Anda di halaman 1dari 36

1

Este CADERNO DE QUESTES contm 90 questes, numeradas de 1 a 90 e dispostas da seguinte maneira: a. b. as questes de nmero 1 a 45 so relativas rea de Cincias da Natureza e suas Tecnologias; as questes de nmero 46 a 90 so relativas rea de Cincias Humanas e suas Tecnologias.

O tempo disponvel para estas provas de quatro horas e trinta minutos. O participante com necessidades educacionais especiais que, por esse motivo, precise de maior tempo para a realizao das provas dispor de uma hora a mais para realiz-las, desde que tenha comunicado previamente a sua necessidade ao INEP. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTORESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero considerados na avaliao.

Marque no CARTO-RESPOSTA, no espao apropriado, a opo correspondente cor desta capa: 1-Azul; 2-Amarelo; 3-Branco ou 4-Rosa. ATENO: se voc assinalar mais de uma opo de cor ou deixar todos os campos em branco, sua prova no ser corrigida. Verifique no CARTO-RESPOSTA se os seus dados esto registrados corretamente. Caso haja alguma divergncia, comunique-a imediatamente ao aplicador. Aps a conferncia, escreva e assine seu nome nos espaos prprios do CARTO-RESPOSTA com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. No dobre, no amasse, nem rasure o CARTO-RESPOSTA. Ele no poder ser substitudo. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes, identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente questo. Voc deve, portanto, assinalar apenas uma opo em cada questo. A marcao de mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. No CARTO-RESPOSTA, marque, para cada questo, a letra correspondente opo escolhida para a resposta, preenchendo todo o espao compreendido no crculo, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta.

10 Quando terminar as provas, entregue ao aplicador este CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA. 11 Voc somente poder deixar o local de prova aps decorridas duas horas do incio da sua aplicao. Caso permanea na sala por, no mnimo, quatro horas aps o incio da prova, voc poder levar este CADERNO DE QUESTES. 12 Voc ser excludo do exame caso: a. utilize, durante a realizao da prova, mquinas e(ou) relgios de calcular, bem como rdios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; se ausente da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTES e(ou) o CARTORESPOSTA antes do prazo estabelecido; aja com incorreo ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicao das provas; se comunique com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; apresente dado(s) falso(s) na sua identificao pessoal.

5 6

b.

c. d. e.

CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS


Questes de 1 a 45
Questo

Questo

A seca extrema que atingiu a regio amaznica em 2005 provocou problemas de sade em 90% da populao pobre de Rio Branco (AC). A principal causa foi a fumaa liberada, em grandes quantidades, pelas queimadas, que se intensificaram devido ao clima. A concentrao de fumaa ficou trs vezes maior que o limite crtico estabelecido pelo Ministrio do Meio Ambiente, e a de fuligem, mais do que dobrou.
Cincia hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n.. 252, p.54, set./2008 (adaptado).

Os

clorofluorcarbonetos

(CFCs)

so

substncias formadas por molculas que contm tomos de carbono, flor e cloro. Descobertos em 1930, eram considerados uma maravilha, pois

substituam, com grande eficincia, a amnia, utilizada em refrigeradores. A amnia txica e tem odor desagradvel, ao passo que os CFCs so inertes e no causam problemas as aos fbricas seres de humanos. geladeiras

A fumaa liberada pelas queimadas


A B C D E responsvel pelos altos ndices pluviomtricos na regio amaznica. possui gases do efeito estufa e pode influenciar a temperatura global. pode tornar-se menor medida que as fronteiras agrcolas do pas aumentarem. til para a formao de nuvens, na manuteno da umidade relativa caracterstica da regio. maior no perodo de cheias, pois possui mais matria orgnica que no perodo de estiagem.
2

Consequentemente,

rapidamente passaram a utilizar os CFCs. No entanto, em 1974, dois qumicos Mrio Molina e Sherwood Rowland descobriram que esses gases reagiam com o O3 da camada de oznio, causando srios problemas ambientais e aos seres vivos.

Questo

Hoje em dia, no raro encontrar sacolas plsticas preenchidas com apenas um ou dois produtos. E no s no supermercado: da padaria locadora de filmes, o consumidor est sempre diante de uma sacola, mesmo que ela no seja to necessria assim. A cada ms, cerca de 1,5 bilho de sacolas consumido no Brasil. Isso significa 50 milhes por dia e 18 bilhes ao ano. No toa, portanto, que o uso indiscriminado de sacolas virou um dos alvos preferidos dos ambientalistas.
Revista Sustenta. So Paulo: Editora Confiana, n. 1, out. 2008, p. 61 (adaptado).

O que pode ser feito para evitar problemas ambientais devido utilizao dos clorofluorcarbonetos?
A Aumentar o preo dos refrigeradores, para

desestimular o consumo. B Banir a utilizao de gases refrigerantes, j que todos causam problemas. C Substituir gradativamente os CFCs por outros gases que no agridam a camada de oznio. D Parar de utilizar CFCs em refrigeradores e utiliz-los apenas em embalagens como a de spray para cosmticos. E Comprar motores para refrigeradores em pases nos quais a legislao no proba a utilizao desses gases.
ENEM 2009

Os ambientalistas consideram o uso excessivo de sacolas plsticas um risco ambiental, pois


A B C D E o uso de materiais descartveis incrementa o consumo. o plstico derivado do petrleo, recurso natural escasso. as sacolas se transformam em lixo de difcil decomposio. o risco de contaminao do solo e do subsolo por gases txicos aumenta. o consumo de produtos industrializados estimulado, em detrimento do consumo dos produtos artesanais.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 2

Questo

Questo

Entende-se

por

ciclo

hidrolgico

O flor tem sido adicionado gua para prevenir cries. Contudo, o Conselho Nacional de Pesquisas norte-americano publicou um relatrio em que a adio de flor na gua condenada. O relatrio concluiu que o atual limite de fluoreto na gua potvel, indicado pela Agncia de Proteo Ambiental norte-americana 4 mg/L deveria ser diminudo por causa dos altos riscos, tanto para crianas como para adultos. O fluoreto, apesar de prevenir uma doena, acaba causando outras, pois age sobre os tecidos do corpo que contm clcio e 99% do fluoreto ingerido

movimentao que a gua, em seus trs estados, slido, lquido e gasoso, realiza entre os trs grandes reservatrios existentes na Terra, a atmosfera, os oceanos e os continentes. O sol fornece a energia para proporcionar essa movimentao, uma vez que tal energia aumenta as demandas por evaporao da gua lquida ou por derretimento quando em seu estado slido. O aquecimento global, que est ocorrendo por causa do aumento dos gases causadores do efeito estufa, tem provocado: i. ii. derretimento do gelo das geleiras nas regies polares; aumento da umidade na atmosfera em aproximadamente 6% para cada grau de aumento na temperatura mdia da Terra; iii. mudanas no regime climtico das vrias regies, algumas ficando mais ridas, e outras, mais quentes, e, ainda, o aumento de tempestades em outras regies.
OLERIANO, E.S.; DIAS, H.C.T. A dinmica da gua em microbacias hidrogrficas reflorestadas com eucalipto. Anais I Seminrio de Recursos Hdricos da Bacia Hidrogrfica do Paraba do Sul: o Eucalipto e o Ciclo Hidrolgico, Taubat, Brasil, 07-09 novembro 2007, IPABHi, p. 215-222. Disponvel em: http://www.agro.unitau.br/serhidro/doc/pdfs/215-222.pdf. Acesso em: 25 jun. 2008 (adaptado).

no so excretados, permanecendo no corpo.


FAGIN, D. Controvrsias sobre o flor. Scientific American Brasil. Edio 69. Fevereiro de 2008. Disponvel em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/controversias_sobre_o_fluor_4.html. Acesso em: 08 nov. 2008 (adaptado).

Os mdicos do posto de sade de uma pequena cidade comearam uma pesquisa e perceberam que uma parcela dos cidados apresentava problemas nas articulaes e vrios tipos de deformidades na arcada dentria. Suspeitando que a gua da regio pudesse possuir mais fluoreto que o permitido pela Agncia de Proteo Ambiental, os mdicos deveriam ter
A pedido aos pacientes que bebessem diariamente mais gua dessa regio. B diminudo o atendimento s pessoas com essas patologias e atendido apenas os casos graves. C ficado indiferentes situao e ter feito o tratamento dos pacientes conforme o caso. D realizado mais exames nos pacientes e ter pedido o exame da gua da regio, alertando as autoridades, se necessrio. E tomado medidas para proteger exclusivamente o meio ambiente fsico, a fauna e a flora, que estariam sendo agredidos pela presena de fluoretos na gua.

O aquecimento global est


A provocando o aumento do nvel dos oceanos devido ao derretimento das geleiras. B diminuindo nos ltimos anos devido menor emisso dos gases causadores do efeito estufa. C mudando o regime climtico nas vrias regies da Terra, ao diminuir a umidade atmosfrica. D provocando uma mudana no clima da Terra e, consequentemente, espera-se, nos prximos anos, a diminuio nas tempestades. E afetando o ciclo hidrolgico, que a movimentao que a gua no estado slido e gasoso realiza entre a atmosfera, os oceanos e o continente.
CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 3

ENEM 2009

Questo

Questo

Analise a seguinte histria em quadrinhos.

Algumas atividades humanas tm adicionado atmosfera quantidades significativas de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, ocasionando mudanas climticas, como a elevao da temperatura mdia global. Prev-se um aumento de temperatura entre 1,4 e 5,8 C e do nvel global do mar entre 0,09 m e 0,88 m at 2100, alm de aumento na mdia anual de precipitao e de evaporao em nosso sculo. Fenmenos biolgicos como a interao insetos-plantas podem ser afetados: os calendrios de florao, maturao de frutos e quebra de dormncia das sementes dos vegetais e de passagem das diversas fases dos insetos vm sendo alterados. Com isso, algumas plantas ficam prontas para a polinizao sem que seus polinizadores estejam prontos, ou viceversa.
BESUNSAN, N. O desafio das mudanas climticas. In: Seria melhor mandar ladrilhar? Biodiversidade: como, para que e por que. Ed. UnB/Petrpolis, 2008 (adaptado).

A doena de Chagas uma parasitose causada por um protozorio, o Trypanosoma cruzi, transmitido por um inseto, o barbeiro (Triatoma infestans), citado pelo Chico Bento na histria em quadrinhos acima. Atualmente, as autoridades

sanitrias brasileiras esto preocupadas porque, alm da forma tradicionalmente conhecida de transmisso, em casas de barro da zona rural, surgiram focos isolados associados ao consumo de alimentos, como o aa e a cana-de-acar, em 2007 e 2008. Nesses casos, a transmisso para o homem se deu pela ingesto do prprio inseto contaminado.
O Estado de So Paulo, 30/12/2008 (adaptado).

Com base no texto, os impactos das mudanas climticas previstos em nvel mundial
A sero significativos apenas a partir de 2100, quando o nvel global do mar ultrapassar o valor de 0,88 m, trazendo, ento, consequncias como a reduo de praias e o aumento da salinidade marinha. B iro gerar pequenos efeitos na biodiversidade, visto que a extino de de outras, espcies ser mais sensveis tolerantes ao pelo s aquecimento surgimento C global compensada

Na forma endmica tradicional do Mal de Chagas, o T. cruzi transmitido quando o barbeiro


A B penetra na pele do homem e pe ovos. coloca o protozorio nas vias respiratrias do ser humano. D C pica o homem e transmite o protozorio de suas fezes para a rea picada. D infecta o homem por meio de leses na pele durante o banho em lagoas de gua parada. E entra em contato com seres humanos a partir das fezes de animais diversos, onde geralmente encontrado.
CN 1 dia

temperaturas mais elevadas. sero mnimos na agricultura, visto que, com as tecnologias disponveis, perfeitamente possvel a produo de frutos e sementes sem a presena dos polinizadores naturais das plantas de interesse econmico. aumentam temperatura, com o tempo e e atingem diversos at parmetros, desde climticos, como aumento de precipitao evaporao, biolgicos, interferindo no ciclo de vida das espcies e nas suas interaes. E decorrem de fenmenos naturais, como o aumento da concentrao de gases por atividade industrial, cujo efeito, na biodiversidade, se manifesta apenas nas espcies de pequeno porte, como insetos polinizadores.

CADERNO 3 BRANCO PGINA 4

ENEM 2009

Questo

Questo

Muitas so as causas para a diminuio e a consequente extino de diversas espcies vegetais e animais, entre as quais se destacam as provenientes da interveno humana, tais como poluio, uso abusivo dos recursos naturais, expanso da fronteira agrcola, crescimento urbano-industrial. A cada ano, aproximadamente 17 milhes de hectares de floresta tropical so desmatados. Estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espcies que habitam as florestas tropicais estaro extintas nos prximos 30 anos. Em razo de tais fatores, os pases desenvolvidos, muitos dos quais j tm sua biodiversidade comprometida, tm voltado a sua ateno para o Brasil, em relao sua poltica de conservao da biodiversidade.
WWF. O que biodiversidade? Disponvel em: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/. Acesso em: 06 dez. 2008 (adaptado).

Ao invs de se preocuparem com a questo de serem os vrus seres vivos ou no, os bilogos moleculares se interessam em observar o modo pelo qual eles desvirtuam, em seu prprio benefcio, o funcionamento de uma clula, desencadeando doenas. Ao infectar uma clula, o vrus perde seu invlucro e leva o sistema de duplicao do material gentico da clula a reproduzir seu prprio cido nuclico e a produzir protenas virais.
VILLARREAL, L. Afinal os vrus so seres vivos? Scientific American Brasil, n. 28 p. 21-24, 2008 (adaptado).

