Anda di halaman 1dari 21

INSTITUIO TOLEDO DE ENSINO (ITE)

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

PROFESSOR FBIO ALEXANDRE COELHO

2009

DEFINIO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

1. Definio: O Direito internacional privado representa o conjunto de comandos jurdicos que so UTILIZADOS PARA RESOLVER CONFLITOS DE LEIS NO ESPAO quando uma determinada relao jurdica, de natureza privada, mantm contato com mais de uma ordem jurdica ao mesmo tempo (fatos mistos ou multinacionais). E E!"#O: O $ato de ser cele%rado, no &rasil, um casamento entre americanos (ELEMENTO DE CONEXO ' NACIONALIDADE DOS CONTRAENTES) $az com que, no caso concreto, seja aplic(vel a lei americana) *o caso, aplicaremos ao caso concreto a lei americana ou a %rasileira? Em outras palavras, aplicaremos a lei dos contraentes (lei americana) ou a lei do local de cele%rao do casamento (lei %rasileira)) Desse modo, atravs do Direito +nternacional "rivado so apontadas as normas , internas ou e-ternas , que sero aplic(veis quando uma determinada situao .uarda relao com um mais de um ordenamento jurdico. O&/E01234O: *um sentido amplo, o Direito +nternacional "rivado PREV AS IP!TESES EM "UE AVER# A APLICAO INTERNAMENTE DO DIREITO ESTRAN$EIRO , E . 52/2!E*6O DE DO+/ E/602*7E+0O/, DE 8!2 !E/!2 *25+O*2#+D2DE, 5O*6029DO, E! *O//O "29/, "E02*6E O 0E/"E56+1O 5O*/8#2DO : ASSIM COMO O RECON ECIMENTO DE ATOS %UR&DICOS PRATICADOS NO EXTERIOR , E . 0E5O*;E5+!E*6O D2 12#+D2DE DE 8! 52/2!E*6O 0E2#+<2DO E! O860O "29/.

3 FUNO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

O Direito +nternacional "rivado possui a se.uinte $uno: determinar qual a lei que ser( aplic(vel , ' INTERNA OU A INTERNACIONAL : para solucionar con$litos normativos , CONFLITOS DE LEIS : que envolvem atos ou $atos, de natureza jurdica, que apresentem cone-o internacional (VINCULAO COM DOIS OU MAIS ORDENAMENTOS %UR&DICOS). "ortanto, atravs do Direito +nternacional "rivado ser( esta%elecido se ser( aplic(vel o direito interno ou o direito estran.eiro , M(TODO INDIRETO DE SOLUO DA CONTROV(RSIA : a uma determinada situao que apresenta vinculao com mais de um ordenamento jurdico. O&/E01234O: 2 discusso acerca da lei aplic(vel no meramente te=rica, uma vez que, EM DETERMINADAS IP!TESES, prev> o nosso direito interno a aplicao de leis estran.eiras em nosso pas. E E!"#O: "ara quali$icar e re.er as o%ri.a?es, aplicar:se:( a lei do pas em que se constiturem (art. @.A da #+55). (( POSS&VEL A CO)RANA DE UMA D&VIDA DE %O$O CONTRA&DA EM OUTRO PA&S))

O)%ETO DE ESTUDO

O o%jeto de estudo do Direito +nternacional "rivado so as rela?es jurdicas , para a maioria dos autores de natureza privada : que $UARDEM AL$UMA RELAO COM OUTRO ORDENAMENTO %UR&DICO por $ora da presena de um elemento estran.eiro (E#E!E*6O DE 5O*E 4O). E-emplo: contrato de venda e compra, realizado no &rasil, *+,o *o-./'0o/ 1 e23/'n4ei/o. (E/6E B26O , A NACIONALIDADE : 2B2/62 2 2"#+5234O DO D+0E+6O +*6E0*O))

FATOR "UE %USTIFICA O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

O principal $ator que justi$ica o Direito +nternacional "rivado o $ato de que os Estados, em re.ra, no tra%alCam com o PRINC&PIO DA TERRITORIALIDADE A)SOLUTA quanto D aplicao de sua lei. Dito de outra $orma, os Estados permitem, em determinadas Cip=teses, a aplicao do direito estran.eiro RELATIVA), em seu territ=rio assim, (PRINC&PIO a e-ist>ncia DA de TERRITORIALIDADE conCecendo,

RELA5ES EXTRANACIONAIS.

O&/E01234O: 2 aplicao do direito estran.eiro no $ortuita, .ratuita, ar%itr(ria. 2o contr(rio, somente quando uma determinada situao MULTINACIONAL OU MISTA, por produzir e$eitos em dois ou mais ordenamentos jurdicos, que se possi%ilita, em tese, a aplicao do direito estran.eiro, pois, do contr(rio, O ESTADO ESTARIA A)DICANDO DE SUA PR!PRIA SO)ERANIA.

M(TODO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

O Direito +nternacional "rivado tra%alCa com um M(TODO INDIRETO para solucionar as situa?es que esto a%ran.idas em seu %ojo. De $ato, o Direito +nternacional "rivado '.en'2 e23'6e7e*e 2e 2e/8 '.7i*89e7 ' 7ei in3e/n' o+ ' e23/'n4ei/'. "ortanto, SOMENTE INDICA "UAL O DIREITO MATERIAL : O INTERNO OU O ESTRAN$EIRO ; "UE SER# APLIC#VEL AO CASO CONCRETO. O&/E01234O: Em car(ter e-cepcional, o Direito +nternacional "rivado, ao invs

5 de indicar qual lei ser( aplic(vel (a interna ou a estran.eira), pode solucionar a questo jurdica.

INTERESSANTE: E. Fuando prevista a aplicao de uma lei estran.eira em nosso pas, no aceita a eventual remisso D norma de outro pas. G. E-emplo: /e no caso concreto $oi previsto que seria utilizada a lei do pas em que estava domiciliada certa pessoa , por e-emplo, a 2r.entina :, no admitido que por remisso deste pas a leis de outro pas sejam elas aplic(veis ao caso concreto. H. I o que esta%elece o art. EJ da #+55 (#ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil): KFuando, (...), se Couver de aplicar a lei estran.eira, ter:se:( em vista a disposio desta, sem considerar:se qualquer remisso por ela $eita a outra leiL.

ETAPAS PARA A APLICAO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Fuando um pas admite a aplicao no seu territ=rio de leis estran.eiras, o que ocorre com o &rasil, preciso o%servar o se.uinte roteiro: E.A +denti$icar a ocorr>ncia de um ato, $ato jurdico ou situao jurdica E E!"#O: A)ERTURA DA SUCESSO G.A 1eri$icar se est( presente al.um elemento de vinculao (cone-o com outro ordenamento jurdico) no caso concreto.

6 E E!"#O: 2 "E//O2 F8E B2#E5E8 ERA UM )RASILEIRO DOMICILIADO NO EXTERIOR. H.A +denti$icar qual a quali$icao do pro%lema pela lei interna (Lex fori) E E!"#O: Diz respeito a que (rea do Direito (o%ri.a?es, $amlia, SUCESSO etc.) M.A 1eri$icar qual a norma de Direito +nternacional "rivado que re.e a situao. E E!"#O: LEI DE INTRODUO AO C!DI$O CIVIL. M.A E-aminar se caso de aplicao do direito estran.eiro ao caso concreto. E E!"#O: A SUCESSO POR MORTE OU POR AUSNCIA O)EDECE < LEI DO PA&S EM "UE ERA DOMICILIADO O DEFUNTO ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos %ens (206. EN D2 #+55). O.A 2plicar o direito estran.eiro.

FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

2s $ontes do Direito +nternacional "rivado so, em re.ra, INTERNAS. De $ato, o pr=prio direito interno , ordenamento jurdico de um pas , que esta%elecer( quando ser( possvel a aplicao do direito estran.eiro. E 5E34O +!"O062*6E: C!DI$O DE )USTAMANTE

+*6E0E//2*6E: 5omo as re.ras de Direito +nternacional "rivado so, em sua maioria, esta%elecidas pelo direito interno (TRATA;SE DE DIREITO INTERNO E

7 NO INTERNACIONAL) e esto relacionadas ao interesse pP%lico (INTE$RA O =M)ITO DO DIREITO P>)LICO), %astante criticado o uso da denominao D+0E+6O +*6E0*25+O*2# "0+12DO.

