Anda di halaman 1dari 73

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Sociais e Educao Curso de Letras Lngua Portuguesa

Thiago de Melo Barbosa

O Antiverso da Poesia Concreta e seus Reflexos

Belm 2011

Thiago de Melo Barbosa

O Antiverso da Poesia Concreta e seus Reflexos

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciatura Plena em Letras- Lngua Portuguesa, Universidade do Estado do Par. Orientador: Prof. Ms. Wenceslau Otero Alonso Jr.

Belm 2011

Dados Internacionais de catalogao na publicao Biblioteca do Centro de Cincias Sociais e Educao da UEPA
Barbosa, Thiago de Melo

O antiverso da poesia concreta e seus reflexos. / Thiago de Melo Barbosa. Belm, 2011. Trabalho de Concluso de Curso (Licenciatura Plena em Letras Lngua Portuguesa) Universidade do Estado do Par, Belm, 2011. Orientador: Wenceslau Otero Alonso Jr. 1. Poesia. 2. Crtica 3. Literatura Filosofia. I. Alonso Jr., Wenceslau Otero (Orientador). II. Ttulo. CDD: 21 ed. 808.1

Thiago de Melo Barbosa

O Antiverso da Poesia Concreta e seus Reflexos

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para a obteno do grau de Licenciatura Plena em Letras- Lngua Portuguesa, Universidade do Estado do Par.

Banca Examinadora:

__________________________________ - Orientador

Prof. Ms. Wenceslau Otero Alonso Jr.


Universidade do Estado do Par UEPA

_________________________________
Universidade do Estado do Par UEPA

minha me, meu paime, pelos anos dedicados luta de transmitir seu amor pelo conhecimento aos filhos.

AGRADECIMENTOS

minha me, Dilma de Melo, por tudo e mais um pouco. Aos importantes professores do ensino fundamental e mdio, sem os quais estria longe daqui: Tia Vitria, Prof . Eliani, Prof. Alexandre e, especialmente, ao Prof. Elielson, responsvel pelo meu primeiro alumbramento com a Literatura. Aos professores da UEPA, por me ensinarem a pensar lngua (Prof. Jessilia) e literatura (Prof. Alonso) de um modo que nunca antes sonhei pensar, por mares nunca de antes navegados. Ao mestre Alonso Jr., meu tri-orientador (iniciao cientfica, monitoria e tcc), pelos inmeros conselhos e nenhuma imposio. A todas as boas pessoas que conheci no curso de Letras: galera do subsolo, Janana e Luana; galera do rock, Estrela, Pedro, Paola, Gih-Jssica etc; e as carolas, principalmente a Santa Sylvia da UEPA, protetora dos alunos desorganizados. Ao Vincius, principal parceiro literato, pelas proveitosas conversas-de-corredor e vrias trocas de referncias. Layanne Marques, my girlfriend, pela pacincia, ajuda e, especialmente, pelas essenciais horas de relaxamento e descontrao. Ao Alan, meu primo, pelo esforo que fez para me conseguir o livro do Friedrich. Thamires, minha irm, porque sei que ela vai amar ter o nome aqui.

No h verso livre, para aquele que quer realizar um bom trabalho. T. S. Eliot

RESUMO

BARBOSA, Thiago de Melo. O Antiverso da Poesia Concreta e seus Reflexos. 2011. 70f. Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Letras- Lngua Portuguesa) Universidade do Estado do Par, Belm, 2011.

O trabalho centra-se na questo do antiverso, i.e, no discurso de crise do verso que no Brasil foi encetado pelos poetas do movimento de poesia concreta. Partindo disso, buscou-se entender como os poetas concretos chegaram a ideia de subverso do verso, de que maneira articularam tal teoria e como esta discusso encenada pela poesia posterior ao movimento: pelos herdeiros da crise. Para isso, foi feita uma abordagem sincrnica de trs momentos histricos, dos quais o concretismo afigura-se no centro, e os outros dois revelam o passado, com Mallarm e Baudelaire, e o futuro, com a poesia contempornea, do posicionamento antiverso levantado pela poesia concreta.

Palavras-chave: Poesia, Concretismo, Antiverso, Crise do Verso.

ABSTRACT

BARBOSA, Thiago de Melo. O Antiverso da Poesia Concreta e seus Reflexos. 2011. 70f. Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Letras - Lngua Portuguesa) Universidade do Estado do Par, Belm, 2011. The present paper is centered in the question of the anti-verse, that is, in the discourse of the crisis of verse that in the Brazil was started by the poets of the concrete poetry movement. With this in mind, this study wanted to understand how the concrete poets reached the idea of the subversion of the verse, what was the way articulated for this theory, and how this discussion is presented by the subsequent poetry concerning the movement by the heirs of the crisis. To do this work, a synchronic approach was made into three historical moments in which the concretism is in the center and the other two reveal the past, with Mallarm and Baudelaire, and the future, with the contemporary poetry of the point of view of the anti-verse pointed by the concrete poetry. Keywords: poetry, concretism, anti-verse, crisis of verse.

SUMRIO

1. 2. 2.1 2.2. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 4. 4.1 4.2 5.

INTRODUO

10 12 12 16 23 23 29 35 43 50 50 56 67

INCIO DA CRISE: BAUDELAIRE E MALLARM BAUDELAIRE


MALLARM CONCRETISMO: DO VERSO AO IDEOGRAMA PAIDEUMA: UMA OBSSESSO MOVIMENTO, PROGRAMA IDEOGRAMA & TCNICA IDEOGRAMTICA FIM DAS UTOPIAS RESTOS DE CONCRETO DELIMITANDO AS FRONTEIRAS DO AGORA ALGUNS HERDEIROS DA CRISE CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS

69

10

1. INTRODUO

A questo do verso, entrelaada com a do metro, sempre foi de grande relevncia para os estudos literrios, desde Aristteles, que tentava classificar as obras pelo metro do verso, at os pais da poesia moderna, Baudelaire, com seus poemas em prosa, e Mallarm, com o seu Un Coup de Ds. Na Era Moderna, a preocupao com o verso deu um salto exponencial, e passou a ocupar um lugar de destaque nas transformaes formais da poesia. Inmeros so os nomes de poetas, alguns poetas-tericos, que fizeram grandes experincias poticas para sanar essa inquietao, que Mallarm chamou de Crise do Verso; tais como fez Pound, recorrendo aos ideogramas chineses, e.e.cummings, com a fragmentao das palavras, ou mesmo os poetas do modernismo brasileiro, que encontraram no verso livre, pouco valorizado na poca, o modo de expressar todo coloquialismo desejado. Como espectadores e ao mesmo tempo autores desta pea da poesia moderna, os poetas concretos tentaram escrever mais um ato, no qual, o verso, apocalipticamente, teria seu fim. As pretenses do concretismo, que, diga-se de passagem, foi o ltimo grande movimento literrio do Brasil, foram muitas, e uma delas recaia justamente na eliminao do verso, que nada mais seria do que um signo em crise: uma forma ultrapassada que deveria ser superada pelas experincias de vanguarda. Conforme pode-se inferir das palavras de Dcio Pignatari, no seu manifesto (que voltar a ser citado no captulo 3), intitulado nova poesia: concreta:

o verso: crise. obriga o leitor de manchetes (simultaneidade) a uma atitude postia. no consegue se libertar dos liames lgicos da linguagem: ao tentar faz-lo, discursa adjetivos. no d mais conta do espao como condio de nova realidade rtmica, utilizando-o apenas como veculo passivo, lombar, e no como elemento relacional de estrutura. antieconmico, no se concentra, no se comunica rapidamente. destruiu-se na dialtica da necessidade e uso histricos. este apenas o golpe de misericrdia da conscincia crtica: o primeiro j fora dado, de fato, por Mallarm, h sessenta anos atrs - un coup de ds. (2006, p. 67)

Toda essa postura antiverso, caracterstica do concretismo, interessante ser discutida, pois encerra dentro de si um forte debate acerca do valor do verso para a poesia,

11

e, mais especificamente, sobre os rumos desse elemento dentro daquilo comumente se chama de poesia moderna. Fato que ocorre especialmente porque as ideias fundadoras da crise do verso defendida pela poesia concreta partiram de significantes nomes desse perodo da literatura, tais como Joyce, Pound, Mallarm e Cummings, e no raras vezes so postas pelos principais integrantes do movimento Dcio Pignatari e os irmos Augusto e Haroldo de Campos , como sntese, ou mesmo culminncia, de mais de 50 anos de discusses, i.e, do final do sculo XIX at meados do XX. Diante disso, o presente trabalho versar sobre esta questo fundamental dentro da teoria da poesia concreta, acreditando que uma reflexo sobre o assunto possa ajudar a se compreender no apenas um fenmeno que intrnseco a essa vanguarda, mas tambm o discurso de crise que permeia, com maior ou menor intensidade, quase toda a poesia moderna. Para tanto, centrar-se- em discorrer sobre o que levou os poetas concretos tese de que o verso precisava ser superado dentro do fazer potico, como eles aplicaram a teoria na prtica e de que maneira tal discusso vem sendo tratada pela poesia posterior ao movimento. Quanto estrutura, o texto composto por trs captulos conteudsticos, Incio da Crise: Baudelaire e Mallarm, Concretismo: do verso ao ideograma e Restos de Concreto, que so dispostos sequencialmente de acordo com um critrio cronolgico, mas que podem ser vistos como foram idealmente concebidos nos moldes das estruturas planetrias, ou atmicas, no qual as ideias da poesia concreta sobre o verso em crise ocupariam o centro, enquanto dois planetas, ou eltrons, orbitariam esse ncleo revelando o passado e o futuro de tais teorias. Acredito que este modo de se ver os captulos tem valor na medida em que diminui a quase inevitvel impresso de causa e efeito imediato que a disposio cronolgica provoca, alm de salientar que o trabalho est pautado em cortes sincrnicos da histria literria, afinal, muita coisa pode haver, e realmente h, entre uma rbita e outra.

12

2. INCIO DA CRISE: BAUDELAIRE E MALLARM

2.1 BAUDELAIRE

Iniciar um trabalho que tem por base questes concernentes ao movimento brasileiro de poesia concreta, com um tpico exclusivo para Baudelaire, pode parecer, para maioria daqueles que j se dedicaram ao estudo deste movimento, algo, no mnimo, pouco usual. Certamente, o esperado por aqueles, seria que o texto iniciasse por um dos autores do chamado paideuma (Mallarm, Pound, e. e. cummings1 e James Joyce) dos poetas concretos, os quais no sero, e nem poderiam ser, esquecidos, porm aparecero num contexto de maior proximidade (ou conformidade) com as ideias intrnsecas do movimento, enquanto que Baudelaire ser visto como influncia indireta, ou mesmo como marco histrico para o que aqui chamo de antiverso da poesia concreta. A escolha de Baudelaire como influncia ou marco para qualquer atitude potica, inevitavelmente leva questo: de que Baudelaire se fala? Do pai da poesia moderna, do esteta, do simbolista, do clssico, do satnico, do cristo... de qual? A vasta crtica sobre este poeta j apontou para vrios lados, e, ao que parece, a reviso desta crtica tende a atar as pontas das discusses num nico n. Michel Hamburguer, por exemplo, tenta explicar a origem das vises contraditrias sobre Baudelaire, numa confuso perpetrada pelo prprio poeta ao atribuir um significado social, tico e at religioso a preocupaes que eram, na verdade, estticas. (2007, p. 30), entretanto o crtico no determina nenhuma face do escritor, antes rene todas numa s, e lembra-nos da conscincia, ou mesmo defesa, que Baudelaire fazia do direito que todos estamos interessados o direito de contradizerse. (2007, p. 13). Outro ponto da reviso crtica da obra de Baudelaire que talvez problematize ainda mais a associao deste com os poetas concretos , centra-se numa espcie de desmistificao da j clssica imagem do autor como pai da poesia moderna ou como um defensor da poesia pura. De acordo com esta ideia, as palavras de Baudelaire (1995, p. 855) sobre o artista como especialista, homem subordinado a sua palheta como o servo gleba ou como algum que vive pouqussimo ou at no vive no mundo moral e poltico, no estariam inteiras na sua poesia, que, segundo Alfonso Berardinelli, possui uma sintaxe

O nome do poeta Edward Estlin Cummings, sempre que aparecer neste trabalho ser grafado como e. e. cummings, com todas as letras em caixa baixa, tal como ele preferia e assinava seus poemas.

13

escrupulosamente clssica, ao passo que os seus temas so violentamente autobiogrficos e confessionais, at atingir um autntico exibicionismo moral, e no rumam no sentido da depurao e da despersonalizao, como ocorrer com os simbolistas (2007, p. 50).

Hamburguer, tambm procura ver a poesia de Baudelaire muito menos afeita aos ditames de lart pour lart do que se costuma propalar. Contudo, no vai de encontro viso, tambm muito costumeira, do poeta cnscio do seu tempo e, o mais importante, atento as mudanas que ocorriam na poca e a (nova) posio da arte e do artista naquela sociedade: Mais do que qualquer outro poeta de sua poca, Baudelaire tinha conscincia de viver numa civilizao na qual as mercadorias assumiam o comando das coisas, dos preos, dos valores; (HAMBURGUER, 2007, p. 12). Tal ideia est em conformidade com o que j na dcada de 1970, Hugo Friedriech, afirmava no seu livro Estrutura da Lrica Moderna.

Este o problema especfico de Baudelaire, ou seja, a possibilidade da poesia na civilizao comercializada e dominada pela tcnica. Sua poesia mostra o caminho, sua prosa examina-a teoricamente a fundo. Este caminho conduz a uma distncia, a maior possvel da trivialidade do real at a zona do misterioso; o faz de tal forma, todavia, que os estmulos civilizados da realidade, includos nesta zona, possam se converter em poticos e vibrantes. (1978, p. 35)

As citaes do pargrafo anterior abrem espao para um dos pontos que justificam este tpico, i.e, a ideia de que neste embate do poeta com o seu tempo h algo do grmen vanguardista que contribuir para inmeras experincias poticas do incio do sculo passado e talvez por isso mesmo ainda no esteja, e provavelmente nunca estar, de todo superada a ideia de Baudelaire como pai da poesia moderna, muito mais ante ao que afirma Michel Hamburguer: ele conhecia os encantos de cada uma das direes que os poetas posteriores iriam tomar (2007, p. 13). Desta conscincia de Baudelaire sobre a poesia, ou arte de um modo geral, como um enclave dentro de uma sociedade burguesa e tecnocrata, surge os primeiros indcios da chamada crise da poesia moderna. O poeta, a partir de ento, est ciente da impossibilidade de praticar sua arte, o que o levar a uma procura constante, uma sempre viva necessidade de mudana, de experimentao, uma vez que a poesia no mais se comunica com o seu meio, torna-se necessrio encontrar novos caminhos.

