Anda di halaman 1dari 25

O conceito de deficincia para fins do benefcio assistencial do artigo 203, inciso V, da Constituio Federal de 1988

Michelle Dias Bublitz | Carla Evelise Justino Hendges


Publicado em 07/2011. Elaborado em 07/2011. A antiga definio legal pecava pela inadequao e vaguidade, especialmente por equiparar a deficincia incapacidade para a vida independente, expresses que representam realidades diversas e inconfundveis.

RESUMO: Este texto trata do conceito de deficincia, enquanto requisito para concesso do Benefcio Assistencial de Prestao Continuada, o qual deve ser examinado luz das novas concepes, que tm por base o critrio da necessidade e da disparidade de condies de incluso na sociedade. Entendendo que o trabalho fundamental para o alcance da dignidade humana, a Constituio Federal de 1988, tendo em vista a incapacidade/deficincia total, parcial ou temporria desse grupo social, estabeleceu como um dos pilares de sustentao da ordem econmica nacional a valorizao do indivduo, visando amparar aqueles necessitados que no possuem condies de, por meios prprios ou familiares, prover seu sustento, objetivando propiciar existncia digna e distribuir justia social, atravs da reduo das desigualdades sociais. PALAVRAS-CHAVE: Benefcio Assistencial de Prestao Continuada. Deficincia. Conceituao. Princpio da Dignidade Humana. ABSTRACT: This paper deals with the concept of disability, as a condition for granting of Continuous Continuous Support, which must be examined in the light of new concepts, which are based on the criterion of necessity and the disparity of conditions for inclusion in society. Understanding that work is fundamental to the achievement of human dignity, the Constitution of 1988, in view of the impairment / disability total, partial or temporary this social group, established as one of the pillars of the economic recovery of

the individual national in order to bolster those in need who can not afford that, by themselves or relatives, provide their livelihood, in order provide dignified and distribute social justice by reducing social inequalities. KEY WORDS: Benefit assistance. Disabilities. Conceptualization. Dignity. SUMRIO: Introduo. 1. O Beneficio de Prestao Continuada. 1.1. O que ? 1.2. Enquadramento legal. 1.3. Beneficirios. 1.4. Requisitos para percepo. 2. Conceitos legais de deficincia. 2.1. O conceito de deficincia apresentado pela Organizao Mundial da Sade OMS. 2.2. O conceito de deficincia apresentado pela Organizao Internacional do Trabalho - OIT. 2.3. O conceito de deficincia apresentado pela Declarao dos Direitos das Pessoas com Deficincia. 2.4. O conceito de deficincia apresentado pela Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. 2.5. O conceito de deficincia apresentado pela Lei n 7.853/89 Lei da Pessoa Portadora de Deficincia. 3. O Benefcio de Prestao Continuada como um direito da pessoa portadora de deficincia viver com dignidade. Consideraes finais. Referncias.

INTRODUO
A assistncia social, como uma das vertentes da seguridade social prevista na Constituio da Repblica de 1988, constitui-se em um conjunto integrado de planos e programas assistenciais promovidos pelo Estado com o apoio da sociedade (artigo 194, da CF), visando amparar aqueles indivduos necessitados que no possuem condies de, por meios prprios ou familiares, viver com dignidade. Os programas de assistncia social constituem direitos prestacionais sociais de ndole positiva. Como direitos sociais, esto inseridos no rol dos direitos fundamentais. No se olvide que a dignidade da pessoa humana um dos fundamentos da Repblica

(artigo 1, inciso III, da CF). De outro lado, dentre os objetivos fundamentais, se encontram a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, a erradicao da pobreza e da marginalizao, bem como a reduo das desigualdades sociais e regionais e a promoo do bem de todos, sem qualquer distino (artigo 3, da CF). Uma das modalidades de prestao assistencial, a qual mereceu previso constitucional expressa, o Benefcio Assistencial de Prestao Continuada, que se caracteriza, nos exatos termos do artigo 203, inciso V, da Constituio Federal de 1988, pela "garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meio de prover a prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei". A disciplina normativa infraconstitucional da assistncia social somente veio luz em dezembro de 1993, mais de cinco anos depois da promulgao da Constituio Federal, por intermdio da Lei n 8.742. At esse termo, perdurou o benefcio de renda mensal vitalcia, de valor equivalente a meio salrio mnimo, disciplinado pela Lei 6.179/74, que exigia a ocorrncia de vinculao previdncia social. Alm disso, a regulamentao legal quanto aos requisitos para gozo do Benefcio de Prestao Continuada deu-se de forma ambgua e genrica, sem considerar os elementos circunstanciais, pessoais, sociais, ambientais, que configuram as diferentes relaes sociais. Bem por isso, ainda nos dias de hoje, passados quase vinte anos da edio da lei regulamentadora, os temas relativos definio da renda familiar, composio do grupo familiar e caracterizao da deficincia suscitam agudas discusses doutrinrias e jurisprudenciais. Especificamente no que toca questo da caracterizao da deficincia, a definio legal distanciou-se do texto constitucional, e pecou pela vaguidade e inadequao, especialmente ao equiparar a deficincia incapacidade para a vida independente, expresses que representam realidades diversas e inconfundveis.

