Anda di halaman 1dari 41

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: EXECUO

1. APRESENTAO DO CURSO

O curso de direito processual civil abordar neste bimestre a fase de execuo e cumprimento das decises judiciais, sob o vis da efetividade, com base em casos concretos que expressem as intersees entre o direito processual e o direito material e foco no aprendizado do aluno a partir de situaes-problema. Objetiva-se desenvolver as se uintes competncias e habi i!a!es! "nlise dos custos, tempo, riscos, vanta ens e desvanta ens envolvidos em cada escol#a processual e tomada de deciso, com a utilizao de fluxo ramas para a viso macrosc$pica do procedimento% &esto do conflito, a partir da anlise de casos prticos% 'anuseio do instrumental tcnico-processual para operar estrate icamente o sistema executivo% (esenvolvimento de racioc)nio jur)dico-processual% "nlise de jul ados% *ompreenso e sistematizao de conceitos.

+o m$dulo de execuo, sero analisados os se uintes temas!

CURSO DE EXECUO
APOSTILA " Ob$eti%os 0uando a deciso tornase definitiva1 " coisa jul ada aceita flexibilizao1 *om base em que critrios1 "nlise da interface com a coisa jul ada individual a partir do caso da tarifa de assinatura bsica nos servios de telefonia fixa APOSTILA , Ob$eti%os 0uais as implicaes sociais de um @oder Audicirio inefetivo1 *ompreenso lobal das diversas modalidades de execuo. (espertar no aluno senso cr)tico para analisar as reformas do sistema executivo. 4eforar a distino do re ramento do cumprimento de sentena.t)tulos judiciais e execuo de t)tulo extrajudicial% "valiar o procedimento da execuo da obri ao de dar coisa e suas particularidades, com destaque para os problemas advindos da fraude execuo e da destruio da coisa, exercitando o manejo das possibilidades oferecidas pelo sistema processual. *omo manejar estrate icamente o sistema executivo, considerando o privil io da execuo espec)fica das obri aes de fazer e no fazer1 *ompreenso da tutela mandamental como uma nova modalidade de provimento judicial.

A# a A# a " +"ula ,-.apostila ,/

Tema *oisa jul ada

&eto!o o'ia "ula expositivoparticipativa 2xerc)cio

A# a , :"ula ,,.apostila ,/

*oisa jul ada coletiva

"ula expositivoparticipativa "nlise de caso :2xerc)cio/

(ib io')a*ia (3+"'"4*O, *5ndido. 4elativizar a coisa jul ada material. 3n! A nova era do processo civil6 p. 7,8779% 798-78-. ;"<"+"=2, >azuo. 4elao entre demanda coletiva e demandas individuais. Direito Processual Coletivo e o Anteprojeto de CBPC, p. ,9?-,?-. (ib io')a*ia &43+OB24, "da @elle rini. *umprimento da sentena. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. -,-,-. <"D"'3+3, 2duardo. <utela jurisdicional para entre a de coisa :*@*, art. E?,-"/. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. ,FF777.

A# a A# a "

Tema @rocesso de execuo! noes introdut$rias. "s recentes reformas processuais em sede de execuo. 2xecuo para a entre a de coisa certa ou incerta

&eto!o o'ia "ula expositivoparticipativa 2xerc)cio.

A# a ,

"nlise de :exerc)cio/

caso

A# a -

2xecuo das obri aes de fazer e no fazer. <utela mandamental. @revalGncia da tutela espec)fica.

"ula expositivoparticipativa "nlise de caso

;"<"+"=2, >azuo. <utela antecipat$ria e tutela espec)fica das obri aes de fazer e no fazer :arts. 78H e E?, do *@*/. p. E--EI% '"43+O+3, Duiz &uil#erme. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. ,9--,97% ,9?,??.

A# a .

2xecuo das obri aes de fazer e no fazer. Jixao e execuo das astreintes. 2xecuo por quantia certa contra devedor solvente

A# a /

0ual a finalidade das astreintes# K limites para o valor da multa fixada para forar o devedor a adimplir1 *omo eliminar os riscos de enriquecimento il)cito do credor1 *ompreender as notas distintivas da execuo da obri ao de pa ar quantia certa contra devedor solvente "valiar a pertinGncia da mudana na ordem de preferGncia dos atos expropriat$rios @en#ora on line! efetividade ou abuso1 *ompreender os fundamentos do contempt of court, avaliando a necessidade de fortalecimento dos provimentos judiciais e aferindo sua poss)vel existGncia entre n$s 4efletir acerca da pertinGncia e da razoabilidade da priso civil por descumprimento de ordem judicial e sua compatibilidade com a *onstituio Jederal "nalisar os meios de defesa do executado previstos no sistema processual brasileiro, com foco na objeo de prexecutividade.

"nlise de jul ados :exerc)cio/

'"43+O+3, Duiz &uil#erme. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. 7,?-778 :,7 p./. (3+"'"4*O, *5ndido 4an el. A nova era do processo civil. 7 ed., Co @aulo! 'al#eiros, 7--8, p. 7FE-H-I :,9 p./

$ole pla%

A# a 0

'eios coercitivos para cumprimento da ordem judicial. Contempt of court. 'ulta e priso civil.

2xerc)cio e debate em sala de aula.

&43+OB24, "da @elle rini. Ltica, abuso do processo e resistGncia Ms ordens judicirias! o contempt of court. p. 7,F-78 e @aixo e morte do Ncontempt of courtN brasileiro :art. ,E do *$di o de @rocesso *ivil/, p. ,9I-,??.

A# a 1

(efesa do executado

"ula expositivoparticipativa

@3C<3DD3, "na de Dourdes *outin#o Cilva. (efesas do executado no cumprimento de sentena condenat$ria ao pa amento de quantia :Dei n. ,,.7H7.-9/ e na execuo de t)tulos extrajudiciais :Dei n. ,,.HI7.-?/ O viso comparativa, p. I9-,-9.
<K2O(O4O A4., Kumberto <#eodoro. &ei de 'xecuo (iscal. I ed., Co @aulo! Caraiva, 7--7, p. -H--F :-8 p./.

A# a 2

2xecuo fiscal

" execuo fiscal deve ser de responsabilidade do @oder Audicirio1 Ou deveria, a exemplo de outros sistemas, ser realizada no 5mbito administrativo1

"nlise de dados estat)sticos e do projeto de Dei formulado pela @&J+. (ebate em sala.

*entro =rasileiro de 2studos 2 @esquisas Audiciais :*2=2@2A/. 'xecu)es (iscais no Brasil. =ras)lia! 'inistrio da Austia, 7--?. p. 9F-?,% ?H-8?.

&eto!o o'ia !o c#)so - anlise de casos% - role*pla%% - aulas expositivo-participativas% - exerc)cios% - debates.

&3to!os !e A%a ia45o O aluno ser avaliado da se uinte forma! :a/ "valiao escrita, realizada no final do bimestre, envolvendo todas as questes suscitadas em aula, inclusive os textos de leitura o!rigat"ria. :b/ "valiao continuada, com base em sua participao em sala de aula, em observ5ncia aos se uintes critrios! :i/ assiduidade.pontualidade% :ii/ leitura dos textos% :iii/ participao e :iv/ postura. :c/ +i,idireito: os alunos devem participar da PiQidireito, sob a forma de relator% pesquisador de doutrina, pesquisador de jurisprudGncia do <A4A e pesquisador de jurisprudGncia do C<A. " participao de cada aluno, previamente definida pela professora, est disposta na -i,idireito da disciplina. Observao importante! por comprometer a din5mica e o encadeamento dos trabal#os, a falta de postagem na data correta implica perda de pont a!"o.

:d/ 2xerc)cios escritos. "tividades desenvolvidas em sala de aula a serem entre ues para correo, em rupos ou individualmente, conforme acertado pelo professor. O(SERVAO I&PORTA6TE:
<odas as informaes atinentes ao curso O como crono rama de atividades, conteRdo da disciplina, leitura obri at$ria, slides das aulas, peso atribu)do a cada uma das notas de avaliao. forma de aferio, notas atribu)das aos alunos, etc O esto dispostas na -i,idireito da disciplina 4ecursos e @rocesso de 2xecuo. (esta forma, )ecomen!a7se 8#e o a #no acione pe)io!icamente a #i$idireito !a !iscip ina9 !ispon:%e em: aca!emico;!i)eito7)io;*'%;b);

(ib io')a*ia 'e)a ob)i'at<)ia

*2+<4O

=4"C3D234O

(2 2C<S(OC

2 @2C0S3C"C

AS(3*3"3C

:*2=2@2A/. 'xecu)es (iscais no Brasil. =ras)lia! 'inistrio da Austia, 7--?. (ispon)vel em! #ttp!..PPP.cebepej.or .br.pdf.execucoesTfiscais.pdf.
(3+"'"4*O, *5ndido 4an el. A nova era do processo civil. 7 ed., Co @aulo! 'al#eiros, 7--8. &43+OB24, "da @elle rini. *umprimento da sentena. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. -,-,-. &43+OB24, "da @elle rini. Ltica, abuso do processo e resistGncia Ms ordens judicirias! o contempt of court. 4evista de @rocesso. Co @aulo. v. 7?, n.,-7, p. 7,F-78, abr..jun. 7--,. &43+OB24, "da @elle rini. @aixo e morte do .contempt of court. brasileiro :art. ,E do *$di o de @rocesso *ivil/. 3n! / processo: estudos e pareceres. Co @aulo, (@A, 7--?, p. ,9I-,??. '"43+O+3, Duiz &uil#erme. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?. @3C<3DD3, "na de Dourdes *outin#o Cilva. (efesas do executado no cumprimento de sentena condenat$ria ao pa amento de quantia :Dei n. ,,.7H7.-9/ e na execuo de t)tulos extrajudiciais :Dei n. ,,.HI7.-?/ O viso comparativa. 3n! *"4'O+", *arlos "lberto :or ./. $eflex)es so!re a reforma do C"digo de Processo Civil: estudos em homenagem a Ada Pellegrini 0rinover1 C2ndido $angel Dinamarco e 3a4uo +atana!e. Co @aulo! "tlas, 7--8, p. I9-,-9. <"D"'3+3, 2duardo. <utela jurisdicional para entre a de coisa :*@*, art. E?,-"/. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. ,FF-777. <K2O(O4O A4., Kumberto <#eodoro. &ei de 'xecuo (iscal. I ed., Co @aulo! Caraiva, 7--7, p. -H--F. ;"<"+"=2, >azuo. 4elao entre demanda coletiva e demandas individuais . Direito Processual Coletivo e o Anteprojeto de CBPC, p. ,9?-,?-. ;"<"+"=2, >azuo. <utela antecipat$ria e tutela espec)fica das obri aes de fazer e no fazer :arts. 78H e E?, do *@*/. 3n! <23U234", Clvio de Ji ueiredo . $eforma do C"digo de Processo Civil. Co @aulo! Caraiva, ,FF?, p. E--EI.

V"<V, (ebora 3nes >ram =aumW#l. O sistema brasileiro de multas processuais e a natureza da multa prevista no novo arti o E89-A do *$di o de @rocesso *ivil. 3n! *"4'O+", *arlos "lberto :or ./. $eflex)es so!re a reforma do C"digo de Processo Civil: estudos em homenagem a Ada Pellegrini 0rinover1 C2ndido $angel Dinamarco e 3a4uo +atana!e. Co @aulo! "tlas, 7--8, p. ,-I-,79.