14

Dentro desta perspectiva de crise, chega-se ao ponto culminante de interesse deste trabalho para com a ligao aqui pretendida entre Baudelaire e as ideias que levaram os poetas do movimento concreto postura antiverso. Especula-se nesse tpico, que o nascimento se possvel falar assim da poesia moderna (com Baudelaire) envolta nas incertezas sobre sua prpria razo de ser no mundo burgus foi decisiva na construo da crena, ou mesmo da ideologia de poesia como uma arte a beira dum esgotamento; crena esta que se discute at hoje e que foi de suma importncia, como se ver nos captulos posteriores, para a teoria da poesia concreta. Certamente a crise da qual se falou nos pargrafos anteriores tem relao com o Baudelaire confuso que o professor Hamburguer expe no seu livro, contudo, no h como negar que mesmo com um posicionamento muitas vezes contraditrio, tanto como poeta como quanto crtico, Baudelaire pensou, tambm, nas mudanas formais do poema como um dos caminhos possveis para a poesia de ento. Ainda que se pense no poeta como no to esteticista, como faz a crtica j citada anteriormente, difcil refutar por completo a teoria defendida por Friedrich de que h em Baudelaire o incio de uma preponderncia da vontade da forma sobre a vontade da simples expresso. (1978, p. 41). Outro que fala de Baudelaire de modo anlogo a Friedrich o poeta Paul Valry (1995, p. 1009)2, afirmando que a era dos escrpulos comea aproximadamente na poca da juventude de Baudelaire e que isto seria uma consequncia, ou reao, ao sistema, ou ausncia de sistema, denominado romantismo. Neste mesmo texto, Valry discute ainda a importncia da obra de Edgar Allan Poe para as concluses de Baudelaire acerca da poesia e do fazer potico. Tendo em vista isso, dentro da obra de Poe, vale ressaltar os textos A Philosophy of Composition e The Poetic Principle, os quais teriam tido forte impacto sobre Baudelaire, que teria inclusive tomado o segundo como um bem seu; nestes dois ensaios Poe expe a concepo de poesia que tanto marcar o poeta francs, e que Valry resume da seguinte forma:

Poe compreendeu que a poesia moderna devia se adequar tendncia de uma poca que viu separarem-se cada vez mais nitidamente os modos e os domnios da atividade, e que ela podia pretender realizar seu prprio objeto e produzir-se, de alguma forma, no estado puro. Assim, analisando condies de volpia potica, definindo atravs do esgotamento da poesia absoluta, Poe mostrava um caminho, ensinava uma

O texto Situao de Baudelaire, de Paul Valry, encontra -se em BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. Organizado por Ivo Barroso.

15

doutrina muito sedutora e rigorosa, na qual se uniam uma espcie de matemtica e mstica... (1995, p. 1015).

Na obra mxima de Charles Baudelaire, As Flores do Mal, possvel encontrar tudo o que foi exposto at o momento. Por mais contraditrio que parea, nos poemas deste livro est o poeta confessional, de Berardinelli; o confuso, de Hamburguer; o esteta, de Friedriech, e o mstico e matemtico de Valry (via Poe). A riqueza e importncia desta obra para a poesia ocidental hoje inquestionvel, entretanto, para os fins pretendidos pelo presente trabalho, a incompleta coletnea denominada Pequenos Poemas em Prosa, ou simplesmente O Spleen de Paris, mostra-se decisiva. No sculo XIX, torna-se evidente a preponderncia do texto em prosa: o romance, como a forma literria mais valorizada pela classe dominante, toma o lugar que at ento fora do verso. Diante disso, possvel pensar que a atitude de Baudelaire com os seus poemas em prosa aponta para uma convergncia das linhas de fora que o guiaram para a concepo de crise da poesia, i.e, uma viso histrica das dificuldades da era burguesa que se entrelaa com as necessidades de novas formas para o texto potico. As palavras do prprio poeta no prefcio3 de Pequenos Poemas em Prosa atestam do jeito peculiar de Baudelaire, logicamente tanto a convergncia de ideias sintetizadas na obra, na qual, de acordo com o autor, tudo ao mesmo tempo cabea e p, alternativa e reciprocamente. (BAUDELAIRE, 1995, p. 277), quanto as suas ambies, ou esperanas, para com as potencialidades dos poemas em prosa.

Qual de ns, em seus dias de ambio, no sonhou com o milagre de uma prosa potica, musical sem ritmo e sem rima, bastante malevel e bastante rica de contrastes para se adaptar aos movimentos lricos da alma, s ondulaes do devaneio, aos sobressaltos da conscincia? (BAUDELAIRE, 1995, p.277)

Baudelaire nunca falou diretamente como fez seu sucessor, Mallarm na crise do verso, que bem mais tarde tanto repercutiu nas propostas dos poetas concretos. Contudo, toda a reflexo crtica sobre o poeta, em conjunto com as suas discusses e prticas artsticas, revelam que houve, se no uma postura determinada e explcita sobre o tema, ao menos alguns modos de proceder que conduzam para ele, e que certamente serviram de ensejo para os debates futuros. Por fim, se lcito falar de Baudelaire em
3

Na verdade trata-se de uma carta do poeta ao diretor literrio (Arsne Houssaye) de La Presse, onde os vinte poemas inicias do livro foram publicados.

16

correlao com o incio da crise da poesia moderna, creio ser tambm vlido us-lo dentro duma reflexo sobre a crise do verso, uma vez que esta pressupe aquela.

2.2 MALLARM

Diferente de Baudelaire, a figura do poeta Stphane Mallarm, que ainda hoje conhecido pelo seu ferrenho esteticismo e muitas vezes repudiado por isso , certamente no parecer, dentro do presente trabalho, deslocada aos olhos de ningum que tenha algum conhecimento terico sobre o Concretismo. Muito pelo contrrio, a importncia deste poeta, que ocupa um lugar central no paideuma dos poetas concretos, to grande para o movimento, que difcil seria no cit-lo. Durante muito tempo, a obra de Mallarm permaneceu quase que totalmente incua no cenrio da poesia brasileira, fato que provavelmente se deve menos s dificuldades provenientes da sintaxe hermtica do poeta, do que ao posto de persona non grata que lhe foi dado pelo Modernismo; ostracismo este que est muito bem simbolizado (e documentado) no grito de Mario de Andrade: PRECISO EVITAR MALLARM (2010, p. 54), publicado no seu famoso A Escrava que no Isaura. Essa postura arredia dos modernistas para com a poesia mallarmeana, no surpreendente quando se confronta o programa4 do movimento com a imagem tradicional que se construiu do poeta, e que pode ser abstrada nas palavras de Hugo Friedrich:

A lrica de Mallarm encarna o isolamento total. No sente necessidade alguma de tradio crist, humanstica, nem literria. Probe a si mesma qualquer intromisso do presente. Repele o leitor e se recusa a ser humana. Tambm com respeito ao futuro, sabe estar s: o poeta no tem outra coisa a fazer seno trabalhar misteriosamente, tendo em vista o jamais. (1978, p. 139)

Essa poesia desumanizada que Friedrich aponta, sem dvida afigurou-se como um monstro aos olhos dos modernistas, um verdadeiro retrocesso quando se pensava que
4

Ainda que uma viso simplista do Modernismo Brasileiro como um movimento sem programa continue a ser propalada, a leitura de um texto como A Escrava que no Isaura serve para mostrar o quo ingnua essa concepo do movimento. O livro de Mario de Andrade uma prova de que o modernismo teve um programa, mesmo que no muito divulgado, mas certamente bem alinhavado.

17

os primeiros passos para fora da torre de marfim estavam sendo dados. Contudo, alguns anos depois, esse mesmo monstro que tanto assustou Mario de Andrade e Cia, tornara-se heri, ou um Deus, a ser idolatrado pelos poetas concretos, que nada temiam a desumanizao e logo trataram de (re)colocar o poeta francs na pauta das discusses literrias brasileira. Deve-se dizer que, bem ou mal, uma das dvidas da poesia brasileira para com o Concretismo foi a redescoberta de Mallarm: muito da popularizao do poeta nas ltimas dcadas do sculo passado fruto do esforo daqueles em traduzir e comentar a obra desse autor. ntido que o interesse por Mallarm, desde o advento da poesia concreta, s cresceu, e continua crescendo (a exemplo da recente traduo do livro Divagaes) dentro do pas. Contudo, importante no pensar nesses esforos dos concretistas como gratuidade, mas sim como uma forma de divulgao dos prprios postulados do movimento, em especial, a ideia de superao do ciclo histrico do verso (unidade rtmico-formal) (CAMPOS, et al., 2006, p. 214). Para se compreender de que maneira Mallarm foi utilizado na elaborao do discurso de crise construdo e/ou propagandeado pelo Concretismo, dois trabalhos do poeta so indispensveis: Crise de Vers e Un Coup de Ds. O primeiro, muito citado pelos poetas do concretismo, mas que s recentemente recebeu tradues para o portugus5, trata-se de uma espcie de ensaio no qual o autor reuniu, mas no uniu, inmeras passagens de textos que publicara anteriormente. O segundo, quase dispensa comentrios, foi o ltimo e mais famoso poema de Stphane Mallarm, cuja publicao data de 1897, mas que s recebeu sua primeira e at o momento, nica traduo brasileira, em meados da dcada de 70 do sculo passado, quando Haroldo de Campos publica Um Lance de Dados junto coletnea Mallarm (organizada e traduzida por ele, conjuntamente com Augusto de Campos e Dcio Pignatari) na coleo Signos, da editora Perspectiva. Em Crise do Verso, Mallarm (2008, p. 150) explicita sua concepo de que a literatura sofre de refinada crise, fundamental., certamente a mesma crise com a qual Baudelaire j se mostrava preocupado alguns anos antes. Entretanto, diferente do mestre, o esteticismo de Mallarm no lhe permitiu cair no mesmo tipo de confuso, entre esttica e moral, que Hamburger aponta em Baudelaire. As preocupaes de Mallarm so sempre estticas, poucas vezes, ou mesmo nunca, foge do campo da arte para discutir suas crises, chega s suas concluses valendo-se da histria da literatura e da arte. Um exemplo disso o modo como o autor usa a figura de Victor Hugo, o verso em pessoa,
5

A primeira traduo de Crise de Vers foi feita por Ana Alencar e publicada em 2008 na revista Inimigo Rumor n 20. A segunda, feita por Fernando Scheibe, encontra-se na edio brasileira de Divagaes, publicado este ano, 2011, pela editora da UFSC.

18

para explicar o desencadeamento da crise do verso: O verso, acredito, esperou com deferncia que o gigante que o identificava sua mo tenaz e sempre mais firme de ferreiro, desertasse, para, ento ele mesmo, romper-se. (2008, p. 151). A reflexo de Mallarm a respeito da tradio literria continua, em Crise do Verso, com os seus lamentos acerca do mau uso que os poetas daquela poca estavam fazendo do alexandrino (forma mtrica mais tradicional da poesia francesa): At o momento, em nenhum dos modelos decados, nada, seno reserva e abandono, por causa da lassido pelo abuso da cadncia nacional; cujo emprego, assim como o da bandeira, deve permanecer excepcional. (2008, p. 153). De modo semelhante, os poetas concretos pensam sobre a tradio do verso, ao afirmarem, num dos seus manifestos, que a poesia concreta tende a impor-se organizao convencional cuja unidade formal o verso (livre inclusive). (CAMPOS et al., 2006, p. 72); vale ressaltar ainda, a viso negativa, que aponta para um esgotamento, que os poetas concretos apregoaram em relao poesia brasileira, a qual acusavam de certa indolncia, alegando que O artista brasileiro, depois do primeiro livro, costuma especializar-se em nuances da prpria dico (nos melhores casos). No hbito da literatura brasileira a obra em progresso, mas a obra em reflexo. (CAMPOS, et al., p. 80). Os pontos de confluncia entre o texto de Mallarm e os dos concretistas so muitos, no h como negar, entretanto, importante relembrar, que o discurso dos poetas concretos um discurso-manifesto, i.e, que tende a promover uma ideologia, no caso, a da poesia concreta. Diante disso, mostram-se muito pertinentes as palavras do professor Marcos Siscar, quando afirma que a poesia concreta precisou da ideia do esgotamento do verso, num determinado momento, para justificar o interesse crtico de sua nfase no visual. (2010, p. 105), e adiante, no mesmo ensaio, comentando o texto de Mallarm (que ele prefere traduzir por Crise de Verso ou Crise de Versos): a crise de verso no designa um colapso histrico do verso; antes, uma irritao do verso, dentro do verso, e a propsito dele. (2010, p. 107). Coloco aqui a fala de Siscar no a fim de negar relao entre o discurso mallarmaico e o concreto, mas sim para evitar uma tendncia ou o anacronismo de se ler o texto do poeta francs como sendo um manifesto de poesia concreta, como se ele estivesse a defender uma alternativa visual para a superao do verso em crise. No texto de Mallarm possvel encontrar especulaes quanto a alguma alternativa crise, entretanto, nada nelas levam a crer numa substituio total do verso a favor da visualidade, antes buscam potencializ-lo, tal como faz no pargrafo em que discorre sobre a ordenao do livro de versos, o mesmo no qual divaga acerca dum poema em que

19

Tudo se torna suspenso, disposio fragmentria com alternncia e contraposio, concorrendo para o ritmo total, o qual seria o poema calado, com brancos; somente traduzido, de alguma maneira, por cada pingente. (MALLARM, 2008, p. 158)

O trecho acima, com suas aluses fragmentao, contraposio e aos brancos, permite se pensar num dialogo com outro texto do autor, aquele que o poeta recomendou a no leitura, i.e, o famoso prefcio de Um Lance de dados, que, contrariando as recomendaes de Mallarm, entrou para Histria da Literatura como parte indissocivel do poema, assumindo uma importncia terica semelhante de Crise do Verso. nesse pequeno texto que se encontra a sntese dos pontos essenciais que levaram Mallarm a construo do seu poema-constelar como gostam de chamar os poetas concretos Um Lance de Dados, do qual sinto agora necessidade de reproduzir uma passagem antes de seguir com a discusso:

(MALLARM, 2002, p. 168-169)

20

Acima reproduz-se, em traduo de Haroldo de Campos, uma pgina malarmeana, ou seja, composta propriamente de duas folhas desdobradas, onde as palavras formam um todo e ao mesmo tempo se separam em dois grupos, direita e esquerda da prega central (2002, p. 178), como a descreve Augusto de Campos. Nela possvel encontrar quase tudo daquilo que os concretistas colocaram como pontos determinantes na experincia de Mallarm, para o que eles viam como o incio de uma superao do verso. No ensaio Poesia, Estrutura6, Augusto de Campos delimita esses pontos, justificando-os por meio de citaes ao prefcio de Mallarm a Um Lance de Dados, a saber: emprego de tipos diversos, disposio das linhas tipogrficas nas pginas, os brancos e o uso especial da pgina. Com exceo do ltimo, j explicado no pargrafo anterior, os outros trs pontos destacados merecem um esclarecimento, ainda que breve. O primeiro caso, diz respeito s diferenas entre os caracteres tipogrficos, que indicariam, de acordo com Mallarm, um motivo preponderante, um secundrio e outros adjacentes (2002, p. 151); o segundo ponto, muito em conformidade com o primeiro, estaria relacionado ao subir e descer da entonao, tal como numa pauta musical; por fim, os brancos, como declara o poeta: assumem importncia, agridem de incio; a versificao os exigiu, com o o silncio em derredor (2002, p. 151).
Como possvel notar, todos os aspectos de Um Lance de Dados, ressaltados por Augusto de Campos tem relao com o modo como Mallarm utiliza os recursos tipogrficos, o que deixa claro que o autor naquele momento (1955) j tendendo ao discurso de grupo, i.e, falava como um dos membros-fundadores do concretismo tinha a inteno de apresentar o poema de Mallarm como uma experincia alternativa ao verso.

Trata-se, frisamos, de uma utilizao funcional dos recursos tipogrficos, impotentes, no seu arranjo tradicional, para expressar a nova organizao do poema. A prpria pontuao se torna desnecessria, uma vez que o espao grfico a pontuao essencial, o elemento negativo de uma versificao estrutural que vem a fazer caducar o mero e linear verso-livre. (2002, p. 179)

Os ensaios Poesia, Estrutura e Poesia, Ideograma, de Augusto de Campos, podem ser encontrados no final da

coletnea Mallarm, que est referenciada neste trabalho.