Em constituindo as prestaes assistenciais, como j aduzido, um direito social fundamental, a conceituao legal de deficincia deve ser examinada luz dos princpios inseridos no texto constitucional, adotando-se a hermenutica que melhor promova a concretizao dos ditames da Carta Federal de 1988. O presente estudo busca contribuir para a anlise do tema da caracterizao da deficincia, como um dos requisitos para a concesso do Benefcio Assistencial de Prestao Continuada. A questo ser examinada a partir das novas concepes de deficincia, tomando por base os critrios da necessidade e da disparidade de condies de incluso na sociedade. O estudo ter como norte a garantia constitucional do benefcio assistencial, destinado a assegurar adequada proteo social ao deficiente, ensejando-lhes condies de vida digna, incluso social e resgate da cidadania.

1. O BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA 1.1. O que ? O Benefcio de Prestao Continuada constitui-se na garantia de uma renda mensal correspondente a um salrio mnimo aos idosos e pessoas portadoras de deficincia que no tenham condies de promover de forma digna a prpria subsistncia, nem de t-la provida por sua famlia. O benefcio devido em prestaes mensais sucessivas, em nmero de doze anuais (sem direito a abono anual), de valor equivalente a um salrio mnimo. O fundamento constitucional o transcrito pelo artigo 203, inciso V, da Constituio Federal de 1988. Em se tratando de prestao de natureza assistencial, fazem jus ao benefcio s pessoas necessitadas que se enquadrem nas condies legais, independentemente de filiao a regime previdencirio ou de recolhimento de qualquer contribuio. Assim, verifica-se que este benefcio coaduna-se ao princpio da universalidade da cobertura e do atendimento na seguridade social (artigo 194, inciso I, da CF).

uma prestao supletiva e residual, no sentido de que a proteo somente vai alcanar aquelas pessoas necessitadas que no estejam sob o abrigo de regimes previdencirios e cujas famlias no tenham condies mnimas de prover-lhe vida digna. Nos termos do pargrafo 4 do artigo 20 da Lei n 8.742/93, a prestao no pode ser acumulada com quaisquer outros benefcios no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo as prestaes de assistncia mdica. Na forma do pargrafo nico do artigo 34 do Estatuto do Idoso, obenefcio assistencial de valor mnimo j concedido a qualquer membro da famlia no computado para os fins do clculo da renda familiar per capita. A constitucionalidade de tal excluso j recebeu o beneplcito de decises do Supremo Tribunal Federal (dentre outros, citem-se o RE 558.221, Rel. Min. Czar Peluso, julg. 15.04.2008, 2 Turma, DJE 16.05.2008; e o AI 688242Agr, Rel Min. Joaquim Barbosa, julg. 20.04.2010, 2 Turma, DJE 04.06.2010).
[01] [02]

No obstante se trate de benefcio de natureza assistencial, o requerimento de benefcio deve ser dirigido pelo interessado, ou seus representantes, autarquia previdenciria, a quem cabe o exame dos requisitos legais para a concesso do benefcio. Para tanto, dever o requerente ser submetido a exame mdico pericial e laudo, realizados pelos servios de percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social INSS (artigo 20, pargrafo 6, da Lei n 8.742/93). Por fim, o Beneficio de Prestao Continuada uma prestao personalssima, que no se transfere nem gera direito de pensionamento aps o bito do titular.

1.2. ENQUADRAMENTO LEGAL


A disciplina legal do Benefcio Assistencial de Prestao Continuada encontra-se regulamentada pela Lei n 8.742/93, cuja redao foi alterada pela Lei n 9.720/98, assim estabelecendo:

Art. 20. O benefcio de prestao continuada a garantia de 1 (um) salrio mnimo mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso com 70 (setenta) anos ou mais e que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. 1. Para os efeitos do disposto no caput, entende-se como famlia o conjunto de pessoas elencadas no art. 16 da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, desde que vivam sob o mesmo teto. (Redao dada pela Lei n 9.720, de 30.11.1998) 2. Para efeito de concesso deste benefcio, a pessoa portadora de deficincia aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho. 3. Considera-se incapaz de prover a manuteno da pessoa portadora de deficincia ou idosa a famlia cuja renda mensal per capita seja inferior a (um quarto) do salrio mnimo. 4. O benefcio de que trata este artigo no pode ser acumulado pelo beneficirio com qualquer outro no mbito da seguridade social ou de outro regime, salvo o da assistncia mdica. 5. A situao de internado no prejudica o direito do idoso ou do portador de deficincia ao benefcio. 6. A concesso do benefcio ficar sujeita a exame mdico pericial e laudo realizados pelos servios de percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. (Redao dada pela Lei n 9.720, de 30.11.1998) 7. Na hiptese de no existirem servios no municpio de residncia do beneficirio, fica assegurado, na forma prevista em regulamento, o seu encaminhamento ao municpio mais prximo que contar com tal estrutura. (Includo pela Lei n 9.720, de 30.11.1998) 8. A renda familiar mensal a que se refere o 3 dever ser declarada pelo requerente ou seu representante legal, sujeitando-se aos demais procedimentos previstos no regulamento para o deferimento do pedido. (Includo pela Lei n 9.720, de 30.11.1998) Art. 21. O benefcio de prestao continuada deve ser revisto a cada 2 (dois) anos para avaliao da continuidade das condies que lhe deram origem.