Considerando-se as caratersticas fisiolgicas do vrus, infere-se que


A B C D E o organismo por ele infectado um animal. o material gentico do vrus DNA. o hospedeiro morrer logo aps a infeco. o vrus pode existir, tambm, na forma de vida livre. seu material gentico altera o metabolismo da clula hospedeira.
Questo 10

Considerando-se a importncia da biodiversidade para a preservao da vida, correto afirmar que


A a alarmante preocupao com a destruio da biodiversidade ecossistemas regenerao. B uma possvel alternativa extino de espcies nativas nos ambientes tropicais seria a introduo de espcies exticas em substituio quelas que foram extintas. C a elevada diversidade das florestas tropicais, apesar das taxas de extino estimadas, impede que os ecossistemas sejam afetados pelo desaparecimento de espcies animais. D o consumo de produtos florestais nos pases desenvolvidos exerce pouca presso sobre a improcedente, tm j que os de tropicais capacidade

Os

liquens

so

associaes

simbiticas,

geralmente mutualistas, entre algas e fungos. Como alguns desses organismos so muito sensveis poluio ambiental, os liquens tm sido usados como bioindicadores da qualidade do ar. Suponha que determinada rea apresentava grande diversidade de liquens. Porm, aps a instalao de uma indstria no local, que passou a emitir grande quantidade de poluentes atmosfricos, tenha-se observado o aumento da abundncia de certos liquens, mas uma reduo geral da diversidade dos liquens. A queda da diversidade de liquens relatada acima
A B C D E indica que, para se preservarem algumas espcies de liquens, devem-se eliminar outras. deve-se ao aumento da abundncia de alguns liquens que so competidores. indica que nem todos os liquens so igualmente sensveis ao impacto ambiental. um processo normal, pois vem acompanhada de aumento na abundncia de alguns liquens. deve-se ao fato de que a maioria dos liquens tem um sistema excretor eficiente para evitar que poluentes se acumulem em suas clulas.

biodiversidade brasileira, devido ao maior nvel de conscientizao naqueles pases. E a cultura de florestas, tendo em vista dada a necessidade de preservao e manuteno da biodiversidade em nvel global, seria uma forma de reduzir a presso sobre a biodiversidade das florestas nativas.
CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 5

ENEM 2009

Questo 11

O processo de radiao de alimentos consiste em submeter os alimentos, j embalados ou a granel, a uma quantidade controlada de radiao ionizante, por determinado perodo de tempo. Esse procedimento no aumenta o nvel de radioatividade normal dos alimentos. A aplicao de uma dose de radiao normalmente resulta na morte de insetos, bactrias, fungos e leveduras, aumentando, assim, o tempo de conservao dos alimentos, e pode retardar a maturao de algumas frutas e legumes, sendo possvel, assim, aumentar seu perodo de armazenamento. Em relao ao processo de conservao de alimentos descrito no texto, infere-se que
A B frutas e legumes, quando submetidos a uma dose de radiao, apodrecem mais rapidamente. o processo de radiao de alimentos torna-os altamente radioativos e imprprios para o consumo humano. apenas os alimentos j embalados em recipientes adequados podem ser submetidos a uma dose de radiao ionizante. alimentos tratados com radiao ficam mais sensveis ao ataque de insetos, bactrias patognicas, fungos e leveduras. a aplicao da radiao em alimentos, com a eliminao de alguns agentes biolgicos, contribui para a melhor conservao dos alimentos.

O texto permite afirmar-se que o comrcio ilegal de vida silvestre A se deve mais a fatores culturais do que a fatores econmicos. B movimenta mais recursos financeiros que o trfico de armas e o de drogas. C constitui importante fonte de renda para os pases em desenvolvimento. D pouco expressivo no Brasil, se comparado ao dos pases em desenvolvimento. E exemplo da relao entre condies socioeconmicas e impactos ambientais.
Questo 13

Questo 12

Atualmente, o comrcio ilegal de vida silvestre, que inclui a fauna e seus produtos, movimenta de 10 a 20 bilhes de dlares por ano. a terceira atividade ilcita do mundo, depois do trfico de armas e de drogas. Pases em desenvolvimento so os principais fornecedores de vida silvestre, com parte de suas populaes sobrevivendo dessa atividade. O Brasil participa com cerca de 5% a 15% do total mundial, e a maioria dos animais silvestres comercializados ilegalmente proveniente das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo escoada para as regies Sul e Sudeste pelas rodovias federais. Nos estados nordestinos, comum a presena de pessoas, nas margens das rodovias, comercializando esses animais. Os principais pontos de destino so os estados do Rio de Janeiro e de So Paulo, onde so vendidos em feiras livres ou exportados por meio dos principais portos e aeroportos dessas regies.
Primeiro relatrio nacional sobre o trfico de fauna silvestre. Disponvel em: www.renctas.org.br/pt/informese/renctas_brasil_detail.asp?id=216. Acesso em: 26 ago. 2008. (adaptado).

Com a onda de calor na Europa, as praias do mar Mediterrneo ficaram repletas de turistas e de guas-vivas. Na ilha de Mallorca, na Espanha, esses animais tiraram os visitantes da gua. Segundo a Cruz Vermelha, cerca de 3 mil pessoas foram tratadas s nessa regio espanhola, durante o vero. No mesmo mar Mediterrneo, s que em praias italianas, as guas-vivas espantaram banhistas e causaram prejuzos a quem vive de turismo. Um jornal declarou: "O mar ficou febril". Alm do calor excessivo, outro motivo que trouxe os animais para perto da costa foi a diminuio do nmero de predadores naturais, como tartarugas e golfinhos. As guas-vivas ou medusas so belas e leves 95% do seu corpo so formado por gua no entanto, suas clulas urticantes, que contm uma toxina utilizada para se defenderem de predadores e para imobilizarem presas, causam queimaduras e urticrias nos humanos.
Disponvel em: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,OI1090958-EI6580,00.html. Acesso em: 24 set. 2009 (adaptado).

O desequilbrio que acarretou a proliferao de guasvivas nas praias do Mediterrneo est relacionado
A B C D E substituio das tartarugas e golfinhos por outros predadores naturais. ao aumento do nmero de turistas, que representou um atrativo s guas-vivas. deficincia de alimento disponvel para esses animais na regio do mar Mediterrneo. a alteraes no ambiente, tanto nas condies fsicas como nas relaes interespecficas. reduo do nmero de seus predadores, devido ao excesso de toxina liberada por suas clulas urticantes.
ENEM 2009

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 6

Questo 14

No quadro, as caractersticas de I a IV, referem-se, respectivamente, s seguintes fontes de energia:


A B C D E fssil, biomassa, elica e nuclear. elica, fssil, nuclear e biomassa. nuclear, biomassa, fssil e elica. nuclear, fssil, biomassa e elica. fssil, nuclear, biomassa e elica.

Os cientistas conseguem determinar a idade de um fssil com menos de 40.000 anos de idade utilizando o mtodo do carbono-14 (14C ) ou carbono radioativo. Isso feito a partir da relao existente entre a quantidade de 14C restante no fssil e a quantidade de 14C em uma espcie semelhante atual. Apesar de sofrer decaimento radioativo, a quantidade de carbono-14 na atmosfera, em particular em molculas de CO2, praticamente constante devido incidncia dos raios csmicos, que atingem a Terra a todo instante. Assim, por fazerem parte do ciclo do carbono, animais e vegetais mantm uma quantidade praticamente constante de carbono-14 em sua constituio enquanto esto vivos. Porm, quando morrem, cessa a entrada de carbono no organismo e esse nmero vai diminuindo medida que o carbono14 vai decaindo radioativamente. A meia-vida do carbono-14, isto , o tempo necessrio para que metade dos tomos radioativos de uma amostra decaia, constante e de aproximadamente 5.730 anos.
Disponvel em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI109680-EI1426,00.html. Acesso em: 15 mar. 2009 (adaptado).

Questo 16

Considere a forma de funcionamento de um equipamento que utiliza um ciclo de transferncia de calor de um ambiente interno para um ambiente externo. Um fluido, normalmente um gs, circula por um sistema fechado dentro do ambiente interno, retirando o calor desse ambiente devido a um processo de evaporao. O calor absorvido pelo fluido levado para o condensador, que dissipa o calor conduzido pelo fluido para o ambiente externo. Esse fluido , ento, forado por um compressor a circular novamente pelo sistema fechado, dando continuidade ao processo de esfriamento do ambiente interno.
KUGLER, Henrique. Cincia Hoje. v. 42, n. 252. p. 46-47, set. 2008 (adaptado).

De acordo com o texto, para se descobrir a idade de um fssil que no poderia ter mais de 40.000 anos, relevante determinar
A B C D E a meia-vida do carbono-14. se o fssil animal ou vegetal. se o fssil tem mais de 5.730 anos. a quantidade de carbono-14 presente no fssil. a relao entre as quantidades de carbono-14 em uma parte do fssil e no fssil todo.

No texto acima, descreve-se o funcionamento bsico de um


A B C D E isqueiro. refrigerador. nebulizador. liquidificador. forno de micro-ondas.

Questo 17

Questo 15

O quadro a seguir mostra algumas caractersticas de diferentes fontes de energia. Fontes de energia I

Caractersticas Elevado custo para instalao da usina; alto potencial energtico; no emite gases de efeito estufa; alto risco para a sade da populao em caso de acidentes. No renovvel; alto potencial energtico; alta emisso de gases de efeito estufa; alto risco para o meio ambiente em caso de acidentes. Renovvel; menor custo de instalao da usina, se comparada de usinas que utilizam as demais fontes; menor emisso de poluentes; danos ao meio ambiente para implantao de monoculturas. Renovvel; alto custo para implantao; no emite poluentes; depende de fatores climticos para gerao da energia; no causa prejuzo ao meio ambiente.

A caatinga est em risco: estudo revela que 59% da vegetao natural desse bioma j sofreram algum tipo de modificao por atividades humanas. Um problema que esse bioma enfrenta o fenmeno da desertificao. Segundo cientistas, medida que a agricultura avana na regio, esse fenmeno ganha maiores propores. Para os cientistas, essa constatao evidencia a grande necessidade de medidas urgentes para a preservao da caatinga, que hoje s tem 1% de sua rea includa em unidades de conservao.
Ferraz, M. Caatinga, muito prazer. Cincia Hoje, Rio de Janeiro; v. 42, n, 251, p. 46-47. 2008 (adaptado).

II

A caatinga pode ser considerada um ambiente frgil onde a desertificao


A B C D E decorre da presena de solos ricos em nutrientes, porm rasos. deve-se presena de um lenol fretico extenso, porm raso. dever regredir nos prximos anos, devido ao regime de chuvas da regio. um problema de pouca importncia, pois atinge poucas regies do bioma. pode ser evitada mantendo-se a vegetao nativa, que impede a ocorrncia desse fenmeno.
ENEM 2009

III

IV

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 7

Questo 18

Questo 20

Um estudo experimental mostrou que a canade-acar mantida em ambiente com o dobro da concentrao de CO2 realiza 30% a mais de fotossntese e produz 30% a mais de acar que a cana-de-acar que cresce sob a concentrao normal de CO2. Nas cmaras que mantinham esse ar rico em gs carbnico, cresceram plantas tambm mais altas e mais encorpadas.
Revista da Fapesp, N. 148, junho de 2008, p. 40-45.

Meses depois de deixar o convs do Beagle, Darwin estabeleceu-se em Londres, o corao da Inglaterra. Ansioso para se juntar aos verdadeiros naturalistas, Darwin mergulhou no trabalho de redigir a sua pesquisa, realizada durante a viagem no Beagle. Enquanto isso, uma grande ideia estava tomando forma em sua mente. Ser que suas reflexes iniciais a bordo do navio estavam certas? Era possvel que novas espcies pudessem surgir de velhas espcies? Se fosse possvel, como isso poderia ter acontecido?
Fragmento extrado do Material Educativo da Exposio. Darwin Descubra o Homem e a Teoria Revolucionria que Mudou o Mundo. Instituto Sangari, s/d.

Depreende-se do texto que o CO2


A B C D E incorporado para produo de biomassa emitido completamente durante a respirao. concentrado no ambiente para reduzir a fotossntese. removido do ambiente apenas pelas plantas mais altas. absorvido em maior quantidade sob concentrao normal.

Questo 19

Para que um produto seja vendido como orgnico, a unidade produtora deve passar por um perodo de converso, que, no caso do caf, pode durar at trs anos, deixando o agricultor com poucas alternativas de produo durante esse tempo. Outro aspecto importante a preservao das caractersticas orgnicas do produto durante as fases de beneficiamento e comercializao, diante do risco de contaminao. O caf orgnico tem sua competitividade diretamente ligada minimizao dos gastos com insumos por meio do aproveitamento de resduos orgnicos pelo valor que agregam ao produto. Com isso, a cafeicultura orgnica apresenta alta eficincia no sistema de produo, relacionada ao estado nutricional do produto e fertilidade do solo das lavouras.
Disponvel em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero1v2/Custos%2520do%2520cafe%252 0organico.pdf. Acesso em: 2 dez. 2008 (adaptado).

Vrios anos aps o trmino de sua viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle, Charles Darwin publicou sua revolucionria teoria da evoluo das espcies por meio da seleo natural. Graas s reflexes do cientista durante a viagem mencionada no texto, hoje se sabe que
A as mutaes so o nico fator responsvel pela variabilidade gentica nos seres vivos. B a seleo natural o nico mecanismo conhecido responsvel pelas mudanas evolutivas nos seres vivos. C os indivduos de uma populao natural so todos iguais entre si, apresentando forma e comportamento imutveis. D o uso frequente de determinado rgo ou parte do corpo conduz sua hipertrofia, caracterstica mantida na prole. E algumas caractersticas podem contribuir para a sobrevivncia e reproduo de certos indivduos em determinado ambiente.
ENEM 2009

Apesar do custo mais alto, uma das vantagens do caf organicamente cultivado
A B C D E a tcnica de cultivo, que favorece a conservao do solo. a eliminao dos resduos orgnicos, que agrega valor ao produto. o perodo curto de converso de uma propriedade no orgnica em orgnica. a manuteno de suas caractersticas orgnicas, embora seja perdido o seu valor nutricional. a remota possibilidade de contaminao durante o processo de distribuio e comercializao.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 8

Questo 21

Questo 22

Pesquisador do Instituto Pasteur, Louis Calmette desenvolveu um soro contra picada de cobras najas do sudeste asitico, fabricado na Frana, desde 1894. Pouco depois, o mineiro Vital Brazil pesquisou soros especficos para jararaca e cascavel junto equipe do recm-criado Instituto Butantan. O valor cientfico de suas descobertas difundiu-se apenas em 1915, quando o soro antiveneno da Crotalus terrificus foi aplicado em um funcionrio do zoolgico de Nova Iorque, picado por Crotalus atrox do Texas. O fato foi noticiado e comentado nos jornais da poca. Pelo relato de Vital Brazil, ficamos sabendo que o permanganato de potssio e o soro Calmette j haviam sido empregados, sem que o estado do doente se modificasse para melhor. A ao do soro especfico no se fez esperar: seis horas aps a sua aplicao, o doente comeou a melhorar, e, 12 horas depois, era considerado livre do perigo.
REZENDE, J. Caminhos da medicina: providencial coincidncia na histria do ofidismo. Disponvel em: http://www.usuarios.cultura.com.br/jmrezende/vitalbrazil.html. Acesso em: 30 abr. 2008.

