Anda di halaman 1dari 8

ALMOFARIZ COM PISTILO

BALO DE FUNDO CHATO

Usado na triturao e pulverizao de slidos em pequena escala.

Utilizado como recipiente para conterem lquidos ou solues, ou mesmo, fazer reaes com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o trip com tela de amianto.

BALO DE FUNDO REDONDO

Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporao a vcuo, acoplado a um rotaevaporador.

BALO VOLUMTRICO

Possui volume definido e utilizado para o preparo de solues com preciso em laboratrio.

BECKER

de uso geral em laboratrio. !erve para fazer reaes entre solues, dissolver subst"ncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Pode ser aquecido sobre a tela de amianto.

BURETA COM TORNEIRA DE VIDRO OU TEFLON

#parel$o utilizado em an%lises volumtricas no to precisas. #presenta tubo de parede uniforme para assegurar a toler"ncia estipulada com e&atido e gravao permanente em lin$as bem delineadas a fim de facilitar a leitura de volume escoado.
CADINHO

Pea geralmente de porcelana cu'a utilidade aquecer subst"ncias a seco, podendo fundi(las, e com grande intensidade de calor )acima de *++,-., por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. Pode ser feito de ferro, c$umbo, platina e porcelana.

CPSULA DE PORCELANA

Pea de porcelana usada para evaporar lquidos das solues e na secagem de subst"ncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no m%&. *++,-.

CONDENSADOR

Utilizado na destilao, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de lquidos. /s mais comuns so os de 0iebig, como o da figura ao lado, mas $% tambm o de bolas e serpentina.

ERLENMEYER

Utilizado em titulaes, aquecimento de lquidos e para dissolver subst"ncias e proceder reaes entre solues. !eu diferencial em relao ao bquer que este permite agitao manual, devido ao seu afunilamento, sem que $a'a risco de perda do material agitado.

DESSECADOR

Usado para guardar subst"ncias em atmosfera com bai&o ndice de umidade.

FUNIL DE BUCHNER

Utilizado em filtraes a v%cuo. Pode ser usado com a funo de filtro em con'unto com o 1itassato.

FUNIL DE SEPARAO

Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na e&trao lquido2lquido.

KITASSATO

Utilizado em con'unto com o funil de 34c$ner em filtraes a v%cuo.


PIPETA GRADUADA

Utilizada para medir pequenos volumes. 5ede volumes vari%veis. 6o pode ser aquecida e no apresenta preciso na medida

PIPETA VOLUMTRICA

PROVETA OU CILINDRO GRADUADO

Usada para medir e transferir volume de lquidos, no podendo ser aquecida, pois possui grande preciso de medida. 5edem um 7nico volume, o que caracteriza sua preciso.

!erve para medir e transferir volumes vari%veis de lquidos em grandes quantidades se necess%rio. Pode ser encontrada em volumes de 8* at 9+++m0. 6o pode ser aquecida.

VIDRO DE RELGIO

TUBO DE ENSAIO

:mpregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a c$ama do bico de bunsen.

Pea de ;idro de forma c<ncava, usada em an%lises e evaporaes em pequena escala, alm de au&iliar na pesagem de subst"ncias no vol%teis e no $igroscpicas. 6o pode ser aquecida diretamente.

ANEL OU ARGOLA

Usado como suporte do funil na filtrao.

BALANA DIGITAL

Usada para a medida de massa de slidos e lquidos no vol%teis com preciso de at quatro casas decimais.

BICO DE BUNSEN

a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. 5as contemporaneamente tem sido substitudo pelas mantas e c$apas de aquecimento. =eve(se evitar seu uso quando utilizamos subst"ncias inflam%veis dentro do recipiente que se quer aquecer.

ESTANTE PARA TUBO DE ENSAIO

usada para suporte dos tubos de ensaio.

GARRA DE CONDENSADOR

Usada para prender o condensador > $aste do suporte ou outras peas como bales, erlenme?ers etc.

PINA DE MADEIRA

PINA METLICA (TENAZ)

Usada para prender o tubo de ensaio durante o aquecimento.

Usada para manipular ob'etos aquecidos.

PISSETA OU FRASCO LAVADOR

SUPORTE UNIVERSAL

Usada para lavagens de materiais ou recipientes atravs de 'atos de %gua, %lcool ou outros solventes.

Utilizado em operaes como@ Ailtrao, !uporte para -ondensador, 3ureta, !istemas de =estilao etc. !erve tambm para sustentar peas em geral.

TELA DE AMIANTO

TRIP

!uporte para as peas a serem aquecidas. # funo do amianto distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de bunsen. #tualmente est% sendo proibida sua comercializao, por ser o amianto cancergeno.

!ustent%culo para efetuar aquecimentos de solues em vidrarias diversas de laboratrio. utilizado em con'unto com a tela de amianto.

FUNIL DE HASTE LONGA

Usado na filtrao e para reteno de partculas slidas. 6o deve ser aquecido.

Anda mungkin juga menyukai