1. O pagamento do benefcio cessa no momento em que forem superadas as condies referidas no caput, ou em caso de morte do beneficirio. 2. O benefcio ser cancelado quando se constatar irregularidade na sua concesso ou utilizao.

Como se verifica da leitura dos dispositivos legais, no que toca ao aspecto que interessa nesse trabalho, qual seja, a conceituao da deficincia, a redao da lei considerou a deficincia quase que exclusivamente no aspecto da limitao pessoal do portador, ao estabelecer como elemento definidor a incapacidade para a vida independente, em aparente descompasso com a redao do texto constitucional.

1.3. BENEFICIRIOS
Nos termos do artigo 203, inciso V, da Constituio Federal de 1988, o benefcio assistencial se destina pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover a prpria manuteno e nem de t-la provida por sua famlia. Na redao original do caput do artigo 20 da Lei n 8.742/93, eram considerados idosos, para fins de benefcio assistencial, as pessoas de 70 (setenta) anos ou mais. Contudo, posteriormente, com o advento do Estatuto do Idoso, o pargrafo nico do artigo 34, alterou o requisito etrio, reduzindo a idade para 65 (sessenta e cinco) anos: "Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que no possuam meios para prover sua subsistncia, nem de t-la provida por sua famlia, assegurado o benefcio mensal de 1 (um) salrio mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS". Quanto pessoa portadora de deficincia, o pargrafo 2 do artigo 20 da Lei n 8.742/93 estabeleceu que seria aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho. A questo da deficincia tema que ser analisado de forma mais adequada na segunda parte desse trabalho.

Importante mencionar que, no h impedimento legal concesso do benefcio para crianas e adolescentes portadores de deficincia. Por fim, em qualquer caso, conforme estabelece o pargrafo 5 do artigo 20 da Lei n 8.742/93, a situao de internado no prejudica o direito do idoso ou do portador de deficincia ao benefcio. Ou seja, ainda que o idoso ou deficiente esteja instalado em instituio hospitalar ou de repouso, faz jus ao benefcio.

1.4. REQUISITOS PARA PERCEPO


Dois so os requisitos principais a serem considerados para a percepo e concesso do Benefcio de Prestao Continuada: (a) comprovao da condio de necessidade do requerente e de sua famlia; e (b) requisito etrio (idade igual ou acima de 65 anos) ou condio de pessoa portadora de deficincia. O primeiro requisito para concesso do benefcio de amparo assistencial diz com a comprovao da situao de necessidade. A supletividade dos programas de assistncia social demanda a comprovao prvia de que o interessado no tenha condies de prover o prprio sustento, e, igualmente, de que sua famlia no possa prov-lo com dignidade. Tambm no deve estar amparado por regimes previdencirios. O critrio legal de miserabilidade foi fixado pelo artigo 20, pargrafo 3, da Lei n 8.742/93, por sopesamento da renda per capita do ncleo familiar do interessado, a qual deve ser igual ou inferior a um quarto (1/4) do salrio mnimo vigente. A fixao legal do patamar de renda vinha sendo objeto de grande discusso doutrinria e jurisprudencial. O Superior Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade da estipulao legal:
Constitucional. Impugna dispositivo de lei federal que estabelece o critrio para receber o benefcio do inciso V do art. 203 da CF. Inexiste a restrio alegada em face do prprio dispositivo constitucional que reporta lei para fixar os critrios de garantia do benefcio de salrio mnimo pessoa

portadora de deficincia fsica e ao idoso. Esta lei traz hiptese objetiva de prestao assistencial do estado. Ao julgada improcedente. (ADI 1.232, Rel para o acrdo Min. Nelson Jobim, julgamento em 27.08.1998, Plenrio, DJ 01.06.2001) [03]

Esse posicionamento vem sendo um tanto mitigado, para admitir-se, por exemplo, a excluso, no cmputo da renda mensal per capita, de benefcios assistenciais percebidos por outros idosos integrantes do grupo familiar, com fundamento no j referido artigo 34 do Estatuto do Idoso. Quanto ao requisito relativo condio pessoal do requerente, deve comprovar, na data do pedido, ter idade igual ou superior a 65 anos, ou ser pessoa portadora de deficincia. Em qualquer hiptese, o preenchimento dos requisitos revisto a cada dois anos, para avaliao da permanncia ftica das condies que ensejaram a concesso do benefcio (artigo 21, da Lei n 8.742/93).

2. CONCEITOS LEGAIS DE DEFICINCIA


Ao longo do tempo, com o reconhecimento dos direitos humanos pautados essencialmente nos princpios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, delinearam o conceito de "deficincia" em vrios instrumentos internacionais e tambm na legislao nacional.

2.1. O CONCEITO DE DEFICINCIA APRESENTADO PELA ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE


Em 1980, a Organizao Mundial da Sade OMS definiu os conceitos de deficincia, incapacidade e desvantagem, ressaltando que embora os trs conceitos estejam presentes nas pessoas com deficincia, tais restries no lhes retiram o valor, o poder de decidir sobre suas vidas e de tomarem decises :
[04]

Deficincia: perda ou anormalidade de estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica, temporria ou permanente.

Incluem-se nessas a ocorrncia de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, rgo, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funes mentais. Representa a exteriorizao de um estado patolgico, refletindo um distrbio orgnico, uma perturbao no rgo. Incapacidade: restrio, resultante de uma deficincia, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqncia direta ou resposta do indivduo a uma deficincia psicolgica, fsica, sensorial ou outra. Representa a objetivao da deficincia e reflete os distrbios da prpria pessoa, nas atividades e comportamentos essenciais vida diria. Desvantagem: prejuzo para o indivduo, resultante de uma deficincia ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais Caracteriza-se por uma discordncia entre a capacidade individual de realizao e as expectativas do indivduo ou do seu grupo social. Representa a socializao da deficincia e relaciona-se s dificuldades nas habilidades de sobrevivncia.
[05]

A Organizao Mundial da Sade - OMS, quase dez anos depois em 1997, reapresentou essa Classificao Internacional com um novo ttulo e novas conceituaes. Agora denominada Classificao Internacional das Deficincias, Atividades e Participao: um manual da dimenso das incapacidades e da sade CIDDM-2, o documento fixa princpios que enfatizam o apoio, os contextos ambientais e as potencialidades, em vez da valorizao das incapacidades e das limitaes.
[06]

O CIDDM-2 concebe a deficincia como uma perda ou anormalidade de uma parte do corpo (estrutura) ou funo corporal (fisiolgica), incluindo as funes mentais. J a atividade est relacionada com o que as pessoas fazem ou executam em qualquer nvel de complexidade, desde aquelas simples at as habilidades e condutas complexas. A limitao da atividade, antes conceituada como incapacidade, agora entendida como uma dificuldade no desempenho pessoal. A raiz da incapacidade a limitao no

desempenho da atividade que deriva totalmente da pessoa. No entanto, o termo incapacidade no mais utilizado porque pode ser tomado como uma desqualificao social. Ampliando o conceito, essa Classificao Internacional inclui a participao, definida como a interao que se estabelece entre a pessoa portadora de deficincia, a limitao da atividade e os fatores do contexto socioambiental.
[07]

A expresso "pessoa portadora de deficincia", portanto, pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficincia. Contudo, h que se observar que em contextos legais ela utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que esto sob o amparo de uma determinada legislao.

2.2. O CONCEITO DE DEFICINCIA APRESENTADO PELA ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO


No mbito da Organizao Internacional do Trabalho OIT, o primeiro documento que tratou da conceituao de deficincia foi a Recomendao n 99, de 25 de junho de 1955, tendo o conceito se repetido na Recomendao n 168, de 20 de junho de 1983, e aprimorado na Conveno n 159, de 20 de junho de 1983, tambm. A Conveno n 159 da OIT, que trata da reabilitao profissional e emprego das pessoas com deficincia, ratificada pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo n 51, de 28 de agosto de 1989, e promulgada pelo Brasil atravs do Decreto n 129, de 18 de maio de 1991, conceitua deficincia da seguinte forma:
Artigo 1. (...) 1. Para efeito desta Conveno, entende-se por "pessoa deficiente" todas as pessoas cujas possibilidades de obter e conservar um emprego adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficincia de carter fsico ou mental devidamente comprovada. [08]

O conceito em questo ressalta o carter funcional das deficincias fsicas ou sensoriais, estabelecendo a Conveno o dever dos pases signatrios de se engajarem em atividades de

integrao e de fornecerem instrumentos que viabilizem o exerccio das atividades profissionais para as pessoas que deles necessitem.
[09]

Destarte, conclui-se, a partir da leitura do preceito legal acima, que, a pessoa portadora de deficincia no necessariamente incapaz para o trabalho. Na verdade, capacidade laboral e deficincia so conceitos absolutamente distintos e no devem gerar qualquer confuso.

2.3. O CONCEITO DE DEFICINCIA APRESENTADO PELA DECLARAO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICINCIA
A Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes elaborada pela Organizao das Naes Unidas - ONU atravs da Resoluo 3.447, de 09 de dezembro de 1975, traz, em seu artigo 1, a definio de pessoa deficiente. Nesse sentido, conceitua-se pessoa deficiente como qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrncia de uma deficincia, congnita ou no, em suas capacidades fsicas ou mentais.
[10]

No entendimento da ONU, deficincia um conceito em evoluo, resultado da interao entre a deficincia de uma pessoa e os obstculos que impedem sua participao na sociedade. Quanto mais obstculos, como barreiras fsicas e condutas atitudinais impeditivas de sua integrao, mais deficiente uma pessoa. No importa se a deficincia fsica, mental, sensorial, mltipla ou resultante da vulnerabilidade etria. Mede-se a deficincia pelo grau da impossibilidade de interagir com o meio da forma mais autnoma possvel.

2.4. O CONCEITO DE DEFICINCIA APRESENTADO PELA CONVENO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICINCIA
Em dezembro de 2006, a Organizao das Naes Unidas ONU aprovou o texto da Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincias. O Brasil participou intensamente dos debates, sendo que o que distingue essa Conveno das outras que o contedo foi feito com ajuda direta de ONGs de pessoas com deficincia, que tiveram voz ativa na elaborao dos artigos. A Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e seu respectivo Protocolo Facultativo foram ratificados pelo Congresso Nacional em 09 de julho de 2008 pelo Decreto legislativo n 186/2008 e todos os seus artigos so de aplicao imediata. Alm do mais, o prprio conceito de pessoa com deficincia incorporado pela Conveno, a partir da participao direta de pessoas com deficincia levadas por Organizaes No Governamentais de todo o mundo, carrega forte relevncia jurdica, porque incorpora na tipificao das deficincias, alm dos aspectos fsicos, sensoriais, intelectuais e mentais, a conjuntura social e cultural em que o cidado com deficincia est inserido, vendo nestas o principal fator de cerceamento dos direitos humanos que lhe so inerentes. A Conveno, no seu artigo 1, diz qual o seu propsito e define o conceito de pessoa com deficincia:
"(...) Pessoas com deficincia so aquelas que tm impedimentos de natureza fsica, intelectual ou sensorial, os quais, em interao com diversas barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas". [11]

