requer certas condies que em grande medida a disciplina jurdica pode elucidar e revelar conseqncias no mundo sociocultural. Para Rossit,35 a palavra trabalho tem variados significados, ora usado como sinnimo de atividade humana aplicada criao, produo, ao entretenimento, ora usado como o produto dessa atividade; tambm pode significar a atividade contnua e progressiva de uma fora natural; ora para designar o dispndio de energia fsica e mental para a produo de um valor de uso ou de um valor de troca; na fsica energia recebida por um sistema material que se desloca sobre o efeito de uma fora. Como se v o sentido vasto. estreita a relao entre existncia humana e trabalho e nas sociedades industriais este passou a ser visto como algo penoso, por suas condies e nas sociedades ps-industriais comea-se a ceder espao para a criao, ao labor gratificante, consistindo a fase de transio atual. Nessas circunstncias, o trabalho no s assegura o pleno exerccio da cidadania, em cumprimento ao Princpio da Solidariedade, como se torna objetivo cujo valor fundamenta o Estado democrtico. O art. 1, III e IV, CF, estabelece que o Brasil, constitudo em Estado democrtico, tem como fundamento, entre outros , a dignidade da
35

ROSSIT, Liliana Allodi. O meio ambiente de trabalho no direito ambiental brasileiro. So Paulo: LTr, 2001, p. 70-71.

pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Significa que sem esses fundamentos a existncia do prprio Estado est comprometida. A Constituio Federal reconhece o trabalho como um direito social, art. 6, CF, cujo alcance elencado basicamente nos arts. 7 e 8, CF, com o objetivo de melhorar as condies sociais dos trabalhadores. Essas disposies constitucionais, entre outras, segundo Rossit,36 revelam que o trabalho condio indispensvel para a efetividade da dignidade humana e por isso deve ser valorizado para se traduzir em existncia humana digna. A dignidade humana do trabalhador implica no apenas o corolrio do direito ao trabalho, como tambm que seja digno e desse modo se estende ao meio ambiente laboral saudvel. Isso equivale a dizer que a dignidade humana do trabalhador integra direta e indiretamente o contedo essencial do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho equilibrado. O respeito ao meio ambiente do trabalho saudvel o mesmo que respeitar a sade e segurana do trabalhador, caso contrrio o Princpio da Dignidade Humana no encontra expresso. Como o trabalhador no uma coisa, mero fator de produo que aliena a sua fora do trabalho ao capital, deve ser respeitado como indivduo, sujeito de direito integridade fsica e mental no ambiente laboral com extenso a todo mbito em que vive. Ignorar a dignidade humana do trabalhador incorrer em afronta Constituio. O respeito dignidade do trabalhador vincula o intrprete, ainda que no haja lei especfica disciplinando a matria em conflito. Como exemplo, a recusa em reconhecer o assdio moral no ambiente de prestao de servios porque no disciplinado em lei afronta dignidade humana do trabalhador. Ou, no dar efetividade percepo do adicional de penosidade por falta de regulamentao, em que certa medida, afronta o Principio da Dignidade Humana do trabalhador.

36

ROSSIT, Liliana Allodi. O meio ambiente de trabalho no direito ambiental brasileiro. So Paulo: LTr, 2001, p. 74.

O Princpio da Dignidade Humana do trabalhador inclui sua proteo ante o assdio moral no ambiente do trabalho. Segundo Jorge L. O. da Silva,37 assdio moral, conhecido como a violncia perversa e silenciosa do cotidiano ou psicoterror, nada mais do que a submisso do trabalhador a situaes vexaminosas, constrangedoras e humilhantes, de maneira reiterada e prolongada, durante a jornada de trabalho ou mesmo fora dela, em razo das funes que exerce; determinando com tal prtica um verdadeiro terror psicolgico que resultar na degradao do ambiente de trabalho, na vulnerabilidade e desequilbrio da vtima, estabelecendo srios riscos sade fsica e psicolgica do trabalhador e s estruturas da empresa e do Estado. Ou seja, assdio moral a presso psicolgica paulatina sofrida pelo empregado, por parte do empregador ou dos seus prepostos, no ambiente do trabalho com finalidade implcita ou explcita de desestabilizar emocionalmente o trabalhador no ambiente laboral. um tipo mais visvel nas relaes de emprego, mas nada impede que se caracterize em qualquer relao de trabalho, mesmo gratuita. A sndrome de burnout,38 por si s no constitui assdio moral, nem o rigor laboral caracterstico de determinadas funes. O profissional que trabalha com o pblico, por exemplo, pode se esgotar com isso e desenvolver especial forma de estresse, chegando a inclusive se recusar a atender a clientela.