(ib io')a*ia 'e)a comp ementa) "DB3', "rruda. 3nterpretao da sentena liquidanda - fidelidade ao seu sentido ori inal O multa convencional e XastreintesY - diferenas e limites :@arecer/. $evista de processo, vol. 88, p. ,88-,I8. ="4=OC" 'O4234", Aos *arlos. +otas sobre al uns aspectos do processo :civil e penal/ nos pa)ses an lo-saxZnicos. Temas de direito processual, 8[ srie. Co @aulo! Caraiva, 7--,. =O+\*3O, 'arcelo Aos 'a al#es. Aspectos relevantes da tutela do executado na nova reforma do C"digo de Processo Civil. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. E,F-EE,. 2xposio de motivos e "nteprojeto de Dei de 2xecuo Jiscal "dministrativa. (ispon)vel em! #ttp!..PPP.p fn.fazenda. ov.br.noticias.2U@OC3*aOT'O<3BOC ]7-2]7-@4OA2<O]7-D2J.pdf J244"V, Deslie C#rida. (a alienao por iniciativa particular. 3n! *OC<", Cusana Kenriques :coord./. 'xecuo extrajudicial 5 modifica)es da &ei n. 66.789:9;;< . Co @aulo! 0uartier Datin, 7--8, p. H7?-HHI. '"4*"<O, "ntZnio *arlos. Diquidao de sentena. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. FH-,-9. +2B2C, *elso. *lassificao das aes. 3n! 'strutura fundamental do processo civil. 4io de Aaneiro! Jorense, ,FF8, p. ,H9-,E8. C"DD2C, *arlos "lberto. 'xecuo judicial em mat=ria am!iental , 7 ed., Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--7, p. 7HF-7I-.

,; PLA6O DE AULAS AULA "; PROCESSO DE EXECUO: 6O=ES I6TRODUT>RIAS; AS RECE6TES RE?OR&AS PROCESSUAIS E& SEDE DE EXECUO;

6. /B>'T?@/A DA AB&A *ompreender a import5ncia da efetividade para o direito processual moderno :fase instrumental/, avaliando, neste contexto, a pertinGncia das Rltimas mudanas le islativas em sede de execuo% Cistematizar conceitualmente as diversas modalidades de execuo, que sero detal#adas nos encontros se uintes% 2ntender a dualidade do re ramento da execuo, de acordo com a natureza do t)tulo em que se baseia :judicial, com o destaque para as peculiaridades do cumprimento de sentena, ou extrajudicial/% 9. '('T?@?DAD' D/ P$/C'AA/ C?@?&
X?l processo deve dare per Cuanto D possi!ile praticamente a chi ha un diritto tutto Cuello e proppio Cuello chEegli ha diritto di conseguire Y :&iuseppe *#iovenda/,

Sma das maiores preocupaes dos processualistas modernos repousa na efetividade do processo como instrumento da tutela de direitos 7. *om efeito, no basta que o processo produza decises :eficFcia/H, sendo, ao revs, imperioso que se verifiquem resultados reais, palpveis, fact)veis, positivos e verdadeiros, ou seja, efetivos. "ssim, indispensvel que o instrumento asse ure M parte aquilo que ela tem direito de receber. Cuperadas as fases sincretista :que no distin uia o direito material e substancial/ e autGnoma :que conferiu independGncia cient)fica ao direito processual/, a ciGncia processual atin iu maturidade, tendo objeto, premissas metodol$ icas e estrutura sistemtica bem definidas.

, 7

Aaggi di diritto processuale civile. 4oma! Joro 3taliano, ,FH-, v. ,, p. ,,-. >azuo ;atanabe. Da cognio no processo civil. H ed., rev. e atual., Co @aulo! (@A, 7--9, p. 7,. H Bide, a respeito do tema, *arlos "lberto "lvaro de Oliveira, O problema da eficcia da sentena. $evista de Processo1 a. 7I, Co @aulo, out. dez. 7--H, p. -F-77.

4esolvidas as questes de ordem tcnica, delineou-se a terceira lin#a evolutiva do processo, caracterizada pela idia de efetividade e instrumentalidade, destinada a atenuar o tecnicismo exacerbado da fase anterior e propor aprimoramentos no sistema processual. @or sua vez, a efetividade deriva da arantia do acesso M justia, atrelada M idia de p)ocesso ci%i !e )es# ta!osE. "lm das implicaes individuais, a efetividade do processo tambm era conseq^Gncias de 5mbito social! como observa '"4* &"D"+<24, os <ribunais no produzem apenas decises, mas, sobretudo, mensagens aos potenciais liti antes, que delas se utilizam como Xfic#as de bar an#aY9 em suas relaes privadas. Ora, intuitivo que um sistema de justia incapaz de produzir resultados efetivos no apto a estimular a observ5ncia Ms re ras le ais. *omo anota >"VSO ;"<"+"=2, numa sociedade em que a Austia efetiva, a ameaa feita pelos lesados :Xeu te processoH/% ao revs, se o Audicirio inapto a produzir resultados efetivos, a ameaa lanada contra os prejudicados :XvF procurar seus direitosH/?. 7. $'IB?A?T/A DA 'J'CBKL/ 3nadimplemento do devedor 2xistGncia de t)tulo l)quido, certo e exi )vel 7.6. &?IB?DAKL/ D' A'MT'MKA (eterminao do valor devido pela parte condenada, quando este no estiver determinado na sentena :arti o E89-", e se s., *@*/. @ode se dar! :a/ @or clculos elaborados pelo credor :art. E89-=/% :b/ @or arbitramento :arts. E89, * e (/%

:c/ @or arti os :art. E89, 2/, nos casos em que necessrio ale ar e provar fato novo para determinar o valor da condenao.
I&PORTA6TE; (iversamente do sistema anterior, a liquidao por arbitramento e a liquidao por arti os no so mais processos autZnomos. "o revs, correm no mesmo processo da execuo, antes da fase de cumprimento da sentena, e dispensam a nova citao do devedor. *omo conseq^Gncia, a deciso que define a liquidao no tem mais natureza de

" expresso, cun#ada por (inamarco, tan e M consciGncia de que Xo processo vale pelos resultados que produz na vida das pessoas ou ruposY e que Xo valor de todo o sistema processual reside na capacidade que ten#a de propiciar ao sujeito que tiver razo uma situao mel#or do que aquela em que se encontrava antes do processoY. ?nstitui)es de Direito Processual Civil, Co @aulo! 'al#eiros, 7--,, p. ,7?. 5 Austice in man_ rooms. 3n! 'auro *appelletti :ed./. Access to justice and the -elfare state . "lp#en aan den 4ijn! Cijt#off% =ruxelles! =ru_lant% Jirenze! De 'onnier% Ctutt art! >lett-*otta, ,FI,, p. ,9I. ? Jilosofia e caracter)sticas bsicas do Auizado 2special de @equenas *ausas. 3n! >azuo ;atanabe :coord./. >ui4ado 'special de PeCuenas Causas. Co @aulo! 4evista dos <ribunais, ,FI9, p. -?.

senten4a, mas sim de !ecis5o inte) oc#t<)ia9 sendo, portanto, impu nvel por agravo de instrumento8. N. 'APOC?'A D' 'J'CBKL/ @#anto A nat#)eBa !a ob)i'a45o 2xecuo de entre a de coisa certa 2xecuo de entre a de coisa incerta 2xecuo de obri ao de fazer 2xecuo de obri ao de no fazer Obri ao de pa ar quantia certa contra devedor solvente Obri ao de pa ar quantia certa contra devedor insolvente @#anto ao t:t# o em 8#e se baseia2
*S'@43'2+<O (2 C2+<2+`" X&AT/ A'MABH Aentena judicial Cue reconhea Cumprimento de sentena Pstricto sensuH :processo uno/ 'xecuo Psine intervalloH :processo uno/ o!rigao de fa4er e no fa4er :arti o E?,, *@*/ Aentena judicial Cue reconhea o!rigao de dar coisa :arti o E?,-", *@*/ Aentena judicial Cue reconhea o!rigao de pagar Cuantia :arts. E89-3 e E89-A, *@*/ F Centena penal condenat$ria% Centena arbitral% Centena 'xecuo propriamente dita :processo apartado/ estran eira #omolo ada pelo C<J! depois de distribu)da a petio inicial e citado o executado, aplicase o procedimento da nova lei :art. E89-3 a E89-4, *@*/ <)tulos executivos extrajudiciais :"rti o 9I9, *@*/ 2U2*S`aO Divro 33, *@*.arti os 9?? e se s., *@*

Obri ao de dar coisa Obri ao de fazer e no fazer Obri ao de pa ar quantia certa

<)tulos executivos judiciais :"rti o E89-+, *@*/

(efinitiva

@#anto ao se# ca)Cte) "rti o 9I8, *@* Jundada em t)tulo judicial e extrajudicial "rti o E89-3, *@*

"ntZnio *arlos 'arcato, (a liquidao de sentena. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. ,-7-,-H. I "da @elle rini &rinover. *umprimento da sentena, 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. -I--F. 9 4emisso ao arti o ?,E, *@*, ou seja, observam-se, subsidiariamente, as re ras da execuo de t)tulo extrajudicial.

Jundada em sentena pendente de recurso desprovido de "rti o 9I8, *@* @rovis$ria "rti o E89-3, par. ,b e 9E7, par. 7b, *@* "rti o E89-O, *@* efeito suspensivo :42 e 42sp/ *orre por iniciativa, conta e responsabilidade do exeq^ente, que se responsabiliza a reparar os danos do executado, e exi e Xcauo suficiente e idGnea1 ar!itrada pelo jui4 e prestada nos pr"prios autosH :art. E89-O, 3 a 333, *@*/

N.6. CBQP$?Q'MT/ D' A'MT'MKA x 'J'CBKL/

+o que toca ao cumprimento da sentena, anota *cCC3O C*"4@3+2DD" =S2+O ! Xo modelo de implementao concreta de um fazer, no fazer ou entre ar coisa no direito positivo brasileiro passou, com as Deis I.F97.FE e ,-.EEE.7--7 a dispensar um Xprocesso de execuoY. O que releva o que o juiz que impe um fazer, um no fazer ou uma entre a de coisa recon#ece que estes deveres devem ser atendidos e, independentemente de qualquer outro processo ou provocao, implementa o que decidiu. 2 mais, seno principalmente, o faz independentemente de um roteiro, de um procedimento fec#ado O de um modelo pr-concebido O quanto M execuo. O juiz que implementa o fazer, o no fazer e a entre a pode criar mecanismos executivos em prol da escorreita obteno do fazer, do no fazer e do entre ar, consoante as necessidades que verifica em cada caso concretoY,-. +o mesmo sentido, *"4DOC "D=24<O *"4'O+" leciona que Xo claro objetivo do le islador foi colocar no mesmo plano os mecanismos dispon)veis para o cumprimento de todas as espcies de sentenas condenat$rias, abandonando a idia de que a implementao de tais sentenas devesse passar pelo processo :formal/ de execuo, com nova citao do devedor, que poderia embar ar :ao de embar os do devedor/ a execuo com a necessria conseq^Gncia de suspender o fluxo normal das medidas de expropriao. " idia era perfeita! dar ao juiz os poderes necessrios para fazer valer sua sentena condenat$ria, independentemente de execuoY. @orm, como ressalta *"4'O+", Xo resultado deixou a desejar, pois o le islador acabou criando, em verdade, dois m=todos bem diferentes e apartados de fazer cumprir sentenas condenat$rias! o primeiro, li ado Ms sentenas condenat$rias, objetivando obri aes de fazer,
,-

*ssio Ccarpinella =ueno. 2nsaio sobre o cumprimento das sentenas condenat$rias. $evista de Processo1 n. ,,H, p. HI.

