Anda di halaman 1dari 17

Anlise Estrutural:

Nesta anlise ser avaliada a topologia estrutural definida para o navio que estar submetido a diferentes tipos de solicitaes e carregamentos (internos e externos), indicando as possveis regies crticas de falha do material do casco (ao). Este processo ser conduzido atravs de um programa de anlise estrutural via elementos finitos (ANSYS 9.0). Material: Para o trabalho proposto, utilizaremos o ao doce (A36) com tenso de escoamento igual a 235 MPa, comumente aplicado na construo naval, considerando-o um material linear elstico isotrpico. A tabela 1 mostra as propriedades mecnicas do material: Propriedades Materiais do ao E 206000 MPa Poisson ( ) 0,3 Limite de trao 235 MPa Limite de Compresso 235 MPa Cisalhamento 110 MPa Tabela 1 Propriedades mecnicas do ao. Critrio para anlise do ao: De acordo com a sociedade classificadora ABS [1], os critrios para aceitao de tenses em anlises numricas de ao doce na estrutura so:

Optou-se por adotar como critrio para o ao a tenso combinada (Von Mises).

O Modelo Numrico: O modelo constitui-se da regio de meia nau do navio. Esta parte da embarcao engloba o Moonpool e silos de carga, o que torna a regio modelada a mais crtica em termos estruturais. O modelo utiliza elementos de casca para a malha de elementos finitos e utiliza simetria em relao ao plano diametral do navio, quanto as espessura aplicadas so as mesmas adotadas para cada um dos elementos constituintes da topologia estrutural.

Unidades utilizadas: Comprimento em milmetro (mm); Presso em 106 Pascal (MPa).

Eixo de coordenadas: X direo longitudinal, positiva da r para vante; Y direo transversal, positiva para bombordo; Z direo vertical, positiva da linha de base para cima.

Modelao da geometria: Na criao do modelo geomtrico foram considerados todos elementos estruturais definidos para a topologia (Costado, Anteparas, Conveses, Hastilhas, Longarinas, Sicordas e Cavernas Figura 1 e 2).

Figura 1 - reas da geometria do Modelo.

Figura 2 - reas da geometria do Modelo. Malha de elementos finitos: A malha de elementos finitos foi definida atravs de elementos de casca quadrados procurando manter uma boa razo de aspecto aos elementos. A utilizao de elementos quadrados em vez de triangulares reduz o nmero de equaes, e conseqentemente o trabalho computacional.

Figura 3 Elemento utilizado 08 ns por elemento.

Figura 4 Malha de elementos finitos.

Figura 5 Malha de elementos finitos. Condies de Contorno:

As restries de translao e rotao do modelo foram definidas de maneira a simular, da maneira mais real possvel, as deformaes do casco provenientes do carregamento aplicado. Para o plano diametral existe a condio de simetria, que restringe a translao em Y e a rotao em X e Z, feito tambm o engaste de alguns pontos relevantes e, aplicado em cada bordo longitudinal do modelo as condies de contorno necessrias para o bom funcionamento da anlise.

Figura 6 Condio de Simetria.

Figura 7 Ns engastados.

Condies de Carregamento: Quando o navio est em operao, as principais cargas atuantes nele so: Peso Presso hidrosttica e dinmica devido s ondas Peso dos equipamentos Peso dos silos de Carga Vento Batida de proa na gua (Slamming) Foras induzidas pelo propulsor Dos itens de carga acima, foram representados no modelo apenas os quatros primeiros. Como se observa, a maioria das foras tem carter dinmico, contudo, a anlise realizada esttica considerando apenas o regime elstico. Para representar as presses dinmicas foi adotado um fator, recomendado pela regra da DNV [02], que depende basicamente da acelerao vertical e das caractersticas principais do navio. Presso Externa De acordo com a DNV, a presso externa pode ser calculada a partir da soma da presso hidrosttica com a dinmica, isto atravs da seguinte formula:

Onde:

= Presso dinmica = distncia vertical da linha dgua at o ponto analisado = distncia horizontal da linha de centro at o ponto de carregamento = Boca = calado = distncia vertical da linha de base at o ponto de carregamento = menor valor entre T e f = distncia vertical da linha dgua at o topo do costado do navio na seo transversal considerada Coeficiente do carregamento de onda Atravs desta formulao chega-se a seguinte equao para este modelo: KN/m2 Onde:

KN/m2 Onde: KN/m2 Portanto: KN/m2 Como trabalhamos o modelo em milmetros e com presso em MPa, vem: MPa

Figura 8 Aplicao da funo de presso externa.

Figura 9 Presses externas aplicadas ao modelo Costado e Moonpool.

Carga dos Silos, Guindaste e Peso da estrutura: Tendo em vista que a regio modelada possui no convs principal um equipamento de grande peso, um guindaste, e Silos para transporte de carga (Lama e Brine), estes devem ser levados em conta na analise estrutural proposta. Na tabela 2 seguem os clculos das presses aplicadas.

Onde: g = acelerao da gravidade Amplitude da Acelerao foi retirada do programa Seakeeper. Logo depois, tambm foi adicionada ao modelo a fora gravitacional, isto, para que a anlise considere o peso dos elementos constituintes da estrutura modelada.

Tabela 2 Clculo das presses provenientes da carga e do guindaste.

Figura 10 Carregamento dos Silos aplicado ao modelo.

Figura 11 Carregamento Completo Silos, Guindaste e Peso da estrutura. Resultados: Aps a concluso da modelao geomtrica, definio do material, malha, condies de contorno e carregamento adequadas, podemos prosseguir com o solver do programa, para que finalmente possamos analisar as tenses geradas na estrutura. Abaixo seguem algumas ilustraes (Figuras de 13 a 17) e logo aps duas animaes (Vdeo 1 e 2) do solver. Nas figuras pode-se notar que a mxima tenso de Von Mises alcanada foi de 129,014 MPa e mximo deslocamento, apesar do exagero visual de deformao do software, foi de apenas 3,786mm.

Figura 12 Modelo com todos contornos e carregamentos aplicados a malha.

Figura 13 Tenso de Von Mises Viso geral.

Figura 14 Tenso de Von Mises Zoom na regio fundo duplo.

Figura 15 Tenso de Von Mises Zoom na regio inferior do Moonpool.

Figura 16 Tenso de Von Mises Costado e Fundo.

Figura 17 Tenso de Von Mises Zoom na regio do fundo.

Figura 18 Tenso de Von Mises Viso geral.

Vdeo 1 - D um click na imagem para ver a animao.

Vdeo 2 - D um click na imagem para ver a animao.

Avaliao da estrutura: Observou-se que toda a carga de presso externa bem suportada pelo chapeamento do fundo, do costado, cavernas e anteparas do Moonpool. O carregamento devido ao guindaste tambm no gerou problemas e foi suportado pelo chapeamento do convs principal, sicordas e cavernas. O efeito das presses internas provenientes da carga dos Silos foi o mais agravante dentre as regies tencionadas, contudo, ainda foi bem suportada pelo chapeamento do fundo duplo, hastilhas e longarinas. Como dito anteriormente, a mxima tenso de Von Mises alcanada no modelo foi de 129,014 MPa e mximo deslocamento de 3,786mm. Como o critrio de avaliao a obteno de uma tenso mxima de Von Mises de 188 Mpa, conclui-se que a topologia estrutural ficou bem dimensionada, pois no ultrapassou e nem ficou to abaixo do critrio estipulado.

Anda mungkin juga menyukai