Anda di halaman 1dari 51

Zaydan Alkimin

Meditao da nova era


como encontrar a paz e a felicidade

Rio de Janeiro 1994

Introduo O maior desejo do homem reside em encontrar a felicidade verdadeira. A despeito de possuir riqueza, fama, poder e conforto, milhes de seres humanos descobrem que no so verdadeiramente felizes nem esto em paz. O problema no se encontra na riqueza, no conforto ou no poder. O problema est dentro de cada indivduo. no mais ntimo do ser onde se abrigam os medos, as infelicidades, a intranqilidade e tantos outros sentimentos que roubam a alegria de viver. E se fosse possvel viver com serenidade, sem a angstia das preocupaes com o amanh? E se fosse possvel viver neste mundo experimentando uma perfeita comunho interior, livre da sensao de derrota ou fracasso? Se tudo isso fosse possvel, voc estaria disposto a experimentar uma nova maneira de viver? A meditao um caminho para se obter todas essas coisas e muitas outras. Desde milnios, utilizada por homens e mulheres que desejam alcanar a verdadeira felicidade e paz de esprito. Criaram-se templos para a prtica da meditao. Pessoas organizaram grupos para a pesquisa e a divulgao das tcnicas de meditao. Atualmente, milhes de pessoas encontraram na meditao um caminho para o cu interior. Ao contrrio do que parece, a meditao da Nova Era no um ritual. Tambm no um ato semelhante ao da concentrao. Para voc conhecer a meditao da Nova Era, necessrio apenas experimentar o estado, que difere de tudo quanto voc j tenha sentido at o momento, se nunca meditou verdadeiramente. Embora a meditao tenha sido utilizada pelos grandes mestres iluminados do passado e do presente, provavelmente voc no tem a direo de se tornar um guru. O que deseja apenas viver em paz e sentirse feliz. Quer romper com o ciclo de sofrimento humano e deixar de viver em um eterno vale de lgrimas. A meditao da Nova Era oferece esta possibilidade. Mas, para isso, necessrio no se tornar obcecado pela meditao. Quando ficamos obcecados por alguma coisa, ela se transforma em problema. Quando uma pessoa deseja ardentemente ter dinheiro, fama ou poder, acaba prisioneira destas coisas. Enquanto no as tiver, no se sentir feliz e realizado. Muito do sofrimento vem da obsesso. Para meditar, voc tem de estar solto, livre, leve e natural. S ento poder entrar neste estado de graa que pouca gente alcanou. A meditao uma poderosa chave que abre a porta do mistrio de existncia. Quando se l livros, se assiste a filmes ou se tem notcia de pessoas que praticam meditao, surge logo a associao a igrejas, templos ou

mosteiros. Lembramos de monges budistas com as cabeas raspadas, velas acesas e cheiro de incenso. Muitos pensam: No participo dessas coisas ridculas. Costumamos associar a meditao com posies desconfortveis de Yoga, murmrio de palavras ininteligveis e sons de gonzo. Tudo isso chegou ao Ocidente como meditao. Muita gente atrada pela curiosidade buscou a identificao com tais prticas, mas descobriu que no lhes serviam. Outros, numa minoria, continuaram envolvidos nas prticas do budismo, do zen-budismo, do taosmo, do yoga e de tantas outras filosofias orientais. So necessrios tantos rituais para se meditar? Ns, os ocidentais, alcanaremos os mesmos resultados que os orientais, copiando suas tcnicas de meditao? Alimento srias dvidas a esse respeito, embora saiba que a gua pura e cristalina serve para matar a sede de qualquer indivduo, seja ele oriental ou ocidental. O que importa saber se de fato a gua pura e cristalina. Neste livro, estou oferecendo a oportunidade para voc aprender algumas coisas relacionadas com uma nova forma de meditar. No um mtodo totalmente moderno, mas sim uma mesclagem de conhecimento das tcnicas orientais e descobertas revolucionarias no campo da Psicologia Experimental desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos. Essas tcnicas so perfeitamente compatveis como nosso mundo ocidental, intelectualizado e pouco sensvel s coisas do corao. Voc com certeza se identificar melhor com elas. Agora passe para a pgina seguinte, e inicie um processo novo que lhe permitir uma nova maneira de viver, encontrar a paz e felicidade verdadeiras. isso que a meditao da Nova Era lhe oferece. O Autor

Os Benefcios da Meditao Para refletir: Numa noite de lua cheia, o discpulo estava olhando extasiado o reflexo da lua no lago. A brisa fresca da noite encrespava levemente a gua, desenhando mil e uma forma luminosas no espelho do lago. O mestre estava de olhos fechados. No dia seguinte, o discpulo indagou: - Mestre, os reflexos estavam lindos, por que voc no abriu os olhos, nem por um instante? O mestre, ento, respondeu: - Eu estou vendo o reflexo do lago no cu. A certeza de que a meditao tem um defeito benfico sobre o corpo e a mente humanas pode ser facilmente comprovada por qualquer pessoa. Voc com certeza j meditou muitas vezes, embora no tivesse conscincia de que era isso o que fazia. O interesse sobre os efeitos da meditao levou pesquisadores do Centro de Psicologia Aplicada da Universidade de Nova Iorque a investigarem durante cinco anos 100 estudantes que praticavam regularmente algum tipo de meditao e outros 100 alunos que no a praticavam. Os resultados foram os seguintes: - os alunos que praticavam meditao tinham melhores notas que os que no a praticavam; - os alunos que praticavam meditao se consideravam mais felizes que os outros; - os melhores atletas estavam no grupo dos praticantes de meditao; - os praticantes de meditao eram mais alegres e bem-humorados que os demais; - os alunos que praticavam meditao gozavam de melhor sade que os outros; - os praticantes de meditao tinham mais entusiasmo e energia fsica que os outros; - raramente os alunos que praticavam meditao discutiam ou brigavam. Sendo que os alunos que no a praticavam frequentemente se envolviam em brigas e disputas de todo o tipo; - as relaes humanas desenvolvidas entre os alunos que praticavam meditao eram mais agradveis e havia mais respeito entre eles que entre os que no praticavam meditao; - os alunos que praticavam meditao eram mais otimistas e autootimistas que os outros; - os alunos mais criativos e com melhor inteligncia geral estavam no grupo de alunos que praticavam a meditao.

O grupo de pesquisadores era formado por psiclogos, terapeutas ocupacionais, socilogos, sacerdotes, professores de Educao Fsica e os demais profissionais envolvidos na educao daqueles jovens. Isso significa, na prtica, que meditao pode de fato levar o indivduo a um melhor nvel de satisfao pessoal e harmonizao com os demais, alm de um maior desenvolvimento do potencial intelectual e emocional. Outras Descobertas Importantes A Universidade de Kioto no Japo, tambm investigou a vida de trs mil jovens japoneses praticantes de meditao com idades que variavam entre 18 e 35 anos. No Japo existe uma tradio relacionada com a meditao, assim como nos pases ocidentais cultivamos a orao, que tambm uma forma de meditar. O Dr. Yorotomo Nakamura, considerado um dos mais brilhantes gerontlogos do mundo, afirmou: Na minha pesquisa descobri que o processo de envelhecimento est intimamente ligado qualidade de vida de uma pessoa. Quanto mais feliz uma pessoa , menos rapidamente suas clulas envelhecem. Os praticantes de meditao conseguem viver mais tempo, ter menos doenas e desfrutam de uma velhice com boa sade. Os jovens praticantes de meditao so mais alegres e saudveis. Quanto mais cedo uma pessoa inicia a prtica de meditao, mas benefcios traz para o corpo e a mente. O Dr. Nakamura tem razo. Todas as pessoas que praticam meditao descobrem o quanto ela valiosa para suas vidas de maneira global. No apenas no aspecto emocional que a meditao consegue benefcios importantes, mas tambm na vida material. Uma pessoa que tenha muita energia fsica e psicolgica para enfrentar o estresse do dia-a-dia, com certeza produzir mais. Os japoneses so o povo onde o ndice de produtividade mais elevado. Eles so incansveis. Trabalham como formigas. Todos sabem que os orientais, sejam eles chineses, japoneses, hindus, so adeptos de algum mtodo de meditao. Esses povos antigos desenvolveram inmeras formas para melhorar a sade, atravs de exerccios e posturas fsicas conhecidas como yoga, taichi-chuan etc. Inventaram um sistema de harmonizar o corpo atravs de estmulos diretos e assim criaram a acupuntura e o do-in. Descobriram os efeitos de certos sons e criaram os mantras, cuja base serviu para a atual musicoterapia. Finalmente, colocaram em prtica a meditao que serviu de base para a orao, to largamente utilizada. Os resultados de todas estas prticas orientais foram uma melhoria na qualidade de vida. Os bilhes de chineses, hindus e japoneses sabem que a meditao um caminho para que o indivduo encontre a paz interior e a verdadeira felicidade.

A Meditao no Brasil A arte de meditar chegou pela primeira vez ao Brasil atravs de um grupo de budistas, na dcada de 20, no Rio de Janeiro, sob a liderana de um brasileiro chamado Loureno Borges. O movimento budista foi reavivado em 1955 por Murilo Nunes e pelo escritor Nelson Coelho, que tambm trouxeram o zen-budismo para o Brasil. Atualmente, existem mais de 200 mil praticantes do budismo espalhados por vrias cidades do Pas, principalmente So Paulo, onde grande a colnia japonesa. Embora o povo japons seja adepto do budismo, o seu fundador, nascido quinhentos anos antes de Cristo, Siddharta Gautama, era hindu. O budismo se espalhou pela sia, com uma intensidade poderosa, da mesma forma que o cristianismo se propagou pela Europa e pelas Amricas, na poca das grandes descobertas. Os budistas tm sete principais regras de conduta: 1. Desprendimento dos bens materiais. 2. Propagao da doutrina budista. 3. Moralidade, compreendendo a vivncia dos princpios ticos. 4. Pacincia. 5. Perseverana. 6. Meditao diria. 7. Incessante despertar da sabedoria interior. Embora a meditao no seja uma prtica exclusiva da religio budista, ela a preserva e ensina sua prtica aos cristos. No se pode conceber um cristo que reze ou ore, assim como um budista que no pratique a meditao.