,-

no fazer, entre ar coisa certa e incerta il, poderoso, irresist)vel% o se undo, tendo por alvo as obri aes de pa ar quantia, continua lento, balofo e desajeitadoY ,,.

R. B/A*(O ' &'A&DAD' P$/C'AABA& Sarts. RTT a <;61 CPCU

O executado, no raro, pode se utilizar de manobras para impedir ou adiar a satisfao do credor. @ara tanto, a lei confere poderes especiais ao juiz, que poder, a qualquer momento, de of)cio ou a requerimento da parte! a/ (eterminar o comparecimento das partes% b/ "dvertir o devedor que o seu procedimento ato atentat$rio M di nidade da justia ,7, incidindo em multa de at 7-] do valor atualizado do dbito, a favor do exeq^ente. I&PORTA6TE: "nteriormente, o arti o ?-,, *@*, impun#a ao liti ante de m-f a proibio de falar nos autos, o que foi revo ado pela *onstituio de ,FII, pois a re ra fere o contradit$rio e o devido processo le al. <. A&0BQAA QBDAMKAA ?QP&'Q'MTADAA P'&AA $'(/$QAA P$/C'AABA?A: Inse)45o !e p)o%imentos man!amentais no sistema p)ocess#a b)asi ei)o !

consistentes na ordem de cumprimento imediato da deciso judicial, com a previso de mecanismos de coero indireta, como a multa diria por descumprimento ,H. 3nicialmente cab)veis apenas em se tratando de o!riga)es de fa4er e no fa4er :reforma do arti o E?,, *@*, pela Dei n. I.F97.FE/, os provimentos mandamentais passaram a ser acatados tambm na execuo das obri aes de entregar coisa :insero do arti o E?,", *@*, pela Dei n. ,-.EEE.7--7/ e, mais recentemente, na execuo das obri aes de pagar Cuantia :Dei n. ,,.7H7.7--9/, embora, nessa modalidade de obri ao, o *$di o tambm faa remisso ao procedimento tradicional de execuo. Uni*ica45o !as *ases !e conhecimento e eDec#45o9 a eDemp o !os E#iBa!os Especiais C:%eis9 nos casos !e senten4a con!enat<)ia !e ob)i'a45o !e !a)9 *aBe) e
,,

*arlos "lberto *armona. 0uinze anos de 4eforma no *$di o de @rocesso *ivil. 3n! $eflex)es so!re a $eforma do C"digo de Processo Civil 5 estudos em homenagem a Ada Pellegrini 0rinover1 C2ndido $. Dinamarco e 3a4uo +atana!e. Co @aulo! "tlas, 7--8, p. E9. ,7 Jraudar a execuo% opor-se maliciosamente M execuo, utilizando-se, como diz a lei, de ardis e meios artificiosos% resistir injustificadamente Ms ordens judiciais, como as ordens de pen#ora% no dizer, quando intimado para tanto, quais so os bens sujeitos M pen#ora, seu valor o onde esto :art. ?--, *@*/. ,H Beja, a respeito, *arlos "lberto de Calles. 'xecuo judicial em mat=ria am!iental. 7 ed.,Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--7.

,,

n5o *aBe) :arti os E?, e E?,-", *@*, introduzido pela Dei n. ,,.HI7.7--?/! nestes casos espec)ficos, a execuo deixou de ser um processo autZnomo, passando a ser mais uma fase procedimental denominada c#mp)imento !e senten4a. " inovao consiste no fato de que, alm do requerimento do autor, a execuo tambm pode ser iniciada pelo pr$prio $r o jurisdicional ex officio, dispensando-se, em ambos os casos, a nova citao do ru. A#to)iBa45o !e a iena45o !o bem po) iniciati%a pa)tic# a) :introduzido pela Dei n. ,,.HI7.7--?/. In%e)s5o !a se8Fncia !os atos eDp)op)iat<)ios :introduzido pela Dei n. ,,.HI7.7--?/! no arranjo anterior, o leilo ou praa eram a primeira opo do exeq^ente, se uida da adjudicao e, finalmente, do usufruto de im$vel ou empresa. @ela nova disposio, o exeq^ente pode, inicialmente, adjudicar o bem, e, caso no for de seu interesse, proceder M alienao particular, sendo o leilo ou praa sua Rltima opo,E. Imposi45o !e m# ta !e "GH +!eB po) centoI ao !e%e!o) 8#e9 con!ena!o ao pa'amento !e 8#antia ce)ta o# *iDa!a em senten4a :8#i!a9 n5o e*et#a) o pa'amento no p)aBo !e "/ !ias :arti o E89-A, *@*, introduzido pela Dei n. ,,.7H7.7--9/.

V.

AT?@?DAD'

'"4*O "+<O+3O =O<<O 'SC*"43 enumera quatro $bices para a efetividade da execuo,9, dispostos na tabela abaixo. BocG concorda com a opinio do autor1 0uais pesos
devem dados a cada um dos fatores apontados :de - a H/1 2xiste a possibilidade de superar cada um deles com mudanas le islativas1 0uais1 D3'3<2C.d=3*2C ,. Dimites naturais (2C*43`aO &rande parte @2CO da populao CODS`aO

brasileira enfrenta dificuldades financeiras, o que dificulta o


14

*riticando o arranjo anteriormente vi ente, '"4*O "+<e+3O =SC*"43 afirmava que o mecanismo de praa e leilo dos bens pen#orados praticamente asse urava que jamais #averia XvendaY pelo valor de mercado. @er untava ele! PAfinal1 Cuem1 em s consciWncia1 entraria num f"rum para participar de certame Cue envolve somente !ens penhorados e ainda pagaria justo preo por eles1 sujeitando*se a toda sorte de percalos ulteriores1 tais com demora na entrega do acervo pelo depositFrio judicial1 em!argos arrematao1 etc#H :'fetividade da execuo de Cuantia certa contra devedor solvente , 7--H. <ese :(outorado em (ireito/, Jaculdade de (ireito da Sniversidade de Co @aulo, Co @aulo, p. FI/. 15 'arco "ntZnio =otto 'uscari. 'fetividade...1 cit.1 p. H--EE.

,7

7. Dimites jur)dicos

pa amento de suas dividas " pr$pria lei processual, em busca da X#umanizao da execuoY impe $bices M sua efetividade, como a proibio da priso civil por d)vidas e a impen#orabilidade de determinados bens Jalta base tica e moral aos devedores O devedor O que, na maioria das

H. Obstculos culturais

E. 2strat ia do devedor
,?

vezes, j perdeu o processo de con#ecimentoO, ainda resiste na fase execut$ria, ao tentando o poster ar mximo

pa amento de sua d)vida

(ib io')a*ia ob)i'at<)ia &43+OB24, "da @elle rini. *umprimento da sentena. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. -,-,-. (ib io')a*ia comp ementa) '"4*"<O, "ntonio *arlos. Diquidao de sentena. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. FH-,-9.

AULA ,; EXECUO DAS O(RIJA=ES PARA A E6TREJA DE COISA CERTA OU I6CERTA

6. /B>'T?@/A DA AB&A
,?

O autor denomina este como Xobstculo psicol$ icoY, mas acredito que a expresso Xestrat ia do devedorY mais apropriada.

,H

4eforar a distino do re ramento do cumprimento de sentena.t)tulos judiciais e execuo de t)tulo extrajudicial%

"valiar o procedimento da execuo da obri ao de dar coisa e suas particularidades, com destaque para os problemas advindos da fraude execuo e da destruio da coisa, exercitando o manejo das possibilidades oferecidas pelo sistema processual.

9. Q/DA&?DAD'A D' 'J'CBKL/ D' /B$?0AKL/ D' 'MT$'0A$ C/?AA ,;"; @#anto A nat#)eBa !o t:t# o *omo visto anteriormente, em virtude da nature4a do t)tulo executivo, o *$di o de @rocesso *ivil traz re ras distintas para a fase executiva. +o que toca M execuo de obri ao de entre ar coisa :certa ou incerta/, a dualidade se mantm, de acordo com o se uinte quadro!
6at#)eBa !o t:t# o 2xecuo de obri ao de dar coisa fundada em t)tulo executivo judicial.senten4a que recon#ece obri ao de dar coisa 2xecuo de obri ao de dar coisa fundada em t:t# o eDt)a$#!icia Re')amento e'a "rti o E?,-", caput, *@* :coisa certa/ "rti o E?,-", f ,b, *@* :coisa incerta/ "rti os ?7, a ?7I, *@* :coisa certa/ "rti os ?7F a ?H,, *@* :coisa incerta/

7.7.,. 2U2*S`aO (" O=43&"`aO (2 2+<42&"4 *O3C" *24<" +iI C#mp)imento !a senten4a con!enat<)ia +a pr$pria sentena de procedGncia do pedido proferida no processo de con#ecimento, o juiz, com base nos arti os E?,-", e seus par rafos, do *@*!

(eve condenar o ru a entre ar a coisa certa% (eve fixar o prazo para cumprimento da obri ao% @ode estabelecer multa :astreintes/ pelo atraso no cumprimento da obri ao :mediante provocao ou ex officio/ O art. E?,-", fHb c.c art. E?,, ff 9b e ?b, *@*,8.

,8

*aso se trate de execuo de t)tulos judiciais diversos da sentena civil, como a sentena penal condenat$ria ou sentena arbitral, na petio inicial recomendvel que se requeira ao juiz a fixao do prazo e da multa para cumprimento da obri ao. (epois de apreciada e recebida a inicial, e fixada data

,E

"demais, caso a obri ao no seja cumprida, deve o juiz determinar a expedio de mandado de busca e apreenso :coisa m$vel/ ou de imisso na posse :coisa im$vel/, conforme determina o arti o E?,-", f 7b, *@*. +iiI EDec#45o *#n!a!a em t:t# o eDec#ti%o eDt)a$#!icia "juizada a execuo fundada em t)tulo executivo extrajudicial, o juiz, no recebimento da petio inicial!

(eve determinar a citao do ru para, no prazo de dez dias, entre ar a coisa :arti o ?7,, *@*/% @ode estabelecer multa :astreintes/ pelo atraso no cumprimento da obri ao :mediante provocao ou ex officio/ - art. ?7,, f Rnico, *@*.
(o mesmo modo, caso a obri ao no seja cumprida, deve o juiz determinar a

expedio de mandado de busca e apreenso :coisa m$vel/ ou de imisso na posse :coisa im$vel/, com fundamento no arti o ?79, *@*. "s notas distintivas dos procedimentos :cumprimento de sentena e execuo de t)tulo extrajudicial/ so as se uintes! :a/ +o cumprimento de sentena, no # um processo autZnomo, o que dispensa a :nova/ citao do executado% :b/ O cumprimento da sentena uma fase do processo co nitivo, podendo ser iniciada por provocao da parte, ou ex officio pelo juiz% :c/ O ma istrado, na sentena ,I, deve fixar a data para cumprimento da obri ao% de modo diverso, na execuo de t)tulo extrajudicial, a pr$pria lei fixa o prazo para a entre a da coisa :,- dias, arti o ?7,, caput, *@*/% :d/ 2m se tratando de execuo de t)tulo extrajudicial, so cab)veis os embar os do devedor :Divro 33/% no caso de t)tulo judicial, no # que se falar em embar os, mas em impugnao1 prevista no arti o E89-D, *@*.

