Anda di halaman 1dari 13

ESUD 2011 VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distncia Ouro Preto, 3 5 de outubro de 2011 - UNIREDE

O CHAT COMO RECURSO PARA A CONSTRUO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO: SNTESE DE UM (MULTI)REFERENCIAL TERICO
Marise Oliveira Sanches1, Teresinha Fres Burnham2
1

UFBA/PPG em Difuso do Conhecimento/Faculdade de Educao, marisesan@yahoo.com.br


2

UFBA/Departamento I/Faculdade de Educao, teresinhafroes@uol.com.br

Resumo Este artigo busca articular diferentes contribuies encontradas sobre o chat em produes relacionadas Educao Distncia (EaD), e, assim, colaborar com a construo do referencial terico-epistemolgico relativa a este recurso e seu potencial para a construo colaborativa do conhecimento. Estudos realizados no grupo de pesquisa do qual as autoras so membros vm revelando que o chat ainda pouco estudado de modo mais profundo e abrangente, uma vez que na literatura pertinente aparece ainda de forma fragmentria, em estudos muito especficos e que carecem de um referencial terico-epistemolgico mais robusto. Alm disso, a construo colaborativa do conhecimento tem sido um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma das grandes metas da EaD. Vrios estudos tm tratado deste tema, sob os mais diversos enfoques e, de modo geral, a mediao das tecnologias de informao e comunicao (TIC) sempre considerada como um elemento importante para a concretizao de processos coletivos de trabalho com o conhecimento. Dentre os recursos oferecidos por essas TIC (fruns, wikis, livros, dilogos, dirios, por exemplo), tem-se identificado o chat como aquele que, por sua caracterstica de permitir a interao sncrona, pode operar na mediao de interaes imediatas, sem tempo de maior elaborao racional e, portanto, oferecendo espao para expresses mais espontneas e abertas. Este texto, construdo a quatro mos, traz aportes de muitas discusses ocorridas no mencionado grupo de pesquisa, com o compartilhamento de experincias de trabalhadores do conhecimento que a atuam como pesquisadores, bem como de uma larga gama de autores que ofereceram seus trabalhos para a comunidade epistmica que produz no campo da EaD. O texto se desenvolve em cinco tpicos: (1) Introduo; (2) Educao distncia: referencial sntese; (3) Ambientes Virtuais de Aprendizagem: breve revisita; (4) Chat: recurso para a construo colaborativa do conhecimento e (5) Consideraes Finais. Palavras-chave: Educao a Distncia; Potencial dos AVA; Chats e a Construo Colaborativa do Conhecimento.

Abstract This article seeks to articulate different contributions found on chat in academic productions related to distance learning, and thus to contribute to the construction of the epistemological-theoretical referential concerning this technological resource and its potential for collaborative construction of knowledge. Studies conducted within the research group of which the author s are members show that the chat is still little studied in greater depth and breadth; in the relevant literature it appears, in very specific studies, still in fragmentary ways and who lacking more robust epistemological-theoretical referential. In addition, the collaborative construction of knowledge has been one of the great challenges and at the same time one of the major goals for distance learning initiatives. Several studies have addressed this subject, under the most diverse approaches and, in general, mediation of information and communication technologies is always considered as an important element for the achievement of collective work processes with knowledge. Among the features offered by these information and communication technologies (forums, wikis, cookbooks, dialogues, journals, for example), the chat has been identified as one which, due to the characteristic of allowing synchronous interaction, can operate in the mediation of immediate interactions without much <span> rational and elaborated thinking, and therefore providing space for more open and spontaneous expressions. This text fits in intakes from many discussions carried out in the mentioned research group, where experiences have been shared among knowledge workers that act as researchers on distance learning, as well as ideas a wide range of authors who have offered their works to the epistemic community that produces in this field. The text is structured into five topics: (1) Introduction; (2) distance education: synthesis referential; (3) virtual learning environments: brief revisit; (4) Chat: resource for collaborative construction of knowledge and (5) final considerations. Keywords: distance education; Potential of AVA; Chat and Collaborative construction of knowledge.