Como praticar a Meditao da Nova Era Para Refletir Um cordeirinho estava bebendo gua num crrego, quando um enorme lobo acercou-se e comeou a beber gua tambm. - Voc est poluindo a gua com a sua baba fedorenta gritou o cordeirinho. Antes que o lobo respondesse qualquer coisa, o cordeirinho devorou-o em frao de segundo. A primeira coisa a fazer desenvolver, a partir de agora, uma profunda curiosidade para praticar a meditao da Nova Era. Livre-se de todos os conceitos e preconceitos relacionados arte de meditar. No importa a sua religio. Todos podem meditar, sem interferir nas crenas e na espiritualidade. As pessoas que praticam a meditao da Nova Era descobriram ter fortalecido a f em Deus e adquirido mais espiritualidade. A meditao sempre estar acrescentando alguma coisa valiosa em sua vida, em todos os sentidos. Desenvolva a Curiosidade e a Alegria Lembra-se de quando era criana e tinha curiosidade de experimentar tudo o que fosse novo? Pois agora voc pode ser criana outra vez, praticando todos os exerccios de meditao da Nova Era. Tenha curiosidade em saber o que voc sentir a cada exerccio. Deseje ardentemente modificar a sua vida definitivamente. Procure aceitar as mudanas positivas que comearo a acontecer logo na primeira semana em que estiver meditando. Sinta-se uma pessoa privilegiada, por ter a oportunidade de fazer algo de bom para a sua vida. Aprenda a gostar das coisas novas. Quando ficamos apenas com as coisas velhas e j conhecidas, no estamos crescendo. O crescimento s ocorre quando nos abrimos para o novo, o inusitado. claro que tudo o que desconhecido traz receio. Mas a meditao no uma coisa nova. A meditao da Nova Era tem uma vantagem sobre as tcnicas de meditao antigas. Ela est adaptada para voc. Ela vem de encontro a nossa realidade. Os orientais tm suas tradies, seus deuses e sua cultura. Ela em muitos pontos bastante diferentes das nossas. A meditao da Nova Era existe para ser usada. Foram anos e anos de extensas pesquisas, experincias, prticas e organizao de tcnicas fceis

de serem absorvidas por uma criana de 10 ou um ancio de 100 anos. Todos podem utilizar com alegria as tcnicas descritas neste livro. Envolva seus Familiares nesta Gostosa Brincadeira Tudo o que feito com prazer tem um grande valor. As crianas no gostam de estudar maneira antiga, porque no lhes confere nenhuma satisfao e nenhum prazer. A moderna pedagogia tem colocado em prtica diversas formas de ensinar, usando video-jogos, computador e outros recursos cientficos, para ajudar os jovens a aprender com prazer. Voc pode envolver sua famlia na prtica da meditao da Nova Era. Ela servir para manter a famlia unida em torno de um ideal: a felicidade e a paz de esprito. Mas primeiro necessrio voc apresentar a proposta para todos. A melhor coisa portanto a fazer ser ler este livro junto com eles. Praticar a meditao com seu cnjuge ou filhos ser imensamente mais saudvel que assistir a filmes ou a novelas idiotizantes na tev. Tais filmes e novelas j fazem parte da gerao besteirol, essa que est acabando, ou j acabou para muita gente. J no se pode gastar mais tempo na passividade. Quem no cria, corre, dana, canta, realiza, experimenta, no est vivendo e sim vegetando. A meditao da Nova Era mostrou isso a mim e a tantas outras pessoas. Chegar a sua vez, voc ficar feliz com a mudana. No Leve Demasiadamente a Srio No leve nada demasiadamente a srio. Se fizer isso, adquirir rigidez e perder o encanto. Todas as pessoas que levam a vida com excesso de seriedade vivem profundamente frustradas, deprimidas e confusas. A vida no sria. Nada exclusivamente srio. A vida sorriso e alegria. A seriedade deve ser usada para se pagar contas legalmente assumidas. Mas, mesmo nesse particular, voc pode brincar... pode pagar antes do prazo. algo muito engraado pagar uma conta antes do prazo. Ningum acredita que uma pessoa seja suficientemente tola neste mundo para antecipar um pagamento. Quando voc tem um relacionamento conjugal onde a seriedade a tnica, ocorrem muito sofrimento e dor. Os conselheiros matrimoniais tm descoberto que mais fcil conviver com pessoas bem-humoradas e que sabem levar a vida sem tanta inflexibilidade e seriedade. Se voc quer que alguma coisa funcione bem em sua vida, seja no emprego, na vida conjugal e social, ache graa no ridculo. Parea ridculo de vez em quando. Voc se sentir mais aliviado. Pode apostar nisso. A meditao da Nova Era no uma coisa sria. Se ficar sria perder o sentido. A meditao da Nova Era resgata o seu eu verdadeiro, escondido h tanto em formalidades, preconceitos, tabus e regras sociais da nossa

cultura. Com a meditao voc se libertar em definitivo de todas as coisas desnecessrias para alcanar a verdadeira paz e a felicidade interior. Aquela felicidade que tanto Cristo falava: O Reino dos Cus no est fora, mas sim dentro do prprio homem.

Reserve Algum Tempo por Dia para Praticar Todos os dias voc se alimenta, no verdade? Assim, mesmo que voc no pratique a meditao da Nova Era com a regularidade das refeies, programe-se para dedicar vinte ou trinta minutos meditao, a ss ou com algum membro da famlia. No gosto de recomendar a prtica da meditao no mesmo lugar, ou mesmo horrio diariamente. Creio que a imposio do horrio retira a espontaneidade da meditao. Nesse ponto, a meditao da Nova Era difere da ortodoxa. Os mestres do zen-budismo acreditavam que o corpo precisava obedecer s determinaes da mente, e por isso a prtica da meditao requeria regularidade. Numa observao mais acurada na Natureza verificamos que chuva Cia quando o momento. O vento sopra quando assim deve ser. No existe hora marcada para a folha seca cair e ser levada pelo vento. A vida no tem o ritmo que o homem lhe d. Ela segue seu prprio ritmo. Ns perturbamos o fluxo da existncia, impondo momentos para fazer essa ou aquela coisa. Deste modo, no crie imposies para meditar. Nem mesmo obrigue-se a fazer isso diariamente. Disse inicialmente que nos alimentamos diariamente. Condicionamos nossas glndulas a solicitar o alimento para o estmago a certas horas do dia ou da noite. Isso bom para o mundo organizado, que precisa produzir bens, servios etc. Os restaurantes, lanchonetes, hotis e outros locais onde servem refeies precisam estar sincronizados com as necessidades de alimentao das pessoas. Foi combinado que por volta do meio-dia todos iriam parar suas atividades para fazer refeies. O tempo para tal atividade foi fixado em duas horas, depois reduzido para uma e possivelmente dentro de alguns anos ser abreviado para trinta minutos ou menos. O tempo gasto para nos alimentarmos fica menos. O tempo gasto para nos alimentarmos fica cada vez mais comprometido. Tomamos o caf da manh com pressa para no perdermos o nibus, o metr, ou no ficarmos engarrafados no trnsito. Pressa! Pressa! Vivemos no mundo da pressa. Os acidentes acontecem por culpa da pressa. As pessoas digerem os alimentos por no os mastigarem corretamente, por causa da pressa. No temos tempo para fazer nossas refeies porque estamos sempre com muita pressa.

Bem, a meditao da Nova Era no tem pressa. No pode nem deve ser praticada com pressa. Se voc estiver com pressa para conseguir todos os benefcios dela, desista. Voc no pode entrar em contato com o que existe de mais puro e sublime no seu interior de modo apressado e superficial. Insisto apenas para que voc reserve algum tempo para meditar. Se voc no tiver tempo para isso de nada adianta estar lendo este livro. No a leitura que far voc experimentar todas as emoes comunho, paz e felicidade desejadas. Somente mergulhando na experincia que voc se sentir pleno. A meditao da Nova Era como um riacho de guas puras e cristalinas em um dia calor. Voc pode se contentar em apreciar a correnteza, mas s usufruir da fluidez da gua quando mergulhar o corpo no rio e banhar-se despreocupadamente. No importa se voc pratica a meditao da Nova Era pela manh logo que desperte, no decorrer do dia, num intervalo qualquer do emprego ou afazeres domsticos ou noite, quando terminar as tarefas dirias. Voc pode mesmo acordar de madrugada para meditar. voc quem determina o momento. Seu desejo, suas necessidades para meditar sero o seu mestre. Quando voc estiver no processo de aprofundamento da meditao, descobrir coisas surpreendentes relacionadas a tempo, s necessidades e muitas outras coisas. O Ambiente Ideal Os templos e mosteiros foram criados para que os iniciados fossem para l meditar e rezar. Afastavam-se do barulho das cidades, da poluio e dos tumultos, tornando-se reclusos no alto de penhascos, de onde poderiam contemplar lindas paisagens. Se voc for a um templo budista, encontrar jardins magnficos e possivelmente tudo ser perfeito ao redor. H equilbrio e harmonia. Esse ambiente foi criado por pessoas que meditam. Paz e felicidade so as principais meditaes dos templos budistas. Voc possui um ambiente assim para praticar a meditao? Talvez no, mas pode encontrar muitos locais disponveis. Existem jardins, parques, praias, montanhas, penhascos sobre o mar, margens de rio etc. Selecione um local bonito, tranqilo e sereno onde voc possa eventualmente meditar. Esse local deve ser escolhido pacientemente. Procure entrar em sintonia com a paisagem, com o aroma, com os rudos e tudo o mais que existir. Depois de aprovar o local, v para aquele lugar praticar certas meditaes especficas. Sua casa, seu escritrio, tambm so locais bons para meditar. Qualquer lugar bom para meditar. Dentro de um nibus superlotado ou dirigindo um veculo voc pode meditar, embora, neste ltimo caso, o tempo para isso ser de apenas alguns minutos quando o sinal estiver fechado ou

houver um congestionamento que o obrigue a ficar parado. Isso porque a meditao requer investimento total. Voc no pode meditar e fazer outra coisa ao mesmo tempo. No ser meditao. A gua mistura ao mel no pode ser considera gua pura. Embora seja possvel fazer-se duas coisas simultaneamente, estou certo de que nenhuma delas ser plenamente realizada. Se voc est fazendo amor, dedique-se ao amor. No deve pensar nos problemas para resolver, por exemplo. Se voc est praticando a meditao da Nova Era, no deve envolver-se com mais nada. Assim voc penetrar seu cu interior com serenidade, em tudo quanto fizer. Creio que um ambiente com muito barulho interfere na concentrao para executar certas tarefas perdidas na meditao. Se puder isolar-se do excesso de rudo externo, est timo. Mas, se no puder, voc praticar uma meditao que vai harmoniz-lo com o rudo. Rituais para Meditar Vivemos num mundo ritualizado. Todos os dias repetimos as mesmas coisas para que tudo funcione bem. A meditao da Nova Era tem alguns rituais. Mas no impe regras fixas e imutveis. Voc pode fazer tudo ao seu prprio modo. Voc descobrir que na segunda ou terceira semana de prtica de meditao, comearo a surgir em suas mente ideias e vislumbres magnficos para novas formas de meditar. Siga na medida do possvel as orientaes de todas as meditaes descritas neste livro. Adapte-as sua realidade, aos seus desejos e necessidades. O importante no ficar com a luz apagada, ter luz de vela, incenso ou sentar-se num tapete macio. A verdadeira meditao pode ser praticada em qualquer parte, hora e forma. Depende do grau de harmonizao em que voc estiver. Como voc descobrir atravs da meditao da Nova Era, no so as coisas externas que perturbam o nosso bom humor, a nossa paz ou felicidade. Tudo de meditao ou de ruim que sentimos est em ns mesmos. A Meditao da Nova Era resgata esse conhecimento e essa vivncia maravilhosa. As Prticas de Meditao Voc poder praticar qualquer meditao que deseja a partir agora. Entretanto, sugiro que as cinco primeiras sejam praticadas durante uma semana. Depois disso, voc poder fazer uso de qualquer outra sem preocupao.

