Anda di halaman 1dari 4

tica de princpios

04/03/08

As duas ticas: a tica que brota da contemplao das estrelas perfeitas, imutveis e mortas, a que os filsofos do o nome de tica de princpios, e a tica que brota da contemplao dos jardins imperfeitos e mutveis, mas vivos -a que os filsofos do o nome de tica contextual. Os jardineiros no olham para as estrelas. Eles nada sabem sobre os estrelas que alguns dizem j ter visto por revelao dos deuses. Como os homens comuns no vem essas estrelas, eles tm de acreditar na palavra dos que dizem j as ter visto longe, muito longe Os jardineiros s acreditam no que os seus olhos vem. Pensam a partir da experincia: pegam a terra com as mos e a cheiram Vou aplicar a metfora a uma situao concreta. A mulher est com cncer em estado avanado. certo que ela morrer. Ela suspeita disso e tem medo. O mdico vai visit-la. Olhando, do fundo do seu medo, no fundo dos olhos do mdico ela pergunta: "Doutor, ser que eu escapo desta?" Est configurada uma situao tica. Que que o mdico vai dizer? Se o mdico for um adepto da tica estelar de princpios, a resposta ser simples. Ele no ter que decidir ou escolher. O princpio claro: dizer a verdade sempre. A enferma perguntou. A resposta ter de ser a verdade. E ele, ento, responder: "No, a senhora no escapar desta. A senhora vai morrer" Respondeu segundo um princpio invarivel para todas as situaes. A lealdade a um princpio o livra de um pensamento perturbador: o que a verdade ir fazer com o corpo e a alma daquela mulher? O princpio, sendo absoluto, no leva em considerao o potencial destruidor da verdade. Mas, se for um jardineiro, ele no se lembrar de nenhum princpio. Ele s pensar nos olhos suplicantes daquela mulher. Pensar que a sua palavra ter que produzir a bondade. E ele se perguntar: "Que palavra eu posso dizer que, no sendo um engano -"A senhora breve estar curada-, cuidar da mulher como se a palavra fosse um colo que acolhe uma criana?" E ele dir: "Voc me faz essa pergunta porque voc est com medo de morrer. Tambm tenho medo de morrer" A, ento, os dois conversaro longamente -como se estivessem de mos dadas sobre a morte que os dois havero de enfrentar. Como sugeriu o apstolo Paulo, a verdade est subordinada bondade. Pela tica de princpios, o uso da camisinha, a pesquisa das clulas-tronco, o aborto de fetos sem crebro, o divrcio, a eutansia so questes resolvidas que no requerem decises: os princpios universais os probem.

Mas a tica contextual nos obriga a fazer perguntas sobre o bem ou o mal que uma ao ir criar. O uso da camisinha contribui para diminuir a incidncia da Aids? As pesquisas com clulas-tronco contribuem para trazer a cura para uma infinidade de doenas? O aborto de um feto sem crebro contribuir para diminuir a dor de uma mulher? O divrcio contribuir para que homens e mulheres possam recomear suas vidas afetivas? A eutansia pode ser o nico caminho para libertar uma pessoa da dor que no a deixar? Duas ticas. A nica pergunta a se fazer : "Qual delas est mais a servio do amor?"

Texto de Rubem Alves (folha de So Paulo, 04/03/2008) (http://aprendiz.uol.com.br/content/prisepidre.mmp)

At onde vai a liberdade. As biografias no autorizadas so, sem dvida, uma pedra no sapato de diversas personalidades brasileiras, pois diversas vezes acabam divulgando para o pblico fatos que o biografado no estava com a inteno de revelar. Ou pior, no raro as informaes passadas ao leitor so irreais, mas passam a ser encaradas como verdades absolutas por fs e pela mdia.

Tais situaes ocorrem principalmente porque muitos bigrafos mal preparados e sedentos por informaes bombsticas acabam consultando fontes no confiveis. Muitas vezes chegam ao absurdo de basearem-se em informaes da imprensa, que costuma impor o sensacionalismo acima da informao. Em biografias autorizadas isso no ocorre, pelo fato de a fonte da informao ser a prpria personalidade. Quando no, parentes e amigos prximos, que podero passar informaes mais fiis realidade.

Muitos artistas consagrados na msica popular brasileira como Erasmo Carlos, Gilberto Gil e Caetano Veloso foram duramente criticados por serem contra a publicao de biografias no autorizadas, sendo que, na poca da ditadura militar foram ativos na luta a favor da liberdade de expresso. Tais crticas no devem ser levadas em conta, pois o direito implcito a cada cidado de se expressar acaba [expressar acaba] a partir do momento em que este fere a integridade moral de outro cidado.

As biografias sem autorizao desrespeitam o direito privacidade. Pois [Pois,] apesar de serem pessoas pblicas(como so conhecidas pela maioria da populao), os artistas so, acima de tudo, cidados brasileiros, e desse modo esto sujeitos aos mesmos direitos e deveres de todos.

Uma alternativa que pode ser adotada para tentar resolver essa situao a publicao de biografias no autorizadas contendo uma nota esclarecendo que, por se tratar de uma obra no autorizada, no dever ser levado em conta tudo o que ser lido na mesma . Assim, os bigrafos sem autorizao no sairo completamente prejudicados e os direitos dos artistas sero respeitados.

COMENTRIO GERAL

Texto muito bom, que apresenta problemas de ordem de contedo. possvel discutir a validade dos argumentos do autor, bem como o partido tomado em favor das personalidades e contra os bigrafos, em funo justamente de argumentos invlidos. Como, por exemplo, aceitar que o biografado ou seus parentes sejam fontes totalmente confiveis? Ou que os bigrafos e a imprensa ajam exclusivamente movidos por sensasionalismo? Ento os biografados no podem ter aspectos negativos em suas biografias que queiram esconder? Uma biografia autorizada de Hitler seria fiel realidade deste personagem, como pergunta Hlio Schwartsman no texto da coletnea? No se trata de o corretor no concordar com a posio do autor, que tem o direito de acreditar no que quiser. Trata-se da necessidade de encontrar argumentos que no possam ser invalidados pelo simples bom senso. COMPETNCIAS AVALIADAS

1.

Demonstrar domnio da norma culta da lngua escrita. 2,0

2. Compreender a proposta da redao e aplicar conceito das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo. 1,5 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. 2,0 5. Elaborar a proposta de soluo para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 2,0

Total 9,0
DESEMPENHO DO ALUNO EM CADA COMPETNCIA

Nota 2,0 - Satisfatrio Nota 0,5 - Fraco

Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatrio Nota 1,0 - Regular

Anda mungkin juga menyukai