Em nosso pas, as $ontes do Direito +nternacional "rivado encontram:se, so%retudo, na #ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil, estando representadas, em especial, pelos se.uintes comandos:
ASSUNTO Direito de Bamlia Direitos da personalidade &ens im=veis Direitos o%ri.acionais Direito das sucess?es Direitos da pessoa jurdica LEI APLIC#VEL #ei do domiclio da pessoa #ei do domiclio da pessoa #ei onde a coisa est( situada #ei do local de constituio da o%ri.ao #ei do Pltimo domiclio do de cujus #ei do local onde se constituiu REPRESENTAO Lex domicili Lex domicili Lex rei sitae Lex locus contractum Lex domicili Lex regit actum

2lm da #ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil, analisaremos inPmeras outras leis aplic(veis para a resoluo dos con$litos normativos.

VI$NCIA E EFIC#CIA DA LEI ESTRAN$EIRA

"ara que uma lei estran.eira pode ser aplicada em nosso pas , o que aceito em al.umas Cip=teses : ( NECESS#RIO "UE SE%A V#LIDA E EFICAZ. MAS O "UE ( VALIDEZ E EFIC#CIA) Em linCas .erais, validez e e$ic(cia representam a necessidade de que a lei e-ista (plano da e-ist>ncia) e esteja de acordo com o ordenamento jurdico (plano da validade).

8 O)SERVA5ES?

E. 6odos os atos normativos devem o%servar tr>s planos jurdicos: a e-ist>ncia, a validade e a e$ic(cia. G. 2 e-ist>ncia re$lete a presena dos requisitos necess(rios para que um ato adquira ess>ncia jurdica (E-. art. ENM do 55E). H. 2 validade: a) Diz respeito D compati%ilidade entre si das normas jurdicasQ %) Est( relacionada D viso sistem(tica do ordenamento jurdico (coordenao e unidade). c) I %aseada no entendimento de que e-istem normas superiores e in$eriores. M. 2 e$ic(cia est( relacionada D aptido da norma para a produo de e$eitos jurdicos.

APLICAO DA LEI ESTRAN$EIRA

2 aplicao da lei estran.eira APENAS OCORRER# NAS

IP!TESES

EXPRESSAMENTE PREVISTAS. (!E/!O E! !26I0+2 602&2#;+/62 E E! F8E/6RE/ E*1O#1E*DO O/ D+0E+6O/ ;8!2*O/, F8E /4O S0E2/ E! F8E DE1E O5O00E0 2 2"#+5234O D2 *O0!2 !2+/ B21O0S1E#)

2 validade do ne.=cio jurdico requer: a) a.ente capazQ %) o%jeto lcito, possvel, determinado ou determin(velQ c) $orma prescrita ou no de$esa em lei. (RE"UISITOS $EN(RICOS)

9 O)SERVAO: KO Direito estran.eiro vai encontrar %arreiras, restri?es e e-ce?es, sempre que $or aplicado em outro pasL (/e%astio Tos 0oque. Direito +nternacional "rivado)

EXEMPLO: ;omolo.ao de sentenas estran.eiras (trazem em seu %ojo o direito estran.eiro) , 206. ENO D2 5B (5ompet>ncia do /6T)

LIMITA5ES < APLICAO DE LEIS ESTRAN$EIRAS

Fuando admitida a aplicao de uma lei estran.eira, preciso, ainda, que seja a$erido se Couve o respeito Ds limita?es .enricas (APLIC#VEIS A TODOS OS ATOS %UR&DICOS) e espec$icas (APLIC#VEIS A DETERMINADOS ATOS %UR&DICOS) previstas. EXEMPLOS DE LIMITA5ES $EN(RICAS: a) 2rt. EU da #ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil: nenCuma lei, ato ou sentena de outro pas ser( aplic(vel em nosso pas quando o$ender a so%erania nacional, a ordem pP%lica e os %ons costumes.
SO)ERANIA: supremacia, autoridade, poder ORDEM P>)LICA: tradi?es, sentimentos e a consci>ncia de um povo )ONS COSTUMES: comportamento costumeiro de um povo, dentro de elevados padr?es ticos e de sadia conviv>ncia social

%) 2 aplicao da lei estran.eira no pode importar em $raude D lei, representar a utilizao de uma instituio desconCecida e violar o interesse nacional.

