Anda di halaman 1dari 27

YOGA NIDRA

O Yoga Nidra uma ferramenta universalmente conhecida como Sono Profundo, onde no h imagens na mente. Se houver imagens, ento o estado Desperto ou Sonho, no o estado de Sono Profundo. O Yoga Nidra est relacionado ao Sono Profundo consciente. Nidra significa Sono Profundo e no Sonho. Sonhar e NO sonhar no so a mesma coisa.

Yoga Nidra Avanado: O tipo de Yoga Nidra descrito neste artigo pode ser chamado de Yoga Nidra Avanado. Em anos recentes, o Yoga Nidra tem sido distorcido de modo semelhante ao Yoga. Desafortunadamente, quase qualquer prtica guiada que traga um mnimo de relaxamento chamado Yoga Nidra. Agora essencial que usemos outro termo, tal como Yoga Nidra Autntico, Yoga Nidra Tradicional ou Yoga Nidra Avanado. Neste artigo optei pelo termo Yoga Nidra Avanado. O Yoga Nidra traz calma, tranqilidade e clareza incrveis. O Yoga Nidra uma das meditaes mais profundas, levando a conscincia dos vrios nveis do processo mental para um estado supremo de imobilidade e discernimento. As descries no texto abaixo podem ser difceis de entender. Com pacincia e leitura completa, o entendimento recompensar o esforo, permitindo que se veja a imensa profundidade do Yoga Nidra, que est muito alm do simples relaxamento. Diz-se que uma imagem melhor do que mil palavras. Algumas vezes so necessrias mil palavras para que acontea o 'aha' interno do entendimento. O mais importante que a prtica persistente que traz o resultado real do Yoga Nidra, assim como em todas as prticas teis na vida e no Yoga. Yoga Nidra significa Sono do Yoga. um estado de Sono Profundo consciente. Na Meditao, permanecemos no estado Desperto de conscincia e gentilmente focamos a mente, enquanto permitimos que padres de pensamentos, emoes, sensaes e imagens surjam e desapaream. Entretanto, no Yoga Nidra, deixamos o estado Desperto, passamos pelo estado do Sonho e vamos para o Sono Profundo, permanecendo sempre acordados. Embora o Yoga Nidra seja um estado muito relaxante, usado pelos yogis para purificar os Samskaras, as impresses profundas, que so a fora motriz por traz do Karma (leia o artigo Karma).

O Yoga Nidra conhecido a milhares de anos pelos sbios e yogis. Dos trs estados de conscincia, o Desperto, o Sonho e o Sono Profundo, como exposto nas Upanishads, em especial na Mandukya Upanishad, o Yoga Nidra se refere a ateno consciente no estado de Sono Profundo, referido como Prajna no Mandukya Upanishad. Este o

terceiro dos quatro nveis de conscincia do mantra AUM, relacionado ao estado representado pelo M do AUM. Os quatro estados so: Desperto, Sonho, Sono, e Turiya. O estado do Yoga Nidra, Sono Profundo consciente, est alm ou mais sutil do que as imagens e processos mentais dos estados Desperto e Sonho. Sendo o estado de conscincia Sono Profundo, o Yoga Nidra um princpio universal, e no um domnio exclusivo de qualquer professor ou tradio mais recente. No Yoga Nidra, deixamos o estado Desperto, passamos pelo estado do Sonho, e no estado de Sono Profundo, permanecemos totalmente acordados. Meditao: Imagine que estamos no estado DESPERTO, com todas as distraes to comuns neste estado de mente. Sistematicamente, fazemos algo com o direcionamento da nossa ateno. Estamos praticando concentrao e desapego, que nos conduz para a meditao. Os pensamentos e imagens do estado SONHO comeam a vir para a superfcie, embora ainda estejamos no estado DESPERTO. Gradualmente, as distraes desaparecem, nossa mente se torna focada e estamos tendo uma bela meditao. Estamos profundamente relaxados e ainda estamos no estado DESPERTO de conscincia, que a natureza da meditao. Yoga Nidra: Agora, imagine que em algum momento nos DESCEMOS, CAIMOS ou ESVAZIAMOS, ou outra palavra qualquer, para o ESTADO de SONO PROFUNDO, muito parecido com o que faramos normalmente na cama quando no estamos sonhando. Entretanto, desta vez, descemos todo o caminho ATRAVS do estado Sonho e paramos no estado Sono Profundo, apesar de, paradoxalmente, permanecermos despertos e alertas. Este o nvel ABAIXO dos estados DESPERTO e SONHO, e abaixo tambm de todos os pensamentos e impresses que esto associados com estes dois estados. Agora, estamos no ESTADO de SONO PROFUNDO CONSCIENTE. Este o estado do YOGA NIDRA.. Yoga Nidra se refere a um estado de conscincia e no somente aos mtodos que conduzem at l. Nidra significa sono e no sonhar, e Yoga significa unio, onde todos os pensamentos e impresses retrocedem para o campo unificado do qual emergiram. Swami Rama descreve 'sono insone' e mais profundo do que as ondas cerebrais alfa da reportagem de 1973. 'Um termo comum que est surgindo da pesquisa da mente o de ondas alfa. Novamente, Swami observa um erro comum e diz enfaticamente: 'Ondas alfa e meditao no so a mesma coisa. Ondas alfa so criadas pelo relaxamento. No um estado elevado. Certa vez, quando coloquei meu cachorro pastor alemo na mquina de biofeedback ele gerou 75% de ondas alfa.''
Yoga Nidra ? Sono Profundo Consciente

Veja tambm o artigo: Bindu: Pinnacle of Yoga, Vedanta and Tantra. Companheiros no Objetivo Mais Elevado: Este ainda no o elevado objetivo do sadhana (prticas espirituais), que experimentar a conscincia em si, independente de qualquer falsa identificao menos sutil, etc... Podemos chamar isto de purusha, atman, ou a experincia do estado de turiya, o quarto estado, mas algo diferente e est alm do nvel do Sono Profundo consciente que o objetivo do Yoga Nidra. Entretanto, Meditao e Yoga Nidra trabalham em conjunto, como companheiros de prtica, na preparao para tal experincia elevada. Leia tambm os artigos sobre os Nveis de Conscincia: OM and the Seven Levels of Consciousness, 4 Levels and 3 Domains of Consciousness e Mandukya Upanishad,

Yoga Nidra e Meditao do Yoga So Companheiros


Na Meditao, permanecemos no estado de conscincia Desperto e gradualmente permitimos que os nveis inconsciente e subconsciente se manifestem, expandido o estado Desperto com a concentrao direcionada e sem apego aos fluxos de impresses que transbordam no campo da mente. .