7.7.7. 2U2*S`aO (" O=43&"`aO (2 2+<42&"4 *O3C" 3+*24<" Os procedimentos da execuo de entre ar coisa certa e coisa incerta no uardam diferenas substanciais, com exceo de que a coisa incerta precisa ser especificada para que

para entre a da coisa e a multa para caso de descumprimento, o procedimento observa as re ras do cumprimento de sentena. ,I Ou no recebimento da inicial, no caso de execuo de t)tulo judicial diverso da sentena civil.

,9

ocorra a execuo, #avendo, assim, a possibilidade de #aver incidente da impu nao da escol#a feita pela parte contrria.

7. AMX&?A' D' CAA/

@"SDO COSV" (" 4O*K" *"=4"D, membro de uma tradicional fam)lia carioca decadente, foi condenado a restituir o quadro que #avia adquirido do marchand J24+"+(O "4OS*K2, do famoso pintor AO+"C 42+"SD<, avaliado em 4g 9--.---,-- :quin#entos mil reais/, pois no efetuou o pa amento na data aprazada. *onsiderando que o bem estava na casa de @"SDO *"=4"D situada em Aaint Trope41 na Jrana, na sentena condenat"ria de o!rigao de dar coisa certa , proferida em 7- de maio de 7--I, em audiGncia, o juiz estabeleceu que o quadro fosse entre ue a J24+"+(O "4OS*K2 no dia ,b de jul#o de 7--I, sob pena de incorrer em multa diria de 4g ,-.---,-:dez mil reais/ por dia de atraso no cumprimento da obri ao. " sentena transitou em jul ado em -E de jun#o de 7--I sem que #ouvesse apelao. *onsiderando que receberia o quadro em breve, o marchand J24+"+(O "4OS*K2 vendeu-o a um cliente admirador das obras de AO+"C 42+"SD< por 4g ?--.---,-:seiscentos mil reais/, prometendo entre -lo no dia -7 de jul#o de 7--I, data em que o quadro seria pa o pelo cliente. *ontudo, no dia ,b de jul#o de 7--I, @"SDO COSV" (" 4O*K" *"=4"D alienou o quadro a @2(4O C3DB", terceiro de boa-f, que, descon#ecendo a deciso judicial, pa ou, M vista, 4g E9-.---,-- :quatrocentos e cinq^enta mil reais/ pela obra, da qual se apossou na mesma data. 2m decorrGncia, @"SDO COSV" (" 4O*K" *"=4"D descumpriu a ordem judicial de dar coisa certa, qual seja, de entre ar o quadro a J24+"+(O "4OS*K2. ,. 0uais os dispositivos do *@* aplicveis ao caso em questo1 Jundamente. 7. 0ue medidas podem ser adotadas pelo advo ado de J24+"+(O "4OS*K2 em favor de seu cliente1 H. @2(4O C3DB", terceiro de boa-f adquirente, pode ser prejudicado neste caso1 E. *onsiderando que se trata de cumprimento de sentena, correto afirmar que #ouve fraude execuo1 *om que fundamento le al1 9. *aso se caracterize a fraude M execuo, pode ser imposta al uma sano a @"SDO *"=4"D1 (e que tipo1 0ual o fundamento le al1

,?

?. J24+"+(O "4OS*K2 pode requerer indenizao por danos materiais sofridos em virtude da no concretizao da venda do quadro ao seu cliente1 0ual seria o valor dessa indenizao1 8. Cupondo que o quadro seja encontrado em posse de @2(4O C3DB" com avarias profundas, perdendo praticamente todo o seu valor, que medidas judiciais podem ser tomadas em favor de J24+"+(O "4OS*K21 I. Jaa um fluxo rama demonstrando as poss)veis solues ao caso descritas nas respostas anteriores. (ib io')a*ia Ob)i'at<)ia:

*@*, arts. E?,-" e ?7,-?H,. <"D"'3+3, 2duardo. <utela jurisdicional para entre a de coisa :*@*, art. E?,"/. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita :coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. ,FF-777 :7H p./

(ib io')a*ia comp ementa): +2B2C, *elso. *lassificao das aes. 3n! 'strutura fundamental do processo civil. 4io de Aaneiro! Jorense, ,FF8, p. ,H9-,E8.

AULA -; EXECUO DA O(RIJAO DE ?AKER E DE 6O ?AKER; TUTELA &A6DA&E6TAL; PREVALL6CIA DA TUTELA ESPECM?ICA; ,8

6. /B>'T?@/A DA AB&A (estacar as particularidades e os empecil#os prticos de cumprimento das obri aes de fazer e no fazer *ompreender a insero da tutela mandamental dentre os provimentos judiciais 'ensurar os limites do princ)pio do privil io da tutela espec)fica em face da obteno do resultado prtico equivalente 9. PA$T?CB&A$?DAD'A DA 'J'CBKL/ DA /B$?0AKL/ D' (AY'$ ' ML/ (AY'$ Ce o devedor no cumpre sua obri ao de dar coisa, basta que o 2stado interfira no seu patrimZnio, tomando o bem devido e entre ando-o ao credor O seja pela busca e apreenso, em se tratando de bens m$veis, seja pela imisso na posse, no caso de bens im$veis. *ontudo, o mesmo no acontece com as obri aes de fazer ou no fazer! nestas espcies de obri ao # uma impossibilidade fZsica de execuo espec)fica, no #avendo meios de o 2stado forar o devedor a cumprir sua obri ao. 2sta noo remonta ao (ireito 4omano : nemo ad factumt praecise cogi potest/, que fundou o Xdo ma da absoluta incoercibilidade das obri aes infun )veisY ,F, o que si nifica que, #avendo recusa do devedor em cumprir obri ao de fazer ou de no fazer, no se pode, por meio da coao f)sica, exi ir dele a prestao pessoal. +esses casos, o inadimplemento resolvido em perdas e danos. *om o desenvolvimento da ciGncia processual, contudo, a doutrina passou a questionar essa soluo, que despresti ia o credor em detrimento do devedor. (iante da impossibilidade de forar o devedor a cumprir a obri ao, os processualistas criaram mecanismos de coero indireta, que a em no animus do devedor, incitando-o a cumprir a obri ao in natura, como ser demonstrado a se uir.

,F

Duiz &uil#erme 'arinoni. Tutela ini!it"ria, E ed., Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. HHH.

,I

7. TBT'&A QAMDAQ'MTA&. P$?@?&O0?/ DA 'J'CBKL/ 'AP'C[(?CA 'Q D'T$?Q'MT/ DA A/&BKL/ 'Q P'$DAA ' DAM/A SPP$?MC[P?/ DA 'J'CBKL/ 'AP'C[(?CAHU +a evoluo do sistema processual brasileiro operada nos Rltimos quinze anos, inseriuse, na tradicional tr)ade provimentos condenat$rios, constitutivos e declarat$rios, uma nova cate oria, qual seja, a de p)o%imentos man!amentais,G6 decises que no se limitam a condenar, mas que tambm ordenam Cue as partes cumpram a condenao disposta na sentena96. 2sta espcie de tutela poss)vel pedido do autor77. Os provimentos mandamentais, portanto, tGm uma car a mista :condenao h execuo/. @ara forar o devedor ao cumprimento imediato e espec)fico da obri ao, o juiz prevG mecanismos processuais de coero indireta 7H. Co exemplos destes mecanismos! a cominao de multa diria pelo inadimplemento :astreintes/% a imposio de restries ao devedor :como o fec#amento da indRstria poluente at que #aja a instalao de filtros apropriados/ e a pr$pria priso civil :no caso das prestaes aliment)cias/7E. raas M criao de mecanismos processuais que possibilitam sua execuo e completa eficcia, erando resultados prticos correspondentes ao

7-

" criao de uma nova categoria de tutela encontra resistGncias na doutrina% assim, muitos doutrinadores preferem inseri-la dentre os provimentos condenat$rios. Bide, a respeito da discusso em 5mbito doutrinrio, *arlos "lberto de Calles : 'xecuo judicial em mat=ria am!iental, 7 ed.,Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--7/ e Duiz &uil#erme 'arinoni : Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?/. 7, Ov)dio =aptista da Cilva. Curso de processo civil, 9 ed., Co @aulo! 4evista dos <ribunais, v. 7, p. 79F. 77 *arlos "lberto de Calles, 'xecuo judicial em mat=ria am!iental, 7 ed., Co @aulo! 4evista dos <ribunais, p. 7E--7E,. 23 *omo ensina Jredie (idier ARnior, a tutela espec)fica pode ser! Inibit<)ia! busca impedir, obstar, evitar ou prevenir o ato il)cito ou, quando antes j praticado, impedir sua reiterao ou continuao :foco no futuro/. 2xemplo! <ribunal de Austia de 4ondZnia impediu que pro rama veiculasse reporta em contendo denuncias contra a "ssemblia De islativa% Reinte')at<)ia! busca remover o il)cito j praticado :foco no passado/. 2xemplo! Jranqueador fere o contrato de franquia e comercializa produtos de baixa qualidade comprados de fornecedores no autorizados e o franqueado determina a retirada de circulao dos produtos indevidamente postos M venda% Ressa)cit<)ia! tutela que busca reparar o dano j sofrido, recompondo o patrimZnio do ofendido :foco na reparao.passado/. @ode ser feita pelo pa amento do equivalente em pecRnia ou espec)fica. 2xemplo! funcionrio que perde um membro em acidente de trabal#o i tutela em pec\nia! pa amento pela perda do membro% tutela especZfica! pa amento da pr$tese :*f. Jredie (idier Ar., Curso de Direito Processual Civil, 7 ed., Calvador! @odium, 7--7, p. H?? e se s./. 24 *omo j mencionado, a tutela mandamental foi inserida em nosso sistema em ,FFE, mas era limitada a execuo das obri aes de fazer e no fazer. @osteriormente, em 7--7, os mecanismos foram ampliados, aplicando-se tambm as obri aes de dar coisa :insero do arti o E?,-", *@*, pela Dei n. ,-.EEE.7--7/ :Curso de Direito Processual Civil, 7 ed., Calvador! @odium, 7--7/.

