Anda di halaman 1dari 6

Etapa 1 Introduo

Marcada uma reunio, comparecemos CLIVET, uma clinica veterinria com uma grande quantidade de funcionrios. A CLIVET, alm de ser uma Clinica Veterinria, possui laboratrio, hospedagem para ces, banho e tosa, transporte de entregas e muito mais. Futuramente o proprietrio Bruno Pereira, planeja em ampliar sua clinica em um Hospital veterinrio. Entendendo sua necessidade, nos comunicou para desenvolvermos um software que se adapta a todas as funes que sua clinica oferece. Enfim, resolvemos trabalhar com algum mtodo/metodologia que nos permita entregar: ou prottipos ou fazer com que nosso software seja facilmente modificado. Na entrevista com nosso cliente, perguntando sobre as caractersticas desejadas do software, complexidade, integrao com qual tipo de banco de dados (se necessrio), tamanho da base de dados do mesmo, necessidade (ou no) de ser acessado via web, ser expansvel para possveis filiais, vontade do mesmo em ter um software que possa ser atualizado facilmente, etc. Com as necessidades de nosso cliente, escolhemos entre as trs metodologias inicialmente propostas, a que julgamos ser melhor pelo comportamento de nosso cliente, e pelo que julgamos que o cliente quer ou espera do software.

Exige extensa documentao: Software facilmente modificado PP / expansvel: Gerar um prottipo / beta: NP

Clssico (cascata) P

Prototipao P P P NA**

Metodologia gil / Scrum PP* P P P

Exige NA** excelentes/experientes programadores: Clculo do fator risco: NP Fcil clculo do tempo de entrega PP do software

NP NA

P P

Onde: P = possui; PP = possui parcialmente; NA = no se aplica; NP = no possui. * = se o cliente desejar feito; porm no uma caracterstica da metodologia. ** = a menos que a empresa j conte com excelentes programadores; em teoria, no necessrio. Vamos, agora, apresentar uma tabela comparativa entre as trs metodologias:

, Clssico (cascata)

Vantagens * antigo; * muito utilizado; *Minimiza o planejamento; tempo

Desvantagens *Perde-se muito tempo com documentaes, nem sempre necessrio; de *Projetos chegam a levar muitos meses para serem concludos;

*Funciona bem com equipes *Cliente s v o programa em funcionamento ao final de todo o tecnicamente mais fracas; processo; * linear. *No necessita de uma equipe bem integrada, o que pode gerar falhas ou incapacidade do programa ser atualizado; *No tem anlise de risco. *Trabalha com um prottipo do *Cliente pode se contentar com o software; prottipo, e esquecer a verso final; *Cliente recebe uma verso prottipo do mesmo, para *Impossvel determinar com utilizao e testes; exatido o tempo que o processo vai durar; *Pode ser utilizado quando a comunicao com o cliente no *No h formas de saber o completa; nmero de iteraes necessrias; *Facilmente atualizvel; *Muitas vezes, o prottipo acaba atrapalhando o desenvolvimento *Bom para softwares com da verso final; mudanas de requisitos constantes. *No h anlise de risco.. * gil; *Necessita de um time bem entrosado; *Utiliza anlise de risco;

Prototipao

gil / Scrum

*Focado na negociao interna e *Necessita com clientes; programadores;

de

bons

*Agrega muito valor ao produto e *Ambiente que facilite a fcil ao cliente; comunicao entre os membros; *Geralmente, traz alto grau de *Quebra de paradigmas satisfao do cliente com o complicado; produto; *Difcil de gerenciar projetos que *Time pequeno. precisam de muitas pessoas.

Diante das necessidades requeridas o proprietrio da clinica CLIVET, optou pelo mtodo scrum. Por ser um software barato, rpido e que facilmente atualizvel, e, sem uma extensa documentao.