10
FRAUDE < LEI: pr(tica de um ato consoante o Direito, mas com o o%jetivo de alcanar um resultado odioso e conden(vel INSTITUIO DESCON ECIDA: e-.: poli.amia In3e/e22e n'*ion'7: no o mesmo que interesse dos nacionais

c) #+55. 2rt. EO. /er( e-ecutada no &rasil a sentena pro$erida no estran.eiro, que rePna os se.uintes requisitos: a) ter sido pro$erida por juiz competenteQ %) terem sido as partes citadas ou Caver:se le.almente veri$icado a reveliaQ c) ter passado em jul.ado e estar revestida das $ormalidades necess(rias para a e-ecuo no lu.ar em que $oi pro$eridaQ d) estar traduzida por intrprete autorizadoQ e) ter sido Comolo.ada pelo /uperior 6ri%unal de Tustia EXEMPLO DE LIMITAO ESPEC&FICA: 2 #ei n. U.NJM, de NJ de dezem%ro de E@VG, que disp?e so%re a situao de tra%alCadores %rasileiros contratados ou trans$eridos para prestar servios no e-terior esta%elece que a lei estran.eira somente ser( aplic(vel (lei do local de prestao dos servios) "UANDO FOR MAIS FAVOR#VEL AO EMPRE$ADO.

ESTA)ELECIMENTO DA LEI APLIC#VEL

Fual lei deve ser aplic(vel em relao aos $atos jurdicos que ocorrem em nosso pas) 0.: 2 princpio, a lei da localidade (locus regit actum), POR REFLETIR A SO)ERANIA DO ESTADO.
De acordo com o sistema da territorialidade a%soluta, Ktodos os indivduos , sejam nacionais ou no, domiciliados ou de passa.em no pas , dependem da lex loci. 2licera:se no princpio da so%erania do Estado que o%sta intra muros que leis $orasteiras possam ser aplicadasL (#uiz +vani de 2morim 2raujo. +ntroduo ao direito internacional privadoG)

/o "aulo: Editora 0evista dos 6ri%unais, E@@N, p. OJ.

11
G. I possvel, porm, que seja admitido, em determinadas Cip=teses, a aplicao da lei estran.eira em decorr>ncia da e-ist>ncia de al.um tipo de vinculo entre a situao concreta e outro pas.
O&/.: 2dotamos a idia de TERRITORIALIDADE LIMITADA, uma vez que ser( possvel aplicar leis internacionais em nosso pas.

EXEMPLOS DE APLICAO DA LEI ESTRAN$EIRA

/o e-emplos de situa?es em que ocorre a aplicao da lei estran.eira em nosso pas: E. #+55. 2rt. EN. 2 sucesso por morte ou por aus>ncia o%edece D lei do pas em que era DOMICILIADO o de$unto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos %ensH. O $ato de ter o de cujus %rasileiro $alecido em outro pas, onde seria domiciliado, no impede o processamento do invent(rio no &rasil (6T/"). Bonte: 06 EVJ:VMOM (W) 2ssim sendo, o ,+i@ 6/'2i7ei/oA B+'n0o 0o ./o*e22'-en3o 0o in9en38/ioA 0e9e/8 o62e/9'/ ' 7ei 0o .'C2 e- B+e o de cujus e/' 0o-i*i7i'0o. G. #+55. 2rt. VA "ara quali$icar os %ens e re.ular as rela?es jurdicas a eles concernentes, aplicar:se:( a lei do pas em que estiverem SITUADOS. (W) E-emplo: o arti.o JA da #ei EN.UNO, de GV de dezem%ro de GNNN, prev> a iseno do imposto de transmisso causa mortis em relao ao im=vel residencial ur%ano ou rural cujo valor no ultrapasse O.NNN (cinco mil) 8nidades Biscais do Estado de /o "aulo , 8BE/" e os $amiliares nele %ene$iciados nele residam e no tenCam outro im=vel (*O
3

