Anda di halaman 1dari 14

o"

,. ", ,~.',
" o :' o o

00

000,0

,o
00 "

'o

":0

.:'
" '0

'~

'

:',

UM MAPA DA ESQUERDA NA EUROPA OCIDENTAL


Organi7.ao

""

. ;,'
o o o'

Perry Anderson" Patriek Camille~

'

Traduo

. I ,:.
' '"
~

Maria Luiza X. de A. Borges


Reviso de trilduo

Csar Benjamin ..

,
1

I
'

I,., __

""
o

(
\

F,I.
f"o.

i' r" Cf, :C't1 '.\ ,,)r -1:.


o

j~ '-I!

J ;j 8).JO?")" ..,,'
o '. '.'

": c;'''\" ",,"


o -:

~>:~
"" , ""
o

,,~../""

,C,, '.:

, '" .~:
~

,'.

"I

"

.
,'

, ,

'.

~o,

'

o o,'

(OnTRAPonTO
. :'

,
o)'

'
o o o:

,
o '.,

';

II
'8

:; .... ;. ~.

.'. ':. :.
" ~:

. Peter Malr professor de PoJ(tica Comparada na Universidade de Leiden. autor de .. ' TlIe G.hiillgillg In'sh Party Syst~m (1987). Identity. Compelifiotl a1fd E1ectoral Am;lability {I 999> ~~Rep,.c.setltativc Govcrmnetlt in Modem Ellrope (segunda edio, 199.4)
.. '
.~ .

..

:I . II ,
I,

UM MAPA

'..:'

1>A RSQUEROA

NA nunoPA

OClonNT'"

.'

.:

. . Lars ~joset diretor de pesqu.isas [lO Instituto de Pesquisa Social. Oslo.

,.

.: .

.. :Stepher{Padgett professor de loltica Europia na Universidade de Esse~. t Co-autor .de polit~~(ll Parfies and Ele~tion it, Wesr Gennat,y(J986) e A HistoryofSodaf Democracy ,:j!i.PO$~rr Europc (1991). E co-orgal1j~dor de Dcvelopments ir, Germall Politics (1992) e oi'~nitildor de Adcmiue,. to Kohl: .The Dcvelopmctlt of the Gcrmall Chmlcellorship .~1.994). f!- (arnb~m co-editor da revista Gemlan Pqliti(.S. . . "WilIiRm,E. Paterson pr~(~or de [nstituies Europias e diretor do Europa Illstitu(,c . -4a U~1iv~rsidade de Edimburgo. Seus livros mais recentes. em co-nutoria, so Govem-. 'memt mid lhe Chemical Inoustry ;n Bn'ta;" llnd GemlQlIY (1988), Govr.rniilg Genmmy . (1"991) ~;A History of Sodal D~mo~racy ;n Postw.ar Europe (1991). co-organizador de l)evclop(ncl1ts in German Politics (l992) e co-editor da revista German Poli;ics. . 'I Jonas P~ntusson professor de Administraao P(lblica na Universidad~.de' Cornel!. J:: autor 'de Thc Limits of Sodal Democracy: blvc.stmellt Politics ;11Swed~1J (l992) e cooig~Jli .. 1~or de Bargaining for C1Jallge: Un;ofl Politics ;11 North Amen'ca and uropc' . (1992). Atualmente, desenvolve' uma pesquisa comparativa sobre reestruturao iodus. trial e mdana polltica na Europa Ocidental. George Ross professor. da cadeira de Classes Trabalhadoras e Pensamenlo Social na Universidade de Bandeis e pesquisador-associado do Centro de Estudos Europeus Minda de Gunzburg. da Universidade de Harvard. Seus livros recentes incluem Workers ~Ijd Comt1lrmists in Frallce (1982). The View from IlIsideo'.A Frendl Comitllmist Cell i!, C,.isis.~com Jane Jenson) (l98S~> Uniom, Crisis alld Challgc (com P. Lal1ge e M. .Vannjcclli) (1982), o primeiro volume da srie do Centro de Estudos' Eropeus de H~rvard,sobre reaes d~ sindicatos. a crises ecof.l6micas, Tire Mittermld Experimctlt (com S. ~o(fmann e S. Mal1.. ,cher. orgs.) e Searching for the Ncw Francc (com Jmes Hollifield). Em 1994, publicou The Cydisto' ]acques Delors and Europeallllltegratioll.
I

INTRODUO

I
i I
i
.o.'

Perry Anderson

.,'.

I
I

Bcnt S~(till Tranoy pesquisador do Centro de Pesquisil Internllciollal sobre o Clima e a Energia ida Universidade de Oslo.

'I,

il
'I I, li
[,

I
I

l 1- .
/'

:j

:1

A socialdemoracia na Europa Ocidental gozou tradicionalmente de uma imagem plcida. Os partidos da Internacional Socialista pareciam integrados cena do aps-guerra, veculos de uma poltica de reformas nem sempre eficaz, mas claramente respeitvel. Nos ltimos anos. uma sbita srie de choques exps um sinistro reflexo dessa identidade. Em fevereiro de 1993. o lder socialista italiano Bettino Craxi - a figura polUies dominante em seu pas nos anos 80. quando foi primeiro~nlinistro duas vezes - renunciou sob uma avalanche de acusaes de corrupo. Atualmente. foge da priso na Tunsia. Em maio de 1993. Pierre Brgovoy, socialista. primeiro-ministro da Frana, questionado pela imprensa sobre suas finanas pessoais e desalentado com a fragorosa den'o~ ta de seu partido naS urnas. suicidou-se no Dia do Trabalho. Duas semanas mais tarde. o Hdcr do Partido Socialdernocl'ata Alemo (SPD). Bjorn Engholm. renunciou aps confessar ter mentido no episdio da queda de um concorrente democrata-cristo em Schleswig-Holstein, mais tarde um suicida. Nem um ms se passara quando o mais poderoso Uder sindical alemo, Franz Steinkhler, secretrio-geral da IG MetaIl. foi obrigado a abandonar o cargo aps certas revelaes: usando informaes sigilosas. fizera negcios numa companhia em cujo conselho diretor tinha assento como representante dos trabalhadores. Enquan~ to isso, no mesmo periodo. avolumavam-se acusaes de corrupo generalizada contra o governo de Felipe Gonzlez, na Espanha. Na prhnavera de 1994. dois dos mais graduados funcionrios desse governo - os dirigentes do Banco Central e da Guardia Civil - foram acusados de enriquecimento ilcito. Um deles est na priso e o outro, escondido. Na Gr-Bretanha. o Partido Trabalhi'sta - diferentemente de seus correspondentes na Itlia. Frana. Alemanha e Espanha - no desfrutou de poder. nem nacional nem regional, por mais de uma dcada. Mesmo ali. porm, o principal benfeitor do pal1ido e seu protetor na imprensa, Robert Maxwellum ex-parlamentar trabalhista, cujo controle do imprio Mirrorfoi selado pela liderana trabalhista -, morreu ao cair de um iate de luxo. depois da maior fraude financeira da histria britnica.
9

l'I
10 UM MAPA DA nSQUllROA NA IWnopA. OCIOnNTAI. INTRODUO'

~-.

.
. l...

"
.

. . . ~.

.~

As sensaes so passageiras. A enxurrada de escndalos que varreu a socialdemocracia na Europa Ocidental nos anos 90 no necessariamente um indicador seguro de seu futuro. Mas bastante improvvel que a coincidncia desses episdios nos cinco maiores Estados da Unio Europia carea de significao. Eles sugerem uma crise TJ;loral mais ampla na identidade das maiores organizaes da esquerda na Europa Ocidental. No passado, evidentemente, no teria sido possvel falar num movimento socialdemocrata nico em toda essa regio. Pois a metade ocidental da Europa esteve tradicionalmente dividida em duas zonas distintas. I Historicamente, os partidos de massas da Segunda Internacional surgiram nos paises do Norte. A socialdemocracill clssica lanou raizes nessa regio, onde havfa uma classe trabalhadora numerosa baseada em grandes concentraes de indstria pesada (Gr-Bretanha, Blgica) ou ento uma classe de pequenos agricultores disposta a se aliar com o operariado (Escandinvia). Partidos de massas, sindicatos fortes e rpido crescimento eleitoral marcaram esse reformismo do Norte, No entanto, apesar de alguma experincia em cargos de governo no intervalo entre as guerras, ele s se tornou urna fora regular de governo em toda a regio depois da Segunda Guerra Mundial. Foi entQ, durante o longo boom do aps-guerra, que os par. tidos britnico, do Benelux, nrdicos e germnicos, sem concorrentes de peso sua esquerda, se impuseram, Embora indstr.ias selecionadas tenham sido estati7..adas em alguns pafses (Gr-Bretanha e ustria foram os casos mais sig~ nificativos), a propriedade pblica no estava entre seus objetivos bsicos. A marca registrada da socialdemocracia no Norte foi a edificao de welfal'e states, com pleno emprcgo c amplos servios sociais. As formas e a abrangncia destes servios variavam de pas para pas, e os resultados raramcntc se de~ viam apenas iniciativa socialdemocrata. Mas o sucesso poltico desses partidos sernpre se baseou em sua habilidade para capturar a identificao popular com essas duas realizaes, O capital de apoio poUtico assim criado provou-se acumulativo, No Norte como um todo, os sucessos da socialdemocracia atingiram seu apogeu no no infcio dos anos 50 ou 110S anos 60, mas no incio dos anos 70.'"Nosanos 1974-75, pela primeira e nica vez na histria do apsguerra, havia primeiros-ministros socialdemocratas em todos os Estados da regio: Gr.Bretanha, Alemanha Ocidental, ustria, Blgica,Holanda, Noruega, Dinamarca, Sucia e Finlndia.J Mais ou menos ao mesmo tempo em que esse auge poHtico era alcanado, porm, esmoreceram as condies econmicas subjacentes ao sucesso do reformismo do Norte. Em meados dos anos 70, os lndices de crcscimcnto tinham cado, a inflao se acelerava e o desemprego crescia. Ficou claro que a economia capitalista mundial estava caminhando para um longo decllnio, Na nova conjuntura, a socialdemocracia no cnreciRapenas de polticas eficazes para enfrentar a crise. Ela se viu associada prpria crise, quando o ressurgi~