,F

*om a insero da tutela mandamental, passou-se a privile iar a tutela espec)fica das obri aes, considerada um princZpio orientador do processo de execuo79, em detrimento da mera indenizao das perdas e danos experimentados pelo credor. " execuo da obri ao de fazer e no fazer, como nos demais casos, observa re ramentos diversos em razo do t)tulo em que fundada!
6at#)eBa !o t:t# o 2xecuo de obri ao de fazer fundada em t)tulo executivo judicial.senten4a que recon#ece obri ao de fa4er ou no fa4er 2xecuo de obri ao de fazer ou no fazer fundada em t:t# o eDt)a$#!icia Re')amento e'a "rti os E?, e se s., *@*

"rti os ?H7 e se s., *@*

N. CAA/9< 3ncomodados com os fortes ru)dos produzidos pela fbrica de cimento B"D2 <S(O, os vizin#os da fbrica, em litiscons$rcio ativo, intentaram "`aO 3+(2+3V"<d43" *S'SD"(" *O' "`aO (2 O=43&"`aO (2 +aO J"V24, formulando, na inicial, os se uintes pedidos! ,. 3ndenizao pelos danos de ordem material e moral sofridos em razo dos fortes ru)dos produzidos desde o in)cio das atividades da B"D2 <S(O%

7. (eterminao da cessao imediata da produo de ru)dos, fixando data de in)cio e


cominao de multa diria no valor de 4g 9-.---,-- :cinq^enta mil reais/ por cada dia de descumprimento da obri ao. +a contestao, a empresa-4 no ne ou a produo de ru)do, mas demonstrou que no # ferramentas tecnol$ icas para impedir a produo do barul#o proveniente dos tremores inerentes M atividade. (emonstrou, ainda, que se trata de um problema enfrentado mundialmente pelos produtores de cimento. "demais, a B"D2 <S(O comprovou documentalmente ter feito um empre os diretos.
25

rande

investimento, de 4g E-.---.---,-- :quarenta mil#es de reais/, e erado de mais de trezentos

Duiz Jux faz uso da expresso Xprinc)pio da execuo espec)ficaY : A reforma do processo civil. 4io de Aaneiro! 3mpetus, 7--?, p. IF e ss./ e Jredie (idier fala em Xprimazia da tutela espec)fica das obri aesY :Curso de Direito Processual Civil, 7 ed., Calvador! @odium, 7--7, p. H8F/. 7? O caso, de autoria de 4obert *ooter e <#omas Slen : &a- ] 'onomics, =oston! @erson "ddison ;esle_, 7--E/ foi adequado e fornecido pelo pesquisador da J&B (ireito-4io, "ntZnio 'aristrello @orto.

7-

+a fase instrut$ria, a produo dos fortes ru)dos restou comprovada por meio de prova pericial. *onsiderando as re ras da primazia da tutela espec)fica e da adstrio do juiz ao pedido, de um lado, e, de outro, da obteno do resultado prtico equivalente, responda! ,. @ode o juiz, ante a impossibilidade da adoo de medidas para a cessao dos ru)dos, determinar a paralisao das atividades da empresa1 7. @ode o ma istrado, diante da comprovada impossibilidade da execuo espec)fica

da obri ao :cessao de ru)do/, fixar um valor indenizat$rio a t)tulo de perdas e danos futuros sofridos pelos moradores1 0ual o fundamento le al1
H. 2m sua concepo, qual a soluo mais adequada a este caso1 Jundamente. (ib io')a*ia Ob)i'at<)ia *@*, arts. 9,H-97,. ;"<"+"=2, >azuo. <utela antecipat$ria e tutela espec)fica das obri aes de fazer e no fazer :arts. 78H e E?, do *@*/. 3n! <23U234", Clvio de Ji ueiredo . $eforma do C"digo de Processo Civil. Co @aulo! Caraiva, ,FF?, p. E--EI :I p./. '"43+O+3, Duiz &uil#erme. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. ,9--,97% ,9?-,?? :,E p./. (ib io')a*ia comp ementa) C"DD2C, *arlos "lberto. 'xecuo judicial em mat=ria am!iental , 7 ed.,Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--7, p. 7HF-7I-.

AULA .; EXECUO DA O(RIJAO DE ?AKER E DE 6O ?AKER; ?IXAO E EXECUO DAS ASTRE%NTES; R. /B>'T?@/A DA AB&A 7,

0ual a finalidade das astreintes# K limites para o valor da multa fixada para forar o devedor a adimplir1 *omo eliminar os riscos de enriquecimento il)cito do credor1

?. "C AAT$'?MT'A " astreinte O multa cominada pelo juiz para asse urar o cumprimento de sua deciso O uma criao do direito francGs que tem por objetivo forar o ru a adimplir, tendo, portanto, carter coe)citi%o. L importante observar que, exatamente em razo de sua natureza coercitiva, a astreinte devida independentemente da indenizao. "ssim, como ensina '"43+O+3, Xse a ordem do juiz, apesar da multa, no for suficiente para convencer o ru a adimplir, ela poder ser cobrada independentemente do valor devido em face da prestao inadimplida e do eventual dano provocado pela falta do adimplemento na forma especifica e no prazo convencionadoY. " multa cominada pelo juiz objetiva coa ir o ru a cumprir a obri ao e, portanto, para que seja uma forma autGntica e eficaz de presso sobre a vontade do ru, imprescind)vel que seja fixada com base em critrios que permitam atin ir sua finalidade! arantir a efetividade da tutela jurisdicional. "ssim, sua fixao deve ser balizada por critrios subjetivos, sobretudo a capacidade econZmica do devedor78. 7. CAA/98 " empresa (3"'O+(, proprietria de uma jazida de minrios, firmou, com a empresa

U3C<O, contrato de arrendamento com autorizao de explorao de jazida, com o fim espec)fico de retirar e fornecer ao (+24 e (24.'&, por seis meses, pedras do tipo jjV para a construo de uma rodovia. O valor total do contrato era de 4g ,7.---.---,-- :doze mil#es de reais/. *ontudo, a empresa U3C<O descumpriu o contrato, extraindo da jazida minrios UU", no autorizados contratualmente, que foram, ainda, vendidos a terceiros :e no (+24 ou (24.'&, Rnicos e exclusivos compradores contratualmente autorizados/.

78 7I

Duiz &uil#erme 'arinoni. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. 7,7-77,. *aso elaborado a partir do parecer de autoria de "rruda "lvim :3nterpretao da sentena liquidanda fidelidade ao seu sentido ori inal O multa convencional e X astreintesY - diferenas e limites. $evista de Processo, vol. 88, p. ,88-,I8/.

77

(iante do descumprimento contratual, os advo ados da (3"'O+( intentaram "`aO 3+(2+3V"<d43" em face da empresa U3C<O, cumulando os se uintes pedidos! :a/ 4esciso do contrato de arrendamento por descumprimento de clusula contratual% :b/ 3ndenizao pelo material vendido sem autorizao a terceiros% :c/ *ominao de multa diria para impedir novos comportamentos da empresa U3C<O at a efetiva devoluo da jazida arrendada. O juiz de primeiro rau jul ou procedente a ao, determinando a imediata resciso contratual e a condenao da U3C<O a indenizar a (3"'O+( pelo material indevidamente vendido a terceiros. @or fim, fixou multa de 4g H.---.---,-- :trGs mil#es de reais/ por cada camin#o de pedras vendido indevidamente, a terceiros ou mesmo a (24.'& ou (+24, ap$s a intimao da sentena. " empresa U3C<O apelou da sentena, que, contudo, foi recebida apenas no efeito devolutivo. " despeito da ordem judicial de no vender o material, durante o jul amento do recurso, a 2'@42C" U3C<O continuou vendendo pedras a (24.'& ou (+24, totalizando cinco camin#es de material indevidamente vendido. "nte o exposto, responda! ,. 0ual a finalidade espec)fica da astreinte1 7. (iante da inobserv5ncia da ordem judicial, os advo ados da empresa (3"'O+( poderiam executar a multa cominat$ria, totalizando o valor de 4g ,9.---.---,-- :quinze mil#es de reais/1 H. 2m que momento processual a multa pode ser cobrada1 2m favor de quem deve ser revertida1 BocG concorda com essa destinao1 Jundamente. E. *onsiderando-se que o contrato totaliza 4g ,7.---.---,-- :doze mil#es de reais/ e que a multa cominat$ria soma 4g ,9.---.---,-- :quinze mil#es de reais/, per unta-se! deve #aver um limite para o estabelecimento da multa cominat$ria1 @ode ela superar o pr$prio valor da condenao1 9. Cupondo que, em sede de apelao, o <ribunal de Austia tivesse entendido que a empresa U3C<O tin#a direito de explorar a jazida por mais dois meses, j que esta explorao estava contida no valor do contrato, e ten#a revertido a deciso

7H

de 6^ grau. "inda assim, o pa amento da multa cominat$ria devido1 Ou a astreinte subordina-se ao resultado final do processo1 ?. Ce o contrato tivesse sido firmado com o poder pRblico, e no com a empresa U3C<O, faria sentido impor multa cominat$ria ao 2stado1
(ib io')a*ia ob)i'at<)ia V"<V, (ebora 3nes >ram =aumW#l. O sistema brasileiro de multas processuais e a natureza da multa prevista no novo arti o E89-A do *$di o de @rocesso *ivil. 3n! *"4'O+", *arlos "lberto :or ./. $eflex)es so!re a reforma do C"digo de Processo Civil: estudos em homenagem a Ada Pellegrini 0rinover1 C2ndido $angel Dinamarco e 3a4uo +atana!e. Co @aulo! "tlas, 7--8, p. ,-I-,79 :,I p./. '"43+O+3, Duiz &uil#erme. Tutela ini!it"ria, Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. 7,?-778 :,7 p./. (ib io')a*ia comp ementa)

"DB3', "rruda. 3nterpretao da sentena liquidanda - fidelidade ao seu sentido ori inal O multa convencional e XastreintesY - diferenas e limites :parecer/. $evista de processo, vol. 88, p. ,88-,I8 :,, p./.

AULA /; EXECUO DA O(RIJAO DE PAJAR @UA6TIA CERTA CO6TRA DEVEDOR SOLVE6TE

7E

8. /B>'T?@/A DA AB&A *ompreender as notas distintivas da execuo da obri ao de pa ar quantia certa contra devedor solvente "valiar a pertinGncia da mudana na ordem de preferGncia dos atos expropriat$rios @en#ora on line! efetividade ou abuso1

T. A 'J'CBKL/ DA /B$?0AKL/ D' DA$ IBAMT?A C'$TA C/MT$A D'@'D/$ A/&@'MT'

9.6. A/&@_MC?A " solvGncia a situao em que os bens do devedor superam as suas d )vidas, sendo pass)veis, portanto, de responder por elas. " solvGncia re ra, sendo certo que o devedor apenas pode ser considerado insolvente por meio de uma sentena judicial. 9.9. M/TAA P$/C'D?Q'MTA?A O devedor responde por suas d)vidas :alm dos respectivos acrscimos, despesas processuais e #onorrios advocat)cios/ com o seu patrimZnio O excetuados, por $bvio, os casos de bens impen#orveis, como o bem de fam)lia. "s principais fases procedimentais da execuo so! 1. 2. 3. Jase de apreenso, na qual ocorre a escol#a do bem e sua apreenso propriamente dita :pen#ora/% Jase de transferWncia, em que o bem apreendido avaliado, alienado e, portanto, transformado em din#eiro :alienao/% Jase de satisfao do crdito, na qual o din#eiro apurado entre ue ao credor nos limites do seu crdito :pa amento/. 6;. A /$D'Q D' P$'('$_MC?A MA 'JP$/P$?AKL/ D' B'MA