As cinco primeiras meditaes devem ser praticadas por uma semana inteira, ou seja: na primeira semana voc praticar a meditao de nmero 1; na segunda de nmero 2 e assim sucessivamente, at a de nmero 5. A variedade de meditaes imensa e voc deve escolher algumas de que melhor agradam para continuar praticando. O importante o seu prazer e satisfao em estar meditando do modo que melhor o harmoniza. O Desejo de Transformar-se Para voc conhecer profundamente os recursos ilimitados da meditao da Nova Era, necessrio experimentar cada um dos exerccios meditativos propostos neste livro. Somente depois de experimentar um a um, que voc dever escolher cinco ou mais ou mais para continuar praticando regularmente. Voc tambm tem o direito de criar outras formas de meditao. A Nova Era isso; crescimento, mudana, criatividade e aperfeioamento. A meditao da Nova Era est nas suas mos. A partir de agora, voc tem uma escolha a fazer na sua vida. Pode escolher entre continuar sofrendo ou encontrar a verdadeira felicidade e paz interior. To simples assim? De fato a escolha simples. Qualquer pessoa sensata poder responder sem titubear que deseja de fato libertar-se das angstias, dos sofrimentos e das frustraes. Mas, quantas estaro dispostas a transformar-se para alcanar esse ideal? Cristo falou sobre isso, dizendo: Aquele que no nascer outra vez, no pode entrar no Reino dos Cus. Era uma verdade incontestvel. Ningum pode experimentar coisas novas se no permitir que o novo faa parte de ns. Um copo no pode ser preenchido com nctar se estiver cheio de qualquer outro lquido. Ao longo de anos, fomos preenchidos com muitas mentiras sobre a vida. Nos disseram o que era certo e errado, mas ningum perguntou se as decises que tomamos nos tornaram mais ou menos felizes. Todos os dias esto nos oferecendo a oportunidade para enriquecermos, adquirirmos sucesso e fama. Mas, ao que parece, o sucesso falso, a riqueza podre e a infelicidade est presente em todos os atos humanos. J no parece haver paz sobre o mundo. A Transformao j Comeou Mesmo que voc no tenha plena conscincia desse fato, a sua transformao j comeou a partir do momento em que pegou este livro para ler. Agora voc sabe que existe uma porta aberta sua frente. J consegue ver uma luz radiante l dentro, e seus ouvidos j podem ouvir msica suave e atraente fludo na sua direo. Pode ficar do lado de fora se

desejar, ou pode entrar e participar da festa. Eu j estou do lado de dentro com outras pessoas e estou convidando voc a entrar. No tenha receio. Nada pior do que ser eternamente infeliz poder lhe acontecer. O inferno e o paraso esto dentro de cada um de ns. O paraso no um lugar, um estado de esprito. Quando voc est ansioso, preocupado, tenso, angustiado, deprimido e infeliz, isso o inferno. Ningum obrigado a permanecer com a mo sobre o braseiro. Voc no foi colocado neste planeta para sofrer, mas to-somente para experimentar a felicidade plena e absoluta. A meditao da Nova Era vai devolver a voc a verdadeira alegria de viver. Basta desejar isso. Note que no estou lhe oferecendo riqueza, fortuna poder ou fama. Estas coisas podem ser significativas mas nada tm a ver com a autntica felicidade. A meditao vai lhe mostrar isso.

Meditao do Riso Para refletir Um discpulo foi aceito pelo mestre Zen e resolveu impression-lo fazendo um voto de silncio total. Trazia sempre consigo um bloco de papel e um lpis para escrever o que desejava comunicar. Um dia, porm, o mestre escondeu o bloco de papel e o lpis. Quando o discpulo chegou e tentou se comunicar, no conseguiu. Durante o dia foi difcil para o discpulo dizer o que queria e na hora do jantar, desesperado, gritou: - Onde, diabos, est o meu bloco de papel e o lpis, mestre?! O mestre riu tanto que se engasgou. Voc tem dentro de si uma grande alegria encoberta. Por vezes, sorri de constrangimento, de gozao, por malcia, mas raramente ri por estar verdadeiramente alegre. O riso a porta de sada da alegria interior. Quando voc ri, muda o exterior. Contagia a si mesmo e aos outros. Eis o modo de praticar o riso-meditao. Todas as manhs, ao acordar, no pule da cama como se fosse uma mola. Sente-se na cama, estique os msculos do corpo por cinco minutos e depois comece a sorrir. Se tiver um espelho por peto, ser ainda melhor. Olhe para o rosto que v no espelhe e sorria. Inicialmente voc ter que se esforar um pouco. Os msculos do rosto costumam estar preguiosos pela manh. Estimule-os dando tapinhas no rosto enquanto ri. Ria apenas com os dentes, mas aps conseguir, isso, comece a provocar o som de uma risada. Lembre-se de como o som da sua gargalhada? Pois tente reproduzi-la. Voc dir, muito cedo e vai acordar as outras pessoas do quarto. Est bem. Se voc no se sente encorajada a dar uma sonora gargalhada, ento ao menos sorria numa intensidade compatvel. Voc estar meditando tambm, embora num grau reduzido. Caso queira aprofundar mais esta meditao, levante-se da cama sorrindo e v para o banheiro. Tranque-se l dentro e sorria com vontade. Use o espelho do banheiro para ver o seu rosto sorrindo. Se algum quiser participar com voc desta meditao, ser ainda melhor. Quando voc ouvir as gargalhadas da outra pessoa, no se conter e comear tambm a rir e a meditao atingir um estgio de profundidade e espontaneidade perfeito. Caso existam pessoas que lhe indaguem sobre o que significa essa maluquice de ficar dando gargalhadas ao acordar, talvez fosse melhor

responder que voc est treinando para ser feliz, apenas isso, e que ela pode participar da brincadeira se assim desejar. No se preocupe com o que as outras pessoas estejam pensando sobre isso. Voc est praticando a meditao da Nova Era. Voc est iniciando um processo de autoconfiana. Estas tcnicas de meditao foram desenvolvidas para pessoas como eu e voc. Elas esto devolvendo a felicidade e a paz de esprito a muitas pessoas. Agora a sua vez. Quando estiver sorrindo, no pense em mais nada. Apenas aprofunde o seu riso, a sua gargalhada. Faa isso at sentir os msculos do rosto ficarem cansados (trs a cinco minutos). Depois continue seus afazeres cotidianos.

Meditao da Respirao Para refletir O discpulo estava tentando ensinar uma borboleta a voar. O mestre ficou olhando demoradamente o discpulo em suas fracassadas tentativas. Depois de algum tempo, o discpulo indagou ao mestre: - Como posso ensinar esta pobre borboleta a voar? O mestre sorriu e respondeu: - Este tipo de borboleta s voa se voc cortar totalmente as suas asas. Muita gente no est respirando corretamente. A respirao vital para o corpo e para a mente. O oxignio e demais gases que inalamos e soltamos so mais vitais para o ser humano que os alimentos slidos e os lquidos. Ns poderamos ficar alguns dias sem comida, entretanto, sem oxignio, sucumbiramos em poucos segundos. Esta meditao para ser meditada tambm logo que voc acorde pela manh. Apenas abra os olhos e espreguice o corpo confortavelmente. Abra a janela para que o ar se renove e mantenha-se deitado por mais algum tempo para praticar esta meditao. Voc dever repeti-la por uma semana. Deite-se de bruos, pois assim seus pulmes podero se expandir mais e o gs carbnico ainda existente l dentro ser expulso e consequentemente o ar ser renovado. No faa nenhum esforo para respirar. Nos primeiros trs minutos voc perceber que seus pulmes foraro uma respirao mais intensa. No interfira. Apenas deixe seu corpo resolver o problema de adaptao. Passados os primeiros trs minutos, vire-se com as costas para baixo. Seus pulmes agora iro agradecer sua mudana e passaro a se movimentar num outro ritmo. No faa nada. Apenas fique observando respirao. Sinta o ar frio entrando pelas narinas, passando pela garganta e chegando at os pulmes. Oua o barulho do som estranho. Sinta o seu peito inflar e esvaziar num ritmo prprio, lento e constante. Sinta o ar quente saindo pelas narinas. Oua o barulho que o ar faz ao entrar e sair. Mantenha os olhos fechados para ficar na meditao total. Se seus pensamentos se afastarem da observao, traga-os de volta para o objetivo da sua meditao, que o de observar a sua respirao. Lembre-se que a sua mente est poluda por pensamentos, desejos e inquietaes dos mais variados e por isso mesmo teimar em fugir para esconder-se de l. A mente est viciada em pensar e por isso mesmo sofre. Na meditao da respirao voc no precisa pensar, mas to-somente observar.

Pratique esta meditao por uma semana, conforme j lhe foi sugerido no captulo anterior. o tipo de meditao que pode ser praticado em qualquer lugar. O essencial que exista ar puro, pois a simples observao do respirar provoca um aprofundamento no processo, altamente benfico para tonificar as clulas do corpo e acalmar o esprito.