A luz solar que atinge a parte superior da atmosfera terrestre chega a uma taxa constante de 135,2 mW/cm. Dessa radiao, apenas 50% conseguem chegar superfcie, pois parte dela refletida pelas nuvens e absorvida pela atmosfera. A radiao solar pode ser aproveitada para aquecer gua de reservatrios, entre outras aplicaes. Um sistema bsico para transformar energia solar em trmica ilustrado na figura ao lado acima. Esse sistema constitudo de coletores solares e de um reservatrio trmico, chamado boiler. Os coletores solares, geralmente, so feitos de materiais que absorvem bem a radiao solar, e o calor gerado nos coletores transferido para a gua que circula no interior de suas tubulaes de cobre. A gua aquecida armazenada no boiler. Dessa forma, a gua mantida quente para consumo posterior. A caixa de gua fria alimenta o boiler, mantendo-o sempre cheio.
Disponvel em: www.icb.ufmg.br. Acesso em: 22 jun. 2008 (adaptado).

Como o soro antiveneno de Calmette no funcionou, a surpresa dos cientistas e do pblico em relao cura do funcionrio deveu-se ao fato de, naquela poca, conhecer-se pouco
A o efeito da vacina no processo de cura, ao se combaterem invasores e toxinas. B a biotecnologia, que teria permitido a identificao das protenas correspondentes aos genes. C o uso de antisspticos e calmantes como parte da profilaxia e do tratamento de picada de cobra. D a atuao dos soros no organismo, que forneceriam anticorpos apropriados para se neutralizar antgenos. E a taxonomia de Lineu, que era pouco valorizada porque apresentava cascavis brasileiras e texanas em uma mesma famlia de serpentes.
CN 1 dia

correto afirmar que os coletores solares permitem boa economia de energia, pois
A B C D se aplicam produo tanto de energia trmica quanto eltrica. constituem fonte energtica alternativa aos combustveis fsseis usados no transporte. convertem energia radiante em energia trmica, que usada no processo de aquecimento da gua. permitem economizar at 135,2 mWh de energia eltrica, eltrico. E a energia luminosa coletada por eles pode ser usada para reduzir o nmero de lmpadas usadas no ambiente.
CADERNO 3 BRANCO PGINA 9 ENEM 2009

que

seriam

gastos

com

aquecimento

Questo 23

Questo 24

Na era do telefone celular, ainda possvel se comunicar com um sistema bem mais arcaico e talvez mais divertido: o telefone com copos de plstico e barbante.

Para a seleo da tecnologia a ser utilizada na produo de insumos energticos, quando se dispe de mais de uma, deve-se levar em conta vrios fatores de desempenho das tecnologias. Na produo de ferro primrio, por exemplo, dispe-se da tecnologia da Reduo Direta (RD), usando-se gs natural, e a do Alto Forno (AF), a carvo vegetal. No grfico seguinte, apresentada uma comparao entre as tecnologias RD e AF considerando-se alguns fatores de desempenho. Quanto maior for o valor associado ao fator de desempenho, melhor ser o desempenho da tecnologia para aquele fator.

A onda sonora produzida pelo menino faz vibrar o fundo de um copo plstico, em um movimento de vai e vem imperceptvel, mas que cria uma perturbao ao longo do barbante esticado. O barbante, por sua vez, conduz o som at o outro copo. Essa perturbao faz vibrar o fundo do segundo copo plstico e a energia veiculada pelo barbante pode, assim, ser restituda sob a forma de uma onda sonora perceptvel. Assim, se a menina colocar o ouvido prximo ao outro copo, ela poder escutar a voz do menino de forma ntida. Com relao ao assunto tratado no texto e na figura, conclui-se que
A a antena de um telefone celular exerce a mesma funo do barbante que une os dois copos de plstico. B o telefone celular utiliza o mesmo princpio do telefone de copos plsticos e barbante para transmitir o som. C as ondas do telefone com copos de plstico e barbante so ondas eletromagnticas, portanto, elas no precisam de um meio material para se propagar. D o segredo para o telefone com copos de plstico e barbante funcionar est no barbante que une os dois fundos dos copos e conduz ondas mecnicas de um copo para o outro. E a voz um sinal complexo constitudo de ondas sonoras de mesma frequncia. Por esse motivo, o receptor pode ouvir o emissor atravs da onda se propagando no fio do telefone com copos de plstico e barbante.
CN 1 dia

Disponvel em: http:// www.scielo.br/scielo.php?pid=SO37044672007000300016&script=sei_arttext. Acesso em: 3 mar. 2009 (adaptado).

Considerando-se os fatores exibidos no grfico, o pior desempenho da tecnologia RD, se comparada tecnologia AF, est relacionado
A B C D ao custo operacional. restrio ambiental. qualidade do minrio de ferro. ao tempo de maturao do projeto.

E agressividade da tecnologia ao meio ambiente.


CADERNO 3 BRANCO PGINA 10 ENEM 2009

Questo 25

Questo 26

Antigamente, os homens que ficavam menstruados e isolavam-se num tapirizinho perto da aldeia. Um jovem guerreiro resolveu guardar o sangue que escorria em um potezinho de barro. Passavam ao largo mocinhas para ir ao rio tomar banho, espiando curiosas. Uma delas caoava, sarcstica: Bem feito para os homens, tm que ficar fechados, escorrendo sangue, com inveja de ns, que passeamos vontade... O rapaz ficou to vermelho de raiva quanto o sangue que juntava no potinho. Pegou o talo de capim, encheu-o de sangue como se fosse uma colher e jogou o sangue no corpo dela. Acertou em cheio, bem no meio das pernas. Nesse dia, as mulheres todas ficaram menstruadas. Agora os homens, que zombavam delas.
Tupari, E. E. A menstruao dos homens. In: MINDLIN, B. Moqueca de Maridos: mitos erticos. 2ed. Rio de Janeiro: Record, Rosa dos Ventos, 1998 (adaptado).

O texto acima, que expressa um mito indgena, trata de forma bastante diferente de se percebem a menstruao de forma bastante diferente. Embora, no mito indgena, a menstruao seja abordada como algo negativo, ela considerada muito importante pois
A um momento do ciclo reprodutivo das mulheres em que ocorre a eliminao das toxinas do corpo feminino pelo sistema excretrio. B um evento de limpeza do tero, local responsvel pelo acolhimento do feto desde o momento da fecundao do vulo pelo espermatozoide. C nesse perodo que a mulher est mais frtil, havendo mais chances de engravidar. D a eliminao do endomtrio, revestimento que se torna mensalmente mais espesso e rico em vasos sanguneos, gravidez. E o perodo em que o sistema imune feminino produz maior nmero de anticorpos e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados pela mulher para evitar contrair doenas.
CN 1 dia
International Water and Sanitation Center (Centro Internacional de gua e Saneamento). Disponvel em: http://www.irc.nl/index.php; http://esa.un.org/iys/. Acesso em: 01 abr. 2008 (adaptado).

A imagem acima, foi utilizada em uma campanha da Organizao das Naes Unidas para alertar sobre a falta de acesso de parcela significativa da populao gua e ao esgoto tratado mundial. Em relao a esse tema, a escolha da imagem
A significativa, pois sugere que a construo de um sanitrio pblico resolveria o problema de coleta e tratamento do esgoto e da contaminao dos cursos dgua e do lenol fretico. frgil, pois distorce as questes do acesso gua, a qual um recurso abundante, e os problemas de escassez e de falta de saneamento, restritos a um nmero reduzido de pases. indicativa de um fenmeno complexo, pois a alta densidade demogrfica em algumas regies, sem condies adequadas de acesso aos servios essenciais, impacta o meio ambiente e compromete a qualidade de vida. adequada, pois explora uma situao de contaminao dos recursos hdricos pelo despejo de fezes e urina in natura nos cursos dgua, fenmeno restrito s reas perifricas das grandes cidades dos pases perifricos. propcia para que se entenda o impacto ambiental nos grandes aglomerados urbanos, fenmeno que se repete nos pases mais ricos, fortemente afetados pela falta de saneamento, como evidenciam as ondas migratrias recentes.
ENEM 2009

preparando-se

para

uma

possvel

CADERNO 3 BRANCO PGINA 11

Questo 27

Considere que exista um gene com dois alelos: um dominante, que permite a expresso da cor, e um recessivo, que no permite a expresso da cor. Considere, ainda, que, em um oceano, existam duas ilhas prximas e que, na ilha 1, todos os ratos apresentem pelagem branca e, na ilha 2, todos apresentem pelagem selvagem. Nesse contexto, considere que a conseqncia de uma atividade vulcnica tenha sido o surgimento de uma ponte entre as duas ilhas, o que permitiu o transito dos ratos nas duas ilhas. Suponha que, em decorrncia disso, todos os acasalamentos tenham ocorrido entre ratos de ilhas diferentes e a gerao seguinte (F1) tenha sido composta exclusivamente de ratos com pelagem selvagem. Considerando-se que os acasalamentos para a formao da prxima gerao (F2) sejam ao acaso, correto afirmar que essa gerao ser constituda de ratos com pelagem
A B C D E branca. selvagem. 50% branca e 50% selvagem. 75% branca e 25% selvagem. 75% selvagem e 25% branca.

De acordo com essas informaes, correto concluir que filhotes expostos ateno maternal na fase neonatal apresentam
A menor ansiedade, pois aprenderam com as mes, durante o perodo neonatal, a enfrentar situaes de estresse. maior sensibilidade da adrenal em situaes de estresse, o que acarreta maior liberao de glicocorticides. menor nmero de receptores cerebrais para glicocorticides na fase adulta, o que permite uma resposta com menos sinais de ansiedade a uma situao de estresse. receptores de glicocorticides mais eficientes ao interagirem com os hormnios do estresse, promovendo uma resposta mais pronunciada frente ao estmulo estressor. maior resposta do eixo hipotlamo-hipfise-adrenal em situaes de estresse, liberando maior quantidade de glicocorticides, o que faz aumentar a ansiedade.

Questo 29

Questo 28

Comeam a ser descritas as primeiras modificaes duradouras na estrutura molecular dos genes, causadas por influncias sociais e estmulos do ambiente. Algumas delas esto relacionadas ao eixo hipotlamo-hipfise-adrenal, eixo fisiolgico hormonal responsvel pelo controle do estresse, que est preservado em toda escala evolutiva nos vertebrados. Durante o estresse, quando esse eixo ativado, a glndula adrenal libera glicocorticides, que so hormnios responsveis pelos efeitos do estresse no organismo. H diversas comprovaes cientficas de ratas que lambem, estimulam e amamentam a ninhada durante o perodo neonatal e, com esse comportamento, propiciam que os filhotes, na fase adulta, respondam com menos sinais de ansiedade a situaes de estresse, e que repitam, com suas crias, cuidados semelhantes aos recebidos na fase neonatal. Isso possvel graas a comportamentos maternais que induzem alteraes moleculares em genes que so responsveis pela expresso de receptores cerebrais para glicocorticides dos filhotes, podendo diminuir a sensibilidade ou o nmero desses receptores.
Gentica e Comportamento Social. Folha de So Paulo, So Paulo, 3 jan. 2009 (adaptado).

O mercrio um metal muito utilizado, em indstrias e garimpos, para extrao de ouro. As perdas decorrentes da m utilizao desse metal atingem os ecossistemas aquticos e chegam ao homem quando este come peixes pescados em ecossistemas contaminados. O processo que torna o peixe prejudicial sade humana chamado bioacumulao, na qual a concentrao do mercrio aumenta em cada organismo ao longo da cadeia alimentar trfica, de modo que o homem consome alimento com alta concentrao de mercrio e, portanto, com alta toxicidade. A utilizao de mtodos de reaproveitamento do mercrio nas atividades industriais e mineradoras constitui importante medida de controle da poluio causada por esse metal e capaz de reduzir as consequncias nefastas para a biota aqutica e para a sade humana. Suponha que um curso d gua esteja contaminado por mercrio proveniente de local onde se desenvolvam atividades de garimpo. Nesse caso, ao se examinarem os seres que vivem nesse ambiente aqutico, possvel encontrar
A B C D E maior concentrao de mercrio nos consumidores primrios da cadeia alimentar. baixssima concentrao de mercrio no pescado consumido pelos seres humanos. maior concentrao de mercrio nos animais que esto no topo da cadeia alimentar. alta concentrao de mercrio nos seres que compem o zooplancton e o fitoplancton. ausncia de mercrio nas plantas aquticas, pois eles so seres que esto fora da cadeia trfica.
ENEM 2009

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 12

Questo 30

Questo 32

A China comprometeu-se a indenizar a Rssia pelo derramamento de benzeno de uma indstria petroqumica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois pases. O presidente da Agncia Federal de Recursos de gua da Rssia garantiu que o benzeno no chegar aos dutos de gua potvel, mas pediu populao que fervesse a gua corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais esto armazenando centenas de toneladas de carvo, j que o mineral considerado eficaz adsorvente de benzeno.
Disponvel em: http://www.jbonline.terra.com.br. Acesso em: 25 jun. 2008 (adaptado).

A cincia prope formas de explicar a natureza e seus fenmenos que, muitas vezes, confrontam o conhecimento popular ou o senso comum. Um bom exemplo desse descompasso a explicao microscpica da flutuao do gelo na gua. Do ponto de vista atmico, podem-se representar os trs estados fsicos dessa substncia como nas figuras a seguir, nas quais as bolas representam as molculas de gua.

Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimizao dos danos ao ambiente e populao, correto afirmar que
A B C D o carvo mineral, ao ser colocado na gua, reage com o benzeno, eliminando-o. o benzeno mais voltil que a gua e, por isso, necessrio que esta seja fervida. a orientao para se evitar a pesca deve-se necessidade de preservao dos peixes. o benzeno no contaminaria os dutos de gua potvel, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio. a poluio causada pelo derramamento de benzeno da indstria chinesa ficar restrita ao rio Songhua.

Considerando-se as representaes das molculas de gua nos trs estados fsicos e seu comportamento anmalo, correto afirmar que
A B slidos afundam na gua. a interao entre as molculas est restrita ao estado slido. C a figura B a que melhor representa a gua no estado lquido.

Questo 31

O cido acetilsaliclico (AAS) uma substncia utilizada como frmaco analgsico no alvio das dores de cabea. A figura abaixo a representao estrutural da molcula do AAS.

Considerando-se essa representao, afirmar que a frmula molecular do AAS


A B C D E C7O2H3COOH. C7O2H7 COOH. C8O2H3COOH. C8O2H7COOH. C8O2H16COOH.

correto

a figura A a que melhor representa o gelo, ou seja, gua no estado slido.

aumenta

distncia

entre

as

molculas

da

substncia medida que a temperatura aumenta.