1. Introduo
A construo colaborativa do conhecimento tem sido um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma das grandes metas da Educao Distncia (EaD). Vrios estudos tm tratado deste tema, sob os mais diversos enfoques e, de modo geral, a mediao das tecnologias de informao e comunicao sempre considerada como um elemento importante para a concretizao de processos coletivos de trabalho com o conhecimento. H nesses estudos, contudo, diversificados modos de apresentar tal mediao e, de modo geral, muito especificamente focados em aspectos particulares de experincias realizadas no campo da EaD. Dentre os recursos oferecidos por essas Tecnologias da Informao e comunicao - TIC (fruns, wikis, livros, dilogos, dirios, por exemplo), tem-se identificado o chat como aquele que, por sua caracterstica de permitir a interao sncrona, pode operar na mediao de interaes imediatas, sem tempo de maior elaborao racional e, portanto, oferecendo espao para expresses mais espontneas e abertas.

Estudos realizados no CAOS Conhecimento: Anlise Cognitiva, Ontologias e Socializao , grupo de pesquisa vinculado aos programas de ps-graduao em Difuso do Conhecimento e em Educao da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vem revelando que o chat ainda pouco estudado de modo mais profundo e abrangente como recurso de EaD, uma vez que na literatura ele aparece ainda de forma fragmentria em estudos especficos e que carece de um referencial terico-epistemolgico mais robusto. Este artigo busca, portanto, trazer de modo mais articulado diferentes contribuies encontradas em estudos anteriores, esperando poder organizar com alguma consistncia o que se tem encontrado sobre o chat em produes relacionadas EaD, e, assim, colaborar com a construo do referencial terico-epistemolgico supra mencionado. Este texto, construdo a quatro mos, traz aportes de muitas discusses ocorridas no CAOS, com o compartilhamento de experincias de trabalhadores do conhecimento que a atuam como pesquisadores, bem como de uma larga gama de autores que ofereceram seus trabalhos para a comunidade epistmica que produz no campo da EaD. Mais especificamente, este texto tem um vnculo direto com a dissertao Construo Colaborativa do Curso de Formao de Gestores do Conhecimento atravs da EaD1, produzida no interior deste grupo de pesquisa. A dissertao, conforme explcito no titulo acima, tem como objeto a anlise do processo de construo colaborativa do conhecimento no processo de elaborao do Curso de Formao de Gestores do Conhecimento2, ao longo do desenvolvimento de duas disciplinas oferecidas pelo PPG em Educao3 e se concretiza mediante a prospeco de discursos dos participantes, registrados no acervo dos chats disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem AVA4, que deu suporte s interaes entre os participantes para a referida construo, nas duas verses do curso (Sanches, 2011). Com o propsito de melhor situar o chat como recurso da EaD, disponvel em plataformas que do suporte a esta modalidade de educao, este texto traz inicialmente uma breve sntese dos referenciais compilados pelas autoras que orientam o entendimento de EaD e de AVA no grupo de pesquisa, explorando em sequncia o chat como recurso para a construo colaborativa do conhecimento.

2. Educao distncia: referencial sntese


EaD, como modalidade de educao, demanda uma concepo que demarque sua especificidade no contexto geral da educao. Sua organizao no prescinde a considerao de processos curriculares, mas ao mesmo tempo requer formas diferenciadas de estruturao, uma vez que, segundo Santos (2000), o distanciamento fsico entre alunos e professores pressupe que o processo comunicacional seja feito mediante a separao: temporal, local, ou ambas (p. 7), entre os participantes e envolve um estado de esprito permanente que torna o professor
1

Defendida e aprovada no PPG-Educao da UFBA, por Marise Oliveira Sanches, orientada por Teresinha Fres Burnham. 2 Proposta de ps-graduao lato-sensu do Curso de Formao de Gestores do Conhecimento CFGC. 3 EDC-704 TEE: Educao a Distncia e Difuso do Conhecimento e EDC-A27 TEE: Educao a Distncia oferecidas pelo PPG-Educao da UFBA, nos semestres 2006.2 e 2007.1, perfazendo duas turmas com 14 e 24 alunos, respectivamente. 4 Moodle UFBA.

