Anda di halaman 1dari 60

PROJETO DE LEI N _________/ 2014 (Do Sr.

Jean Wyllys)

Regula a produo, a industrializao e a comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, dispe sobre o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas, cria o Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas, altera as leis 11.343, de 23 de agosto de 2006, 8.072, de 25 de julho de 1990, e 9.294, de 15 de julho de 1999 e d outras providncias.

SISTEMA NACIONAL DE POLTICAS PBLICAS SOBRE DROGAS

O Congresso Nacional decreta:

PARTE I REGULAO DA PRODUO E COMERCIALIZAO DE CANNABIS

Artigo 1 - Autoriza-se, nas condies estabelecidas pela presente lei, a produo e comrcio de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, em todo o territrio nacional, e estabelece-se a obrigatoriedade do registro, da padronizao, da classificao, da inspeo e da fiscalizao de tais atividades. 1 A Cannabis, derivados e produtos de Cannabis passam a ser considerados drogas lcitas, deixam de integrar a lista de substncias e medicamentos sujeitos a controle especial da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria e passam a ser regidos por esta lei.

2 A inspeo e a fiscalizao de que trata esta lei incidiro sobre:

I - Inspeo:

a)

equipamentos e instalaes, sob os aspectos higinicos, sanitrios e tcnicos;

b)

embalagens, Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, sob os aspectos

higinicos, sanitrios e qualitativos;

II - Fiscalizao;

a)

estabelecimentos que se dediquem ao cultivo de Cannabis e industrializao dos

derivados e produtos de Cannabis objeto desta lei;

b)

portos, aeroportos e postos de fronteiras;

c)

transporte, armazenagem, depsito, cooperativa e casa atacadista; e

d)

quaisquer outros locais previstos na regulamentao desta lei.

Artigo 2 - A Cannabis toda a parte da planta do gnero Cannabis, em crescimento ou no, as sementes da mesma, a resina extrada de qualquer parte da planta, e todo o composto, manufatura, sal, derivados, mistura ou preparao da planta, suas sementes, ou sua resina, incluindo concentrado de Cannabis. 1 Cannabis no inclui o cnhamo industrial, nem sua fibra produzida a partir do caule, leo ou bolo feito a partir das sementes da planta, sementes esterilizadas da planta incapazes de germinar, ou qualquer outra substncia combinada com Cannabis para preparar administraes tpicas ou orais, comida, bebida, ou outro produto. 2 Cnhamo industrial a planta do gnero Cannabis e qualquer parte dessa planta, em crescimento ou no, com uma concentrao de delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) que no exceda trs dcimos por cento com base no seu peso quando seco.

3 "Derivados de Cannabis" so derivados de Cannabis concentrada, e derivados de Cannabis que contenham Cannabis e outros componentes, que so destinados a uso ou consumo, tais como, mas no limitados a, produtos alimentares, pomadas e tinturas.

4 "Produtos de Cannabis" so quaisquer produtos, equipamentos ou materiais de qualquer tipo que contenham Cannabis, para a ingesto, inalao, ou outro modo de introduo de Cannabis no corpo humano, ou que sejam usados, destinados a uso, ou projetados para uso no plantio, propagao, cultivo, crescimento, colheita, compostagem, fabricao, composio, converso, produo, processamento, preparo, testes, anlise, embalagem, reembalagem, armazenagem, ou vaporizao.

Artigo 3 - O registro, a padronizao, a classificao, e, ainda, a inspeo e a fiscalizao da produo e do comrcio de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, em relao aos seus aspectos tecnolgicos, competem ao Ministrio da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrria.

Artigo 4 - A inspeo e a fiscalizao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, nos seus aspectos bromatolgicos e sanitrios, so da competncia do Ministrio da Sade, por intermdio de seus rgos especficos.

Artigo 5 - Os estabelecimentos que cultivem Cannabis, e industrializem derivados e produtos de Cannabis, ou que os comercializem a granel, s podero faz-lo se obedecerem, em seus equipamentos e instalaes, bem como em seus produtos, aos padres de identidade e qualidade fixados para cada caso.

Pargrafo nico. As sementes de Cannabis de procedncia estrangeira podero ser objeto de importao, comercializao e entregues ao consumo desde que estejam de conformidade com os requisitos de identificao e padres estabelecidos pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento.

Artigo 6 - Derivados e produtos de Cannabis devero conter a matria-prima natural responsvel pelas suas caractersticas organolpticas, obedecendo aos padres de identidade e qualidade previstos em regulamento prprio.
3

Artigo 7 - O plantio, o cultivo e a colheita domsticos de plantas de Cannabis destinadas ao consumo pessoal ou compartilhado no domiclio, de at 06 (seis) plantas de Cannabis maduras e 06 (seis) plantas de Cannabis imaturas, por indivduo, e o produto da colheita da plantao precedente at um mximo de 480 (quatrocentos e oitenta) gramas, ficaro isentos do registro, inspeo e fiscalizao a que se referem os artigos 3 e 4 desta lei.

Artigo 8 - O plantio, o cultivo e a colheita de plantas de Cannabis realizados por clubes de autocultivadores devero ser autorizados pelo Poder Executivo de acordo com a legislao vigente, na forma e condies que estabelea o regulamento.

Pargrafo nico. Os clubes de autocultivadores devero ter um mximo de 45 (quarenta e cinco) scios. Podero plantar um nmero de plantas proporcional ao nmero de scios, o que equivale a um mximo de 540 (quinhentas e quarenta) plantas de Cannabis para clubes de 45 (quarenta e cinco) scios, sendo 270 (duzentas e setenta) plantas maduras e 270 (duzentas e setenta) plantas imaturas, e obter como produto da colheita da plantao um mximo de armazenamento anual proporcional ao nmero de scios, que no poder exceder 21,6 kg anuais, na forma e condies que estabelea o regulamento.

Artigo 9 - A Cannabis, derivados e produtos de Cannabis podero ser industrializados, observadas as disposies desta lei, do seu regulamento e legislao complementar.

1 livre a comercializao, em todo o territrio nacional, de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, observadas as disposies desta lei. 2 Unidade de cultivo de Cannabis" o estabelecimento licenciado para cul tivar, preparar e embalar Cannabis e vender Cannabis no atacado para lojas de venda de Cannabis no varejo, para unidades de fabricao de derivados e produtos de Cannabis e para outras unidades de cultivo de Cannabis, mas no para consumidores finais. 3 Unidade de fabricao de derivados e produtos de Cannabis" o estabelecimento licenciado a adquirir Cannabis a granel; fabricar, preparar e embalar derivados e produtos de Cannabis; e vender Cannabis, derivados e produtos de Cannabis no atacado para outras
4

unidades de fabricao de derivados e produtos de Cannabis ou para lojas de venda de Cannabis no varejo, mas no para consumidores finais.

4 "Unidade de venda de Cannabis no varejo" o estabelecimento licenciado a adquirir Cannabis a granel de unidades de cultivo de Cannabis, e a adquirir derivados e produtos de Cannabis, no atacado, de unidades de fabricao de derivados e produtos de Cannabis, e a vender Cannabis, derivados e produtos de Cannabis para consumidores finais, no varejo.

5 "Unidade de teste de Cannabis" o estabelecimento licenciado para analisar e certificar a segurana e potncia da Cannabis.

6 A rotulagem de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, alm dos dizeres a serem estabelecidos na regulamentao desta lei, dever cumprir os requisitos da legislao referentes sade, segurana e ao direito informao do consumidor, incluindo o nome genrico da sua matria-prima natural, sua classe, quantidade, concentrao e peso por unidade, e os cuidados de conservao, indicando a faixa de temperatura e condies de armazenamento.

7 proibido todo e qualquer processo de manipulao empregado para prensar Cannabis, aumentar, ou produzir artificialmente Cannabis, derivados e produtos de Cannabis.

8 Os produtos resultantes de processo de manipulao vedado no pargrafo anterior sero apreendidos e inutilizados independentemente de outras sanes previstas em lei.

9 A regulamentao desta lei fixar as normas para o transporte de Cannabis destinada industrializao e comercializao.

10 Para os efeitos desta lei, o Poder Executivo definir e delimitar as zonas de cultivo de Cannabis no pas, bem assim regulamentar o plantio de Cannabis e a multiplicao de mudas por unidades de cultivo de Cannabis, levando em considerao critrios de preservao ambiental. O regulamento estabelecer limites mximos de extenso de terra destinada ao cultivo por cada unidade de cultivo de Cannabis e limites mximos de
5

produo para cada unidade de fabricao de derivados e produtos de Cannabis, a fim de evitar a concentrao do mercado, a formao de oligoplios e/ou o estabelecimento de preos abusivos que possam incentivar a manuteno do comrcio ilegal.

11 O rgo indicado no regulamento definir e classificar outros derivados e produtos de Cannabis no previstos nesta lei.

12 O rgo indicado no regulamento elaborar a estatstica da produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, diretamente ou por convnio com entidades pblicas ou privadas.

13 A elaborao e a fiscalizao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis so atribuies especficas de profissionais habilitados.

14 Para efeito e controle dos rgos fiscalizadores, os recipientes de estocagem de Cannabis a granel, nos estabelecimentos previstos nesta lei, sero obrigatoriamente numerados e armazenados com a respectiva identificao.

15 vedada a comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis que contenham na embalagem designaes geogrficas ou indicaes tcnicas que no correspondam verdadeira origem e significado das expresses utilizadas.

16 O rgo indicado no regulamento providenciar a execuo do cadastramento dos estabelecimentos fixados nesta lei, com a maior urgncia possvel, e determinar, ouvido o setor produtivo de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, como as informaes dos produtores sero prestadas a fim de manter o cadastramento atualizado.

Artigo 10 - O Poder Executivo regulamentar o plantio, o cultivo e a colheita de plantas de Cannabis Medicinal, em todo o territrio nacional, sem limitar quaisquer prerrogativas ou direitos de um paciente de Cannabis Medicinal, profissional de ateno primria em sade, ou estabelecimento de cultivo, produo e comrcio, licenciados de acordo com a legislao vigente, na forma e condies que estabelea o regulamento.

1 Dispensrio de Cannabis Medicinal o estabelecimento licenciado por uma agncia do Estado para vender Cannabis Medicinal, derivados e produtos de Cannabis Medicinal, obedecendo aos padres de identidade e qualidade previstos no regulamento.

2 Dispensrios de Cannabis Medicinal, registrados e fiscalizados pelo Ministrio da Sade e suas agncias, faro a dispensao de Cannabis Medicinal a uma pessoa que seja paciente de Cannabis Medicinal, ou a responsvel legal de um paciente de Cannabis Medicinal.

3 A dispensao de Cannabis Medicinal ser feita mediante reteno de receita mdica, e implicar em Autorizao Especial de Porte e Uso de Cannabis Medicinal, derivados e produtos de Cannabis Medicinal, concedida pelo Estado, observadas as disposies desta lei, do seu regulamento e legislao complementar.

4 O Estado poder assumir o controle e a regulao de atividades de plantio, cultivo, colheita, produo, aquisio, armazenamento, comercializao e distribuio de Cannabis Medicinal, derivados e produtos de Cannabis Medicinal, por meio de seus rgos ou entidades, conforme o disposto na presente lei e nos termos e condies estabelecidas na regulamentao.

Artigo 11 - O Poder Executivo fixar, alm de outras providncias, as disposies especficas referentes classificao, padronizao, rotulagem, anlise de produtos, sementes, matrias-primas, inspeo e fiscalizao de equipamentos, instalaes e condies higinico-sanitrias dos estabelecimentos industriais, artesanais e caseiros, assim como a inspeo da produo e a fiscalizao do comrcio de que trata esta lei.

Artigo 12 - So vedados, nas atividades relacionadas ao plantio, cultivo e colheita de plantas de Cannabis:

I - Qualquer manipulao gentica de plantas de Cannabis, a utilizao, a comercializao, o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologias genticas de plantas de Cannabis.

II - A construo, o cultivo, a produo, a manipulao, o transporte, a transferncia, a importao, a exportao, o armazenamento, a pesquisa, a comercializao, o consumo, a liberao no meio ambiente e o descarte de plantas de Cannabis geneticamente modificada e seus derivados.

Artigo 13 - O artigo 1 da lei 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 1 - O uso e a propaganda de produtos fumgenos, derivados ou no do tabaco; de bebidas alcolicas; de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis; de medicamentos e terapias e de defensivos agrcolas esto sujeitos s restries e condies estabelecidas por esta lei, nos termos do 4 do art. 220 da Constituio Federal.

Pargrafo nico. Consideram-se bebidas alcolicas, para efeitos desta lei, as bebidas potveis com teor alcolico superior a treze graus Gay Lussac.