CADERNO 3 BRANCO PGINA 13 ENEM 2009

CN 1 dia

Questo 33

Questo 34

Um experimento realizado na Floresta Nacional dos Tapajs, no Par, teve como objetivo identificar o papel da reduo das chuvas sobre a floresta Amaznica decorrente do aquecimento global. Para tanto, entre os anos de 2000 a 2004, foi simulada uma situao de seca severa em uma rea de vegetao nativa que media um hectare, denominada rea estudada. Os resultados obtidos foram comparados com os dados de outra rea com tamanho, vegetao e estrutura similar e que no havia sido exposta seca, denominada rea controle. Foi medida a quantidade de gua no solo das duas reas durante os perodos de chuva e de seca na floresta amaznica. A quantidade de gua (em milmetros) encontrada na rea estudada (pontos cinzas) e controle (pontos pretos) mostrada no grfico as seguir. As faixas verticais cinzas representam o perodo no qual os pesquisadores criaram uma seca artificial na rea estudada, durante os perodos chuvosos.

O Inmetro procedeu anlise de garrafas trmicas com ampolas de vidro, para manter o consumidor informado sobre a adequao dos

produtos aos Regulamentos e Normas Tcnicas. Uma das anlises a de eficincia trmica. Nesse ensaio, verifica-se a capacidade da garrafa trmica de conservar o lquido aquecido em seu interior por determinado tempo. A garrafa completada com gua a 90 C at o volume total. Aps 3 horas, a temperatura do lquido medida e deve ser, no mnimo, de 81 C para garrafas com capacidade de 1 litro, pois o calor especfico da gua igual a 1 cal/g C.
Disponvel em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/garrafavidro.asp. Acesso

BRANDO, P. M. et al. Throughfall reduction experiment. In: Philosophical Transaction of the Royal Society. B, v.363, 2008, p.1839-1848. Disponvel em: http://www.revistapesquisafapesp.br./?art=3772&bd=1&pg=1. Acesso em: 20 mar. 2009 (adaptado).

em: 3 maio 2009 (adaptado)

Analisando-se o grfico, que revela o resultado direto da metodologia usada para criar secas artificiais, observa-se que
A B no houve, durante o experimento, recuperao da quantidade de gua no solo da rea estudada. o volume de gua no solo da rea estudada, durante todos os perodos de seca natural, foi significativamente menor que o da rea controle. uma demora de 4 anos observada, at que se perceba a eficcia da metodologia de induo das secas artificiais criadas pelos pesquisadores. a rea estudada apresenta um declnio efetivo na quantidade de gua no solo, causado pela seca induzida, o que evidente a partir do segundo ano de observao. a diferena mais significante entre as reas, durante os perodos de seca induzida, ocorreu entre os anos de 2002 e 2003, mostrando uma reduo, em mdia, em torno de 60% na quantidade de gua no solo.

Atingindo a gua 81 C nesse prazo, a energia interna do sistema e a quantidade de calor perdida para o meio so, respectivamente,
A B C D E menor e de 900 cal. maior e de 900 cal. menor e de 9.000 cal. maior e de 9.000 cal. constante e de 900 cal.
ENEM 2009

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 14

Questo 35

Questo 36

Na natureza, a gua, por meio de processos fsicos, passa pelas fases lquida, gasosa e slida perfazendo o ciclo hidrolgico. A distribuio da gua na Terra condicionada por esse ciclo, e as mudanas na temperatura do planeta podero

influenciar as propores de gua nas diferentes fases desse ciclo. O diagrama abaixo mostra as

transformaes de fase pelas quais a gua passa, ao Em um experimento, um grupo de voluntrios recebeu, inicialmente, alimento comum e depois uma dieta de especificao rigorosa. As suas necessidades proteicas foram satisfeitas por aminocidos; a necessidade de massa, por gorduras essenciais; e a necessidade de carboidrato, por glicose ou uma mistura de glicose e sacarose (acar comum). As fases do experimento so descritas a seguir. 1. 2. 3. 4. Nas primeiras quatro semanas, os indivduos comeram alimentos comuns. Da 4 8 semana, o suprimento de carboidrato foi apenas glicose. Da 8 12 semana, a fonte de carboidrato foi mista; com 75% de glicose e 25% de sacarose. Aps a 12 semana, a fonte de carboidrato voltou a ser glicose (como na fase 2). O grfico acima mostra os resultados obtidos nesse experimento, em termos de taxa de colesterol no sangue (em mg/dL) ao longo de 19 semanas.
PAULING, L. Como viver mais e melhor. 8Ed. Cristiane Perez Ribeiro (Trad.). So Paulo: Best Seller, 1988, p. 72 (adaptado).

ser aquecida com o fornecimento de energia a uma taxa constante.

Considerando-se o diagrama de mudanas de fases da gua e sabendo-se que os calores latentes de fuso e de vaporizao da gua valem,

respectivamente, 80 cal/g e 540 cal/g, conclui-se que


A a temperatura da gua permanece constante durante os processos de mudana de fase. B a energia necessria para fundir 10 g de gelo maior que a necessria para evaporar a mesma massa de gua. C a gua, para mudar de fase, libera energia a uma taxa de 540 cal/g quando a temperatura aumenta de 0 C at 100 C. D a temperatura da gua varia proporcionalmente energia que ela recebe, ou seja, 80 cal/g durante o processo de fuso. E a temperatura da gua varia durante o processo de vaporizao porque ela est recebendo uma

Do experimento descrito, correto concluir que o nvel de colesterol no sangue pode ser diminudo com a reduo da ingesto de
A B C D E glicose. carboidratos. aminocidos. acar comum. gorduras essenciais.

quantidade de energia constante.


CADERNO 3 BRANCO PGINA 15 ENEM 2009

CN 1 dia

Questo 37

Questo 38

A evoluo da luz: as lmpadas LED j substituem com grandes vantagens a velha inveno de Thomas Edison A tecnologia do LED bem diferente da das lmpadas incandescentes e fluorescentes. A lmpada LED fabricada com material semicondutor que, semelhante ao usado nos chips de computador, quando percorrido por uma corrente eltrica, emite luz. O resultado uma pea muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lmpada comum tem vida til de 1.000 horas e uma fluorescente, de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso

A dilatao dos materiais em funo da variao da temperatura uma propriedade fsica bastante utilizada na construo de termmetros (como o ilustrado na figura I) construdos a partir de lminas bimetlicas, como as ilustradas na figura II, na qual so indicados os materiais A e B antes e aps o seu aquecimento.

ininterrupto. H um problema, contudo: a lmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preo cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia no est se tornando apenas mais barata. Est tambm mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia. Uma lmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia eltrica que consome. As lmpadas LED convertem at 40%. Essa diminuio no Com base nas leis da termodinmica e na dilatao de slidos sob a influncia de

temperatura varivel, conclui-se que


A a lmina bimetlica se curvar para a direita, caso o coeficiente de dilatao linear do material B seja maior que o coeficiente de dilatao linear do material A, B

desperdcio de energia traz benefcios evidentes ao meio ambiente.


A evoluo da luz. Energia. In: Veja, 19 dez. 2007. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/191207/p_118.shtml.

a substncia utilizada na confeco do material A a mesma usada na confeco do material B.

Uma

lmpada

LED

que

oferea

mesma
C

luminosidade que uma lmpada incandescente de 100 W dever ter uma potncia mnima de
A B C D E 12,5 W. 25 W. 40 W. 60 W. 80 W.

lmina

se

curvar

para

direita,

independentemente do tipo de material usado em A e B. D o coeficiente de dilatao dos materiais uma funo linear da variao da temperatura. E o coeficiente de dilatao linear uma grandeza negativa.
CADERNO 3 BRANCO PGINA 16 ENEM 2009

CN 1 dia

Questo 39

Questo 41

A idia de que uma pequena populao de clulastronco malignas pode causar cncer no exatamente nova. As primeiras pesquisas com clulas-tronco, nas dcadas de 50 e 60 do sculo passado, tiveram incio justamente em tumores.
CLARK, M. F.; BECKER, M. W. O potencial maligno das clulas-tronco. In.: Scientific American Brasil. Ano 5, no 51, 2006, p-39-46.

O uso constante e correto do preservativo essencial para se alcanar o nvel de proteo necessria para evitar a gravidez indesejada e a transmisso de HIV. Um outro fator vital para isso a qualidade do produto. A seguir, encontram-se especificaes de testes a serem realizados em preservativos recomendadas pela Organizao Mundial de Sade (OMS).
Capacidade volumtrica e presso de estouro Ensaio: de acordo com o mtodo de ensaio ISO 4074:2002, Anexo G, clusulas 6.1 (antes de acondicionar em estufa) e 6.2 (aps acondicionar em estufa) por 168 2 horas a 70 2 C. Exigncia: Exigncias mnimas de presso de estouro: NQA (Nvel de Qualidade Aceitvel: limite de falhas) = 1,5% Volume 3 16,0 dm para preservativos com larguras inferiores a 50,0 mm. 3 18,0 dm para preservativos com larguras de 50,0 mm at 56,0 mm. 3 22,0 dm para preservativos com larguras superiores a 56,0 mm. Presso 1,0 kPa (para todas as larguras) A largura definida como sendo a mdia aritmtica das larguras de 13 preservativos deitados e achatados lado a lado e medidas em conformidade com as provises de Anexo E da ISO 4074: 2002 a uma distncia de 75 5 mm da extremidade fechada. Ausncia de orifcios e defeitos Visveis Ensaio: De acordo com o mtodo de ensaio da ISO 4074:2002, Anexo L. Exigncias: Ausncia de orifcios: NQA= 0,25% Defeitos visveis: NQA= 0,4%.

As clulas capazes de gerarem tumores se parecem com as clulas-tronco em vrios aspectos. Entre esse aspectos, inclui-se a capacidade de
A B C D alta especializao. matar as clulas vitais circundantes. originar vrios outros tipos de tecido. proliferao lenta, o que est relacionado

longevidade da clula. E proliferao agressiva, que faz com que invadam outros tecidos distantes do rgo original.
Questo 40

Um

chacareiro

deseja

instalar,

em

sua

propriedade, uma turbina com um gerador de eletricidade de 2 HP em queda de gua, de 20 metros de altura.

Sabendo que: 1HP = kW; g=10m/s , e considerando que toda a energia potencial da queda transformada em energia eltrica, correto afirma que a vazo de massa de gua necessria para acionar o gerador igual a
A B C D E 0,01 kg/s. C 20 kg/s. 7,5 kg/s. 10 kg/s. 75 kg/s. E D B

Organizao Mundial da Sade. O Preservativo Masculino de Ltex : especificaes e diretrizes na aquisio de preservativos. WHO. Sua, 2003.

Considerando-se as orientaes da OMS mostradas no quadro acima, um lote de preservativos deve ser avaliado
A quanto possibilidade de ocorrncia de eventuais orifcios, com apenas um ensaio para a capacidade volumtrica e presso de estouro. quanto presso mnima de estouro, que deve ser a mesma para todos os exemplares, e quanto largura, que deve ser de 75 5 mm. quanto ao volume de estouro, sendo que nenhum modelo deve ultrapassar 22,0 dm3, pois assim, ultrapassaria a presso de 1 kPa. quanto ocorrncia de orifcios, sendo que o lote deve conter menos de 0,25% de exemplares com orifcios. quanto largura do modelo, caso em que devem ser medidos 13 exemplares temperatura de 70 2 C.
ENEM 2009

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 17

Questo 42

Questo 43

A eficincia de um coletor solar depende de uma srie de variveis. Na tabela abaixo, so mostradas diferenas na radiao solar incidente em diferentes capitais brasileiras localizadas em ordem crescente da latitude. Energia til avaliada como mdia anual para um sistema de aquecimento de gua via energia solar. (Coletores solares inclinados de um ngulo igual latitude, acrescentados mais 10o) radiao temperatura capital mdia anual
0

No a primeira vez que os cientistas brasileiros so colocados diante do desafio de encontrar uma fonte de energia renovvel como alternativa para o petrleo e seus derivados.

Tampouco a primeira vez que uma planta, que cresce por si s como mato, vista como a salvao

solar incidente mdia kWh/m2 por dia 5,40 4,95 4,96 4,73 4,24

energia til mdia* kWh/m2 por dia 1,67 1,52 1,48 1,60 1,32 tecnolgico de transformar qualquer planta promissora e dela obter uma commodity agroindustrial, como se fez com a cana e o etanol.
Sem cincia, biodiversidade no garante produo. Cincia Hoje, n. 4, jul. 2008 (adaptado).

da lavoura e depois se torna uma frustrao para os produtores. Os pesquisadores temem que a riqueza da biodiversidade brasileira confunda produtores rurais e os leve a subestimar o desafio cientfico e

Natal Salvador Cuiab Curitiba Florianpolis

25,9 25,1 26,8 17,6 20,8

*Energia til mdia: ndice de aproveitamento da energia solar incidente. Observao: o sistema de aquecimento conta com uma rea de 4 m2 de coletores solares.
LA ROVERE, E., et al. Economia e tecnologia da energia. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero/ Finep. p. 331. 1985 (adaptado).

Considerando os dados mostrados na tabela, na transformao da energia luminosa, observa-se que


A B a radiao solar mdia coletada independe do tamanho da superfcie de captao do coletor solar. a energia til mdia, um ndice a ser considerado na comparao C com outras opes energticas, decresce com o aumento da latitude. a diferena de radiao solar incidente nas capitais listadas, apesar de ser maior que 20%, deixa de ser determinante em algumas situaes. D as temperaturas inicial alcanadas da gua independem no processo da de

Uma das grandes limitaes para uso, em escala comercial, de espcies vegetais nativas, ainda no domesticadas, para a produo de energia, deve-se ao fato de essas plantas, em geral, apresentam baixa
A B C D E rusticidade. variabilidade gentica. adaptao ao ambiente. uniformidade no crescimento. resistncia a fatores abiticos.
ENEM 2009

temperatura E

aquecimento da gua por meio de coletores solares. Curitiba, entre as capitais citadas, inadequada para a utilizao de energia solar porque a capital onde ocorrem as maiores perdas de energia trmica para o ambiente.
CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 18

Questo 44

Carros passaro a utilizar sistema eltrico de 42 volts

A maioria das pessoas j teve problemas com a bateria do carro. Ela tem uma vida til e, de tempos em tempos, precisa ser substituda. O que alguns no sabem que essa bateria fornece energia a uma tenso de 12 volts. A indstria automobilstica americana acaba de formalizar um grupo de estudos para padronizar a adoo de um sistema eltrico de 42 volts. As preocupaes alegadas so de compatibilizar os sistemas e garantir a segurana dos usurios. O sistema atualmente utilizado , tecnicamente, o sistema de 14 volts. Essa a tenso que o alternador deve suprir para manter carregada uma bateria de 12 volts. O novo sistema suprir uma tenso de 42 volts, suficiente para manter carregada uma bateria de 36 volts.
Disponvel em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170010907. Acesso em: 01 maio 2009.

