Anda di halaman 1dari 3

10 mensagens-chave do Comit Sindical Europeu de Educao (CSEE) sobre O que necessrio para melhorar a qualidade da Educao na Europa?

? Adotadas pelo Comit ETUCE em 23-24 de outubro 2014 Joint Version FNE/FENPROF ..............

luz da iniciativa da Internacional da Educao (IE) Unidos por uma Educao de Qualidade - Melhor Educao para um mundo melhor e da Conferncia do CSEE Regio Europeia da IE de 2012, que identificou claramente a necessidade de estudar melhor o impacto da crise sobre as condies de trabalho e os salrios dos professores, representantes das organizaes membro do CSEE decidiram convocar uma reunio extraordinria em Bruxelas a 23 de outubro de 2013 para discutir a questo: O que necessrio para melhorar a qualidade da educao na Europa? Ancorando a educao de qualidade em trs pilares: (1) ensino de qualidade; (2) recursos de qualidade para o ensino e a aprendizagem e (3) ambientes de qualidade para o ensino e a aprendizagem, os participantes na iniciativa concordam com as seguintes 10 mensagens-chave, a serem apresentadas ao Comit do CSEE a 23-24 de outubro de 2013, para posterior debate e adoo. 1. Educao de qualidade - um direito humano bsico e um bem pblico. A educao de qualidade um direito humano bsico e um bem pblico e, como tal, os governos da Europa so responsveis e tm de prestar contas por ela. O artigo 26 da Declarao Universal dos Direitos Humanos afirma que "Todos tm direito educao", a todos os nveis de educao, incluindo a educao de infncia, o ensino bsico, o ensino secundrio , a educao e a formao profissional, a educao especial ,o ensino superior e a educao de adultos. A viso do CSEE de uma educao de qualidade para todas as crianas, jovens e adultos na Europa no apenas definida em termos de resultados de aprendizagem, mas tambm em termos do desenvolvimento integral do indivduo e do seu contributo para uma sociedade democrtica. A atribuio de mais recursos como um investimento para o futuro da Europa do interesse da economia e da sociedade europeias e, portanto, fundamental para assegurar uma educao de elevada qualidade a todas as crianas, independentemente da riqueza ou dos conhecimentos e estatuto social dos pais. 2. A Viso de uma educao de qualidade dos sindicatos de professores europeus Com vista a promover a viso dos sindicatos de professores europeus sobre o que deve ser uma educao de qualidade e para apoiar uma educao de elevada qualidade para todos como um dos pilares fundamentais de uma sociedade justa e democrtica, as organizaes membro do CSEE exigem um acesso universal e gratuito a professores qualificados, a ferramentas e recursos de ensino modernos e a ambientes positivos e seguros para o ensino e a aprendizagem, atentos igualdade de gnero e completamente livres de discriminao.

3. Acesso educao de qualidade para todos Com o objetivo de sensibilizar a opinio pblica para o facto de que o acesso educao pblica de qualidade fundamental para todos os cidados, as organizaes membro do CSEE reiteram o seu apoio iniciativa da Internacional da Educao Unidos por uma Educao de Qualidade para se envolverem na ao conjunta por uma educao de qualidade, bem como por uma formao inicial e contnua de professores de qualidade . 4. Financiamento da educao pblica No contexto das atuais polticas de austeridade implementadas por alguns governos, que foram parcialmente provocadas pela crise econmica e impostas pela Troika, as organizaes membro do CSEE rejeitam os dois efeitos dessas polticas que so determinados por ideologias polticas e so hostis ao financiamento pblico de educao. As organizaes membro do CSEE condenam a crescente privatizao dos servios de educao, potencialmente rentveis, entregues a interesses privados, que pem em risco a oferta pblica de educao. Por conseguinte, o CSEE e as suas organizaes membro exigem uma educao pblica gratuita. 5. Igualdade de oportunidades e mobilidade social A educao de qualidade deve ser assegurada de forma equitativa numa base no lucrativa. Os governos tm a responsabilidade de garantir os recursos adequados para uma educao acessvel a todos, atravs de uma tributao justa e progressiva. A importncia da justia fiscal global no se limita a reforar os oramentos pblicos para a educao, mas tambm necessria a uma maior igualdade de oportunidades e para a mobilidade social. 6. Formao de professores de qualidade Afirmando o papel vital dos professores e dos sindicatos para uma educao de qualidade, as organizaes membro do CSEE reforam o compromisso dos professores e dos seus sindicatos para assumir a liderana na luta pelo acesso e pela qualidade para todos os estudantes e para exigir que a educao seja considerada um bem pblico. Os professores so o recurso profissional mais importante da educao para os alunos e um fator determinante da qualidade educativa; por isso, as suas contribuies e o seu estatuto devem ser devidamente reconhecidos. Os professores devem ser tratados como profissionais respeitados e necessitam de uma formao inicial e contnua de elevada qualidade. 7. Atratividade da profisso docente Garantir um corpo docente altamente qualificado e motivado fundamental para a construo da qualidade nos sistemas de educao. Consequentemente, o CSEE e suas organizaes membro defendem a considerao e a proteo dos direitos dos professores, reconhecendo a sua perspetiva

profissional na governao e a necessidade de condies justas de trabalho, salrios adequados, benefcios sociais e penses justas, para mulheres e homens, o acesso formao inicial e contnua, a recursos de ensino e aprendizagem apropriados e a ambientes de trabalho saudveis e seguros . Estes so os pr-requisitos que vo ajudar a tornar a docncia mais atrativa e encorajar mais pessoas a seguirem a carreira docente. 8. Os sindicatos de professores e os instrumentos de dilogo social Reconhecendo o dilogo social como uma fora motriz para uma reforma econmica e social bem sucedida, as organizaes membro do CSEE enfatizam o potencial dos sindicatos para aumentar a consciencializao sobre as consequncias das mudanas econmicas e sociais nos sistemas sociais, na educao e nos mercados de trabalho. Os sindicatos de professores desempenham um papel fundamental para restabelecer as condies necessrias que iro estimular a criao de emprego, nomeadamente facilitando a recuperao econmica e do mercado de trabalho e fomentando a incluso social. Por isso, de extrema importncia que os governos e os empregadores garantam um ambiente de mercado de trabalho em que os sindicatos de professores possam operar livremente e de forma independente. 9. Envolvimento dos sindicatos de professores nas decises relativas, direta e indiretamente, ao setor da educao essencial envolver os sindicatos de professores na elaborao e implementao de polticas que afetam direta ou indiretamente a educao, tomando em considerao as suas posies. Assim, as organizaes membro do CSEE solicitam que as consultas aos parceiros sociais a nvel nacional, regional e institucional da educao devem ser oportunas, pertinentes e sistemticas, permitindo a anlise e propostas adequadas aos processos de tomada de deciso. fundamental promover o dilogo social a nvel local, envolvendo quer os professores quer as direes das escolas. 10. Consulta coerente aos parceiros sociais, que vise o progresso econmico e social Apelando a um processo coerente e reconhecido de consulta nacional e / ou aos parceiros sociais europeus pelos governos, a nvel nacional, e com a Comisso, o Conselho e o Parlamento, a nvel europeu, as organizaes membro do CSEE exigem que a dimenso social da Unio Monetria Europeia contribua para o progresso econmico e social na UE. Reconhecendo a importncia da educao como uma alavanca prioritria para o progresso, as polticas devem, portanto, ser concebidas para potenciar e induzir o progresso econmico e social.

Anda mungkin juga menyukai