Artigo 14 - O artigo 2 da lei 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 2 - proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumgeno, derivado ou no do tabaco ou de Cannabis, em recinto coletivo fechado, privado ou pblico.

1 Incluem-se nas disposies deste artigo as reparties pblicas, os hospitais e postos de sade, ressalvados os casos de uso medicinal, em que se privilegiar o uso da vaporizao, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.

2 vedado o uso dos produtos mencionados no caput nas aeronaves e demais veculos de transporte coletivo.

3 So vedados a comercializao e o uso de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, bem como de fumgenos de Cannabis, nas caladas das escolas e at 100 m da localizao das mesmas durante o horrio escolar;

4 Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso pblico, destinado permanente utilizao simultnea por vrias pessoas.

Artigo 15 - O artigo 3 da lei 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 3 - vedada, em todo o territrio nacional, por qualquer meio de comunicao, toda a forma de publicidade, promoo ou propaganda comercial de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumgeno, derivado ou no do tabaco; assim como de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, com exceo apenas da exposio dos referidos produtos nos locais de vendas, desde que acompanhada das clusulas de advertncia a que se referem os pargrafos 2, 3 e 4 deste artigo, e da respectiva tabela de preos, que deve incluir o preo mnimo de venda no varejo de cada produto, conforme estabelecido pelo Poder Executivo.

1 A exposio dos produtos referidos neste artigo dever ajustar-se aos seguintes princpios:

I - no sugerir o consumo exagerado ou irresponsvel, nem a induo ao bem-estar ou sade, ou fazer associao a celebraes cvicas ou religiosas;

II - no induzir as pessoas ao consumo, atribuindo aos produtos propriedades calmantes ou estimulantes, que reduzam a fadiga ou a tenso, ou qualquer efeito similar;

III - no associar ideias ou imagens de maior xito na sexualidade das pessoas, insinuando o aumento de virilidade ou feminilidade; IV no associar o uso do produto prtica de atividades esportivas, olmpicas ou no, nem sugerir ou induzir seu consumo em locais ou situaes perigosas, abusivas ou ilegais;
9

V - no empregar imperativos que induzam diretamente ao consumo; VI no incluir a participao de menores de dezoito anos.

2 A exposio dos produtos referidos neste artigo conter advertncia escrita e/ou falada sobre os malefcios do seu uso e/ou do seu consumo abusivo, atravs de frases estabelecidas e assinadas pelo Ministrio da Sade, usadas sequencialmente, de forma simultnea ou rotativa, nesta ltima hiptese devendo variar no mximo a cada cinco meses, inseridas, de forma legvel e ostensivamente destacada, em uma das laterais das embalagens que sejam habitualmente comercializados diretamente ao consumidor.

3 As embalagens dos produtos referidos neste artigo contero a advertncia mencionada no pargrafo anterior, acompanhada de imagens ou figuras que ilustrem o sentido da mensagem.

4 A partir de 1 de janeiro de 2016, alm das clusulas de advertncia mencionadas no 2 deste artigo, nas embalagens de produtos vendidas diretamente ao consumidor tambm dever ser impresso um texto de advertncia adicional ocupando 30% (trinta por cento) da parte inferior de sua face frontal.

Artigo 16 - O artigo 3-A da lei 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 3-A Em relao aos produtos referidos no art. 2 desta lei e qualquer produto ou derivado de Cannabis, so proibidos: I a venda a menores de dezoito anos; II a distribuio de qualquer tipo de amostra ou brinde; III a propaganda por meio eletrnico, inclusive internet;

10

IV a realizao de visita promocional ou distribuio gratuita em estabelecimento de ensino ou local pblico; V o patrocnio de atividade cultural ou esportiva; VI a propaganda fixa ou mvel em estdio, pista, palco ou local similar; VII a propaganda indireta contratada, tambm denominada merchandising, nos programas produzidos no pas aps a publicao desta lei, em qualquer horrio; VIII a comercializao em estabelecimento de ensino, em estabelecimento de sade e em rgos ou entidades da Administrao Pblica; IX a venda por via postal.

Pargrafo nico. A venda de Cannabis no varejo limitada a 40 (quarenta) gramas mensais, por indivduo.

Artigo 17 - O artigo 4-A da lei 9.294, de 15 de julho de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 4-A - Na parte interna dos locais em que se vende bebida alcolica ou Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, dever ser afixada advertncia escrita de forma legvel e ostensiva, conforme o caso, de que crime dirigir sob a influncia de lcool ou de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, punvel com deteno.

Artigo 18 - A infrao s disposies desta lei ser apurada em processo administrativo e acarretar, nos termos previstos em regulamento, a aplicao das seguintes sanes: I advertncia; II multa no valor de at 5.000 (cinco mil) OTNs - Obrigaes do Tesouro Nacional, ou outro valor cuja base venha a ser fixada por lei;
11

III apreenso de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis; IV suspenso da venda de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis; V embargo da atividade; VI interdio parcial ou total do estabelecimento, atividade ou empreendimento; VII suspenso de registro, licena ou autorizao; VIII cancelamento de registro, licena ou autorizao; IX perda ou restrio de incentivo e benefcio fiscal concedidos pelo governo; X perda ou suspenso da participao em linha de financiamento em estabelecimento oficial de crdito; XI interveno no estabelecimento; XII proibio de contratar com a administrao pblica, por perodo de at 5 (cinco) anos.

1 As sanes previstas neste artigo podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente, quando for o caso.

2 - A administrao pblica poder adotar medidas cautelares que se demonstrem indispensveis ao atendimento dos objetivos desta lei.

3 - O detentor do bem que for apreendido poder ser nomeado como depositrio.

12

4 - Ao depositrio infiel ser aplicada a penalidade de multa no valor de at 5.000 (cinco mil) OTNs - Obrigaes do Tesouro Nacional, sem prejuzo da aplicao de outras sanes previstas nesta lei.

PARTE II ANISTIA E POLTICAS PBLICAS DE REDUO DA VIOLNCIA E DA CRIMINALIDADE RELACIONADAS AO TRFICO DE DROGAS ILCITAS

Artigo 19 - O artigo 2-A da lei 8.072, de 25 de julho de 1990, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura e o terrorismo so insuscetveis de:

I - anistia, graa e indulto;

II - fiana. 1 Para os crimes previstos neste artigo e para o trfico de drogas ilcitas:

I - A pena ser cumprida inicialmente em regime fechado.

II - A progresso de regime dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente.

III - Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade.

IV - A priso temporria, sobre a qual dispe a lei n 7.960, de 21 de dezembro de 1989 ter o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade.

13

Artigo 20 Estabelece-se como um dos objetivos da presente lei a reduo da violncia e da criminalidade relacionadas ao trfico de drogas ilcitas, alm da promoo e facilitao da reinsero social das pessoas nele envolvidas.

1 Para tais fins, o Poder Executivo da Unio regulamentar o registro e a habilitao como unidades de venda de Cannabis no varejo, nas condies aqui estabelecidas, daquelas pessoas que, antes da promulgao desta lei, j se dedicavam atividade de venda de Cannabis, at ento considerada ilcita. Artigo 21 concedida anistia a todos que, antes da sano da presente lei, cometeram crimes anlogos aos previstos na nova redao estabelecida para o artigo 33 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, sempre que a droga que tiver sido objeto da conduta anteriormente ilcita por elas praticada tenha sido a Cannabis, derivados e produtos de Cannabis.

1 Excetuam-se dos benefcios da anistia os que foram processados, com ou sem sentena transitada em julgado, por crimes praticados com violncia, grave ameaa ou emprego de arma de fogo; quando se tratar de delitos de caracterstica transnacional; quando tiverem sido praticados prevalecendo-se da funo pblica ou no desempenho de misso de educao, poder familiar, guarda ou vigilncia, ou quando sua prtica tiver envolvido criana ou adolescente, ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuda ou suprimida a capacidade de entendimento e determinao.

2 A extino da pena e/ou da ao penal importar a eliminao dos antecedentes relacionados com os respectivos processos.

3 Sero includos na anistia concedida, com a ressalva do 1, todos aqueles que, antes da sano da presente lei, cometeram crimes anlogos aos previstos na nova redao estabelecida para o artigo 33 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, sendo a substncia que foi objeto da conduta ilcita por eles praticada uma droga distinta da Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, sempre que:

14

I At o dia da promulgao da presente lei ainda no tiverem sido indiciados em processo criminal por tais crimes; II Por prpria iniciativa se apresentarem perante o rgo que o Poder Executivo estabelecer para a solicitao do registro e habilitao como unidade de venda de Cannabis no varejo; III Abandonarem definitivamente, a partir de tal solicitao, qualquer atividade relacionada produo e/ou comercializao de drogas ainda ilcitas, sob pena de revogao do benefcio de anistia concedido.

PARTE III ALTERAES LEI 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006

Artigo 22 - O artigo 1 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 1 - Esta lei institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas (SISNAD); prescreve medidas para a preveno do uso problemtico e para a ateno e reinsero social de dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo e comercializao de drogas ilcitas, e define crimes.

Artigo 23 - O artigo 2 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 2 - Fica proibido, em todo o territrio nacional, o trfico de drogas ilcitas.

1. Para fins desta lei, consideram-se como drogas as substncias ou os produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas anualmente pelo Poder Executivo da Unio, de conformidade com as disposies legais em vigor e tecnicamente fundamentadas em critrios cientficos atualizados.
15

2. Consideram-se ilcitas as drogas assim especificados em lei ou nas listas mencionadas no pargrafo anterior, de conformidade com as disposies legais em vigor, devendo tambm essa especificao estar tecnicamente fundamentada e baseada em critrios cientficos atualizados.

3. Para o caso das drogas lcitas, sua produo e/ou comercializao ser permitida de acordo com a regulao estabelecida por lei, ou pelo Poder Executivo da Unio quando a lei assim o determinar.

4. Ficam autorizados o plantio, a cultura, a colheita e a explorao de plantas, vegetais e substratos de uso ritualstico-religioso, mediante fiscalizao da autoridade competente.

5. assegurada a realizao de pesquisas e estudos cientficos com drogas lcitas e ilcitas, devendo a autoridade competente garantir o acesso da instituio proponente s referidas substncias, desde que cumpridos os requisitos legais e regulamentares.

Artigo 24 - O artigo 3 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 3 - O SISNAD tem a finalidade de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com:

I - a preveno do uso problemtico, as polticas de reduo de danos, a ateno e a reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas; II - a represso do trfico de drogas ilcitas.

Artigo 25 - O artigo 4 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 4 - So princpios do SISNAD:

16

I - o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto sua autonomia e sua liberdade;

II - o respeito diversidade e s especificidades populacionais existentes; III a divulgao de informao cientfica confivel e atualizada, visando preveno do uso problemtico de drogas e outros comportamentos correlacionados;

IV - a promoo de consensos nacionais, de ampla participao social, para o estabelecimento dos fundamentos e estratgias do SISNAD;

V - a promoo da responsabilidade compartilhada entre Estado e Sociedade, reconhecendo a importncia da participao social nas atividades do SISNAD;

VI - o reconhecimento da intersetorialidade dos fatores correlacionados com o uso problemtico de drogas e com o seu trfico ilcito;

VII - a integrao das estratgias nacionais e internacionais de preveno do uso problemtico, ateno e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas, e de represso do seu trfico ilcito;

VIII - a articulao com os rgos do Ministrio Pblico e dos Poderes Legislativo e Judicirio visando cooperao mtua nas atividades do SISNAD;

IX - a adoo de abordagem multidisciplinar que reconhea a interdependncia e a natureza complementar das atividades de preveno do uso problemtico, ateno e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas e de represso do trfico de drogas ilcitas;

X - a observncia do equilbrio entre as atividades de preveno do uso problemtico, ateno e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas e de represso ao seu trfico ilcito, visando a garantir o bem-estar social e o respeito aos direitos humanos;
17

XI - a observncia s orientaes e normas emanadas do Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas.

Artigo 26 - O artigo 5 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 5 - O SISNAD tem os seguintes objetivos:

I - contribuir para a incluso social do cidado, visando a torn-lo menos vulnervel a assumir comportamentos de risco para o uso problemtico de drogas, seu trfico ilcito e outros comportamentos correlacionados;

II - promover a construo e a socializao do conhecimento cientfico sobre as drogas no pas;

III - promover a integrao entre as polticas de preveno do uso problemtico, ateno e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas e de represso ao trfico ilcito e as polticas pblicas setoriais dos rgos do Poder Executivo da Unio, Distrito Federal, Estados e Municpios;

IV - assegurar as condies para a coordenao, a integrao e a articulao das atividades de que trata o art. 3 desta lei.

