Anda di halaman 1dari 96

3 4 8 12 16 22 26 32 38 44 51 56 60 66 70 74 78 85 90 91 92 94 96

Sutileza e economia Introduo ao nanquim Desenho de tons com nanquim Bico de pena e nanquim Desenho com pincel Pincel seco com nanquim Hachuras cruzadas Desenhos com bico de pena e pincel Trabalhos com hidrogrficas Linhas, tons e texturas Paleta bsica de cores Modelagem de tom com pontilhismo Carvo: material e tcnicas Uso de papis texturizados Construo de tons Desenho a borracha Tipos de carvo Modelagem de tons com traos Penas para desenho Tintas de escrever para desenho Arte oriental Canetas hidrogrficas Carvo

T tulo original da obra em fascculos: D R A W IT! PAINT IT! T tulo da verso em lngua portuguesa: DESENHE E PINTE CURSO GLOBO DE DESENHO E PINTURA uma reedio do fascculo DESENHE E PINTE C o pyrig ht 1 98 5 by W a tson -G u ptill, a subsidiary o f B illboard P ublications Inc. A li rights reserved C opyright 1 9 8 5 by Eaglemoss P ublications Ltd. C o pyrig ht 1 98 5 by Editora Rio G rfica Ltda., para a lngua portuguesa, em territ rio brasileiro. Ali righ ts reserved. T odos os dire itos reservados. Nenhum a parte desta edio pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer m eio ou form a, seja m e cnico ou eletrn ico , fo to c p ia , gravao etc. , nem apropriada ou estocada em sistem a de banco de dados, sem a expressa autorizao da editora. Traduo: Cssia Rocha, Regina A m arante. Consultoria: M anoel V ic to r, Vera Rodrigues, Caetano Ferrari. Foto de capa: Srgio Tegon. M ateriais gen tilm e n te ce didos por A eroa rt e Casa do A rtista. D istribu id or exclusivo para tod o o Brasil: Fernando Chinaglia D istribuidora S .A ., Rua Teodoro da Silva, 9 0 7 , CEP 2 0 5 6 3 , telefones: (0 2 1 ) 5 7 7 -6 6 5 5 (r. 2 04 ) e 5 7 7 -4 2 2 5 , Rio de Janeiro, RJ. Editora G lobo S.A Rua do C urtum e, 6 6 5 /7 0 5 , Blocos D e E, CEP 0 5 0 6 5 , So Paulo. Telefone: (0 1 1 )2 6 2 -3 1 0 0 , Telex: (0 1 1 )5 4 0 7 1 , SP Brasii
Impresso e Acabamento OESP GRFICA S.A

ISBN 8 5 -2 5 0 -0 7 2 0 -X Obra com pleta

Sutileza e economia
P in ta r a luz que incide sobre um a figura hum ana -constitui, ao m esm o tem po, um desafio e um estm ulo. O desafio est em reproduzir, o mais diretam ente possvel, a sutil interao entre luz e som bra; o estm ulo reside em cap tar as form as das som bras com poucas pinceladas. T rab alh an d o com nanquim , voc poder chegar bem perto dessa fluncia, pois trata-se de um a tin ta que desliza com grande facilidade. Use um pincel relativam ente grande e pinte com rapidez, m ovim entando o brao desde o o m b ro , e no s o pulso. Jane Corsellis fez este esboo de um m odelo vivo. C om eando com um a aguada suave, deixou em b ranco as reas mais claras e escureceu o resto progressivam ente, at chegar ao quase preto. A m aior parte da figura ficou em branco, bastando um a simples sugesto de som bra p ara tran sm itir volum e.

Introduo ao nanquim

Arco delia Conca, Itlia, de Arthur L. Guptill. Pena e tinta sobre papel.

Se voc sem pre achou que a tin ta um m aterial mais apropriado para es crever do que p a ra d esenhar, pense novam ente. A lguns dos m elhores de senhos que o m undo j viu foram executados p o r artistas que tra b a lh a ram com sim ples tin ta p reta um m edium que oferece inm eras possi bilidades excitantes, apesar de suas aparentes lim itaes. O desenho com tin ta n anquim um dos meios mais antigos de expres so visual do hom em ; de fato, os chi neses fabricam tinta preta desde 2500 a .C . A tu alm en te existem tintas tipo nanquim prova de gua (perm anen tes) e solveis, ad equadas a d iferen tes estilos de desenho e a vrios tipos de caneta.
4

E ntre os diversos im plem entos que voc pode usar p a ra aplicar tin ta ti po nanquim sobre o papel, m uitos so originrios da A ntiguidade. A tra vs dos tem pos, a engenhosidade do hom em produziu varetas m ergulhveis em tin ta , penas cortadas e m o deladas, e canios co rtad o s, sem fa lar na caneta de bam bu usada d u ran te sculos pelos chineses e at hoje p referida p o r m uitos artistas.

Um medium direto
O tra b a lh o com caneta e tin ta tipo nanquim direto e m uitas vezes sem reto rn o: depois que foi feita um a m arca no papel, m uito difcil (e s vezes impossvel) apag-la; portanto, no h lugar p a ra indeciso. O ideal

contar com audcia e segurana p a ra saber o que voc vai colocar no p a pel, antes de com ear. Seja ele dinm ico e audacioso ou delicado e rendilhado, o desenho a tin ta provoca um im pacto direto, vi vo. Os tons so produzidos com li nhas ou hachuras sobrepondo-as ou variando o espao entre elas para criar gradaes de claro e escuro. E m bora isso possa parecer um a limi tao, m uitos desenhos a tin ta no apresentam m ais do que dois ou trs tons distintos. Veja no desenho aci m a, por exemplo, como o artista con segue p ro duzir os tons sim plesm ente v ariando o tipo, o com prim ento, a intensidade, a densidade e a direo dos traos.

Equipamento
N esta pgina apresentam os um a se leo de pincis, canetas e m arcad o res que so usados com tin ta preta (todos esses m ateriais podem ser em pregados tam bm com cor). Pena de escrever: P ena c o rtad a a m o, que p ro d u z linha m dia, de es pessura varivel. Pena de desenhar: Pena de metal que produz linha fina e uniform e, prpria p a ra trab alh o s m ais delicados. Pena redonda: P ena de m etal que p ro d u z linha uniform e. Precisa de ab e rtu ra m aior na can eta do que as penas de desenhar. Pena quadrada ou rondes: P roduz li nhas de larg u ra variad a, dependen do de com o se em p u n h a a caneta. Pena de caligrafia: P en a de p o n ta oblqua, u sada principalm ente p ara trab alh o s com letras. C o n tu d o , al guns artistas preferem -na em lugar da pena q u ad rad a. Caneta-tinteiro: P ro d u z geralm ente linha b astan te flexvel e deve ser u ti lizada sem pre com tin ta solvel em gua, p ara no en tu p ir. Caneta tcnica: Existem m uitas m ar cas diferentes no m ercado; a que m ostram os aqui p roduz linha m uito fina e uniform e, m as aceita pontas perm utveis num a variedade de ta m anhos de p o n ta . geralm ente u sa d a com tin tas especiais. Caneta esferogrfica: P ro d u z linha uniform e que pode, no en tan to , ser explorada de m aneira criativa, depen dendo do jeito , da presso em prega d a e do m odo de segurar a caneta. Pincel de m arta: Os de m elhor q u a lidade tm p o n ta fina, que se alarga progressivam ente, dependendo da presso, inclinao ou d a m aneira de segurar o pincel. Pincel chins: Expressivo e m uito p o pular no m undo ocidental, o tradicio nal pincel chins deve ser segurado verticalm ente. P ode produzir grande variedade de m arcas, desde linhas fi nas at pinceladas largas. Canetas com ponta porosa: So apre sentadas em todas as form as e ta m a nhos, s vezes com tin ta p rova de gua, m as em geral com tin ta sol vel em gua. As p o n tas tendem a fa zer um a linha slida e uniform e.

M arcadores com ponta de feltro:


Possuem pon tas largas, em fo rm a de cinzel, e so usados principalm ente p a ra tra b a lh a r reas de tom preto uniform e.

Traos bsicos
C om tan to s im plem entos p ara dese nho a tin ta sua disposio, m e lhor com ear fam iliarizando-se com um a ou duas penas de utilidade ge ral, p ara que voc possa sen tir o m edium . U m a pena de desenhar com sua respectiva caneta m ais que su ficiente p ara praticar os traos bsi cos. Q u an to ao papel, h um a varie dade de tipos nas lojas especializadas e um a escolha cuidadosa d ar bons resultados. P ara tra b a lh a r, apie o papel sobre um a p rancha de desenho firm e. O restante da relao de m a teriais bastan te sim ples: um vidro de tin ta n anquim pro v a de gua, um pano ou papel absorvente para lim par a pena, a fim de que no fi que o b stru d a, e m os obra. C om o no desenho a lpis, aco n selhvel que-voc se sente co n fo rta velmente, com a prancha inclinada na sua direo e com a luz incidindo por sobre seu o m b ro esquerdo, se voc for destro, ou vice-versa. Se recear d erru b ar o vidro de tin ta , coloque-o sobre um p ano absorvente ou um m ata-b o rro ; m elhor ain d a p ren d-lo m esa p o r exem plo, com um a tira de fita crepe.
GRUPO AV

GRUPO B

Manejo da caneta
Voc pode segurar a caneta n o rm a l m ente, mas os m ovim entos que fizer devem vir do brao e do om bro e no do pulso, com o pode ocorrer com o desenho a lpis. Evite a te n ta o de descansar a m o sobre o p a pel e m ovim entar a caneta com o in dicador e o polegar, pois isso restrin ge a sua percepo da pena e da m a neira pela qual ela faz co n tato com a superfcie do papel. Voc ta m p o u co deve m ergulhar a pena na tinta at o cabo b asta chegar at a m etade da pena.
GRUPO DT

GRUPO

Exerccios com traos


Os exerccios com traos, na pgina o p o sta, m ostram o que possvel fa zer no desenho a tinta: praticando-os, voc desenvolver m aior controle so bre a caneta. Grupo A: Experim ente fazer todo ti po de linha, m ovim entando a caneta sobre o papel com presso v ariada, linhas on d u lad as, traos curvos des controlados e grafismos feitos ao aca so. Voc n o tar que a caneta se m o ve com m ais facilidade em determ i nadas direes e m enos em outras. Lem bre-se disso im p o rtan te. Grupo B: P ratiq u e estes traos da m esm a m aneira, desta vez trab alh an do mais rp id a e livrem ente. C om e ce no alto e deixe a m o mover-se na direo n atu ral (para a esquerda, se voc for destro). Se fizer isso com bastan te rapidez, form ar-se- um a curva fechada no final de cada tra o, no p o n to em que voc levanta a caneta p ara com ear o seguinte. Grupo C: Estes traos m ostram cu r vas contro lad as. C ada um dos crcu los e ovais form ado por duas linhas curvas, um a para fora da m o e a o u tra para d entro (voc ver que mais fcil desenhar a prim eira). Grupo D: As linhas retas que fo r m am os trs blocos no p da pgina ao lado fo ram desenhadas a m o li vre. A qui necessrio co n tro lar a presso da m o sobre a pena, p ara que a linha fique uniform e. P rocure espaar os traos da m aneira mais re gular possvel e m antenha-os p arale los. Ao co n trrio do que foi pedido no exerccio B, evite girar a m o en q u an to trab alh a.
Praa Santa Catalina Tomas, Palma de M aiorca, de

Paul Hogarth. Pena e tinta preta sobre papel prensado a quente. Observe a agilidade e a fluidez do trao deste brilhante desenhista.

Desenho de tons com nanquim

E m bora a tin ta nanquim seja um m dium ex trao rd in ariam en te eficaz p a ra desenhar co n to rn o s, q u an d o se tra ta de criar tons ela coloca um de safio bem m aior. O bserve o desenho desta pgina e note que ele foi feito apenas com tin ta nan q u im preta. P o rta n to , a sensao de diferentes tonalidades de cinza criada p o r um efeito ptico, decorrente do em pre go de diferentes hach u ras. Pode-se obter efeitos tonais de o u tra form a p o r exem plo, diluindo a tin ta n a n quim em gua e aplicando-a com um pincel p a ra fo rm ar aguadas tonais. M as, em geral, no desenho com n an quim os tons so construdos pelo uso de diferentes h achuras. No desenho desta pgina, a prim ei ra providncia do artista foi dim inuir a variedade tonal do m otivo para cin co tons b ran co , passando p o r trs cinzas, at o preto . Isso ilustra um a im p o rtan te regra sobre trab alh o to nal com tinta: quanto m enos tons vo c tiver p a ra tra b a lh a r, mais fcil se r distinguir um do o u tro . A seguir, o artista decidiu criar os tons usando linhas retas sim ples. Ele p ro d u z o cinza m ais claro (na tnica

do hom em ) com linhas paralelas e uniform es, e os dois cinzas mais es curos cruzando o m esm o tipo de li nhas em ngulos retos. Os blocos abaixo m ostram algu m as variaes tonais que voc pode obter sim plesm ente aum en tan d o a

Acima: Desenho de Harry Borgman, feito a tinta sobre papel montado. Borgman usa hachuras cruzadas retas, feitas com rgua, deixando que as linhas se quebrem ou engrossem em alguns lugares, para criar maior variedade. Os pretos uniformes foram feitos com pincel. Abaixo: Seqncia de cinco tons. Os cinzas so traados a mo livre e escurecidos pelo aumento da espessura das linhas.

grossura das linhas. P ratiq u e dese nh ando blocos sem elhantes. Q u ando tiver ad q u irid o experin cia em desenhar diferentes blocos de tons, experim ente v ariar o tom d en tro de cada bloco, com o se v acima, A. D esenhe prim eiro algum as linha' horizontais paralelas, com 2 mm de distncia entre um a e o u tra. E nto, dim inua gradativam ente o espao en tre as linhas, m antendo-as paralelas, at quase no aparecer mais espac branco entre elas. Lem bre-se de que todos esses exer ccios devem ser feitos a m o livre em bora parea ten tad o r utilizar uma rgua. A ssim , voc trein a a m o p a ra segurar a caneta com firm eza e aplicar presso uniform e pena. B. Em seguida, repita o processo usando traos diagonais. Desta vez as linhas devem ficar mais prxim as en tre si no centro do bloco, e m ais dis tantes nos cantos. C. P o r fim , desenhe um terceiro b lo co de to n s, com eando com linhas bastan te espaadas, que se ap ro x i m am gradativam ente. Os exerccios B e C , alm de desen volverem sua conscincia tonal, ap er feioam a capacidade de controlar as linhas e de d ar s reas tonais co n torn o s lim pos e m arcantes.

Acima: Cena de fazenda. Os tons so feitos com Unhas paralelas, desenhadas em espessuras e comprimentos diferentes.
OUTRAS TCNICAS TONAIS
Os blocos de tom esquerda foram produzidos com diferentes tcnicas e tipos de caneta. A. Linhas paralelas feitas com presso crescente da pena para produzir uma mudana tonal de claro para escuro. B. Hachuras cruzadas em diagonal, usando dois conjuntos de linhas traadas da mesma maneira que em A, criam uma gradao tonal de escuro para mais escuro. C. Hachuras cruzadas simples, em ngulo reto, como as utilizadas no desenho da pgina oposta. D. Hachuras cruzadas abertas, em diagonal, criam pequenos "lo sa n g o s de espao branco. E. Hachuras cruzadas em ngulos mais agudos criam efeito vibrante. F. Maior ngulo de cruzam ento das hachuras cria padres acidentais, mas visualm ente rtmicos.

TINTA NANQUIM
A tinta nanquim disponvel nas lojas em geral presta-se muito bem a todas as tcnicas de desenho. Ela seca rapidamente, produzindo uma m arca densa, negra. Limpe a pena de vez em quando para que no fique obstruda pela tinta seca.

Tcnicas de aplicao de tons

REAS EM PRETO
Quando tiver de preencher uma grande rea com preto uniforme, a soluo mais rpida e fcil aplic-lo diretam ente com um pincel do tipo marta. Lave-o logo aps o uso a tinta prova de gua endurece e seca muito rpido. Os dois desenhos acim a contm reas em preto uniform e, pintadas com pincel.

Escolha seu mtodo


A o fazer um desenho tonal com ca neta e nanquim , voc precisa, prim ei ro , relacionar as tcnicas mais ade quadas p ara retra tar o m otivo esco lhido. Se voc usar estilos diferentes no m esm o desenho, talvez consiga descrever satisfatoriam ente objetos isolados, m as o resultado final ser pouco convincente e sem unidade. A m aioria dos desenhos a nanquim bem -sucedidos apresenta um a ou duas tcnicas apenas. C uriosam ente, ao lim itar ou selecionar o trata m e n to , voc consegue tran sm itir com m aior clareza sua m aneira particular de ver o m otivo. 1. Tcnica do tom linear: O vaso e o ja rro do desenho no a lto , esquer da, foram desenhados com linhas fi nas de can eta, que acom panham os contornos dos dois objetos. Algumas das linhas esto bem ju n ta s nas reas som breadas e ou tras, mais

separadas nos pontos em que os o b jetos refletem a luz. Seguindo os con tornos dessa m aneira, aum enta-se o efeito tridim ensional.
2. H achurado e hachuras cruzadas:

N a cabea d a garota (no alto, d i reita), o artista utiliza hachuras cru zadas para criar os tons. No rosto e no pescoo, ele traa linhas finas p a ralelas, onde os tons so claros, e en to cruza-as um a vez p ara os tons m dios e duas vezes p ara os escuros. As roupas tam bm so feitas com hachuras cruzadas, desta vez com li nhas mais pesadas, p a ra produzir tons finais mais escuros. 3. M arcas e pontos: A lm de linhas, voc pode p ro duzir tons com traos curtos, m arcas e pontos. Veja as di ferenas de abordagem nos esboos abaixo. O da esquerda com posto quase que inteiram ente de traos li neares; o da direita, por um a varie dade de m arcas curtas, batidas.

Alm de expressar luz e som bra, o tom desem penha outro papel vital no desenho em preto e branco feito com nanquim : o de descrever a cor local dos objetos. Infelizmente, m uito f cil co n fu n d ir essas duas funes ao interpretar as variaes tonais do seu m otivo, e isso pode resultar num de senho fraco e pouco convincente. T rata-se de um problem a ainda mais difcil de solucionar no caso do n a n quim , onde voc tem um a variao lim itada de tons sua disposio. A soluo consiste em colocar a n fase tonal em um a dessas duas fu n es. Volte a exam inar a prim eira im presso que teve do m otivo e tente perceber o que o im pressionou mais as diferenas na cor local ou os contrastes entre luz e som bra. Se um determ inado elem ento a p a rece com m ais fora, convm explo r-lo, abdicando dos o u tro s. Em al guns m otivos, porm , fica difcil ele ger o elem ento tonal dom inante; nes se caso, cabe a voc, com o artista, d ar sua p r p ria interp retao . Cor local: Q uan d o o m otivo bas tan te simples e ap resenta fortes con trastes de cor, convm enfatizar a cor local. O retrato da g aro ta na pgina anterio r constitui um bom exem plo: pode-se n o tar claram ente que seu ca belo m uito escuro e que ela est usando roupas de vrias cores dife rentes; as som bras no rosto e pesco o tm um papel secundrio o su ficiente p ara d ar fo rm a cabea. Luz e sombra: na transm isso des te aspecto de tom que o desenho a n anquim m ostra m elhor a sua fora expressiva, pois o b ranco brilhante e o negro p u ro so sem pre tons dom i nantes. A g radao to n al que voc coloca entre eles depende da atm o s fera que pretende criar de m odo geral, q u an to m enos tons cinzas, mais dram tico o efeito. De qualquer m aneira, os tons das cores locais so to talm ente secundrios. A ilustrao ( direita) um bom exem plo de nfase tonal no aspecto luz e som bra. O bserve com o o a rtis ta tira o m xim o proveito da tinta preta p u ra e do papel branco. direita: Desenho a caneta e nanquim, de Harry Borgman. A nfase tonal fo i colocada nas diferenas entre luz e sombra.