Estado Desperto A do AUM

No Yoga Nidra, deixamos o estado de conscincia Desperto e vamos para o estado de conscincia Sono Profundo, ainda que paradoxalmente permaneamos totalmente

despertos. Este um estado extremamente relaxante nos quais os samskaras do apego e da averso, a fora motriz por traz do karma, tm sua fora atenuada. Estado Sono Profundo M do AUM

O sonhar acordado, que experimentado entre os estados Desperto e Sonho, como quando acordamos algumas vezes de manh com uma agradvel sensao de estar meio desperto e meio sonhando, no Yoga Nidra. Este sonhar acordado com freqncia o objetivo do relaxamento e dos exerccios de visualizao, mas o Yoga Nidra muito mais profundo.
Transio ou Sonhar Acordado

O Yoga Nidra permite o acesso ao nvel latente ou subconsciente da mente, que est abaixo at mesmo do nvel da mente que processa, fantasia e imagina. Este nvel latente a entrada para o nvel causal da realidade, do qual brota o plano sutil, psquico, astral da realidade, que por sua vez causa, ou faz nascer, o nvel denso.
Sono Profundo Consciente

M do AUM

Meditao e Yoga Nidra trabalham juntos, como companheiros de prtica, atravs do qual purificamos os nveis mais profundos da mente e expandimos o estado de conscincia para incluir o que era previamente inconsciente. Finalmente, a expanso inclui a realizao da conscincia pura que permeia todos os nveis.
Expanso / Realizao

Yoga Nidra um estado de conscincia


e no os mtodos que conduzem para este estado.

A Conscincia Recua no Yoga Nidra


Estado Desperto: No estado Desperto de conscincia, os trs nveis esto ativos e sendo usados. A mente Consciente est evidentemente sendo usada. A mente Inconsciente tambm est processando, apesar de comummente no ser percebida, semelhante a um microprocessador ativo de um computador (durante a Meditao ela percebida). O Subconsciente tambm est ativo e assim seus dados esto disponveis quando necessrios, semelhante aos dados de um harddisk de um computador. (Muitas vezes os nomes Inconsciente e Subconsciente so invertidos. A escolha das palavras no importante; o significado por traz delas o que conta).

Estado Sonho: No estado de conscincia Sonho, o nvel que chamamos de funcionamento Consciente recuou para o campo da mente de onde emergiu. Somente o processo Inconsciente permanece, junto com a fonte de armazenamento do Subconsciente. As impresses do Subconsciente se movimentam e se tornam parte do processo de sonho que est acontecendo no nvel Inconsciente da mente.

Estado Sono Profundo: No estado de conscincia Sono Profundo, os nveis Conscientes e Inconsciente recuaram para o campo da mente de onde originalmente emergiram, onde as memrias esto armazenadas. Somente o nvel Subconsciente ainda est ativo. No nvel Subconsciente as memrias esto em uma forma sem forma, e no h imagens como no estado de sonho. O nvel subconsciente aquele que d nascimento as imagens. Neste nvel tambm no h a manifestao de pensamentos e aes do estado Consciente. Esta profunda imobilidade est no domnio do Yoga Nidra, quando experimentado conscientemente e no de modo inerte, como no sono comum.

Processo de Recuo: A importncia deste processo de recuo no deve ser supervalorizada. Tornou-se muito comum em modernos crculos do Yoga pensar que o Yoga Nidra somente outra terminologia para exerccios de relaxamento, o que no . Quase todos os exerccios de relaxamento funcionam quando estamos no estado Desperto ou quando estamos sonhando acordados entre os estados Despertos e de Sonho. Alguns praticantes modernos sonham conscientemente, um processo que ficou conhecido como Sonho Lcido. Embora isto possa ser til como um exerccio de Meditao, particularmente se usado para desenvolver o desapego (vairagya), isto tambm no Yoga Nidra. (Desapego ou vairagya um de dois princpios bsicos do Yoga. Leia Yoga Sutras 1.12 ? 1.16). Sono Profundo Consciente: Repetindo, Yoga Nidra o estado de Sono Profundo consciente. Est alm, ou mais profundo, do que outras prticas, no importa quo til estas outras prticas possam ser.

Yoga Nidra? Sono Profundo Consciente

O Yogi explora conscientemente o estado Desperto. O Yogi explora conscientemente o estado Sonho. O Yogi explora conscientemente o estado Sono. O Yogi procura experimentar os trs ao mesmo tempo. O Yoga procura experimentar o Absoluto alm destes trs estados.

Pensamentos sem Forma: Para entender o Yoga Nidra, imperativo entender que os pensamentos esto em uma forma sem forma. Literalmente no h imagens e palavras como existem nos estados Desperto e Sonho. No h experincia visual de qualquer tipo, incluindo os aspectos fsicos do prprio corpo, ou de qualquer seqncia de sonhos. Mesmo assim, h um conhecimento verdadeiro, mais profundo do que qualquer conhecimento que esteja nas palavras ou imagens. Este nvel tem sido chamado de depsito infinito de conhecimento, ou de biblioteca infinita (Sono Profundo, Prajna).

Bero dos Sonhos: Enquanto no houver imagens neste nvel, a ateno pode se voltar levemente para o exterior, assim iniciando a sada do Yoga Nidra atravs do estgio de transio entre os estados de Sono Profundo e Sonho. Aqui, o nascimento de imagens conduzindo a sequncias de sonhos e processos mentais experimentado. Na cincia da Meditao do Yoga, este estgio de transio chamado de Aladani, um pouco parecido com a estria da lmpada de Aladin, onde o gnio que estava em forma latente (como em Sono Profundo) vai para o estgio de transio ao se tornar uma pequena nuvem antes de adquirir uma forma parecida com a humana (primeiro no nvel Sonho ou sutil e ento no nvel denso ou Desperto).

Alm dos Arqutipos: Algumas escolas de psicologia se referem s impresses profundas como arqutipos. Entretanto, estes arqutipos so mencionados como tendo forma. No contexto destes arqutipos, o Yoga Nidra est tocando o nvel causal, que antecede, ou est abaixo, dos arqutipos. o nvel da semente, ou bija, a partir do qual os arqutipos e subsequentes dramas emergem. Atenuando o Karma: por causa deste acesso ao nvel da semente, ou bija, que possvel atenuar diretamente os samskaras, ou impresses profundas que dirigem o karma, ou aes.

Karmashaya: Depsito de Karma (Samskaras)

A Conscincia Est Presente 24 horas por Dia: Outra maneira de ver este processo que a conscincia no nvel mais sutil existe 24 horas por dia. Algumas vezes esta conscincia vem para fora, se expressando no nvel sutil, psquico ou astral, o qual comummente conhecemos como o estado de Sonho. Em outras vezes a conscincia vem ainda mais para fora, se expressando no plano denso, no mundo externo, atravs do corpo fsico. Visto desta maneira, fcil entender como os sbios disseram que a morte, Sono Profundo e samadhi so muito parecidos ou esto relacionados como irmos.

uma ferramenta universalmente conhecida como Sono Profundo onde no h imagens na mente. Se h imagens, ento o estado Desperto ou Sonho, no o estado Sono Profundo. Yoga Nidra se refere a Sono Profundo consciente. 'Nidra' significa 'Sono Profundo' no 'Sonho'. Sonhar e no Sonhar NO so a mesma coisa.

No Yoga Nidra
A profundidade do Yoga Nidra foi quase perdida em anos recentes, tal como aconteceu com o Yoga em geral. Aqui esto alguns pontos que podem ajudar a clarear a natureza do Yoga Nidra. No Mero Relaxamento: Tornou-se popular usar o termo Yoga Nidra para qualquer mtodo que ajude a induzir relaxamento. Yoga Nidra no mero relaxamento, no importa o quo til exerccios de relaxamento possam ser. Yoga Nidra um estado

especfico de conscincia, relacionado a experincia consciente sem sonho, o Sono Profundo. Pode parecer sem importncia, mas se no h o discernimento da diferena entre o relaxamento e o Yoga Nidra, a imensa profundidade do Yoga Nidra pode ser completamente perdida. melhor ver esta diferena, usufruir do relaxamento pelo seu prprio valor e ento prosseguir para a profundidade do Yoga Nidra quando se estiver preparado para esta experincia profunda.

