Anda di halaman 1dari 30

NORMAS PARA ELABORAO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CINCIAS CONTBEIS

SET /2013.

INTRODUO O presente documento visa proporcionar ao aluno inscrito no Estgio Supervisionado do Curso de Cincias Contbeis, as informaes necessrias para a elaborao dos relatrios I, II e III. O Estgio Supervisionado obrigatrio e faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando, sendo amparado pela lei n 11.788 de 25 de setembro de 2008. A apresentao de Relatrio do Estgio Supervisionado do Curso de Cincias Contbeis o requisito acadmico necessrio para a concluso do referido curso e dever ser realizada em trs etapas, sendo confeccionado um relatrio ao final de cada etapa.

Em cada relatrio dever constar a relao formal do aluno com o mundo do trabalho, onde as atividades prticas so exercidas mediante fundamentao terica prvia ou simultaneamente adquirida, permitindo ao aluno a familiarizao com a realidade contbil e empresarial, desde a observao at a realizao de suas atividades.

OBJETIVO GERAL

O Estgio Supervisionado tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao acadmica com a realidade organizacional, atravs da observao e anlise do processo prtico contbil e, tambm, desenvolver suas habilidades tcnicas, crticas e potencialidades empreendedoras.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Para alcance do objetivo geral, o Estgio Supervisionado busca atender aos seguintes objetivos especficos: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos alunos; Visualizar o mercado no cenrio contbil, de acordo com amostragem econmica / financeira, estimulando ao estudante o poder de criar mudanas e perspectivas na organizao contbil; Complementar o processo de ensino-aprendizagem, atravs da conscientizao das deficincias individuais e busca do aprimoramento pessoal e profissional; Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagirio, mais oportunidades de conhecimento da estrutura, filosofia, diretrizes, funcionamento e outros aspectos relevantes das organizaes; Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas geraes de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gesto, mtodos e processos inovadores, crticas, novas tecnologias e metodologias alternativas.

CAMPO DE REALIZAO

O Estgio Supervisionado do Curso de Cincias Contbeis ser, obrigatoriamente, realizado em organizaes legalmente constitudas tais como; rgos pblicos, empresas privadas, organizaes estatais, sociedades civis e rgos representativos de classe, em suma, todas as entidades econmicas e administrativas.

REAS DE CONCENTRAO

O Estgio Supervisionado ser desenvolvido nas seguintes reas de concentrao: rea de Pessoal Folha de pagamento e seus encargos sociais; Relatrio Anual de Informaes Sociais (RAIS); Declarao de Imposto Retido na Fonte (DIRF); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Guia do Fundo de Garantia e Informaes a Previdncia (GFIP).

rea Fiscal Escriturao de livros fiscais; Planejamento Tributrio; Tributos federais; Tributos estaduais; Tributos municipais; Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais (DCTF). Demonstrativo de Apurao de Contribuies Sociais (DACON).

rea Contbil Escriturao Contbil; Plano de Contas; Elaborao das Demonstraes Financeiras; Anlise das Demonstraes Contbeis; Auditoria e Percia.

NOTIFICAO DA INICIAO DO ESTGIO

Ao iniciar o Estgio Supervisionado, o aluno dever participar ao professor orientador do estgio, a iniciao do mesmo, ocasio em que informar: Sua identificao (nome, matrcula, perodo, endereo, telefone, fax, e-mail); Identificao da organizao concedente (razo social, responsvel, rgo, telefone, fax, e-mail, principais atividades desenvolvidas pelo aluno).

O aluno ser ento cadastrado e agendado para uma entrevista com o orientador do estgio, na qual far uma breve exposio referente s suas atividades desempenhadas na organizao, como estagirio ou como empregado, recebendo, quando for o caso, orientao para um melhor desenvolvimento de suas atividades no Estgio Supervisionado. A partir desta exposio, o orientador tambm avalia se as atividades do aluno esto contempladas nestas normas e dar todas as informaes necessrias para a elaborao dos relatrios.

RELATRIO DE ESTGIO ALUNO

O relatrio de estgio o documento que oficializa a realizao e concretizao do mesmo e dever ser elaborado exclusivamente pelo aluno.

A confeco do relatrio dever ser iniciada a partir do 5 semestre letivo e concluda no 8 semestre de acordo com a sequncia abaixo: 5 semestre elaborao do relatrio I 6 semestre concluso e entrega do relatrio I 7 semestre elaborao, concluso e entrega do relatrio II 8 semestre elaborao, concluso e entrega do relatrio III

O aluno dever elaborar trs relatrios com os seguintes contedos:

Relatrio I

(corresponder a 200 horas de estgio)

Apresentar a realidade da empresa, na qual ser descrito todo o histrico da organizao, a misso, a viso, a estrutura organizacional (organogramas), as atividades desenvolvidas pelo estagirio na organizao, as reas contbeis, os sistemas de informaes contbeis, as tecnologias utilizadas na contabilidade, a forma jurdica da empresa e outros aspectos relevantes. Dever ainda, ser apresentada uma anlise comparativa da teoria X prtica, na qual ser destacada a contribuio da teoria para a atividade prtica.

Relatrio II

(corresponder a 100 horas de estgio)

Escolher uma atividade inerente contabilidade (rea de Pessoal, Fiscal e/ou Contbil) e destacar o seu objetivo, o pessoal envolvido, a qualificao profissional necessria para exercer a funo na atividade escolhida, a tecnologia utilizada mencionando o software contbil utilizado, a descrio do funcionamento de toda atividade, bem como a elaborao do mapeamento dos fluxos de trabalho atravs de um fluxograma. Dever ainda, ser apresentada uma anlise comparativa da teoria x prtica, considerando os mtodos, critrios e meios ou tcnicas, para que se possa compreender e avaliar todo complexo contbil quanto sua eficincia e eficcia.

Relatrio III

(corresponder a 100 horas de estgio)

Fazer uma anlise das atividades inerentes contabilidade, considerando os mtodos, critrios e tcnicas, na qual devero ser citados todos os relatrios contbeis gerados, emitindo inclusive o parecer a respeito dos mesmos; a descrio de todos os registros a que est sujeita a empresa, expondo sucintamente, os procedimentos necessrios para a consecuo de cada registro (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro - JUCERJA, Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ, Inscrio Estadual, Inscrio Municipal, Vigilncia Sanitria, Alvar e outras autorizaes, se forem o caso, como Conselhos Regionais de Classe, Secretaria de Sade, Banco Central, Comisso de Valores Mobilirios - CVM, FEEMA, etc.); a descrio de todos os livros fiscais, bem como de todos os tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a empresa est sujeita nos mbitos estadual e municipal; a descrio da modalidade de tributao no mbito federal; a descrio de todos os livros contbeis, bem como dos tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a 5

empresa est sujeita na rea federal; a descrio da modalidade de apurao do imposto de renda da pessoa jurdica e da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL a que a empresa est sujeita, obrigatoriamente ou por opo, para que se possa compreender e avaliar todo o complexo contbil, quanto a sua eficincia e eficcia.

ORIENTAO PARA ELABORAO DO RELATRIO

A esttica de um relatrio obedece a certos padres, relativos sua apresentao grfica. Assim, determinadas normas referentes numerao progressiva, formato, espaamento, margens e paginao devem ser observadas pelos digitadores de texto. Entretanto, o nico responsvel o prprio aluno, que dever sempre fazer uma reviso cuidadosa do trabalho para corrigir eventuais falhas. A elaborao do relatrio do estgio dever obedecer a seguinte padronizao: Encadernao em espiral: capa de plstico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso; Numerao de pginas: centrado inferior ou canto inferior direito ( a pgina nmero 4 dever ser a introduo); Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha; Distribuir o texto, evitando que o ttulo das sees seja digitado em final de pgina e os textos respectivos na pgina seguinte; Cada captulo deve comear a ser digitado no incio da pgina; Evitar a digitao de uma s linha isolada no incio da pgina; Justificar a digitao; Margem superior, a 2,5 cm; Margem inferior, Margem direita, a 2,5 cm; a 2,5 cm;

Margem esquerda, a 3 cm; Pargrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; primeira letra em maisculo e as outras em minsculo; Espaamento entre linhas: duplo; Tipo de letra: arial ou times new roman; Tamanho de letra: 12; Capa: deve seguir o modelo conforme o anexo 1, com o tamanho da letra 16. 6

RELATRIO I

O Relatrio I do Estgio Supervisionado o primeiro que o aluno dever apresentar durante a realizao do estgio e dever ser elaborado exclusivamente pelo aluno.

