Anda di halaman 1dari 7

Resumo do LINUX

1 - Histria do Linux Origem no UNIX que foi desenvolvido nos anos 70. O UNIX muito utilizado hoje no ambiente corporativo, educacional e agora no ambiente desktop. Linux uma cpia do Unix feito por Linus Torvalds, junto com um grupo de hackers pela Internet. Pretende-se que ele siga conforme com o padro POSIX, padro usado pelas estaes UNIX. Linus Torvalds que na poca era um estudante de cincia da computao na Finlndia criou um clone do sistema Minix (sistema operacional desenvolvido por Andrew Tannenbaun que era semelhante ao UNIX) que o chamou de Linux. Hoje ele ainda detm o controle do Kernel do sistema. Em maro de 1992 surge a verso 1.0 do Linus. Estima-se que sua base de usurios se situe hoje em torno de 10 milhes. Ele ainda no se enquadra como sendo um sistema operacional UNIX. Ele inclui proteo entre processos (crash protection), carregamento por demanda, redes TCP/IP, alm de nomes de arquivos com at 255 caracteres, multi-tarefa real, suporte a UNICODE, shared libraries, memria virtual, 2 Multiplataforma: O Linux roda em diversos tipos de computadores, sejam eles RISC ou CISC. Multitarefa: Permite que diversos programas rodem ao mesmo tempo, ou seja, voc pode estar imprimindo uma carta para sua vov enquanto trabalha na planilha de vendas, por exemplo. Sem contar os inmeros servios disponibilizados pelo Sistema que esto rodando em background e voc provavelmente nem sabe. Multiprocessador: Permite o uso de mais de um processador. J discutida, h muitos anos, a capacidade do Linux de poder reconhecer mais de um processador e inclusive trabalhar com SMP, clusters de mquinas, na qual uma mquina central controla os processadores das outras para formar uma s mquina. Protocolos: Pode trabalhar com diversos protocolos de rede (incluindo o TCP/IP que nativo Unix). Sistemas de arquivos: uma forma de armazenamento de arquivos em estruturas (na maneira hierrquica) de diretrios. Assim, o usurio no precisa necessita conhecer detalhes tcnicos do meio de armazenamento. Ele apenas precisa necessita conhecer a estrutura (rvore) de diretrios para poder navegar dentro dela e acessar suas informaes. Suporta diversos sistemas de arquivos, incluindo o HPFS, DOS, CD-ROM, Netware, Xenix, Minix, etc

etc.

- Linux como sistema operacional

Linux se refere ao Kernel O conjunto de aplicativos que so executados no Kernel se chama distribuio. A funo do Kernel (ncleo do sistema operacional) ser a interface entre o Hardware e os sistemas de gerenciamento de tarefas e aplicativos. O Kernel do Linux mais leve que o de outros sistemas operacionais para servidores. So 12 milhes de linhas de cdigo, enquanto outras verses do Unix tm 30 milhes e o Windows NT, 50 milhes. Isso significa que o Linux trs vezes mais rpido que outros Unix e at cinco vezes mais rpido que o Windows NT.

4 - Linux como software gratuito Uma forma de combater as prticas monopolistas da Microsoft. Existem rumores que a Microsoft ir alterar os termos de licenciamento de seus produtos. Na nova verso, o software no ser mais adquirido, e, sim, licenciado em bases anuais, exigindo pagamento de uma nova licena para uso continuado. Isso poder provocar a marginalizao das populaes ou pases que no tenham os recursos necessrios para investimentos nesta rea. O criador do movimento pelo software aberto e livre foi Richard Stallman. Em determinada ocasio, ele precisou corrigir o driver de uma impressora que no estava funcionando. Solicitou ento, ao fabricante do driver o cdigo fonte do programa para que pudesse realizar as correes necessrias. Para sua surpresa, o pedido foi negado. Da ele iniciou ento um esforo gigantesco para conceder verses abertas para todas as categorias de software existentes, comercializadas sem acesso ao cdigo fonte. Richard Stallman fundou a FSF Free Software Foundation. A FSF criou os