No Imaginao Ativa: O processo de imaginao ativa no Yoga Nidra. Imaginao ativa pode ser uma prtica muito til e pode ser usada como preparao para o Yoga Nidra, mas no Yoga Nidra. Na profundidade do Yoga Nidra, os aspectos da mente usados para a visualizao recuaram, como descrito na seo anterior.

Imaginao ativa no Yoga Nidra. Afirmaes no so Yoga Nidra. Msica no Yoga Nidra. Yoga Nidra no recente.

No Afirmao ou Auto-sugesto: Yoga Nidra tambm no uma prtica de autosugesto, como afirmar pedidos de caracterstica pessoal ou desejar objetos mundanos. Tambm no um processo de afirmao verbal. Se estamos em um nvel de conscincia onde fazemos afirmaes orais de qualquer tipo, ento definitivamente no estamos no estado sutil de Yoga Nidra. Neste caso, a consciencia, o estado de mente Desperto, ainda no recuou para a causa da qual emergiu. No a Lei da Atrao: H um movimento popular, algumas vezes denominado como 'a lei da atrao', segundo o qual vrias visualizaes ou intenes so programadas na mente de tal forma a manifestar ganhos materiais como dinheiro, carro novo ou relacionamentos. Este tipo de 'sankalpa' ou 'inteno' atualmente usado em alinhamento com o Yoga Nidra. Alguns dos assim chamados professores destas novas tcnicas de 'Yoga Nidra' esto ganhando grandes quantias de dinheiro ao ajudar pessoas a aprenderem como, em troca, a manifestarem o mesmo. Os sbios usaram este estado profundo de conscincia como um meio de queimar os desejos para transcend-los, no para afirm-los e traze-los a existncia. O processo foi efetivamente revertido em 180 graus. No Msica: Yoga Nidra tambm no msica, no importa o quo relaxante msica possa ser para a mente consciente. Msica no uma experincia ruim. Pode ser uma experincia muito prazerosa, mas simplesmente no Yoga Nidra. No importa o quanto se queira, no far com que seja verdade. Yoga Nidra a experincia do Sono Profundo consciente (Prajna) e isto no ocorre enquanto estamos ouvindo msica.

No Yoga Nidra

No 'Alfa' ou Sonhar Acordado: Entre os estados Desperto e Sonho h um estgio de transio que com freqncia chamado 'sonhar acordado'. De fato, de vez em quando, todos experimentamos este estado de transio relaxante, intrigante, compreensvel e til quando acordamos do sono. Este estado de conscincia com freqncia desenvolvido em treinos de relaxamento e est relacionado as ondas cerebrais alfa. No importando quo til e prazeroso possa ser, NO o estado de Sono Profundo, que a caracterstica do verdadeiro Yoga Nidra. Infelizmente, tornou-se comum usar o termo 'Yoga Nidra' para qualquer tipo de relaxamento.

No Yoga Nidra

No Visualizao ou Sonho: O estado de Sono Profundo consciente um estado sem formas, onde no h imagens ou palavras. Explorar as imagens da mente muito til, seno essencial, parte da meditao. Entretanto, uma dentre as caractersticas exclusivas do Yoga Nidra que ele experimentado alm dos processos densos e sutis da mente. As vezes exasperador continuar explicando, mas esta uma ferramenta universalmente conhecida como Yoga Nidra onde no h imagens. Entender isto muito difcil para estudantes modernos devido ao crescente nmero de artigos, livros, seminrios e palestras que incorretamente declaram que o Yoga Nidra explorar imagens. Novamente, estes so processos teis, mas ao falhar em entender a profundidade do Yoga Nidra, esta profundidade nunca ser experimentada. imperativo entender que Sonhar e No-Sonhar (Sono Profundo) so dois processos ou nveis de conscincia diferentes. Algumas fases da meditao lidam com imagens no nvel do Sonho, mas o Yoga Nidra est relacionado ao Sono Profundo consciente. No Novo: Yoga Nidra um processo universal mais antigo do que qualquer outro que tenha sido inventado ou descoberto em anos recentes, ao contrrio do que reivindicado por alguns. Esta prtica era conhecida pelos sbios do Himalaia h muito tempo. Com alguma reflexo sobre a natureza do Yoga Nidra como sendo Sono Profundo (Prajna) consciente, fica evidente que um processo universal. Estes nveis de conscincia so comentados em toda a Upanishads, em particular a Mandukya Upanishad.

No uma Prtica 'Marca Registrada': Muitos dos assim chamados 'estilos' modernos de Yoga possuem o nome de algum na frente, com se aquela pessoa tivesse inventado o Yoga. Infelizmente, o mesmo tem acontecido com o Yoga Nidra, com o nome de algum sendo colocado na frente das palavras 'Yoga Nidra'. O egotismo e arrogncia dos assim chamados professores modernos no conhece limites. No Marca Comercial: Quando se percebe que Yoga Nidra se refere a sono profundo consciente, a noo da marca comercial 'Yoga Nidra' soa como um absurdo. Como o yogi dorme? Conscientemente, que o Yoga Nidra. Como algum pode estar to confuso ao ponto de pensar que possvel registrar a marca comercial do 'sono'? Parece pouco razovel, mas o que est acontecendo. Somente os praticantes mais dedicados abandonaro esta luta de egos para ter a experincia universal do sono profundo consciente, ou Yoga Nidra.

Este o domnio do Yoga Nidra

Yoga Nidra Significa Sono Yogico: um estado de Sono Profundo consciente. Na meditao permanecemos no estado Desperto de conscincia e gentilmente focamos a mente, enquanto permitimos que padres de pensamentos, emoes, sensaes e imagens aflorem e desapaream. Entretanto, no Yoga Nidra, deixamos o estado Desperto, passamos o estado de Sonho e vamos para o Sono Profundo, ainda permanecendo acordados. A Profundidade Vem com o Tempo: O que fazer se estamos praticando Yoga Nidra mas ainda no alcanamos o estado de Yoga Nidra? As prticas que levam at o Yoga Nidra so muito teis. bom usufruir do relaxamento e treino da mente. Em certo ponto, as prticas se aprofundam, talvez apenas por um momento, como um flash, quando experimentamos o profundo do Yoga Nidra. Pode acontecer logo, ou demorar, mas com certeza vai acontecer, com pacincia e prtica.

As Ondas Cerebrais esto em Delta

Correlao com as Ondas Cerebrais: Embora os objetivos do Yoga Nidra sejam a experincia e o discernimento espirituais, e no apenas mudar as atividades fsicas do crebro, existe alguma correlao com os padres de ondas do crebro, resumido abaixo:

Nome Freqncia Descrio em hertz / ciclos por segundo.

