Anda di halaman 1dari 2

WINNER CURSOS PROFISSIONALIZANTES

MATERIAL DE APOIO AULA 01 GESTO FINANCEIRA

A IMPORTNCIA DA GESTO FINANCEIRA PARA AS ORGANIZAES


Conhea as principais funes da administrao financeira e as primeiras providncias que a empresa deve tomar em relao s finanas . A gesto financeira um conjunto de aes e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a anlise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gesto financeira melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimnio por meio da gerao de lucro lquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gesto financeira. Uma correta administrao financeira permite que se visualize a atual situao da empresa. Registros adequados permitem anlises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A falta da administrao financeira adequada pode causar os seguintes problemas: - No ter as informaes corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque no feito o registro adequado das transaes realizadas; - No saber se a empresa est tendo lucro ou prejuzo em suas atividades operacionais, porque no elaborado o demonstrativo de resultados; - No calcular corretamente o preo de venda, porque no so conhecidos seus custos e despesas; - No conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque no elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento dirio do caixa; - No saber o valor patrimonial da empresa, porque no elaborado o balano patrimonial; - No saber quanto os scios retiram de pr-labore, porque no estabelecido um valor fixo para a remunerao dos scios; - No saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operaes no conhecido; - No fazer anlise e planejamento financeiro da empresa, porque no existe um sistema de informaes gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balano patrimonial).

Muitas empresas do setor txtil e confeces comeam com pessoas que trabalham ou trabalharam em outras empresas da rea, ou que tm habilidades e conhecimento de produo. Isso acontece tambm em outros setores da economia. Poucas pessoas tm experincia em administrao financeira, e isso interfere nos resultados. Muitas vezes, as atividades so iniciadas com pequena dimenso e, conforme os negcios se desenvolvem, a administrao financeira no acompanha o crescimento da empresa porque os gestores no tm conhecimentos necessrios nesta rea de gesto e se envolvem excessivamente com a produo.

WINNER CURSOS (81) 3521 2238 - EMAIL DA TURMA : winner.rh.gf.lg@gmail.com

WINNER CURSOS PROFISSIONALIZANTES


MATERIAL DE APOIO AULA 01 GESTO FINANCEIRA
As principais funes da administrao financeira so: - Anlise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar aes necessrias para obter melhorias; - A boa utilizao dos recursos financeiros: analisar e negociar a captao dos recursos financeiros necessrios, bem como a aplicao dos recursos financeiros disponveis; - Crdito e cobrana: analisar a concesso de crdito aos clientes e administrar o recebimento dos crditos concedidos; - Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; - Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas s vendas a prazo e contas a pagar relativas s compras a prazo, impostos e despesas operacionais;

As primeiras providncias que a empresa deve tomar em relao s finanas so: - Organizar os registros e conferir se todos os documentos esto sendo devidamente controlados. - Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos. - Controlar o movimento de caixa e os controles bancrios. - Classificar custos e despesas em fixos e variveis. - Definir a retirada dos scios. - Fazer previso de vendas e de fluxo de caixa. - Acompanhar a evoluo do patrimnio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade. _______________________________________________________ Sobre o autor: Patricia Liz - Fonte :Sebrae Nacional.

WINNER CURSOS (81) 3521 2238 - EMAIL DA TURMA : winner.rh.gf.lg@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai