Anda di halaman 1dari 2

OLHO SEMPRE!

CMARA MUNICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL


Professor de sociologia

ROGRIO NETO

Professor de economia aposentado, ind.

IVO MADEIRA

VOTA

Razes de uma candidatura Na altura em que vivemos um dos momentos mais difceis da nossa histria , com uma crise que nos empobrece diariamente, desempregados sem esperana, jovens sem futuro, cidades que viveram um modelo de desenvolvimento baseado na especulao imobiliria e que j est esgotado, autarquias paralisadas pela asxia nanceira - perante este quadro o conformismo no a soluo. Sinto que altura de participar nas decises da nossa vida colectiva, no apenas como votante, mas integrado num projecto de mudana que seja capaz de restaurar a conana a Portugal e particularmente aos olhanenses. urgente, a nvel nacional,

contribuir para a derrota do governo PSD/CDS que est a praticar medidas devastadoras para Portugal - desemprego, empobrecimento acelerado, excluso social. A nvel local contribuir para retirar o poder absoluto ao partido que governa Olho h quase quatro dcadas e com os resultados que se conhecem: uma autarquia em estado de pr-falncia, uma cidade descaracterizada, triste, sem vida prpria, com ndices de desemprego, de pobreza e de excluso social dos mais elevados do Algarve. Por isso me identico com os ideais do Bloco de Esquerda e aceitei, com muita honra, liderar como independente a lista Cmara Municipal de Olho.

SEDE DE CAMPANHA: Avenida da Repblica, Galerias Avenida, loja 6, 8700-308 - Olho


http://olhao.bloco.org olhao@blocomail.org

RESTAURAR A CONFIANA

OLHO SEMPRE!

Candidatas e candidatos do Bloco de Esquerda aos rgos Autrquicos do Concelho de Olho


LENIA NORTE
Advogada, ind.

VOTA
HELENA BOLOTO
Assistente social aposentada, ind.

IDALCIO SOARES

Professor de histria aposentado

MNICA NETO

Advogada

MARCOS QUITRIO

Operador de logstica

Tcnica de vendas na rea da sade

GILDA GIL

Tcnica ocial de contas, ind.

6 MARIANELA MOIROS

7 DITZA GRAA

Professora de Ingls, ind.

8 FERNANDO FERREIRA
Reformado (Superint. Instal. Petrol. Aeroporturias), ind.

9 SLVIA SOUSA
Tcnica comercial (Lic. Biologia Marinha)

10 DLIA BARROS
Professora aposentada (Educao Visual), ind.

Formador de navegao e pescas, ind.

DOMINGOS TERRAMOTO

PEDRO SANCHO

Empresrio de Estudante de engenharia carpintaria naval civil

MNICA CHARNECA

MANDATRIO DE CANDIDATURA

Formador de informtica

SRGIO MIGUEL

Funcionrio do Arq. Histrico Municipal, ind.

JOS JOO CABAO

Professora de Filosoa

ELSA LOPES

Professor do ensino secundrio

ANTNIO MANUEL PEREIRA

10 JOO NASCIMENTO - operador de assistncia em escala (transporte areo), ind. 11 CARLOS SILVESTE - maquinista da CP, ind. 12 BRUNA RICO - Professora de fsico-quimica, ind. 13 MARCO MATTOS - Professor e formador desportivo (esgrima), ind. 14 RUI GEORGE FILIPE - Arquiteto 15 IVETA DO ROSRIO - Ajudante de cozinha 16 ANDERSON DA SILVA - Distribuidor comercial. ind. 17 JUVENAL BRS - Pagador de banca 18 CATARINA VIEGAS - Estilista/Costureira, ind. 19 HLDER RAMINHOS - Tcnico de elevadores 20 DANIEL BONANA - Bar Tender, ind. 21 JLIA PIRES - Professora de Ingls e Alemo, ind.

RESTAURAR A CONFIANA

TRS PRIORIDADES
CONHECER PARA INTERVIR
indispensvel fazer uma avaliao da verdade nanceira da Cmara Municipal e do modo como tm sido aplicadas as leis que regulam a gesto autrquica! Para tal propomo-nos: - promover uma auditoria s contas da autarquia e empresas municipais com o apuramento das devidas responsabilidades - avaliar o cumprimento das principais leis de enquadramento da gesto municipal: Prot-Algarve. PDM, Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Plano de Reserva Natural da Ria Formosa, etc. - combater rmemente o compadrio e o clientelismo na gesto pblica, impondo como critrios o mrito e a competncia - extinguir as empresas municipais Fesnima e Mercados de Olho e reorganizar a gesto da AmbiOlho, repondo a tributao normal da gua e esgotos.