Bico de pena e nanquim


esquerda: Cena de rua, W ashington, D.C., de Thomas Kinkade, caneta tcnica sobre papel rascunho, 22,5 x 30 cm. Note que o desenho composto por muitas linhas finas, de espessura uniforme. Voc provavelm ente j apreciou, em ilustraes de livros ou revistas, a de licadeza e a notvel riqueza de deta lhes dos trab alh o s a bico de pena e nanquim . A preciso do bico de pe na, especialm ente ad eq u ad a s exi gncias do desenho tcnico, produz tam bm resultados excelentes em tra balhos artsticos, com o no desenho desta pgina. P a ra conseguir o m es m o detalham ento e a m esm a qualida de e preciso de trao, voc precisar, antes de m ais nada, de um a pena ou caneta capaz de produzir linhas finas com o estas. O tradicional bico de pe na com cabo a soluo mais ade q u a d a . M as voc p o d e r u sa r tam bm um a caneta p a ra desenho tcnico. am pla de texturas e tons. O cabo pequeno e leve, fcil de m anejar. O nico incm odo do bico de pena que obriga o desenhista a in terro m per o tra b alh o freqentem ente para m ergulhar a pena no vidro de tinta.

Caneta tcnica
Destina-se principalm ente ao desenho tcnico e tem um a p o n ta fina e m ui to precisa. A tin ta flui con tin u am en te de um reservatrio (cartucho) em butido no corpo da caneta e chega at a p o n ta atravs de um tu b o m ins culo, cujo dim etro no varia. P o r tan to , para alterar a espessura do trao, voc ter de acoplar outra pon ta (elas so disponveis em calibres di versos, alguns extrem am ente finos). A o co n trrio do bico de pena, p o rm, a caneta tcnica no perm ite va r ia r a e s p e s s u ra de m a n e ira progressiva, dentro do mesmo trao, o que constitui um a lim itao im portante.

Bico de pena
P ro p o rcio n a grande variedade de tir pos e espessuras de trao , graas flexibilidade de sua p o n ta. Q uanto m aior a presso da pena sobre o p a pel, mais grossa a linha. Assim, apli cando presses diferentes, voc o b tm um a gam a surpreendentem ente

Estilos de linha fina para tons


direita, apresentam os oito verses diferentes da mesma natureza-m orta, todas desenhadas a m o livre, com bico de pena. A tigela e a caixa rece bem ilum inao lateral, criando um a variedade de aproxim adam ente cin co tons, desde o m uito escuro (nas som bras projetadas pelos objetos) at o m uito claro (nas partes da tigela e da caixa ilum inadas diretam ente). N ote a grande variedade de linhas que um a m esma pena capaz de p ro duzir. Os tons mais escuros foram criados aum entando-se a presso nas linhas verticais, para torn-las mais grossas (A ), e usando-se tcnicas de hachuras cruzadas (D e F). Observe com o as linhas verticais paralelas fa zem os objetos parecer mais altos, en qu an to as linhas horizontais tendem a alarg-los. As linhas que seguem o contorno de um objeto enfatizam sua superfcie e form a (C ). E as linhas mais casuais (D e E) do s superf cies um a aparncia m enos real . O efeito p ontilhado criado em E provoca um a sensao com pletam en te diferente dos demais desenhos, que so lineares. um a b oa tcnica para criar as variaes tonais mais acen tuadas basta m u d ar o tam an h o e a densidade dos traos.

12

Os exemplos de A a H m ostram oito maneiras diferentes de reproduzir a mesma naturezamorta com nanquim e bico de pena. Observe que A e B foram desenhados usando-se apenas linhas retas. O exemplo C mostra o que acontece quando as linhas seguem os contornos do objeto. Os exemplos de D a H so com postos de traos mais variados, incluindo rabiscos (D), pontilhado (E), traos diagonais (H)

e hachuras cruzadas (F). Experimente todas essas m aneiras de trabalhar com a pena e veja quais as que voc prefere; mas deixe sempre as linhas paralelas retas e uniform em ente espaadas. Voc logo descobrir que, exercendo maior presso sobre a pena, produzir tons ' mais escuros. Observe tambm com o cada uma das tcnicas usadas d uma caracterizao diferenciada ao desenho.

13

Exemplo: rvore florida


A execuo deste desenho a bico de pena, dem o n strad a a seguir em suas diversas etapas, mais simples do que parece prim eira vista. A o contrrio do que costum a acontecer, h mais trabalho de bico de pena no fundo do que na rea do motivo principal. Em b o ra os galhos, folhas e ptalas so brepostos form em um a rede bastante com plexa, m uitos deles so com ple tados com preto ou simplesmente dei xados em branco, para se destacarem da tex tu ra d etalh ad a do plano de fundo.

1. Faa um desenho a lpis


A o desenhar motivos mais complexos com pena e nanquim , m elhor fazer prim eiro um esboo a lpis. Com ece traando o contorno da estrutura b sica dos galhos e co n to rn e depois as folhas, flores e galhos m enores.

2. Contorne a nanquim
M ergulhe o bico de pena no nanquim e com ece a co b rir as linhas do esbo o inicial. O nanquim perm ite traar linhas uniform es, perfeitam ente pre tas e prova de gua, o que no ocor re com o u tro s tipos de tinta. Trace as linhas cuidadosam ente, prestando ateno em todas as sobre posies de folhas e galhos lembre-se de que no fcil corrigir erros feitos com tin ta . A o m esm o tem po, no se preocupe se no seguir preci sam ente as linhas do esboo, pois a etapa seguinte consiste em apagar o desenho a lpis com u m a b o rrach a. Antes disso, porm , verifique se a tin ta est to talm en te seca.

3. Acrescente o tom do fundo


O tom do plano de fundo dar rele vo ao trabalho que voc executou at agora. Faa o fundo com linhas ho rizontais cuidadosam ente traadas, de peso uniform e, e espaadas com a m aior regularidade possvel. T raba lhe com cuidado para que as linhas no ultrapassem os contornos. Escurea ligeiramente o tom em di reo parte superior do desenho, acrescentando mais linhas h o rizon tais e fazendo com que algum as pas sem por cim a das outras. Essas va riaes tonais devem ser bem irregu lares. P or isso, no se preocupe em fazer as linhas perfeitam ente retas.

4. Acentue tons e texturas


Q uando to d a a rea do fundo estiver coberta, volte ao m otivo principal do desenho e acrescente os tons mais es curos aos galhos, pintando-os at fi carem de um preto slido (o que pode ser feito tam bm com pincel). A ntes de continuar, espere a tin ta secar por com pleto. N esta etap a, o tom do fundo ain da parece suave e claro dem ais em re lao rvore; p o rta n to , acrescente mais linhas horizontais p ara escure c-lo em alguns lugares e produzir um efeito mais interessante. Finalm ente, use traos curtos e grossos em ziguezague p a ra indicar a textura dos arbustos atrs da rvore. Faa algum as folhas som breadas e acrescente um a textura fina e linear casca dos galhos mais grossos.

MATERIAL EMPREGADO
Uma folha de papel macio. Bico de pena. Tinta nanquim. Lpis HB. Borracha.

15

Desenho com pincel

O desenho com pincel e nanquim es tim ula um a fo rm a de trab a lh a r mais direta e audaciosa e aju d a-o a concentrar-se, acim a de tu d o , na li nha o que constitui um a tim a m aneira de m elhorar sua habilidade de desenhar.

Escolha do material
O desenho a pincel exige m aterial de b oa qualidade. Evite, p o rta n to , p a pis ruins, que podem absorver a tin ta de m aneira irregular ou fazer com que ela seque depressa dem ais (antes que voc ten h a tem po de trabalhla no papel). Q uanto ao pincel, escolha um de procedncia jap o n esa, p o n ta fina e plos m arro n s, que lhe d ar todas as variaes e espessuras de linha neces srias. Voc pode tam bm usar um pincel de cerdas p a ra fazer o esboo, assim com o um pincel de m arta n. 1, p ara estudos detalhados. Alm de pincis, papel e tinta, p ro videncie tam bm um vidro com gua p a ra lim par os pincis aps cada ses so (agite vigorosam ente os pincis dentro da gua e limpe-os com um pano; de vez em quando, lave-os com gua fria e sabo neutro).

Acima: Old Deerfield, Connecticut, de Harry Borgman. Aqui, o artista explora o pincel e o bico de pena para produzir traos grossos e finos.
16

Controle do pincel
A ntes de te n ta r fazer desenhos defi nitivos com pincel, p ratique um p o u co, p a ra ad q u irir m elhor controle. Em vez de p ro c u ra r descrever fo r m as, v fazendo as linhas, curvas ou crculos, espontaneam ente. Voc logo ficar acostu m ad o m aneira pela qual leves variaes na presso e inclinao do pincel criam efeitos diferentes.

Os exerccios abaixo so extrem a m ente teis p a ra essa prtica inicial. T ente im itar os tipos de linha exata m e n te c o m o so a p re s e n ta d a s , m antendo-as dentro dos limites de um q u a d ra d o isso a ju d a r a trei n ar a colocao das linhas no local preciso. N ote com o cada um dos p a dres sugere efeitos diferentes e tam bm com o a variao da densidade dos traos altera o resultado final.

Este ltim o p o n to especialm ente im portante: em bora o uso de um pin cel facilite sobrem aneira a criao de reas chapadas de tom p reto , o p rin cipal atrativo dos desenhos a pincel assim com o dos trabalhos realiza dos com bico de pena est na m a neira pla qual as linhas de pesos e densidades diferentes so com bina das para tran sm itir a fo rm a e a tex tu ra de um m otivo.

A. Linhas horizontais traadas com apenas uma leve variao na presso.

B. Linhas verticais traadas com apenas uma leve variao na presso.

C. Linhas traadas com variaes extrem as de presso.

D. Linhas traadas com gestos nervosos e presso variada.

E. Linhas traadas com presso progressivam ente maior.

F. Linhas rpidas, de pesos diferentes e direes aleatrias.

G. Traos curtos, feitos com presso variada.

H. Linhas curvas, traadas lentamente, com leve variao de presso.

I. Linhas curvas, rpidas, traadas com presso uniform e.

17

Tcnicas de desenho com pincel


P a ra d em onstrar algum as das tcni cas de desenho com pincel, apresen tam os abaixo o m esm o desenho feito em diferentes estilos.

D. Pincel de cerdas: E m b o ra dificul te o traad o de linhas finas, produz desenhos de efeito geral m uito inte ressante quase sem pre sem elhan tes a esboos prelim inares. E. Papel mata-borro: Constitui um a
tim a base p a ra desenho com pincel e nanquim : sua superfcie tem um a agradvel maciez e, com o no pode ser re trab a lh ad a nem corrigida, aca ba resultando num desenho vivo e es p o n tneo. N ote que algum as linhas deste desenho so vigorosas. P ara ob ter esse efeito, carregue o pincel e dei xe o m ata-b o rro ch u p ar mais tinta em alguns lugares (para linhas mais claras, use m enos tinta).

A. Desenho solto: Feito com um pin cel n. 2 sobre papel m ontado. O pin cel enco n tra pouqussim a resistncia no papel liso, o que perm ite traar li nhas mais fluentes. B. Luz e som bra: O pincel possibili
ta criar grande variedade de texturas e tons m uitos deles im possveis de reproduzir com um a pena. C. Pincel seco: Os desenhos feitos com pincel seco destacam -se pelas texturas interessantes e pela ex trao r dinria suavidade. Voc pode criar diferentes efeitos usando diversas su perfcies texturizadas de painis de ilustrao. Lem bre-se, porm , de que desenhar com pincel seco exige um bom plan ejam ento prvio. P o r essa razo, m elhor fazer um desenho a lpis bem planejado e us-lo com o re ferncia.

Pgina ao lado: Um desenho feito com pincel sobre papel de aquarela, de Harry Borgman. O artista fe z o desenho bsico com um pincel n. 3 de marta-vermelha e nanquim a prova de gua, acentuando-o com um pincel n. 6. Em seguida, umedeceu o papel e acrescentou aguadas de tinta solvel em gua, usando o mesmo pincel n. 6.

F. Sombras: Voc pode produzir um


efeito interessante tra b alh a n d o p ri m eiro sobre as reas de som bra com um pincel de p o n ta fina. No exem plo, o efeito do pincel seco na roupa do hom em transm ite m aciez, ao pas so que os traos curtos e pequenos nas dobras acrescentam volum e e a r redondam as form as.

A. Desenho solto

B. Luz e sombra

C. Pincel seco

D. Pincel de cerdas
18

E. Papel mata-borro

F. Sombras

Exemplo: desenho com pincel de cerdas


Neste exem plo, o artista H arry Borgm an ap ro v eita a rigidez do pincel de cerdas p a ra pro d u zir um desenho di reto, a rro ja d o . quase impossvel produzir detalhes finos com este ti po de pincel, o que im pe um a m a neira m ais im pressionista de tra b a lhar. P ro cu re exercitar-se bastante com o pincel de cerdas, pois ele de senvolve sua habilidade de ver os ele mentos essenciais de um a cena e til p a ra esboos ao ar livre.

1 e 2. Desenhe a cena
Com ece com um desenho a lpis da cena, concentrando-se na colocao precisa dos principais elementos composicionais. P inte prim eiro o poste de ilum ina o, no centro da com posio. Acres cente algum as reas pretas e detalhes direita.

3 e 4. O fundo
A ps com p letar um a p arte do lado direito, passe p ara os prdios da es querda. A idia equilibrar as reas de preto ch ap ad o na p in tu ra com o um to d o . P ara facilitar esta etap a, vire o de senho. Use o lado estreito do pincel p ara desenhar as linhas finas.

5 e 6. O primeiro plano
Aps com pletar o fundo, faa as pes soas e mesas do prim eiro plano. T ra balhe com o m esm o estilo simples e arro ja d o sem deixar-se absorver dem ais pelos detalhes. Acrescente as ltim as reas de pre to chapado quando o desenho estiver quase p ro n to . N ote com o essas reas estabelecem um ritm o, que valoriza m uito o desenho.

7. O desenho pronto
E m b o ra ten h a sido feito com cuida do, o desenho p ro n to (pgina ao la do) conserva seu aspecto im pressio nista, de esboo: as form as e linhas audaciosas definem apenas os ele m entos mais im p o rtan tes, deixando m uita coisa por conta d a im aginao do observ ad o r.
MATERIAL EMPREGADO
Papel montado sobre painel. Lpis 2B. Pincel de cerdas. Tinta nanquim preta.

20

Pincel seco com nanquim


PINCEL ABERTO
Trabalhando com o pincel bem aberto, em form a de leque, voc obtm linhas muito finas sim ultaneam ente. Varie a distncia entre os tufos de plos do pincel ou mantenha-a uniforme, segundo o efeito que deseja criar. Este mtodo bastante til para cobrir grandes reas de tom escuro, seja com uma srie' simples de linhas, seja com linhas cruzadas. tambm ideal para indicar texturas, com o-casca de velhas rvores ou madeira desgastada pelo tempo. Cubra grandes reas rapidamente, pois o pincel aberto surte melhor efeito quando usado de maneira livre e solta

A tcnica do pincel seco executada com tin ta nanquim p roduz linhas ir regulares de contornos suaves, em contraste com as linhas finas geral m ente associadas a esse m aterial de p in tu ra. A dem ais, aju d a a obter to da a variedade de tons cinzentos os mais claros ficam m anchados com m insculos pontos pretos e os mais escuros, com pontos brancos. P ara tirar a m xim a vantagem do pincel seco, desenhe em papel de tex tu ra definida. Q uanto m ais g ran u la da a superfcie, mais p ro nunciado o efeito: o pincel passa por sobre os v o s e deposita gotas de tinta so bre os picos , criando um efeito de tons e linhas quebrados.

Exercite-se num pedao de papel, passando o pincel sobre ele num m o vim ento am plo e determ inando blo cos de tons de densidades variadas. Note que, se aplicar leve presso, as reas resultantes sero cinza, ligeira mente salpicadas; sob presso m aior, e com mais tinta, os tons pretos tornam -se m ais p rofundos. P ratique em papis lisos e speros, traando diversas sries de linhas, re tas e curvas, que se afinam e alargam sucessivam ente. O bserve que traos pontilhados produzem m anchas inte ressantes e aju d am a relaxar a m o. Use pincis velhos, que j perde ram a p o n ta e abrem -se m elhor.

Pratique a tcnica
C arregue um pincel de tam an h o m dio (n. 3 ou m aior) e descarregue a m aior parte da tinta na boca do vi dro. T orne a lim par o pincel num pe dao de papel ou m ata-b o rro , abrindo-o com o um leque.

direita: Saskia levando Rum bartus para baixo, de Rembrandt van Rijn, bico de pena e aguada de bistre, 18,5 x 13,3 cm. A textura do papel e o pincel seco ajudaram o mestre a criar vividos efeitos mosqueados dentro das sombras.

TCNICAS DE PINCEL SECO

Para obter pinceladas abertas, carregue o pincel levemente com tinta e passe-o sobre um pedao de papel. Aperte os plos contra a superfcie e separe-os com um estilete.

O pincel aberto produz uma variedade de marcas. Trabalhe de tons escuros para claros com pincel seco, observando as formas que so produzidas espontaneamente.

Rabisque livrem ente: bata com o pincel, para fazer manchas; use menos tinta, para obter linhas finas; aperte com maior presso, para traar linhas mais grossas.

22

Exemplo: rochas do deserto


A tcnica do pincel seco ideal p ara reproduzir m otivos com textura bem evidenciada e detalhes m inuciosos. P ara d em o n strar essa caracterstica, o artista H arry B orgm an escolheu um a paisagem com pedras, areia e so lo acid en tad o . C om p letan d o o efei to do pincel seco, utilizou papel de aquarela com superfcie spera.

1. Desenhe o contorno
M ergulhe de leve um pincel de a q u a rela n . 4 em tinta n anquim e dese nhe o c o n to rn o bsico. M olhe um pouco m ais o pincel p a ra fazer as li nhas do centro mais grossas, pois, no trabalho concludo, esta rea repre sentada em tom preto.

2. Acrescente tons mdios


M olhe o pincel na tin ta e depois limpe-o num pedao de papel, rem o vendo a m aior parte do pigm ento. Em seguida, passe-o sobre a super fcie do trab alh o p ara produzir tons cinzas mdios no prim eiro plano e no plano interm edirio. Faa traos am plos, diagonais, a fim de enfatizar a textura e o co n to rn o e conduzir os olhos do observador atravs da cena. C arregue mais o pincel, criando um tom ligeiram ente m ais escuro. Aplique-o nas reas centrais a b o r da do rochedo e a s s o m b ra s p ro d u zidas pelas m oitas.

24

3. Determine os pretos
P ara sim plificar a escolha de tons mais escuros que os cinzas m dios da etapa an te rio r, preencha as reas de preto uniform e os co n juntos de pedras do fundo e as som bras fo rm a das pela p o n ta p ro jetad a do rochedo que aparece na rea central. D ivida o prim eiro plano, indicando algum as m oitas e pedras. No deixe de prender na beirada de sua prancheta pedaos do mesmo p a pel que voc est usando p a ra dese n har. Assim p o d er testar o efeito to d a vez que renovar e lim par a tinta.

4. Complete as sombras
Com pincel seco, faa um tom cinza mais escuro, para representar o ro chedo ngrem e do plano de fu n d o e o topo achatado do m orro do centro. Acrescente mais som bras s pedras e vegetao, e escurea um a parte delas com o pincel um pouco mais m ido. P ara d ar os toques finais textu ra, faa alguns pontos no cho are noso em frente s rochas mais altas, e indique as m oitas distantes. C om o regra geral, os desenhos a pincel seco precisam de bom plane jam en to p a ra que todas as texturas e tons se harm onizem entre si. E m bo ra seja um simples esboo, este exem plo no constitui exceo: o artista preocupou-se com a harm o n ia do m otivo, a superfcie do papel e a tcnica.
MATERIAL EMPREGADO
Uma folha de papel de textura spera, de aproxim adam ente 35,5 x 35,5 cm. Um pincel de aquarela n. 4. Tinta nanquim.