2spectos a%ran.idos: Ka) a instituio e a su%stituio da pessoa sucessvelQ %) a ordem da vocao Ceredit(ria, se se tratar de sucesso le.timaQ c) a medida dos direitos sucess=rios dos Cerdeiros e le.at(rios, sejam eles nacionais ou estran.eirosQ d) os limites do direito de testarQ e) a e-ist>ncia e proporo da le.tima do Cerdeiro necess(rioQ $) a causa da deserdaoQ .) a colaoQ C) a reduo das disposi?es testament(riasQ i) a partilCa dos %ens do acervo Ceredit(rioQ j) o pa.amento das dvidas do esp=lioL (!aria ;elena Diniz, Lei de introduo ao cdigo civil, p. HEG) 4 !aria ;elena Diniz, #ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil, p. HHG.

12
&02/+# O8 *O E 6E0+O0). Fuem dir( se o %em m=vel ou im=vel a lei do pas onde estiver situado.

NECESSIDADE DE CONEXO PARA A APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIRO

"ara que o direito estran.eiro possa ser utilizado preciso que e-ista uma justi$icativa, um $undamento l=.ico, que cCamado de conexo. MAS O "UE ( CONEXO) CONEXO ( A VINCULAO ENTRE UMA DETERMINADA SITUAO E PESSOAS OU COISAS RELACIONADAS A OUTRO ORDENAMENTO %UR&DICO (Kelemento de cone-oL)

"UAIS AS

IP!TESES DE CONEXO ACEITAS

Fuais as Cip=teses de cone-o aceitas) 0.: *o C( uni$ormidade a respeito do tema, em%ora e-istam al.uns elementos que so usualmente considerados, con$orme veremos a se.uir.

ELEMENTOS DE CONEXO

Em re.ra, so considerados os se.uintes elementos de cone-o: a) estatuto PESSOALQ %) elementos REAISQ c) elementos VOLITIVOSD d) elementos FORMAIS ou RELATIVOS AOS ATOS %UR&DICOS.

13

ESTATUTO PESSOAL

O estatuto pessoal DIZ RESPEITO < SITUAO DE UMA PESSOA. Os principais aspectos so a nacionalidade ("E//O2 "O//8+ O8602

*25+O*2#+D2DE), o domiclio (2 "E//O2 E/6S DO!+5+#+2D2 BO02 DO *O//O "29/), o estado (O 52/2!E*6O, por e-emplo, O5O00E8 BO02 DO *O//O "29/) e a capacidade (2 "E//O2 *2/5E8 BO02 DO *O//O "29/). EXEMPLO: #+55. 2rt. UA 2 lei do pas EM "UE FOR DOMICILIADA a pessoa determina as re.ras so%re o comeo e o $im da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de $amlia. (A EVENTUAL NACIONALIDADE DA PESSOA FOI DESPREZADA) O)SERVAO: CONFLITO SOLUCIONADO A FAVOR DA APLICAO DO DIREITO INTERNO

ELEMENTOS REAIS

Os elementos reais ESTO RELACIONADOS AOS )ENS M!VEIS E IM!VEIS, a%ran.endo os direitos de propriedade e seus desdo%ramentos. EXEMPLOS: E. #+55. 2rt. VA: K"ara quali$icar os %ens e re.ular as rela?es jurdicas a eles concernentes, aplica:se a lei do pas em que estiverem situadosL. O&/E01234O: A "UALIFICAO DE UM )EM COMO M!VEL OU IM!VEL DEPENDER# DA LEI DO LOCAL ONDE ESTIVER SITUADO. G. #+55. 2rt. VA, X EA 2plicar:se:( a lei do pas em que $or domiciliado o propriet(rio, quanto aos %ens m=veis que ele trou-er ou se destinarem a transporte para outros lu.ares.

