Anda di halaman 1dari 2

25/3/2014

Cincia dos Materiais - Captulo 02 - Agregao dos tomos - Tpico 2.2. tomos de Tamanhos Iguais No-Direcionalmente Ligados

Captulo 02 - Agregao dos tomos Tpico 2.2. tomos de Tamanhos Iguais No-Direcionalmente Ligados
Os tomos no-direcionalmente ligados, como os dos elementos metlicos e dos elementos nobres, solidificam-se segundo o arranjo mais compacto possvel. Assim, o nmero de ligaes por unidade de volume maximizado e a energia de ligao por unidade de volume minimizada. Como primeira aproximao, portanto, esses tomos podem ser tratados como esferas duras empilhadas. Geometricamente, doze o nmero mximo de esferas que podem ser arranjadas em torno de uma esfera central, de modo que todas elas a toquem simultaneamente (Figura 2.b). Dois arranjos desse tipo, que no so equivalentes, so observados em muitas estruturas de elementos metlicos e nobres; so os arranjos hexagonal compacto (HC) e cubo de faces centradas (CFC), mostrados na (Figura 2.c). Em cada um desses tipos de empilhamento, seis esferas tocam uma esfera central no plano do meio, bem como tocam ainda trs esferas no plano superior e trs no plano inferior. A nica diferena entre os dois tipos que, no arranjo HC, as trs esferas do plano superior esto justamente sobre as trs esferas do plano inferior, enquanto que no arranjo CFC elas esto em posies alternadas. As designaes hexagonal compacto e cubo de face centrada so decorrentes da geometria que resulta quando cada tipo de empilhamento expandido nas trs dimenses(1). Na Fig. 2.c, as linhas grossas tracejadas unem os centros dos tomos mais escuros e as linhas finas tracejadas conectam os lugares que seriam preenchidos se o empilhamento com a mesma geometria fosse estendido pela adio de mais tomos. As figuras tracejadas formam um prisma hexagonal; no primeiro caso, e um cubo com um tomo no centro de cada face, no segundo caso. O segundo tipo de empilhamento tambm referido como cbico compacto, mas utilizaremos a expresso mais comum: CFC (Cbico de Face Centrada). Os arranjos locais de empilhamento atmico que so observados entre os elementos metlicos e nobres ilustram at que ponto tomos de mesmo tamanho ligados no-direcionalmente formam arranjos compactos. Todos os elementos nobres exibem estruturas compactas, quando se solidificam em temperaturas muito baixas, e cerca de dois teros dos metais apresentam empilhamento de CFC ou HC temperatura ambiente. Desses dois teros, tomos dos metais que tm estruturas HC empilham-se mais como elipsides do que como esferas perfeitas. O prisma hexagonal da fica um pouco menos alto ou mais alto em relao ao que seria calculado com tomos esfricos. A maioria do tero restante dos elementos que no se solidificam em estruturas compactas so os metais alcalinos (Na, K, etc.) e os metais de transio (Fe, Cr, W, etc.), que tendem a ter estrutura cbica de corpo centrado (CCC), como a que se mostra na (Figura 2.d). Uma estrutura de cubo de corpo centrado (CCC) no to compacta como a de cubo de faces centradas ou hexagonal compacta, mas, mesmo assim, um arranjo de tomos de energia relativamente baixa. A maioria dos metais alcalinos transforma-se de CCC para CFC ou HC em temperaturas muito
http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=imprimir&cap=3&top=91 1/2

25/3/2014

Cincia dos Materiais - Captulo 02 - Agregao dos tomos - Tpico 2.2. tomos de Tamanhos Iguais No-Direcionalmente Ligados

baixas, sugerindo que uma razo para seu empilhamento menos denso temperatura ambiente seja o efeito de energia trmica (2). A razo por que a maioria dos metais de transio se solidifica com estrutura CCC atribuda natureza parcialmente covalente e portanto direcional de suas ligaes. Tabela 2.1- Tabela Peridica com os elementos HC, CFC e CCC Fig. 2.b - Empilhamento hexagonal compacto de doze tomos em torno de um tomo central. Fig. 2.c- Empilhamento cbico de faces centradas, de doze tomos em torno de um tomo central. As figuras tracejadas mostram a natureza hexagonal e cbica do empilhamento em cada caso. tomos cujos centros estio nas intersees das linhas grossas tracejadas esto mais sombreados que os outros. tomos cujos centros esto nas intersees das linhas finas tracejadas no tocam a esfera central e no so mostrados explicitamente. Fig. 2.d - Empilhamento cbico de corpo centrado (CCC), de tomos. O tomo central tem somente oito tomos vizinhos que tocam.

Referncias:

(1) Arranjos regulares de tomos que se estendem pelo espao so chamados estruturas cristalinas e sero discutidos no prximo captulo. As estruturas, em longo alcance, de empilhamento HC e CFC sero l discutidas. (2) Esse assunto envolve o conceito termodinmico de entropia, que ser apresentado no Captulo 10, Termodinmica.

http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=imprimir&cap=3&top=91

2/2

Anda mungkin juga menyukai