Anda di halaman 1dari 182

Tecnologia da construo I

Segurana de escavao a cu aberto NBR 9061


Professor Csar Luciano Filomena

Fixa as condies de segurana exigveis a serem observadas na elaborao do projeto e execuo de escavaes de obras civis, a cu aberto, em solos e rochas, no includas escavaes para minerao e tneis.

OBJETIVO

DEFINIES

Cortinas - Elementos estruturais destinados a resistir s presses laterais devidas terra e gua; so flexveis e tm o peso prprio desprezvel em face das foras atuantes. Empuxo de terra - ao produzida pelo macio terroso sobre as obras com ele em contato. A variao dos empuxos em funo dos deslocamentos feita conforme figura a seguir.

Escora - pea estrutural para amparar e suster. Trabalha fundamentalmente compresso. Ficha - trecho da cortina que fica enterrada no solo abaixo da cota mxima da escavao em contato com a cortina. Talude - superfcie inclinada do terreno natural, de uma escavao ou de um aterro, conforme a figura a seguir.

CONDIES GERAIS

Investigaes geotcnicas-geolgicas - so necessrias para a determinao das condies geolgicas e dos parmetros geotcnicos do terreno onde ser executada a escavao. guas subterrneas pressupe-se que a presena de lenis aquferos, existentes na regio onde ser executada a escavao, j foi devidamente estudada e equacionada.

Edificaes vizinhas e redes de utilidades pblicas. indispensvel:


a) O levantamento topogrfico do terreno; b) O levantamento das edificaes vizinhas: (1) tipo de fundaes, (2) cotas de assentamento das fundaes, (3) distncia borda da escavao); c) E das redes de utilidades pblicas . Os levantamentos so indispensveis, no s para a determinao das sobrecargas como, tambm, no estudo das condies de deslocabilidade e deformabilidade que podem ser provocadas pela execuo da escavao. Os levantamentos devem abranger uma faixa, em relao s bordas, de pelo menos duas vezes a maior profundidade a ser atingida na escavao.

Observaes da obra - o controle das edificaes vizinhas e da escavao deve obedecer a um plano de acompanhamento, atravs de inspeo e de instrumentao adequada ao porte da obra e das edificaes vizinhas.
a) inspeo: tem por finalidade observar qualquer evento cuja anlise permite medidas preventivas ou consideraes especiais para a segurana da obra; b) instrumentao: visa a medida direta de grandezas fsicas necessrias interpretao e previso do desempenho das obras, com referncia aos critrios de segurana e econmicos adotados na fase de projeto.

PROJETO

Fases do projeto
a) viabilidade; b) projeto bsico; c) projeto executivo; d) projeto como executado: as build.

Caracterizao do subsolo
O subsolo na regio onde vai ser executada a escavao deve ser caracterizado pelos seus parmetros geotcnicos, determinados atravs de anlises e interpretao dos resultados obtidos pelas investigaes geotcnicas. Devem ser elaboradas sees geotcnicas-geolgicas longitudinais e transversais, tantas quantas forem necessrias perfeita caracterizao da forma e dimenses da escavao, figurando a descrio de terrenos atravessados e respectivas profundidades, descontinuidades superficiais de escorregamento e indicao de nveis aquferos. No caso de macio rochoso, detalhamento e anlise dos sistemas de fraturamento e descontinuidades, e classificao em grupos com caractersticas homogneas.

Cargas e carregamento
As cargas atuantes so agrupadas em duas categorias:

a) cargas estticas: empuxo lateral do solo; presso hidrosttica; cargas provenientes de construes prximas; acmulo de material escavado na borda da escavao; b) cargas dinmicas: trfego de veculos; mquinas e equipamentos.

Os casos de carregamento obtidos com a combinao das cargas atuantes devem ser feitos no s para a configurao final da escavao, mas tambm para as fases intermedirias a serem atingidas durante a execuo da escavao, bem como as fases intermedirias durante o reaterro da cava da escavao, se existirem.

Estabilidade das escavaes


As condies de estabilidade das paredes de escavaes devem ser garantidas em todas as fases de execuo e durante a sua existncia, devendo-se levar em considerao a perda parcial de coeso pela formao de fendas ou rachaduras por ressecamento de solos argilosos, influncia de xistosidade, problemas de expansibilidade e colapsibilidade. A verificao de estabilidade deve atender aos seguintes casos:
a) ruptura localizada do talude; b) ruptura geral do conjunto; c) ruptura de fundo; d) ruptura hidrulica.