naquele que se preocupa essencialmente com a criatividade, a inovao e a aprendizagem, rumo construo do saber (p. 7). Na base desse processo comunicacional est uma teoria que enfoca o dilogo e a negociao, considerando como eixos bsicos: 1) a estrutura, assumida como definidora das caractersticas, componentes e orientaes do curso; 2) o dilogo, visto como a dimenso comunicacional do processo, que articula os participantes e 3) a distncia transacional, que define a relao entre a estrutura e o dilogo, visando resultados da interao pedaggica entre os sujeitos e a tecnologia - mdias, nos termos do autor (Moore, 1991, apud Santos, 2000, p. 8). Concretizar o duplo processo de aprendizagem / ensino nessas bases viabiliza alternativas para a ampliao das ofertas de educao, em todos os nveis escolares, ampliao esta dependente de recursos prprios para a interao intersubjetiva, recursos esses que segundo (Fres Burnham, 2002),
[...] podem ser usados para a construo pessoal, profissional, social, desafiando os processos de homogeneizao, submisso, colonizao, buscando prover (in)formao que seja no apenas colada na superfcie dos sujeitos sociais, mas apropriada, (re)significada, (re)construda, (re)autorizada, alterada, transformada numa lgica de construo relacional [com o(s) outro(s) diferente(s)], intersubjetiva, responsavelmente envolvida com o retorno do aprendido em diferentes espaos, para a (re)construo coletiva da sociedade (p. 131).

A complexidade da EaD, mostrada nesta concepo, pode ser evidenciada no Quadro 1: Componentes estratgicos da EAD, abaixo apresentado.

Componentes estratgicos da EaD

Materiais

Participante *
Orientador

Sistemas de Interao
Informativo Sncrono Asscrono Aconselhamento

Tecnologia

[...]

Texto

Voz/Dados

udio

Mediador

E-mail

Vdeo

Criador

Web

Informtico

Facilitador

Auto-ajuda

Vdeo/udio

Multimdia

Aprendente**

OBS: * O termo apresentado por (Santos, 2000, p. 20) Professor, entretanto, para expressar melhor a perspectiva de construo colaborativa na viso dos sujeitos-construtores do CFGC, resolveu-se modific-la para Participante. ** Esta categoria de participante foi acrescentada ao quadro original. Quadro 1: Componentes estratgicos dos modelos de EaD

Fonte:

Adaptado daquele apresentado no livro: Ensino a Distncia & tecnologias de informao e-learning, de (Santos, 2000, p. 20).

A multiplicidade de elementos mostrada no quadro acima pode ser melhor compreendida quando se atenta para a explicitao oferecida por (Carmo 1999, apud Santos, 2000, p.19-20):
1. 2. 3. Os Materiais e os Contedos, com qualidade cientfica e preparados para autoaprendizagem, em vrios formatos. Os Professores [Participantes], com competncias cientficas, pedaggicas e tecnolgicas. Os Sistemas de Interaco, adequados populao e aos objectivos da aprendizagem, que podem ser meramente informativos, de aconselhamento ou de ajuda remota. As Tecnologias, que podem ser utilizadas como um meio ao servio do acto de aprender ou ensinar. [...].

4. 5.

A substituio do termo Professores (item 2) por Participantes, deveu -se ao fato de que todas as pessoas envolvidas no CFGC5 so formadores em formao que assumem o papel de sujeitos-construtores do curso. Esta organizao em bases heterrquicas se fundamenta em aspectos particulares da ltima gerao da EaD, que vai alm da quarta6, esta que denominamos digital e onde se integram os diferentes meios tecnolgicos atravs de redes como Internet ou outros canais de distribuio digital7 (Aparici, s.d.) e que integra interao online, na qual todos os envolvidos no processo formativo desempenham mutuamente funes e papis idnticos, atuando como aprendente, orientador e mediador (Aparici, 2009)8. Interao online requer propostas que incluam: 1) sugestes de atividades de pesquisa que estimulem a construo do conhecimento a partir de situaes-problema, contextualizandoas; 2) incluso de sites hipertextuais que ofeream intertextualidade, multivocalidade, navegabilidade, entre outras possibilidades; 3) conexes ldicas, artsticas e de navegaes fluidas, alm de processos interativos sncronos e assncronos, bem como negociaes de significados para a construo de saberes e prticas, enfatizando a tomada de decises relativas (re)significao processual de autorias e co-autorias (Santos, 2003). Todas essas sugestes implicam a existncia de ambientes virtuais de aprendizagem que ofeream suporte para o desenvolvimento das possibilidades da EaD.

3. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: breve revisita


A concepo de AVA sintetizada por (Fres Burnham et al 2007, s.p.) baseadas em diferentes autores reconhecidos da rea e em experincias desenvolvidas por elas prprias traduz esses ambientes como um complexo de elementos informacionais, comunicacionais, tecnolgicos, dentre outros, planejado para dar suporte a processos interativos, realizados por grupos,
5 6

Curso de Formao de Gestores do Conhecimento. A proposta de classificao apresentada por (Aparici, s.d., s.p.) denomina de analgica a fase que se caracteriza pelo uso da televiso, rdio e vdeo. 7 No original: Cuarta etapa: que denominamos digital y donde se integran los diferentes medios tecnolgicos a travs de redes como Internet u otros canales de distribucin digital. 8 Na palestra de abertura do III Colquio Internacional Saberes, Prticas: Tecnologias e Processos de Difuso do Conhecimento, cujo tema central foi a EaD na Difuso do Conhecimento.

comunidades e outras coletividades, que buscam educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicao pessoal, a comunitria e a tecnolgica (Moran, 1997). De modo mais especfico, (Axt e Maraschin, 1999), afirmam que AVA so ambientes mediados pela telemtica, no necessariamente geogrficos, que oferecem suporte interao entre sujeitos; estabelecimento de canais de comunicao; realizao de experimentaes cognitivas e pesquisas; apropriao ativa de informaes, baseada em exploraes; construo coletiva de conhecimento por meio das interaes de grupos virtuais, implicando, inclusive, ludicidade e perturbaes. Uma sntese construda a partir de autores tais como (Cardoso, 2010; Fres Burnham et al. 2007; Souza, 2010; Fres Burnham e Lago, 2002; Marchisio, 2004; Passarelli, 2007, Riccio, 2010) revela que os AVA potencializam a aprendizagem colaborativa e o compartilhamento do conhecimento, na medida em que facilitam a interao dos sujeitos aprendentes e produtores do conhecimento, como tambm oportunizam: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) o armazenamento, internamente, de grande quantidade de informaes, classificadas e interligadas s suas fontes; o acesso a informaes disponveis, externamente, em bancos de dados e bases de conhecimento; a construo compartilhada de conhecimento, que permite produes mais elaboradas e coordenadas com objetivos e interesses desses sujeitos; a difuso do conhecimento produzido, objetivando sua socializao junto a outros grupos, redes ou coletividades; a aprendizagem colaborativa e o intercmbio de saberes e prticas, a partir da troca de informaes e experincias compartilhadas, o aprimoramento de habilidades de auto-estudo, desenvolvendo a aprendizagem autnoma; a mediao compartilhada por todos os membros, vez que dispensvel uma figura de autoridade e controle e todos podem atuar mutuamente como aprendentes/mediadores; a reflexo sobre o uso de tecnologias como suporte a interaes pedaggicas mltiplas que articulam o abstrato e o concreto; a facilitao de processos de comunicao sncrona e assncrona, o trabalho em grupo distncia, de forma colaborativa e o estabelecimento de interaes; a navegao fluida e conectada com os desafios da interatividade, implicando participao e interveno ativas do sujeito-construtor, em todo o processo de formao; a valorizao das diferentes culturas originrias dos participantes, na medida em que saberes e prticas, linguajares, formas de relacionamento diversas so intercambiadas, (re)significadas e (re)construdas; a criao de cenrios multi e hipermiditicos para a ampliao da experincia pessoal com outras experincias e a ateno s diferenas cognitivas e individuais; a possibilidade de no hierarquizao de funes e papis, colocando todos os participantes como co-autores, construtores coletivos de produes intencionalmente elaboradas, em funo de interesses, desejos e necessidades deste coletivo. Todas essas possibilidades, especialmente esta ltima, relacionada com a mediao 6

12) 13)

compartilhada apontada no item 7 acima, mostram que esse espao de aprendizagem demanda uma grande transformao do papel do professor, uma vez que este assume atuar como aprendente/mediador e disponibiliza sua experincia de trabalho com o conhecimento, cria possibilidades de envolvimento e estimula os alunos a serem co-autores das aes do curso, mobilizando articulaes entre os diversos campos de conhecimento, ao tempo em que estimula a criatividade, considerando disposies sensoriais, motoras, afetivas, cognitivas, culturais, intuitivas (Fres Burnham et al, 2007; Cardoso, 2010; Souza, 2010). Esta breve sntese demonstra que os AVA so dispositivos imprescindveis para os processos de aprendizagem colaborativa e compartilhamento do conhecimento. No entanto, para uma aprendizagem colaborativa significativa importante que os participantes desses ambientes possam estar abertos e atentos no apenas em relao ao contedo discutido ou tecnologias utilizadas, mas tambm aos princpios, metodologias e estratgias de aprendizagem. Os AVA oferecem muitos recursos especficos para os processos de construo colaborativa do conhecimento, baseados em tecnologias assncronas e sncronas. Dentre essas as tecnologias sncronas o chat vem sendo considerado como um dos mais ricos, por uma srie de possibilidades que oferece para a realizao desses processos.