79

*omo cedio, o objetivo do processo de execuo satisfazer o crdito do exeq^ente. @ara tanto, #avendo resistGncia do devedor no pa amento, realiza-se, inicialmente, a pen#ora, ato de afetao do bem, que tomado em 'a)antia para o pa amento do dbito. +os casos em a pen#ora recai sobre din#eiro, basta que o autor levante o Cuantum para extin uir a execuo. *ontudo, se a pen#ora ou o dep$sito reca)rem sobre outros bens sem a mesma liquidez, necessrio realizar os c#amados atos de desapropriao, alienao forada ou expropriao1 consistentes na supresso da propriedade do bem sem consentimento do proprietrio. Os atos de desapropriao so de duas espcies! arrematao, se a propriedade transferida a terceiro, ou adjudicao, se transferida ao pr$prio credor 7F. *om efeito, arrematao o meio processual usado pelo $r o judicial para realizar a transferGncia forada dos bens do devedor a terceiro que neles ten#a interesse, enquanto a adjudicao consiste na transferGncia no do produto da venda ao credor, mas da pr$pria coisa pen#oradaH-. +o re ime ori inal do *$di o de @rocesso *ivil, a #asta pRblica O que, por seu turno, divide-se em leilo :bens m$veis/ e praa :bens im$veis/ O era a primeira alternativa do credor para verter o bem pen#orado em din#eiro. (e sua sorte, a adjudicao do bem pelo exeq^ente apenas era permitida depois de realizada a praa ou leilo sem que #ouvesse arrematao. "ssim, pela sistemtica anteriormente vi ente, os atos expropriat$rios obedeciam M se uinte ordem :anti a redao do arti o ?E8, incisos 3 a 333, *@*/! ,. #asta pRblica% 7. adjudicao% H. usufruto de im$vel ou empresa. +o dif)cil perceber que a #ierarquia estabelecida era extremamente prejudicial ao credor, pois, ainda que tivesse interesse no bem pen#orado, deveria a uardar a realizao da #asta pRblica para, ao final, se no #ouvesse arrematao, adjudicar o bem. " praa e o leilo O expedientes bastante burocrticos O eram privile iados em detrimento de solues mais eis e economicamente mais interessantes ao credor. 2sta l$ ica era bastante danosa ao exeq^ente. @ela nova lei, o credor pode optar, antes de qualquer procedimento, por adjudicar o bem pen#orado. " adjudicao pode abreviar consideravelmente a execuo, valendo a pena re istrar, contudo, que apenas ser poss)vel se no reca)rem outras pen#oras sobre o bem H,. *aso, contudo, no ten#a interesse em adjudicar a coisa, pode o credor proceder M sua alienao, que ser XcontroladaY pela justia. O leilo, na nova sistemtica, rele ado M ultima ratio.

7F H-

2nrico <ullio Diebman, Processo de 'xecuo, E ed., Co @aulo! Caraiva, ,FI-, p. ,E7. Kumberto <#eodoro ARnior, Processo de execuo. 7, ed., Co @aulo! D2S( 2ditora, 7--7, p. HEE 31 "raQen de "ssis, 'xecuo civil nos >ui4ados 'speciais. Co @aulo! 4evista dos <ribunais, ,FF?, p. ,H9.

7?

3nverteu-se, portanto, a l$ ica tradicional, na qual o exeq^ente era mero expectador. *om a atual disposio le islativa, o credor tem um papel ativo no tocante aos atos expropriat$rios a serem realizados, podendo, primeiramente, ficar com o bem para si ou, no sendo de seu interesse, proceder M sua venda, desde que respeitadas as condies impostas pelo ma istradoH7.

SistemCtica ante)io)

6o%a sistemCtica

Deilo ou praa

"djudicao

k
"djudicao

k
"lienao por iniciativa particular

k
(a p dede bens. Ssufruto im$vel ou empresa

k
Deilo ou praa

k
Ssufruto de im$vel ou empresa

$ole pla%

32

2ste excerto foi extra)do do arti o de min#a autoria intitulado Da execuo por iniciativa particular, indicado como leitura complementar para este encontro O J244"V, Deslie C#rida. (a alienao por iniciativa particular. 3n! *OC<", Cusana Kenriques :coord./. 'xecuo extrajudicial 5 modifica)es da &ei n. 66.789:9;;<. Co @aulo! 0uartier Datin, 7--8, p. H7?-HHI.

78

" empresa multinacional americana AO4("+ l AO4("+, de medicamentos, promoveu ao executiva fundada em t)tulo extrajudicial :duplicata/, no valor de 4g 7--.---,-:duzentos mil reais/ em face de '3*4OD"= O '2, farmcia que no teria efetuado o pa amento da duplicata emitida em razo do fornecimento de medicamentos pela AO4("+ l AO4("+. +a petio inicial, os advo ados da multinacional solicitaram que o juiz efetuasse pen#ora em din#eiro na conta bancria da empresa '3*4OD"=-'2 :pen#ora on line/, para satisfazer o seu crdito, que foi concedida pelo juiz inaudita altera parte. Os advo ados da '3*4OD"=-'2 ofertaram a ravo de instrumento interposto diretamente no <ribunal de Austia do 4io de Aaneiro com pedido de efeito suspensivo, comprovando que o valor depositado destinava-se ao pa amento do ,Hb salrio de seus funcionrios, solicitando, assim, que a pen#ora reca)sse sobre outros bens, quais sejam, o estoque de mercadorias da empresa :medicamentos/. Os alunos devem se reunir em rupos de t)s, cada um assumindo uma posio diversa! :,/ "dvo ado da AO4("+ l AO4("+ :7/ "dvo ado da '3*4OD"=-'2 :H/ (esembar ador do <A-4A :relator/ (epois dos debates, o rupo deve redi ir a deciso do rupo :provimento.improvimento do a ravo/, devidamente fundamentada na lei e no texto de leitura obri at$ria, abordando o conflito entre menor onerosidade e a efetividade da execuo, sem desconsiderar as implicaes de impacto social da deciso :financeira, se urana jur)dica, efetividade/.

&i'liografia o'rigat(ria (3+"'"4*O, *5ndido 4an el. A nova era do processo civil. 7 ed., Co @aulo! 'al#eiros, 7--8, p. 7FE-H-I :,9 p./ &i'liografia complementar J244"V, Deslie C#rida. (a alienao por iniciativa particular. 3n! *OC<", Cusana Kenriques :coord./. 'xecuo extrajudicial 5 modifica)es da &ei n. 66.789:9;;< . Co @aulo! 0uartier Datin, 7--8, p. H7?-HHI :,7 p./.

AULA 0; &EIOS COERCITIVOS PARA CU&PRI&E6TO DA ORDE& EUDICIAL; CONTE)PT O* COURT. &ULTA E PRISO CIVIL; 7I

6. /B>'T?@/A DA AB&A *ompreender os fundamentos do contempt of court, avaliando a necessidade de fortalecimento dos provimentos judiciais e aferindo sua poss)vel existGncia entre n$s 4efletir acerca da pertinGncia e da razoabilidade da priso civil por descumprimento de ordem judicial e sua compatibilidade com a *onstituio Jederal 9. A P$?AL/ M/ P$/C'AA/ C?@?& B$AA?&'?$/ " *onstituio =rasileira pro)be expressamente a priso civil por dZvidasHH :arti o 9b, inciso DUB33/, embora ela pr$pria tra a duas excees M re ra! :i/ inadimplemento voluntrio e inescusvel de penso aliment)cia% :ii/ depositrio infiel. 2m ambos os casos, a priso utilizada como meio de coa ir o devedor a adimplir, sendo revo ada to lo o #aja o cumprimento da obri ao. Ce a doutrina pac)fica na aceitao da priso civil por inadimplemento de d)vida de carter alimentar, o mesmo no ocorre com a priso do depositrio infiel :que, em sede de execuo, pode ser decretada em face do depositrio judicial que aliena a coisa que l#e dada em confiana/. L que Pacto de Aan >os= da Costa $ica :*onveno "mericana sobre (ireitos Kumanos/, do qual o =rasil si natrio, apenas admite a priso civil por inadimplemento de obri ao alimentar :arti o 8o, n. 8/. "ssim, a constitucionalidade da priso do depositrio infiel passou a ser questionada ap$s a internalizao do @acto de Co Aos da *osta 4ica entre n$s :cujo texto oficial foi reproduzido pelo (ecreto n.b ?8I, de -?.,,.F7/HE.
HH

+o direito romano, para #onrar seus compromissos, o inadimplente podia ser reduzido M escravido. *om o advento da &ex Poetelia Papiria, em H7? a. *., passou-se a proibir que o devedor respondesse pelas d)vidas com seu pr$prio corpo, limitando-se a responsabilidade ao seu patrimZnio. HE O fundamento era de que, por fora do arti o 9b, f 7b, da *onstituio Jederal, as re ras de <ratados 3nternacionais de que o =rasil parte teriam status constitucional. @ara acentuar os debates, a 2menda *onstitucional n. E9 inseriu um par rafo Hb no arti o 9b, da *arta *onstitucional, o qual dispe que Xos tratados e convenes internacionais sobre direitos #umanos que forem aprovados, em cada *asa do *on resso +acional, em dois turnos, por trGs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes Ms emendas constitucionaisY. " recepo da *"(K no observou esta re ra, o que leva al uns doutrinadores a questionarem seu status constitucional, embora se contra-ar umente que se trata de direito adquirido. " este despeito, o Cupremo <ribunal Jederal O contrariando a doutrina arantista O j se manifestou no sentido de que a priso do depositrio infiel constitucional. Bide 42 n.b 7-?-I?, ,[ <urma, j. ,7.,,.,FF?, (AS -8.-7.,FF8, p. ,H?F, rel. 'in. 3lmar &alvo% 42 n.b 77FI9?, 7[ <urma, j. 7F.-?.,FFI, (AS -F.-?.7---, p. HH, rel. 'in. +ri da Cilveira% 42 n.b 79H-8,, j. 7F.-9.7--,, (AS 7F.-?.7--,, p. ?,, rel. 'in. 'oreira "lves% 42 n.b H9-?FH, ,[ <urma, j. -9.,,.7--7, (AS ,F.,7.7--7, rel. 'inistro 'oreira "lves% 42 n.b H?7.79I-8, ,[ <urma, j. 7?.,,.7--7, (AS -8.-H.7--H, rel. 'inistro 'oreira "lves/. *f. Deslie C#rida Jerraz, Priso preventiva e direitos e garantias individuais1 7--H.