Um motorista, conduzindo noite, percebe que o pneu do carro furou e, para iluminar o local, dispe de uma lmpada de 30 W e fiao para lig-la bateria do carro. A diferena, em mdulo, da corrente eltrica que passa pela lmpada, com o motor desligado, entre o sistema atualmente utilizado e o sistema novo, em ampre, de
A B C D E 0,80. 0,93. 1,43. 1,67. 3,50.

Questo 45

A medida da velocidade de um veculo, utilizando radar, baseia-se no fato de que as ondas emitidas pelo radar e detectadas aps serem refletidas pelo veculo em movimento tm frequncias diferentes. Esse fenmeno denominado Efeito Doppler.

A onda refletida pelo veculo citada no texto uma


A B C D E onda mecnica e se propaga com a velocidade do som. onda eletromagntica e se propaga com a velocidade da luz. onda mecnica e tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente. onda eletromagntica que tem o mesmo comprimento de onda da onda incidente. onda eletromagntica que, devido sua alta frequncia, se propaga com velocidade maior que a velocidade da luz.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 19

ENEM 2009

CINCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


Questes de 46 a 90
Questo 46 Questo 47

Lei urea assinada em 13.05.1888

As imagens nas figuras a seguir ilustram organizaes produtivas de duas sociedades do passado.

www.bpiropo.com.br/graficos/EM20051201b.jpg

Marcha em Araguana-TO em combate escravido em 14.05.2008

Figura 1

conexaotocantins.com.br/img/?id=1418&l=250

O fim da escravido legal no Brasil no foi acompanhado de polticas pblicas e mudanas estruturais para a incluso dos trabalhadores. Por isso, os escravos modernos so herdeiros dos que foram libertados em 13 de maio de 1888.
http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=1346. Acesso em: 14/5/2009.

A anlise das imagens e do texto acima refora a ideia de que A at hoje, embora a abolio da escravido tenha ocorrido em 1888, a populao luta para garantir amparo legal para por fim neste regime no pas. B possvel, apesar da abolio da escravido, constatar-se nos dias de hoje, a explorao de trabalhadores submetidos a condies semelhantes s do trabalho escravo. C o fim da escravido apenas uma questo de tempo no Brasil, j que a populao brasileira luta h mais de 120 anos por isso. D o movimento social e poltico pelo fim da escravido no Brasil, herdado do perodo imperial, garantiu implementao de polticas pblicas aos trabalhadores. E a abolio da escravatura promoveu polticas pblicas de ascenso social e cidadania dos exescravos negros privilegiando este grupo frente aos demais trabalhadores.
CN 1 dia

Figura 2
COLEO. Grandes imprios e civilizaes. Madrid: Del Prado, 1996, p. 156.

O trabalho no campo foi, durante das atividades fundamentais para desenvolvimento das sociedades, figuras 1 e 2. Nessas figuras, arquitetnicas, tecnolgicas e respectivamente, A B C D E

muito tempo, uma a estruturao e o como mostram as as caractersticas sociais retratam,

o agrarismo romano e o escravismo grego. a pecuria romana e a agricultura escravista grega. a maquinofatura medieval e a pecuria na Antiguidade. a agricultura escravista romana e o feudalismo medieval. o feudalismo medieval e a agricultura familiar no Antigo Egito.
ENEM 2009

CADERNO 3 BRANCO PGINA 20

Questo 48

Questo 50

Nos Estados Unidos da Amrica, a Denver Water (gua de Denver) props uma campanha publicitria permanente muito criativa, como mostra a foto abaixo. Em um banco de praa, l-se: use only what you need, ou seja, use apenas aquilo de que voc precisa.

No incio do sculo XVIII, a Coroa portuguesa introduziu uma srie de medidas administrativas para deter a anarquia, que caracterizava a zona de minerao, e instaurar certa estabilidade. O instrumento fundamental dessa poltica era a vila.
RUSSELL- WOOD, A. J. R.. O Brasil colonial; o ciclo do ouro (1690-1750) In: Histria da Amrica. So Paulo: Edusp, 1999, v. II, p. 484 (com adaptaes).

A zona de minerao a que o autor se refere localizava-se A B C D


Disponvel em: http://www.denverwater.org/. Acesso em: 1./mar./2009.

A questo que se relaciona diretamente com essa campanha publicitria a


A B C D E da qualidade da gua em Denver. de doenas e epidemias ocasionadas pela falta de gua. da economia decorrente do desperdcio, que torna a gua um produto extremamente caro. do desperdcio de recursos hdricos devido ao mau aproveitamento, ao uso irresponsvel da gua doce. da atividade industrial, que se ressente dos poucos recursos hidrulicos disponveis nos pases desenvolvidos.

nos Andes, no antigo Imprio Inca. em Minas Gerais, regio centro-sul da Colnia. no chamado Alto Mato Grosso, na atual Bolvia. na regio das Misses jesuticas, no Rio Grande do Sul. em Pernambuco, onde havia o ouro amarelo e o branco (o acar).

Questo 51

Questo 49

Na Bblia, a criao do mundo descrita a partir das ordens de um nico ser, que Deus: Disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gen., 1:3). Porm, em certos mitos amerndios, inclusive brasileiros, a criao do mundo poeticamente apresentada como resultado de um dilogo entre mltiplos espritos. As linhas a seguir servem como exemplo. Elas narram o surgimento de um desses espritos criadores (demiurgos): Tendo florido (em forma humana) / Da sabedoria contida em seu ser de cu / Em virtude de seu saber que se abre em flor, / Soube para si em si mesmo / a essncia da essncia da essncia das belas palavras primeiras.
CESARINO, Pedro de N. Os Poetas. Folha de S. Paulo. 18 jan. 2009: p. 6-7 (adaptado).

Todos concordam que possvel pensar em uma Amaznia que avance rumo ao desenvolvimento sustentvel e que assegure o bem-estar humano das geraes presentes e futuras da regio. Para isso, entretanto, se fazem necessrios compromisso, determinao e aes coordenadas. As mudanas no uso do solo na Amaznia resultam de um processo de ocupao acelerada e desordenada ao longo do tempo, o que tem modificado a cobertura vegetal amaznica. Entre os fatores subjacentes dessas mudanas, encontram-se a expanso da fronteira agrcola (impulsionada principalmente pelas monoculturas) e a pecuria; a minerao informal; a explorao ilegal de madeira; os megaprojetos de infraestrutura, tais como barragens e rodovias; a no definio dos direitos de propriedade; a limitada capacidade de fazer cumprir a lei e aplicar sanes; os incentivos do mercado; e as mudanas de atitude e de valores da populao.
Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Relatrio Perspectivas do Meio Ambiente na Amaznia GEO Amaznia. 2008 (adaptado).

A partir do texto, uma proposta adequada para promover o desenvolvimento sustentvel da Amaznia seria a seguinte: A B C D elaborar leis que proibam a explorao de madeira e definam direitos de propriedade. construir rodovias e elaborar leis que proibam a explorao de madeira e o trfico de animais. expandir a fronteira agrcola com monoculturas, estimular a minerao e construir barragens. reflorestar a regio com pinheiros ou eucaliptos, incentivar o mercado a cumprir a lei e aplicar sanes. conter a ocupao desordenada, fazer cumprir a lei por meio da fiscalizao e definir direitos de propriedade.
ENEM 2009

A Bblia trata da criao em linguagem potica. Analogamente, so poticas as linhas amerndias acima citadas. Em geral, a poesia abriga diferenas de forma e de contedo por A B C D E ser fruto do desenvolvimento intelectual de sociedades ricas. fazer parte do desenvolvimento intelectual de sociedades letradas. estar relacionada com a linguagem e o modo de vida de uma sociedade. depender do lazer disponvel, de forma que pessoas ociosas possam dedicar-se a ela. captar recursos disponveis, para que diversos poetas possam ser financeiramente pagos.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 21

Questo 52

Questo 53

Clculos feitos com base em imagens de satlites mostram expanso da fronteira agrcola no cerrado em direo s regies Norte e Nordeste do pas, sobretudo nos estados da Bahia, do Piau e do Maranho, onde crescente o plantio de soja. Isso trar consequncias socioeconmicas e ambientais, como maior comprometimento das bacias hidrogrficas de todo o bioma, prejuzos diretos para os recursos hdricos, solo e biodiversidade da regio. As terras com cobertura vegetal mais densa tm sido as mais procuradas por agricultores, por oferecerem maior suporte nutricional aos plantios. Alm disso, a ocupao do cerrado est tambm vinculada s condies climticas da regio, havendo preferncia por reas de maior mdia mensal de precipitao.
Cerrado, o avano da devastao. O Estado de So Paulo, So Paulo, 1./mar./2009. Folha Vida &, p.A21.

Texto 1 Assim, duplamente bloqueados, entre milhares de soldados e milhares de mulheres entre

lamentaes e bramidos, entre lgrimas e balas , os rebeldes se renderiam de um momento para outro. Era fatal. [...] Ainda que em fragmento, traava-se curva fechada do assdio real, efetivo. A insurreio estava morta.

CUNHA, Euclides. Os sertes. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 524 e 535.

Texto 2 Literatura distingue-se de Histria, pois,

enquanto a primeira no tem nenhum compromisso em retratar ou reconstruir uma realidade para que seja vlida

Considerando-se que a produo de alimentos essencial e inevitvel, a alternativa mais adequada para se minimizarem os efeitos da expanso agrcola sobre a biodiversidade do cerrado seria A promover a expanso agrcola em regies sem a presena de espcies nativas, como a dos desertos localizados no Centro-Oeste. B replantar as espcies vegetais nativas do cerrado em regies no sujeitas expanso agrcola, como a Caatinga e a Amaznia. C usar reas j desmatadas, otimizando o uso do solo pela aplicao de nutrientes e aproveitando a gua da chuva para irrigao. D substituir a expanso agrcola pela pecuria extensiva, visto que a criao de gado no compromete os recursos hdricos, o solo e a biodiversidade do cerrado. E promover a expanso agrcola na Amaznia, onde a biodiversidade bastante alta, de maneira a serem minimizados os efeitos da expanso agrcola sobre a diversidade.
CN 1 dia

aos olhos de seus leitores, a segunda , via de regra, realizada para explicitar a confirmao da existncia, tanto do homem em si quanto de um fato histrico, de uma nao, de um povo ou de um povoado. Todavia, h vrios episdios histricos que serviram de base a narrativas literrias.
Disponvel em: <http://www.seer.furg.br>. Acesso em: 16 abr. 2009.

A relao estabelecida entre os dois textos permite inferir-se que o texto 1 descreve A B C D a luta pela abolio da escravatura. o alarde causado pela Semana de 22. o empenho dos soldados na Guerra do Paraguai. o cenrio desbravador do movimento de entradas e bandeiras. E o fato histrico da Revolta de Canudos liderada por Antnio Conselheiro.

CADERNO 3 BRANCO PGINA 22

ENEM 2009

Questo 54

Questo 55

O perodo entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX foi de intenso fluxo migratrio em todo o mundo; no entanto, muitos pases passaram a restringir a entrada de imigrantes japoneses, justificando que estes concorriam com a mo de obra local e prejudicariam o mercado de trabalho. Na verdade, havia um grande preconceito racial contra os orientais nessa poca. Na imprensa, nos meios polticos e nos locais onde se debatia a opinio pblica, houve um intenso debate acerca da imigrao oriental. Influenciados pela

No primeiro reinado, D. Pedro I nomeou e comandou um Conselho de Estado que concluiu a primeira Constituio Brasileira, que, outorgada em 1824, estabeleceu quatro poderes assim configurados.
MODERADOR Imperador

LEGISLATIVO Assembleia Geral Cmara dos Deputados Senado

EXECUTIVO Imperador Ministros

JUDICIRIO Supremo Tribunal de Justia

campanha antinipnica e pelas ideias racistas que circulavam no mundo, muitos cafeicultores, polticos e intelectuais brasileiros enxergavam os orientais como racialmente inferiores e preferiam trazer trabalhadores brancos e europeus, a fim de branquear a populao mestia brasileira. Esse retrospecto contraria o mito do Brasil republicano como um paraso inter-racial.
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de So Paulo. Disponvel em : <http://www.bv.sp.gov.br> Acesso em: 5 nov. 2008 (com adaptaes).

Nesses quatro poderes, A B o poder moderador concedia ao imperador a primazia no governo e a autoridade sobre os demais poderes. o poder executivo era o centro das decises, que resultavam do entendimento entre imperador e ministros. o papel de cada um era bem definido e independente, de modo que um no interferia nos assuntos dos outros. o papel de moderador, exercido pelo imperador, significava que o monarca era apenas um conciliador entre os poderes. o poder legislativo, por ter maior representatividade numrica (deputados, senadores), gozava de maior influncia nas decises do Imprio.

C D E

Entre os principais lderes brasileiros, a introduo do imigrante japons estava longe de ser uma unanimidade. Segundo o texto, essa controvrsia tem origem A no intenso fluxo migratrio de europeus para a Amrica do Norte. B na ausncia de motivos que justificassem a restrio imigrao japonesa. C no medo de que a miscigenao com os japoneses comprometesse o mercado de trabalho brasileiro. D no preconceito racial contra os orientais e na preferncia por imigrantes brancos e europeus, que possibilitariam mestia. E na ideia de que o Brasil, por ser um pas republicano, valorizava japoneses.
CN 1 dia

Questo 56

O Banco Mundial classifica os pases de acordo com a renda mdia per capita. Em 2005, 2,4 bilhes de pessoas receberam 580 dlares anuais, em mdia, nos pases considerados em desenvolvimento, ao passo que 1 bilho de pessoas em pases de alta renda receberam 35.130 dlares anuais per capita.
Atlas of Global Development. Washington/DC, Collins, 2002, p. 8 (com adaptaes).

A classificao utilizada pelo Banco Mundial, em relao ao nvel de desenvolvimento dos pases, permite concluir que
a disparidade de renda entre os pases em desenvolvimento e os desenvolvidos foi superada. B o baixo nvel de renda verificado nos pases em desenvolvimento determinado pela estagnao em sua economia. C a desigualdade de renda existente desconsidervel, pois a populao dos pases em desenvolvimento mais numerosa que a dos pases de renda elevada. D as diferenas no valor da moeda utilizada em cada pas impossibilitam a comparao entre os nveis de qualidade de vida em cada grupo de pases. E a diferena de nvel de renda per capita entre os pases em desenvolvimento e os desenvolvidos tambm est relacionada com o padro de qualidade de vida existente em cada grupo de pases. A
ENEM 2009

branqueamento

da

populao

miscigenao

entre

mestios

CADERNO 3 BRANCO PGINA 23

Questo 57

Questo 58

No Brasil, entre 2003 e 2007, a renda per capita dos mais pobres cresceu substancialmente em relao mdia nacional, conforme mostra o grfico.
Taxa de crescimento mdio da renda familiar per capita por dcimos da distribuio entre 2003 e 2007 12

10% mais pobres


10 Taxa de crescimento (%) 8 6 9,1 9,2 8,8 8,1 7,9 7,5 6,7 5,8

10% mais ricos


5,0

Mdia nacional
4 2 0 Primeiro Segundo Terceiro Quarto Quinto

-1,2 3,9

Sexto

Stimo Oitavo

Nono

Dcimo

PNAD/IPEA. Internet: <http://www.ipea.gov.br> (com adaptaes).