14
O&/E01234O: ( INDIFERENTE A NACIONALIDADE DO PROPRIET#RIO E O FATO DE "UE O )EM FOI AD"UIRIDO NO EXTERIOR.

ELEMENTOS VOLITIVOS

Os elementos volitivos esto relacionados D mani$estao de vontade (VOLUNTAS). "or isso, FALAMOS EM ELEMENTOS VOLITIVOS. O $undamento do critrio volitivo a autonomia da vontade. Em tese, pode a%ran.er as se.uintes possi%ilidades, por e-emplo: a) escolCa das RE$RAS que sero utilizadas para a soluo de um con$litoQ O&/E01234O: ESTRAN$EIROE %) determinar a su%misso de um ato jurdico Ds leis de outro pas O&/E01234O: PODE SER PREVISTO, por e-emplo, "UE UM DETERMINADO CONTRATO FIRMADO EM NOSSO PA&S O)SERVAR# AO DIREITO FRANCS) PODE AVER A OPO PELA UTILIZAO DO DIREITO

INTERESSANTE: E. ( POSS&VEL ESCOL ER AS RE$RAS "UE SERO UTILIZADAS PARA A SOLUO DE UM CONFLITO EM SE TRATANDO DE AR)ITRA$EM. 2 prop=sito, o X E.A do art. GA da #ei @.HNUY@J (#ei de 2r%itra.em) esta%elece que: KPODERO AS PARTES ESCOL ERA LIVREMENTEA AS RE$RAS DE DIREITO "UE SERO APLICADAS NA AR)ITRA$EM, desde que no Caja violao aos %ons costumes e D ordem pP%licaL

15
G. POSSI)ILIDADE DE ESTA)ELECER "UE A LEI "UE RE$ULAR# O CONTRATO SER# A LEI DE OUTRA LOCALIDADE 6rata:se de questo %astante discutida quando se trata de rela?es jurdicas privadas.

ELEMENTOS FORMAIS OU RELATIVOS AOS ATOS %UR&DICOS

Fuando se tra%alCa com os elementos $ormais ou relativos aos atos jurdicos so considerados, por e-emplo, os se.uintes aspectos: NATUREZAA CONTE>DO E EFEITOS DOS ATOS %UR&DICOS. E-emplos de critrios que podem ser considerados: E. 5onsiderar que um ato jurdico ser( disciplinado pela lei do lu.ar de sua cele%rao (locus regit actum) EXEMPLO: #+55. 2rt. @A "ara quali$icar e re.er as o%ri.a?es, aplicar:se:( a lei do pas em que se constiturem. (SITUAO INTERESSANTE? D&VIDA DE %O$O) G. 5onsiderar que um ato jurdico ser( disciplinado pela lei do lu.ar de sua e-ecuo (Lex loci executionis). EXEMPLO: 2rt. @A, X EA Destinando:se a o%ri.ao a ser e-ecutada no &rasil e DEPENDENDO DE FORMA ESSENCIAL, MISTA) ser( esta o%servada, admitidas as peculiaridades da lei estran.eira quanto aos requisitos e-trnsecos do ato. (SITUAO

RE$RAS DE CONEXO E COMPETNCIA

APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIRO

16
Fuando uma determinada situao possui cone-o internacional (VINCULAO TAM)(M COM OUTRO ORDENAMENTO %UR&DICO) podemos aplicar o DIREITO INTERNO ou o DIREITO ESTRAN$EIRO. EXEMPLOS: APLICAO DO DIREITO INTERNO #+55. 2rt. EN, X EA 2 sucesso de %ens de estran.eiros, situados no "as, ser( re.ulada pela lei %rasileira em %ene$cio do cZnju.e ou dos $ilCos %rasileiros, ou de quem os represente, sempre que no lCes seja mais $avor(vel a lei pessoal do de cujus.
(W) Em%ora o invent(rio seja a%erto no e-terior, A SUCESSO "UANTO AOS )ENS SITUADOS NO )RASIL SE$UIR# A LEI )RASILEIRA em %ene$cio do cZnju.e ou $ilCos %rasileiros, salvo se a lei do pas em que $oi a%erto o invent(rio seja mais $avor(vel.

APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIRO #+55. 2rt. EN. 2 sucesso por morte ou por aus>ncia o%edece D lei do pas em que era DOMICILIADO o de$unto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos %ensO. O $ato de ter o de cujus %rasileiro $alecido em outro pas, onde seria domiciliado, no impede o processamento do invent(rio no &rasil (6T/"). Bonte: 06 EVJ:VMOJ (W) 2ssim sendo, o ,+i@ 6/'2i7ei/oA B+'n0o 0o ./o*e22'-en3o 0o in9en38/ioA 0e9e/8 o62e/9'/ ' 7ei 0o .'C2 e- B+e o de cujus e/' 0o-i*i7i'0o.