25

Hachuras cruzadas
' f e A ESCOLHA DA CANETA
Uma boa caneta-tinteiro til para fazer hachuras e hachuras cruzadas, principalm ente se tiver ponta levemente arredondada, que lhe perm ita passar a pena sobre o papel em todas as direes, sem arranhar. Voc pode tambm com prar uma variedade de penas para encaixar no cabo (experimente-as para avaliar a espessura dos traos que produzem). E, seja qual for sua escolha, verifique se a caneta no entope nem borra.

A tin ta nanquim destina-se basica m ente ao desenho linear. P a ra a o b ten o de to n s, p o rta n to , recorre-se ao traad o de um a srie de linhas p a ralelas, que, ao ser co m binada com o u tra srie de linhas, tam bm p a ra lelas m as orientadas em o u tra dire o, resulta num tom slido. o que se d enom ina tcnica de hachuras cruzadas.

Tom e forma
As hachuras cruzadas so desenvol vidas ten d o com o base a variao do espaam ento das linhas, de sua espes sura e do nm ero de cam adas. Com um pouco de prtica, voc ser capaz de rep ro d uzir qualquer tom , escuro ou claro. P a ra isso convm levar em conta, prim eiro, que um a srie de h a churas, ao ser cruzada com o u tra, p ro d u z um tom duas vezes mais es curo que o de um a nica srie; e, se

gundo, que se as linhas forem gros sas e traad as bem p erto um as das ou tras, p ro d uziro um tom m ais es curo do que se forem finas e m ais es paadas (veja o desenho abaixo). Voc pode tam bm variar o com prim ento e a direo dos seus traos, para indicar o form ato do objeto que est desenhando (por exem plo, utili zando traos curvos ao desenhar o b jetos arredondados).

Variao dos traos


P rocure fazer os traos das hachuras cruzadas bem espontneos, para que seu desenho no parea excessiva m ente m ecnico. E xperim ente penas de diferentes espessuras e veja com o cada um a delas pode ser til p ara o que voc p reten d e d esen h ar. E lem bre-se tam bm que, ap ertan d o com mais fora a caneta, voc obtm um a linha mais pesada.

Acima e direita: O artista Harry Borgman comea, com um esboo bsico, este desenho a tinta de um babuno, feito com caneta tcnica. Em seguida, modela o animal, usando uma form a solta de hachuras cruzadas, para produzir os tons mais escuros.
26

Acima: Este desenho a bico de pena, de Harry Borgman, emprega hachuras cruzadas para modelar a figura do homem. O artista varia a densidade das hachuras cruzadas, para produzir o tom desejado. Observe tambm como ele modela o tronco da rvore com traos arredondados, hachurados.

27

Exemplo: vista da rua


Este exem plo, p rep arad o pelo a rtis ta H a rry B orgm an, visa a desenvol ver sua habilidade em hachuras e h a churas cruzadas. As fo rm as so de liberadam ente sim ples, p a ra que vo c possa concentrar-se na tcnica. O artista tra b a lh o u sobre papel de ro lo, com um bico de pena com um p a ra desenho, de ponta mdia, capaz de produ zir um a linha b astan te pesada. Se preferir um toque m ais leve, ex perim ente um a pena m ais fina.

1. O esboo a lpis
C om um lpis de grafite 2B, faa um esboo dos principais elem entos da cena inclua alguns detalhes, com o os galhos. Indique, grosso m odo, as som bras no m uro que aparece em pri m eiro plan o .

2. Faa o contorno a tinta


U sando um a caneta com um de pena m dia, cu b ra o desenho a lpis com tinta. D esenhe de m aneira solta, sem se prender rigorosam ente ao c o n to r no feito a lpis seno o resultado parecer rgido dem ais. Ao term inar 0 desenho a tinta, no apague as linhas a lpis m antenhaas com o um guia de to n s.

28

3. Hachuras horizontais
C om ece a m odelar os tons, traan d o linhas paralelas sobre as form as. M an ten h a os traos bastan te sol tos e no se preocupe se no ficarem perfeitam ente retos o excesso de preciso pode resultar num a ap arn cia rebuscada dem ais. E lem bre-se que, com a aplicao das cam adas subseqentes, as eventuais irregula ridades das prim eiras cam adas difi cilm ente perm anecero evidentes. A o cobrir as casas, deixe seus tra os seguirem as linhas da perspecti va: isso refora a sensao de pro fu n didade e guia o olhar do observador atravs do desenho.

4. Hachuras cruzadas
Form e o tom nas reas mais escuras, traando linhas verticais perpendicu lares s da prim eira cam ada. Utilize a caneta com presso uniform e e fa a com que a distncia entre as linhas seja igual das linhas horizontais. A hachura cruzada cria um novo tom , duas vezes mais escuro que o prim eiro, e faz com que o desenho comece a en trar em perspectiva. Espere a tin ta secar totalm ente an tes de prosseguir.

29

5. Continue a formar os tons


P a ra escurecer o to m d a rvore, das som bras nas casas e do m u ro que aparece n a frente, trace um terceiro co n ju n to de linhas diagonais, num ngulo de 45 com as cam adas a n te riores. L em bre-se de deixar seus tr a os u niform em ente espaados. P a ra os destros, m ais fcil com e ar as h achuras diagonais em baixo, esquerda, e continu-las para cima, direita assim voc po d er ver o que est fazendo. P a ra os canhotos, aconselhvel tra b a lh a r no sentido co n trrio . A plique alguns traos curtos em d eterm inados lugares dos telhados e paredes das casas, p a ra sugerir m e lhor sua textu ra.

6. Escurea as sombras
A rvore central a rea m ais escura do desenho. P a ra a p ro fu n d a r seu tom , cubra-a com mais hachuras cru zadas. Elas devem fo rm ar um n g u lo de 45 com as anteriores, mas, des ta vez, inclinadas na direo o p o sta. C on tin u e a tra b a lh a r nas reas m ais escuras da cena. Faa traos curtos em algum as das som bras do m uro e aplique um tom preto s j a nelas, som bras dos telhados e s som bras p ro jetad as pelas telhas no alto do m u ro . Isso far com que se des taquem em relao ao to m cinza.

30

7. Complete os detalhes
A plique alguns toques texturais nas casas com traos feitos ao acaso. Escurea o m uro da frente, nas reas som breadas, com m ais h ach u ras verticais e diagonais. Varie os tons, de m aneira que algum as reas fiquem em preto slido e o u tras p er m aneam em tom m dio. P a ra d ar um aspecto mais convincente s pingadeiras no alto do m uro, faa-as com traos soltos horizontais. C om plete os galhos das rvores ao fundo com linhas pretas slidas. P a ra que estas rv ores no desviem m ui to a ateno da rvore grande central, a p ro fu n d e mais o tom desta ltim a, co b rin d o -a com m ais h achuras. Fi nalm ente, trace vrias linhas curvas pesadas, para indicar os pequenos ga lhos do alto da rvore, e deixe o cu b ran co , p ara criar um c o n tra p o n to com a variedade de tons exibida pe lo desenho.

Dicas adicionais
As hachuras cruzadas exigem ateno e cuidado m eticulosos, p a ra p ro d u zirem resultado realm ente bom . P o r tanto, esta tcnica se aplica m elhor ao desenho feito dentro de casa, onde voc pode d em orar o q u an to quiser, sem se p reo cu p ar com alteraes nas condies de luz ou do tem po, com o ocorre em trab alh o s ao ar livre. Voc pode fazer vrios esboos li vres do m otivo escolhido, enquanto estiver no local, e ento us-los co m o referncia p a ra fazer em casa o desenho d etalhado. Isso tem a van tagem adicional de co n trib u ir para m anter um a atm o sfera de esponta neidade no desenho. P o r fim , procure no escolher m o tivos dem asiadam ente grandes ou com plicados. Sua realizao pode exigir m uito tem po de trab a lh o e h o risco de voc perder a pacincia a n tes de term in-los.
MATERIAL EMPREGADO
Uma folha de papel, com cerca de 14 x 17,8 cm. Um lpis de grafite 2B. Uma caneta de desenho com pena mdia. Tinta nanquim preta.

A ESCOLHA DO PAPEL
Para desenhos a tinta, o mais adequado um papel razoavelmente liso, sobre o qual a pena deslize sem arranhes. Quando a superfcie do papel spera demais, as fibras agarram-se tinta e chegam a subir pela pena. s vezes, porm, um papel grosso, como o tipo Canson, d bons resultados e nesse caso voc pode recorrer a um estilete para raspar eventuais erros, sem risco de rasgar o papel.

31

Desenhos com bico de pena e pincel


A o desenhar com tin ta n anquim , usando caneta e pincel, possvel conseguir um feliz casam ento que destaque os m elhores aspectos de ca da um deles. As canetas, por exem plo, so ideais p ara detalhes delicados, linhas finas e p ara a fo rm ao de tons. Tornam -se inadequadas, no entanto, na cobertura de grandes reas, exigin do um tra b a lh o penoso e dem o rad o , com resultado nem sem pre satis fatrio. P o r o u tro lado, o pincel, perfeito para traos audaciosos e aguadas uni form es e fluidas, no co n trib u i p ara um trab alh o que exija preciso. Desse m o d o , ju n to s, constituem um a com binao natu ral de detalhes firmes e um desenho solto, propician do um a h arm o n ia raram en te p re ju dicada por problem as tcnicos. perm ite um a gam a m uito variada de larguras de linha, dependendo da presso exercida. A o m esm o tem po, devido ao corpo volum oso da cabe a, o pincel tem capacidade p ara re ter b astan te tin ta, elim inando a preocupao de que venha a secar no meio de um a pincelada. E m bora os pincis funcionem bem em superfcies speras, ao us-los com binados com caneta, m elhor valer-se de papis menos fibrosos, p a ra que, assim, o bico de pena no fa a nenhum a rasu ra na folha. Abaixo: Velha fbrica Underwood, H artford, Connecticut, 1963, de Paul Hogarth. O artista trabalhou diretamente com pincel japons para transmitir o carter dramtico e monumental da fbrica. Depois de manchar os traos, valeu-se de uma pena de ao para completar as texturas irregulares dos tijolos, ferragens e janelas.

Maneiras de trabalhar
N o existem regras rgidas que deter m inem com o se deve com binar os dois instrum entos, m as, em geral, convm fazer prim eiro um leve esbo o a lpis. Com ece, por exem plo, com pince ladas de ag uada, com o na p in tu ra abaixo, e em seguida trace linhas com a caneta. Se a aguada ainda estiver m olh ad a, as linhas resultaro suavi zadas, criando um co n to rn o irregu lar, en q u an to a m arca feita sobre um a aguada seca ficar mais ntida. P a ra um a abordagem mais preci sa, porm , siga o m todo que de m onstrarem os a seguir, com eando o desenho com a caneta.

A escolha dos pincis


E n q u a n to a esco lh a da c a n e ta resum e-se a um a questo de simples preferncia pessoal, os pincis mais adequados so os de alta q ualidade, pois os inferiores tm um a vida comprovadam ente curta. Os pincis ja p o neses so excelentes ap ro p riad o s para o uso com tin ta nanquim e de grande d urabilidade. A p o n ta fina

32

Exemplo: margaridas
Nestas flores em close-up, H arry Borgm an dem onstra u m a das m anei ras de com binar caneta com pincel. Depois de um desenho prelim inar a lpis, ele intro d u z os detalhes com um bico de pena, p rep ara o fundo aplicando um a aguada, e acrescenta toques escuros com um pincel ja p o ns de tam an h o m dio. O tipo de p a pel aconselhado o liso com um , para que a pena no agarre nas fibras.

1. As linhas principais a lpis


Com um lpis H B, delineie as flores o bjetivando a preciso das form as e a p ro p o ro . D esenhe em prim eiro lugar a flor m aior, com eando pelo pistilo (a rea central) e depois passando para as p talas. Sugira algum as ondulaes ne las e indique as ptalas m enores que tam bm saem da rea do pistilo. E s boce as flores do. fundo de m aneira solta.

2. Desenhe com a caneta


T om an d o com o guia o esboo a l pis, desenhe o co n to rn o de todos os elem entos d a p in tu ra com o bico de pena e tin ta nanquim preta. C urve os traos p a ra sugerir a tex tu ra dos pistilos, deixando a caneta aco m p an h ar a fo rm a das ptalas. O bserve aten tam en te a estru tu ra da flor, onde as ptalas se form am , e de que m odo diferem um as das o u tras. A ntes de prosseguir, deixe a tin ta secar com pletam ente.

34

3. Toques escuros com pincel


Como so desnecessrias nessa fase, apague as linhas a lpis com um limpa-tipos, para evitar que o dese nho fique m anchado. Com o pincel japons, faa os de talhes da som bra na rea central das flores, com pinceladas curtas e largas, aplicadas com bastante presso. Retire a m aior parte da tinta, para criar um efeito de linhas quebradas, e acentue as partes onduladas das ptalas. Acrescentar tons pretos nessa fase facilita identificar onde sero coloca das as sombras intermedirias e qual a sua profundidade.

4. Pinte o fundo
A inda com o pincel, pinte o fundo com pinceladas sobrepostas. Para evitar a invaso da rea das ptalas, pinte primeiro os contornos antes de preencher as reas maiores. Tome cuidado para que sua mo no atra palhe a viso do desenho, do contr rio, ao pressionar o pincel, voc poder ultrapassar acidentalmente a linha de contorno. Coloque um pe dao de m ata-borro branco embai xo da mo para proteger o resto da superfcie.' Deixe descobertas algumas partes do papel branco, para dar a impres so de textura e da presena de ele m en to s in d e fin id o s nas reas sombreadas.

35

5. Acrescente o tom cinza


A gora, use a caneta p ara acrescentar os tons cinza-claros s ptalas, por meio de hachuras (traad o de linhas paralelas) no sentido do com prim en to. Deixe determ inadas reas em branco p a ra criar um efeito de luz solar. T race linhas verticais sobre os pistilos p ara lhes d ar um a cor acinzen tad a, evitando, mais u m a vez, as reas que devem receber luz intensa. A tenue os brancos no fundo negro com hachuras verticais, dim inuindo, assim, o contraste entre o fundo den so e as flores claras. T rabalhando dessa m aneira todo o desenho, sem dar acab am en to a ne nhum a p a rte , voc pode fo rm ar gra dualmente os to ns, de m odo que com binem com o fu n d o dom inante.

6. Reforce mais os tons


Faa m ais traos nas reas das p ta las im ersas n a som bra. F orm e algu m as to n a lid a d e s com h a c h u ra s cruzadas, m as no escurea demais os tons, p ara que no con co rram com o fundo. P rocedendo da m esm a fo rm a, es curea o lado inferior dos pistilos. Se as partes plidas e texturizadas do fundo se sobressarem em d em a sia, atenue o contraste fazendo h a churas cruzadas sobre elas. N ote com o o acrscim o de tons m odulados m odifica acentuadam ente o desenho, em com parao com a fa se anterior.

36

7. Retoque as sombras
Reforce com o pincel as ondulaes das ptalas das flores. P a ra retocar o desenho, acrescente novas som bras aos pistilos, to m an d o o cuidado p a ra que esses toques sejam m enos fo r tes que o fundo. T erm in ad o o tra b a lh o , lave o pin cel im ediatam ente com gua fria e sa bo n eu tro , um a vez que este$, do tip o jap o n s, se estragam com facili dade. M olhe-o com a boca p a ra que endurea, v o ltan d o a fo rm ar a p o n ta fina a n terio r, e p ro te ja a cabea com o tubo que acom panha o pincel. V erifique se voc n o p rendeu ne nhum plo nas laterais. A ntes de to r n ar a us-lo, m ergulhe-o em gua p a ra retirar a saliva. O desenho acabado perm ite que o o b servador distinga qual in stru m en to foi usado com ad eq u ao . A ca neta p ro d u z conto rn o s delicados e cria gradaes sutis de to m cinza; o pincel produz os traos mais pesados,

ten h a sido ele usado a seco (para os tons quebrados) ou m olhado (para as linhas slidas e as reas negras de m aior extenso).

MATERIAL EMPREGADO
Uma folha de papel comum, de aproxim adam ente 14 x 18 cm Tinta nanquim preta. Um lpis HB. Bico de pena. Um pincel japons, mdio. Mata-borro.

A importncia do projeto
A o co n trrio do desenho a lpis que perm ite voltar atrs n um a idia em diferentes fases do trabalho , as caractersticas m ais audaciosas e ra dicais da tinta geralm ente exigem, do a rtista, um a deciso an terio r ao in cio do trab a lh o . aconselhvel que voc tenha um a idia bastan te clara da im agem que p retende pro d u zir, com base n aq u i lo que v ou lem bra-se de ter visto. Esboos rpidos, simples anotaes ou fotografias em preto e branco aju dam a com por o desenho. O im por tan te que, antes de aplicar a tin ta, voc faa, a lpis, as linhas gerais, que no devem ser m uito fortes, pois serviro apenas com o base para o tra balho definitivo.

Trabalhos com hidrogrficas


[J VENTILAO
Muitas canetas hidrogrficas prova de gua (permanentes) contm corantes, resinas e solventes orgnicos. Alguns desses solventes so txicos; portanto, antes de mais nada, leia os rtulos com ateno. As crianas so mais suscetveis aos efeitos txicos e no devem usar esse tipo de caneta. Mesmo os adultos devem assegurar ventilao adequada ao trabalhar com hidrogrficas prova de gua, abrindo as janelas ou usando um exaustor de ar.

As mesmas canetas hidrogrficas que voc utiliza no dia-a-dia para fazer anotaes e rabiscos podem ser em pregadas, tam bm , para elaborar de senhos totalm ente desenvolvidos. As hidrogrficas (com ponta de feltro ou de fibra) so extrem am ente versteis e voc pode encontr-las em m uitos tipos e tam anhos diferentes, com pontas finas ou rom budas, que p ro porcionam am pla gam a de efeitos. A variedade de cores tam bm m uito grande, abrangendo desde os tons pastel at as cores mais escuras, e sua tinta pode ser solvel em gua ou per m anente, dispensando qualquer pre p arao prvia.

Formas de utilizao
Com um a hidrogrfica voc pode fa zer desenhos lineares, cobrir reas de cores chapadas ou aplicar um a cor sobre outra. Elas tam bm com binam com outras tin tas, particularm ente a de escrever, aquarela e lpis. Os m arcadores largos, com po n ta em form a de cinzel, perm item d istri buir a cor no estilo da aquarela: bas ta aplicar um a srie de m arcas largas, um a ao lado da o u tra (sem sobrepo sio) at fo rm ar um a rea de cor u niform e (ver abaixo). A tinta seca rapidam ente e voc pode, ento, so b repor o u tras cores. A enorm e variedade de tipos de hi drogrfica possibilita linhas e traos de diversas larguras. E com os m a r cadores voc pode tra ar linhas e tam bm preencher reas de cor uni form e, dependendo da m aneira de em punh-los. O tra b a lh o com hidrogrficas exi ge rapidez e confiana. Decida o ti po de trao que voc deseja produzir e aplique a caneta com gestos rp i dos. Se o m arcador ficar apoiado por m uito tem po sobre o papel, a tinta poder penetrar demais e com prom e ter o resultado final.

Acima: Aplicao de uma camada uniforme de cor com um marcador de ponta em form a de cinzel. Trabalhe com rapidez, para que a tinta no penetre demais no papel. esquerda: Vrios tipos de hidrogrfica e as linhas que elas produzem. Da esquerda para a direita: ponta em form a de cinzel, em form a de bala, ponta comum de fibra e ponta fina de fibra. direita: M arrakesh, M arrocos, 1966, de Paul Hogart, canetas hidrogrficas, lpis e aguada de cor sobre papel de rolo, 44 x 50 cm.