Fatores de segurana
O projeto de escavaes deve adotar fatores de segurana, globais ou parciais, compatveis em cada fase de seu desenvolvimento; No projeto de escavaes, devem ser escolhidos mtodos e processos de execuo, tendo-se em vista obter o mximo grau de segurana; Para os casos gerais, os coeficientes de segurana devem atingir no mnimo o valor de 1,5, sendo necessria a justificativa tcnica para a adoo deste valor. No entanto, para os casos especiais, fatores de segurana menores que 1,5 (no mnimo 1,2) podem ser aceitos se devidamente comprovadas as caractersticas geotcnicas, geolgicas e hidrolgicas do terreno.

Fenmenos decorrentes das escavaes nas edificaes vizinhas


No projeto de escavaes devem ser considerados os seguintes fenmenos: a) escoamento ou ruptura do terreno de fundao; b) descompresso do terreno de fundao; c) carregamento pela gua; d) rebaixamento do nvel dgua.

a) escoamento ou ruptura do terreno de fundao


Quando a escavao atinge nvel abaixo da base de fundaes num terreno vizinho, este terreno pode deslocar-se para o lado da escavao produzindo recalques ou rupturas. Se a escavao no ultrapassa a cota de base das fundaes vizinhas, pode ocorrer diminuio da presso normal confinante, causando deformao do terreno vizinho.

b) descompresso do terreno de fundao


Quando a proteo das paredes de uma escavao se deslocar ou se deformar, pode causar perturbao no terreno de fundao vizinho, produzindo recalques prejudiciais construo.

c) carregamento pela gua


Quando a escavao tiver de atingir cota abaixo do nvel dgua natural e houver necessidade de esgotamento, esta pode causar instabilidade ou mesmo carreamento das partculas finais do solo e solapamento do terreno das fundaes vizinhas.

d) rebaixamento do nvel dgua.


Quando o terreno for constitudo de camada permevel sobrejacente a camadas moles profundas, deve ser verificada a possibilidade de efeitos prejudiciais de recalques nas construes vizinhas, decorrentes do adensamento das camadas moles, provocadas pelo aumento, sobre estas, da presso efetiva da eliminao da gua na camada permevel.

Clculo das cortinas


Diferem estruturalmente dos muros de sustentao por serem flexveis e terem peso prprio desprezvel, em face das demais foras atuantes. Baseado no tipo estrutural e carregamento: (a) cortinas sem apoio ou em balano; e (b) cortinas apoiadas ou ancoradas; Tendo ou no pequena profundidade (ficha) abaixo da escavao: (a) de extremidade livre; e (b) de extremidade fixa; Elementos fundamentais a serem determinados no clculo das cortinas: (a) comprimento da ficha; (b) esforos atuantes nos apoios; e (c) momentos fletores, esforos cortantes e normais.

PROTEO DAS ESCAVAES

Classificao quanto forma da proteo


a) escavao taludada - com as paredes em taludes; b) escavao protegida - com as paredes protegidas com estruturas denominadas cortinas, cujas mais usuais so:
(1) (2) (3) (4) (5) cortinas com peas de proteo horizontal apoiadas em elementos verticais introduzidos no solo antes da escavao; cortinas de estacas-prancha , constitudas pela introduo no solo, antes da escavao, de peas que se encaixam umas nas outras; cortinas de estacas justapostas, constitudas por estacas executadas uma ao lado da outra, antes da escavao; cortinas de concreto armado executadas com a utilizao de lamas, antes da escavao; cortinas e concreto armado ancoradas, executadas medida que a escavao vai sendo executada.

c) escavao mista - com as paredes em taludes e paredes protegidas por cortinas.

Classificao quanto forma dos apoios


a) cortinas escoradas - utilizam como apoio elementos estruturais horizontais ou inclinados dentro da rea escavada, denominadas escoras; b) cortinas ancoradas - utilizam como apoio elementos estruturais horizontais ou inclinados ancoradas no terreno atravs de injees e protenso-ancoragens; c) cortinas chumbadas - utilizam como apoio elementos estruturais horizontais ou inclinados, ancorados no terreno atravs de injees, no protendidos, atuando passivamente; d) cortinas em balano - no utilizam apoios, possuem o topo livre. A sua estabilidade garantida pelo trecho que fica enterrado no solo abaixo da cota mxima de escavao, ou seja, pela ficha da cortina.

Classificao quanto rigidez da cortina


a) cortinas flexveis; b) cortinas semirrgidas; c) cortinas rgidas.

ESCAVAES TALUDADAS

Tipos de ruptura das paredes em talude


a) Desprendimentos - poro de um macio terroso ou fragmentado de rocha que se destaca do resto do macio, caindo livre e rapidamente, acumulando-se onde estaciona. b) Escorregamento - o deslocamento de uma massa de solo ou de rocha que, rompendo-se do macio, desliza para baixo e para o lado, ao longo de uma superfcie de deslizamento, predominantemente por uma rotao ou por uma translao, denominando-se respectivamente: (1) escorregamento rotacional; (b) escorregamento translacional. c) Rastejo - deslocamento lento e contnuo de camadas superficiais sobre camadas mais profundas, com ou sem limite definido entre a massa do terreno que se desloca e a que permanece estacionria d) Complexo.

Desprendimento

Escorregamento Translacional

Rastejo

Rastejo

Proteo das paredes em taludes


Nas bordas da escavao deve ser mantida uma faixa de proteo de no mnimo 1,00 m, livre de cargas, bem como a execuo de uma pequena mureta de 0,30 m, para evitar a entrada de guas superficiais na cava da escavao. As camadas de solos argilosos superficiais expostas aos raios solares so sujeitas formao de rachaduras ou fendas, que devem ser imediatamente preenchidas com material impermevel. Para escavaes com profundidade superior a 5,00 m obrigatrio o uso de patamares (bermas ou plataformas). Nos patamares (bermas ou plataformas) devem ter valetas revestidas para coleta das guas superficiais.

ESCAVAES PROTEGIDAS

Cortinas com peas de proteo horizontal apoiadas em elementos verticais


A escavao no trecho junto da cortina, em uma faixa de no mnimo 0,50 m, tem de ser executada manualmente, a fim de possibilitar a colocao, um a um, dos elementos horizontais. Elementos verticais introduzidos no solo por cravao ou colocados em furos executados previamente antes da execuo da escavao. O seu comprimento deve ser determinado pelo clculo dos esforos a que esto sujeitos, sendo que o comprimento abaixo da cota de escavao, denominado Ficha, deve ser de no mnimo 1,50m. Quanto natureza dos materiais utilizados para os elementos verticais, estes podem ser de: (a) perfis metlicos - laminados ou soldados; (b) concreto pr-moldado; (c) madeira.

Os elementos horizontais - colocados no solo entre os elementos verticais, apoiados nestes a montante e comprimidos contra o solo por meio de cunhas. Se no se utilizar cunhas, deve ser procedido um perfeito enchimento entre o elemento horizontal e o solo. O comprimento, espessura e largura da pea devem ser determinados pelo clculo estrutural em funo dos esforos solicitantes a que esto sujeitos. Quanto natureza dos materiais, os mais utilizados so os seguintes: (a) madeira: prancho; (b) concreto armado: peas pr-moldadas; (c) metlicos: chapas de ao. Cada pea tem de ser colocada uma a uma, quando tiver sido escavado o correspondente sua largura. No reaterro da cava procede-se analogamente para a retirada das peas quando for possvel. Entre as peas horizontais e o solo no pode existir vazios.

Cortinas de estacas-pranchas
As cortinas deste tipo so constitudas pela cravao no solo, antes da escavao, de peas que se encaixam uma na outra, formando uma superfcie de proteo contnua. Quanto natureza dos materiais utilizados para a confeco das estacas-pranchas, os mais usados so:
a) metlico; b) concreto armado; c) madeira.

Os apoios, escoras ou ancoragens s devem apoiar-se em vigas horizontais de solidarizao das estacaspranchas.

Cortinas de estacas justapostas


As cortinas deste tipo so constitudas pela execuo no solo antes da escavao, de estacas de concreto moldadas no solo ou pr-moldadas, executadas uma ao lado da outra sem encaixes; As estacas podem ser tangentes ou secantes; As estacas so armadas para resistir aos esforos a que esto sujeitas; Quanto a sua rigidez, so consideradas como semiflexveis e so contnuas tanto no trecho do empuxo ativo como no trecho do empuxo passivo.

TANGENTE

SECANTE

Cortinas de concreto armado executadas com a utilizao de lamas (Parede diafragma)


As cortinas deste tipo so de concreto armado concretado in situ ou pr-moldadas executadas dentro de valas perfuradas no solo, com equipamento e ferramentas especiais apropriadas e simultnea circulao de uma suspenso estabilizadora - lama tixotrpica; A cortina executada antes do incio da escavao; Quanto sua rigidez, so consideradas rgidas e so contnuas tanto no trecho do empuxo ativo como no trecho do empuxo passivo.