O incio da confeco do relatrio I dever ocorrer quando o aluno estiver cursando o 5 semestre letivo e a concluso e entrega do mesmo no 6 semestre.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Para alcance do objetivo geral, o Relatrio I busca observar e analisar os seguintes objetivos especficos:

Apresentar a realidade da empresa, na qual ser descrito todo o histrico da organizao, a misso, a viso, a estrutura organizacional (organogramas), as atividades desenvolvidas pelo estagirio na organizao, as reas contbeis, os sistemas de informaes contbeis, as tecnologias utilizadas na contabilidade, forma jurdica da empresa e outros aspectos relevantes. Dever ainda, ser apresentada uma anlise comparativa da teoria X prtica, na qual ser destacada a contribuio da teoria para a atividade prtica.

ORIENTAES FORMAIS

Na elaborao do Relatrio I, o aluno dever obedecer a seguinte formatao: Capa (conforme anexo 1) (no ser numerada); Identificao do aluno (nome, matrcula, curso, perodo, endereo completo, telefone, fax, e-mail) (conforme anexo 2) (ser a pgina no. 1, sem constar a numerao); Identificao da organizao concedente (razo social, CNPJ, setor, endereo, inscrio estadual, telefone, fax, site, e-mail) (conforme anexo 3) (ser a pgina no. 2, sem constar a numerao); Sumrio (conforme anexo 4) (ser a pgina no. 3, sem constar a numerao); 7

Introduo (ser a pgina no. 4) (mnimo 20 linhas); A Organizao; Trajetria na organizao; Observao da realidade organizacional; Anlise da situao pesquisada (relao teoria x prtica); Concluso (mnimo 20 linhas); Referncias bibliogrficas.

DETALHAMENTO DOS TPICOS

Sumrio

Compreende a indicao dos assuntos de acordo com a numerao das pginas. colocado no incio do trabalho, mas o ltimo a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introduo at as referncias bibliogrficas. Sua localizao ser a pgina no.3 sem constar a numerao ficando aps a Identificao da Organizao.

Introduo

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

descrita pela ABNT (NBR, 10719/89, item 6.1.1) como: primeira seo do texto, que define brevemente os objetivos do trabalho e as razes de sua elaborao, bem como as relaes existentes com outros trabalhos. Neste campo o aluno dever fazer uma apresentao panormica do relatrio, citando o nome do estagirio, da empresa concedente, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio e os tpicos principais que so abordados no relatrio.

Organizao

Neste captulo, o aluno desenvolver sobre o histrico da organizao, sua misso, sua viso, seus objetivos, suas atividades principais, a estrutura organizacional (organograma), e como funciona essa estrutura, descrevendo as atribuies de cada unidade organizacional, etc. Este captulo tem como finalidade fazer com que o aluno conhea melhor a organizao na qual est estagiando ou trabalhando, possibilitando, inclusive futuramente, a oportunidade de propor mudanas para as situaes observadas durante o desenvolvimento de suas atividades.

Trajetria na organizao

Nesta parte, o aluno desenvolver sobre sua trajetria na organizao, o perodo de estgio ou emprego e jornada de trabalho, os objetivos do rgo onde so desempenhadas as atividades e as principais atividades desempenhadas.

Observao da realidade organizacional

O aluno, com base na observao da realidade empresarial, descrever como os aspectos estudados teoricamente na sua formao acadmica e relacionados nos objetivos especficos se apresentam na contabilidade da organizao pesquisada (Folha de Pagamento e seus encargos sociais, Escriturao Fiscal, Plano de Contas, Escriturao Contbil, Elaborao das Demonstraes Financeiras, Anlise das Demonstraes, Auditoria e Percia, Planejamento Tributrio, etc.). Este captulo tem por objetivo verificar como os princpios, mtodos e tcnicas utilizadas pela contabilidade so empregados junto realidade organizacional e social.

Anlise da situao pesquisada

Anlise e reflexo (teoria x prtica) em relao s observaes feitas junto organizao. Este captulo tem como objetivo fazer com que o aluno analise a organizao e reflita sobre o contexto da contabilidade, se a teoria contribuiu para a sua prtica e qual foi a contribuio, elaborando crticas a partir dessas observaes. Poder tambm, escolher trs disciplinas e mencionar qual a contribuio das mesmas para a sua prtica.

Concluso

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

Neste momento, o aluno far suas consideraes a respeito do estgio, retornando ao que foi dito na Introduo, mencionando o nome do estagirio, em qual empresa foi realizado o estgio, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio, estabelecendo uma relao entre as expectativas e o que foi desenvolvido, destacando os aspectos positivos e os negativos na rea da contabilidade, incluindo sua opinio sobre a contribuio do processo para seus conhecimentos e formao profissional, as principais dificuldades enfrentadas e sugerindo as possveis mudanas que possam elimin-las.