, ,

nlel1to ideolgico do monctarismo escplh~u os gastos estat,us\~~cesslv9~.eo~;. sindicatos superpoderosos como as causas-haV'eda estagfla~.o,O I.'esultado .... foi uma onda de reaes contra. o consenso em torno do welfare state que ,a. sodaldemocracia presidira, o que resultou em partidos de dirci~tano pod.er em toda a regi0;.lComeando com o regime Thatcher na Gr-Bre:;tanhaem '19?9,. o movimento espalhou-se pela Alemanha O.cidental, os Pafses p,ai:x:os e.d~pois) de maneira mais desigual, pela Escandinvia. Nesse perodo, $:6a us.tr~ae a, S~cia resistiram tendnciatO padr.o.dI11inantedos anos ~~ f~j .bem ~efi-: 1ido, Em todo o Norte da Eu"ropa,a esquerda perdeu terreno .pohtlco e mte-. J . ,. r Ih d .' lect"ualpara uma direita revigorada, que investia contra toda su~ la a ..e servI-,.. os no aps.guerra;.! . '. . .. "o crescimento da esquerda tomara um camll1ho dlfere.nte 11? Sul da ~~r~pa., .Na Frana, ltlia, Espanha, Portugal e Grcia~a indl1strializa~1 chego~ em gerai de maneira menos c0r:"pleta ou mais'tar4ia, tipicamente no:~uadro ~~ ul.n~ ag~:'icultura atrasada, em q~e era for~e,a iJ)fl~llciado cl~ro e d~s prop.netl'los . de terras. Aqui o anarco-sindicalismo era ulUa corrente Impor{~nte 1~0 apogc~ .da Segunda Intcrnacion",1; no entrepguerras; aTerccira Internl~ci.onal.formol.. partidos comunistas que, em 1945,j se tinham tornado a for~.~repondern~e no .1l10vimentotl'abalhista, Mas, s.ea esquerda,~o Sul ~ra pol~tt.~amen~e mais radical que a do Norte, era tambm estruturalmente mais fra~Em socle~ade~.. nienos modernas, o equillbrio de foras no aps-guerra favorec~u pesadamente direita na maior parte do 'tempo. 'Na.ltlia, depois do infcio d,~Guerra Fria, a ' heg~monia da Demoacia Crist pel'll1.ane~euintacta dl1rantc,;trinta anos. ~a Frana, a fundao da Quinta, Repblic.1por De Gaulle a;segu;o.u u.I~.on.t~ole , conservador estvel por duas dcadas.:~~ ~panha e em I ortu~al, antlga~ dlt.a~. .'duras.persistiram. Em plenos. anos 60, .~ilitares tomaram o ll.?der ,na ,GrCIa. Com o tempo, contudo, o iOJ.lg? booni teve seus efeitos tamb.m n~ cm,turo :.meditel'rneo, na medida em que o d~s~!1Volv1mento econmii~oc a n:1ll.da~a social el'odiam gradulmente as funda'.esda ordem domina~te. Na .segUl~~~ l'rietade dos anos 70, os r.egimes d~ .Pt'an~o,Sala7.3r, e Papad~?oulos estavahi finalmente encerrados. Na Fr~ll,a capacidade de Giscal'd de asstgurar a con~ ' tinuidade da herana gaullista estava em ~isvel decHnio. Na Itlia, Andreotti teve d~ ampliar sua base parlamentar, es(abeleccndo consultas informa!s.com o '.PatiidoComunista(PCI)'J . ::'. ::. A liberalizao tardia ,da.0rde.1llpol~ticnabriu oportuJ11dad.~ hvl~s:.pa~'~ a. e5~uerda, portadora de alternativas poi' .m~i~otempo negadas..Na pnnclpa! , ... triilca .de Estados, os partidos comunistas, ~entaram se estabe~~cerc.om~.can- ,. . didatos naturais para uma mudana de,poder, mediante a ado?~ de 11~ c.on~:. . tucionalismo conciliatrio, em cOllformidade com as trad,oes oCldcll.tat~ ,(e-en; conu'aposio s soviticas). Mas.~ tentativa eurocomull,i,stade se aju~:ar s nova, condies malogrou em toda parte. APresentalldo.slllll1l1la gama:d~'

.. ..

,11:.'.

'

I:

"

'I
": 1~.

II

UM M~~A.n~:nS~~2RD

NA I!U.ROPA OCIDIlNTAL'

'~.'

IN"l'nODuO

'3

,r

"

I" i
",'
,I

.~

I
I

'I" . .
.

I
I

r
)

j'

1.
i

.colornes, todas sociaJdemocratas pelos padres da Terceira Internacional, os partidos',!taliano, francs c espanhol tiveram de competir com concorrentes ge~ nuinamente socialdemocratas, que, embora iriicialmente muito mais fracos no tinh~m as desvant~gens da burocracia interna e da associao externa co~ os regimes da Europa OrieniabfTodos foram rapidamente superados pela passagem de~sas formaes euro-so,cialistas - PS ['na Frana]. PSOE r na EspanhaL PSI [na I~~lia} -para o cen~ro da cena nacional. Em Portugal e na Grcia,. onde o~ partid~s comunistas permaneceram no reformados, o resultado fi o mes.J110: o PSp [em Portugal) e o Pasok Ina Grcia] - este ltimo. uma cdao inteiramente nova -logo os alcanaram. . Quan~o o ,Poder finalrncnt.e inudou d~ mos, o beneficirio foi, portanto, uma nov soclaldemocracia, e no um comunismo renovado. Numa inverso dos papiS do apS-Bl:lerra,exatamente quando Norte da Europa tendia para a . direita. a Europa do Sul incIinava.se para a esquerda. No incio dos anos 80, .ly1itterrand era presidente da Frana, e Gonzlez., Craxi, Papandreou c Soares eram primcirosMministros da Espanha, Itlia, Grcia e Portugal. A composi.io poltica d~sses governos estava longe de ser unifol'me. Na Frana, Espanha e Grcia, havia amplas maiori~s socialistas na amara, ao passo que na Itlia e em Portugal os socialistas eram apcnas'o piv de uma coalizo dominante. As polti. cas il1icial~nente praticadas pelos partidos euro-socialistas tampouco eram assim .to .semelhantes. Na Frana. c em menor grau na Grcia, foi empreendido um . b'. " pl'Ogl'ama de cstati.zao. redistribuio e reOao,'" que no 'teve'conam 1CI0S0 trapartid~:nos demais pases. N Espanha, tentou-se desde o incio a ortodxia financeiraTque nunca foi praticada na mesma medida na ltlia.1No final da dc.1. . da, porm. eram ntidos os elementos de um balano comum. A socialdcmocl'aM da rio reproduziu, no Sul, <> padro original do Norte: partidos de massas da classe trabalhadora, ligados a f0l1es movimentos sindicais. No Sul, a uma lideM rana tipicamente composta de profissionais liberais em ascenso. correspondeu um eleitorndo mais heter6clito, e antes um declnio que um crcsciment~.dos sindicatos e~ tamanho e fora. Ela tambm no foi capaz de repetir a fanha do pleno emprego que o Norte conseguira no aps.guerra: o nmero de desempre~ 'gados permaneceu alto ao longo de toda a dcada de 1980. A Espanha, onde o governo socialista durou mais tempo, detm o recorde europeu do desemprego~ .~)Ol' ou(ro lado, se um welfare state importante no foi criado ou ampliado, me:destas ;reformas sociais foram introduzidas, ao lado de alguma modernizao J.nstituCional, ali onde os sistemas judicirios eram particularmente arcai. cos'ou os processos democrticos ainda inseguros. O desempenho global dessas
o

administraes foi severamente limitado pela conjuntura internacional. As mesmas presses oriundas do mercado mundial que ajudaram a levar a direita ao poder no Norte inibiram quaisquer impulsos radicais por parte da esquerda no Sul. Depois do malogro, em 1982 83, da tentativa inicial da Frana de promover uma expanso antidclica, o euro-socialismo, em sua maior parte, simM plesmente se deixou levar pela mar da economia global. A partir de meados da dcada, ele se tornou o beneficirio passivo da febre especulativa provocada pela poltica financeira deficitria de Reagan, que disseminou fortes tendncias consumistas entre as camadas mais prsperas do eleitorado, ao mesmo tempo em que pouco fez.pelos pobres e os desempregados. Este padro foi especialM mente ntido na Itlia, com o florescimento dos ceti rampatJti-* sob Craxi, e dUM rante a segunda administrao Gonzlcz na Espanha. Emhora distante do modelo clssico de reformismo previdencirio, ainda se podia considerar que o desempenho da verso sulista da socialdemocracia ratificada por reeleies na Frana, Espanha e Grcia) e por um relativo cresciM menta na Itlia - estava compensando os reveses sofridos pelos movimentos do Norte no~ 3110S 80. Num balano europeu ocidental, tinha de ser levada em conta a sobrevivncia do Partido Socialdemocrata Sueco (SAP) no governo, ainda resistindo virada neoliberal, e de uma coalizo austrfaca tambm sob predomfnio da socialdemocracia. Era possvel considerar o quadro geral confu~ SOl mas no inteiramente perdido. Esta foi, de fato, a concluso da maior sintcse comparativa sobre a socialdemocracia nesses anos. Com admirvel cuidado c meticulosidadc, Wolfgang Mel'kel retraou em Ende der Sozialdemokrane! [Fim da socialdemocracia?] o desempenho dos partidos socialdemocratas nos dezesseis principais pases da Europa Ocidental at 1990. Cincia poltica original em sua melhor expresso, o estudo de Merkel no apenas um excelente trabalho de pesquisa. B tambm uma bem articulada discusso.2 Discordando de um amplo espectro de crticos - neoconservadores, liberais, marxistas, tericos da regulao, analistas da escolha racionalque haviam sugerido, a partir de diM ferentes pontos de vista, que a socialdemocracia enfrenta um declinio histrico, Merkel trata de mostrar com preciso estatfstica que. se o perodo 1974-90 for comparado com o de 1945M73,a socialdemocracia europia como um todo no sofreu perda nem de fora eleitoral nem de poder governan'lcntal. At o recuo poUtico, na medida em que ocorreu) foi superestimado. Num espfrito de sensata lealdade a ideais progressistas, Merkel termina com uma nota de otimismo. Apesar das novas condies, a socialdemocracia resistiu bastante bem muR

. ~ As

pollticas deflacionri"s trndiciooaill produzem recess!o econmica. As polticas reflacionrias tent31ll est.imular o crtscimento, evitando no mesmo tempo uma retomada inOncionAria.
(N. do R,) :'

.i
!

Literalmente. "grupos ascendentcs". Expresso usada para caracterizar os grupos, locali7..lldos principnimente nas cidades do Norte, que mais se beneficiamm da expanslio econmica havida entre 1983 e 1987, e que exibiam um estilo de vida supostamentc "moderno", com ~nrase no sucesso mnterio.l.(N. do R.)

i i

'.
uma
Cl

UM MAPA

I)A nSQUnnDA

~A nunol'/\.