4. Chat: recurso para a construo colaborativa do conhecimento


Uma sntese elaborada a partir de consulta a autores tais como (Bonilla, 2002), (Brito, 2003), (Souza, 2007, 2010), (Machado e Francisco, 2005), (Martins, Oliveira, e Cassol, 2005), (Zank et al, 2008), entre outros, permite caracterizar o chat como um recurso complexo, cujo objetivo principal est voltado para o encontro sncrono, online, de sujeitos ligados por motivos recprocos, que, independente da distncia, podem interagir simultaneamente entre si. um suporte tecnolgico (enquanto software) que, aliado ao potencial didtico-pedaggico, comporta o estabelecimento de dilogos (conversas / discusses / debates) quer por via textual escrita ou oral, com ou sem concurso de imagem (vdeo-chat) , entre os participantes de um grupo, comunidade ou outro tipo de coletividade. O seu pleno funcionamento depende da inter-relao de vrios fatores, que vo desde o tipo de conexo e a velocidade de banda disponvel, passando pelos papis que seus participantes assumem ao longo de sua realizao; o fluxo e a lgica das interaes; os processos de mediao, at as relaes ticas que se estabelecem entre os participantes e os estados emocionais que surgem na situao. Esse encontro online pode caracterizar-se como uma oportunidade de trabalho coletivo, criativo, para gerar novas idias e temas a serem estudados, resolver problemas, (re)significar conceitos, criar novas relaes. Sua utilizao pode ser diversificada, por exemplo, como um momento do brain-storm; intercmbio de informaes, sugestes, para a produo de textos; esclarecimento de dvidas, discusses ou debates; extravasamento de preocupaes, questionamentos, posicionamentos (Bonilla, 2002; Brito, 2003; Martins, Oliveira e Cassol, 2005). Dentre as caractersticas principais que o recurso possui, pode-se apontar, reconstruindo

o que informado por (Axt; Medeiros e Stuermer-Daitx, 20039, apud Machado e Francisco, 2005): 1) Relacionadas ao sistema de registro oferecido pelo software: a. o conjunto de registros torna-se uma base de informao que pode ser usada para a continuidade do trabalho em construo; b. a memria de mensagens antigas fica disponvel para consulta; c. esta memria permite: i. a reconstituio fidedigna do fluxo das interaes ocorridas a partir da estrutura posicional de exibio das mensagens; ii. a reconstruo da lgica dos contedos dos dilogos, a partir da desconstruo da linearidade da sequncia cronolgica; d. o registro da participao dos sujeitos fica armazenado na ntegra, facilitando o acompanhamento das contribuies oferecidas por cada um; 2) Ligadas s possibilidades didtico-pedaggicas: a. as relaes entre os participantes podem ser baseadas no princpio da responsabilidade conjunta, portanto, de modo heterrquico; b. estas relaes permitem a horizontalidade das posies, sem a predominncia de um sujeito como figura de deciso e controle; c. a desregulamentao de tpicos hierrquicos, instaurando a simultaneidade de temticas [...], desfazendo qualquer sentido de prioridade, de estabelecimento de maior ou menor relevncia no tratamento dos mesmos (s.p.) permitida. d. a interao dialgica (argumentativa, narrativa, expressiva, contratual), de carter terico conceitual-metodolgico ou de carter esttico-ficcional, em que todos os participantes se encontram em posio de interlocuo, por meio da escrita autoral (s.p.) que facilitada. Alm dessas caractersticas, outros referenciais encontrados dispersos na literatura analisada especialmente10 (Mehlecke; Axt; e Tarouco, 2003)11, (Bonilla, 2002), (Brito, 2003), (Souza, 2007, 2010), (Machado e Francisco, 2005), (Martins, Oliveira, e Cassol, 2005), (Zank et al, 2008) indicam que o chat, enquanto um duplo de recurso tecnolgico de suporte e atividade para interao entre participantes de um grupo, possibilita: O compartilhamento de experincias, reflexes, posturas, emoes e sentimentos, compartilhamento este que, fortalecendo laos sociais e afetivos, favorece o trabalho