10

RELATRIO II

O Relatrio II do Estgio Supervisionado o segundo que o aluno dever apresentar durante a realizao do estgio e dever ser elaborado exclusivamente pelo aluno.

A confeco, concluso e entrega do relatrio II dever ocorrer quando o aluno estiver cursando o 7 semestre letivo.

A entrega do Relatrio II somente ser aceita aps a aprovao do Relatrio I em um atendimento exclusivo para a entrega.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Para alcance do objetivo geral, o Relatrio II busca observar e analisar os seguintes objetivos especficos:

Escolher uma atividade inerente contabilidade (rea de Pessoal, Fiscal e/ou Contbil) e destacar o seu objetivo, o pessoal envolvido, a qualificao profissional necessria para exercer a funo na atividade escolhida, a tecnologia utilizada mencionando o software contbil utilizado, a descrio do funcionamento de toda atividade, bem como a elaborao do mapeamento dos fluxos de trabalho atravs de um fluxograma. Dever ainda, ser apresentada uma anlise comparativa da teoria x prtica, considerando os mtodos, critrios e meios ou tcnicas, para que se possa compreender e avaliar todo complexo contbil quanto sua eficincia e eficcia.

ORIENTAES FORMAIS

Na elaborao do Relatrio II, o aluno dever obedecer a seguinte formatao: Capa (conforme anexo 1) (no ser numerada); Identificao do aluno (nome, matrcula, curso, perodo, endereo completo, telefone, fax, e-mail) (conforme anexo 2) (ser a pgina no. 1, sem constar a numerao); 11

Identificao da organizao concedente (razo social, CNPJ, setor, endereo, inscrio estadual, telefone, fax, site, e-mail) (conforme anexo 3) (ser a pgina no. 2, sem constar a numerao); Sumrio (conforme anexo 5) (ser a pgina no. 3, sem constar a numerao); Introduo (ser a pgina no. 4) (mnimo 20 linhas); Desenvolvimento tcnico; Anlise da atividade desenvolvida (relao teoria x prtica); Concluso (mnimo 20 linhas); Referncias bibliogrficas.

DETALHAMENTO DOS TPICOS

Sumrio

Compreende a indicao dos assuntos de acordo com a numerao das pginas. colocado no incio do trabalho, mas o ltimo a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introduo at as referncias bibliogrficas. Sua localizao ser a pgina no.3 sem constar a numerao ficando aps a Identificao da Organizao.

Introduo

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

descrita pela ABNT (NBR, 10719/89, item 6.1.1) como: primeira seo do texto, que define brevemente os objetivos do trabalho e as razes de sua elaborao, bem como as relaes existentes com outros trabalhos. Neste campo o aluno dever fazer uma apresentao panormica do relatrio, citando o nome do estagirio, da empresa concedente, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio, a atividade contbil que foi escolhida e os tpicos principais que so abordados no relatrio.

12

Desenvolvimento Tcnico

Na parte do relatrio que ser descrito o desenvolvimento tcnico, o aluno dever seguir o seguinte roteiro: Identificao da atividade desenvolvida (citar o nome da atividade); Objetivo da atividade desenvolvida; Pessoal envolvido; Qualificaes das pessoas envolvidas na atividade; Tecnologias utilizadas (citar os softwares contbeis utilizados); Descrio das diversas fases do desenvolvimento da atividade, podendo inclusive elaborar grficos elucidativos; Fluxograma da atividade descrita (citar o nome da atividade); Relao custo x benefcio do processo (racionalidade dos custos em funo dos mtodos e tcnicas empregados).

Obs: No devem ser escolhidos fluxos de trabalho que exponham informaes sigilosas da empresa e/ou que possam trazer qualquer tipo de prejuzo a mesma.

Anlise da situao pesquisada

Anlise e reflexo (teoria x prtica) em relao s observaes feitas junto organizao. Este captulo tem como objetivo fazer com que o aluno analise a organizao e reflita sobre o contexto da contabilidade e se a teoria contribuiu para a sua prtica na atividade escolhida e qual foi contribuio, elaborando crticas a partir dessas observaes. Poder tambm, escolher trs disciplinas e mencionar qual a contribuio das mesmas para a sua prtica.