OCIODNTAL

. nTnoDuAo

dana da conjuntura internacional ei na medida em que est se desenvolvendo


nova exigncia de regulao por cima do mercado", no h razo para

que ela no venha a florescer novamente. Assim PNdia se apresentar o balano a um observador engajado, mas eSCrU. puloso, em 1990. Desde ento, os fatos no foram benvolos. No Norte, a tentativa sueca de uma "Terceira Via" se desintegrou, e o Partido Socialdemocrata perdeu o poder em 1991 para o p~1neiro governo de liderana conservadora desde os anos 291 no vero de 1994, os desempregados correspondiam a cerca de 14% da fora de trabalho - entre os mais altos ndices q3 Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OECD). tNo Sul, o socialismo francs sofTeu grave derrota nas eleies de 1993) O que deu direita a maior maioria parlamentar na histria da Quinta Repl1blica. Na Itlia, o PSI- apanhado no centro da tangentopoli" - foi aniquilado, no conseguindo eleger um deputado sequer nas eleies da primavera de 1994, quc guindaram ao poder uma coalizo mais radical da direita, em grandc parte neofascista. Poucos meses depois, as eleies europias ofereceram um triste retrato da situao da esquerda em toda 11 Unio Europia. Na Espanha, o Partido Socialista foi fi.agoro. samente derrotado, pela primeira vez, por seus oponentes conservadores. Na Frana, o voto do PS caiu para menos de 1/6 do eleitorado, forando Michel Rocard a renunciar liderana do partido. Na Itlia, o maior partido residual da esquerda, o recm-formado Paltito Democratico della Sinistra (PDS) - cx-comunistas transformados em socialdemocratas - foi reduzido a menos de 1/5 do eleitorado, obrigando Achille Occhetto a renunciar tambm. Na Alemanha, depois de doze anos de governo de Kohi, o voto do Partido SociaJdemocrala caiu a seu nvel mais baixo desde os anos 50. S na Gr-Bretanha o partido tradicional da esquerda, o Trabalhista, obteve ganhos maiores, mas com uma votao pouco mais de 1/3 do eleitorado - pequena demais para inspirar lnuita segurana em seu futuro. Comparaes estaUsticas que fossem fcitas a parti!' de mea~ d?s ,nos anos 90 - quando o Sul da Europa deu uma brusca guinada palel a direIta, scm que a esquerda tenha tido at agora qualquer reabilitao convin~ cente no Norte - seriam menos tranqilizadoras que no final dos anos 80...1 Os ciclos eleitorais nacionais vo e v~m. A diversidade dos Estados da Europa Ocidental torna improvvel que eles alguma vez venham a coincidir completamente. Continuar a haveI; governos conduzidos por panidos socialdemocratas - como, no momento em que escrevo, na Noruega, Dinamarca, ustria, Espanha e Grcia - e futuras eleies sero ganhas-P0l" eles, como provavelmente ocorrer em breve na Sucia. Mas h uma crise subjacente, cujo
. Em trndu1\o livl"C, "propinpolis", ou Kcidade do suborno". Expresso popular ca do pais nos l1thnos :mos. (N. do R.) itnlillllfl, clInha.
fi

dfl pam carncterizar a onda de dem\ncias de corrupo que abalou profundamente

vida polfti-

sentid<.> inequlvoco. Eia no foi aliviada, ma.s a~ra~da, pelo colnp~o do c6m~- .:.. nismo na Europa Oriental. ontrariando. obscrvadores otimist~s, .sse c.olapso . _ .. :. no (oi um tnico para a socialdemoeracia, por justificar a contrario sua op-o .. l~istl"icapela via das' refOrmas consti.tucionais moderadas:O triu\lfo ideolgico.. .~ .dq mercado foi to completo no Leste que ricocheteou contra qlialqucr ~so do .. .~ta~o para a regulao econmica ou a prcvid~ncia social no Oqident<:.t . dl~ . cil dizer quanto tempo vai durar essa pre.dpitao radioativa.1Nb'ste momento, .seu.efeito impressionante. Pois ela ocor~eu quando a Europa didental ainda.. , ~stava por se recuperar da piaI' recesso,desde a guerra.ptualmbrite, o desem-. prego n cst apenas muito acima dos nlveis registrados nos E~tados. Unidos ou no Japo. Na vcrdade, mais elevado que nos anos 30, sem que haja qualquer perspectiva de melhoria a longo pn~zo.3 Ccrca de 20 milhe~ de pessrias-,- .. mais que toda a populao da Escandinvia - esto sem emprtgo na Europa .Ocidental.fNo entanto, longe de fortalecer a socialdcmocracia C01110 um remdio con.tra os males do capitalismo, a vlta desse aoite- que foi;.n~~euparcela: to. gI~ande da raison d'~tre original dos !Jlovilne.ntos socialdemb'cratas - v.cio .pelias cnfraqucc~la ainda mais. Outro1".aa principal defcnsol'J'dc: pr.ogramas:. para resistir ao desemprego gencralizado, ela parece agora redu~da - coildio . de espectadora impotente, enquanto a mar dos desempregadQs cresce constantemente, de um ciclo econmico para outro .. A socialdcmocracia pode no estar. prestcs a acabar. Mas. quem pode duvidar de que esteja nut'n impasscJp . Historicamente, sempre houve outras foras esquerda da socialdeInocracia na Europa Ocidental. A principal delas, obviamenle, foi o con1unismo.-H6jc, .. com o colapso do bloco sovitico, o fundamilto bsico de desccndl:nda. da !tevohio de Outubro praticamente desapareceu5Na Itlia, o maior movi'mento .. comuilstn do Ocidente se converteu num partido socialdcmociata muito. men~r, de expresso modesta, que tomo.u: O lugar do PSJ. Nos d~'mais .p"ascs,-a": tradio comunista persiste numa sobrevida incerta. Tipicamcl;te, ainda .COl'- ,. grega uma minoria de eleitores mais radicalmente contrrios a lbdres.e.stabe- . lecidos que os eleitores da Internacional Socialista. O grau em quc esses parti- . dos romperam com a doutrina e a disciplina ortodoxas varia ~enorn~emente. ~. Num extremo, o comunismo sueco se democratizou j no inicio dos anos Z:O,:. t1'ansformando-se num partido de esquerda abertO e indepcndc1lle: No outro, a .~ postura do comunismo gr~go ou portugu.s permanece basicamente i1'lalterada ... O comunismo franc~, apesar de muita dissidncia interna, c~ntinlla, sendo uma. espcie de verso mirrada de si mesmo cm outros tempos. ~nquanto isso, .. no mbito da coalizo Esqucrda Unida, o comunismo espanhol deu nova f~r. ::. ma sua imagem. O prprio cOI)lunismo italiano no se dissoveu cOl;~pleta- . mente no PDS, mas deixou-um resduo ativo na Rifondazione domunista [Re-."fundao Comunista]. Mesmo na AleJ1.'lanha,a tradio comuni:sta.sobreviveu, : em defesa da identidade da populao Ol.fenta1.Todos esses pahidos. re.ceb~.n1.:
. . . 11 ...

,.

..,
:.",.,.

r
!

,'~:",

~'6

":.

li

INTRODUO UM MAI'A DA I!SQUnll.'~,A.,NA :-U~.O,~A .OCIDBNTAL

17

'. .','.'

'. .

:.
pensvcl para compreender sistemas eleitorais, padres de votao ou regras de coalizo, esse estilo de anlise tende a dar menos nfase dinmica do conflito social e ideolgico. considerado em prazos mais longos. Sem abrir mo do conhecimento que esse estilo proporcional esta coletnea procura reconstruir o desenvolvimento da esquerda em cada pais com uma nan-ativa histrica que vai mais longe num recuo ao passado. Nos casos da Dinamarca ou da Noruega, sociedades pouco conhecidas n!J exterior, o panorama polftico de cada pas ~ reconstitudo a partir do sculo XIX. De maneira geral, os primrdios da atual ordem institucionalO Cow Deal (Sucia), a Liberao (Itlia), a Guerra Fria (Alemanha), a Quinta Repblica (Frana), a Transio (Espanha) - fornecem os pontos de partida relevantes. Nenhuma das exposies confere histria um selo de necessidade. Os partidos so vistos como atores coletivos, que fazem suas escolhas. Longe de reduzir sua trajetria a algum destino predetclminado o retrospecto histrico mostra possibilidades que no se realizaram, 0pol'tunidades perdidas tanto quanto erros evitados. Os ensaios aqui reunidos foram escritos a partir de posies independentes sobre a esquerda, criticas das 01' todoxias oficiais, mas no sectrias. Sugerem reflexes sobre fatos . Ao mesmo tempo, eles buscam respeitar o espfrito da frase de Gramsci: l'Es. crever a histria de um partido escrever, de um ponto de vista monogrfico, a histria geral de um pas. "<4 Assim, cada capftulo procura situar a evoluo da esquerda dentl'O do campo geral de foras da nao em questo - incluindo, em especial, a configurao da direita, bem como o espectro mais amplo de aliados ou adversrios que se relacionam com seu desenvolvimento. Dentro desse quadro geral, as perspectivas variam amplamente, pois cada ensaio ressalta o que considera sercm os traos notveis do cenrio nacional pal1icular. Curiosamente, os captulos sobre a Sucia e a Noruega enfatil.am os modelos econ~ micos do crescimento do aps-guerra sem se limitar a uma anlise dos wclfare stal"c.s, que so o que nesses pases mais freqentemente desperta O interesse estrangeiro. Jonas Pontusson e Lars Mjeset e seus colaboradores sustentam que esses modelos foram a condio material das reformas sociais pelas quais os dois paises s.;o mais conhecidos: em cada um "deles, a chave para o destino da esquerda sempre foi sua administrao econmica. Eles mostram que, sob esse aspecto o desempenho diferiu de forma significativa. Na Sucia, a regulao do mercado de trabalho, seguida pela derrota dos fundos de assalariados, o sucesso temporrio e depois o fracasso final da Terceira Via forma um padro. O "socialismo de crdito" da Noruega, desmantelado numa liberalizao amenizada pelos rendimentos do petrleo, forma outro - atualmente, com menor desemprego. A originalidade de cada experincia permanece notvel. Na Dinamarca, a trama central foi de outro tipo, como um trailer de experincias de desenvolvimentos que apareceriam em outros lugares. Ali, explica NieIs Finn. Chdstiansen uma configurao de classes distinta - em que uma pequena burguesia radical
l l l l l