21

Vale ainda dizer que Augusto de Campos coloca Mallarm como inventor de um novo processo de organizao potica, o qual poderia ser exprimido pela palavra estrutura, que o autor usa no sentindo gestaltiano, ou seja, de que o todo mais que a soma das partes, ou de que o todo algo qualitativamente diverso de cada componente, jamais podendo ser compreendido como mero fenmeno aditivo. (2002, p. 177). Dessa forma, Augusto de Campos, alm de convocar Mallarm para a luta concreta contra a organizao meramente linear e aditiva (2002, 178) da poesia em verso, tambm busca mostrar como esse poeta antecipou o mtodo, muito caro ao concretismo, da composio ideogrmica do poema. Talvez seja interessante dizer de passagem, que tal associao de Um Lance de Dados com o ideograma no ineditismo dos poetas concretos, isso porque, segundo Haroldo de Campos, o poeta Paul Valry j descrevia o poema como um spectacle ideographique dune crise ou aventure intellectuelle7 (VALERY apud CAMPOS, H. 187). Esse direcionamento do olhar para as experincias mallarmeanas, que os poetascrticos concretos lutaram para difundir, como algo que inevitavelmente convergiria para o Concretismo, foi, ao mesmo tempo, uma arma de divulgao e um modo de fundamentar a postura antiverso do grupo dentro duma determinada tradio literria. Aqui preciso abrir parnteses para ressaltar que no s os textos crticos dos poetas serviram como armas, mas tambm suas tradues, ou transcriaes, como preferem, esto impregnadas dessa atitude militante. Diante disso, no que diz respeito traduo de Un Coup de Ds, o texto Um lance de dados: Contrapontos Sinfonia Haroldiana, de lvaro Faleiros que possivelmente publicar uma nova traduo do poema , interessante para se refletir sobre como as ideias concretas interferem nas escolhas do tradutor. No artigo, Faleiros apresenta vrios exemplos do tom vanguardista e erudito que Haroldo de Campos adota, e que perme ia no s suas anlises, mas tambm suas escolhas tradutrias (2007, p. 18), e conclui que

a traduo haroldiana produz um texto ainda mais erudito e rebuscado do que o prprio texto mallarmeano, conhecido pela sua ambigidade e opacidade. Por fim, importante salientar que compreender as escolhas tradutrias de Haroldo de Campos e situar-se em relao a elas exige uma conscincia no que concerne a historicidade do traduzir. Para Haroldo de Campos, a traduo do poema deve ser criativa, potencializar as rupturas, sobretudo formais, que o texto a ser traduzido traz. Esse processo coerente com a
7

Um espetculo ideogrfico duma crise ou aventura intelectual. (trad. nossa)

22

esttica das vanguardas, das quais Haroldo de Campos, como um dos expoentes do concretismo, fez parte. (ibidem, p. 28)

Ter essa viso dos modos de proceder dos poetas concretos durante o perodo de militncia vanguardista, no significa descartar de todo a ligao das experincias concretas com as mallarmeanas, mas sim ponderar um discurso que inevitavelmente, pelo momento histrico em que foi produzido, est impregnado pela ideia de firmao do movimento. difcil mensurar, por exemplo, a relevncia de Um Lance de Dados para a poesia concreta, talvez a melhor maneira de fazer isso seja utilizando a hiperblica afirmao de Hugh Kenner, que os concretistas incorporaram aos seus discursos, a saber: the fragmenting of aesthetic idea into allotropic images, as first theorized by Mallarm, was a discovery whose importance for the artist corresponds to that of nuclear fission for the physicist.8 (2002, p. 178) Por fim, resgatando uma ideia j exposta alguns pargrafos acima, de que as vanguardas precisaram estabelecer, ou at mesmo criar, uma atmosfera de crise para justificar suas pretenses transformadoras, e que o Concretismo, enquanto movimento de vanguarda, tambm se valeu desse recurso. perfeitamente compreensvel o quase louvor destes poetas para com Mallarm, principalmente quando se pensa em Um Lance de Dados como o poema que dramatiza a crise na qual est em jogo o modo de existncia do verso, metonmia do gnero. (2010, p. 75), tal qual faz Marcos Siscar, no seu livro intitulado Poesia e Crise, no qual tambm ir afirmar: Se h uma crise(da comunicao, da poesia, da arte, da cultura), a obra de Mallarm no exatamente ou simplesmente o sintoma dela, mas sua formulao crtico-potica mais evidente. (2010, p. 85). Diante disso, pode-se enxergar facilmente o que levou os poetas concretos a tomarem Mallarm como um dos slogans com os quais sustentaram o movimento, e, por conseguinte, o discurso antiverso.

A fragmentao da ideia esttica em imagens alotrpicas, como primeiro teorizou Mallarm, foi uma descoberta cuja importncia para o artista corresponde aquela da fisso nuclear para o fsico. (traduo nossa)

23

3. CONCRETISMO: DO VERSO AO IDEOGRAMA

3.1 PAIDEUMA: UMA OBSESSO

O que foi exposto no captulo anterior j d um tom de como a Poesia Concreta se relaciona com a tradio literria. Sobre isso, interessante observar que mesmo sendo o Concretismo um movimento de vanguarda, no h um iconoclastismo absoluto dentro do programa concreto, mas antes um dilogo muito intenso com a tradio. certo, entretanto, que este dilogo com a tradio no significa uma aceitao passiva do cnone, isto porque, os poetas antes escolhem autores e/ou obras que sejam interessantes ao movimento, do que aceitam aquilo est posto. Esta ideia de tradio-seletiva est imbricada no conceito Poundiano de paideuma, o qual os poetas concretos costumam definir como:

A ordenao do conhecimento de sorte que o prximo homem (ou gerao) possa encontrar da maneira mais rpida a parte viva do mesmo, e gastar o menos tempo possvel com caminhos obsoletos a metodologia crtica, ttica ou expressa, que conduz obra de criao. (POUND, 1935, p. 5, apud CAMPOS et al, 2006, p. 43)

Ou como Haroldo de Campos, num dos manifestos de Poesia Concreta coloca:


PAIDEUMA elenco de autores culturmorfologicamente atuantes no momento histrico = 9 evoluo qualitativa da expresso potica e suas tticas: (2006, p. 74)

Haroldo continua esta passagem do manifesto, olho por olho a olho nu, elencando o nome, e as qualidades, dos autores que fariam parte do paideuma concreto, a saber:

POUND mtodo ideogrmico

Apesar da citao no possuir mais de trs linhas, optou-se por coloc-la em separata para se preservar, minimamente, as peculiaridades do texto de origem. Vale ressaltar que os poetas concretos costumam utilizar recursos prprios da sua poesia (espacializao, fragmentao, tipografia peculiar etc.) nos seus textos tericos, deste modo, sempre que isto ocorrer a citao ser feita em separada buscando-se a maior correspondncia possvel com o original.

24

lxico de essncias e medulas (definio precisa)

JOYCE mtodo de palimpsesto atomizao da linguagem (palavra-metfora)

CUMMINGS mtodo de pulverizao fontica (sintaxe espacial axiada no fonema) MALLARM mtodo prismogrfico (sintaxe espacial axiada nas subdivises prismticas da idia) (2006, p. 47)

O autor cita ainda as experincias Futuristas e Dadastas como relevantes para o paideuma, e alm desses, com o passar do tempo, outros nomes vo sendo agregados, tais como os de Apollinaire e Maiakovski, e os dos poetas brasileiros Oswald de Andrade, Joo Cabral de Melo Neto e, por fim, o do poeta romntico Sousndrade, que foi (re)descoberto pelo Grupo Noigandres10. Esse manejo da tradio literria ou, como afirma Pedro Lyra, esta obsesso de encontrar antecipaes assimilveis e legitimadoras no passado (1985, p. 140) por parte do poetas concretos, muitas vezes no bem vista pela crtica brasileira, que normalmente os acusam de manipuladores da histria literria. Um marcante exemplo desta crtica encontrase no polmico texto, Marco Histrico, de Roberto Schwarz, no qual o autor, ao comentar o poema Ps-Tudo, de Augusto de Campos, afirma que este o

ensimo exemplo de um procedimento-chave dos concretistas, sempre empenhados em armar a histria da literatura brasileira e ocidental de modo a culminar na obra deles mesmos, o que instala a confuso entre teoria e autopropaganda, alm de ser uma bobagem provinciana. (1987, p. 61)

De modo semelhante, porm menos agressivo, Paulo Franchetti, em Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta, tambm demonstra ter uma viso bastante

10

Noigandres nome da revista criada por Haroldo e Augusto de Campos e Dcio Pignatari, na qual eles publicaram os poemas e os textos crticos (os manifestos e outros) que lanaram o Concretismo. O ttulo da revista faz aluso a uma passagem do Canto XX, dOs Cantos, de Ezra Pound.

25

negativa deste proceder dos concretistas, e ao comentar um dos textos basilares do movimento, Poema, Ideograma, de Augusto de Campos, afirma que

No difcil perceber que, na busca de uma linha evolutiva que o conduza aonde quer chegar, Augusto vai percorrendo referncias e alijando do seu caminho tudo aquilo que perturbe sua trajetria, passando rapidamente da considerao de um autor de outro, de um momento literrio outro, sem uma argumentao que apresente as razes de seus julgamentos ou a possibilidade de tomar as obras desses autores como uma continuidade ou um conjunto possvel de sntese. Tudo se passa, no texto, como se a relao fosse dada pelo fato de serem considerados bons autores ou autores representativos da modernidade. (1993, p. 32)

Por fim, vale ressaltar a crtica de Pedro Lyra, que se diferencia das anteriores, por se preocupar, no com a manipulao da histria literria, mas sim com o fato de que o excesso de influncias pe em evidncia a falta de novidade do movimento.

o simples registro/reconhecimento das influncias e dos precursores j punha em xeque essa novidade, que acabaria restrita sistematizao que eles empreenderam desses elementos j trabalhados por outros poetas de outros pases em outra perspectiva (LYRA, 1985, p. 140, grifo nosso)

O comentrio de Lyra, apesar de ter algum grau de pertinncia, mostra-se perigoso, pois induz a crena de que poetas como Pound ou Mallarm j faziam poesia concreta, quando na verdade esses artistas possuem produes muito ligadas ao verso e nunca apregoaram uma superao deste por meio da visualidade. Talvez o que levou Pedro Lyra a construir tal ideia tenha sido uma reflexo muito intrnseca sobre os dizeres dos textos concretos e pouco ocupada em confront-los com os procedimentos reais dos autores citados e aqui so inegveis os perigos da propaganda, ou militncia, dos textos concretistas. Os outros crticos citados pecam principalmente por exigirem dos textos-manifestos de um movimento de vanguarda, o mesmo que exigiriam de textos acadmicos de Teoria ou Histria Literria, alm disso e agora refiro-me especialmente a crtica de Schwarz parecem mais preocupados em atacar o movimento, ou, mais precisamente, os integrantes deste, do que refletir de forma lcida sobre seus procedimentos.

26

A Histria da Literatura criada pelos poetas concretos , antes de qualquer coisa, a histria daquilo que interessa (seja como legitimador ou influncia direta) ao movimento, os poetas, ao escreverem sobre o Concretismo, no buscam proceder como crticos ou tericos de Literatura e, se por acaso, em alguns momentos, assim do a entender, trata-se de simples pastiche servindo como mais uma arma, dentre tantas outras, na guerrilha vanguardista. Diante disso, o paideuma pode ser visto como uma tentativa dos poetas concretos de arquitetar uma histria do verso, ou melhor, uma histria da poesia na qual o verso, gradativamente, sofre uma perda de importncia por conta dos inmeros golpes dados por poetas que no se conformavam com as fronteiras rtmico-formais deste elemento potico. Com isso, eles construram uma histria da literatura em que a evoluo tcnica torna-se o principal critrio definidor de quem entra, ou sai, dela: muito prximo e esta uma aproximao buscada e ressaltada pelos poetas do que ocorre no cenrio das artes plsticas e da msica. Ainda sobre a questo do paideuma, creio ser interessante expor pelo menos uma opinio crtica menos taxativa do que as citadas anteriormente, deste modo, o comentrio abaixo, de Gonzalo Aguilar, no seu Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, parece atender bem a tal objetivo.

Com esse conceito (paideuma = aqueles dos quais se pode aprender), armaram um repertrio que, sem recorrer ao cnone vanguardista, diferia claramente do elenco de autores habituais. Os escritores do paideuma esto nas margens: nem Mallarm nem Joyce podem ser considerados vanguardistas integrais, embora de suas poticas possam derivar-se prticas de vanguarda. Ademais, a escolha no se baseia tanto em autores (em suas trajetrias, em suas intervenes culturais), como em obras (Cantares, de Pound, Un Coup de Ds, de Mallarm, Finnegans Wake, de Joyce). Desse modo, os jovens poetas selecionaram uma srie de textos sobre os quais projetaram um critrio de vanguardismo artstico, sem que isso os obrigasse a se comprometer com os movimentos de vanguarda de princpios do sculo. (2005, p. 171)

Aps essa reflexo acerca do paideuma, para finalizar este tpico sobre tradio e Poesia Concreta, dois pontos ainda devem ser abordados: o dilogo com a msica e a pintura concreta e o confronto com a poesia brasileira da poca (a gerao de 45). A relao do Concretismo com msica e a pintura Concreta, apesar de muitas vezes ser negligenciada pela crtica, est presente de forma explcita desde o princpio do movimento. A prpria denominao Poesia Concreta, cunhada pela primeira vez por Augusto de Campos num texto de mesmo nome, advm desta relao, como demonstra o

27

poeta: Em sincronizao com a terminologia adotada pelas artes visuais e, at certo ponto, pela msica de vanguarda (concretismo, msica concreta), diria eu que h uma poesia concreta. (CAMPOS et al, 2006, p. 55), e diante disso, j prenuncia a tendncia plstica desta poesia: Concreta no sentido em que, posta de lado as pretenses figurativas da expresso (o que no quer dizer: posto margem o significado), as palavras nessa poesia atuam como objetos autnomos. (2006, p. 55). De acordo com Ferreira Gullar (que, diga-se de passagem, teve participao no movimento de Poesia Concreta), em Etapas da Arte Contempornea,

A expresso arte concreta parece ter sido cunhada por Theo Van Deosburg, em 1930, mas no com o propsito de iniciar um movimento esttico. O intuito de Van Doesburg era dar o que considerava ser o nome exato a uma arte que se tinha desprendido totalmente da imitao da natureza. (1985, p. 207)

Ainda segundo Gullar, esta denominao foi uma tentativa de redefinio da pintura figurativa, e ela j era utilizada por artistas como Arp e Kandinsky ainda numa poca em que Arte Abstrata e Arte Concreta no eram to diferenciadas. Entretanto, esta diferenciao surgiria de forma mais precisa em 1936, quando o Max Bill considerado por alguns como o pai da Arte Concreta emprega a expresso arte concreta para designar uma arte construda objetivamente e em estreita ligao com problemas matemticos. (GULLAR, 1985, p. 208). Continuando sua reflexo sobre este assunto, Ferreira Gullar, faz a seguinte sntese:

a arte concreta no resultou de uma atitude simples em face da arte contempornea, no foi tampouco a mera reao de um grupo de artistas determinada tendncia esttica dominante. Trata-se, de fato, de uma atitude que se insere numa viso geral dos problemas artsticos modernos, numa espcie de filosofia da arte, que se esboa inicialmente no pensamento do grupo De Stijl e, mais completamente, no manifesto da Bauhaus. Essa atitude implica, portanto, de um lado, uma compreenso da atividade artstica como intimamente ligada aos novos meios de produo, s novas tcnicas e noes cientficas. Ao contrrio das tendncias individualistas ou niilistas da arte contempornea expressionismo, dadasmo, surrealismo, tachismo , a arte concreta deriva de um compromisso com a poca moderna, com a sociedade industrial, dentro da qual o planejamento, o conhecimento terico e a diviso do trabalho contam como fatores relevantes. Do movimento De Stijl e particularmente de Mondrian, a arte concreta herdou algumas idias crticas bsicas a cerca da linguagem da

28

pintura. Da Bauhaus, a viso social da arte, o ideal de integrao da arte na cidade, na vida coletiva, e ao mesmo tempo certo sentido experimentalista implcito no ensino bauhausiano. (1985, p. 231)

O parntesis aberto nos pargrafos anteriores a fim de abordar, ainda que muito sucintamente, a arte concreta de um modo geral, serve para ressaltar alguns pontos de confluncia desta com a poesia concreta, tais como a ideia de uma arte que parece totalmente desprendida da imitao da natureza e a proposta de Max Bill para uma arte construda matematicamente. No vem ao caso demonstrar todos os pontos de conformidade entre poesia e pintura concreta, pois isso muito se afastaria dos objetivos do presente trabalho, entretanto, pertinente ressaltar que alm da simples denominao do movimento, os procedimentos da arte concreta foram valiosos, principalmente na chamada fase matemtica (ou ortodoxa), para a construo dos poemas concretos, tanto que no seu manifesto, Haroldo de Campos fez questo de salientar o parentesco.