PRESSUPOSTO PARA A APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIRO


O pressuposto para a aplicao do direito estran.eiro a EXISTNCIA DE CONEXO. 2s Cip=teses de cone-o mais mencionadas pela doutrina so as se.uintes: a) estatuto pessoalQ %) elementos reaisQ c) elementos volitivos d) elementos $ormais ou relativos aos atos jurdicos

2spectos a%ran.idos: Ka) a instituio e a su%stituio da pessoa sucessvelQ %) a ordem da vocao Ceredit(ria, se se tratar de sucesso le.timaQ c) a medida dos direitos sucess=rios dos Cerdeiros e le.at(rios, sejam eles nacionais ou estran.eirosQ d) os limites do direito de testarQ e) a e-ist>ncia e proporo da le.tima do Cerdeiro necess(rioQ $) a causa da deserdaoQ .) a colaoQ C) a reduo das disposi?es testament(riasQ i) a partilCa dos %ens do acervo Ceredit(rioQ j) o pa.amento das dvidas do esp=lioL (!aria ;elena Diniz, Lei de introduo ao cdigo civil, p. HEG) 6 !aria ;elena Diniz, #ei de +ntroduo ao 5=di.o 5ivil, p. HHG.

17 CONEXO MATERIAL E PROCESSUAL

"UAL O TIPO DE CONEXO FVINCULAOG , material eYou processual , "UE PERMITE A APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIROE CONEXO MATERIAL: a) #i.ada D aplicao do direito (material) %) "ode ser, por e-emplo, pessoal, real, volitiva e $ormal c) 5one-o representa a relao de determinados elementos do con$lito com um ordenamento jurdico estran.eiro d) E238 /e7'*ion'0' H '.7i*'o 0o 0i/ei3o MATERIAL e23/'n4ei/o e- no22o .'C2 CONEXO PROCESSUAL: 0epresenta a li.ao entre os ELEMENTOS DE DUAS OU MAIS A5ES. O)SERVAO: Elementos da ao: partes, pedido e causa de pedir

5"5. 2rt. ENH. 0eputam:se cone-as duas ou mais a?es, quando lCes $or comum o o%jeto ou a causa de pedir.

O%jeto ' pedidoQ causa de pedir ' $atos e $undamentos jurdicos do pedido

2 cone-o processual EST# RELACIONADA < REUNIO DE PROCESSOS PARA %UL$AMENTO SIMULT=NEO.

Bun?es da cone-o processual: a) ECONOMIA PROCESSUALQ %) EVITAR DECIS5ES CONTRADIT!RIAS.

18
O)SERVAO: A CONEXO PROCESSUAL ( INDIFERENTE (I 5O*/+DE02D2 2"E*2/ 8! BE*[!E*O +*6E0*O).

APLICAO DO DIREITO ESTRAN$EIRO PELO %UIZ

O PRINCIPAL DISPOSITIVO que versa e-pressamente so%re a aplicao do direito estran.eiro pelo juiz ( O ART. IIJ DO CPC, dotado da se.uinte redao: K2 parte, que ale.ar direito municipal, estadual, estran.eiro ou consuetudin(rio, provar:lCe:( o teor e a vi.>ncia, se assim o determinar o juizL. O)SERVAO: O dispositivo citado prev>, e-pressamente, a aplicao do direito estran.eiro em nosso pas pelo juiz. ASPECTOS IMPORTANTES ESTRAN$EIRO: ENVOLVENDO A APLICAO DO DIREITO

E. De acordo com a posio predominante, O %UIZ DEVE APLICAR O DIREITO ESTRAN$EIRO INDEPENDENTEMENTE DE PROVOCAO (ex officio). G. 0azo para a aplicao ex officio: jura novit curia (o juiz conhece o direito). H. O juiz tam%m pode ser provocado. M. E-emplo de dispositivo que imp?e a aplicao do direito estran.eiro: #+55. 2rt. EN. 2 sucesso por morte ou por aus>ncia o%edece D lei do pas em que era DOMICILIADO o de$unto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situao dos %ensU. O. O%servao: "ode ser determinado que quem ALE$OU o direito estran.eiro demonstre o seu teor (contePdo) e vi.>ncia (que est( em vi.or, isto , que e-iste, v(lido e e$icaz)
7