Artigo 27 - O artigo 16 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 16. As instituies com atuao nas reas da ateno sade e da assistncia social que atendam pessoas que fazem uso problemtico de drogas devem comunicar ao rgo competente do respectivo sistema municipal de sade os casos atendidos e os bitos ocorridos, preservando a identidade das pessoas, conforme orientaes emanadas da Unio.

18

Artigo 28 - O ttulo III da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a ser identificado da seguinte maneira: TTULO III. DAS ATIVIDADES DE PREVENO DO USO PROBLEMTICO, ATENO E REINSERO SOCIAL; DOS DIREITOS DAS PESSOAS QUE FAZEM USO PROBLEMTICO DE DROGAS; E DAS POLTICAS DE REDUO DE DANOS.

Artigo 29 - O artigo 18 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 18 - Constituem atividades de preveno do uso problemtico de drogas, para efeito desta lei, aquelas direcionadas para a reduo dos fatores de vulnerabilidade e risco de uso problemtico, para a promoo e o fortalecimento dos fatores de proteo contra o uso problemtico, e para a adoo de polticas de reduo de danos.

Artigo 30 - O artigo 19 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 19 - As atividades de preveno do uso problemtico de drogas devem observar os seguintes princpios e diretrizes:

I - o reconhecimento do uso problemtico de drogas como fator de interferncia na qualidade de vida do indivduo e na sua relao com a comunidade qual pertence;

II - a adoo de conceitos objetivos com fundamentao cientfica como forma de orientar as aes dos servios pblicos, comunitrios e privados e de evitar preconceitos e estigmatizao das pessoas e dos servios que as atendam;

III - o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relao ao uso problemtico de drogas;

19

IV - o compartilhamento de responsabilidades e a colaborao mtua com as instituies do setor privado e com os diversos segmentos sociais, incluindo pessoas que fazem uso problemtico de drogas e respectivos familiares, por meio do estabelecimento de parcerias;

V - a adoo de estratgias preventivas diferenciadas e adequadas s especificidades socioculturais das diversas populaes, bem como das diferentes drogas utilizadas; VI - o reconhecimento do no-uso problemtico, do no-uso por crianas e adolescentes, da conscientizao sobre os efeitos e os riscos do uso, alm da reduo de danos como resultados desejveis das atividades de natureza preventiva, quando da definio dos objetivos a serem alcanados;

VII - o tratamento especial dirigido s parcelas mais vulnerveis da populao, levando em considerao as suas necessidades especficas;

VIII - a articulao entre os servios e organizaes que atuam em atividades de preveno do uso problemtico de drogas e a rede de ateno a pessoas que fazem uso problemtico de drogas e respectivos familiares;

IX - o investimento em alternativas esportivas, culturais, artsticas, profissionais, entre outras, como forma de incluso social e de melhoria da qualidade de vida;

X - o estabelecimento de polticas de formao continuada para profissionais de educao nos 3 (trs) nveis de ensino e agentes da sade, sobre os diversos aspectos do uso problemtico e no problemtico de drogas, assim como da dependncia a substncias psicoativas lcitas ou ilcitas, com base em informaes cientficas confiveis e atualizadas e sob a perspectiva dos direitos humanos, da autonomia e responsabilidade individual e da proteo da sade de crianas e adolescentes;

XI - a implantao de projetos pedaggicos de preveno do uso problemtico de drogas, nas instituies de ensino pblico e privado, alinhados s Diretrizes Curriculares Nacionais e aos conhecimentos relacionados a drogas;
20

XII - a observncia das orientaes e normas emanadas do Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas;

XIII - o alinhamento s diretrizes dos rgos de controle social de polticas setoriais especficas.

Pargrafo nico. As atividades de preveno do uso problemtico de drogas dirigidas criana e ao adolescente devero estar em consonncia com as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente CONANDA.

Artigo 31 - O captulo II do ttulo III da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a ser identificado da seguinte maneira: CAPTULO II. DAS ATIVIDADES DE ATENO E REINSERO SOCIAL; DOS DIREITOS DAS PESSOAS QUE FAZEM USO PROBLEMTICO DE DROGAS; E DAS POLTICAS DE REDUO DE DANOS.

Artigo 32 - O artigo 20 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a com a seguinte redao: Artigo 20. Constituem atividades de ateno e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas e seus respectivos familiares, para efeito desta lei, aquelas que visem melhoria da qualidade de vida e reduo dos riscos e dos danos associados ao uso problemtico de drogas, bem como aquelas direcionadas para sua integrao ou reintegrao em redes sociais.

1. Os governos federal, estaduais, distrital e municipais, atravs de seus rgos competentes, devem estabelecer polticas de ateno, cuidados, tratamento e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas, que articulem os diferentes campos da sade, educao, juventude, famlia, previdncia, justia e emprego, estimulando e promovendo atividades pblicas e privadas, de forma a:

21

I promover esclarecimentos que visem a conscientizar o conjunto da populao sobre as aes de ateno, cuidados, tratamento e reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas; II desenvolver campanhas que visem a informar e estimular o dilogo, a solidariedade e a insero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas. Tais campanhas devem evitar a estigmatizao ou discriminao de pessoas que fazem uso de drogas, e evitar, sempre que for razovel, as distines entre substncias psicoativas lcitas ou ilcitas que possam levar os destinatrios das campanhas a presumir, equivocadamente, a existncia de alguma relao direta entre tal distino e a periculosidade, risco de dependncia, ou alguma outra caracterstica que no esteja cientificamente comprovada; III manter inseridas na escola e no trabalho pessoas que fazem uso problemtico de drogas e em tratamento, quando ele assim precisarem, de acordo com as disposies legais; IV prover as condies indispensveis garantia do pleno atendimento e acesso igualitrio de pessoas que fazem uso problemtico de drogas aos servios e aes da rea de sade.

2. Com objetivo de reduzir as consequncias negativas decorrentes do uso problemtico das drogas e os riscos individuais e sade coletiva, mediante autorizao especfica da autoridade administrativa, devem ser desenvolvidas, dentre outras, as seguintes aes estratgicas para uma Poltica de Reduo de Danos: I difuso de informao clara, completa, cientificamente fundamentada e atualizada sobre os efeitos fsicos e psquicos, primrios e secundrios, de curto, mdio e longo prazo, riscos, contraindicaes, interaes e formas de administrao recomendada de substncias psicoativas lcitas ou ilcitas. A informao deve ser adequada ao grupo objeto da campanha e deve apresentar alternativas que reduzam os riscos e danos decorrentes dos efeitos das substncias, seus aditivos e agregados usuais, e sua forma de administrao, apelando conscientizao e ao consumo responsvel;

22

II - distribuio de seringas e/ou outros insumos e produtos para reduo do dano sade da pessoa que faz uso problemtico de drogas;

III - criao de locais pblicos de consumo assistido, permitido, e supervisionado por equipe mdica de sade;

IV - acolhimento do dependente e disponibilizao de tratamento sanitrio voluntrio;

V - implementao de programas de substituio de drogas de uso problemtico por outras substncias de efeito psicoativo, definidas pelo regulamento, autorizando-se, quando for o caso, prescrio mdica de drogas a dependentes;

VII - programas de reinsero social e de melhoria da qualidade de vida das pessoas que fazem uso problemtico de drogas;

VIII - atividades permanentes que busquem prevenir infeces e doenas por situaes de risco provocadas pelo uso problemtico de drogas; XIX distribuio de produtos projetados para a dosificao de substncias psicoativas lcitas ou ilcitas, acompanhados de material informativo conforme especificado no inciso I deste Artigo; XX garantia de acesso gratuito das pessoas que fazem uso problemtico de drogas, atravs dos servios de sade pblica, a medies de substncias psicoativas no sangue; XXI acesso ou distribuio de dispositivos de controle de pureza e deteco da presena de aditivos perigosos em substncias psicoativas lcitas ou ilcitas;

3. A realizao de aes estratgicas de reduo de danos, autorizadas por lei, e de outras que podero ser definidas por regulamento do Ministrio da Sade, no configura ato ilcito de qualquer natureza.

23

Artigo 33 - O artigo 21 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 21 - So direitos fundamentais de pessoas que fazem uso problemtico de drogas: I no ser excludas de escolas, centros esportivos e outros espaos ou instituies pblicas ou privadas pela sua condio de usurias de drogas; II no sofrer discriminao em campanhas contra o uso de drogas; III ter acesso a tratamentos voluntrios de superao da dependncia qumica e/ou de outros problemas de sade decorrentes do uso problemtico de drogas, que respeitem sua dignidade e permitam sua reinsero social; IV receber informaes de todas as formas, estratgias, tipos e etapas de tratamentos, incluindo os desconfortos, riscos, efeitos colaterais e benefcios deles; V ter acesso a apoio psicolgico durante e aps o tratamento, sempre que necessrio;

VI - ter acesso ao melhor tratamento do Sistema nico de Sade, consentneo s suas necessidades;

VII - escolher de forma autnoma e responsvel seu tratamento a partir das informaes prestadas por equipe multiprofissional de sade;

VIII - ser tratadas com humanidade, tica e respeito, e no interesse exclusivo de beneficiar sua sade, visando a alcanar sua recuperao pela insero na famlia, no trabalho e na comunidade;

IX - ser protegidas contra qualquer forma de abuso e explorao;

X - ter garantia de sigilo nas informaes prestadas;

24

XI - ter direito presena mdica, em qualquer tempo, para esclarecer a convenincia ou no de sua hospitalizao voluntria, em situaes de risco relacionadas ao uso problemtico de drogas;

XII - ter livre acesso aos meios de comunicao disponveis;

XIII - receber o maior nmero de informaes a respeito do uso de drogas e, caso seja necessrio, do tratamento para o uso problemtico;

XIV - ser tratadas em ambiente hospitalar, pelos meios menos invasivos possveis, por profissionais idneos, de acordo com critrios cientficos e sem qualquer tipo de condicionamento, doutrinamento ou interferncia poltica ou religiosa.

1. A pessoa que faz uso problemtico de drogas tem o direito de no ser internada contra sua vontade, exceto em situaes de emergncia e enquanto houver risco iminente de morte, definido por exame clnico e por ordem expressa de um mdico registrado no Conselho Regional de Medicina, de acordo com o disposto na lei 10.216 de 2001.

Artigo 34 - O artigo 22 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 22 - As atividades de ateno e de reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas e seus respectivos familiares, direcionadas para sua integrao ou reintegrao em redes sociais, devem observar os seguintes princpios e diretrizes:

I - respeito pessoa que faz uso problemtico de drogas, independentemente de quaisquer condies, observados os direitos fundamentais da pessoa humana, os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade e da Poltica Nacional de Assistncia Social;

II - a adoo de estratgias diferenciadas de ateno e reinsero social da pessoa que faz uso problemtico de drogas e respectivos familiares que considerem as suas peculiaridades socioculturais;

25

III - definio de projeto teraputico individualizado, orientado para a incluso social e para a reduo de riscos e de danos sociais e sade;

IV - ateno pessoa que faz uso problemtico de drogas e aos respectivos familiares, sempre que possvel, de forma multidisciplinar e por equipes multiprofissionais;

V - observncia das orientaes e normas emanadas do Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas;

VI - o alinhamento s diretrizes dos rgos de controle social de polticas setoriais especficas.

Artigo 35 - O artigo 23 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com seguinte redao: Artigo 23 - As redes dos servios de sade da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios desenvolvero programas de ateno pessoa que faz uso problemtico de drogas, respeitadas as diretrizes do Ministrio da Sade e os princpios explicitados no art. 22 desta lei, obrigatria a previso oramentria adequada.

Artigo 36 - O artigo 24 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 24 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero conceder benefcios s instituies privadas que desenvolverem programas de reinsero no mercado de trabalho de pessoas que vivem em situao de vulnerabilidade social como consequncia do uso problemtico de drogas.

Artigo 37 - O artigo 26 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 26 - A pessoa que faz uso problemtico de drogas que, em razo da prtica de infrao penal, estiver cumprindo pena privativa de liberdade ou submetida medida de
26

segurana, tem garantidos os servios de ateno sua sade, definidos pelo Ministrio da Sade.

1. Quando o condenado por qualquer infrao penal sofrer de dependncia qumica ou psquica a algum tipo de droga, poder solicitar tratamento voluntrio de desintoxicao e reabilitao pelo tempo necessrio para tais fins. Nesses casos, a durao do tratamento ser computada como parte do cumprimento da pena.

2. Se o tratamento resultar exitoso, poder cessar por deciso judicial, fundada em percia mdica, que determine que o tratamento no seja mais necessrio. Tambm poder cessar pela manifestao de vontade do paciente, em qualquer momento.