7F

7. / PC/MT'QPT /( C/B$TH D/ D?$'?T/ AM0&/*AAJL/ O contempt of court :atentado Ms *ortes/ do direito an lo-saxo consiste, na lio de '"43+O+3, em medida coercitiva destinada a asse urar ao credor o adimplemento espec)fico da obri ao devida pelo demandado. O juiz tem poderes discricionrios para impor, de acordo com o caso concreto, multa ou priso para forar o devedor a adimplir. +os 2stados Snidos, consolidado o entendimento de que o contempt of court a medida mais adequada para arantir a efetividade dos non*mone% judgmentsH9. *omo anota "(" @2DD2&43+3 &43+OB24, Xa ori em do contempt of court est associada M idia de que inerente M pr$pria existGncia do @oder Audicirio a utilizao dos meios capazes de tornar eficazes as decises emanadas. L inconceb)vel que o @oder Audicirio, destinado M soluo de lit) ios, no ten#a o condo de fazer valer os seus jul ados. +en#uma utilidade teriam as decises, sem cumprimento ou efetividade. +e ar instrumentos de fora ao Audicirio o mesmo que ne ar sua existGnciaYH?. N. PC/MT'QPT /( C/B$TH M/ D?$'?T/ B$AA?&'?$/# 2m ,FFI, o ento 'inistro do Cuperior <ribunal de Austia, 4u_ 4osado de " uiar, invocou o instituto do contempt of court na fundamentao de uma deciso, nos se uintes termos! X'"+("(O (2 C2&S4"+`". (esobediGncia a ordem judicial. Of)cio ao 'inistrio @Rblico. Contempt of court. +o constitui ato ile al a deciso do Auiz que, diante da indevida recusa para incluir em fol#a de pa amento a penso mensal de indenizao por ato il)cito, deferida em sentena com tr5nsito em jul ado, determina a expedio de of)cio ao 'inistrio @Rblico, com informaes, para as providGncias cab)veis contra o representante le al da r. 4ecurso ordinrio improvido :4'C F77I.'&/Y. (a mesma forma, em ,FFF, o 'inistro Clvio de Ji ueiredo <eixeira, re istrou em um jul ado a necessidade do direito brasileiro prever medidas eficientes como o contempt of court:

(issertao :'estrado em (ireito/. Jaculdade de (ireito da Sniversidade de Co @aulo, Co @aulo. H9 Tutela ini!it"ria. Co @aulo! 4evista dos <ribunais, 7--?, p. 7,E-7,?. H? "da @elle rini &rinover, @aixo e morte do .contempt of court. brasileiro :art. ,E do *$di o de @rocesso *ivil/. 3n! / processo: estudos e pareceres. Co @aulo, (@A, 7--?, p. ,9I-,??.

H-

N@4O*2CCO *3B3D. "*3(2+<2 "L42O. "+<2*3@"`aO (2 <S<2D". JS+("'2+<"`aO 3+2U3C<n+*3". (2C"*ODK3(O. 3 - " fundamentao sucinta, que expon#a os motivos que ensejaram a concluso alcanada, no inquina a deciso de nulidade, ao contrrio do que sucede com a deciso desmotivada. 33 - 2xaminados os temas suscitados no a ravo de instrumento, sem omisso, contradio ou obscuridade, no ocorre nulidade do ac$rdo por ofensa ao art. 9H9, *@*. 333 - O prequestionamento, se undo o firme entendimento da jurisprudGncia brasileira, pressuposto essencial M apreciao do recurso especial. 3B - " protelao do cumprimento de decises manifestamente razoveis e bem lanadas esto a justificar a introduo, em nosso ordenamento jur)dico, de instrumentos mais eficazes, a exemplo do contempt of court da Common &a-. 42C@.C@ F8EHE-EN 2m 7--,, a Dei n. ,-.H9I inseriu as se uintes disposies no arti o ,E, do *@*, nos se uintes termos! "rt. ,E. Co deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo! :.../ B - cumprir com exatido os provimentos mandamentais e no criar embaraos M efetivao de provimentos judiciais, de natureza antecipat$ria ou final. @ar rafo Rnico. 4essalvados os advo ados que se sujeitam exclusivamente aos estatutos da O"=, a violao do disposto no inciso B deste arti o constitui ato atentat$rio ao exerc)cio da jurisdio, podendo o juiz, sem preju)zo das sanes criminais, civis e processuais cab)veis, aplicar ao responsvel multa em montante a ser fixado de acordo com a ravidade da conduta e no superior a vinte por cento do valor da causa% no sendo pa a no prazo estabelecido, contado do tr5nsito em jul ado da deciso final da causa, a multa ser inscrita sempre como d)vida ativa da Snio ou do 2stado. EDe)c:cio CS*3+<". "('3CC3=3D3("(2. (2 42BO&"`aO. /( C/B$T; O'3CCm2C. J"D<" (2 42*S4CO @OCC3=3D3("(2

@420S2C<3O+"'2+<O.

C/MT'QPT

H,

,. 2xistem mecanismos similares ao contempt of court no direito brasileiro no *$di o de @rocesso *ivil1 0uais1 2m sua concepo, eles so suficientes1 7. BocG concorda com a excluso dos advo ados nas disposies do arti o ,E, par rafo Rnico, do *@*1 Austifique. H. Ceria desejvel que se adotasse, entre n$s, a priso como meio de coero indireta para adimplemento da obri ao de fazer1 2 no que toca M priso por descumprimento da ordem judicial1 2ssas modalidades seriam compat)veis com a *onstituio1 (ib io')a*ia ob)i'at<)ia &43+OB24, "da @elle rini. Ltica, abuso do processo e resistGncia Ms ordens judicirias! o contempt of court. 4evista de @rocesso. Co @aulo. v. 7?, n.,-7, p. 7,F-78, abr..jun. 7--, :I p./. &43+OB24, "da @elle rini. @aixo e morte do .contempt of court. brasileiro :art. ,E do *$di o de @rocesso *ivil/. 3n! / processo: estudos e pareceres. Co @aulo, (@A, 7--?, p. ,9I-,?? :I p./. (ib io')a*ia comp ementa) ="4=OC" 'O4234", Aos *arlos. +otas sobre al uns aspectos do processo :civil e penal/ nos pa)ses an lo-saxZnicos. Temas de direito processual, 8[ srie. Co @aulo! Caraiva, 7--,.

AULA 1; DE?ESA DO EXECUTADO

H7

6. /B>'T?@/A DA AB&A "nalisar os meios de defesa do executado previstos no sistema processual brasileiro, com foco na objeo de pr-executividade. 9. Q'?/A D' D'('AA D/ 'J'CBTAD/ M/ A?AT'QA P$/C'AABA& B$AA?&'?$/ 9.6 ?QPB0MAKL/ ' 'QBA$0/A D/ D'@'D/$ 2m respeito Ms arantias constitucionais do contradit$rio e da ampla defesa, o devedorexecutado tem a possibilidade de apresentar defesa, impu nando a execuo. (a mesma forma em que # tratamento diverso para a execuo de t)tulos judiciais :sentena/ e extrajudiciais, a defesa do executado tambm diferenciada. "ssim, em se tratando de cumprimento de sentena1 a tcnica processual adequada a impugnao. @or seu turno, a defesa do executado com base em t)tulo extrajudicial se d por meio dos em!argos execuo, que, antes da reforma, prestavam-se a impu nar todas as modalidades de procedimento executivo. "s excees a esta re ra eral so! :i/ sentena proferida em face da Jazenda @Rblica :arti o 8H- do *@*/ e :ii/ o devedor-executado de alimentos :arti o 8H7 do *@*/, j que, em ambos os casos, os embar os M execuo continuam a ser o remdio que a Jazenda @Rblica e o devedor de alimentos podem apresentar contra uma sentena que os condene a cumprir uma obri ao.
&o!a i!a!e !e eDec#45o *umprimento de sentena lato sensu 2xecuo propriamente dita De*esa !o eDec#ta!o 3mpu nao 2mbar os do devedor

6at#)eBa !o t:t# o <)tulo executivo judicial <)tulo executivo extrajudicial

Re')amento e'a "rti o E89-A e f ,b, *@* "rti o E89-D, *@* "rti os 8H? a 8E8, *@*

2m re ra, a impu nao no tem efeito suspensivo, mas se #ouver risco de #aver rave dano de dif)cil ou incerta reparao, o juiz poder atribuir-l#e este efeito :arti o E89-', *@*/. @or se tratar de incidente, e no ao autZnoma, a deciso que resolve a impu nao uma interlocut$ria, recorr)vel mediante a ravo de instrumento :arti o E89-', f Hb, *@*/. (a mesma forma, em re ra, os embar os no tGm efeito suspensivo :arti o 8HF-", *@*/, embora o juiz possa, a requerimento do embar ante, atribu)-lo nos casos de dano de HH

dif)cil ou incerta reparao :arti o 8HF-", f ,b, *@*/. (iversamente da impu nao, contudo, os embar os so considerados ao de con#ecimento autZnoma, sendo, portanto, decididos por sentena :arti o 8E-, *@*/ e impu nveis mediante apelao. 9.9. 'QBA$0/A D' T'$C'?$/ Os embar os de terceiro :arti os ,-E? a ,-9E do *@*/ destinam-se a prote er o terceiro estran#o M relao processual que tem sua posse ou direito incomodado pelo ato do ju)zo :Divro 3B, que trata dos procedimentos especiais/. <ambm se trata de ao autZnoma de con#ecimento.

7. /B>'KL/ D' P$O*'J'CBT?@?DAD' " exceo :ou objeo/ de pr-executividade uma criao doutrinrio-jurisprudencial que permite ao executado, por simples petio, apontar a existGncia de um v)cio que macule a execuo O quer com questes atinentes aos requisitos de admissibilidade da execuo, quer objees substanciais. @ode ser apresentada a qualquer tempo e em qualquer rau de jurisdio. @ressupe-se que o v)cio apontado na objeo de pr-executividade possa ser con#ecido de of)cio pelo juiz e de plano, isto , sem a necessidade de produo de prova. +a simples petio podem ser suscitadas matrias de ordem pRblica e, ainda, atos modificativos, como a novao, ou extintivos do direito do exeq^ente, como o pa amento. " exceo de prexecutividade dispensa a arantia o ju)zo.

(ib io')a*ia ob)i'at<)ia @3C<3DD3, "na de Dourdes *outin#o Cilva. (efesas do executado no cumprimento de sentena condenat$ria ao pa amento de quantia :Dei n. ,,.7H7.-9/ e na execuo de t)tulos extrajudiciais :Dei n. ,,.HI7.-?/ O viso comparativa. 3n! *"4'O+", *arlos "lberto :or ./. $eflex)es so!re a reforma do C"digo de Processo Civil: estudos em homenagem a Ada Pellegrini 0rinover1 C2ndido $angel Dinamarco e 3a4uo +atana!e. Co @aulo! "tlas, 7--8, p. I9-,-9 :7, p./. (ib io')a*ia comp ementa) =O+\*3O, 'arcelo Aos 'a al#es. Aspectos relevantes da tutela do executado na nova reforma do C"digo de Processo Civil. 3n! *3"+*3, 'irna% 0S"4<3243, 4ita HE

:coord./. Temas atuais da execuo civil: estudos em homenagem ao professor Donaldo Armelin. Co @aulo! Caraiva, 7--8, p. E,F-EE,.

AULA 2; EXECUO ?ISCAL

8. /B>'T?@/A DA AB&A H9

"valiar a pertinGncia da utilizao do @oder Audicirio para a cobrana de d)vidas fiscais do pr$prio 2stado 4efletir sobre a poss)vel transferGncia desta atividade para a esfera administrativa e suas poss)veis implicaes na esfera dos direitos e arantias individuais

T. 'J'CBKL/ (?ACA&: M/TAA P$/C'D?Q'MTA?A " execuo fiscal, re rada por lei espec)fica :Dei n. ?.IH-.I-/ consiste na cobrana judicial, pelos entes 2statais :munic)pio, 2stado, Jederao/, de crditos provenientes de tributos no pa os, de acordo com o se uinte fluxo rama.

Jonte! *2=2@2A, 7--8.

4ecente pesquisa realizada pelo *2=2@2A :*entro =rasileiro de 2studos e @esquisas Audiciais/ em parceria com o 'inistrio da Austia revela que, nos 2stados de Co @aulo e 4io

H?

de Aaneiro, a execuo fiscal responde por cerca de 9-] :cinq^enta por cento/ de toda a movimentao processual da Austia estadual :executivos municipais e estaduais/. 3sto si nifica que meta!e das demandas distribu)das anualmente nesses 2stados ajuizada pelo @oder 2xecutivo, que , portanto, o maior liti ante nos <ribunais de Austia dessas duas importantes unidades da federao, conforme demonstra a <abela 3.