13

Concluso

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

Neste momento, o aluno far suas consideraes a respeito do estgio, retornando ao que foi dito na Introduo, mencionando o nome do estagirio, em qual empresa foi realizado o estgio, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio, a atividade contbil que foi escolhida, estabelecendo uma relao entre as expectativas e o que foi desenvolvido, destacando os aspectos positivos e os negativos na rea contbil, incluindo sua opinio sobre a contribuio do processo para seus conhecimentos e formao profissional, as principais dificuldades enfrentadas e sugerindo as possveis mudanas que possam elimin-las.

14

RELATRIO III

O Relatrio III do Estgio Supervisionado III o terceiro que o aluno dever apresentar para oficializar a concretizao do estgio e dever ser elaborado exclusivamente pelo aluno, no qual dever ser anexada a declarao da empresa concedente do estgio (conforme anexo 7). A confeco, concluso e entrega do relatrio III dever ocorrer quando o aluno estiver cursando o 8 semestre letivo.

A entrega do Relatrio III somente ser aceita aps a aprovao dos relatrios I e II em atendimento exclusivo para a entrega.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Para alcance do objetivo geral, o Relatrio III busca observar e analisar os seguintes objetivos especficos: Fazer uma anlise das atividades inerentes contabilidade, considerando os mtodos, critrios e tcnicas, na qual devero ser citados todos os relatrios contbeis gerados, emitindo inclusive o parecer a respeito dos mesmos; a descrio de todos os registros a que est sujeita a empresa, expondo sucintamente, os procedimentos necessrios para a consecuo de cada registro (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro - JUCERJA, Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ, Inscrio Estadual, Inscrio Municipal, Vigilncia Sanitria, Alvar e outras autorizaes, se forem o caso, como Conselhos Regionais de Classe, Secretaria de Sade, Banco Central, Comisso de Valores Mobilirios - CVM, FEEMA, etc.); a descrio de todos os livros fiscais, bem como de todos os tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a empresa est sujeita nos mbitos estadual e municipal; a descrio da modalidade de tributao no mbito federal; a descrio de todos os livros contbeis, bem como dos tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a empresa est sujeita na rea federal; a descrio da modalidade de apurao do imposto de renda da pessoa jurdica e da contribuio social sobre o lucro lquido a que a empresa est sujeita, obrigatoriamente ou por opo, para que se possa compreender e avaliar todo o complexo contbil, quanto a sua eficincia e eficcia. 15

ORIENTAES FORMAIS

Na elaborao do Relatrio III, o aluno dever obedecer a seguinte formatao: Capa (conforme anexo 1) (no ser numerada); Identificao do aluno (nome, matrcula, curso, perodo, endereo completo, telefone, fax, e-mail) (conforme anexo 2) (ser a pgina no. 1, sem constar a numerao); Identificao da organizao concedente (razo social, CNPJ, setor, endereo, inscrio estadual, telefone, fax, site, e-mail) (conforme anexo 3) (ser a pgina no. 2, sem constar a numerao); Sumrio (conforme anexo 6) (ser a pgina no. 3, sem constar a numerao); Introduo (ser a pgina no. 4) (mnimo 20 linhas); Desenvolvimento tcnico; Anlise da situao pesquisada (teoria x prtica); Concluso (mnimo 20 linhas); Referncias bibliogrficas; Anexo; Declarao da empresa concedente do estgio (conforme anexo 7).

DETALHAMENTO DOS TPICOS

Sumrio

Compreende a indicao dos assuntos de acordo com a numerao das pginas. colocado no incio do trabalho, mas o ltimo a ser escrito. Constam dele todos os elementos, desde a introduo at as referncias bibliogrficas. Sua localizao ser a pgina no.3 sem constar a numerao ficando aps a Identificao da Organizao.

Introduo

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

descrita pela ABNT (NBR, 10719/89, item 6.1.1) como: primeira seo do texto, que define brevemente os objetivos do trabalho e as razes de sua elaborao, bem como as relaes existentes com outros trabalhos. Neste campo o aluno dever fazer uma apresentao 16

panormica do relatrio, citando o nome do estagirio, da empresa concedente, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio, as atividades contbeis e os tpicos principais que so abordados no relatrio.