Em relao taxa de crescimento mdio da renda familiar per capita entre 2003 e 2007, as informaes do grfico permitem concluir que A o crescimento mdio nacional foi acima de 6%. B o crescimento da renda foi maior para os mais pobres, e menor, para os mais ricos. C o crescimento da renda foi maior para os mais ricos, e menor, para os mais pobres. D a taxa de crescimento mdio da renda familiar per capita variou em 9% para os mais ricos E a taxa de crescimento mdio da renda familiar per capita variou em 4% para os mais pobres.
Questo 59

GRFICO DE OLIVER UBERTI FONTE: UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME

Descobriu-se que os clorofluorcarbonatos (CFCs) contribuam para a destruio da camada de oznio a que nos protege contra os danos da radiao ultravioleta. Depois de um tratado entre pases para o abandono da produo dessas e de outras substncias danosas camada, verificou-se diminuio de quase 97% da produo. A diminuio do buraco na camada de oznio j passa a ser vista como possvel pelos cientistas, embora se saiba que ela extremamente lenta. A leitura do grfico permite concluir que A todos os pases acompanharam a diminuio da produo de CFCs. B os pases americanos tiveram participao relevante na diminuio da produo de substncias danosas. C os pases europeus comparados no apresentam diferena significativa na reduo do buraco na camada de oznio. D os pases asiticos tambm atuaram na reduo dos impactos na camada de oznio. E a China, embora em processo de crescimento econmico, no deixou de proteger da natureza.
CN 1 dia

Antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln opunha-se escravido, mas desaprovava o direito a voto para o negro e os casamentos birraciais. Em 1861, ele assumiu a presidncia. Vrios estados escravistas do Sul deixaram a Unio e formaram a sua Confederao independente. Nos anos 1861-5, teve lugar uma Guerra Civil entre a Unio e a Confederao. Em 1863, por decreto e emenda constitucional, Lincoln aboliu a escravido. Cerca de 200.000 soldados negros lutaram ao lado da Unio e tornaram-se eleitores. Lincoln planejava assegurar escolaridade aos ex-escravos, e tambm alguns direitos civis, mas foi assassinado por um racista na Sexta-Feira Santa de 1865. Ele tornou-se uma figura controversa. Para alguns, foi um mrtir, sacrificado pela sua causa. Para outros, um racista, que aboliu a escravido apenas para ganhar soldados. Segundo o texto, Lincoln tinha a inteno de apresentar uma proposta para o problema do relacionamento de exescravos com o resto da sociedade. Caso essa proposta tivesse entrado em vigor, sua implantao teria sido til a outras sociedades, pois A neutralizaria quem fosse racista, e os condenados por crimes raciais seriam deportados. B incentivaria casamentos birraciais, o que transformaria os EUA na primeira grande nao mestia. C garantiria os direitos civis dos ex-escravos, o que serviria de exemplo de aliana poltica a ser copiado por naes escravistas. D permitiria que os escravos pudessem votar, o que tornaria vivel, naquele contexto, a eleio de um presidente negro. E garantiria aos soldados negros acesso educao e, assim, modernizaria o exrcito norte-americano.
ENEM 2009

CADERNO 3 BRANCO PGINA 24

Questo 60

Questo 62

Os faras das primeiras dinastias construam grandes pirmides para proteger as suas cmaras morturias. Conforme a crena egpcia antiga, a alma vagaria sem destino se o corpo, sua habitao, fosse destrudo. No Egito contemporneo, os muulmanos so sepultados envoltos apenas em mortalhas, poucas horas aps a morte, em tmulos simples e sem identificao individual. A diferena entre as grandes pirmides de outrora e os ritos e tmulos simples de hoje deve-se ao fato de a religio muulmana A B C D E ser descrente quanto existncia de vida aps a morte. ter surgido, precisamente, como reao contra a religio dos faras. entender como errado construir pirmides s para os ricos, e no, para todos. querer evitar os assaltos aos monumentos funerrios, que eram comuns no Egito antigo. ignorar o corpo como morada da alma e considerar os homens como iguais frente morte.

Em outubro de 1973, uma nova guerra entre rabes e israelenses acabou deflagrando um embargo dos fornecedores de petrleo ao Ocidente, seguido de brusca elevao de preos, que atingiu duramente o Brasil. A moeda do pas era fraca e, na poca, produzia-se internamente s um tero do petrleo necessrio. A crise revelou a postura ambgua do pas sobre a questo ferroviria. Por um lado, era desejvel que os meios de transporte no dependessem demasiadamente do petrleo, um combustvel cuja disponibilidade passou a ser inconstante, ao sabor da dinmica poltica do Oriente Mdio. O preo aumentou e as cotaes disparavam ao menor sintoma de crise internacional, o que criava problemas srios no balano de pagamentos do pas e aumentava a dvida externa. Por outro lado, os governos no conseguiam redefinir o papel das ferrovias na rede de transportes nacional, como forma de suplantar o problema do petrleo.
Disponvel em: <www.geocities.com>. Acesso em: 4 nov. 2008 (adaptado).

A partir das informaes apresentadas, possvel concluir que


A a deflagrao dos conflitos do Oriente Mdio foi motivada pela ganncia dos pases produtores de petrleo. a crise provocou desequilbrio no balano de pagamentos porque o Brasil exportava mais petrleo do que importava. a soluo pela rede ferroviria era invivel devido ao alto consumo de dsel pelas locomotivas e poluio ambiental. o choque do petrleo, como ficou conhecida a crise, teve implicaes sociais, derivadas da instabilidade econmica. a autonomia energtica e o isolamento do Brasil em relao aos demais pases do mundo o livrariam de crises dessa natureza.

Questo 61

Foi em meados da dcada de 70 que a Unio Sovitica comeou a perder o "bonde da histria". Ficava evidente, mesmo para os prprios soviticos, que o imprio vermelho era uma superpotncia apenas pelo poderio militar, pelo arsenal nuclear e pela capacidade de destruio em massa. Devido ao seu baixo dinamismo econmico, a produtividade industrial no acompanhava, nem de longe, os avanos dos pases capitalistas desenvolvidos mais competitivos. Seu parque industrial, sucateado, era incapaz de produzir bens de consumo em quantidade e qualidade suficientes para abastecer a prpria populao. As filas interminveis eram parte do cotidiano dos soviticos e o descontentamento se generalizava. Em outras palavras, na Unio Sovitica, A B C a falta de dinamismo econmico e de progresso social era devida economia liberal. o parque industrial era obsoleto, no atendendo demanda da populao. o descontentamento popular expressava-se em imensas filas de protesto contra a carncia de certos bens. a incapacidade de produzir bens de consumo era compensada pela indstria pesada, em qualidade e em quantidade. o descontentamento popular foi agravado pela poltica de incentivo importao de produtos ocidentais.

Questo 63

No Brasil, na complexidade de seu territrio, com muitas diferenas regionais, ocorreu um fato marcante o cenrio poltico nacional, capaz de mobilizar e aglutinar todos os segmentos da sociedade. Esse fato, relacionado ao processo de redemocratizao, foi o movimento por eleies diretas, que ficou conhecido como Diretas J. Esse processo representava, na poca, os anseios de uma sociedade marcada por anos de regime militar. O movimento mencionado foi desencadeado A B C pela mobilizao suprapartidria oriunda da regio Sul do Brasil. pelos trabalhadores sem-terra do Nordeste, com base nos movimentos sociais oriundos do campo. de acordo com os arranjos sociais e as lutas de classe dos trabalhadores vinculados ao setor petroleiro. a partir da articulao dos movimentos sociais e sindicais com base slida na regio Sudeste do pas. pela unio de diferentes segmentos sociais liderados pelos sindicatos da regio Centro-Oeste.
ENEM 2009

D E

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 25

Questo 64

Questo 66

Leia o fragmento sobre as manifestaes musicais da sociedade brasileira no incio da Repblica apresentado a seguir. O carteiro Joaquim dos Anjos no era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violo e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que j foi muito estimado, no o sendo atualmente como outrora. Acreditava-se at msico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a artinha musical na terra do seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas no sara da.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. In: Flvio Moreira da Costa (org.) Aquarelas do Brasil: contos da nossa msica popular. Rio de Janeiro: Ediouro Publicaes de Passatempos e Multimdia Ltda, 2006, p.59.

O plenrio do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou improcedentes, em 12/11/2008, as aes diretas de inconstitucionalidade ajuizadas contra a resoluo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplina o processo de perda de mandato eletivo por infidelidade partidria. Com a deciso, o STF declarou a plena constitucionalidade da resoluo do TSE, at que o Congresso Nacional exera a sua competncia e regule o assunto em lei especfica. A resoluo do TSE decidiu que os mandatos obtidos, nas eleies, pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores) pertencem aos partidos polticos ou s coligaes, e no, aos candidatos eleitos.
Disponvel em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?id Conteudo=90556&caixaBusca=N (adaptado).

A expresso artinha revela A B C D E a absoro de manifestaes culturais influenciadas pela alta burguesia. o lugar de destaque que as modinhas sempre ocuparam na vida do brasileiro. o reconhecimento da msica ao lado de manifestaes culturais, como serenatas e serestas. o preconceito que existia em relao s manifestaes musicais de origem popular. o gosto do brasileiro por msicas clssicas, cuja origem remonta ao interior do Brasil.

Com essa deciso, o STF provocou importante mudana nas regras do jogo poltico nacional, visto que A entendeu que o voto dado ao candidato e no ao partido poltico, fortalecendo o papel dos partidos no processo poltico. B legislou, ao editar a referida resoluo, interferindo em competncia exclusiva do Poder Legislativo. C mudou as regras em meio ao processo eleitoral, prejudicando vrios candidatos e fragilizando o processo eleitoral do pas. D disciplinou a mudana de partido poltico pelos parlamentares eleitos pelo voto majoritrio. E fortaleceu o papel dos partidos polticos, ao assegurar o instituto da fidelidade partidria.
Questo 67

Questo 65

A mostra Largo do Paissandu Onde o Circo se Encontra rene tudo o que de mais sagrado ocorreu em quase dois sculos de picadeiro brasileiro. Foi um trabalho que teve incio h pouco mais de dez anos, graas iniciativa da ex-acrobata e atual pesquisadora da arte circense, Vernica Tamaoki, e cujo incentivo tem sido fundamental para preservar a memria do circo, to importante quanto relegada pelos poderes pblicos. Da chegada das primeiras famlias circenses europias, em 1831, que iniciaram um processo de mestiagem com os artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e registros fotogrficos de artistas que se consagraram sob as lonas, como o palhao Piolin, o visitante pode ter uma idia muito clara da importncia que o circo, especialmente o de origem familiar, j teve no pas.
O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptaes).

Hoje em dia, mesmo gente sem a menor idia do que significa tecnologia da informao percebe que nessa rea que a ndia mais tem a ganhar e, efetivamente, tornar-se um pas desenvolvido. O Dr. Abdul Kalam fala de uma ndia plenamente desenvolvida em torno de 2020, ao invs de continuar sendo classificada eternamente como em desenvolvimento. Para atingir essa meta, a tecnologia da informao a rota. Isso acontece porque a tecnologia da informao a mais importante do sculo e a ndia parece levar certa vantagem. A habilidade dos indianos para o pensamento abstrato, o domnio de linguagens e a eficincia geral do profissional indiano so tambm fatores a serem considerados.
Palestra de N. Vittal na Computer Society of India Programme, 06/09/2001, Nova Delhi (adaptado).

A mostra Largo do Paissandu Onde o Circo se Encontra ressalta a importncia que o circo j teve no passado e demonstra que A B C D E a cultura popular e a arte circense so manifestaes artsticas que apresentam origens distintas uma da outra. o patrimnio histrico do circo atualmente irrelevante para a preservao da cultura popular brasileira. a preservao da memria do circo no Brasil independe da contribuio das famlias que participaram de sua criao no pas. as famlias circenses europeias, juntamente com os artistas e o ambiente de nossa cultura popular, foram responsveis pelo surgimento do circo no Brasil. a transmisso oral da tradio circense, passada de famlia a famlia, apesar de historicamente importante, impede que essa memria seja devidamente preservada.

Uma anlise possvel na relao entre tecnologia da informao e pases em desenvolvimento a de que
A B os pases em que o pensamento abstrato uma caracterstica da populao so os que mais se destacam no setor de tecnologia da informao. a tecnologia da informao propulsora do desenvolvimento econmico, levando-se em conta o cenrio do mundo atual, em que o papel das redes de comunicao fundamental. os pases em desenvolvimento investidores no setor de informtica sero elevados condio de plenamente desenvolvidos at 2020. os pases em desenvolvimento devem estar dispostos a arcar com os custos ambientais da tecnologia da informao, a fim de alcanarem maior desenvolvimento tecnolgico. a ndia, tal como os demais pases em desenvolvimento, tem-se destacado em tecnologia da informao, devido a investimentos realizados, e o treinamento de mo-de-obra qualificada.
ENEM 2009

C D

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 26

Questo 68

Questo 70

A relao sociedade e natureza passou a ser discutida em nvel global e com maior nfase a partir da realizao de grandes eventos internacionais. A conferncia de Estocolmo, em 1972, ganhou fora pela realizao da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992 e, mais recentemente, em 2002, com a Rio+10, realizada em Joanesburgo. Esses eventos pautaram como discusso central a proposta de desenvolvimento sustentvel, que, mais tarde, agregou novas definies, como as de sustentabilidade e ecodesenvolvimento. Tais eventos proporcionaram, em nvel global, s sociedades A B C um novo modo de locomoo urbana, centrado em veculos de tecnologia limpa. uma mudana no seu modo de vida, devido reduo no consumo de recursos no renovveis. uma discusso a respeito da temtica ambiental e o estabelecimento de organizaes no governamentais com essa finalidade. uma poltica de preservao das florestas tropicais, que resultou na reduo constante e significativa das taxas de desmatamento. uma reduo gradativa nos ndices de crescimento econmico, com a finalidade de se atingir o equilbrio entre desenvolvimento e conservao.