PROMOVER O EMPREGO, A ECONOMIA LOCAL E A QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAES


urgente travar a subida galopante do desemprego, da pobreza e da excluso social e, ao mesmo tempo, criar as condies para a implementao de um modelo de desenvolvimento concelhio que privilegie as atividades e os recursos locais! Para tal propomo-nos: - criar um Gabinete de Apoio Economia Local com o propsito de revitalizar as atividades econmicas tradicionais (pequena agricultura, artesanato e ofcios tradicionais, pesca tradicional e moluscicultura, salinicultura e comrcio de proximidade) ou a elas ligadas (reabilitao urbana, turismo de habitao, turismo cultural e turismo da natureza) - apoiar as pequenas, mdias e micro empresas que apostem na criao de emprego e na revitalizao das atividades econmicas locais - promover polticas proativas de combate ao desemprego, pobreza e excluso social.

APOSTAR NAS PESSOAS E NA RIQUEZA DO MEIO


Numa situao de asxia nanceira como a que vivemos, o envolvimento das populaes na soluo dos problemas concelhios e o aproveitamento dos recursos locais so uma mais valia que importa saber aproveitar! Para tal, propomo-nos: - promover a mobilizao e a participao dos muncipes e das associaes do concelho nos projetos estruturantes para a comunidade - revitalizar o papel scalizador da Assembleia Municipal e alargar a participao dos muncipes na mesma: participao do pblico no incio dos trabalhos, sesses pblicas nas freguesias e publicitao objetiva e atempada de todos os atos de gesto autrquica - promover medidas de proteo ambiental e sustentabilidade ambiental e de dinamizao econmica que valorizem os recursos locais.

TRS REAS DE INTERVENO


RIA, PESCAS, ESPAOS RURAIS E AMBIENTE
Propomo-nos: - combater a poluio da Ria atravs da melhoria do funcionamento das ETARs e da utilizao das guas residuais para rega - combater a eroso costeira atravs da construo de recifes multifuncionais e do desassoreamento das barras estrategicamente sustentveis - reparar situaes ilegais de promiscuidade entre o escoamento de guas uviais e de esgotos e de descargas destes para a Ria - scalizar o tratamento de resduos - pugnar pelo m da obrigatoriedade da venda de peixe na lota para os pescadores artesanais - incentivar a prtica de uma agricultura sustentvel na sua relao com o Ambiente - criar novos espaos verdes e de lazer e recuperar os j existentes - recuperar conjuntos ambientais e zonas protegidas (Cerro da Cabea e Parque Natural da Ria Formosa) atravs de contratos-programa, parcerias e sistemas de voluntariado - alargar a utilizao da energia solar foto-voltaica na iluminao pblica - criar parques de estacionamento perifricos e incentivar a utilizao de transportes pblicos

REABILITAO URBANA, TURISMO E CULTURA


Propomo-nos: - pugnar pela implementao de um programa de reabilitao urbana dos bairros histricos que estimule o emprego e a pequena economia local e trave a degradao e o despovoamento dos mesmos - inventariar e procurar solues para os prdios devolutos, inacabados ou em runas - promover uma poltica de conservao e dinamizao dos bairros sociais que favorea a integrao e a participao dos seus habitantes - apoiar iniciativas empresariais ligadas ao turismo (preferencialmente de jovens) e que privilegiem os recursos locais - implementar uma poltica cultural que promova os valores locais e o multiculturalismo: animao das ruas nos Santos Populares, Feira de S. Miguel, festivais interculturais que favoream a incluso dos imigrantes e residentes estrangeiros, aes formativas destinadas a preservar as atividades e tcnicas tradicionais, alargamento da Biblioteca Municipal s freguesias, revitalizao dos equipamentos culturais j existentes (Biblioteca, Auditrio, Museu e Arquivo Histriico) e criao de novos, nomeadamente pequenos ncleos muselogos e centros de interpretao ligados a stios arqueolgicos e atividades tradicionais relevantes no concelho, etc.

COMBATE POBREZA E EXCLUSO SOCIAL


Propomo-nos: - criar um Gabinete de Emergncia Social que, em colaborao com a atual Diviso de Ao Social camarria, as instituies de solidariedade social e as equipas de voluntariado do concelho, detete e socorra rpida e ecazmente os muncipes e famlias em situao de grave carncia - implementar uma poltica social que apoie as pessoas e famlias em situao de carncia e simultaneamente estimule a participao autnoma e responsvel das mesmas na soluo dos problemas prprios e da comunidade: criao de cabazes sociais com produtos essenciais, reforo do apoio alimentar nas escolas, incremento de hortas sociais biolgicas e de pequenos quintais urbanos, promoo de hbitos de higiene, sade, segurana e consumo informado a nvel domstico, etc. - acabar com o corte de gua s famlias necessitadas e alargar o mbito de aplicao da respetiva tarifa social - promover o alargamento da cobertura de apoio social e de cuidados primrios de sade ao domiclio dos idosos em situao de isolamento.

UM PROJETO PARA OLHO


sabe mais em http://olhao.bloco.org

Anda mungkin juga menyukai