Artigo 38 - O artigo 28 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 28 - No comete crime quem, para uso ou consumo pessoal, com fim religioso, medicinal, recreativo ou qualquer outro:

I. - adquire, guarda, tem em depsito, transporta ou traz consigo drogas ilcitas, ou plantas ou outras matrias primas destinadas preparao de drogas ilcitas;

II. - semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas preparao de drogas ilcitas.

1 Salvo prova em contrrio de que o agente se dedica mercancia, presume-se a destinao da droga ilcita para uso pessoal quando a quantidade em seu poder for suficiente para o consumo mdio individual por dez dias, conforme definido pelo Ministrio da Sade, baseado em critrios cientficos.

2 Salvo prova em contrrio no sentido de que o agente se dedica mercancia, presumem-se de uso pessoal a semeadura, o cultivo e a colheita de at doze plantas destinadas preparao de drogas ilcitas.

27

3 Nenhuma pessoa poder ser presa, detida, privada de sua liberdade ou indiciada em processo criminal nos casos acima citados.

Artigo 39 - O artigo 32 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 32 - As plantaes ilcitas sero destrudas pelas autoridades de polcia judiciria, que recolhero quantidade suficiente para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condies encontradas, com a delimitao do local, respeitado o devido processo legal e asseguradas as medidas necessrias para a preservao da prova.

1 A destruio de drogas far-se- por incinerao, guardando-se as amostras necessrias preservao da prova.

2 A incinerao prevista no 1 deste artigo ser precedida de autorizao judicial, ouvido o Ministrio Pblico, e executada pela autoridade de polcia judiciria competente, na presena de representante do Ministrio Pblico e da autoridade sanitria competente, mediante auto circunstanciado e aps a percia realizada no local da incinerao.

3 Em caso de ser utilizada a queimada para destruir a plantao, observar-se-, alm das cautelas necessrias proteo ao meio ambiente, o disposto no Decreto no 2.661, de 8 de julho de 1998, no que couber, inclusive a autorizao prvia do rgo prprio do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA.

4 As glebas cultivadas com plantaes ilcitas sero expropriadas, conforme o disposto no art. 243 da Constituio Federal, de acordo com a legislao em vigor e observado o devido processo legal.

Artigo 40 - O artigo 33 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 33 - Nas penas abaixo incorre quem, com o fim de obter lucro:

28

I - Importa, exporta, remete, prepara, produz, fabrica, adquire, vende, expe venda, oferece, tem em depsito, transporta, traz consigo, guarda, prescreve, ministra, entrega a consumo ou fornece drogas ilcitas:

Pena - recluso de 4 (quatro) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

II - importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expe venda, oferece, fornece, tem em depsito, transporta, traz consigo ou guarda, com o fim de obter lucro, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, matriaprima, insumo ou produto qumico destinado preparao de drogas ilcitas;

III - semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar, de plantas ou sementes que se constituam em matria-prima para a preparao de drogas ilcitas;

Pena - Recluso, de 03 (trs) a 08 (oito) anos, e 300 (trezentos) a 900 (novecentos) diasmulta.

IV - fabrica, adquire, utiliza, transporta, oferece, vende, distribui, entrega a qualquer ttulo, possui, guarda ou fornece, ainda que gratuitamente, maquinrio, aparelho, instrumento ou qualquer objeto destinado fabricao, preparao, produo ou transformao de drogas ilcitas, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar:

Pena - recluso, de 03 (trs) a 08 (oito) anos, e pagamento de 1.200 (mil e duzentos) a 2.000 (dois mil) dias-multa.

Pargrafo nico. Quem oferecer drogas ilcitas a menor de 18 (dezoito) anos, eventualmente e sem intuito de lucro, incorrer na pena de recluso, de 02 (dois) a 04 (quatro) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa.

29

Artigo 41 - O artigo 34 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 34 - Nas condutas definidas no artigo 33, as penas devero ser reduzidas de um sexto a dois teros quando:

I - seu autor tiver participao de menor relevncia na estrutura organizacional do trfico de drogas, desde que primrio e de bons antecedentes; ou,

II - a quantidade de droga ilcita apreendida for de pequena monta.

1 Nas condutas definidas no artigo 33, a pena ser de 06 (seis) meses a 03 (trs) anos quando, alm dos supostos mencionados no caput, itens I e II, sejam cometidas por pessoas em clara situao de vulnerabilidade social, ou colocando em risco a prpria vida ou sade, ou sob quaisquer outras circunstncias das quais se infira que o motivo originou-se de uma situao pessoal ou socioeconmica premente.

2 A reduo de pena prevista no caput e no 1 um direito subjetivo que s pode deixar de ser aplicado se presentes elementos concretos e veementes da participao consciente, voluntria e contumaz do agente em papel relevante de estrutura criminosa organizada, ou em atividades criminosas violentas de natureza grave.

Artigo 42 - O artigo 40 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 40 - As penas previstas no art. 33 desta lei so aumentadas de um sexto a dois teros, se:

I - a natureza, a procedncia da substncia ou do produto apreendido e as circunstncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito;

II - o agente praticar o crime prevalecendo-se de funo pblica ou no desempenho de misso de educao, poder familiar, guarda ou vigilncia;
30

III - a infrao tiver sido cometida nas dependncias ou imediaes de estabelecimentos prisionais, de ensino ou hospitalares, de sedes de entidades estudantis, sociais, culturais, recreativas, esportivas, ou beneficentes, de locais de trabalho coletivo, de recintos onde se realizem espetculos ou diverses de qualquer natureza, de servios de tratamento de dependentes de drogas ou de reinsero social, de unidades militares ou policiais ou em transportes pblicos;

IV - o crime tiver sido praticado com violncia, grave ameaa, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidao difusa ou coletiva;

V - sua prtica envolver criana ou adolescente ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuda ou suprimida a capacidade de entendimento e determinao; VII - o agente financiar ou custear a prtica do crime.

Artigo 43 - O artigo 44 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 44 - Nos crimes previstos no art. 33 desta lei, dar-se- o livramento condicional aps o cumprimento de dois teros da pena, vedada sua concesso ao reincidente especfico.

Artigo 44 - O artigo 45 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 45 - isento de pena o agente que, em razo da dependncia, ou sob o efeito, proveniente de caso fortuito ou fora maior, de droga, era, ao tempo da ao ou da omisso, qualquer que tenha sido a infrao penal praticada, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Pargrafo nico. Quando absolver o agente, reconhecendo, por fora pericial, que este apresentava, poca do fato, as condies referidas no caput deste artigo, poder
31

determinar o juiz, na sentena, o seu encaminhamento para tratamento mdico adequado, preferencialmente ambulatorial.

Artigo 45 - O artigo 48 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 48 - O procedimento relativo aos processos por crimes definidos neste ttulo regese pelo disposto neste captulo, aplicando-se, subsidiariamente, as disposies do Cdigo de Processo Penal e da lei de Execuo Penal.

Artigo 46 - O artigo 49 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 49 - O juiz, sempre que as circunstncias o recomendem, empregar os instrumentos protetivos de colaboradores e testemunhas previstos na lei n 9.807, de 13 de julho de 1999.

Artigo 47 - O artigo 50 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 50 - Ocorrendo priso em flagrante, que jamais poder ser lavrada com base em testemunho policial exclusivo, a autoridade de polcia judiciria far, imediatamente, comunicao ao juiz competente, remetendo-lhe cpia do auto lavrado, do qual ser dada vista ao rgo do Ministrio Pblico, em 24 (vinte e quatro) horas.

1 Para efeito da lavratura do auto de priso em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito, necessrio o laudo de constatao da natureza e quantidade da droga, firmado por perito oficial ou, na falta deste, por pessoa idnea. No poder ocorrer priso em flagrante, nem apreenso de drogas ou outros pertences, nos casos previstos no artigo 28 desta lei.

2 O perito que subscrever o laudo a que se refere o 1 deste artigo ficar impedido de participar da elaborao do laudo definitivo.
32

3 O ingresso em domiclio, sem o consentimento do morador, para realizao da priso em flagrante, s ser admitido quando tiver por objetivo a preservao de direitos de incapazes ou a cessao de atividade delituosa perceptvel a partir da via pblica; caso contrrio, o agente pblico necessitar de mandado judicial para o ingresso.

Artigo 48 - O artigo 53 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 53 - Em qualquer fase da persecuo criminal relativa aos crimes previstos nesta lei, so permitidos, alm dos previstos em lei, mediante autorizao judicial e ouvido o Ministrio Pblico, os seguintes procedimentos investigatrios:

I - a infiltrao por agentes de polcia, em tarefas de investigao, constituda pelos rgos especializados pertinentes;

II - a no-atuao policial sobre os portadores traficantes de drogas, seus precursores qumicos ou outros produtos utilizados em sua produo, que se encontrem no territrio brasileiro, com a finalidade de identificar e responsabilizar maior nmero de integrantes de operaes de trfico e distribuio, sem prejuzo da ao penal cabvel.

1 Na hiptese do inciso II deste artigo, a autorizao ser concedida desde que sejam conhecidos o itinerrio provvel e a identificao dos agentes do delito ou de colaboradores;

2 No caso dos crimes previstos nesta lei, as autoridades policiais devero dar prioridade na atuao repressiva aos casos envolvendo os responsveis pelo comando da estrutura criminosa do trfico de grandes quantidades de droga.

Artigo 49 - O artigo 56 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao:

33

Artigo 56 - Recebida a denncia, o juiz designar dia e hora para a audincia de instruo e julgamento, ordenar a citao pessoal do acusado, a intimao do Ministrio Pblico, do assistente, se for o caso, e requisitar os laudos periciais.

1 A audincia a que se refere o caput deste artigo ser realizada dentro dos 30 (trinta) dias seguintes ao recebimento da denncia, salvo se determinada a realizao de avaliao para atestar dependncia de drogas, quando se realizar em 90 (noventa) dias.

Artigo 50 - O artigo 57 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 57 - Na audincia de instruo e julgamento, aps a inquirio das testemunhas e o interrogatrio do acusado, ser dada a palavra, sucessivamente, ao representante do Ministrio Pblico e ao defensor do acusado, para sustentao oral, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogvel por mais 10 (dez), a critrio do juiz.

Pargrafo nico. Aps proceder ao interrogatrio, o juiz indagar das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.

Artigo 51 - O artigo 58 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 58 - Encerrados os debates, proferir o juiz sentena de imediato, ou o far em 10 (dez) dias, ordenando que os autos para isso lhe sejam conclusos.

1 Ao proferir sentena, o juiz, no tendo havido controvrsia, no curso do processo, sobre a natureza ou quantidade da substncia ou do produto, ou sobre a regularidade do respectivo laudo, determinar que se proceda na forma do que determina a lei, preservando-se, para eventual contraprova, a frao que fixar.

34

2 Igual procedimento poder adotar o juiz, em deciso motivada e, ouvido o Ministrio Pblico, quando a quantidade ou valor da substncia ou do produto o indicar, precedendo a medida a elaborao e juntada aos autos do laudo toxicolgico.

Artigo 52 - O artigo 61 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 61 - No havendo prejuzo para a produo da prova dos fatos e comprovado o interesse pblico ou social, mediante autorizao do juzo competente, ouvido o Ministrio Pblico e cientificada a SENAD, os bens apreendidos podero ser utilizados pelos rgos ou pelas entidades que atuam na preveno do uso problemtico, na ateno e reinsero social dos dependentes de drogas e na represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas, exclusivamente no interesse dessas atividades.

Pargrafo nico. Recaindo a autorizao sobre veculos, embarcaes ou aeronaves, o juiz ordenar autoridade de trnsito ou ao equivalente rgo de registro e controle a expedio de certificado provisrio de registro e licenciamento, em favor da instituio qual tenha deferido o uso, ficando esta livre do pagamento de multas, encargos e tributos anteriores, at o trnsito em julgado da deciso que decretar o seu perdimento em favor da Unio.

Artigo 53 - O artigo 65 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 65 - De conformidade com os princpios da no-interveno em assuntos internos, da igualdade jurdica e do respeito integridade territorial dos Estados e s leis e aos regulamentos nacionais em vigor, e observado o esprito das Convenes das Naes Unidas e outros instrumentos jurdicos internacionais relacionados questo das drogas, de que o Brasil parte, o governo brasileiro prestar, quando solicitado, cooperao a outros pases e organismos internacionais e, quando necessrio, deles solicitar a colaborao, nas reas de:

35

I - intercmbio de informaes sobre legislaes, experincias, projetos e programas voltados para atividades de preveno do uso problemtico, de ateno e de reinsero social de dependentes de drogas;

II - intercmbio de inteligncia policial sobre produo e trfico de drogas ilcitas e delitos conexos, em especial o trfico de armas, a lavagem de dinheiro e o desvio de precursores qumicos;

III - intercmbio de informaes policiais e judiciais sobre produtores e traficantes de drogas ilcitas e seus precursores qumicos.