Fotos: John Suett

Exemplo: passeio d * > onnHnin


E sta vista tran q ila de Veneza, de au- 1 to ria de H arry B orgm an, foi to talm en te prod u zid a com canetas hidrogrficas coloridas, do tipo m arcad o r. Ela cons titui um a boa introduo s tcnicas b sicas, pelo equilbrio que apresenta entre cor uniform e e traos isolados. O trab alh o p ro n to tem a aparncia translcida de um a aq u arela, em bora no h aja ta n ta m istura entre as cores, pois a tin ta absorvida e seca ra p i dam ente. P a ra este exem plo, H arry B orgm an escolheu um painel preparado, de super fcie m dia. Ele tem tex tu ra suficiente para aceitar bem a tin ta e no spero dem ais, a pon to de to rn a r os traos irre gulares.

1. Esboo bsico
Com a po n ta de um m arcador cinza cla ro faa um esboo inicial, desenhando as principais form as da com posio. Es colha sem pre um a to n alid ad e clara e neutra para as linhas do esboo, pois os conto rn o s no devem sobressair m uito.

2. Pinte o cu e a gua
Com o m arcador azul mais claro, preen cha a rea do cu com um a cam ad a de cor uniform e, com o foi descrito na p gina anterior. T rabalhe com rapidez, pa ra conseguir m an ter a un ifo rm id ad e do tom . A tinta das hidrogrficas seca m ui to depressa, e, se voc no for rpido ao aplicar os traos, co rrer o risco de produzir linhas excessivam ente duras. Em seguida, com plete a rea da gua com o m esm o azul. N o se preocupe se voc ultrapassar um pouco os contornos cinza; mas a gndola e os prdios devem ficar sem cor, por en q u an to .

3. Acrescente mais cores suaves


P in te o grande prdio central usando am arelo cor de pele um a cor quente. C ontinue trab alh an d o com b astante ra pidez, p ara que a tin ta seque de m anei ra uniform e. A gora pegue o m arcad o r cinza mais claro e pinte os prdios que ladeiam o que voc acabou de colorir. A plique essa cor tam bm na to rre e na cpula. E m b o ra elas venham a ser pintadas num a etapa posterior, essas ca m adas iniciais de cor constituem um ele m ento im p o rtan te na p in tu ra , atu an d o com o um a espcie de base , que b ri lh ar atravs das cam adas tra n sp a re n tes de tin ta que forem sobrepostas em seguida.

4. Indique os tons mdios


A plique agora um cinza m ais frio na: duas cpulas e em alguns telhados. Us< a m esm a caneta p ara desenhar mais al guns detalhes nos prdios. C om um m arcador m arro m claro pinte o bloco de prdios da esquerda < a p arte superior do prdio central; tra balhe com a p arte a ch atad a da p o n ta p ara produzir traos largos e vigorosos P inte os tons mais claros da gndol com a m esm a cor. N esta etapa, esses tons podem pare cer m uito fortes; m as eles ficaro mai: suaves e o cu p aro o lugar certo no es quem a tonal quando voc acrescentar a; cores mais escuras.

5. Trabalhe a regio da gua


Use um a caneta verde-oliva plido so bre o azul claro para indicar o desenho das ondas na superfcie da gua. Faa os traos bem finos a distncia, e ligei ram ente m ais grossos m edida que se ap ro x im ar do prim eiro plano. Indique os reflexos do prim eiro pla no tam bm com traos grossos e vigo rosos, em cinza escuro. Com esta mesma cor, pinte a som bra ao lado da g n d o la. C oloque ain d a algum as m anchas ao fundo, do lado esquerdo, com um m a r cador verde escuro, p a ra sugerir a exis tncia de rvores. Pinte alguns reflexos das rvores e dos prdios na gua do fu n d o , usando cin za plido e am arelo cor de pele, re fo r ados com alguns traos leves de um cinza mais escuro. Q u an d o os prdios receberem os toques m ais escuros, voc po der a p ro fu n d a r o tom desses refle xos, p ara criar um a com plem entao adequ ad a.

6. Sombras e detalhes menores


O lhe criticam ente para a p in tu ra. Neste estgio, ela j com ea a apresentar ca ractersticas de aquarela. P a ra definir os tons m ais escuros, complete o resto da gndola e as pessoas com cinza bem forte. Use a po n ta da ca neta p ara deixar os detalhes bem defi nidos. A ntes de fazer cada m arca no papel, procure im aginar, com a m aior clareza possvel, a aparncia que ela de ver ter. Decida com o em p u n h ar e usar o m arcador e ento faa o trao com um gesto rpido e confiante. Execute os detalhes finais e as som bras dos prdios, tra b a lh a n d o sobre a cor j existente com dois cinzas mais p lidos. A com binao de m arro m e cin za cria um a som bra b astan te delicada.

7. Toques finais
Com o cinza mais escuro, pinte as ja nelas e as som bras criadas pelos pi lares na frente dos prdios. A plique este m esm o cinza escuro em alguns dos reflexos da gua e suavize suas bordas com um cinza mais claro. A crescente o u tras som bras, m enos pro fu n d a s, com um cinza m dio. In tro d u za um azul suave em algu mas partes das cpulas. Suavize as bordas com cinza, com o foi feito com os reflexos na gua. Isso acen tu a a im presso de fo rm a e p ro fu n didade da rea do fu n d o , que constitui um im portante centro de in teresse no tra b a lh o . O desenho acabado apresenta a elegante sim plicidade e transparncia de um a aquarela em bora tenha si do realizado em m uito m enos tem po, pois no h necessidade de espe

rar que a tin ta seque. essa caracte rstica que to rn a as hidrogrficas ideais p ara fazer esboos de um a ce na, que sero utilizados mais tarde como referncia para pintar com um a tin ta de secagem mais dem orada. E, graas enorm e variedade de cores (que voc pode aum entar, com binan do-as entre si), possvel fazer esbo os com referncias de cores bastante precisas.

MATERIAL EMPREGADO
Painel de ilustrao de superfcie mdia, de 20 x 25 cm. Marcadores com ponta em forma de cinzel, nas seguintes cores: cinza quente plido, amarelo cor de pele, cinza frio claro, cinza frio mdio, areia escuro, verdeoliva, verde-terra, cinza frio profundo, cinza escuro, azul claro, cinza frio plido e azul-gelo.

No se esquea dos cinza


M esm o um a cena simples com o esta m ostra com o im p o rtan te ter algu mas canetas cinza na sua coleo. P a ra as reas som breadas em tons delicados, basta sobrepor um cinza cor que voc quer colocar na som bra. A tinta cinza transparente tem o efei to de velar e suavizar a cor que est por baixo, mas sem anul-la.
43

Linhas tons e texturas

Acima: Esta cena dc neve, de Harry


Borgman , mostra como a Unha e o tom produzidos com hidrogrficas podem ser eficientes. O artista usou apenas duas tonalidades de cinza e preto um cinza n. " 7, para os prdios do fundo e a cerca, e um cinza n. " 4 na rea do cu.

Com a grande variedade de tipos de caneta hidrogrfica disponvel quase sem pre num a am pla gam a dc cores vivas e audaciosas o princi piante sente-se tentado im ediatam en te a trabalhar com cores. Na verdade, o que d um carter especial aos de senhos com hidrogrficas o forte contraste de linhas e tons que elas propiciam . Vale a pena, portanto, ex plo rar esses efeitos prim eiro em tra

balhos m onocrom ticos, com h id ro grficas preta e cinza. O segredo de um bom trabalho m onocrom tico com hidrogrficas est na au to confiana com o elas so indelveis, cada trao deve ser planejado com cuidado. Mas essen cial tam bm realizar um bom nm e ro de esboos prvios, para conhecer as possibilidades que elas oferecem de produzir linhas, tons e texturas.

Fila A: Linhas de larguras variadas feitas com pincel mgico.

Fila B: Linhas finas desenhadas com uma variedade de canetas hidrogrficas com ponta de feltro.

Fila D: Grafismos e marcas estriadas, feitos com canetas secas. MARCADORES PRETOS Apresentamos acima uma variedade de linhas e marcas texturais obtidas com marcadores pretos de diversos tamanhos. Lembre-se de que o marcador prprio para desenho tem ponta em forma de cinzel com 9 mm de largura, prpria para uma abordagem mais audaciosa. A: Com a ponta multifacetada do oincel mgico voc pode criar linhas de pesos e larguras diferentes, simplesmente ajustando o ngulo em que segura a caneta. B: As pontas de feltro, em forma de bala, produzem linhas mais finas e oferecem menos campo para variaes. Portanto, mantenha um estoque de tamanhos diferentes para os detalhes. C: Alguns dos efeitos texturais que voc pode produzir com um pincel mgico comum dependendo do modo de segurar a caneta e da presso aplicada. D: Efeitos obtidos com o uso de marcadores secos. Nunca jogue fora as canetas velhas elas produzem marcas estriadas, desajeitadas, que criam texturas excelentes para paisagens e estudos arquitetnicos. 45

LPIS, LINHA E TOM A tcnica bsica para hidrogrficas consiste em fazer um esboo preliminar usando um lpis de gradao mdia, como o HB. Em seguida, complete o desenho e crie os tons com as hidrogrficas. difcil definir objetos s com tons, pois as marcas deixadas pelas hidrogrficas tendem a ficar com aparncia irregular: mas voc pode acentuar e tornar mais ntido o aspecto geral acrescentando alguns toques lineares fortes. A linha particularmente importante nos estudos arquitetnicos. Compare os dois desenhos direita e veja como as linhas do maior definio e impacto ao desenho de cima. A ESCOLHA DO PAPEL No trabalho com hidrogrficas, as trs caractersticas mais importantes do papel para definir a aparncia do desenho so: a capacidade e velocidade de absoro da tinta, a granulao da superfcie e a translucidez. Cada papel combina essas trs caractersticas de maneira diferente. O melhor, portanto, orientar a escolha em funo do seu motivo. De maneira geral, os papis de gramatura maior e de superfcie lisa e dura so melhores que os papis de desenho convencionais, que tendem a ficar saturados de tinta. O papel de arroz tipo japons constitui exceo to absorvente que pode receber uma quantidade considervel de mistura. Uma alternativa interessante escolher um papel de superfcie lisa, de alto brilho, como o papel de decalque ou de layout: estes admitem correes, pois a tinta tende a permanecer sobre sua superfcie, ao invs de penetrar nas fibras. Tambm vale a pena experimentar papis de superfcie lisa para aquarela.

MARCADORES CINZA Os marcadores cinza so teis no s para fazer ilustraes em preto e branco, mas tambm para acrescentar sombras em reas coloridas, O pincel mgico apresenta uma srie de cinzas em tonalidades quentes e frias e em tons que vo de 1 (quase branco) at 9 (quase preto). Os cinzas frios possuem uma tonalidade ligeiramente azulada; os quentes tendem para o marrom. Nem todos os fabricantes fazem uma srie completa de cinzas e no h garantia de que a gradao e a colorao entre as canetas seja consistente. Assim, ao escolher uma srie de cinzas, atenha-se a uma marca e veja se a tonalidade da cor no varia demais de uma caneta para outra. TEXTURAS ARQUITETNICAS Ao desenhar com canetas hidrogrficas importante lembrar que a ponta larga produz linhas de espessura uniforme. Isso pode criar certa monotonia mas proporciona, por outro lado, um padro coerente, que dar unidade ao seu trabalho. Para obter alguma variedade, voc pode usar o lado estreito da ponta e at mesmo fazer alguns rabiscos com ela, dando um toque mais pessoal ao trabalho. Veja nos exemplos esquerda como as hidrogrficas se prestam bem ao desafio de produzir diferentes texturas arquitetnicas. A partir do alto: quatro tamanhos de tijolos, uma superfcie de madeira spera, outra de cimento marmorizado e uma parede de pedra todos desenhados com pincel mgico comum.

47

Neste exemplo, o artista H arry Borg m an tira o m xim o proveito das li nhas ntidas e audaciosas produzidas com canetas hidrogrficas. E xperi m ente faz-lo, para testar alguns dos traos j descritos especialm ente aqueles que registram o aspecto de m ateriais de construo. As pinturas de m otivos a rq u ite t nicos em geral ficam m elhores q u a n do o tom das hidrogrficas usado em co n ju n to com linhas. As canetas com p o n ta em fo rm a de cinzel so mais difceis de co n tro lar; p o r isso m elhor usar canetas de p o n ta fina, que oferecem m elhor controle dos tons cinza e m aior preciso.

na. Finalm ente, acrescente os traos largos de tom cinza das rvores do fundo.

2. Os cinzas intermedirios
Preencha cuidadosam ente todas as reas de cinza interm edirio. N o se esquea de respeitar a direo da fon te de luz, para que as som bras fiquem no lugar certo. Use um a variedade de tons, desde os cinzas n .1 * 2, 3, 5 e 7 at o n. 9, para as reas mais escu ras das p ortas e janelas. C oloque algum as som bras nas r vores e indique as folhas com traos curtos e audaciosos sem preocu par-se em reproduzi-las com preciso de detalhes.

MATERIAL EMPREGADO Um lpis HB. Uma caneta hidrogrfica preta de ponta fina. Um papel de superfcie lisa dura. Pincis mgicos de vrios tons de cinza (pelo menos cinco). Se decidir usar hidrogrficas de outro tipo,compare seus tons com os da pintura acabada, antes de comear, para verificar se so compatveis.

1. O esboo
Com um lpis HB, desenhe a loja, fa zendo as linhas bem leves. Talvez vo c p refira usar um a rg u a p ara as linhas retas finais; m as, ao desenvol ver o desenho, procure tra b a lh a r a m o livre. Q u ando o esboo estiver com ple to, faa algum as das som bras mais escuras com um a caneta de p o n ta fi

3. Acrescente textura
P a ra term inar o prdio, faa a tex tura dos tijolos. Trabalhe com a pon ta da caneta, pro cu ran d o deixar os traos bem uniform es. Trace tam bm as linhas horizontais finas que suge rem um a fachada de lam bris. C om plete o trab alh o fazendo tra os am plos para indicar as telhas.
49

Paleta bsica de cores


A o selecionar um a paleta bsica de canetas h idrogrficas, lem bre que suas cores n o podem ser clareadas com gua nem tin ta b ran ca. A ssim , escolha um nm ero p ro p o rcio n al m ente m aior de cores claras para mis tu ra r, pois estas sem pre p o dero ser escurecidas, aplicando-se sobre elas cinza neutro ou outras cores escuras. A escolha da p aleta ad eq u ad a de pende da experincia, m as, p a ra um bom com eo, convm ter dezoito co res bsicas, incluindo cinco to n alid a des de cinza, e p reto. C om elas, voc p o d er conseguir m uitas o u tras co res, bastan d o aplicar um a sobre o u tra . A o elab o rar suas m isturas, no se esquea de lim par a p o n ta das ca netas com um pedao de papel, sem pre que as usar, pois elas retm cores A com a m esm a facilidade com que as distribuem . o verm elho, e um m ais frio, com o o carm im . N o deixe de acrescentar sua paleta algum as cores especiais, com o am arelo-lim o, rosa ou viole ta, que so difceis de p rep arar. Os fabricantes costum am im prim ir tabelas de cores, que podem ajudlo bastante n a h o ra da com pra, mas no substituem o teste direto sobre o papel. M esm o este no suficiente para garantir o resultado, pretendido, pois, dependendo da rapidez com que absorvem os corantes, certos papis podem causar ligeiras variaes de cor. Assim , se voc m uito exigente com relao a cores, teste cada to n a lidade sobre um a am o stra do papel que planeja utilizar.

MUDE A PALETA medida que voc se familiariza com sua seleo bsica de canetas hidrogrficas, suas pinturas comeam a ficar meio parecidas entre si. Mudando a paleta de vez em quando, voc no s dar vida nova ao seu trabalho como ainda ampliar sua experincia com as cores existentes.

Como comprar hidrogrficas


Procure adquirir tonalidades quentes e frias de cad a cor; p o r exem plo, com pre um verm elho quente, com o

esquerda: Sidi-bou-Said, Tunsia, 1966, de Paul Hogarth. O artista elaborou a maior parte desta obra com caneta hidrogrfica. Para as cores mais delicadas do fundo, preferiu usar algumas aguadas.

SOBREPOSIO DE CORES Voc pode usar caneta hidrogrfica tanto para simplesmente pintar formas desenhadas como para criar efeitos especiais, valendo-se, para isso, de variados recursos, explicados a seguir. Com um pouco de treino, produzir grafismos e texturas como os que v acima.

A. O papel foi previamente umedecido com uma aguada. Com isso, a tinta colorida ficou mais suave e esmaecida. B. O artista pintou as sombras do fundo com caneta hidrogrfica e, sobre algumas delas, trabalhou depois com lpis de cor.

C. A cor bsica do cu rosa-claro, sobre a qual foi aplicado spia, tambm claro; para dar obra um brilho mais quente, o autor passou sobre toda a rea uma caneta cor de pele. D. Concludo o trabalho, o artista cobriu-o com uma camada de spiaclaro, conferindo-lhe maior unidade. 51

A IMPORTNCIA DO PAPEL Para obter bons resultados com caneta hidrogrfica, no basta saber misturar as cores. preciso tambm fazer experincias com diferentes tipos de papel, principalmente se voc quer aprender novas maneiras de criar profundidade e tons. 52

A. Estas rvores foram pintadas sobre papel cuch. Os pigmentos permanecem na superfcie, permitindo que se refaam determinadas reas. B. Nesta paisagem, tambm feita sobre cuch, o autor criou as reas iluminadas acrescentando cores mais claras s rvores e s rochas.

C. Este exemplo demonstra como as cores podem ser misturadas sobre papel liso. D. Nesta pintura, feita sobre papel comum para caneta hidrogrfica, o artista usou uma mistura de cores frias no fundo e quentes no primeiro plano, criando profundidade.

Exemplo: casa no campo


E m b o ra possam ser usadas em q u a se todos os tipos de desenho e p in tu ra, as canetas hidrogrficas so particu larm en te indicadas p a ra a re produo de construes arquitetni cas tem a que m uitas pessoas evitam , receando, equivocadam ente, que envolva dem orada preparao de esboos. Com canetas hidrogrficas, voc pode, em m enos de duas h oras, p in ta r um a construo com o a que aparece no exem plo destas pginas.

1. O esboo inicial
Com ece fazendo um esboo da cena inteira. Use p ara isso lpis de grafite H B e papel liso, excelente p a ra dese n h ar a lpis. Q u ando tiver term in a do o esboo, faa um a ag u ad a clara no cu, m an ten d o o tom o m ais u n i form e possvel.

2. Equilbrio tonal
T rabalhe as partes mais distantes do cam po com verde-escuro; para a rea m ais prxim a, use verde-am arelado. C om plete o prim eiro plano com um a caneta cor de m o stard a. P in te as rvores com verde-oliva, cobrindo to d a a superfcie b ranca do papel, exceto as partes da casa e da cerca. Isto o a ju d a r a estabelecer com m aior facilidade o equilbrio to nal na p in tu ra. N o se preocupe em term inar cada um a das partes da pin tura. Faa o trabalho aos poucos, p a ra o bter um resultado m ais fluente e uniform e.

c C S O )
E o
CD

>,

c O Q. O * 0 5 c Q. 0 ) Q. O
X Q.

< 1 )

53

3. As cores das construes


Use duas tonalidades diferentes de cinza frio p ara pintar o telhado do ce leiro e das construes vizinhas. D mais p ro fu n d id ad e e interesse aos edifcios, p in tan d o seu lado ensola rado com verm elho-papoula e o la do som breado com carm im . Sobre algum as das partes pintadas com carm im , passe verde-nilo, para escurecer as som bras e dar-lhes m aior profundidade. Use o mesm o tom p a ra escurecer as rvores, mas faa as reas som breadas utilizando verdeazulado. Pinte a cerca com cinza-claro, p a ra que as m arcas de lpis fiquem vi sveis, p roduzindo um a aparncia texturizada.