Beta 14 a 30 Nvel comum das atividades mentais dirias, alertas, ativas. Tambm o nvel de atividade associada com a tenso ou estresse. Alfa 8 a 13 Relaxado, passivo, perder-se em pensamentos, com freqncia considerado o objetivo dos exerccios de relaxamento. Embora seja um estado muito relaxante e til de ser praticado, algumas vezes considerado incorretamente como sendo o objetivo do Yoga Nidra. Teta 4 a 7 Normalmente considerado como sendo inconsciente, talvez sonolento, ou meio adormecido. Algumas vezes este nvel tambm incorretamente considerado como o nvel do Yoga Nidra, onde ainda existem experincias com imagens e fluxos de pensamentos. Delta 0,5 a 3,5 Considerado como sendo o inconsciente, sem sonho, Sono Profundo (Prajna). No Yoga Nidra, as ondas cerebrais esto neste nvel, enquanto o praticante permanece em Sono Profundo consciente, alm das atividades experimentadas nos outros nveis. O Relaxamento Deve Vir Primeiro: Quando se pratica Yoga Nidra pela primeira vez, h uma boa chance de no experimentar o estado de Yoga Nidra. Os praticantes podem estar muito relaxados, com ondas cerebrais diminuindo de Beta para Alfa ou Teta, mas no diminuindo para o nvel Delta. Outra possibilidade, que com freqncia acontece no incio, cair no sono no nvel Delta, perdendo a ateno consciente e assim no experimentando o verdadeiro Yoga Nidra. Seja Paciente: importante ser muito paciente ao se praticar Yoga Nidra. O relaxamento que acontece nos nveis Alfa e Teta pode ser muito til para a sade fsica, emocional e mental. No ruim que no experimentemos inicialmente a profundidade do Yoga Nidra e no entremos conscientemente no Sono Profundo e em Delta. Estas experincias relaxantes so uma parte muito legal da vida e nos preparam para as experincias profundas do Yoga Nidra. Ondas Cerebrais Delta, No Alfa: Existe alguma confuso sendo divulgada sobre o Yoga Nidra e ondas cerebrais. Possivelmente devido ao fato de que muitas experincias tem incio no nvel Alfa, muitos ensinam que Alfa o objetivo do Yoga Nidra. Embora os nveis Alfa e Teta possam ser passos muito teis no caminho, o objetivo final do Yoga Nidra experimentar o Sono Profundo consciente (Prajna), que est relacionado com as ondas cerebrais Delta. A prtica verdadeira do Yoga Nidra, no fim das contas, conduz a ateno consciente alm de qualquer nvel de funcionamento fsico do crebro.

Yoga Nidra significa Sono Yogico, no Sonho Yogico. Yoga Nidra significa Sono Yogico, no Sonho Yogico. Yoga Nidra significa Sono Yogico, no Sonho Yogico.

Sono Yogico, No Sonho Yogico: Lembremos, o aspirante quer alcanar o Yoga Nidra, Sono Profundo consciente, onde os samskaras, que so a fora motriz por trs do karma, podem ser purificados em sua forma sem forma, latente. Este processo acontece alm, ou abaixo, de toda a atividade dos estados mentais Desperto e Sonho. Yoga Nidra significa Sono Yogico, no Sonho Yogico.

Yoga Nidra e Pra-Quedismo

O Estado de Conscincia Versus os Mtodos: Os mtodos usados pelo Yoga Nidra treinam a mente a focar no interior cada vez mais sutil, at, finalmente, a ateno mergulhar na imobilidade e na ausncia total de objetos. Os mtodos no so o Yoga Nidra, apenas levam at ele. O Yoga Nidra um estado de conscincia, no os mtodos que nos conduzem at este estado. Esta uma questo que causa confuso e necessita um pouco de reflexo para compreender. Os Mtodos So a Preparao: Pense em pra-quedismo. Entramos em um avio, que ala vo e ganha altitude. O piloto posiciona o avio no lugar certo e diminui a velocidade. Ento, finalmente, pulamos para fora do avio e iniciamos o pra-quedismo. Nenhum dos passos que levou at o pra-quedismo o pra-quedismo, nem o avio por si est relacionado diretamente com o pra-quedismo. O avio e as aes de decolar, ascender e voar eram somente a preparao para o momento onde podemos executar a parte denominada de pra-quedismo. Variedade dos Mtodos: Existem muitos tipos e tamanhos diferentes de avies dos quais podemos saltar de pra-quedas. Podemos tambm saltar de pra-quedas de um penhasco, prdio ou ponte altos. Estes so os mtodos que nos levam ao ponto de salto para o pra-quedismo. O mesmo verdade para os vrios mtodos que nos levam para o 'ponto de salto' para o estado de Yoga Nidra. Pulando para Fora: Entrar em Yoga Nidra como pular para fora do avio. H muitos mtodos que podemos usar para treinar a mente a mover a ateno de tal forma que possamos pular para fora dos estados de conscincia Desperto e Sonho, para a experincia de conscincia plena do Sono Profundo (Prajna). Esta a experincia do Yoga Nidra. O Yoga Nidra est alm de qualquer visualizao ativa que possa nos levar na direo do Yoga Nidra. Busque o Profundo Alm da Imaginao: Existe uma razo pela qual to importante reconhecer que o Yoga Nidra um estado e no um mtodo. muito fcil praticar as tcnicas, mas tambm fcil pensar, de modo incorreto, que o objetivo somente o relaxamento atravs da visualizao ativa. Visualizao ativa por si pode ser um prtica muito til, mas ao permanecer em suas guas rasas perdemos o profundo valor do Yoga Nidra. Podemos praticar visualizao ativa por muitos anos e no estarmos cientes da profundidade do Yoga Nidra. Lembremos da metfora do pra-quedas, e que embora

visualizaes ativas possam ser teis nas prticas que nos conduzem ao Yoga Nidra, o Yoga Nidra real surge ao irmos alm da imaginao. Esvaziando: Estando ciente das diferenas dos nveis dentro da prtica, podemos trabalhar conscientemente para alcanar a finalidade da prtica, o momento de 'pular para fora do avio', para a prtica esvaziante que o Yoga Nidra. Este processo de esvaziamento ser descrito mais adiante neste artigo.

Purificando os Samskaras, os Padres Profundos de Hbitos

Examinando: O Yoga Nidra um estado muito relaxante e tambm extremamente til para prticas espirituais. Os yogis usam o Yoga Nidra para examinar padres de pensamentos em sua forma latente, no ativa. O yogis usam o Yoga Nidra para atenuar os samskaras, a fora motriz por trs do karma. Samskaras: Este nvel de conscincia o lugar para onde vo os pensamentos, emoes, imagens e sensaes quando terminam sua atuao nos estados Desperto e Sonho. Estas formas sem forma, ou profundos padres de pensamentos, so chamados samskaras e so a fora motriz das aes, ou karma. Reduzindo Hbitos Profundos: Assim, o Yoga Nidra uma ferramenta para examinar, atenuar e eliminar padres de hbitos, ou samskaras, os quais no so teis. Aes negativas habituais, que normalmente emergem destas impresses profundas, podem assim ser reduzidas e eliminadas atravs da prtica do Yoga Nidra. No Ser Distrado pelo sem Forma: No estado Desperto, padres de pensamentos podem ser um problema. No estado Sonho, podem formar seqncias de pensamentos que parecem nos arrastar. Entretanto, imagine que podemos observar nossos padres de pensamentos quando no esto ativos, quando esto em uma forma dormente, latente, enquanto ns estamos despertos. Assim eles no podem nos perturbar ou distrair. isto o que acontece no Yoga Nidra. O paradoxo que embora eles no estejam na forma ativa, ainda assim permanecem l. Pode ser frustrante tentar conceituar, mas isto o mais prximo que podemos chegar, ao tentar dizer que eles esto em uma forma sem forma. Pensamentos Sutis com Pouca Carga: Imagine uma foto na tela do computador. Pode ser uma imagem que achemos agradvel ou ofensiva. Entretanto, imagine que vemos uma tela com os nmeros binrios, com zeros e uns que matematicamente formam aquelas imagens no disco do computador. No haveria reao alguma. Haveria apenas um agrupamento de nmeros, sem qualquer carga emocional. isto o que acontece quando testemunhamos samskaras, as impresses profundas que dirigem o karma, ou aes, enquanto estamos no Yoga Nidra. Podem haver traos sutis de emoes, mas so