POESIA CONCRETA = poesia posicionada no mirante culturmorfolgico ao lado da PINTURA CONCRETA MSICA CONCRETA (2006, p. 75)

Esta discusso sobre arte concreta pode servir de ensejo para se comentar o confronto entre os poetas concretos e os da chamada Gerao de 45, digo isto porque, de modo anlogo ao embate ocorrido na pintura entre o subjetivismo da arte abstrata e o objetivismo da concreta, na literatura, os poetas do grupo Noigandres combatiam a morosidade e o lirismo comedido e subjetivista dos seus contemporneos, ou, de alguma forma, antecessores imediatos. Tal combate palavra de ordem em algumas passagens dos manifestos11 do concretismo, como em: contra uma poesia de expresso, subjetiva e hedonstica. (CAMPOS et al., p. 218) A contestao dos poetas concretos poesia produzida pela Gerao de 45 est baseada numa viso dos modos de proceder dos poetas da poca que, irnica, ou
11

Em Teoria da Poesia Concreta, apenas trs textos so classificados como manifestos, a saber: nova poesia: concreta, de Dcio Pignatari; poesia concreta, de Augusto de Campos e olho por olho a olho nu, de Haroldo de Campos. Alm desses, importante chamar ateno para famoso plano-piloto para a poesia concreta, assinado pelos trs integrantes do grupo. Este texto no classificado como manifesto no livro em questo, entretanto, seu carter de manifesto indiscutvel, principalmente por se r formado por vrios trechos dos manifestos oficiais.

29

paradoxalmente, j estava sendo criticado pelo maior expoente dessa gerao, i.e, Joo Cabral de Melo Neto, que no Congresso Internacional de Escritores e Encontros Intelectuais, em 1954, discursa sobre A Funo da Poesia Moderna e, voltando-se para a situao da poesia brasileira da poca, aponta alguns problemas que mais tarde estariam no centro do debate entre Concretismo e Gerao de 45.

No plano dos tipos poemticos, tudo o que os poetas contemporneos objetivaram foi o chamado poema moderno, esse hbrido de monlogo interior e declarao de princpios, de balbucio e hermenutica filosfica, monotonamente linear e sem estrutura discursiva ou desenvolvimento meldico, escrito quase sempre na primeira pessoa e usado indiferentemente para qualquer espcie de mensagem que o seu autor pretenda enviar. Mas esse tipo de poema no foi obtido atravs de nenhuma considerao acerca de sua possvel funo social de comunicao. O poeta contemporneo chegou passivamente, por inrcia, simplesmente por no ter cogitado do assunto. Esse tipo de poema a prpria ausncia de construo e organizao, o simples acmulo de material potico, rico, verdade, em seu tratamento do verso, da imagem e da palavra, mas atirado desordenadamente numa caixa de depsito. (CABRAL, 1957 apud BRASIL, 1975, p. 73)

As palavras de Cabral poderiam estar, sem problemas, em qualquer um dos textos crticos dos poetas concretos, isto porque, afiguram de modo preciso as censuras destes poetas ao lirismo annimo e andino, o amor s formas fixas do vago, que explica, em muitos casos, a redescoberta do soneto guisa de dernier cri (2006, p. 45), como coloca Haroldo de Campos, em poesia e paraso perdido. E certamente isto que leva Paulo Franchetti a afirmar que as preocupaes de Joo Cabral j tinham encontrado uma resposta programtica de grande envergadura e radical (2007, p. 258) quando os Anais do Congresso foram, em 1957, publicados. Resposta esta centrada no programa da poesia concreta, que fora lanado em 1956, e sobre o qual o prximo tpico deter-se-.

3.2 MOVIMENTO, PROGRAMA

A conhecida postura modernista do no sabemos o que queremos, mas sabemos o que no queremos!, parece ter sido substituda, no Concretismo, por um sabemos o que queremos e o que no queremos!. O movimento brasileiro de poesia concreta foi programtico, quase que matematicamente calculado: os poetas do Grupo Noigandres

30

fizeram questo de demonstrar ter total conscincia daquilo que estavam fazendo, para tanto, alm de praticarem a poesia, ocupavam-se em divulgar suas ideias por meio de inmeros textos crticos tentando explicar o que seria a poesia concreta. Pensando nisso, creio que nenhum trabalho sobre o Concretismo pode estar completo sem a voz-crtica dos membros do grupo, at mesmo porque, durante anos, eles foram os nicos responsveis por discutirem suas prprias propostas.12

(PIGNATARI, 2004, p. 100)

O poema acima, de Dcio Pignatari, alm de ilustrar o exposto no pargrafo anterior, tambm serve para demarcar o incio da exposio das vozes de maneira mais direta do que vinha sendo feita at ento dos poetas do Grupo Noigandres neste trabalho. A escolha do trio concreto (os irmos Campos e Dcio Pignatari) como porta-vozes do movimento vai na esteira da ideia de que a histria da Poesia Concreta principalmente a histria daquele grupo de poetas da revista Noigandres (2007, p. 265), como defende Franchetti, a qual justifica-se pelo fato de que foram eles os principais articuladores do movimento, os que assinaram os manifestos e os que j esto cristalizados na histria da literatura brasileira como os poetas concretos. Entretanto, no se pretende com isso defender que os trs foram os nicos a praticarem poesia concreta no Brasil, at mesmo
12

Algo que pode confirmar esta afirmativa o fato de que a dissertao de mestrado, Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta, do professor Paulo Franchetti, escrita em 1981, ou seja, mais de vinte anos depois do incio do movimento concreto, pode ser considerada como um documento histrico justamente por causa do pioneirismo nos estudos sobre o Grupo Noigandres.

31

porque isso seria negar a existncia de importantes nomes13 que, com sua produo potica, serviram para a consolidao do movimento. Feita estas consideraes, acredito que uma ltima ainda seja necessria, no que diz respeito delimitao do assunto, isto porque, apesar de ser possvel encontrar diversos pontos passveis de discusso dentro do programa da poesia concreta, o que aqui se pretende perpetrar um recorte mais preciso possvel daquilo que explicita a postura antiverso do movimento, sem, vale frisar, fazer julgamentos quanto validade e/ou aplicabilidade das propostas do grupo. Diante disso, dois textos de Augusto de Campos, Poesia, Estrutura e Poesia, Ideograma, que datam de 1955 portanto so anteriores ao marco inicial, 1956, do movimento propriamente dito mostram-se pertinentes, uma vez que assinalam algo no sentido daquilo que depois seria sintetizado, ou sistematizado, no Concretismo, i.e, uma postura vanguardista cuja uma das principais bandeiras seria a superao do arcaico verso. Nesses ensaios, partindo de Un Coup de Ds, Augusto apresenta uma profuso de artistas14 ( o incio da formao do paideuma), nos quais rastreia linhas de foras comuns que estariam apontando para uma nova realidade potica (2002, 177), marcada por uma contraposio organizao meramente linear e aditiva tradicional (...) que repele o lento e montono silogismo, consagrando o dinamismo do processo de associao de imagens. (2002, p. 178). Quando Augusto de Campos fala em organizao meramente linear e aditiva tradicional, por mais que se refira a um fenmeno que percebe em vrias artes, no descabido fazer a correspondncia com o verso, muito pelo contrrio, o autor parece mesmo querer induzir o leitor a esta interpretao, uma vez que, antes de lanar a sentena, especula acerca da existncia duma nova realidade potica. As citaes so do texto Poesia, Estrutura, que possui uma relao muito prxima com Poesia, Ideograma tanto que posteriormente, em 1956, seriam reformulados e agrupados num nico ensaio, denominado pontos-periferia-poesia concreta , neste segundo, o autor procede quase que do mesmo modo que no anterior, e aps apresentar vrias experincias de diversos artistas, todas mais ou menos orbitando entorno da questo do ideograma, chega seguinte concluso:

13

Dentre os que de alguma forma praticaram poesia concreta nos anos de atividade do movimento, merecem destaques: Ferreira Gullar, Ronaldo Azeredo, Wladimir Dias Pino, Jos Lino Grnewald e Pedro Xisto. 14 No texto so mencionados os nomes dos escritores: Mallarm, Apollinaire, Joyce, Pound, e. e. cummings, Marinetti e Yeats; dos compositores: Shoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen e Michel Fano; e do cineasta Eisenstain.

32

A verdade que as subdivises prismticas da Idia de Mallarm, o mtodo ideogrmico de Pound, a simultaneidade joyciana e a mmica verbal de cummings convergem para um novo conceito de composio uma cincia de arqutipos e estruturas; para um novo conceito de forma uma ORGANOFORMA onde noes tradicionais como incio, meio, fim, silogismo, tendem a desaparecer diante da idia potico-gestaltiana, potico-musical, potico-ideogrmica de ESTRUTURA. (2002, p. 186)

Nessa citao, o autor mais uma vez generalizante, mas, tal como em Poesia, Estrutura deixa margens para se pensar no discurso antiverso. Uma boa maneira de se entender o que h de antiverso no trecho em questo, fazendo a comparao entre a verso apresentada acima, e sua reformulao, abaixo:

A verdade que as subdivises prismticas da Idia de Mallarm, o mtodo ideogrmico de Pound, a apresentao verbicovisual joyciana e a mmica verbal de cummings convergem para um novo conceito de composio, para uma nova teoria de forma uma organoforma onde noes tradicionais como princpio-meio-fim, silogismo, verso tendem a desaparecer e ser superadas por uma organizao potico-gestaltiana, potico-musical, potico-ideogrmica da estrutura: POESIA CONCRETA. (CAMPOS et al., 2006, p. 186, grifo nosso)

As modificaes no pargrafo podem parecer poucas e pontuais, entretanto, so muito significativas, pois acabam com a generalizao da proposio anterior, revelando que autor agora tem um norte bem definido: a poesia concreta. Logicamente essas alteraes no foram feitas por acaso, e so perfeitamente explicveis pelo momento histrico, uma vez que a primeira verso do texto data de um perodo em que o movimento de poesia concreta ainda no estava totalmente articulado, logo, no havia necessidade de se salientar coisas como verso, superao e, muito menos, Poesia Concreta. Sem dvida estes textos, apesar das inevitveis crticas como a de Franchetti questionando a linha evolutiva que desembocaria no concretismo, citada no tpico anterior , so importantes documentos da Literatura Brasileira, visto que marcam o incio das articulaes programticas do movimento de poesia concreta. Posteriormente a eles, no perodo dos manifestos propriamente ditos, o discurso antiverso ser uma constante; o manifesto assinado por Dcio Pignatari, por exemplo, inicia-se da seguinte forma:

33

o verso: crise. obriga o leitor de manchetes (simultaneidade) a uma atitude postia. no consegue se libertar dos liames lgicos da linguagem: ao tentar faz-lo, discursa adjetivos. no d mais conta do espao como condio de nova realidade rtmica, utilizando-o apenas como veculo passivo, lombar, e no como elemento relacional de estrutura. antieconmico, no se concentra, no se comunica rapidamente. destruiu-se na dialtica da necessidade e uso histricos. este apenas o golpe de misericrdia da conscincia crtica: o primeiro j fora dado, de fato, por Mallarm, h sessenta anos atrs - un coup de ds. (CAMPOS et al., 2006, p. 67)

A fala de Dcio Pignatari interessante por trazer um dado novo para justificao da crise do verso: a questo da cultura de massa. Desta forma, o proposto por Dcio tenciona com o discurso de Augusto de Campos, na medida em que este procura explicar a necessidade de superao do verso baseando-se numa evoluo de formas que ocorrera dentro da arte erudita, enquanto aquele ancora-se na ideia duma suposta inadaptao do homem moderno j muito afeito aos mltiplos estmulos da mass media s exigncias do verso tradicional, logo, a superao deste deve vir por meio da assimilao de recursos empregados pela indstria, pela propaganda, pela mdia etc. Essa tenso, ou mesmo contradio, ser uma forte marca do Concretismo, e ela que legitima o comentrio do professor Paulo Franchetti quando diz que o poema concreto produzido como se fosse um produto industrial; ao mesmo tempo deve ser lido como se fosse herdeiro erudito da principal linha evolutiva da literatura ocidental. (2007, p. 264). Os dois outros manifestos, poesia concreta e olho por olho a olho nu, pouco acrescentam ao que j foi exposto at ento. No de Augusto de Campos, a abordagem, no que diz respeito ao verso, muito semelhante quela dos seus primeiros textos, a diferena apenas que ele enfatiza que o seu discurso antiverso aplica-se tambm ao verso livre e que a sada para a crise do verso estaria no ideograma. Seguem os pontos do manifesto em que o poeta discorre sobre essas questes:

mallarm (un coup de ds - 1897), joyce (finnegans wake), Pound (cantos ideograma), cummings e, num segundo plano, apollinaire (calligrammes) e as tentativas experimentais futuristas-dadastas esto da raiz do procedimento potico, que tende a impor-se organizao convencional cuja unidade formal o verso (livre inclusive). o poema concreto ou ideograma passa a ser um campo relacional de funes.

34

o ncleo potico posto em evidncia no mais pelo encadeamento sucessivo e linear dos versos, mas por um sistema de relaes e equilbrios entre quaisquer partes do poema. (op. cit., p. 72)

O manifesto assinado por Haroldo de Campos o nico que no apresenta de maneira explcita a postura antiverso dos anteriores, entretanto, aps um conhecimento das linhas de fora que regem o movimento, no difcil notar que o discurso duma crise de versos faz-se presente em sentenas como:

LOGO: falidos os meios tradicionais de ataque ao OBJETO (lngua de uso cotidiano ou de conveno literria) um(a) novo(a) meio(lngua) medula desse OBJETO (2006, p. 73) de ataque direto

Todos esses recortes, no presente tpico, servem como amostras dos postulados concretos sobre a questo da falncia, crise, morte etc. do verso, contudo, o mais valioso destas ideias no o que foi dito sobre o verso, mas sim a maneira como os poetas iro buscar solues para estes discursos, i.e, como a poesia ir responder aos postulados. Como possvel notar, sempre em paralelo constatao de que o verso est falido, os poetas concretos tentam apresentar na realidade apenas citam solues de substituio deste elemento, e neste momento que a questo do ideograma salta aos olhos, contudo, como esta uma discusso um pouco mais complexa do que parece, uma nova seo torna-se necessria para se discorrer sobre tal assunto.