, ','

atahnellte urtta parcela de 5% a'10% dos votos~ Seu eleitorado global coiltinua' m~ioi que 9 dos partidos verdes~ que hoje, na maioria dos palses, competem .. com' eles no fianco esquerdo da:sodaldemcracia; Em outros.pases, como a . Dinamarca 'e 8.Noruega, partidos scialjstas de e~querda, de carter populista, , stirgidos de r~voltas anteriores d.ei1t'ro da tra~io comunista ou sociaidemo. . crat~, imp~antaram.se como' elementos duradouros da paisagem poltica. ,.N~. Europa Ocidental como um,todo, regra em toda patte que,'sob condies de . , representao'minimamente' eqitativa ,da op'nio polftica, h uma esquerda '.~ituda alm t~OS limites da lnte~flaci.nal Socialista. Mas em lugar 3~gum el ' tem ~ance formar um gQvcrno.: niCa esperana de ocupar posies'de . podcr" em coalizo com uma ~ocialdemocracia dominante. Sua rejeio ao capitalismo ps'~Reagan mais fil'me~ ~las seu estoque de solues no ~fU.ito .. '. mais rico. Em' todo caso, a 'existnci~ .dessa rea polftica pouco contriboi" no ;~o,men~o, modificar dilem~s'programtiCos da esquerda. . . . Ness'as condies h uma evjdent~ necessidade de reflexo comparativa so~ ;'bre experibcia d~ passado rece[lte. Este voume oferece uma espcie de' n. ventrio. Suas origens I'esidem num srie de ensai9s publicados ~o longo de ....uma dcada pela NClV Lefi Rcvi~, uma revista feita na Gr-Bretanha mas interH,acional em seu quadro de colaborad~res e em seu pblico leitor, o qual-::- em reao ao carter paroquial da cultura polftica no prprio Reino Unido -manifestou um precoce interesse pelas variedades na esquerda da Europa Ocidental. Sob vrios aspectos, o livro traz uma nova abordagem ao tema. Tradi. cionalmente, a Iiterat~ra sobre a esqerda europ~ia tendeu a recair em duas "categorias: estudos sobre os partidos clssicos da socialdemocracia no Norte e '. t'abalhos'sobre os partidos'comunistas ou - mais recentemente - euro.so.cialistas: dt> Sul. Havia boas razes para essa diviso, mas hoje ela j no faz. I"fluito sClltid9. O levantamento comparativo de Mel'kcl a supera, com uma n " anlise quantitativa das eleies e,dos !'quocientes de poder por toda a metade . d continente que integra a OECD. Ms as avaliaes atuais de MCl'kel sobre o desempenho da socialdemoc!acia no governo, embora perspicazes, continuam . muito mais'seletivas. Aqui se buscou um balano regional representativo, que .'tenta, pcla pri'meira vez dar igl.!-alateilo ao Norte escandinavo, ao Centro a1'1gIQ-germn"ico e ao Sul latino .. 0' rcsultado 'no exaustivo. Nas bordas de cada' uma desias faixas, Finlndia e Islndia, ustria e Irlanda, Portugal e Grcia foram omitid's - como tambm os mosaicos religiosos e lingsticos dos Pa'~ . sCs Baixos e da Sufa. Deu-se prioridade aos principais Estados das trs cafl:ladas

de

sua

para

os

do capitalisrn6 da Europa Ocidental. Um seg':ln.do trao distintivo destes ensaios o modo particular como focaJiUIl1, casoS nacionais considerados. Hoje em dia a maior parte dos textos . srios,sobre partidos ou movimentos' produto de uma cincia polftica moderl~aquc"$e especializou em pesquisa quantitativa e correlaes estatsticas. Indis-

os
.

.I

'.

'.
.'.

I
I1
.~

..

'

---,8

-------UM MAPA

... --".,." .."."' ..,~,."'v~ ...",>".",j":.-.,, ...~."'.,,,.. ~. -.~C"'"'""


DA nSQUBRDA NA nUROPA OCJDBt-:TAL

era originalmente muito mais forte na zona rural, transmitindo importan~cs lta dies para a sociedade urbana - gerou a primeira grnnde revolta no OCidente, liderada por uma direita POpuliSt8 contra os impostos decorrentes do welfarc state. Tambm ali emergiu a que foi, talvez. a primeira diviso ntida dentro da esquerda, entre o eleitorado tradicional do setor industrial e o novo, do ,servio pblico. refletitia no contraste entre o Partido Socialdemocrata e o Partido So~ dalista do Povo. Eis ai outro tema para o futuro. Na A~emanha, os dilemas apresentados por esse tipo de divergncia foram depois encenados da maneira mais obsessiva. O conflito cultural c de geraes do final dos anos 60, mais prorundo ali, pavimentou o caminho para a emergncia dos Verdes, num desafio muito maior poltica oficial da socialdemocraeia do que ocorrera na Dinamarc.1. com o Partido Socialista do Povo. Stephc~ Padgett e William Paterson remontam s origens das tenses que v~m paralisando cada vez mais o Partido Socialdemocrata Alemo (SPD), medIda que ele tenta segurar eleitorados velhos e novos, marcados po.~mentalid~d~s ~,da v~z mais diversas, diante de uma disputa confessada mente ps-materialista ; mUltas vezes isso o imobiliza na situao de um asno de Buridan. Em nenhum outro pals ~uropeu o debate polltico e intelectual sobre a .es~uerda foi to ~ominado pelo problema da composi~O estratgica da matona a ser conqUistada. Questes similares surgiram na Gr-Bretanha, mas ali elas foram propostas de maneira menos aguda. em parte por causa da ausncia de qualquer contracultura poUtica comparvel, em parte por causa da natureza do ~istema eleitoral. este ltimo que fornece o foco da contribuio de Peter Malr ao volume. No mundo ang16fono, o Partido Trabalhista suscitou uma literatura to extensa que nesse caso se pode pressupor uma base conhecida. Os reveses eleitorais do partido, que de 1979 a 1992 sofreu o pior conjunto de derrotas de qualquer socialdemocracia na Europa, foram bem retraados por Ivor Crewe, em par~ ticular; enquanto isso, suas vicissitudes polilicas foram objeto de ren?vada a~eno no vigoroso livro de Grcgory Elliott, lbourism and ,rhe Bnglls1l Ge~lUs.5 Nesse contexto, pareceu preferivel dar destaque ao detcrmlOante me~os dlSCU~ tido, mas extremamente importante) que diz respeito ao carter espeCial do trabalhismo: sua situao em meio peculiar estrutura eleitoral britnica. Nesse ponto) a anlise comparativa que Mar faz da l'elao entre os sistemas de votao e a poltica radical contm lies de impol'tncia g.eral para a esquerda. . clara a relevncia dessas lies para o caso da Itha: em 1993) O PDS [pnncipal sucessor do Partido Comunista Italiano] ~poiou um pl~bi.scito p~ra :bo!ir a representao proporcional em prol de um Sistema de malona l'elatlv8. HlsR

1
.
'

..

,.
,
. . ....

.
' IN"rRODU".O.

I I .'. I :.', .'.".' ,

" Nesse ano 75% dos deputados do Parlamento italiano passaram ti ser eleitos por mniorill simples em distrit~s eleitornis com um Srepresentante (sistemn de maiolia relatiVA).Os demnls 25% permaneceram sendo c1eitossegUl\do as regras do volo proporcional, em listtlsp<'lrtid6lias,(N, do R.)

toricamente, foi a direita europia qu:- com boas ra;,.es - a:p6iou sistem,a-' 'tica'mente os sstel1'm5 de representao desproporcional, desde o tempo de. Versalhes.6 Na Itlia, Mussolini foi o primeiro a se benefici8i-:l:Jeles 'no entre-o . guerras, e no surpreende que Berlusconi tenha sido o primcir~ a se beneficia'r, deles na era atual. Aqui, a engenharia eleitoral foi parte de um tr1a mais amplo_ quiunifica os principais Estados latinos: a poltica de "model'llizao".,Dado . cai-ter arcaico de tantas instituies' dessas sociedades" qualquer tctltativa deobter um mandato para empreender mudanas pla esquerda 11opodi, deixar de, fazer apelo a ideais de modernidade. Mas no h signficaJ!~e mais ,volve~ 'qu,'este. George Ross e Jane lenson mostram ~omo foi suici7:a, na .Fra~a, a 'recusa do Partido Cornuni5ta a abandonar) enquanto era tempo; tradles anacrnicas, a que ele se apega i11 extremis at hoje - uma recusa que fez cnn que, o' Programa Comum) em principio a mais audciosa tentativa isolada "delte"i'ar, ,os limites do capitalismo avnado desde a guerra, perdesse d~latl1ism~ junto,' ao povo e, em conseqncia, perdesse qualquer chance realista?e sucesso. Mn~ , eles mostram tambm o quanto foi contraproducente a convei'so'do P311iqo. . t" . Socialista, na esteira desse fracasso, a uma idolatria da en1pl'esa e do merc~dtr como tits d8 modernizao. Na Espanha, quase quarenta 81\OS de di~ad:ura~ cei1tralista deixaram fi direita isolada das elites industt'iais I'egionais do pais,. dando uma rdea mais larga moderniia.o promovida pelos.socialistas. Erilbora prolongada atravs de concesses tardias ao movimento :trabalhista, .no~.. anos 90 tambm el8 ficou muito desgastad8, como Patrick Carniller dei?aclaro: A.principal razo comum a todos esses. trs pases) mas n~ Itlia que est~ exposta da maneira mais clara. Esvaziada de qualquer contcdo alm do ajuste . via mercado, a modernidade" tem perigosos anagramas. Erri'\oda pane, ~u:a . 11.' .nmesc foi a corrupo. Embora a escaln em. que' o dinheiro luurificou'o goyc'r: . no tenha sido excepc.ional no reinado de Craxij o ponto de partida da ascensl'io do PSl posio mais alta no foi atfpica - uma sintonia conliprocessos reais. de 'seculariz.ao na sociedade italiana"ti'atados com indiferena.'pelo 'PCI. Os, anos 80 trouxeram um saldo .desastroso para a esquerda italia\la, terminando com a completa extino do PSI e com <) PCl saindo de cena .Idesmoralizado. Tobias Abse sustenta que a principal causa'isolada foi o consta,nte " fracasso d comunismo italiano em reagir criativamente a aspiraes e movimen.tos pop~-: lares contra a velha ordem, dos anos 60.em ,diante. Gerncia macroeconmica, agrcga'~o social, justia eleitoral, :omu.ni~o: p~pularJ modernidade cultural - estas. fOl'~m algumas das q\1e~to~s ccntral~ . com que a esquerda da Europa Ocidel~tal se confrontou, nUli~ niomento em. que as esperanas de socialismo foram riscadas de sua agenda. Por trs dela~.'reside uma dupla rnud8na m sua situao ~stratgica. Primeit;o, sua 'comp<?sj-, o se fragmentou. Em poca alguma,Qs partidos da Segund~,ou da Trceira .'Internacional, ou seus sucessores 'do aps-guerra, se assentaram l' numa base so- . ,

. :i

li . : . "

..

'I _

.)