Artigo 54 - O artigo 66 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 66 - Para fins do disposto no pargrafo nico do art. 1 desta lei, denominam-se drogas, substncias entorpecentes, psicotrpicas, precursoras e outras sob controle especial, aquelas includas na portaria da autoridade de sade competente, de conformidade com as disposies legais em vigor e tecnicamente fundamentadas em critrios cientficos atualizados.

Artigo 55 - O artigo 68 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 68 - A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios podero criar estmulos fiscais e outros, destinados s pessoas fsicas e jurdicas que colaborem na preveno do uso problemtico de drogas, ateno e reinsero social de dependentes e na represso da produo no autorizada e do trfico ilcito de drogas.

Artigo 56 - O artigo 70 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redao: Artigo 70 - O processo e o julgamento dos crimes previstos no art. 33 desta lei, se caracterizado ilcito transnacional, so da competncia da Justia Federal.
36

Pargrafo nico. Os crimes praticados nos Municpios que no sejam sede de vara federal sero processados e julgados na vara federal da circunscrio respectiva.

PARTE IV CRIAO DO CONSELHO NACIONAL DE ASSESSORIA, PESQUISA E AVALIAO PARA AS POLTICAS SOBRE DROGAS

Artigo 57 - Fica criado o Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas, vinculado Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, integrado ao SISNAD e composto pelos seguintes membros: I Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica, que o presidir; II Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia; III Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrrio; IV Ministro de Estado da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; V Ministro de Estado da Justia; VI Ministro de Estado da Sade; VII Ministro de Estado do Meio Ambiente; VIII Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; IX Ministro de Estado das Relaes Exteriores; X Representante dos governos estaduais, de forma rotativa; XI Representante dos centros de pesquisa com projetos em andamento, sobre drogas e temas conexos, das universidades federais e estaduais; XII Representante dos conselhos profissionais com interesse na matria, de forma rotativa; XIII Representante dos movimentos sociais e de direitos humanos; XIV Representante dos clubes de autocultivadores de Cannabis.

1 O Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas reunir-se- sempre que convocado pelo Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica, ou mediante provocao da maioria de seus membros.
37

2 O Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas contar com uma Secretaria-Executiva, vinculada Casa Civil da Presidncia da Repblica.

3 A reunio do Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas poder ser instalada com a presena de 8 (oito) de seus membros e as decises sero tomadas com votos favorveis da maioria absoluta.

Artigo 58 - O Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas ser financiado com recursos da Unio e com um fundo formado pela receita gerada por impostos federais que sejam estabelecidos para as atividades econmicas ligadas produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, e poder solicitar, para o cumprimento de suas funes, o auxlio de outros rgos do Governo Federal e o acesso a informaes, dados estatsticos em poder do governo e assistncia tcnica de pessoal especializado de outras reas do Governo Federal. Tambm poder realizar convnios de cooperao com os Estados e Municpios.

Artigo 59 - Compete ao Conselho:

a)

promover investigaes cientficas e tecnolgicas por iniciativa prpria, ou em

colaborao com outras instituies do pas ou do exterior, sobre todos os temas relacionados s polticas pblicas sobre drogas, e compilar e sistematizar as pesquisas e publicaes acessveis ao pblico, realizadas por outras instituies ou particulares, assim como dados, estatsticas e informaes oficiais, visando auxiliar o SISNAD com informao e conhecimentos tcnicos e cientficos confiveis, atualizados e sistematizados sobre drogas e polticas pblicas sobre drogas e quaisquer outras informaes e anlises que possam ser teis para o desenvolvimento das melhores polticas pblicas pelo SISNAD;

b)

auxiliar a formao e o aperfeioamento de pesquisadores e tcnicos, organizando

ou cooperando na organizao de cursos especializados sobre as temticas de interesse do

38

SISNAD, concedendo bolsas de estudo ou de pesquisa e promovendo eventos acadmicos, publicaes, congressos, seminrios, etc.;

c)

manter-se em relao com instituies nacionais e estrangeiras para intercmbio de

documentao tcnico-cientfica e participao nas reunies e congressos, promovidos no pas e no exterior, para estudo sobre drogas e polticas pblicas sobre drogas;

d)

emitir pareceres, prestar informaes e fazer recomendaes sobre as polticas

pblicas sobre drogas, sempre que sejam solicitados por rgo oficial;

e)

sugerir aos poderes competentes quaisquer providncias que considere necessrias

realizao de seus objetivos.

Artigo 60 - O Conselho elaborar anualmente, a partir do primeiro ano desde a entrada em vigor da presente lei, um relatrio pblico sobre os resultados da regulao e regulamentao da produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, com foco nas seguintes questes:

a)

incidncia da regulao sobre as estatsticas de nmero de consumidores, de acordo

com os dados a que tiver acesso;

b)

incidncia da regulao sobre o nmero de pessoas que solicitam ateno ou

tratamento por dependncia qumica ou pelo uso problemtico dessa droga;

c)

incidncia da regulao sobre as estatsticas de criminalidade associadas ao trfico

de drogas ilcitas e, em particular, sobre mortes e crimes violentos;

d)

relatrios tcnicos sobre a qualidade da Cannabis, derivados ou produtos de

Cannabis vendidos dentro do circuito legal no Brasil e sobre outras drogas que so vendidas de forma ilegal, de acordo com o estabelecido pelo artigo 2, 5 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006;

39

e)

avaliao fundada sobre as consequncias positivas e negativas de curto, mdio e

longo prazo que possam ser observadas desde a regulao e regulamentao da produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis;

f)

quaisquer outras informaes e consideraes conexas que achar relevantes ou que

forem solicitadas pelo Poder Executivo da Unio.

1 Em qualquer caso, os relatrios do Conselho no podero conter informao sobre a identidade de consumidores de drogas.

Artigo 61 - Fica proibida a criao de qualquer tipo de registro ou a coleta de dados sobre consumidores de drogas que incluam qualquer tipo de identificao pessoal.

Artigo 62 - Com base nas informaes contidas no relatrio a que se faz referncia no artigo 60 e outras que forem relevantes, o Conselho poder recomendar ao Poder Executivo da Unio a excluso de alguma droga da lista de drogas ilcitas (conforme o artigo 2, 2 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006) e, em caso de excluso, poder realizar recomendaes sobre a forma, prazos e condies da regulao e regulamentao da produo e comercializao da mesma, e outras providncias.

1 Em caso de excluso de uma droga da lista de drogas ilcitas por deciso do Poder Executivo da Unio, vigoraro para a produo e comercializao da mesma todas as restries, condies e limitaes estabelecidas na presente lei para o caso de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, at uma lei estabelecer regras especficas. Artigo 63 A distribuio da receita lquida resultante dos tributos arrecadados pela Unio Federal decorrentes de produo, industrializao e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis dar-se- da seguinte forma: I 50% (cinquenta por cento) destinado para o financiamento de polticas pblicas concernentes ao tratamento de dependentes qumicos;

40

II 50% (cinquenta por cento) destinado para o financiamento de bolsas de pesquisas tcnico-cientficas que versem sobre o uso medicinal da Cannabis e/ou sobre temas relacionados s polticas de drogas, bem como para o fomento e incentivo da formao e capacitao de recursos humanos para o desenvolvimento dessas pesquisas. Artigo 64 O Poder Executivo proceder a realizao das reservas que sejam necessrias Conveno nica sobre Estupefacientes e/ou a qualquer outro tratado internacional celebrado pelo pas que contenha normas que se oponham s disposies da presente lei. Artigo 65 Revogam-se os artigos 25, 27, 29, 30, 35, 36, 37, 47 e 59 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006.

Artigo 66 - Revoga-se toda norma que seja contrria s disposies da presente lei.

Artigo 67 - A presente lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias aps a sua publicao.

Sala das Sesses, ______ de maro de 2014.

JEAN WYLLYS Deputado Federal (PSOL/RJ)

JUSTIFICATIVA

O presente projeto de lei foi elaborado com a participao e colaborao de diferentes entidades, coletivos e pessoas, cujas contribuies foram muito importantes e devem ser reconhecidas. Diferentes especialistas na matria e militantes dos movimentos sociais que lutam por mudanas nas polticas de drogas propuseram diversas alteraes e adendos ao projeto original elaborado por este mandato e contriburam na construo da proposta que hoje colocamos disposio do Congresso, esperando que seja o pontap inicial de um amplo debate social sobre a necessidade de produzir essas mudanas. Em especial,
41

agradecemos a colaborao do vereador Renato Cinco (PSOL-RJ) e seu assessor Antonio Henrique Campello; do pesquisador Andr Kiepper, da Fundao Oswaldo Cruz; da rede Pense Livre, atravs de Alessandra Oberling, Daniel Nicory, Maurcio Fiore e Julia Zylbersztajn; do setorial de polticas de drogas do PSOL; do Movimento pela Legalizao da Maconha, atravs de Kathleen Feitosa; do Coletivo Cultura Verde, atravs de Rodrigo Mattei e Juliana Costa; do Growroom, atravs de William Lantelme Filho e Emlio Figueiredo, e do movimento Juntos pela Legalizao. Dentre as fontes estudadas para a elaborao do projeto, merecem destaque a lei de legalizao e regulamentao da Cannabis recentemente aprovada na Repblica Oriental do Uruguai, a emenda constitucional 64 do estado de Colorado (EUA), os projetos de lei de regulamentao da Cannabis elaborados por Growroom e pelo pesquisador Andr Kiepper, e o projeto de lei de legalizao da Cannabis na Argentina, elaborado pela deputada estadual Maria Rachid, da cidade de Buenos Aires, e os documentos da Rede Pense Livre. O texto final do presente projeto de inteira responsabilidade deste mandato, mas ele no poderia ter sido elaborado sem a colaborao e participao de todas as pessoas e entidades acima citadas.

Este projeto de lei regula a produo, a industrializao e a comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, dispe sobre o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas, cria o Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e Avaliao para as Polticas sobre Drogas, altera as leis 11.343, de 23 de agosto de 2006, 8.072, de 25 de julho de 1990, e 9.294, de 15 de julho de 1999 e d outras providncias. Passamos, ento, ao detalhamento do projeto:

1.

Na parte I, o projeto autoriza, nas condies por ele estabelecidas, a produo

e comrcio de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, em todo o territrio nacional, e estabelece a obrigatoriedade do registro, da padronizao, da classificao, da inspeo e da fiscalizao de tais atividades. Sobre esse ponto, necessrio esclarecer uma questo semntica que tem consequncias importantes na compreenso da mudana de paradigma que estamos propondo. O presente projeto no pretende liberar o comrcio da maconha, mas regul-lo. Alis, ele est, hoje, na prtica, liberado, assim como o comrcio de todas as outras drogas atualmente proibidas. Existe, por um lado, uma legislao que o probe e o criminaliza, cuja ineficcia
42

prtica incontestvel, e por outro lado, todo um sistema de produo e comercializao da maconha que funciona, sem qualquer impedimento, no mundo real. Isso fato. Com independncia da ao punitiva do Estado, esse sistema continua funcionando e cada pessoa que presa ou executada sem direito de defesa pela polcia ou por uma faco rival quase sempre pobres, favelados e na maioria dos casos jovens e negros; quase sempre aqueles que tm a menor responsabilidade e os menores lucros, na ponta substituda por outra sem atrapalhar ou impedir a continuidade do circuito. Milhares de pessoas morrem por causa disso, milhares vivem armadas, clandestinas, exercendo a violncia, muitas so presas e, na cadeia, submetidas a condies desumanas e a situaes de violncia idnticas ou piores s que sofriam em liberdade, mas o sistema continua funcionando. O Estado regula esse sistema de maneira informal e clandestina, atravs de uma rede de cumplicidades que envolvem as foras de segurana e os poderes pblicos. E a maconha (como as outras drogas atualmente ilcitas) importada, plantada, produzida, industrializada, vendida e comprada de forma ilegal sem que o Estado consiga, em momento algum, que isso deixe de acontecer, como no conseguiram as legislaes contra o lcool, nos EUA, que o usque deixasse de ser produzido e vendido, mas, ao coloc-lo na ilegalidade, fomentaram a criao de um circuito de violncia (e a falta de controle de qualidade do produto, com graves consequncias para a sade pblica) que s foi superado com a legalizao, admitido o fracasso absoluto da mesma poltica que depois foi ressuscitada para seu uso com outras drogas semelhantes ao lcool, que foram convenientemente cercadas de pnico moral e estigmatizao, em muitos casos por motivos raciais ou polticos. Por que dizemos, ento, que o comrcio da maconha est, na atualidade, liberado? Porque ele funciona, na prtica, sem controle. Ningum sabe a composio dos produtos que so vendidos, sua qualidade no passa por qualquer tipo de fiscalizao nem precisa se adequar a nenhuma norma, o consumidor no recebe qualquer tipo de informao relevante para a sua sade e segurana, diversos processos de industrializao (como o prensado de maconha para fumo com amnia, altamente txica) so realizados sem qualquer fiscalizao. No h restries venda que impeam o acesso dos menores de idade a esse comrcio ilegal seja como compradores, seja como vendedores ou soldados do trfico e tudo isso funciona sob o imprio da violncia, das guerras de faces, da corrupo e brutalidade policial e do descaso e/ou da impotncia do poder pblico. A proibio no
43