muito, muito sutis e no parecem ter a capacidade de ativar desejos, quereres, gostos, ou averses. Transformao dos Samskaras: Pela observao dos samskaras no estado de Yoga Nidra, uma certa transformao acontece. Eles comeam a perder as cores da averso e atrao. Comeam a enfraquecer e so cada vez menos capazes de, posteriormente, controlar nossos pensamentos e aes. Desta forma, usamos o Yoga Nidra para reduzir ou suavizar a influncia de nossos samskaras que se manifestam como karma. Quem Eu Sou: Atravs do Yoga Nidra, h uma progressiva constatao de que 'aquele que eu sou diferente de meus pensamentos'. No Yoga Nidra, experimentamos a conscincia abaixo ou anterior a toda a atividade do processo mental consciente e daquela atividade que normalmente inconsciente. Inicialmente, estar desperto neste lugar, abaixo ou atrs do processo de pensamento, pode ser muito estranho e confuso. Gradualmente, traz crescente paz na mente e inspirao sobre a natureza de quem nos verdadeiramente somos. Alm da Entrada: No Yoga Nidra encontramos a entrada para a conscincia que opera alm de todos os nveis da mente, que nos conduz para a percepo do centro da conscincia, ou Eu. Leva Tempo: Mais uma vez, podemos alcanar ou no o estado de Yoga Nidra no incio. Isto no tem importncia. A experincia profunda do Yoga Nidra pode acontecer cedo, ou mais tarde, mas com certeza vir com a prtica. De qualquer modo, certamente vamos achar o Yoga Nidra como sendo uma parte muito relaxante de nossas vidas.

Yoga Nidra como o Pano de Fundo de um Cenrio

Perdido em Pensamentos: Imagine que estamos sentados no auditrio de um teatro. As cortinas esto fechadas, assim no podemos ver o palco. semelhante ao estado Desperto. A cortina do palco forma o estado de sonhar acordado ou de estar perdido em pensamentos, que fica entre os estados Desperto e Sonho. Embora no ouamos mais o barulho da rua movimentada, ainda estamos no estado desperto quando sentamos no teatro com as cortinas ainda fechadas. como entrar em um local silencioso onde vamos praticar Yoga, um local como nossa sala privada de Meditao ou uma aula de Yoga. Estar sentado em um teatro, longe da rua, descansando em um estado agradvel, parecido com muitas das prticas de relaxamento, mas isto no a verdadeira Meditao, que penetra nos estados sutis. Nem Yoga Nidra. Um Passo a Meio Caminho: Gradualmente as cortinas de abrem, e vemos os objetos no palco e os atores. como estar vendo o estado de conscincia Sonho, a mente inconsciente. um local de Meditao, onde permanecemos no estado Desperto, permitindo que o vu se abra e que o subconsciente se apresente, enquanto permanecemos focados. Entretanto, Meditao e Yoga Nidra so duas coisas diferentes. Algumas vezes, pode parecer que o Yoga Nidra o estado a meio caminho entre os estados Desperto e Sonho, mas no assim. Este local a meio caminho entre os dois estados apenas um passo ao longo do caminho.

Alm dos Sonhos: Imagine que as cortinas do teatro esto completamente abertas, mas ao invs de olharmos para os atores e para o cenrio, olhamos para alm, para o pano de fundo atrs deles. Levantamos da cadeira, passamos pelo palco e pelo atores e vamos para os fundos do palco, ignorando completamente o cenrio e os atores. Olhamos, mas no conseguimos ver algo. como se o teatro tivesse se transformado em um deserto em uma noite sem lua. Ali, atrs dos atores, como um oceano de vcuo, sentimos, estranhamente, que no est vazio. como se estivesse totalmente cheio de potencial ou existncia, mas sem uma forma especfica. Esta a natureza do Yoga Nidra. como estar no estado Sono Profundo (Prajna), e mesmo assim estar totalmente consciente. No h sonho sendo encenando, nem fantasias, nem mundo sutil. Sono Profundo sem Forma: O Yoga Nidra no est entre os estados Desperto e Sonho, est alm deles. Equivale ao estado Sono Profundo, onde no h imagens, nem dramas sendo encenados. H somente uma profunda imobilidade permanente que rica em conscincia. como estar consciente do pano de fundo infinito e imvel que existe atrs dos atores no palco vazio. um estado onde se comea a ver o potencial puro da existncia sem forma. Ainda no o samadhi, ou turiya, que fica alm destes quatro estados de conscincia, mas est muito prximo.

Yoga Nidra um Processo de Esvaziamento

Saltando para a Imobilidade e o Silncio: No Yoga Nidra a mente no est vagando. No h imaginao guiada, nem explorao e nem esforo de qualquer tipo para ficar atento a um objeto ou a uma parte do prprio corpo ou ser. Ao invs, vamos para um profundo estado de esvaziamento. Os outros processos e prticas so usados para gentilmente guiar a ateno para dentro, cada vez mais, at que a ateno finalmente escorregue, deslize ou pule para a conscincia imvel, profunda e silenciosa do Sono Profundo (Prajna), ou Yoga Nidra. Na hora de 'saltar' para o Yoga Nidra, aqui est o que acontece:

Na prtica do Yoga Nidra, convidamos nossa ateno para ir fundo na imobilidade e silncio, no espao no meio do peito.

Enquanto avanamos no estado do Yoga Nidra, queremos 'esvaziar, esvaziar, esvaziar' o campo da mente.

Podem haver pensamentos na mente no estado Sonho, mas continuamos indo para o Yoga Nidra. Assim como nossa ateno deixa as atividades do mundo exterior, tambm deixa o estado de mente Sonho, e vamos mais profundo.

Deste excelente ponto de observao, toda a atividade mental externa e no percebida.

Neste local, abandonamos totalmente qualquer palavra, pensamento, imagem e impresses na mente, que est completamente vazia.

este esvaziamento que nos leva ao Yoga Nidra, ao Sono Profundo consciente.

Focamos nossa ateno no espao no meio do peito e vamos aprofundando e aprofundando no Yoga Nidra.