O texto original, citado como Axt, Margarete; Medeiros, Fbio; Stuermer-Daitx, Tiago. Desenvolvimento do software de comunicao For-Chat. http://www.lelic.ufrgs.br/webteca/for-chat.pdf, maro, 2003, no foi encontrado no endereo informado. 10 Face fragmentao em que foram encontradas as informaes, houve necessidade de fazer uma compilao ampla, seguida por uma seleo daquelas mais relevantes em funo dos objetivos deste estudo. Os fragmentos escolhidos formaram a base para a sistematizao e (re)elaborao aqui apresentada. 11 O artigo original, bem como o citado na nota anterior, tm como foco uma ferramenta (termo utilizado pelos autores) que integra trs recursos: frum, chat e quadro mural.

coletivo/colaborativo, proporo que potencializa a construo de redes de aprendizagem intencionalmente focadas; As interaes e os processos de mediao que instigam cada participante a oferecer uma contribuio, deixando em aberto possibilidades de interveno de outros participantes: que podem concordar, discordar, reformular, aquela contribuio inicial, assumindo papel de co-autores e, assim, transformando autoria individual em coletiva. O processo de autoria coletiva, atravs das participaes individuais, cada um trazendo suas experincias e conhecimentos, que se efetiva proporo que o fluxo do dilogo vai se desdobrando de um discurso inicial, cada movimento anterior convidando os outros participantes a estabelecerem nexos entre seus saberes e experincias e referenciais tericos/metodolgicos trabalhados no curso. A dinmica de aprendizagem intensiva, com grande velocidade de interaes (considerando o curto lapso de tempo entre o envio de contribuies e as reaes imediatamente esperadas), que exige rapidez de leitura, interpretao e (re)significao; filtragem de aspectos relevantes e feedbacks imediatos as demandas do dilogo; articulao de idias diferenciadas simultaneamente expostas; reflexo clere de posies, idias, decises; e encaminhamento de sugestes, propostas, solues para as situaes em pauta. A ambincia de informalidade que estimula a liberdade de expresso e a escuta atenta, deixando aflorar desejos e fantasias interditados no contexto presencial e de outras atividades distncia, em virtude de regras e normas sociais mais rgidas; O acesso a informaes relacionadas ao prprio desempenho de cada e de todos os participantes, tanto em termos quantitativos, quanto no que refere qualidade das contribuies, ao longo do tempo, que auxilia uma anlise mais consistente da construo coletiva do grupo. A problematizao, a discusso, o debate que se intensificam no sentido de analisar os fenmenos, estabelecer relaes entre eles, (re)significar conceitos e que se ampliam, uma vez que elementos de culturas diferenciadas so trazidos para as pautas de discusso, produzindo novos referenciais scio-culturais e cognitivos. A produo resultante de um fluxo de interaes que, pela simultaneidade das contribuies e intercalao de respostas a questes/sugestes/propostas sobre um assunto enquanto outro(s) est(o) ocorrendo, aparentemente catica, desorganizada; porm, esta lgica sequencial pode ser matria prima para a (re)construo de outra(s) lgica(s) e fluxos de produo por tema, por questo, por sequncia de processos de mediao, entre outros exemplos. A multivocalidade, a hipertextualidade, a multirreferencialidade concomitantes, que expressam valores, princpios, vnculos e compromissos de base epistemolgica, cognitiva, afetiva, cultural, de diferentes pessoas e grupos, permitindo o desvelamento de vises de mundo, preconceitos, outras formas de discriminao, julgamentos parciais/indevidos, que vo tecendo um caminho prprio, levando a anlises e

avaliaes partilhadas e que podem contribuir para a reflexo sobre esses valores, princpios etc. A intencionalidade de estudar esses aspectos orientada pela necessidade de se levantar referenciais que sustentem a aceitao da relevncia do chat para a construo colaborativa do conhecimento alm de contribuir para que educadores que atuam em EaD encontrem subsdios para refletir sobre mtodos e teorias que orientam seu trabalho, relacionando-os criticamente aos avanos da tecnologia que perpassam esse processo educativo. Diante de todos os aspectos abordados, justifica-se a pretenso de estudar o recurso chat como uma estratgia pedaggica importante para a EaD, na perspectiva da construo coletiva colaborativa de um curso a distncia, uma vez que propicia um partilhar de saberes e prticas, no qual a criatividade faz parte ativa, possibilitando o caminhar juntos de sujeitos, trocando informaes, com seus significados, significantes numa rica rede de relaes que amplia as possibilidades para uma aprendizagem crtica e socialmente significativa. 5. Consideraes Finais