.. , .'
,

I'

{,1 '.;:;;\ ,

I
I

i
20 UM MAPA DA ESQUERDA NA nUROPA OCIDnNTAL

INTRODUO

.. cial hOmOgnJ. Movimentos trabalhistas puros sempre foram uma lenda.'Po.rm, at os anOs 60 a classe trabalhadora manual ocupava o centro magntico' de toda coaliz~ social que os par~dos dominantes da esquerda podiam for-o . mar. t~nto no Norte quanto no Sul da'.Europa. O proletariado industrial era o. " ~n~ior 'compori~nte numrico de seus eleitorados, estruturalmente o mis,bem, ',~ 'c)J:ganizado, m~ralmente o mais respeitvel. A liderana polftica desses pat1idos . . ',-podia' provir de grupos intelectuais ou pr~fissionais liberais, seus eleitor~.in. c1uhlJ11coritillg~ntes d8 classe m,dia'bixa ou do campesinato; ao mesmo tenpo~'eviClenteme.nte, muitos trabalhado'res votavam em partidos conservadores: No entanto. o q'ue soldava uma srie de foras e~ torno da esquerda era aquilo' 'que. os tericos', italianos chamaval de ceutralitn operaia, a 'Ccentralidade'" da . .cl~sse trabalhadora, De modo geral.'isso j no ocorre hoje.7 verdade que"ao .)oo.go .dos liltiri)os vinte anos, embor~'_~nha.ll"vjdo alguns enclaves de cr~ci-. iriento de novbs trabalhadores p0I: cO(lta prpria; a mo-de-obra assalariada .conti~1l10~, em, geral, a expa'ndir':.sc) =" medida .que camponeses tradiciori~is~" " . arteso's~ lojistas e outros segmentos foram perdendo' sua independncia e do .. .n~s-de-casa ingressavam no mercado de trabalho. Mas cresceu l;:oormemente'a divis~o nas fileiras dos assalariados. .:'Agora, cinco eixos de diferenciao tornam mais diffcil qualquer movimento unid por mudana radical. O primeiro deles 'antigo, mas sua distribuio se deslcou. Na Europa, mais do que nos Estados Unidos e no Japo, sempre' houve um contraste notvel de status e renda entre trabalhadores manuais e colarnhos-bral1cos, contraste reflcti~o .nos nveis de organizao e no posi-' cioriamento politico. Atualmente, invertera-m~se as propores de cada um .. desses grupos na fora de trabalho:da Europa Ocidental como um todo. 'A cl,asse trabalhadora manual declinou para uma mdia de pouco mais de 1/4 da po..:. . pulao economicamente atiya e .foi superada em ,toda parte pelo nmero' de empregados n setor tercirio. Mesmo' ali onde- os colarinhos-brancos conquistai'am graus ni'uito elevados de sinditalizao e estiveram tradicionalmente identificados com as metas do movimento trab3lhista, como na Sucia, a mudatia de seu pso relativo afrouxou antigos laos de solidariedade com ~s tra. ''-~balhadores da"indstria. Ao mesmo tempo, o leque de habilitaes, renda e' seguridade detitro da prpria 'classe trabalhadora manual se alargou de mt;mcira . constante.8 Num extremo, nune.1 foi to'favorvel a posio material dostrabalhadores especializados, inseridos em setores de tecnologia de pontal que prosw. peraram ao longo dos anos Reagah"":'" freqentemente com efeitos acentuados ~sobre sus p-adl~Oesde votao conto n~ GrwBretanha no auge do sucesso de That~hr~9 No outro extremo, inchou O conglomerado da mo-de-obra nO es. pecializada, empregada de maneira informal - no limite, em trabalhos esw tafantes fi mal r~munerados ou relegada's longos perodos de desemprego. Enw

'.'

t.

:trc os dois. os trabalhadores


I

semi-especializados
.

da indstria

manufatureira

clssica minguaram em nmero e influncia. O resultado foi uma polarizao social do pr6prio operariado manual, com crescentes conflitos de interesse entre seus grupos mais desprotegidos e os mais privilegiados. Nesse meio tempo, outro tipo de estratificao ganhou crescente importncia, j que o ingresso na fora de trabalho comea mais tarde e o tempo de aposentadoria dura mais. A idade passou a dividir os assalariados de novas maneiras. Por um lado, a adolescncia deixou de ser um prembulo nitidamente definido da vida adulta. Os mundos da educao prolongada (ou O que passa por isso) e do trabalho precoce se fundem numa cultura jovem bastante inde. pendente que - exceto em momentos de tenso poltica elevada - tende a dissociar cada nova gerao das preocupaes comuns de classe ou localidade . Por outro lado, a queda nas tax'as de natalidade e o aumento da expectativa de vida aumentaram o peso dos idosos no conjunto da populao. Cerca de 1/3 da vida do adulto mdio se passa agora aps sua sarda do mercado de trabalho . O welfare stat'e hoje preponderantemente um sistema de auxflio pblico a esse grupo, que, com penses e assistncia mdica, absorvem cerca de 2/3 de todos os gastos sociais. 10 O resultado uma lgica da segmentao - tanto fiscal quanto culturalque faz da "segunda idade" da fora de trabalho assalariada, imprensada entre as necessidades da "terceira idade", acima de si, e as exigncias de uma "primeira idade". abaixo, o ponto potencial de presso poHtica. Se essas mudanas tenderam a desagregar eleitorados que outrora podiam ser rapidamente reunidos, o efeito da feminizao da fora de trabalho foi mais ambfguo. Os eleitorados tradicionais da esquerda sempre revelaram um dficit sexual. Sob a influncia de mentalidades tradicionais ou do isolamento domstico, invariavelmente as mulheres votavam em partidos conservadores em maior nmero que os homens. A disparidade entre os dois grupos foi suficiente, por si s, para manter o Partido Trabalhista britnico fora do poder entre 1951 e 1964. Seria de esperar que o constanle crescimento da participao feminina no traba~ lho assalariado - para uma mdia de cerca de 60% da taxa masculina na Unio Europia e 70% na Escandinvia - enfraqueceria esse padro. De fato, houve sinais de uma inverso histrica: em algumas eleies nacionais, o voto das mU lheres na esquerda foi maior que o dos homens. Mas a alterao permanece dis. persa e episdica. At o momento, o crescimento potencial da fora polftica da esquerda em funo do dec1inio relativo do nmero de mulheres que permane~ cem no lar foi provavelmente superado pela incontestvel dificuldade que tm os movimentos sindicais, controlados por homens, em se ajustar multiplicao do nmero das trabalhadoras. A disparidade salarial entre os sexos continua alta na maior parte da Europa Ocidental. Mesmo onde ela mais baixa) nos pases nrdicos, a segregao ocupacional continua pronunciada. Os quocientes finais de desigualdade no mercndo de trabalho provavelmente cresceram, em vez de diJninuir, medida que maior nmero de mulheres nele ingressou.
M

,.j

"r .... ~ .
.,~. INTRODUO UM. MAPA DA r.SQUIHtDA NA IWIlOI'A OCIDnN'tAI.

:.

.13

Por fim, de maneira mais notria que qualquer outro fator de diferenciao. a transformao da Europa Ocidental de zona tradicional de emigrao em zona de imigrao erodiu a cultura de solidariedade nn populao trabalhadora da maioria de suas naes. Se a divet'sificaotnica enriqueceu a vida dc suas grandes cidades, o preo poltico foi um aumento errtico, mas incqu[voco, de sintomas de racismo e xenofobia. Os imigrantes provenientes da sia, frica e Cribe na Unio Europia somam atualmente cerca de 13 milhes. Na Alemanha, Frana, Gr-Bretanha, Sucia e Blgica, 10% ou mais da populao infantil em idade escolar j so de origem no europia. A experincia dos Estados Unidos um lembrete das conseqncias que uma diviso racial e tnica pode ter sobre um movimento trabalhista. c mesmo para qualquer sentimento de solidariedade social mais amplo. Novos partidos da direita antiimignmte conquistam a classe trabalhadora na Frana, na Itlia. na Blgica, na ustria e na Dinamarca, sintoma de fraturas que podem tornar-se muito mais profun.das. pouco provvel que uma poltica de identidade nacional fornea terreno favorvel para a esquerda. Diferenas no trabalho, renda, seguridade, idade, gnero, origem - at agora o efeito de tudo isso foi desagrcgar as instncias coletivas necessrias para contestar o status quo. A desintegrao dos eleitorados torna intrinsccamente mais rdua a tarefa de mobilizao subjetiva para qualquer mudana radical. Mas este apenas um lado das novas dificuldades que a esquerda tem de enfrentar na Europa Ocidental. O outro ainda mais intratvel: o agravamento das restries que reduzem o espao objetivo para suas poHticastradicionais. As conquistas fundamentais da esquerda no aps-guerra foram a criao de sistemas de previdncia c a manuteno de um quase pleno-emprego, e os meios de que ela lanou mo para administrar a economia capitalista de modo a produzir esses resultados foram essencialmente dois: poltica monetria e po\[tica fiscal. Os instrumentos bsicos de administrao macroeconmica foram, por um lado, a fIxao de taxas de juros e taxas de cmbio e, por outro) o controle da tributao. Nos casos mais favorveis, isso foi suplementado. mas nunca substituido, por acordos salariais. No curso dos anos 80 tudo isso se enfraqueceu drasticamente, Polticas de renda foram marginalizadas, porque o patronato perdeu o interesse em acordos nacionais e os sindicatos perderam o poder de forar seu cumprimento - at em pases como a Sucia, que dir na Gr-Bretanha. As mudanas mais importantes, no entanto, se deram em outro campo, A internacionali7..aodos fluxos de capital, liberados pela desregulaR mentao dos mercados financeiros, tomo.u cada vez mais dificil promover desvalorizaes cambiais (para restaurar balanas comerciais) e baixar taxas de juros (para estimular a dem.mda). No passado, essas eram as duas armas mais freqentemente usadas do arsenal socialdemocrala de administrao de crises. Hoje, a mobilidade das transaes.especulativas, instantaneamente senslvis a