Esclarece-se que o conceito adotado pela Conveno Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia foi baseado no item "e" do seu prembulo, que reconhece: "(...) que a deficincia um conceito em evoluo e que a deficincia resulta da interao entre pessoas com deficincia e as barreiras

atitudinais e ambientais que impedem sua plena e efetiva participao na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas". O conceito de pessoa com deficincia proposto pela Conveno, diferentemente dos demais textos legais, no caracteriza a deficincia a partir dos fatores clnicos inerentes ao indivduo, mas da forma como a sociedade se apresenta a ele.
[12]

2.5. O CONCEITO DE DEFICINCIA APRESENTADO PELA LEI N 7.853/89 LEI DA PESSOA PORTADORA DE DEFICINCIA
A Lei n 7.853, de 24 de outubro de 1989, que disps sobre o apoio s pessoas portadoras de deficincia, cria um rgo para coordenao das aes do Estado de acompanhamento e implementao de polticas pblicas (Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia - CORDE), mas no define quem o objeto/destinatrio dessa poltica. Posteriormente, a Lei n 7.853/89 foi regulamentada pelo Decreto n 914, de 06 de setembro de 1993, atualmente revogado, aventando-se ento a definio de pessoa portadora de deficincia:
Art. 3 Considera-se pessoa portadora de deficincia aquela que apresenta, em carter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padro considerado normal para o ser humano.

Observa-se que, nesse diploma legal, o conceito de deficincia trazido de forma mais tcnica. O Decreto n 914/93 foi, posteriormente, revogado pelo atual Decreto 3.298, 20 de dezembro de 1999, que instituiu a poltica nacional para a integrao da pessoa portadora de deficincia, sendo que, na sua aplicao e interpretao so considerados os valores bsicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justia social, do respeito dignidade da pessoa humana, do bem-

estar, alm de outros, indicados na Constituio ou justificados pelos princpios gerais de direito, em complementao ao conceito tcnico trazido pela Lei da Pessoa Portadora de Deficincia.

3. O BENEFCIO DE PRESTAO CONTINUADA COMO UM DIREITO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICINCIA VIVER COM DIGNIDADE
De tudo que se exps no tpico anterior, verifica-se que, no obstante no haja univocidade legislativa acerca do contedo conceitual da deficincia, os conceitos mais modernos trazem a avaliao da deficincia considerada no s no aspecto tcnico/mdico individual, mas inserida no contexto social. Trata-se de uma hermenutica mais ampla que atende mais largamente o cumprimento do que estabelece a Constituio Federal como fundamento do Estado Democrtico de Direito, ou seja, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, que representa o desejo de toda pessoa portadora de deficincia: ser cidado com dignidade. A respeito do tema, no se olvide que, independemente da nomenclatura que se utiliza a determinado grupo social, os direitos fundamentais devem ocupar papel basilar no ordenamento jurdico ptrio, se configurando como parmetro dentro do qual devem ser interpretadas todas as normas legais. A Constituio Federal prev garantias, a exemplo de documentos internacionais e mesmo de legislao anterior sua promulgao, no sentido de que os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana devem preponderar sobre os demais enunciados normativos. Assim, o conceito de deficincia previsto no pargrafo 2 do artigo 20 da Lei n 8.742/93 Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS equipara a deficincia incapacidade para a vida independente e para o trabalho, in verbis:
2. Para efeito de concesso deste benefcio, a pessoa portadora de deficincia aquela incapacitada para a vida independente e para o trabalho.

O critrio adotado pelo legislador distancia-se da previso constitucional acerca desse benefcio, e encerra uma concepo de

dependncia que no est adequada nem ao esprito da Constituio, nem s modernas concepes de deficincia. O sistema constitucional de proteo s pessoas portadoras de deficincia comea pela inquestionvel essencialidade do labor na vida do ser humano, no s por se tratar da forma como o homem obtm o necessrio sua subsistncia e assegura o direito dignidade da pessoa humana, mas por ser instrumento de realizao pessoal do indivduo, tornando-o respeitvel perante a sociedade e, principalmente, o incluindo no seio desta, como cidado, possuidor de direitos e obrigaes, em face do princpio da igualdade. Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, a qual se constitui em Estado Democrtico de Direito, seus fundamentos so, entre outros: a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e o pluralismo poltico, constantes do artigo 1, incisos III, IV e V. Igualmente, a Constituio reconhece como direitos sociais, previstos no artigo 6, a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a assistncia aos desamparados. Ainda, proclama que a ordem econmica se funda na valorizao do trabalho humano e tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados, entre outros princpios, o da reduo das desigualdades regionais e sociais e a busca do pleno emprego, conforme disposto no artigo 170, incisos VII e VIII. No que tange ordem social, a Carta Magna assevera que ela tem como base o primado do trabalho e como objetivos o bem-estar e a justia social (artigo 193), alm de "promover o bem de todos", sem qualquer tipo de preconceito ou quaisquer outras formas de discriminao (artigo 3, incisos I, III e IV).
[13]

