Anda di halaman 1dari 4

Muitas vezes o grande desafio em nosso projetos est na confeco da placa de circuito impresso, para resolver esse problema

utilizando uma tcnica de qualidade considervel e que pode ser a soluo para projetos simples e de oramento reduzido. Das muitas tcnicas para a confeco de placas de circuito impresso que tentei a transferncia via calor do layout de uma impresso laser para a placa de circuito impresso foi a mais adequada e barata.

Material usado para Fazer a Placa de Circuito Impresso em Casa


O que eu preciso para fazer placa em casa utilizando transferncia de toner:

Placa de circuito impresso virgem, Figura 1, Folhas de Papel Couch, esse papel muito fcil de ser encontrado, Impressora a laser; Percloreto de ferro; Ferro de passar roupa; L de ao Bombril ou de qualquer outra marca; lcool, de preferncia Isoproplico;

Limpeza do Placa
A placa de circuito impresso virgem de Fenolite ou fibra de vidro pode ser utilizada para receber o desenho da circuito.

Figura 1 - Placa de circuito impresso virgem Limpeza da placa circuito impresso utilizando lcool comum, detergente ou lcool isoproplico (dar preferncia a esse ltimo). O objetivo de limpar a placa est na remoo de qualquer substncia que possa impedir o percloreto de remover o cobre da placa de circuito impresso. A remoo da toner de uma placa pode ser feita utilizando l de ao.

Figura 2 - Limpeza da Placa de Fenolite ou Fibra

Impresso do Desenho da Placa de Circuito Impresso


Estou partindo do princpio que voc j tenha feito o layout da placa de circuito impresso em um software para desenhar placas, eu normalmente uso o Layout Plus da Cadence, mas existem outras alternativas Freeware como o EAGLE PCB da CadSoft. Configure a impresso da placa, mas no esquea de espelhar o seu desenho, se vc esquecer de espelhar desenho da placa de circuito impresso sua placa ficar ao contrrio. Quanto a resoluo, utilize a mxima que a impressora permitir, 3000 dpi se mostrou muito bom para trilhas de at meio milmetro. Tambm muito importante mandar reforar o preto. Coloque a folha de Papel Couch e mande imprimir, utilize o lado brilhante da folha na impresso.

Figura 3 - Desenho da Placa de Circuito Impresso na folha de Papel Couch.

Transferncia do Desenho para Placa de Circuito Impresso

Cole o desenho da placa de circuito impresso na placa de fenolite utilizando fita adesiva, o lado do desenho (toner) fica face a face com a regio cobreada da placa. Ento basta utilizar um ferro de passar roupa a mais ou menos 200 graus e passar sobre a folha de papel, nesse instaste o toner aderea superfcie de cobre. O tempo para uma aderncia prefeita depende muito do ferro de passar roupa, tem gente que passa por 12 segundos eu prefiro passar um pouco mais, meu conselho : treine, treine e domine essa etapa, ela a mais crtica.

Figura 4a - Prendendo a folha de papel na placa de Fenolite

Figura 4b - Transferncia do desenho para placa de Fenolite. Se voc ficar muito tempo passando o ferro na placa, ou usar em uma temperatura muito alta o ferro aparecero bolhas no cobre.

Remoo da Folha de Papel Couch


Depois de ter aplicado calor sobre o "sanduche" formado pela folha de papel couch e a placa de circuito impresso virgem vem o momento de remover a folha de papel, para tanto basta mergulhos na gua e cuidadosamente ir retirando a folha de papel. Voc tambm pode ir esfregando a folha com a mo at ela se seu circuito e qualquer duvida s perguntar. desmanchar. Agora basta passar uma l de ao sobre lado da placa com cobre para remover o toner furar e montar

Anda mungkin juga menyukai