Amplamente conhecido no cenrio brasileiro, o Movimento dos Sem-Terra (MST) tem motivado grande discusso a respeito da questo fundiria no Brasil, principalmente no que se refere estratgia de ocupao de terras, poltica adotada pelo referido movimento social. O grfico a seguir apresenta o nmero de famlias em acampamentos do MST, em dois perodos distintos, 1998 e 2005, em estados brasileiros.

Fonte: http://www.mst.org.br/mst/index.html, acesso em: 2/5/2009.

O grfico mostra que as adeses ao MST variaram, o que indica que a atuao do movimento ocorreu de forma diferente nos estados, principalmente por questes locais e regionais, tanto que A houve, em 2005, reduo do nmero de famlias acampadas nos estados que, em 1998, registravam o maior nmero de ocupao de terras. B houve reduo do nmero de acampamentos nos estados do Rio Grande do Sul e de Rondnia, em decorrncia das polticas de assentamentos rurais. C a reduo do nmero de acampamentos nos estados de Minas Gerais e Maranho ocorreu em razo das polticas de reforma agrria nesses estados. D o aumento do nmero de famlias acampadas na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em Sergipe foi superior a 100% em razo da forte mobilizao social nesses estados. E o aumento significativo do nmero de famlias acampadas no Paran, no Esprito Santo, em Gois, no Rio de Janeiro e Cear indica a influncia marcante do MST nesses estados.
ENEM 2009

Questo 69

Caminhar pelas ruas ngremes e sinuosas de Ouro Preto no voltar ao sculo XVIII. Os casares coloniais ainda esto de p, mas agora abrigam repblicas de estudantes, restaurantes, lojas de artesanato e atelis. A Secretaria de Turismo da cidade funciona na casa em que o poeta e inconfidente Toms Antnio Gonzaga morou entre os anos de 1782 e 1788.
FARIAS, B.Juliana. Lembranas da Ouro Preto rebelde. Revista NOSSAHISTRIA, So Paulo, ano 2, n.23, p.84, set. 2005.

A anlise do espao geogrfico permite compreendermos seu dinamismo e a vida em sociedade. Como produto das relaes sociais, o espao geogrfico condiciona a sociedade. Embora a cidade de Ouro Preto tenha-se mantido, pela preservao do seu casario e do material utilizado na pavimentao de suas ruas, por exemplo, as funes da cidade foram modificadas. Essas transformaes se relacionam com os avanos tcnicos e tecnolgicos do momento histrico contemporneo mundial. As modificaes na funcionalidade dos objetos que compem a vida urbana mostram o processo em que A B C D E o uso redefine a vida social. o homem produto do meio. o tombamento preserva o meio ambiente. a produo tecnolgica a base da cidadania. a tcnica forma um sistema material e objetivo.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 27

Questo 71

Questo 72

Entre os sculos XIX e XX, a razo principal para incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil, uma iniciativa do Estado e de particulares (principalmente fazendeiros), foi a necessidade de conseguir mo de obra para a expanso da lavoura cafeeira. O grfico em a seguir de representa imigrantes as que quantidades, milhares,

entraram no Brasil, nos sculos XIX e XX.

Disponvel em: <http: //upload.wikipedia.org/wikipedia/commons/d/dO/Pedro_Amrico__Libertao_dos_Escravos,_1889.jpg> Acesso em 04 dez. 2008.

Os ex-escravos abandonam as fazendas em que labutavam, ganham as estradas procura de terrenos baldios em que pudessem acampar, para viverem livres como se estivessem nos quilombos, plantando milho e mandioca para comer. Caram, ento, em tal condio de miserabilidade que a populao negra se reduziu substancialmente. Menos pela supresso da importao anual de novas massas de escravos para repor o estoque, porque essas j vinham diminuindo h dcadas. Muito mais pela terrvel misria a que foram atirados. No podiam estar em lugar algum, porque, cada vez que acampavam, os fazendeiros vizinhos se organizavam e convocavam foras policiais para expuls-los.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evoluo e sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.221.

Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 18 out. 2008 (adaptado).

Correlacionando a imigrao para o Brasil com os outros eventos histricos registrados no grfico, conclui-se que A as polticas de incentivo migrao, no sculo XIX, no conseguiram incrementar a migrao que ocorreu no sculo XX. B o perodo estvel de ocorrncia do fluxo migratrio para o Brasil coincide com a expanso da lavoura cafeeira. C a imigrao para o Brasil, entre 1850 e 1930, foi estimulada pela Primeira Guerra Mundial, quando a populao europeia fugia do conflito. D o pas passou por um perodo de significativo crescimento econmico, desde o fim da Segunda Guerra at a dcada de 1970, mas deixou de atrair grandes fluxos migratrios. E o Governo Vargas, percebendo que o nmero de empregos era insuficiente para a mo de obra no pas, criou, em 1934, a Lei de Cotas de Imigrao, o que resultou em um decrscimo na imigrao.
ENEM 2009

Comparando-se a linguagem do quadro acima, de Pedro Amrico, A Libertao dos Escravos, com o texto de Darcy Ribeiro, percebe-se que A B a libertao dos escravos celebrada pelo pintor e lamentada pelo autor do texto. a abordagem do tema no quadro realista, ao passo que a linguagem utilizada no texto apresenta o tema de forma idealizada. os ex-escravos so apresentados no quadro como homens livres, em condio de igualdade com os brancos, ao passo que o texto evidencia a condio miservel dos escravos libertos. a abolio apresentada no quadro em atmosfera redentora, ao passo que, no texto, a abolio problematizada historicamente. a apresentao do tema, no quadro, evoca elementos tpicos da realidade nacional, ao passo que o texto aborda o tema a partir de uma perspectiva europeia.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 28

Questo 73

Questo 75

inegvel que houve altssimos ganhos de produtividade em muitos lugares onde a modernizao agrcola foi totalmente implantada. Tambm no h dvida quanto influncia da modernizao no aumento da produo agrcola mundial nas ltimas dcadas, principalmente nos pases desenvolvidos e em relao a certos cultivos dos pases subdesenvolvidos. Estatsticas mundiais que abrangem o principal perodo de expanso do modelo modernizante (de 1950 a 1985) indicam aumento de 160% na produo de cereais.
ROSA, A. V. Agricultura e meio ambiente. So Paulo: Atual, 1998. (Srie meio ambiente)

O grfico abaixo mostra a variao anual da radiao solar incidente, ao longo do ano, segundo as diferentes latitudes.

Os dados estatsticos omitem as acentuadas diferenas regionais e os graves problemas associados aos sistemas mundiais de produo e comercializao de alimentos em razo A da diminuio de pragas existentes. B do avano da fome em muitas partes do mundo. C do aumento das populaes de aves e de outros animais. D da possibilidade de maior reproduo de insetos benficos. E da inviabilidade comercial das formas de plantio orgnico.
Questo 74

Disponvel em: <http://ce.esalq.usp.br/aulas/lce306/aula5.pps#481,16,Slide16>. Acesso em: 25 nov. 2008.

A crise de 1929 e, 10 anos mais tarde, a Segunda Guerra Mundial aceleraram muito o processo de substituio de importaes, iniciado durante a Primeira Guerra. O Brasil teve que produzir os bens industrializados que antes sempre importara. O processo no mais se interrompeu, expandindo-se na dcada de 50, via implantao da indstria automobilstica, e aprofundando-se na dcada de 70, graas produo de mquinas e equipamentos.
CARVALHO, Jos Murilo de. Poltica brasileira no sculo XX: o novo no velho. In: CARDIM, C. H.; HIRST, M. (orgs.). Brasil-Argentina: soberania e cultura poltica. Braslia: IPRIFUNAG, 2003, p. 200.

A respeito da incidncia de radiao, observa-se que A h pouca variao na incidncia solar ao longo do ano na latitude 0. B a latitude que apresenta maior variao na incidncia de radiao solar a de 30 Sul. C a latitude de 40 Sul recebe a maior quantidade de energia solar do ano nos meses de inverno. D existem diversas curvas de incidncia de radiao solar que apresentam a mesma taxa de variao. E a incidncia de radiao solar diminui no incio do ano e aumenta no fim do ano, nas latitudes no intervalo de 0 at 40 Sul.
ENEM 2009

Considerando-se o perodo histrico descrito no texto e as transformaes ocorridas, correto afirmar que A a crise econmica mundial de 1929 foi prejudicial para a industrializao brasileira. B a indstria automobilstica implantou o modelo de substituio de importaes no Brasil. C o Brasil, a partir da dcada de 1930, paulatinamente, deixou de ser um pas essencialmente agrcola. D a Segunda Guerra Mundial anulou os ganhos da atividade industrial brasileira relativa aos anos anteriores. E a produo de mquinas e equipamentos, nos anos de 1970, viabilizou a implantao da indstria automobilstica brasileira.
CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 29

Questo 76

Questo 78

O fato que a transio do Imprio para a Repblica, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudana de regime poltico ocorrida desde a Independncia. Republicanistas puros, como Silva Jardim, defendiam uma mudana de regime que tivesse como resultado maior participao da populao na vida poltica nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de excluso poltica e sociocultural sob nova fachada. Ao parlamentarismo sem povo do Segundo Reinado sucedeu uma Repblica praticamente sem povo, ou seja, sem cidadania democrtica.
LOPEZ, Adriana, MOTA, Carlos Guilherme. Histria do Brasil: uma interpretao. So Paulo: SENAC, 2008, p. 552. (adaptado)

Ao contrrio do que se acredita, o "discurso secreto" de Kruschev no significou a primeira manifestao de discordncia dos novos governantes da URSS, ao acusar Stalin de genocdio. Antes disso, haviam sido dados os primeiros passos para o fim da estrutura repressiva que reinava no pas. Na verdade, o discurso se baseia, em parte, nas concluses obtidas pelo grupo chamado Comisso Shvernik, comisso especial que logrou reunir suficiente evidncia para denunciar que, nos anos de 1930, mais de um milho e meio de membros do partido haviam sido acusados de realizar atividades antissoviticas, dos quais tendo sido executados mais de 680.000 deles. O processo que desencadeou o trmino da estrutura repressiva que reinava na Unio Sovitica ocorreu porque A as chamadas atividades antissoviticas foram oficialmente descriminalizadas pela Comisso Shvernik. B a Comisso Shvernik pretendia pr fim ao regime socialista. C o processo de libertao dos milhares de presos polticos nos campos de trabalho foi concludo antes do discurso de Kruschev. D as vtimas da desestalinizao foram reabilitadas politicamente, como parte da reavaliao dos documentos da Comisso Shvernik. E os prprios membros do partido que haviam apoiado Stalin a consolidar a Revoluo Russa foram, em grande nmero, mortos ou presos.
Questo 79

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o processo histrico de implantao e de consolidao da Repblica no Brasil, correto inferir que A B C o republicano Silva Jardim lutava por um regime poltico essencialmente oligrquico, que foi adotado no Brasil ao longo da Primeira Repblica (at 1930). o movimento republicano apresentava divises ideolgicas e defendia distintos projetos de Repblica com a inteno de implant-los no Brasil. o presidencialismo republicano assegurou a expanso da democracia brasileira ampliando o nvel de participao poltica da sociedade na Primeira Repblica (at 1930). a facilidade para a derrubada do regime monrquico explica-se pelo vigoroso apoio popular s teses republicanas e pelo desprestgio pessoal de D. Pedro II. a Histria do Brasil, em geral, se faz por mudanas bruscas e radicais, que transformam integralmente a fisionomia social e poltica do pas.

Questo 77

A Guerra do Vietn, polmico e violento conflito armado da segunda metade do sculo XX, envolveu as guerrilhas do Vietn do Sul e o governo comunista do Vietn do Norte. O conflito atingiu maiores propores com a participao dos Estados Unidos da Amrica (EUA) ao lado das tropas do Vietn do Sul. Entretanto, foi tambm uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da populao civil crianas com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados. Considerando-se o fato histrico descrito, correto afirmar que A o Vietn do Sul usava, na guerra, os mesmos mtodos de combate dos comunistas do Vietn do Norte. B os EUA tinham interesse direto na guerra, por sua aliana estratgica com o governo comunista do Vietn do Norte. C os civis, por serem ativos colaboradores dos comunistas do Vietn do Norte, foram considerados alvos legtimos. D a imprensa, ao divulgar os fatos ocorridos, colocou a opinio pblica dos EUA contra a guerra, o que pressionou ativamente o seu fim. E a violncia contra a populao civil e o emprego de armas qumicas so recursos de guerra aos quais se deve recorrer com moderao.
CN 1 dia

A liderana poltica do processo de independncia das colnias foi decisiva para os rumos que as novas naes tomaram, pois as elites evitaram que as reivindicaes mais radicais fossem atendidas, marginalizando, assim, poltica e socialmente, a maioria. A ruptura dos laos coloniais no significou o surgimento de uma sociedade democrtica e autnoma. A respeito da formao do Estado Nacional na Amrica Latina, correto associar ao texto acima A o governo de D. Pedro I no Brasil, que provocou adeses daqueles que queriam mais garantias constitucionais, o que conferiu ao imperador reconhecimento e apoio da elite latifundiria. B a unidade administrativa do imprio portugus, por haver caractersticas comuns entre as regies colonizadas e homogeneidade na ocupao. C a falta de lderes para os movimentos nacionalistas contra o domnio portugus, em oposio Amrica Espanhola. D os partidos polticos que se formaram no final do sculo XVIII e assumiram os controles poltico e administrativo dos Estados se ergueram contra os grandes proprietrios de terra e rebanhos. E o ordenamento jurdico-poltico e as diretrizes econmicas no incio do sculo XIX beneficiaram os segmentos sociais no proprietrios, devido ao incremento na produo manufatureira.
ENEM 2009

CADERNO 3 BRANCO PGINA 30

Questo 80

Questo 82

A Geografia, em sua trajetria cientifica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender as demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propsitos. Tendo o texto com referncia, assinale a opo correta. A Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geogrficos se adaptaram para responder s novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade. A contribuio da Geografia para compreender a realidade consiste no conhecimento do espao geogrfico, que expressa as relaes da natureza com a natureza. Visto que o espao geogrfico foi modificado pela tecnologia e submetido s determinaes humanas, a Geografia explicou a realidade pela influncia do meio. Na dcada de 1970, a Geografia tornou-se uma cincia pragmtica, voltada para a pesquisa de campo e para aplicaes prticas na realidade. A partir do movimento de renovao da Geografia Crtica, igualmente ao que ocorreu na dcada de 1970, despolitizou-se a cincia geogrfica, sem que tenha havido preocupao com as contradies sociais.