Constata-se, com efeito, que a Constituio, ao lado de vedar discriminaes, vem a trazer diversas determinaes com a finalidade de impedi-las e de reduzir as desvantagens vividas pelos deficientes, buscando, mais e mais, integr-los na vida social. Assim, a Constituio reconhece a existncia de desvantagens e da excluso na experincia da deficincia, determinando, conscientemente, medidas que visam integrao do deficiente.
[14]

Seguindo esse encadeamento de idias, o texto constitucional, no que tange deficincia, longe de trat-la como uma tragdia individual, procura no isolar o portador de deficincia; antes pelo contrrio, procura integr-lo nos mais diversos aspectos. Essa linha, meritoriamente adotada no texto constitucional, infelizmente no foi seguida pelo legislador infraconstitucional.
[15]

Desta feita, na tentativa de evitar com que as pessoas portadoras de deficincia sejam marginalizadas e excludas do contexto social, necessrio examinar o conceito legal luz dos ditames constitucionais, estabelecendo mecanismos que melhor assegurem e garantam a dignidade da pessoa humana e a efetividade da igualdade. O critrio adotado pelo legislador, ainda que tenha o mrito de buscar a objetividade, bastante discutvel, posto que a incapacidade laborativa j faz nascer, implcita ou explicitamente, a incapacidade para a vida independente, como se observa do referido por Simone Barbisan Fortes e Leandro Paulsen:
O conceito de pessoa portadora de deficincia contido no art. 203, inciso V, da Constituio Federal, no pode ser o daquela que ostente incapacidade para o trabalho e para a vida independente, enquanto impossibilidade de exerccio de qualquer ato da vida diria, como vestir-se, alimentar-se e higienizar-se. A incapacidade demandada a incapacidade laborativa, pois da tambm advm, subsidiariamente, a incapacidade para os atos da vida independente: o s-fato de algum no dispor de capacidade para o trabalho j o afasta da possibilidade de viver s, uma vez que depender, para sua sobrevivncia, do auxlio de outras pessoas.

De fato, outra no a teleologia do citado dispositivo constitucional, que no a de garantir uma renda mnima s pessoas que, encontrando-se em situao de miserabilidade, no conseguem prover o prprio sustento, seja pela presuno de incapacidade para o trabalho, no caso do benefcio assistencial devido aos idosos, seja pela efetiva presena desta incapacidade, no caso do benefcio assistencial devido aos deficientes.
[16]

legislao infraconstitucional no cabe restringir excessivamente o pblico a ser favorecido pelo benefcio, mas sim defini-lo de acordo com os limites estabelecidos pelo ditame maior. Assim, apesar da determinao objetiva da lei, o critrio da deficincia deve ser examinado de forma mais ampla, sendo adequado, no mnimo, que se seja atrelado incapacidade laborativa, que, de per si, denota a insuficincia de meios para a subsistncia do indivduo. Considere-se que o benefcio assistencial constitui uma poltica pblica de distribuio de renda, bem como uma garantia de renda mnima para o pblico que pretende atingir, assumindo grande relevncia em uma sociedade de profunda desigualdade social, como a brasileira, visto que tal distribuio funcionar como pressuposto para o alcance da dignidade da pessoa humana. Assim, o benefcio de prestao continuada deve ser interpretado como um instituto que procura, dentro de suas limitaes, a integrao social do portador de deficincia permitindo, consequentemente, o acesso s condies mnimas de uma vida digna. De outra forma, o Estado estar se isentando indevidamente de uma responsabilidade assumida constitucionalmente, qual seja, a de resguardar os direitos de subsistncia daqueles que, individualmente, no conseguem suprir suas necessidades. Esta a mnima realizao que se espera dos direitos sociais, com vistas ao aprimoramento da democracia, da cidadania e da dignidade humana.

CONSIDERAES FINAIS
No curso deste trabalho, procurou-se examinar a caracterizao de deficincia como requisito para concesso do benefcio assistencial de prestao continuada, tendo-se como pressuposto que a abordagem do tema requer um enfoque jurdico

que priorize a efetivao plena e assegure a fora normativa do arcabouo de proteo dos direitos fundamentais inserido na Constituio Federal de 1988. Dentre os direitos fundamentais, os direitos sociais necessitam de garantias que lhes assegurem eficcia e efetividade, de forma mais ampla. Considere-se a peculiaridade da realidade social brasileira, em que marcada por profundas desigualdades sociais, agravadas pelo modelo econmico e pela inexistncia de um padro mnimo de qualidade de vida e cidadania. Nesse contexto, a construo de uma sociedade com garantia de padres aceitveis de vida e existncia digna perpassa necessariamente pela instituio de um sistema amplo e abrangente de proteo social, inclusive na vertente da assistncia social. No que toca conceituao da pessoa portadora de deficincia, como requisito do benefcio assistencial de prestao continuada do art. 203, V, da Constituio, dentre as mltiplas concepes de deficincia, devem ser selecionadas aquelas propostas que impliquem em maior garantia do direito fundamental assistncia social, promovendo a preservao da dignidade da vida humana e a realizao do bem comum. Atualmente, a condio de pessoa portadora de deficincia no pode ser compreendida exclusivamente no aspecto da restrio clnico-biolgica individual, mas sim ter sua apreciao valorada numa abordagem mais ampla, sob o enfoque da dificuldade de condies de interao e de incluso na sociedade, em decorrncia das limitaes fsicas, mentais, intelectuais ou sensoriais que acometem a pessoa portadora de deficincia. Vale dizer, a deficincia deve ser ponderada em sua dimenso social, na privao de capacidades e de oportunidades e na desigualdade de condies de incluso social. Assim, pessoa portadora de deficincia, para fins de concesso do benefcio de prestao continuada da Lei n 8.742/93, deve ser considerada aquela que por sua condio individual, tenha restringidas de forma significativa, as suas opes de acesso aos espaos, oportunidades e bens sociais.