Desenvolvimento Tcnico

Na parte do relatrio que ser descrito o desenvolvimento tcnico, o aluno dever seguir o seguinte roteiro: Mencionar todos os relatrios contbeis gerados pela empresa no exerccio da atividade. Analisar dos referidos relatrios, emitindo inclusive seu parecer a respeito dos mesmos. Descrever todos os registros a que est sujeita a organizao concedente, expondo sucintamente, os procedimentos necessrios para a consecuo de cada registro (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro - JUCERJA ou Registro Civil da Pessoa Jurdica - RCPJ, Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica - CNPJ, Inscrio Estadual, Municipal, Banco Central, Vigilncia Sanitria, Alvar e outras autorizaes, se forem o caso, como Conselhos Regionais de Classe, Secretaria de Sade, Comisso de Valores Mobilirios - CVM, IBAMA, FEEMA etc.) Descrever todos os livros fiscais, bem como todos os tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a empresa est sujeita nos mbitos estadual e municipal. Descrever a modalidade de tributao no mbito federal. Descrever todos os livros contbeis, bem como os tributos (impostos, taxas e contribuies) a que a empresa est sujeita na rea federal. Descrever a modalidade de apurao do imposto de renda da pessoa jurdica e da contribuio social sobre o lucro lquido a que a empresa est sujeita, obrigatoriamente ou por opo. Sugerir melhorias para as atividades contbeis, desde o Relatrio I ao Relatrio III. (Se julgar que os procedimentos das atividades desenvolvidas so os mais

recomendveis justifique).

Obs: No devem ser escolhidos fluxos de trabalho que exponham informaes sigilosas da empresa e/ou que possam trazer qualquer tipo de prejuzo a mesma. 17

Anlise da situao pesquisada

Anlise e reflexo (teoria x prtica) em relao s observaes feitas junto organizao. Este captulo tem como objetivo fazer com que o aluno analise a organizao e reflita sobre o contexto da contabilidade e se a teoria contribuiu para a sua prtica e qual foi a contribuio, elaborando crticas a partir dessas observaes. Poder tambm, escolher trs disciplinas e mencionar qual a contribuio das mesmas para a sua prtica.

Concluso

(Dever ter no mnimo 20 linhas)

Neste momento, o aluno far suas consideraes a respeito do estgio, retornando ao que foi dito na Introduo, mencionando o nome do estagirio, em qual empresa foi realizado o estgio, onde a empresa est localizada, a atividade principal da empresa, o perodo de realizao do estgio, estabelecendo uma relao entre as expectativas e o que foi desenvolvido, destacando os aspectos positivos e os negativos na rea contbil, incluindo sua opinio sobre a contribuio do processo para seus conhecimentos e formao profissional, as principais dificuldades enfrentadas e sugerindo as possveis mudanas que possam elimin-las.

18

DECLARAO DA EMPRESA CONCEDENTE DO ESTGIO (ANEXO 7)

Ao completar pelo menos 400 horas de Estgio, o aluno dever apresentar ao Orientador do Estgio, uma declarao fornecida pela empresa concedente, que far parte do Relatrio III, devendo ser anexada ao final do relatrio.

Esse documento, que formalizar o trmino do estgio, dever conter no mnimo as seguintes informaes: Identificao do aluno (nome, matrcula, curso); Identificao da empresa (razo social, CNPJ, endereo, telefone); Indicao do rgo; Atividades desenvolvidas pelo aluno; Perodo de realizao do estgio ou trabalho; Carga horria diria e total; Avaliao do desempenho do aluno (qualidade do trabalho, nvel de conhecimento, comportamento individual ou em grupo, etc.); Identificao do responsvel direto pelo estgio (nome e cargo), data, carimbo e assinatura.

SUGESTES DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Para a elaborao dos relatrios, o aluno poder utilizar qualquer fonte de consulta ou referncia bibliogrfica que desejar. Caso haja dificuldade, so sugeridas as seguintes referncias: GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Bsica So Paulo: Mc. Graw - Hill. MARTINS, Eliseu. Contabilidade Introdutria So Paulo: Atlas. S, A. Lopes de. Dicionrio de Contabilidade So Paulo: Atlas. 19

S, A. Lopes de. Normas Tcnicas em Contabilidade APEC. CURY, Antnio. Organizao & Mtodos. Uma viso Holstica. 7 ed. So Paulo: Atlas. (Captulo 11 Grficos de Processamento Fluxogramas). OLIVEIRA, Djalma P. R. de. Sistemas, Organizao & Mtodos Uma abordagem gerencial. So Paulo: Atlas. (Captulo 10 Tcnicas de Representao Grfica). CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus. RODRIGUES, Roberto Domingos. Normas para Elaborao dos Relatrios de Estgio Supervisionado do Curso de Cincias Contbeis. SET/2013. INTERNET www.portaltributario.com.br www.crc.gov.br

AVALIAO

Os Relatrios I, II e III de Estgio Supervisionado sero considerados aprovados no processo de avaliao, se atender, a critrio do professor orientador, a todos os requisitos especificados nestas normas.