Meditao do Espreguiamento Total Para refletir O mestre levou o discpulo para passear num pequeno barco. De repente, quando estavam no meio do lago, o mestre empurrou o discpulo no gua. Mas o discpulo no sabia nada e comeou a se afogar, gritando por socorro. O mestre apontou um galho de rvore que pendia sobre o lago, para que o discpulo se agarrasse nele. Mas todas as tentativas foram inteis. O galho estava um pouco alto e o discpulo no conseguia agarrar-se. O mestre, vendo que o discpulo ia desistir, empurrou-o fortemente para o fundo do lago. Quando o discpulo chegou ao fundo e sentiu os ps tocando o fundo, deu um pulo to vigoroso que saiu da gua e agarrou-se num galho que estava bem acima daquele que o mestre lhe mandara segurar. O mestre j estava sentado naquele outro galho esperando pelo discpulo. Agora iniciamos uma fase mais profunda de meditao e necessrio que voc se mantenha no mesmo esprito de curiosidade e de alegria. Logo que despertar no se levante bruscamente. Fique por algum tempo na cama de olhos abertos. Comece por esticar lentamente os msculos dos braos, antebraos e mos. Faa isso como se tivesse todo o tempo do mundo. (Se tiver horrio para cumprir, bom despertar dez ou vinte minutos mais cedo.) Estique o pescoo para cima e force os ombros para baixo ao mesmo tempo. Faa com prazer. Contraia e descontraia os msculos das ndegas, das pernas e das coxas. Espreguice-se por completo. Estique todo o corpo como se fosse um gato. O gato relaxado e veloz porque aprendeu a meditao da Nova Era com seus ancestrais. Voc agora ser um verdadeiro gato se espreguiando. Imite-o, se tiver dificuldade de espreguiar do seu prprio modo. Depois que fizer tudo isso que lhe foi sugerido na cama, levante-se e repita tudo sentado na beira da cama. Estique as pernas para a frente e levante os braos para cima. Boceje se quiser. Num bom espreguiamento no podem faltar bons bocejos. Ainda sentado na cama com os ps para fora, estique as costas o suficiente para sentir os msculos se estirando lentamente. No faa nada com pressa, pois se o fizer no estar praticando a meditao da Nova Era, mas sim uma simples ginstica. A finalidade do espreguiamento apenas essa. Espreguiar o corpo completamente do modo mais simples e natural e possvel. Os efeitos dessa

meditao voc s perceber durante o dia. Ver que seus msculos esto mais relaxados e h menos tenso em seu corpo. Para finalizar esta meditao de espreguiamento, levante-se e fique de p no meio do quarto. Agora o espreguiamento ser repetido. Estique outra vez os braos para cima, mantendo os punhos fechados ou as mos espalmadas. Faa do modo que preferir. Depois de completar esta ltima fase, retome as suas atividades rotineiras. Esta meditao pode ser praticada em qualquer lugar. Quando estiver trabalhando e sentir-se esgotado, pratique esta meditao. Antes de iniciar uma atividade intelectual extenuante, repita por dois ou trs minutos esta meditao e se sentir melhor.

Meditao da Mamadeira Para Refletir Certa noite fria e chuvosa o discpulo foi at a casa do mestre, levando orgulhosamente um quadro que havia pintado. Era uma pintura moderna, com traos fortes e desenhos esotricos. A moldura era em madeira de sndalo. Ao entreg-lo ao mestre como presente, ele olhou o quadro e sem maiores explicaes quebrou-o em pequenos pedacinhos, jogando tudo dentro da lareira. O discpulo ficou perplexo, mas logo compreendeu tudo, quando sentiu o aroma suava do sndalo enchendo a casa. Antes de dizer-lhe como praticar esta tcnica meditativa, esclarecerei alguns pontos importantes. Nos primeiros captulos deste livro, afirmei ser a meditao da Nova Era um caminho para se atingir a felicidade e a paz interior. Se voc estiver experimentando cada uma das meditaes propostas aqui, provavelmente j ter encontrado uma nova alegria de viver, estar usufruindo de um melhor relacionamento com a famlia, os amigos e demais pessoas do crculo social. E o melhor em tudo isso que no ser necessrio gastar dinheiro para praticar a meditao, nem fazer grandes sacrifcios. Os sacrifcios ficaram na Idade Mdia. Estando no alvorecer do Terceiro Milnio, onde no cabem mais prticas desprazerosas e incompatveis. Todos ns fomos crianas um dia. Fomos amamentados no peito de nossa me ou tivemos uma mamadeira para sugar alimentos, por muitos meses e anos. Sentamos um grande conforto ao ter em nossos lbios o bico do seio ou da mamadeira. Mas, um dia, esse prazer nos foi tirado. Para uns, representou um trauma. Outros, no entanto, lenta e gradualmente se sentiram desestimulados a usar a mamadeira ou a mamar no peito. Passamos a mastigar alimentos, mas dentro de ns ainda h o desejo de reviver aqueles doces momentos. Voc no pode voltar a ser criana do ponto de vista fsico, mas pode ao menos usar uma mamadeira. Essa uma meditao que vai mobilizar seu interior e devolver-lhe por muitos dias (e mesmo para sempre) a pureza e a vitalidade de uma criana. Eis como proceder: - Antes de dormir, prepare uma mamadeira com 100 gramas de leite morno, na temperatura em que daria a um beb. - Enrole-se nas cobertas, fique de modo o mais aconchegante possvel, e ponha a mamadeira na boca.

- Feche os olhos e comece a sugar lentamente o bico. V deglutindo o lquido aos poucos. Saboreie-o demoradamente. - Voc no outra coisa seno o beb que precisa alimentar-se. Precisa apenas ficar ali, quietinho, sugando o seio me. - Mesmo depois que acabar o leite, continue sugando e adormea assim. Observao Importante: Convide o seu cnjuge para experimentar essa meditao com voc. No se sinta envergonhado de fazer algo que um beb inocente faz.

Meditao da Prece Para Refletir Todas as noites um grilo cantava no jardim da casa do discpulo. Este, um dia, muito irritado, foi at o seu mestre e o indagou: - Mestre, por que esse grilo canta todos os dias, sempre a mesma coisa? O mestre respondeu: - Por que voc est sendo sempre o mesmo, todos os dias. H quanto tempo voc no faz uma prece? Mesmo que tenha adquirido o hbito de fazer oraes ao acordar ou deitar, experimente um novo tipo de prece meditativa que no tem forma definida. Nesta meditao, voc apenas far contato com o Deus do seu corao. No importa qual seja ele, se Buda, Cristo, Maom, Santo Antnio ou a Virgem Santssima. Procure um lugar para recolher-se por dez minutos aproximadamente. Sente e coloque as mos postas junto ao peito ou sobre os lbios. Ou coloque as mos de uma outra maneira, caso voc tenha outra hbito de orar. Ajoelhe-se se quiser. A prece deve ser feita conforme o seu desejo naquele momento. algumas pessoas oram com as mos para cima, outras curvam apenas a cabea. Escolha no momento da meditao o modo como deseja orar. Comece a falar com o Deus do seu corao. No fique repetindo frases aprendidas ou oraes antigas, apenas deixe que seus lbios pronunciem aquilo que o seu desejo, nada mais que isso. No censure os seus pensamentos, seus desejos e necessidades. Sejam eles quais forem, deixeos vir aos lbios em orao. A verdadeira orao a que nasce do corao. De nada adianta repetir durante anos e anos as mesmas preces, como se fosse um rob. No estamos mais na era do autmato. Voc precisa estar consciente de tudo o que fizer. fundamental estar autntico durante a sua prece. Faa tudo o que voc sente desejo de fazer, pedir ou dizer. Se sentir desejo de agradecer a Deus pelo dia que comea, ou que est terminando, faa-o. Essa prece por voc em contato com a energia espiritual mais poderosa existente no universo. Quando voc estiver fazendo sua prece meditativa, um fluxo de energia estar rodeando e penetrando em seu corpo de maneira benfica. A orao uma forma de meditao, entretanto, muitas so as pessoas que ficam apenas repetindo frases e mais frases, sem sentir absolutamente qualquer identificao com o que dizem. A prece meditativa produto do

seu momento. No instante em que voc estiver pronunciando as palavras da sua orao deixe que o seu corao fale e no a sua mente. No racionalize as coisas que voc disser. Procure deixar-se fluir com a orao. Diga qualquer coisa. V dizendo ao seu Deus qualquer coisa que lhe vier mente. Essa meditao s atingir seu resultado desejado se for feita com total desprendimento. Pratique-a sempre que tiver desejo. Convide outros familiares.

Meditao do Travesseiro Para refletir Um vendedor bem falante estava tentando vender um tipo de saca-rolhas especial ao discpulo. O curioso era que o objeto conseguia retirar a rolha se ela estivesse no fundo da garrafa. Para provar isso, o vendedor comeou a sacudir a garrafa na frente dos olhos do discpulo, que j estava quase hipnotizado. Foi ento que chegou o mestre e ao ver a fraude, tomou a garrafa das mos do falsrio, jogou-a no cho, quebrando-a em mil pedaos, pegou a rolha, e a colocou na boca do homem. Durante toda a nossa vida, inmeros sentimentos passam por nossa mente e corao. Vivemos numa sociedade que nos reprime as emoes. Temos hora, dia, local e momento propcio para manifestar nossa alegria, nosso riso, nossas mgoas ou raiva. Esta maneira de viver a causa de neuroses, psicoses e infelicidade a muita gente. No podemos viver represando sentimentos para sempre. Como no de fato possvel aprisionar eternamente raivas, desgostos, frustraes e tantos outros sentimentos negativos, somos forados a exigilos frequentemente. Muitas pessoas sem se dar conta esto gritando, discutindo, agredindo a outras que nada tm de fato a ver com a raiva represada. Para que voc entre num Osis de paz verdadeiro, necessrio praticar a meditao da Nova Era. A tcnica do travesseiro ideal para libertar tenses negativas. - Compre um ou mais travesseiros para praticar esta meditao. Eles devem ser exclusivamente para o seu uso particular (ou para outras pessoas da famlia). - Providencie um pedao de madeira (pode ser um basto, cabo de vassoura, rgua inquebrvel etc.). -Tranque-se num aposento e pea para no ser incomodado por alguns minutos. Avise que voc estar bem, mesmo que isso no parea. - Coloque o travesseiro sobre a cama e com o basto comece batendo com fora. - Coloque sua raiva, suas frustraes, seus aborrecimentos para fora. Espanque o travesseiro. Faa-o saltar de um lado para outro. Atire-o contra a parede, chute-o, morda-o. Faa como ele o que faria com um co raivoso. - Xingue o travesseiro. Diga todos os palavres que a moral condena. Solte seus bichinhos, sem medo de represso alguma.