Nessa linha, a incapacidade de provimento do prprio sustento pelo trabalho constitui elemento suficiente caracterizao da incapacidade para a vida independente, a autorizar a concesso do benefcio de prestao continuada da Lei n 8.742/93. Pelas mesmas razes, a deficincia traduzida na incapacidade de prover o prprio sustento pode estar fundamentada em leses no irreversveis. A possibilidade de reverso da condio de deficincia no impede a concesso do benefcio de prestao continuada, dado que a definitividade no elemento tpico do conceito de deficincia. De outro modo, sequer se justificaria a previso legal de reviso bianual das condies que ensejaram a concesso do benefcio (caput do artigo 21 da Lei n 8.742/93). De tudo, verifica-se que somente com uma hermenutica concretizadora se conseguir progredir na implantao de um Estado Democrtico de Direito que busque garantir o bem-estar, a justia social e o respeito dignidade da pessoa humana, de forma que se transporte realidade social o horizonte de sentido posto na Constituio da Repblica de 1988.

REFERNCIAS
AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficincia. Rev. Sade Pblica [online]. 2000, vol.34, n.1, pp. 97-103. ISSN 00348910. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v34n1/1388.pdf. Acesso em 18 out. 2010. ARAJO, Luiz Alberto David. Conceituao de deficincia. In Deficincia no Brasil uma abordagem integral dos direitos das pessoas com deficincia. Florianpolis: Obra Jurdica, 2007. ______. Proteo constitucional das pessoas portadoras de deficincia. 3. ed. Ministrio da Justia, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia CORDE, Braslia, 2001.

Conforme visualizao no site http://www.mj.gov.br/sedh/dpdh/corde/protecao_const.htm Aces so em: 18 out. 2010. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Sade da Pessoa Portadora de Deficincia / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2008. 72 p. (Srie E. Legislao em Sade) ISBN 978-85-334-1399-3 BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Sade da Pessoa Portadora de Deficincia / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2008. 72 p. (Srie E. Legislao em Sade) ISBN 978-85-334-1399-3 BRASIL. Decreto n 129, de 18 de maio de 1991. Conveno 159 da OIT. Disponvel em:http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/legislacao_2_1.asp Ac esso em: 19 out. 2010. BRASIL. Decreto legislativo n. 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de maro de 2007. Artigo 1. Propsito. Disponvel em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/99423 Acesso em: 18 out. 2010. CORREA, Marcus Orione Gonalves e CORREA, Erica Paula Barcha. Curso de direito da seguridade social. So Paulo: Saraiva, 2002. COSTA. Sandra Morais de Brito. Dignidade humana e pessoa com deficincia. So Paulo: LTr, 2008. FINCATO, Denise Pires. A pesquisa jurdica sem mistrios: do projeto de pesquisa banca. Porto Alegre: Notadez, 2008.

FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. O trabalho da pessoa com deficincia e a lapidao dos direitos humanos: o direito do trabalho, uma ao afirmativa. So Paulo: LTr, 2006. ______. A ONU e seu conceito revolucionrio de pessoa com deficincia. Revista LTr, vol. 72, n. 03/263, maro de 2008. ______. O trabalho protegido do portador de deficincia. Justitia, So Paulo, v. 63, n. 195, p. 149-156, jul./set. 2001. Disponvel em: <http://bdjur.stj.gov.br/dspace/handle/2011/24106>. Acesso em: 18 out. 2010 FORTES, Simone Barbisan, e PAULSEN, Leandro. Direito da seguridade social: prestaes e custeio da previdncia, assistncia e sade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. GES, Maurcio de Carvalho; BUBLITZ, Michelle Dias. Breves comentrios acerca da incluso social dos portadores de deficincia atravs do cumprimento da Lei de Cotas. Justia do Trabalho. Porto Alegre, ano 27, n. 317, p. 82-107, maio 2010. GOLDFARB, Cibelle Linero. Pessoas portadoras de deficincia e a relao de emprego: o sistema de cotas no Brasil. Curitiba: Juru, 2009. GUGEL, Maria Aparecida; FONSECA, Ricardo Tadeu Marques; LUCAS, Adlio Justino; ANDRADE, Denise Lapolla de Paula Aguiar; COLLO, Janilda Maria de Lima. Comentrios ao Decreto n. 3.298/99. Disponvel em: http://www.pgt.mpt.gov.br/pgtgc/ Acesso em: set. 2009 ______. O trabalho do portador de deficincia: comentrios ao decreto n. 3.298/99. Gnesis: revista de direito do trabalho, v. 15, n. 88, p. 564-572, abr. 2000. LEIVAS, Paulo Gilberto Cogo. Teoria dos direitos fundamentais sociais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. RIBEIRO, Lauro Luiz Gomes. Manual dos direitos da pessoa com deficincia. So Paulo: Verbatim, 2009.