Parede diafragma lama de escavao


A lama de escavao uma mistura em gua de uma argila especial (bentonita) da famlia das montmorilonitas de sdio (alcalina), preparada numa instalao especial denominada central de lama; Deve apresentar a propriedade da tixotrpica, ou seja, um comportamento fluido quando agitada, mas capaz de formar um gel quando em repouso; Durante a escavao da vala deve ter as seguintes funes:
a) suportar a face da escavao; b) formao de um selo para impedir a perda da lama no solo; c) deixar em suspenso partculas slidas do solo escavado, evitando que elas depositem no fundo da escavao.

Parede diafragma escavao da vala


A escavao guiada com auxlio da mureta-guia, que uma estrutura de concreto armado executada na diretriz onde se procede escavao, e cujas principais funes so:
a) locar a posio de parede onde deve ser escavada; b) guiar o equipamento de escavao; c) conter o solo no trecho inicial da escavao; d) garantir uma altura de lama compatvel com o nvel do lenol fretico.

A escavao produzida pela penetrao da ferramenta de escavao no solo, e o corte pode ser feito por movimento de rotao ou movimento vertical das mandbulas do clam-shell.

Parede diafragma troca da lama


Terminada a fase de escavao, a lama deve ser ensaiada para se determinar a quantidade de slidos (gros de areia) em suspenso; Se o ensaio determinar um teor maior que 3,0% em volume, a lama deve ser trocada antes da operao de concretagem; A troca da lama de escavao por uma lama nova pode ser feita de duas maneiras:
a) Substituio b) Desarenao

Parede diafragma concretagem


A armadura constituda por barras longitudinais e estribos montados em forma de gaiola; Em funo da operao de manobra e iamento da gaiola, indispensvel que ela tenha ferros adicionais de enrijecimento para garantir a sua rigidez; Deve-se tambm prever alas de posicionamento para a gaiola da armadura ser colocada dentro da escavao; No detalhamento da gaiola da armadura, deve sempre ser considerado que a concretagem submersa; Esta (a gaiola) deve ser presa na mureta-guia, a fim de se evitar que suba, devido tendncia natural de subida do concreto na concretagem submersa.

Cortinas escoradas
Vigas de solidarizao:
So elementos estruturais destinados a materializar uma condio de apoio previsto nos clculos das cortinas de proteo das escavaes As vigas de solidarizao devem ficar totalmente apoiadas, em toda a sua extenso, na cortina; No caso de a cortina ser constituda de peas de proteo horizontal apoiadas em elementos verticais, a viga de solidarizao s apoiada nos elementos verticais.

Escoras
So elementos estruturais destinados a absorver os esforos horizontais da reao de apoio das cortinas de proteo das escavaes; O principal esforo atuante nas escoras o esforo de compresso; A pea deve ser verificada fundamentalmente aos esforos de flambagem; As escoras devem ser colocadas sob tenso, com a finalidade de se evitar uma deformao excessiva na cortina, para se diminuir o recalque superficial do solo adjacente.

Cortinas ancoradas
So cortinas delgadas de concreto armado, prmoldadas ou no, que so fixadas ao terreno atravs de ancoragens protendidas instaladas no terreno, segundo a NBR 5629; Os processos executivos so os seguintes:
a) processo convencional (mtodo ascendente):
Escavao do terreno executada, deixando o talude com ngulo de inclinao adequado quanto estabilidade e em poca no chuvosa; Aps a escavao, a estrutura construda, sendo o tardoz (a parte de traz) aterrado e incorporado camada drenante. O mtodo utilizado para casos de trechos que necessitem de aterro.

Nota: As ancoragens podem ser instaladas antes ou durante a execuo das fases citadas.

b) processo brasileiro: (mtodo descendente)


Neste processo, que oferece segurana em taludes instveis, em deslizamentos j ocorridos ou em processo de deslizamento; A obra realizada em faixas horizontais.

Nota: O mtodo utilizado para trechos em corte.