2spectos a%ran.idos: Ka) a instituio e a su%stituio da pessoa sucessvelQ %) a ordem da vocao Ceredit(ria, se se tratar de sucesso le.timaQ c) a medida dos direitos sucess=rios dos Cerdeiros e le.at(rios, sejam eles nacionais ou estran.eirosQ d) os limites do direito de testarQ e) a e-ist>ncia e proporo da le.tima do Cerdeiro necess(rioQ $) a causa da deserdaoQ .) a colaoQ C) a reduo das disposi?es testament(riasQ i) a partilCa dos %ens do acervo Ceredit(rioQ j) o pa.amento das dvidas do esp=lioL (!aria ;elena Diniz, Lei de introduo ao cdigo civil, p. HEG)

19

STATUS DAS NORMAS APLICADAS E SISTEMA RECURSAL

+mport\ncia: DELIMITAO DO RECURSO CA)&VEL. O)SERVAO: 2 *O0!2 2"#+52D2 "O//8+ /6268/ DE #E+ O0D+*S0+2 O8 DE *O0!2 5O*/6+685+O*2#)

EXEMPLOS: E. 0ecurso especial 2rt. ENO. 5ompete ao /uperior 6ri%unal de Tustia: +++ : jul.ar, em recurso especial, as causas decididas, em Pnica ou Pltima inst\ncia, pelos 6ri%unais 0e.ionais Bederais ou pelos tri%unais dos Estados, do Distrito Bederal e 6errit=rios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei $ederal, ou ne.ar:lCes vi.>nciaQ %) jul.ar v(lido ato de .overno local contestado em $ace de lei $ederalQ c) der a lei $ederal interpretao diver.ente da que lCe Caja atri%udo outro tri%unal. G. 0ecurso e-traordin(rio 2rt. ENG. 5ompete ao /upremo 6ri%unal Bederal, precipuamente, a .uarda da 5onstituio, ca%endo:lCe: +++ : jul.ar, mediante recurso e-traordin(rio, as causas decididas em Pnica ou Pltima inst\ncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta 5onstituioQ %) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei $ederalQ c) jul.ar v(lida lei ou ato de .overno local contestado em $ace desta 5onstituio. d) jul.ar v(lida lei local contestada em $ace de lei $ederal.

/O#834O DO "0O&#E!2? PERMANECE EM A)ERTO

20

COMO DEVE SER FEITA A INTERPRETAO DO DIREITO ESTRAN$EIROE

O "UE ( INTERPRETAR) 0. Esta%elecer o sentido e o alcance da lei ASPECTOS IMPORTANT&SSIMOS RELACIONADOS < INTERPRETAO: E. I essencial para a aplicao do direito estran.eiro G. 2 interpretao deve ser compatvel com o sistema jurdico estran.eiro
O&/.: K... a doutrina e a jurisprud>ncia so tranq]ilas em a$irmar que o juiz deve aplicar o direito de acordo com as re.ras que o pr=prio juiz estran.eiro o%servaria em con$ormidade com o ordenamento jurdico vi.ente em seu pasL (&E26 ^2#6E0 0E5;/6E+*E0V)

EXAME DA CONSTITUCIONALIDADE DA LEI ESTRAN$EIRA

;ip=tese discutida: CONTROLE DIFUSO. O controle A)RAN$E LEIS E ATOS NORMATIVOS.

VERIFICAO DO CONTE>DO DO DIREITO ESTRAN$EIRO

FONTES: a) literatura disponvelQ %) internetQ c) institutos especializadosQ


8

Direito internacional privado: teoria e pr(tica. EE. ed. rev. e atual. /o "aulo: /araiva, GNNV.

21
d) reparti?es diplom(ticasQ e) c=pia aut>ntica de pu%licao o$icial do te-to le.al.

Anda mungkin juga menyukai