).
I
\

I I

I
I

I
I

temores de inflao, solapa o~efeitos de ambas. No inicio dos an~s 80, ofrac~s. '.. .so da polftica reflacionria francesa foi freqentemente confrontado .co~ ~ su-'~ cess? da desvalorizao sueca,.No final da dcada, os efeitos desta lti~na est~~.' vam .esgo.tados e. no po~iam repetr~se: a desvalolizao subs,eqente pelo Partido Soctaldemocrata Sueco. foi prenncio do desastre eleitor~1. .. Hoje,.na Europa Ocidental. a perda da autonomia nacional sobr:a poBtica monetpa est se tornando, em geral, cada vez mais pronunciada, embora,no seja' de modo a.lgumabsol~ta.. 11. . .:';, A pollica fiscal fOIafetada de maneira ""enos direta pela globalizaO.do: capital, j que a maior parte dos contribuintes individuais do fisc6no desfruta ~. . da opo de sair de seu contexto nacio~al; taxas elevadas de imi;ostos sobre ~s , empresrios, no entanto, podem pl'O'yocafreaes de retrao. ;NeSte,pi.ano;. ..... opinio poH~kadomstica ~ ou, nas pa~avra~de Hirschmann, ~ expl'~so .? v.oz- se tomou uma restn8oRchave.Historicamente. o padrQ'de tributa~ . . terideu a ser bastante inercial na maiori<l; do~ pases da Europa 6cident~l; su.as: . respectivas formas nacionais po"ucovariando ab longo do tempo.\Mas, no.. a.p.6s~ :',: guerra, o nvel geral dos impostos subiu na O"ECD durante trinta, anos, perfodo . em que tambm cresceu constantemente a..parcela de gastos pblicos como. prop?~'Odo prod.uto nacional brulo (PNB). ESsatendencia foi sustada. P9f . rebehoes contra os unpostos, lideradas pela direita radical. que comeam .n~.. Dinamarca no inIcio dos anos 70 e triurifaram nos Estados Unidos e no. Reino . Unido no inicio dos anos 80. O resultado ~o'foi uma reduo significati~a'nos ! .gastos pblicos propriamente ditos; na v~rdade, o n(vel mdio desses gastos na. OECDaumentou de 46% para 48% durante a dcada de 1980, ha medida em . que ~ peso dos direitos adquiridos se torna~a..~n~jselevado, o grande. n~-. ~ mer:ode aposentados e desempregados. q endIVIdamento pblico aumeiltou e os impostos se tornar<l111 mais regressivos. A cobrana de tributo~1 indiretos obre.? c~nsumo) cresceu, l1~as em geral houve.lllTIareduo dos i~postos diret'os~obrc a renda, a ttulo de incentivos..Esserebaixamcnto da m6dalidade mais visvelde tributao teve um efeito ideolgico:que superou de lo~gesuas conse. q,ncia~prticas, excet~ pa.ra os muito ricos.".Criou-seum nov?rconseJ~soso- .. cml, em que se tornou dlficJ1para qualquel' partido de esquerda propor medl- .. das que corram o menor risco de pareccr elevar os impostos da maio,:ia dos: cidad.o.s, por mais neutro ou redistl'ibut.i"vo que seja o efeito reaI'dessa medid'a, ..seI.TI caminhar para um suicldio "eleitoral;1lAsorte .do Partido Trabalhist~ :em . 1992~. e Jnais recentemente do "progl'al~.a do ;Paliido Socialdem~crata.Alemo - . n~ ~rin~averade 1994. s.oilustraes el~qe~ltesdesse gargalo. a esqu'el'... da, estreit~ram-se drasticamente os limites da iniciativa na rea fiJcal.A averso '. aos impo.stos.acolocou na defc.nsivaen~,i:odaparte, l' . ~pretnida entre uma bas.e.social ca,.,n.bfantc e um horizonte polftico em' contrao, a socialdemocl'aci~ p~~cce .~~i' perdido sua bssola. ~m c<.>Iidies

um

.-f~ita":

"

C01i

;Para

! I,

I;

..

.
2~

...

~
il: UM
MAPA D~ nSQUiUt'DA NA BUUOPA OCI~nNTAL .

"._ o.

INTRODUO

........

~.

. ..

. I.

. .

'~

to altct:adas, :iender ela a sfrer uma nova mutao? ~~~..Yc poca, nos. pl'i..: I~eiros anos d~ Segunda Internacional, em que ela orientou sua ao para a . : superao do ~Iapitllismo. Emp'enhou-sc depois por reformas parciais) consi~e_\ 'radas passos g~~dativos rumo ao s~~i.~l.i!.~o. Finalmente, contentou-~~ com o ': bem-estr SOC!rle o pleno emprego d~~:ro do capitalj~~l}.o.Se ela admltI~ ~gor~ . ma diminui?o do bem-estar e desls~lr do pleno emprego, em que tIpo. de '. moviment vai se transformaI:? Na avaliao de um de seus mais perspi!=azes.e .~indulgentes:observadores, que no pessimista rabugento, <Ianica certeza.

1
1

25

u,n

quaJ1to ao fut~ro da nova.socialdell.locracia in statu nasccndi qu~, so~? aspcc.. to social.c culthral, ela ser mais iteterogtlellj, sob o aspecto orgamzaclOnal, ser. nlaiS fi'aea e n,'~is dcpcndcI1teda personalidade ,do ~r~~.rie sob os aspectos polti:'". c~ e eleitoral, ~mais instdvef qu a 'antiga' socialdemocracia".l~ Ist<;J est lon.. se de i'cf urna'prediO tra'ilqOilizadora. Mas ela s6 se refere provvel cocs?;. ' .. ' pu. . fora, d9~ partidos da Internacional Socialista. Que d.izer sobre su~s' ra,. ~ zOes ou.seu' propsito? Historicam~.r:ate, s6 na Europa ~cldental. a soclalde-. ... mocracia foi ma fora de governo., N~m os Estados Umdos nem o Jap), as .'f du'as ou~ras r~gies decisivas do cap~tlllismo avanado, a conheceram~ Ali as '. classes trabalhrtdorns nunca alcana'ram a-mesma inqependncia ou pl;oje . pOlftica ... Por rrtuito tempo, podia pat:~cer que essas verses alternativas da civi., Iiza~_capi,talista eram ltlOmalias, sendo lcito esperar que, mais cedo o~ mais tarde, elas se eJ)caixariam no modelo clssico do Velho Mundo. Hoje, o contr-' :'ro.parece mais provvel. A popul.a'~aC? da Unio Europia um pouco menor, e .5~~pro~~o muito mcnor, que as d~s Estados Unidos e do Japo combinada~. .9' capitaHstllQ;contemporneo J~ais vigoroso, ond~ freqent~mente <? r~~clmento mais mpido, est fora da Europa. Esse ambiente dommante prss~ona . '.pai'a'abixar 9S custos dos modelos sociais adotados na Unio Europ.i.il~Na,. , retrica oficia:! e - cada vez Inais'~ na dil'et1:iz da Comisso Europia, :para :. fiem faiar d~ Conselho, a necessidad'c'de ~ompetir.s'e transforma na obrigao .. d~.se ajtistar. 'Nessa lgica, a soc~al~(~ocracia q'ue se converte na anoIri~lia ~. ser:.po.ada, hrana de um passad<,l insustentvel. . ' _. Um. cenrio como esse, hoje: muito amplament~ debatido pela opinio .eIilw '.. presarial, n~o I\mplica o fim d.es prtid~s.'da !llte~'n~~ional So~ialista tal os . conhec~mos: ~;mplica simpl:sment,ayer?a d.papel.peculJal: que ouq'or~ os ' ..: : ~parou~ digaplos, do Partido ~eIrt~crtlc;o .no~ Esta~os Uflld~~, u':la fo~~ francainente cbmprornetida con'1 o capi~alism.o s~m a<:1ereos SOCiaiS. Um adeu.s : 'esi~l~cia da' Jbcialdemocracia no preCisa significar o desaparecimento do ter-o q~e pod~~ia persistir indefiJlid~meiltc pelo ~1'6ximo sculo afora ~ bel~ . , . maneira como Dahrendori sugriU',l~ dos partidos ('liberais" dos mais divr. sos'tipos, '~ue :sobrevivem em muitas partes da Europa Ocidental sem qualquer Iiga~ signifi~tiva com o ideal poltiCO'do liberaJism~ do sculo passado ..Essa . analogia pod'~~ia levar ern'~onta uma diferena. A Internacional Ljberal:d~s i . .,' . .

,i
1

COm?

..m..

!
, ,

nossOs dias acomoda um vasto espectro de: partidos, dos moderadamente pro~ gressistas (Dinamarca ou Reino Unido), passando pelos inabalavelmente conservadores (Blgica ou Itlia), at os estridentemente reacionrios (ustria). Os integrantes da Internacional Socialista, mesmo que amanh a socialdemocracia venha a se tornar to ficHeia para eles como o socialismo hoje. tm maior probabilidade de continuar a se autodefinir como partidos da esquerda . Para muitos que tendem a aceitar a vitria do capitalismo COmo definitiva, sujeita apenas a variaes locais. esta ltima categoria de qualquer modo prefcrvel - historicamente lnais antiga e moralmente menos comprometida . A esquerda concebida nes.se caso, em uma de suas mais atraentes teorizaes, como uma tradio nascida do Iluminismo, cuja misso corrigir sucessivos tipos de desigualdadcs que oprimem os menos favorecidos - os sinistrs de la Terre -, na medida m que a histria as torna sanveis.14 Essa obra de "retificao" no exige nenhuma teoria geral de uma sociedade alternativa e aceita a necessidade de uma direita como perptuo contrapeso a si mesma, como uma metaconseqncia de seu prprio principio de paridade. Provavelmente cres cer o apelo de uma viso desse tipo, que abandona a idia de (lsocialismo" ao mesmo tempo em que conserva a noo de "esquerda". como que abrindo mo do vocabulrio literal em troca do vocabulrio alegrico de oposio . Mas, de maneira bastante honrada, ela sugere seus prprios limites. Politicamente. os tcrmos "esquerda" e "direita" so to inescapveis quanto elusivos. Uma vez que cada um s adquire seu signific.1do a partir do outro) seus valores so sempre relativos. Os historiadores falam coerentemente de esquerda e direita no apenas no seio) digamos, do Partido Trabalhista, mas tambm dentro da Democracia Crist, ou at dentro do fascismo. Uma l'esquerda" poderia sobreviver no intcrior de um sistema totalmente capitalista que estivesse direita de tudo o que hoje considerado centro. Alm do problema dessa mobilidade topogrfica, contudo, h a subordinao lgica que uma poltica de retificao implica. como indica.a prpria etimologia do termo, homenagem involuntria ao inimigo. Em tal concepo, o tecido social sempre urdido na direita: a csquerda nada mais faz que estic-lo ou remend-lo. A modstia da proposta pode parecer uma garantia de rcalismo. De muitas maneiras, ela expressa o estado de espfrito atual da socialdemocracia. Ficam fora do seu alcance, no entanto, mudanas sistemticas na sociedade europia. O xito da politica socialdemocrata no aps-guerra baseou-se num conjunto de estruturas caractersticas do perIodo: no padro de pleno emprego, estabelecido no mbito de economias nacionais em que a demanda podia ser objeto de uma sintonia finaj na proviso de servios sociais a lares com um s chefe, habitados por farnmas tradicionais encabeadas por um homem assalariado; na extenso da educao universal at a adolescncia; na operao de uma economia mista, com um setor pblico obrigado a prestar contas ao governai na vitalip

I
i

j
.~ ..

,.j

I
JN1'llOLJUO .

27

'.

,'.