4. Trabalhe as texturas
Faa as som bras nas margens inferio res das rvores com azul-ftalo. Use esta m esm a cor, porm em um a ca neta de p o n ta quase seca, para indi car um a textura de m adeira rstica na parede do celeiro. Acentue os beirais dos telhados com pequenas reas de p reto. Passe preto tam bm em todas as janelas e m olduras de portas. Pinte a tex tu ra do capim do cam po interm edirio com verde mais es curo. A crescente ao capim do p ri meiro plano traos verticais em b ro n ze e bege. Passe um a cam ada de spia-claro sobre todo o prim eiro pla no, p ara dar-lhe calor; em seguida, faa algum as m arcas escuras no capim .

5. Os toques finais
N a m aioria dos papis, impossvel clarear os tons p intados com caneta h idrogrfica. P o r isso, convm tr a balhar seus tons gradativam ente, p ro cu ran d o evitar que fiquem escuros dem ais. No exemplo dad o , use um cinza li geiramente mais escuro, para obter os tons da cerca; se necessrio, aplique tonalidades cada vez mais escuras at chegar ao efeito desejado. T erm in a da a p in tu ra bsica da cerca, faa as m arcas com cinza-escuro. Assim, vo c no s d estacar a cerca em rela o ao plano do fundo com o lhe dar um aspecto mais realista, fazendo-a parecer desgastada pelo tem po.

C om o toque final, aplique um cinza-m dio nos telhados, para separlos m elhor, fo rm an d o reas co n tras tantes de luz e som bra. Os trab alh o s com hidrogrficas apresentam um inconveniente: com o tem po, tendem a descorar. Isto se de ve ao fato de que as canetas h idro grficas contm corantes em vez de pigm entos, sendo, p o rta n to , extre m am ente suscetveis luz sobre tu d o luz solar in tensa. P a ra m inim izar o risco de descolorao, conserve suas pinturas num portaflio ou em oldure-as, protegendo-as com vidro. Se o p ta r por esta ltim a soluo, pendure-as bem longe da luz direta do sol.

MATERIAL EMPREGADO Papel liso. Lpis de grafite HB. Paleta de dezoito cores: azul-claro, azul-ftalo, verde-escuro, verdeamarelado, verde-oliva, mostarda, verde-nilo, vermelho-papoula, carmim, bronze, bege, spia-claro, cinco tonalidades de cinza, e preto.

55

Modelagem de tom com pontilhismo


& PONTILHISMO COLORIDO Ao introduzir uma variedade de tonalidades no pontilhismo, o efeito ptico o de uma mistura de cores, no puramente tonal. Uma mistura de pontos amarelos e azuis funde-se em verde aos olhos do observador. Assim, um vermelho muito quente ou intenso pode ser neutralizado com pontos da cor oposta o verde. & TEXTURA COM PONTILHADO Combinando diferentes formas e espessuras de pontas num nico desenho, produz-se texturas e tons atravs de pontos. Experimente hidrogrficas com pontas em forma de bala para obter marcas redondas; com pontas chanfradas para traos curtos e batidos; com pontas finas para minsculos pontos e traos.
A o co n trrio do lpis ou do carvo, as hidrogrficas pretas e cinzas no servem p ara gradaes de tons esfum ados: contm corante prprio, inal tervel, m esm o quan d o se aum enta ou dim inui a presso dos traos. P a ra com pensar essa desvantagem, os fabricantes as produzem com gran de variedade de tons (os cinzas quente e frio, p o r exem plo, so encontrados em at nove tonalidades), e m esm o um simples estudo tonal requer a u ti lizao de hidrogrficas diferentes. P o r essa razo, o pontilhism o a form ao de tom com o a g ru p a m ento de m insculos pontos, que os olhos do observador fu n d em n u m a m assa uniform e de cor um a tcnica til: usando-se trs ou quatro tons em diversas com binaes, pos svel criar tonalidades de gradao u n iform e, na intensidade desejada. com esboos tonais, voc precisar do cinza mais claro (o n . 1), do mais escuro (n. 9) ou do preto, de duas tonalidades interm edirias e de um bloco de esboos de papel branco. P ara um m eio-tom , com bine as hi d rogrficas clara e escura num a m is tu ra uniform e de pontos. P a ra equi librar o tom m ais alto ou mais baixo na escala, privilegie m ais um a to n a lidade que outra, usando os cinzas in term edirios para preencher a rea. C om o o pontilhism o form a figu ras com m assas de pontos, e no com linhas definidas, talvez seja mais p r tico com ear com um co n torno p o n tilhado dos principais elem entos, co mo um guia a ser seguido. m edida que se fam iliarizar com a tcnica dis pense as linhas-guia e visualize a ce na com o um to d o , sem se apoiar em contornos firm es. Lem bre-se que o observador v apenas um desenho to nal geral; ento, afastando-se um pouco, trabalhe num a escala grande.

M todo de trabalho
P a ra com ear a fazer experincias

COMO EXPLORAR MARCAS DE HIDROGRFICAS E SUPERFCIES

PONTOS E TRAOS FINOS PAPEL LISO Pontas finas combinadas com outras mais grossas permitem obter desenhos com texturas interessantes. Aqui, os cinzas-claros diminuem o tom dos traos pretos, no sendo alterados pela granulao do papel.

TRAOS GROSSOS PAPEL REVESTIDO Os traos e as marcas horizontais permanecem separados porque o revestimento da superfcie do papel evita que o corante se espalhe. O artista desenhou estes traos com hidrogrficas versteis, de pontas chanfradas.

56

MARCAS GROSSAS PAPEL DE ROLO A ligeira absorvncia do papel deixa as marcas um pouco confusas nos lugares em que elas se sobrepem. Quando quiser fazer gradaes tonais, lembre-se de levar em conta a possibilidade de os corantes se misturarem.

PONTOS MISTURADOS - PAPEL JAPONS Em papis de superfcie de alta absorvncia, os pontos se fundem totalmente quando se deixa a ponta parada. Note o tom arroxeado criado pela frieza do cinza nos lugares em que ele escorre para o preto.

Acima: Sobre papel.japons, o corante da hidrogrficK form a um circulo perfeito, com um contorno borrado que sugere um foco suave. Aqui, o artista Harry Borgman criou padres diferentes, experimentando tamanhos variados de pontos. O resultado uma paisagem de vero impressionista.

direita: Esta fo i a folha que Borgman colocou sob a pintura acima reproduzida. Os escuros so resultado dos tons que atravessaram o papel japons. Aproveitando este efeito acidental, o artista acrescentou, com tinta branca, pontos claros ao cu e obteve uma excelente verso de inverno para a cena de vero.

Exemplo: choupo americano


As rvores constituem um m otivo p articu lar - 1 m ente a p ro p riad o ao estilo po n tilh ista, um a vez que os p o n to s, distribudos de certa m a neira e sob controle, podem criar um a tex tu ra realista, sem elhante das folhas. N esta de m o n strao , o artista H arry B orgm an tra b a lhou sobre papel liso m o n tad o em painel, que, p o r n o ser absorvente, tende a conser var os corantes separados, e usou h id ro g rfi cas de cor cinza-claro, com p ontas ch an fradas.

1. O contorno pontilhado
T rab alh an d o em to rn o da rvore, faa o con to rn o p o n tilh ad o com a p o n ta da h id ro g rfi ca cinza m ais claro. Indique as reas em que as som bras caem sobre as folhas no in terior da rvore co m o essas m arcas sero cobertas na etap a fi nal do tra b a lh o , use linhas in in terru p tas.

2. Trabalhe os tons
Com ece a fo rm ar o tom usando a h id ro g rfi ca n . 7 (m ais escura) p ara as reas som bre adas. Nos lugares em que a som bra mais in tensa no alto e em baixo da rvore, do la do direito , faa o tom m ais denso, espa ando m enos os p ontos. Sugira os tons interm edirios com os cin zas n .o s 4 e 5. Use a p o n ta c h a n fra d a para fazer os p o n to s ap roxim adam ente do m esm o tam an h o , produzindo um a textura uniform e. Lem bre-se de que os desenhos m onocrom ticos no precisam ser em preto e b ranco. Se preferir hidrogrficas coloridas, escolha, por exem plo, um a com binao de verdes que te nha a m esm a variedade tonal aqui ap resen ta da. Neste caso, conviria usar um a seleo de verde-claro, oliva-plido, pinho e verde-oliva.

58

3. Complete o tom
O bserve o desenho a distncia e p ro cure cap tar o efeito geral. As reas ainda em branco m erecem ateno: com a hidrogrfica n . 7, faa traos curto s, batidos, da esquerda p ara a direita, em diagonal.

Faa esses traos at o tronco, dei xando alguns pontos em branco p a ra que sua form a parea slida. C om plete a p in tu ra pontilhando um m eio-tom sobre os escuros.

MATERIAL EMPREGADO Papel liso colado em painel, de aproximadamente 28 x 20,5 cm. Canetas hidrogrficas, em cinza frio, nmeros 1, 4, 5 e 7. (Se usar marcas diferentes, compare cpm as ilustraes antes de comear.) 59

Carvo: material e tcnicas


A utilizao do carvo em desenhos rem onta aos prim rdios da p r p ria arte. M as, apesar de sua longa e im por tante histria, ele visto ainda com reservas por m uitos artistas por se desprender do papel com facilidade e ser im preciso , e seu uso acaba ficando restrito a esbo os preparatrios para pinturas a leo. Na verdade, o car vo possibilita resultados m uito expressivos. Ele desliza sobre o papel com um toque agradvel e basta um a leve variao na presso p a ra obter grande variedade de efei tos, desde os delicados tons m dios texturizados at os escuros pro fu n d o s. Voc pode tam bm esfum -lo e m is tur-lo com o dedo ou um esfum inho e produzir luzes rem ovendo-o com um lim pa-tipos. O carvo oferecido sob diversas form as. A mais co m um o b asto (de carvo vegetal natu ral de videira ou de salgueiro). H tam bm os bastes chatos de carvo, mais com prim idos, prprios para cobrir grandes reas, e os lpis de carvo. Estes so os m elhores instrum entos para desenhos detalhados, pois voc pode apont-los bem fino. Existem diferentes qualidades de lpis de carvo, de duros a m acios, e diversos tipos de bastao.

Superfcies de desenho
U m a das caractersticas mais interessantes do carvo que ele tende a revelar a granulao e a textura do papel em que voc desenha o que o to rn a particularm ente expressivo em papis bem texturizados. O papel especial para desenho a carvo d bons resultados tam bm com pastel seco e lpis. Sua superfcie canelada e bastante resistente, p ara que possa ser rasu rad a m uitas vezes. Os papis de textura spera tm granulao m aior e super fcie irregular, o que to rn a as reas fundidas m ais vivi das e os traos largos mais arro jad o s.

Como evitar borres


A maciez do carvo torna-o bastante sujeito a borrar aci dentalm ente o trab a lh o . P o r isso vale a pena tom ar as seguintes precaues: 1. E nrole os bastes de carvo em papel ou num invlu cro especial, para no su jar os dedos. Se voc gosta de sentir o to q u e do carvo de m aneira mais direta, te nha um p ano m ido m o para lim par os dedos. 2. Ao desenhar, apie o pulso sobre um pedao de papel vegetal, colocado sobre o trab alh o . 3. Q uando term inar seu desenho, proteja-o com um a ca m ada de fixador em spray.

Acima, esquerda: Vrios tipos de carvo. A partir do alto: um basto comprimido, num porta-carvo, um lpis de carvo enrolado em papel, o tipo comum com suporte de madeira e dois bastes de carvo natural. No centro, esquerda: Dois esfuminhos de papel para esfumar carvo e um leno de papel para limpar reas insatisfatrias de desenhos com carvo natural (ou para espalhar um tom suave sobre uma rea grande). Embaixo, esquerda: Dois limpa-tipos para carvo. Aperte a massa, formando uma ponta, para apagar reas pequenas, ou use-a inteira, para apagar reas maiores.
60

P onte Marie, de Harry Borgman, 24 x 30 cm. O carvo funciona melhor sobre superfcies de pape! texturizados, mas tambm pode dar bons resultados em determinadas superfcies lisas, como neste desenho, feito com lpis de carvo 2B, relativamente duro, sobre cartolina lisa.

PRIMEIRO CONTATO Experimente de incio alguns bastes de carvo natural. Segure-os perto da ponta que encosta no papel, para que no quebrem ou esfarelem. Trace diversas linhas, variando a presso para produzir diferentes espessuras. Em seguida, passe a trabalhar com tons, segurando os bastes deitados. Finalmente, tente fundir alguns tons com o dedo ou um esfuminho de papel e crie alguns reflexos, usando um limpa-tipos.

TRS TCNICAS DIFERENTES As tcnicas para desenho a carvo podem basear-se em traos, em fuso de tons ou no contorno gestual. Os desenhos acima, de Ferdinand Petrie, ilustram o resultado textural do emprego de traos (esquerda) e o aspecto mais firme e profissional dos tons fundidos (direita). Os cachorros desenhados por James Gurney (abaixo) exemplificam a tcnica de contornos gestuais. Com gestos rpidos e econmicos, o artista conseguiu captar a essncia do motivo.

Exemplo: rvore tombada


P ara estabelecer um prim eiro conta- 1 to com o desenho a carvo, experi m ente fazer esta paisagem rochosa com um a interessante rvore to m b a da, d em o n strad a passo a passo pelo artista F erdinand Petrie.

1. Faa o esboo
Esboce as principais form as com um lpis de carvo duro bem ap o n tad o . No aperte com m uita fora ape nas deixe a pon ta deslizar sobre o p a pel. C o n c e n tre sua a te n o na silhueta do tronco de rvore (a figu ra central d a com posio). Indique vagam ente os pinheiros atrs do tronco. F aa as pedras do prim eiro plano e indique levem ente os lugares onde os planos claros passam p ara a som bra. Seguindo as linhas bsicas do es boo, defina os co n to rn o s exatos do tronco de rvore e das pedras. F aa um a linha em ziguezague na b o rd a inferior do tro n co e na base das pedras esquerda, para sugerir o capim .

2. Introduza massas tonais


Aps determ inar todos os contornos, com ece a fo rm ar a e stru tu ra tonal, que d unidade ao desenho. Nas reas de tons uniform es, use o lpis bem inclinado. Trabalhe prim eiro as reas mais es curas do desenho o g rupo de pi nheiros e os toques de som bras p ro fu n d as no tronco e debaixo dele usando um lpis de carvo m acio. C om traos curtos e irregulares dese nhe a folhagem ; nas reas som brea das, utilize grafism os irregulares. U sando o lpis de carvo m dio, faa os tons bem claros da faixa de pinheiros a distncia. T rab alh e com o lpis d eitado, sobrep o n d o traos horizontais claros e curtos, para fo r m ar um tom contnuo.

3. O capim do primeiro plano


A gora passe para o prim eiro plano e trab alh e o capim que cresce entre as pedras. Use o lpis de carvo m dio deitad o , fazendo m arcas rpidas p a ra cim a e p a ra baixo. Insinue a tex tu ra do capim , m as, ao m esm o tem po, deixe aparecer bastante papel, para sugerir m anchas de luz. Lem bre-se de que as m arcas devem u ltra passar a b o rd a inferior do tro n co de rvore e a base das pedras no canto inferior esquerdo. N esta etapa, todas as partes do de senho recebem os tons adequados, exceto a rvore e as pedras, que con tinuam da cor do papel.

4. O tronco de rvore
Agora voc pode com ear a trabalhar no tronco de rvore propriam ente di to. Tente visualiz-lo com o um cilin dro com as extrem idades recortadas; isso o a ju d a r a obter um p adro sa tisfat rio de luz e som bra. Faa prim eiro as reas mais escu ras ao longo da parte inferior do tronco. Use um lpis m dio, deitado, e trabalhe com traos longos. O bser ve com o a pr p ria natureza do car vo sugere a textura da casca. A plique tons ligeiram ente mais es curos nas som bras do galho q u eb ra d o, p ro je ta d o c o n tra o cu, e som breie a base do o u tro galho que b rad o . A gora exam ine o desenho e verifique se o tro n co apresenta um a gradao de tons adequada sua for ma cilndrica.

64

5. Termine o desenho
U sando novam ente o lpis de carvo m dio, faa as som bras nas pedras. Observe que h um a diferena n ti da entre as partes m ais altas, ilum i nadas pelo sol, e os lados som breados das pedras. P rocure visualiz-las co m o um g ru p o de cubos espalhados pelo cho; isso facilitar a m o delagem . C om eando pela extrem idade es q u erd a do tro n co , trab alh e os tons mais escuros, que se estendem ao lon go de to d a a casca. Escurea tam bm algum as reas da g ram a, p ara suge rir som bras p ro jetad as pelas pedras em prim eiro plano. Escurea os planos som breados das pedras em direo ao to p o , dei xando alguns p ontos de luz refletida perto das bordas inferiores. Reforce tam bm o tom geral da gram a com mais um a cam ada de traos escuros. Isso confere m aior realce aos topos

ilum inados das pedras e d fora ao desenho. Escurea as som bras no tronco da mesma m aneira e ento acrescente al gum as linhas fortes, p ara definir de talhes. Desenhe algum as lm inas esparsas de capim em tom m ais fo r te no prim eiro plano. Finalm ente, coloque um as poucas rach ad uras no tronco e nas pedras e reforce os contornos dos galhos que b rados. Faa alguns galhos m enores p ro jetad o s c o n tra os pinheiros mais claros, a distncia, sem esquecer de sugerir a som bra que eles projetam sobre o tronco. O trab alh o pro n to contm um a s rie com pleta de tons e texturas, em b ora tenha sido feito com apenas trs lpis de carvo duro, m dio e m a cio sobre papel com um de dese n ho. Este um exem plo perfeito do que voc pode fazer com carvo, va riando apenas os traos.

M A TER IA L EM PREGADO Lpis de carvo duro. Lpis de carvo macio. Lpis de carvo mdio. Uma folha de papel com um de desenho. TRAO S OU ESFU M ADO ? A facilidade com que o carvo borra o papel leva muitos iniciantes a se excederem na utilizao dos esfumados que nem sempre so adequados ao motivo. Lembre-se de que alguns temas podem ser retratados de maneira mais expressiva por meio de uma variedade de traos. o caso do exemplo destas pginas, que apresenta grande variao de texturas speras capim, casca da rvore, pedras, folhagem , todas elas favorecidas pelo emprego de traos.

Uso de papis texturizados


Voc pode perfeitam ente continuar fazendo seus desenhos a carvo em papel branco com um e obter excelen tes resultados. C o n tu d o , estar per dendo a o p o rtu n id ad e de explorar a enorm e versatilidade desse m aterial, a qual s se revela em sua plenitude qu an d o voc utiliza papis de varia das texturas. Afaste-se do convencio nal e faa experincias com carvo nos m ais diversos tipos de papel, at m esm o em guard an ap o s e sacos de superm ercado.

O papel para carvo


O tip o de papel fabricado especial m ente p a ra carvo (o Ingres) pode, na verdade, ser em pregado tam bm p a ra lpis, pastel e vrios outros m a teriais de desenho. A presenta textu ra delicadam ente rugosa e uniform e e superfcie d u ra , que to rn a seus tra os um pouco grosseiros, m as permite-Ihe esfum -los em tons suaves e aveludados. G eralm ente vendido em folhas avulsas, de 50 x 70 cm, mas pode ser encontrado tam bm em blocos de ta m anho p adro.

Papel de aquarela
A superfcie spera de certos tipos de papel de aq uarela d um a textura di nm ica aos traos. A m enos que vo c aperte o carvo com m uita fora, at as linhas acentuadam ente pretas deixaro tran sp arecer o branco do papel em alguns po n to s. O papel de aq uarela pode ser en co n trad o em folhas avulsas ou b lo cos. Experim ente-o em alguns tra b a lhos antes de adquiri-lo em m aior quantidade, pois talvez voc no gos te de seus efeitos irregulares.

esquerda: Sukri, de Harry Borgman, carvo sobre papel texturizado, 15,9 x 37,5 cm. Note como o branco do papel transparece, conferindo unidade aos tons. direita: Para transmitir a atmosfera de uma ilha enevoada, o artista Ferdinand Petrie combinou tons suaves, esfumados, com linhas fortes. Se voc olhar com ateno, perceber a textura rugosa do papel para carvo, superfcie ideal para um trabalho em que pretenda esfumar os traos.'