A partir do que se apresentou at o momento, neste texto, pode-se afirmar que foi possvel construir uma sntese sobre a relevncia do chat como recurso mediador de interaes online. Esta sntese articula, a partir de diferentes contribuies encontradas em produes acadmicas relacionadas Educao Distncia (EaD), um referencial terico-epistemolgico que d suporte compreenso do potencial deste recurso para a construo colaborativa do conhecimento. Procurou-se partir de idias mais gerais e, gradualmente, construir um fluxo de argumento, que pode ser assim sumarizado: (1) a construo colaborativa do conhecimento tem sido um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma das grandes metas da EaD; a mediao das TIC sempre considerada como um elemento importante para a concretizao de processos coletivos de trabalho com o conhecimento; os AVA so dispositivos imprescindveis para os processos de aprendizagem colaborativa e compartilhamento do conhecimento; os AVA oferecem muitos recursos especficos para os processos de construo colaborativa do conhecimento, baseados em tecnologias assncronas e sncronas; dentre essas ltimas, o chat vem sendo considerado como um dos recursos mais ricos, por uma srie de possibilidades que oferece para a realizao desses processos; uma dessas possibilidades est relacionada com a mediao de interaes imediatas, sem tempo de maior elaborao racional, oferecendo espao para expresses mais espontneas e abertas; tal potencial de mediao torna o recurso chat uma estratgia pedaggica importante para a EaD, na perspectiva da construo coletiva colaborativa, que amplia as possibilidades para uma aprendizagem crtica e socialmente significativa. 10

(2)

(3)

(4)

(5) (6)

(7)

Desta forma, advoga-se que o caminhar juntos de sujeitos, numa rica rede de relaes trocando informaes, com seus significados, significantes, propiciando o compartilhamento de saberes e prticas, no qual a criatividade faz parte ativa, atualiza esse potencial e abre perspectivas mais amplas para a EaD. Entretanto, h de se considerar tambm que, para uma aprendizagem colaborativa significativa mediada por chat e por outros recursos oferecidos por ambientes virtuais de aprendizagem, importante que os participantes possam estar abertos e atentos no apenas em relao ao contedo discutido ou tecnologias utilizadas, mas tambm aos princpios, metodologias e estratgias de aprendizagem, e mais ainda, conscientizao da mudana nos papis docentes e discentes que emergem neste novo cenrio.

Referncias
APARICI, R. A EaD na Difuso do Conhecimento. In: III Colquio Internacional Saberes, Prticas: Tecnologias e Processos de Difuso do Conhecimento. Palestra de abertura. REDPECT, UFBA, 2009. APARICI, R. Mitos de la educacin a distancia y delas nuevas tecnologias. Disponvel em: http://www.uned.es/ntedu/espanol/temas-de-debate/nmitos/nuevastecnos.htm. Acesso em: 10 jun. 2010. AXT, Margarete; MARASCHIN, Cleci. Narrativas avaliativas como categorias autopoiticas do conhecimento. Florianpolis, Revista de Cincias Humanas, Srie Especial Temtica, p. 21-42., 1999. BONILLA, Maria Helena S. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. 2002. Tese, Faculdade de Educao, Universidade Federal da Bahia, Salvador - BA. (p. 188-193). BRITO, Mrio Srgio da Silva. Tecnologias para a EAD Via Internet. In: Alves, Lynn R.G.; Nova, Cristiane C. (Orgs.) Educao e Tecnologias: trilhando caminhos. Salvador: EDUNEB, 2003, p. 62-89. Disponvel em: http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/brito.pdf . Acesso em: 15 out. 2009. CARDOSO, Antnio Luiz Mattos de Souza. Construo e difuso colaborativa do conhecimento: uma experincia construtivista de educao em um ambiente virtual de aprendizagem. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educao. Orientadora: Teresinha Fres Burnham. 302 f.: il. DIAS, Paulo. Desenvolvimento de objectos de aprendizagem para plataformas colaborativas. In: VII Congresso Iberoamericano de Informtica Educativa. Universidade do Minho, 2004. Disponvel em: <http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/plenaria/plen3-12.pdf>. Acesso em 15 dez. 2009. FRES BURNHAM, Teresinha et al. Uma comunidade colaborativa de aprendentes produtores em gesto do conhecimento. In: EADTU20th Aniversary Conference. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. mimeo. ______; LAGO, Andra Ferreira. Educao a Distncia on-line: Anlise das interaes de um curso sobre comunidades de aprendizagem. In: CINFORM, UFBA, 2002. Disponvel em: 11