Investigue o que , No Fique Fantasiando: Lembremos, usamos muitos mtodos para nos mover para o estado de Yoga Nidra. Mesmo podendo usar visualizaes para relaxar o corpo e focar a mente, o que recomendado a explorao dos aspectos de si mesmo que j esto ali, ao invs de criar uma nova fantasia. Por exemplo, se visualizamos uma praia ou uma floresta, ou imaginamos sons de animais na natureza, estamos criando uma alucinao na mente. Se exploramos sistematicamente pontos interiores, ou o fluxo de energia da respirao, estamos examinando aspectos de algo que realmente encontramos e assim podemos ir alm. Relaxamento Versus Sono Profundo: Falando de forma diferente, podemos dizer que h dois usos comuns do nome Yoga Nidra. Primeiro, o Yoga Nidra um exerccio de relaxamento, no qual h imaginao ativa. Segundo, o Yoga Nidra o estado Sono Profundo consciente (Prajna), sem qualquer imagem, que o significado verdadeiro do Yoga Nidra. Vazio no Espao ao Invs de Vazio no Chakra: As descries acima sugerem que esvaziamos o espao no meio do peito. Embora possamos descrever como o esvaziamento do chakra que existe neste local, isto poderia sugerir alguma forma de visualizao, como se estivssemos tentando ver ou experimentar um objeto chamado chakra. O uso da palavra espao sugere que no estamos procurando por um objeto. Em outras prticas com certeza devemos procurar por algum objeto, mas no Yoga Nidra queremos esvaziar o espao. por convenincia e clareza que o ponto de partida deste esvaziamento interior ltimo descrito como o esvaziando do espao no meio do peito.

Corpo e Respirao So Deixamos para Trs: importante ressaltar que ao entrar no Yoga Nidra, o estado de Sono Profundo consciente, a conscincia do corpo e da respirao foram deixados para trs. A ateno se moveu muito para dentro, muito alm da conscincia de qualquer aspecto do corpo fsico, da respirao ou imaginao da mente. Este um processo sucessivo de se mover para dentro: primeiro o corpo, depois a respirao, depois a mente e ento o vazio do Yoga Nidra, o Sono Profundo consciente.

O Yoga Nidra o Destino, No a Jornada

As Trs Cidades: Imagine que estamos em um pas chamado Alfabetolndia, deixamos a cidade A em nosso carro, passamos a cidade B e chegamos na cidade C, nosso destino final. A cidade A est na plancie, a cidade B est perto das montanhas e a cidade C esta perto do oceano. Aps a viagem, contamos tudo sobre nossa viagem pelo telefone para nossos amigos.

Podemos dizer para eles que a cidade C tinha lindas plancies e pastos, mesmo que estas sejam qualidades da cidade A?

Podemos dizer para nossos amigos que a cidade C tinha lindas florestas, montanhas e rios, mesmo que estas sejam descries da cidade B?

No. Quando contamos a eles sobre a cidade C, contaramos para nossos amigos sobre as belas praias e o oceano, que so uma parte da natureza da cidade C. Certamente, diramos sobre as outras cidades no caminho, mas no confundamos o destino com as cidades e paisagens que encontramos ao longa da viagem. No atribuiramos qualidades e experincias das cidades A e B para a cidade C.

Distino Entre a Jornada e o Destino: Igual a confundir as cidades ao longo do caminho com o destino, muito comum comentar ou perguntar sobre o Yoga Nidra, mas na verdade se estar falando sobre experincias dos estados Desperto e Sonho. O estado Desperto como a cidade A, o estado Sonho como a cidade B e o estado Sono Profundo como a cidade C. Embora o contedo, experincias e atividades dos estados Desperto e Sonho (ou sutil) sejam investigados atravs da Meditao, a explorao destes dois estados ou nveis no o objeto do estado de conscincia Sono Profundo (Prajna) ou Yoga Nidra. muito til para o praticante de Meditao e Yoga Nidra estar ciente destas diferenas. Como comentado no incio deste artigo, a Meditao e o Yoga Nidra so companheiros de prtica. Prticas de Yoga nos estados Desperto, Sonho e Sono Profundo certamente so complementares, mas com certeza tambm so diferentes. Prticas com Impresses Ativas e Latentes: Saber que existem vrias camadas ou nveis ajudar muito a lidar com prticas de Yoga. Um dos motivos principais que desta forma temos duas linhas gerais para trabalhar com as prticas. Uma trabalhar com processos, imagens ativas e impresses (se nos estados Desperto e Sonho). A outra trabalhar com as impresses no estado latente, sem forma, e isto, gostemos ou no, outro nvel de realidade, que est abaixo dos estados Desperto e Sonho. neste nvel que os samskaras, a fora motriz por trs do karma, esto armazenados.

Meditao em ao e Meditao sentada, que exploram os estados Desperto e Sonho (sutil), lidam com os nveis de impresses e imagens ativas, at que se expandam para a Meditao profunda ou samadhi. O Yoga Nidra trabalha diretamente com o nvel de conscincia latente, que est relacionado com o nvel Sono Profundo. Mais uma vez, os nomes destes nveis e prticas no importam tanto quanto entender que os aspectos ativo e latente existem. Trabalhar com ambos, cada qual a sua maneira, muito til no caminho da Auto-realizao.

Quarto Local e timo Ponto de Observao: Na metfora do pais chamado Alfabetolndia, devemos ressaltar que h outro timo local de observao, que dentro de um avio voando alto. Deste local elevado, podemos olhar para baixo e ver as trs cidades (sendo um pais metafrico pequeno). , de certa forma, como o quarto estado de conscincia, chamado Turiya, que se refere a conscincia pura que permeia os outros trs estados. Veja as sees sobre Turiya nos artigos sobre o Mantra OM e os Nveis de Conscincia. (Nota do tradutor: textos ainda no traduzidos, sendo seus nomes em ingls 'OM Mantra' e 'Levels of Consciousness'). Nomes Realmente Importam?: De certa maneira, nenhum destes nomes realmente importam. Faz diferena se chamamos de Meditao ou Yoga Nidra? Importa se dizemos que o Sonhos e o mundo sutil esto em Taijasa ou que o Sono Profundo est relacionado com o nvel Prajna?

O que importa, e muito, que lembremos que no estamos apenas falando de dois nveis de conscincia: o visvel e o invisvel, o material e o espiritual, aqui e l, etc. No estamos falando apenas de um nico nvel de conscincia que est alm do nosso estado tpico de conscincia, o estado Desperto do dia-a-dia. Existem dois nveis principais de conscincia, ou realidade, ou qualquer outro nome que queiramos usar, que esto alm de nosso nvel de conscincia comum do dia-a-dia. Isto totaliza trs nveis de conscincia. O 'quarto' nvel, claro, est alm destes trs. Um destes trs nveis principais est relacionado com as impresses latentes, que no esto se expressando de alguma forma. Os outros nveis esto relacionados com a expresso ativa das aes ou pensamentos (se no estado Desperto ou Sonho). Este processo multi-nvel discutido no artigo 'Realization Beyond the Gross and Subtle.

Yoga Nidra e os Chakras

Chakras: Os estados de conscincia Desperto, o Sonho e o Sono Profundo (Prajna) funcionam, de modo predominante, a partir de trs chakras distintos. relativamente simples perceber que nosso estado Desperto funciona a partir da rea do chakra Ajna. Perceba que esta a rea da face com a qual pensamos, vemos, ouvimos, cheiramos, etc., quando estamos no estado Desperto. Tambm podemos dizer que camos no sono nos chackas inferiores, quando entramos nos estados Sonho e Sono Profundo. Estado de Conscincia --------------------------Desperto Sonho Chakra Dominante -----------------------------------------------

Ajna / Sobrancelha Vishuddha / Garganta Anahata / Corao

Sono Profundo

Chakra do Corao e o Esvaziamento: O Yoga Nidra praticado com o esvaziamento do espao no meio do peito, o chakra do corao.

No estado desperto, a conscincia opera a partir do centro da sobrancelha, como o centro de comando para os processos mentais e sensoriais.