20

ORIENTAO

O Orientador de Estgio Supervisionado professor do Curso de Cincias Contbeis, cujo nome indicado pela Coordenao do Curso e aprovado pela Direo. Deve acompanhar todas as fases do processo de elaborao do relatrio do estgio, proporcionando orientao ao aluno de forma a conectar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com os problemas organizacionais existentes e a facilitar o seu acesso no mercado de trabalho.

So atribuies do Orientador de Estgio: Divulgar as normas referentes ao Estgio Supervisionado em Cincias Contbeis; Atender e orientar aos alunos; Avaliar os relatrios desenvolvidos pelos alunos do Estgio Supervisionado; Encaminhar Coordenao do Curso os trabalhos desenvolvidos pelos alunos; Encaminhar secretaria, ao trmino de cada perodo, a relao de alunos que obtiveram aprovao no Estgio.

CONDIES PARA REALIZAO DO ESTGIO

Somente ser vlido o estgio realizado pelo aluno que estiver regularmente matriculado durante o perodo de estgio

O aluno dever ter cumprido com sucesso as disciplinas: Introduo Contabilidade, Contabilidade Societria, Contabilidade Gerencial e Organizao Sistemas e Mtodos.

O aluno que estiver desempenhando funes em organizaes legalmente constitudas como empregado efetivo, desde que cumpra os itens acima mencionados.

21

PRAZO DE ENTREGA O aluno que cursou todas as disciplinas da matriz curricular dever estar com os trs relatrios aprovados at o trmino do ltimo semestre cursado ( 8(oitavo) semestre). Esse prazo ser estendido, excepcionalmente, por 30 dias a contar do primeiro dia de aula do semestre seguinte, exclusivamente para o 3 (terceiro) relatrio, caso o 1 e o 2 relatrio j estejam aprovados. No ser concedido prazo adicional para a aprovao do 1 e do 2 relatrio aps o trmino do ltimo semestre cursado (8(oitavo) semestre), se o aluno no estiver matriculado. Caso o aluno no consiga estar com os trs relatrios aprovados no perodo determinado, ser concedido um prazo de at dois semestres consecutivos (um ano) para que os mesmos sejam analisados e aprovados. Nessa condio, ser cobrada uma taxa para cada relatrio ainda no aprovado , em substituio semestralidade que o aluno deveria pagar por no ter concludo o curso e ainda estar em atividade acadmica. Aps esse prazo, o aluno s poder entregar os relatrios fazendo uma nova matrcula e ficar sujeito a cumprir a matriz curricular vigente. Aps esse prazo, o aluno s poder entregar os relatrios fazendo uma nova matrcula e ficar sujeito a cumprir a matriz curricular vigente.

22

ANEXOS

Para facilitar a elaborao dos Relatrios I, II e III foram anexados os seguintes modelos:

Anexo 1: Modelo de capa; Anexo 2: Modelo de identificao do aluno; Anexo 3: Modelo de identificao da empresa concedente; Anexo 4: Modelo de sumrio do relatrio de estgio supervisionado I; Anexo 5: Modelo de sumrio do relatrio de estgio supervisionado II; Anexo 6: Modelo de sumrio do relatrio de estgio supervisionado III; Anexo 7: Modelo da declarao da empresa concedente do estgio.

Roberto Domingos Rodrigues Professor Orientador de Estgio

23

ANEXO 1 MODELO DE CAPA

Faculdades Integradas Simonsen Curso de Cincias Contbeis n. perodo

Relatrio de Estgio Supervisionado no Por: Nome do aluno no. matrcula

Orientador: Prof. Roberto Domingos

Rio de Janeiro Ano n. semestre


24

ANEXO 2 MODELO DE IDENTIFICAO DO ALUNO

Identificao do Aluno

Nome:

Matrcula:

Curso:

Perodo:

Endereo:

(escrever o endereo completo)

Cep:

Telefone:

(celular e fixo)

Celular:

E-mail:

25

ANEXO 3 MODELO DE IDENTIFICAO DA EMPRESA CONCEDENTE

Identificao da Organizao

Razo Social:

CNPJ:

Setor:

Endereo:

(escrever o endereo completo)

CEP:

Inscrio Estadual:

Telefone:

Fax:

Site:

E-mail:

26

ANEXO 4 MODELO DE SUMRIO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Sumrio

1. Introduo..........................................(mnimo 20 linhas).................................4

2. A Organizao...................................................................................................... 2.1. Histrico da organizao.......................................................................... 2.2. Estrutura organizacional.....................(fazer o organograma).............. 2.3. Descrio das atribuies das unidades organizacionais...................