35

3.3 IDEOGRAMA & TCNICA IDEOGRAMTICA

Um aspecto no mnimo curioso acerca da crtica existente sobre o Concretismo o tratamento, geralmente, superficial que dado ao tema da relao entre ideograma e poesia, que chegou ao Brasil justamente por conta desse movimento, e que no raras vezes coloca esta como uma das questes centrais para a compreenso da poesia concreta. Em nenhum dos livros especficos sobre poesia concreta consultados para este trabalho, por exemplo, a questo dos ideogramas discutida de maneira que rompa as barreiras da mera citao, mesmo num livro bastante completo, como o Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar, que inclusive mostra o movimento sobre vrios ngulos, nas pginas dedicadas especificamente ao assunto em questo, no vai muito alm daquilo que os prprios poetas concretos j haviam exposto nos seus textos e em nenhum momento o autor dedica-se a explicar o ideograma em si. A realidade que a maioria dos crticos simplesmente apresentam o ideograma como um termo dado. Frente a isso, acredito que as nicas publicaes nacionais que possam jogar um pouco de luz, possibilitando uma pesquisa mais detalhada sobre esta questo dos ideogramas chineses (vale destacar, para que no se confunda com os japoneses) associados poesia, sejam as de Ideograma: Lgica, Poesia, Linguagem e as do Abc da Literatura, ambas, diga-se de passagem, organizadas por membros do Grupo Noigandres: o primeiro por Haroldo de Campos, e o segundo, por Augusto de Campos. Entre os dois livros, o organizado por Haroldo de longe o mais relevante (e revelador) sobre o tema, principalmente por conter o ensaio que foi a pedra fundamental para que Pound, e consequentemente, os poetas concretos, formulassem suas hipteses; refiro-me ao The Chinese Written Character as a Medium for Poetry (Os Caracteres da Escrita Chinesa como Instrumento para a Poesia), do filsofo e orientalista norte-americano, Ernest Fenollosa. Para se compreender como Fenollosa, Pound e os poetas concretos relacionaram os ideogramas chineses com a construo potica, torna-se necessrio uma noo, pelo menos bsica, de como estes so construdos, para que com isso se possa conhecer suas caractersticas intrnsecas, ignoradas pela maioria daqueles, como ns, que esto acostumados com as lnguas alfabticas. Pensando nisso, creio ser interessante abrir um parntesis a fim de apresentar alguns aspectos do ideograma chins em si. Para tanto, um bom modo de se comear talvez seja apresentando os quatro pontos principais na constituio de um caractere chins, os quais, segundo Yu-Kuang Chu, em Interao entre Linguagem e Pensamento em Chins, so:

36

Representao pictural Diagramao da idia Evocao por sugesto Combinao de radicais

O primeiro ponto destacado diz respeito aqueles ideogramas cuja ligao com a imagem do objeto representado ainda muito forte, i.e, o caractere como se fosse uma pintura esquemtica da coisa, tal como ocorre com os ideogramas de montanha (figura abaixo), porta, rvore etc.
15

O segundo ponto corresponde a uma espcie de alternativa pictural para representar aquilo que no pode ser representado, explico-me: imagine como poderamos desenhar a quantidade numrica um? Acredito que todos acham a misso um tanto quanto impossvel, no? Contudo, para representar aquilo que no tem correspondente na natureza, que pura abstrao, os chineses recorreram diagramao da idia, como notvel nos exemplo dos ideogramas de acima e abaixo.

15

Todos os ideogramas presentes neste trabalho foram retirados do livro Ideograma: Lgica, Poesia, Linguagem. Nos exemplos 1, 2 e 4, tem-se os ideogramas nas suas formas primitivas ( esquerda) e nas suas formas atuais ( direita).

37

No terceiro princpio, o da sugesto, dois caracteres so colocados juntos para sugerir uma terceira coisa, da a famosa frase de Fenollosa, muito explorada pelos poetas do movimento concreto, sobre a escrita chinesa: Nesse processo de compor, duas coisas que se somam no produzem uma terceira, mas sugerem uma relao fundamental entre ambas (2000, p. 116). Este princpio costuma ser exemplificado, pelos concretistas, com o ideograma de Brilho, o qual composto pela juno dos caracteres de Sol e Lua, no entanto, aqui, at para fugir um pouco dum exemplo j muito citado, uso o ideograma de lealdade, que creio servir to bem quanto o de brilho, para o exemplo em questo, segue:

O ltimo ponto, chamado neste trabalho, didtica e esquematicamente, de combinao de radicais, definido por Yu-Kuang Chu como uma combinao de um elemento significativo com um elemento fontico (2000, p. 210). Os ideogramas formados desse modo se assemelham com a nossa construo de palavras, na qual ligamos morfemas a um radial. Como exemplo deste princpio, tem-se o ideograma de oceano, que formado pelo caractere de gua (funcionando como um radical ou parte semntica) mais o de ovelha, que apenas indica a pronncia da palavra.

A representao pictural e a evocao por sugesto foram as caractersticas que mais chamaram ateno de Fenollosa e Pound, visto que foi nessas que encontraram a metfora visual que lhes permitiu uma associao da escrita chinesa com a poesia. Entretanto, esta supervalorizao do aspecto pictrico dos ideogramas foi alvo de duras crticas dos sinlogos, pois estes afirmam que a maioria dos caracteres da escrita chinesa so formados por combinao de radicais, logo, a metfora visual quase inexistente e a

38

escrita chinesa seria to arbitrria quanto as alfabticas; estes estudiosos ressaltam ainda que, mesmo diante de ideogramas com carter mais pictrico, o falante nativo do chins no tem noo desta metfora visual e v, no dia a dia, sua escrita de modo semelhante como vemos a nossa, i.e, como signos arbitrrios. Sem entrar no mrito da discusso que encerra o pargrafo anterior, at mesmo porque no ambio deste trabalho solucionar questes de lingustica chinesa, mas sim, apresentar, e se possvel esclarecer, aquilo que Fenollosa e Pound acreditaram ser interessante para a criao potica partindo dos ideogramas chineses, ou melhor, partindo da viso deles desta escrita, portanto, com essa viso, errada ou no, que devemos lidar para entender de forma satisfatria o que, daqui por diante, chamar-se-, bem a gosto dos poetas concretos, de tcnica ideogramtica. Alguns conceitos de poesia, em especial os modernos, colaboram para o desenvolvimento da ideia da produo de poemas ideogramticos. Um destes o de funo potica, a qual foi definida por Roman Jakobson como aquela que visa por em evidncia o carter palpvel do signo, diante disto, uma das preocupaes principais do poeta deve ser com a materialidade da palavra. Esta valorizao do que h de palpvel no signo, muito lembra a questo pictural dos ideogramas, logo, acredito ser aceitvel coloc-la como uma primeira justificativa para o desenvolvimento de poemas marcados (de maneira intencional ou no) por um recurso tpico da construo dos ideogramas chineses; tal como fez, em muitos poemas que compem sua obra, o poeta norte-americano, e. e. cummings, que, nas palavras de Augusto de Campos: Introjeta num idioma moderno ocidental, como o ingls, procedimentos derivados do ideograma chins (a figuralidade de origem pictogrfica e o pensamento por analogia) (2011, p. 14).

39

O poema16 acima, de e. e. cummings, pertinente por aquilo que j foi dito, mas tambm por nos remeter a mais uma ideia que corrobora, ou at mesmo abaliza, a tcnica ideogramtica, i.e, o conceito, muito caro aos japoneses (vide os famosos haikais), de poesia como linguagem sinttica e condensada. E como defensor desta teoria, so pertinentes as palavras de Ezra Pound, que define a poesia, no seu ABC da Literatura, como a mais condensada forma de expresso verbal. (2006, p. 40). Para alcanar a condensao mencionada no pargrafo anterior, e. e. cummings vale-se dum recurso, dentre outros, de montagem paralela, tcnica que o cineasta Eiseinstain definiu como prpria do cinema, mas que ser vastamente utilizada na poesia que tende ao ideograma. Contudo, no de todo correto pensar que o recurso da montagem foi um emprstimo do cinema poesia, visto que muitas das concluses sobre esta tcnica o cineasta chegou ao estudar os haikais e os ideogramas japoneses17. Dentro da Teoria Literria, as reflexes dos Formalistas Russos em certos momentos bastante apreciadas pelos poetas concretos quanto lngua potica em oposio lngua do cotidiano muito podem acrescentar a discusso desenvolvida at o momento, sendo postas num dilogo com a questo dos ideogramas. Nesta conversa, o ponto central deve ser o da significao de lngua potica para o formalismo, a qual Eikhenbaum defende afirmando que

a lngua potica no unicamente uma lngua de imagens e que os sons do verso no so somente os elementos de uma harmonia exterior, que no s acompanha o sentido, mas que eles prprios tm uma significao autnoma. (1976, p. 11)

Partindo do exposto acima, conclui-se que os formalistas viam a lngua potica, ou a linguagem literria, como motivada (no arbitrria), autotlica (e no linear), autorreferencial (e no utilitria) (2010, p. 40); da forma que resumiu Antoine Compagnion ao falar desta corrente. Todas estas caractersticas citadas podem ser encontradas nos ideogramas chineses lembrando sempre que isso de acordo com o modo como Fenollosa e Pound encararam esta lngua. No caso da no arbitrariedade do signo, um bom

16

A traduo de Augusto de Campos e pode ser encontrada em e. e. cummings Poem(a)s (Ed. Unicamp, 2011, p. 145) 17 Os ideogramas japoneses no so exatamente iguais aos chineses, entretanto, como esta lngua deu origem aquela, natural que algumas semelhanas.

40

exemplo pode ser visto no poema Tema A, de Max Martins, no qual o autor, valendo-se da metapoesia, discute justamente esta eterna luta do poeta contra a arbitrariedade do signo, como ntido nos versos finais (bastante ideogrficos, diga-se de passagem) do poema em questo:

acordo ao peso do signo imenso pndulo p e n s o que a lua de sangue espreme espraia mar de plos gosma (2001, p. 337)

Todas estas questes os poetas concretos ambicionaram aglutinar nas suas produes poticas, principalmente por enxergarem nos poemas ideogrmicos uma boa alternativa ao verso, ou seja, a tcnica ideogramtica seria a forma de converter o discurso terico do antiverso, numa prtica de poesia. Deste ponto de vista, o posto por Aguilar mesmo com as ressalvas feitas no pargrafo inicial preciso: o ideograma foi um termo que sintetizou, com diferentes inflexes, os mtodos de composio que os poetas concretos utilizaram durante os anos em que atuaram como grupo de vanguarda. (2005, p. 231) Dentro do movimento, o enfoque na questo do ideograma sempre foi de suma importncia, tanto que nos manifestos dos poetas possvel encontrar afirmaes como de Augusto de Campos, citadas no tpico anterior, que apresenta o poema concreto como termo equivalente a ideograma. Haroldo de Campos procede de modo anlogo a este quando, em olho por olho a olho nu, aponta o poema concreto como uma

41

composio de elementos bsicos da linguagem, organizados ticoacusticamente no espao grfico por fatores de proximidade e semelhana, como uma espcie de ideograma para uma dada emoo, visando apresentao direta presentificao do objeto. (2006., p. 75, grifo nosso)

Entretanto, acredita-se que s com os poemas da fase matemtica18 que os poetas conseguiram alcanar uma equivalncia total entre ideograma e poema (AGUILAR, 2005, 195). Os poemas desta fase so os mais caractersticos do concretismo, eles so marcantes pela fora visual: todos tendem forma da quadrcula aqui vale lembrar as influncias da pintura concreta , buscam a simultaneidade, o despojamento da sintaxe e a presentificao da coisa, do objeto, do assunto tratado, tal qual o ideograma o faz. Gonzalo Aguilar, ao comentar o poema Cristal, de Haroldo de Campos, afirma algo que pode facilmente ser aplicado a grande maioria, se no a todos os poemas desta fase, a saber:

Trata-se de um ideograma como queria Pound mas despojado da idia de metfora ou de trama linear. como o espao mallarmeano, porm, regulado segundo os princpios da Gestalt e da geometria. No h, nesse poema, nenhuma metfora: a forma se expe a si mesma como materialidade organizada ou ordenada segundo os preceitos da poesia concreta. (2005, p. 196)

A fim de salientar ainda mais toda essa produo potica concreta caracterizada pela tentativa, por meio da tcnica ideogramtica, de rompimento com a lgica-linear do verso em favor da analogia-sinttica do ideograma, seguem abaixo alguns poemas, ou ideogramas, desta chamada fase ortodoxa do movimento.

18

O Concretismo normalmente dividido em trs momentos: fase orgnica, fase matemtica e fase do salto participante.

42

(CAMPOS, H., 1976, p. 118)

(PIGNATARI, 2004, p. 126)

(RONALDO AZEREDO)

43

(CAMPOS, A., 2001 p. 103)

3.4 FIM DAS UTOPIAS

Posteriormente a essa fase de produo matemtica, dos poemas ideogrmicos que encerram o tpico anterior, da chamada fase ortodoxa, a poesia concreta prepara-se para encenar o ltimo ato da sua pea, i.e, prepara-se para dar o que Dcio Pignatari chamou de salto da ona, que nada mais do que o salto para a participao poltica, para a poesia engajada.

A ona vai dar o pulo. At onde pular para trs, para o xito do verso? Ou conseguir levantar a maldio sartriana, o suficiente, pelo menos, para prenunciar o fim da poesia contempornea (e esse pode ser o grande desafio ao seu poder de inveno)? A poesia concreta vai dar, s tem de dar, o pulo conteudstico-semntico-participante. Quando e quem no se sabe. Nem ser percebido, numa sociedade onde a poesia, sobre ser gratuita, clandestina. De qualquer forma, preciso jogar os dados novamente. O projeto coletivo tambm no tempo. (PIGNATARI, 2004, p. 117)

O salto participante o momento do Concretismo que mais facilmente pode ser justificado com base no contexto histrico-social, isto porque representa claramente uma tomada de posio diante das tenses polticas no Brasil dos anos de 1960. Isto no quer dizer, contudo, que a poesia concreta anterior a este perodo esteve isenta das influncias

44

sociais; muito pelo contrrio, pode ser at esclarecedor observar, por exemplo, o quanto o movimento de poesia concreta fruto de um momento extremamente favorvel s utopias, uma vez que nasce justamente na poca do Brasil dos 50 anos em 5, i.e, o Brasil marcado pelo desenvolvimentismo do governo de Juscelino Kubitschek, que o prprio Haroldo de Campos, mais tarde, reflete como sendo este perodo um dos raros de plenitude democrtica que foram dados viver minha gerao. (1997, p. 267). Todo esse clima de desenvolvimento e liberdade no contexto social no passou sem deixar marcas no movimento: no toa que o manifesto mais conhecido do grupo chama-se Plano-Piloto da Poesia Concreta, numa explicita aluso ao Plano-Piloto de Braslia, o maior smbolo do desenvolvimentismo. Vale lembrar ainda, que os anos do governo JK representaram o pice dum processo de modernizao brasileiro que j vinha ocorrendo desde o Estado Novo (1930 - 1945), marcado por muitos pontos favorveis a difuso da literatura (vide o grande boom que foi o chamado Romance de 30) e da cultura erudita dum modo geral, isto graas s inmeras transformaes pelas quais o Brasil estava passando, tais como: melhoria na educao, reduo do analfabetismo, aumento do pblico leitor e da produo de livros, criao de rgos de preservao e difuso da cultura, proliferao das instituies de ensino superior etc. Diante destes sedutores dados, ou melhor, envolto por eles, o movimento de poesia concreta foi articulado, construdo sobre o sonho dum Brasil do futuro, duma ideia de pas que logo superaria o subdesenvolvimento; deste ponto de vista, uma crtica como a de Helosa Buarque de Hollanda mostra-se pertinente:

o clculo poltico-econmico da vanguarda concretista no percebe o carter estrutural do subdesenvolvimento no sentido de sua integrao ao sistema capitalista internacional (...) Caa ento a vanguarda na armadilha desenvolvimentista: a crena que o pas estaria ultrapassando o subdesenvolvimento. A modernizao que de fato ocorria mas para adequar a economia brasileira a uma nova etapa de dependncia, marcada pela integrao ao capital monopolista era mal avaliada e mitificada. (1992, p. 41)

