Anda di halaman 1dari 4

Mecanismos genticos bsicos

Transcrio A transcrio o processo de formao de uma molcula de RNA a partir de uma molcula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrio, as fitas que foram separadas voltam a se unir. A transcrio um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas pores da fita de DNA molde copiada. Isso muito importante, pois o primeiro passo da regulao de um gene. O processo iniciado quando a polimerase do DNA se liga a uma das extremidades do DNA. Essa extremidade muito especfica, possuindo uma sequencia especial de bases, e chamada de promotor. Neste local, existe um stio de iniciao, com a primeira base a ter transcrita. A polimerase do RNA segue pela extenso da cadeia, transcrevendo o DNA em RNA at encontrar a sequencia de terminalizao, que contm bases especficas que determinam o fim da transcrio. Etapas da transcrio 1 Reconhecimento da fita molde de DNA O DNA e as polimerases do RNA (enzimas catalizadoras da reao) esto livres na clula e podem se encontrar ao acaso, porm a transcrio s tem incio quando a enzima encontra e liga-se fortemente ao stio promotor. Quando isso acontece, a dupla-hlice desenrolada e as fitas so separadas. 2 Incio da transcrio A polimerase ligada regio promotora inicia o processo de transcrio, adicionando os primeiro nove nucleotdeos da sequencia de RNA. Essa fase chamada de fase de iniciao. 3 Elongao Aps a produo de aproximadamente nove nucleotdeos, a polimerase do RNA passa a se deslocar pela molcula de DNA, desenrolando sua hlice e produzindo uma molcula de RNA, cada vez mais alongada. O DNA j transcrito volta a ser enrolado, quase que imediatamente, recompondo a sua dupla-hlice. Esse processo chamado de fase de elongao. A fita de RNA produzida simples e livre. Cerca de 40 nucleotdeos podem ser produzidos por segundo, a uma temperatura de 37C em bactrias. 4 Trmino Quando a polimerase do RNA encontra a sequencia de terminalizao, o RNA para de ser transcrito. A partir desse momento, nenhuma outra base nitrogenada incorporada ao RNA. Neste momento, a bolha de transcrio se desprende, liberando uma molcula de RNA e imediatamente a molcula de DNA se enrola completamente. A sequncia de DNA que contm os genes sinalizadores do trmino chamada de regio terminalizadora.

Traduo
A traduo o processo de sntese ou fabricao de protenas (construo da cadeia de aminocidos). Para a fabricao das protenas necessrio que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na

molcula de mRNA(RNA mensageiro) para uma cadeia de aminocidos. A decodificao est baseada em trincas de nucleotdeos, chamadas cdons, que so usados para especificar o aminocido. A correspondncia entre uma trinca de nucleotdeos e um aminocido chamada de cdigo gentico. Combinando os 4 nucleotdeos em triplas obtm-se 64 combinaes. Embora esse nmero seja superior aos 20 aminocidos existentes, mais do que um cdon pode representar um mesmo aminocido. Dentre os cdons possveis, 3 no especificam aminocidos, e referem-se a sinais de terminao da sntese de um cadeia de aminocidos. Esses cdons so chamados de cdons de parada. O cdigo gentico estabelece tambm um cdon de incio, pelo qual comea o processo de traduo do mRNA. Na maioria das protenas o cdon de incio especifica o aminocido metionina, que tambm est presente no interior das cadeias. Sumariamente, o processo de traduo realizado da seguinte maneira: ao combinar-se com os ribossomos, o mRNA tem sua seqncia de cdons lida, e para cada cdon o respectivo tRNA atrado at os ribossomos, e pela complementariedade de bases feita a ligao entre o cdon (do mRNA) e o anticdon (do tRNA), liberando o aminocido carregado pelo tRNA que ento ligado cadeia crescente do polipeptideo. Molculas de tRNA ou RNA transportador (=transfer RNA) agem como adaptadores entre a seqncia codificante dos nucleotdeos do mRNA e o aminocido que codificado. Uma ponta dessa molcula carrega o aminocido e outra ponta consiste de uma seqncia de trs nucleotdeos conhecida como anticdon. A sntese da protena encerrada quando os ribossomos encontram um cdon de parada no mRNA.

Replicao
Baseado no modelo de dupla hlice proposto por Watson e Crick, em 1953, de que resulta a ideia de emparelhamento das bases do DNA (complementaridade das bases) avanada a hiptese de que o DNA tem a capacidade de se autoduplicar. Este processo sabe-se hoje ser semiconservativo hiptese semiconservativa isto , cada uma das novas molcula de DNA resultantes de replicao constituda por uma cadeia proveniente da molcula original de DNA que serviu de molde e por uma cadeia complementar anti-paralela sintetizada de novo. Mas como se processa a replicao do DNA? Cada cadeia de DNA parental servir de molde formao de uma nova cadeia complementar utilizando os nucleotdeos livres no nucleoplasma de cada clula. O resultado final so duas novas molculas de DNA de cadeia dupla idnticas entre si, com uma cadeia original e outra complementar recm-sintetizada.O processo de replicao d-se de forma bidirecional, isto , para ambos os lados da origem, sendo as duas cadeias de DNA sintetizadas em simultneo. As cadeias complementares so sintetizadas em direo antiparalela da cadeia molde, no sentido 5 3 e de forma semi-descontnua, as cadeias filhas no se formam da mesma maneira: uma cresce de modo contnuo, a cadeia lder (do ingls leading strand) que complementar cadeia 3 5, e a outra cresce pela adio de fragmentos, a cadeia atrasada (do ingls lagging strand), que complementar cadeia 5 3. O processo de replicao envolve a participao de vrias enzimas, que possibilitam o desenrolar da dupla hlice da molcula de DNA, a separao das suas cadeias e a construo das novas cadeias. Entre elas podemos destacar as polimerases do DNA e as ligases do DNA. As polimerases do DNA so enzimas responsveis:

- pela formao de ligaes por pontes de hidrognio entre as bases complementares (A com T e G com C), - pela ligao do acar de um nucleotdeo com o fosfato do nucleotdeo seguinte extremidade 3 da pentose, - pela correo de erros na sequncia nucleotdica. As ligases do DNA so responsveis por: - ligar os vrios fragmentos fragmentos de Okazaki, que se formam de modo descontnuo na cadeia filha complementar cadeia parental 5 - 3. O mecanismo de replicao, embora comum a todos os organismos, sejam eles eucariotas ou procariotas, apresenta grandes diferenas no processo. Nos procariotas, a replicao inicia-se num nico ponto da cadeia polinucleotdica e prossegue at terminar, porque nestes organismos apenas existe uma molcula de DNA e o seu comprimento muito menor que o do DNA eucariota.

Diviso celular
A diviso celular o mecanismo que leva as clulas a se multiplicarem dando origem a outras clulas. Durante a diviso celular, dois aspectos importantes acontecem: a. diviso do ncleo (cariotomia ou cariocinese) b. diviso do citoplasma (citocinese ou citodierese) E o processo pode ser resumido em duas grandes etapas: Mitose A mitose um tipo de diviso celular essencial para continuarmos a nos desenvolver, a crescer e a repor clulas perdidas. A mitose se inicia com uma clula diplide (2n), ou seja, com o nmero total de cromossomos da espcie (no caso dos humanos, 46). Em seguida, h um perodo de grande atividade metablica, denominado interfase, em que ocorre a duplicao do material gentico. S depois comea a diviso propriamente dita. Fases da mitose 1. Prfase: a cromatina (material gentico) inicia sua espiralizao, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromtides-irms). Os centrolos (ausentes nas clulas vegetais) se posicionam em plos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. H o desaparecimento do nuclolo, e, por fim, ocorre o rompimento da carioteca (membrana nuclear). 2. Metfase: os cromossomos atingem a espiralizao mxima e encontram-se na regio central da clula (plano metafsico), presos s fibras do fuso. 3. Anfase: as cromtides-irms migram para os plos opostos das clulas devido ao encurtamento das fibras do fuso. 4. Telfase: termina a diviso do ncleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nuclolos reaparecem. Por fim, formam-se duas clulas, filhas idnticas clulame (que originou todo o processo).

Meiose um processo de diviso reducional no qual uma clula diplide (2n) origina 4 clulas haplides (n). Ocorre com a finalidade especfica de produzir clulas sexuais ou gametas (espermatozide e vulo). No caso dos seres humanos, a meiose garante que, durante a fecundao, se forme um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da me. Tambm dividida em etapas. A diviso dupla. Na primeira diviso, ocorrem a prfase I, metfase I, anfase I e telfase I. Na segunda, a prfase II, metfase II, anfase IIe telfase II. Antes do incio da meiose h, assim como na mitose, um perodo de duplicao do material gentico chamado de interfase. Etapas da meiose 1. Prfase I: a cromatina se espiraliza, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromtides-irms). Os centrolos, quando presentes, se posicionam em plos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. H o desaparecimento do nuclolo, e o rompimento da carioteca. Esta etapa pode ser dividida em 5 subfases: leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese. Durante esta fase pode ocorrer o "crossing-over" (mistura do material gentico), com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Este mecanismo favorece a variabilidade gentica. 2. Metfase I: os cromossomos homlogos atingem a espiralizao mxima e migram, presos s fibras do fuso, posicionando-se no plano metafsico da clula. 3. Anfase I: os cromossomos homlogos migram para os plos opostos das clulas devido ao encurtamento das fibras do fuso. 4. Telfase I: trmino da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nuclolo reaparecem. 5. Prfase II: os cromossomos voltam a se espiralizar, os centrolos (quando presentes) se posicionam em plos opostos e surgem as fibras do fuso. Os nuclolos desaparecem e a carioteca se rompe. 6. Metfase II: Os cromossomos homlogos migram, presos s fibras do fuso, posicionando-se no plano metafsico da clula. 7. Anfase II: as cromtide irms dos cromossomos homlogos migram para plos opostos das clulas devido ao encurtamento das fibras do fuso. 8. Telfase II: trmino da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nuclolo reaparecem. Formam-se 4 clulas haplides (n) originadas da clula me diplide (2n).

Anda mungkin juga menyukai