8.2 TRABALHO DECENTE Segundo a Doutrina, o trabalho decente constitui exigncia e concretizao do respeito dignidade do trabalhador, ncleo do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho, para alm dos direitos personalssimos, Princpio da Dignidade Humana do

37

SILVA, Jorge Luiz de Oliveira da. Assdio moral no ambiente do trabalho. Rio de Janeiro: Editora do Rio de Janeiro, 2005, p. 2-3. 38 GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Meio ambiente do trabalho: direito, segurana e medicina do trabalho. So Paulo: Mtodo, 2006, p. 63.

trabalhador, em carter complementar. Induz o trabalhador para que exija cada vez mais, melhores condies de trabalho, porque o trabalho decente deve ser valorizado. Quando negado um conjunto mnimo de direitos humanos nas relaes de trabalho, tem-se desrespeitada sua dignidade humana. Para Jos Cludio Monteiro de Brito Filho,39 trabalho decente aquele em que so respeitados os direitos mnimos do trabalhador, necessrios preservao da sua dignidade. um limite de proteo ao trabalhador necessrio, cuja transposio implica necessariamente sua degradao como pessoa. Esse limite constitui o que permite ao trabalhador viver com dignidade. Para Jos Cludio Monteiro de Brito Filho,40 esse conjunto mnimo de direitos pode ser extrado de pactos e convenes internacionais, como os que tratam da liberdade sindical, da proibio do trabalho forado, da proibio de trabalho abaixo da idade mnima e da proibio de discriminao. Sem a garantia desse conjunto mnimo de direitos o Princpio da Dignidade Humana do trabalhador no confirmado juridicamente. O meio ambiente do trabalho s alcana o marco inicial de equilbrio se for continuidade ou extenso do trabalho decente e por conta disso, no garantido o trabalho decente inexoravelmente estar degradado o meio ambiente de trabalho. O art. 149, Cdigo Penal, tipifica o crime de trabalho escravo. a sujeio a condies degradantes de trabalho e a restrio da locomoo, por qualquer meio, em razo de dvida contrada com o empregador ou proposto, ou seja, sem as condies mnimas de respeito dignidade do trabalhador. Como se verifica o tipo penal comporta basicamente duas espcies: o trabalho forado e o trabalho em condies degradantes. O art. 2, 1, OIT(Organizao
39

BRITO FILHO, Jos Cludio Monteiro de. Trabalho escravo contemporneo: o desafio de superar a negao. So Paulo: LTr/ANAMATRA, 2006, p. 2006 40 Ibidem, p. 127.

Internacional do Trabalho), estabelece que o trabalho forado ou obrigatrio, se relaciona a todo trabalho ou servio exigido de um indivduo sob ameaa de qualquer penalidade e para o qual ele no se ofereceu de espontnea vontade. Isto , retirando-se o campo da autonomia do trabalhador, seja na contratao, seja na permanncia na prestao de servio, restringindo o direito de ir e vir, configurado estar o trabalho forado. O trabalho em condies degradantes, por sua vez, aquele cujos direitos mnimos so negados em detrimento dignidade humana do trabalhador. Segundo Luis Camargo, aquele em que h falta de garantias mnimas de sade e segurana, alm da falta de condies mnimas de trabalho, de moradia, higiene, respeito e alimentao, tudo devendo ser garantido, sendo que a falta de um desses elementos impe o reconhecimento do trabalho em condies degradantes. A proteo ao trabalho decente com severas sanes civis e penais denota a presena de um mnimo eficacial, o qual no se pode transigir, sob pena de fulminar o prprio direito fundamental. Ou seja, o trabalho decente, como eixo do direito fundamental ao meio ambiente laboral seguro, um ncleo duro, cujo desrespeito implica necessariamente a degradao ambiental que o direito visa resguardar.