- Principais caractersticas comentadas no Linux

Multiusurio: Permite que vrios usurios possam rodar o sistema operacional, e no possui restries quanto licena. Permite vrios usurios simultneos, utilizando integralmente os recursos de multitarefa. A vantagem disso que o Linux pode ser distribudo como um servidor de aplicativos. Usurios podem acessar um servidor Linux atravs da rede local e executar aplicativos no prprio servidor.

aplicativos utilizados por todos os sistemas semelhantes ao Unix, como Linux e FreeBSD, hoje to populares. Para evitar que algum obtivesse o programa com o seu cdigo fonte, fizesse alteraes e se declarasse como dono do produto, ele estabeleceu a forma sob a qual esses programas poderiam ser distribudos. O documento especifica que o programa pode ser usado e modificado por quem quer que seja, desde que as modificaes efetuadas sejam tambm disponibilizadas em cdigo fonte. Esse documento chama-se GNU (General Public License). O Kernel do Linux tambm distribudo sob a GNU (General Public License). O Kernel do Linux, associado a esses programas, tornou possvel a milhes de pessoas o acesso a um excelente ambiente computacional de trabalho e que melhora a cada dia. O Linux, na pessoa de seu criador e coordenador, soube melhor aglutinar o imenso potencial de colaboradores da Internet em torno de seu projeto. Contribuies so aceitas, testadas e incorporadas ao sistema operacional e uma velocidade nunca vista. 4 - O que uma distribuio

S.u.S.E Linux uma conhecida distribuio de Linux, disponvel principalmente na Europa e oferecida nas verses em ingls e alemo. Debian / GNU No possui uma organizao comercial patrocinadora. produzida por uma equipe de voluntrios. Utiliza seu prprio sistema de gerenciamento de pacotes. 5 - O que um comando Linux?

No MS-DOS os comandos no poderiam ser criados pelos usurios, ou sejam, eram limitados e geralmente estticos. No mundo Unix e por extenso, no Linux, o conceito diferente. Um comando qualquer arquivo executvel. 5.1 - Su usado geralmente para alternar entre diferentes usurios dentro de um terminal virtual. Exemplo de comando: $ su user2 (ser solicitada a senha do user2). Quando acabarmos de trabalhar basta usar o comando exit para voltar ao usurio anterior.

Ao "kernel" freqentemente acrescentado uma srie de aplicaes, formando um sistema ou distribuio Linux. Distribuio nada mais que um pacote do kernel do sistema operacional mais os programas que o acompanham. Este pacote, incluindo as ferramentas necessrias para sua instalao, chamado de distribuio. Uma distribuio atende a uma determinada necessidade. As distribuies podem ser produzidas em diferentes verses do Kernel, podem incluir diferentes conjuntos de aplicativos, utilitrios, ferramentas e mdulos de driver, e podem oferecer diferentes programas de instalao e atualizao para facilitar o gerenciamento do sistema. 4.1 - As principais distribuies Red Hat Famoso por suas ferramentas de instalao e atualizao do sistema operacional e por seu sistema bem projetado de instalao, desinstalao e controle de pacotes de aplicativos de software. Slackware Era a distribuio mais popular. No vem com RPM. Ganha em performance, mas peca na interatividade. Usado mais para servidores de rede. Caldera OpenLink O OpenLink 1.3 inclui o K Desktop Environment, uma licena nocomercial do StarOffice for Linux, Suporte Netware, uma licena do DR-DOS para compatibilidade DOS.

5.2 - Pwd, Cd Esses comandos fornecem as ferramentas bsicas de que voc precisa para trabalhar com diretrios e arquivos. O comando Pwd informa em qual diretrio est atualmente. O comando Cd muda seu diretrio atual para qualquer diretrio acessvel no sistema.

5.3 - ls O comando ls usado para ver o contedo do diretrio corrente.