ESCAVAO EM SOLO

Generalidades
recomendvel que se elabore sees transversais, onde devem constar informaes sobre o tipo e qualidade do material a ser escavado; Durante a execuo de uma escavao pode-se encontrar obstculos tais como rvores, razes, blocos de rocha, fundaes antigas. A retirada destes obstculos deve ser efetuada com precauo, principalmente se for necessrio o uso de explosivos; A rea de trabalho deve ser previamente limpa, devendo ser retirados ou escorados solidamente rvores, rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando houver risco de comprometimento de sua estabilidade durante a execuo de servios (subitem 18.6.1 NR 18);

Quando existir cabo subterrneo de energia eltrica nas proximidades das escavaes, as mesmas s podero ser iniciadas quando o cabo estiver desligado (subitem 18.6.4 NR 18). Se estende essa recomendao para redes de gs e outras. Em uma escavao pode-se ter as seguintes diferentes operaes: a) escavao propriamente dita; b) transporte do escavado: horizontal e vertical; c) colocao de material (para aterro); d) compactao.

Os materiais retirados da escavao devem ser depositados a uma distncia superior metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.
(subitem 18.6.8 NR 18)

Medidas de proteo
As escavaes em regies urbanas devem ser cercadas e sinalizadas com cartazes de advertncia; Durante a noite devem ser colocados sinais luminosos. As escavaes realizadas em vias pblicas ou canteiros de obras devem ter sinalizao de advertncia, inclusive noturna, e barreira de isolamento em todo o seu permetro (subitem 18.6.11 NR -18);

As passarelas provisrias que se fizerem necessrias para a circulao de pessoas devem ser resistentes e ter guarda-corpo de ambos os lados; As rampas de acessos que estejam sujeitas a uso constante devem ser sempre inspecionadas; As escavaes com mais de 1,25m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas prximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergncia, a sada rpida dos trabalhadores (subitem 18.6.7 NR 18).

Escavaes superficiais
Cavas de fundaes e as valas para condutos e canais Profundidade das escavaes:
a) Escavaes at 1,50 m de profundidade podem, em geral, ser executadas sem especial segurana com paredes verticais (isto se as condies de vizinhana e tipo de solo permitirem); b) Escavaes com mais de 1,50 m de profundidade devem, em geral, ser protegidas com taludes ou escoramento; c) Os taludes com altura superior a 1,75m devem ter estabilidade garantida (subitem 18.6.9 NR 18); d) Os taludes instveis das escavaes com profundidade superior a 1,25m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim (subitem 18.6.5
NR 18)

Para menores alturas pode ser necessria a utilizao de proteo como nos casos de:
a) cargas de trfego; b) o solo foi afofado por trabalhos anteriores; c) so esperadas vibraes junto a escavaes.

Largura dos espaos de trabalho (cavas de fundao)


Para trabalhos em cavas de fundao que devem ser pisadas por pessoas, indispensvel que haja espao de trabalho com no mnimo 0,50 m de largura. Define-se espao de trabalho: a) para cavas de fundao em talude: a distncia horizontal livre medida no p do talude face externa de alvenaria ou face externa da forma da construo; b) para cavas de fundao escorada: a distncia livre entre a face externa (lado da obra) do escoramento e a face externa da alvenaria ou face da forma da construo. Se existirem vigas de solidarizao ou longarinas a menos de 1,80 m do fundo da cava de fundao, a distncia livre medida da face da viga ou longarina.

Largura dos espaos de trabalho (valas para condutos e canais)


D = dimetro externo do fuste do tubo, largura do canal ou largura da seo a ser executada L = largura livre D 0,40 m 0,40 m < D 0,80 m D > 0,80 m L = 0,80 m L = D + 0,60 m L = D + 0,40 m

Estes valores devem ser utilizados para valores at 4,00 m. Para maiores profundidades, a largura livre deve ser estabelecida em cada caso pelo projeto de escavao.

Nas valas a largura livre definida como:


a) para valas em taludes: a distncia entre os ps dos taludes no fundo da vala; b) para valas escoradas: a distncia livre entre as faces das vigas ou longarinas.

Exemplo tubo de rede de drenagem Dimetro interno de 40cm

ESCAVAO EM ROCHA

Generalidades
A escavao em rocha ou desmonte feita com tcnicas especficas e pode ser executada a frio (sem a utilizao de explosivos) com o fissuramento prvio ou a fogo (com a utilizao de explosivos). A escavao de rocha a cu aberto feita atravs de bancadas. Nas bancadas so encontradas trs regies caractersticas: praa, face e topo.
a) praa: superfcie na qual operam os equipamentos de carga e transporte do material escavado; b) face: superfcie vertical ou levemente inclinada deixada pelo desmonte; c) topo: superfcie onde operam os equipamentos de perfurao, carregamentos de explosivos e drenos.