8.3 DIREITO ADAPTABILIDADE DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO O contedo essencial do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho saudvel abriga um vis de no discriminao no acesso e permanncia na relao de trabalho, pois essa uma parte da discriminao que o direito combate: a excluso dessas minorias do mundo do trabalho. No como um princpio, que o homem que deve se adaptar ao meio ambiente do trabalho, mas ao contrrio, em especial para que seja vedada toda forma de discriminao. Isso fica patente em relao ao trabalho do adolescente e da mulher lactante, do idoso e do portador de deficincia. Ou seja, o meio ambiente de trabalho,

principalmente o formal, construdo basicamente da relao de emprego, deve ser adaptado para abrigar aquelas categorias de trabalhadores consideradas minorias para tornar concreta no mbito trabalhista a no discriminao. A no discriminao est relacionada s situaes em que h necessidade de adaptao do meio ambiente de trabalho, enquanto complexo de mquinas, equipamentos, edificaes e outros aspectos arquitetnicos. Por isso, as categorias de trabalhadores que interessam so aquelas minorias apontadas. A discriminao mais ampla, segundo a Conveno 111/OIT, que determina que o termo discriminao compreende toda distino, excluso ou preferncia, com base em raa, cor , seco, religio, opinio poltica, nacionalidade ou de origem social, que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidade ou de tratamento no emprego ou profisso. Essa discriminao ampla que em tese, no h necessidade de especial adaptao ao meio ambiente laboral para acesso e permanncia na relao de trabalho, exceto vis ergonmicos e no perodo de lactao em relao ao trabalho da mulher. O mesmo art. 111/OIT, tambm comporta qualquer outra distino, excluso ou preferncia, que tenha por efeito anular ou reduzir a igualdade de oportunidades, ou tratamento em matria de emprego ou profisso, conforme pode ser determinado pelo pas-membro concorrente, aps consultar organizaes representativas de empregadores ou trabalhadores, se as houver, e outros organismos adequados. Nesse item podem ser enquadradas aquelas minorias que necessitam de especial adaptao do meio ambiente do trabalho para acesso e permanncia no emprego, como o caso de portadores de deficincia. O sentido das normas de proteo que venham a ser adotadas pelo Estadomembro da OIT de incluso dessas minorias, promovendo-se a adaptao necessria do meio ambiente de trabalho.

Segundo Sandro Nahmias Melo, no so consideradas discriminao, as distines, excluses ou preferncias baseadas em qualificaes exigidas para um determinado emprego; as diferenas que possam ser justificadas em funo da segurana do Estado e por fim, as distines que tenham natureza de medidas de proteo ou assistncia social reconhecida como necessrias por motivos d sexo, a invalidez, os encargos de famlia ou nvel social cultural. A no discriminao liga-se de qualquer forma, ao Princpio da Igualdade, art. 5, CF. O princpio isonmico no significa vedao de toda e qualquer forma de discriminao, no sentido pejorativo da palavra. A igualdade para todos, sem distino de qualquer natureza, perante a lei, isto , formal. Mesmo como objetivo fundamental da Constituio, art. 3, IV, CF, a Constituio no pode ser interpretada literalmente, porque no prprio ordenamento constitucional, h possibilidade de se distinguir pessoas e situaes para trat-las de modo jurdico diferenciado, ao evidenciar quem so os iguais e quem so desiguais para as discriminaes juridicamente tolerveis, art. 37, VIII, CF. Na realidade a CF impe limites a prtica discriminatria, sendo defensvel que no ser legtima a discriminao aleatria, arbitrria e caprichosa. A prtica discriminatria deve ser compatvel com Princpio da Igualdade, que segundo Sandro Nahmias Melo,41 s ocorre quando existir vnculo de correlao lgica entre a peculiaridade diferencial residente e no externa, na pessoa e a desigualdade de tratamento em funo dela conferida. Uma das discriminaes legtimas que determina a adequao do meio ambiente do trabalho para o acesso e permanncia na relao do emprego pessoa portadora de deficincia. No deve haver discriminao da pessoa portadora de
41