Etapa 2 Caractersticas

Ser apresentada uma pgina inicial, com o logotipo da empresa, e campos de nome e senha; nesta pgina, pode-se entrar como usurio com privilgios de consulta (apenas), cadastro de clientes e animais, e diagnsticos/vacinas/compras de produtos, etc. O sistema vai ser dividido em 4 mdulos de acesso; Caixa, Veterinrio, Administrao, Produtos/Estoque. Cada setor tendo uma maquina logada em apenas uma rede. Caixa: permite ao usurio (recepo, banho e tosa, operador de caixa, at mesmo veterinrio) o cadastramento de clientes, animais; agendar banho; fechamento de comanda (opo que gerado atendimento com o valor e o servio que ser realizado); e fechamento de venda.

Figura 1: exemplificando uma tela de cadastro: sistema Autopet.

O modulo possui pesquisa de produtos (nomes e valores), animais e clientes como tambm seu histrico de compras. Haver um campo de Agenda de Banho e Tosa, onde permite ao usurio agendar os servios de banho e tosa e suas anotaes, migrado automaticamente com o cadastro cliente/animal. Nesse modulo o veterinrio como tambm a recepo podero lanar vacinas, consultas, produtos em um campo de atendimento, para que assim o cliente seja cobrado no caixa, sem que precise de uma comanda de papel.

Figura 2: Tela de lanamento, consultas, agenda, fechamento e etc.

No fechamento de vendas, o sistema solicita o CPF do cliente caso este no tenha cadastro. Se o cliente for cadastrado o sistema fecha a venda com CPF na nota. O operador ter opes de formas de pagamentos. Crdito, Dbito, Cheque, Dinheiro. No fechamento, o sistema pode lanar vales para o cliente, resgatar e gerar pendncias.

Veterinrio: permite ao usurio o cadastramento de animais, agendamento e pesquisa de retornos, impresso de receitas, relatrio de consulta e procedimentos. O modulo possui histrico de receitas, de consultas/vacinas, lembrete de retornos e vacinas entre outros. Administrativo: permite ao usurio o cadastramento de produtos, controle de estoque, controle de funcionrio, controle de vendas de funcionrios, estornos de vendas, controle de senhas e login. Este mdulo possui o controle de permisso dos outros mdulos. Por exemplo: O usurio (chefe) poder determinar qual login tem acesso ao veterinrio; qual ter acesso ao administrativo. O sistema permite a alterao dos dados do cliente com exceo do cdigo do cliente que gerado automaticamente pelo sistema. Produtos/ Estoque: Permite ao funcionrio do estoque ter apenas acesso quantidade de produtos que entra e sai do estoque. Automaticamente, esse mdulo, anda junto com o Caixa e Administrativo, para que assim tenham certo controle da preciso da clinica. O sistema ter um cabeamento de rede, onde liga um computador servidor.

Requisitos no funcionais

Nas questes dos itens no funcionais temos: Manutenibilidade: para preservar o banco de dados sempre atualizado e ativo, haver uma opo de backup na tecla Sair, onde permite enviar tudo ao banco de dados do servidor. Evitando futuros erros ao sistema. Lembrando que o funcionrio noturno dever fazer isso toda vez depois da meia-noite. Caso no for resolvido por backup e o erro for fatal, haver sempre um suporte on-line que poder ser auxiliado. Eficincia: O sistema ter um controle do fluxo de informaes financeiras. Ser capaz de corrigir e melhorar processos e carregar as informaes dos clientes dentro de no mximo 15 segundos aps sua requisio. Segurana: O sistema vai conter uma hierarquia de permisses administrada por um usurio qualificado e autorizado pelo responsvel da empresa. Onde cada login vai determinar o acesso permitido, conforme j explicado. Confiabilidade: Os backups dirios proporcionaro menos erros ao sistema. Mas em casos de erros fatais o servidor ser o nico a no ser derrubado, sendo este o nico usado pra o suporte on-line possibilitando assim a permanncia eficiente do banco de dados. Portabilidade: Poder ser executado apenas em Windows a partir de sua verso XP, nas plataformas 32bits. Exigindo no mnimo 512mb RAM , 50gb HD, Pentium4 (mnimo).

Definio das prioridades dos requisitos

Prioridade Manutenibilidade Eficincia Segurana Confiabilidade Portabilidade

Grau 1 2 2 1 3

Anda mungkin juga menyukai