5.4 - mkdir Cria usado para a criao de novos diretrios. Sintaxe : mkdir (diretrio 1) (diretrio 2) ...(diretrio n) onde (diretrio 1) at (diretrio n) so os diretrios a serem criados.

5.5 - Find O comando Find pode ser usado para pesquisar arquivos pelo nome, data de criao ou modificao, proprietrio, tamanho do arquivo e at o tipo do arquivo. A sua estrutura bsica : $ find [diretrio inicial] [parmetros] [aes]

Diretrio inicial especifica onde a pesquisa vai iniciar. Os parmetros representam o lugar em que voc especifica os critrios de busca. A seo referente s aes indica a ao que ser executada nos arquivos encontrados.

5.9 - zip Programa de compactao de arquivos. O zip um comando de compresso e empacotamento de arquivos. Ele anlogo combinao dos comandos tar e compress e compatvel com o pkzip e winzip das plataformas DOS/Windows. 6 - Processadores de textos sob Linux 6.1 - PICO O editor de textos pico de domnio pblico. Foi elaborado para ser simples, amigvel ao usurio, com layout similar ao programa de correio eletrnico PINE. Os comandos de edio e de movimentao de cursor (alm das teclas de setas) so obtidos no pico atravs da digitao de seqncias " tecla control + letra " . A designao "^" utilizado para indicar a tecla control, de forma que a seqncia control q, por exemplo, representada por " ^Q " , indicando que as teclas control e q devem ser pressionadas simultaneamente. Utilizamos como conveno o carter " % " para indicar o prompt da sua mquina.

5.6 - Tar O programa tar era usado originalmente para criar backups de sistema em fitas. A criao de um arquivo tar fcil: $ tar cvf tar-nomearquivo lista-arquivo Esse comando criar um novo arquivo, especificado pelo nome de arquivo tar-nomearquivo (geralmente tem extenso .tar), e depois armazenar todos os arquivos da lista nesse arquivo. 5.6 - Gzip Embora o comando tar seja til para o armazenamento de arquivos, ele no realiza qualquer compactao nos exemplos anteriores. No Linux, a compactao obtida com o comando gzip. Ao contrrio dos arquivos ZIP do Windows, que compacta muitos arquivos em um nico arquivo compactado, o comando gzip compacta apenas arquivos individuais, sem compact-lo em um arquivo. Por exemplo, se temos um arquivo particularmente grande, chamado test.pdf , que no usaremos por algum tempo e queremos compact-lo para economizar espao em disco, usamos o comando gzip: $ gzip test.pdf Isso compactar o arquivo e incluir a extenso . gz no final do nome de arquivo, mudando o nome para test.pdf.gz.

7 - PINE PINE e' um sistema interativo de correio eletrnico de domnio pblico. O sistema tem um mini-menu que facilita o envio, o recebimento e o arquivamento de mensagens eletrnicas, mesmo para novos usurios. O Pine funciona tambm como leitor das conferncias "Usenet News". Apesar de ter sido originalmente orientado para novos usurios, o Pine desenvolveu vrios recursos avanados. Entre em contato com o administrador do seu sistema local para orientar a configurao do seu Pine.

5.7 - rm Este comando utilizado para apagar arquivos. importante lembrar que quando os arquivos so apagados, no sistema Unix, impossvel recuper-los. Sintaxe: rm (arquivo 1) (arquivo 2) ... (arquivo n) onde (arquivo 1) at (arquivo n) so os arquivos a serem apagados.

8 - Entendendo o Shell O Shell (concha) como o prprio nome indica serve de ponto de contato entre o utilizador e o sistema. o ambiente de linha de comandos um interpretador de comandos semelhante ao prompt do DOS. Ao contrrio do prompt do DOS que um ambiente fixo com flexibilidade limitada, os shells do Unix so pequenos programas aplicativos, executados como processos quando voc se conecta, que fornece uma variedade de caractersticas de interface de linha de comandos e recursos de acordo com diferentes usurios e aplicativos. De um lado temos o utilizador que no entende o funcionamento e a