acabou e nem acabar com o comrcio ilegal de drogas, mas produz outros efeitos, infinitamente piores do que aqueles que diz combater ou prevenir. A regulao que este projeto de lei prope, portanto, no libera a maconha, que j livre, mas estabelece regras para sua produo e comercializao baseadas em critrios tcnicos e cientficos, bem como nas experincias de polticas pblicas que foram bem sucedidas em outros pases. E seu efeito no ser o aumento ou a reduo da quantidade de usurios ou de comerciantes, nem do volume da maconha comercializada, mas incidir, sim, e positivamente, na sua qualidade, porque a Cannabis, derivados e produtos de Cannabis devero ser elaborados de acordo com determinadas normas e sero fiscalizados; haver condies e restries para sua produo e comercializao, se estabelecero regras semelhantes s que regulam o comrcio legal de lcool e tabaco; se cuidar da segurana pblica, facilitando a reduo da violncia e da criminalidade e se proteger a sade dos usurios, dando a eles a informao sobre aquilo que esto consumindo; alm de trazer outros benefcios, como o recolhimento de tributos pelas atividades que o projeto de lei relaciona. A receita decorrente desse recolhimento ser revertida em fundos de pesquisa sobre poltica de drogas e em polticas de atendimento e tratamento para dependentes qumicos ou abusadores da droga que no so todos os usurios, mas uma parcela minoritria deles, como acontece com o lcool. Com relao ao artigo 243 da Constituio Federal, que estabelece que as glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei, faz-se necessrio ressaltar que o mesmo no se aplica em nenhum dos casos previstos pelo presente projeto de lei, j que ele estabelece claramente os pressupostos que definem quais as culturas de plantas psicotrpicas no so consideradas ilegais. Para os casos em que o sejam, ou seja, para aqueles que no se adequarem aos pressupostos deste projeto de lei, permanecem em vigor as disposies do artigo 32 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, com a redao aqui proposta.

44

2.

Ao longo da parte I, o projeto estabelece diferentes regulaes e normas para a

produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, muitos deles baseados nas regulaes atualmente em vigor para o lcool e o tabaco.

Entre outros pontos importantes, essa parte do projeto estabelece normas para a inspeo e fiscalizao; inclui definies de Cannabis, cnhamo industrial, derivados de Cannabis e produtos de Cannabis e autoriza diversas maneiras de produo e comercializao destes.

Em primeiro lugar, habilita o cultivo domstico de Cannabis para consumo pessoal ou compartilhado em domiclio, com um limite de at 6 (seis) plantas maduras e 6 (seis) imaturas e at um mximo de 480 (quatrocentos e oitenta) gramas, que ficaro isentos de registro, inspeo e fiscalizao. O cultivo domstico, atualmente proibido, a maneira mais segura, prtica e simples de acesso maconha por parte dos consumidores, e sua criminalizao constitui uma violao do direito liberdade e autonomia privada. No mesmo sentido, o projeto habilita a criao de clubes de autocultivadores, com limite de nmero de cultivadores e quantidade de plantas, uma experincia bem sucedida em outros pases, que elimina a intermediao do mercado, legal ou ilegal, e coloca a produo para consumo em grupos de afinidade nas mos dos prprios usurios, permitindo a eles cuidar da qualidade e caractersticas do produto. Por ltimo, o projeto regula a industrializao e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis no mercado, estabelecendo regras para essas atividades, com condies semelhantes quelas que a legislao atual estabelece para o lcool e o tabaco. Essa similaridade se repetir ao longo do projeto e um dos aspectos centrais da mudana de paradigma que ele prope.

Na regulamentao do comrcio de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, o Poder Executivo dever levar em considerao critrios de preservao ambiental e limites mximos para a extenso de terras destinadas ao plantio, assim como limites mximos de fabricao, a fim de evitar a concentrao do mercado e a formao de oligoplios e/ou o estabelecimento de preos abusivos que possam incentivar a manuteno do comrcio ilegal. No caso da produo industrial e sua comercializao, todos os derivados e produtos de Cannabis devero ser elaborados e fiscalizados por profissionais habilitados, no podero sofrer processos de manipulao (como o prensado, atualmente comum no
45

comrcio ilegal e altamente nocivo para a sade dos usurios), devero ser transportados de acordo com as normas sanitrias e de segurana estabelecidas pela regulamentao, e sua comercializao no varejo dever ser realizada por comerciantes habilitados e cadastrados, de acordo com uma srie de requisitos e procedimentos, oferecendo ao consumidor todas as informaes necessrias na rotulagem, exibindo os produtos para a venda com uma srie de cuidados, restries e advertncias e pagando impostos por essa atividade.

3.

O projeto estabelece restries, proibies e sanes para as infraes lei,

semelhantes quelas que existem na legislao atual para o comrcio de lcool e tabaco.

Se a Cannabis passar a ser uma droga lcita, ela dever ser comercializada com restries semelhantes quelas que existem para outras drogas lcitas. Por exemplo, probe-se o uso de fumgenos de Cannabis em recinto coletivo fechado, privado ou pblico; probe-se a venda a menores de 18 (dezoito) anos e a venda e uso nas proximidades das escolas durante o horrio escolar, ou em estabelecimentos educacionais e sanitrios, entre outros; probe-se qualquer tipo de publicidade da Cannabis, derivados e produtos de Cannabis (como j proibido no caso do tabaco) e se estabelecem regras e restries para sua exposio nos locais de venda, alm da obrigao de que os produtos contenham advertncias referentes aos danos que podem ocasionar sade dos usurios, como feito atualmente com os cigarros. Tambm se estabelece um limite razovel quantidade de Cannabis que pode ser vendida por indivduo, por ms.

Sobre este ltimo ponto, porm, no seguimos o caminho adotado pela lei uruguaia, que inclui a criao de um registro de usurios, j que consideramos que o mesmo violaria a privacidade das pessoas.

Quem infringir as regras estar sujeito a sanes semelhantes quelas que existem na regulao do comrcio do lcool e o tabaco. O projeto de lei ainda prev a proibio de dirigir sob a influncia de Cannabis, como j proibido, na atualidade, faz-lo sob a influncia do lcool.

46

4.

Na parte II, o projeto prope uma srie de polticas destinadas a reduzir a

violncia e a criminalidade relacionadas ao trfico de drogas ilcitas e a facilitar a reinsero social das pessoas envolvidas nessa atividade.

Um dos principais motivos pelos quais no optamos pelo modelo uruguaio de legalizao da Cannabis, que estabelece o monoplio estatal para sua produo e comercializao, que esse modelo serviria para solucionar o problema relativo s liberdades individuais, mas no seria eficaz para reduzir a violncia e a criminalidade decorrente do fracasso da poltica de guerra s drogas, j que no ofereceria queles que na atualidade se dedicam ao comrcio ilegal de drogas qualquer possibilidade de reinsero na legalidade. Por isso, na parte II, o projeto prope uma srie de medidas importantes, que sabemos que sero polmicas, mas que consideramos imprescindveis para que a mudana de paradigma que estamos propondo seja eficaz na mais importante das suas finalidades: acabar com uma poltica que s tem produzido morte, violncia e criminalizao da pobreza.

Entendemos que o projeto ainda limitado nesse sentido, j que a soluo definitiva dessa problemtica requereria a legalizao de todas as drogas atualmente ilcitas, mas somos conscientes de que o debate social necessrio para uma medida to radical ainda no foi vencido, e consideramos que a regulao da produo e comercializao da Cannabis, junto a outras importantes alteraes que este projeto prope para mudar a atual poltica de drogas, ser o pontap inicial de um debate que no finaliza com esta lei, mas apenas comea com ela. Nesse sentido, concretamente, estamos propondo uma anistia geral para todos que, antes da sano da presente lei, cometeram crimes anlogos aos previstos na nova redao estabelecida para o artigo 33 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006, sempre que a droga que tiver sido objeto da conduta anteriormente ilcita por elas praticada tenha sido a Cannabis, derivados e produtos de Cannabis. Sobre esse ponto, importante ressaltar: (1) A anistia que propomos seria a consequncia jurdica lgica da descriminalizao da produo e comercializao da maconha, j que quando um crime abolido, todos aqueles que tiverem sido indiciados, processados ou condenados por ele devem ser beneficiados pelos efeitos retroativos dessa descriminalizao, por aplicao do princpio da lei penal mais benfica. Contudo, por razes de tcnica legislativa, como os tipos penais envolvidos
47

no esto sendo abolidos, mas o que muda, com o presente projeto, a classificao da Cannabis como droga no mais ilcita, entendemos que a concesso da anistia deve ser expressa e alterada a legislao que a probe, inspirada num paradigma punitivo demaggico e irracional. No caso dos crimes previstos pelo artigo 28 da lei 11.343/2006, com sua redao atual, e das medidas contempladas no artigo 29, no necessria a anistia, j que esses artigos so revogados e, nesses casos, aplica-se sem qualquer impedimento o princpio legal acima citado, extinguindo-se as penas, processos e medidas em andamento; (2) A anistia que propomos se refere apenas aos crimes derivados da produo e do comrcio ilegal de drogas, mas no inclui qualquer crime violento, o que explicitado no texto do projeto. Esclarecemos isso na justificativa porque, apesar de ser explcito e claro na letra do projeto, queremos prevenir o tipo de ataque demaggico e falaz que muitas vezes feito pelos fundamentalistas e reacionrios de planto contra este tipo de projetos: nenhum assassino ser liberado, nenhum autor de crime violento se beneficiar com a anistia. Pelo contrrio: libertando aqueles que foram condenados apenas pelo comrcio de substncias ilcitas e oferecendo a eles a possibilidade de reinsero na legalidade, como o pargrafo seguinte explica, estaremos contribuindo para a reduo da violncia e para evitar que essas pessoas, condenadas pelo efeito de uma poltica perversa e ineficaz, acabem se envolvendo, nesse eficaz sistema de ps-graduao em violncia e criminalidade que so nossos presdios, em futuras vtimas ou algozes de atos de maior gravidade. Para isso, propomos ampliar essa anistia, como parte de uma poltica de transio entre o velho e o novo regime, para que aqueles que atualmente se dedicam ao comrcio de drogas ilcitas que, na maioria dos casos, inclui outras drogas alm da maconha mas ainda no foram acusados, indiciados, processados ou condenados por esses crimes, ou seja, ainda esto fora do alcance do sistema penal, tenham a possibilidade de sair da clandestinidade e se inserir no mercado legal da Cannabis, abandonando a comercializao de outras substncias ainda ilcitas, adequando-se em tudo lei e s regulamentaes que forem ditadas pelo Executivo e transformando-se em

empreendedores de uma atividade legal.

Dessa forma, fomentamos e facilitamos o abandono da criminalidade e visamos, assim, contribuir para a reduo da violncia que vitimiza principalmente os mais pobres.
48

5.

Na parte III, o projeto faz diversas alteraes lei 11.343/2006, mudando o

paradigma da atual classificao arbitrria de drogas lcitas e ilcitas.

Este projeto avana na regulao da produo e comercializao da maconha, mas no legaliza as demais drogas atualmente ilcitas. Como j dissemos, consideramos este projeto um primeiro passo de uma mudana mais profunda que deve continuar, j que somos favorveis regulao de todas as drogas, o que dever chegar aps um amplo processo de debate, conscientizao e construo de um modelo alternativo ao atual, evidentemente fracassado.

