Anda di halaman 1dari 3

Banco de Dados I 1 Lista de Exerccios 1) O que um SGBD? Cite 3 exemplos.

s. um software com recursos especficos para facilitar a manipulao das informaes de um BD e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: Oracle, SQL Server, MySQL, Access, Interbase, Paradox, Sybase. 2) Quais as principais vantagens da utilizao de um Sistema de Banco de Dados em relao aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos? Rapidez na manipulao e no acesso informao; Reduo do esforo humano no desenvolvimento e utilizao das aplicaes; Disponibilizao da informao no tempo necessrio; Controle integrado de informaes distribudas fisicamente; Reduo da redundncia e de inconsistncia de informaes; Compartilhamento de dados; Aplicao automtica de restries de segurana; Reduo de problemas de integridade.

3) Indique alguns problemas que dificultariam o uso de banco de dados.


Problemas: Custos iniciais (hardware, software, treinamento); Sobrecarga de processamento.

No usar se: plica!"es e dados simples e fi#os; $rg%ncia no tempo de resposta; $su&rio 'nico.

4) Explique o conceito de Transao em SGBD? Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade referencial definida em seu esquema, sem precisar, em tempo algum, do auxlio do programa aplicativo. Desta forma exige-se que o BD tenha ao menos instrues que permitam a gravao e o cancelamento de uma srie modificaes simultneas. Por exemplo: um cadastro de pedido a um cliente o qual deseja reservar cinco itens do estoque. Se existir algum bloqueio financeiro deste cliente (duplicatas em atraso) que impeam a venda, a transao dever ser desfeita com apenas uma instruo ao BD, sem quaisquer modificaes suplementares nos dados. Qualquer acesso complementar para a correo da reserva no caracteriza a utilizao de um SGBD. 5) Explique o que so Vises em SGBD?

Um SGBD deve permitir que cada usurio visualize os dados de forma diferente daquela existente previamente no BD. Uma viso consiste de um subconjunto de dados do BD, mas no necessariamente estes devero estar armazenados no BD. Portanto, uma replicao de uma estrutura, para fins de acesso de forma diferenciada por outros aplicativos, no caracteriza o uso de um SGBD. 6) O sistema de banco de dados deve prover uma viso abstrata de dados para os usurios, isolando, desta forma, detalhes mais internos do BD. A abstrao se d em trs nveis. Explique estes nveis de abstrao.

Nvel fsico: tambm chamado de Esquema interno, o nvel mais baixo de abstrao. Descreve como os dados esto realmente armazenados, englobando estruturas complexas de baixo nvel. Nvel conceitual (ou lgico): conhecido tambm como Esquema Conceitual, descreve quais os dados esto armazenados e seus relacionamentos. Neste nvel, o BD descrito atravs de estruturas relativamente simples, que podem envolver estruturas complexas no nvel fsico. Nvel de vises do usurio: o nvel externo, descrevendo partes do BD que sero visualizadas pelos usurios de acordo com suas necessidades. Uma viso um subconjunto de dados do BD, sem que exista a necessidade de estarem armazenados no BD. 7) O que so modelos lgicos de dados? o conjunto de ferramentas conceituais para a descrio dos dados, dos relacionamentos entre os mesmos e das restries de consistncia e integridade. Em outras palavras, o conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados (tipos de dados, relacionamentos e restries que devem ser mantidas sobre os dados). 8) Defina Esquema e Instncia de um Banco de Dados.
Esquema: O esquema a definio das estruturas que compem o banco de dados; Espera-se que o esquema sofra nenhuma ou muito poucas alteraes depois de implementado; O esquema independe dos dados a serem armazenados.

Instncia: Instncia a materializao do banco de dados composto pelas estruturas mais os dados armazenados. Uma instncia um retrato do banco de dados em um determinado momento. Podemos ter a mesma estrutura replicada em vrios locais, cada uma com seu conjunto de dados.

9) Defina o Modelo Entidade-Relacionamento.


O Modelo Entidade-Relacionamento uma forma de se definir o esquema do banco de dados, composta pelos seguintes elementos: Entidades, Relacionamentos, Atributos, Chaves Primrias, Estrangeiras, e outras informaes descritas em forma textual. a principal ferramenta grfica para representao do Modelo de Dados. Proposto por Peter Chen, tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.

10) As pessoas envolvidas num sistema de banco de dados podem ser divididas em usurios e administradores. Descreva os principais tipos de usurios e administradores existentes.
Usurios Programador de aplicao - Desenvolve programas aplicativos que manipulam banco de dados Usurio sofisticado - Capaz de manipular dados num BD sem o uso de aplicativos utilizando as linguagens de consulta Usurio "ingnuo" - Manipula BD somente pelas interfaces definidas nos programas aplicativos

Administradores o o o o o Administrador de dados - Define e atualiza do esquema do BD Administrador do SGBD Define estrutura de armazenamento e estratgia de acesso; Concede autorizao de acesso a dados; Define controles de integridade; Define estratgias para backup; Monitora desempenho.

Anda mungkin juga menyukai