- Brigue com o travesseiro. Diga a ele todas as barbaridades que lhe vierem mente. Vingue nele todas as suas tristezas, ressentimentos e aborrecimentos. para isso que ele est ali. - Grite, chore, faa tudo que sentir vontade de fazer. Tendo apenas o cuidado para no se machucar ou destruir os moveis existentes no aposento. - Depois que extravasar todas as suas raivas contidas o travesseiro, pegue-o com carinho, beije-o com ternura, pea desculpas a ele por tudo que disse ou fez.

Meditao da Dana Maluca

Um dia o discpulo encontrou o mestre amarrando uma minhoca viva na ponta de uma linha de pesca, beira do rio. Na tentativa de desconcertar o mestre, o discpulo provocou-lhe: - Mestre, conheo bem esse rio e a s tem peixes vegetarianos. O mestre sorriu e respondeu: - Acontece que esta minhoca no vegetariana, amada discpulo. Isso mesmo. O nome dana maluca, pois no pode ser outra coisa. Esse o nome que define bem esta tcnica de meditao. Os efeitos dela sobre seu corpo e sua mente so um estado de alegria, felicidade e paz indizveis, ao final. As crianas adoram fazer esta dana maluca. Se voc for a um parque infantil ou observar crianas pequeninas brincando e ouvindo ou no msica, ver que elas praticam esta meditao espontaneamente. Por isso, as crianas tm tanta alegria e descontrao. Elas fazem o que gostam de fazer e nada mais. Para praticar esta meditao, voc necessitar de um rdio, vitrola ou toca- fitas. V para um quarto ou sala espaosa, ou mesmo um lugar ao ar livre. Se tiver um daqueles walkman com fones de ouvido, melhor ainda, pois assim voc no incomodar os demais com a sua msica. Sintonize o rdio ou ponha para tocar uma msica alegre. Fique de p e comece a danar sem se preocupar se est no ritmo da msica ou no. Apenas dance no seu ritmo do jeito que voc gostar. Balance o corpo para a frente para trs. Agache-se e levante-se alternadamente. Pule para um lado e para o outro. Pule com um p s. Rodopie em volta de si mesmo. Faa os movimentos que voc quiser. No dance num lugar s. Passeie pelo espao existente. No necessrio imaginar que est danando com outra pessoa. Na Meditao da Nova Era voc no limita suas fantasias. O importante aqui participar, criar no momento presente. Imaginar uma ao da mente e a meditao quer evitar que voc seu precioso tempo imaginando em vez de viver. Deixe que as msicas mudem e continue no ritmo desejado. Voc est danando consigo mesmo, para si mesmo. No uma dana para se exibir, mas to-somente para voc mesmo se divertir. Ningum deve se preocupar com o seu modo de danar. No nada ensaiado, nem visa a prepar-lo para um concurso. Enquanto estiver meditando com a dana, no pense sobre ela, mas seja ela. Voc a prpria dana. Voc e a dana so uma nica coisa. Aps

danar voc se sente novo, rejuvenescido. Quando se sentir levemente cansado, dance um pouco mais at transpirar abundantemente. Ento pare e deite-se de costas sobre uma superfcie fria e deixe o corpo descansar por alguns minutos. Com certeza sua energia vital estar num alto nvel aps voc ter danado. Sua mente estar relaxada e em paz.

Meditao da Escurido Uma raposa estava muito faminta e dormindo beira da estrada tentando esquecer a fome que sentia. Um bfalo passou por ali e ficou pastando numa moita de capim, exatamente sobre a raposa. Esta, quando acordou e, ainda sonolenta, olhou para cima, viu os testculos do bfalo pensou tratar-se de dois frutos. Como que hipnotizada acompanhou arrastando-se sob o bfalo, esperando que suas frutas imaginrias cassem e matasse a sua fome. O bfalo entrou num pantanal e a raposa quase morreu atolada. J em terra firme, sacudiu-se e concluiu: - Nem tudo que balana cai... No mundo onde vivemos, ter medo um srio problema. No precisamos viver apavorados e com receio de que algo nos acontea. Esta meditao servir para afastar definitivamente de voc todos os medos. Depois de pratic-la por uma semana, voc se sentir uma pessoa corajosa, capaz de enfrentar os desafios necessrios. Perder o medo da morte, das sombras e de tudo o mais que poderia assustar a um ser humano. A meditao da Nova Era coloca em suas mos esse tesouro. - Entre no seu quarto ou em outro aposento qualquer e feche todas as entradas de luz. - Faa isso durante a noite, pois a falta de luz solar ajudar o ambiente a ficar totalmente em trevas. - Sente-se ou deite-se inicialmente com os olhos fechados. - Experimente a sensao da escurido dentro de si mesmo. Curta a escurido. Voc no precisa sentir coisa alguma. Apenas ficar ali com a falta de luz. - Abra os olhos e olhe em volta. No procure distinguir coisa alguma existente no ambiente. Apenas abra os olhos e olhe. Fique frente a frente com as trevas. Deixe-se envolver por ela. Voc e ele so uma s coisa. -Deixe que as trevas lhe tragam tudo o que tiverem. No rejeite nada. No tente desviar o pensamento para outro lugar. Permanea calmo e, pacientemente esperando. - Deixe que venham os demnios das trevas, os fantasmas, os assassinos e tudo o mais que sua mente poluda puder e quiser lhe trazer para atemorizlo. A mente brincalhona. Quer assustar voc. Mas voc no precisa sentir medo porque no est preocupado com ela, nem com coisa alguma. Tudo o que surgir na sua mente produto da fantasia. Voc est ali e no h fantasia. Apenas h a falta de luz, nada mais. Poder, quando quiser,

acender a luz, abrir uma janela e logo poder ver que nunca houve coisa alguma no ambiente a no ser os mveis e a escurido. - Harmonize-se com a escurido. No podemos ter medo das coisas que esto harmoniosas conosco. No rejeite qualquer medo que tiver quando estiver praticando esta meditao. - Quando sentir que no h mais nenhum medo ou sensao desagradvel a experimentar, acenda a luz ou abra a janela. Volte para as suas atividades dirias, sem medo, sem receios.

Meditao do Cachorro Doido Para refletir: Um mestre foi visitar outro e quando este ltimo abriu a porta, recebeu um soco no meio do nariz. O mestre que abrira a porta imediatamente revidou, dando uma forte bofetada no rosto do visitante, deixando-o igualmente sangrando. O outro foi embora resmungando. O discpulo, perplexo, indagou ao mestre que levou o primeiro soco: - Mestre, qual o sentido transcendental deste dilogo? O mestre respondeu: - Nenhum sentido. Ele me saudou e eu retribu a saudao... As pessoas tm receio de enlouquecer. Voc no poder enlouquecer se quiser fazer isso. A loucura no consciente. inconsciente. Essa meditao servir para muitas coisas, inclusive para provar que voc est consciente de tudo. Esse um poder que somente os praticantes de meditao conseguem. Essa meditao muito parecida com a do Travesseiro, mas nela voc no precisar de um travesseiro, embora possa utiliz-lo. As precaues para a prtica desta meditao devem ser idnticas s que foram indicadas para a do Travesseiro, por razes bvias. Se os seus familiares j esto habituados com as suas esquisitices, no com restries suas prticas meditativas e no participam delas, ento o melhor a fazer trancar-se num aposento para praticar esta fabulosa meditao. - Voc ser, por dez ou quinze minutos, um co raivoso. - Inicialmente fique de quatro pelo cho e ande em crculos, latindo e uivando. - Depois que se acostumar com seu prprio latido, fique feroz e solte a plenos pulmes seu desejo de morder. - Pegue uma toalha e coloque-a na boca. Morda-a com fora e sacuda-a como faz um co quando est brincando ou furioso. - Alterne este latir com raiva e com contentamento. Faa festa e ataque furiosamente pessoas, automveis, bicicletas, bolas e tudo mais que passar em sua frente. Faa tudo isso com os rudos caractersticos de um co maluco. - Quando se sentir cansado, deite-se na cama ou no cho e d boas risadas com a sua meditao. Sorrir uma outra forma de meditao que voc j praticou. Sorria de si mesmo. Sorria para si mesmo. A vida engraada.

Meditao do Auto-Acariciar-se Para refletir: Ao entardecer, o mestre e o discpulo estavam sentados beira de um lago sereno e cristalino. O discpulo indagou: - Mestre, o que o silncio? O mestre nada respondeu. Na infncia estamos a maior parte do tempo sendo tocados e acariciados por pais, irmos e demais familiares. A todo instante recebemos beijos e abraos carinhosos e isso nos proporciona uma grande conforto fsico e psicolgico. Depois que crescemos, vamos nos afastando do contato fsico e isso nos torna pessoas diferentes. Talvez um pouco menos felizes e confiantes na vida. Realizar esta meditao importante. Pratic-la ao menos uma por semana servir para reequilibr-lo emocionalmente. Tambm pode ser realizada com outra pessoa. No obrigatrio que seja um cnjuge, embora acredite ser muito complicado para outras pessoas, que no sejam intimas, se tocarem com espontaneidade, ou sem se importarem com a excitao sexual despertada com o toque fsico. Se desejar praticar esta meditao sozinho, eis como deve fazer: - Deite-se confortavelmente, com um mnimo de roupa possvel. - Comece beijando as prprias mos, os dedos, os braos. Faa isso sem pressa e com carinho. - Acaricie seu cabelo, cabea e pescoo. - Mantenha os olhos ora fechados, ora abertos. - Acaricie seu rosto. Toque-o com a ponta dos dedos. Sinta o prazer que isso lhe confere. - Percorra todo o seu corpo com as mos. No deixe um nico lugar sem tocar com carinho. Demore quanto tempo desejar em cada parte. Inclusive nos rgos sexuais. Explore-os com carinho e ternura. Eles so seus e esto ali para lhe dar prazer. Muito prazer. Sinta-se livre para experimentar todas as sensaes disponveis. No se reprima. - Acaricie-se demoradamente com ambas as mos. - Quando se sentir pleno, v tomar um banho frio (ou na temperatura que achar melhor) e retorne suas atividades dirias. Observao Importante:

Se esta meditao for praticada a dois, tudo deve ser espontneo e natural. No devem as pessoas envolvidas ter puder ou se sentir constrangidas em tocar determinadas partes do corpo do outro. Deve haver permisso irrestrita para as caricias e toques, que nada tm a ver com o sexo em si, embora possa ser despertado o desejo sexual durante esta meditao.