No incio desse ano, veio tona uma sentena do juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel, do Distrito Federal, que absolveu um homem que tinha sido detido pela polcia com 52 trouxas de maconha. Para o juiz, a proibio dessa droga inconstitucional, j que a portaria do Ministrio da Sade que incluiu os princpios ativos da maconha na lista de entorpecentes ilcitos, deixando fora outras substncias que tambm tm efeitos entorpecentes, carece de fundamentao tcnica e cientfica o que verdade. O Ministrio Pblico apelou e o caso ser resolvido agora pelo Tribunal de Justia do Distrito Federal em novo julgamento. "Soa incoerente o fato de outras substncias entorpecentes, como o lcool e o tabaco, serem no s permitidas e vendidas, gerando milhes de lucro para os empresrios dos ramos, mas consumidas e adoradas pela populao. Isso demonstra que a proibio de outras substncias entorpecentes recreativas, como o THC, fruto de uma cultura atrasada e de uma poltica equivocada, e viola o princpio da igualdade, restringindo o direito de uma grande parte da populao de utilizar outras substncias", escreveu o juiz.

A atual redao da lei 11.343/2006 outorga um poder discricionrio e absolutamente arbitrrio ao Poder Executivo da Unio para determinar o que e o que no considerado droga, misturando perigosamente conceitos tcnicos com conceitos jurdicos, j que claro que o lcool, o tabaco e at o acar so, tecnicamente, drogas, mas elas no so assim consideradas no que diz respeito definio legal, que tem diversas consequncias. A maconha e a cocana, por exemplo, so drogas, o lcool no mesmo que seja! s porque o Executivo assim o determinou, sem qualquer fundamento tcnico-cientfico.
49

No presente projeto, propomos diferenciar os conceitos de droga e seus subtipos, droga lcita e droga ilcita, e estabelecer um mecanismo de atualizao anual das listas que hoje so atualizadas com uma indefinida periodicidade , de conformidade com as disposies legais em vigor e tecnicamente fundamentadas em critrios cientficos atualizados.

Retomaremos essa questo na justificativa do ltimo captulo do projeto, mas desde j adiantamos que o objetivo da mudana proposta que as polticas de drogas estejam, no futuro, baseadas em conhecimentos cientficos, pesquisas de campo, dados estatsticos, anlise de resultados e critrios de poltica pblica racional e tecnicamente justificados, e no mais em discursos demaggicos, preconceitos, noes abstratas de periculosidade, punitivismos ineficazes e pnico moral.

6.

Ainda na parte III, regulado o porte de drogas ilcitas (qualquer uma delas)

para consumo pessoal, assim como o autocultivo, atendendo aos princpios de liberdade individual e autodeterminao dos planos de vida de cada cidado ou cidad.

Acreditamos que a criminalizao do porte para consumo pessoal viole o princpio de reserva das aes privadas, ou seja, trata-se de uma invaso do Estado na esfera ntima do indivduo, constitucionalmente protegida. A Constituio Federal de 1988 garante, no artigo 5, a inviolabilidade da intimidade e da vida privada e essa esfera de proteo um princpio universal dos direitos humanos, includo em diversos tratados e convenes internacionais e adotado nas constituies de todos os pases democrticos. Em seu artigo o porte de drogas para fins de uso pessoal uma das aes privadas dos homens?, o saudoso jurista e filsofo argentino Carlos Nino analisa trs tipos de argumentos que tm sido usados ao longo dos tempos para justificar a criminalizao: (1) O argumento perfeccionista parte do pressuposto de que existe uma moral universalmente vlida, que deve ser preservada e protegida pelo Estado. Qualquer tipo de conduta contrria a essa moral ou que, segundo ela, seja degradante da pessoa, degrada por
50

extenso a moral coletiva e atenta, por isso, contra o conjunto da sociedade. Se adotarmos essa concepo, no se mostra possvel estabelecer que exista realmente uma esfera das aes privadas que possa ser alheia moral pblica. Trata-se de uma concepo profundamente dogmtica que tem servido, ao longo da histria da humanidade, para justificar a intromisso do Estado na esfera das aes privadas das pessoas, sob o pretexto de preservar os valores da sociedade. O Estado, na concepo perfeccionista, tem como uma de suas metas a de procurar uma moral correta e, como consequncia, deve reprimir as aes contrrias a ela, buscando assim a imposio coercitiva de modelos morais virtuosos, como se existissem critrios objetivos para determin-los. A criminalizao do consumo de drogas muitas vezes justificada com argumentos que derivam dessa concepo moralista e autoritria da organizao social; (2) O argumento paternalista sustenta que o Estado pode invadir a esfera das aes privadas das pessoas, no para impor um modelo de conduta por razes morais, mas para proteger o indivduo de suas prprias aes, quando elas possam colocar em perigo sua sade fsica ou psquica ou sua segurana. A criminalizao do consumo de drogas, sob essa perspectiva, se justificaria como meio para proteger o viciado e/ou o usurio frequente ou ocasional dos danos que as drogas podem lhe ocasionar, impedindo assim uma forma de autoleso. Contudo, como bem explica Nino, mesmo a autoleso uma ao privada e, como tal, deve ser protegida. No caso Bazterrica, a Corte Suprema de Justia da Argentina disse, contestando o argumento paternalista, que as condutas do homem que se dirijam apenas contra si mesmo ficam fora do mbito das proibies; (3) O argumento da defesa social prope proteger no o indivduo, mas a sociedade, considerada como uma entidade superior que contm e est por cima dos interesses individuais dos seus integrantes. O homem, por sua prpria natureza, vive em sociedade, e suas aes, de uma ou outra maneira, afetam em maior ou menor medida aqueles que o rodeiam. Desse ponto de vista, o que a criminalizao do consumo de drogas buscaria proteger a sociedade da ao individual daqueles que consomem drogas. Afirma-se, para isso, que quem consome pode incitar outros a faz-lo, pode cometer crimes para obter a droga ou, de modo geral, considerado perigoso pelo fato de ser usurio de drogas. Trata-se, em definitiva, de uma derivao do conceito de periculosidade do autor, uma

51

concepo preconceituosa, discriminatria e autoritria que teve seu apogeu nas bizarras ideias de Csare Lombroso.

Consideramos que no existe qualquer justificativa constitucionalmente aceitvel para criminalizar o uso pessoal de drogas, sejam quais forem e, por isso, o projeto dispe, nesse caso, sobre todas elas, e no apenas sobre a maconha.

Porm, no basta descriminalizar. A experincia de outros pases mostra que, mesmo quando a lei alterada, ou quando por decises dos tribunais superiores declarada inconstitucional a criminalizao do uso pessoal, o que acontece na rua que as polcias prendem as pessoas, mesmo com quantidades mnimas, obviamente destinadas ao consumo pessoal, sob a suspeita de serem traficantes. No final do processo, essas pessoas so, na imensa maioria dos casos, absolvidas e libertadas pelo Judicirio, mas at isso acontecer, podem passar certa temporada nos presdios ou detidos em delegacias, por um prazo que depender do seu nvel socioeconmico e da possibilidade de contar com uma boa defesa legal. Isso absolutamente intil do ponto de vista da segurana pblica, consome absurdamente recursos do sistema de justia sem qualquer finalidade e lesiona os direitos individuais das vtimas dessa forma de arbitrariedade policial. por isso que o projeto estabelece regras para que o Ministrio da Sade, baseado em critrios tcnico-cientficos, determine as quantidades de cada droga que sero consideradas para consumo privado, salvo prova em contrrio de que o agente se dedica mercancia, e probe que as foras de segurana privem da liberdade qualquer pessoa apenas pela posse de drogas, desde que a quantidade no ultrapasse os limites estabelecidos e no exista prova concreta de envolvimento com o comrcio de drogas ilcitas.

7.

Outra alterao importante lei 11.343/2006 que proposta na parte III do

projeto diz respeito ao paradigma adotado para as aes de preveno, educao, tratamento de dependentes e outras aes que, na atualidade, so encaradas sob uma tica que responde aos argumentos perfeccionista, paternalista e/ou de defesa social, tal como so descritos por Nino no artigo acima citado, e que na nova viso que estamos propondo devem ser encaradas sob a tica dos direitos humanos, da autonomia, da liberdade e do cuidado responsvel da sade, vista de modo integral.
52

A nova redao que se d ao artigo 3 da lei 11.343/2006 antecipa o novo paradigma que se prope, que se refletir em todas as outras alteraes que o projeto busca fazer na legislao em vigor sobre polticas de drogas: o SISNAD ter a finalidade de a rticular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com: I - a preveno do uso problemtico, as polticas de reduo de danos, a ateno e a reinsero social de pessoas que fazem uso problemtico de drogas; II - a represso do trfico de drogas ilcitas. No se fala mais de trfico ilcito de drogas, mas de trfico de drogas ilcitas, de acordo com a redefinio conceitual que j explicamos. O usurio de drogas no mais tratado de forma preconceituosa como um infrator ou como algum que precisa ser reinserido na sociedade, j que se estabelece a necessria distino entre uso, uso problemtico e dependncia qumica, sendo o primeiro caso um direito individual, o segundo uma situao especfica que requer ateno e ajuda porque ocasiona problemas concretos na vida cotidiana da pessoa e ela mesma que solicita ajuda, e o terceiro uma questo de sade que requer tratamento, que no poder ser compulsrio a no ser que esteja em risco a vida da pessoa. Ou seja, o que faz parte da esfera das aes privadas ali permanece, sem qualquer intromisso do Estado; o que um problema tratado (e prevenido) como tal, sem apelaes ao pnico moral, e o que diz respeito sade encarado pelo sistema de sade, da mesma forma que qualquer outro problema de sade, respeitando os direitos do paciente e sua autodeterminao.

Com base nesses critrios, so reorientadas as aes de preveno, so reformuladas algumas polticas de ateno para situaes de uso problemtico e de tratamento de dependentes qumicos, abolida a internao compulsria, garantido o carter cientfico e laico de todas essas polticas, assim como os direitos fundamentais dos usurios de drogas, inclusive daqueles que fazem uso problemtico e dos dependentes qumicos, so promovidas diferentes aes educativas e de divulgao de conhecimentos cientficos atualizados sobre uso de drogas e so incorporadas diferentes medidas de reduo de danos. muito importante destacar esse ponto. A reduo de danos um critrio de poltica pblica usado em diferentes pases do mundo, com resultados muito positivos. Urge, pois,
53

incorpor-lo s polticas de sade do Brasil. Em tal sentido, o projeto promove a implementao das seguintes aes: I difuso de informao clara, completa, cientificamente fundamentada e atualizada sobre os efeitos fsicos e psquicos, primrios e secundrios, de curto, mdio e longo prazo, riscos, contraindicaes, interaes e formas de administrao recomendada de substncias psicoativas lcitas ou ilcitas. A informao deve ser adequada ao grupo objeto da campanha e deve apresentar alternativas que reduzam os riscos e danos decorrentes dos efeitos das substncias, seus aditivos e agregados usuais, e sua forma de administrao, apelando conscientizao e ao consumo responsvel; II - distribuio de seringas e/ou outros insumos e produtos para reduo do dano sade da pessoas que faz uso problemtico de drogas; III - criao de locais pblicos de consumo assistido, permitido, e supervisionado por equipe mdica de sade; IV - acolhimento do dependente e disponibilizao de tratamento sanitrio voluntrio; V implementao de programas de substituio de drogas de uso problemtico por outras substncias de efeito psicoativo, definidas pelo regulamento, autorizando-se, quando for o caso, prescrio mdica de drogas a dependentes; VII - programas de reinsero social e de melhoria da qualidade de vida das pessoas que fazem uso problemtico de drogas; VIII atividades permanentes que busquem prevenir infeces e doenas por situaes de risco provocadas pelo uso problemtico de drogas; XIX distribuio de produtos projetados para a dosificao de substncias psicoativas lcitas ou ilcitas, acompanhados de material informativo; XX garantia de acesso gratuito das pessoas que fazem uso problemtico de drogas, atravs dos servios de sade pblica, a medies de substncias psicoativas no sangue; XXI acesso ou distribuio de dispositivos de controle de pureza e deteco da presena de aditivos perigosos em substncias psicoativas lcitas ou ilcitas.

8.

