Anda di halaman 1dari 15

Processo de Soldadura Propriedades

A soldadura ideal seria aquela com a qual se conseguisse uma continuidade total entre os elementos a ligar de modo que fosse impossvel distinguir a junta dos elementos ligados.

Para obter juntas soldadas isentas de defeitos e com propriedades mecnicas adequadas

Os processos de soldadura devem preencher um determinado numero de requisitos:

1
Em primeiro lugar necessrio fornecer energia, normalmente sob a forma de calor, s partes a unir. calor pode ser gerado por meio de uma c!ama, arco elctrico, resist"ncia elctrica ou meios mecnicos.

2
#uas superfcies s$ podem ser ligadas de um modo satisfat$rio se estiverem isentas de $%idos ou outros contaminantes. Assim embora necessria a limpe&a das superfcies antes da soldadura ela n'o suficiente: o processo de soldadura deve ser capa& de remover ou dispersar os filmes de $%idos ou outras substancias.

2
Esta ac('o conseguida pela ac('o qumica de um flu%o ou pela ac('o decapante de um arco elctrico ou ainda por meios mecnicos como a fric('o. calor desenvolvido na maioria dos processos de soldadura em geral efica& para remover os filmes orgnicos ou gases, de modo que s'o os $%idos aqueles que se revestem de maior importncia.

2
)ma ve& eliminados os filmes de $%idos ou nitretos, deve evitar*se a sua forma('o durante a e%ecu('o da soldadura. +onstata*se assim que em qualquer processo de soldadura deve !aver um meio de proteger a &ona da junta da influ"ncia da atmosfera durante a soldadura.

3
Por ,ltimo condi('o essencial que a junta produ&ida ten!a propriedades mecnicas apropriadas. -os processos que envolvem a fus'o das partes a ligar necessrio por ve&es adicionar deso%idantes ou elementos de ligas.

Em concluso podemos dizer que um processo de soldadura deve preencher alguns requisitos para produzir juntas de qualidade satisfatria

. */ornecer energia para facilitar a uni'o 0 *Possuir mecanismos de remo('o das substncias contaminadoras superficiais 1 *Evitar contamina('o pela atmosfera ou seus efeitos 2 *+ontrole da estrutura do metal depositado

+onclus'o
#E/3-345 #E 6 7#A#)8A

Processo de liga('o permanente. )ni'o intima e at$mica das partes a unir. A uni'o soldada deve possuir no mnimo as mesmas propriedades mecnicas, fsicas e qumicas dos materiais a unir.

6 7#A#)8A
A soldadura consiste num meio de uni'o de metais, do qual resultam: * 7iga(9es inamovveis e permanentes * +ontinuidade metlica * +aractersticas mecnicas que, na maioria dos casos, s'o semel!antes, ou mesmo, superiores s dos metais de base.

+lassifica('o Processos de 6oldadura


s processos de soldadura podem ser divididos em tr"s classes fundamentais, em fun('o do tipo de interac('o que, por sua ve&, depende do estado em que se encontram os metais de base a soldar e os metais de adi('o, se os !ouver, na altura em que ocorre a liga('o.

+lassifica('o Processos de 6oldadura


6oldadura por /us'o 6oldadura no Estado 6$lido :rasagem e 6oldobrasagem

+lassifica('o Processos de 6oldadura


6oldadura por /us'o: A soldadura por fus'o engloba todos os processos em que se verifique a fus'o de todos os materiais a soldar ; quer dos materiais de base <=: > quer dos materiais de adi('o < =A >, caso e%istam, * essencial para a efectiva reali&a('o da soldadura.

+lassifica('o Processos de 6oldadura


6oldadura no Estado 6$lido: 3ntegra os processos de soldadura nos quais a liga('o das pe(as ocorre a temperaturas inferiores temperatura de fus'o dos materiais de base, em alguns casos, perto da temperatura ambiente e sem recurso a material de adi('o.

+lassifica('o Processos de 6oldadura


:rasagem e 6oldobrasagem: Englobam os processos de soldadura em que a liga('o sem fus'o dos metais de base conseguida atravs da utili&a('o de um material de adi('o, com ponto de fus'o sempre inferior ao material de base.

Anda mungkin juga menyukai