No estado Sonho, o centro da garganta o local a partir do qual a conscincia opera. O chakra da garganta descrito com freqncia como o centro da criatividade, e esta criatividade manifestada, em parte, como seqncias de sonhos.

No estado Sono Profundo, a conscincia opera a partir do espao no meio do peito, o centro do corao.

Movendo a Ateno Atravs dos Trs Centros: Assim, na prtica do Yoga Nidra, uma das partes mais efetivas do processo sistematicamente trazer a ateno dos nveis Desperto e Sonho para o nvel de conscincia Sono Profundo (Prajna) ao mover a ateno pelos trs centros, mtodo descrito mais adiante neste texto:

Processo Interior Sistemtico do Yoga Nidra

Desperto > Sonho > Sono Profundo Consciente Centro do Interclio > Garganta > Espao no Meio do Peito

Vazio no Centro do Corao: importante ressaltar que a questo dos chakras no Yoga Nidra totalmente diferente de escolher qual centro focamos na Meditao. Nossa predisposio ao nvel da personalidade pode ser, por exemplo, de sentimentos no corao ou pensamentos no centro da sobrancelha. Na Meditao, podemos seguir uma destas predilees como o local para se concentrar. Entretanto, nas profundezas dos trs nveis de conscincia, todas as pessoas so construdas da mesma forma, e assim o espao no meio do peito o espao para ser esvaziado no Yoga Nidra. o local natural onde a conscincia repousa durante o Sono Profundo. Tambm importante notar que, em qualquer chakra que possamos estar praticando Meditao, pode haver um momento, um instante, em que a ateno entre no canal sutil chamado brahma nadi, que liga o centro da sobrancelha ao chakra da coroa, acima. Algumas vezes isto descrito como ver uma luz no fim do tnel. Este processo no deve ser confundido com questes de predisposies para Meditao, nem com o esvaziamento no corao do Yoga Nidra.

O Tantra e os Trs Nveis

Tripura: Tri significa trs e pura significa cidade. Tripura a conscincia que opera nas cidades Desperto, Sonho e Sono Profundo, assim como nos aspectos Consciente, Inconsciente e Subconsciente da mente. Algumas vezes conceitualizado como o feminino divino (Shakti), comparado ao masculino divino (Shiva), ela permeia as trs cidades do mundo Denso, do plano Sutil e da realidade Causal. Tripura tambm permeia muitas outras trindades, como a existncia inerente no passado, presente e futuro. Isto uma traduo Tantrica dos trs nveis de conscincia mapeados pelo smbolo do Mantra OM e seus nveis Vaishvanara, Taijasa e Prajna. Dedicao, devoo, amor e entrega para esta fonte criadora ou Me divina uma dos aspectos mais refinados do Tantra como um traado direta para a Realizao. Alguns conceitualizam Tripura como uma deidade antropomrfica, enquanto as prticas mais sutis so dirigidas para o Tripura sem forma, o quarto estado alm das trs cidades. O Bindu de Sri Yantra o smbolo desta elevada Realidade transcendente. A qualidade das trs cidades um aspecto do Mantra OM, Gayatri Mantra e Mahamrityaunjaya Mantra.

Veja os artigos : Kundalini Awakening ,Three Schools of Tantra e Bindu.

Os Mtodos So Muitos e Simples

Do Denso ao Sutil: Existem muitos mtodos que levam ao ponto de onde podemos 'pular' para o estado de Yoga Nidra. A idia destes mtodos preparatrios que comecemos com nossa ateno nos aspectos mais densos de nosso ser, como por exemplo o corpo fsico, e sistematicamente movemos a conscincia para dentro, para os nveis mais sutis. Ateno Interior Progressiva: Por exemplo, mover a conscincia da respirao para cima e para baixo como um fluxo de luz na espinha mais sutil, profundo e interior do que mover a ateno interior atravs de partes do corpo fsico. Progressivamente, a ateno vai se interiorizando naquele local interno ltimo, de onde se 'pula' para o silncio e imobilidade do Yoga Nidra. Muitos Caminhos: Assim, por exemplo, por quantos caminhos podemos mover a conscincia atravs do corpo fsico? Muitos! Por quantos caminhos podemos trabalhar com a conscincia da respirao? Muitos! Por quantos caminhos podemos explorar os fluxos sutis de energia? Muitos!

Yoga Nidra um estado de conscincia, embora haja uma variedade de mtodos usados para alcanar este estado. Estados Versus Mtodos: O ponto, mais uma vez, que embora os vrios mtodos sejam extremamente teis para sutilizar cada vez mais a ateno, o Yoga Nidra um estado de conscincia e no os mtodos que nos levam para este estado. O Yoga Nidra o estado de conscincia Sono Profundo (Prajna). Mtodos Simples Levam ao Esvaziamento: Os vrios mtodos so muito simples, j que todos envolvem o desvio da ateno no direcionada para caminhos sempre mais sutis. A dificuldade, se pode ser assim chamada, est na ao determinada e deliberada de se deixar levar pelo esvaziamento, que conduz ao Yoga Nidra. Mas isto tambm acontece com a prtica. Universal: Mais uma vez importante ressaltar que o estado de Yoga Nidra universal, independente de termos ouvido alguma vez o nome Yoga Nidra. Yoga Nidra, como tal, conhecido pelo yogis a milhares de anos, embora algumas pessoas divulguem incorretamente que o Yoga Nidra foi inventado a poucas dcadas atras por um nico professor moderno.

Mtodos de Prtica do Yoga Nidra

Mtodos: A seguir esto esboos de alguns mtodos que conduzem ao Yoga Nidra. O detalhamento das prticas esto em pginas web individuais e podem ser impressas para facilitar a reviso e a prtica. A durao das prticas podem variar de 10 a 20 minutos, de 50 a 60 minutos ou mais. * (Nota do tradutor: os mtodos ainda no foram traduzidos).

Yoga Nidra um estado de conscincia, no os mtodos que nos levam para este estado.

O Estados Vm Aps os Mtodos: Enquanto revemos e praticamos estes mtodos, lembremos que o Yoga Nidra o estado de conscincia Sono Profundo (Prajna) que vem aps ou como o resultado destes mtodos, atravs do esvaziamento do contedo de imagens e impresses. H um CD de Yoga Nidra guiado disponvel em ingls, que similar ao Mtodo 1, que tambm pode ser gravado com a prpria voz para fazer uma prtica guiada. Mtodo 1 envolve as prticas de:

Relaxamento completo

61 pontos Respirao na espinha dorsal Conscincia nos Chakras Yoga Nidra

Mtodo 2 envolve as prticas de:


Relaxamento completo 61 pontos Prolongada respirao na espinha dorsal Conscincia nos Chakras Yoga Nidra

Mtodo 3 envolve as prticas de:


61 pontos Respirao na espinha dorsal Chakras Yoga Nidra

Mtodo 4 envolve as prticas de:


61 pontos Yoga Nidra

Mtodo 5 envolve as prticas de:


Respirao na espinha dorsal e no centro do umbigo Yoga Nidra

O Yoga Nidra Comea a Acontecer Naturalmente

Comea a Acontecer Naturalmente: Quando a vida inteira de algum se torna uma com a Meditao, o Yoga Nidra comea a acontecer naturalmente. A natureza do sono

dirio comea a mudar. Se torna mais consciente quando se quer que seja assim. Os sonhos so vistos com mais vivacidade e h com freqncia uma sensao de estar dormindo na cama, embora ainda desperto. A conscincia facilmente vai para a estabilidade e silncio que ficam alm dos sonhos, no Sono Profundo consciente. Testemunha e Determinao: Como isto acontece, do Yoga Nidra acontecer naturalmente? Como gradualmente adquirimos a posio de uma testemunha sobre tudo o que externo e interno, vai ficando mais fcil pr de lado contedos mentais com um simples ato de determinao, o sankalpa shakti. De certa forma, simplesmente vamos para l, esvaziando e entrando no Yoga Nidra. Leia tambm o artigo: Bindu: Pinnacle of Yoga, Vedanta and Tantra

Yoga Nidra e Mandukya Upanishad

O pinculo da sabedoria dos antigos sbios est contido nos sintetizados doze versos do Mandukya Upanishad, com a essncia da filosofia e prticas do mantra OM. dito que a essncia dos Vedas esto nas Upanishads e que a essncia das Upanishads esto no Mandukya Upanishad. O Terceiro Nvel se Refere ao Yoga Nidra: O terceiro dos quatros nveis de conscincia mapeados no Mandukya Upanishad, chamado Prajna, que o nvel do Sono Profundo. Este o domnio do Yoga Nidra, que o Sono Profundo consciente. Leia tambm estes artigos sobre os nveis de conscincia: OM and the Seven Levels of Consciousness , 4 Levels and 3 Domains of Consciousness, Mandukya Upanishad.

Os versos 1 e 2 descrevem o Ser e o Absoluto. Os versos 3 a 7 explicam os quatro nveis de conscincia. Os versos 8 a 12 delineiam os quatro aspectos do AUM.

O Ser e o Absoluto (1-2)


Tudo OM: Hari Om. O Universo inteiro a slaba Om. A seguir est a explicao do Om. Tudo que foi, ou ser, , em verdade, Om. Tudo o mais que transcenda o tempo, espao e causa tambm Om.

O Atman possui Quatro Aspectos: Tudo, por toda a parte, em verdade Brahman, a Realidade Absoluta. Este Eu absoluto, Atman, tambm Brahman, a Realidade Absoluta. O Atman, ou Eu, possui quatros aspectos atravs dos quais atua.

Os Quatros Nveis de Conscincia (3-7)


O primeiro Desperto / Denso: O primeiro aspecto de Atman o Eu no estado Desperto, Vaishvanara. Neste primeiro estado, a conscincia est voltada para fora, para o mundo exterior. Atravs de seus sete instrumentos e dezenove canais, ela experimenta os objetos densos do mundo dos fenmenos.

O segundo o Sonho / Sutil: O segundo aspecto de Atman o Eu no estado Sonho, Taijasa. Neste segundo estado, a conscincia est voltada para o mundo interior. Tambm opera atravs de sete instrumentos e dezenove canais, que empregam os objetos sutis do mundo mental. O terceiro o Sono Profundo / Causal: O terceiro aspecto de Atman o Eu agindo no estado Sono Profundo, Prajna. Neste estado, no h desejo de nenhuma espcie, seja por objetos densos ou sutis, nem qualquer seqncia de sonhos. No Sono Profundo, estas experincias recuaram ou submergiram para a rea da conscincia indiferenciada. Neste local, somos preenchidos com a experincia de felicidade e tambm podemos conhecer com mais clareza os dois estgios anteriores. Este o domnio do Yoga Nidra, Sono Profundo consciente. Yoga Nidra ? Sono Profundo Consciente

Encontre aquele que vive a experincia: Aquele que experimenta estes estados de conscincia a fonte original e onisciente que reside no interior e o diretor de todos. o ventre do qual os outros emergem. Todas as coisas se originam desta fonte e se dissolvem nela.

O quarto aspecto Turiya: O quarto aspecto de Atman ou Eu Turiya, que significa literalmente quarto. Neste estado, a conscincia no est voltada para fora ou para dentro e nem est fora e dentro ao mesmo tempo. A conscincia est alm tanto da cognio quanto da ausncia de cognio. Turiya no pode ser experimentada atravs dos sentidos ou conhecida por comparao, raciocnio dedutivo ou suposio. No pode ser descrita, no pode ser compreendida e no pode ser pensada com a mente. Conscincia Pura em si. Este o Eu real, est na cessao de todos os fenmenos, sereno, tranqilo, pleno de felicidade e nico. Este o Eu real e verdadeiro para ser percebido.

Quatro Aspectos do Ohm (8-12)


Estes quatro estados esto relacionados com o 'A-U-M' seguido de silncio: O Om, mesmo sendo descrito como tendo quatro estados, indivisvel, Conscincia pura. Conscincia Om. Os trs sons A-U-M e as trs letras A, U, M so identificados com os trs estados, o Desperto, Sonho e Sono, e estes trs estados so identificados com os trs sons e as trs letras. O quarto estado, Turiya, somente pode ser percebido no silncio que est atrs, ou alm, dos outros trs.

O Som 'A' Desperto / Denso: Vaishvanara a conscincia vivida no estado Desperto e a letra A, a primeira letra do Om. O som do A o primeiro e permeia os outros dois sons. Aquele que ciente deste primeiro nvel de realidade consegue a concretizao de todos os desejos intensos e bem sucedido.

O Som 'U' Sonho / Sutil: Taijasa a conscincia vivida no estado Sonho e a letra U, a segunda letra do Om. Este estado intermedirio funciona entre os estados Desperto e Sono, refletindo algumas qualidades dos dois. Aquele que conhece este estado sutil superior aos outros. Para aqueles que conhecem-no, conhecedores de Brahman, a Realidade Absoluta, nascero nesta famlia.

O Som 'M' Sono Profundo / Causal: Prajna a conscincia vivida no estado sem sonho, o Sono Profundo, e a letra M, a terceira letra do Om. Prajna contm os outros dois estados e dele que eles emergem, e para ele que eles recuam ou submergem. Aquele que conhece este estado mais sutil pode entender tudo de si mesmo. Este o domnio do Yoga Nidra, Sono Profundo consciente. Yoga Nidra ? Sono Profundo Consciente

O Silncio aps 'A-U-M' o Eu Verdadeiro: O quarto aspecto o aspecto sem som do Om. No possvel de ser expressado e de ser compreendido atravs dos sentidos ou pela mente. Com a cessao de todos os fenmenos, at mesmo a felicidade, este aspecto sem som conhecido. o estado no dual (advaita) da realidade, nico. Este quarto estado, Turiya, o Eu real ou Ser real. Aquele que tem esta experincia direta se expande para a Conscincia Universal.

Sabedoria para viver e compartilhar com outros: H somente uma mais alta realidade e muitos professores. Todos os humanos e demais formas de vida se originam da mesma fonte. Todas os pases, religies e instituies surgem desta fonte. Existem muitos livros de sabedoria de muitas eras. Pensar que h somente um caminho provm da ignorncia. Converso coercitiva violncia contra outras pessoas. O objetivo da vida encontrado dentro de si e no em instituies. Sabedoria, alegria e liberdade advm do silncio interior. Ame a todos, j que somos ondas do mesmo oceano. Ttulo original deste texto: "Yoga Nidra: Yogic Conscious Deep Sleep", disponvel em www.swamij.com. Traduzido pelo yogi Rogrio Maniezi, de Florianpolis.

Anda mungkin juga menyukai