O projeto faz diversas alteraes nos tipos penais previstos pela lei

11.343/2006:

Alm da descriminalizao do uso pessoal de drogas e do autocultivo de plantas destinadas preparao de drogas, o projeto faz outras alteraes nos tipos penais previstos pela lei 11.343/2006. Por meio de tcnica legislativa, os tipos penais so simplificados e as penas ajustadas, visando uma maior proporcionalidade das mesmas em relao afetao de bens jurdicos, o que tambm se obtm pela aplicao de agravantes e atenuantes, e alguns tipos penais so revogados, por serem considerados, agora, desnecessrios.
54

Em qualquer caso, estabelece-se a finalidade de lucro como condio necessria para a configurao dos tipos penais includos no artigo 33 da lei 11.343/2006, com sua nova redao. O projeto de lei prev, ainda, uma srie de atenuantes, excees e agravantes que buscam empurrar o sistema punitivo para o lado correto, para que deixe de perseguir bodes expiatrios, avies, falces, meninos do trfico, pequenos varejistas levados a essa atividade por situaes de pobreza extrema, e se concentre nos verdadeiros responsveis pelas aes criminais violentas, nos financiadores do trfico, nos policiais e outros agentes pblicos que so cmplices do crime organizado. Pretende-se, portanto, que a guerra s drogas deixe de ser, apenas, uma desculpa para criminalizar a pobreza. Por tudo isso, estabelece-se uma reduo da pena quando o autor tiver participao de menor relevncia na estrutura organizacional do trfico de drogas, desde que primrio e de bons antecedentes; ou a quantidade de droga ilcita apreendida for de pequena monta, e quando, alm desses pressupostos, o crime seja cometido por pessoas em clara situao de vulnerabilidade social, ou colocando em risco a prpria vida ou sade, ou sob quaisquer outras circunstncias das quais se infira que o motivo originou-se de uma situao pessoal ou socioeconmica premente. No sentido contrrio, a pena agravada quando a natureza, a procedncia da substncia ou do produto apreendido e as circunstncias do fato evidenciarem a transnacionalidade do delito; II - o agente praticar o crime prevalecendo-se de funo pblica ou no desempenho de misso de educao, poder familiar, guarda ou vigilncia; III - a infrao tiver sido cometida nas dependncias ou imediaes de estabelecimentos prisionais, de ensino ou hospitalares, de sedes de entidades estudantis, sociais, culturais, recreativas, esportivas, ou beneficentes, de locais de trabalho coletivo, de recintos onde se realizem espetculos ou diverses de qualquer natureza, de servios de tratamento de dependentes de drogas ou de reinsero social, de unidades militares ou policiais ou em transportes pblicos; IV - o crime tiver sido praticado com violncia, grave ameaa, emprego de arma de fogo, ou qualquer processo de intimidao difusa ou coletiva; V - sua prtica envolver criana ou adolescente ou a quem tenha, por qualquer motivo, diminuda ou suprimida a capacidade de entendimento e determinao; VII - o agente financiar ou custear a prtica do crime.

55

Tambm so corrigidos alguns absurdos presentes na atual legislao. Com a redao atual, por exemplo, uma pessoa adulta que oferecesse drogas a outra pessoa adulta, sem finalidade de lucro, para juntos a consumirem, pode ser presa, o que uma clara violao ao princpio de reserva das aes privadas, como j foi explicado anteriormente. Alis, a redao dos tipos penais atuais to ampla e ambgua que quem auxilia outro para o consumo de drogas pode ser detido por at trs anos, ou seja, algum que, mesmo sem ter comprado a droga e sem consumi-la, ajuda outro (a pedido dele) em algum dos atos preparatrios para o consumo (como seria, por exemplo, confeccionar um baseado para um amigo) estaria cometendo um crime.

Na nova redao que este projeto prope, continuar sendo punido aquele que oferecer drogas ilcitas a menor de 18 (dezoito) anos, mesmo que sem finalidade de lucro, com uma pena de 02 (dois) a 4 (quatro) anos de recluso.

9.

Na parte IV, o projeto cria o Conselho Nacional de Assessoria, Pesquisa e

Avaliao para as polticas de drogas.

A criao deste conselho, com uma composio plural e multissetorial, tem a finalidade de constituir uma base tcnico-cientfica s polticas pblicas sobre drogas, analisar e estudar seus efeitos, fazer pesquisa, dotar ao gestor pblico de dados, estatsticas, relatrios tcnicos, etc. Ou seja, qualificar as polticas pblicas.

O Conselho, integrado por diferentes rgos estatais, tanto federais quanto estaduais, e por setores da sociedade civil, da academia e da prtica profissional dos especialistas com conhecimentos especficos sobre a matria, ter uma srie de funes detalhadas no projeto e contar com recursos para a realizao de pesquisas de campo que permitam avaliar as polticas de drogas e sugerir mudanas.

Duas funes do Conselho merecem ser destacadas. A primeira diz respeito avaliao dos efeitos da legalizao da Cannabis. O Conselho elaborar anualmente, a partir do primeiro ano desde a entrada em vigor da presente lei, um relatrio pblico sobre os resultados da regulao e regulamentao da produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis, com foco nas seguintes questes: a) incidncia da
56

regulao sobre as estatsticas de nmero de consumidores, de acordo com os dados a que tiver acesso; b) incidncia da regulao sobre o nmero de pessoas que solicitam ateno ou tratamento por dependncia qumica ou pelo uso problemtico dessa droga; c) incidncia da regulao sobre as estatsticas de criminalidade associadas ao trfico de drogas ilcitas e, em particular, sobre mortes e crimes violentos; d) relatrios tcnicos sobre a qualidade da Cannabis, derivados ou produtos de Cannabis vendidos dentro do circuito legal no Brasil e sobre outras drogas que so vendidas de forma ilegal, de acordo com o estabelecido pelo artigo 2, 5 da lei 11.343, de 23 de agosto de 2006; e) avaliao fundada sobre as consequncias positivas e negativas de curto, mdio e longo prazo que possam ser observadas desde a regulao e regulamentao da produo e comercializao de Cannabis, derivados e produtos de Cannabis; f) quaisquer outras informaes e consideraes conexas que achar relevantes ou que forem solicitadas pelo Poder Executivo da Unio. Isso quer dizer que os resultados do primeiro passo da mudana de paradigma no sentido contrrio do proibicionismo e da guerra s drogas que este projeto prope, que a regulao da produo e comercializao da Cannabis, devero ser anualmente avaliados para sabermos se funcionaram, se foram teis e se indicam ou no a necessidade de aprimoramento e avano na regulao das outras drogas hoje ilcitas. Por isso, o Conselho poder recomendar ao Poder Executivo da Unio a excluso de alguma droga da lista de drogas ilcitas (conforme o artigo 2, 2 da lei 11.343/2006) e, em caso de excluso, poder realizar recomendaes sobre a forma, prazos e condies da regulao e regulamentao da produo e comercializao da mesma.

Dessa forma, voltando deciso do juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel que mencionamos no incio desta justificativa, o novo sistema articulado que este projeto prope para a atualizao das listas de drogas ilcitas que o Poder Executivo dever publicar anualmente garante que as decises que devam ser tomadas no sentido de incluir ou excluir uma ou outra substncia, ou bem de optar pela legalizao e regulao de todas elas, tenha bases tcnico-cientficas e, tambm, uma avaliao, com base em dados estatsticos, anlise de especialistas e pesquisas de campo, dos resultados que uma e outra poltica (tomando como ponto de partida para o novo paradigma a regulao da produo e

57

comercializao de Cannabis) tiveram em cada um dos aspectos que so considerados relevantes para as finalidades das polticas pblicas sobre drogas.

10.

Consideraes finais

A questo das drogas est cercada de falcias e preconceitos. Existe o usurio, que faz uso recreativo, e o dependente, que denota outra situao. Mas como diz Eduardo Galeano, a culpa no da faca. A maioria dos usurios de drogas no vira dependente, mas apenas faz uso recreativo, por isso necessrio distinguir o uso do abuso, proteger o primeiro como liberdade individual e tratar do segundo na perspectiva da sade, ajudando o dependente, como se faz com o alcolatra ou com aquele que abusa do Lexotan ou de determinados analgsicos ou antidepressivos. Pensemos no lcool: o abuso dele traz mais problemas sociedade que o prprio crack, enquanto seu uso recreativo no traz problema algum, socialmente aceito, faz parte da cultura, da religio e at mesmo incentivado. Quase toda a populao consome lcool, mas nem toda a populao alcolatra! Da mesma forma, os usurios recreativos de maconha, cocana, ecstasy ou qualquer outra droga devem ter sua liberdade respeitada: se algum tem o direito de encher a cara num bar ou em casa, tambm tem o direito de fumar um baseado. Isso est dentro da liberdade individual, e a pessoa deve estar consciente dos danos que aquela droga pode causar.

O cigarro (de tabaco) a droga que mais mata e ningum vai preso por isso. E possvel uma poltica de preveno aos males do fumo porque o fumo legal. Quem fuma hoje sabe que o cigarro pode provocar cncer de pulmo a longo ou a mdio prazo, mas a pessoa tem o direito de fumar, se esta for a sua vontade. Da mesma maneira, s existe lei seca para o trnsito e polticas para conter os danos do uso do lcool porque o lcool regulamentado. E ambas as substncias so produzidas de acordo com determinadas regras, com informao explcita sobre o seu contedo e princpios ativos e mecanismos de controle estatal que devem garantir a qualidade do produto, e so comercializadas dentro do circuito legal, com restries sobre a quem, quando e onde podem ser vendidas. O mesmo deveria acontecer com a maconha e outras drogas atualmente consideradas ilcitas.

58

Por outro lado, as polticas de criminalizao e combate, em todo o mundo, apenas reforaram o poder das redes de crime organizado, j que estas se valem da corrupo do agente pblico para atuar livremente, com grande lucro. As drogas que hoje so ilegais, na prtica, tm sua comercializao regulada pelo Estado de maneira informal, atravs das polcias e outros agentes do sistema. Falamos em uma economia paralela que, h seis anos, movimentava mais de 800 bilhes de dlares, estimadamente. Tudo isto apesar da represso patrocinada por todos os pases, principalmente os EUA. Foi nesse pas que, entre 1920 e 1933, o fortalecimento da mfia se deu exatamente com a proibio do consumo e da venda do lcool, que no trouxe qualquer benefcio para a populao.

H ainda toda uma srie de consequncias sociais das polticas atuais, que parecem ser ignoradas pela populao mais abastada cuja maior preocupao a violncia do usurio do crack e o fato de o filho ser abordado pelo traficante na sada do colgio , e que influem diretamente na vida das comunidades mais pobres, que vivem margem do Estado, como forma de higienizao social. A forma como as crianas e adolescentes das comunidades so vulnerabilizados ao crime organizado pela ausncia de interesse do Estado em lhes dar as mesmas condies de humanizao e de vida com pensamento jamais ser corrigida com polticas de represso ao consumo de drogas. Muito pelo contrrio, s piora.

Por ltimo, a criminalizao no produz qualquer benefcio sociedade nem sequer naquilo que implicitamente promete. Alguns ingenuamente ainda acreditam que a simples proibio impede que algum faa uso de alguma substncia, mas est provado que isso no acontece. O consumo de drogas no se reduziu pela criminalizao, mas aconteceu o contrrio. E o que temos, ento, crime organizado, violncia, corrupo policial, insegurana, milhares de mortes, criminalizao de jovens das favelas e das periferias, presdios lotados onde esses jovens tm seu futuro aniquilado e drogas de m qualidade vendidas de maneira informal, sem controle, a pessoas de qualquer idade, em qualquer stio e sem pagar impostos. Tudo errado!

O caminho outro. Regular o consumo tirar o usurio recreativo da intil marginalidade e estigmatizao. Regular a venda e permitir a esse usurio que produza o suficiente para seu prprio consumo reduzir a influncia do traficante e, portanto, reduzir a violncia, a
59

criminalidade, a marginalidade e a morte. Este projeto d um primeiro passo nesse sentido, que esperamos no seja o ltimo.

O Brasil precisa mudar o paradigma. Hoje o pas um importante corredor do trfico internacional, as redes de trfico operam livremente no pas, beneficiadas pela corrupo policial. Nas comunidades carentes, as crianas, sem educao e sem perspectiva, veem no trfico uma forma de mobilidade social. E quem preso sempre aquele jovem que atua no varejo, nunca o grande traficante que alimenta a corrupo e a violncia e leva o dinheiro para os parasos fiscais. Ou seja, as polticas atuais jamais surtiro efeito, como hoje no surtem. Se avaliarmos a eficincia dessas polticas em relao ao dinheiro empregado nelas e os danos terrveis que causaram, o erro fica evidente.

O problema, como quase sempre, a falta de coragem para bancar debates difceis como esse. O mais fcil, sempre, defender o status quo, se filiar aos discursos mais demaggicos ou se fazer de bobo. Mas a nossa funo, como referentes polticos, assumir riscos, inclusive eleitorais, para defender as ideias em que acreditamos e promover os debates que achamos sinceramente que o pas precisa. E esse um deles.

Quanto mais tempo demorarmos, mais gente vai morrer inutilmente e mais jovens vo ter seu futuro trancado.

60

Anda mungkin juga menyukai