Indubitavelmente, a reflexo entre poesia e poltica, ou entre vanguarda e subdesenvolvimento, esteve ausente da maior parte do movimento de poesia concreta, e em alguns momentos foi at mesmo repudiado por meio das vrias citaes do texto sartreano, no qual o filsofo comenta que tolice seria exigir-se um alistamento potico (SARTRE apud CAMPOS et al., 2006, p. 46), ao falar sobre a questo do engajamento poltico em literatura. Contudo, nos anos de 1960, os poetas concretos refletem sobre suas

45

prprias obras e parecem chegar a uma concluso muito semelhante a de Helosa Buarque de Hollanda na citao acima, e com isso decidem agir. A ao concreta, como j foi dito anteriormente, pelo engajamento, entretanto, interessante observar que o discurso de valorizao da tcnica potica no esmorece mesmo diante da preocupao conteudstica, pois, como afirmou Haroldo de Campos, a ideia dos poetas na fase do salto participante era a de fazer uma potica para, capaz de utilizar, na perspectiva do engajament, as conquistas tcnicas da poesia pura. (1997, p. 268). Diante disso, a reflexo sobre a crise do verso, bem como o discurso antiverso, continuam; todavia, justificando-se menos como uma evoluo de formas artsticas do que como sintoma da crise social, econmica, poltica e ideolgica, i.e, o rompimento do verso, de acordo com a nova postura, seria uma espcie de reflexo das transformaes e tenses sociais pela qual o mundo vinha passando, tal como notvel na seguinte fala de Dcio Pignatari, em A Atual Situao da Poesia no Brasil:

O que importante esclarecer, desde logo, que a crise da poesia, em qualquer dos aspectos que a tomemos, corresponde isomorficamente e simplesmente crise do verso, tratando-se, como se trata, de uma nica e mesma crise, ela mesma parcela de uma crise muito mais vasta: a crise do artesanato face revoluo industrial (econmica, social e ideolgica), que se manifestou e ainda se manifesta em todos os setores artsticos, para ficarmos, por ora, apenas neste terreno. Seria ingnuo pensar, alis, que o advento da burguesia ao poder, a revoluo industrial, a exacerbao contraditria do individualismo lastreado na diviso da propriedade e dos interesses, os avanos da cincia e da tcnica e a consciencializao da luta de classes deixariam intatos, por verdade superior e supra ou ahistrica, o verso e/ou a poesia, e a arte, e os seus contedos herdados. (2004, p. 100-101)

Apesar do salto participante ainda representar uma deciso comum do Gr upo Noigandres, a realidade das produes poticas dos participantes do movimento so cada vez mais diversas: a partir deste momento que se torna cada vez mais difcil encontrar denominadores comuns entre os trs noigandres. Enquanto Haroldo de Campos, por exemplo, retorna ao verso (e nunca mais o abandonar, exceto pela experincia da prosa potica de Galxias) com o poema Servido de Passagem

poesia em tempo de fome fome em tempo de poesia

46

poesia em lugar do homem pronome em lugar do nome

homem em lugar de poesia nome em lugar do pronome

poesia de dar o nome

nomear dar o nome

nomeio o nome nomeio o homem no meio a fome

nomeio a fome

(1976, p. 126)

Dcio Pignatari e Augusto de Campos, por outro lado, optam por uma radicalizao ainda maior no sentido da visualidade do que haviam perpetrado na fase matemtica, este o caso dos chamados poemas semiticos do primeiro, e dos popcretos, do segundo. Os dois poemas abaixo, Pel e PSIU!, exemplificam, respectivamente, ambas as tendncias citadas anteriormente.

47

(PGNATARI, 2004, p. 169)

(CAMPOS, A., 2001, p. 133)

48

No ensaio Poesia e Modernidade: da Morte da Arte Constelao. O Poema PsUtpico, Haroldo de Campos defende que toda essa desagregao, essa falta de unidade que caracterizou o perodo engajado da poesia concreta, seria o desfecho natural de toda vanguarda, uma vez que num contexto de profundas crises de ideologias, no qual o mundo encontrava-se repartido entre o capitalismo imperialista-predatrio e o estado-burocrtico repressor socialista, i.e, num contexto em que a desconfiana contra qualquer aglutinao em torno duma ideologia a opo mais sensata, torna-se difcil manter um plano comum, agregador, tal qual deve ser um movimento de vanguarda, visto que em seu ensaio de totalizao a vanguarda rasura provisoriamente a diferena, busca da identidade utpica. (CAMPOS, H., 1997, p. 266). nestes termos que Haroldo de Campos desenvolve sua ideia de momento ps-utpico da poesia:

Entendendo o momento que a atualmente vivemos momento que estamos vivendo desde, pelo menos, o fim dos anos 60, quando se concluiu, segundo penso, o processo de poesia concreta enquanto movimento coletivo e experimento em progresso no propriamente um momento ps-moderno, mas, antes, ps-utpico. (1997, p. 265)

Como visto, o incio da era ps-utpica o fim do movimento de poesia concreta, ou vice versa. Esta ideia proposta por Haroldo mostra-se bastante interessante na medida em que notrio que a atual poesia brasileira realmente carece de um projeto comum, no houve, desde o fim do Concretismo, nenhum outro movimento marcado por esta perda da individualidade em favor duma unio utpica, muito pelo contrrio, as experincias posteriores aos anos 60 do sculo passado so marcantes pela pluralidade individualista. Contudo, importante dizer que as ideias e experimentaes propostas pelo Grupo Noigandres no esto mortas e enterradas, mas sim, diludas em inmeras manifestaes poticas da atualidade, e isso pode ser observado uma vez que se entenda, como Gonzalo Aguilar, que a poesia concreta, que em seu incio era um programa, passou a ser um procedimento (2005, p. 243). pensando no que foi abordado no pargrafo anterior que o prximo captulo do presente trabalho ser desenvolvido. Neste, buscar-se- refletir sobre a poesia contempornea que de alguma forma influenciada pelas experincias poticas e/ou pelo discurso terico dos poetas concretos, especialmente, no que diz respeito ao discurso de crise do verso e, logicamente, os procedimentos que encenam tal discurso, em suma,

49

tratar-se- de verificar como os novos poetas, herdeiros do concretismo, esto lidando com esta herana.

50

4. RESTOS DE CONCRETO 4.1 DELIMITANDO AS FRONTEIRAS DO AGORA

Aps o fim do movimento de poesia concreta, inmeras e variadas experincias poticas tomaram conta do cenrio literrio brasileiro. Como herdeiros diretos e imediatos do concretismo, se costuma citar o advento do neoconcretismo, da poesia prxis e do poema processo, entretanto, tais movimentos mais podem ser visto como desdobramentos de pouca expresso daquela vanguarda do que como sucessores propriamente ditos: todos esto inseridos dentro da mesma conjuntura vanguardista que dominou a produo potica do Brasil nos anos de 1950 e 1960. Para alm das tendncias supracitadas, dos anos de 1970 at os atuais fica cada vez mais difcil pensar numa linha mestra para poesia brasileira, visto que aps o concretismo nenhum grupo de poetas se predisps a assinar e/ou defender qualquer movimento. Talvez somente as produes da chamada poesia marginal, que teve grande relevncia na dcada de 70, e parte da de 80, do sculo passado, tenha se aproximado de algo como um movimento literrio, contudo, este pensamento corre srios riscos de entrar num contrassenso com a caracterstica anrquica dos poemas marginais, que, se realmente possuem um denominador comum, certamente o de defesa da liberdade nos moldes ideolgicos da contracultura. Alm do mais, os prprios poetas tidos como marginais evitavam pensar num projeto comum para seus poemas e algumas vezes chegavam mesmo a valerem-se de tcnicas poticas bastante distintas em suas obras. Essa falta de unidade encontrada at entre os nomes mais expressivos dessa poesia, como Chacal, Cacaso, Francisco Alvim, Ana Cristina Cesar e, principalmente, Paulo Leminski, que muito comumente no nem tido como poeta marginal. importante ressaltar, ainda acerca da poesia marginal, que a fragilidade tcnica19 desta, indicada por muitos crticos, contribuiu para uma grande produo, porm com pouca expressividade em termos qualitativos. No que diz respeito a isso, a prpria Heloisa Buarque de Hollanda conhecida pelos seus estudos sobre poesia marginal ainda em 1975, j

19

A poesia marginal est cheia de repeties de experincias modernistas, especialmente no que tange a primeira gerao, e comum o uso dum verso livre pouco reflexivo que muitas vezes no difere em nada do prosaico, o qual serve apenas para transmitir confisses da vida cotidianas com certo tom humorstico. Sobre isso, Paulo Franchetti, comenta: o valor individual da vasta produo marginal do perodo parece pequeno ou nulo (...) animada pela desqualificao e facilitao literria, e apoiada na proposio de que a expresso direta do cotidiano e das angustias juvenis era uma forma de protesto poltico (2007, p. 285).

51

apontava na direo dos perigos de tal facilidade potica, quando no prefcio da sua clebre antologia, 26 Poetas Hoje, afirma que

Parte significativa da chamada produo marginal j mostra aspectos de diluio e de modismo, onde a problematizao sria do cotidiano ou mescla de estilos perde sua fora de elemento transformador e formativo, constituindo-se em mero registro subjetivo sem maior valor simblico e, portanto, potico. (2007, p. 13)

Em paralelo poesia marginal, que muito tem de resgate do modernismo de 22, notrio como vrias produes poticas da poca (e tambm posteriores) possuem certo carter revival, i.e, de volta a estticas j consagradas pela histria literria, diante disso, proliferam-se os neos: neoparnasianos, neoromnticos, neobarrocos etc. Alfredo Bosi, na sua Histria Concisa da Literatura Brasileira, parece conseguir, at certo ponto, aglutinar boa parte dessa produo refletindo sobre aquilo que ele coloca como veio existencialista da poesia brasileira, e que percebe em poetas situados entre uma concepo moderna e tradicional de lrica, e nos quais esto presentes

o discurso metrificado e o imaginrio romntico ou surrealista com a presena, hoje quase indefectvel, de uma forte autoconscincia literria. Muitos dos seus textos acordam em ns ecos musicais de Ceclia Meireles, de Jorge de Lima, de Vincius de Moraes, cortados por uma ou outra nota mais rspida de Drummond ou de Joo Cabral. (BOSI, 2003, p. 485)

Como representantes dessa poesia de veio existencialista, Bosi cita autores como, dentre outros, Walmir Ayala, Bruno Tolentino, Carlos Nejar, Ivan Junqueira, Adlia Prado e Alcides Villana. E por fim, defende a ideia de que a poesia deste fim de sculo parece ter cortado as amarras que pudessem atar qualquer ideal de unidade, quer ticopoltico, quer mesmo esttico, no sentido moderno de construtivo de um objeto artstico. (2003, p. 488). Toda essa profuso de tendncias poticas est em conformidade com conceito j citado no final do captulo anterior de momento ps-utpico, que Haroldo de Campos usou na tentativa de explicar o esgotamento das vanguardas, incluindo a, o concretismo, e o surgimento da era do poema ps-utpico, que seria marcado, principalmente, pela falta de qualquer ligao com um projeto coletivo. Haroldo de Campos defende sua teoria

52

valendo-se do contexto scio-poltico da poca, chamando ateno para o fenmeno da crise de ideologias pelo qual o mundo polarizado do ps-guerra estava passando. Na esteira desse pensamento haroldiano, possvel especular que, se realmente a crise de ideologias est diretamente relacionada com o fim das utopias, e isso resulta na poesia ps-utpica, ento, certo que esse estado da poesia sofreu um aumento exponencial, uma vez que as crises ideolgicas, dos anos de 1970 para c, apenas aumentaram, especialmente aps a queda do muro de Berlim e do fim da URSS. provvel que seja por refletir desta maneira, que Marcos Siscar, inicia seu ensaio, A Cisma da Poesia Brasileira, com a afirmativa de que Diferente dos momentos que a precederam, quando as questes poticas e polticas estavam bem definidas para seus autores, a poesia posterior ao perodo militar mantm-se sob uma luz difusa. (2010, p. 149), e, reforando, no pargrafo seguinte, comenta:

Ao primeiro olhar, de fato, a poesia brasileira publicada a partir dos anos de 1980 apresenta, antes de mais nada, algumas marcas da ausncia de foras mestras. No seria incorreto concluir que ela tem um aspecto de um movimento de trao ou de refluxo com relao as tenses da dcadas anteriores. (2010, p. 149)

A fala de Siscar interessante por acrescentar ao que j vinha sendo dito, tanto por Bosi, quanto por Haroldo de Campos, a questo do fim da ditadura militar como um agravante para as incertezas poltico-ideolgicas no Brasil. Com isso, o autor traz para mais perto a marcao do momento inicial de produo desta poesia difusa e/ou ps-utpica, que no mais estaria situada no fim do movimento concreto, como sugeriu Haroldo de Campos, mas sim no incio dos anos de 1980. Independentemente dum marco inicial, o fato que aps o concretismo e at os dias atuais, o discurso terico sobre poesia brasileira aponta na direo duma potica da variedade sem uma nica linha de fora condutora. Certamente os estudiosos tem razo ao afirmarem que no h mais uma linha mestra, entretanto, acredito ser possvel rastrear algumas linhas de foras dentro da produo nacional, e no restam dvidas, por conta das pesquisas que foram feitas para o presente trabalho, de que uma dessas est ancorada no discurso concretista. Esta influncia da poesia concreta, dentro da to difusa poesia que vem sendo produzida posterior a 1960, mostra-se de maneira mais ntida e algumas vezes at declarada nos poetas que vem produzindo a partir dos anos de 1980. Esta ligao com o

53

concretismo no se deu por acaso, e pode ser entendida como fruto da grande, e relevante, participao dos membros do Grupo Noigandres no cenrio da literatura brasileira, como revela, o professor Maurcio Salles Vasconcelos, ao explicar um dos fatores que teria contribudo para certa hegemonia concreta que ele defende como existente na poesia brasileira:

Outro fator importante para o entendimento desta hegemonia da vanguarda no Brasil est no papel cultural desempenhado pelos irmos Campos, portavozes muito bem aparelhados da arte no apenas potica, e no apenas moderna, do pensamento crtico-terico existente sobre o critrio da inveno. (1999, p. 19)

Vasconcelos no se engana ao dizer que os irmos Campos eram muito bem aparelhados, afinal, notria a ligao dos poetas com grandes editoras, universidades e jornais; alm disso, a forte atuao como tradutores lhes proporcionou importantes contatos com poetas e crticos internacionais, tais como Roman Jakobson, Derrida, Umberto Eco, e. e. cummings, Cortazar, Octvio Paz e muitos outros. Todo este aparelhamento foi de suma importncia para propalar aquilo que Marcos Siscar chama de pedagogia concreta, a qual, evidentemente, divulga as ideias concretistas, e que, de acordo com o autor, pode ser descrita como um terremoto do qual ainda no estamos nos recuperando. (2010, p. 105). Diante disso, no de se estranhar que uma parte significativa das produes poticas dos anos de 1980, 1990 e as do incio do sculo atual, estejam relacionadas com vrios paradigmas do concretismo, como evidente nas palavras do poeta Claudio Daniel no seu prefcio antologia Na Virada do Sculo: poesia de inveno no Brasil, organizada por ele em conjunto com o tambm poeta, Frederico Barbosa:

Ao longo dos anos 80 e 90, a descida de Orfeu aos infernos, que reflexo sobre os processos de linguagem, estimulou a releitura de autores obscuros ou hermticos de uma antitradio, como Lezama Lima, Paul Celan, Francis Ponge e Robert Creely, numa saga de ampliao do repertrio. Do mergulho vertical at o ignorado surgiu uma poemtica concisa, elptica, fragamentria e metafrica que por vezes sobrepe o som ao sentido, ou antes cria novos sentidos para as palavras da tribo. Essa ars potica, que j foi chamada ps-concreta, parte da crise do verso de Mallarm, mas procura solues construtivas diversas de Noigandres. (2002, p. 23)

54

De acordo com o que diz Daniel, possvel perceber o dilogo desta poesia do final do sculo XX com o movimento de poesia concreta, desde o momento que o prefaciador fala do gosto dos poetas por autores obscuros e hermticos, porm revela-se mesmo em definitivo quando o autor salienta que a questo da crise do verso encarada como algo que merece grande ateno por parte daqueles poetas. interessante ainda observar como neste prefcio h um tom de unidade no discurso, entretanto, o prprio Claudio Daniel explica que no escreve como membro de um movimento, pois no acredita que este exista, e defende que apenas h um sentimento comum, algo como um esprito de poca, conforme a seguinte passagem:

No podemos falar de um movimento, j que no existem manifestos, ensaios tericos ou a defesa, em bloco, das mesmas teses normativas (...) Podemos falar, talvez, de um esprito de poca. Neste sentido, importante notar que os poetas da nova gerao, em especial nos grandes centros urbanos, muitas vezes sem terem contato uns com os outros, obtiveram resultados similares pela coincidncia de leituras e pesquisas formais; podemos falar, ento, de sincronicidade. (2002, p. 24)

Pensando nesta sincronicidade defendida por Daniel, revela-se e de certo modo se justifica o interesse deste trabalho pela poesia produzida a partir de 1980, uma vez que nela que se encontra a maior proximidade com o concretismo, ou, mais especificamente, com a questo do antiverso: no absurdo enxergar nos autores deste perodo um trabalho com a herana deixada pela poesia concreta, i.e, v-los como herdeiros do discurso de crise do verso que foi encetado por aquele movimento. Contudo, alm desse recorte temporal, preciso ressaltar a necessidade de outro, de ordem qualitativa (no sentido mais etimolgico do termo), em vista da profuso de linhas de foras discutida no incio desta sesso que regem a poesia contempornea, e que impedem qualquer tomada de posio muito rgida por parte do estudioso, uma vez que, do mesmo modo que se pode falar numa poesia, do perodo em questo, descendente do tronco concretista, possvel falar numa que tem origem no modernismo, na gerao de 45, na poesia marginal etc.; destarte, o corte qualitativo aqui feito, deve ter por base, exclusivamente, aquela que herda os dramas da poesia concreta e os adota como fora motriz para construo poemtica, pois nesta poesia que se encontrar o resultado dos anos de discurso antiverso ao qual os concretistas se dedicaram.

55

Desta poesia que, em termos histricos, ainda muito recente, j se tentou mapear algumas caractersticas generalizantes, como fez, no seu artigo intitulado Poesia Contempornea Nacional: Reincidncias e Passagens, Maurcio Vasconcelos:

Brevidade, autoreferencialidade, secura expressional, conceitualismo no sentido abstratizante, tautolgico (o no-sujeito legado pela poesia de Cabral se ressente, no caso contemporneo, da ausncia de um solo orgnico, territorial, do qual se possa nutrir): essas so as marcas predominantes do potico agora, tal como perseguidas por um grande nmero de novos autores, sob auxlio da mdia impressa como tambm da universidade , hegemonicamente comandada por muitos desses poetas. (1999, p. 22)

O que o autor revela tem bastante fundamento, e s pelos pontos apresentados possvel rastrear boa parte dos modos de ser da poesia contempornea20, entretanto, no discorre acerca da herana que permeia tal poesia, e que, de acordo com Marcos Siscar:

no seno aquela fundada no cisma da oposio entre a poesia concretista, semitica, tecnolgica, formalista de um modo geral, e a poesia do cotidiano, a poesia que busca inspirao na lngua e na cultura popular, marginal editorialmente, crtica no que concerne ao papel conservador da modernizao no Brasil. (2010, p. 153)

A reflexo de Siscar, somada com a de Vasconcelos, j so suficientes para se comear a andar no terreno, ainda um pouco alagadio, desta poesia que nem mesmo foi batizada. Apesar disso, no deixa de ser interessante citar mais uma vez o prefcio de Claudio Daniel, visto que este, guardado as propores, pode ser tido como um dos raros momentos em que possvel se encontrar uma fala que revela certo sentimento de unidade dentro da poesia contempornea. Deste modo, a fim de tambm somar com os outros autores citados, segue o trecho no qual o poeta caracteriza a poesia em questo:

A desarticulao sinttica e a mestiagem semntica que verificamos nesses autores [os antologiados] sugerem uma relao especular ou icnica com o tempo ruidoso, inquieto e fragmentrio em que vivemos. O imprio do ps-moderno, que vaticinou o fim da histria e o eclipse das utopias, sob a
20

Daqui por diante, toda vez que se usar o termo poesia contempornea neste trabalho, ser fazendo referncia quela poesia produzida a partir dos anos de 1980 e que mantm um forte dilogo com o concretismo.

56

hegemonia do capitalismo predatrio neoliberal, s poderia mesmo conduzir a dois caminhos opostos: o da negao da idia de vanguarda e o da (re)afirmao dos conceitos de inveno e pesquisa esttica. (2002, p. 26)

As trs citaes (Vasconcelos, Siscar e Daniel), postas como complemento uma das outras, delineiam uma parte das fronteiras da poesia contempornea, contudo, para atingir por completo as ambies do presente trabalho, se faz necessrio um aprofundamento no que diz respeito questo encontrada, principalmente, na citao de Marcos Siscar, i.e, a questo da herana concreta. preciso verificar, nos poemas e no discurso dos poetas, como a crise do verso est sendo encenada e, para isso, um novo tpico, indispensvel.

4.2 ALGUNS HERDEIROS DA CRISE

Um dos grandes problemas ou desafios de se estudar poesia contempornea, est justamente no fado desta ser contempornea, i.e, recente, com pouco tempo de existncia e sem as certezas proporcionadas pelo tempo: em poesia, quanto mais prximo, mais difcil de se ver. Alm do crivo crtico-terico que apenas o passar dos anos proporciona aos novos poetas, existem tambm inmeros fatores, de ordem mais prtica, que contribuem para dificultar o acesso s novas produes, dentre estes, merece destaque a poltica editorial brasileira que, com rarssimas excees, apregoa a no publicao dos chamados novos autores e, muito menos, de livros de poesia. Os argumentos para este modo de proceder das editoras estritamente comercial, afinal, uma editora , antes de tudo, uma empresa que precisa vender livros para ter lucro e, poesia, como muito comumente se fala no sem razo algo que no vende. Diante deste contexto, duas declaraes mostram-se extremamente pertinentes, a primeira, de Heloisa Buarque de Hollanda, ao afirmar que para uma editora, publicar autor novo gesto de caridade.21 e a segunda, de Dcio Pignatari, ao dizer que a poesia a menos consumida de todas as artes, embora parea ser a mais praticada(muitas vezes, s escondidas). Uma das maiores raridades do mundo o poeta que consegue viver s de sua arte." (2005, p. 9).

21

Entrevista com Heloisa Buarque de Hollanda, disponvel em <http://www.youtube.com/watch?v=6BxyOlmKUo> acessado em 14 de Dezembro de 2011.

57

Frente a esta postura editorial, resta queles que tenham interesse por conhecer o trabalho de novos poetas peneirarem em revistas, antologias, publicaes independentes, sites especializados, blogs etc. Quanto a estes meios de publicao, vale chamar ateno para o advento da internet, uma vez que esse um importante paradigma com que os poetas, e os estudiosos da literatura vm se confrontando nos ltimos anos: no irrelevante o fato de um site como o recantodasletras.com.br, por exemplo, ter mais de um milho de poesias hospedadas no seu domnio, ou que jornaldepoesia.jor.br tenha Muito mais de no sei quantos mil poetas, contistas e crticos de literatura.22 Toda essa questo acerca da editorao e das alternativas de publicao da poesia contempornea to vasta que, para ser estuda de forma satisfatria, seria necessrio uma nova pesquisa. Por conta disso, aqui ela apenas citada para ressaltar alguns caminhos que foram trilhados para se chegar aos autores que sero abordados mais adiante. Vale dizer ainda que optou-se, no presente trabalho, por se falar apenas daqueles autores que j tiveram suas poesias publicadas em livros e que, de algum modo, j passaram por certo crivo da crtica literria, isto por que - mediante as incertezas, inclusive quanto a autoria, que permeiam as produes difundidas exclusivamente na internet, - um estudo desses poetas requereria um flego muito maior do que o despendido nesta pesquisa. Esclarecidos os critrios acima, um primeiro nome que acredito ser relevante para se discutir a herana concreta nos termos expostos no tpico anterior o de Adriano Espnola, principalmente por conta do seu poema Txi ou poema de amor passageiro. Nesta espcie de pico-moderno, o poeta, valendo-se de quase mil versos, transforma a narrativa de uma simples viagem de txi pela cidade de Fortaleza, numa verdadeira excurso aos vrios caminhos trilhados pela poesia brasileira desde o modernismo at a poesia contempornea. Desta forma, as experincias com o verso empreendidas por Espnola, em Txi ou..., abrangem desde o verso livre, com dico drummoniana, como em: Depois de tirar e enrolar no bolso minha gravata colorida; /depois do pique, atravessando ruas & portas, /bebendo a luz da tarde refletida em caras que nunca mais verei; (1996, p. 23); passam por sutis tentativas de caligramas, em

Tudo isso se encontrando numa noite to prxima e primitiva, na encruzilhada

22

Disponvel em < http://www.jornaldepoesia.jor.br/>. Acesso em: 15 de Dezembro de 2011.

58

m g da vida & da morte c a (1996, p. 23)

E, por fim, nos momentos de maior proximidade com as tcnicas tpicas do concretismo, chega quase pulverizao do verso, o qual fragmentado em palavras soltas que ressaltam o branco da pgina, como o caso do seguinte trecho:

sacolejos

poeira de luz

palpitaes

sombras

vertigens (1996, p.61)

A vantagem de se iniciar a discusso sobre poesia contempornea com o texto de Adriano Espnola est no fato de que com um nico poema possvel perceber vrias tendncias desta poesia to plurifacetada. Esta mesma proposio no poderia ser feita acerca duma obra como a de Josely Vianna Baptista, por exemplo, que, embora seja contempornea de Espnola, buscou outro modo de trabalhar com as vicissitudes do verso: mais afeita contenso do que a expanso. Em Josely Baptista mais perceptvel aquele esprito de poca do qual falou o poeta Claudio Daniel: suas experincias poticas so marcadas pela influncia da pedagogia concreta, pelo gosto por imagens obscuras e pelo verso tenso e fragmentado. Seus poemas, a primeira vista, parecem muito com os da fase matemtica da poesia

59

concreta, contudo, isto apenas uma iluso de tica, visto que a nica semelhana real dos poemas de Josely com aqueles da fase ortodoxa do concretismo, est na disposio das palavras numa quadrcula; fora isso, so, em geral, textos discursivos que poderiam ser postos em versos tradicionais sem grandes problemas, como se pode perceber pelo pequeno poema abaixo.

(1991, p. 9)

interessante observar como o texto de Josely est totalmente ancorado numa tcnica de quebra aleatria da linha, fazendo com que o verso seja tomado pelo receptor como um no-verso, revelando um confronto com o verso tradicional baseado no metro e/ou no ritmo sinttico (como o caso do livre modernista): os versos de Josely so, antes de tudo, arbitrrios, e obedecem apenas as vontades do artista. Este modo de proceder pode ser encontrado tambm em algumas obras do poeta contemporneo, Frederico Barbosa, tal qual ocorre em Sobporos:

(2002, p. 21)

60

No difcil perceber as semelhanas do poema acima com o de Josely: ambos valorizam a quebra aleatria dos versos, que so dispostos de modo quadrangular. Contudo, O autor do Sobporos merece destaque no s pela sua produo potica, mas tambm pela sua posio de articulador, bastante empenhado em fomentar contatos entre os poetas da nova gerao. No h duvidas de que o nome de Francisco Barbosa dos mais influentes da sua gerao, o que torna uma declarao dele (citao abaixo), sobre seu prprio fazer potico, algo que pode ser levado em considerao para a melhor compreenso desta poesia contempornea.

Partindo da influncia, basicamente, da poesia concreta e de Joo Cabral, eu procurei fazer uma poesia que no concreta, porque em versos, porque trabuza realmente o verso tradicional, mas que procura sempre t atento ao... s mnimas particularidades da sonoridade, do significado... eu sempre procuro trabalhar de uma maneira extremamente consciente, seja 23 com os significados, seja com o sentido...

As palavras de Frederico Barbosa so sintomticas, na medida em que revelam um dos grandes dilemas dessa poesia contempornea de herana concreta, que o de fazer poemas em versos ao mesmo tempo em que se dialoga com o discurso de crise do verso. E numa busca por soluo para tal dilema, no despropositado pensar, como Paulo Franchetti mediante, tambm, aos poemas expostos que o verso contemporneo abusa do rejet e da quebra aleatria da linha.24 O abuso, do qual fala Franchetti, inegvel, e para perceb-lo basta atentar para as antologias de novos poetas e verificar a quantidade de vezes que os recursos citados pelo autor so utilizados estou certo de que eles sero encontrados em praticamente todos os poetas da antologia. Ambas as tcnicas, na realidade, tem como base o corte arbitrrio do verso, a diferena que o rejet, ou enjambement, est relacionado com a falta de unidade sinttica da orao que compe o verso, i.e, o verso comea uma ideia que s encerrada no seguinte, como pode ser notado de modo bastante explcito, na seguinte passagem do poema A uma Passante Ps-Baudelairiana, de Carlito Azevedo:

23

Entrevista com Frederico Barbosa Encontros de <http://fredbar.sites.uol.com.br/>. Acesso em: 15 de Dezembro de 2011.
24

Interrogao,

disponvel

em

Disponvel em: < http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=3622>. Acesso em: 15 de Dezembro de 2011.

61

2. talvez um poeta afogado num danbio imaginrio dissesse que seus olhos so duas machadinhas de jade escavando o constelrio noturno: a partir do que comporia duzentas odes cromticas mas eu que venero (mais que o ouro-verde rarssimo) o marfim em alta-alvura de teu andar em desmesura sobre uma passarela de relmpagos sbitos, sei que tua pele plida de papel pede palavras de luz (2002, p. 82)

Como se v, os versos do poema acima so to fragmentados quanto os de Josely Baptista e de Frederico Barbosa citados anteriormente. certo que h diferenas entre estes e aqueles, entretanto, o importante entender que as duas maneiras culminam na principal estratgia encontrada pela poesia contempornea para encenar a crise do verso que herdou do concretismo. Contudo, importante dizer que a repetio exagerada destes recursos, j assinala na direo dum esgotamento, que no passa despercebido pela crtica, como pode-se ver na afirmao de Paulo Franchetti:

a quebra arbitrria da frase, sem que se perceba na quebra mais do que o desgnio de quebrar, o recurso mais abusado da poesia contempornea. Ou, dizendo de outro modo: uma das estratgias mais caractersticas (e banalizadas, tenho de dizer) da poesia ps-concreta de interesse isto , da poesia contempornea que se contrape facilitao dominante no

62

mbito da neo-gerao-de-45 a operao sobre o verso a partir do 25 corte.