5.8 - du Exibe o espao ocupado de um diretrio e de todos os seus subdiretrios, em blocos de 512 bytes; isto , unidades de 512 bytes ou caracteres. "du" mostra a utilizao do disco em cada subdiretrio.

complexidade inerente ao corao do sistema operativo (kernel) , e que no consegue estabelecer qualquer tipo de comunicao diretamente com este. Do outro, temos o sistema operativo que no, entende a linguagem humana, e que se gere por um conjunto de regras e definies complexas. Entre os dois existe o shell. As principais funes de uma shell so: Interpretao de comandos : quer em modo interativo, quer como interpretador de shell script. Controle de processos : Gesto de "jobs". Mecanismo de memorizao de comandos: Guarda os ltimos comandos dados pelo utilizador. Correo de Erros: Correo ortogrfica de erros. Completa/Lista comandos/ficheiros: Com a tecla TAB permite "adivinhar" a partir da letra inicial os possveis comandos/ ficheiros (timo quando surgem os diretrios com nome extensos, tpicas em Unix) 9 - Checando a consistncia de sistema de arquivos O que acontece quando o Sistema de arquivos est com problemas? Toda vez que o Linux iniciado, um programa chamado fsck iniciado tambm. Esse programa analisa e conserta qualquer problema no seu sistema de arquivos. Por esse motivo, os usurios Linux no tem com que se preocupar (aqui no ocorre fragmentao de arquivos como no DOS). Somente em casos mais srios, como falhas de hardware ou interrupes bruscas, pode haver danos. Nesses casos, o fsck pra na inicializao e pede interveno do administrador. Esse programa pode verificar mltiplos sistemas de arquivos usando paralelismo. Durante a inicializao, esse programa verifica todos os sistemas de arquivos, Caso ocorra um erro, o usurio administrador recebe um prompt, entra no sistema e digita fsck com algumas opes, geralmente a, que realiza reparos automaticamente. Lembre-se que realizar reparos em sistemas de arquivos montados pode causar problemas. Onde est o backup? 10 - inicializao do sistema As mensagens de inicializao so salvas no arquivo de log de sistema /var/log/messages. O que acontece durante a inicializao Existem dois inicializao: estgios no processo de

1.

2.

Inicializao do kernel. Durante essa fase, o Kernel carregado na memria e imprime mensagens medida que inicializa cada driver de dispositivo. Execuo do programa init. Esse programa manipula a ativao de todos os programas, incluindo daemons 1 de sistema essenciais e outro software especificado para ser carregado no momento da inicializao.

Detalhes importantes Extenso de arquivos A extenso serve par a identificar o tipo do arquivo. A extenso so as letras aps um "." no nome de um arquivo, explicando melhor: relatorio.txt - O .txt indica que o contedo um arquivo texto. script. sh - Arquivo de Script (interpretado por /bin/sh). syst em.log - Registro de algum programa no sistema. Arquivo.tar - Arquivo compactado pelo utilitrio tar. arquivo.gz - Arquivo compactado pelo utilitrio gzip. index.html - Pgina de Internet (formato Hypertexto). Arquivo.c Scripts em C que so compilados com os compiladores CC ou GCC. Arquirvo.rpm arquivos de programas utilizados pelo interpretador RPM. Editores de Texto vi Modo Texto - (existem algumas verses adaptadas para o modo grfico). um dos editores padres dos sistemas Linux e sua interface complexa e possui muitas funes (usurios Linux avanados adoram a quantidade de funes deste programa). Recomendo que aprenda o bsico sobre ele, pois sempre estar disponvel caso ocorra algum problema no sistema. Par a sair do editor vi sem salvar pressione ESC e digite :q!. Par a sair do editor e salvar pressione ESC e digite :wq. elvis Modo Texto - possui boa interface de comunicao com o usurio, supor t e a HTML e Metacaracteres. ae

Daemons - So processos servidores, inicialmente inicializados durante o boot, que rodam continuamente enquanto o sistema estiver ativo, esperando, em background, at que um processo requisite seus servios. Por exemplo, network daemons em estado idle at que
1

um processo requisite servios de rede.