Perfurao na rocha
Os furos na rocha so feitos por equipamentos especiais denominados perfuratrizes ou marteletes. Na perfuratriz so acopladas uma ou mais hastes (broca) em uma das extremidades. Na extremidade inferior da(s) haste(s) acopla-se uma coroa ou bets na qual normalmente cravado material duro (pastilha) usualmente de tungstnio. As perfuratrizes, quanto ao modo de perfurar a rocha, se classificam em: percussivas, rotativas, percussivo-rotativas e de furo-abaixo.

Percussivas

Rotativas

Percussivo-rotativa

Furo-abaixo

Mecanismo de percusso localizado junto broca

Explosivos
Os explosivos classificam-se em trs categorias: iniciadores ou primrios, altos explosivos e baixos explosivos. As propriedades dos explosivos so: fora, velocidade, resistncia gua, densidade e segurana no manuseio. Os principais acessrios de detonao utilizados nas escavaes a cu aberto so: estopim, espoleta comum, espoleta eltrica, cordel detonante e acendedores. O armazenamento, o manuseio e o transporte de explosivos devem obedecer estritamente aos regulamentos ditados pelo Ministrio do Exrcito.

Evacuao e vigilncia do local do fogo


Durante o carregamento, o local deve ser abandonado por todo pessoal no diretamente ligado operao; Deve ser completamente evacuada uma rea mnima limitada por 250 m a jusante e 200 m a montante, 10 min antes da detonao. Nos caminhos de acesso devem ser colocados elementos do servio de segurana com bandeiras vermelhas. Esses elementos tm suficiente autoridade para impedir a passagem de qualquer pessoa no diretamente ligada operao de carregamento e controle final.

O aviso final da detonao feito por meio de sirene, de intensidade de som, tal que seja ouvido em todos os setores de obra e vizinhana; deve ser efetuado segundo o esquema:
a) 10 min antes do fogo ............. um apito de 10 s; b) 5 min antes do fogo ............... dois apitos de 10 s, com 5 s de intervalo entre os apitos; c) 1 min antes do fogo ............... trs apitos de 10 s, com 5 s de intervalo entre os apitos. Logo aps a detonao so liberados os caminhos de acesso. Somente aps 5 min da detonao permitido o acesso ao local da detonao.

ESCAVAES PADRONIZADAS

Escavaes no mximo de 1,25 m de profundidade podem ser construdas com paredes verticais sem medidas de proteo especiais se a inclinao da superfcie do solo adjacente :
a) menor que 1:10, em solos no coesivos; b) menor que 1:2, em solos coesivos.

Em solos coesivos permitido escavar a uma profundidade de at 1,75 m, conforme as Figuras a seguir.

Escavaes com profundidades maiores que as j vistas no item anterior, at uma profundidade de 3,00 m, devem ser executadas com as paredes em taludes cujo ngulo com a horizontal b no deve exceder:
a) em solos no coesivos ou coesivos mdios ....b 45; b) em solos coesivos resistentes ........................b 60; c) em rocha ........................................................b 80.

Escavaes protegidas para cava de fundaes e valas


As escavaes devem ser protegidas, sem especial verificao esttica, se as seguintes condies forem verificadas:
a) a superfcie do terreno apresenta-se aproximadamente horizontal; b) ocorre solo no coesivo ou solo coesivo que, no seu estado natural apresente uma consistncia rija ou semidura ou por meio de rebaixamento do nvel dgua adquira essa consistncia; c) cargas estruturais no tm influncia na distribuio de presso do solo; d) veculos de carga e equipamentos mantm adequada distncia (pelo menos 3,00 m) at a face das pranchas de madeira.

Escoramento com pranchas horizontais At uma profundidade de, pelo menos, 0,50 m abaixo da superfcie do terreno devem ser colocadas pranchas duplas. No mais segue especificao tabelada na Norma. Escoramento com pranchas verticais Para longarinas ou vigas de solidarizao de Madeira segue-se o tabelado na Norma

Fim da Norma NBR 9061

Outras formas de contenes Professor Csar Luciano Filomena

MUROS DE GRAVIDADE

Muros de flexo

Muros de alvenaria

Taipa

Muro de Pedra de Granito

Muros de Blocos de Concreto

Muros de solo-cimento com faceamento em blocos segmentais

Muro Crib Wall

Muro de Gabio

Solos reforados com geotexteis ou geogrelhas

Solo reforado com blocos prmoldados - Terrae

Rua Santa Maria Partenon - Morro da Cruz Porto Alegre

Terra Armada

Sistemas de conteno em solo grampeado

Obrigado

Anda mungkin juga menyukai