Voltando aos poetas, vale destacar que Carlito Azevedo, tal qual Frederico Barbosa, tambm possui forte expressividade dentro do atual cenrio da poesia brasileira, isto se deve, principalmente, pela sua relevante participao na publicao de autores contemporneos, que se deu, primeiramente, por conta da sua posio de editor da revista literria Inimigo Rumor e, mais recentemente, pela sua funo como coordenador da coleo s de Colete, da editora paulista, Cosac Naify, em parceria com a carioca, 7Letras. Nos dois casos, Carlito Azevedo contribuiu e ainda contribui para a divulgao do trabalho de poetas contemporneos de vrias vertentes, mas, em maior parte, daqueles cuja dico potica se aproxima da que est sendo discutida neste trabalho. Dentre os editados por Azevedo, est o poeta Age de Carvalho, que, apesar de j ter livros publicados desde a dcada de 1980, s comeou a ganhar maior notoriedade no cenrio nacional a partir da publicao dos seus livros na coleo s de Colete: o poeta, at o momento, possui dois livros nesta coleo, Caveira 41, lanado em 2003, e Trans, lanado em fevereiro deste ano. A poesia desse autor, em termos de experimentao com o verso, se alinha com as dos outros poetas referidos neste tpico, especialmente, com a de Carlito Azevedo, porm, vale dizer, com o uso um pouco mais moderado do enjambement, e, em alguns casos, com certas sutilezas visuais, como ocorre com o poema Negro O, em que circularidade da vogal O posta em evidncia e acaba por acrescentar nas potencialidades semnticas do poema.

NEGRO O. Ainda aqui falo o abismo, o instante dentro da queda

mas

j no guardas o osso,
25

Idem.

63

o parente leo noturno carregando um destino, o nome mancha que no centro assombrado do corpo amadurecia a dvida

ela, em si a resposta (1990, p. 22)

Neste poema, possvel notar que a letra O percorre quase todo o texto carregando a carga significativa que ganhou logo no ttulo que tambm o incio do primeiro verso , carga esta que adquirida graas quebra de expectativa que este O, posto depois de NEGRO e antes de um ponto provoca, uma vez que, nesta posio o O deixa de ser um artigo e passa e ser visto, ou como um substantivo, ou como um desenho, um crculo negro que passeia pelo poema. Com este modo de salientar a materialidade do signo por meio do seu aspecto visual, Age de Carvalho, procede, sem dvida, bem ao gosto do concretismo, contudo, importante ressaltar que o poeta, como a grande maioria dos da sua gerao, no rompe com o verso a favor da visualidade. Isso deve ser dito, pois trata-se de uma realidade da poesia contempornea que, mesmo herdeira da poesia concreta, quase nunca abandona o verso o que no quer dizer, de forma alguma, que no haja experincias com poesia visual na atualidade. Pensando nesta questo dos poemas visuais, que, por conceito, nunca deixaro de serem representativos da postura antiverso, vale destacar o nome de Arnaldo Antunes, poeta declaradamente herdeiro do concretismo, que, apesar de ter a maior parte de sua obra feita em versos, no raras vezes produz poemas com forte carter visual, como os seguintes26:

26

Arnaldo Antunes, apesar de publicar seus poemas em livros, costuma tambm divulgar alguns, principalmente os visuais, no seu prprio site, www.analdoantunes.com.br. Diante disso, vale dizer que os poemas aqui apresentados (vo e o cabelo) pertencem ao livro Tudos, de 1990, mas foram retirados do site do autor, de acordo com o referncia: Disponvel em < http://www.arnaldoantunes.com.br/sec_livros_view.php?id=2>. Acesso em 15 de Dezembro de 2011.

64

Qualquer um que se detenha nestes poemas de Arnaldo Antunes logo notar a ligao com a poesia concreta, especialmente com as experincias de Dcio Pignatari e Augusto de Campos na ltima fase do movimento: os poemas semiticos e os popcretos. Diante de tais obras, no resta dvida de que o autor incorporou o discurso concretista de crise do verso, todavia, as solues encontradas para sanar a crise baseadas na sada visual mostram-se to prximas daquelas empreendidas pelos prprios poetas concretos, que acabam por pouco, ou nada romper com as barreiras do mero pastiche, deste ponto de vista, os poemas de Arnaldo Antunes parecem menos poesia contempornea do que poesia concreta feita contemporaneamente. Para finalizar esta sesso sobre os herdeiros da crise, sinto o dever, quase tico, de sair do script para citar um poeta que no est dentro do recorte temporal proposto, visto que publicou seu primeiro livro em 1952, ou seja, ainda antes do advento do concretismo. Trata-se de Max Martins, autor paraense, muito pouco conhecido fora do seu estado, mas cuja poesia nunca caiu num provincianismo regionalista: o poeta jamais limitou suas pesquisas poticas a qualquer fronteira que seja. justamente por causa desta inquietao pesquisa-inquientante caracterstica do poeta que acredito na possibilidade de alinh-lo com os poetas contemporneos, isto porque, graas ao seu amor pela pesquisa de novas tcnicas poticas, Max Martins consegue transitar, no seu percurso de mais de 50 anos de poesia, pelas mais diversas experincias esttico-formais, que vo, desde a poesia neoparnasiana at a poesia ps-

65

concreta. importante ressaltar que maioria das mudanas a qual o poeta se props fazer foram efetivas, e no apenas experincias esparsas, i.e, marcaram realmente rupturas dentro da sua prpria obra, deste ponto de vista, Max Martins est muito longe daquele artista brasileiro que Haroldo de Campos critica por costumar especializar-se em nuanas da sua prpria dico. (2006, p. 80) Diante do exposto acima, preciso dizer que a poesia de Max Martins que merece o interesse deste trabalho toda aquela que o autor escreveu depois de 1971, ou seja, depois do ano de publicao do livro HEra, no qual torna-se latente as preocupaes do poeta com as experincias feitas pelo Grupo Noigandres alguns anos atrs. Pode-se dizer que nesta obra o autor inicia, de modo consistente, sua adeso aos versos fragmentados e a espacializao como recurso funcional, e, da por diante, nunca mais abandonar as preocupaes com as possibilidades espaciais do poema, como comprova o texto abaixo, publicado no livro Colmando a Lacuna, de 2001.

Gro-Dia

Ao redor

da pedra

do futuro alguns amigos e este dia Os anos

deste dia 20

e tantos danos ganhos : O amor se esfez e a hera dilacera o gro o gro teu nmero

66

que reverencia a morte deste dia

o nico

(2001, p. 63)

Como possvel perceber no poema, os versos de Max Martins no deixam nada a desejar do ponto de vista de encenao da crise ao dos poetas contemporneos que foram apresentados aqui. Logicamente, um estudo mais aprofundado da sua obra revelaria algumas peculiaridades que o fazem diferir daqueles autores, como por exemplo, o fato de que o poeta muito mais se apropriou do discurso antiverso dos concretistas como algo que lhe forneceria maiores possibilidades para experimentar dentro da linguagem potica que ele j conhecia, do que propriamente viu isto como um paradigma da poesia, i.e, valeu-se dos recursos da poesia concreta como o poeta tradicional que descobre outro metro. Por outro lado, o autor tem o grande mrito de ter sido um dos poucos que conseguiu casar, de modo bastante natural, diga-se de passagem, a poesia de veio existencialista-reflexiva com a poesia formalista das vanguardas, e por isso sem arrependimentos pela fuga do roteiro , acredito que descartar o nome de Max Martins da poesia produzida aps o concretismo seria, indubitavelmente, uma grande falha, pois significaria abrir mo de um dos mais talentosos poetas que este perodo teve.

67

5. CONSIDERAES FINAIS

O passeio histrico, dado em largos saltos, pelo passado e futuro do discurso antiverso, ou de crise do verso, que foi articulado mas, como se viu, no foi exatamente inventado dentro do movimento de poesia concreta, d a iluso de que se falou de mais ou menos um sculo de poesia, afinal, o texto inicia nos elegantes sales de parisienses, com Mallarm e Baudelaire, e finda nas ruas congestionadas das grandes cidades brasileiras, com os versos truncados e ar de incompletos dos poetas contemporneos. Contudo, o mais correto seria dizer, e por isso ressalto a questo da iluso, que se falou de alguns poetas que atuaram, e/ou ainda atuam, em determinados momentos da histria da poesia que vai do final do sculo XIX at o final do XX, passando um pouco para o incio do atual. Acredito que estes recortes histricos mostraram-se necessrios, na medida em que o objetivo principal do presente trabalho foi o de discutir a questo da crise do verso sob a tica concretista, demonstrando como o discurso antiverso foi concebido, articulado e propalado por este movimento. Diante disso, atar as pontas da linha que passa pelos trs momentos destacados era algo que no poderia deixar de ser feito. Tendo em vista esse objetivo, no captulo Incio da Crise: Baudelaire e Mallarm, como o prprio ttulo sugere, buscou-se rastrear o surgimento da ideia de verso em crise, a fim de entender de onde veio o discurso central da poesia concreta. Nele, verificou-se que a semente para a tese concretista havia sido plantada por Baudelaire, com suas preocupaes com o estado do artista dentro duma sociedade burguesa em ascenso e com a perda de fora do texto em verso frente consolidao do romance, porm, tal semente s foi adubada por Mallarm, com seus importantes textos Crise de Vers, enquanto reflexo terica, e Un Coup de Ds, como experincia potica , nos quais o poeta chega muito prximo daquilo que os concretistas desejavam fazer, e, por causa disso, acabou por ser tomado pelo movimento como o principal antecessor das ideias antiverso. O captulo seguinte, Concretismo: do verso ao ideograma, concentrou-se no movimento de poesia concreta, desde o seu surgimento at o seu declnio, no intuito de entender como o discurso de crise do verso foi articulado e quais sadas encontraram para tal crise. Para tanto, as propostas tericas dos irmos Campos e Dcio Pignatari, fundadores e principais representantes do movimento, foram analisadas destacando-se os pontos em que os autores falavam diretamente da questo do verso e de suas ideias para uma alternativa a este. Demonstraram-se ento as vrias nuances do discurso concretista e

68

as transformaes pela qual este foi passando conforme o movimento caminhava para o fim, bem como se discorreu acerca da principal experincia potica a tcnica ideogramtica desenvolvida pelos integrantes do movimento no intuito de por em prtica aquilo que discutiram e propagandearam nos seus manifestos. Por fim, no captulo Restos de Concreto, foi ensaiada uma possvel resposta para os questionamentos sobre os frutos do discurso concretista, na qual se demonstrou que a poesia contempornea produzida a partir dos anos de 1980 a principal herdeira das experincias concretas. Alguns poetas dessa gerao foram lidos, e se chegou concluso de que mesmo sem abandonar o verso, estes autores continuavam a encenar a ideia de crise do verso, por meio de poemas bastante fragmentados que abusam da tcnica do enjambement. Os trs captulos citados acima representam o corpo deste trabalho de concluso de curso, que agora se encerra sem nenhuma outra moral da histria que no seja a de entender um pouco melhor as ideias centrais do movimento brasileiro de poesia concreta. Certamente o texto possui falhas, entretanto, no sem algum orgulho o termino, pois ele simboliza, de alguma forma, uma luta pessoal para conseguir sanar a curiosidade de conhecer a poesia que no nos apresentada na escola pois para esta, a poesia acaba em 45, e eu nunca aceitei a morte da poesia.

69

REFERNCIAS.

AGUILAR, Gonzalo. Poesia Concreta Brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. So Paulo: Edusp, 2005.

ANDRADE, Mrio. A Escrava que no Isaura: discurso sobre algumas tendncias da poesia moderna. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2010.

BABTISTA, Josely Vianna. AR. So Paulo: Iluminuras/Fundao Cultural de Curitiba, 1991.

BARBOSA, Frederico. Cantar de Amor Entre os Escombros. So Paulo: Landy, 2002.

BARBOSA, Frederico; DANIEL, Claudio (Org.). Na Virada do Sculo: poesia de inveno no Brasil. So Paulo: Landy, 2002.

BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

BERARDINELLI, Alfonso. Da Poesia Prosa. So Paulo: Cosac Naify, 2007.

BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 2003.

BRASIL, Assis. A Nova Literatura: II A Poesia. Rio de Janeiro: Cia. Editora Americana/MEC, 1975.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Dcio. Teoria da Poesia Concreta: textos crticos e manifestos 1950-1960. So Paulo: Ateli, 2006.

CAMPOS, Augusto de. Viva Vaia: poesia 1949-1979. So Paulo: Ateli, 2001.

70

CAMPOS, Haroldo de (org.). Ideograma: lgica, poesia, linguagem. So Paulo: EDUSP, 2000.

__________________. O Arco-ris Branco: ensaios de literatura e cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

__________________. Xadrez de Estrela: percurso textual 1949 -1974. So Paulo: Perspectiva, 1976.

CARVALHO, Age. ROR: 1980 1990. So Paulo: Duas Cidades/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.

COMPAGNON, Antoine. O Demnio da Teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CUMMINGS, E.E. Poem(a)s. Trad. e Org. Augusto de Campos. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

ESPNOLA, Adriano. Em Transito: taxi.metro. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

FALEIROS, lvaro. Um Lance de Dados: contrapontos sinfonia haroldiana. In: Revista de Letras, So Paulo, v. 47, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2007.

FRANCHETTI, Paulo. Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

_________________. Crise de Verso. Portal Cronpios, 11 de nov., 2008. Disponvel em: < http://www.cronopios.com.br/site/ensaios.asp?id=3622>. Acesso em: 15 dez. 2011.

_________________. Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa. Cotia: Ateli Editorial, 2007.

71

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lrica Moderna: da metade do sculo XIX a meados do XX. So Paulo: Duas Cidades, 1978.

GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contempornea. So Paulo: Nobel, 1985.

HAMBUGER, Michel. A Verdade da Poesia: tenses na poesia modernista desde Baudelaire. So Paulo: Cosac Naify, 2007.

HOLLANDA, H. Buarque de (Org.). 26 Poetas Hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

HOLLANDA, H. Buarque de. Impresses de Viagem: cpc, vanguarda e desbunde, 19601970. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

LYRA, Pedro. A Poesia de Vanguarda. In: Poesia Sempre, Rio de Janeiro, n. 83, p. 127-149, Out./Dez., 1985.

MALLARM, Stphane. Crise do verso. Trad. Ana Alencar. Inimigo Rumor. n. 20. So Paulo: Cosac Naify/Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

MALLARM, Stphane. Mallarm. Trad. A. Campos, H. Campos, D. Pignatari. So Paulo: Perspectiva, 2002.

MARTINS, Max. Poemas Reunidos: 1952-2001. Blem: EDUFPA, 2001.

PIGNATARI, Dcio. Contracomunicao. Cotia (SP): Ateli Editorial, 2004.

_______________. O que Comunicao Potica?. Cotia: Ateli, 2005.

_______________. Poesia Pois Poesia: 1950 2000. So Paulo: Ateli/Unicamp, 2004.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. So Paulo: Cultrix, 2006.

72

SCHWARZ, Roberto. Que horas so?: ensaios. So Paulo: Companhia das letras, 1987.

SISCAR, Marcos. Poesia e Crise. Campinas: Ed. da Unicamp, 2010.

VASCONCELOS, Maurcio Salles. Poesia Contempornea Nacional: reincidncias e passagens. In: Revista Aletria, Belo Horizonte, v. 6, p. 18-25, dezembro. 1999.

Anda mungkin juga menyukai