ROMITA, Arion Sayo. Perspectivas do direito do trabalho no sculo XXI. In: RIBEIRO, Llia Guimares Carvalho; PAMPLONA FILHO, Rodolfo (Coord.). Direito do trabalho: estudos em homenagem ao prof. Luiz de Pinho Pedreira da Silva. So Paulo: LTr, 1998. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. 4. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. SILVA, Marcelo Cardozo da. Aspectos do benefcio de prestao continuada. Revista AJUFERGS, Porto Alegre, n. 4, p. 187-222, 2007. Disponvel em: <http://www.ajufergs.org.br/revista_ajufergs_04.asp>. Acesso em: 18 out. 2010 TAVARES, Marcelo Leonardo. Previdncia e assistncia social: legitimao e fundamentao constitucional brasileira. Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2004. World Health Organization. International classification of impairments, disabilities, and handicaps: a manual of classification relating to the consequences of disease. Geneva; 1993.

NOTAS
1. Ressalte-se que a jurisprudncia vem ampliando o alcance desse dispositivo, para excluir do cmputo da renda familiar no s os benefcios assistenciais, mas tambm benefcios previdencirios de valor mnimo. Nesse sentido: "Conquanto o art. 34, pargrafo nico, da Lei n 10.741/03 se refira especificamente a outro benefcio assistencial ao idoso para fins de excluso do clculo da renda familiar per capita a que se refere a LOAS, no h como restringi-lo a tal hiptese, deixando de se lhe aplicar analogicamente aos casos em que verificada a existncia de outros benefcios concedidos pessoa idosa ou deficiente, no valor de um salrio mnimo, oriundos de benefcio previdencirio ou assistencial" (TRF4, APELREEX 0002175-28.2009.404.7202, Quinta Turma, Relator Ricardo Teixeira do Valle Pereira, D.E. 14/06/2010); Na mesma linha: " devido o benefcio assistencial a pessoa idosa, que mora com seu marido, tambm idoso, beneficirio de aposentadoria de um salrio

mnimo, e filho deficiente, beneficirio de amparo assistencial, j que estas rendas devem ser excludas do clculo da renda familiar per capita por aplicao analgica do pargrafo nico do art. 34 da Lei n 10.741, de 2003" (TRF4, AC 2008.72.99.001717-0, Quinta Turma, Relator Rmulo Pizzolatti, D.E. 31/05/2010). 2. Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigobd.asp?item=%201873, acesso em 18/10/2010. 3. Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/constituicao/artigobd.asp?item=%201873, acesso em 18/10/2010. 4. AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficincia. Rev. Sade Pblica [online]. 2000, vol. 34, n. 1, pp. 97-103. ISSN 0034-8910. doi: 10.1590/S003489102000000100017. 5. World Health Organization. International classification of impairments, disabilities, and handicaps: a manual of classification relating to the consequences of disease. Geneva; 1993 6. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Sade da Pessoa Portadora de Deficincia / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2008. 72 p. (Srie E. Legislao em Sade) ISBN 978-85-334-1399-3 7. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Poltica Nacional de Sade da Pessoa Portadora de Deficincia / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2008. 72 p. (Srie E. Legislao em Sade) ISBN 978-85-334-1399-3 8. BRASIL. Decreto n 129, de 18 de maio de 1991. Conveno 159 da OIT. Disponvel em:http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao/legislacao_2_1.asp Acesso em: 19 out. 2010. 9. GUGEL, Maria Aparecida. O trabalho do portador de deficincia: comentrios ao decreto n. 3.298/99. Gnesis: revista de direito do trabalho, v. 15, n. 88, p. 564-572, abr. 2000. 10. GOLDFARB, Cibelle Linero. Pessoas portadoras de deficincia e a relao de emprego: o sistema de cotas no Brasil. Curitiba: Juru, 2009. 11. BRASIL. Decreto legislativo n. 186, de 9 de julho de 2008. Aprova o texto da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de maro de 2007. Artigo 1. Propsito. Disponvel em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/99423 Acesso em: 18 out. 2010.

12. FONSECA, Ricardo Tadeu Marques da. A ONU e seu conceito revolucionrio de pessoa com deficincia. Revista LTr, vol. 72, n. 03/263, maro de 2008. 13. ROMITA, Arion Sayo. Perspectivas do direito do trabalho no sculo XXI. In: RIBEIRO, Llia Guimares Carvalho; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Direito do trabalho: estudos em homenagem ao prof. Luiz de Pinho Pedreira da Silva. Coordenadores: So Paulo: LTr, 1998. 14. SILVA, Marcelo Cardozo da. Aspectos do benefcio de prestao continuada. Revista AJUFERGS, Porto Alegre, n. 4, p. 187-222, 2007. Disponvel em: <http://www.ajufergs.org.br/revista_ajufergs_04.asp>. Acesso em: 18 out. 2010 15. Idem. 16. FORTES, Simone Barbisan, e PAULSEN, Leandro. Direito da seguridade social. Prestaes e custeio da previdncia, assistncia e sade . Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. p. 277

Anda mungkin juga menyukai