Anda di halaman 1dari 8

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Departamento de Engenharia Civil

BLOCOS DE TRANSIO OU DE COROAMENTO

(www.planeta.terra.com.br)

Jos Luiz Pinheiro Melges

(Esta apostila foi desenvolvida com base nas notas de aula dos Professores Doutores Libnio Miranda Pinheiro e Jos Samuel Giongo, da Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, a quem agradeo todo o apoio prestado)

Dezembro de 2004

1. INTRODUO
A ligao entre pilares e tubules feita atravs de blocos de coroamento ou de transio. Na figura 1, as tenses do pilar se desviam para o tubulo. Em funo da mudana da trajetria das tenses, surgem, no bloco, tenses de trao e de compresso no plano horizontal (figura 2). A segurana estrutural do elemento estar garantida se forem verificados os seguintes itens: esmagamento do concreto por compresso excessiva na regio de contato da carga e fendilhamento devido s tenses transversais de trao ao longo da altura.

Figura 1 - Transferncia das tenses do pilar para o tubulo

Figura 2 - Mudana na trajetria das tenses provoca tenses de trao e de compresso no bloco
1

2. ALTURA NECESSRIA
Na base do pilar, considera-se uma distribuio uniforme das tenses. Para que se possa considerar uma distribuio uniforme no topo do tubulo, o bloco deve ter uma altura mnima. Esta altura mnima decorre do fato de que a regio da perturbao no fluxo de tenses limitada, segundo o princpio de Saint Venant. Deste modo, a altura efetiva (He) dada pela expresso:

1,1A He 1,5 A Ao

onde:

A, Ao = maior e menor dimenso, repectivamente, das regies onde esto aplicados os carregamentos, na direo onde se deseja calcular a tenso de trao (figura 3)

Obs.: Devemos lembrar que, para que a armadura do pilar possa estar devidamente ancorada no bloco, ento: He Comprimento de ancoragem das barras do pilar (lb) + cobrimento

Figura 3 - Dimenses e esforos que atuam no bloco

3. ESFOROS DE TRAO E CLCULO DAS ARMADURAS


Os esforos mostrados na figura 3 so calculados atravs das expresses:

Tenso de trao na direo considerada: td = 0,40

Nd B He

(A

Ao ) A

Fora de trao:

Td = 0,29 N d
As = Td f yd

(A

Ao ) A

Armadura necessria:

(www.wasserman.com.br)

A dimenso B definida como sendo:


em blocos apoiados diretamente sobre o solo, B a dimenso do bloco na direo

perpendicular quela em que se deseja determinar a tenso de trao (figura 4);

Figura 4 - Bloco apoiado diretamente sobre o solo

em blocos apoiados sobre uma estaca (ou um tubulo), cujas dimenses do pilar so

inferiores ao dimetro da estaca, B o dimetro dessa estaca (figura 5);

Figura 5 - Bloco apoiado sobre estaca (dimenses do pilar menores que o dimetro da estaca)

Observao: a diferena entre o bloco apoiado no solo e o bloco apoiado sobre uma estaca que, nesse caso, ao invs de se considerar a dimenso do bloco, considera-se a dimenso da estaca.

em blocos apoiados sobre uma estaca (ou um tubulo), com uma das dimenses do pilar sendo superior dimenso da estaca, o valor de B vai depender da direo na qual se deseja determinar a tenso de trao (figura 6).

( pilar*)

( tubulo*)

Figura 6 - Bloco apoiado sobre uma estaca (uma das dimenses do pilar maior que o dimetro da estaca)

* B a maior dimenso (do pilar ou do tubulo) na direo perpendicular qual se deseja calcular a tenso de trao

Nos casos de grandes blocos parcialmente carregados, a armadura transversal pode ser distribuda de modo padronizado, como sugerido por LANGENDONCK [1957], em cinco camadas com iguais reas das barras, cujos espaamentos esto indicados na figura 7.

Figura 7 - Distribuio da armadura em camadas [FUSCO, 1995]

Com a finalidade de otimizar o detalhamento e facilitar o processo construtivo, esses espaamentos so distribudos uniformemente, o que justificvel em face do carter aproximado das solues apresentadas.

4. ESMAGAMENTO DO CONCRETO
Com base na NBR 6118:2003, quando a carga atuar em rea menor do que a da superfcie do elemento estrutural, deve-se verificar a possibilidade do esmagamento do concreto nesta regio (figura 8). Devido s tenses de compresso transversal j citadas, bem como conteno dada pelo prprio elemento estrutural, a regio diretamente abaixo do carregamento se torna uma regio confinada, podendo ter sua resistncia de clculo compresso majorada a um valor fcd*.

A possibilidade de ruptura por compresso excessiva estar afastada desde que a fora solicitante de clculo seja menor ou igual resistente, tambm de clculo: FSd FRd , com: FSd = f N ;
FRd = A o f cd*

onde:
f cd* = fcd A1 A0 3,3 fcd

Ao = rea uniformemente;

reduzida

carregada

A1 = rea mxima de mesma forma e mesmo centro de gravidade que Ao, inscrita na rea Ac; Ac = rea total, situada no mesmo plano de Ao Figura 8 Verificao do esmagamento do concreto

No caso de Ao ser retangular, a proporo entre os lados no deve ser maior que 2. Os valores dados por essa equao devem ser reduzidos se a carga no for uniformemente distribuda cisalhamento. Existem recomendaes de que, caso o confinamento no possa ser considerado nas duas
direes (figura 9), o valor de fcd no ultrapasse

Regio de aplicao da carga

ou

se

existirem

esforos

de

1,25 fcd .

Figura 9 Exemplo em que o confinamento pode ser considerado em apenas uma direo.

Anda mungkin juga menyukai