MELO, Sandro Nahmias. A problemtica da eficcia das normas constitucionais programticas. Revista da Associao de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, ano 8, n. 17, maio 1999, p. 106.

deficincia ao acesso ao trabalho, mas para tanto necessrio discriminar os outros trabalhadores para que suportem a adaptao do meio ambiente laboral, a fim de que a igualdade de oportunidade e tratamento se concretize em favor daquela pessoa da categoria minoritria de obreiros. Embora seja oneroso ao empregador adaptar o meio ambiente do trabalho s pessoas portadoras de deficincia, esse obstculo no pode servir de desculpa para discriminar trabalhadores. O Estado deve adotar aes positivas, aes afirmativas para rechaar tal barreira promovendo o direito ao trabalho das pessoas portadoras de deficincia, seja com sanes premiais, reduo de incidncia tributria, seja por medidas repressivas, fiscalizao. As prprias empresas podem tornar privado, por autorregulao, ou pela via da negociao coletiva, o mesmo objetivo estatal. As normas de ao afirmativa para pessoas com deficincia que se refletem internacionalmente, por meio de quotas, incentivos fiscais, tambm evidenciam a necessidade destas para que essas pessoas tenham acesso s liberdades individuais e s igualdades substanciais. A condio da pessoa com deficincia, devido s suas peculiaridades, prova a inteireza dos direitos humanos, a partir da criao de instrumentos jurdicos que lhes possibilitem o acesso aos direitos mais primrios. Assim, a adaptabilidade do meio ambiente do trabalho traduz, na relao laboral, para que no haja discriminao, o Princpio da Igualdade. E isso s com a inverso antropocntrica de que no o homem que precisa se adaptar ao meio ambiente laboral, mas este deve ser adequado e se adaptar aos trabalhadores e suas limitaes.

CONCLUSO

Os direitos fundamentais se traduzem em direito a algo, decorrendo disso seu desdobramento em direito proteo, direito organizao e ao procedimento e direito prestao em sentido estrito. Na conformao ou restrio desses direitos, a fim de que adquiram consistncia eficacial, passagem do dever ser fundamental ao ser factvel, faz-se necessria a adoo de uma teoria da garantia do seu contedo essencial. Um limite dos limites cujo desrespeito compromete ou mesmo suprime a concretizao do prprio direito fundamental e sua existncia. O trabalho sempre envolve algum risco, mas este pode ser reduzido, neutralizado ou eliminado, como objetivo de efetivao do respeito dignidade humana do trabalhador. Os riscos que no so inerentes ao trabalho devem ser todos neutralizados ou eliminados. Os inerentes devem ser mitigados, admitida a sua monetizao, de modo a compensar pecuniariamente o trabalhador, mas sem perder de vista o objetivo fundamental: trabalho seguro em ambiente saudvel. Aplicados os princpios do direito ambiental nas relaes de trabalho, em vista do aspecto do ambiente pertinente, especialmente os que se referem ao desenvolvimento sustentvel e sustentado, a proteo do ambiente laboral alcanar ao menos o mnimo eficacial, afirmando-se a pessoa humana do trabalhador no todo, com respeito a sua dignidade. A sade e a segurana do trabalhador esto no contedo essencial do direito fundamental ao ambiente do trabalho equilibrado. Este um dos aspectos do ambiente geral cuja higidez essencial sadia qualidade de vida da pessoa humana do trabalhador, direito vida digna. adequao do ambiente laboral se traduz na vida