Modo Texto - um dos editores padres dos sistemas Linux (encontrado nas distribuies Debian e baseadas). Sua interface mais fcil que o vi. Tambm recomendo que aprenda o bsico sobre ele, pois requerido para a manuteno do sistema. Par a sair do ae sem salvar pressione CTRL+Q, par a salvar o t ext o pressione CTRL+X e CTRL+W (aps isto se quiser sair do editor, pressione CTRL+Q). jed Modo Texto - Recomendvel par a aqueles que esto acostumados com o EDI T do DOS e gostam de menus suspensos. Sua interface de fcil operao. O jed possui recursos poderosos par a programadores de C e outras linguagens que f az auto tabulao, auto- identificao e delimitao de blocos de cdigo atravs de cores. mcedit Modo Texto - Muito fcil de utilizar e possui interface em Portugus do Brasil, em geral no requer um tutorial par a aprendizado. Este programa faz parte do pacote Midnight Commander (conhecido tambm como mc). Voc utiliza as teclas de funo (F1 a F10) par a salvar o texto, procurar palavras no texto, pedir ajuda, sair , etc. Ele possui recursos para colorir blocos de cdigo (testado com arquivos HTML e SGML). joe Modo Texto - um editor muito verstil e voc pode escolher inclusive sua interface. gedit Modo Grfico - editor do Gnome, sua interface de comunicao tima e recomendado par a aqueles que gostam de trabalhar com muitos arquivos abertos, copiar e colar , etc. Possui muitos recursos de operao de arquivo, tabulaes, browser, diffde documentos, etc. gxedit Modo Grfico - Editor no estilo do gedit , sua interface de comunicao com o usurio tima, possui suporte a e-mail, mede o nmero de DOS/Windows ----------Linux

toques por minuto do usurio (digitao), suporte a tags HTML, udio, rede, correo ortogrfica, etc. 11 - Usando a sintaxe de comandos DOS no Linux Voc pode usar os comandos do pacote mtools para simular os comandos usados pelo DOS no Linux, a diferena bsica que eles tero a letra m no inicio do nome. Os seguintes comandos so suportados: mattrib - Ajusta modifica atributos de arquivos mcat - Mostra os dados da unidade de disquete em format o RAW mcd - Entra em diretrios mcopy - Copia arquivos/ diretrios mdel - Exclui arquivos mdeltree - Exclui arquivos, diretrios e subdiretrios mdir - Lista arquivos e diretrios mdu - Mostra o espao ocupado pelo diretrio do DOS mformat - Formatador de discos minfo - Mostra detalhes sobre a unidade de disquetes mlabel - Cr ia um volume par a unidades DOS mmd - Cr ia diretrios mmount - Monta discos DOS mmove - Move ou renomeia arquivos/ subdiretrios mpartition - Particiona um disco par a ser usado no DOS mrd - Remove um diretrio mren - Renomeia arquivos mtype - Visualiza o contedo de arquivos (equivalente ao cat) mtoolstest - Exibe a configurao atual do mtools 33 mshowfat - Mostra a FAT da unidade mbadblocks - Procura por setores defeituosos na unidade mzip - Altera modo de proteo e ejeta discos em unidades J az/ ZI P mkmanifest - Cr ia um shell script par a restaurar nomes extensos usados no UNI X mcheck - Verifica arquivos na unidade Diferenas O Star Office possui todos os recursos do Word alm de ter a interface grfica igual, menus e teclas de atalho idnticas ao Word, o que facilita a migrao. Tambm trabalha com arquivos no formato Word97/2000 e no vulnervel a virus de macro. distribudo gratuitamente e no requer pagamento de licena podendo ser instalado em quantos computadores voc quiser (tanto domsticos como de empresas) Mesmos pontos do acima e tambm abre arquivos Excel97/2000.