.6

UM MAPA

DA ESQUERDA

NA llunOPA

OCIOnNTAL

dade de uma democracia parlamentar sustentada por partidos de massas. Hoje, todos estes elementos da ordem do aps-guerra esto em eclipse ou em declnio. As duas mudanas mais profundas so aquelas que transformaram os mundos do trabalho e do lar. O pleno emprego desapareceu . .fi possivel que 20 milhes de europeus ocidentais no tenham absolutamente nenhum trabalho, c um nmero muito maior tem apenas empregos de tempo parcial. Em alguns paises, posslvel que no mais de 1/3 da populao adulta tenha empregos de tempo integral. A regulao governamental parece impotente diante de uma crise que se agravou a cada baixa da economia desde os anos 70. Enquanto isso, as mulheres, em sua maioria - de 60% a 80% "conforme o pais -, deixaram de ser donas-de-casa. A maternidade, por sua vez, tornou-se independente do ClM sarnento - atualmente. ocorrem fora do matrimnio 50% dos nascimentos na Escandinvia e 33% na Frana (as respectivas propores, h apenas vinte anos. eram de 20% e 7%).J5 Nmeros crescentes de crianas - uma em cinco na Grande Londres hoje - so criadas s pela me ou s pelo pai, e um nmero ainda maior so cuidadas fora de casa: na Dinamarca, cerca de metade de todas as mes com bebs de at dois anos est no mercado de trabalho. Com maiores populaes aposentadas ou marginalizadas, trabalhadores em regime de tempo parcial e pais reduzidos indigncia, at regimes neoliberais tm encontrado dificuldades para deter a escalada dos custos da previdncia social. Ademais, em muitos paises, a universalizao do ensino no produziu os frutos esperados. Em vez de escolas pblicas que ofrecessem uma cultura gratuita para todos, capazes de tornar as escolas.privadas un~a despesa suprflua medida que o cabedal geral de habilidades intelectuais se elevasse at um nfvcl igual) elas freqentemente se transformaram em espaos empobrecidos, abandonados pelos pais de classe mdia, outrora onsiderados seus defensores esclarecidos. Sitiada por novas tenses, ligadas diviso tnica c ao entretenimento comercial, a escola pblica se transformou numa fonte endmica de insatisfao nas grandes cidades da Inglaterra ou da Frana, como j o h muito tempo nos Estados Unidos. Na prpria economia. claro, as empres(ls pblicas de qualquer tipo - estigmatizadas como inerentemente ineficientes - retrocederam. A onda de privatizaes desencadeada pelos governos Thatcher.na Inglaterra est longe de se extinguir na Europa Ocidental como um todo. AtualmenM te, tanto a Frana quanto a Alemanha c a Itlia so palco de grandes vendas de ativos, cujas dimenses se alargaram progressivamente - desde minerao e manufaturas at empresas de servios pblicos, chegando agora a funes como os correios e a arrecadao de impostos, atividades que at o liberalismo do sculo XIXatribula ao Estado-guardsMnoturno. Por fim. a autoridade dos parlamentos foi enfraquecida com a transferncia do poder para conselhos intergoM vernamentais de ministros, ou para mercados de capital que gozam de extraM territorialidade. A participao do eleitor declinou. Ideologicamente, o espao
l

I
I

I
I
I

do."conflito polftico se deslocou dos pa~tidos para os ShOW5 de:televis'~:, d6s.: .. ' discursos para os clipes, das poBticas para -as.p~rsonalidades. fi . . .': .', A nova socialdemocracia forneteu nt~ agota poucas respostas para q~alquer. : . destc's problemas: na melhor das hipteses. aqui e !'iH, adaptou-se) eles.,A partir. dos anos 3D) este movimento tendeu a buscar muitas de suas 'idias mestras mais fora das suas fileiras - junto a liberais como Keynes ou Beveridgel ou independentes como Widcsell - que nelas mesmas. A mesma~.coisa poderi.a . voltar a ocorrer, tivesse Rawls a influnCia que por vezes lhe :~tribu1d~l.Por ~ .enquanto, contudo, continua a ha.ver um notvel contraste ent~f a fOl'<,'intelectual da direita e da esquerda em seus respectiv~s perlodos d~ oposi~o. No ap~geu do governo socialdemocrata, O: neoconservadorismo fo~.uma' ca~ de ,. mqinas de teorias e propostas para a r~cllpe'rao da iniciativa poHtica;p.r<?ri-' . tas para ser implementadas quando o podcl' voltassc. Sempre houve. daro. . ~ais recursos financeiros para esse trabalho, .e as poHticas defeiididas . ~. sempre . .. fOlim mais compatfveis cn"l a ordem n~tural da sociedade capitalista.:~esJ.no i recnhecendo estas vantagens, perma"nece serido i1pressionante k diferena. na inten'sidacle da pesquisa. S muito recentcmeilt~ isto comeou a:mudr.16 Por .-. fora da:tclldncia dominante nos partidos pp'llticos estabelecidos,: no entamo;a .. cultura da esquerda no andou d.ormindo. ~ sobretudo nas margens 'da p'olltica.: do. d'ia~~-dia que a reflexo criativa ~ind~:ppde si- encontrada. . Talve~.seja significativo que) ~t aqlii~ ~en~um programa pla~isyel ~ara re~; , taurar o pleno emprego tenha. sIdo elaborado, em parte alguma, nos anos 90 . ~ como se os limites impostos pelo modo de produo, hoje incontestveis~ tornassem isso .impossfvel. Nos limites do .capitalismo realmentb ,existente, no . entanto, foram exploradas, em detalhes cada vez ~nais prticos, duas alternativas - no necessariamente incmpatfvi~ .....:..para evitar o aumqlto do desem. .prego. A.primeira pretende urIla redu~() gen-e'ral~?..ada da jornada de tra~alho, . de modo a permi~ir uma ,partilha ri"laiseqitativa do empregolS ~ UI:na aboi'd~. gem que j vem sendo posta .pr?va, dc\,gari .. maior montad?,ra dc-.vercul~~ da Alemanha e, de maneira mais arejada.' discutida em fruns nacionais l~a Frana. A segul1da defndc a substitulo.'de sistemas arcaic0S:~e seguro-de~ . sctnprcgo e beIlcflcios suplementares, com su';)ine"ficincia e esti~ma C8l'acterfsticos, pelo direito a uma renda: rri(nil~a"assegurada a todos os.:cidad?S, seja .qual for: sua posio no mercado de tl'aba:l~\o:As propostas apreSentadas nessa Iinh~; que originalmente r.ell.1o.nta~1 "3~s}empos de Condorcet ~:.de P~i.n~lad~ quii'irmn recentemente nova sofisticao :eoon6rnica e filosfic~.19 Element?s . .delas j chegaram fase de recomendao ,fld1nos Pafses Bai~?s.. ; ". Por definio, esses esquemas pen~.anecem neutros em rel~o aos scx.os.. Eles visam crise do trabalho. mais qu~ ' da famUia. Pois a assi1TIetriados .se~os suscita um conjunto diferente de pl:oQlemas. A maternidad~ s(~pre ..sign~- ... fico~,lgum tipo de afastamento - parcial,~~ t~ta~ - do mercad,o?e trabalho,.: ..

a:'

li

. . ..-.

na

I
I

.:.

I
I

iI
:1 UM
1I
O "que
MA!,A DA BSQ~EnA NA EUROP~ DC,onNTAL

IN1'RODUO

.:.

esteve tia origem da desigualda"de sexual. No passado, o salrio di> home~ tendia. ao mesmo tempo, a legitimar e a abrandar os efeitos da dependb12ia da muiher na unidade conjugal. Com a desestabilizao da fa111ilia -nut CIear) os nus aa procriao "tendem a recair ainda mais pesadamente sobre as .:mulheres, que tm de criar os filhos sozinhas. Uma pobreza especificamente .".feminina tem sido uma tendncia acentuada nos ltimos anos. A longo prazo,' :. s6 se~'poss1v~1alcanar a igualdade entre os sexos qu;sndo a maternidade dei<:.. xar de'ser u~~ desvantagem econ6mica.20 Um conjunto de medidas poderia , contribuir para esse fim. Os mais avanados arranjos so encontrados no siste'. ma sociI de Jeches, disseminado na:Sucia e na Dinamarca. 'Mas, indo al~m --.' __ desse t!PO de medida a lgica,da livre escolha aponta para que uma renda, a ser' . gasta a' Critrio dos beneficirios, seja assegurada para a r~produo da prx.ima . gera-o da soCiedade.21 O outro aspe~to dessa reproduo , evidcntementc} . taref' do'sisteina escolar. Neste campo, o avano poderia se dar num seu'tido , evidente: a' a~itao do princpio" simples de que .recursos iguais devem ser , destindos a todas as crianas. Onde subsiste a escola privada} suas condies '. pode~ ser co~sjderadas um refe~-encial de nlvcl para os padres a serel.ll generalizados.22 Em outras palavras, a estrutura da educa..;o pblica deveria visar a um ilivelamento por cima e no por.baixo. No por acaso, esta urna re.:1em que _ apesar do montante de investimentos que exige - a direita no prope uma privatizao radical. A produo, evidentemente, ~ uma outra questo. A empresa pblica no foi eliminada pel~ virada neoliberal dos anos 80. Mesmo diminuda, ela continua sendo" u~ ele~hento residual nas economias da maior parte dos palses"da Unio Europia. Politicamente, po~m, no h sinal algum de reabilitao. A "nacio-' nali,zao" -sempre um eufemismo ,culpado --=. no foi sempre ineficiente, m.as -no trouxe ne'nhum aumento significativo de democracia ou de igualdade nas "empresas sob administrao pbiica ..,Caso as relaes de propriedade venham a - 'ser alteradas J'm dia, est claro que no ser por esse caminho. Duas linhas altcr~ nativas de ataque ao arranjo atual se opresentam: A primeira delas focaliza a es-. trutura da deciso no mbito da emptesa. As idias de democracia industrial tm un{a longa e diversificada 'histria. Os. ltimos anos viram uma exploso de novas' propostas em um espectro poltico bastante amplo, que vo desde a defesa 'i . ,. do moderado modelo alemo das companhias stakeholder, em que trabalhado". rcs, forneced6res e banqueiros esto todos representados nos conselhos sl.lper-: .. visares, localiiados acima das direes, at concepes mais radic.1is de emp'resaS administradas pelos trabalhadores - as LMFs ILabour Managed Firms] do . tipo norte-anl.'ericano, ou as cooperativas bascas.23 Uma segunda altcrnativa~ em "coiltrapartida, admitiria a hierarquia interna da empresa baseada na cficincia relativa, mas' alteraria a repartio dos lucros; dando a todos os cidados .um , dividendo.sodiaJ.2i1 Aqui, a proddade antes a distribuio mais eqitatiya da
o