<abela 3! @articipao da execuo fiscal na movimentao processual :<AC@, <A4A, <A4C e Austia Jederal/

?onte

Ano

Tota !e a4Nes em t)amita45o ,-.7F-.I79 ,-.EE7.H7E ,,.8E8.,-H ,H.E-H.E?F ,E.I-8.-I8 H.,8?.,-H.?F?.?FE.78-.78E.II?.-7H 9.H-E.,IH ,.7E-.?,E ,.?HH.I8F 7.-II.H97 7.7F8.,II 7.9E9.,,7 ?.8-E.H98 ?.8-E.H98 ?.8-E.H98

EDec#4Nes *iscais em t)amita45o+"I 9.?,F.F99.H99.9E7 9.F?8.EF?.??8.-,E 8.998.H,F ,.E,?.8?,.8?E.7,E 7.,-H.99H 7.E87.FE7.F8,.7F, H-8.-7? E,H.,79 97H.-I? 99I.I87 ?HH.987 78?.97F ,.9H7.-8, 7.E?I.9F?

P)opo)45o

7--, 7--7 <A-C@:7/ 7--H 7--E 7--9 7--, 7--7 <A-4A:H/ 7--H 7--E 7--9 7--, 7--7 <A-4C:E/ 7--H 7--E 7--9 Austia Jederal O 3+CC Austia Jederal O Snio Austia Jederal O <otal 7--? :,b trim./ 7--? :,b trim./ 7--? :,b trim./

9E,?] 9,,H] 9-,I] EF,8] 9,,-] EE,?] E8,8] EF,H] 9-,?] 9?,-] 7E,8] 79,H] 79,-] 7E,H] 7E,F] E,,] 77,F] H?,I]

Jonte! *2=2@2A, 7--?.

6;. P'$AP'CT?@AA D' $'(/$QA: 'J'CBKL/ (?ACA& ADQ?M?AT$AT?@A#

" @rocuradoria &eral da Jazenda +acional :@&J+/ elaborou um @rojeto de Dei que prope a transferGncia da execuo fiscal para o 5mbito administrativo, retirando-a da competGncia do Audicirio, que apenas ficaria responsvel pela eventual impu nao destes procedimentos :embar os M execuo/. 2sse o arranjo adotado em pa)ses como @ortu al, 2span#a, 2stados Snidos, Jrana e "r entina.

H8

" proposta da @&J+ fundamenta-se no fato de que o carter judicial de todo o processo de execuo fiscal O desde a citao, passando pela arrematao de bens at a satisfao do crdito O confere ao procedimento alta dose de formalidade, morosidade :no 5mbito federal, estima-se que o processo demore, em mdia, ,7 anos/, altos custos e baixa eficiGncia. Os mesmos ar umentos so mencionados por outros entes :ju)zes e procuradores/, conforme re istrado no relat$rio da pesquisa do *2=2@2A!

Pparte significativa dos mem!ros do Poder >udiciFrio foi enfFtica em afirmar Cue o grande n\mero de execu)es Cue no chega a ser ultimado por motivos variados Snotadamente em virtude da no locali4ao dos executados1 de !ens passZveis de penhora ou1 ainda1 de interessados nos !ens penhorados levados a hasta pu!licaU mo!ili4a inutilmente pessoas e recursos desse poder1 Cue poderiam ser canali4ados para outras atividades da prestao jurisdicional. 'sta viso tam!=m foi compartilhada pelas procuradorias consultadas1 chegando a se di4er Cue o processo judicial para a co!rana forada da dZvida1 tal como se encontra hoje1 = inviFvelH7V. Ce, de um lado, ale a-se que o @oder Audicirio no a ente de cobrana de crditos, mas instituio destinada a aplicar o direito e promover justia, de outra sorte, a execuo fiscal administrativa requer a maior concesso de poderes aos procuradores, para que possam praticar atos de execuo O como a notificao do devedor, pen#ora de bens e valores, leilo e arrematao de bens, etc. O sem a interveno judicial. 'uitos setores da sociedade so fortemente contrrios ao fortalecimento dos poderes dos procuradores, por receio dos abusos que a medida pode causar, em razo da poss)vel afetao de patrimZnio de pessoas f)sicas e empresas sem autori4ao judicial. 4ecentemente, essa preocupao foi re istrada em uma matria veiculada no jornal B"DO4 2*O+e'3*O de abril de 7--I, com o se uinte teor!

AO4+"D B"DO4 2*O+e'3*O - *"(24+O D2&3CD"`aO l <43=S<OC -I.-E.7--I P)o$eto a#menta po!e) !o *isco
37

*2+<4O =4"C3D234O (2 2C<S(OC 2 @2C0S3C"C AS(3*3"3C :*2=2@2A/. 'xecu)es (iscais no Brasil. =ras)lia! 'inistrio da Austia, 7--?. (ispon)vel em! #ttp!..PPP.cebepej.or .br.pdf.execucoesTfiscais.pdf, p. ?H.

HI

" @rocuradoria-&eral da Jazenda +acional :@&J+/ anunciou na sexta-feira a verso final do projeto da nova Dei de 2xecuo Jiscal - que d ainda mais poderes ao fisco do que a verso anterior. @ela nova proposta, os procuradores das Jazendas federal, estadual ou municipal podero determinar sozin#os, sem a necessidade de autorizao judicial, o bloqueio de qualquer bem de devedores do fisco - inclusive pelo sistema do =anco *entral que permite a pen#ora online de contas bancrias, ao qual tero acesso direto. " @&J+ conse uiu uma f$rmula que acomoda as cr)ticas feitas M primeira verso do projeto! o bloqueio provis$rio e cai se no for confirmado na Austia. +o caso do sistema =acen-Aud do =anco *entral, que prevG a pen#ora on-line, se em dez dias o @oder Audicirio no confirma o bloqueio, ele perde o efeito. +o caso dos demais bens, a procuradoria tem H- dias para ajuizar uma ao de execuo, para ento o juiz avaliar se o bloqueio le al ou no. " primeira verso do projeto da nova Dei de 2xecuo Jiscal foi apresentada no in)cio de 7--8 prevendo o bloqueio administrativo de bens sem restries. (iante das cr)ticas, a procuradoria recuou para uma verso autorizando o bloqueio administrativo de bens, mas restrin indo o acesso ao sistema da pen#ora on-line, que seria feito apenas judicialmente. 2ste ano, no entanto, propZs a f$rmula do bloqueio provis$rio, que obteve apoio suficiente dentro do *onsel#o da Austia Jederal :*AJ/ e pode at tramitar como projeto independente do @oder 2xecutivo. O procuradoreral da Jazenda +acional, Du)s 3ncio "dams, afirma que est em estudo a apresentao do projeto como uma proposta do *on resso +acional, por meio de al um parlamentar. N<rata-se de uma alterao estrutural do sistema de execuo e no de uma proposta do overno, e no deve ser viciada pelo debate pol)ticoN, diz. 4esponsvel pelas ne ociaes da verso final do texto, o procurador da Jazenda @aulo *esar +e ro de Dacerda diz que a autorizao de acesso ao sistema =acen-Aud no si nificar quebra de si ilo bancrio pois, se undo ele, no interessa aos procuradores saber o saldo bancrio ou a movimentao das contas dos devedores do fisco, mas apenas se # din#eiro para ser bloqueado. O juiz federal 'arcus D)vio &omes afirma que, para evitar a quebra de si ilo, ser indispensvel criar uma verso mais limitada da pen#ora on-line para acesso dos procuradores. 3sto porque, com as alteraes mais recentes feitas na verso 7.-, o sistema =acen-Aud passou a permitir o acesso a dados sobre saldos e movimentao bancria, e at a transferGncia de valores. O projeto da nova Dei de 2xecuo Jiscal tambm prevG a criao do Cistema +acional de 3nformaes @atrimoniais dos *ontribuintes para facilitar a localizao e bloqueio do patrimZnio e renda dos contribuintes. 'as, no caso das ordens de bloqueio de renda ou faturamento, a determinao s$ poder ser feita judicialmente. O banco de dados depender da adeso dos overnos estaduais para contar com a parte mais importante dos seus dados! informaes sobre os re istros imobilirios. 'as, de acordo com 3ncio "dams, a proposta foi bem recebida no Rltimo encontro do col io estadual de procuradores estaduais e no #aver problema de adeso. O banco de dados deve reunir informaes de cart$rios, departamentos de tr5nsito, " Gncia HF

+acional de "viao *ivil :"nac/, *apitania dos @ortos, *omisso de Balores 'obilirios :*B'/, bolsas de valores, =anco *entral e at do 3nstituto +acional da @ropriedade 3ndustrial :3+@3/, para permitir o bloqueio de re istros e patentes. Outro ponto em estudo a unificao dos sistemas da 4eceita Jederal e da @&J+ para reduzir o tempo de in)cio das cobranas. Koje, a principal reclamao de ju)zes e procuradores a de que as execues s$ comeam depois de quatro ou cinco anos de processamento na 4eceita, e neste meio-tempo a maioria das empresas fec#a ou fica sem patrimZnio para ser cobrado. "dams prevG que o conjunto de alteraes na execuo fiscal deve reduzir o prazo mdio de uma execuo de ,? para 9 anos, e o volume de processos de execuo da Jazenda, #oje 7,8 mil#es de aes, deve cair dramaticamente. "s execues correspondem a cerca de E-] do estoque de processos do Audicirio, c#e ando a 9-] em al uns 2stados. " execuo ser iniciada apenas nos casos em que for encontrado patrimZnio do devedor, o que deixar de lado a rande maioria das aes de cobrana, que so ajuizadas apenas burocraticamente, j que sem patrimZnio ou renda localizado no # c#ance de sucesso na ao. Debate BocG concorda que a execuo fiscal seja retirada do @oder Audicirio, sendo realizada no 5mbito fiscal, com o conseq^ente fortalecimento dos procuradores e fiscais1 2m caso positivo, como conciliar esta medida com as arantias constitucionais do acesso M justia e do devido processo le al1 *onsiderando que sempre #aver a possibilidade do @oder Audicirio rever a deciso do procurador, esta reforma no poderia erar um volume ainda maior de demandas1 (ib io')a*ia ob)i'at<)ia <K2O(O4O A4., Kumberto <#eodoro. &ei de 'xecuo (iscal. I ed., Co @aulo! Caraiva, 7--7, p. -H--F :-8 p./.

*2+<4O =4"C3D234O (2 2C<S(OC 2 @2C0S3C"C AS(3*3"3C :*2=2@2A/. 'xecu)es (iscais no Brasil. =ras)lia! 'inistrio da Austia, 7--?. (ispon)vel em! #ttp!..PPP.cebepej.or .br.pdf.execucoesTfiscais.pdf, p. 9F-?,% ?H-8? :,8 p./.

(ib io')a*ia comp ementa)

E-

2xposio de motivos e "nteprojeto de Dei de 2xecuo Jiscal "dministrativa. (ispon)vel em! #ttp!..PPP.p fn.fazenda. ov.br.noticias.2U@OC3*aOT'O<3BOC]7-2]7-@4OA2<O ]7-D2J.pdf

E,

Anda mungkin juga menyukai