MS Word

Star Office, O Star Office

MS Excel

Star Office

MS PowerPoint MS Access MS Outlook MS Internet Explorer

Star Office SQL, Oracle, etc Pine, Mutt, etc Netscape, Arena, Os Mozilla, lynx.

Mesmos pontos do acima. Existem diversas ferramentas de conceito para bancos de dados corporativos no Linux. Todos produtos compatveis com outras plataformas Centenas de programas de E-Mail tanto em modo texto como em modo grfico. Instale, avalie e escolha. Os trs primeiros para modo grfico e o lynx opera em modo texto. Muito prtico e fcil de operar. Possibilita a mudana completa da aparncia do programa atravs de Skins. A organizao dos menus deste programa outro ponto de destaque. Fcil de usar, possui muitos scripts que permitem a criao rpida e fcil de qualquer tipo de efeito profissional pelo usurio mais leigo. Acompanha centenas de efeitos especiais e um belo manual em html com muitas fotos (uns 20MB no total)que mostra o que possvel se fazer com ele. Corel Photo-Paint para Linux. Possui todos os recursos do programa para Windows alm de filtros que permite acrescentar efeitos digitais da msica (em tempo real), eco, etc. Programas para execuo de xwave, arquivos de msica e vdeos multimdia. Existem outras alternativas, a escolha depende de seu gosto e da sofisticao do programa. Pouca diferena. O cron da mais liberdade na programao de tarefas a serem executadas pelo Linux. Sem diferenas. O talk e o ytalk permite a conversa de dois usurios no s atravs de uma rede local, mas de qualquer parte do planeta, pois usa o protocolo tcp/ip para comunicao. Muito til e fcil de usar. Clientes IRC para Linux Sem comentrios, o apache o servidor WEB mais usado no mundo (algo em torno de 75% das empresas), muito rpido e flexvel de se configurar. S o sendmail tem uma base qmail instalada de mais de 70% no mundo. o Smail o mais rpido e o qmail o mais seguro. Todos (especialmente o sendmail) tem como caracterstica a flexibilidade de configurao. A migrao de um servidor proxy ip masquerade, para Linux requer o uso de nat, diald, vrios programas separados para smail, que se tenha um resultado profissional. Isto pode parecer incomodo no comeo,

ICQ

LICQ

Photo Shop

The Gimp

Corel Photo Paint winamp

Corel Photo Paint xmms

media player

xanim, xplaymidi xwave,

Agente de Sistema

cron

Mixer Bate-Papo

aumix, cam talk, ytalk

MIRC Frontpage Server

Bitchx, xchat apache

Exchange, NT Mail

sendmail, smail qmail

Wingate, MS Proxy

squid, apache, smail,

mas voc logo perceber que a diviso de servios entre programas mais produtivo. Quando desejar substituir um deles, o funcionamento dos outros no sero afetados. No vou entrar em detalhes sobre os programas citados ao lado, mas o squid um servidor proxy Web (HTTP e HTTPS) completo e tambm apresenta um excelente servio FTP. Possui outros mdulos como dns, ping, restries de acesso, limites de tamanho de arquivos, cache, etc. MS Frontpage Netscape Composer e muitas outras ferramentas para a gerao de contedo por exemplo, sado na gerao WEB (como zope, do site da distribuio Debian php3, php4, wdm, (http://www.debian.org) em 27 htdig) Sem equivalente Sem comentrios... todas so e muitas outras ferramentas para a gerao ferramentas para de grandes Web Sites. O wdm, gerao de contedo por exemplo, usado na gerao WEB (como zope, do site da distribuio Debian php3, php4, wdm, (http://www.debian.org) em htdig) idiomas diferentes.

MS Winsock

O Linux tem suporte nativo a tcp/ip desde o comeo de sua existncia e no precisa de nenhuma camada de comunicao entre ele e a Internet. A performance aproximadamente 10% maior em conexes Internet via fax-modem. No existem vrus no Linux F-PROT, CPAV. devido as restries ao usurio durante a execuo de programas.

ViruScan, TBAV, FPROT, CPAV

Anda mungkin juga menyukai