Meditao do Sim-Sim Para Refletir: O discpulo decidiu aprender a atirar com arco e flecha. Pintou uma placa com um disco preto e ficava horas a fio tentando acert-lo. Mas nunca conseguia no meio do disco pintado. Desesperado, foi at o mestre e o indagou: - Mestre, por que eu nunca consigo acertar no meio da placa, onde fiz o alvo? O mestre quebrou a placa e disse: - A flecha atirada o alvo. Nascemos na cultura do no. Nossos pais disseram durante 70 ou 80% da nossa infncia a palavra no. Crescemos com essa carga de negativismo, pois o no a negao mais importante do mundo. No ser, no ter, no poder, no sentir, no viver tudo quando aprendemos. A meditao da Nova Era rompe definitivamente com esse no internalizado, fazendo que a sua mente assimile a positividade atravs do sim. Voc dever durante uma semana dizer apenas sim, para qualquer coisa. se algum pedir alguma coisa emprestada, diga sim, eu empresto. Se o convidar para ir a algum lugar, diga sim, eu irei. Qualquer que seja a deciso que voc necessite tomar com alguma coisa ou por ela, seja afirmativo: diga sim. Muitos meditadores indagaram-me se durante essa semana forem acusados de algum crime e um policial perguntar: Foi voc quem matou o padeiro?, que resposta dever dar ao policial? A pergunta que lhe fao : Foi voc quem matou o padeiro?. Se voc matou o padeiro, de fato, no poder ser afirmativo e verdadeiro se responder no. Por outro lado, se voc no matou o padeiro e responder sim, estar sendo mentiroso, negativo e sequer poder provar que cometeu o crime. Isso bobagem. A meditao no pode ficar incoerente. Seja afirmativo e verdadeiro. Estas duas coisas no podem estar dissociadas, quando se tratar do passado. Entretanto, em termos presente e futuro, voc poder com facilidade dizer sim. Se por qualquer razo, durante esta semana de meditao sim-sim, voc for indagado acerca de alguma resposta que fez no passado, responda coerentemente. Se a resposta for sim, diga isto pessoa. Deixe de lado o receio do que poder acontecer. Nada acontecer de to mau que destrua a sua existncia.

Ns perdemos muito da vida quando dizemos no. Medite dinamicamente dizendo sim-sim para a vida, para as pessoas, para si mesmo. A correnteza da vida no oferece perigo. Ela sempre leva a algum lugar. Deixe-se levar para esse algum lugar. Quando voc se agarra s pedras do caminho, tentando se manter preso em alguma coisa, a fora da correnteza o puxa e o fere. Deixar-se levar a melhor coisa que pode acontecer. Sim, sim. repita isso por uma semana. Sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim, sim! deixe o sim ficar impregnado em voc.

Meditao dos Sentidos Para Refletir: O discpulo procurou o mestre e lhe pediu uma charada. O mestre simplesmente lhe entregou uma garrafa contendo dois grilos vivos, e mandou que fosse para casa. No meio do caminho, o discpulo parou para descansar, deixando a garrafa ao seu lado. O mestre que o tinha acompanhado silenciosamente abriu a garrafa e deixou os grilos fugirem. Mas cuidou em tampar a garrafa outra vez e voltou para casa sem ser percebido. No dia seguinte, o mestre foi at a casa do discpulo e indagou: - Onde esto os grilos que lhe dei ontem? O discpulo, embaraado, explicou: - O primeiro comeu o segundo e o segundo comeu o primeiro. O mestre sorriu e perguntou: - E qual deles est cantando mais alto? Possumos cinco rgos dos sentidos, mas quase certo que os mesmos encontram-se embotados. As tcnicas de meditao da Nova Era permitiro a voc desenvolver plenamente os seus rgos dos sentidos. Voc ouvir os sons da vida; ver as cores do mundo; experimentar com intensidade os odores espalhados por toda a parte; suas mos experimentaro sensaes intensas. 1. A viso V para um local onde exista um horizonte longnquo: uma praia, uma montanha ou o alto de um edifcio servir. Olhe em volta, mas no faa crticas ou elogios ao que v. Apenas veja e pronto. Envolva-se profundamente com o cenrio. No rotule de feio ou bonito. Seus olhos apenas vem coisas. Percebem a existncia de coisas. Nada mais alm disso. Seus olhos devem se manter abertos e atentos. Percebe o pssaro que voa. Observe seus movimentos. O avio que passa no cu, o movimento das nuvens. Tudo deve encher os seus olhos. Mantenha-se vivo e vendo tudo. Deixe-se por alguns minutos perdido na viso de qualquer coisa. 2. Olfato Aproxime-se de uma flor. Feche os olhos e tente aspirar o seu perfume. Deixe que entre por suas narinas. Depois disso, v lentamente se afastando da flor. No perca o contato com o perfume. Se perceber que o odor j no lhe chega s narinas, aproxime-se um pouco mais. No pense em nada, a no ser naquele odor. S existem duas coisas no mundo naquele momento: voc e o odor da flor.

Voc tambm pode escolher outras coisas qualquer que tenha um odor natural ou mesmo artificial. Frutas, mar florestas, ruas e perfumes lhe serviro nesta prtica meditativa. 3. Audio Se voc j praticou por algum tempo a meditao do escutar, deve saber o quanto ela aprofundou o seu conhecimento em relao s pessoas e sobre o que elas dizem. Agora o momento de aprofundar o sentido da audio. Escolha um bosque, parque ou jardim onde existem pssaros, rvores e crianas brincando. Deite-se num tapete ou grama e feche os olhos. Deixe que os sons entrem em voc. Seja todo ouvidos. No interfira com a mente pensando sobre o que ouve ou deixa de ouvir. No procure interpretar os sons que ouve. Apenas oua-os. 4. Paladar Pegue um pedao de alimento qualquer. Pode ser um po, uma fruta, uma bebida, qualquer coisa servir. No coma do modo como sempre o faz. Feche os olhos para aumentar o seu nvel de aprofundamento meditativo e prove o alimento. Role uma pequenina poro do alimento na boca e sobre a lngua. Sinta o gosto com intensidade. V mastigando pouco a pouco o alimento, misturado saliva. Deglute-o o lentamente. Deixe o alimento em sua boca o maior espao de tempo possvel, sentindo o seu gosto. No tenha pressa em degluti-lo. Experimente o prazer de estar sentindo aquele sabor. 5. Tato Voc deve escolher objetos simples como um ovo, um lpis, uma moeda, uma pedra, uma folha etc. importante que o objeto seja singular. Coloque-os nas mos. Toque-o com a ponta dos dedos. Feche os olhos para poder aprofundar mais a sua meditao com o tato. Roce o objeto pela palma da sua mo, depois nas costas. Sinta a umidade, o calor, a textura, o peso e principalmente as formas do objeto. Harmonize-se com ele pelo toque. O tempo gasto em cada sentido deve variar entre dez e vinte minutos. Mas voc pode ficar mais, se o desejar.

Meditao da Escrita Automtica Para Refletir: O discpulo estava tirando uma soneca, recostado junto a uma rvore, e o mestre, ao v-lo assim, pegou uma pequena formiga e a colocou no ouvido do discpulo. Este acordou assustado e comeou a correr de um lado para o outro dizendo ao mestre: - Mestre... mestre! Estou ouvindo os sons do Juzo Final... Estou ouvindo mensagens do Alm. As montanhas esto desmoronando... as florestas esto incendiando... ouo gritos... so de dor, pranto e ranger de dentes. O mestre se contorcia de dar risadas. Pegou um gravetinho e retirou a formiguinha do ouvido do discpulo que nunca mais ouviu vozes e mensagens do Alm. O nosso inconsciente est cheio de coisas velhas e ultrapassadas. H um verdadeiro lixo de medos, represses, ansiedades, indagaes e tantas outras coisas inteis para a nossa vida diria. Vestimos roupas limpas, colocamos perfume Frances, mas l no nosso ntimo h muito lixo. A meditao da Escrita Automtica foi criada para expulsar de ns todos os pensamentos, desejos, ansiedades, medos, frustraes e angstias acumulados. Voc deve estar novo todos os dias. impossvel ser novo no dia-a-dia, se o velho insiste em permanecer l dentro. Voc j no o mesmo de um segundo atrs, age como se fosse. Alguma coisa ficou. Bom seria se pudssemos experimentar a cada hora a liberdade de ser plenamente o que estamos sendo, no o que fomos. Voc pode praticar esta meditao por quanto tempo quiser, mas no se fixe nela. Use-a apenas quando quiser colocar para fora de modo sistemtico o lixo acumulado. Outras tcnicas de meditao j lhe foram ensinadas para esta mesma finalidade. Eis como realiz-la: - Sente-se mesa, tendo levado um caderno ou folhas em branco e uma caneta. - Feche os olhos e segure a caneta sobre o papel. - No faa coisa alguma nos primeiros minutos. Apenas aguarde em silncio. - Deixe seu pensamento ir para onde quiser. No o censure, no interfira. - Quando sentir vontade de escrever, deixe a mo correr livre e solta. V escrevendo tudo o que vier mente. Frases, palavras soltas, caras, mensagens, o que desejar. - Continue fazendo isso por dez ou quinze minutos. Depois pare e leia tudo quanto escreveu.

- No faa qualquer tipo de censura ao que escreveu. Apenas veja ali o produto de sua meditao. - Rasgue ou queime tudo que escreveu e volte s suas atividades dirias. A meditao da Escrita Automtica tem efeito catrtico, mas no serve para mais nada. Muitas pessoas usam o inconsciente para dar mensagens do Alm.