A imagem de uma floresta intocada durante milhares de anos no resiste s evidncias de que as aes humanas tiveram grande influncia sobre os ecossistemas amaznicos. Estudos recentes vm

mostrando que a influncia do homem sobre a cobertura vegetal da Amaznia, alm de intensa, teve incio com a chegada dos primeiros grupos de caadores-coletores h 11 mil anos. As evidncias botnicas dessa influncia so concentraes de castanhais com rvores alinhadas, associados ao cacau selvagem, cujas rvores mais antigas chegam a mais de 500 anos de idade, alm da grande heterogeneidade de plantas teis cercadas por stios arqueolgicos. A presena humana tambm evidenciada pela presena de geglifos, que so estruturas geomtricas de terra desenhadas por trincheiras escavadas no solo argiloso. Eles ocupam vastas regies desde a fronteira com a Bolvia at a vrzea amaznica. Pesquisas revelaram impressionantes paisagens construdas na Amaznia boliviana, compostas de campos elevados para agricultura e canais em zigue-zague, com lagos e reservatrios, para a criao de peixes.

Questo 81

Em 1697, publicou-se, em Lisboa, A arte da lngua de Angola, a mais antiga gramtica de uma lngua banto, escrita na Bahia, para uso dos jesutas, com o objetivo de facilitar a doutrinao de negros angolanos. Os aportes bantos ou bantuismos, palavras africanas que se incorporaram lngua portuguesa no Brasil, esto associados ao regime da escravido (senzala, mucama, bangu, quilombo). A maioria dessas palavras est completamente integrada ao sistema lingustico do portugus brasileiro, formando derivados da lngua com base na raiz banto (esmolambado, dengoso, sambista, xingamento, mangao, molequeira, caulinha, quilombola).
CASTRO, Yeda P. de. Das lnguas africanas ao portugus brasileiro. Revista eletrnica do IPHAN. Dossi Lnguas do Brasil, n 6 - jan/fev. 2007. Disponvel em: <http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=214>. Acesso em: 09 fev.2009 (adaptado).

Scientific American Brasil, Especial Amaznia, 2008 (com adaptaes).

A partir do texto, correto inferir que os povos prcolombianos amaznicos tinham conhecimento de A B como utilizar os geglifos para cultivar a terra. ecologia e, por isso, no causavam impacto no seu meio ambiente. C muitas espcies teis, mas pouco sabiam sobre a melhor forma de utiliz-las. D seu meio ambiente em um nvel muito mais elevado que supe o senso comum. E seu meio ambiente de forma precria, e s aprenderam a cultivar a terra com a chegada do europeu.
ENEM 2009

Dado o fato histrico-lingustico de incorporao de bantuismos na lngua portuguesa, conclui-se que A os grupos dominantes recusam a cultura de setores menos favorecidos da sociedade. B a lngua um fenmeno orgnico e histrico cuja dinmica impossibilita seu controle. C os jesutas foram os responsveis pela difuso da lngua banto no Brasil. D o idioma dos escravos tinha prestgio social, a ponto de merecer um estudo gramatical no sculo XVII. E os vocbulos portugueses derivados das lnguas banto evidenciam a ocorrncia de uma ruptura entre essas lnguas.
CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 31

Questo 83

Questo 85

Miami e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Paris, na Frana. Londres, na Inglaterra. Milo e Roma, na Itlia. Bariloche e Buenos Aires, na Argentina. Madri, na Espanha. Frankfurt, na Alemanha. Santiago, no Chile. Montevidu, no Uruguai. Caracas, na Venezuela. O que h em comum a essas 13 cidades? Elas foram o destino de 1.881 voos internacionais pagos com a cota de passagens areas dos deputados no perodo de janeiro de 2007 a outubro de 2008, conforme levantamento feito pelo stio Congresso em Foco com base em registros fornecidos pelas companhias areas. O dado mais surpreendente da pesquisa o nmero de parlamentares que utilizaram sua cota para pagar voos ao exterior. No perodo citado, 261 deputados ou seja, 51% do total de 513 fizeram isso, boa parte deles viajando em companhia de cnjuges ou familiares.
Disponvel em: www.mots.org.il. Acesso em: 02 mai. 2009. Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=27907

A foto acima foi realizada por Sebastio Salgado, em 1989, no garimpo de Serra Pelada. Do ponto de vista social, ambiental e econmico, o fenmeno retratado A reuniu milhares de homens em busca de fortuna, o que resultou na criao, na regio, de vrias cidades na regio com economia diversificada. B indcio da sobrevivncia, no Brasil, das velhas prticas de mutiro, que, por serem tradicionais, agridem menos a natureza. C mostra como, no incio da revoluo informtica, ainda se recorria ao trabalho manual em condies desumanas, sem racionalidade produtiva. D abriu uma nova frente de trabalho e de produo de riqueza no estado do Par, que se mantm at hoje, graas a um planejamento sustentvel. E permitiu a extrao de ouro, o que elevou socialmente grande contingente populacional e contribuiu para melhor distribuio da riqueza na regio.
Questo 84

Resoluo N. 25, de 2001 Institui o Cdigo de tica e Decoro Parlamentar da Cmara dos Deputados. Art. 5 Atentam, ainda, contra o decoro parlamentar as seguintes condutas, punveis na forma deste Cdigo: VII usar verbas de gabinete em desacordo com os princpios fixados no caput do art. 37 da Constituio Federal.
Fonte: http://apache.camara.gov.br/portal/arquivos/Camara/internet/conheca/eticaedecoro/C%C3 %B3digo%20de%20%C3%89tica%20da%20CD.pdf

Constituio da Repblica Federativa do Brasil Art. 37 A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

Na Amrica espanhola colonial, a primeira prioridade dos invasores foi extrair riquezas dos conquistados. Essa extrao foi realizada mediante a apreenso direta de excedentes previamente acumulados de metais ou pedras preciosas. Isso tomou a forma de saques e pilhagens, uma maneira oficialmente aceita de pagar soldados ou expedicionrios voluntrios.
MACLEOD, Murdo J. Aspectos da economia interna da Amrica espanhola colonial. In: BETHELL, Leslie. Histria da Amrica. So Paulo: Edusp; Braslia: Funag, 1999, v. II, p. 219-220.

A anlise do Cdigo de tica da Cmara dos Deputados, da Constituio Federal e da matria do stio Congresso em Foco permite inferir-se que o uso de passagens areas pagas com as verbas de gabinete dos parlamentares A um gasto de ordem pessoal pago pelos cofres pblicos; logo, no possvel qualquer punio quele que utilizar indevidamente sua cota de passagens. pode estar em desacordo com o art. 37 da Constituio Federal, por infringir os princpios da impessoalidade e da moralidade. se enquadra como gasto da administrao pblica, pois um costume j consolidado na histria levar cnjuges e parentes para viagens no exterior. ampliado para a famlia do deputado pelo fato de a mesma ser considerada parte integrante do exerccio do mandato parlamentar. um gasto para fins de trabalho, ou seja, no estrito exerccio do mandato parlamentar, sendo, no entanto, injustificvel, pois est em desacordo com os princpios citados no art. 37 da Constituio Federal.
ENEM 2009

Tendo em vista as caractersticas citadas, conclui-se que a Amrica espanhola colonial comeou como uma sociedade A B C D E escolhida para representar o esprito da modernidade europeia na Amrica. engajada no comrcio do qual provinham especiarias para serem distribudas na Europa. centrada na extrao e beneficiamento mineral de recursos como ouro, prata e pedras preciosas, ali encontrados. fundada na lgica da conquista, ao se fazer uso da violncia contra a populao indgena para a apropriao de riquezas. voltada para o cultivo da cana-de-acar, produto bastante valorizado, tal como se verificou nas colnias portuguesas.

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 32

Questo 86

Questo 87

As apresentam

transformaes impactos

tcnicas

e nos

tecnolgicas processos

A anlise histrica dos problemas que envolvem a cidadania no Brasil possibilita considerar-se que a herana colonial pesou mais na rea dos direitos civis. O novo pas herdou a escravido, que negava a condio humana do escravo, herdou a grande propriedade rural, fechada ao da lei, e herdou um Estado comprometido com o poder privado. Esses trs empecilhos ao exerccio da cidadania civil revelaram-se persistentes.
CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004, p. 45 (adaptado).

importantes

produtivos, no avano do conhecimento e na vida cotidiana das sociedades. Esto presentes nos mais variados aspectos da sociedade e influenciaram, de forma variada, a histria das civilizaes, inclusive nas relaes de poder entre os povos e na supremacia blica. O aparato blico foi um fator determinante para o sucesso em diferentes combates. Isso fica evidente, ao se tomar como exemplo o caso A dos soldados da infantaria romana, que dispunham de armaduras e escudos mais resistentes, o que fazia que, em diferentes batalhas contra os persas, obtivessem resultados superiores em combates a curta distncia. B dos espartanos, que desenvolveram armas pesadas imbatveis nos ataques a fortalezas e muralhas e organizaram seu exrcito era de acordo com o equipamento e a experincia dos soldados. C dos povos germnicos, que, no incio da Idade Mdia, invadiram a Pennsula Ibrica, com uma fora naval organizada, cujos barcos, com quilhas e velas, percorriam rapidamente longas distncias, o que impossibilitava a defesa da pennsula. D acelerado desenvolvimento blico do final do sculo XIX e incio do sculo XX, decorrente da fabricao de armas, como, por exemplo, metralhadora e cartuchos metlicos, como forma de se resolverem conflitos alimentados pela corrida imperialista. E do primeiro combate areo da histria, que ocorreu no incio da Segunda Guerra Mundial, quando os franceses abateram um avio alemo a tiros de metralhadora.
CN 1 dia

Com base na herana colonial, tratada no texto acima, deve-se considerar que A a prevalncia dos latifndios alimentou a migrao e propiciou a criao do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). B a Abolio da Escravatura permitiu que os exescravos alcanassem direitos polticos, civis e sociais, sendo estes reforados, posteriormente, na Constituio de 1891. C direitos civis, aqueles que dizem respeito s liberdades e garantias individuais, foram

estabelecidos no Brasil, pela primeira vez, na Constituio de 1988. D exemplo de Estado comprometido com o poder privado a Repblica Velha, perodo em que os coronis dominavam o poder pblico, ao adotarem uma poltica patrimonialista, a qual Getlio Vargas conseguiu eliminar do pas aps 1930. E Antnio Conselheiro, lder do movimento messinico de Canudos, pode ser identificado como precursor na luta pelos direitos civis no Brasil, uma vez que defendia o direito de seus liderados se expressarem livremente.

CADERNO 3 BRANCO PGINA 33

ENEM 2009

Questo 88

A chamada Revoluo Verde, iniciada na dcada de 1950, consistia em mudanas tecnolgicas na produo agrcola e na reestruturao fundiria nos pases subdesenvolvidos. Um dos objetivos dessas mudanas era resolver o problema da fome no mundo. As consequncias imediatas dessa revoluo nos pases subdesenvolvidos incluem A B C D E a reestruturao fundiria em minifndios e a agricultura familiar, promovendo, assim, a diversificao de produtos agrcolas. o predomnio do sistema de produo de policulturas, o que resultou em srios problemas de ordem ambiental, visto que as mesmas reas eram utilizadas para o plantio de vrias culturas, o que acarretava o desgaste do solo. a mecanizao e o uso de alta tecnologia no campo, que aumentaram os postos de trabalho rural e o emprego, contendo o xodo rural, que apresentava altos ndices nesses pases. a produo em larga escala por meio do sistema de monocultura, o que resultou no aumento da produtividade da rea cultivada e da produo de alimentos, com destaque para a produo de cereais. a reestruturao legal das questes fundirias, que amenizou os conflitos no campo, e a valorizao do pequeno e mdio agricultor.

Questo 89

Na primeira Repblica, uma grande parcela da populao brasileira vivia na mais extrema misria, ou seja, convivia com os baixos salrios, sem terras, devido concentrao fundiria, e explorada pelos coronis. Uma forma de reao era a organizao da populao por meio de movimentos sociais, tendo alguns carter messinico, e outros sendo caracterizados como banditismo social. Os movimentos messinicos misturavam misticismo, revolta e poltica. Entre os fatos importantes que marcaram os movimentos messinicos, inclui-se A o combate do governo brasileiro ao movimento de Antnio Conselheiro e seus seguidores, os quais pregavam a abolio da propriedade privada, recusavam-se a pagar os impostos e manifestavam sua aspirao monarquista. B a extrema violncia da quarta e ltima expedio contra o arraial de Canudos, durante a qual as casas foram saqueadas e incendiadas, os conselheiristas, mortos e degolados, e apenas as crianas foram poupadas. C a Guerra do Contestado, liderada pelo beato Jos Maria, ocorrida aps a concluso da ferrovia So Paulo-Rio Grande do Sul, quando cerca de oito mil operrios ficaram desempregados e, ento, se juntaram ao beato para fundarem uma aldeia milenarista e republicana. D a liderana poltico-religiosa do Padre Ccero, que propunha a necessidade de se criar a sociedade justa pregada por Jesus Cristo, para corrigir e punir as injustias, e, por causa disso, foi perseguido pelos coronis. E a conclamao populao sertaneja feita por Jos Virgulino, conhecido por Lampio, para pegassem as armas e impedissem a assinatura do Pacto dos Coronis, pelo qual vrios chefes polticos cearenses pretendiam unir-se para sustentar a oligarquia Acciolly.
Questo 90

Em seu discurso em honra dos primeiros mortos na Guerra do Peloponeso (sc. V a.C.), o ateniense Pricles fez um longo elogio fnebre, exposto na obra do historiador Tucdides. Ao enfatizar o respeito dos atenienses lei e seu amor ao belo, o estadista ateniense tinha em mente um outro tipo de organizao de Estado e sociedade, contra o qual os gregos se haviam batido 50 anos antes e que se caracterizava por uma administrao eficiente que concedia autonomia aos diferentes povos e era marcada pela construo de grandes obras e conquistas.
PRADO, A. L. A.,Tucdides, Histria da Guerra do Peloponeso, Livro I, So Paulo, Martins Fontes (com adaptaes).

O outro tipo de organizao de Estado e sociedade ao qual Pricles se refere era A o mundo dos imprios orientais, que rivalizava comercialmente com a Atenas de Pricles. B o Imprio Persa, que, apesar de possuir um vasto territrio, tentou, em vo, conquistar a Grcia. C o universo dos demais gregos, que no viviam sob uma democracia, j que esta era exclusividade de Atenas. D o Alto Imprio Romano, que, se destacava pela supremacia militar e pelo intenso desenvolvimento econmico. E o mundo dos espartanos, que, desconhecendo a escrita e a lei, eram guiados pelo autoritarismo teocrtico de seus lderes.
CN 1 dia CADERNO 3 BRANCO PGINA 34 ENEM 2009

CN 1 dia

CADERNO 3 BRANCO PGINA 35

ENEM 2009

Anda mungkin juga menyukai