saudvel e segura do trabalhador nas relaes de trabalho, com reflexos em todos os mbitos de vida em que se move. O trabalho sob condies insalubres e perigosas acarreta incalculvel prejuzo individual, social, econmico e ao Errio, visto causar ao trabalhador inmeras molstias, mutilaes e acidentes fatais a exigir assistncias sociais e psicolgicas, reparaes patrimoniais, aposentadorias especiais e precoces. O meio ambiente do trabalho compreende uma parcela do meio ambiente geral e com efeito, no se ter um todo sadio sem o trato das partes. Por sua vez, no haver qualidade ambiental de vida da populao se essa qualidade no for estendida aos trabalhadores. O direito a um meio ambiente de trabalho equilibrado, portanto, integra os bens jurdicos fundamentais do trabalhador, tutelado pela Constituio Federal, por Convenes Internacionais do Trabalho, da OIT, por Leis e outras normas. Abordar a garantia do contedo essencial do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho seguro, objetiva tornar precpua a hegemonia da proteo da sade e da segurana do trabalhador nas relaes de trabalho. Tornar consistente teoricamente o empenho de respeitar a dignidade humana do trabalhador, concretizar o trabalho decente, enviesado na no lesividade integridade fsica e mental do trabalhador e adequar a proteo do ambiente do trabalho com a do ambiente geral, para que haja sadia qualidade de vida seja o empenho de se levar a srio a vida humana dos que trabalham. Por fim, a proteo do meio ambiente de trabalho impe-se um problema holstico relacionado ao todo: direito ambiental, trabalho em sentido amplo, econmico, de sade, poltica e de finanas pblicas. Tudo por um direito de trabalhar com dignidade, segurana.

REFERNCIAS

ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Traduccin Ernest Garzn Valdez. Madrid: Centro de Estudios polticos y constitucionales, 2001. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de teoria do Estado e cincia poltica. So Paulo: Celso Bastos, 2004. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Malheiros, 2003. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituio. 7. ed., Coimbra: Almedina, 2003. DALLEGRAVE NETO, Jos Afonso. Responsabilidade Civil do Trabalho. 3. ed. So Paulo: LTR, 2008. IBRAHIM, Fbio Zambitte. Acidente de Trabalho: caracterio e repercusses previdencirias. 13. ed., Niteri-RJ: Ed. Impetus, 2008. LIMA, Francisco Meton Marques de. As implicaes recprocas entre o meio ambiente e o custo social do trabalho. Revista LTr, V. 70, n. 6, jun/06. MAGANO, Otacvio Bueno. Manual de direito do trabalho-direito tutelar do trabalho. 2. ed., So Paulo: Ltr, 1992. MELO, Raimundo Simo de. Responsabilidade objetiva e inverso do nus nos acidentes do trabalho. Revista LTR, v. 70, jan/2006. MELO, Sandro Nahmias. A problemtica da eficcia das normas constitucionais programticas. Revista da Associao de Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, ano 8, n. 17, maio/1999. OLIVEIRA, Sebastio Geraldo de. Acidente do Trabalho: caracterizao e repercusses previdencirias. Indenizaes por acidente do trabalho ou doena ocupacional. 2. ed., So Paulo: LTR, 2006.

ROBORTELLA, Luiz C. Amorim. Direito do trabalho e meio ambiente. In: SILVESTRE, Rita Maria; et al. (coord.). Os novos paradigmas do direito do trabalho (homenagem a Valentin Carrion). So Paulo: Saraiva, 2001. SANTOS, Adelson Silva dos. Fundamentos do direito ambiental do trabalho. So Paulo: LTR, 2010. SILVA, Guilherme Oliveira Catanho da. O meio ambiente do trabalho e o princpio da dignidade da pessoa humana. http://www.lfg.com.br. 02 de outubro de 2008.

Anda mungkin juga menyukai