Meditao do Banho Para Refletir: Um filhote de drago com apenas alguns sculos de idade, perguntou a seu pai com milhares de anos: - Pai, o que um drago? O pai respondeu: - apenas uma fico pela mente. E no mesmo instante os dois se dissolveram no ar. Todos os dias voc toma banho. Mas, movido por um automatismo, voc nem se d conta do que significa tomar banho, esfregar o corpo, passar sabonete, usar xampu, etc. O ato de banhar-se um antigo ritual, praticado nos rios e lagos do tempo. O homem sempre viu na gua a fonte de sua renovao, de purificao e renascimento. Use, portanto, o banho para meditar diariamente. D ao seu banho um sentido espiritual profundo. Eis uma maneira de meditar no banho. - Primeiro esvazie os intestinos, para que a limpeza interna seja to completa quanto a externa. - Depois coloque o chuveiro na temperatura que achar ideal. Eu sugiro que sempre que se tome banho frio ou morno, raramente quente. A gua fria tem um poder tonificador excepcional sobre o corpo. - Se voc dispuser de uma banheira, coloque gua na temperatura desejada e entre nela, mergulhando at o pescoo. - Abra o chuveiro e deixe a gua primeiro tocar em suas mos, braos, e ps, pernas e somente depois faa-a tocar o resto do corpo. A cabea deve ser a ltima coisa a ser molhada. - Olhe para a gua caindo e tocando em seu corpo suavemente. Aumente depois a presso da mesma para que o contato seja mais intensificado. - Brinque com a gua, jogando-a para os lados. - Agache-se e deixe que a gua toque suas costas, seu pescoo e sua cabea. - Pegue o sabonete ou xampu e, antes de pass-lo em seu corpo, sinta o seu perfume demoradamente. Molhe o sabonete e passe as mos no rosto suavemente. No tenha pressa. Seu banho deve ser exclusivo. - Esfregue-se com carinho, sem pressa. Percorra todas as partes do seu corpo. No deixe um nico lugar sem ser tocado, massageado e esfregado. Faa tudo com muito carinho, como se estivesse banhando um beb. - Oua o barulho da gua caindo em seu corpo. Integre-se a ela. Entreguese ao prazer do banho.

- Depois de curtir a totalidade do banho, enxugue-se suavemente. Sem pressa, vista uma roupa leve e retorne s atividades dirias.

Meditao do Amor ao Mundo Para Refletir: O discpulo estava sentado com o mestre beira do lago, quando de repente um sapo horrvel e feito pulo no colo do primeiro. Apavorado, o discpulo recuou assustado mas o mestre insistiu para que no fugisse do sapo. - Faa um carinho no sapo... beije-o e quem sabe ele no se transformar em uma bela princesa? O discpulo acabou se convencendo e ficou olhando para o sapo com a pele viscosa, olhos esbugalhados, com o dorso cheio de manchas amarelas. O estmago do discpulo quis revoltar-se s de pensar em beijar aquele animal. Mas, como estava ao lado do mestre, resolveu acatar a sua sugesto. Beijou vacilantemente e esperou. Beijou outra vez e nada aconteceu. Irritado, exclamou: - Mestre, por que no houve transformao? O mestre sorriu e respondeu: - Voc beijou o sapo com nojo. Todos os mestres do mundo falaram do poder do amor sobre a vida humana. Ningum pode desfrutar de felicidade e da paz de esprito se no tiver amor. Mas no se iluda a respeito dessa palavra. Ela no significa o que tem se falado. As pessoas dizem que amam o prximo, o dinheiro, os bens, o poder, a fama e tanta outras coisas, mas realmente no sabem o que o amor. O significado oculto do amor s pode ser descoberto atravs da meditao profunda sobre esse sentimento. Eu no posso lhe dizer o que sentir o amor. Cada indivduo sente o amor a seu modo. Entretanto, posso garantir que no momento em que voc sentir o amor verdadeiro, no querer saber de outra coisa. A meditao do Amor-ao-Mundo lhe dar uma dimenso exata do significa esse sentimento. - Procure um local onde possa ficar isolado por alguns minutos ou em silncio com outras pessoas que desejam praticar esta meditao com voc. - Sente-se ou deite-se confortavelmente. - Olhe ao redor. V olhando para as coisas, as pessoas e procure sentir-se harmonizado com elas. - Deixe que o sentimento de harmonia v se instalando em seu interior. Inspire profundamente enquanto olha para as coisas. - Mesmo que voc no saiba exatamente o que o sentimento de amor, ame tudo o que estiver vendo. Ame tudo que estiver ouvindo. Ame tudo

que est chegando ao olfato. Ame a temperatura do ambiente onde voc est. Ame o mundo onde voc est. - Sinta-se integrado plenamente. - Amplie este sentimento de amor. Deixe-se preencher totalmente por ele, sem reservas, sem limites, sem barreiras. - Feche os olhos e experimente o sentimento de amor por todas as pessoas conhecidas. Inicie pelos familiares. Dirija seu amor para cada uma delas. Uma a uma. D o seu amor pleno, total e irrestrito. Esse amor inesgotvel. Ele tudo. - Aps permanecer preenchido pelo sentimento de amor, levante-se e continue as suas atividades dirias. No pense mais sobre o amor. Voc certamente estar to pleno que as pessoas percebero.

Meditao do Silncio Para Refletir: Um avestruz perdeu-se na floresta e, de repente, viu-se diante de um enorme leo que avanava em sua direo. Cheio de medo, o avestruz procurou enfiar a cabea no cho, mas o local era muito duro e seco. Apavorado, o animal correu para outro lugar e viu algo que lhe pareceu o buraco de uma rvore. Rpido, enfiou a cabea era a goela do leo. Ambos morreram sufocados em poucos minutos. Vivemos num mundo barulhento. Buzinas de carros, gritos, som estereofnico, conversas e tantas outras coisas, enchem o mundo com uma variedade imensa de sons. No temos tempo para ouvir o silncio. Ele quase sempre quebrado por algum rudo mais forte. Agora voc vai penetrar num oceano de paz interior de verdadeiro silncio. voc vai praticar a meditao do silncio externo e interno. - Arranje uns tampes (chumaos de algodo servem) para os ouvidos e v para um local onde saiba ser perfeito para o silncio. - Certas igrejas localizadas no alto de montanhas costumam ser silenciosas. Caso no encontre um local com essas caractersticas, crie-o voc mesmo. - Isole-se num quarto e ponha, depois de deitar-se comodamente, os dedos sobre os ouvidos. - Escute o silncio que vem de dentro. No procure ouvir os rudos, apenas entre em sintonia com o silncio. Escute o nada e integre-se a ele. - Deixe que a paz do silncio penetre em voc e envolva seu corpo, seu ambiente e tudo o mais. No dia em que praticar esta meditao, no ligue o rdio, nem a tev, ou qualquer outro aparelho de som. Procure fazer o mnimo de rudo. Esteja sintonizado com o silncio. Oua o que ele tem a lhe dizer. Na realidade, o rudo interno muitas vezes maior que o externo. Nossa mente no quer parar de pensar, de sentir e por isso mesmo se agita em demasia. Esvaziar a mente de pensamentos e sentimentos tambm estar em sintonia com o oceano de paz. Sempre que se sentir perturbado ou com excesso de preocupaes, pratique esta meditao do silncio e logo dissipar a ansiedade e outros estados de angstia.

Meditao do Ver-a-si-mesmo Quando foi a ltima vez que voc viu a si mesmo? Voc tem se visto de roupas, parcialmente quando toma banho, mas, com certeza, no tem feito um exame minucioso de si mesmo. No tem meditado sobre o prprio corpo. Passamos a vida inteira observando as outras pessoas, mas raramente fazemos uma observao meticulosa, demorada e total de ns mesmos. Essa meditao vai lhe dar uma viso profunda do que significa ver-a-simesmo. Ser necessrio ter um espelho. Voc s pode ver o seu rosto quando ele est refletido numa superfcie polida. Assim, consiga um espelho grande onde possa enxergar o seu corpo inteiro. Caso seja difcil tal coisa, use um espelho de tamanho mdio, ao menos, que possa ser usado para examinar as partes que no podem ser vistas diretamente. Entre num aposento e fique totalmente sem roupas. Sente-se numa cadeira e com o espelho diante do rosto v examinando cada parte dele. Comece pelo cabelo. Toque-o. Sinta-se sua textura. Observe os fios do cabelo, o modo como ele est penteado. Observe seu rosto num todo e depois v examinando e observando cada detalhe. Olhe seu nariz, a boca, os olhos, as orelhas, o queixo e todos os demais detalhes que existir. No tenha pressa para concluir sua observao. No faa comparaes do seu rosto. No critique nem elogie. Apenas procure ver com curiosidade, nada mais. Prossiga na observao de todas as demais partes do corpo. Pescoo, trax, barriga, sexo, coxas, pernas, ps e dedos. Observe pelo espelho e diretamente. Posicione o espelho a certa distncia do corpo para poder v-lo na totalidade. Tente ver as suas costas como so. Olhe-as com curiosidade. Detenha-se agora nas suas mos. Olhe uma de cada vez, comeando pelos dedos. Veja os detalhes das suas mos, dedos, unhas etc. Olhe a palma da sua mo, observe os desenhos ali existentes. Coloque-as no seu rosto para sentir sua temperatura, sua textura e tudo mais. Esta meditao visa a integrar o seu corpo com a sua mente. Passamos a maior parte do tempo vestidos e por isso mesmo pouco sabemos a respeito do nosso corpo. Ao fazer este exerccio meditatrio voc descobrir uma comunho natural com o seu corpo.

Meditao do Balano Etapa 1 Sente-se sobre um tapete ou esteira no cho. No utilize uma almofada ou colcho extremamente mole, pois se assim for no servir para praticar esta meditao. Use pouca roupa para facilitar os movimentos. Sente com as pernas cruzadas uma sobre a outra. Cruze os braos. Feche os olhos suavemente e deixe a sua respirao naturalmente. Observe-a como fez na segunda meditao. Comece balanando-se vagarosamente para a frente e para trs. Sinta-se confortavelmente balanando, como se estivesse ninando um beb. Deixese embalar sem pressa num ritmo prprio. Aos poucos v aumentando o ritmo at sentir-se cansado. Pare um pouco e descanse, mantendo os olhos fechados. Recomece a balanar-se, mas agora faa o lateralmente. Para a direita e para a esquerda, do mesmo modo como fez inicialmente. Deixe o corpo ir adquirindo um ritmo agradvel, sem pressa. Essa meditao certamente vai provocar em voc algumas mudanas importantes, relacionadas com o seu equilbrio interno. Caso sinta tortura com os movimentos, no continue. Pare imediatamente e retorne as suas atividades rotineiras. Ao contrrio, se voc no se sentir desconfortvel ao balanar-se para os lados ou para a frente e para trs, ento passe para a etapa de nmero 2. Etapa 2 Fique de p. Deixe os braos soltos ao lado do corpo. fundamental que voc esteja descalo. Feche os olhos e equilibre-se nos calcanhares e depois deixe o corpo ir para a frente at retornar o equilbrio na ponta dos ps. Faa o exerccio suavemente, sem pressa. Mantenha-se por maios dois a cinco minutos deixando o corpo balanarse num ritmo gradual at sentir um pouco do cansao. Caso venha a sentir tontura, abra os olhos, se isso no resolver, interrompa a meditao e volte s suas atividades rotineiras.