PAPEL PARA CARVO A superfcie delicadam ente rugosa do papel para carvo perfeita para esfum ar, como voc pode verificar no esboo acima, de autoria de Ferdinand Petrie. Muito resistente, esse papel permite-lhe ainda apagar sem problemas e trabalhar com traos amplos ou linhas finas

PAPEL SPERO Veja com o o mesmo desenho assume carter totalm ente diferente sobre um papel de textura spera. A superfcie irregular torna o esfum ado muito mais dinm ico (note a textura granulada da sombra na pele) e os traos largos ficam mais audaciosos (no cabelo).

67

Abaixo: Veleiro, Lago St. Clair, de Harry Borgman, 25 x 32,1 cm. As linhas cuidadosamente colocadas e os tons cinza contrastantes enfatizam o desenho. Para elabor-lo, Borgman usou papel ligeiramente texturizado e trs tipos de lpis de carvo: HB para os contornos, 2B e 4B para os tons.

Outros tipos de papel


A lm dos papis p ara carvo e aq u a rela, voc pode usar o u tro s tipos m e nos conhecidos, com o o papel de a rro z jap o n s, o papel tran sp aren te, o papel-m anteiga (estes dois ltim os apresentam u m a superfcie b astan te parecida). Experim ente tam bm os painis de ilustrao, dando preferncia aos que

possuem um a textura agradvel e m a cia, sem elhante do linho. O u tra excelente fonte de m aterial de desenho so os fornecedores de papel p a ra im presso, que podem oferecer-lhe, entre outros, b oa q u an tidade de papel de jo rn a l. A dote-o para fazer esboos rpidos a carvo e voc ficar surpreso com os re sultados.

Acima: Pont Neuf, de Harry Borgman, 25,1 x 32,1 cm. Neste desenho, o artista empregou papel Canson Montgolfier e lpis de carvo 4 B. Depois de fazer os tons, sem nenhuma linha, escureceu alguns deles, esfumando-os com o dedo para realar os efeitos da textura spera do papel.

69

Construo de tons

O carvo natu ral um incom parvel m aterial de desenho, principalm ente qu an d o se tra ta de esfu m ar tons, com gradaes sutis desde os pretos p ro fundos at os cinzas nebulosos. E ainda lhe perm ite criar os mais variados efeitos, esfum ando em p a pel liso em vez do spero, ou construindo os tons trao a trao , sem esfum ar. E sfum ado em papel liso: E sfum ando traos de car vo em papel de rolo, liso, voc obtm gradaes suaves, que quase no revelam a tex tu ra da super fcie. P a ra criar tons realm ente aveludados, esfume cada trao ; p a ra tran sm itir um a sensao de textura, esfum e os traos parcialm ente. No exem plo A ( esquerda), a te x tu ra spera d a relva p ro duzida pelos prprios traos do carvo. Em co n trap artid a, os tons uniform es do tronco d a r vore e seu reflexo fo ram to talm ente esfum ados. E sfum ado em papel spero: Um desenho a carvo feito em papel spero com traos esfum ados ou no geralm ente o u sado. As gradaes tonais podem ser t o sutis q u an to em papel liso, m as os tons apresentam um a aparncia irregular (B). E x perim ente diversos tipos de papel, lisos e speros, p a ra identificar os m ais ad equados a cada m otivo. T ons trao a trao: A superfcie rugosa do papel para carvo tam bm lhe permite produzir ricos efei tos to n ais sem esfum ar os traos. M ovim entando o lpis ou b asto de carvo levem ente p ara a fre n te e p a ra tr s, voc faz com que o gro do papel acum ule cad a vez m ais pigm ento p reto e, com is so, a p ro fu n d e o to m . D esenhe com traos firm es e pesados os detalhes que deseja destacar. F orm e os dem ais tons aplicando um tra o suave sobre o o u tro , de m aneira que aparea um pouco do papel. M acio e frivel, o carvo facilita o esfum ado, seja este feito com a p o n ta do dedo ou com um esfum inho de papel. P o d e acontecer, no en tan to , que os traos se transform em em borres. Se perceber que est correndo esse risco, coloque sob a m o um pe dao de papel-m anteiga. O u tra m edida de precau o consiste em soprar de vez em q u an d o o excesso de p de carvo que se acum ula n a superfcie do papel. R em ova o pigm ento restante com um a b o r racha. U se a bo rrach a tam bm p a ra criar brancos, com o foi feito no cu, n a gua e no alto do ro ch e do do exem plo C .

esquerda: Trs diferentes efeitos que o esfumado pode produzir: A. Neste detalhe de paisagem, quase todos os traos foram esfumados, mas, como o papel liso, sua textura no se evidencia. B. A textura granular e irregular do papel spero aparece nitidamente na reproduo do mesmo motivo, feita com esfumado. C. Os traos de carvo esfumados em papel texturizado desaparecem, transformando-se em tons ricos. A s rvores destacam-se com traos firmes e escuros, que no foram esfumados.
70

Exemplo: praia com dunas


P a ra dem o n strar as qualidades do carvo, o artista F erdinand Petrie es colheu com o tem a um a praia com dunas sob cu carregado. E usou co mo superfcie um a folha de papel s pero, cujo gro saliente valoriza os tons esfum ados.

1. Pinte o fundo
A ponte um basto de carvo n atural com um bloco de lixa e desenhe as si lhuetas das duas dunas grandes. Su gira algum as hastes de capim no topo de cada d una. F aa as nuvens escuras com tra os largos, esfum ados com a po n ta do dedo num m ovim ento ondulante. C om o dedo ainda sujo de carvo, aplique cam adas de cinza-plido so bre as reas mais claras do cu. Desenhe o tringulo escuro e inver tido do m ar, visto por entre as dunas, com traos escuros e firm es; esfum e-os ligeiram ente com o dedo.

2. As dunas e o capim
C u b ra a d u n a grande da esquerda com um a cam ada suave de tom . P ri m eiro, passe a lateral do basto so bre o papel com ligeira presso. Em seguida, fu n d a os traos plidos de licadam ente com o dedo para form ar um tom co n tnuo e nebuloso. Deixe em branco o espao da d u na m enor e m ais d istante, sugerindo a luz forte do sol sobre a areia. R a bisque um to m escuro no alto de ca da d una e esfum e-o com o dedo, fazendo um b o rro. A ponte novam ente o basto de carvo no bloco de lixa e desenhe o capim com traos escuros sobre o bo rro . N ote que algum as linhas so curvas e o u tras, diagonais. Sugira as som bras na base dos tu fo s de capim e no prim eiro plano, passando deli cadam ente o dedo coberto de carvo.

71

3. Coloque mais sombras


Desenhe tu fo s m enores de capim na encosta das dunas, m u d an d o a dire o dos trao s, p ara obter m aior va riedade. F aa toques rpidos com o basto bem ap o n ta d o , p ara indicar plantas m enores e fragm entos de ve getao sob os tufos. Desenhe mais um tufo no centro do q u ad ro e esfum e-o ligeiram ente com a po n ta do dedo, a fim de criar um a som bra. A perte o dedo co n tra a lixa escu recida para pegar mais tom e faa al gum as som bras no prim eiro plano, indicando curvas e irregularidades na praia. E ntre essas curvas, clareie tre chos de areia com a b o rrach a, para sugerir m anchas de luz.

4. Traos sem esfumar


A ponte m ais um a vez o b asto de carvo no bloco de lixa e faa um grande tu fo de capim no prim eiro plano. Segurando o basto de lado, dese nhe longas som bras inclinadas para a direita; deixe esses traos sem esfu m ar. A crescente na p raia hastes es parsas de capim e fragm entos de vegetao. Deixe a d u n a da direita s com as som bras p ro jetad as pelo capim : ro deada por tan to s tons, essa rea em branco transm ite lum inosidade.

72

5. Contraste as sombras
P a ra refo rar os escuros do cu, pe gue m ais p de carvo com a p o n ta do dedo e passe-o suavem ente sobre as nuvens. Proceda da m esm a form a com algum as reas som breadas da d u n a grande da esquerda (coloque um a folha de papel-m anteiga d ebai xo da m o, se achar que os traos es to b o rran d o ). Sem pre trab alh an d o com o dedo, acrescente mais toques de som bra ao prim eiro plano. A ponte a borracha e use-a para fa zer algum as linhas finas entre os tu fos de traos escuros, a fim de indicar o reflexo do sol no capim . C om a p o n ta do dedo m nim o, esfum e cuidadosam ente o tringulo in vertido do m ar, to rn a n d o -o mais uniform e, p a ra a u m en tar o co n tras te com a b o rd a da d u n a da direita, ilum inada pelo sol. Use a b o rrach a tam bm p a ra cla rear a faixa do cu logo acima do m ar

escuro e as reas das dunas d ireta m ente expostas luz. P o r fim , a n a lise com ateno as partes em branco, p ara verificar se restaram eventuais m anchas cinzentas; em caso afirm a tivo, elim ine-as com a b o rracha. Seu desenho est p ronto e voc po de em oldur-lo. N o en ta n to , se q ui ser proteg-lo com algum as cam adas de fixador em spray, prenda-o com fita adesiva p rancheta de desenho ou a um pedao de papelo (neste ca so, coloque-o em p, encostado na parede). Segure o tubo a um a distn cia de 40 ou 50 cm, aproxim adam en te, e espalhe o fixador sobre o trab alh o , dirigindo o spray de um la do p a ra o o u tro . T om e cuidado para n o aplicar fixador dem ais, pois, se este escorrer, estragar o desenho em vez de preserv-lo. A plique som ente duas ou trs cam adas bem finas: o q u an to b asta p a ra resguardar sua o b ra de borres acidentais.

M A T E R IA L EMPREGADO Uma folha de papel texturizado, de aproxim adam ente 22,5 x 30 cm. Basto de carvo natural. Bloco de lixa. Borracha. Fixador em spray (opcional).

73

Desenho a borracha
TONS NOTURNOS Experimente desenhar ao ar livre, noite: mais fcil determinar claros e escuros, as formas ficam simplificadas e a luz estvel. Isole a fonte de luz (uma janela, por exemplo) antes de comear o trabalho e deixe-a em branco. Quebre ao meio um basto de carvo de 1 cm de largura, e use-o de lado para fazer uma cobertura rpida. Trabalhe ao contrrio: cubra a pgina com carvo e desenhe com limpa-tipos. Para criar os tons, leve as sombras para a escurido e faa seus detalhes mais escuros ainda, usando carvo macio comprimido ou lpis de carvo. Qualquer ponto claro feito com borracha sobre estes negros intensos destaca-se em vivido contraste.

B orracha no serve apenas para a p a gar erros, m as tam bm p a ra dese n h ar. E xperim ente fazer esboos to nais e depois use um a b o rrach a para m arcar fontes de luz, m odificar tons e realar detalhes. O carvo o m aterial ideal para p raticar essa tcnica, pois sua maciez perm ite-lhe, com igual facilidade, es fu m ar tons ou criar reas em b ra n co. O lim pa-tipos, encontrado em pa pelarias, a b o rrac h a m ais indicada p a ra esse trab a lh o , e as borrachas plsticas, p o r sua rigidez, so ideais p a ra fazer linhas retas.

Para esfum ar tons passe delicada

Como usar o limpa-tipos


P a ra no sujar a borrach a inteira, ar ranque um pedao pequeno, mais ou m enos do tam a n h o de um a ervilha. E sfregue-o n a m o at esquentar o suficiente para que voc possa moldlo na fo rm a desejada.

m ente sobre a rea um a bola de lim pa-tipos: o pigm ento fica mais li so, conferindo granulao s partes no esfum adas, m esm o que o papel tenha pouca textura. Suavize tons colocando a borrach a firm em ente no p o n to relevante, mas no a esfregue. R epita a operao at chegar ao tom desejado. Para obter reflexos de luz proceda da m esma form a, porm antes faa um a p o n ta fina no lim pa-tipos. Crie linhas brancas deslizando a pon ta do lim pa-tipos com presso sobre a folha de papel. Se preferir, use um a b o rrach a plstica. Q uando a b o rrach a estiver suja, jogue-a fo ra e providencie o u tro pe dao. O lim pa-tipos com pletam ente preto tende a saltitar n a superfcie, colocando mais carvo -no trabalho ao invs de retir-lo.

74

A esquerda: Para fazer os raios de sol, o artista Ferdinand Petrie apagou levemente algumas faixas na superfcie sombreada do lago. As linhas apagadas do capim no primeiro plano sugerem lminas iluminadas pelo sol. Acima: Galo, de Harry Borgman, 22,8 x 31,4 m. Toques de branco puro feitos com limpa-tipos enfatizam a textura das penas.

Exemplo: rua sombria


Neste exem plo, depois de fazer o es boo inicial, o artista H arry Borgm an inverteu a ordem usual de trabalho: cobriu a fo lh a com carvo e dese nhou com bo rrach a. A nfase d a rua estreita d ad a pe las linhas verticais, um efeito que Borgm an destaca colocando em p os fios do papel canelado e desenhando com traos que acom panham a dire o desses fios.

1. Planeje a composio
Com um lpis de carvo H B , faa os contornos dos prdios e sugira os de talhes que destacar das som bras no tra b alh o term inado: o lam pio es qu erd a, as placas e jan elas, as pessoas. M ude p a ra um lpis de carvo 4B e, com traos leves e verticais, passe um tom cinza sobre to d a a folha. Certifique-se de que sua superfcie de trab a lh o lisa, pois qualquer salin cia aparecer com o pigm ento. Alise o tom esfregando-o levemente com o lim pa-tipos.

2. Acrescente os tons escuros


C om o o prdio da direita est em som bra p ro fu n d a , pinte-o com um tom bem escuro: use o lpis 4B e dei xe que a tex tu ra do papel guie seus traos. M antenha os tons uniform es, m as deixe aparecer um pouco de p a pel, p a ra d ar m aior textura. Se q ui ser, use carvo com prim ido em lugar do lpis, para ter um a cobertura mais rpida. A plique m enos presso para fazer o tom do centro do prim eiro plano e do prdio da esquerda. R eforce os detalhes indicados na prim eira etapa, para que no fiquem enterrados n a som bra o lam pio, as placas e janelas e as pessoas. A aplicao dos tons escuros j cria o efeito geral de um fundo fo r tem ente ilum inado, co n to rn ad o dos lados e em baixo p o r tons som breados.

3. Use a borracha nas sombras


M odele um a bolinha de lim pa-tipos em form a de p o n ta e faa as reas brancas no prdio da direita e a p o a de gua no meio da rua. A pague to d o o tom das reas sob luz forte o cu, o trecho claro da rua, o prdio de frente para o sol. In dique detalhes de a rq u itetu ra es querda e faa um a m ancha no lam pio, p a ra sugerir um reflexo. Sem pre que apagar, sopre o papel ou passe um pincel para rem over o p de carvo e as m igalhas de lim patipos. D irija-as para longe da fonte de luz do desenho, pois essa rea de ve perm anecer lim pa. M antenha o tra b alh o na posio h o rizontal, p a ra que os detritos no se espalhem . No se esquea de lim par os dedos constantem ente, com .pano m olhado. C oloque tam bm um pedao de p a pel im permevel sob a m o, para no lam buzar o carvo.

4. Faa os detalhes
A ponte o lpis 4B num bloco de lixa (assim ele se desgasta m enos do que com estilete) e faa os detalhes pe quenos. Desenhe as janelas, as m olduras e outros porm enores arquitetnicos. Finalm ente, sugira as janelas do prdio da direita cm um tom preto uniform e, e esfregue o dedo sobre as reas brancas que foram apagadas, para suaviz-las. Esse tipo de desenho exige um a abordagem p lanejada. Estabelea a fonte de luz antes de com ear e faaa aparecer em branco puro no tra b a lho term inado. Da m esm a form a, es tude bem a posio das som bras e de term ine o tom de cada um a em rela o s outras.
MATERIAL EMPREGADO Uma folha de papel Ingres, de aproximadamente 25,4 x 25,4 cm. Lpis de carvo HB e 4B. Limpa-tipos. Borracha plstica (opcional). Bloco de lixa. 77

Tipos de carvo
O carvo um m aterial apresentado em vrias form as. C a d a um a delas produz m arcas de diferentes densida des e possui um a caracterstica p r pria de m anuseio. O lpis de carvo, por exem plo, transm ite ao usurio um a sensao de segurana. Talvez voc queira us-lo p o r esse m otivo, mas no deixe de experim entar os ou tros tipos o de salgueiro e o com prim ido , que podem enriquecer seus desenhos. duzir o efeito de luz forte com o a do sol , j que o carvo com pri m ido, por ser to escuro, faz com que as reas claras fiquem ain d a mais in tensas. preciso ter cuidado apenas com um a coisa: sendo m uito denso, o carvo penetra nas fibras do papel, dificultando o tra b alh o de apagar os pontos em que se quer m ais lum ino sidade. A ssim , se voc estiver dese nhando um a cena noturna, por exem plo, aconselha-se prim eiro indicar com preciso a fonte de luz e deixla em branco antes de escurecer o res to do trab a lh o . Carvo de salgueiro: O btido com g a lhos naturais de salgueiro. De tom cinza, serve tam bm p a ra cobrir grandes reas. O m elhor m todo quebr-lo ao meio e us-lo de lado. A o contrrio do carvoxom prim ido, fcil de apagar e tende a ficar na superfcie, podendo ser rem ovido com o auxlio de um pincel. Voc tam bm pode criar efeitos atm osf ricos interessantes m isturando-o ao carvo com prim ido, com o auxlio de um esfum inho. Caso voc queira re-

TRUQUES DE ILU M IN A O Para criar reflexos de luz em reas sombreadas que resultaram muito escuras (a ponto de im pedir o uso da borracha), voc pode se valer do pastel branco. Pequenos toques reproduzem com eficcia pontos de luz, estrelas ou um delicado reflexo. Garanta o bom resultado desse truque, aplicando sempre um fixador sobre o carvo antes de passar o pastel, para no correr o risco de borrar e estragar seu desenho.

Trs tipos de carvo


A ntes de com ear um desenho defi nitivo, treine um pouco fazendo al guns esboos (veja abaixo) e leve em considerao a natureza do carvo, assim com o os efeitos que ele pode produzir: Carvo comprimido: Em bastes, produz m arcas negras de grande den sidade. liso e farelento, principal m ente na fo rm a mais m acia. Ideal p a ra esboos, possui a p ro fundidade de tom que som bras real m ente escuras requerem . Essa p ro priedade m uito til p ara rep ro

DESENHANDO A LINHA E O TOM

A A P LIC A O DO C AR VO Ponha em prtica este exerccio simples, para treinar sua habilidade no uso de diferentes tipos de carvo. Faa o fundo com carvo de salgueiro e sobre ele desenhe a gram a com traos curtos, usando lpis de carvo macio e mdio. Indique o plo do gato com linhas feitas a lpis.

A M ISTU RA DE TONS Agora esfume os tons escuros e mdios, para dar uma aparncia mais natural. Para uma rea pequena como esta, use esfum inho de papel, que, ao contrrio do dedo, garante um trabalho limpo. Para desenhar em reas pequenas, sempre mais fcil usar lpis em vez de bastes.

78

tra b a lh a r determ in ad a rea, clareiea com um a b o rrach a, p o r exem plo, ou acrescente sobre ela detalhes mais escuros. L pis de carvo: So teis p ara tr a balhos delicados e m inuciosos com o, por exem plo, um p o rto de ferro b a

tido. M as, no acrscimo de detalhes em reas escuras que esse lpis m os tra sua m aior utilidade os mais m acios produzem m arcas to densas com o as do carvo com prim ido, per m anecendo visveis m esm o sobre um fundo negro p ro fu n d o .