renda que a organi7..ao democrtica da empresa. Em ambos os casos, porm. a premissa historicamente realista que a atual configurao da propriedade empresarial mutvel. O mesmo pode ser dito, e no em menor grau, sobre as bem conhecidas instituies da democracia constitucional. O Reino Unido , sem dvida, um caso extremo de disparidade entre as reivindicaes e as realidades no plano do governo representativo. Nesse campo. enquanto no passado a socialdemocracia jamais contestou os poderes arbitrrios de um Executivo sem peias, investido de uma legitimidade rgia por sobre um Legislativo dcil a seus ps, que sequer finge refletir de forma equilibrada a opinio poltica ou dar proteo legal aos direitos fundamentais, um movimento independente no seio da sociedade civil- Chal1er 88 - forou o Partido Trabalhista a comear a levar em conta questes de reforma democrtica) coisa de que ele prprio est noto riamente necessitado. Os resultados ainda so tfrnidos.2s Em outros pases da Europa Ocidental, a democracia concebida, pelo menos nominalmente, comO soberania popular. Mas qual o Estado em 'que a liberdade atingiu seu limite natural? Houve um tempo, no final dos anos 60, em que o Partido Socialdemocrata Alemo adotou como divisa Mehr Demokrarie wagen [ouse mais democracial_ Depois sua contribuio prpria para a reforma polftica foi a Bcrufsverbotj~' e desde ento nenhuma reivindicao foi to completamente scpultada na memria coletiva da Internacional. Continuou incontida a deteriorao da esfera pblica. mapeada por Habermas trinta anos atrs, quando ele ainda alimentava a esperana de que partidos e assemblias fossem capazes de revitaliz-Ia. Evidentemente ele no previu a "transformao estrutural" ulterior: o modo como os mercados financeiros e os conclavcs ministeriais passam ao largo dos poderes legislativos nacionais} num espao europeu que j no guarda sequer a aparncia de abrigar governos obrigados a prestar contas. O Tratado de Maastricht} ao prometer um banco central e uma moeda nicos, sem um parlamento soberano ou um executivo eleito, s veio aprofundar o abismo. O restabelecimento tanto dos prindpios bsicos da democracia quanto de quaisquer perspectivas de poltica macroeconmica eficaz exige a construo de uma verdadeira estrutura federativa na Europa. Sobrt este ponto, a esquerda, no conjunto, no foi mais clarividente ou imaginativa que o centro ou a direita. A indeciso e a confuso continuam sendo a norma. Mas, como os ensaios deste livro demonstram, a questo da Europa j domina a polftica domstica de paIs aps paIs - da Noruega Frana, da DinamarCR Grl l

~ Literalmente. "proibio de exercer a pl'OflSSo". Foi llssim que Q oposi~o de esquerda denomi. nau o decreto dos anos 70 que concedia ao Estado alemlio ocldemill li prerrogativn de no contratar professores collsiderados ideologicamente nlio confiveis. A expressllo jd fom usada durante o Terceiro Reich. (N. do R,) ,

'. ~ ,

I
)0 UM MAPA

eSQunRDA

NA HUltOI>A OCIDnNTAL

lNTRODVO

)'

Bretanha, da Sucia Itlia. As estratgias puramente nacionais esto desapa. recendo do espectro polftico em toda parte. A esquerda na Europa Ocidental s6 vai adquirir novos contornos quando esse dilema for resolvido. Julho de 1994
NOT . S

12. Mosc.honas. lA Soaf-dlmocratic d~ 1945 d ~O$ jOIlT'$,

p. cit'.I)'

151.

",13.Vtt seu famosoensnio, "Das E1endder So1.ialdemokral.ie", alvos ontn'l os quais Merkel dispar.'!. . .

Merktlr, de?. 1987. p. 1.022.

um dos."

11

J4. Ver Steven Lukes, "Whnl is uft? EssentiaJ Sodalisln nnd the Urge 10 Rectif'y", Timc$ Lituary"' .. s.,upp/cment. 27 mar. 1922, um texto ricamen.tc ,'ondensado, que AS obselya.es ~.eitas aqui: . ta!ve7.distoram. '. ..,

!.

'.

"'o

','

. lS.,licrv Lc Bras. "La Popoll\Z.on~", Storia d'El/fOpa, v ..I, p. 89. O texto sugerequc pro\'ave!mcn. te a'maioria dos pafseseuropeusCJlminhar para fi riorma escllndinava de 5d% de nilscimentos . ~.'iiegtimos". '. "

'. .. ' .

1. Para uma discusso mais lUIlpll1 desse contraste, ver Perry Anderson, '''111CLight of EUI'ope", Ellglisll Questions. Verso, Londres, 1992, p, 307-325. 2. Wolfgang Merkel, EI/de der Sozialdemokralier Machll'essollrcell utld Regierungspolilik im ~teltropnjschetl Vergtdd" Frnnkfurt, 1993. Anteriormente, Merkcl escrevera estudos sobre o socialismo Italiano e espanhol. 3. Pal1l nmeros cOll1ptlrativos. Vl!r o vigoroso 8rtigo de Alldrell Holtht'l, "Westem Europe's Economic Stngnlltion", New uft Review20l, set./out. 1993, p. 62.
4. Quadcmi delCarccre, v.III, Turim, 1975. p. 1.630. 5. Pura a anlise de Crewe sobre a situao do Partido Trobalhistll rias vsperas das (Iltimlls elci. es. ver seu incisivo ensaio "Labour Force Changes, Working-Class Decline. and the Labour Vote", em Franccs Fox Pivcn, org., Lnbo/lr Parlies in PasE-Industrial Sorlies, Oxford, 1992; o livro de Elliott,1Abowism {lfIri lhe Eng/ish Ge1,illS, Verso, Londres, 1993. inclui um penetn\lltc retrospecto da histria do partido Ilt~ o final da dcada de 1970. bem como uma sinopse de seu desenvoMmento desde entRo. 6. Para o padrO compnrntivo, ver "The Light of Europe", ElIglish Questions, op. cit., p. 340.345.

I!.
11. 11.

'..

16,.NA ~.r/l-.nretllnha, nmte gll1nada.

o trabalho do lnstitute ,

for PubHc Policy Research repr1enta .. '.

um.a ..impor-

17: Nos anos 80, o uso de subsfdio~ snlnri~is, 8tti~lniente defendido como fom)~ de ~ed~zir ~ de, scmprcgo na Grll-Bretanha em '(talvez) 50%,- Oi PI:OPOstO como meio de i'sscgurnr o direito' . . ilnivtrsal 110trabalho, de que hoje nenhuni -figura pblica fala. Ver Michael Rustin', Foi' IJ" : PIIln;Ust Sociatism, Londr~, 1985, 147-172.. . '.'

'p.

.18: O mais eloqoenre dtfensor desla estrot~gl:fsempre . .RmslI, Verso. Londres. '1989. p:'i83-215. , "

foi Andr Cor?.: ver Cri/ic of : .'. 1',

19: Ver Os diferentes enuios, baseados numa conref~ilcia intemacJon81 ocorri em Louvain. m Philippe Vn Parijs, org.: Arguillg for Basic JtlCom~ Verso,' Lt'lndrcs. 1992, q~e iiiclul uma 61ti- . . caoslimites.dt;!lsaidiaporAndrGOrl.:p .

1
f'

." ".
.

ECO'flOl1iic

','

.1?:~Ja4.'.

11.,

. '.

20 .. Quem formula mais vigorosam~n~l! o argumento' geral ~ Nicky Hnrt, "Protriation: The ~ubstancc of Female Opprcssion in Modem Society", Contt.':flon. n, 1-2. outono 1991:invtr1lO . -. 19?2. '. ..'. - '... .

':

.'::.

7. A melhor discusslio dessa rnudanll po(le ser encontrada em Gernssimos Moschonas, lA 50cial-d~mocrafjc de 1945 d IIOSjOllrs, Paris. 1994, p. 37-52 e 75-83. Embora menos extenso, esse excelcnte livro, de um pesquisador grego que trabalha em Creta, rivaliza com o estudo de Mcrkel em qualidl'lde e abnlllg~ncia. Os dois trablllhos. escritos de maneira independente, produzem um interessante contraste. MoschOllas no tcnla analisor llS polticas dos governos socinldemocratAs, que constituem o principnl foco do livro de Merkel. mas d maior ateniio 11 base SOOlll e s estruturas organizaciollais dos partidos socialdemocrntas. 8. Historicamente, no h precedente para o aumento da displ"rsliO dos salrios ocorridn na Gr-Bretanha entre 1976 e 1990. Sobre isso. ver Amanda Gosling, Stephen Mnchin c Coastas Meghir, Wlltlt Has H(lppe,,~d to Wagcsr. Institu1e for Fiscal Studies, jun. 1994. p. 3. Ela foi ainda maior nos Estados Unidos nos anos 80, mas menor 1111 maioria dos outros pnfses europeus. 9. Um dos temlS do trnhalho de MoschonAs ~ que, aps 1973. A pc-rda de apoio da socillde. mocracia no seio d8 classe tmbnlhadora foi maior do que a rcdullo dessa classe. O Partido Socialdemocrata Alcmll.o foi uma cxceo, consel'VRndo seu voto proletrio. mas perdendo grande parte de seu eleitorado entre colarinhos. brancos e fllndOIl~rios pblicos. lO. Para esscs dados, vcr o m<lgnilico panorama esboado por GOra0 Theroorn sobre as mudallas sociais e culturais n<l Europa Ocidental desde a guerra: "Modcmif Sociale in Europa (1950-1992)". em Storia ri'Europa. v.l, org. p, Andersoll. M. Aymard. P. Bairoch. W. Barbtris. C. Ginzburg. Turim. 1993. p. 467-468. lI. Isto certllmente contribuiu para a extrema relutncia dos governos euro.socialistas em alterar os sistemas fiScais de scus palsts, por mais injustos ou defjci~1I1es que fossem. Merkel, propenso n um8 viso indulgente dos pl'Ogramas de gaStoS desses governos, que na sua opinio foram mais generosos do que geraltnente se admite. ~ severo em relao a seu frllalsso nesse ponto: E"dc der Sozialdemokrntie? p. 209-301.

,21. Para'convincentes comentrioS' !Obre os limites da assist~ncia ti criana. ver Patricia Hewitt e Penelope l.each. Sodal Jusrice, Olldre.n and Fnmilies. jpPR. Londres, 1994, p. 24~26.' , . . ~ .. 21. EstA'~ a idia d~fendidl\ por Paul Auerbnch, "On SO"cialist Optimism", . ,mnr.fAbr. 1992, p, 31.33. _ ..' New l.cft Reviclt' J92,

I~

23.' Paro uma cxcel~nlc descrio do modelo alemo. ver David Goodhart, Tlie Resllllpitlg or thc . 'Gtrmim Social Marktl. lPPR. Londres 1994, p,.I.7-32; ~ idia dll Labour M~nllgCd Firms 'ex." piorada ,em Jacqucs Drhe. LabOllr Mrl1lagemt.tH. CotllrnctJ and Capital Ma,-kets, Oxford, 1.989. 24. Jhn Roemtr. A Futurejor Socialism, Verso, Lo;tdres, 1994, atualmentc~o U'abalho ctlltl,ll: sobre este ponto. Ir : 25. Ein contTl'lste, II melhor llVlllill.o da cl'ftica radical subjacente C/la,-'tr ~ :feita por Antho'ny Bamett no notvel ensaio "The Empire State", em'Pawer and tllC Throl/e. ~ndrcs, 1994. um ' volume baseado numa confer~ncia organizada'pelo Chllrtersobre 11 monarquia bri.tdnica.

II

I,

.r .I

.,

".

'.,

.,

;-

I. ,

I.

I
I

li
II
;\

Anda mungkin juga menyukai