<http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/terezinha_andrea.html>. Acesso em: 25 set. 2010. MACHADO, Glaucio Jos Couri; FRANCISCO, Deise Juliana. For-chat: uma possibilidade de ferramenta para o ensino a distncia via internet. Revista IberoAmericana de Educao, N. 35/2, fev.2005. MARCHISIO, Susana. Acerca de La Creacin de Nuevos Ambientes de Aprendizajes en Educacin a Distancia. In: Revista Digital CEIDE. 2004 Nmero 6. Disponvel em: <http://www.fhumyar.unr.edu.ar/centros/ceide/a1.htm>. Acesso em: 22 mai. 2007. MARTINS, Janae Gonalves; OLIVEIRA, Jeane Cristina de; CASSOL, Marlei Pereira. Chat Um recurso educativo para auxiliar na avaliao de aprendizagem baseada na WEB. Disponvel em: www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/176tcc3.pdf. Acesso em 13 out. 2010. MEHLECKE, Q. T. C.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo. In: In: CINTED-UFRGS. Novas Tecnologias da Educao. Revista Renote. V. 1 N 1, Fevereiro, 2003. Disponvel em: http://www.lelic.ufrgs.br/portal/images/stories/querteforchat.pdf. Acesso em: 13 out. 2009. MORAN, J. M. A. Como Utilizar a Internet na Educao. In: Revista Cincia da Informao, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pg. 146-153. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm>. Acesso em: 22 ago. 2010. PASSARELLI, Brasilina. Interfaces digitais na educao: @lucin[aes] consentidas. So Paulo: Escola do Futuro da USP, 2007. RICCIO, Ncia Cristina Rocha. Ambientes virtuais de aprendizagem na UFBA: A autonomia como possibilidade. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educao. Orientadora: Teresinha Fres Burnham. 363 f: il. SANCHES, Marise Oliveira. Construo Colaborativa do Curso de Formao de Gestores do Conhecimento atravs da EaD. 2011. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educao. Orientadora: Teresinha Fres Burnham. SANTOS, Arnaldo. Ensino a Distncia & tecnologias de informao e-learning. FCA Editora de Informtica LDA. Dezembro 2000. SANTOS, E. O. dos. Articulao de saberes na EAD online - Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, Marco (Org.). Educao online: teorias, prticas, legislao, formao corporativa. So Paulo: Edies Loyola. 2003. p. 217 - 230. SOUZA, Fabio Kalil. Docncia interativa online: Aes que traduzem mediaes pedaggicas. Salvador: PPGE/UFBA, 2010. Dissertao (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educao. Orientadora: Teresinha Fres Burnham. SOUZA, Fabio Kalil. Eficcia comunicacional nos cursos em EaD online: Um breve estudo de chats e fruns. In: Educao a distncia no contexto brasileiro: Experincias em formao inicial e formao continuada. ARAJO, Bouhumila; FREITAS, Ktia S. de. Salvador: 12

ISP/UFBA, 2007, p. 119-132. ZANK, Cludia; DIAS, Cristiani de Oliveira; ALVES, Evandro; ROCHA, Karla Marques da; JOHANN, Lilian Teresinha. Anlise das Interaes em uma Ferramenta Sncrona sob a tica Bakhtiniana. In: Informtica na Educao: teoria & prtica. Porto Alegre, v.11, n.2, jul./dez. 2008. Disponvel em: http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/7943/6826. Acesso em: 13 out. 2009.

13

Anda mungkin juga menyukai