Meditao do Escutar Desde que nascemos que os nossos pais nos estimulam a falar sempre mais e mais. Por esta razo, poucos de ns aprenderam a escutar verdadeiramente. Temos dois ouvidos e uma boca, e isso deveria fazer de ns bons ouvintes, o que de fato no somos. Queremos ser ouvidos, mas raramente paramos para escutar o que nos dizem. Esta meditao via a despertar o seu senso de escuta. ouvindo que nos inteiramos dos sons da vida. Quando estamos em pleno silncio somos capazes de ouvir o que dificilmente escutaramos. Reserve uma semana para praticar a meditao do silncio. Eis as coisas que voc pode fazer para entrar no estado de meditao pelo silncio: 1. Cumprimente os entes queridos se tem o hbito de faz-lo. Mas no lhe faa perguntas. 2. Quando uma pessoa se dirigir a voc, fale o mnimo possvel, mas volte-se na direo dela, aguardando que fale por quanto desejar. 3. No interrompa as pessoas quando elas estiverem falando. 4. Mostre-se totalmente atencioso com as pessoas que estiverem falando com voc. 5. Sinta-se feliz por ter pessoas falando-lhe alguma coisa. Mergulhe na fala da pessoa. Procure apenas ouvir totalmente com alma aberta. No se feche em nenhum momento, seja l sobre o que a pessoa estiver falando. 6. No se desvie da ateno para a pessoa que fala. Ela e voc so as duas coisas mais importantes no universo enquanto estiverem conversando. 7. No d explicaes pormenorizadas sobre coisa alguma, ainda que insistam par que voc fale mais. Resuma tudo que tiver para dizer, dando espao para que a outra pessoa fale com liberdade.

Meditao do Fazer Amor Antes de fazer amor o casal deve se manter sentado em silncio com as mos entrelaadas, durante dez ou quinze minutos, sob uma luz tnue, sentindo-se um ao outro. Tambm podem se deitar lado a lado se acharem conveniente. bom que ambos estejam totalmente despidos, ou com uma nica pea ntima. A viso do corpo da outra pessoa deve ser plena e total. Procurem entrar em sintonia um com o outro. O modo mais fcil para fazer isso respirando juntos. Quando um expirar, o outro deve tambm expirar, quando um inspirar, o outro tambm deve inspirar. Em poucos minutos vocs estaro sintonizados. Respirem como fossem um s organismo, um s corpo. Olhem-se nos olhos com naturalidade. Fiquem em silncio desfrutando a viso do corpo do outro. Toquem-se no rosto e deixem-se ao sabor do desejo. Brinquem um com o corpo do outro. medida que forem se tocando, evitem chegar logo ao ato sexual. Explorem-se mutuamente com as mos, com os ps, com a boca, com a lngua e com os sentidos. Beijem-se longamente, procurando sentir o cheiro um do outro impregnando-se do gosto, do cheiro e das vibraes do outro. No instante que o desejo sexual for aumentando, mudem de posio. Deixe que o outro deite sobre suas costas e acaricie. Invertam os papis. Quando chegar a um nvel maior de excitao, faa isso com o mximo de suavidade que puder. Permita que a penetrao seja um ato de amor. No queira terminar logo. No controle o gozo, mas tambm no tenha pressa de alcan-lo. Deixe que o ritmo do outro seja o seu ritmo. Se um estiver desejando atingir o orgasmo, deixe que isso acontea. Mantenha-se no ritmo que seja mais agradvel. Depois do orgasmo, no se separem bruscamente. Permaneam abraados e se toquem com suavidade. Beijem-se longamente outra vez e olhem-se nos olhos. Agradea um ao outro pelo prazer recebido. Quando estiverem fazendo amor, vivam plenamente o ato. Deixem as contas para depois. Deixem as preocupaes para depois. Deixem tudo para depois. Mantenham-se exclusivamente envolvidos com o amor, com o prazer sexual, sem qualquer sentimento de culpa ou inibio. Sintam intensamente o momento, para que esta meditao alcance seu nvel de transformao satisfatrio.

Meditao de Falar-Consigo-Mesmo Voc certamente j falou consigo mesmo muitas vezes, no verdade? Pois saiba que quando faz isso est praticando meditao espontaneamente. Quando o eu est transbordante e falta um interlocutor, passamos a falar conosco mesmo e o resultado muito positivo. Nosso esprito se acalma e encontras solues muito prticas para os nossos problemas. Eis o modo de praticar esta meditao: - Procure um aposento onde possa permanecer por dez ou quinze minutos a ss. - Sente de frente para uma parede e comece a falar alto. - Fale bastante, fale tudo que gostaria para si, para ningum. - Curta sua conversa consigo mesmo. - Se perceber que voc est conversando e est havendo outra voz dando respostas ou fazendo perguntas, sustente a conversa e veja como criar um dilogo longo. - No tente inventar uma conversa, pois se assim o fizer no est meditando e sim manipulando um resultado. No queira atingir resultado algum com esta meditao. - Se perceber que esto vindo sentimentos (de raiva, amor, medo, tristeza, melancolia, alegria, euforia, ou seja l, que for), no reprima coisa alguma. Deixe que tudo seja expresso ali mesmo. Pratique pelo perodo de uma semana esta meditao e os resultados sero sentidos naturalmente.

Meditao do Nada Estamos acostumados s coisas. Dizer coisas, fazer coisas, ser coisas, pensar em coisas. Vivemos numa nsia louca para preencher um vazio existente dentro de ns. E se esse vazio fosse preenchido com o prprio nada? O que aconteceria com ele? Esta ltima meditao foi criada especialmente para tal finalidade. Ela tem o poder de acabar com o vazio dentro do prprio nada. O que preciso fazer para entrar nessa meditao? Nada. Isso mesmo. Se voc fizer alguma coisa qualquer coisa que seja no poder fazer esta meditao. Impossvel ento pratic-la? No, de fato no difcil se voc antes de pratic-la conseguir ludibriar a mente. A nossa mente astuta. Ela dir sempre: Se voc sempre ser ou far alguma coisa, tudo intil, perder o sentido. No se deixe enganar pela mente. Para voc praticar esta meditao, de vital importncia, no necessrio fazer coisa alguma. SIMPLESMENTE SER. Simplesmente Ser No necessrio ficar em qualquer posio especial. No necessrio pensar. No necessrio falar. No necessrio imaginar o que seja essa meditao. No necessrio ouvir nada. No necessrio sentir nada. APENAS SEJA! Por um minuto que seja. Seja apenas. Se a essncia desta meditao for assimilada por voc na ntegra, voc a estar praticando eficazmente. Mas no se preocupe com isso tambm. No NADA, pouca diferena faz qualquer coisa.

Uma Palavra Final Para Refletir: A vida em suta totalidade uma imensa piada csmica. No um fenmeno srio. Lev-la a srio perd-la. Ela s pode ser plenamente compreendida atravs do riso. A felicidade e a paz de esprito esto no ntimo de cada um. Se assim no fosse, ningum conseguiria obt-la. Ns s temos aquilo que damos a ns mesmos. Se voc tem paz dentro de si, jamais a conseguir fora. Os sentimentos que aprendemos no so essenciais para a vida toda. As pessoas que nos ensinaram (ou deixaram de ensinar) um modo mais suave e amoroso de viver, no sabiam exatamente o que estavam fazendo. Os pais dos seus pais tambm no sabiam de certas coisas. O que voc hoje resultou basicamente do que aprendeu nos primeiros anos de experincia. Elas modificaram a sua essncia natural. O sofrimento, a dor, os pesares, as mgoas e tantos outros sentimentos que desafiam a existncia do homem sobre a Terra so frutos da ignorncia. Para nos libertarmos da infelicidade e adquirir um viver pleno de paz, existem muitos caminhos. Alguns preferem as religies, mas acabam descobrindo que as verdades de uma entram em conflito com as verdades de outras... A verdade autntica est dentro de cada um, na sua essncia. Atravs da meditao, voc poder encontrar a si mesmo. Isso ser a suprema conquista do ser. Nem eu nem ningum pode lhe dizer como isso ocorre, nem qual a sensao de se encontrar com o eu essencial. Ao praticar estas vinte meditaes, voc descobrir muitas coisas a seu respeito. Algumas podero assust-lo, mas no faa nada para modificar isso. Quando estiver fazendo algumas meditaes, certamente podero lhe ocorrer pensamentos do tipo: acho que estou ficando maluco, ou, isso que estou fazendo idiotice. No importa o que pensa a respeito das meditaes. Se por medo de parecer ridculo, voc no as praticar, de nada adiantou ter lido este livro. O ttulo deste livro diz claramente qual o seu objetivo: mostrar-lhe um caminho para a felicidade e paz duradouras. Se voc tem outro caminho para alcanar estas coisas, siga-o. Esta minha opo foi consciente. Milhes de pessoas comearam e desistiram no meio do percurso. Voc pode parar de meditar quando quiser. No obrigatrio meditar todos os dias. Mas fundamental que voc ao menos experimente por uma semana todas as meditaes sugeridas.

Minha garantia de que voc conseguir paz e felicidade espiritual implica na execuo de cada uma das meditaes neste livro. Cuidados Especiais 1. Pessoas que tenham algum tipo de perturbao mental, ou estejam em tratamento psiquitrico, no devem praticar estas meditaes. Somente depois de receberem alta mdica que podero meditar. 2. sempre aconselhvel no praticar meditao da Nova Era imediatamente aps refeies pesadas. bom guardar no mnimo duas horas. 3. As crianas envolvidas na meditao devem fazer tudo que quiserem antes, sem a imposio de regras etc. Depois de discutido o que se vai fazer (ler a meditao), cada um far o que melhor entender. 4. A durao de cada meditao tambm ficar a seu critrio, embora como sugesto aconselho no mnimo dez ou quinze minutos. Mas voc poder meditar por quarenta minutos, uma ou duas horas seguidas, se sentir prazer nisso. 5. No pratique a meditao com a finalidade de aumentar o seu poder mental, seus poderes psquicos (ou similares), para manipular e influenciar pessoas. A finalidade da meditao da Nova Era a de trazer a felicidade e paz interior tona. a de devolver o nascimento.

Anda mungkin juga menyukai