3. Trajetria na organizao................................................................................... 3.1. Atividades desenvolvidas........................................................................

4. Observao da realidade organizacional........................................................... 4.1. Sistemas de informaes contbeis....................................................... 4.2. Tecnologia............................................................................................... 4.3. Forma jurdica........................................................................................ 4.4. Outros aspectos relevantes.....................................................................

5. Anlise da situao pesquisada (Teoria x Prtica) ............................................ . 6. Concluso......................................... (mnimo 20 linhas).................................

7. Referncias Bibliogrficas..................................................................................

27

ANEXO 5 MODELO DE SUMRIO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II

Sumrio 1. Introduo......................................... (mnimo 20 linhas) ...................................4

2. Desenvolvimento Tcnico...................................................................................... 2.1. Identificao da atividade desenvolvida...... (citar o nome da atividade)..... 2.2. Objetivo da atividade desenvolvida ................................................................ 2.3. Pessoal envolvido.......................................................................................... 2.4. Qualificao do pessoal envolvido................................................................. 2.5. Tecnologia utilizada.............(citar os softwares contbeis utilizados)...... 2.6. Descrio do funcionamento da atividade... (citar o nome da atividade)..... 2.7. Fluxograma da atividade descrita................................................................... 2.8. Relao custo x benefcio da atividade............................................................

3. Anlise da situao pesquisada (Teoria x Prtica) ................................................

4. Concluso.......................................(mnimo 20 linhas)....................................

5. Referncias Bibliogrficas........................................................................................

28

ANEXO 6 MODELO DE SUMRIO DO RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO III

Sumrio

1. Introduo.............................................. (mnimo 20 linhas)................................4

2. Desenvolvimento Tcnico...................................................................................... 2.1. Relatrios contbeis gerados. ..................(citar os relatrios gerados)....... 2.2. Anlise dos relatrios.................................(analisar cada relatrio).............. 2.3. Descrio dos registros..............................(descrever cada registro)........ 2.4. Descrio dos livros fiscais.........................(descrever cada livro)................ 2.5. Descrio da modalidade de tributao......(descrever cada tributo)................ 2.6. Descrio dos livros contbeis....................(descrever cada livro)............... 2.7. Descrio da modalidade de apurao de impostos..(descrever cada imposto) 2.8. Sugestes para melhoria das atividades contbeis... (caso negativo justificar).

3. Anlise da situao pesquisada (Teoria x Prtica) ...................................................

4. Concluso........................................... mnimo 20 linhas......................................

5. Referncias Bibliogrficas.........................................................................................

6. Anexo.......................................................................................................................... Declarao da empresa (citar o nome da empresa concedente do estgio)

29

ANEXO 7

MODELO DA DECLARAO DA EMPRESA CONCEDENTE

OBS: Dever ser feita em papel timbrado da empresa, constando: Razo social, endereo completo, telefone, site ou e-mail e o CNPJ.

Rio de Janeiro, ____ de ___________ de _____

Declarao

Declaro para os devidos fins, que o (a) Sr.(a) ......... (nome do aluno).........., aluno (a) das Faculdades Integradas Simonsen, matriculado (a) no Curso de Cincias Contbeis, matrcula n. .............., realizou nesta empresa, no (a)........(setor) ........., no perodo de ..... de ...... de ........ ..... de ...... de ......, ..... (descrever as atividades desenvolvidas) ........, tendo cumprido a carga horria diria de ......... horas, perfazendo um total de 400 horas a ttulo de estgio supervisionado, demonstrando ......... (descrever a avaliao do desempenho, a qualidade do trabalho, o nvel de conhecimento, o comportamento individual ou em grupo, etc..)...........

Atenciosamente,

____________________________________________ Identificao do responsvel direto pelo estagirio (nome, cargo, carimbo, assinatura)

30

Anda mungkin juga menyukai