Acima: Place des Vosges, de Harry Borgman, carvo sobre papel Canson Montgolfier, 24,2 x 29,2 cm. A variedade de texturas deste desenho se deve ao uso do carvo de salgueiro e do lpis de carvo.

Exemplo: cidade egpcia


Neste desenho de um a cidade egpcia, o a rtista H arry B orgm an serviu-se dos trs tipos de carvo. A co m p a nhan d o cad a etap a do exem plo, vo c en ten d er m elhor com o usar cada um e a finalidade deles. Borgm an deu preferncia a um p a pel de tex tu ra spera, porque, segun do ele, a aspereza valoriza a a tm o s fera d a cena. N o en ta n to , caso voc p refira, n ad a o im pede de usar papel liso.

1 . O desenho de contorno
Com um lpis de carvo HB, faa um esboo d a cena. P ro cu re observar, nessa fase, com o se d o equilbrio da com posio, pois isso facilitar o tra balho nas fases posteriores. N ote que o m uro a tu a com o um a espcie de m o ld u ra p a ra o to u ro , separando-o do g aro to e das casas direita.

2 Comece a sombrear
Q uebre a p o n ta do b asto de carvo de salgueiro e, virando-o de lado, fa a o cinza das m o n tan h as distantes. C om o lpis, acentue o con to rn o do to u ro e faa, delicadam ente, os tons m dios que aparecem nas costas e cabea. Realce o ro sto , b raos, pernas e cinto do g a ro to , pressionando o l pis levem ente, p ara o b ter um a linha mais forte. T rab alh e da m esm a m a neira a rea escura ao lado do m uro. N ote com o se destaca a claridade da cam isa, co n trastan d o com a pele es cura e os tons m dios volta.

80

3. Comece a esfumar
M isture o carvo com um esfum inho de papel, usando a p o n ta nas reas em que h detalhes. N ote que os tons com eam a ad q u irir solidez e o m u ro branco atrs do touro parece mais claro. Lem bre-se de que voc pode dese n h ar com o esfum inho use-o p a ra fazer as partes escuras das pedras do prim eiro plano. A pare um b asto de carvo com prim ido (m acio), deixando a p o n ta bem aguda. T rab alh e as p artes escu ras do fundo e das m ontanhas distan tes, indicando as janelas das casas. (Se no se sentir seguro para desenhar reas pequenas com carvo com pri m ido, use o lpis.)

4. Escurea as sombras
M isture os tons escuros e m dios das m o n tanhas distantes, com o esfum i nho de papel. Isso lhes d ar solidez e im presso de tridim ensionalidade. F aa as som bras em baixo das pe dras, para ressaltar suas form as e su gerir a direo da luz. C om o lpis ou o basto de carvo com prim ido, defina o c o n to rn o do to u ro , re fo r ando as linhas. Com ece a som brear as reas escuras com carvo com prim ido.

CARVAO COMPRIMIDO Neste desenho, os bastes de carvo comprimido desempenham um papel fundamental na relao entre os espaos positivos e negativos. Em grande parte, isso se deve sua qualidade de criar fortes contrastes entre luz e sombra a luz mais vibrante criada pelo papel em branco e os escuros mais profundos, pelos tons densos do carvo comprimido. 82

5. Complete a fuso de tons


A inda com o carvo com prim ido, term ine a rea de som b ra na parte inferior do corpo do to u ro . Em seguida, esfum e-a note com o esse tom escuro e slido deixa mais claros os tons m dios aplicados anteriorm ente. M isturando os tons com o esfum inho de papel, suavi ze a rea do plano interm edirio atrs do g aroto. M an tenha alguns pontos escuros p ara obter mais contraste. Faa as ltim as retificaes que julgar necessrias, co m o, por exem plo, retocar as m o n tan h as. N ote com o o desenho acabado im plica um a relao de agradvel equi lbrio entre o realism o e a abstrao.

A chave p a ra o resultado bem -sucedido est em explo ra r ao m xim o a tex tu ra spera do papel e, ao mesmo tem po, com binar isso com a variedade de efeitos que a m istura dos diferentes tipos de carvo perm ite produzir.

Fixando o desenho
Q u ando der o tra b a lh o p o r term in ad o , aplique um fixa dor em spray. M as aplique-o com parcim nia, seno o excesso far o carvo escorrer. Depois disso, voc talvez ainda queira escurecer deter m inadas reas. E n tretan to , evite clarear o desenho, pois, ao faz-lo, o papel p o d er esfarelar.

MATERIAL EMPREGADO Uma folha de papel Ingres, de 40,7 x 19,7 cm. Um lpis de carvo HB. Um basto de carvo de salgueiro. Um basto de carvo comprimido macio. Um esfuminho de papel. Fixador em spray (opcional).

Modelagem de tons com traos


E sfum ar com carvo um tra b a lh o fcil e m uito agradvel. P o r essa ra zo, m uitos artistas no conseguem resistir tentao de esfum ar e se li m itam a essa tcnica p ara ob ter os tons em seus tra b a lh o s. O problem a que isso faz com que seus desenhos paream sem pre iguais. Vale a pena, p o rta n to , resistir ao im pulso de esfu m ar e tentar fazer desenhos tonais b a seados em traos. Alm disso, h a vantagem de p o der escolher entre diversas form as de carvo. O carvo de salgueiro, em es pecial em form a de lpis, o mais in dicado para o desenho a traos, um a vez que ele pro d u z linhas finas e per m ite c h an frar a p o n ta para as linhas mais grossas. Suas qualidades tonais tam bm se alteram significativam en te, conform e a presso aplicada. O carvo com prim ido, em bora ideal p a ra reas de negro aveludado, m enos adequado p a ra traos. Em geral os bastes so dem asiado gros sos p ara produzirem linhas de largu ras sutis, e m esm o a m enor presso deixa um a m arca densa.

Tcnicas
E m b o ra as linhas no esfum adas do carvo sejam irregulares, ainda assim possvel g rad u ar as tonalidades co m o com q u alquer o u tro m aterial de desenho. C oloque em prtica as tc nicas que voc u saria com , digam os, caneta e tinta: hach u ras e hachuras cruzadas, variando a largura das li nhas e a distncia entre elas, p ara conseguir variaes de tons.

l r COMO APONTAR LPIS Sem dvida, a melhor maneira de se apontar lpis cortar fora a madeira com um canivete ou um estilete e esfregar a ponta num bloco de lixa (folhas de lixa montadas num pedao de madeira). Controle a forma da ponta fina, chanfrada, rombuda ou arredondada e seu comprimento. Deixe uma ponta maior, para que dure algum tempo.

Traos e esfumados
Depois de ter dom inado os efeitos to nais exclusivam ente com linhas, ex perimente com bin-las com pequenas reas de tons esfum ados, p ara obter im presses com o as que se pode ver no nu sentado ( esquerda). A qui, o inovador artista espanhol Jo an M i r m odelou as form as com a tcnica do esfum ado, mas enfatizou a m us cu latu ra e o fu n d o com traos densos e rabiscados.

esquerda: Nu sentado, de Joan


Mir, 63 x 48 cm. Traos esfumados e no esfumados definem cada uma das formas. O efeito geral arrojado, audacioso e escultural.

Abaixo: Retrato de E d m o n d D uranty,


de Edgar Degas, 31 x 47 cm. Traos muito prximos compem as reas escuras, enquanto traos soltos indicam os tons claros.

Aprimore sua tcnica de traos

Faa estes quatro exerccios com apenas um lpis de carvo 4B (macio). Use sua habilidade para produzir efeitos diferentes. Atenha-se a uma nica superfcie. TOM U N IFO R M E Primeiramente, crie um tom uniform e usando traos curtos, feitos com a mesma presso. Note como o tom escurece com a sobreposio das m arcas do lpis, enquanto o branco do papel visvel adquire uma aparncia granulada, texturizada.

TOM EM DGRAD Continuando a exercer uma presso uniform e no lpis, gradue o tom do escuro para o claro, fazendo traos bem juntos no incio e espaando-os medida que se aproxim ar do fim. Encurte os traos direita, para rebaixar ainda mais o tom. Para aum entar ainda mais o controle sobre o lpis, procure form ar o tom com linhas horizontais contnuas, que variem do plido ao escuro e viceversa. No hesite ao fazer isso, do contrrio correr o risco de interrom per o trao no meio da folha.

TR A O S VER TIC AIS E H O R IZO N TA IS Faa traos horizontais amplos ao descer com o lpis pela folha, mas dim inua gradualm ente a presso. Sobre a metade do trabalho faa uma rea de negro intenso, com linhas verticais. Alm de ilustrar a flexibilidade de um instrum ento para produzir uma variedade tonal completa, este exerccio tem por finalidade expandir sua habilidade de desenhar linhas retas a mo livre. Repita a srie, desta vez com linhas curvas. Note a diferena na aparncia as reas de tom sem elhantes ficam aleatrias e desiguais.

TO N S ESFU M ADO S Agora desenhe um conjunto de linhas uniformes, bem juntas. Faa hachuras cruzadas sobre a metade delas, com uma camada de traos de presso igual, para tornar o tom duas vezes mais escuro. Desta vez, porm, esfregue a rea com o dedo ou um pano. Assim com o a prtica constante essencial nas outras artes, o exerccio constante do desenho leva ao aperfeioam ento de seu domnio. Desse modo, ao retratar uma cena complexa, procure concentrar-se no desenho do motivo, sem preocupaes com problemas secundrios.

86

Exemplo: mulher de cabelo castanho


Neste retrato , o artista Jo h n Law n p ro d u ziu os tons u san d o apenas trao s no esfum ados, feitos com lpis de carvo d u ro , m dio e m acio sobre papel de rolo.

1. Esboo preliminar
Faa um a p o n ta bem fina no lpis duro e desenhe um a figura oval, com o auxlio de linhas verticais e horizo n tais, p a ra rep re sentar a cabea e localizar as feies. C o m o a cabea est voltad a p a ra a direita e levem ente inclinada p ara baixo, m ova a li nha central um pouco p ara a direita e c u r ve as linhas h orizontais delicadam ente em to rn o da form a oval. Siga essas curvas p a ra situar a orelha. Esboce os co n to rn o s do cabelo com li nhas leves, facilm ente alterveis. (Note que a inclinao da cabea faz com que a linha da raiz do cabelo parea m ais baixa do que seria com a cabea na posio vertical.) Desenhe com cuidado as sobrancelhas, olhos, nariz e boca. Lembre-se de que, com um a viso de trs q u a rto s, o olho direito fica mais perto da linha central vertical que o olho esquerdo.

2. Defina as feies
A ntes de iniciar esta etapa, verifique se a p o n ta do lpis co n tin u a afiad a. Se estiver ro m b u d a, apo n te-a num bloco de lixa. Desenhe as fo rm as exatas dos traos fi sionm icos: as plpebras, o can to c n ca vo visvel na rb ita ocular esquerda. Indi que a ris. D efina o olho. R eforce a fo rm a do nariz e das narinas, o lbio superior (em form a de asa) e o inferior (carnudo e um pouco q u ad rad o ). A gora rabisque levem ente as reas mais escuras da cabea cabelo, testa, m a do rosto, m axilar, pescoo, rb ita ocular, nariz e lbios. Isso estabelece um a clara dis tino entre as reas ilum inadas e som breadas.

3. Comee a formar o tom


M ude p a ra o lpis de carvo m dio p ara fazer as som bras sugeridas na etap a a n terio r. Faa um arco cu rto n a testa, face e m a xilar, de m o d o que os trao s acom panhem as curvas d o rosto. Faa a m esm a coisa, ag o ra em m enor escala, n as rb itas o cu la res e ao longo da lateral d o nariz. Indique a reentrncia escura em baixo do osso d a face com h ach u ras cruzadas e in clinadas sobre as h ach u ras existentes. Use a p o n ta do lpis p ara reforar o con to rn o dos olhos, fazendo um to m delica do em baixo d a plp eb ra superior, p a ra su gerir a so m b ra p ro je ta d a p o r ela. D efina a fo rm a dos lbios.

4. Reforce a forma
Incline o lpis de carvo m dio e, com tra os largos e curvos, continue reforando os tons d a p a rte lateral da te sta , face, m axi lar e pescoo. A p ro fu n d e as som bras nas rb itas o cu lares e em to rn o das plpeb ras. A centue a parte in ferio r do nariz e indique os d e ta lhes d a orelha. C om m ovim entos soltos e livres, escure a o cabelo, fazendo grafism os com o l pis p a ra frente e p a ra trs. C urve os traos para sugerir a textura dos cachos. Nos pon tos em que o cabelo escuro aparece em si lhueta, c o n tra sta n d o com o lado ilum ina do do ro sto , reforce o co n to rn o . Note com o o escurecimento dos tons cria um a fo rm a mais tridim ensional que na eta p a an terio r.

5. Contraste os claros e escuros


U se o lpis m acio p a ra escurecer os cachos do cabelo, fazendo traos cur tos e grossos. C oncentrando-se ag o ra nos olhos, escurea as sobrancelhas e a linha das plpebras. Sugira os clios e as pupilas. Com um lim pa-tipos, clareie o branco dos olhos, faa os reflexos nas pupilas, d toques de luz s plpebras e limpe as reas ilum inadas do rosto. MATERIAL EMPREGADO
Uma folha de papel de rolo de cerca de 21,5 x 18 cm. Lpis de carvo duro, mdio e macio. Bloco de lixa. Limpa-tipos.

89

Penas para desenho


Tinta e pena constituem mdiuns versteis, que abrem campo para inmeras for mas de expresso individual. As penas disponveis nas lojas especializadas enquadram-se em categorias distintas, cada tipo apropriado para determinada aplicao desenho artstico ou tcnico, caligrafia, elaborao de mapas e as sim por diante. Mesmo as penas ou canetas no projetadas para utilizao arts tica oferecem resultados surpreendentemente bons. Com um pouco de experincia, voc encontrar os tipos mais adequados s suas necessidades.

MATERIAL - 90
As canetas-tinteiro so mais macias que as penas comuns. Elas mantm um flu xo uniforme de tinta para a pena e no precisam ser freqentemente mergu lhadas na tinta. Por isso, so mais pr ticas para desenhos improvisados. Entretanto, as penas das canetas-tin teiro tm pouca flexibilidade, admitindo poucas variaes na espessura das li nhas. A variedade de penas tambm bastante limitada. Alm do mais, para evitar entupimentos, a maioria das ca netas-tinteiro exige o uso de tinta lav vel colocada no depsito por meio de suco atravs da pena. Isto tam bm limita bastante sua versatilidade.

Gostaria de comear a trabalhar com bico de pena e tinta. Qual o tipo de pena mais adequado para princi piantes?
As penas de escrever so uma boa es colha, tanto para principiantes quanto para artistas experientes. So feitas de ao e variam muito na forma e na flexi bilidade. Cada uma faz uma srie de marcas diferentes e, quanto mais flex vel a pena, mais variada a espessura do trao que ela produz. Seu preo rela tivamente baixo; portanto, compensa adquirir vrias e experiment-las. Alm disso, voc pode us-las com qualquer tipo de tinta, pois, ao contrrio das canetas-tinteiro ou canetas tcnicas, que possuem um mecanismo relativamen te complexo para armazenar e deixar fluir a tinta, as penas dispem apenas de um cabo, com a funo de mero su porte. Alguns modelos so providos de um pequeno reservatrio, embutido no cabo ou acoplado pena, para arma zenar tinta extra.

nha uniforme e so as mais usadas em esboos. Disponveis em diversos tama nhos, so identificadas por uma nume rao, de acordo com sua espessura.

Penas de caligrafia: Tm a ponta rom buda e angulosa. Como o nome indica, so mais usadas em caligrafia do que em desenho. Quando traadas no sen tido vertical, as linhas que elas produ zem so espessas; no sentido horizontal, produzem linhas finas. Penas speedball: Como as de caligra
fia, produzem linhas de espessura va riada, dependendo da direo do trao; mas so menos angulares, pois a sua ponta redonda. Ideais para traar li nhas grandes, audaciosas.

Posso usar canetas tcnicas em meus desenhos?


Essas canetas foram projetadas espe cificamente para o desenho tcnico, e tm preo bastante elevado. Permitem grande preciso e algumas delas so equipadas com penas tubulares de di versos tamanhos, cada uma com uma espessura de linha determinada. Voc pode usar canetas tcnicas em traba lhos de linhas muito detalhadas, que exi jam um enfoque mais deliberado do que espontneo. Mas, assim como as canetas-tinteiro, elas no permitem varia es contnuas na espessura da linha. Outro inconveniente que seu mecanis mo delicado entope com facilidade e precisa ser limpo freqentemente.

Penas de cinco pontas: Produzem si multaneamente cinco linhas de igual es pessura. So usadas, s vezes, para fazer hachuras cruzadas. Quais as vantagens e desvantagens das canetas-tinteiro em relao s penas comuns?

Alm das penas de escrever, que ou tros tipos podem ser utilizados com finalidade artstica?
A seguir fornecemos uma pequena re lao de penas, com um breve resumo de suas caractersticas. Algumas so utilizadas normalmente para outros fins, mas prestam-se tambm para de senhar.

Penas para desenho de mapas: Tm ponta muito fina e reta, excelente para detalhes. So flexveis e permitem va riar consideravelmente a espessura da linha. Pena fina, redonda: Tem tambm pon ta delicada (redonda) e bastante utili zada em trabalhos detalhados. Mas menos flexvel que as penas para dese nho de mapas. Penas rondes: Proporcionam uma li-

direita: Pena com cabo especiai e dois cabos comuns. De cima para baixo: Penas comuns vrias delas com reservatrio para tinta. As duas do alto so speedball; a sexta de caligrafia e a ltima uma pena para mapas. As demais so penas redondas de diversos tamanhos.

91 - MATERIAL

Tintas de escrever para desenho


ou no. A tinta colorida prova de gua, tambm chamada tinta para desenho de artistas, apresentada numa varie dade de aproximadamente vinte cores. A tinta solvel, com uma variedade me nor de cores, menos densa e d a im presso de uma aquarela diluda. A escolha depende, aqui tambm, do seu estilo de desenho.

As tintas de escrever variam na consistncia, no acabamento, e podem ser sol veis ou, ento, prova de gua. A escolha depende, portanto, do seu estilo de desenho e do tipo de pena utilizado. De qualquer forma, procure escolher sem pre tintas de fluncia suave, secagem rpida e boa aderncia ao papel.

As tintas podem ser prova de gua ou no. Quais as caractersticas e o tipo de aplicao da tinta prova de gua?
A tinta prova de gua um pouco mais densa que a solvel e, depois de seca, confere ao trabalho um acaba mento ligeiramente brilhante, com con tornos bem precisos. Infelizmente, o ver niz que lhe adicionado provoca en tupimentos nas canetas especial mente as tcnicas, de ponta fina , mesmo quando se dilui a tinta com um pouco de gua destilada. Deve ser usa da, portanto, com penas comuns de es crever. O uso de tinta prova de gua im prescindvel quando se pretende sobre por uma aguada ou tintura ao desenho (nesse caso, a tinta solvel deixaria o trabalho borrado).

A tinta solvel no contm verniz. Por isso, usada principalmente para apli car aguadas sobre desenhos feitos com tinta permanente. Ela penetra mais no papel que a tinta permanente e, depois de seca, d um acabamento fosco ao trabalho. As tintas solveis em gua podem ser usadas em desenhos lineares, a bico de pena ou com canetas tcnicas, desde que voc no umedea o trabalho pos teriormente.

Tintas coloridas podem ser mistura das entre si?


Sim. Mas importante usar tintas do mesmo fabricante, pois cada marca produz uma superfcie diferente depois de seca. Se voc quiser, poder tam bm dilu-la com gua destilada, para tornar sua consistncia mais fluida.

Qual o tipo de tinta que oferece maior resistncia luz?


a tinta preta permanente, mais conhe cida como nanquim. Alm de ser a mais resistente luz, tambm a mais den sa de todas as tintas. A tinta nanquim constitui a escolha ideal para quem pre tende tirar fotocpias ou reproduzir de alguma outra forma o seu trabalho.

Algumas tintas costumam descorar, outras no. Por que isso ocorre?
Isso est relacionado com uma carac terstica das tintas: a permanncia, ou seja, a capacidade de resistir luz. S a preta e a branca so permanentes. As tintas de desenho coloridas so feitas base de corantes solveis, em vez de pigmentos; portanto, no so resisten tes luz, como as primeiras. Para mi nimizar o descoramento, proteja seus desenhos da exposio prolongada luz.

E quais as caractersticas e o tipo de uso das tintas solveis?

Posso usar nanquim com canetastinteiro ou tcnicas?


No; o nanquim contm verniz e, por is so, entope facilmente as canetas. Useo somente com penas comuns.

Tenho j alguma experincia no uso de nanquim. Mas gostaria agora de trabalhar com tinta colorida. Como devo orientar-me na escolha entre os diversos tipos?
Sua experincia com nanquim ser mui to til quando voc trabalhar com tinta colorida. Esta pode ser prova de gua

Observei que algumas tintas tm consistncia mais densa que outras. Como lidar com essa diferena?
De fato, as tintas variam consideravel mente na consistncia, e vale a pena experimentar diversas para descobrir o tipo que melhor se adapta sua manei ra de trabalhar. A consistncia determi na outra importante caracterstica da tinta: seu grau de opacidade ou de transparncia. Quanto mais transparen te a tinta, maior profundidade e rique za de cor voc obter ao sobrepor diversas camadas.

Existem muitos tipos de tinta preta, colorida solvel ou prova de gua. Ao escolher, leve em considerao o seu estilo de desenho e o tipo de pena empregado.

Arte oriental
Se voc planeja aventurar-se no campo da arte oriental, bom equipar-se com pincis, tintas e papis adequados. O material que descreveremos a seguir, es pecfico para formas de arte orientais, pode ser encontrado em algumas das boas lojas de material artstico e revela-se til tambm para trabalhos feitos dentro das tcnicas de arte prprias do Ocidente.

MATERIAL - 92

Quais so as caractersticas dos pin cis orientais?


Os pincis orientais usados em pinturas foram concebidos originalmente como instrumentos de caligrafia o que ex plica sua ponta arredondada, to carac terstica. Embora seus plos sejam mais grosseiros que os dos pincis ociden tais, eles so, na verdade, mais frgeis: em vez de presos por uma tira de me tal, seus plos so simplesmente amar rados juntos, colados, e ento inseridos no orifcio da ponta de um cabo de ma deira. Atualmente, quase todos os pin cis orientais tm cabos de bambu, o que lhes d extrema leveza e facilita sua manipulao. Os plos com exceo dos do pin cel tipo leque, grande e chato so ar rumados formando uma ponta redonda, bem fina na extremidade. Os mais lon gos ficam no centro e os mais curtos, na parte externa, atuando meramente como reservatrio para a tinta.

Quais os principais tipos de pincis orientais?


A enorme variedade de pincis orientais pode ser dividida em duas categorias bsicas: Pincis de plo marrom: Tradicional mente feitos de plo de lobo, so atual mente confeccionados com plo de ca valo ou doninha. Rsticos e relativamen te resistentes, produzem pinceladas marcantes. Pincis de plo branco: Feitos de p lo de cabra ou coelho, seguram grande quantidade de tinta e so mais macios que os de plo marrom. Prestam-se igualmente bem para pinceladas delica das ou vigorosas.

escolh-los na prpria loja, a partir da referncia visual de tamanho.

Quais os principais tipos de tinta pa ra a arte oriental?


Quase toda a arte oriental baseia-se no desenho a tinta em preto e branco; por tanto, voc ter que investir principal mente na tradicional tinta nanquim. Ou tras tintas utilizadas so: Tinta preta oriental: Atualmente en contrada em vidros, em algumas lojas de material artstico. uma tinta trans lcida, base de gua, com vrios graus de permanncia. Basto de nanquim: til para quem gosta de preparar sua prpria tinta

Como feita a identificao de tama nho nos pincis orientais?


Os pincis orientais no so numerados da mesma forma que os ocidentais; so identificados por uma tira escrita em ca racteres orientais. O melhor, portanto,

Abaixo: Pincis orientais so

encontrados numa variedade de tamanhos. Os mesmos pincis podem ser usados para desenhos a nanquim ou a aquarela.

93 - MATERIAL
como fazem os artistas orientais. O bas to de nanquim, conhecido tambm co mo sumi, vem em forma de uma barra slida, comprimida. Tradicionalmente, feito de fuligem refinada de agulhas de pinheiro queimadas, misturada a uma cola extrada de espinha de peixe. Mas h tambm uma variedade ligeira mente azulada, chamada seibuko, fei ta de fuligem de leo queimado. so encontradas em paletas de porce lana, maiores que as de aquarela e mais caras , nas seguintes cores: vermelho-sangue, amarelo-brilhante, azul-ultramar, terra-de-siena queimado, preto, branco, amarelo-semente de colza, roxo-penia, azul-celeste, vermelho, verde-claro, marrom-outono, verdeescuro e vermelho.

Arte oriental
Em seguida, esfregue o pincel delicada mente com os dedos, formando uma es puma nos plos. Enxge em gua fria, e sacuda para retirar o excesso de gua. Com os dedos, d forma ao pin cel, fazendo uma ponta fina. Deixe-o sempre secar deitado, sobre uma bor da pode ser seu prato de tinta. Os plos no devem tocar em nenhuma su perfcie, enquanto secam.

Para que serve a pedra de nanquim?


A pedra de nanquim, conhecida tam bm como suzari, contm uma depres so onde voc tritura o basto de nan quim com um pouco de gua, at for mar a soluo de tinta. No passado, era feita de cobre, ladrilho, jade ou pedra; atualmente fabricada em material sin ttico.

Qual o melhor papel para trabalhos na linha oriental?


Para um bom resultado, utilize de pre ferncia o papel absorvente japons. Ele mais frgil e menos texturizado que o papel ocidental e bastante difcil de ser encontrado no Brasil. Pa ra comear, experimente o papel japo ns Hosho, que serve tanto para nan quim como para aquarela.

A ltima vez que comprei um pincel oriental ele veio com uma pequena capa cobrindo os plos. Devo sem pre recoloc-la aps o uso?
No. A capa serve apenas para prote ger os plos na loja ou na fbrica. Jogue-a fora. Se voc recoloc-la aps cada sesso, os plos no secaro da maneira apropriada e podero mofar.

Posso usar aquarela comum para in crementar meus trabalhos no estilo oriental?
A aquarela ocidental d sempre bons re sultados. Mas, se preferir, voc pode utilizar as cores orientais Teppachi. Elas

Existe uma maneira especial de lim par pincis orientais?


Lave-os sempre com gua morna e sa bo. Molhe um sabo neutro e, ento, passe o pincel sobre ele, girando-o pa ra que todos os plos fiquem cobertos.

9 que um pincel tipo leque?


um pincel oriental chato, feito de p los de cabra costurados e inseridos na fenda de um cabo de madeira. Por se rem grandes, so ideais para cobrir reas extensas.

Notei que algumas lojas japonesas vendem suportes para pincis. Qual a sua utilidade?
Se voc pretende fazer pinturas e de senhos na linha oriental e j tem uma grande coleo de pincis, os suportes podem ser teis para conservar os pin cis em ordem enquanto voc trabalha eles certamente reduzem as chan ces-de sujar acidentalmente seu papel com a tinta de um pincel largado em qualquer lugar. Tambm so prticos para guardar os pincis, mas voc de ve certificar-se de que os plos esto secos antes de coloc-los no suporte. Como o pincel fica inclinado, com a pon ta dos plos virada para cima, qualquer resduo de umidade que ficar nos plos escorrer e se acumular dentro do ca bo, junto com a cola.
esquerda: O estojo de pintura sumi

inclui tudo o que um principiante precisa para fazer um desenho a tinta no estilo oriental: o basto e a pedra de nanquim, trs pincis de bambu, uma garrafa de gua e um pequeno recipiente de tinta vermelha, para assinar a obra de arte depois de terminada.

Canetas hidrogrficas
Se voc pensa que as canetas hidrogrficas s servem para trabalhos escolares e rabiscos infantis, est enganado: esse verstil instrum ento perm ite fazer dos mais simples esboos aos mais elaborados desenhos e est sempre pronto para ser usado. Sua tinta seca quase instantaneam ente, no precisa ser diluda nem misturada e apresenta grande variedade de cores.

MATERIAL - 94

Que tipo de hidrogrfica devo esco lher para o meu trabalho?


O mercado oferece grande variedade de tamanhos, m ateriais e form atos de ponta, tipos de tinta e graus de intensi dade e perm anncia das cores. Sua es colha depende principalm ente do tipo de trao que voc pretende obter fi no e delicado, grosso e audacioso ou da rea que pretende c o lo rir.. Seja qual for seu objetivo, procure ad quirir hidrogrficas que conservem me lhor o formato da ponta, mesmo quando submetidas a forte presso. Preste tam bm muita ateno na tinta, que deve fluir com uniform idade e aderir o sufi ciente superfcie.

form atos e tam anhos, exceto os muito finos. Alm disso, resistente e flui com suavidade. Plstico: Dureza e resistncia so as principais caractersticas da ponta de plstico, utilizada para produzir as li nhas mais finas. Seu trao assemelhase ao da caneta-tinteiro e produz mais atrito que as pontas macias. Carboneto de tungstnio: Em forma de esfera, a ponta de carboneto de tungstnio caracteriza a caneta conhe cida como rollerpen. Macia e extrem a mente resistente, mantm a forma original por bastante tempo, ainda que seja usada com maior presso. parti cularm ente indicada para fazer linhas finas e uniform es.

De que material feita a ponta da hi drogrfica?


Diversos materiais, desde o feltro rela tivam ente macio, at o durssimo carboneto de tungstnio, so empregados na fabricao das pontas. As mais m a cias produzem linhas mais suaves e so especialm ente indicadas para dese nhar. As pontas mais duras tm a van tagem de conservar melhor a form a e resistir ao uso por mais tempo. Veja, a seguir, as caractersticas e in dicaes dos principais m ateriais em pregados. Feltro: Feito de l, material sinttico ou uma com binao de ambos, o feltro usado sobretudo na fabricao de pon tas mais grossas. Durvel e macio, presta-se especialm ente a m arcas densas. Fibra sinttica: Bastante difundida, a ponta de nilon ou outras fibras sintti cas firm e e muito verstil. Apresenta-se p ra tic a m e n te em to d o s os

E quanto ao formato? As pontas tam bm apresentam grande variedade?


Sim, e alguns form atos so muito ver steis, perm itindo-lhe diversificar a lar gura dos traos mediante a simples

m odificao da maneira com o voc se gura a hidrogrfica. Em seguida descre vem os algum as das pontas mais usadas. Ponta em forma de cinzel: a mais verstil. Usada em toda a largura, co bre facilm ente amplas reas; aplicada s no canto, produz linhas bem finas. Ponta em forma de bala: Especial mente indicada para traos audaciosos e algumas reas uniform es, presta-se tambm a pontos, semelhantes aos que so empregados pelos pontilhistas. Ponta aguada: Geralm ente produz li nhas finas de espessura uniforme. Vo c pode vari-las alterando a presso e o tem po de aplicao sobre o papel. As pontas mais finas fazem linhas de 0,3 mm de largura. Ponta de brushpen: Fibras alongadas, ligadas com resina, constituem a pon ta de brushpen, que lembra um pincel e produz resultados semelhantes, sem exigir gua ou limpeza. Ideal para es-

Da esquerda para a direita: uma hidrogrfica de ponta fina, duas em forma de cinzel e duas superlargas.

95 - MATERIAL

Canetas hidrogrficas

boos feitos no local, permite-lhe tanto traar linhas finas como cobrir superf cies maiores com cor uniforme.

Tipos de hidrogrfica A. Com esfera: A tinta viscosa puxada

Superfcies no porosas produzem


marcas fortes e ntidas, sendo ideais pa ra trabalhos de linhas finas. Como re tm as cores, em vez de absorv-las, permitem-lhe sobrepor cores diferentes para produzir tons sutis. No entanto, se a no porosidade for muito forte, as co res podero manchar. Superfcies texturizadas possuem uma granulao que lhe possibilita fa zer linhas ligeiramente interrompidas ou reas salpicadas.

As cores das hidrogrficas tambm oferecem margem de escolha?


H no mercado centenas de cores, cu ja intensidade varia de acordo com o fa bricante. Em geral, as cores so indicadas na tampa da caneta, mas melhor test-las diretamente sobre o pa pel. Lembre-se de que elas devem ser constantes e fluir de maneira uniforme. Como consistem em corantes e no em pigmentos, as cores tendem a des botar com o passar do tempo ou com a exposio luz solar. Assim, reserve o uso de hidrogrficas a esboos rpi dos, a menos que voc encontre cores firmes no mercado.

para a ponta pela ao da esfera giratria, como'numa esferogrfica comum. B. Ponta de fibra: A tinta flui para a ponta por ao capilar. C. Roller pen: A tinta flui livremente para a esfera de carboneto de tungstnio da ponta atravs de centenas de glbulos microscpicos, que garantem um fluxo constante. D. Ponta de plstico: Da mesma forma que na ponta de fibra, a tinta flui por capilaridade. E. Ponta de feltro: A tinta flui livremente por capilaridade.
F. Ponta de feltro com ao de vlvula:

possvel obter cores mais claras com hidrogrficas?


Sim, desde que a tinta seja base de gua. Basta mergulhar a ponta da ca neta na gua pra remover temporaria mente parte da tinta. Voc obter um efeito semelhante ao de uma aguada.

Que tipo de tinta a hidrogrfica contm?


As tintas mais usadas so base de gua ou de solventes. As primeiras ten dem a fixar-se na superfcie do papel e misturam-se com facilidade. J as tin tas base de solventes so absorvidas mais rapidamente; alm disso, so per manentes e a prova de gua. Use-as quando quiser sobrepor camadas de cores. Voc pode identificar as tintas ba se de solventes pelo cheiro, inexisten te nas tintas base de gua. Note que alguns solventes produzem emanaes txicas; portanto, empregue-os somen te em lugar bem ventilado.

Ao apertar-se a ponta, um mecanismo de vlvula libera a tinta; cessada a presso, a tinta volta para o reservatrio, onde se mantm.

Posso recarregar uma hidrogrfica?


Somente se ela tiver ponta de feltro e tinta base de solvente. Se a ponta for atarraxada, remova a tampa da extre midade oposta e pingue no reservat rio de tinta algumas gotas de solvente compatvel. Caso a ponta de feltro seja fixa, injete o solvente atravs dela, uti lizando uma seringa de injeo.

A superfcie em que pretendo traba lhar influi no tipo de marca produzi da pela hidrogrfica?
Sim, ela fundamental, assim como o tempo durante o qual se mantm em contato com a hidrogrfica. Veja, a se guir, que marcas cada tipo de superf cie lhe proporciona. Superfcies absorventes produzem marcas macias, ligeiramente impreci sas. Quanto maior seu poder de absor o, mais possibilidade oferece-lhe de criar efeitos semelhantes aos obtidos com aquarela.

Qual a melhor maneira de limpar a ponta da hidrogrfica?


Para remover uma cor indesejada, pas se a ponta da caneta sobre um pedao de papel, movimentando-a em diversas direes e com mais presso do que normalmente.

Carvo
0 carvo, o mais antigo medium para desenho, freqentemente considerado incmodo e impreciso demais para o uso em qualquer coisa alm de simples es boos preliminares. Na verdade, porm, ele permite resultados muito expressi vos e pode adaptar-se bem tanto a trabalhos grandes como aos de pequeno porte.

MATERIAL - 96

Qual a caracterstica mais importan te do carvo?


Ele no adere superfcie do papel, o que possibilita mudar os desenhos vontade. Voc pode facilmente apagar os erros, manchar ou esfumar reas pa ra produzir sombras fortes, ou ento de terminar as partes iluminadas com uma borracha limpa-tipos. Todas as varieda des de carvo exploram essa caracte rstica em maior ou menor grau.

Quais os principais tipos de carvo?


O carvo pode ser encontrado em bas tes naturais ou comprimidos, em for ma de lpis, ou em p. Assim como os lpis de grafite, ele tambm tem uma gradao que vai de duro at macio.

Sua grande vantagem que so mais fceis de controlar que o carvo em basto. Produzem linhas, e traos fir mes, e sua ponta fina e fcil de apon tar torna-os ideais para desenhos deta lhados ou muito pequenos. Entretanto, seu envoltrio impede que sejam usa dos para traos largos, e voc no po de mistur-los com muita facilidade. Os lpis de carvo so tambm qua lificados pela sua dureza. Os macios contm mais aglutinante do que os du ros. Assim como acontece com o car vo em basto, quanto mais macio o l pis, mais denso e removvel o seu trao.

do usado fixador). Os carves mais du ros tendem a aderir com mais firmeza ao papel; nesse caso, portanto, o fixa dor no essencial.

Qual a melhor maneira de apontar um carvo em basto?


Para bastes finos, use lixa; para os grossos, empregue um estilete.

Posso combinar carvo com outros mdiuns?


Perfeitamente. Voc pode combin-lo com pastel tambm macio, com nanqim ou com guache. Pode ainda acres centar uma aguada, passando um pin cel embebido em gua sobre um dese nho a carvo os tons da aguada sua vizam as linhas negras (se necessrio,

Qual a utilizao do carvo em p?


Ele aplicado com o dedo ou com um esfuminho; este ltimo o ideal para es

Qual o tipo mais comum?


o carvo em basto, feito de galhos (de parreira ou de salgueiro) submetidos a altas temperaturas, at ficarem uni formemente carbonizados. encontra do em bastes de 15 cm de comprimen to, com espessuras e graus de dureza variados. Bastes mais finos prestamse bem para esboos preliminares e tra balhos detalhados ou delicados. Os mais grossos, com dimetro de at 6 mm, so melhores para cobrir rapida mente grandes reas com traos fortes, vibrantes.

Quais os critrios para escolher o grau de dureza do carvo em basto?


Quanto mais macio o carvo, mais ele se desfaz em p e com menos facilida de adere ao papel. Portanto, o carvo macio uma boa escolha se voc quer esfumar ou mudar seu desenho, a fim de criar efeitos mais amplos. Mas ele suja mais; use-o com cuidado e aplique fixador em spray quando o trabalho es tiver pronto. O carvo macio produz uma marca negra mais intensa, enquan to os bastes mais duros so bons pa ra os tons de cinza intermedirios.

E o carvo comprimido?
So barras de carvo em p combina do com aglutinante. Trata-se de um ti po mais forte que o comum em basto, e portanto mais difcil de quebrar, mas voc no pode apagar os erros com tan ta facilidade. Usada de lado, a barra de carvo comprimido especialmente til para preencher grandes reas de tom.

palhar o produto sobre o papel, quan do se trata de cobrir reas extremamen te grandes. O carvo em p permite ob ter grande variedade de efeitos tonais (quanto mais p, mais escuro o tom). E, usando a ponta do esfuminho, voc po de conseguir tambm resultados mui to delicados.

O carvo no serve apenas para fazer esboos. um medium muito til e expressivo.

voc acrescentar mais carvo, depois que a aguada secar).

Quais os tipos de carvo que preci sam de fixador para no mancha rem?
O fixador, que liga as partculas do car vo superfcie do papel, til sobre tudo para carves muito macios, que sem ele se soltariam ( comum apagar acidentalmente algumas partes de um desenho com a manga, por no ter si

Meu carvo quebra com muita faci lidade, especialmente o que vem em basto. Existe alguma maneira de solucionar isso?
Procure no guardar os bastes e lpis de carvo no mesmo recipiente, onde eles rolam de um lado para outro e se quebram. O melhor arrum-los em compartimentos separados use um velho estojo de manicure ou caixinhas de papelo presas umas s outras.

Quais as caractersticas dos lpis de carvo?


Eles so feitos de finos bastes de car vo comprimido, envoltos em madeira.

Anda mungkin juga menyukai